Especialização em design instrucional para EaD virtual: tecnologias, técnicas e metodologias NEaD - Universidade Federal de Itajubá.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Especialização em design instrucional para EaD virtual: tecnologias, técnicas e metodologias NEaD - Universidade Federal de Itajubá."

Transcrição

1 Cronograma Prof. Dr. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior Fevereiro, 2013 Cronograma é uma ferramenta visual relacionada aos tempos que as diversas tarefas de um projeto irão consumir. É uma ferramenta de gestão e tem duas finalidades: planejamento e controle. Etapa de planejamento: o cronograma permite definir o sequenciamento das tarefas (quando uma tarefa depende de outra) bem como a simultaneidade delas (quando tarefas distintas podem ser realizadas ao mesmo tempo); Etapa de controle: permite acompanhar o andamento do projeto comparando o que foi planejado com o que está ocorrendo efetivamente, permitindo saber se os prazos estão sendo cumpridos ou se haverá algum atraso. Em geral o cronograma tem forma de uma tabela, planilha ou gráfico. Segundo Cordeiro (2007) a forma mais comum é o gráfico de Gantt (ou de barras horizontais) onde, na horizontal, tem-se a linha de tempo (minutos, dias, anos etc.) e na vertical tem-se as tarefas. No Quadro 1 há um exemplo de cronograma que mostra as atividades de construção de uma casa. Quadro 1 Exemplo fictício de cronograma de uma obra Semanas Atividades Limpeza do terreno 2 Muro 3 Fundação 4 Alvenaria 5 Telhado 6 Instalações hidráulicas 7 Instalações elétricas 8 Portas e janelas 9 Pintura 10 Limpeza Olhando para o cronograma nota-se que a primeira atividade irá ocorrer sozinha durante a semana 1. Afinal de contas não é possível fazer nada enquanto o terreno não estiver preparado. A construção do muro (atividade 2) e da fundação (atividade 3) iniciamse juntas na semana 2, mas o muro consumirá 2 semanas e as fundações 3 semanas.

2 Na semana 4, quando a fundação estiver sendo terminada irá ser iniciada a parte relativa à alvenaria (Atividade 4) que demora 5 semanas. Na última semana dessa atividade inicia-se a construção do telhado (Atividade 5), que dura 4 semanas. Observa-se também que durante a etapa de alvenaria, na semana 6, iniciam-se as atividades 6 e 7. A atividade 6 (instalações hidráulicas) demoram apenas 2 semanas, pois envolve apenas banheiros, cozinha e área de serviço. A atividade 7 (instalações elétricas) demora 4 semanas por estar envolvida em todos os cômodos. A instalação das portas e janelas inicia-se na semana 12, após o término do telhado, e ocupa 2 semanas. Somente após essa etapa ser concluída é que será feita a pintura (Atividade 9), com duração de 2 semanas. Por fim, após o término da pintura, ocorrerá a etapa de limpeza (Atividade 10), com duração de 1 semana. Os cronogramas podem ter variações diversas para atender a cada situação. Por exemplo, ao invés de cada tarefa ter apenas uma linha, como no Quadro 1, pode ter duas. Na primeira linha tem-se o planejado e na segunda o executado (tempo real consumido pela atividade), como mostra a Figura 1. Um cronograma assim passa a ser uma documentação do desenvolvimento do projeto. Observe na figura que, no momento do planejamento (traços vermelhos), imaginou-se que as fundações iriam ser iniciadas depois dos serviços preliminares e levaria 3 meses. Porém a marcação verde mostra que essas duas tarefas iniciaram ao mesmo tempo e demoraram entre 5 e 6 meses. O cronograma da Figura 1 também mostra que o preenchimento de cada coluna não precisa ser necessariamente completo Figura 1 Cronograma após encerramento do projeto. Fonte: Atom (2009)

3 Comparando os dois cronogramas apresentados é possível notar outra diferença importante: a definição exata do tempo em que as atividades ocorrerão. Enquanto na Figura 1 os períodos de tempo já foram fixados no Quadro 1 eles estão colocados apenas de forma genérica. Isso mostra que o cronograma do Quadro 1 é uma etapa preliminar do planejamento, quando define-se apenas a duração de cada etapa. Em um momento posterior, quando a data de início do projeto for definida, basta colocar as datas e o cronograma definitivo estará pronto. Atividades derivadas do cronograma Depois de pronto o cronograma é usado como base para outras atividades de planejamento, como a definição do momento em que cada material irá ser necessário e quais profissionais serão envolvidos em cada etapa. No caso do exemplo do Quadro 1 (construção da casa) pode-se notar que os profissionais ligados à parte hidráulica e elétrica só deverão iniciar suas atividades a partir da semana 6. Obviamente os materiais como canos, tubos, eletrodutos, fios etc. não precisam chegar ao canteiro de obra antes dessa data. Da mesma forma o madeiramento e as telhas só deverão ser entregues na semana 8, assim como os profissionais especializados na construção de telhados. Com todas essas definições anteriores surge outra importante função do cronograma: planejar os gastos com o projeto em cada período de seu desenvolvimento. Sabendo que materiais e profissionais estarão envolvidos em cada momento fica mais fácil definir os momentos de compra de materiais, contratação de pessoal e, consequentemente, os valores envolvidos. A Figura 2 traz um exemplo detalhado de um cronograma físico-financeiro onde pode-se acompanhar os gastos por atividade e por período (neste caso, por mês). É importante deixar claro que é comum estas atividades posteriores alterarem o planejamento inicial do cronograma. Pode-se descobrir, por exemplo, que os investimentos ficaram acima das possibilidades financeiras e, dessa forma, a sequência de atividades deverá ser alterada para caber no orçamento.

4 Figura 2 Cronograma físico-financeiro. Fonte: Faria (2012) Cronograma de um curso Cada curso tem suas próprias características e necessidades e, dessa forma, seu próprio cronograma. Apesar disso apresentamos um modelo geral básico que pode ser usado e adaptado conforme necessário. Esse modelo, como mostra o Quadro 2, possui 5 etapas principais.

5 Quadro 2 Modelo de cronograma das atividades para implantação do curso Atividades SEMANAS X Fase 1 - Análise Identificação das necessidades de aprendizagem e do público-alvo... Fase 2 Design Desenvolvimento do mapa de atividades... Desenvolvimento da matriz de design instrucional... Elaboração do storyboard... Fase 3 Desenvolvimento Produção do material didático... Adaptação dos recursos para o ambiente virtual... Fase 4 Implementação Disponibilização das unidades de aprendizagem... Oferecimento do curso... Fase 5 Avaliação Avaliação da efetividade do curso... Na Fase 1 ocorrem as atividades de análise inicial para o planejamento do curso, identificando as características do público-alvo, tais como faixa etária, conhecimentos sobre o tema do curso e assim por diante. Com base nessas informações pode-se definir a abordagem necessária para atender às necessidades de aprendizagem. Nesta etapa definem-se a ementa e a carga horária do curso, bem como a carga horária de cada assunto. Durante a Fase 2 é desenvolvido o design do curso, ou seja, é o momento em que o projeto do curso é elaborado e onde são usadas as três ferramentas do designer instrucional (mapa, matriz 1 e storyboard). A partir da ementa e da carga horária é elaborado o mapa de atividades. Esta é a principal etapa do projeto, pois é quando se definem os objetivos que os alunos deverão atingir em cada aula bem como as atividades teóricas e práticas que permitirão que esses objetivos sejam atingidos. Após o desenvolvimento do mapa (ou mesmo durante) pode-se detalhar as atividades práticas mais complexas usando, para isso, a matriz de design instrucional. O mesmo pode-se dizer com relação aos storyboards, que irão mostrar para a equipe de desenvolvimento como será o visual planejado para o curso. Com o projeto pronto é hora da Fase 3, ou seja, é o momento do desenvolvimento do curso propriamente dito. Nessa fase os materiais didáticos como textos, vídeos, 1 A matriz de design instrucional será apresentada na próxima disciplina.

6 animações, exercícios são criados. Dependendo das características do curso será a etapa de maior custo, pois pode envolver uma grande equipe de profissionais: Conteudista, para elaborar os textos; Fotógrafo e ilustrador, para desenvolver as imagens que irão ilustrar os textos; Animador e equipe de vídeo, que irão criar vídeos para explicações mais detalhadas; Revisor, para adequar os textos ao público-alvo. Designer gráfico, para unir imagens e textos em forma de arquivos PDF (ou outra mídia); Web-designer, que irá criar a interface do curso no ambiente virtual de aprendizagem. É importante destacar que durante a fase de desenvolvimento pode-se concluir que é necessário alterar algo que foi planejado, principalmente no mapa de atividades. Por isso não é incomum que essas duas atividades tenham marcações em um mesmo período de tempo. Nessa etapa também ocorre a adaptação dos materiais para o ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Por exemplo, o texto principal pode ter sido criado na forma de um livro que, no ambiente virtual, será apresentado em capítulos e não completo. A Fase 4, denominada implementação, é composta de duas atividades. A disponibilização das unidades de aprendizagem é o processo de liberação ou instalação de todo o conteúdo no AVA (ou em partes durante o curso). Já o oferecimento do curso mostra o momento em que o curso estará realmente ocorrendo. A última etapa (Fase 5) é quando se avalia o resultado (ou andamento) do curso, normalmente por meio de questionários. Em geral, nos cursos de curta duração, avalia-se apenas no final e os resultados obtidos irão colaborar com melhorias para a próxima turma. Quando a duração é maior pode-se ter dois ou mais momentos de coleta de informação com os alunos para descobrir se algo deve ser mudado ou se está ocorrendo da maneira planejada.

7 Comentários finais Como pode-se ver o cronograma é uma ferramenta bastante simples de ser usada e, ao mesmo tempo, de grande importância para o sucesso no planejamento e desenvolvimento de um projeto. Sendo assim é fundamental que o designer instrucional conheça e domine essa ferramenta, aumentando a documentação do seu curso e, consequentemente, a comunicação com todos da equipe. Isso irá colaborar para o sucesso de cada projeto educacional desenvolvido. Referências ATOM. Le Classique. Montante Construtora, Disponível em: < Acesso em: 27 fev COORDEIRO, Flávia Regina Ferreira de Sá. Orçamento e controle de custos na construção civil. Monografia, Curso de Especialização em Construção Civil, Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Disponível em: < role%20de%20custos%20na%20constru%e7ao%20civil.pdf>. Acesso em: 11 mar FARIA, Renato. Cronograma físico-financeiro. PINI Web, Equipe de Obra, Orçar e Planejar, SENAI, Disponível em: < Acesso em: 11 mar

Circuito Hidráulico Básico Detalhes da Produção

Circuito Hidráulico Básico Detalhes da Produção Circuito Hidráulico Básico Detalhes da Produção Prof. Dr. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior, Janeiro de 2012 O vídeo que simula uma reunião entre o designer instrucional e o cliente permite entender

Leia mais

ETAPA EVENTO DESCRIÇÃO CONTATO. Orientações sobre materiais, identidade visual, divulgação e apoio da DEaD. Elaborado pelos Interessados(as).

ETAPA EVENTO DESCRIÇÃO CONTATO. Orientações sobre materiais, identidade visual, divulgação e apoio da DEaD. Elaborado pelos Interessados(as). 1 Para acelerar o processo de tramitação de seu curso e facilitar a programação de atividades, é muito importante que você siga esta sequência de etapas. ETAPA EVENTO DESCRIÇÃO CONTATO 1 Reunião com a

Leia mais

Aula 3 : Desenho Arquitetônico

Aula 3 : Desenho Arquitetônico Universidade Federal do Oeste da Bahia UFOB CENTRO DAS CIÊNCIAS EXATAS E DAS TECNOLOGIAS IADB79 - Desenho Técnico Aplicado à Engenharia Civil Prof. Dennis Coelho Cruz Aula 3 : Desenho Arquitetônico Introdução:

Leia mais

DESIGN INSTRUCIONAL APLICADO

DESIGN INSTRUCIONAL APLICADO Aula 9 09/10 DESIGN INSTRUCIONAL APLICADO ITENS DE PROJETO DEFINIÇÃO DE PARÂMETROS, CRITÉRIOS E METODOLOGIA Vamos relembrar DESIGN INSTRUCIONAL POR QUE O USO DO TERMO DESIGN? Se refere tanto ao processo

Leia mais

REVIT ARCHITECTURE 2012 PT GUIA DO USUÁRIO. Guia do iniciante

REVIT ARCHITECTURE 2012 PT GUIA DO USUÁRIO. Guia do iniciante REVIT ARCHITECTURE 2012 PT GUIA DO USUÁRIO Guia do iniciante Organizado por Manuel Lemos a partir do guia originalda Autodeskespecialmente para os cursos gratuitos do blog www.plataformabim.com.br Guia

Leia mais

SELEÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS TÉCNICO

SELEÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS TÉCNICO SELEÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS TÉCNICO O Diretor Acadêmico da Faculdade Ateneu, a seguir denominada FATE, no uso de suas atribuições regimentais, torna pública a realização do processo de seleção

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Nelson Luis da Cunha Técnico Integrado em Edificações Unidade Curricular Tecnologia

Leia mais

USO DE COMPUTADORES EM GERÊNCIA DE PROJETOS CAPÍTULO Histórico e Evolução. Definição de projeto

USO DE COMPUTADORES EM GERÊNCIA DE PROJETOS CAPÍTULO Histórico e Evolução. Definição de projeto CAPÍTULO 2 USO DE COMPUTADORES EM GERÊNCIA DE PROJETOS 2.1. Histórico e Evolução Definição de projeto Projeto é algo a ser feito Um projeto é definido como qualquer esforço, planejado por várias pessoas,

Leia mais

O USO DE FORMULÁRIOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS SALAS VIRTUAIS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

O USO DE FORMULÁRIOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS SALAS VIRTUAIS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO O USO DE FORMULÁRIOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS SALAS VIRTUAIS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Serra ES - Abril 2012 Categoria: C Métodos e Tecnologias Setor

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais L.F. Perondi 11.07.2011 PMBOK 1. Grupo de processos de inicialização 2. Grupo de processos de planejamento 3. Grupo

Leia mais

Desenho Instrucional aplicado em cursos online. Palestrante: Elisabeth Biruel

Desenho Instrucional aplicado em cursos online. Palestrante: Elisabeth Biruel Desenho Instrucional aplicado em cursos online Palestrante: Elisabeth Biruel Apresentar os aspectos que devem ser considerados no planejamento e na organização de um curso online Designer Instrucional

Leia mais

Materializando Sonhos. Desde 1980

Materializando Sonhos. Desde 1980 Materializando Sonhos. Desde 1980 Caros do Recanto dos Pássaros: A Iguatemi Construções, com o mesmo respeito, correção e objetividade com que vem se manifestando, vem a público, comunicar o andamento

Leia mais

CURSO FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS. Turma 2/2016

CURSO FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS. Turma 2/2016 CURSO FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS Turma 2/2016 TUTOR e CONTEUDISTA LÚCIO FLÁVIO FERRAZ Auditor Federal de Controle Externo do TCU PLANO DE CURSO Sumário 1. INFORMAÇÕES GERAIS...

Leia mais

PRIDE IPIRANGA RELATÓRIO DE ANDAMENTO DA OBRA PERÍODO MARÇO E ABRIL DE 2016

PRIDE IPIRANGA RELATÓRIO DE ANDAMENTO DA OBRA PERÍODO MARÇO E ABRIL DE 2016 RELATÓRIO DE ANDAMENTO DA OBRA PERÍODO MARÇO E ABRIL DE 2016 Andamento das Obras Civis Serviços concluídos até 29/04/16: Remoção total da terra proveniente das escavações dos subsolos; Escavação, arrasamento

Leia mais

Processo de Implantação nos Departamentos Regionais

Processo de Implantação nos Departamentos Regionais Processo de Implantação nos Departamentos Regionais Fases 1ª Sensibilização da Alta Administração e Gerências 2ª Análise de Impacto e Aderência 3ª Infraestrutura 4ª Desenvolvimento 5ª Parametrização 6ª

Leia mais

Cronograma de Projeto

Cronograma de Projeto Cronograma de Projeto O que é um Cronograma Calendário de realização para um plano. - Definição de datas de início e fim para as atividades do projeto. - Não pode ser estabelecido antes que se tenha um

Leia mais

Objetivos deste documento. Situação atual e justificativa do projeto

Objetivos deste documento. Situação atual e justificativa do projeto Controle de Versões Versão Data Autor Notas da Revisão 1.0 30/02/2010 Sr. Montes de Rocha Elaboração Inicial primeiro rascunho 1.1 15/03/2010 Sr. Montes de Rocha Revisão pós reunião com dois fornecedores

Leia mais

Prof. Heni Mirna Cruz Santos

Prof. Heni Mirna Cruz Santos Prof. Heni Mirna Cruz Santos henimirna@hotmail.com Para se planejar uma obra é preciso subdividila em partes menores, esse processo é chamado decomposição. A estrutura hierarquizada que a decomposição

Leia mais

PRODUTO EDUCACIONAL JARDEL SANTOS CIPRIANO. Orientador: Prof. Dr. Ivan Marcelo Laczkowski

PRODUTO EDUCACIONAL JARDEL SANTOS CIPRIANO. Orientador: Prof. Dr. Ivan Marcelo Laczkowski PRODUTO EDUCACIONAL JARDEL SANTOS CIPRIANO Orientador: Prof. Dr. Ivan Marcelo Laczkowski Campo mourão Agosto de 2016 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO EDUCACIONAL... 4 2.2 Exemplo

Leia mais

Edital 01/2017 PRE/ AEE-DI

Edital 01/2017 PRE/ AEE-DI MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS SECADI /MEC PROJETO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - DI Edital 01/2017 PRE/ AEE-DI 1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES: A Pró-Reitoria de Ensino,

Leia mais

Gráfico de barras e linhas: como fazer

Gráfico de barras e linhas: como fazer Este tutorial tem como objetivo mostrar o passo a passo para a criação do gráfico de barras e linhas usando o conceito de Pareto no Excel 2010. O gráfico de Pareto é um gráfico de colunas que coloca em

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE. Rosana Braga ICMC/USP

GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE. Rosana Braga ICMC/USP GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE Rosana Braga ICMC/USP Processo de Software DEFINIÇÃO CONSTRUÇÃO PRODUTO DE SOFTWARE MANUTENÇÃO Análise Planejamento Eng. Requisitos Projeto Codificação Teste Entendimento

Leia mais

IFSULDEMINAS Campus Avançado Carmo de Minas

IFSULDEMINAS Campus Avançado Carmo de Minas RETIFICAÇÃO 001/2018 EDITAL Nº 031 de 07 de julho de 2018 Processo Seletivo simplificado para contratação de bolsistas para atuarem como es Formadores/ Conteudistas dos cursos do Mediotec na modalidade

Leia mais

Diretrizes para produção de Material Impresso

Diretrizes para produção de Material Impresso Diretrizes para produção de Material Impresso Diretrizes para produção de Material Impresso Introdução Produção Conteúdo Linguagem Atividades Estrutura Processo de Elaboração Estratégias de criação de

Leia mais

SELEÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS PARA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA CURSOS DE EXTENSÃO

SELEÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS PARA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA CURSOS DE EXTENSÃO SELEÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS PARA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA CURSOS DE EXTENSÃO O Diretor Acadêmico da Faculdade Ateneu, a seguir denominada FATE, no uso de suas atribuições regimentais,

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Afinal, o que é um Projeto? De acordo com a Norma ISO 10.006, um Projeto é um processo único, consistindo em um grupo de atividades coordenadas e controladas

Leia mais

Materializando Sonhos. Desde 1980

Materializando Sonhos. Desde 1980 Materializando Sonhos. Desde 1980 Caros clientes do Recanto dos Pássaros: A Iguatemi Construções, com a objetividade que vem se manifestando desde o início dos trabalhos, em a público,comunicar o andamento

Leia mais

Desenvolvimento de um Tutorial de Pascal utilizando o Learning Space. Acadêmica: Renate Kammer Orientador: Maurício Capobianco Lopes

Desenvolvimento de um Tutorial de Pascal utilizando o Learning Space. Acadêmica: Renate Kammer Orientador: Maurício Capobianco Lopes Desenvolvimento de um Tutorial de Pascal utilizando o Learning Space Acadêmica: Renate Kammer Orientador: Maurício Capobianco Lopes Roteiro Introdução Objetivos Softwares Educacionais Metodologia de Especificação

Leia mais

SELEÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS TÉCNICO

SELEÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS TÉCNICO SELEÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS TÉCNICO O Diretor Acadêmico da Faculdade Ateneu, a seguir denominada FATE, no uso de suas atribuições regimentais, torna pública a realização do processo de seleção

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA

PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA O que é um Projeto? Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Leia mais

RELATÓRIO GERENCIAL TRIMESTRAL 002 DEZEMBRO/14

RELATÓRIO GERENCIAL TRIMESTRAL 002 DEZEMBRO/14 RELATÓRIO GERENCIAL TRIMESTRAL 002 DEZEMBRO/14 Relatório Gerencial Trimestral elaborado por: Leandro Toré Diretor de Contrato 61 3878 4718 ltcastro@odebrecht.com Thiago Galvão Diretor de Contrato 61 3462

Leia mais

Cobertura. Figura 15 - Alvenaria, verga e contraverga. Fonte: Acervo do autor.

Cobertura. Figura 15 - Alvenaria, verga e contraverga. Fonte: Acervo do autor. 23 Figura 15 - Alvenaria, verga e contraverga. Fonte: Acervo do autor. 4.1.10. Cobertura Após a cura da laje, foi executada a torre da caixa d água e a cobertura. A madeira utilizada para a estrutura da

Leia mais

DESENHO DE ARQUITETURA - PROJETO ARQUITETÔNICO

DESENHO DE ARQUITETURA - PROJETO ARQUITETÔNICO DESENHO DE ARQUITETURA - PROJETO ARQUITETÔNICO O projeto arquitetônico faz parte do conjunto de estudos, desenhos e especificações que definem uma edificação. Além da parte de arquitetura, a edificação

Leia mais

Gerenciar múltiplos projetos e equipes fica mais simples quando você domina o Microsoft Project!

Gerenciar múltiplos projetos e equipes fica mais simples quando você domina o Microsoft Project! Gerenciar múltiplos projetos e equipes fica mais simples quando você domina o Microsoft Project! Ao longo do curso desenvolva projetos práticos e utilize as principais técnicas de planejamento e controle

Leia mais

Vani Kenski USP DESIGN INSTRUCIONAL

Vani Kenski USP DESIGN INSTRUCIONAL Vani Kenski USP DESIGN INSTRUCIONAL EAD uma modalidade diferente Ensinar a distância é muito diferente de ensinar presencialmente, mesmo para professores com larga experiência em educação. Aprender a distância

Leia mais

Segunda Fase Preparação

Segunda Fase Preparação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Educação INTERAD: uma Metodologia para Desenvolvimento de Interface para Materiais Educacionais Digitais Segunda Fase Preparação Aluna:

Leia mais

Tema - Tempo / Ciclo de Vida de um Projeto

Tema - Tempo / Ciclo de Vida de um Projeto Tema - Tempo / Ciclo de Vida de um Projeto Curso Disciplina Tema Professor MBA em Gestão de Projetos Gerência do Tempo do Projeto Tempo / Ciclo de Vida de um Projeto Luciano Frontino de Medeiros Introdução

Leia mais

Princípios da Engenharia de Software aula 03

Princípios da Engenharia de Software aula 03 Princípios da Engenharia de Software aula 03 Prof.: José Honorato Ferreira Nunes Material cedido por: Prof.: Franklin M. Correia Na aula anterior... Modelos de processos de software: Evolucionário Tipos

Leia mais

PROJETO SOCIAL EPROTEC JR: PROJETO DO CANIL DA NUPAC

PROJETO SOCIAL EPROTEC JR: PROJETO DO CANIL DA NUPAC PROJETO SOCIAL EPROTEC JR: PROJETO DO CANIL DA NUPAC Breno Fernandes Pimentel 1 Bruno Teodoro da Silva 2 Paulo Victor Franafon 3 Mônica da Cunha e Silva 4 Juliana Reinert 5 PALAVRAS-CHAVE: apoio social;

Leia mais

EDITAL Nº 37 SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA IFRO/SEDUC ANEXO I PONTUAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

EDITAL Nº 37 SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA IFRO/SEDUC ANEXO I PONTUAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS EDITAL Nº 37 SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA IFRO/SEDUC ANEXO I PONTUAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE COMPONENTES AVALIADOS PONTUAÇÃO EQUIPE MULDISCIPLINAR 1 02: Tempo de experiência profissional na área de Educação

Leia mais

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento da Integração de Projetos Parte 03 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

PRIDE IPIRANGA RELATÓRIO DE ANDAMENTO DAS OBRAS PERÍODO MARÇO A MAIO DE 2017

PRIDE IPIRANGA RELATÓRIO DE ANDAMENTO DAS OBRAS PERÍODO MARÇO A MAIO DE 2017 PERÍODO MARÇO A MAIO DE 2017 Andamento das Obras Serviços concluídos até 31/05/2017 Fachadas Instalações hidráulicas, elétricas, interfones, alarme de incêndio, sistema de monitoramento e controle de acesso;

Leia mais

O papel cobre a pedra

O papel cobre a pedra O papel cobre a pedra Aula 03 II - O papel cobre a pedra Significaifi ter as coisas certas antes de você escrever o código. Ter o projeto de seu site no papel p Na pré-produção também deixamos que o usuário

Leia mais

SUMÁRIO. 2. Cursos a Distância financiados pela Rede e-tec Brasil. 4. A experiência da produção de Material Didático para Educação a Distância no IFPB

SUMÁRIO. 2. Cursos a Distância financiados pela Rede e-tec Brasil. 4. A experiência da produção de Material Didático para Educação a Distância no IFPB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PROGRAMAS

Leia mais

GRUPO EDUCACIONAL UNIS

GRUPO EDUCACIONAL UNIS GRUPO EDUCACIONAL UNIS UNIDADE DE GESTÃO DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E TECNOLOGIA - UNIS UNIDADE DE GESTÃO DA SAÚDE E SOCIEDADE - UNIS UNIDADE DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO E NEGÓCIO UNIS UNIDADE DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Agosto de 2015 INTRODUÇÃO O Ministério de Educação (MEC) através do Sistema Nacional

Leia mais

CSE Métodos e Processos na Área Espacial

CSE Métodos e Processos na Área Espacial CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais L.F.Perondi Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina Universidade Estadual de Londrina LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL ÓRGÃO DE APOIO RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016 Londrina 2017 1. APRESENTAÇÃO 1.1. Histórico Em mais de 40 anos de atividades, o Núcleo

Leia mais

Status Report: o queridinho mais odiado da gestão de projetos

Status Report: o queridinho mais odiado da gestão de projetos Status Report: o queridinho mais odiado da gestão de projetos HASCKEL, Marcelo 06/09/2016 Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes. Albert Einstein Um assunto

Leia mais

Roteiro Prático para Administração de um Projeto 1

Roteiro Prático para Administração de um Projeto 1 Roteiro Prático para Administração de um Projeto 1 Objetivos da aula de hoje Saber planejar as etapas para administrar um projeto. Saber administrar as etapas de um projeto. Administrar um Projeto Administrar

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento do tempo Prof. Robson Almeida Gerenciamento do Tempo Envolve os processos necessários para assegurar a conclusão do projeto no tempo previsto. Processos Iniciação

Leia mais

ORIENTAÇÃO SOBRE OBRAS

ORIENTAÇÃO SOBRE OBRAS ORIENTAÇÃO SOBRE OBRAS Organograma da Superintendência Superintendência PAR Assessoria Diretoria Projetos Fiscalização Jurídico APRESENTAÇÃO EQUIPE Fiscalização Andréia Brito DRE Miracema, Guaraí e Colinas

Leia mais

Professores : Leonardo Miranda e Barbara V. Bôas

Professores : Leonardo Miranda e Barbara V. Bôas CRONOGRAMA DE OBRAS Professores : Leonardo Miranda e Barbara V. Bôas 1 Planejar a execução de uma obra significa ordenar a realização das atividades pelas equipes de trabalho, de acordo com sua sequência

Leia mais

Gerenciamento do Tempo de Projetos. Parte 05. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento do Tempo de Projetos. Parte 05. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento do Tempo de Projetos Parte 05 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

MANUAL DE TCC PÓS-GRADUAÇÃO - EAD ONLINE. Informações Gerais. Versão 1

MANUAL DE TCC PÓS-GRADUAÇÃO - EAD ONLINE. Informações Gerais. Versão 1 PÓS-GRADUAÇÃO - EAD ONLINE MANUAL DE TCC Informações Gerais Versão 1 ÍNDICE Introdução 3 1. Regulamentação 3 2. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 3 3. Etapas do TCC 4 3.1. Primeira Etapa: Metodologia

Leia mais

Jclic Alfabeto Sonoro

Jclic Alfabeto Sonoro Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Alfabeto Sonoro Para a produção deste Tutorial

Leia mais

PROPOSTAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROPOSTAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROPOSTAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLUME NÚMERO 2016 ISSN 0000-0000 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: SEQUÊNCIAS DO ENSINO INVESTIGATIVAS UTILIZANDO A PLATAFORMA

Leia mais

SELEÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS CURSO TÉCNICO

SELEÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS CURSO TÉCNICO SELEÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS CURSO TÉCNICO O Diretor Acadêmico da Faculdade Ateneu, a seguir denominada FATE, no uso de suas atribuições regimentais, torna pública a realização do processo de seleção

Leia mais

RPA 008/2019 SELEÇÃO DE PROFISSIONAL AUTONOMO CONTRATAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE NIVEL SUPERIOR PARA DESENVOLVEDOR DE VÍDEOS ANIMADOS 2D.

RPA 008/2019 SELEÇÃO DE PROFISSIONAL AUTONOMO CONTRATAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE NIVEL SUPERIOR PARA DESENVOLVEDOR DE VÍDEOS ANIMADOS 2D. RPA 008/2019 SELEÇÃO DE PROFISSIONAL AUTONOMO CONTRATAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE NIVEL SUPERIOR PARA DESENVOLVEDOR DE VÍDEOS ANIMADOS 2D. PROJETO: UNA-SUS/UnB Serviços de Terceiros Pessoa Física A

Leia mais

Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado.

Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado. Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado. Workshop 2: Projeto didático individual: Planejamento. Momento 1: Apresentação do tema Definição do contexto (levantamento de informações).

Leia mais

FACULDADE DE FLORIANO - FA ESF ESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR FAESF. Março 2018

FACULDADE DE FLORIANO - FA ESF ESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR FAESF. Março 2018 1 FACULDADE DE FLORIANO - FA ESF ESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR FAESF Março 2018 2 1. Introdução A Educação a Distância EAD, é uma modalidade que proporciona a milhares de pessoas, no mundo todo,

Leia mais

ESCOLA DE ENGENHARIA - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ENG EDIFICAÇÕES I TRABALHO PRÁTICO /1 PROF. RUY ALBERTO CREMONINI

ESCOLA DE ENGENHARIA - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ENG EDIFICAÇÕES I TRABALHO PRÁTICO /1 PROF. RUY ALBERTO CREMONINI 1. INTRODUÇÃO O trabalho tem como objetivo o acompanhamento da execução de uma obra de edifício de múltiplos pavimentos (mais de 04 pavimentos) com estrutura em concreto armado moldado no local e vedações

Leia mais

10 Ferramentas de Gestão em Excel Essenciais para Negócios

10 Ferramentas de Gestão em Excel Essenciais para Negócios Uma empresa que está começando, ou até algumas mais maduras, sempre possuem dúvidas sobre quais ferramentas de gestão implementar para garantir eficiência no controle e execução de processos. Algumas tentam

Leia mais

Gerência de Projetos e Manutenção de Software Aula 5 Planejamento de Projetos Andréa Magalhães Magdaleno

Gerência de Projetos e Manutenção de Software Aula 5 Planejamento de Projetos Andréa Magalhães Magdaleno Gerência de Projetos e Manutenção de Software Aula 5 Planejamento de Projetos Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br 2016.02 Agenda Cronograma Custos e Orçamento Exercícios 2 Etapas do planejamento

Leia mais

PRIDE IPIRANGA RELATÓRIO DE ANDAMENTO DA OBRA PERÍODO JANEIRO E FEVEREIRO DE 2016

PRIDE IPIRANGA RELATÓRIO DE ANDAMENTO DA OBRA PERÍODO JANEIRO E FEVEREIRO DE 2016 RELATÓRIO DE ANDAMENTO DA OBRA PERÍODO JANEIRO E FEVEREIRO DE 2016 Andamento das Obras Civis Serviços concluídos até 29/02/16: Estacas Escavadas são as paredes de concreto, composta por estacas executadas

Leia mais

Tudo o que você precisa saber para reformar sua casa!

Tudo o que você precisa saber para reformar sua casa! Tudo o que você precisa saber para reformar sua casa! 1. INTRODUÇÃO... 3 2. PLANEJAMENTO... 4 3. DETALHES... 5 4. CRONOGRAMA... 6 5. PREÇOS DA MÃO DE OBRA E MATERIAIS... 7 6. FORMAS DE PAGAMENTO... 8 7.

Leia mais

CURSO: FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS. Turma 1/2017

CURSO: FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS. Turma 1/2017 CURSO: FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS Turma 1/2017 TUTOR e CONTEUDISTA LÚCIO FLÁVIO FERRAZ Auditor Federal de Controle Externo do TCU PLANO DE CURSO Sumário 1. INFORMAÇÕES GERAIS...

Leia mais

15/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias Modelos de Processo de Software

15/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias Modelos de Processo de Software Professor Ariel da Silva Dias Modelos de Processo de Software Conjunto de atividades que leva à produção de um produto de Software [Sommerville,2011]; Podemos contar com ferramentas de apoio com o objetivo

Leia mais

Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0

Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0 Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0 LEGO Education WeDo 2.0 foi desenvolvido para envolver e motivar os estudantes do Ensino Fundamental I a aprender conteúdos relacionados às áreas de Ciências

Leia mais

ESTUDO DA CONTRATAÇÃO DA SUPERESTRUTURA DE VIA PERMANENTE NO METRÔ DE SÃO PAULO

ESTUDO DA CONTRATAÇÃO DA SUPERESTRUTURA DE VIA PERMANENTE NO METRÔ DE SÃO PAULO ESTUDO DA CONTRATAÇÃO DA SUPERESTRUTURA DE VIA PERMANENTE NO METRÔ DE SÃO PAULO Natália Taís Batista 21ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA AEAMESP TRABALHO ESTE TRABALHO FOI SELECIONADO COMO NA EDIÇÃO

Leia mais

Análise e Acompanhamento de Projetos. / NT Editora. -- Brasília: p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Análise e Acompanhamento de Projetos. / NT Editora. -- Brasília: p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. Autor Clorisval Gomes Pereira Júnior Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade de Brasília (1993), graduação em Educação Artística pela Universidade de Brasília (1989) e mestrado em Design

Leia mais

FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO NA EAD EXPERIÊNCIA DA EAD/UFMS. Prof. MSc. Hercules da Costa Sandim EAD/UFMS

FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO NA EAD EXPERIÊNCIA DA EAD/UFMS. Prof. MSc. Hercules da Costa Sandim EAD/UFMS FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO NA EAD EXPERIÊNCIA DA EAD/UFMS EAD/UFMS Prof. MSc. Hercules da Costa Sandim EAD/UFMS FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TIC s EXTENSÃO/ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FOMENTO

Leia mais

Processos de Software

Processos de Software DCC / ICEx / UFMG Processos de Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Processos Procedimentos e métodos definindo relação entre tarefas PROCESSO Pessoas com habilidades, treinadas

Leia mais

Telas de suporte a recomposição de Áreas SIAPRE. Fabio Grizante de Andrade

Telas de suporte a recomposição de Áreas SIAPRE. Fabio Grizante de Andrade Telas de suporte a recomposição de Áreas SIAPRE Fabio Grizante de Andrade 1 A ISA CTEEP é uma das principais concessionárias privadas de transmissão de energia elétrica do país, transmitindo cerca de 24%

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SERRANA FACULDADE DA REGIÃO SERRANA COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SERRANA FACULDADE DA REGIÃO SERRANA COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL N 05/2017/Farese PROCESSO SELETIVO A Coordenação de Educação a Distância da Faculdade da Região Serrana Farese, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura das inscrições e estabelece

Leia mais

PUC GOIÁS DEPARTAMENTO E ARTES E ARQUITETURA ESCOLA EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA:CONSTRUÇÃO 1

PUC GOIÁS DEPARTAMENTO E ARTES E ARQUITETURA ESCOLA EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA:CONSTRUÇÃO 1 PUC GOIÁS DEPARTAMENTO E ARTES E ARQUITETURA ESCOLA EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA:CONSTRUÇÃO 1 Conceitos e Definições Cronograma das obras Documento em que se registram,

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA Brasília - 2016 1 Sumário 1. Acesso à plataforma 04 2. Cadastramento nas disciplinas 04 3. Edição do perfil 05 4. Envio de mensagens

Leia mais

Portal do Curso. Portal do Curso

Portal do Curso. Portal do Curso Guia do Moodle Apresentação Entre as diversas tecnologias usadas no Ensino a Distância (EaD), encontram-se os Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs), que têm o objetivo de permitir que os

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO/TRILHAS Edital

CURSO DE EXTENSÃO/TRILHAS Edital SELEÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS AUTÔNOMOS PARA DISCIPLINAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EAD CURSO DE EXTENSÃO/TRILHAS Edital 01-2017.2 O Diretor Acadêmico da Faculdade Ateneu, a seguir denominada FATE,

Leia mais

EDITAL 002/2016 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES RESPONSÁVEIS PARA ATUAÇÃO NOS CURSOS A DISTÂNCIA DO CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO

EDITAL 002/2016 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES RESPONSÁVEIS PARA ATUAÇÃO NOS CURSOS A DISTÂNCIA DO CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL 002/2016 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES RESPONSÁVEIS PARA ATUAÇÃO NOS CURSOS A DISTÂNCIA DO CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO O Magnífico Reitor do Claretiano - Centro Universitário,

Leia mais

Instruções para Digitação de Notas pela Web

Instruções para Digitação de Notas pela Web Instruções para Digitação de Notas pela Web Ao acessar o Catálogo On-Line, serão solicitados login e senha. Para tanto, deve ser utilizado o login e a senha da Intranet/E-mail. Após isso, o professor deverá

Leia mais

Canteiro de Obras. Introdução Produção Apoio Administração Transporte Fases. Aula 4. Canteiro de Obras. PCC-3506 Planejamento e Custos de Construção

Canteiro de Obras. Introdução Produção Apoio Administração Transporte Fases. Aula 4. Canteiro de Obras. PCC-3506 Planejamento e Custos de Construção PCC-3506 Planejamento e Custos de Construção Aula 4 Canteiro de Obras Prof. Dr. Luiz Reynaldo A. Cardoso Introdução Produção Apoio Administração Transporte Fases Canteiro de Obras 1 Início da obra Documentação

Leia mais

Curso BÁSICO INTENSIVO EM EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO Modalidade EAD - Ensino a Distância em Ambiente On-Line Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem

Curso BÁSICO INTENSIVO EM EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO Modalidade EAD - Ensino a Distância em Ambiente On-Line Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem Curso BÁSICO INTENSIVO EM EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO Modalidade EAD - Ensino a Distância em Ambiente On-Line Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem FORMAÇÃO SÓLIDA E BENEFÍCIOS PARA VOCÊ O curso realizado

Leia mais

EXERCICIO DE MS-PROJECT 2007 Pedro F. Carvalho 2009.

EXERCICIO DE MS-PROJECT 2007 Pedro F. Carvalho 2009. EXERCICIO DE MS-PROJECT 2007 Pedro F. Carvalho 2009. 1. Ative o MS-PROJECT; 2. Ao término deste exercício salve o projeto como PILOTO.MPP ; 3. Elabore um projeto contendo as seguintes características:

Leia mais

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Célula é uma Ferramenta de Autoria para o padrão Ginga. Auxilia no processo de criação da interatividade na TV Digital e é

Leia mais

DESIGN INSTRUCIONAL EM UM CURSO DE TRIGONOMETRIA DO ENSINO MÉDIO: Modalidade Ensino a Distância Concomitante

DESIGN INSTRUCIONAL EM UM CURSO DE TRIGONOMETRIA DO ENSINO MÉDIO: Modalidade Ensino a Distância Concomitante DESIGN INSTRUCIONAL EM UM CURSO DE TRIGONOMETRIA DO ENSINO MÉDIO: Modalidade Ensino a Distância Concomitante Luiz G. de MELLO 1 ; Livio A. BACCI 2 ; William M. REZENDE 3 RESUMO O trabalho aplicou técnicas

Leia mais

Inserir Foto da obra atualizada

Inserir Foto da obra atualizada RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES AGENTE DE OBRAS 3ª Medição Inserir Foto da obra atualizada Incorporação: Gafisa S/A Construção: Gafisa S/A Empreendimento: Gafisa Square Ipiranga Endereço da Obra: Av. Nazaré,

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais CSE-208-4 Introdução à Gestão de Projetos 25.07.2011 PARTE 2 SUMÁRIO Planejamento - Gerenciamento do Tempo Grupo de

Leia mais

Gerenciamento de Projetos com o MS- Project Avançado

Gerenciamento de Projetos com o MS- Project Avançado Gerenciamento de Projetos com o MS- Project 2016 - Avançado Aula 3 Prof. Guilherme Nonino Rosa Apresentação: Prof. Guilherme Nonino Rosa - Técnico em Informática pela ETESP São Paulo no ano de 2012. -

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Associação Complexa Para a produção deste Tutorial

Leia mais

JOGO DA MARCAÇÃO PESQUISA TECNOLOGIAS AVANÇADAS DE INFORMÁTICA PARA NOVAS FORMAS DE

JOGO DA MARCAÇÃO PESQUISA TECNOLOGIAS AVANÇADAS DE INFORMÁTICA PARA NOVAS FORMAS DE JOGO DA MARCAÇÃO PESQUISA TECNOLOGIAS AVANÇADAS DE INFORMÁTICA PARA NOVAS FORMAS DE AUTO-GESTãO FINEP HABITARE - 2003 ÍNDICE APRESENTAÇÃO...3 DESCRIÇÃO DA HISTÓRIA...3 DESCRIÇÃO TÉCNICA DO JOGO...4 SUGESTÕES

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROF.: KAIO DUTRA Gerenciamento da Integração do Projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar,

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Organizar Textos Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Gerência de Projetos de Software: Cronograma

Gerência de Projetos de Software: Cronograma Gerência de Projetos de Software: Cronograma SSC-121 Engenharia de Software I Simone Senger de Souza ICMC/USP Plano de Projeto Cronograma A precisão nos cronogramas é mais importante que a precisão nos

Leia mais