AULA 8 Polimorfismo de: coerção, overloading, inclusão e paramétrico Prof. Dr. Fernando Henrique Campos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AULA 8 Polimorfismo de: coerção, overloading, inclusão e paramétrico Prof. Dr. Fernando Henrique Campos"

Transcrição

1 Câmpus Santa Helena Curso: Ciência da Computação Disciplina: Programação Orientada a Objetos AULA 8 Polimorfismo de: coerção, overloading, inclusão e paramétrico Prof. Dr. Fernando Henrique Campos

2 Tema Polimorfismo de: coerção, overloading, inclusão e paramétrico Objetivos Entender o que é e para que serve o polimorfismo; Compreender os tipos de polimorfismo e suas aplicações; Compreender o que é amarração estática e dinâmica. Prof. Dr. Fernando Henrique Campos

3 Abstração Encapsulamento Herança Polimorfismo Pilares Orientação a Objetos Aula 8 Uma linguagem é caracterizada como Orientada a Objetos quando atende aos quatros seguintes tópicos: Orientação a Objetos

4 Polimorfismo O que é? O termo polimorfismo é originário do grego e significa muitas formas. Poli = Muitas Morphos = Formas Aula 8

5 Polimorfismo O que é polimorfismo? Aula 8 Capacidade de uma referência de classe de se associar a instâncias de diferentes classes em tempo de execução. Capacidade de um método de uma classe poder se adaptar a cada objeto derivado dela É uma das principais habilidades da orientação a objetos que consiste na operações se adequarem automaticamente aos objetos aos quais estão sendo aplicadas.

6 Polimorfismo Exemplo Pessoa sexo: char idade: int peso: double andar( ) falar ( ) Bebe Crianca Adulto Idoso andar( ) falar ( ) andar( ) falar ( ) andar( ) falar ( ) andar( ) falar ( )

7 Polimorfismo Exemplo Aula 8 imprimir( ) Idéia chave: Cada objeto sabe agir corretamente em resposta a mesma chamada de método!!

8 Polimorfismo Vantagens do polimorfismo Aula 8 Projeto e implementação de sistemas que são facilmente extensíveis; Novas classes podem ser adicionadas a partes gerais do programa com pouca ou nenhuma modificação; Através da utilização do polimorfismo é possível trazer clareza ao código, diminuir linhas do mesmo e ainda é possível inserir aplicações flexíveis; Para utilizar o polimorfismo, os objetos devem executar as mesmas ações (métodos), mesmo que com comportamentos diferentes.

9 Polimorfismo Tipos de Polimorfismo Polimorfismo Universal Ad-Hoc Paramétrico Inclusão Overloading Coerção

10 Polimorfismo Tipos de Polimorfismo Polimorfismo Universal Ad-Hoc Paramétrico Inclusão Overloading Coerção

11 Polimorfismo Ad-Hoc Aula 8 É o polimorfismo que ocorre em tempo de compilação; É implementado quando se deseja definir uma coisa específica; Diferente do universal, não pode ser usado em todo o lugar, logo sabemos quantas vezes ele será aplicado.

12 Polimorfismo Tipos de Polimorfismo Polimorfismo Universal Ad-Hoc Paramétrico Inclusão Overloading Coerção

13 Tipos de Polimorfismo Coerção Aula 8 A linguagem de programação tem um mapeamento interno entre tipos Exemplo: Se o operador + é definido para somar dois número do tipo real e um inteiro é passado como parâmetro então o inteiro é coargido para real.

14 Tipos de Polimorfismo Coerção Exemplo

15 Prof. Dr. Fernando Henrique Campos Aula 8

16 Polimorfismo Tipos de Polimorfismo Polimorfismo Universal Ad-Hoc Paramétrico Inclusão Overloading Coerção

17 Tipos de Polimorfismo Aula 8 Overloading (Sobrecarga de métodos) A permite que um nome de função seja usado mais de uma vez com diferentes assinaturas (tipos de parâmetros); Nesse caso, compilador automaticamente chama a função correta que deve ser utilizada. O que é a assinatura de um método??

18 Assinaturas Assinatura do método Aula 8 Refere-se a quantidade, tipos e ordem dos argumentos de um método Dessa forma podem existir métodos com o mesmo nome mas assinaturas diferentes Se a quantidade de argumentos for diferente as assinaturas são diferentes Se os tipos dos argumentos são diferentes as assinaturas são diferentes Se a ordem dos tipos dos argumentos forem diferentes as assinaturas são diferentes

19 Assinatura do métodos Exemplo calcular ( ) calcular (int x) calcular (double x) calcular (int x, double y) calcular (double x, int y) calcular (double x, int y, double z)

20 Tipos de Polimorfismo Overloading (Sobrecarga de métodos) Exemplo Aula 8

21 Prof. Dr. Fernando Henrique Campos Aula 8

22 Sobrecarga de métodos construtores Overloading (Sobrecarga de métodos) O método construtor, também é um método, dessa forma é possível definir mais do que um método construtor seguindo as mesmas regras de sobrecarga de métodos. A partir do momento em que é definido um método construtor diferente do Default, o compilador não aceitará mais o construtor Default.

23 Overloading (Sobrecarga de métodos) Sobrecarga de métodos construtores Exemplo Aula 8 public class Pessoa { public Pessoa ( ) { //método construtor default } }

24 Overloading (Sobrecarga de métodos) Sobrecarga de métodos construtores Exemplo public class Pessoa { public Pessoa ( ) { //método construtor } public Pessoa (String nome) { //método construtor } public Pessoa (String nome, int idade) { //método construtor } } Aula 8

25 Prof. Dr. Fernando Henrique Campos Aula 8

26 Polimorfismo Tipos de Polimorfismo Polimorfismo Universal Ad-Hoc Paramétrico Inclusão Overloading Coerção

27 Polimorfismo Universal Aula 8 É o polimorfismo que ocorre em tempo de execução; Pode ser aplicado em vários casos, logo não pode se saber quantas vezes ele será aplicado; Funcionada potencialmente em um conjunto infinito de tipos de modo disciplinado.

28 Polimorfismo Tipos de Polimorfismo Polimorfismo Universal Ad-Hoc Paramétrico Inclusão Overloading Coerção

29 Tipos de Polimorfismo Inclusão (Polimorfismo de herança, Overriding, Sobreposição ou reescrita de métodos) Estudo de caso Aula 8 Em uma empresa além de seu salário fixo todos os funcionários recebem uma bonificação padrão de 10% sobre o salário Para funções que requerem mais responsabilidade no entanto a bonificação sobre o salário é maior: Supervisor (20%), Gerente(30%) e Diretor (40%)

30 Overriding (Sobreposição ou reescrita de métodos) Estudo de caso Funcionario salario: double exibirsalario( ) adicionarbonificacao( ) Aula 8 Supervisor Gerente Diretor

31 Tipos de Polimorfismo Inclusão (Polimorfismo de herança, Overriding, Sobreposição ou reescrita de métodos) Também conhecido como polimorfismo de subclasse (ou subtipo); É o polimorfismo mais comum suportado pela maioria de linguagens de programação; Permite a redefinição de métodos de uma classe Filha; A redefinição de um método em subclasses herdeiras de uma classe base chama-se especialização.

32 Tipos de Polimorfismo Aula 8 Inclusão (Polimorfismo de herança, Overriding, Sobreposição ou reescrita de métodos) Sobreposição de métodos (override) em programação orientada a objetos, é um recurso da linguagem que permite que a subclasse, rescreva uma implementação especifica de um método que já esta previsto em uma superclasse; A implementação na subclasse sobrepõe a implementação na superclasse.

33 Tipos de Polimorfismo Inclusão (Polimorfismo de herança, Overriding, Sobreposição ou reescrita de métodos) Deve ser utilizado o mesmo nome e assinatura do método; É explicitado pela no Java é nada mais nada menos que um diretiva de compilação, ou seja, ela orienta o compilador para alocação de memória, indicando que logo a seguir tem um método que deverá ser sobrescrito; Orienta também o desenvolvedor de aquele método já foi escrito na superclasse.

34 Tipos de Polimorfismo Inclusão (Polimorfismo de herança, Overriding, Sobreposição ou reescrita de métodos) Exemplo Aula 8

35 Inclusão (Polimorfismo de herança, Overriding, Sobreposição ou reescrita de métodos) Exemplo Aula 8 Peca - valor: double mover( ) Cavalo Peao Rei mover( ) mover( ) mover( )

36 Inclusão (Polimorfismo de herança, Overriding, Sobreposição ou reescrita de métodos) Exemplo public class Peca { int valor; public void mover ( ) { } } public class Rei extends Peca public void mover ( ) { } } Aula 8

37 Sobreposição ou reescrita de métodos (override) Estudo de caso Funcionario salario: double exibirsalario( ) adicionarbonificacao( ) Aula 8 Supervisor Gerente Diretor adicionarbonificacao( ) adicionarbonificacao( ) adicionarbonificacao( )

38 Prof. Dr. Fernando Henrique Campos Aula 8

39 Polimorfismo Static binding X Dynamic ou late binding Estudo de caso

40 Polimorfismo Princípios do polimorfismo em herança Uma variável declarada em uma classe pode ser instanciada em qualquer subclasse. Exemplo Peca peca = new Cavalo(); Peca pedra = new Peao(); Peca Cavalo - tipo: String - valor: double mover( ) Peao mover( ) mover( )

41 Polimorfismo Princípios do polimorfismo em herança A decisão de quem chamar, depende do tipo de amarração (binding) Estática (Static) Dinâmica ou tardia (Dynamic or Late)

42 Polimorfismo Static binding X Dynamic ou late binding Amarração é a ligação da chamada de um método ao método; Amarração estática (static binding): define permanentemente o endereço do método durante a compilação; Amarração dinâmica ou tardia (dynamic or late binding): determina o endereço do método acionado no momento da execução.

43 Static binding Antigamente mover() mover() compilação 5027 call 5027 Amarração estática: decide a ligação entre chamada e execução na hora da compilação (na execução fica muito rápida)

44 Dynamic ou late binding Linguagens Modernas Peca mover() mover( ) Peca p1 = new Peca() Peca p1 = new Cavalo()? Cavalo mover( ) p1.mover()? mover()

45 Polimorfismo Aula 8 Amarração estática (Static binding) Problema E se a instanciação ocorrer dentro de um if? Como o compilador vai saber quem foi instanciado? É impossível o compilador saber em tempo de compilação quem será instanciado; O compilador não tem com decidir em tempo de compilação quem será chamado; O C++ decide pelo tipo da variável declarada então amarra na hora da compilação ao mover() da Superclasse, não importa quem você instanciou, isso é uma amarração estática.

46 Polimorfismo Static binding X Dynamic ou late binding Amarração é a ligação da chamada de um método ao método; Amarração estática (static binding): define permanentemente o endereço do método durante a compilação; Amarração dinâmica ou tardia (dynamic or late binding): determina o endereço do método acionado no momento da execução.

47 Polimorfismo Amarração dinâmica ou tardia (Dynamic or late binding) Na hora da compilação ele não resolve; Ele cria uma tabela de opções chamada de Vtable; Decide na hora da execução de acordo com o objeto instanciado (indireto).

48 Dynamic ou late binding Linguagens Modernas Peca mover() mover( ) Peca p1 = new Peca() Peca p1 = new Cavalo() Cavalo p1.mover() mover() mover( )

49 Dynamic ou late binding Linguagens Modernas Peca mover() mover( ) Peca p1 = new Peca() Peca p1 = new Cavalo() Cavalo mover( ) p1.mover() VTable Peca Cavalo mover()

50 Polimorfismo Amarração dinâmica ou estática Qual dos dois é mais coerentes? O Java e todas linguagens modernas, python, javascript não tem static binding; Mas por que o c++ tem static binding? É mais rápido

51 Prof. Dr. Fernando Henrique Campos Aula 8

52 Sobrecarga de Objetos Sobrecarga de Objetos Estudo de caso

53 Sobrecarga de Objetos Estudo de caso Animal emitirsom() Galinha Vaca Burro emitirsom() emitirsom() emitirsom()

54 Sobrecarga de Objetos Sobrecarga de Objetos Estudo de caso Problema Ao ser clicado sobre um animal deverá ser obrigatoriamente instanciada uma classe para emitir o som dele; Sobrecarga de memória. EXISTE OUTRA MANEIRA DE RESOLVER ISSO?

55 Sobrecarga de Objetos Estudo de caso Animal SomAnimal emitirsom() Som(animal: Animal) Galinha Vaca Burro emitirsom() emitirsom() emitirsom()

56 Sobrecarga de Objetos Estudo de caso

57 Sobrecarga de Objetos Estudo de caso Animal SomAnimal emitirsom() Som(animal: Animal) Galinha Vaca Burro emitirsom() emitirsom() emitirsom()

58 Polimorfismo Tipos de Polimorfismo Polimorfismo Universal Ad-Hoc Paramétrico Inclusão Overloading Coerção

59 Tipos de Polimorfismo Paramétrico Aula 8 Uma única classe ou método pode ser utilizado com um conjunto de dados de diferentes tipos (sem qualquer relação entre si); São conhecidos como Classe ou métodos genéricos ou tipos genéricos. TEREMOS UMA AULA TRATANDO ESPECÍFICAMENTE DESTE TIPO DE POLIMORFISMO!

60 Revisão O que é quais são os tipos de polimorfismo? Quais as diferenças entre amarração estática e tardia? Prof. Dr. Fernando Henrique Campos

61 Câmpus Santa Helena Curso: Ciência da Computação Disciplina: Programação Orientada a Objetos OBRIGADO!!!! Prof. Dr. Fernando Henrique Campos

Programação Java (nível intermediário) 4. Polimorfismo

Programação Java (nível intermediário) 4. Polimorfismo Programação Java (nível intermediário) 4 Polimorfismo Introdução Uma linguagem orientada a objetos nos permite definir novos tipos para variáveis Nós definimos um novo tipo através de uma classe Este tipo

Leia mais

Laboratório de programação II

Laboratório de programação II Laboratório de programação II Herança e Polimorfismo Edson Moreno edson.moreno@pucrs.br http://www.inf.pucrs.br/~emoreno Herança Mecanismo da Orientação a Objeto que permite criar novas classes aproveitando

Leia mais

Polimorfismo. O que é polimorfismo?

Polimorfismo. O que é polimorfismo? O que é polimorfismo? Polimorfismo Significa que variáveis podem referenciar mais do que um tipo. Não é um conceito novo e várias linguagens de programação aplicam. Funções são polimórficas quando seus

Leia mais

Classe Abstrata e Interface

Classe Abstrata e Interface Orientação a objetos com Java Classe Abstrata e Interface Byron Leite byron.leite@gmail.com 1 Herança Agenda Geral Parte 04 Encapsulamento Pacotes Modificadores de Acesso private, default, protected, public

Leia mais

C O N S T R U T O R E S E S O B R E C A R G A P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O

C O N S T R U T O R E S E S O B R E C A R G A P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O C O N S T R U T O R E S E S O B R E C A R G A P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O NOME DE CLASSES Toda classe deve começar com uma letra maiúscula. Não pode conter letras não ASCII (caracteres

Leia mais

Programação. Orientada a Objetos: Herança. Objetos. Relacionamento entre classes. Análise e Projeto Orientados a. Objetos

Programação. Orientada a Objetos: Herança. Objetos. Relacionamento entre classes. Análise e Projeto Orientados a. Objetos Programação Orientada a Objetos: Herança Alexandre César Muniz de Oliveira Análise e Projeto Orientados a Objetos A análise orientada a objetos Determina o que o sistema deve fazer: Quais os atores envolvidos?

Leia mais

Universidade da Beira Interior Cursos: Engenharia Informática, Matemática /Informática e Ensino da Informática

Universidade da Beira Interior Cursos: Engenharia Informática, Matemática /Informática e Ensino da Informática 6 Polimorfismo Sobrecarga (overloading) de métodos: public class x { public void m1( ) {... sobrecarga do método m1 public void m1 ( int p ) {... Diz-se que o nome de um método foi sobrecarregado ( overloaded

Leia mais

Linguagem de Programação III

Linguagem de Programação III Linguagem de Programação III Aula-7 Reutilização de Classes Prof. Esbel Tomás Valero Orellana Até Aqui Introdução a POO e sua implementação em Java Atributos, métodos e encapsulamento dos mesmos Trabalhando

Leia mais

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro 5 Polimorfismo Sobrecarga (overloading) de métodos: public class x { public void m1( ) {... sobrecarga do método m1 public void m1 ( int p ) {... - Diz-se que o nome de um método foi sobrecarregado ( overloaded

Leia mais

Avançando em Java com Polimorfismo. Prof.: Hugo Barros

Avançando em Java com Polimorfismo. Prof.: Hugo Barros Avançando em Java com Polimorfismo Prof.: Hugo Barros Tópicos da Aula Polimorfismo: Exemplos de polimorfismo Vantagens do polimorfismo Tipos de polimorfismo Métodos Abstratos Classes Abstratas Vinculação

Leia mais

Linguagem de Programação Orientada a Objeto Polimorfismo, Classes Abstractas e Interfaces

Linguagem de Programação Orientada a Objeto Polimorfismo, Classes Abstractas e Interfaces Linguagem de Programação Orientada a Objeto Polimorfismo, Classes Abstractas e Interfaces Professora Sheila Cáceres Polimorfismo Polimorfismo Polimorfismo é a característica única de linguagens orientadas

Leia mais

Java para Desktop. Programação Orientada à Objetos 2 JSE

Java para Desktop. Programação Orientada à Objetos 2 JSE Java para Desktop Programação Orientada à Objetos 2 JSE Encapsulamento significa "ocultar informações, ele define que cada objeto contém todos os detalhes de implementação necessários sobre como ele funciona

Leia mais

PCS3111. Laboratório de Programação Orientada a Objetos para Engenharia Elétrica. Aula 6: Polimorfismo

PCS3111. Laboratório de Programação Orientada a Objetos para Engenharia Elétrica. Aula 6: Polimorfismo PCS3111 Laboratório de Programação Orientada a Objetos para Engenharia Elétrica Aula 6: Polimorfismo Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Conceito de polimorfismo 2 Polimorfismo A palavra vem

Leia mais

Conceitos de Programação Orientada a Objetos

Conceitos de Programação Orientada a Objetos Conceitos de Programação Orientada a Objetos Tatyana Bitencourt Com as técnicas de orientação a objeto, é possível obter resultados considerados impossíveis pensando de maneira estruturada. Como Java não

Leia mais

Sobreposição de Métodos

Sobreposição de Métodos Universidade Católica de Pernambuco Ciência da Computação Prof. Márcio Bueno poonoite@marciobueno.com Fonte: Material da Profª Karina Oliveira Programação Orientada a Objeto - Márcio Bueno 2 Contextualizando

Leia mais

Programação Orientada a Objetos. Professor: André Luis Meneses Silva br.geocities.com/programacao2ufs

Programação Orientada a Objetos. Professor: André Luis Meneses Silva br.geocities.com/programacao2ufs Programação Orientada a Objetos Professor: André Luis Meneses Silva andreluis.ms@gmail.com br.geocities.com/programacao2ufs [ Conteúdo ] Objeto Mensagens Classe Encapsulamento Visibilidade Membros de Instância

Leia mais

Linguagens de Programação Aula 12

Linguagens de Programação Aula 12 Linguagens de Programação Aula 12 Celso Olivete Júnior olivete@fct.unesp.br Na aula passada Implementando subprogramas 2 Na aula de hoje Suporte para a programação orientada a objetos 3 Roteiro Introdução

Leia mais

Programação Java. Marco Fagundes. - Herança, Classes Abstratas e Interfaces Marco Fagundes -

Programação Java. Marco Fagundes. - Herança, Classes Abstratas e Interfaces Marco Fagundes - Programação Java - Herança, Classes Abstratas e Interfaces - Marco Fagundes mfagundes@tre-pa.gov.br 1 Tópicos Herança Ligação Dinâmica Polimorfismo 2 Herança Herança é um conceito que mapeia as classes

Leia mais

Recapitulando. Construtores: (Overload assinatura) public Circle() {...} public Circle(double x, double y, double r) {... }

Recapitulando. Construtores: (Overload assinatura) public Circle() {...} public Circle(double x, double y, double r) {... } Recapitulando Orientação a objetos: programas organizados em torno da definição de classes, instanciação de objetos e troca de mensagens. Declaração de variáveis de referencia: Circle c; Criação/instanciação

Leia mais

Paradigmas de Linguagens de Programação. Suporte para Programação Orientada a Objeto

Paradigmas de Linguagens de Programação. Suporte para Programação Orientada a Objeto Suporte para Programação Orientada a Objeto Cristiano Lehrer Categoria das Linguagens que Suportam POO Suporte a POO acrescentado a uma linguagem já existente: C++ (também suporta programação procedural

Leia mais

Classes e Objetos. Sintaxe de classe em Java

Classes e Objetos. Sintaxe de classe em Java Classes e Objetos Classes e Objetos A Programação Orientada a Objetos (POO) é uma técnica de programação que se baseia na construção de classes e utilização de objetos. Os objetos são formados por dados

Leia mais

Herança. Herança. Herança. Herança. Herança. Programação Orientada a Objetos

Herança. Herança. Herança. Herança. Herança. Programação Orientada a Objetos e Ligação Dinâmica Programação Orientada a Objetos e Polimorfismo A é a contribuição original do paradigma de programação orientado a objetos Fundamentos chave do paradigma OO: Abstração de Dados A herança

Leia mais

Programação Orientada a Objetos. Vagner Luz do Carmo - Vluzrmos

Programação Orientada a Objetos. Vagner Luz do Carmo - Vluzrmos Programação Orientada a Objetos Vagner Luz do Carmo - Vluzrmos Questão 1 Dada a seguinte classe na linguagem JAVA: public class Carro { public String retornacor(){ ; return Azul ; private String retornachassi(){

Leia mais

Programação Orientada a Objetos. Prof. Diemesleno Souza Carvalho

Programação Orientada a Objetos. Prof. Diemesleno Souza Carvalho Programação Orientada a Objetos Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Programação Orientada a Objetos Na aula passada, vimos: Herança Programação Orientada

Leia mais

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro. Hierarquia de classes e mecanismo de ligação

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro. Hierarquia de classes e mecanismo de ligação 4 Conceito de Herança Hierarquia de classes e mecanismo de ligação Herança Uma classe pode herdar operações de uma superclasse e as suas operações podem ser herdadas por subclasses. O mecanismo de herança

Leia mais

Fundamentos Básicos da linguagem Java (Programação Orientada a Objetos) Prof. Responsáveis Wagner Santos C. de Jesus

Fundamentos Básicos da linguagem Java (Programação Orientada a Objetos) Prof. Responsáveis Wagner Santos C. de Jesus Curso Disciplina Linguagem de Programação II Curso Engenharia da Computação Fundamentos Básicos da linguagem Java (Programação Orientada a Objetos) Site : http://www1.univap.br/~wagner/ec.html Prof. Responsáveis

Leia mais

Herança. Universidade Católica de Pernambuco Ciência da Computação. Prof. Márcio Bueno.

Herança. Universidade Católica de Pernambuco Ciência da Computação. Prof. Márcio Bueno. Universidade Católica de Pernambuco Ciência da Computação Prof. Márcio Bueno poonoite@marciobueno.com Fonte: Material da Profª Karina Oliveira Possibilita o reuso de classes (código-fonte) Usar quando:

Leia mais

Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos. Orientação a Objetos

Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos. Orientação a Objetos Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos Orientação a Objetos Prof. Alessandro Borges 2 Tópicos Introdução à Programação Orientada a Objetos Conceitos Objetivos Classes e Objetos Atributos

Leia mais

Programação por Objectos. Java

Programação por Objectos. Java Programação por Objectos Java Parte 6: Herança e Polimorfismo LEEC@IST Java 1/50 Herança revisão (1) A herança é um mecanismo em que a subclasse constitui uma especialização da superclasse. A superclasse

Leia mais

6 Polimorfismo. Desenvolvimento OO com Java. Vítor E. Silva Souza ~ vitorsouza

6 Polimorfismo. Desenvolvimento OO com Java. Vítor E. Silva Souza  ~ vitorsouza Desenvolvimento OO com Java 6 Polimorfismo Vítor E. Silva Souza (vitorsouza@inf.ufes.br) http://www.inf.ufes.br/ ~ vitorsouza Departamento de Informática Centro Tecnológico Universidade Federal do Espírito

Leia mais

Unidade: Classes Abstratas, Polimorfismo, Sobreposição e Interfaces

Unidade: Classes Abstratas, Polimorfismo, Sobreposição e Interfaces Unidade: Classes Abstratas, Polimorfismo, Sobreposição e Interfaces 0 Unidade: Classes Abstratas, Polimorfismo, Sobreposição e Interfaces Classes Abstratas À medida que você sobe na hierarquia de herança,

Leia mais

UNIDADE 5 Aplicação dos Conceitos de Orientação a Objetos

UNIDADE 5 Aplicação dos Conceitos de Orientação a Objetos UNIDADE 5 Aplicação dos Conceitos de Orientação a Objetos Objetivo da Unidade*: Conhecer e aplicar os conceitos mais importantes associados a orientação a objetos. 5.1 Métodos e atributos estáticos Atributos

Leia mais

Programação de Computadores - I. Profª Beatriz Profº Israel

Programação de Computadores - I. Profª Beatriz Profº Israel Programação de Computadores - I Profª Beatriz Profº Israel Ambiente de Desenvolvimento Herança É um princípio da Programação Orientada a Objetos que permite que as classes compartilhem atributos e métodos

Leia mais

4 Conceito de Herança

4 Conceito de Herança 4 Conceito de Herança Hierarquia de classes e mecanismo de ligação Herança Uma classe pode herdar operações de uma superclasse e as suas operações podem ser herdadas por subclasses. O mecanismo de herança

Leia mais

INF1636 PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS

INF1636 PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS INF1636 PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Departamento de Informática PUC-Rio Ivan Mathias Filho ivan@inf.puc-rio.br Programa Capítulo 5 Conversão de Tipos Polimorfismo O Modificador final O Modificador

Leia mais

Programação OO em Java. Profa Andréa Schwertner Charão DELC/CT/UFSM

Programação OO em Java. Profa Andréa Schwertner Charão DELC/CT/UFSM Programação OO em Java Profa Andréa Schwertner Charão DELC/CT/UFSM Sumário Herança Visibilidade de atributos e métodos Extensão e sobreposição Uso de super Referências para objetos Polimorfismo Conceitos

Leia mais

Herança. Prof. Fernando V. Paulovich 23 de agosto de 2010

Herança. Prof. Fernando V. Paulovich  23 de agosto de 2010 Herança SCC0604 - Programação Orientada a Objetos Prof. Fernando V. Paulovich http://www.icmc.usp.br/~paulovic paulovic@icmc.usp.br Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação(ICMC) Universidade

Leia mais

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro 5 Polimorfismo Sobrecarga (overloading) de métodos: public class x { public void m1( ) {... sobrecarga do método m1 public void m1 ( int p ) {... - Diz-se que o nome de um método foi sobrecarregado ( overloaded

Leia mais

Introdução ao Java. Prof. Herbert Rausch Fernandes

Introdução ao Java. Prof. Herbert Rausch Fernandes Introdução ao Java Prof. Herbert Rausch Fernandes Orientação a Objetos Programação Orientada por Objetos: é a construção de sistemas de software como uma coleção estruturada de implementações de tipos

Leia mais

Introdução a classes e objetos. Prof. Marcelo Roberto Zorzan

Introdução a classes e objetos. Prof. Marcelo Roberto Zorzan Introdução a classes e objetos Prof. Marcelo Roberto Zorzan Herança Aula de Hoje Problema Considere uma empresa que tenha tipos de empregados no aplicativo de folha de pagamento Um empregado tem nome,

Leia mais

Linguagem de Programação IV Introdução

Linguagem de Programação IV Introdução Linguagem de Programação IV Introdução Prof. Alessandro Borges 2 Tópicos Orientação a objetos Classe Objeto Abstração Encapsulamento Herança Polimorfismo Plataforma Java 3 4 POO é um paradigma de programação

Leia mais

Curso teórico: Orientação a Objetos. Matemática computacional Marcos Aurelio Wozhiak Jr webzhiak.com.br

Curso teórico: Orientação a Objetos. Matemática computacional Marcos Aurelio Wozhiak Jr webzhiak.com.br Curso teórico: Orientação a Objetos Matemática computacional Marcos Aurelio Wozhiak Jr webzhiak.com.br Objetivos Conhecer os conceitos fundamentais de orientação a objetos; Aprender a criar e utilizar

Leia mais

Programação OO em Java. Profa Andréa Schwertner Charão DLSC/CT/UFSM

Programação OO em Java. Profa Andréa Schwertner Charão DLSC/CT/UFSM Programação OO em Java Profa Andréa Schwertner Charão DLSC/CT/UFSM Sumário Herança Visibilidade de atributos e métodos Extensão e sobreposição Uso de super Referências para objetos Polimorfismo Conceitos

Leia mais

Polimorfismo e Ligação Dinâmica. Alcides Pamplona Polimorfismo e Ligação Dinâmica

Polimorfismo e Ligação Dinâmica. Alcides Pamplona Polimorfismo e Ligação Dinâmica Alcides Pamplona Linguagem de Programação CESBD 2010 Alcides Pamplona alcides.pamplona@gmail.com Tópicos Ligação Dinamica Polimorfismo Verificação Dinâmica de Tipos 2 Introdução A vinculação ou ligação

Leia mais

Sumário. BD Orientado a Objetos

Sumário. BD Orientado a Objetos Sumário 1. BD Orientado a Objetos (BDOO) 2. BD Objeto-Relacional (BDOR) 3. BD Temporal (BDT) 4. BD Geográfico (BDG) 5. Tecnologia XML e BD com suporte à gerência de dados XML BD Orientado a Objetos BDOO:

Leia mais

INF1636 PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS

INF1636 PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS INF1636 PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Departamento de Informática PUC-Rio Ivan Mathias Filho ivan@inf.puc-rio.br Programa Capítulo 3 Ponteiros e Variáveis de Objeto Construtores e Blocos de Inicialização

Leia mais

Programação Java. - Herança e Polimorfismo - Marco Fagundes Marco Fagundes -

Programação Java. - Herança e Polimorfismo - Marco Fagundes Marco Fagundes - Programação Java - Herança e Polimorfismo - Marco Fagundes mfagundes@tre-pa.gov.br 1 Tópicos Herança Ligação Dinâmica Polimorfismo 2 Herança Herança é um conceito que mapeia as classes relacionadas entre

Leia mais

Orientação a Objetos AULA 06

Orientação a Objetos AULA 06 Orientação a Objetos AULA 06 Prof. Fabrício Martins Mendonça Conteúdo da Aula ü Herança ü Sobrescrita e reescrita de métodos ü Sobrecarga ü Efeitos de Herança ü Polimorfismo 2 Um dos principais recursos

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia

Universidade Federal de Uberlândia Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Disciplina: POO1 Prof. Fabiano Dorça Classes e métodos abstratos É impossível instanciar objetos a partir de classes abstratas. Classes abstratas

Leia mais

Aula 10 Polimorfismo. Prof. Jefersson Alex dos Santos. Baseado em: http://homepages.dcc.ufmg.br/~fernando/classes/dcc052/ementa/lesson8/

Aula 10 Polimorfismo. Prof. Jefersson Alex dos Santos. Baseado em: http://homepages.dcc.ufmg.br/~fernando/classes/dcc052/ementa/lesson8/ Aula 10 Polimorfismo Prof. Jefersson Alex dos Santos Baseado em: http://homepages.dcc.ufmg.br/~fernando/classes/dcc052/ementa/lesson8/ Polimorfismo Definição: É a capacidade de um objeto em decidir que

Leia mais

9 Classes Abstractas e Interfaces

9 Classes Abstractas e Interfaces 9 Classes Abstractas e Interfaces Classe Abstracta Classe em que pelo menos um dos métodos de instância não é implementado. Exemplo: public abstract class Forma{ public abstract double area(); public abstract

Leia mais

POO29004 Programação Orientada a Objetos

POO29004 Programação Orientada a Objetos POO29004 Programação Orientada a Objetos Classe abstrata, interface e polimorfismo Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello/poo

Leia mais

INF1337 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS

INF1337 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS INF1337 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Departamento de Informática PUC-Rio Andrew Diniz da Costa andrew@les.inf.puc-rio.br Programa Capítulo 3 Ponteiros e Variáveis de Objeto Construtores

Leia mais

Relacionamentos entre objetos

Relacionamentos entre objetos Programação Orientada a Objetos Relacionamentos entre objetos Associação, composição e agregação Construtores t e sobrecarga Variáveis de classe e de instância Reinaldo Gomes reinaldo@cefet-al.br Objetos

Leia mais

Como exemplo, vamos criar uma subclasse da classe Funcionario, vista nos capítulos anteriores.

Como exemplo, vamos criar uma subclasse da classe Funcionario, vista nos capítulos anteriores. HERANÇA E POLIMORFISMO Cursos: Análise, Ciência da Computação e Sistemas de Informação Programação I - Prof. Aníbal Notas de aula 7 A herança é um importante recurso da programação orientada a objeto que

Leia mais

POO e C++: Herança e Polimorfismo

POO e C++: Herança e Polimorfismo POO e C++: Herança e Polimorfismo Márcio Santi Luiz Fernando Martha Conceito de Herança em POO Recurso que torna o conceito de classe mais poderoso; Permite que se construa e estenda continuamente classes

Leia mais

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro 9 Classes Abstractas e Interfaces Classe Abstracta Classe em que pelo menos um dos métodos de instância não é implementado. Exemplo: public abstract class Forma{ public abstract double area(); public abstract

Leia mais

2. Classes, Objectos, Herança e Polimorfismo

2. Classes, Objectos, Herança e Polimorfismo 2. Classes, Objectos, Herança e Polimorfismo Fernando Silva DCC-FCUP Estruturas de Dados Fernando Silva (DCC-FCUP) 2. Classes, Objectos, Herança e Polimorfismo Estruturas de Dados 1 / 1 Tipo Abstracto

Leia mais

2. Classes, Objectos, Herança e Polimorfismo

2. Classes, Objectos, Herança e Polimorfismo 2. Classes, Objectos, Herança e Polimorfismo Fernando Silva DCC-FCUP Estruturas de Dados Fernando Silva (DCC-FCUP) 2. Classes, Objectos, Herança e Polimorfismo Estruturas de Dados 1 / 1 Tipo Abstracto

Leia mais

Programação Orientada a Objetos. Métodos e Atributos. Métodos. Métodos. Alexandre César Muniz de Oliveira. Parte III

Programação Orientada a Objetos. Métodos e Atributos. Métodos. Métodos. Alexandre César Muniz de Oliveira. Parte III Programação Orientada a Objetos Alexandre César Muniz de Oliveira Métodos e Atributos Parte III Métodos [mod] tipo nome ([tipo arg]) [throws exc]{ [mod]: zero ou mais modificadores separados por espaços

Leia mais

Prof. A. G. Silva. 30 de outubro de Prof. A. G. Silva INE5603 Introdução à POO 30 de outubro de / 1

Prof. A. G. Silva. 30 de outubro de Prof. A. G. Silva INE5603 Introdução à POO 30 de outubro de / 1 INE5603 Introdução à POO Prof. A. G. Silva 30 de outubro de 2017 Prof. A. G. Silva INE5603 Introdução à POO 30 de outubro de 2017 1 / 1 Especialização de classes (I) (Cap. 6) Operações de abstração como

Leia mais

Construtores e Especificadores de Acesso

Construtores e Especificadores de Acesso Construtores e Especificadores de Acesso Professora: Fátima L. S. Nunes 1 1 1 Orientação a Objetos Conceitos do Paradigma de Orientação a Objetos já vistos: Classes atributos e métodos Objetos instanciação

Leia mais

Lista 05 Herança. public class PessoaFisica extends Pessoa { private String RG; public PessoaFisica(){ super(); } public String getrg(){ return RG; }

Lista 05 Herança. public class PessoaFisica extends Pessoa { private String RG; public PessoaFisica(){ super(); } public String getrg(){ return RG; } Lista 05 Herança 1. Analisando a classe Java abaixo podemos observar que a mesma possui apenas um atributo, um construtor e dois métodos. Perceba que dentro do método main estão sendo invocados métodos

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP ICET INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIA

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP ICET INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIA LPOO - Linguagem de Programação Orientada a Objetos Prof. Msc. Célio R. Castelano Página 1 de 7 Curso Ciência da Computação Professor Célio Ricardo Castelano UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP ICET INSTITUTO

Leia mais

Conceitos de Linguagens de Programação

Conceitos de Linguagens de Programação Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Matemática e Computação Bacharelado em Ciência da Computação Conceitos de Linguagens de Programação Aula 06 (rogerio@fct.unesp.br) Aula 6 Subprogramas

Leia mais

Polimorfismo. PARTE II: Java e OO. Polimorfismo. Polimorfismo. Polimorfismo. Polimorfismo

Polimorfismo. PARTE II: Java e OO. Polimorfismo. Polimorfismo. Polimorfismo. Polimorfismo PARTE II: Java e OO Interface Herança Herança e polimorfismo Classes e métodos abstratos : muitas formas de implementação de uma operação Permite esconder diferentes implementações atrás da mesma interface

Leia mais

Programação Orientada a Objetos. Prof. Diemesleno Souza Carvalho

Programação Orientada a Objetos. Prof. Diemesleno Souza Carvalho Programação Orientada a Objetos Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Programação Orientada a Objetos Na aula passada, vimos: Classes Abstratas Programação

Leia mais

Linguagem de programação Programação Orientada a objetos

Linguagem de programação Programação Orientada a objetos Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ponte Nova Linguagem de programação Programação Orientada a objetos Professor: Saulo Henrique Cabral Silva Paradigma da orientação a objetos Paradigma = forma de

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia

Universidade Federal de Uberlândia Universidade Federal de Uberlândia Programação Orientada a Objetos Herança, Generalização-Especialização Prof. Fabiano Azevedo Dorça Princípio da POO que permite a criação de novas classes a partir de

Leia mais

Orientação a Objetos (OO) LPG II - Java. Orientação a Objetos (OO) Programação Orientada a Objetos. Programação Procedimental

Orientação a Objetos (OO) LPG II - Java. Orientação a Objetos (OO) Programação Orientada a Objetos. Programação Procedimental Orientação a Objetos (OO) LPG II - Java Orientação a Objetos (OO) Roberto Vedoato vedoato@joinville.udesc.br Programação Procedimental x Orientada a Objetos Objetivos e Benefícios da Orientação a Objetos

Leia mais

CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: Programação Orientada a Objetos

CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: Programação Orientada a Objetos 01.Em orientação a objetos, o conceito que determina que as classes devem cuidar dos seus atributos de forma exclusiva, expondo o mínimo possível de suas funcionalidades para outras classes, é a)herança

Leia mais

Herança Tiago Eugenio de Melo

Herança Tiago Eugenio de Melo Herança Tiago Eugenio de Melo tiago@comunidadesol.org Herança Conceito: Herança é a capacidade de especializar tipos de objetos (classes), de forma que os tipos especializados contenham, além de características

Leia mais

A B Classe Genérica D A C. Classe Especializada. Classe Especializada. Características Herdadas

A B Classe Genérica D A C. Classe Especializada. Classe Especializada. Características Herdadas Herança e Polimorfismo Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br Programação Orientada a Objetos Revisando -Herança Estrutura Hierárquica e modular Projeção de classes genéricas que podem ser especializadas

Leia mais

Professor Leonardo Cabral da Rocha Soares Lattes:

Professor Leonardo Cabral da Rocha Soares Lattes: Professor Leonardo Cabral da Rocha Soares Lattes: http://lattes.cnpq.br/3184602538494393 A Herança, em programação orientada a objetos (POO), é a possibilidade de escrever novas classes partindo de classes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - CÂMPUS DE COXIM FUNDAMENTOS EM ORIENTAÇÃO A OBJETOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - CÂMPUS DE COXIM FUNDAMENTOS EM ORIENTAÇÃO A OBJETOS Data final de entrega 16/09/2014, até às 23h59min Enviar o arquivo de respostas em formato PDF e o arquivozip com códigos fontes para o e-mail motafernandomaia@gmailcom, insira no assunto do e-mail [Lista

Leia mais

Namespaces, Classes e Métodos.

Namespaces, Classes e Métodos. . Linguagem de Programação III Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento Acadêmico de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Linguagem

Leia mais

Computação II Orientação a Objetos

Computação II Orientação a Objetos Computação II Orientação a Objetos Fabio Mascarenhas - 2016.2 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/java Classes abstratas Até agora, usamos interfaces toda vez que queríamos representar algum conceito abstrato

Leia mais

Programação Orientada a Objetos JAVA - NETBEANS

Programação Orientada a Objetos JAVA - NETBEANS Programação Orientada a Objetos JAVA - NETBEANS Agenda Programação Orientada a Objeto (POO) Conceitos sobre POO Pilares da POO Objeto Classe Construtores Troca de Mensagens Pilares da POO Encapsulamento

Leia mais

Linguagem de Programação Orientada a Objeto Construtores e Sobrecarga

Linguagem de Programação Orientada a Objeto Construtores e Sobrecarga Linguagem de Programação Orientada a Objeto Construtores e Sobrecarga Professora Sheila Cáceres Sobrecarga (overloading) Na mesma classe podemos definir vários métodos com o mesmo nome Sobrecarga O tipo

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO (JAVA) POLIMORFISMO. Professor Carlos Muniz

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO (JAVA) POLIMORFISMO. Professor Carlos Muniz LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO (JAVA) Definição Agora que aprendemos os conceitos mais importantes e vimos o uso da Herança em Java, vamos estudar outra características marcante da programação Java e, de uma maneira

Leia mais

Polimorfismo: aprendendo a prever o futuro. Polimorfismo: aprendendo a prever o futuro. Definições (2/5) Definições Tipos de Polimorfismo

Polimorfismo: aprendendo a prever o futuro. Polimorfismo: aprendendo a prever o futuro. Definições (2/5) Definições Tipos de Polimorfismo Polimorfismo: aprendendo a prever o futuro BSI Bacharelado em Sistemas de Informação LOO Linguagens Orientadas a Objetos Sumário Definições Tipos de Polimorfismo Dicas para o Polimorfismo Eficaz Armadilhas

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Programação Orientada a Objetos Faculdade de Computação Aula Revisão Marcelo Zanchetta do Nascimento Material elaborado pela Profa. Ana Carolina Lorena - UNIFESP Desenvolvimento de Software ANÁLISE IMPLEMENTAÇÃO

Leia mais

C com introdução a OO

C com introdução a OO ... Centro Integrado de Tecnologia da Informação C com introdução a OO ... Centro Integrado de Tecnologia da Informação Aula 9 Ronald Dener - Instrutor Matheus Soares - Monitor 17 / outubro 17 / outubro

Leia mais

Introdução à Programação. Conceitos Básicos de Orientação a Objetos

Introdução à Programação. Conceitos Básicos de Orientação a Objetos Introdução à Programação Conceitos Básicos de Orientação a Objetos Tópicos da Aula Aprenderemos fundamentos do paradigma orientado a objetos, mas antes veremos o que é paradigma Conceito de paradigma Diferentes

Leia mais

Aula 9 Herança. Prof. Jefersson Alex dos Santos

Aula 9 Herança. Prof. Jefersson Alex dos Santos Aula 9 Herança Prof. Jefersson Alex dos Santos Roteiro Introdução Conversão de tipo explícita (Cast) Acesso Protegido A classe Object A classe Class Reflexão Recomendações de Projeto Herança Técnica necessária

Leia mais

CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Módulo C ORIENTAÇÃO À OBJETO. Conceitos

CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Módulo C ORIENTAÇÃO À OBJETO. Conceitos CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Módulo C ORIENTAÇÃO À OBJETO Conceitos O QUE É UM OBJETO? CLASSE OBJETO OBJETO OBJETO CLASSE OBJETO OBJETO OBJETO ATRIBUTOS MÉTODOS PÚBLICO PRIVADO PROTEGIDO ABSTRATO ESTÁTICO

Leia mais

Fundamentos de Programação

Fundamentos de Programação Fundamentos de Programação ET43G Aula 7 Prof. Daniel Cavalcanti Jeronymo Orientada a Objetos Polimorfismo. Polimorfismo estático e dinâmico. Métodos virtuais, interfaces. Universidade Tecnológica Federal

Leia mais

Orientação a Objetos (OO) Java Avançado Revisão do Paradigma de. Orientação a Objetos (OO) Programação Orientada a Objetos. Programação Procedimental

Orientação a Objetos (OO) Java Avançado Revisão do Paradigma de. Orientação a Objetos (OO) Programação Orientada a Objetos. Programação Procedimental Orientação a Objetos (OO) Java Avançado Revisão do Paradigma de Orientação a Objetos (OO) Roberto Vedoato vedoato@joinville.udesc.br Programação Procedimental x Orientada a Objetos Objetivos e Benefícios

Leia mais

Programação Orientada a Objetos. Aula 1.9 this e static. Prof. Bruno Moreno

Programação Orientada a Objetos. Aula 1.9 this e static. Prof. Bruno Moreno Programação Orientada a Objetos Aula 1.9 this e static Prof. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Relembre: Clase RoboSimples Os métodos move() e move(int passos) podem ser reescrito sem redundância de

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETRÔNICA (DAELN) 2 a Prova

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETRÔNICA (DAELN) 2 a Prova UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETRÔNICA (DAELN) Curso: Engenharia Eletrônica, Disciplina: Fundamentos de Programação II (IF62C), Turma: S Professores: Hermes Del

Leia mais

Introdução. Programação Orientada a Objetos (POO) João Paulo Q. dos Santos

Introdução. Programação Orientada a Objetos (POO) João Paulo Q. dos Santos Introdução Programação Orientada a Objetos (POO) João Paulo Q. dos Santos joao.queiroz@ifrn.edu.br Avaliações Continuada: Resolução de Atividades Práticas em Sala; Resolução de Lista de Exercícios; Provas

Leia mais

Programação Orientada a Objetos. Polimorfismo

Programação Orientada a Objetos. Polimorfismo Programação Orientada a Objetos Polimorfismo Cristiano Lehrer, M.Sc. Introdução (1/3) Polimorfismo significa ter muitas formas. Em termos de programação, muitas formas significa que um único nome pode

Leia mais

Classes, Métodos e Propriedades

Classes, Métodos e Propriedades Ambiente de Programação Visual Classes, Métodos e Propriedades Prof. Mauro Lopes 1-31 22 Objetivos Nesta aula iremos dar continuidade aos elementos de programação da Linguagem C#. Iremos apresentar de

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Programação Orientada a Objetos Herança e Polimorfismo Msc. Paulo de Tarso F. Júnior 1 Projeto Orientado a Objetos O que desejam? Produção de projetos conceitualmente simples o bastantes para serem entendidos

Leia mais

Programação em Linguagem C++

Programação em Linguagem C++ Programação em Linguagem C++ Igor Kondrasovas Especialista em Computação Aplicada UDESC Sócio e Desenvolvedor na Inovativa Tecnologia igor@inovativatec.com www.inovativatec.com Agenda Herança e Polimorfismo

Leia mais

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro 7 Classes Abstractas e Interfaces Classe Abstracta Classe em que pelo menos um dos métodos de instância não é implementado. Exemplo: public abstract class Forma{ public abstract double area(); public abstract

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Programação Orientada a Objetos Introdução Alguns conceitos importantes Orientação a Objetos Alguns conceitos importantes Programação Estruturada X Programação OO Classes Objetos Construtores e Destrutores

Leia mais

Linguagem de Programação III

Linguagem de Programação III Linguagem de Programação III Aula-4 Construtores e Sobrecarga Prof. Esbel Tomás Valero Orellana Até Aqui Modelos e POO Classes e sua implementação em Java Encapsulamento Tipos de dados nativos em Java

Leia mais

Fundamentos de Orientação à objetos

Fundamentos de Orientação à objetos Fundamentos de Orientação à objetos Prof. Gustavo Willam Pereira ENG10082 Programação II Créditos: Prof. Clayton Vieira Fraga Filho Objeto Um objeto, como um substantivo, pode ser uma pessoa, local ou

Leia mais