REGULAMENTO. 3.1 Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO. 3.1 Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas."

Transcrição

1 REGULAMENTO 1. Responsabilidade: A 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2007) é uma promoção do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), responsáveis pela Direção Acadêmica da OBMEP. 2. Características: A 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2007) é dirigida aos alunos de 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, os quais concorrerão a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Professores, escolas e municípios dos alunos participantes também concorrerão a prêmios. 3. Objetivos: 3.1 Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas. 3.2 Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica. 3.3 Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas. 3.4 Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional. 3.5 Contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e sociedades científicas. 3.6 Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. 4. Participantes:

2 4.1 Alunos da 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais, estaduais e federais. 4.2 Alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais. 4.3 Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas públicas, a partir dos anos finais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série / 6º ao 9º ano) e do Ensino Médio. 5. Estrutura da OBMEP: 5.1 Os alunos participantes da 3ª OBMEP serão divididos em 3 (três) Níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade, como a seguir: Nível 1 alunos matriculados na 5ª ou 6ª série (6º ou 7º ano) do Ensino Fundamental, no ano letivo correspondente ao da realização das provas. Nível 2 alunos matriculados na 7ª ou 8ª série (8º ou 9º ano) do Ensino Fundamental, no ano letivo correspondente ao da realização das provas. Nível 3 alunos matriculados em qualquer série do Ensino Médio, no ano letivo correspondente ao da realização das provas. 5.1.a. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do ensino fundamental, 5ª e 6ª séries (6º e 7º anos) e 7ª e 8ª séries (8º e 9º anos), deverão ser inscritos, respectivamente, para as provas dos Níveis 1 e 2. Os de ensino médio, para a prova de Nível b. Os alunos que mudarem de série ao fim do primeiro semestre, participarão das provas da OBMEP no Nível correspondente à série/ano que estiverem cursando por ocasião da inscrição de sua escola na OBMEP. 5.1.c. Somente poderão participar da prova da 1 a Fase os alunos que estiverem regularmente matriculados na escola participante por ocasião da realização da prova. Os alunos que, na época da inscrição na OBMEP, estavam matriculados na escola e que dela vieram a se desligar, por conclusão de curso, transferência ou quaisquer outros motivos, não poderão participar da prova. 5.2 A OBMEP será desenvolvida em 2 (duas) Fases: 5.2.a. A Primeira Fase: Consiste na aplicação de prova objetiva (múltipla escolha). Dessa Fase, participarão todos os alunos inscritos por suas escolas. 5.2.b. A Segunda Fase: Consiste na aplicação de prova discursiva. Para essa Fase, classificam-se 5% (cinco por cento) dos alunos inscritos, pelas escolas, em cada Nível. 5.2.c. Caberá a cada escola selecionar os alunos com melhor desempenho na Primeira Fase e que participarão da Segunda Fase, como também fixar

3 previamente critérios de desempate a serem aplicados, quando necessário, de modo a não exceder sua cota de 5% (cinco por cento) em cada Nível. 6 Inscrição na OBMEP: 6.1 Primeira Fase: 6.1.a. A inscrição na Primeira Fase da OBMEP deverá ser feita pelas escolas, mediante preenchimento (on line) da Ficha de Inscrição disponível neste sítio ( Atenção: Só serão aceitas inscrições dentro da data-limite fixada no calendário oficial da OBMEP. Não serão aceitas inscrições enviadas em mensagens eletrônicas, via fax ou por meio postal. 6.1.b. Na Primeira Fase da OBMEP não há inscrição individual por aluno. Cada escola indicará, no momento da Inscrição, apenas o número total de seus alunos inscritos em cada Nível. 6.1.c. Cada escola deverá oferecer a todos os alunos a oportunidade de participar. Incentiva-se que a escola inscreva todos os seus alunos na Primeira Fase da OBMEP, nos Níveis correspondentes. 6.2 Segunda Fase: 6.2.a. Cada escola deverá selecionar para a Segunda Fase 5% (cinco por cento) do total de alunos inscritos na Primeira Fase, em cada um dos três Níveis. Esta seleção deverá ser feita pelo mérito, de acordo com o desempenho dos alunos nas provas da Primeira Fase. Quando o número equivalente a 5% (cinco por cento) não for um número inteiro, ele deverá ser aproximado para o número inteiro imediatamente superior. Não serão classificados alunos com nota 0 (zero) mesmo quando os 5% (cinco por cento) de vagas para a Segunda Fase não forem inteiramente preenchidos, em determinado Nível. Não será permitido transferir vagas de um Nível para outro. 6.2.b. Para a inscrição na Segunda Fase, cada escola deverá enviar à Coordenação Geral da OBMEP a relação dos alunos classificados e o cartãoresposta da Primeira Fase de cada um desses alunos. Atenção: Só serão aceitos cartões-resposta com todos os dados solicitados preenchidos. 6.2.c. Os cartões-resposta dos alunos classificados deverão ser enviados apenas por via postal. Atenção: A inscrição para a Segunda Fase só será válida se feita dentro dos limites de datas estipulados pelo calendário oficial da OBMEP. 7- Realização das Provas:

4 7.1 A Primeira Fase da OBMEP se caracteriza pela aplicação da prova objetiva (questões de múltipla escolha) diferenciada por Níveis 1, 2 e As provas da Primeira Fase serão realizadas em cada escola inscrita na OBMEP e aplicadas pelos professores dessas escolas, com duração de 2 (duas) horas e 30 (trinta) minutos. 7.3 A data de aplicação das provas da Primeira Fase será divulgada no calendário oficial da OBMEP. A aplicação poderá ser feita em todos os turnos da escola. 7.4 As provas da Primeira Fase serão corrigidas pelos professores das próprias escolas, seguindo instruções e gabaritos elaborados pela Direção Acadêmica da OBMEP. 7.5 Cada escola deverá enviar para a Coordenação Geral da OBMEP, dentro dos prazos estabelecidos no calendário oficial do evento, a relação dos alunos classificados para a Segunda Fase, com seus respectivos cartões-resposta. 7.6 A Segunda Fase da OBMEP se caracteriza pela aplicação de prova discursiva, diferenciada por Níveis (1, 2 e 3). 7.7 As provas discursivas na Segunda Fase da OBMEP terão duração de 3 (três) horas e serão aplicadas por fiscais/aplicadores selecionados pela Direção Acadêmica para este fim. 7.8 Os locais de realização das provas da Segunda Fase (designados como centros de aplicação ) serão divulgados pela Coordenação Geral da OBMEP em tempo hábil. 7.9 Os alunos selecionados para a Segunda Fase deverão comparecer ao local das provas com documento de identificação e dentro do horário estabelecido, divulgado no calendário oficial da OBMEP O calendário de provas nas duas Fases será o mesmo para os três Níveis. 8 Premiação: 8.1 A OBMEP premiará alunos, professores, escolas e municípios. 8.2 A divulgação da lista dos premiados será feita pela Direção Acadêmica em data estipulada no calendário oficial da OBMEP. 8.3 A premiação de alunos totaliza 300 (trezentas) medalhas de ouro; 600 (seiscentas) medalhas de prata; 2100 (duas mil e cem) medalhas de bronze. Todos os alunos premiados com medalhas (3000) receberão bolsas do tipo Iniciação Científica Jr, do CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico. Além disso serão concedidos certificados de Menção Honrosa a até alunos.

5 8.3.a. Medalhas de Ouro : Serão concedidas medalhas de ouro aos alunos das escolas municipais, estaduais e federais que obtiverem as 100 (cem) primeiras pontuações na classificação nacional, em cada um dos três Níveis. 8.3.b. Medalhas de Prata : Serão concedidas 600 medalhas de prata aos alunos das escolas municipais, estaduais e federais que obtiverem as 200 (duzentas) melhores pontuações na classificação nacional, a partir do 101 o lugar, em cada um dos três Níveis. 8.3.c. Medalhas de Bronze: Excluídos os medalhistas de ouro e de prata, serão concedidas 2100 medalhas de bronze aos: (i) 15 alunos 5 (cinco) de cada Nível de escolas municipais e estaduais que obtiverem as primeiras colocações em sua respectiva Unidade da Federação (UF), totalizando 405 medalhas de bronze. (ii) alunos de escolas municipais, estaduais e federais que obtiverem as 565 (quinhentas e sessenta e cinco) melhores pontuações, em cada um dos três níveis, a partir do 301 o lugar da classificação nacional, excluídos os alunos de 8.3.c.(i) totalizando 1695 medalhas de bronze. 8.3.d. Bolsas: Serão concedidas 3000 (três mil) Bolsas do tipo Iniciação Científica Jr, do CNPq aos alunos premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. Obs.: para usufruir da Bolsa do tipo Iniciação Científica Jr, do CNPq, o aluno deverá participar, durante a vigência da Bolsa, de um estágio de capacitação com a supervisão da Direção Acadêmica da OBMEP, bem como obedecer o seu regulamento e do CNPq. O não cumprimento do regulamento implicará na não implementação ou na interrupção da bolsa. Obs 2: as bolsas remanescentes decorrentes da desistência de alunos premiados serão concedidas aos alunos com a pontuação imediatamente posterior, na sua respectiva classificação. 8.3.e. Certificados de Menção Honrosa: Serão concedidos certificados de Menção Honrosa a até alunos de maior pontuação nacional, que não forem contemplados com medalhas de ouro, prata e bronze. 8.3.f Premiação dos Professores: Serão premiados 127 (cento e vinte e sete) professores com curso de aperfeiçoamento no Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Esse curso, sob a responsabilidade do IMPA/SBM, consistirá de oficinas, minicursos, palestras, etc. 8.3.f.1 A premiação dos professores está vinculada à premiação dos alunos. Ou seja, o professor de Matemática de cada aluno premiado, receberá pontos, de acordo com os seguintes critérios: a) 5 (cinco) pontos para cada aluno premiado com medalha de ouro; b) 4 (quatro) pontos para cada aluno premiado com medalha de prata; c) 3 (três) pontos para cada aluno premiado com medalha de bronze;

6 d) 1 (um) ponto para cada aluno premiado com menção honrosa. 8.3.f.2 Os 127 (cento e vinte e sete) professores premiados representam: a) 54 (cinquenta e quatro) professores (dois para cada UF) de escolas municipais e estaduais que obtiveram a maior pontuação em sua UF; b) 46 (quarenta e seis) professores de escolas municipais e estaduais com o maior número de pontos na classificação nacional, independentemente da UF, excluídos os premiados em 8.3.f.2.a; c) 27 professores de escolas federais, um para cada UF, com o maior número de pontos dentre as escolas federais de sua respectiva UF. 8.3.g. Premiação das Escolas: Está vinculada à premiação de seus alunos e aos pontos obtidos, conforme os seguintes critérios: a) 5 (cinco) pontos para cada aluno premiado com medalha de ouro; b) 4 (quatro) pontos para cada aluno premiado com medalha de prata; c) 3 (três) pontos para cada aluno premiado com medalha de bronze; d) 1 (um) ponto para cada aluno premiado com menção honrosa. 8.3.g.1 Serão concedidos 1 (um) notebook c/ kit de projeção móvel (datashow) e livros para a composição de uma biblioteca básica em Matemática, doados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, a 27 (vinte e sete) escolas municipais ou estaduais (uma para cada UF) que alcançarem o maior número de pontos em suas respectivas UFs. 8.3.g.2 Receberão livros para a composição de uma biblioteca básica em Matemática, doados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, as 73 (setenta e três) escolas que obtiverem a maior pontuação nacional dentre as municipais, estaduais e federais, independentemente da UF. Obs. Os livros que comporão a biblioteca básica serão escolhidos pela Direção Acadêmica da OBMEP. 8.3.h. Premiação dos Municípios: Está vinculada à pontuação das suas respectivas escolas municipais e estaduais inscritas na Segunda Fase da OBMEP, segundo os critérios indicados no subitem 8.3.g. 8.3.h.1 A pontuação de cada município será a média aritmética dos pontos obtidos por todas as suas escolas estaduais e municipais, inscritas na Segunda Fase da OBMEP. 8.3.h.2 Serão concedidos troféus aos 50 (cinqüenta) municípios que obtiverem maior pontuação, segundo os seguintes critérios: a) Aos 27 (vinte e sete) municípios - um por cada UF - com maior pontuação em suas respectivas UFs.

7 b) Aos 23 (vinte e três) municípios com maior pontuação na classificação nacional, independentemente da UF. 8.4 A relação de alunos, professores, escolas e municípios premiados serão divulgados de acordo com o Calendário Oficial da OBMEP. 8.5 O local e a data da Cerimônia de Premiação serão divulgados posteriormente. 8.6 Os estados, municípios e escolas poderão, a seu critério, realizar cerimônias locais de premiação. 9 - Atribuições das Escolas Inscritas na OBMEP: 9.1 As escolas públicas são responsáveis pela participação de seus alunos. Não há limite para o número de alunos inscritos e todos devem ser motivados a participar. Atenção: Será desclassificada a escola (e todos os seus alunos) que permitir que alunos não matriculados regularmente em seus quadros façam a prova da 1 a Fase como membros de seu corpo discente. 9.2 Cada escola deverá divulgar amplamente entre seus alunos e professores a realização da OBMEP bem como todo o seu material de divulgação: Regulamento, Material Didático para os professores de matemática exercitarem seus alunos, etc. 9.2.a. Cada escola deverá indicar à Coordenação Geral da OBMEP o nome do professor que será responsável pela OBMEP em sua escola. Caberá a este professor organizar a aplicação e correção das provas da Primeira Fase, responsabilizando-se pelo envio da lista de classificados e cartões-resposta e ajudar na mobilização dos alunos para a Segunda Fase. 9.3 As escolas devem fazer sua inscrição online com todas as informações solicitadas e dentro do prazo previsto no Calendário Oficial. 9.4 As escolas são responsáveis pela organização e infra-estrutura da aplicação das provas da Primeira Fase e também pela correção destas. As escolas são também responsáveis pela guarda do material de provas e a manutenção do sigilo do mesmo, desde o recebimento até a correção e envio da lista de classificados. Qualquer quebra de sigilo resultará na desclassificação da escola (e de seus alunos) para a Segunda Fase. Atenção: a escola deverá informar à Coordenação Geral da OBMEP sobre qualquer falha de procedimento que possa ocorrer em relação a este material. A Coordenação Geral da OBMEP estará à disposição para orientar as escolas. 9.5 As escolas devem receber e aplicar as provas da Primeira Fase de acordo com o Calendário Oficial da OBMEP e corrigi-las segundo o gabarito oficial. 9.5.a Antes da aplicação das provas de Primeira Fase, cada escola deverá fixar

8 e divulgar entre seus alunos e professores os critérios de desempate (caso necessário) para a seleção dos 5% que participarão da Segunda Fase. 9.6 As escolas devem enviar a lista dos 5% de alunos classificados para a Segunda Fase, com os respectivos cartões-resposta da Primeira Fase, dentro do prazo estipulado pelo Calendário Oficial. 9.7 Cabe também às escolas divulgar entre seus alunos e professores os resultados da Primeira Fase bem como o resultado final da premiação. 9.8 As escolas devem contribuir para a logística das provas da Segunda Fase, viabilizando a participação de seus alunos classificados, colocando à disposição a infra-estrutura local para a eventual realização da prova em suas dependências e colaborando para uma possível necessidade de locomoção de seus alunos, de acordo com as orientações apresentadas pela Direção Acadêmica da OBMEP Atribuições da Direção Acadêmica da OBMEP: 10.1 A Direção Acadêmica da OBMEP será exercida pelo IMPA e pela SBM com as seguintes responsabilidades: a) Elaboração de planejamento e organização do projeto. b) Elaboração das questões, das instruções de aplicação e dos gabaritos das provas e seu envio aos locais onde estas serão realizadas. c) Organização e encaminhamento das informações sobre os resultados da primeira fase enviados pelas escolas. d) Organização e aplicação das provas da Segunda Fase. e) Correção das provas da Segunda Fase, indicação de todas as premiações e a guarda das provas da Segunda Fase por um período de 4 (quatro) meses a contar da data de divulgação dos resultados. Após esse período, a direção poderá autorizar a reciclagem do papel das provas. f) Manutenção do sítio atualizado com informações sobre a OBMEP. g) Elaboração do Relatório Final dos resultados da OBMEP. h) Definição e organização do curso de aperfeiçoamento dos professores premiados. i) Definição e Supervisão do Programa de Capacitação dos alunos agraciados com a Bolsa do tipo Iniciação Científica Jr., do CNPq. 11. Disposições Gerais: Os casos de desempate em qualquer dos itens de premiação, bem como os casos omissos, serão decididos pela Direção Acadêmica da OBMEP.

9 CALENDÁRIO - OBMEP de abril Abertura das inscrições (exclusiva / por internet) 18 de maio Encerramento das inscrições 14 de agosto (terça-feira) Provas da 1ª fase 27 de agosto 5 de outubro 20 de outubro (sábado) Provas da 2ª fase Data-limite para envio, pelas escolas, da lista e cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª Fase Divulgação dos Classificados com informação sobre o local das provas - 2ª Fase 10 de dezembro Divulgação dos Premiados

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E AÇÕES COMUNITÁRIAS OBMEP

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E AÇÕES COMUNITÁRIAS OBMEP OBMEP - 2008 A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto voltado para a Escola Pública, seus estudantes

Leia mais

OBFEP - REGULAMENTO Dos Objetivos 1.1 A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2. Do Credenciamento de Escolas

OBFEP - REGULAMENTO Dos Objetivos 1.1 A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2. Do Credenciamento de Escolas OBFEP - REGULAMENTO 2016 1. Dos Objetivos 1.1 A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do CNPq, do Ministério

Leia mais

Objetivo: 13º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Objetivo: 13º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Objetivo: A 13º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2017) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo

Leia mais

OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO. 1 a Edição

OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO. 1 a Edição OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO 1 a Edição 1. Responsabilidade: A 1ª Olimpíada Catarinense de Redação (OCR 2016) é um projeto, sem fins lucrativos, realizado pela Secretaria de Educação do Estado, em

Leia mais

OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO. 5 a EDIÇÃO

OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO. 5 a EDIÇÃO OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO 5 a EDIÇÃO 1. Responsabilidade: A 1ª Olimpíada Catarinense de Redação (OCR 2016) é um projeto, sem fins lucrativos, realizados pela Imaginie, em parceria com a Secretaria

Leia mais

1ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS NÍVEL A 2018 (OBMEP Nível A 2018) REGULAMENTO

1ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS NÍVEL A 2018 (OBMEP Nível A 2018) REGULAMENTO 1ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS NÍVEL A 2018 (OBMEP Nível A 2018) REGULAMENTO 1. Da Realização A 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Nível A (OBMEP Nível

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2017 REGULAMENTO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2017 REGULAMENTO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2017 1. Disposições Gerais REGULAMENTO 1.1. A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma realização conjunta do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2019 REGULAMENTO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2019 REGULAMENTO 1. Disposições Gerais OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2019 REGULAMENTO 1.1 A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma realização conjunta do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da

Leia mais

Calendário Oficial da OBMEP

Calendário Oficial da OBMEP Regulamento 1. Da Realização: A 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2017) é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio

Leia mais

REGULAMENTO PARA O PROGRAMA NEORAMA ª EDIÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II DA MODALIDADE DESTINADA AO ENSINO FUNDAMENTAL I

REGULAMENTO PARA O PROGRAMA NEORAMA ª EDIÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II DA MODALIDADE DESTINADA AO ENSINO FUNDAMENTAL I REGULAMENTO PARA O PROGRAMA NEORAMA 2016 4ª EDIÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º A Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS) com o apoio da Prefeitura Municipal de Santos (PMS) através da

Leia mais

Regulamento da OBMEP 2018

Regulamento da OBMEP 2018 Regulamento da OBMEP 2018 1. Da Realização: A 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2018) é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA),

Leia mais

REGULAMENTO PARA O PROGRAMA NEORAMA ª EDIÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO PARA O PROGRAMA NEORAMA ª EDIÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO PARA O PROGRAMA NEORAMA 2015 3ª EDIÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º A Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS) com o apoio da Prefeitura Municipal de Santos (PMS) através da

Leia mais

APOIO: REALIZAÇÃO: MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

APOIO: REALIZAÇÃO: MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO APOIO: REALIZAÇÃO: MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GOVERNO FEDERAL APRESENTAÇÃO A 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Nível A (OBMEP

Leia mais

REGULAMENTO 2015 Disponível em:

REGULAMENTO 2015 Disponível em: REGULAMENTO 2015 Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/~obfep/regulamento/ 1. Dos Objetivos 1.1 A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é uma promoção do Ministério da Ciência,

Leia mais

Regulamento da Olimpíada Paranaense de Matemática

Regulamento da Olimpíada Paranaense de Matemática Regulamento da Olimpíada Paranaense de Matemática - 2018 1. Os Participantes A Olimpíada Paranaense de Matemática (OPRM) é uma competição direcionada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e

Leia mais

IV Olimpíada Brasileira do Saber

IV Olimpíada Brasileira do Saber REGULAMENTO DA IV OLIMPÍADA BRASILEIRA DO SABER - 2019 São Paulo, 02 de janeiro de 2019. 0004 - Edital de Abertura IV Olimpíada Brasileira do Saber A Olimpíada Brasileira do Saber - OBS foi criada em 2014

Leia mais

Regulamento da Olimpíada Paranaense de Matemática

Regulamento da Olimpíada Paranaense de Matemática Regulamento da Olimpíada Paranaense de Matemática - 2017 1. Os Participantes A Olimpíada Paranaense de Matemática (OPRM) é uma competição direcionada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA 1ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DE IPORÁ OMI 2016 (Retificado)

REGULAMENTO GERAL DA 1ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DE IPORÁ OMI 2016 (Retificado) REGULAMENTO GERAL DA 1ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DE IPORÁ OMI 2016 (Retificado) Dispõe sobre o regulamento para a participação de alunos, professores e escolas na 1ª Olimpíada de Matemática de Iporá OMI

Leia mais

REGULAMENTO DA 15ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS OBMEP 2019

REGULAMENTO DA 15ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS OBMEP 2019 REGULAMENTO DA 15ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS OBMEP 2019 A Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada IMPA, associação civil sem fins lucrativos, qualificada

Leia mais

EDITAL Nº06/2017 DE PROCESSO SELETIVO CURSO DE EXTENSÃO OBMEP NA ESCOLA

EDITAL Nº06/2017 DE PROCESSO SELETIVO CURSO DE EXTENSÃO OBMEP NA ESCOLA INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS SÃO MATEUS Rodovia BR 101-Norte Km 58 Bairro Litorâneo 29932-540 São Mateus ES 27 3767-7000 EDITAL Nº06/2017 DE PROCESSO SELETIVO CURSO DE EXTENSÃO OBMEP NA ESCOLA

Leia mais

II Olimpíada Brasileira do Saber

II Olimpíada Brasileira do Saber São Paulo, 02 de Janeiro de 2017. 0002-Edital de Abertura II Olimpíada Brasileira do Saber A Olimpíada Brasileira do Saber - OBS foi criada em 2014 como uma competição nacional de alto nível para estimular

Leia mais

5ª Olimpíada Interna de Matemática - OIM

5ª Olimpíada Interna de Matemática - OIM 5ª Olimpíada Interna de Matemática - OIM REGULAMENTO Outubro de 2016 2 Regulamento 1. Responsabilidade A 5ª Olimpíada Interna de Matemática (OIM) é uma realização da Universidade Paulista (UNIP) Campus

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA 2ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DE IPORÁ OMI 2017

REGULAMENTO GERAL DA 2ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DE IPORÁ OMI 2017 REGULAMENTO GERAL DA 2ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DE IPORÁ OMI 2017 Dispõe sobre o regulamento para a participação de alunos, professores e escolas na 2ª Olimpíada de Matemática de Iporá OMI 2017. A Gerência

Leia mais

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA EDITAL DE ABERTURA Nº /2016

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA EDITAL DE ABERTURA Nº /2016 OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA EDITAL DE ABERTURA Nº /2016 Sociedade Porvir Científico, através do reitor do Centro Universitário La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, torna público este Edital de abertura da Olimpíada

Leia mais

1. JUSTIFICATIVA: 2. DOS OBJETIVOS:

1. JUSTIFICATIVA: 2. DOS OBJETIVOS: 1. JUSTIFICATIVA: O mundo exige pessoas ativas e participativas, que deverão tomar decisões rápidas e, tanto quanto possível, precisas. É necessário formar cidadãos que saibam resolver, de modo inteligente,

Leia mais

Regulamento da OPM 2017

Regulamento da OPM 2017 Regulamento da OPM 2017 1. Disposições Gerais 1.1 A Olimpíada Pessoense de Matemática (OPM) é uma realização do Departamento de Matemática da Universidade Federal da Paraíba; 1.2 A coordenação da OPM fica

Leia mais

EDITAL Nº 037/2018 ABERTURA DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

EDITAL Nº 037/2018 ABERTURA DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA EDITAL Nº 037/2018 ABERTURA DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA Sociedade Porvir Científico, através do Vice-Reitor da Universidade La Salle UNILASALLE, Prof. Dr. Cledes Antonio Casagrande, torna público este Edital

Leia mais

Estudantes regularmente matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio (três séries), no ano de 2017.

Estudantes regularmente matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio (três séries), no ano de 2017. Na lógica da vida, dividir é aumentar. Dividir as conquistas multiplica a felicidade. Siga sempre a lógica da vida. Augusto Cury 1. JUSTIFICATIVA: O mundo exige pessoas ativas e participativas, que deverão

Leia mais

REGULAMENTO DA I OLIMPÍADA BRASILEIRA DO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA OBESQ 2018 SEÇÃO I: DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS

REGULAMENTO DA I OLIMPÍADA BRASILEIRA DO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA OBESQ 2018 SEÇÃO I: DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS REGULAMENTO DA I OLIMPÍADA BRASILEIRA DO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA OBESQ 2018 SEÇÃO I: DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS Art. 1º. A Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (OBESQ) é uma atividade promovida

Leia mais

REGULAMENTO. Bolsa Instituto TIM OBMEP

REGULAMENTO. Bolsa Instituto TIM OBMEP REGULAMENTO Bolsa Instituto TIM OBMEP A bolsa Instituto TIM OBMEP é uma iniciativa do Instituto TIM, em parceria com a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP com o objetivo de dar

Leia mais

REGULAMENTO DA MONITORIA

REGULAMENTO DA MONITORIA REGULAMENTO DA MONITORIA REGULAMENTO DA MONITORIA Art. 1º. O presente regulamento estabelece as regras para o exercício da Monitoria nos Cursos de Graduação do Centro Universitário de União da Vitória

Leia mais

REGULAMENTO DA MONITORIA. para o exercício da Monitoria nos Cursos de Graduação da Universidade Iguaçu. discentes; magistério superior.

REGULAMENTO DA MONITORIA. para o exercício da Monitoria nos Cursos de Graduação da Universidade Iguaçu. discentes; magistério superior. i.e PRÓ-REITORIA ACADÊMICA REGULAMENTO DA MONITORIA Art. 1º. O presente regulamento estabelece as regras para o exercício da Monitoria nos Cursos de Graduação da Universidade Iguaçu UNIG, por meio de programas

Leia mais

Regulamento da CUCo Edição 2019

Regulamento da CUCo Edição 2019 Regulamento da CUCo Edição 2019 3 a Competição USP de Conhecimentos CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES Art. 1º - A Competição USP de Conhecimentos (CUCo) é um desafio criado exclusivamente para os estudantes da

Leia mais

REGULAMENTO OBMEP NA ESCOLA 2014

REGULAMENTO OBMEP NA ESCOLA 2014 REGULAMENTO OBMEP NA ESCOLA 2014 A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas ( OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o apoio da Sociedade

Leia mais

III OLIMPÍADA MUNICIPAL DE MATEMÁTICA DE POUSO ALEGRE (III OMMPA) REGULAMENTO

III OLIMPÍADA MUNICIPAL DE MATEMÁTICA DE POUSO ALEGRE (III OMMPA) REGULAMENTO III OLIMPÍADA MUNICIPAL DE MATEMÁTICA DE POUSO ALEGRE (III OMMPA) REGULAMENTO DA IMPORTÂNCIA Considerando que o papel da escola é contribuir para uma formação do aluno para que possa exercer plena cidadania

Leia mais

Comparação de desempenhos na escola e na OBMEP de estudantes do ensino médio de uma rede de escolas privadas do Distrito Federal

Comparação de desempenhos na escola e na OBMEP de estudantes do ensino médio de uma rede de escolas privadas do Distrito Federal UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT Comparação de desempenhos na escola e na OBMEP de estudantes

Leia mais

LOCAL: CAMPUS REGIONAL II UNIDADE EM VACARIA

LOCAL: CAMPUS REGIONAL II UNIDADE EM VACARIA LOCAL: CAMPUS REGIONAL II UNIDADE EM VACARIA PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 24 a 26 de setembro de 2014 EDITAL DE ABERTURA A Pró-Reitora de Extensão, Presidente da Comissão Central do 4º Siepex, no uso de suas

Leia mais

REGULAMENTO - PROGRAMA LEGACY

REGULAMENTO - PROGRAMA LEGACY REGULAMENTO - PROGRAMA LEGACY A DeVry Brasil, grupo educacional de ensino superior, anuncia que estarão abertas, no período de 9 a 23 de maio de 2016, as inscrições para o Programa Legacy do projeto DVB

Leia mais

EDITAL Nº 04/2018. Danielle Hiromi Nakagawa Potencial uso de bactérias desemulsificantes na primeira etapa do tratamento do fluido de corte

EDITAL Nº 04/2018. Danielle Hiromi Nakagawa Potencial uso de bactérias desemulsificantes na primeira etapa do tratamento do fluido de corte EDITAL Nº 04/2018 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTAS IFPR - CAMPUS JAGUARIAÍVA REFERENTE A CHAMADA INTERNA Nº01: EDITAL PROEPPI Nº 04/2018- PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR - ENSINO MÉDIO

Leia mais

REGULAMENTO IV MOSTRA DAS CIÊNCIAS DA ULBRA

REGULAMENTO IV MOSTRA DAS CIÊNCIAS DA ULBRA REGULAMENTO IV MOSTRA DAS CIÊNCIAS DA ULBRA 1. APRESENTAÇÃO A Mostra das Ciências é um evento desenvolvido para promover a integração das escolas de Educação Básica com a Universidade, sobretudo dos alunos

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE ESTUDANTES MONITORES PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE/REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE DA UFG 2013/2015

EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE ESTUDANTES MONITORES PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE/REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE DA UFG 2013/2015 EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE ESTUDANTES MONITORES PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE/REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE DA UFG 2013/2015 EDITAL Nº 02/2014 A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade

Leia mais

PROJETO INOVA-UVV. PRÊMIO INOVAÇÃO ACADÊMICA DISCENTE - Dr. Aly da Silva. 2ª edição- 2017

PROJETO INOVA-UVV. PRÊMIO INOVAÇÃO ACADÊMICA DISCENTE - Dr. Aly da Silva. 2ª edição- 2017 1 PROJETO INOVA-UVV PRÊMIO INOVAÇÃO ACADÊMICA DISCENTE - Dr. Aly da Silva 2ª edição- 2017 REGULAMENTO: Art. 1º - DA APRESENTAÇÃO 1.1- O prêmio UVV de INOVAÇÃO ACADÊMICA DISCENTE é uma iniciativa da Reitoria

Leia mais

REGULAMENTO 2010 (Divulgação (1) )

REGULAMENTO 2010 (Divulgação (1) ) OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA 5ª EDIÇÃO REGULAMENTO 2010 (Divulgação (1) 17.5.2010) 1.0 DOS OBJETIVOS A Olimpíada Baiana de Química (OBAQ), evento integrante do Programa Nacional Olimpíadas de Química, é

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Dir_grad. 001/2017 O Diretor Acadêmico do Centro Universitário Padre Anchieta torna pública a abertura das inscrições para o Programa Institucional de Monitoria UniAnchieta

Leia mais

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS Núcleo de Prática de Pesquisa. Edital nº 01/2013

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS Núcleo de Prática de Pesquisa. Edital nº 01/2013 FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS Núcleo de Prática de Pesquisa Edital nº 01/2013 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO PIBIC

Leia mais

13º PRÊMIO DESTAQUE NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA REGULAMENTO CAPÍTULO I - O PRÊMIO

13º PRÊMIO DESTAQUE NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA REGULAMENTO CAPÍTULO I - O PRÊMIO 13º PRÊMIO DESTAQUE NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - 2015 REGULAMENTO CAPÍTULO I - O PRÊMIO Art. 1º - O Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica foi instituído pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS NAS MODALIDADES OBRIGATÓRIOS E NÃO OBRIGATÓRIO, DE GRADUAÇÃO PARA A EMBRAPA AGROPECUÁRIA OESTE Nº 01/2017

EDITAL DE ABERTURA DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS NAS MODALIDADES OBRIGATÓRIOS E NÃO OBRIGATÓRIO, DE GRADUAÇÃO PARA A EMBRAPA AGROPECUÁRIA OESTE Nº 01/2017 EDITAL DE ABERTURA DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS NAS MODALIDADES OBRIGATÓRIOS E NÃO OBRIGATÓRIO, DE GRADUAÇÃO PARA A EMBRAPA AGROPECUÁRIA OESTE Nº 01/2017 O Chefe-Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, em conformidade

Leia mais

REGULAMENTO. Bolsa Instituto TIM OBMEP

REGULAMENTO. Bolsa Instituto TIM OBMEP REGULAMENTO Bolsa Instituto TIM OBMEP A bolsa Instituto TIM OBMEP é uma iniciativa do Instituto TIM, em parceria com a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP com o objetivo de dar

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N.º 38/2018-PPG/CPG/UEMA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N.º 38/2018-PPG/CPG/UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N.º 38/-PPG/CPG/UEMA MESTRADO PROFISSIONAL EM DEFESA SANITÁRIA ANIMAL A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Leia mais

II SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, ENSINO, PESQUISA E INOVAÇÃO. IFPR campus CASCAVEL. 01 e 02 setembro de 2016

II SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, ENSINO, PESQUISA E INOVAÇÃO. IFPR campus CASCAVEL. 01 e 02 setembro de 2016 II SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, ENSINO, PESQUISA E INOVAÇÃO IFPR campus CASCAVEL 01 e 02 setembro de 2016 O Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Paraná campus Cascavel constitui-se

Leia mais

1º Seminário Estadual sobre Territorialidade RS

1º Seminário Estadual sobre Territorialidade RS 1º Seminário Estadual sobre Territorialidade RS UNIDADE EM BAGÉ CAMPUS REGIONAL IV PERÍODO DE REALIZAÇÃO 19 a 21 de OUTUBRO DE 2016 EDITAL DE ABERTURA O Pró-Reitor de Extensão, Prof. Ernane Ervino Pfüller,

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA PROJETO EUREKA EDITAL DO PROGRAMA DA 2ª OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO LÓGICO 1 2º/2015.

INSTITUTO POLITÉCNICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA PROJETO EUREKA EDITAL DO PROGRAMA DA 2ª OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO LÓGICO 1 2º/2015. INSTITUTO POLITÉCNICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA PROJETO EUREKA EDITAL DO PROGRAMA DA 2ª OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO LÓGICO 1 2º/2015. A coordenação do Instituto Politécnico do Centro Universitário Una torna

Leia mais

OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA 7ª EDIÇÃO

OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA 7ª EDIÇÃO OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA 7ª EDIÇÃO REGULAMENTO 2012 (18/02/2012) 1.0 DOS OBJETIVOS A Olimpíada Baiana de Química (OBAQ), evento integrante do Programa Nacional Olimpíadas de Química, é uma promoção

Leia mais

b) possuir carga horária disponível para a realização das atividades do Programa; c) ser professor da disciplina no período vigente das monitorias.

b) possuir carga horária disponível para a realização das atividades do Programa; c) ser professor da disciplina no período vigente das monitorias. EDITAL Nº 03/2016 - CONSEPE A Direção da Faculdade Herrero torna públicos os procedimentos e normas para inscrição e seleção de Monitores 2016/2. Este Edital está em conformidade com a RESOLUÇÃO Nº 11/2010

Leia mais

XX CECEMM. Edital Público. São Carlos, SP, 14 de abril de Início da submissão dos resumos expandidos 26 de março de 2018

XX CECEMM. Edital Público. São Carlos, SP, 14 de abril de Início da submissão dos resumos expandidos 26 de março de 2018 XX CECEMM Edital Público. São Carlos, SP, 14 de abril de 2018 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. DATAS IMPORTANTES Início da submissão dos resumos expandidos 26 de março de 2018 Início das inscrições 22 de abril

Leia mais

Faculdade do Vale do Rio Arinos. Regulamento do Programa de Monitoria Acadêmica do Ensino de Graduação da AJES. Juara - MT 2015

Faculdade do Vale do Rio Arinos. Regulamento do Programa de Monitoria Acadêmica do Ensino de Graduação da AJES. Juara - MT 2015 Regulamento do Programa de Monitoria Acadêmica do Ensino de Graduação da AJES Juara - MT 2015 A AJES, no âmbito das suas atividades acadêmicas, em articulação com Ensino, Extensão e Pesquisa de Graduação,

Leia mais

REGULAMENTO OLIMPÍADA JURÍDICA ESCOLAR

REGULAMENTO OLIMPÍADA JURÍDICA ESCOLAR 1 REGULAMENTO OLIMPÍADA JURÍDICA ESCOLAR 2017 1 - PARTICIPANTES A Olimpíada Jurídica do Escolar é uma competição direcionada a alunos que estejam regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental

Leia mais

EDITAL 01/2017 EDITAL DE ABERTURA DO VESTITULAR FUCAPE

EDITAL 01/2017 EDITAL DE ABERTURA DO VESTITULAR FUCAPE EDITAL 01/2017 EDITAL DE ABERTURA DO VESTITULAR FUCAPE A Comissão Coordenadora do Processo Seletivo da Faculdade FUCAPE, para conhecimento de todos os interessados, torna público que, nos períodos indicados

Leia mais

Regulamento Projeto INTROCOMP

Regulamento Projeto INTROCOMP Regulamento Projeto INTROCOMP A Universidade Federal do Espírito Santo UFES, torna pública a abertura das inscrições do processo seletivo para ingresso no Projeto INTROCOMP (Introdução à Computação - Programação

Leia mais

OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA

OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA 1.0 DOS OBJETIVOS OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA REGULAMENTO 2014 (27/05/2014) 9ª EDIÇÃO A Olimpíada Baiana de Química (OBAQ), evento integrante do Programa Nacional Olimpíadas de Química, é uma promoção

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 153/2017

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 153/2017 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 153/2017 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e o número de vagas para a realização do Processo Seletivo de Verão 2018 para o curso de Medicina da Universidade de Taubaté. O

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA VI IFCITEC FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFRSCAMPUS CANOAS

REGULAMENTO GERAL DA VI IFCITEC FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFRSCAMPUS CANOAS REGULAMENTO GERAL DA VI IFCITEC FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFRSCAMPUS CANOAS A Comissão Organizadora da VI IFCITEC Feira de Ciências e Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS: QUANDO? ONDE? POR QUÊ?

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS: QUANDO? ONDE? POR QUÊ? 110. ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS:

Leia mais

XXVI Concurso Nacional de Poesias Augusto dos Anjos

XXVI Concurso Nacional de Poesias Augusto dos Anjos XXVI Concurso Nacional de Poesias Augusto dos Anjos Este edital tem o objetivo de estabelecer normas para o recebimento de poesias do 26º Concurso Nacional de Poesias Augusto dos Anjos, promovido pela

Leia mais

FACULDADE 2 DE JULHO EDITAL Nº 02/2017 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS

FACULDADE 2 DE JULHO EDITAL Nº 02/2017 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS FACULDADE 2 DE JULHO EDITAL Nº 02/2017 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS Diretor Geral da Faculdade 2 de Julho, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente edital de abertura de inscrições, visando

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA-PROPIT DIRETORIA DE PESQUISA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA-PROPIT DIRETORIA DE PESQUISA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA-PROPIT DIRETORIA DE PESQUISA EDITAL 01/2010 PIBIC/UFOPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE

Leia mais

EDITAL N. 01/ DO GRUPO DE PESQUISA

EDITAL N. 01/ DO GRUPO DE PESQUISA EDITAL N. 01/2015 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE PESQUISADORES NO GRUPO DE PESQUISA RETRABALHANDO O DIREITO, VINCULADO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA

Leia mais

OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA (XI EDIÇÃO) REGULAMENTO 2017 (25/04/2017) I - estimular o ensino, o estudo e a pesquisa no campo da Química.

OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA (XI EDIÇÃO) REGULAMENTO 2017 (25/04/2017) I - estimular o ensino, o estudo e a pesquisa no campo da Química. OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA (XI EDIÇÃO) REGULAMENTO 2017 (25/04/2017) 1.0 DOS OBJETIVOS A Olimpíada Baiana de Química (OBAQ), evento integrante do Programa Nacional Olimpíadas de Química, é uma promoção

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo. Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo. Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange BOLSA PARCIAL DE ESTUDOS PARA MONITORIA Campinas 2012 REGULAMENTO CAPÍTULO I DAS

Leia mais

Regulamento Projeto INTROCOMP

Regulamento Projeto INTROCOMP Regulamento Projeto INTROCOMP A Universidade Federal do Espírito Santo UFES, torna pública a abertura das inscrições do processo seletivo para ingresso no Projeto INTROCOMP (Introdução à Computação - Programação

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-SÃO MATEUS 001/2017

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-SÃO MATEUS 001/2017 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-SÃO MATEUS 001/2017 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE NORTE CAPIXABA

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANÁ. Projetando um Futuro Promissor 22 a 26 de setembro de 2014

UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANÁ. Projetando um Futuro Promissor 22 a 26 de setembro de 2014 UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANÁ IV SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA Projetando um Futuro Promissor 22 a 26 de setembro de 2014 Edital de Participação na Mostra de Iniciação Científica

Leia mais

Ensino Fundamental e Ensino Médio

Ensino Fundamental e Ensino Médio Ensino Fundamental e Ensino Médio VII OLÍMPIADA INTERNA DO CONHECIMENTO 2018 REGULAMENTO GERAL TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º A Direção do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora Petrolina/PE,

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA ESTÁCIO DE CURITIBA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC COORDENAÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL nº 001/2015

FACULDADE DE TECNOLOGIA ESTÁCIO DE CURITIBA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC COORDENAÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL nº 001/2015 1 FACULDADE DE TECNOLOGIA ESTÁCIO DE CURITIBA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC COORDENAÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL nº 001/2015 Curitiba, 25 de março de 2015. A COORDENAÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA,

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE

Leia mais

Faculdade Senai de Tecnologia de Santos REGULAMENTO BOLSA PARCIAL DE ESTUDOS PARA MONITORIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Faculdade Senai de Tecnologia de Santos REGULAMENTO BOLSA PARCIAL DE ESTUDOS PARA MONITORIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO BOLSA PARCIAL DE ESTUDOS PARA MONITORIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º A monitoria consiste em atividades de apoio à ação docente, realizadas pelos alunos com a finalidade

Leia mais

LAI LIGA ACADÊMICA DE IMUNIZAÇÃO DE ENFERMAGEM EDITAL DO PROCESSO SELETIVO

LAI LIGA ACADÊMICA DE IMUNIZAÇÃO DE ENFERMAGEM EDITAL DO PROCESSO SELETIVO LAI LIGA ACADÊMICA DE IMUNIZAÇÃO DE ENFERMAGEM EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2018.1 A Liga Acadêmica de Imunização de Enfermagem LAI da Universidade CEUMA - UniCEUMA, no uso de suas atribuições legais, torna

Leia mais

Deliberação CG-FD Nº02/2011

Deliberação CG-FD Nº02/2011 Deliberação CG-FD Nº02/2011 Regulamenta as atividades de monitoria realizadas por alunos de graduação. Art. 1º - A presente Deliberação regulamenta as funções de monitor exercidas por alunos matriculados

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO PUC-CHILE EDITAL DRE n 016/16

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO PUC-CHILE EDITAL DRE n 016/16 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO PUC-CHILE EDITAL DRE n 016/16 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública a abertura de inscrições

Leia mais

REGULAMENTO. I Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa Tecendo Saberes do nosso povo. 1ª Edição Apresentação

REGULAMENTO. I Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa Tecendo Saberes do nosso povo. 1ª Edição Apresentação REGULAMENTO I Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa Tecendo Saberes do nosso povo 1ª Edição 2016 Apresentação A I Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa - Tecendo saberes do nosso povo é uma iniciativa

Leia mais

Avenida Nicanor Marques, 245. Exposição. Castelo/ES. Cep:

Avenida Nicanor Marques, 245. Exposição. Castelo/ES. Cep: EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-CASTELO 002/2015 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE DE CASTELO MULTIVIX-Castelo,

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE ESTUDANTES MONITORES PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE/REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE DA UFG 2013/2015

EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE ESTUDANTES MONITORES PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE/REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE DA UFG 2013/2015 EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE ESTUDANTES MONITORES PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE/REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE DA UFG 2013/2015 EDITAL Nº 08/2015 A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade

Leia mais

EDITAL Nº 09, DE 04 DE ABRIL DE Edital de Seleção de Bolsista de Iniciação Científica e/ou Tecnológica

EDITAL Nº 09, DE 04 DE ABRIL DE Edital de Seleção de Bolsista de Iniciação Científica e/ou Tecnológica EDITAL Nº 09, DE 04 DE ABRIL DE 2017. Edital de Seleção de Bolsista de Iniciação Científica e/ou Tecnológica O Diretor-geral Pro Tempore do IFRS -, no uso de suas atribuições, por intermédio da Comissão

Leia mais

EDITAL Nº 247/2018 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU

EDITAL Nº 247/2018 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU EDITAL Nº 247/2018 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS CONTEMPORÂNEAS O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA,

Leia mais

8ª REUNIÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS (ReIC/UniSL)

8ª REUNIÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS (ReIC/UniSL) 8ª REUNIÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS (ReIC/UniSL) 05 a 07 DE OUTUBRO DE 2016 1- REGULAMENTO GERAL Poderão participar da 8ª Reunião de Iniciação Científica do Centro Universitário

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 164/2016

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 164/2016 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 164/2016 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e o número de vagas para a realização do Processo Seletivo Verão 2017 para o curso de Medicina da Universidade de Taubaté. O CONSELHO

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 041/2016

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 041/2016 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 041/2016 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e o número de vagas para a realização do Processo Seletivo de Inverno-2016 para o curso de Medicina da Universidade de Taubaté.

Leia mais

IV SEMANA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO EDITAL 2016

IV SEMANA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO EDITAL 2016 IV SEMANA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO EDITAL 2016 A Universidade Federal Fluminense realizará a Agenda Acadêmica UFF 2016, no período de 17 a 23 de outubro de 2016. Este evento anual tem como objetivo

Leia mais

REGULAMENTO 8º Prêmio Inovação em Educação

REGULAMENTO 8º Prêmio Inovação em Educação REGULAMENTO 8º Prêmio Inovação em Educação I DA INSTITUIÇÃO DA PREMIAÇÃO II DAS CATEGORIAS III DAS INSCRIÇÕES IV DOS PROJETOS V DO JULGAMENTO VI DAS DATAS VII DA COORDENAÇÃO I DA INSTITUIÇÃO DA PREMIAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO 10º Prêmio Inovação em Educação

REGULAMENTO 10º Prêmio Inovação em Educação REGULAMENTO 10º Prêmio Inovação em Educação I DA INSTITUIÇÃO DA PREMIAÇÃO II DAS CATEGORIAS III DAS INSCRIÇÕES IV DOS PROJETOS V DO JULGAMENTO VI DAS DATAS VII DA COORDENAÇÃO I DA INSTITUIÇÃO DA PREMIAÇÃO

Leia mais

Processos Seletivos 2017 Educação a Distância VESTIBULAR GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EaD PN

Processos Seletivos 2017 Educação a Distância VESTIBULAR GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EaD PN Processos Seletivos 2017 Educação a Distância VESTIBULAR GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA 2017.2 EaD PN Aditivo nº 21 ao Edital de Vestibular de 2017 Educação a Distância, que rege o Vestibular ÚLTIMAS VAGAS 2017.2

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE ESTUDANTES MONITORES PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE/REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE DA UFG 2013/2015

EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE ESTUDANTES MONITORES PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE/REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE DA UFG 2013/2015 EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE ESTUDANTES MONITORES PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE/REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE DA UFG 2013/2015 EDITAL Nº 64/2013 A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE RONDÔNIA E ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM DE RONDÔNIA EDITAL DE MONITORIA DA SENFRO 2018

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE RONDÔNIA E ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM DE RONDÔNIA EDITAL DE MONITORIA DA SENFRO 2018 CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE RONDÔNIA E ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM DE RONDÔNIA EDITAL DE MONITORIA DA SENFRO 2018 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA DA SEMANA DE ENFERMAGEM DE

Leia mais

10º PRÊMIO DESTAQUE NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Regulamento CAPÍTULO I. Do Prêmio

10º PRÊMIO DESTAQUE NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Regulamento CAPÍTULO I. Do Prêmio 10º PRÊMIO DESTAQUE NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - 2012 Regulamento CAPÍTULO I Do Prêmio Art. 1º - O Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica foi instituído, em 2003, pelo Conselho Nacional

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COORDENAÇÃO DE PESQUISA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COORDENAÇÃO DE PESQUISA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COORDENAÇÃO DE PESQUISA EDITAL POSGRAP/COPES/UFS nº 05/2015 25º ENCONTRO DE INICIAÇÃO

Leia mais