Programação Orientada a Objetos. Prof. Diemesleno Souza Carvalho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programação Orientada a Objetos. Prof. Diemesleno Souza Carvalho"

Transcrição

1 Programação Orientada a Objetos Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br

2 Programação Orientada a Objetos Na aula passada, vimos: Herança

3 Programação Orientada a Objetos Na aula de hoje, veremos: Polimorfismo

4

5 No pacote da aula 07, crie uma classe chamada Funcionario com um atributo código do tipo int. Faça com que este atributo seja incrementado automaticamente sempre que um objeto do tipo Funcionário for instanciado.

6

7 Crie uma classe Gerente que extende de Funcionario e tenha 2 atributos, sendo um usuário do tipo String e uma senha do tipo String.

8

9 Crie uma classe Telefonista que extende de Funcionario e tenha 1 atributo do tipo int chamado ramal.

10

11 O sistema do banco deve possuir um controle de ponto para registar a entrada e saída dos funcionários. O pagamento dos funcionários depende dessas informações.

12 Podemos definir uma classe para implementar o funcionamento de um relógio de ponto.

13 Podemos definir uma classe para implementar o funcionamento de um relógio de ponto.

14 A classe ControleDePonto possui 2 métodos: o primeiro para registrar a entrada e o segundo para registrar a saída dos gerentes do banco. Contudo, esses dois métodos não são aplicáveis aos outros tipos de funcionários.

15 Seguindo essa abordagem, a classe ControleDePonto precisaria de um par de métodos para cada cargo. Então, a quantidade de métodos dessa classe seria igual a quantidade de cargos multiplicados por dois. Imagine que no banco existam 30 cargos distintos. Teríamos 60 métodos na classe ControleDePonto.

16 Os procedimento de registro de entrada e saída e são idênticos para todos os funcionários. Consequentemente, qualquer alteração na lógica desses procedimentos implicaria na modificação de todos os métodos da classe ControleDePonto.

17 Além disso, se o banco definir um novo tipo de funcionário, dois novos métodos praticamente idênticos aos que já existem de ser adicionados na classe ControleDePonto. Analogamente, se um cargo deixar de existir, os dois métodos correspondentes da classe ControleDePonto deverão ser retirados.

18 Além disso, se o banco definir um novo tipo de funcionário, dois novos métodos praticamente idênticos aos que já existem de ser adicionados na classe ControleDePonto. Analogamente, se um cargo deixar de existir, os dois métodos correspondentes da classe ControleDePonto deverão ser retirados.

19 Com o intuito inicial de reutilizar código, estamos modelando os diversos tipos de funcionários do banco utilizando o conceito de herança.

20 Além de gerar reaproveitamento de código, a utilização de herança permite que objetos criados a partir das classes específicas sejam tratados como objetos da classe genérica.

21 Em outras palavras, a herança entre as classes que modelam os funcionários permite que objetos criados a partir das classes Gerente ou Telefonista sejam tratados como objetos da classe Funcionario.

22 Em outras palavras, a herança entre as classes que modelam os funcionários permite que objetos criados a partir das classes Gerente ou Telefonista sejam tratados como objetos da classe Funcionario.

23 Em outras palavras, a herança entre as classes que modelam os funcionários permite que objetos criados a partir das classes Gerente ou Telefonista sejam tratados como objetos da classe Funcionario. Desta forma, em alguns lugares do sistema do banco, será mais vantajoso tratar um objeto da classe Gerente como um objeto da classe Funcionario.

24 O registro de entrada ou saída não depende do cargo do funcionário. Não faz sentido criar um método que registre a entrada tipo de funcionário, pois eles serão sempre idênticos. Analogamente, não faz sentido criar um método que registre a saída para cada tipo de funcionário.

25 Dado que podemos tratar os objetos das classes derivadas de Funcionario como sendo objetos dessa classe, podemos implementar um método que seja capaz de registrar a entrada de qualquer funcionário independentemente do cargo. Analogamente, podemos fazer o mesmo para o procedimento de saída.

26 Dado que podemos tratar os objetos das classes derivadas de Funcionario como sendo objetos dessa classe, podemos implementar um método que seja capaz de registrar a entrada de qualquer funcionário independentemente do cargo. Analogamente, podemos fazer o mesmo para o procedimento de saída.

27 Dado que podemos tratar os objetos das classes derivadas de Funcionario como sendo objetos dessa classe, podemos implementar um método que seja capaz de registrar a entrada de qualquer funcionário independentemente do cargo. Analogamente, podemos fazer o mesmo para o procedimento de saída.

28 Os métodos registrarentrada() e registrarsaida() recebem referências de objetos da classe Funcionario como parâmetro. Consequentemente, podem receber referências de objetos de qualquer classe que deriva direta ou indiretamente da classe Funcionario.

29 A capacidade de tratar objetos criados a partir das classes específicas como objetos de um classe genérica é chamada de polimorfismo.

30 Aplicando a ideia do polimorfismo no controle de ponto, facilitamos a manutenção da classe ControleDePonto. Qualquer alteração no procedimento de entrada ou saída implica em alterações em métodos únicos.

31 Além disso, novos tipos de funcionários podem ser definidos sem a necessidade de qualquer alteração na classe ControleDePonto. Analogamente, se algum cargo deixar de existir, nada precisará ser modificado na classe ControleDePonto.

32 Além disso, novos tipos de funcionários podem ser definidos sem a necessidade de qualquer alteração na classe ControleDePonto. Analogamente, se algum cargo deixar de existir, nada precisará ser modificado na classe ControleDePonto.

33 Programação Orientada a Objetos Dúvidas?

34 Defina uma classe chamada Conta para modelar as contas de um banco, com o atributo do tipo double, saldo. Não esqueça dos getters, setters e construtores.

35 Defina duas classes específicas para dois tipos de contas do banco: - poupança, com o atributo do tipo int, diadoaniversario; - corrente, com o atributo do tipo double, limite. Não esqueça dos getters, setters e construtores.

36 Crie uma classe chamada GeradorDeExtrato com um método chamado imprimirextrato(conta c): void Ao executar esse método, imprima a data atual e o saldo da conta. Crie um programa, instancie objetos dos dois tipos de conta e execute o método de extrato.

37 Programação Orientada a Objetos Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br

Java para Desktop. Programação Orientada à Objetos 2 JSE

Java para Desktop. Programação Orientada à Objetos 2 JSE Java para Desktop Programação Orientada à Objetos 2 JSE Encapsulamento significa "ocultar informações, ele define que cada objeto contém todos os detalhes de implementação necessários sobre como ele funciona

Leia mais

AULA 8 Polimorfismo de: coerção, overloading, inclusão e paramétrico Prof. Dr. Fernando Henrique Campos

AULA 8 Polimorfismo de: coerção, overloading, inclusão e paramétrico Prof. Dr. Fernando Henrique Campos Câmpus Santa Helena Curso: Ciência da Computação Disciplina: Programação Orientada a Objetos AULA 8 Polimorfismo de: coerção, overloading, inclusão e paramétrico Prof. Dr. Fernando Henrique Campos Tema

Leia mais

PROGRAMAÇÃO I HERANÇA E POLIMORFISMO

PROGRAMAÇÃO I HERANÇA E POLIMORFISMO PROGRAMAÇÃO I HERANÇA E POLIMORFISMO Prof. Dr. Daniel Caetano 2017-1 Objetivos Compreender o conceito de herança na orientação a objetos Implementar herança para reuso de código e facilitar manutenção

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS II -TÉCNICAS DE OO. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS II -TÉCNICAS DE OO. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS II -TÉCNICAS DE OO Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br ROTEIRO 4. Técnicas de Orientação a Objetos Classes e objetos Herança Métodos Subscritos

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Programação Orientada a Objetos Programação Orientada a Objetos Na aula passada vimos: Introdução a linguagem java; Introdução ao Eclipse IDE; Revisão sobre programação; Programação Orientada a Objetos

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Programação Orientada a Objetos Herança e Polimorfismo Prof. Francisco de Assis S. Santos, Dr. São José, 2015. Herança em POO O conceito de herança torna mais rápido o desenvolvimento de softwares complexos

Leia mais

AULA 16 HERANÇA. Disciplina: Programação Orientada a Objetos Professora: Alba Lopes

AULA 16 HERANÇA. Disciplina: Programação Orientada a Objetos Professora: Alba Lopes AULA 16 HERANÇA Disciplina: Programação Orientada a Objetos Professora: Alba Lopes alba.lopes@ifrn.edu.br REPETIÇÃO DE CÓDIGO Tomemos como exemplo a classe Funcionario, que representa o funcionário de

Leia mais

PADRONIZAÇÃO 10. INTERFACES PADRONIZAÇÃO CONTRATOS

PADRONIZAÇÃO 10. INTERFACES PADRONIZAÇÃO CONTRATOS PADRONIZAÇÃO 10. INTERFACES No dia-a-dia lidamos com diversos aparelhos elétricos Diversas empresas fabricam aparelhos elétricos com plugues E se cada empresa decidisse por conta própria o formato dos

Leia mais

Programação para Internet I

Programação para Internet I Programação para Internet I Aula 01 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... - Apresentação da disciplina; -

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS II -TÉCNICAS DE OO Prof. Angelo Augusto Frozza, MS M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br ROTEIRO 4. Técnicas de Orientação a Objetos Classes e objetos Herança Métodos Subscritos

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Programação Orientada a Objetos Sobrecarga de Métodos e Palavras Reservadas: this, static e final Prof. Francisco de Assis S. Santos, Dr. São José, 2014. Sobrecarga de Métodos Métodos sobrecarregados devem

Leia mais

JAVA TÓPICOS ESPECIAIS DE PROGRAMACAO ORIENTADA A OBJETOS

JAVA TÓPICOS ESPECIAIS DE PROGRAMACAO ORIENTADA A OBJETOS JAVA TÓPICOS ESPECIAIS DE PROGRAMACAO ORIENTADA A OBJETOS LABORATÓRIO 2 PROF. EMILIO PARMEGIANI Neste laboratório trabalharemos com conceitos de orientação a objetos, através da criação de classes, propriedades,

Leia mais

POO29004 Programação Orientada a Objetos

POO29004 Programação Orientada a Objetos POO29004 Programação Orientada a Objetos Classe abstrata, interface e polimorfismo Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello/poo

Leia mais

Programação Java. Linguagem de Programação Java

Programação Java. Linguagem de Programação Java Programação Java Linguagem de Programação Java Linguagem de Programação Java Sumário Classes e Objetos Atributos e Métodos Construtor e Destrutor Ricardo Sant'Ana Programação Java Slide 2 Classes e Objetos

Leia mais

Lista 05 Herança. public class PessoaFisica extends Pessoa { private String RG; public PessoaFisica(){ super(); } public String getrg(){ return RG; }

Lista 05 Herança. public class PessoaFisica extends Pessoa { private String RG; public PessoaFisica(){ super(); } public String getrg(){ return RG; } Lista 05 Herança 1. Analisando a classe Java abaixo podemos observar que a mesma possui apenas um atributo, um construtor e dois métodos. Perceba que dentro do método main estão sendo invocados métodos

Leia mais

Aula 02. Prof. Diemesleno Souza Carvalho

Aula 02. Prof. Diemesleno Souza Carvalho Programação Orientada a Objetos II Aula 02 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... - O que é C# e.net - Um

Leia mais

Java Standard Edition (JSE)

Java Standard Edition (JSE) Java Standard Edition (JSE) Capítulo 05. Encapsulamento, Modificadores de acesso e atributos de classe Esp. Márcio Palheta MSN: marcio.palheta@hotmail.com 1 Agenda Revisão da aula anterior; Motivação Organização;

Leia mais

Programação Java. Marco Fagundes. - Herança, Classes Abstratas e Interfaces Marco Fagundes -

Programação Java. Marco Fagundes. - Herança, Classes Abstratas e Interfaces Marco Fagundes - Programação Java - Herança, Classes Abstratas e Interfaces - Marco Fagundes mfagundes@tre-pa.gov.br 1 Tópicos Herança Ligação Dinâmica Polimorfismo 2 Herança Herança é um conceito que mapeia as classes

Leia mais

Programação por Objectos. Java

Programação por Objectos. Java Programação por Objectos Java Parte 6: Herança e Polimorfismo LEEC@IST Java 1/50 Herança revisão (1) A herança é um mecanismo em que a subclasse constitui uma especialização da superclasse. A superclasse

Leia mais

Interfaces e Classes Abstratas

Interfaces e Classes Abstratas Interfaces e Classes Abstratas José Gustavo de Souza Paiva Problema Método obterarea()? Classes Abstratas Classes que funcionam como um molde Declarada com comando abstract Contém um ou mais métodos abstratos

Leia mais

Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos. Orientação a Objetos

Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos. Orientação a Objetos Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos Orientação a Objetos Prof. Alessandro Borges 2 Tópicos Introdução à Programação Orientada a Objetos Conceitos Objetivos Classes e Objetos Atributos

Leia mais

[Linguagem de Programação 3] [Aula 01] [Gustavo Yoshio Maruyama]

[Linguagem de Programação 3] [Aula 01] [Gustavo Yoshio Maruyama] [Linguagem de Programação 3] [Aula 01] [Gustavo Yoshio Maruyama] Objetivos Revisar conceitos de Orientação a Objetos Classes Objetos Encapsulamento Herança Sobrescrita de métodos Sobrecarga de métodos

Leia mais

Classe Abstrata e Interface

Classe Abstrata e Interface Orientação a objetos com Java Classe Abstrata e Interface Byron Leite byron.leite@gmail.com 1 Herança Agenda Geral Parte 04 Encapsulamento Pacotes Modificadores de Acesso private, default, protected, public

Leia mais

p Imagine que um Sistema de Controle do Banco pode ser acessado, além dos Gerentes, pelos Diretores do Banco

p Imagine que um Sistema de Controle do Banco pode ser acessado, além dos Gerentes, pelos Diretores do Banco Classe Abstrata 1 Expandindo o Sistema p Imagine que um Sistema de Controle do Banco pode ser acessado, além dos Gerentes, pelos Diretores do Banco class Diretor extends Funcionario { public boolean autentica(int

Leia mais

POO29004 Programação Orientada a Objetos

POO29004 Programação Orientada a Objetos POO29004 Programação Orientada a Objetos Classe abstrata, interface e polimorfismo Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello/poo

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Programação Orientada a Objetos Introdução Alguns conceitos importantes Orientação a Objetos Alguns conceitos importantes Programação Estruturada X Programação OO Classes Objetos Construtores e Destrutores

Leia mais

Aula 06. Prof. Diemesleno Souza Carvalho

Aula 06. Prof. Diemesleno Souza Carvalho Programação Orientada a Objetos II Aula 06 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... - Arrays - Listas - Conjuntos

Leia mais

Programação Java. - Herança e Polimorfismo - Marco Fagundes Marco Fagundes -

Programação Java. - Herança e Polimorfismo - Marco Fagundes Marco Fagundes - Programação Java - Herança e Polimorfismo - Marco Fagundes mfagundes@tre-pa.gov.br 1 Tópicos Herança Ligação Dinâmica Polimorfismo 2 Herança Herança é um conceito que mapeia as classes relacionadas entre

Leia mais

TIMTec. Introdução à programação em linguagem JAVA

TIMTec. Introdução à programação em linguagem JAVA TIMTec Introdução à programação em linguagem JAVA AULA 1 Capítulo 8 Exercício 1 Suponha você está desenvolvendo um aplicativo que precisará conhecer o conceito Bicicleta. Quais os atributos e métodos que

Leia mais

AULA 15 CONSTRUTORES. Disciplina: Programação Orientada a Objetos Professora: Alba Lopes

AULA 15 CONSTRUTORES. Disciplina: Programação Orientada a Objetos Professora: Alba Lopes AULA 15 CONSTRUTORES Disciplina: Programação Orientada a Objetos Professora: Alba Lopes alba.lopes@ifrn.edu.br CONSTRUTORES Quando usamos a palavra chave new, estamos construindo um objeto. Sempre quando

Leia mais

A B Classe Genérica D A C. Classe Especializada. Classe Especializada. Características Herdadas

A B Classe Genérica D A C. Classe Especializada. Classe Especializada. Características Herdadas Herança e Polimorfismo Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br Programação Orientada a Objetos Revisando -Herança Estrutura Hierárquica e modular Projeção de classes genéricas que podem ser especializadas

Leia mais

Herança e Polimorfismo

Herança e Polimorfismo Herança e Polimorfismo 2013 O que veremos hoje? Herança e polimorfismo Transparências baseadas no material do Prof. Gilbert Azevedo e Prof. Jailton Carlos Objetivos Conceito de Polimorfismo em POO Mais

Leia mais

Orientação a Objetos - Herança

Orientação a Objetos - Herança Orientação a Objetos - Herança 1 Repetindo Código p Todo banco tem funcionário. A classe funcionario ficaria da seguinte forma; class Funcionario { String nome; String cpf; double salario; // métodos devem

Leia mais

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Luiz Leão

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Luiz Leão SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 4.1. Aplicações utilizando Programação Estruturada e Programação Orientada a Objeto.

Leia mais

p Imagine que um Sistema de Controle do Banco pode ser acessado, além dos Gerentes, pelos Diretores do Banco

p Imagine que um Sistema de Controle do Banco pode ser acessado, além dos Gerentes, pelos Diretores do Banco 1 Expandindo o Sistema p Imagine que um Sistema de Controle do Banco pode ser acessado, além dos Gerentes, pelos Diretores do Banco class Diretor extends Funcionario { public boolean autentica(int senha)

Leia mais

Polimorfismo e Ligação Dinâmica. Alcides Pamplona Polimorfismo e Ligação Dinâmica

Polimorfismo e Ligação Dinâmica. Alcides Pamplona Polimorfismo e Ligação Dinâmica Alcides Pamplona Linguagem de Programação CESBD 2010 Alcides Pamplona alcides.pamplona@gmail.com Tópicos Ligação Dinamica Polimorfismo Verificação Dinâmica de Tipos 2 Introdução A vinculação ou ligação

Leia mais

Programação Orientada a Objetos. Professor: André Luis Meneses Silva br.geocities.com/programacao2ufs

Programação Orientada a Objetos. Professor: André Luis Meneses Silva br.geocities.com/programacao2ufs Programação Orientada a Objetos Professor: André Luis Meneses Silva andreluis.ms@gmail.com br.geocities.com/programacao2ufs [ Conteúdo ] Objeto Mensagens Classe Encapsulamento Visibilidade Membros de Instância

Leia mais

Conceitos de Programação Orientada a Objetos

Conceitos de Programação Orientada a Objetos Conceitos de Programação Orientada a Objetos Tatyana Bitencourt Com as técnicas de orientação a objeto, é possível obter resultados considerados impossíveis pensando de maneira estruturada. Como Java não

Leia mais

Programação Orientada a Objetos em Java

Programação Orientada a Objetos em Java Programação Orientada a Objetos em Java Conceitos: Classe, Variável de Instância ou Atributos, Métodos, Objeto, Variáveis Estáticas ou de Classe, Construtores, Construtores Sobrecarregados, Herança, Polimorfismo,

Leia mais

Programação Orientada a Objetos Relacionamentos entre classes

Programação Orientada a Objetos Relacionamentos entre classes Programação Orientada a Objetos Relacionamentos entre classes Prof. Vicente Paulo de Camargo RELACIONAMENTO ENTRE CLASSES Interface agregação Dependencia composição generalização associação RELACIONAMENTO

Leia mais

AULA 13 MÉTODOS. Disciplina: Programação Orientada a Objetos Professora: Alba Lopes

AULA 13 MÉTODOS. Disciplina: Programação Orientada a Objetos Professora: Alba Lopes AULA 13 MÉTODOS Disciplina: Programação Orientada a Objetos Professora: Alba Lopes alba.lopes@ifrn.edu.br MÉTODOS Parâmetros Em Java, os métodos podem possuir ou não parâmetros Na aula anterior, construímos

Leia mais

Laboratório de Programação II

Laboratório de Programação II Laboratório de Programação II Aula 02 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... 01 Introdução à linguagem C;

Leia mais

Programação Orientada a Objetos para Redes de Computadores. Polimorfismo com Hierarquias de Herança. Exemplo: Hierarquia Animal

Programação Orientada a Objetos para Redes de Computadores. Polimorfismo com Hierarquias de Herança. Exemplo: Hierarquia Animal Programação Orientada a Objetos para Redes de Computadores Prof. Miguel Elias Mitre Campista http://www.gta.ufrj.br/~miguel PARTE 2 Programação em C++ - Polimorfismo Polimorfismo com Hierarquias de Herança

Leia mais

Programação Java (nível intermediário) 4. Polimorfismo

Programação Java (nível intermediário) 4. Polimorfismo Programação Java (nível intermediário) 4 Polimorfismo Introdução Uma linguagem orientada a objetos nos permite definir novos tipos para variáveis Nós definimos um novo tipo através de uma classe Este tipo

Leia mais

Linguagem de Programação III

Linguagem de Programação III Linguagem de Programação III Aula-7 Reutilização de Classes Prof. Esbel Tomás Valero Orellana Até Aqui Introdução a POO e sua implementação em Java Atributos, métodos e encapsulamento dos mesmos Trabalhando

Leia mais

Programação Orientada a Objetos. SANTOS, Rafael (PLT) e Guia de Estudo SCJP. SIERRA, Kathy e BATES, Bert

Programação Orientada a Objetos. SANTOS, Rafael (PLT) e Guia de Estudo SCJP. SIERRA, Kathy e BATES, Bert Programação Orientada a Objetos. SANTOS, Rafael (PLT) e Guia de Estudo SCJP. SIERRA, Kathy e BATES, Bert Há situações em que não deve haver instâncias de determinadas classes Há modelos incompletos que

Leia mais

Introdução à Orientação a Objetos em Java

Introdução à Orientação a Objetos em Java Introdução à Orientação a Objetos em Java Prof. Gustavo Wagner (Alterações) Slides originais: Prof. Tiago Massoni Desenvolvimento de Sistemas FATEC-PB Centro de Informática, UFPE Programação estruturada

Leia mais

TÉCNICAS DE ORIENTAÇÃO A OBJETOS

TÉCNICAS DE ORIENTAÇÃO A OBJETOS TÉCNICAS DE ORIENTAÇÃO A OBJETOS APLICAÇÃO EM: C# E JAVA Sumário INTRODUÇÃO... 4 PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO... 5 PROGRAMAÇÃO PROCEDURAL... 5 PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA... 5 PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS...

Leia mais

PROGRAMAÇÃO I INTRODUÇÃO À ORIENTAÇÃO A OBJETOS

PROGRAMAÇÃO I INTRODUÇÃO À ORIENTAÇÃO A OBJETOS PROGRAMAÇÃO I INTRODUÇÃO À ORIENTAÇÃO A OBJETOS Prof. Dr. Daniel Caetano 2017-1 Objetivos Compreender os conceitos classe e objeto Compreender a função dos métodos e atributos e o conceito de encapsulamento

Leia mais

Aula 05 Classes, Atributos, Métodos. Disciplina: Programação Estruturada e Orientada a Objetos Prof. Bruno Gomes

Aula 05 Classes, Atributos, Métodos. Disciplina: Programação Estruturada e Orientada a Objetos Prof. Bruno Gomes Aula 05 Classes, Atributos, Métodos Disciplina: Programação Estruturada e Orientada a Objetos Prof. Bruno Gomes http://www.profbrunogomes.com.br/ Agenda Classe; Atributos; Métodos. Classes É onde conceituamos

Leia mais

Aula 04 Introdução à Programação Orientada à Objetos

Aula 04 Introdução à Programação Orientada à Objetos Aula 04 Introdução à Programação Orientada à Objetos Disciplina: Programação Estruturada e Orientada a Objetos Prof. Bruno Gomes http://www.profbrunogomes.com.br/ Agenda Introdução à Programação Orientada

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Programação Orientada a Objetos luno: ata: Professor: Leonardo abral da Rocha Soares 1.ado o seguinte código: class valiacao { Qual fragmento de código irá compilar? a) class Prova extends valiacao { b)

Leia mais

Lição 11 Herança, polimorfismo e interfaces

Lição 11 Herança, polimorfismo e interfaces Lição 11 Herança, polimorfismo e interfaces 1 Objetivos Ao final da lição, o estudante deverá estar apto a: Definir superclasses e subclasses Criar Override de métodos de superclasses Criar métodos e classes

Leia mais

Introdução a classes e objetos. Prof. Marcelo Roberto Zorzan

Introdução a classes e objetos. Prof. Marcelo Roberto Zorzan Introdução a classes e objetos Prof. Marcelo Roberto Zorzan Herança Aula de Hoje Problema Considere uma empresa que tenha tipos de empregados no aplicativo de folha de pagamento Um empregado tem nome,

Leia mais

Linguagem de Programação Orientada a Objeto Polimorfismo, Classes Abstractas e Interfaces

Linguagem de Programação Orientada a Objeto Polimorfismo, Classes Abstractas e Interfaces Linguagem de Programação Orientada a Objeto Polimorfismo, Classes Abstractas e Interfaces Professora Sheila Cáceres Polimorfismo Polimorfismo Polimorfismo é a característica única de linguagens orientadas

Leia mais

Linguagem de programação Programação Orientada a objetos

Linguagem de programação Programação Orientada a objetos Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ponte Nova Linguagem de programação Programação Orientada a objetos Professor: Saulo Henrique Cabral Silva Paradigma da orientação a objetos Paradigma = forma de

Leia mais

Construtores e Especificadores de Acesso

Construtores e Especificadores de Acesso Construtores e Especificadores de Acesso Professora: Fátima L. S. Nunes 1 1 1 Orientação a Objetos Conceitos do Paradigma de Orientação a Objetos já vistos: Classes atributos e métodos Objetos instanciação

Leia mais

Python Orientação a Objetos. Introdução à Programação SI2

Python Orientação a Objetos. Introdução à Programação SI2 Python Orientação a Objetos Introdução à Programação SI2 Herança Pessoa Aluno Professor Herança Animal Mamifero Ave Cachorro Gato Gavião Galinha Herança Uma classe pode herdar a definição de outra classe:

Leia mais

Linguagem de Programação Orientada a Objeto Construtores e Sobrecarga

Linguagem de Programação Orientada a Objeto Construtores e Sobrecarga Linguagem de Programação Orientada a Objeto Construtores e Sobrecarga Professora Sheila Cáceres Sobrecarga (overloading) Na mesma classe podemos definir vários métodos com o mesmo nome Sobrecarga O tipo

Leia mais

Implementando classes em C# Curso Técnico Integrado em Informática Fundamentos de Programação

Implementando classes em C# Curso Técnico Integrado em Informática Fundamentos de Programação Implementando classes em C# Curso Técnico Integrado em Informática Fundamentos de Programação Introdução Além de utilizar as classes presentes na biblioteca padrão, programadores podem definir suas próprias

Leia mais

4 Conceito de Herança

4 Conceito de Herança 4 Conceito de Herança Hierarquia de classes e mecanismo de ligação Herança Uma classe pode herdar operações de uma superclasse e as suas operações podem ser herdadas por subclasses. O mecanismo de herança

Leia mais

Notas de Aula 04: Herança e polimorfismo.

Notas de Aula 04: Herança e polimorfismo. Notas de Aula 04: Herança e polimorfismo. Objetivos da aula: Introduzir o conceito de Heranças Criar uma hierarquia de classes Rever o uso de modificadores de acesso. Apresentar o conceito de polimorfismo

Leia mais

Herança. Prof. Andrea Garcia PROW II

Herança. Prof. Andrea Garcia PROW II Herança A possibilidade de reutilizar partes de código já definidas é o que nos dá maior agilidade no diaa-dia, além de eliminar a necessidade de eventuais duplicações ou reescritas de código. O que devemos

Leia mais

UNIDADE 5 Aplicação dos Conceitos de Orientação a Objetos

UNIDADE 5 Aplicação dos Conceitos de Orientação a Objetos UNIDADE 5 Aplicação dos Conceitos de Orientação a Objetos Objetivo da Unidade*: Conhecer e aplicar os conceitos mais importantes associados a orientação a objetos. 5.1 Métodos e atributos estáticos Atributos

Leia mais

Esta categoria mais geral, à qual cada objeto pertence, denominamos de classe; IFSC/POO + JAVA - prof. Herval Daminelli

Esta categoria mais geral, à qual cada objeto pertence, denominamos de classe; IFSC/POO + JAVA - prof. Herval Daminelli Esta categoria mais geral, à qual cada objeto pertence, denominamos de classe; Tudo no mundo real pode ser representado por meio do conceito de "objeto": uma planta, uma mesa, uma pessoa, um sentimento,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO I INTRODUÇÃO À ORIENTAÇÃO A OBJETOS II

PROGRAMAÇÃO I INTRODUÇÃO À ORIENTAÇÃO A OBJETOS II PROGRAMAÇÃO I INTRODUÇÃO À ORIENTAÇÃO A OBJETOS II Prof. Dr. Daniel Caetano 2017-1 Objetivos Formalizar o conceito de método Compreender o conceito de sobrecarga de métodos Formalizar o uso da referência

Leia mais

Unidade: sobrecarga, construtores e herança

Unidade: sobrecarga, construtores e herança Unidade: sobrecarga, construtores e herança 0 Unidade: sobrecarga, construtores e herança Sobrecarga Sobrecarregar (do inglês overload) um método é criar mais métodos com o mesmo nome, porém com assinaturas

Leia mais

Introdução ao Java. Prof. Herbert Rausch Fernandes

Introdução ao Java. Prof. Herbert Rausch Fernandes Introdução ao Java Prof. Herbert Rausch Fernandes Orientação a Objetos Programação Orientada por Objetos: é a construção de sistemas de software como uma coleção estruturada de implementações de tipos

Leia mais

Visibilidade e Encapsulamento

Visibilidade e Encapsulamento Visibilidade e Encapsulamento Professor: Ricardo Luis dos Santos IFSUL 2016 Agenda Pacotes Visibilidade Encapsulamento Hands-On 2 Pacotes Em Java, a visibilidade ou grau de acesso a um determinado atributo

Leia mais

Grupo de Usuários Java do Noroeste Paulista. Tópicos Avançados em Java

Grupo de Usuários Java do Noroeste Paulista. Tópicos Avançados em Java Grupo de Usuários Java do Noroeste Paulista Tópicos Avançados em Java Aula 1 Objetivos Programa exemplo; Programação Orientada a Objetos. Conceitos Orientada a Objetos Mundo real Conceitos Orientada a

Leia mais

Programação para Internet I

Programação para Internet I Programação para Internet I Aula 04 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... Unidade I - Conceitos básicos sobre

Leia mais

Auto-Referenciamento e Herança

Auto-Referenciamento e Herança Auto-Referenciamento e Herança José Gustavo de Souza Paiva Auto-Referenciamento Ao criarmos o código de uma classe, ainda não sabemos quais serão seus objetos, e por isso não há como referenciá-los Utilizando

Leia mais

Técnicas de Orientação à Objeto. Introdução Modelagem de objeto, classe, atributos e métodos em linguagem Java Desenvolvimento Guiado por Testes

Técnicas de Orientação à Objeto. Introdução Modelagem de objeto, classe, atributos e métodos em linguagem Java Desenvolvimento Guiado por Testes Técnicas de Orientação à Objeto Introdução Modelagem de objeto, classe, atributos e métodos em linguagem Java Desenvolvimento Guiado por Testes Objeto Elemento (físico ou abstrato) existente no mundo real,

Leia mais

Introdução à Orientação a Objetos

Introdução à Orientação a Objetos Introdução à Orientação a Objetos Paradigmas de programação Objetos Classes Paradigma não é só uma palavra bonita! Lógico - tudo é assertiva lógica: Prolog, Mercury; Funcional tudo são listas e funções:

Leia mais

Interfaces. Universidade Católica de Pernambuco Ciência da Computação. Prof. Márcio Bueno.

Interfaces. Universidade Católica de Pernambuco Ciência da Computação. Prof. Márcio Bueno. Interfaces Universidade Católica de Pernambuco Ciência da Computação Prof. Márcio Bueno poonoite@marciobueno.com Fonte: Material da Profª Karina Oliveira Interfaces É utilizada para agrupar conceitos em

Leia mais

POO UML e Outros Conceitos. Prof. Vicente Paulo de Camargo

POO UML e Outros Conceitos. Prof. Vicente Paulo de Camargo Prof. Vicente Paulo de Camargo UML - INTRODUÇÃO UML = Unified Modeling Language = linguagem de modelagem de sistemas Permite especificar, visualizar e documentar modelos de software orientados a objetos

Leia mais

Linguagem de Programação Orientada a Objeto Abstração - Encapsulamento

Linguagem de Programação Orientada a Objeto Abstração - Encapsulamento Linguagem de Programação Orientada a Objeto Abstração - Encapsulamento Professora Sheila Cáceres Variáveis locais Campos são um tipo de variável. Eles: armazenam valores por toda a vida de um objeto; e

Leia mais

Linguagem de Programação I Apresentação da Disciplina

Linguagem de Programação I Apresentação da Disciplina Linguagem de Programação I Apresentação da Disciplina Apresentação da Disciplina Conteúdo: 1) Orientação a Objetos - Características da OO - Reutilização de código 2) Introdução à Linguagem Java - Histórico

Leia mais

Programação Orientada a Objetos II Java Décima primeira aula

Programação Orientada a Objetos II Java Décima primeira aula Programação Orientada a Objetos II Java Décima primeira aula 1 Programação Orientada a Objeto II Classes Abstratas Interfaces 2 Métodos abstratos Métodos abstratos não possuem implementação (corpo) Para

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Programação Orientada a Objetos luno: ata: Professor: Leonardo abral da Rocha Soares 1. Torna o atributo visível a todas as classes do pacote onde foi declarado: a) public b) private c) protected d) package

Leia mais

Herança Tiago Eugenio de Melo

Herança Tiago Eugenio de Melo Herança Tiago Eugenio de Melo tiago@comunidadesol.org Herança Conceito: Herança é a capacidade de especializar tipos de objetos (classes), de forma que os tipos especializados contenham, além de características

Leia mais

Strings e Arrays POO

Strings e Arrays POO Strings e Arrays POO Prof. Marcio Delamaro Programação Orientada a Objetos Prof Marcio Delamaro ICMC/USP 1/27 String Uma sequência de caracteres que representa uma informação textual Em Java existe um

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Programação Orientada a Objetos Prof. André Gustavo Duarte de Almeida andre.almeida@ifrn.edu.br www3.ifrn.edu.br/~andrealmeida Aula VIII Herança e Interface Roteiro Herança Classes Abstratas Interface

Leia mais

O que estas classes possuem em comum? 1) 2) 3)

O que estas classes possuem em comum? 1) 2) 3) Material de Apoio 5 pg. 1/5 Sumário Este material apresenta conceitos gerais de herança. Em aula também serão abordados outros conceitos: classe abstrata, polimorfismo e ligação dinâmica. Motivação M1:

Leia mais

Modelo do Mundo Real. Abstração. Interpretação

Modelo do Mundo Real. Abstração. Interpretação Modelo do Mundo Real Mundo Real Abstração Interpretação Sistema de Software Modelo Algoritmo Abstração: O modelo precisa capturar apenas as características do mundo real que são importantes para o sistema

Leia mais

LP II / 1ª Lista de Exercícios

LP II / 1ª Lista de Exercícios LP II - 2013.2 / 1ª Lista de Exercícios Em todos os exercícios a aluno deve atender aos requisitos enunciados. Métodos e variáveis auxiliares podem ser criadas e usadas, desde que pertinentes. O aluno

Leia mais

Orientação a Objetos AULA 06

Orientação a Objetos AULA 06 Orientação a Objetos AULA 06 Prof. Fabrício Martins Mendonça Conteúdo da Aula ü Herança ü Sobrescrita e reescrita de métodos ü Sobrecarga ü Efeitos de Herança ü Polimorfismo 2 Um dos principais recursos

Leia mais

Linguagem de Programação. Diagrama de classes

Linguagem de Programação. Diagrama de classes Linguagem de Programação Diagrama de classes Joyce França Professora de Ciência da Computação - IFNMG 2 Agenda Diagrama de classes Herança Associação Agregação Exercícios 3 Diagrama de classes Mostra um

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Programação Orientada a Objetos Pacotes e Encapsulamento Msc. Paulo de Tarso F. Júnior 1 Introdução Permite o agrupamento de classes em uma coleção chamada pacote Um pacote é uma coleção de classes e interfaces

Leia mais

Declaração de Construtores em Java

Declaração de Construtores em Java Programando com Java Artigo http://mballem.wordpress.com/ Declaração de Construtores em Java Para que serve e como usar um Construtor em Java Autor Marcio Ballem: é formado em Sistemas de Informação e

Leia mais

Java First-Tier: Aplicações. Sobrecarga. Orientação a Objetos em Java (II) Sobrecarga de Construtores: Exemplo de Declaração

Java First-Tier: Aplicações. Sobrecarga. Orientação a Objetos em Java (II) Sobrecarga de Construtores: Exemplo de Declaração Java First-Tier: Aplicações Orientação a Objetos em Java (II) Grupo de Linguagens de Programação Departamento de Informática PUC-Rio Sobrecarga Um recurso usual em programação OO é o uso de sobrecarga

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - CÂMPUS DE COXIM FUNDAMENTOS EM ORIENTAÇÃO A OBJETOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - CÂMPUS DE COXIM FUNDAMENTOS EM ORIENTAÇÃO A OBJETOS Professor: Fernando Maia da Mota Orientações Básicas Leia atentamente as instruções para cada questão. A prova deverá ser feita a lápis ou caneta (preta ou azul) em uma folha de rascunho que será fornecida

Leia mais

Aprendendo. Java 2. Rodrigo Mello Ramon Chiara Renato Villela. Novatec Editora Ltda.

Aprendendo. Java 2. Rodrigo Mello Ramon Chiara Renato Villela. Novatec Editora Ltda. Aprendendo Java 2 Rodrigo Mello Ramon Chiara Renato Villela Novatec Editora Ltda. www.novateceditora.com.br 1 Programação Orientada a Objetos O que é Programação Orientada a Objetos? É um paradigma de

Leia mais

Herança. Herança. Herança. Herança. Herança. Programação Orientada a Objetos

Herança. Herança. Herança. Herança. Herança. Programação Orientada a Objetos e Ligação Dinâmica Programação Orientada a Objetos e Polimorfismo A é a contribuição original do paradigma de programação orientado a objetos Fundamentos chave do paradigma OO: Abstração de Dados A herança

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Programação Orientada a Objetos Classes, Atributos e Métodos Msc. Paulo de Tarso F. Júnior 1 Introdução Programas eram lineares e com poucos módulos: PE Programação Estruturada Aumento da complexidade

Leia mais

COMPORTAMENTOS - Observações

COMPORTAMENTOS - Observações COMPORTAMENTOS - Observações O próprio objeto realiza operações de consulta ou alteração dos valores dos seus atributos Essas operações são definidas em seus métodos Os métodos também são utilizados para

Leia mais

Programação de Computadores - I. Profª Beatriz Profº Israel

Programação de Computadores - I. Profª Beatriz Profº Israel Programação de Computadores - I Profª Beatriz Profº Israel Ambiente de Desenvolvimento Herança É um princípio da Programação Orientada a Objetos que permite que as classes compartilhem atributos e métodos

Leia mais

Programação Orientada a Objetos - 3º semestre AULA 04 Prof. André Moraes

Programação Orientada a Objetos - 3º semestre AULA 04 Prof. André Moraes Pág 25 Programação Orientada a Objetos - 3º semestre AULA 04 Prof. André Moraes 6 COMPORTAMENTO DOS OBJETOS Sabe-se que os objetos possuem um estado e comportamento, representados pelas variáveis de instância

Leia mais

Estrutura de Dados Funções e Procedimentos

Estrutura de Dados Funções e Procedimentos Estrutura de Dados Funções e Procedimentos Prof. Salustiano Rodrigues de Oliveira saluorodrigues@gmail.com www.profsalu.wordpress.com Java A linguagem Java utiliza o paradigma de programação orientada

Leia mais