REGULAMENTO DA FASE NACIONAL DA OLIMPÍADA GEO-BRASIL - OGB 2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO DA FASE NACIONAL DA OLIMPÍADA GEO-BRASIL - OGB 2017"

Transcrição

1 REGULAMENTO DA FASE NACIONAL DA OLIMPÍADA GEO-BRASIL - OGB 2017 III OLIMPÍADA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA OBG I OLIMPÍADA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DA TERRA - OBCT Introdução A Olimpíada Geo-Brasil OGB consta de uma fase nacional e uma fase internacional. A fase nacional é a III OLIMPÍADA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA OBG e a I OLIMPÍADA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DA TERRA OBCT. As questões da OBCT fazem parte também da OBG e contribuem para a pontuação também dessa olimpíada. A fase internacional da OGB consta da participação na International Geoghraphy Olympiad - igeo para os alunos com o melhor desempenho na OBG e na International Earth Science Olympiad IESO para os alunos com o melhor desempenho na OBCT. Dependendo dos recursos disponíveis os alunos selecionados na edição 2017 participarão da fase internacional em A Comissão Organizadora da OGB COOGB está sendo formada por uma equipe voluntária de professores de várias instituições Brasileiras, a coordenação da edição 2017 é de responsabilidade do Prof. Dr. Clibson Alves dos Santos, Universidade Federal de Alfenas-MG - UNIFAL-MG. A lista das instituições envolvidas encontra-se no site. Os estudantes participantes da Olimpíada deverão demonstrar a sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado. Eventos dessa natureza primam pela competição, mas o objetivo da comissão científica da OBG é criar um espaço de colaboração e aproveitar o evento para o crescimento e a difusão de boas práticas de ensino. Por isso, a Olimpíada se desdobra em duas partes: a Etapa Competitiva (duas fases online e 1 presencial) e a Cooperativa (Pesquisa Local), que se tornarão objeto de interesse de estudantes e professores, envolvendo no seu projeto questões como: sustentabilidade e utilização ética dos recursos naturais, contribuindo para a criação de uma sociedade justa e participativa. Não é obrigatória a participação nas duas partes, sendo possível a participação em apenas uma das duas partes. A parte Cooperativa não gera pontuações e não influi para a classificação da parte Competitiva.

2 A fase nacional da Olimpíada Geo-Brasil abriga questões de Geografia Geral e algumas mais específicas de Ciências da Terra (Geografia Física). As questões mais específicas de Ciências da Terra serão devidamente sinalizadas. Todas as questões contribuem para a pontuação para a OBG, as questões de Ciências da Terra contribuem também para a pontuação da OBCT. Os objetivos A OBG e OBCT têm como objetivos principais: - despertar nos jovens estudantes o interesse pela Geografia e as Ciências da Terra, estimulando-os a pesquisar e questionar sua curiosidade científica, criando um ambiente propício para o seu crescimento intelectual e emocional, contribuindo para a melhoria educacional do país como um todo; - promover o aprimoramento do ensino de Geografia e de Ciências da Terra em todas as escolas do país, incentivando professores a inovar suas metodologias de ensino e aprendizagem, visando atender ao crescente interesse dos estudantes, à aplicação do conhecimento para o exercício da cidadania e os desafios da sociedade moderna; - estabelecer relações amistosas entre os jovens participantes do Brasil e dos diferentes países participantes da fase internacional, fomentando a cooperação entre os mesmos. Quem pode participar Todos os estudantes das escolas públicas e particulares do Brasil, desde o 9 ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio ou 4º ano do Ensino Médio Técnico, podem participar da seleção nacional da OGB. A idade máxima dos estudantes participantes é de 18 anos completos até dia 30 de Junho (NOVO) Observação: Não há restrição para a participação de alunos de outras séries ou faixa etárias, porém não poderão participar da seleção da fase Internacional, devido as regras estabelecidas pela igeo e IESO. No momento há um único modelo de prova para todos os inscritos, independente do ano em que está matriculado. Equipes que tenham estudantes que não estejam inseridos nesta faixa de escolaridade ou de idade podem participar, porém não poderão ser selecionados para a fase presencial. Estudantes inscritos em ensino superior, nível graduação, não podem participar. Não há número mínimo ou máximo de equipes por escola. Todos os estudantes podem e devem ser igualmente convidados a participar. A participação é por equipe de três alunos mais um professor-coordenador de uma mesma escola. Um professor pode estar participando com mais de uma equipe e também por escolas diferentes, porém os estudantes podem fazer parte apenas de uma equipe.

3 IMPORTANTE: O papel do professor-coordenador é de mentorear a equipe, não podendo resolver as questões das provas, mas ajudar os estudantes a encontrar a resposta de forma autônoma. Cronograma O cronograma da OGB 2017 encontra-se publicado neste link ( O cronograma está sujeito a mudanças, sugerimos acompanhar regularmente este site. Inscrições O professor-coordenador da equipe é o responsável por cadastrar a escola e a/as equipe/s e efetuar a inscrição no ambiente Nova Inscrição para gerar o boleto referente a quota de inscrição para cada equipe. Ao se inscrever como professor-coordenador da equipe, o docente se compromete a seguir explicitamente este regulamento e zelar para o bom andamento da OBG, comprometendo-se com a ideia de que a olimpíada é uma prática educativa que acontece sob premissas de ética, confiança, honestidade e valores que pretendemos também transmitir aos alunos participantes. São funções e responsabilidades do professor-coordenador: - receber toda correspondência da OGB realizada exclusivamente por correio eletrônico; - repassar e/ou imprimir e distribuir os certificados de classificação e participação a serem disponibilizados em formato PDF pela comissão organizadora. IMPORTANTE: Para a inscrição da escola é necessário o código desta junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), através do site: Taxa de Inscrição PRORROGADO: As quotas de inscrição por equipe serão praticados, segundo as datas e valores contidos na tabela abaixo: obs.: A primeira fase de inscrições são valores com preço reduzido. Para realizar a inscrição e gerar o boleto acesse Nova Inscrição. As inscrições somente serão efetivadas após o pagamento do boleto bancário. Prova Competitiva - Online A OGB é realizada em três fases, sendo duas on-line e uma presencial. A primeira e segunda fase são provas objetivas (múltipla escolha) e estarão disponíveis no sistema para ser realizada durante o período especificado no cronograma. A prova é por equipe e pode ter consulta. Os gabaritos serão publicados no site da OGB.

4 As duas fases on-line geram uma pontuação que gera classificações estaduais que serão utilizadas para selecionar as equipes para a fase presencial nacional. Na fase presencial participará uma equipe para cada estado. A fase presencial será realizada em Brasilia, na UNB - Universidade de Brasília. Os custos de deslocamento, alojamento e refeições são por conta das equipes. A fase presencial consta de uma prova objetiva (múltipla escolha). Resultados e Premiações Os resultados da fase on-line serão divulgados no site da OGB, assim como o resultado da fase presencial nacional. A OGB 2017 não prevê a entrega de prêmios ou bonificações. Todos os participantes receberão certificados de participação, disponibilizados via sistema. Os equipes com o melhor desempenho estadual e nacional receberão certificados em pdf correspondentes a medalhas de ouro, medalhas de prata e medalhas de bronze. Seleção e Participação em Olimpíadas Internacionais A seleção Brasileira para a participação na 15ª igeo - International Geography Olympiad (2018) em Quebec (Canadá) e a seleção Brasileira para a participação na 12ª IESO - International Earth Science Olympiad - IESO (2018) na Tailândia serão compostas por medalhistas da fase nacional da OGB. Professores-coordenadores das equipes poderão ser convidados para auxiliar na fase internacional. Salienta-se que a participação nos eventos internacionais está condicionada a disponibilidade de recursos. Acesse aqui informações da participação da equipe brasileira na 13th International Geography Olympiad (igeo), realizada em Pequim - China entre os dias 16 e 22 de agosto de Os alunos foram selecionados por meio da II OBG Prova Cooperativa As equipes que participam da prova cooperativa podem participar ou não da prova competitiva, mas precisam em ambos os casos efetivar a inscrição. A prova cooperativa não vale pontuação e não interfere com a classificação obtida na prova competitiva. A prova cooperativa deverá ser realizada conforme o roteiro que será disponibilizado no site. Trata-se de uma atividade de pesquisa de âmbito local. A Contrapartida das Escolas A Comissão da Olimpíada solicita gentilmente às escolas, seus professores e funcionários a colaboração para que a OBG - OBCT aconteça da melhor maneira possível na escola. Solicitamos atenção e apoio para os seguintes aspectos:

5 - o envolvimento de professores e funcionários da escola com a OBG - OBCT, criando um ambiente de crescimento que estimule os estudantes a participarem; - ao longo do tempo, planejar o calendário da escola de maneira a incluir a OBG de forma que ela não concorra com outras atividades importantes, ou que haja colisão com as atividades normais; - prover a infraestrutura para a realização das provas; - imprimir os certificados e realizar cerimônias de entrega. Organização Central do Evento A COOGB é gerenciada pelo equipe formada por: Prof. Dr. Clibson Alves Santos - Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Prof. Dr. Roberto Greco - Instituto de Geociências, Universidade de Campinas - UNICAMP Profa. Dra. Anete Maria de Oliveira - Universidade de Brasília - UNB Integram a COOGB professores e funcionários das instituições que constam do link. Outras instituições poderão se juntar em qualquer momento manifestando interesse em colaborar através dos contatos da OGB. Disposições Gerais Os participantes, ao inscreverem-se na competição concordam com as regras estabelecidas. A COOGB terá a última palavra sobre a interpretação deste regulamento, casos omissos neste regulamento, ou casos carentes de solução imediata. Este regulamento será revisto anualmente pela Comissão Organizadora. A logomarca do evento faz parte de seu patrimônio, somente com a permissão dos organizadores será possível utilizá-la para fins comerciais. Os casos omissões no presente edital serão resolvidos pela coordenação geral. Contatos Para contatos utilizar o seguinte o ambiente Fale Conosco contato@obgeografia.org Site: Endereço de Correspondência: UNIFAL-MG - Unidade Educacional - Alfenas A/C: Prof. Clibson Alves dos Santos (Curso de Geografia)

6 Av. Jovino Fernandes Sales, 2600 Bairro Santa Clara - Alfenas/MG CEP: Telefone: (35)

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2017 REGULAMENTO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2017 REGULAMENTO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2017 1. Disposições Gerais REGULAMENTO 1.1. A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma realização conjunta do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS

PERGUNTAS E RESPOSTAS PERGUNTAS E RESPOSTAS 1.Como Funciona o Concurso? O concurso é de autoria da União Postal Universal que congrega atividades postais de 191 países em todo mundo. No Brasil ele é realizado pelos Correios

Leia mais

OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO. 1 a Edição

OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO. 1 a Edição OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO 1 a Edição 1. Responsabilidade: A 1ª Olimpíada Catarinense de Redação (OCR 2016) é um projeto, sem fins lucrativos, realizado pela Secretaria de Educação do Estado, em

Leia mais

EDITAL Nº06/2017 DE PROCESSO SELETIVO CURSO DE EXTENSÃO OBMEP NA ESCOLA

EDITAL Nº06/2017 DE PROCESSO SELETIVO CURSO DE EXTENSÃO OBMEP NA ESCOLA INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS SÃO MATEUS Rodovia BR 101-Norte Km 58 Bairro Litorâneo 29932-540 São Mateus ES 27 3767-7000 EDITAL Nº06/2017 DE PROCESSO SELETIVO CURSO DE EXTENSÃO OBMEP NA ESCOLA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO COMPUTAÇÃO - LICENCIATURA 2ª MARATONA UNISC DE COMPUTAÇÃO (MUC) REGULAMENTO

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO COMPUTAÇÃO - LICENCIATURA 2ª MARATONA UNISC DE COMPUTAÇÃO (MUC) REGULAMENTO UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO COMPUTAÇÃO - LICENCIATURA 2ª MARATONA UNISC DE COMPUTAÇÃO (MUC) - 2017 REGULAMENTO 1 INTRODUÇÃO A Maratona UNISC de Computação (MUC) é realizada

Leia mais

JÚNIOR/2013 Mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental REGULAMENTO

JÚNIOR/2013 Mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental REGULAMENTO JÚNIOR/2013 Mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental REGULAMENTO 1 DENOMINAÇÃO A Mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental 2013, neste regulamento denominada MOSTRATEC JUNIOR 2013, é organizada pela Fundação

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA 1ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DE IPORÁ OMI 2016 (Retificado)

REGULAMENTO GERAL DA 1ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DE IPORÁ OMI 2016 (Retificado) REGULAMENTO GERAL DA 1ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DE IPORÁ OMI 2016 (Retificado) Dispõe sobre o regulamento para a participação de alunos, professores e escolas na 1ª Olimpíada de Matemática de Iporá OMI

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE EXTENSÃO DESCOBRINDO A TERRA- FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE EXTENSÃO DESCOBRINDO A TERRA- FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE EXTENSÃO DESCOBRINDO A TERRA- FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS A Associação Amigos do Museu Nacional - SAMN, no uso de suas atribuições torna

Leia mais

OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO. 5 a EDIÇÃO

OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO. 5 a EDIÇÃO OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO 5 a EDIÇÃO 1. Responsabilidade: A 1ª Olimpíada Catarinense de Redação (OCR 2016) é um projeto, sem fins lucrativos, realizados pela Imaginie, em parceria com a Secretaria

Leia mais

APRESENTAÇÃO. É com esses propósitos que pela 17ª vez nos propomos a realizar em nossa Capital o Concurso de Redação Goiânia na Ponta do Lápis.

APRESENTAÇÃO. É com esses propósitos que pela 17ª vez nos propomos a realizar em nossa Capital o Concurso de Redação Goiânia na Ponta do Lápis. APRESENTAÇÃO O concurso de redação Goiânia na Ponta do Lápis é um projeto do jornal Tribuna do Planalto, desenvolvido com o apoio da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal da Educação

Leia mais

EDITAL N 006 / 2016 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO- PET-SAÚDE GRADUASUS DA UNIFAL-MG

EDITAL N 006 / 2016 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO- PET-SAÚDE GRADUASUS DA UNIFAL-MG MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Pró-Reitoria de Graduação Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Alfenas/MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1329 Fax: (35) 3299-1078 grad@unifal-mg.edu.br

Leia mais

REGULAMENTO Nº 005/2017, DE

REGULAMENTO Nº 005/2017, DE REGULAMENTO Nº 005/2017, DE 29.05.2017 Regulamenta as regras para a realização do 1º Festival de Música da FACELI e dá outras providências. A Presidente da Fundação Faculdades Integradas do Ensino Superior

Leia mais

REGULAMENTO. 3.1 Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas.

REGULAMENTO. 3.1 Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas. REGULAMENTO 1. Responsabilidade: A 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2007) é uma promoção do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS - IFSULDEMINAS. Regulamento 6ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária OBAP

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS - IFSULDEMINAS. Regulamento 6ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária OBAP INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS - IFSULDEMINAS Regulamento 6ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária OBAP 1. DOS OBJETIVOS O objetivo da Olimpíada Brasileira de

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS

PERGUNTAS E RESPOSTAS PERGUNTAS E RESPOSTAS 1.Como Funciona o Concurso? O concurso é de autoria da União Postal Universal (UPU) que congrega atividades postais de 191 países em todo mundo. No Brasil ele é realizado pelos Correios

Leia mais

DEVRY CHEF - EDITAL 2017 DEVRY METROCAMP

DEVRY CHEF - EDITAL 2017 DEVRY METROCAMP DEVRY CHEF - EDITAL 2017 DEVRY METROCAMP 1. Apresentação O DeVry Chef é um prêmio acadêmico de Gastronomia das instituições de ensino superior da DeVry Brasil. É um grande projeto que visa promover a identidade

Leia mais

1º Concurso de Boas Práticas: Educando na Sustentabilidade

1º Concurso de Boas Práticas: Educando na Sustentabilidade 1º Concurso de Boas Práticas: Educando na Sustentabilidade Regulamento 1 O Concurso 1.1 O Serviço Social da Indústria - SESI, pessoa jurídica de direito privado, inscrito no CNPJ/MF sob nº 03.802.018/0001-09,

Leia mais

REGULAMENTO GERAL CONCURSO DE CARTÕES DE NATAL Capítulo I Da Finalidade. Capítulo II Das Disposições Preliminares

REGULAMENTO GERAL CONCURSO DE CARTÕES DE NATAL Capítulo I Da Finalidade. Capítulo II Das Disposições Preliminares REGULAMENTO GERAL CONCURSO DE CARTÕES DE NATAL - 2016 Capítulo I Da Finalidade Art. 1º - O Concurso Nacional de Cartões de Natal tem por finalidade escolher 10 (dez) trabalhos para ilustração de Cartões

Leia mais

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA EDITAL DE ABERTURA Nº /2016

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA EDITAL DE ABERTURA Nº /2016 OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA EDITAL DE ABERTURA Nº /2016 Sociedade Porvir Científico, através do reitor do Centro Universitário La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, torna público este Edital de abertura da Olimpíada

Leia mais

Regulamento da Olimpíada Brasileira de Física

Regulamento da Olimpíada Brasileira de Física Regulamento da Olimpíada Brasileira de Física 1. Dos objetivos A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), com os seguintes objetivos: - Despertar e estimular

Leia mais

Processo Seletivo de Tutores a Distância

Processo Seletivo de Tutores a Distância E-TEC BRASIL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG Processo Seletivo de Tutores a Distância 1. ATUAÇÃO Caberá ao Tutor à Distância: 1.1. Orientar e acompanhar em seus estudos,

Leia mais

43ª SELEÇÃO ANUAL DO PRÊMIO FNLIJ 2017 PRODUÇÃO 2016 REGULAMENTO

43ª SELEÇÃO ANUAL DO PRÊMIO FNLIJ 2017 PRODUÇÃO 2016 REGULAMENTO 43ª SELEÇÃO ANUAL DO PRÊMIO FNLIJ 2017 PRODUÇÃO 2016 REGULAMENTO DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - O Prêmio FNLIJ, criado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil FNLIJ, seção brasileira do International

Leia mais

b. Comprovante de regularidade de matrícula em nível superior na instituição de origem (original); c. Histórico Escolar do curso de origem contendo ca

b. Comprovante de regularidade de matrícula em nível superior na instituição de origem (original); c. Histórico Escolar do curso de origem contendo ca EDITAL FATEC MAUÁ Nº. 01/2017 de 25 de novembro de 2016. O Diretor da Fatec-Mauá - Faculdade de Tecnologia de Mauá, no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas inscrições para participação

Leia mais

Regulamento Desafio FACAMP CRIANDO CAMPANHAS DE SUCESSO

Regulamento Desafio FACAMP CRIANDO CAMPANHAS DE SUCESSO Regulamento Desafio FACAMP CRIANDO CAMPANHAS DE SUCESSO O DESAFIO FACAMP 2016 Criando Campanhas de Sucesso, realizado pela FACAMP - Faculdades de Campinas tem por finalidade principal colaborar com a preparação

Leia mais

REGULAMENTO. Evento: Moda e Sustentabilidade Concurso: SESI Cria Moda Sustentável

REGULAMENTO. Evento: Moda e Sustentabilidade Concurso: SESI Cria Moda Sustentável 1 REGULAMENTO Evento: Moda e Sustentabilidade Concurso: SESI Cria Moda Sustentável 1. Do objetivo 1.01) O evento Moda e Sustentabilidade é uma realização do Serviço Social da Indústria - SESI-SP, sediado

Leia mais

XXIV SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DE MOCOCA 2016 Realização Departamento de Cultura e Turismo Prefeitura Municipal de Mococa

XXIV SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DE MOCOCA 2016 Realização Departamento de Cultura e Turismo Prefeitura Municipal de Mococa XXIV SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DE MOCOCA 2016 Realização Departamento de Cultura e Turismo Prefeitura Municipal de Mococa Período de Inscrição: 05 de Agosto a 16 de Setembro de 2016 Divulgação dos artistas

Leia mais

Regulamento Desafio FACAMP ATUANDO EM UMJURI SIMULADO

Regulamento Desafio FACAMP ATUANDO EM UMJURI SIMULADO Regulamento Desafio FACAMP ATUANDO EM UMJURI SIMULADO O DESAFIO FACAMP 2016 Atuando em um Juri Simulado, realizado pela FACAMP - Faculdades de Campinas tem por finalidade principal colaborar com a preparação

Leia mais

EDITAL DA SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIALIZANDOS OU APERFEIÇOANDOS PÚBLICO OBJETIVO: MEDIADORES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

EDITAL DA SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIALIZANDOS OU APERFEIÇOANDOS PÚBLICO OBJETIVO: MEDIADORES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO E ESCOLA DE ENFERMAGEM Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde EducaSaúde Projeto SUS Educador MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA

Leia mais

COORDENADORIA DE EXTENSÃO PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE EXTENSÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EDITAL N 021-IFSP-CMP/2016, DE 19 DE JULHO DE 2016

COORDENADORIA DE EXTENSÃO PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE EXTENSÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EDITAL N 021-IFSP-CMP/2016, DE 19 DE JULHO DE 2016 COORDENADORIA DE EXTENSÃO PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE EXTENSÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EDITAL N 021-IFSP-CMP/2016, DE 19 DE JULHO DE 2016 O câmpus Campinas do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

XIII S INESUL NACIONAL IX SIMPÓSIO INTERNACIONAL GESTÃO, SAÚDE E EDUCAÇÃO

XIII S INESUL NACIONAL IX SIMPÓSIO INTERNACIONAL GESTÃO, SAÚDE E EDUCAÇÃO XIII S INESUL NACIONAL IX SIMPÓSIO INTERNACIONAL GESTÃO, SAÚDE E EDUCAÇÃO REGULAMENTO DA IX MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO INESUL 15 a 17 de setembro de 2015. Tema: Gestão, Saúde e Educação para o desenvolvimento

Leia mais

XX Torneio Escola de Natação 2016 (Atualizado em 29/12/2015, às 10h00)

XX Torneio Escola de Natação 2016 (Atualizado em 29/12/2015, às 10h00) CAPÍTULO 1 - ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO XX Torneio Escola de ART. 1º - O XX TORNEIO ESCOLA NATAÇÃO 2016 é uma competição do calendário oficial da MG Esportes, de acordo com o presente regulamento. ART. 2º

Leia mais

10º Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro. Regulamento

10º Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro. Regulamento 10º Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro Regulamento O 10ª Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro será regido pelo presente Regulamento: O Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton

Leia mais

REGULAMENTO - PROGRAMA LEGACY

REGULAMENTO - PROGRAMA LEGACY REGULAMENTO - PROGRAMA LEGACY A DeVry Brasil, grupo educacional de ensino superior, anuncia que estarão abertas, no período de 9 a 23 de maio de 2016, as inscrições para o Programa Legacy do projeto DVB

Leia mais

RANKING DE CORRIDAS DE RUA DE BARBACENA (ASCORB - ASSOCIAÇÃO DE CORREDORES DE RUA DE BARBACENA-MG)

RANKING DE CORRIDAS DE RUA DE BARBACENA (ASCORB - ASSOCIAÇÃO DE CORREDORES DE RUA DE BARBACENA-MG) RANKING DE CORRIDAS DE RUA DE BARBACENA - 2016 (ASCORB - ASSOCIAÇÃO DE CORREDORES DE RUA DE BARBACENA-MG) CRONOGRAMA DATA EVENTO RESPONSABILIDADE Até 25/02 Coleta de Sugestões ASCORB 01/03 a 15/04 1º Lote

Leia mais

CONCURSO EU VOU PARA A 2ª JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO REGULAMENTO

CONCURSO EU VOU PARA A 2ª JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO REGULAMENTO CONCURSO EU VOU PARA A 2ª JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO REGULAMENTO 1. APRESENTAÇÃO DA 2ª JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO A 2ª Jornada Nacional de Educação Profissional compreenderá palestras, mesa redonda

Leia mais

Vestibular Inscrições: Formas de acesso: Curso: Polo

Vestibular Inscrições: Formas de acesso: Curso: Polo Processo Seletivo Vestibular Inscrições: Exclusivamente pela internet http://vestibular.unis.edu.br Formas de acesso: 1) Prova Eletrônica 2) Portador de Diploma 3) ENEM Curso: Lembrar que nem todos os

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CASTANHAL FUNDAÇÃO CULTURAL DO MUNICÍPIO DE CASTANHAL VI FESTIVAL DE CURTAS- METRAGENS CURTA CASTANHAL 2014 EDITAL REGULAMENTO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CASTANHAL FUNDAÇÃO CULTURAL DO MUNICÍPIO DE CASTANHAL VI FESTIVAL DE CURTAS- METRAGENS CURTA CASTANHAL 2014 EDITAL REGULAMENTO PREFEITURA MUNICIPAL DE CASTANHAL FUNDAÇÃO CULTURAL DO MUNICÍPIO DE CASTANHAL VI FESTIVAL DE CURTAS- METRAGENS CURTA CASTANHAL 2014 EDITAL REGULAMENTO LICITAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE CONCURSO ARTÍSTICO (ÁUDIOVISUAL)

Leia mais

SELEÇÃO DA COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DO SEMINÁRIO INTEGRADO EM ESTÁGIOS BÁSICOS DE PSICOLOGIA EDITAL 01/2014

SELEÇÃO DA COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DO SEMINÁRIO INTEGRADO EM ESTÁGIOS BÁSICOS DE PSICOLOGIA EDITAL 01/2014 SELEÇÃO DA COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DO SEMINÁRIO INTEGRADO EM ESTÁGIOS BÁSICOS DE PSICOLOGIA EDITAL 01/2014 A Coordenação do SEMINÁRIO INTEGRADO EM ESTÁGIOS BÁSICOS DE PSICOLOGIA no uso de suas atribuições

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES EDITAL 1. O que é o Edital de Seleção do Prêmio Guardiões das Águas 2017? É um edital criado para promover, identificar e apoiar práticas para a conscientização e redução do consumo

Leia mais

Qualidade em Educação

Qualidade em Educação PROCESSO SELETIVO DOCENTE EDITAL Nº 01/2016 A FACULDADE DE TECNOLOGIA DO PIAUÍ - FATEPI, torna público às inscrições na área docente para composição das vagas em seus cursos de graduação para o 1º semestre

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2017 CURSINHO POPULAR DO IFSP CÂMPUS SÃO PAULO CAROLINA DE JESUS EDITAL Nº SPO.075 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016

PROCESSO SELETIVO 2017 CURSINHO POPULAR DO IFSP CÂMPUS SÃO PAULO CAROLINA DE JESUS EDITAL Nº SPO.075 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016 O Cursinho Popular do IFSP Câmpus São Paulo Carolina de Jesus torna público o edital para inscrições no processo seletivo de alunos para o ano de 2017. 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. O processo de

Leia mais

Apresentação. Objetivos do concurso

Apresentação. Objetivos do concurso Apresentação O Prêmio Criativação, proposto pelo Pitágoras, tem como objetivo estimular a criatividade e a inovação aplicadas a projetos que contribuam para o progresso da sociedade e a melhoria da qualidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE DESPORTOS COORDENADORIA DE EXTENSÃO Fone (48)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE DESPORTOS COORDENADORIA DE EXTENSÃO Fone (48) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE DESPORTOS COORDENADORIA DE EXTENSÃO Fone (48) 3721-9925 extensao.cds@contato.ufsc.br CRONOGRAMA E EDITAL HIDROGINÁSTICA - 2017/1 - A Coordenadoria de Extensão

Leia mais

EDITAL 1/2016 CONCURSO 22/2016 SALÃO DE ARTE ATELIER LIVRE XICO STOCKINGER

EDITAL 1/2016 CONCURSO 22/2016 SALÃO DE ARTE ATELIER LIVRE XICO STOCKINGER 1 EDITAL 1/2016 CONCURSO 22/2016 SALÃO DE ARTE ATELIER LIVRE XICO STOCKINGER A SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA comunica aos interessados que estará recebendo de 03 a 28/10/16, na forma da Lei nº 8.666/93

Leia mais

REGULAMENTO DO SIMULADO FOLHA - ENEM 2014

REGULAMENTO DO SIMULADO FOLHA - ENEM 2014 REGULAMENTO DO SIMULADO FOLHA - ENEM 2014 1. Da Organização O Simulado Folha Enem 2014 é fruto da parceria entre o jornal Folha de S.Paulo e a Adaptativa Inteligência Educacional e tem como objetivo a

Leia mais

REGULAMENTO. Quadro 1_Categorias Prêmio FSBA InovAção. Categoria Requisitos Natureza do Projeto Estudante do Ensino

REGULAMENTO. Quadro 1_Categorias Prêmio FSBA InovAção. Categoria Requisitos Natureza do Projeto Estudante do Ensino REGULAMENTO A Faculdade Social da Bahia (FSBA), a Coordenação de Extensão e a Coordenação do Curso de Administração tornam público e convidam os interessados a apresentarem projetos para o Prêmio FSBA

Leia mais

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS O Coordenadora Institucional do Programa O Paraná Fala Inglês, da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, no uso de

Leia mais

CONCURSO DE CARTÕES DE NATAL

CONCURSO DE CARTÕES DE NATAL CONCURSO DE CARTÕES DE NATAL REGULAMENTO GERAL E FICHA DE INSCRIÇÃO 2016 REGULAMENTO GERAL CONCURSO DE CARTÕES DE NATAL - 2016 Capítulo I Da Finalidade Art. 1º - O Concurso Nacional de Cartões de Natal

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO Nº 01/ ABERTURA

REGULAMENTAÇÃO Nº 01/ ABERTURA REGULAMENTAÇÃO Nº 01/2017 - ABERTURA Ao décimo sétimo dia do mês de maio de 2017, fica disposto neste edital, a criação do. Este edital dispõe sobre toda a organização do evento e tem anexo os instrumentos

Leia mais

EDITAL 15/2016 NORMAS PARA PARTICIPAÇÃO NO EVENTO - 1º CAFÉ COM EMPRESAS - DO INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS BARBACENA

EDITAL 15/2016 NORMAS PARA PARTICIPAÇÃO NO EVENTO - 1º CAFÉ COM EMPRESAS - DO INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS BARBACENA EDITAL 15/2016 NORMAS PARA PARTICIPAÇÃO NO EVENTO - 1º CAFÉ COM EMPRESAS - DO INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS BARBACENA O IFSUDESTEMG - Campus Barbacena, comunica a abertura do processo

Leia mais

O curso de especialização em Gestão Escolar tem por objetivo formar, em nível de pós-

O curso de especialização em Gestão Escolar tem por objetivo formar, em nível de pós- EDITAL CEAD/UFOP N 35/2014 Dispõe sobre o procedimento de seleção de candidatos para o Curso de Especialização em Gestão Escolar (Pós-Graduação lato sensu), oferecido pelo Centro de Educação Aberta e a

Leia mais

1. JUSTIFICATIVA: 2. DOS OBJETIVOS:

1. JUSTIFICATIVA: 2. DOS OBJETIVOS: 1. JUSTIFICATIVA: O mundo exige pessoas ativas e participativas, que deverão tomar decisões rápidas e, tanto quanto possível, precisas. É necessário formar cidadãos que saibam resolver, de modo inteligente,

Leia mais

REGULAMENTO 1. INTRODUÇÃO

REGULAMENTO 1. INTRODUÇÃO EDITAL DE INSCRIÇÃO AO PROJETO DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS INDÚSTRIAS PROCOMP (DIEBOLD) DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA GERÊNCIA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DO SESI SÃO PAULO REGULAMENTO 1.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB SELEÇÃO DE TUTORES EDITAL AEE/UFSM 01/2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB SELEÇÃO DE TUTORES EDITAL AEE/UFSM 01/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB SELEÇÃO DE TUTORES EDITAL AEE/UFSM 01/2009 A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM), em parceria com o Programa Universidade

Leia mais

Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba

Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO N 16/2016 PARA INSCRIÇÕES NO 13º SALÃO UBATUBA DE BELAS ARTES O DIRETOR PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO DE ARTE E CULTURA DE UBATUBA FUNDART, no uso de suas atribuições legais que lhe

Leia mais

COORDENADORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 003/2017 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE EXTENSÃO

COORDENADORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 003/2017 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE EXTENSÃO SECRETARIA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FERAL EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO COORNADORIA EXTENSÃO EDITAL Nº 003/2017 PROCESSO SELETIVO PARA OS S EXTENSÃO O Diretor Geral do Câmpus

Leia mais

EDITAL 058/2013 PROGRAD/CIPEAD

EDITAL 058/2013 PROGRAD/CIPEAD EDITAL 058/2013 PROGRAD/CIPEAD EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA COMPLEMENTAR DE CURSISTAS PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO POLO IBAITI A Universidade Federal do Paraná (UFPR),

Leia mais

EDITAL DA COMPETIÇÃO RESOLVE BAURU

EDITAL DA COMPETIÇÃO RESOLVE BAURU EDITAL DA COMPETIÇÃO RESOLVE BAURU COMISSÃO ORGANIZADORA RESOLVE BAURU BAURU, SÃO PAULO 2017 SUMÁRIO 1. DISPOSIÇÕES GERAIS... 3 1.1. Descrição da Competição:... 3 1.2. Quem pode participar:... 3 1.3. Quem

Leia mais

Diretoria de Ensino Região Centro-Oeste. 6º Seminário dos Profissionais Educadores...Semeando ideias... Valorizando práticas...

Diretoria de Ensino Região Centro-Oeste. 6º Seminário dos Profissionais Educadores...Semeando ideias... Valorizando práticas... Diretoria de Ensino Região Centro-Oeste 6º Seminário dos Profissionais Educadores...Semeando ideias... Valorizando práticas... 2017 Regulamento de Participação 6º Seminário dos Profissionais Educadores...Semeando

Leia mais

Regulamento Desafio FACAMP CONSTRUINDO MODELOS DE AVIÃO

Regulamento Desafio FACAMP CONSTRUINDO MODELOS DE AVIÃO Regulamento Desafio FACAMP CONSTRUINDO MODELOS DE AVIÃO O DESAFIO FACAMP 2016 Construindo Modelos de Avião, realizado pela FACAMP - Faculdades de Campinas tem por finalidade principal colaborar com a preparação

Leia mais

II RÚSTICA DOS ADVOGADOS DO SISTEMA OAB/RS

II RÚSTICA DOS ADVOGADOS DO SISTEMA OAB/RS Regulamento Geral II RÚSTICA DOS ADVOGADOS DO SISTEMA OAB/RS Realização: SESC Rio Grande e Caixa de Assistência OAB/RS Apoio: ACORRG e Atena 1 CAPITULO I - DA ORGANIZAÇÃO Art. 1 - Art. 2 - Este regulamento

Leia mais

Núcleo de Apoio a Pesquisa V CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL 2014

Núcleo de Apoio a Pesquisa V CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL 2014 V CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL 2014 A Coordenadora do da Faculdade de Ciências da Saúde de Unaí FACISA/Unaí, com sede à Av. Governador Valadares, nº 1441 Bairro Centro, nesta cidade, devidamente

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EDUCADORA SÃO CARLOS HOSPITAL MÃE DE DEUS

ASSOCIAÇÃO EDUCADORA SÃO CARLOS HOSPITAL MÃE DE DEUS 1 ASSOCIAÇÃO EDUCADORA SÃO CARLOS HOSPITAL MÃE DE DEUS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Curso de Aperfeiçoamento em Radiologia e Diagnóstico por Imagem - Credenciado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia 1.

Leia mais

EDITAL Nº 01 de PROEX

EDITAL Nº 01 de PROEX EDITAL Nº 01 de 2017 - PROEX Divulga a abertura das inscrições de trabalhos e regulamenta o funcionamento da XI Mostra Anual de Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco. A DA UNIVERSIDADE

Leia mais

3ª Olimpíada de Empreendedorismo para Universitários Goianos RGI/FUNTEC REGULAMENTO

3ª Olimpíada de Empreendedorismo para Universitários Goianos RGI/FUNTEC REGULAMENTO 3ª Olimpíada de Empreendedorismo para Universitários Goianos RGI/FUNTEC CAPÍTULO 1 DA APRESENTAÇÃO E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO Art. 1 A 3ª Olimpíada de Empreendedorismo para Universitários Goianos (OEU)

Leia mais

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS A Coordenadora Institucional do Programa O Paraná Fala Inglês, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, no uso de

Leia mais

VAGA REMANESCENTE DO PROGRAMA DE MONITORIA REMUNERADA DA UTFPR EDITAL 05/2016-DIRGRAD

VAGA REMANESCENTE DO PROGRAMA DE MONITORIA REMUNERADA DA UTFPR EDITAL 05/2016-DIRGRAD Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Guarapuava Diretoria de Graduação e Educação Profissional VAGA REMANESCENTE DO PROGRAMA DE MONITORIA REMUNERADA DA UTFPR EDITAL

Leia mais

EDITAL Nº 072/2016 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA NA MODALIDADE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

EDITAL Nº 072/2016 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA NA MODALIDADE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL Nº 072/2016 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA NA MODALIDADE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A Reitoria do Centro Universitário Senac torna pública a abertura das inscrições do processo de seleção

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA Nº 01, de 17 de fevereiro de 2017 Processo Nº / INSCRIÇÕES PARA PROJETOS DE MONITORIA (2017 / 1º semestre)

EDITAL DE MONITORIA Nº 01, de 17 de fevereiro de 2017 Processo Nº / INSCRIÇÕES PARA PROJETOS DE MONITORIA (2017 / 1º semestre) EDITAL DE MONITORIA Nº 01, de 17 de fevereiro de 2017 Processo Nº 23232.000141/2017-51 INSCRIÇÕES PARA PROJETOS DE MONITORIA (2017 / 1º semestre) A Diretoria de Ensino do Campus Muriaé, do Instituto Federal

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2018

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2018 1 CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM APROVADO PELO COLÉGIO BRASILEIRO DE RADIOLOGIA (CBR) MANUAL DO CANDIDATO EDITAL PROCESSO SELETIVO 2018 2 ASSOCIAÇÃO CONGREGAÇÃO DE SANTA

Leia mais

COMO USAR DADOS DA WEBMOTORS E DO MERCADO PARA MELHORAR A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO E INOVAR NO MERCADO AUTOMOTIVO.

COMO USAR DADOS DA WEBMOTORS E DO MERCADO PARA MELHORAR A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO E INOVAR NO MERCADO AUTOMOTIVO. Sobre a Webmotors A Webmotors conecta compradores e vendedores para ajudá-los a resolver seus problemas de forma simples, rápida e segura. É pioneira e líder, desde o começo. Nasceu e cresceu com a internet.

Leia mais

EDITAL n. 02/2016 DIREÇÃO ACADÊMICA

EDITAL n. 02/2016 DIREÇÃO ACADÊMICA EDITAL n. 02/2016 DIREÇÃO ACADÊMICA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VAGA PARA PESQUISADOR VOLUNTÁRIO NO NÚCLEO DE PESQUISA, PÓS- GRADUAÇÃO E EXTENSÃO A Faculdade La Salle de Lucas do Rio

Leia mais

Regulamento para inscrição na 11ª Semana da Música de Ouro Branco

Regulamento para inscrição na 11ª Semana da Música de Ouro Branco Regulamento para inscrição na 11ª Semana da Música de Ouro Branco 1. Inscrições e seleção 1.1 Para efetuar a inscrições para a 11ª Semana da Música de Ouro Branco, o candidato deverá acessar o site www.semanadamusica.com;

Leia mais

III GINCANA ESTADUAL DE ECONOMIA DO ESPÍRITO SANTO REGULAMENTO

III GINCANA ESTADUAL DE ECONOMIA DO ESPÍRITO SANTO REGULAMENTO III GINCANA ESTADUAL DE ECONOMIA DO ESPÍRITO SANTO REGULAMENTO CAPÍTULO I OBJETIVOS Art. 1º - OBJETIVOS GERAIS O Torneio Gincana Estadual de Economia do Espírito Santo, registrado como Gincana Capixaba

Leia mais

COMO USAR DADOS DA WEBMOTORS E DO MERCADO PARA MELHORAR A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO E INOVAR NO MERCADO AUTOMOTIVO.

COMO USAR DADOS DA WEBMOTORS E DO MERCADO PARA MELHORAR A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO E INOVAR NO MERCADO AUTOMOTIVO. Sobre a Webmotors A Webmotors conecta compradores e vendedores para ajudá-los a resolver seus problemas de forma simples, rápida e segura. É pioneira e líder, desde o começo. Nasceu e cresceu com a internet.

Leia mais

EDITAL N.º 02/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES

EDITAL N.º 02/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS BOA VIAGEM EDITAL N.º 02/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO FORMAÇÃO

Leia mais

EDITAL INTERNO DO PROJETO A APROXIMAÇÃO DE JOVENS DO CAMPO COM AS CIÊNCIAS AGRÁRIAS PROTAGONIZADAS POR ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS DO CAMPUS VITÓRIA

EDITAL INTERNO DO PROJETO A APROXIMAÇÃO DE JOVENS DO CAMPO COM AS CIÊNCIAS AGRÁRIAS PROTAGONIZADAS POR ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS DO CAMPUS VITÓRIA EDITAL INTERNO DO PROJETO A APROXIMAÇÃO DE JOVENS DO CAMPO COM AS CIÊNCIAS AGRÁRIAS PROTAGONIZADAS POR ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS DO CAMPUS VITÓRIA - PDVAgro Nº 01/2017 PROCESSO SELETIVO PARA ESTUDANTES

Leia mais

REGULAMENTO 1ª CAMINHADA E CORRIDA SOLIDÁRIA LAR ANÁLIA FRANCO LONDRINA

REGULAMENTO 1ª CAMINHADA E CORRIDA SOLIDÁRIA LAR ANÁLIA FRANCO LONDRINA REGULAMENTO 1ª CAMINHADA E CORRIDA SOLIDÁRIA LAR ANÁLIA FRANCO LONDRINA Corra para ajuda a quem precisa! Informações Gerais A 1ªCaminhada e Corrida Solidária Lar Anália Franco Londrina traz a oportunidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA ESCOLA AGROTÉCNICA COORDERNAÇÃO GERAL DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA ESCOLA AGROTÉCNICA COORDERNAÇÃO GERAL DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA ESCOLA AGROTÉCNICA COORDERNAÇÃO GERAL DE ENSINO EDITAL Nº 35/2017 CGE/EAGRO/UFRR BOA VISTA RR, 19 de junho de 2017. Seleção de alunos para preenchimento

Leia mais

Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação Financeira EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO E ALUNOS VOLUNTÁRIOS EDITAL DENARIUS 01/2016

Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação Financeira EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO E ALUNOS VOLUNTÁRIOS EDITAL DENARIUS 01/2016 Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação Financeira EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO E ALUNOS VOLUNTÁRIOS EDITAL DENARIUS 01/2016 ITAJUBÁ MG 2016 1 IDENTIFICAÇÃO DO EDITAL O Núcleo

Leia mais

REGULAMENTO. I Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa Tecendo Saberes do nosso povo. 1ª Edição Apresentação

REGULAMENTO. I Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa Tecendo Saberes do nosso povo. 1ª Edição Apresentação REGULAMENTO I Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa Tecendo Saberes do nosso povo 1ª Edição 2016 Apresentação A I Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa - Tecendo saberes do nosso povo é uma iniciativa

Leia mais

MANUAL ENFOC BAHIA ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E FÓRUM CIENTÍFICO

MANUAL ENFOC BAHIA ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E FÓRUM CIENTÍFICO MANUAL ENFOC BAHIA - 2010 ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E FÓRUM CIENTÍFICO 1. O QUE É O ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E FÓRUM CIENTÍFICO ENFOC? O ENFOC oferece aos participantes a possibilidade de

Leia mais

EDITAL N.º 08/2017/SINTER, DE 08 DE MAIO DE 2017 XXV JORNADAS DE JOVENS PESQUISADORES DA ASOCIACIÓN DE UNIVERSIDADES GRUPO MONTEVIDEO

EDITAL N.º 08/2017/SINTER, DE 08 DE MAIO DE 2017 XXV JORNADAS DE JOVENS PESQUISADORES DA ASOCIACIÓN DE UNIVERSIDADES GRUPO MONTEVIDEO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS AVENIDA DESEMBARGADOR VITOR LIMA, N.º 222 TRINDADE CEP: 88.040-400 - FLORIANÓPOLIS

Leia mais

2.1 Fazer um justo reconhecimento a todos os alunos e professores que contribuem no empenho em ações que resultem em um mundo melhor;

2.1 Fazer um justo reconhecimento a todos os alunos e professores que contribuem no empenho em ações que resultem em um mundo melhor; REGULAMENTO 4º Prêmio UNA de SUSTENTABILIDADE 1 CARACTERIZAÇÃO 1.1 O 4º Prêmio UNA de SUSTENTABILIDADE é uma iniciativa do Núcleo de Sustentabilidade e Inovação do grupo Ănima de Educação e tem o propósito

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSA ACADÊMICA DE EXTENSÃO PBAEX / EDIÇÃO 2016 CAMPUS: BOA VISTA-CENTRO ANEXO III

PROGRAMA DE BOLSA ACADÊMICA DE EXTENSÃO PBAEX / EDIÇÃO 2016 CAMPUS: BOA VISTA-CENTRO ANEXO III PROGRAMA DE BOLSA ACADÊMICA DE ETENSÃO PBAE / EDIÇÃO 2016 CAMPUS: BOA VISTA-CENTRO ANEO III FORMULÁRIO DA VERSÃO ELETRÔNICA DO PROJETO / DA ATIVIDADE DE ETENSÃO PBAE 2016 01. Título do Projeto CAMPEONATO

Leia mais

Edital Nº 21, de 6 de Junho de 2017

Edital Nº 21, de 6 de Junho de 2017 Edital Nº 21, de 6 de Junho de 2017 Edital de Seleção de Estudantes Voluntários de Cursos Superiores para Participar da Operação Rondon 2017, Organizada pelo Núcleo Extensionista Rondon da Universidade

Leia mais

Regulamento da Competição de Engenharia Desafio MECGyver 2016.

Regulamento da Competição de Engenharia Desafio MECGyver 2016. Regulamento da Competição de Engenharia Desafio MECGyver 2016. Artigo 1º A competição de Engenharia: a) O primeiro Desafio MECGyver será composta pela modalidade de Team Design. A prova a qual as equipes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS EDITAL PET-IHAC Nº2-2017 / CONCURSO DE LOGOTIPO E/OU LOGOMARCA O Instituto de Humanidades, Artes e Ciências

Leia mais

Natal na Usina Boas Festas. Boas Energias. Concurso Energisa de Redação 2014 EDITAL

Natal na Usina Boas Festas. Boas Energias. Concurso Energisa de Redação 2014 EDITAL Natal na Usina Boas Festas. Boas Energias. EDITAL OBJETO: Seleção de trabalhos para o CAPÍTULO I DO OBJETIVO 1.1 O tem por objetivo promover, dinamizar e exercitar a produção textual (redação de âmbito

Leia mais

2.1 A chamada terá as suas inscrições recebidas entre o dia 1/02/2016 até às 23:59hs do dia 23/02/2016.

2.1 A chamada terá as suas inscrições recebidas entre o dia 1/02/2016 até às 23:59hs do dia 23/02/2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro Conselho de Ensino para Graduados e Conselho de Ensino de Graduação EDITAL nº 24 CEG/CEPG 2016, de 29 de Janeiro de 2016 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2017 EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA PARA APOIO A EVENTOS NO IFAC.

CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2017 EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA PARA APOIO A EVENTOS NO IFAC. CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2017 EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA PARA APOIO A EVENTOS NO IFAC. 1. OBJETO O objeto desta Chamada Pública constitui estabelecer regras de apoio para o evento Jogos do Instituto Federal

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS BOA VIAGEM EDITAL N.º 04/2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS BOA VIAGEM EDITAL N.º 04/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS BOA VIAGEM EDITAL N.º 04/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO POLÍTICAS

Leia mais

Regulamento Geral. 1º Para realização da 6ª Corrida Ecológica de 10 km, com caminhada de 6 km,

Regulamento Geral. 1º Para realização da 6ª Corrida Ecológica de 10 km, com caminhada de 6 km, Regulamento Geral 1º Para realização da 6ª Corrida Ecológica de 10 km, com caminhada de 6 km, organizada pela Associação Desportiva Corcel Negro, será adotado as regras da Federação Paulista de Atletismo,

Leia mais

SEMANA DAS ENGENHARIAS E ARQUITETURA FEITEP 2017 REGULAMENTO SALA DE EXPOSIÇÕES

SEMANA DAS ENGENHARIAS E ARQUITETURA FEITEP 2017 REGULAMENTO SALA DE EXPOSIÇÕES SEMANA DAS ENGENHARIAS E ARQUITETURA FEITEP 2017 REGULAMENTO SALA DE EXPOSIÇÕES Introdução A sala de exposições será um espaço destinado aos alunos para aplicação de projeto das disciplinas de Projeto

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS DE BOA VIAGEM EDITAL N.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS DE BOA VIAGEM EDITAL N. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS DE BOA VIAGEM EDITAL N.º 002/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO INTRODUÇÃO

Leia mais

LABORATÓRIO DE INOVAÇÕES EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO PERMANENTE /EDITAL DA 1ª EDIÇÃO

LABORATÓRIO DE INOVAÇÕES EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO PERMANENTE /EDITAL DA 1ª EDIÇÃO LABORATÓRIO DE INOVAÇÕES EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO PERMANENTE /EDITAL DA 1ª EDIÇÃO Porque o Laboratório Os processos de educação em saúde constituem como um dos fundamentos das práticas

Leia mais

4º PRÊMIO ENEC EDITAL

4º PRÊMIO ENEC EDITAL 4º PRÊMIO ENEC EDITAL 1. DISPOSIÇÕES GERAIS O 4º Prêmio ENEC 2017 será atribuído aos ganhadores do concurso, conforme disposto no presente Edital. O concurso tem como principal objetivo estimular e dar

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Campus de Crateús

Universidade Federal do Ceará Campus de Crateús Universidade Federal do Ceará Campus de Crateús Edital 03/2016 - Campus da UFC em Crateús Encontros Universitários 2016 A Direção do Campus da Universidade Federal do Ceará em Crateús, por intermédio da

Leia mais

Meeting Natação Masters 2014 Trofeu Marcos Matiolli

Meeting Natação Masters 2014 Trofeu Marcos Matiolli ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO ART. 1º - O Meeting Natação é uma competição do calendário oficial da MG ESPORTES, de acordo com o presente regulamento e com as regras da FINA e ABMN. ART. 2º - O Meeting Natação

Leia mais