Cronograma de Projeto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cronograma de Projeto"

Transcrição

1 ronograma de Projeto

2 O que é um ronograma? alendário de realização para um plano ou projeto. Através do cronograma, podemos definir as datas de início e fim para os projetos. Não pode ser estabelecido antes que se tenha um esboço de todo o projeto e de todas as atividades a serem realizadas no mesmo. Antes de construir um cronograma, devemos sempre definir as atividades do projeto e sequenciá-las, estabelecendo uma ordem lógica e as relações de dependência.

3 Exemplo de cronograma:

4 Exemplo de cronograma:

5 Exemplo de cronograma:

6 Exemplo de cronograma (com base no diagrama de setas):

7 onstruindo um cronograma: Etapas: ) Definição e sequenciamento das atividades do EAP (Estrutura Analítica do Projeto) e as dependências; ) Realização da estimativa de duração para cada atividade; 3) álculo do cronograma propriamente dito.

8 onstruindo um cronograma através do diagrama de setas Estimativa de Duração da Atividade

9 onstruindo um cronograma através do diagrama de setas Significa que duas atividades estão sendo desenvolvidas. A primeira, envernizar os pisos, tem como responsável o Paulo e a estimativa de duração é de dias; a segunda atividade, colocar os móveis no lugar, é realizada por ris e estima-se que durará dia. Observe que a segunda atividade só pode ser concluída após o término da primeira.

10 onstruindo um cronograma através do diagrama de setas A 3 A linha fantasma (tracejada) serve apenas para organizar o diagrama e não deve ser considerada como atividade. 3 No caso acima, temos duas atividades, A e, que ocorrem simultaneamente, ou seja, começam juntas e acontecem juntas. A atividade A, contudo, dura dias e termina antes da Atividade, que dura 3 dias. A atividade, que depende do término das atividades A e, só pode começar quando ambas forem concluídas. No caso da atividade, a duração é de dias.

11 onstruindo um cronograma através do diagrama de setas A 3 Neste exemplo, temos seis atividades sendo realizadas: A,,, D, E e F. O projeto começa com duas atividades (A, duração de semanas, e, duração de semana). A atividade começa quando termina e dura semanas. A atividade D aguarda o término de, e dura 3 dias. Já a atividade E depende de duas atividades que a antecedem: A e. Podemos ver que A dura semanas, enquanto as atividades e juntas duram 3 semanas. Por isso, a atividade E tem que aguardar até a atividade A (a mais longa) ser concluída. A atividade F é realizadas ao término de D e dura semanas. O projeto termina quando a última atividade é realizada. No acima, quando as atividades E e F são concluídas. Mas quanto tempo leva este projeto ao todo? D 3 E F 6

12 Data de início estimada março abril maio junho julho agosto setembro 0/03 30/08 Data de conclusão Intervalo total de tempo do projeto exigida

13 Existem alguns métodos que nos ajudam a calcular o cronograma de um projeto e a gerenciar o tempo deste projeto como um todo. Quando aprendemos a calcular o cronograma e a gerenciá-lo, podemos tomar decisões de tempo, custo e recursos para todo o projeto.

14 O cálculo do cronograma envolve: ) A data mais cedo na qual uma atividade pode ser iniciada e terminada, com base na data de início estimada para o projeto. Afinal de contas, o ideal de um projeto é que comecemos as atividades no primeiro dia disponível, assim terminaremos o mais cedo possível, tendo tempo de folga para eventuais problemas.

15 O cálculo do cronograma também envolve: ) A data mais tardia na qual uma atividade pode ser iniciada e terminada, a fim de se concluir o projeto até a data de conclusão exigida. Quando sabemos o prazo final de um projeto, podemos definir qual a data mais tardia em que podemos começá-lo, sempre tendo como base a duração de cada atividade envolvida no projeto. Se eu tenho um projeto cuja duração estimada é de dias, e decido começá-lo faltando dias para o encerramento do prazo, obviamente vou atrasar na entrega; por isso, a data mais tardia para iniciá-lo é, neste caso, dias antes do fim do prazo.

16

17 Ex: se eu tenho um projeto com duração estimada de 0 dias que tem início estimado para o dia de março, a data de início mais cedo é justamente o dia.

18 Ainda considerando o exemplo anterior, que teve como início estimado o dia de março. Só posso terminar o projeto cedo se começar cedo, logo o projeto será iniciado no dia de março, seu início mais cedo possível. Uma vez que o projeto dura 0 dias, será concluído dia de março. Este é o término mais cedo para este projeto.

19 Início mais edo (I) O primeiro dia do projeto, No caso, o dia zero. I = 0 No exemplo acima, o início mais cedo é o primeiro dia de projeto (o marco zero). Qual o Início mais cedo e Término mais cedo do projeto? Término mais edo (T) é o início + duração do projeto. No caso, T = 0 + ( + ) T = = 6

20 E no caso deste projeto, qual o término mais cedo? Para sabermos o início mais cedo (I) e término mais edo (T) de um projeto, Podemos calcular o I e T de cada uma das atividades. omeçamos pela primeira atividade do projeto. Atividade A I = 0 (pois está no início do projeto). T = I + duração da atividade T = 0 + T = Atividade I = 0 (pois também está no início do projeto). T = I + duração da atividade T = T = 3 A 3 3 Atividade Veja que só pode começar quando A e forem concluídas. A é concluída no dia (T = ); é concluída no dia 3 (T = 3). A atividade é mais longa que A, e ambas começam juntas. Por isso, o mais cedo que pode começar é no maior T entre as duas atividades das quais depende. No caso, após o término mais edo de, que é a mais longa. I = 3 (igual ao T de ) T = I + duração da atividade T = 3 + T = Portanto, o término mais cedo deste projeto é no sétimo dia, ou dia.

21 alcule o término mais cedo para este projeto em dias: A E 3 D 3 F 6

22 Resolução: A E 3 D 3 F 6 A I = 0 T = I + duração T = 0 + T = I = 0 T = 0 + T = I = (depende de ) T = + T = 3 D I = 3 (depende de ) T = T = 6 E I = (depende de A e ) T = + T = F I = 6 (depende de D) T = 6 + T = 8 Observe que o projeto termina quando E e F são concluídas. E é concluída no dia ; F é concluída no dia 8. Por isso, o término mais cedo do projeto é no dia.

23 Exemplo: eu tenho um projeto com duração estimada de 0 dias. O início estimado para o projeto é de março, e o prazo final do projeto é dia 0 de março. Dessa forma, o término mais tarde para o projeto como um todo é o próprio dia do prazo final, 0 de março.

24 Utilizando o mesmo exemplo, posso sempre calcular o início mais tarde uma vez que já sei o término mais tarde. Se o projeto tem como prazo final o dia 0 de março, para achar o início mais tarde é só subtrair a duração do projeto (no caso, 0 dias). Dessa forma, o início mais tarde é dia 0 de março. Se eu começar o projeto mais tarde do que 0 de março, irei atrasá-lo, pois o projeto necessita de 0 dias para ser concluído e o prazo é 0 de março.

25 - onsiderando que o prazo para este projeto é de 8 dias, qual o término mais tarde e início mais tarde do projeto? Término mais tarde é o próprio prazo do projeto, Logo, TT = 8. Início mais tarde é calculado reduzindo a duração das atividades do prazo. NO caso, T = 8 - ( + ) T = 8-6 = Logo, o início mais tarde do projeto é dia.

26 E no caso deste projeto, qual o início mais tarde se considerarmos que o prazo do projeto de 0 dias? Vamos então calcular o término mais tarde (TT) e o Início mais tarde (IT) de todas as atividades. omeçamos pela última atividade do projeto. Atividade TT = 0 (igual ao prazo final). IT = TT duração da atividade IT = 0 IT = 6 Atividade TT = 6 ( pois termina quando começa, igual ao IT de ) IT = TT duração da atividade IT = 6 3 IT = 3 A 3 Atividade A 3 TT = 6 (igual ao IT de, pois o término + tarde de A coincide com o início + tarde de ) IT = TT duração da atividade IT= 6 IT = O mais tarde que A pode começar para não atrasar o projeto é dia ; já, dia 3. No caso, portanto, o início mais tarde para este projeto é dia 3.

27 alcule o início mais tarde para este projeto, levando em conta que o prazo para conclusão do projeto é de dias. A E 3 D 3 F 6

28 Resolução: A E 3 D 3 F 6 E F TT = (prazo final) IT = TT duração IT = IT = 3 TT = (prazo final) IT = IT = 8 D TT = 3 (depende do IT de F) IT = 3 3 IT = 0 TT = 8 (depende dos IT de E e D, logo é o menor entre os dois) IT = 8 IT = 6 TT = 6 (depende do IT de ) IT = 6 IT = A TT = 8 (depende do IT de E) IT = 8 IT = 3 Observe que o projeto começa com as atividades A (IT = 3) e (IT = ). omo A precisa começar antes de para o prazo ser mantido, O início mais tarde deste projeto deve ser o dia 3.

29 Resolução: A 3 D 3 Ainda sobre este exemplo, vemos as atividades A e, que são simultâneas, ou seja, acontecem juntas. Elas podem ou não começar e acabar juntas, mas o fato de poderem começar juntas implica que não há qualquer relação de dependência entre elas. Quando levamos em conta o início mais cedo, as duas começam o mais cedo possível, ou seja, no mesmo dia. tem duração de dia, logo terminará bem mais cedo que A, que dura dias. Quando levamos em conta o início mais tarde, A e não necessariamente irão começar juntas. omo o início mais tarde de A é 3 e o de é, devemos começar A no dia 3 ou o projeto irá atrasar, mas ainda tem uma certa folga até o dia. E F 6

30 Algumas propriedades do início e término mais cedo: T = I + estimativa de duração da atividade. Para acharmos o I e T de todas as atividades, devemos começar sempre pela primeira atividade, que tem início = início estimado do projeto. Para calcular o I de uma atividade que depende de várias antes dela, devemos considerar o maior T entre as atividades que a antecedem. A 3 3 D E F 3 6 No caso acima, o início mais cedo de F depende do término mais cedo de D e E. T de D = 6; T de E =. F só pode começar quando D e E acabarem, logo o início mais cedo (I) de F será igual ao maior T entre D e E. No caso, I de F é igual ao T de E =.

31 Algumas propriedades do início e término mais tarde: IT = TT estimativa de duração da atividade. Para acharmos o TT e IT de todas as atividades, devemos começar sempre pela última atividade, que tem TT igual ao prazo final do projeto. Para calcular o TT de uma atividade que depende de várias depois dela, devemos considerar o menor IT entre as atividades que a sucedem. A 3 No caso acima, vamos supor que o projeto possua um prazo de dias. Para sabermos o término mais tarde da atividade A, devemos saber tanto o início mais tarde de como o início mais tarde de. alculando, vemos que o IT de = e o IT de = 3. Na prática, significa que precisa começar dia antes de para que o projeto não perca o prazo. omo e só podem começar depois de A terminar, o término mais tarde de A coincide com o menor IT entre os dois, no caso o IT de. Logo, o TT de A = 3. 3 D E F 3 6

32 (F) Na prática, ter folga é ter algum tempo de sobra para realizar uma atividade. Exemplo: temos uma atividade para ser realizada em um prazo de 0 dias. A atividade tem duração estimada de dias, que coincide com o término mais cedo que ela pode ter. A folga total = 0 = 6. Em outras palavras, se realizarmos a atividade o mais cedo possível, teremos 6 dias de folga para eventuais imprevistos.

33

34 alculando a folga (F) para cada Uma das atividades a seguir: º calculamos o I e o T para cada atividade; A 3 º calculamos o TT e o IT para cada atividade (com base no prazo do projeto, que neste caso, como visto anteriormente, será de 0 dias); 3 3º Fazemos o cálculo da folga. Atividade A I = 0 T = IT = TT = 6 Folga = TT T F = 6 F = Atividade I = 0 T = 3 IT = 3 TT = 6 Folga = TT T F = 6 3 F = 3 Atividade I = 3 T = IT = 6 TT = 0 Folga = TT T F = 0 F = 3

35 Para este exemplo, vamos calcular o I, T, TT, IT e Folga (F) para cada uma das atividades. O projeto pode ser concluído em 9 dias? A 3 D E F 3 6

36 A álculo do cronograma Resolução: omeçamos calculando o I e T para todas as atividades: 3 D E F 3 6 A I = 0 T = IT = TT = F = I = T = 3 IT = TT = F = I = T = 3 IT = TT = F = D I = 3 T = IT = TT = F = E I = 3 T = IT = TT = F = F I = T = 0 IT = TT = F = Até o momento, já sabemos que o término mais cedo para este projeto é no dia 0, logo ele não poderá ser concluído em 9 dias, mas com o atraso de dia. Vamos seguir para o cálculo do método do início e término mais tarde, que servirá como tira-teima.

37 A álculo do cronograma Resolução: Vamos agora achar o TT e IT de todas as atividades, lembrando que o prazo para concluir o projeto é de 9 dias. 3 D E F 3 6 A I = 0 T = IT = - TT = 0 F = I = T = 3 IT = TT = F = I = T = 3 IT = 0 TT = F = D I = 3 T = IT = TT = 6 F = E I = 3 T = IT = TT = 6 F = F I = T = 0 IT = 6 TT = 9 F = Observando o Início mais tarde de A (que é onde o projeto começa), vemos que o valor é -. Valores negativos indicam atraso, logo o projeto segue atrasado em dia, como já havíamos verificado no método anterior.

38 Resolução: Vamos, por fim, calcular as folgas para cada atividade. A 3 D E F 3 6 A I = 0 T = IT = - TT = 0 F = 0 F = - I = T = 3 IT = TT = F = 3 F = I = T = 3 IT = 0 TT = F = 3 F = - D I = 3 T = IT = TT = 6 F = 6 F = E I = 3 T = IT = TT = 6 F = 6 F = - F I = T = 0 IT = 6 TT = 9 F = 9-0 F = - alculando as folgas, vemos que há atividades com folga positiva e atividades com folga negativa. omo é possível que, em um projeto com atraso de dia, existam atividades que ainda assim possuem alguma folga?

39 Isso acontece porque em projetos onde ocorrem atividades simultâneas, podemos percorrer caminhos diferentes ao mesmo tempo, e alguns caminhos demoram mais do que outros e vice-versa. Observando o diagrama do exemplo, é possível verificar que há dois caminhos acontecendo neste projeto: A 3 D E F 3 6 O caminho rabiscado em amarelo passa por A D F. O caminho rabiscado em vermelho passa por A E F. Se analisarmos a duração das atividades apenas pelo caminho amarelo, vemos que o projeto, neste caminho, tem duração de +++3 = 8 dias. Já pelo caminho em Vermelho, temos uma duração de +++3 = 0 dias. Em outras palavras, o caminho vermelho é mais longo que o amarelo e sua duração extrapola o tempo do projeto, que é de 9 dias.

40 omparando as folgas encontradas para cada atividade e os caminhos (slide 38), podemos notar as folgas positivas estão no caminho amarelo (mais curto), e as folgas negativas, ou atrasos, estão no caminho vermelho (mais longo). A 3 D E F 3 6 As atividades e D apresentam folga, pois são realizadas em paralelo às atividades e E, cuja Soma da duração é maior do que e D juntas. omo o projeto só pode continuar (a partir de F) Quando os dois caminhos forem concluídos, e D possuem alguma folga até que e E terminem. Analisando ainda mais a fundo, vemos que e possuem a mesma duração, mas E leva dias enquanto D leva apenas ; por conta da atividade E, o caminho vermelho é mais longo que o amarelo. E como este caminho precisa de 0 dias, não pode concluir no prazo exigido de 9.

41 Quando nos deparamos com caminhos como o vermelho, com duração tão longa que não possuem folga, ou até mesmo atrasam, temos um caminho crítico. É um caminho que não apresenta flexibilidade, não apresenta folga. Ele precisa ser seguido à risca, ou às vezes até ser revisto, para não atrasar o projeto. A 3 D E F 3 6 Para gerenciarmos bem um projeto, temos que reconhecer no cronograma quais os caminhos críticos e como eles afetam as atividades como um todo.

42

43

44 Analisando este caso anterior, Vamos identificar o caminho crítico (se houver): Atividade A I = 0 T = IT = TT = 6 Folga = TT T F = 6 F = Atividade I = 0 T = 3 IT = 3 TT = 6 Folga = TT T F = 6 3 F = 3 A 3 3 Atividade I = 3 T = IT = 6 TT = 0 Folga = TT T F = 0 F = 3 Temos dois caminhos no projeto: A -> -> O caminho crítico é sempre o de menor folga, no caso o caminho ->. Porém, neste caso, ele não é realmente crítico, pois para ser crítico ele deve apresentar folga zero ou negativa.

45 Vamos agora refazer este caso. alcule o I, T, TT, IT e Folga (F) para as atividades do projeto abaixo. Ele pode ser concluído em 0 dias? Qual o caminho crítico deste projeto (se houver)? A E 3 D 3 F 6

46 Resolução: Primeiro, calculamos o I e o T para todas as atividades. A E 3 D 3 F 6 A I = 0 T = IT = TT = F = I = 0 T = IT = TT = F = I = T = 3 IT = TT = F = D I = 3 T = 6 IT = TT = F = E I = T = IT = TT = F = F I = 6 T = 8 IT = TT = F = Já sabemos pelo método do início e término mais cedo que o projeto será concluído em dias, estourando o prazo de 0 dias. Vamos ao tira-teima pelo método do início e término mais tarde.

47 Resolução: Agora, calculamos o TT e IT de todas as atividades (com base no prazo estabelecido pela questão, de 0 dias). A E 3 D 3 F 6 A I = 0 T = IT = - TT = 3 F = I = 0 T = IT = 0 TT = F = I = T = 3 IT = TT = 3 F = D I = 3 T = 6 IT = TT = 8 F = E I = T = IT = 3 TT = 0 F = F I = 6 T = 8 IT = 8 TT = 0 F = Uma vez mais, verificamos que o projeto possui um atraso de dias (lembrando que sempre que formos levar em conta dois IT, o menor será o escolhido.

48 Vamos agora identificar o caminho crítico. Para isso, devemos calcular as folgas das atividades, o que podemos fazer através da fórmula F = TT T. A E 3 D 3 F 6 A I = 0 T = IT = - TT = 3 F = - I = 0 T = IT = 0 TT = F = 0 I = T = 3 IT = TT = 3 F = 0 D I = 3 T = 6 IT = TT = 8 F = E I = T = IT = 3 TT = 0 F = - F I = 6 T = 8 IT = 8 TT = 0 F = Uma vez identificadas as folgas, sabemos qual é o caminho crítico observando quais atividades possuem as menores folgas. No caso, A e E possuem folga de -.

49 Vamos agora identificar o caminho crítico. Para isso, devemos calcular as folgas das atividades, o que podemos fazer através da fórmula F = TT T. A E 3 D 3 F 6 A I = 0 T = IT = - TT = 3 F = - I = 0 T = IT = 0 TT = F = 0 I = T = 3 IT = TT = 3 F = 0 D I = 3 T = 6 IT = TT = 8 F = E I = T = IT = 3 TT = 0 F = - F I = 6 T = 8 IT = 8 TT = 0 F = Uma vez identificadas as folgas, sabemos qual é o caminho crítico observando quais atividades possuem as menores folgas. No caso, A e E possuem folga de -. Logo, o caminho crítico é A -> E

50 Vamos ver em detalhes porque o caminho A ->E é crítico: A 3 D E F 3 A F = - F = 0 F = 0 D F = E F = - F F = Analisando cada um dos possíveis caminhos e suas durações temos que: o caminho verde dura dias. As atividades A e E possuem folga negativa de -, logo trata-se de um caminho crítico, com nenhuma flexibilidade. O caminho amarelo dura 0 dias. As atividades, possuem folga zero. Se a atividade E pudesse começar logo depois de, o projeto terminaria sem folga, mas no prazo de 0 dias. O caminho vermelho, por sua vez, dura 8 dias. As atividades e possuem folga zero, D e F possuem folga positiva de dias. Este é um caminho flexível e se fosse o único caminho do projeto, o mesmo terminaria no prazo. 6

51 Vamos ver em detalhes porque o caminho A ->E é crítico: A 3 D E F 3 A F = - F = 0 F = 0 D F = E F = - F F = Quando analisamos os caminhos verde e amarelo, verificamos que a única razão pela qual o projeto não termina no prazo é justamente a primeira atividade, A. Vemos que a atividade E, que também é longa, não pode começar no dia 3 logo após o término de, mas deve esperar até o dia, quando A termina. Se E começasse no dia 3, terminaria em 0 dias. Da mesma forma, D e F juntas levam apenas dias, mas E leva sete, sendo que só começa no quinto dia por causa da atividade A. Quando F termina no dia 8, ainda deve aguardar o término de E no dia. É o atraso de E, ocasionado pelo atraso de A, que prejudica o projeto. 6

52 Vamos ver em detalhes porque o caminho A ->E é crítico: A 3 D E F 3 A F = - F = 0 F = 0 D F = E F = - F F = Se pudéssemos reduzir o tempo de A e/ou de E em um total de dias, teríamos como terminar o projeto no prazo. Na prática, reduzir o tempo de realização de uma atividade implica em usar mais recursos para que ela possa ser feita mais rápida. Uma solução, portanto, é retirar recursos de atividades com maior folga (como D e F) e utilizar para acelerar atividades de menor folga (como A e E). Assim, desfazemos o caminho crítico e o projeto pode ser realizado de forma tranquila, dentro do prazo. 6

53 PASSO A PASSO PARA ÁLULO DO RONOGRAMA E IDENTIFIAÇÃO DO AMINHO RÍTIO: º) ANALISAR O DIAGRAMA DE SETAS, A DURAÇÃO DE ADA ATIVIDADE E AS RELAÇÕES DE DEPENDÊNIA ENTRE ATIVIDADES; º) ALULAR O INÍIO MAIS EDO (I) E TÉRMINO MAIS EDO (T) PARA ADA ATIVIDADE. 3º) ALULAR O TÉRMINO MAIS TARDE (TT) E INÍIO MAIS TARDE (IT) PARA ADA ATIVIDADE, O QUE SÓ PODE SER FEITO SE FOR ESTIMADO UM PRAZO PARA O PROJETO. º) ALULAR A FOLGA DE ADA ATIVIDADE (F) ATRAVÉS DA FÓRMULA F = TT T. º) VERIFIAR QUAIS ATIVIDADES POSSUEM AS MENORES FOLGAS E DEFINIR O AMINHO RÍTIO DO PROJETO (SE HOUVER).

54 Referências

Cronograma de Projeto

Cronograma de Projeto Cronograma de Projeto O que é um Cronograma Calendário de realização para um plano. - Definição de datas de início e fim para as atividades do projeto. - Não pode ser estabelecido antes que se tenha um

Leia mais

Edézio Métodos Quantitativos 1

Edézio Métodos Quantitativos 1 Edézio Métodos Quantitativos 1 PERT/CPM PERT: Program Evaluation and Review Technique (Técnica de Avaliação e Controle de Projetos) CPM: Critical Path Method (Método do Caminho Crítico) As redes PERT/CPM

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento do tempo Prof. Robson Almeida Gerenciamento do Tempo Envolve os processos necessários para assegurar a conclusão do projeto no tempo previsto. Processos Iniciação

Leia mais

Desenho do Cronograma 1

Desenho do Cronograma 1 Desenho do Cronograma 1 Objetivos da aula de hoje Saber preparar o cronograma do projeto; Saber controlar os atrasos e avanços na duração das atividades; Saber preparar e interpretar diagramas de redes;

Leia mais

Capítulo 6 Gerenciamento do Tempo do projeto

Capítulo 6 Gerenciamento do Tempo do projeto Capítulo 6 Gerenciamento do Tempo do projeto 1 Introdução Vamos pensar um pouco? 2 Introdução Porquê gerenciar o tempo? Como saber se chegaremos nos objetivos no prazo estimado? Planejar e Controlar 3

Leia mais

Métodos de Apoio à Elaboração de Cronogramas

Métodos de Apoio à Elaboração de Cronogramas Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Informática Disciplina: Gerência de Projetos Prof.: (monalessa@inf.ufes.br) 1. Gráfico de Gantt 2. PERT/CPM 1 1. Gráfico de Gantt

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS

LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS 1. Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. A aplicação de conhecimentos, processos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas

Leia mais

6.1 Caminho Crítico. 6.2 Método das Flechas. 6.2 Método das Flechas

6.1 Caminho Crítico. 6.2 Método das Flechas. 6.2 Método das Flechas . aminho rítico isciplina: Planejamento e ontrole de Obras ula O Planejamento do Projeto (aminho rítico) gora que já temos a rede montada com todas as atividades ligadas entre si, segundo uma lógica racional,

Leia mais

Qualidade de Software

Qualidade de Software Qualidade de Software PERT/CPM (Método do Caminho Crítico) Prof. Edjandir Corrêa Costa edjandir.costa@ifsc.edu.br Sumário Definição Aplicação Notação Roteiro para Aplicação Exercícios 2 PERT/CPM - Definição

Leia mais

Profa. Dra. Fernanda Maria P. F. Ramos Ferreira. Departamento de Edifícios

Profa. Dra. Fernanda Maria P. F. Ramos Ferreira. Departamento de Edifícios Profa. Dra. Fernanda Maria P. F. Ramos Ferreira Departamento de Edifícios - Método do diagrama de precedência (MDP) Utiliza caixas ou nós para representar as atividades São conectados por setas orientadas

Leia mais

Prof. Fabrício Maciel Gomes Departamento de Engenharia Química Escola de Engenharia de Lorena EEL

Prof. Fabrício Maciel Gomes Departamento de Engenharia Química Escola de Engenharia de Lorena EEL Prof. Fabrício Maciel Gomes Departamento de Engenharia Química Escola de Engenharia de Lorena EEL Referências Bibliográficas Sistema de Avaliação Duas Provas teóricas Um Trabalho em Grupo MédiaFinal 0,4

Leia mais

Diagrama de rede ⵏ ⵏ ⵏ ⵏ. Nota

Diagrama de rede ⵏ ⵏ ⵏ ⵏ. Nota Diagrama de rede O diagrama de rede é um gráfico (fluxograma) representando a sequência em que um conjunto de tarefas devem ser realizadas para atingir o objetivo do projeto. É um instrumento de planejamento

Leia mais

AULA 4: GERENCIAMENTO DO TEMPO E DOS CUSTOS CONSTRUÇÃO DO CRONOGRAMA E DO ORÇAMENTO DO PROJETO

AULA 4: GERENCIAMENTO DO TEMPO E DOS CUSTOS CONSTRUÇÃO DO CRONOGRAMA E DO ORÇAMENTO DO PROJETO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DEECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DEEMPRESAS AULA 4: GERENCIAMENTO DO TEMPO E DOS CUSTOS CONSTRUÇÃO DO CRONOGRAMA E DO ORÇAMENTO DO

Leia mais

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 31/03/2015 GESTÃO DO TEMPO CRONOGRAMA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 31/03/2015 GESTÃO DO TEMPO CRONOGRAMA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof. : Heloisa Campos GESTÃO DO TEMPO GESTÃO DO ESCOPO DEFINIDA Definir as atividade; Sequenciar

Leia mais

Material Teórico - O Plano Cartesiano e Sistemas de Equações. Sistemas de Equações do Primeiro Grau com Duas Incógnitas

Material Teórico - O Plano Cartesiano e Sistemas de Equações. Sistemas de Equações do Primeiro Grau com Duas Incógnitas Material Teórico - O Plano Cartesiano e Sistemas de Equações Sistemas de Equações do Primeiro Grau com Duas Incógnitas Sétimo Ano do Ensino Fundamental Prof Francisco Bruno Holanda Prof Antonio Caminha

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 03 Tema: Gerenciamento

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Métodos e Processos na Área Espacial

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial L.F. Perondi 10.08.2009 SUMÁRIO 1. Processos de Gerenciamento de Projetos.

Leia mais

Gerenciamento do Tempo de Projetos. Parte 05. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento do Tempo de Projetos. Parte 05. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento do Tempo de Projetos Parte 05 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Análise de prioridade - 7

Análise de prioridade - 7 7.1 Objetivo. Análise de prioridade - 7 Estudar a prioridade das atividades de um projeto tem por objetivo ordená-las, visando estabelecer a ordem de importância, ou seja, de prioridade, a ser observada

Leia mais

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo Época especial

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo Época especial Prova final de MTMÁT - 3o ciclo 011 - Época especial Proposta de resolução 1. 1.1. onstruindo uma tabela para identificar todos os pares de pares de bolas que existem, e calculando o produto dos dois números,

Leia mais

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS Duração de atividades / Formação de equipes

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS Duração de atividades / Formação de equipes PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS Duração de atividades / Formação de equipes Professora: Eng. Civil Mayara Custódio, Msc. Durações de atividades Duração: Quantidade de períodos de trabalho necessários

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais CSE-208-4 Introdução à Gestão de Projetos L.F. Perondi 09.08.2010 SUMÁRIO Planejamento - Gerenciamento do Tempo -

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO MINISTRÇÃO PROUÇÃO 6 Semestre MÉTOO O MINHO RÍTIO Representação de um projeto. Prof. demir dm.produção II Prof.demir MÉTOO O MINHO RÍTIO Representação de um projeto. O método do caminho critico, refere-se

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento dos custos Prof. Robson Almeida Gerenciamento dos Custos Inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos e controle de custos, de modo que

Leia mais

Gerenciamento do Tempo. Igor Muzetti Pereira

Gerenciamento do Tempo. Igor Muzetti Pereira Gerenciamento do Tempo Igor Muzetti Pereira igormuzetti@decsi.ufop.br Introdução Inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto. O modelo do cronograma é uma representação

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 4 Gerenciamento de Tempo. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 4 Gerenciamento de Tempo. Luiz Leão Unidade 4 Gerenciamento de Tempo Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Identificação das atividades Sequenciamento de atividades Estimativa de Recursos Estimativas

Leia mais

Material Teórico - Inequações Produto e Quociente de Primeiro Grau. Primeiro Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Inequações Produto e Quociente de Primeiro Grau. Primeiro Ano do Ensino Médio Material Teórico - Inequações Produto e Quociente de Primeiro Grau Inequações-Produto Primeiro Ano do Ensino Médio Autor: Prof. Fabrício Siqueira Benevides Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto 23 de

Leia mais

GESTÃO de PROJETOS. Gestão do TEMPO em Projetos. Redes e Cronogramas. Prof. Luciel Henrique de Oliveira

GESTÃO de PROJETOS. Gestão do TEMPO em Projetos. Redes e Cronogramas. Prof. Luciel Henrique de Oliveira GESTÃO de PROJETOS Gestão do TEMPO em Projetos Redes e Cronogramas Prof. Luciel Henrique de Oliveira luciel@fae.br 1 Como Gerenciar o Tempo de um Projeto? Projeto de 'supercaça' dos EUA está atrasado O

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DO TEMPO PROF.: KAIO DUTRA

PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DO TEMPO PROF.: KAIO DUTRA PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DO TEMPO PROF.: KAIO DUTRA Gerenciamento do Tempo O gerenciamento do tempo do projeto inclui os processos necessário para gerenciar o término pontual do projeto.

Leia mais

PLANEJAMENTO DE PROJETO DE SOFTWARE

PLANEJAMENTO DE PROJETO DE SOFTWARE PLANEJAMENTO DE PROJETO DE SOFTWARE Cronograma no MS-Project (continuação) Profª Andrea Padovan Jubileu Desenvolvimento do Cronograma O cronograma é a disposição gráfica do tempo que será gasto na realização

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PONTIFÍI UNIVERSIDDE TÓLI DE GOIÁS ESOL DE ENGENHRI ENGENHRI DE PRODUÇÃO Lista de exercícios para a prova 4 GRUPO TEÓRIO 1. Defina balanceamento de linha nos processos repetitivos em massa. 2. Uma vez

Leia mais

Planejamento - 2. Definição de atividades Sequenciamento das atividades. Mauricio Lyra, PMP

Planejamento - 2. Definição de atividades Sequenciamento das atividades. Mauricio Lyra, PMP Planejamento - 2 Definição de atividades Sequenciamento das atividades 1 6.1 Definir as atividades 1 Lista das atividades A lista das atividades é uma lista abrangente que inclui todas as atividades necessárias

Leia mais

Soluções de Questões de Matemática do Colégio Militar do Rio de Janeiro CMRJ

Soluções de Questões de Matemática do Colégio Militar do Rio de Janeiro CMRJ Soluções de Questões de Matemática do Colégio Militar do Rio de Janeiro CMRJ. Questão Funções Sendo D e D, respectivamente, domínios das funções reais f e g, definidas por f ( x) = x e g ( x) de x no intervalo:,

Leia mais

13/09/2011. Atividades. Aula 5: REDE PERT/CPM PRINCÍPIOS DO PERT-CPM

13/09/2011. Atividades. Aula 5: REDE PERT/CPM PRINCÍPIOS DO PERT-CPM Tecnologia em Logística e Transportes Métodos Quantitativos de Gestão PRINCÍPIOS DO PERT-CPM Prof. Msc. João Gilberto Mendes dos Reis Aula 5: REDE PERT/CPM Segundo Monks (1985), o método do caminho crítico

Leia mais

CSE Métodos e Processos na Área Espacial

CSE Métodos e Processos na Área Espacial CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais L.F.Perondi Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos Propostas de resolução

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos Propostas de resolução MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos Propostas de resolução Exercícios de exames e testes intermédios 1. Como P (B) = 1 P ( B ) = P (B) P (A B) vem que P (B) = 1 0,7

Leia mais

COMO RESOLVER QUESTÕES DE DIAGRAMAS DE REDE. Moisés Luna, PMP COLECAO COMO PASSAR NOS. Certificação para sua carreira decolar YOUPM.

COMO RESOLVER QUESTÕES DE DIAGRAMAS DE REDE. Moisés Luna, PMP COLECAO COMO PASSAR NOS. Certificação para sua carreira decolar YOUPM. COMO RESOLVER QUESTÕES DE DIAGRAMAS DE REDE Moisés Luna, PMP COLECAO COMO PASSAR NOS exames PMP E CAPM E book 1 YOUPM Certificação para sua carreira decolar www. youpm.com.br Apresentação Ao longo da minha

Leia mais

PERT/CPM Diagramas de Rede e Caminho Crítico

PERT/CPM Diagramas de Rede e Caminho Crítico PERT/CPM Diagramas de Rede e Caminho Crítico Disciplina de: Professores: Apresentação: TC045 Gerenciamento de Projetos Curitiba, 25/03/2014. Prof. Dr. Sérgio Scheer Prof.ª. Msc. Helena Fernanda Graf Eng.

Leia mais

Gestão da Produção PERT - CPM Gestão da Produção PERT - CPM. Aula 3

Gestão da Produção PERT - CPM Gestão da Produção PERT - CPM. Aula 3 Gestão da Produção PERT - CPM Aula 3 Métodos do caminho crítico Conjunto de técnicas utilizado para o planejamento e o controle de empreendimentos ou projetos. Utilizado para gerenciar tempo e custos dos

Leia mais

Prof. Heni Mirna Cruz Santos

Prof. Heni Mirna Cruz Santos Prof. Heni Mirna Cruz Santos henimirna@hotmail.com Para se planejar uma obra é preciso subdividila em partes menores, esse processo é chamado decomposição. A estrutura hierarquizada que a decomposição

Leia mais

GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO

GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO Introdução Inclui os processos necessários para realizar o término do projeto no prazo. O seqüenciamento de atividades, a estimativa de recursos da atividade, a estimativa

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano Época especial

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano Época especial Prova Escrita de MATEMÁTIA A - o Ano 006 - Época especial Proposta de resolução GRUPO I. Estudando a variação de sinal de f e relacionando com o sentido das concavidades do gráfico de f, vem: 6 ) + + +

Leia mais

Roteiro Prático para Administração de um Projeto 1

Roteiro Prático para Administração de um Projeto 1 Roteiro Prático para Administração de um Projeto 1 Objetivos da aula de hoje Saber planejar as etapas para administrar um projeto. Saber administrar as etapas de um projeto. Administrar um Projeto Administrar

Leia mais

Gerenciamento de TEMPO

Gerenciamento de TEMPO Gerenciamento de TEMPO Gerenciamento de tempo Estratégia é a arte de usar o tempo e o espaço. Eu sou mais ligado ao primeiro que ao último: espaço podemos recuperar, o tempo, jamais. Napoleão Bonaparte

Leia mais

Lei de Gauss. Evandro Bastos dos Santos. 21 de Maio de 2017

Lei de Gauss. Evandro Bastos dos Santos. 21 de Maio de 2017 Lei de Gauss Evandro Bastos dos antos 21 de Maio de 2017 1 Fluxo de Campo Elétrico Com a lei de Coulomb calculamos o campo elétrico utilizando uma distribuição de cargas. E a soma vetorial do campo elétrico

Leia mais

GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO

GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO DO PROJETO Gestão de Projetos de Infraestrutura Luciano Rodrigues de Souza GESTÃO DO TEMPO Começar um trabalho sem planejá-lo primeiro, ou seja, partir para o AGIR antes do PENSAR em como agir. Fazer atividades

Leia mais

Física do Calor - 22ª Aula. Prof. Alvaro Vannucci

Física do Calor - 22ª Aula. Prof. Alvaro Vannucci Física do Calor - 22ª Aula Prof. Alvaro Vannucci Na Mecânica Estatística, será muito útil a utilização dos conceitos básicos de Análise Combinatória e Probabilidade. Por ex., uma garota vai sair com suas

Leia mais

SIMULADO 3 CERTIFICAÇÃO PMP

SIMULADO 3 CERTIFICAÇÃO PMP SIMULADO 3 CERTIFICAÇÃO PMP Nível Básico Página 0 de 5 51) Das opções abaixo qual encontra-se no Termo de Abertura? a) Uma estratégia de gerenciamento dos riscos. b) Estimativas de pacotes de trabalho.

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais CSE-208-4 Introdução à Gestão de Projetos 25.07.2011 PARTE 2 SUMÁRIO Planejamento - Gerenciamento do Tempo Grupo de

Leia mais

MATEMÁTICA A - 11o Ano Geometria -Trigonometria Propostas de resolução

MATEMÁTICA A - 11o Ano Geometria -Trigonometria Propostas de resolução MTEMÁTI - o no Geometria -Trigonometria ropostas de resolução Eercícios de eames e testes intermédios. bservando que os ângulos e RQ têm a mesma amplitude porque são ângulos de lados paralelos), relativamente

Leia mais

Gestão de Projetos 26/05/2013

Gestão de Projetos 26/05/2013 Grupo de Processos de Planejamento Unidade 06 www.humbertoarantes.com.br @HumbertoArante1 62 9293 0587 1 2 Grupos de Processos de Planejamento A equipe de gerenciamento utiliza o Grupo de Processos de

Leia mais

Gestão de Projectos. Projectos como redes de actividades Determinação do caminho crítico Método de PERT Método CPM Exercício Links

Gestão de Projectos. Projectos como redes de actividades Determinação do caminho crítico Método de PERT Método CPM Exercício Links Gestão de Projectos Gestão de Projectos Projectos como redes de actividades Determinação do caminho crítico Método de PERT Método CPM Exercício Links Projectos como redes de actividades Projectos são conjuntos

Leia mais

1) A variável anos de remodelação dos veículos (na percepção do cliente) está representada no histograma a seguir:

1) A variável anos de remodelação dos veículos (na percepção do cliente) está representada no histograma a seguir: INE 5111 EXERCÍCIO COMPLEMENTAR TURMA 05324 29/10/2010 1) A variável anos de remodelação dos veículos (na percepção do cliente) está representada no histograma a seguir: Anos desde a última remodelação

Leia mais

O Microsoft Project 2013 de gerenciamento de projetos, que pode ser usado para planejar, gerenciar e trabalhar como uma valiosa fonte de informações

O Microsoft Project 2013 de gerenciamento de projetos, que pode ser usado para planejar, gerenciar e trabalhar como uma valiosa fonte de informações O Microsoft Project 2013 de gerenciamento de projetos, que pode ser usado para planejar, gerenciar e trabalhar como uma valiosa fonte de informações para o projeto. Project Gerência de Projetos Configuração

Leia mais

Proposta de teste de avaliação

Proposta de teste de avaliação Proposta de teste de avaliação Matemática A O ANO DE ESCOLARIDADE Duração: 90 minutos Data: O teste é constituído por dois grupos, I e II O Grupo I inclui cinco questões de escolha múltipla O Grupo II

Leia mais

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Chamada

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Chamada Prova final de MTMÁTI - o ciclo 014-1 a hamada Proposta de resolução aderno 1 1. omo as grandezas x e y são inversamente proporcionais, sabemos que x y é um valor constante. ntão temos que 15 0 = 1 a 00

Leia mais

Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística

Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística A Estatística é a ciência de aprendizagem a partir de dados. Trata-se de uma disciplina estratégica, que coleta, analisa e interpreta informações numéricas para

Leia mais

TEXTO AULA 7: Cronograma e Orçamento.

TEXTO AULA 7: Cronograma e Orçamento. TEXTO AULA 7: Cronograma e Orçamento. 7.1 Cronograma (Prazos) Quando se pergunta a alguém o que faz um projeto ser bem-sucedido, temos como uma das respostas mais freqüentes: prazos realistas. E o que

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais CSE-208-4 Introdução à Gestão de Projetos 02.08.2010 SUMÁRIO Planejamento - Gerenciamento do Tempo 1. Processos de

Leia mais

Álgebra Linear. Transformações Lineares

Álgebra Linear. Transformações Lineares Álgebra Linear Transformações Lineares Fórmulas e Resumo Teórico Para fins gerais, considere V um espaço vetorial e uma transformação T: V W. Propriedades de Transformações Lineares - T é linear se: Para

Leia mais

Especialização em design instrucional para EaD virtual: tecnologias, técnicas e metodologias NEaD - Universidade Federal de Itajubá.

Especialização em design instrucional para EaD virtual: tecnologias, técnicas e metodologias NEaD - Universidade Federal de Itajubá. Cronograma Prof. Dr. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior Fevereiro, 2013 Cronograma é uma ferramenta visual relacionada aos tempos que as diversas tarefas de um projeto irão consumir. É uma ferramenta

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Métodos e Processos na Área Espacial

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial 03.08.2009 SUMÁRIO 1. Processos de Gerenciamento de Projetos. 2. Inicialização

Leia mais

QUESTÃO DE ELETRODINÂMICA RESOLVIDA PELO PROF. PAULO CANAL ILHA FÍSICA ENUNCIADO:

QUESTÃO DE ELETRODINÂMICA RESOLVIDA PELO PROF. PAULO CANAL ILHA FÍSICA ENUNCIADO: QUESTÃO DE ELETRODINÂMICA RESOLVIDA PELO PROF. PAULO CANAL ILHA FÍSICA ENUNCIADO: ASPECTOS ABORDADOS NESSA QUESTÃO: 1) Associação de Resistores em série e em paralelo; 2) Lei de Ohm; 3) Princípios relacionados

Leia mais

Professora Ana Hermínia Andrade. Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise. Período 2017.

Professora Ana Hermínia Andrade. Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise. Período 2017. Professora Ana Hermínia Andrade Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise Período 2017.1 Distribuições Amostrais O intuito de fazer uma amostragem

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CI 221 DISCIPLINA: Engenharia de Software AULA NÚMERO: 5B DATA: / / PROFESSOR: Andrey APRESENTAÇÃO Nesta aula serão apresentados e discutidos os conceitos de planejamento de um projeto de software e elaboração

Leia mais

Gerenciamento dos Custos do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento dos Custos do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento dos Custos do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Esta etapa inclui processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gerenciamento e controle dos custos, de modo que o projeto,

Leia mais

Gerenciamento do Valor Agregado

Gerenciamento do Valor Agregado Gerenciamento do Valor Agregado Questões a serem respondidas: PASSADO PRESENTE FUTURO Estamos no cronograma? Estamos no custo? Quais são os desvios significantes? Por que temos desvios? Quem é o responsável?

Leia mais

Semáforo Autor: Alan Parr. Avanço Autor: Dan Troyka, Material Um tabuleiro quadrado 7 por peças brancas e 14 peças negras.

Semáforo Autor: Alan Parr. Avanço Autor: Dan Troyka, Material Um tabuleiro quadrado 7 por peças brancas e 14 peças negras. Avanço Autor: Dan Troyka, 2000 Material Um tabuleiro quadrado 7 por 7. 14 peças brancas e 14 peças negras. Objectivo posição inicial Um jogador ganha se chegar com uma das suas peças à primeira linha do

Leia mais

Vamos aos Gritos. Quem são os números quânticos? Os números quânticos são as soluções da equação de Schrondinger que

Vamos aos Gritos. Quem são os números quânticos? Os números quânticos são as soluções da equação de Schrondinger que Disciplina de Física e Química A 10ºAno Ano lectivo 2014/2015 Vamos aos Gritos Números Quânticos!!! Quem são os números quânticos? Os números quânticos são as soluções da equação de Schrondinger que indicam

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 12º Ano de Matemática A Tema II Introdução ao Cálculo Diferencial II. TPC nº 9 (entregar em )

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 12º Ano de Matemática A Tema II Introdução ao Cálculo Diferencial II. TPC nº 9 (entregar em ) Escola Secundária com º ciclo D. Dinis º Ano de Matemática A Tema II Introdução ao álculo Diferencial II TP nº 9 (entregar em 09-0-0) Grupo I. Uma caixa A contém duas bolas verdes e uma bola amarela. Outra

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Matemática e Computação Bacharelado em Ciência da Computação Engenharia de Software II ula (rogerio@fct.unesp.br) // Conteúdo Parte : Gerenciamento &

Leia mais

PERT/CPM. PERT e CPM utilizam principalmente os conceitos de Redes (grafos) para planejar e visualizar a coordenação das atividades do projeto.

PERT/CPM. PERT e CPM utilizam principalmente os conceitos de Redes (grafos) para planejar e visualizar a coordenação das atividades do projeto. PERT/CPM Notas de Aula - Fernando Nogueira Modificado por Milton Procópio de Borba 1. Introdução As técnicas denominadas PERT e CPM foram independentemente desenvolvidas para o Planejamento e Controle

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase Prova Escrita de MATEMÁTICA A - o Ano 00 - a Fase Proposta de resolução GRUPO I. Como A e B são acontecimentos incompatíveis, temos que A B, ou seja, P A B 0 Como P A B P A + P B P A B P A B + P A B P

Leia mais

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 04/04/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. MSc. HELOISA F. CAMPOS 1 CRONOGRAMA GESTÃO DO TEMPO DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 04/04/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. MSc. HELOISA F. CAMPOS 1 CRONOGRAMA GESTÃO DO TEMPO DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE UNIVERSIDDE FEDERL DO PRNÁ 04/04/06 SETOR DE TENOLOGI UNIVERSIDDE FEDERL DO PRNÁ DEPRTMENTO DE ONSTRUÇÃO IVIL GESTÃO DO ESOPO DEFINID GESTÃO DO TEMPO VIÁVEL GESTÃO DO TEMPO Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti

Leia mais

Elaboração e Gestão de Projetos

Elaboração e Gestão de Projetos Disciplina do curso de Especialização em Gestão Pública (48horas) Período: Quintas feiras 05/02 a 23/04/201 12/03 ok - hoje! Aulas previstas: Fevereiro: 12, 19, 26-05 não houve aula Março: 05, 12, 26 19

Leia mais

Introdução aos Métodos Numéricos

Introdução aos Métodos Numéricos Introdução aos Métodos Numéricos Instituto de Computação UFF Departamento de Ciência da Computação Otton Teixeira da Silveira Filho Conteúdo temático Zeros de Função Conteúdo específico Aspectos básicos

Leia mais

ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS Unidade II ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS Prof. André Medeiros As Áreas de Conhecimento Presentes no PMBOK Escopo Escopo do Projeto Gerenciamento do Escopo do Projeto Escopo do Projeto é o trabalho que

Leia mais

MBA em Gestão de Projetos Gestão do Tempo do Projeto Sequenciamento/ Estimativa de Recursos e Duração das Atividades Luciano Frontino de Medeiros

MBA em Gestão de Projetos Gestão do Tempo do Projeto Sequenciamento/ Estimativa de Recursos e Duração das Atividades Luciano Frontino de Medeiros Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação MBA em Gestão de Projetos Gestão do Tempo do Projeto Sequenciamento/ Estimativa de Recursos e Duração das Atividades Luciano Frontino de Medeiros Introdução

Leia mais

Distância entre duas retas. Regiões no plano

Distância entre duas retas. Regiões no plano Capítulo 4 Distância entre duas retas. Regiões no plano Nesta aula, veremos primeiro como podemos determinar a distância entre duas retas paralelas no plano. Para isso, lembramos que, na aula anterior,

Leia mais

Patch

Patch LATÊNCIA NEGATIVA A Latência Negativa é utilizada para organizar as predecessoras das entidades quando houver necessidade de, por exemplo, uma tarefa iniciar numa quantidade de dias que antecedem a predecessora,

Leia mais

ARRANJO OU COMBINAÇÃO?

ARRANJO OU COMBINAÇÃO? ARRANJO OU COMBINAÇÃO? As principais ferramentas da Análise Combinatória são a Permutação, o Arranjo e a Combinação, mas muitos estudantes se confundem na hora de decidir qual delas utilizar para resolver

Leia mais

OBMEP 2010 Soluções da prova da 2ª Fase Nível 2. Questão 1

OBMEP 2010 Soluções da prova da 2ª Fase Nível 2. Questão 1 Questão a) Para saber o número que deve dizer ao matemágico, Joãozinho deve fazer quatro contas: ª conta: multiplicar o número no cartão escolhido por 2; 2ª conta: somar 3 ao resultado da primeira conta;

Leia mais

Prof. Pedro A. Silva

Prof. Pedro A. Silva Prof. Pedro A. Silva www.aplicms.com.br profpas@alanet.com.br CORREÇÃO DA PROVA DE RACIOCÍNIO LÓGICO DO CARGO DE AGENTE PENITENCIÁRIO FEDERAL - CADERNO 1 /2009 Questão 24 Uma professora formou grupos de

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL SÃO JOÃO DA ESCÓCIA

INSTITUTO EDUCACIONAL SÃO JOÃO DA ESCÓCIA 1 Passo lembre-se sempre, em um circuito paralelo a tensão é a mesma em todos os componentes, e a corrente se divide. 2 RM significa resistência do medidor, o medidor como mostra a figura acima, possui

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais CSE-208-4 Introdução à Gestão de Projetos L.F. Perondi 08.08.2011 SUMÁRIO Planejamento - Gerenciamento do Tempo -

Leia mais

Todas tarefas cadastradas no Project / EPM possuem algum tipo de restrição aplicado.

Todas tarefas cadastradas no Project / EPM possuem algum tipo de restrição aplicado. Restrições Todas tarefas cadastradas no Project / EPM possuem algum tipo de restrição aplicado. A restrição controla como o início ou término de uma tarefa é calculado e em que nível a tarefa pode ser

Leia mais

Gerência de Projetos e Manutenção de Software Aula 5 Planejamento de Projetos Andréa Magalhães Magdaleno

Gerência de Projetos e Manutenção de Software Aula 5 Planejamento de Projetos Andréa Magalhães Magdaleno Gerência de Projetos e Manutenção de Software Aula 5 Planejamento de Projetos Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br 2016.02 Agenda Cronograma Custos e Orçamento Exercícios 2 Etapas do planejamento

Leia mais

Projeto - Feedback. Plano de Gerenciamento do Projeto Relatório

Projeto - Feedback. Plano de Gerenciamento do Projeto Relatório Projeto - Feedback Plano de Gerenciamento do Projeto ÍNDICE 1 SUMÁRIO EXECUTIVO 1.1 Introdução 1.2Objetivo do Projeto 1.3 Justificativa do Projeto 2 ESCOPO 2.1 Plano de Gerenciamento do Escopo 2.2 Escopo

Leia mais

Programação de Projetos

Programação de Projetos Programação de Projetos Definições de projeto Design concepção, desenvolvimento e especificação técnica de um produto. carro software projeto (desenho) de casa. Project empreendimento temporário, conjunto

Leia mais

PERT PERT PERT PERT PERT PERT. O CPM assume que as estimativas de tempo para um projeto são certas (determinísticas);

PERT PERT PERT PERT PERT PERT. O CPM assume que as estimativas de tempo para um projeto são certas (determinísticas); O CPM assume que as estimativas de tempo para um projeto são certas (determinísticas); A duração de cada atividade na prática, contudo, pode ser diferente daquela prevista no projeto; Existem muitos fatores

Leia mais

CORRELAÇÃO E REGRESSÃO. Modelos Probabilísticos para a Computação Professora: Andréa Rocha. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Dezembro, 2011

CORRELAÇÃO E REGRESSÃO. Modelos Probabilísticos para a Computação Professora: Andréa Rocha. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Dezembro, 2011 CORRELAÇÃO E REGRESSÃO CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Modelos Probabilísticos para a Computação Professora: Andréa Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Dezembro, 2011 CORRELAÇÃO Introdução Quando consideramos

Leia mais

A U L A 11 CONFECÇÃO DE FLUXO DE CAIXA

A U L A 11 CONFECÇÃO DE FLUXO DE CAIXA 1 2 Esperamos que você seja capaz, ao final deste estudo, de: Construir uma DFC, baseada em Balanço e DRE de uma empresa. 3 EM PRIMEIRO LUGAR... - ANALISE O ENUNCIADO DO EXERCÍCIO E VERIFIQUE O QUE ELE

Leia mais

Uma versão simplificada da rede PERT: a rede NEOPERT

Uma versão simplificada da rede PERT: a rede NEOPERT Uma versão simplificada da rede PERT: a rede NEOPERT Isnard Martins 6 Uma versão mais simples da Rede PERT foi lançada na década dos anos 7, denominada NEOPERT. A diferença mais evidente entre a rede PERT

Leia mais

TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE. UNIDADE II - Instrumentos gráficos de planejamento e controle

TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE. UNIDADE II - Instrumentos gráficos de planejamento e controle TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE UNIDADE II - Instrumentos gráficos de planejamento e controle 2.5. Diagramas de redes de precedência Diagrama de precedência PDM (Neopert) Técnica de redes com as atividades

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS. Guia PMBOK

GESTÃO DE PROJETOS. Guia PMBOK Guia PMBOK - O guia PMBOK nada mais é que um conjunto de práticas na gestão de projetos organizado pelo instituto PMI e é considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da

Leia mais