Rui Cartaxo Presidente Executivo da REN

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Rui Cartaxo Presidente Executivo da REN"

Transcrição

1

2 O Prémio REN faz parte do código genético da nossa empresa. Constituído em 1995, o Prémio tem distinguido as melhores teses de mestrado em Engenharia, realizadas no âmbito das redes e sistemas eléctricos, e mais recentemente, também de gás natural. A elevadíssima qualidade académica do júri e o seu alto nível de rigor e profissionalismo deram um contributo decisivo para a reputação do Prémio. Entretanto, ao longo de todos estes anos, o sector da Energia tem assistido a um conjunto de desenvolvimentos e transformações profundas. Os sistemas eléctricos estão cada vez mais inteligentes, automatizados e descentralizados, em paralelo com uma assinalável descarbonização da produção de electricidade, associada à elevada penetração de fontes de energia renovável. Como resultado desta evolução tem vindo a afirmar-se um novo paradigma da Energia, e um vasto conjunto de áreas de conhecimento tem sido chamado a fazer parte do desenvolvimento das redes de energia do futuro, atendendo à multidisciplinaridade dos novos conceitos e tecnologias. Hoje, a Energia é abordada a partir de diferentes perspectivas profissionais, incluindo não só as Engenharias mas também a Economia, as Ciências e os Sistemas de Informação. Como tal, ao celebrar 18 anos de existência, o Prémio REN foi reformulado no sentido de renovar a aposta na inovação dos sistemas de energia, assim como abranger candidatos provenientes de um espectro mais alargado de áreas. Desta forma, espera-se que a nova edição do Prémio REN resulte num processo mais participado e com maior diversificação temática. Para corporizar a nova edição do Prémio REN, foi constituído um novo Júri e o Regulamento foi actualizado. Como é tradição na REN, a ligação ao sistema científico e tecnológico português assume uma importância estratégica, materializada na elevadíssima qualidade dos membros do Júri deste Prémio. Estamos certos de que, na nova edição, a elevada qualidade do ensino superior em Portugal vai continuar a reflectir-se na qualidade dos trabalhos apresentados. Contamos com a participação de todos para tornar esta edição do Prémio REN num sucesso. Rui Cartaxo Presidente Executivo da REN

3 > PRESIDENTE JOÃO ABEL PEÇAS LOPES É actualmente Professor Catedrático da FEUP, onde é o Director do Programa Doutoral em Sistemas Sustentáveis de Energia. É também actualmente um dos Directores do INESC Porto. Licenciou-se e Doutorou-se em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela FEUP respectivamente em 1981 e Coordenou a colaboração do INESC Porto em grande número de projetos de I&D Europeus e com a indústria Portuguesa e ainda projetos de consultoria em diversos países. Áreas de interesse: Os domínios prioritários da sua actividade de investigação são actualmente: Veículos eléctricos e sua integração nas redes de energia, Micro-redes / micro-geração, Redes eléctricas inteligentes integrando fontes renováveis, Regulação do sector eléctrico, SmartMetering e Sistemas de Conversão de Energia Eólica. Recebeu em 2012 o CIGRE Special Technical Committe Award pelo reconhecimento do seu trabalho excecional na definição de estratégias optimizadas de exploração de redes de distribuição com recursos distribuídos. Publicou mais de 250 de artigos em revistas e congressos internacionais e, em 2012, foi co-editor do livro da Springer Electric Vehicle Integration into Modern Power Networks.

4 ANÍBAL DURÃES DOS SANTOS Licenciado em Finanças e Doutorado em Economia (Ph.D). Administrador não Executivo da REN SGPS, S.A. e Professor do Departamento de Economia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e nos Programas para Executivos da UCP. Foi Administrador Executivo da REN SGPS, S.A., Administrador e Presidente em várias Empresas dos Sectores Industrial, Construção Civil e Ambiente. Foi membro do Advisory Board do Grupo Portugal Telecom e Director do Departamento de Economia da UCP. Áreas académicas: Economia Matemática, Economia Industrial, Economia da Regulação e Corporate Finance.

5 PAULO FERRÃO Licenciou-se em Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa em 1985, Mestrado em 1988 e Doutoramento em 2004 na mesma universidade. Director do programa MIT-Portugal e Professor Catedrático no Instituto Superior Técnico. Co-fundador do IN+, Centro para a Inovação, Tecnologia e coordenador da área das Tecnologias Sustentáveis e Sistemas Ambientais no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR). Áreas de interesse: Laser diagnostics for turbulent combustion systems, Analysis of Energy Systems, Industrial Ecology e Sustainable Cities onde publicou um livro pela MIT-Press em Sustainable Urban Systems em co-autoria com John Fernandez do MIT. Autor de três livros, co-autor de dois na área de Industrial Ecology. Tem mais de setenta trabalhos publicados em revistas mais de oitenta em conferências em diferentes domínios. Liderou mais de trinta projectos científicos nas areas de Energy Efficiency e Industrial Ecology.

6 MANUEL ANTÓNIO MATOS Investigador do INESC (depois INESC Porto) desde 1985, sendo, desde o início de 1996, coordenador da Unidade de Sistemas de Energia, que engloba cerca de sessenta investigadores e bolseiros, entre os quais 16 doutorados. Completou a licenciatura em 1977 e o doutoramento em 1988 em Engenharia Eletrotécnica na FEUP. Desde Novembro de 1977 está ligado à FEUP como docente, possuindo a categoria de Professor Catedrático desde Agosto de Foi, no período , Diretor da Biblioteca da FEUP. É membro do Senado da Universidade do Porto desde Outubro de Desde 2001 é Presidente do Conselho Científico do INESC Porto. Foi responsável ou colaborou em contratos de desenvolvimento e estudos técnicos e de consultoria com empresas nacionais e estrangeiras e foi Investigador Responsável ou participante de diversos projetos financiados pela FCT e pela União Europeia. Tem desenvolvido atividade de investigação e desenvolvimento nas áreas de Sistemas de Energia e de Ajuda Multicritério à Decisão, sendo um dos pioneiros na aplicação de conjuntos difusos (fuzzy sets) na análise e planeamento de Sistemas de Energia. Tem apresentado trabalhos em reuniões científicas nacionais e internacionais e publicado artigos em revistas nacionais e internacionais com revisão. É revisor de diversas conferências e revistas, sendo membro do Editorial Board do EPSR Top Reviewer in e do Int J of Multicriteria Decision Making.

7 ANTÓNIO GOMES MARTINS É atualmente Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FCTUC, onde leciona nos domínios de sistemas de energia e de eficiência energética. Licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica na Universidade de Coimbra (UC) em 1976 e doutorou-se na mesma universidade em 1985, no domínio da utilização eficiente de energia elétrica. Foi membro do Conselho Diretivo da FCTUC entre 1989 e Foi Coordenador científico e Presidente da Direção do INESC Coimbra entre 1999 e Foi Vice-Reitor da UC entre 2003 e 2011, com responsabilidade pelo planeamento institucional, pela gestão financeira, de recursos humanos, académica e de investigação científica. Foi responsável por duas reorganizações administrativas da UC, em 2003 e Foi Diretor do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC entre 2009 e Foi co-fundador e membro do órgão de gestão da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade da UC, desde 2006, e é atualmente (desde 2012) Coordenador desta Iniciativa. Participou em 22 projetos de I&D contratual, dos quais 8 com empresas, 5 com entidades públicas nacionais, 7 com a Comissão Europeia e 2 com a FCT, tendo coordenado 16. Tem mais de cem trabalhos publicados.

8 LUIS MARCELINO FERREIRA Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico desde 2007, é actualmente Coordenador da Área Científica de Energia do Instituto Superior Técnico e Coordenador do Grupo de Power and Energy Systems do correspondente Centro de Investigação, Inesc-Id, onde investiga nas áreas de Recursos, Redes, Controlo, Optimização, Planeamento, Gestão e Operação. Tem sido responsável pelas disciplinas de Análise de Redes, Controlo e Optimização de Sistemas de Energia, Gestão e Planeamento de Sistemas de Energia, Optimização Inteligente. Obteve a Licenciatura em Eng Electrotécnica no IST, e o MSc e PhD no Ga Tech, USA, e integrou durante quatro anos o Management Science Department na Pacific Gas and Electric, USA.

9 PAULO BÁRCIA Professor catedrático aposentado na NOVA School of Business and Economics (antigamente designada por Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa). Licenciou-se em Matemática, Universidade de Lisboa em Em 1972 obtém o Cértificat d Études Statistiques et Operationelles (Mestrado em Estatistica e Investigação Operacional), Université Pierre et Marie Curie (Paris VI). Doutorouse em Engenharia de Sistemas pelo Instituto Superior Técnico em 1986 e obtém a agregação em Matemática e Investigação Operacional na NOVA School of Business and Economics. Trabalhou, por diversas ocasiões, como consultor da REN (Rede Eléctrica Nacional, S.A.) desenvolvendo e mantendo software para a optimização e desenho de redes de energia. De 1975 a 1985 trabalhou na EDP, como engenheiro de sistemas, desenvolvendo e mantendo software para a optimização e desenho de redes de energia. Áreas académicas: Optimização Combinatória e Matemática Discreta. Optimização de redes de energia.

10 JORGE VASCONCELOS Presidente da NEWES - New Energy Solutions. Professor convidado no IST, fundador da Florence School of Regulation, membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra e do Conselho de Administração da Agência de Cooperação dos Reguladores de Energia indicado pelo Parlamento Europeu. Membro de conselhos de administração e conselhos consultivos de várias empresas e think tanks europeus. Primeiro Presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, co-fundador e primeiro Presidente do Conselho de Reguladores Europeus da Energia. Licenciado em engenharia electrotécnica pela Universidade do Porto e doutorado pela Universidade de Erlangen-Nuremberga. Editor e autor de vários livros e artigos.

11 PAULO SENA ESTEVES Licenciado e Mestre em Engenharia Civil pela FEUP, MBA pela Escola de Gestão do Porto da Universidade do Porto. Administrador do OMIP ( ) e da OMIClear ( ). Docente na Faculdade de Economia do Porto ( ) e em várias pós-graduações. Director da Bolsa portuguesa de activos financeiros ( ). Pontualmente consultor de empresas e de organismos estatais. Director da American Appraisal, engenheiro da EDP e do CNEC.

12 ALBERTINO MENESES É actualmente Director de Exploração da REN (Rede Eléctrica Nacional), sendo responsável pela operação local das subestações, pela concepção e gestão técnica dos sistemas de protecção e automação e pela manutenção das infra-estruturas (linhas, subestações e postos de corte) da Rede Nacional de Transporte de Electricidade. Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1977 e completou o Programa de Direcção de Empresas (PDE) da Associação de Estudos Superiores de Empresa (AESE Lisboa) em Trabalhou como engenheiro técnico-comercial na empresa SIEMENS na área de negócio Energia e Indústria entre 1978 e 1980; Em 1980 ingressou no grupo EDP no qual exerceu diversas actividades na construção de subestações e, a partir de 1991, na exploração da rede de transporte. De 2001 a 2011 foi Chefe do Departamento de Sistemas, na Divisão de Exploração, sendo responsável pela concepção, gestão técnica e manutenção dos sistemas de protecção e automação da Rede Nacional de Transporte de Electricidade. Membro da Ordem dos Engenheiros, do IEEE e do CIGRÉ. De 2002 a 2012 foi o representante português no Comité de Estudos B5 (Protecção e Automação) do CIGRÉ, sendo autor e co-autor de diversos artigos e relatórios técnicos e científicos no domínio dos Sistemas. Foi Relator Especial, na Reunião Técnica do Comité de Estudos B5 do CIGRÉ Sessão de Paris 2006, do Assunto Preferencial sobre Sistemas de Protecção em Regime Perturbado

13 PEDRO FURTADO Licenciatura em Engenharia Mecânica (Termodinâmica Aplicada) pelo Instituto Superior Técnico (1985). Formação complementar PAERC Programa avançado em Economia e Regulação da Concorrência na Universidade Católica em 2006, e PDE Programa avançado de Direção de empresas na AESE em Engenheiro da área de projeto da fabrica IGLO- Industrias de gelados Lda , Projetista Sénior e posteriormente responsável pelo Departamento de Engenharia Mecânica da LM ( Luis Malheiro da Silva Lda) em projeto de sistemas de climatização, redes de gás, ventilação industrial e cogeração de 1987 a 1994, na Transgás. Responsável pela simulação da rede de transporte de 1994 a 1996, responsável operacional pelo centro de Despacho de Gás 1996 a 1997, responsável pelo sistema de supervisão e controlo nacional e sistemas de telecomunicações industriais da rede de transporte de 1997 a Diretor do Departamento de Regulação e Desenvolvimento responsável pelo processo de unbundling dos negócios regulados de GN de 2002 a Responsável de regulação e tarifas gás na REN de 2006 a 2012 e Diretor de Planeamento e Controlo Operacional da REN Gasodutos de 2011 a 2012, Diretor de Estudos e Regulação 2013.

14 MIGUEL MOREIRA DA SILVA Miguel Moreira da Silva é quadro da REN, sendo o responsável pelo projecto de constituição do Centro de I&D, em parceria com a State Grid Corporation of China. É também Director do EnergyIN, membro da Ordem dos Engenheiros, do MIT Energy Club, do World Energy Council Network e do Júri dos Green Project Awards. Anteriormente desempenhou funções de Engenharia e Gestão nas multinacionais Itron, Iskraemeco e EDF Energies Nouvelles (consórcio EEVM). Exerceu também o cargo de Adjunto da Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, no XIX Governo de Portugal. Tem vários trabalhos publicados e apresentados em conferências nacionais e internacionais, sobre Energia, Inovação e Economia Verde, tendo recebido os seguintes prémios: Author of the Best Poster Award - 2nd Transatlantic Conference on Renewable Energies; e Melhor Estágio - Colégio de Engenharia Electrotécnica da Ordem dos Engenheiros. Licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Pós-graduado e Doutorado em Sistemas Sustentáveis de Energia pelo programa MIT Portugal com a FEUP. Foi um dos cem candidatos seleccionados para frequentar, nos próximos três anos, o Future Energy Leaders Programme do World Energy Council.

15 REN - Redes Energéticas Nacionais, SGPS, S.A., Avenida dos Estados Unidos da América LISBOA Portugal Tel.: Fax:

JOÃO ABEL PEÇAS LOPES

JOÃO ABEL PEÇAS LOPES JOÃO ABEL PEÇAS LOPES É atualmente Professor Catedrático da FEUP, onde é o Diretor do Programa Doutoral em Sistemas Sustentáveis de Energia. É também atualmente um dos Diretores do INESC Porto. Licenciou-

Leia mais

Energia para a Sustentabilidade

Energia para a Sustentabilidade uma iniciativa da 1ª reunião do CEAA Sumário A iniciativa - Visão geral Objectivos Vectores de intervenção Unidades de I&D Actividades institucionais Actividade de formação Objectivos do CEAA Como cumprir

Leia mais

Fórum Energia Implicações da Transição Energética Desafios e Oportunidades

Fórum Energia Implicações da Transição Energética Desafios e Oportunidades DIA 16 DE JULHO 09h00 09h30 SESSÃO DE ABERTURA Fórum Energia Implicações da Transição Energética Desafios e Oportunidades PROGRAMA João Belo, Director Geral do Grupo About Media Fernando Santana, Director

Leia mais

POSTIT - Pós-graduação em Telecomunicações e Tecnologias de Informação

POSTIT - Pós-graduação em Telecomunicações e Tecnologias de Informação POSTIT - Pós-graduação em Telecomunicações e Tecnologias de Informação CORPO DOCENTE 1ª Edição 2009/2010 CARLOS RIBEIRO, DEI / IST Carlos Ribeiro licenciou-se em Engenharia Electrotécnica pelo IST em 1989,

Leia mais

OS DESAFIOS DA REGULAÇÃO NO SÉCULO XXI PRAIA (CABO VERDE), OUTUBRO

OS DESAFIOS DA REGULAÇÃO NO SÉCULO XXI PRAIA (CABO VERDE), OUTUBRO OS DESAFIOS DA REGULAÇÃO NO SÉCULO XXI PRAIA (CABO VERDE), 14-15 OUTUBRO 2013 PROGRAMA 14 Outubro 15 Outubro 09:15 Sessão de abertura o Dr. João Caboz Santana (AICEP) 09:30 Mercados e Operadores o O Problema

Leia mais

Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Engenharia. Projecto Final e Tese I

Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Engenharia. Projecto Final e Tese I Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Engenharia Projecto Final e Tese I M E S T R A D O S E M E N G E N H A R I A : A M B I E N T E E U R B A N I S M O, B I O M É D I C A, C I V I L, C L Í N I

Leia mais

PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO PONTO 9 DA ORDEM DO DIA DA ASSEMBLEIA GERAL ANUAL DE 3 DE ABRIL DE 2014

PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO PONTO 9 DA ORDEM DO DIA DA ASSEMBLEIA GERAL ANUAL DE 3 DE ABRIL DE 2014 PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO PONTO 9 DA ORDEM DO DIA DA ASSEMBLEIA GERAL ANUAL DE 3 DE ABRIL DE 2014 Considerando que: A) Nos termos do n.º 1 do artigo 27.º do Contrato de Sociedade da REN Redes Energéticas

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Iniciativas Integradas:

APRESENTAÇÃO. Iniciativas Integradas: APRESENTAÇÃO Evento: 2ª Conferência de Mobilidade Urbana: Gestão Inteligente e Competitividade Organização: Jornal arquitecturas Data: 15 de Setembro de 2011 Local: Museu da Carris, Alcântara, Lisboa A

Leia mais

Modelação e Simulação de Mercados de Energia Eléctrica

Modelação e Simulação de Mercados de Energia Eléctrica Curso de Formação em Modelação e Simulação de Mercados de Energia Eléctrica Leccionado por Jorge Alberto Mendes de Sousa para Galp Energia Lisboa Abril 2010 1. Enquadramento O presente curso de formação

Leia mais

Leonel Moura é pioneiro de uma nova forma de arte intitulada Arte Robótica.

Leonel Moura é pioneiro de uma nova forma de arte intitulada Arte Robótica. LEONEL MOURA Leonel Moura é pioneiro de uma nova forma de arte intitulada Arte Robótica. Em 2003 criou a primeira geração de robôs pintores capazes de produzir, de forma autónoma, obras de arte originais.

Leia mais

PROGRAMA GERAL DE GESTÃO INTENSIVO OPEN EXECUTIVE PROGRAMME

PROGRAMA GERAL DE GESTÃO INTENSIVO OPEN EXECUTIVE PROGRAMME PROGRAMA GERAL DE GESTÃO INTENSIVO OPEN EXECUTIVE PROGRAMME Objetivo O Programa Geral de Gestão Intensivo proporcionará aos participantes conhecimentos nucleares de gestão, proporcionando-lhes o acesso

Leia mais

Relatório de Atividades Associação Portuguesa de Investigação Operacional (APDIO)

Relatório de Atividades Associação Portuguesa de Investigação Operacional (APDIO) Relatório de Atividades 2011 Associação Portuguesa de Investigação Operacional (APDIO) 1- Assembleia Geral A Assembleia Geral da APDIO realizou-se em Coimbra em 18 de Abril durante o Congresso Nacional,

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MIEEC. Paulo Portugal

Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MIEEC. Paulo Portugal Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MIEEC Paulo Portugal O impacto da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na sociedade Na vanguarda do desenvolvimento científico e

Leia mais

Fundos da União Europeia ao serviço das empresas: por um Portugal mais Competitivo

Fundos da União Europeia ao serviço das empresas: por um Portugal mais Competitivo Fundos da União Europeia ao serviço das empresas: por um Portugal mais Competitivo 1 A indústria vive um processo de mudança revolucionária: num futuro que já é presente, podemos esperar ver fábricas que

Leia mais

ARMANDO JOSÉ PINHEIRO MARQUES PIRES

ARMANDO JOSÉ PINHEIRO MARQUES PIRES CURRICULUM VITÆ DE ARMANDO JOSÉ PINHEIRO MARQUES PIRES Setembro de 2009 1. IDENTIFICAÇÃO Nome: Armando José Pinheiro Marques Pires Data de nascimento: 21-10-1962 2. GRAUS E TÍTULOS ACADÉMICOS E PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

FRANCISCO DE LA FUENTE SANCHÉZ

FRANCISCO DE LA FUENTE SANCHÉZ FRANCISCO DE LA FUENTE SANCHÉZ DADOS PESSOAIS Data de Nascimento: 2 de janeiro 1942 FORMAÇÃO ACADÉMICA 1965 IST Licenciatura em Engenharia Electrotécnica - Média geral de 15 valores ATIVIDADE PROFISSIONAL

Leia mais

ENCONTROS DE ARQUITECTURA, ENSINO, DESAFIOS, PERSPECTIVAS E COOPERAÇÃO. coimbra. Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

ENCONTROS DE ARQUITECTURA, ENSINO, DESAFIOS, PERSPECTIVAS E COOPERAÇÃO. coimbra. Mosteiro de Santa Clara-a-Velha ENCONTROS DE ARQUITECTURA, U R B A N I S M O E P A I S A G E M ENSINO, DESAFIOS, PERSPECTIVAS E COOPERAÇÃO coimbra Mosteiro de Santa Clara-a-Velha 14 de OUTUBRO de 2017 Este encontro nacional promove uma

Leia mais

ome: João Martins Ferreira do Amaral aturalidade: Lisboa, 1948 Graus académicos: Licenciado (1970), Doutorado (1984) e Agregado (1993) em Economia

ome: João Martins Ferreira do Amaral aturalidade: Lisboa, 1948 Graus académicos: Licenciado (1970), Doutorado (1984) e Agregado (1993) em Economia ome: João Martins Ferreira do Amaral aturalidade: Lisboa, 1948 Graus académicos: Licenciado (1970), Doutorado (1984) e Agregado (1993) em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade

Leia mais

Formação no âmbito dos projectos PRO-EE e SMART-SPP - COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS Convite

Formação no âmbito dos projectos PRO-EE e SMART-SPP - COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS Convite Formação no âmbito dos projectos PRO-EE e SMART-SPP - COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS Convite 18, 25 Fevereiro, 4 Março 2010 Pólo Tecnológico de Lisboa OBJECTIVO Esta acção de formação, organizada pelo Laboratório

Leia mais

Rua Marien N gouabi, nº65, 5ºA Sexo Masculino Data de nascimento 04/01/1964 Nacionalidade Angolana. Ministro da Energia e Águas

Rua Marien N gouabi, nº65, 5ºA Sexo Masculino Data de nascimento 04/01/1964 Nacionalidade Angolana. Ministro da Energia e Águas INFORMAÇÃO PESSOAL João Baptista Borges Rua Marien N gouabi, nº65, 5ºA 222-330300 joao.borges@minea.gv.ao / joaobaptistaborges@gmail.com Sexo Masculino Data de nascimento 04/01/1964 Nacionalidade na EXPERIÊNCIA

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MIEEC

Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MIEEC Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MIEEC SESSÃO ESPECIAL "DAMOS ASAS AO TALENTO!" PAULO PORTUGAL pportugal@fe.up.pt 28 Março 2017 O QUE FAZ UM ENGº ELETROTÉCNICO E DE COMPUTADORES?

Leia mais

António Luís Guerra Nunes Mexia Dados Pessoais: Data de Nascimento: 12 de julho de 1957 Naturalidade: Lisboa Nacionalidade: Portuguesa Cargo: Vogal do

António Luís Guerra Nunes Mexia Dados Pessoais: Data de Nascimento: 12 de julho de 1957 Naturalidade: Lisboa Nacionalidade: Portuguesa Cargo: Vogal do António Luís Guerra Nunes Mexia Dados Pessoais: Data de Nascimento: 12 de julho de 1957 Naturalidade: Lisboa Nacionalidade: Portuguesa Cargo: Vogal do Conselho de Administração Data da 1ª designação: 28

Leia mais

18 de outubro Comunicações Eletrónicas Segurança na Sociedade de Informação Cloud Computing

18 de outubro Comunicações Eletrónicas Segurança na Sociedade de Informação Cloud Computing PROGRAMA 17 de outubro Introdução Geral 09h30 10h00: Sessão deabertura e Introdução (Dr. João Caboz Santana) 10h00 11h30: Comércio Eletrónico (Prof. Dr. Miguel Pupo Correia) 11h30 11h45: Intervalo 11h45

Leia mais

Raquel Castelo-Branco, Câmara Municipal do Porto. Francisco Sarmento, FAO Portugal

Raquel Castelo-Branco, Câmara Municipal do Porto. Francisco Sarmento, FAO Portugal CONHEÇA OS ORADORES Raquel Castelo-Branco, Câmara Municipal do Porto Maria Raquel Magalhães de Castelo Branco nasceu no Porto em julho de 1969. É licenciada em Engenharia Alimentar pela Escola Superior

Leia mais

Universidade de Coimbra. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Departamento de Engenharia Química (DEQ / FCTUC)

Universidade de Coimbra. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Departamento de Engenharia Química (DEQ / FCTUC) Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Engenharia Química (DEQ / FCTUC) Dia Aberto à Inovação e Transferência de Tecnologia DEQ, 4 de Abril de 2006 Licenciatura em Engenharia

Leia mais

PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO PONTO 8 DA ORDEM DO DIA DA ASSEMBLEIA GERAL ANUAL DE 3 DE ABRIL DE 2014

PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO PONTO 8 DA ORDEM DO DIA DA ASSEMBLEIA GERAL ANUAL DE 3 DE ABRIL DE 2014 PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO PONTO 8 DA ORDEM DO DIA DA ASSEMBLEIA GERAL ANUAL DE 3 DE ABRIL DE 2014 Considerando que: A) Nos termos do n.º 1 do artigo 27.º do Contrato de Sociedade da REN Redes Energéticas

Leia mais

Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (IST) em 1957.

Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (IST) em 1957. Em complemento da proposta por si apresentada no âmbito do ponto 11.º da Ordem de Trabalhos da Assembleia Geral Anual de "CIMPOR - Cimentos de Portugal, SGPS, S.A.", a realizar no próximo dia 11 de Maio

Leia mais

PONTO 7 DA ORDEM DO DIA Proceder à eleição dos membros do Conselho de Administração, incluindo a Comissão de Auditoria, para o triénio

PONTO 7 DA ORDEM DO DIA Proceder à eleição dos membros do Conselho de Administração, incluindo a Comissão de Auditoria, para o triénio ASSEMBLEIA GERAL DE ACCIONISTAS BANIF BANCO INTERNACIONAL DO FUNCHAL, SA Reunião de 26 de Agosto de 2015 (Continuação da reunião iniciada em 29 de Maio de 2015) PONTO 7 DA ORDEM DO DIA Proceder à eleição

Leia mais

Prof. Doutor Tawfiq Rkibi [ 09H00 - ABERTURA ]

Prof. Doutor Tawfiq Rkibi [ 09H00 - ABERTURA ] Prof. Doutor Tawfiq Rkibi [ 09H00 - ABERTURA ] Tawfiq Rkibi é titular de dois Doutoramentos em Ciências de Gestão pela Universidade de Grenoble, obtidos respetivamente em 1983 e 2003. Atualmente é Reitor

Leia mais

NOTA BIOGRÁFICA E CURRICULAR

NOTA BIOGRÁFICA E CURRICULAR NOTA BIOGRÁFICA E CURRICULAR DIOGO CAMPOS BARRADAS DE LACERDA MACHADO Natural de Lisboa, Nascido em 1961; Casado; Três filhos; Residente em Lisboa. Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito de

Leia mais

A APOSTA NA ENERGIA SUSTENTÁVEL

A APOSTA NA ENERGIA SUSTENTÁVEL A APOSTA NA ENERGIA SUSTENTÁVEL OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA A ECONOMIA PORTUGUESA COIMBRA 25 Maio 202 6ª EXPO ENERGIA 8 Novembro 20 Painel Mercados emergentes nas energias renováveis: Tendências tecnológicas

Leia mais

Cerimónia de Lançamento dos Programas Operacionais

Cerimónia de Lançamento dos Programas Operacionais Cerimónia de Lançamento dos Programas Operacionais 19 de dezembro de 2014 Auditório da Fundação Champalimaud Lisboa 1 Prémio Desenvolvimento Regional Objetivo Destacar as intervenções com maiores resultados

Leia mais

PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO PONTO 10 DA ORDEM DO DIA DA ASSEMBLEIA GERAL ANUAL DE 3 DE ABRIL DE 2014

PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO PONTO 10 DA ORDEM DO DIA DA ASSEMBLEIA GERAL ANUAL DE 3 DE ABRIL DE 2014 PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO PONTO 10 DA ORDEM DO DIA DA ASSEMBLEIA GERAL ANUAL DE 3 DE ABRIL DE 2014 Considerando que: A) Nos termos do n.º 1 do artigo 27.º do Contrato de Sociedade da REN Redes Energéticas

Leia mais

INFORMAÇÃO PREPARATÓRIA RELATIVA AO PONTO 1 DA ORDEM DE TRABALHOS

INFORMAÇÃO PREPARATÓRIA RELATIVA AO PONTO 1 DA ORDEM DE TRABALHOS INFORMAÇÃO PREPARATÓRIA RELATIVA AO PONTO 1 DA ORDEM DE TRABALHOS OPÇÃO A Paulo Paixão LOCALIZAÇÃO QUALIFICAÇÕES Partner de Auditoria da KPMG Curso de formação para Executivos da Universidade Nova de Lisboa

Leia mais

MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente

MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente Carlos Manuel Gomes da Silva Doutor em Organização e Gestão de Empresas, na especialidade de Investigação Operacional, Mestre em Gestão da Informação nas Organizações,

Leia mais

Energia, Mobilidade e Alterações Climáticas José Manuel Melim Mendes

Energia, Mobilidade e Alterações Climáticas José Manuel Melim Mendes Energia, Mobilidade e Alterações Climáticas José Manuel Melim Mendes Enquadramento Energia Significativa tradição regional em investigação e inovação para a inventariação e valorização dos recursos hídricos,

Leia mais

Personalidades indigitadas para o Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, E.P.E.

Personalidades indigitadas para o Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, E.P.E. Personalidades indigitadas para o Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, E.P.E. (IPO Porto) Deliberação n.º 55/2019, de 29 de maio Autores - Comissão Técnica

Leia mais

Programa de Ação

Programa de Ação Programa de Ação 2019-2021 OS MATERIAIS COMO CATALISADORES DA INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EM PORTUGAL LISTA A Esta lista surge na sequência do trabalho que tem vindo a ser realizado na Sociedade Portuguesa

Leia mais

MARIA AMÉLIA DUARTE FERREIRA

MARIA AMÉLIA DUARTE FERREIRA MARIA AMÉLIA DUARTE FERREIRA Nasceu a 27 de fevereiro de 1955, em Vila Nova de Gaia. É licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), 1978. Em 1985 obteve o Doutoramento pela Universidade

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DO CENTRO DE FUSÃO NUCLEAR-LABORATÓRIO ASSOCIADO EM PROJECTOS INTERNACIONAIS DE GRANDE DIMENSÃO E LONGA DURAÇÃO. por.

PARTICIPAÇÃO DO CENTRO DE FUSÃO NUCLEAR-LABORATÓRIO ASSOCIADO EM PROJECTOS INTERNACIONAIS DE GRANDE DIMENSÃO E LONGA DURAÇÃO. por. PARTICIPAÇÃO DO CENTRO DE FUSÃO NUCLEAR-LABORATÓRIO ASSOCIADO EM PROJECTOS INTERNACIONAIS DE GRANDE DIMENSÃO E LONGA DURAÇÃO por Carlos Varandas Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico Coordenador

Leia mais

Pensar Atuar Renovar

Pensar Atuar Renovar Pensar Atuar Renovar MENSAGEM do fundador O Eng. Belmiro de Azevedo, a figura catalisadora por detrás do EDULOG, reconhece a importância da educação na promoção do desenvolvimento de uma sociedade saudável

Leia mais

EDP - Motor de arrastamento para projetos internacionais

EDP - Motor de arrastamento para projetos internacionais EDP - Motor de arrastamento para projetos internacionais Gonçalo Lacerda Novembro 2015

Leia mais

Indice. Perfil Corporativo Comissão Executiva Certificações e prémios conquistados A empresa em números Glossário de Energia Contactos

Indice. Perfil Corporativo Comissão Executiva Certificações e prémios conquistados A empresa em números Glossário de Energia Contactos DOSSIER DE IMPRENSA Indice Perfil Corporativo Comissão Executiva Certificações e prémios conquistados A empresa em números Glossário de Energia Contactos Perfil Corporativo A REN - Redes Energéticas Nacionais

Leia mais

Engenharia Industrial-EM (Mestrado)

Engenharia Industrial-EM (Mestrado) Engenharia Industrial-EM (Mestrado) Complementos de Mecânica dos Fluidos 26/06 14:30 10/07 09:30 Mecânica Computacional 17/06 18:00 06/07 18:00 1 Mecatrónica 09/06 09:30 04/07 11:00 Processos de Ligação

Leia mais

Convidados Congresso de Cibercultura 2016 Breve apresentação

Convidados Congresso de Cibercultura 2016 Breve apresentação Convidados Congresso de Cibercultura 2016 Breve apresentação ADÉRITO FERNANDES MARCOS - Universidade Aberta É professor catedrático de nomeação definitiva da Universidade Aberta, do Departamento de Ciências

Leia mais

Assembleia Geral Anual da Portucel Empresa Produtora de Pasta e Papel, S.A. de 10 de Abril de 2012

Assembleia Geral Anual da Portucel Empresa Produtora de Pasta e Papel, S.A. de 10 de Abril de 2012 Assembleia Geral Anual da Portucel Empresa Produtora de Pasta e Papel, S.A. de 10 de Abril de 2012 Proposta relativa ao Ponto 8. da Ordem de Trabalhos Considerando que se encontra vago o cargo de Presidente

Leia mais

Europass-Curriculum Vitae

Europass-Curriculum Vitae Europass-Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Morada(s) Correio(s) electrónico(s) Soromenho Gomes / Luís Filipe Telemóvel: Telefone(s) +351 281 510 000 Fax(es) +351 281 510

Leia mais

Personalidades indigitadas para o Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P.

Personalidades indigitadas para o Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. Personalidades indigitadas para o Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. Deliberação n.º 25/2019 de 18/03/2019 Autores - Comissão Técnica Permanente Eng.ª Maria Júlia Ladeira;

Leia mais

FACULDADE DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

FACULDADE DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA Anexo I. Ficha de Avaliação de Docentes Departamento Nome do Docente Número Mecanográfico Categoria Profissional Percentagem de Contratação Período de Avaliação

Leia mais

INFORMAÇÃO PESSOAL Nome NEUZA LOPES EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL. CURRICULUM VITAE. Telefone - Morada - Correio electrónico

INFORMAÇÃO PESSOAL Nome NEUZA LOPES EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL. CURRICULUM VITAE. Telefone - Morada - Correio electrónico CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome NEUZA LOPES Telefone - Correio electrónico Morada - neuzalopes@fd.ul.pt Nacionalidade Portuguesa Data de nascimento 15/04/1982 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 2005-2008

Leia mais

Sonaecom SGPS, S.A. Lugar de Espido, Via Norte Maia. 23 de Março de Exmos. Senhores,

Sonaecom SGPS, S.A. Lugar de Espido, Via Norte Maia. 23 de Março de Exmos. Senhores, Sonaecom SGPS, S.A. Lugar de Espido, Via Norte 4471-909 Maia 23 de Março de 2012 Exmos. Senhores, Para os efeitos previstos na alínea d) do número 1 do artigo 289º do Código das Sociedades Comerciais declaramos

Leia mais

Apresentação. Singular International

Apresentação. Singular International Apresentação Singular International APRESENTAÇÃO A Singular International é uma empresa de consultoria na área de Recursos Humanos, que conta com uma equipa que tem uma vasta e diversificada experiência,

Leia mais

FACULDADE DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA Conselho de Escola Quadriénio de Ata número 1

FACULDADE DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA Conselho de Escola Quadriénio de Ata número 1 FACULDADE DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA Conselho de Escola Quadriénio de 2018-2022 Ata número 1 No dia 10 de setembro de 2018, pelas 9h30, reuniu o Conselho de Escola, no Salão Nobre da Faculdade

Leia mais

e Tecnologia da Energia O ENERGYIN e a aposta portuguesa na Energia Offshore Lisboa 14 de Maio de 2010

e Tecnologia da Energia O ENERGYIN e a aposta portuguesa na Energia Offshore Lisboa 14 de Maio de 2010 Pólo da Competitividade e Tecnologia da Energia O ENERGYIN e a aposta portuguesa na Energia Offshore Lisboa 14 de Maio de 2010 LIS-143096080926 Evolução (quase) disruptiva do paradigma energético Formas

Leia mais

Conferência Compras Públicas Sustentáveis

Conferência Compras Públicas Sustentáveis 25 Março 2010 - Auditório Carlos Ribeiro Campus de Alfragide, LNEG Conferência Compras Públicas Sustentáveis OBJECTIVO Consolidação de competências em Compras Públicas Sustentáveis, com particular destaque

Leia mais

EXPOSIÇÃO A RADIAÇÃO ELECTROMAGÉTICA: APLICAÇÕES AOS TELEMÓVEIS

EXPOSIÇÃO A RADIAÇÃO ELECTROMAGÉTICA: APLICAÇÕES AOS TELEMÓVEIS Professor Doutor Luís Correia Instituto de Telecomunicações Instituto Superior Técnico EXPOSIÇÃO A RADIAÇÃO ELECTROMAGÉTICA: APLICAÇÕES AOS TELEMÓVEIS Aborda-se a exposição de pessoas à radiação electromagnética,

Leia mais

Currículo de Autoridades:

Currículo de Autoridades: Currículo de Autoridades: CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: LUIZ AUGUSTO NÓBREGA BARROSO Presidente da Empresa de Pesquisa Energética: Luiz Augusto Nóbrega Barroso assumiu a Presidência da EPE em julho de 2016.

Leia mais

APRESENTAÇÃO SEMINÁRIO EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: AS GRANDES OPORTUNIDADES

APRESENTAÇÃO SEMINÁRIO EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: AS GRANDES OPORTUNIDADES APRESENTAÇÃO O Jornal água&ambiente organiza o Seminário Eficiência Energética: as grandes oportunidades no próximo dia 26 de Junho de 2012, no Hotel Açores, em Lisboa. Numa altura em que a eficiência

Leia mais

Convidados Congresso de Cibercultura 2016 Breve apresentação

Convidados Congresso de Cibercultura 2016 Breve apresentação Convidados Congresso de Cibercultura 2016 Breve apresentação ADÉRITO MARCOS - Universidade Aberta É professor catedrático de nomeação definitiva da Universidade Aberta, do Departamento de Ciências e Tecnologia,

Leia mais

Pós-Graduação em. Informática de Segurança e Computação Forense

Pós-Graduação em. Informática de Segurança e Computação Forense em colaboração com Pós-Graduação em Informática de Segurança e Computação Forense Corpo Docente Docentes IPVC Pedro Pinto (pedropinto@estg.ipvc.pt) Luís Barreto (lbarreto@esce.ipvc.pt) Pedro Carneiro (pedrocarneiro@estg.ipvc.pt)

Leia mais

ASSEMBLEIA GERAL DA MARTIFER SGPS, S.A. ( ) PROPOSTA RELATIVA AO PONTO 6 DA ORDEM DE TRABALHOS

ASSEMBLEIA GERAL DA MARTIFER SGPS, S.A. ( ) PROPOSTA RELATIVA AO PONTO 6 DA ORDEM DE TRABALHOS ASSEMBLEIA GERAL DA MARTIFER SGPS, S.A. (28.03.08) PROPOSTA RELATIVA AO PONTO 6 DA ORDEM DE TRABALHOS (Deliberar sobre a eleição dos membros do Conselho de Administração, para exercerem funções durante

Leia mais

Carreiras. Luis M. Correia. Portfólio

Carreiras. Luis M. Correia. Portfólio Carreiras Luis M. Correia 1 Empregabilidade (1) A empregabilidade é a capacidade de um indivíduo encontrar um emprego e/ou de se manter no emprego em que se encontra. 2 Empregabilidade (2) 3 A empregabilidade

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA DIRIGENTES DESPORTIVOS LOCAIS

CURSO DE FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA DIRIGENTES DESPORTIVOS LOCAIS CURSO DE FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA DIRIGENTES DESPORTIVOS LOCAIS 1ª edição 2018 Numa parceria com a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e a APOGESD - Associação Portuguesa de Gestão de Desporto,

Leia mais

Corporate Governance A Liderança de Boards Formação de Executivos (30h) - NOVA School of Business & Economics (out2017)

Corporate Governance A Liderança de Boards Formação de Executivos (30h) - NOVA School of Business & Economics (out2017) Curriculum vitae Maria Dalila Correia ARAÚJO Teixeira Formação Académica Corporate Governance A Liderança de Boards Formação de Executivos (30h) - NOVA School of Business & Economics (out2017) Doutoranda

Leia mais

Licenciatura em Engenharia Informática (LEI)

Licenciatura em Engenharia Informática (LEI) Licenciatura em Engenharia Informática (LEI) Recepção aos alunos (ano lectivo 2008 / 2009) Luís Caires Coordenador da LEI Sejam Bemvindos! Cerca de 160 novos alunos Oriundos de muitas zonas do país Origem:

Leia mais

Cursos IST/OE(RS) (Análises Económica e de Decisão aplicadas à avaliação de projetos de engenharia)

Cursos IST/OE(RS) (Análises Económica e de Decisão aplicadas à avaliação de projetos de engenharia) Cursos IST/OE(RS) Curso de Engenharia Económica (EE) (Análises Económica e de Decisão aplicadas à avaliação de projetos de engenharia) Quintas-feiras, 19h às 22h, sala VA1, Pavilhão de Civil, IST Alameda.

Leia mais

Conferência - Fiscalidade Dia 21 de Janeiro de Das 14H00 18H30

Conferência - Fiscalidade Dia 21 de Janeiro de Das 14H00 18H30 Conferência - Fiscalidade Dia 21 de Janeiro de 2010 Das 14H00 18H30 Programa / oradores: Cláusula Geral Anti-Abuso, liberdade contratual e negócio indirecto (Mestre João Costa Andrade); Repercussões do

Leia mais

SEMINÁRIO ILUSTRAR A TRANSIÇÃO PARA A ISO 9001:2015 E ISO

SEMINÁRIO ILUSTRAR A TRANSIÇÃO PARA A ISO 9001:2015 E ISO SEMINÁRIO ILUSTRAR A TRANSIÇÃO PARA A ISO 9001:2015 E ISO 14001:2015 Datas e Locais PORTO 18 MAIO LISBOA 25 MAIO COIMBRA 24 MAIO Atualmente as organizações deparam-se com um novo paradigma de gestão, alavancado

Leia mais

/ O meu FUTURO na Madeira!

/ O meu FUTURO na Madeira! 2 0 1 7 / 2 0 1 8 www.isal.pt O meu FUTURO na Madeira! Pós Graduação em Gestão e Políticas Públicas 2ªEdição O B J E T I V O S Criar valor para os decisores públicos e para os agentes privados, através

Leia mais

ANEXO I MEMBROS DA SUBCOMISSÃO F1 DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO EXTERNA F NA ÁREA DA GESTÃO

ANEXO I MEMBROS DA SUBCOMISSÃO F1 DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO EXTERNA F NA ÁREA DA GESTÃO ANEXO I MEMBROS DA SUBCOMISSÃO F1 DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO EXTERNA F NA ÁREA DA GESTÃO ALBERTO JOSÉ SANTOS RAMALHEIRA Licenciatura em Finanças no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras

Leia mais

Desafios da Competitividade

Desafios da Competitividade O 7ºPrograma-Quadro de I&DT como ferramenta para a competitividade e a internacionalização das empresas portuguesas do sector energético Teresa Bertrand teresa.bertrand@energyin.pt 6ª EXPO ENERGIA 8 Novembro

Leia mais

OCUPAÇÃO CIENTÍFICA DE JOVENS NAS FÉRIAS de Julho de 2007

OCUPAÇÃO CIENTÍFICA DE JOVENS NAS FÉRIAS de Julho de 2007 OCUPAÇÃO CIENTÍFICA DE JOVENS NAS FÉRIAS 16-20 de Julho de 2007 INCISTA-Alameda INtrodução à Ciência no IST Alameda Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores Instituto Superior Técnico

Leia mais

CONGRESSO AGRICULTURA DE FUTURO A QUALIDADE COOPERATIVA

CONGRESSO AGRICULTURA DE FUTURO A QUALIDADE COOPERATIVA CONGRESSO AGRICULTURA DE FUTURO A QUALIDADE COOPERATIVA - Univ. Católica Porto Conf. Coop. Agro-Alimentares de Espanha - Univ. Católica Porto - Apresentação de Estudo - Secretário Geral DECO - Presidente

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º de Fevereiro de UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA. Faculdade de Ciências e Tecnologia

Diário da República, 2.ª série N.º de Fevereiro de UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA. Faculdade de Ciências e Tecnologia Diário da República, 2.ª série N.º 38 24 de Fevereiro de 2010 8279 Dirigir o pessoal não docente nem investigador, sob a orientação do órgão de gestão competente, contribuindo para a correcta afectação

Leia mais

CONFERÊNCIAS REALIZADAS NO ÂMBITO DO MESTRADO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS. Ano letivo: 2010/2011

CONFERÊNCIAS REALIZADAS NO ÂMBITO DO MESTRADO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS. Ano letivo: 2010/2011 CONFERÊNCIAS REALIZADAS NO ÂMBITO DO MESTRADO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS Ano letivo: 2010/2011 Dia 9 de outubro de 2010 Mestre Isabel Martins Doutoranda da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial

Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial Ana Camanho FEUP, 14 de março de 2016 Sumário Médias de entrada e numerus clausus Objetivo geral do curso Estrutura do curso Parcerias estratégicas

Leia mais

Apresentação Institucional NOVA IMS

Apresentação Institucional NOVA IMS Apresentação Institucional NOVA IMS ÍNDICE Introdução Missão Visão Ensino Empregabilidade Investigação Internacionalização Acreditações e Certificações 2 INTRODUÇÃO A NOVA Information Management School

Leia mais

MISSÃO TECNOLÓGICA A PORTUGAL

MISSÃO TECNOLÓGICA A PORTUGAL MISSÃO TECNOLÓGICA A PORTUGAL Ponte Luso Brasileira, eterno canal de colaboração, negócios e amizades Mtech Portugal - 2017 10 a 18 de Novembro Lisboa, Coimbra, Ílhavo/Aveiro e Porto 2ª Etapa - Caravana

Leia mais

CURSOS DE FORMAÇÃO - Sistemas de Gestão de Energia -

CURSOS DE FORMAÇÃO - Sistemas de Gestão de Energia - CURSOS DE FORMAÇÃO - Sistemas de Gestão de Energia - No âmbito do desenvolvimento do seu centro de formação a Self Energy Innovation propõe-se executar em parceria com a Agência Municipal de Energia de

Leia mais

Breve Nota Biográfica

Breve Nota Biográfica Breve Nota Biográfica - Luís Manuel Pereira da Silva - Nascido em Lisboa, em Maio de 1960 - Licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa em 1982; - MBA (Master

Leia mais

02 julho 2018 Sistemas Sustentáveis de Energia

02 julho 2018 Sistemas Sustentáveis de Energia 02 julho 2018 Relatores: Adélio Mendes, LEPABE, U. do Porto João Peças Lopes, INESC-TEC, U. do Porto Manuel Collares Pereira, Univ. de Évora Visão a Longo Prazo para Portugal em 2030 Objetivos Potenciar

Leia mais

Bolsas de Integração na Investigação

Bolsas de Integração na Investigação Bolsas de Integração na Investigação - Edital - Lisboa Outubro 2008 0. Sumário 0. Sumário... 2 1. Anúncio... 3 2. Objectivos... 3 3. Duração e tipo de contrato... 3 4. Requisitos... 4 5. Candidaturas...

Leia mais

CURRICULUM VITAE. 22 Abril 1965, Caldas da Rainha, Portugal. Universidade de Aveiro, Aveiro

CURRICULUM VITAE. 22 Abril 1965, Caldas da Rainha, Portugal. Universidade de Aveiro, Aveiro CURRICULUM VITAE Nome: Ana Isabel Couto Neto da Silva Miranda Data e Local de Nascimento: 22 Abril 1965, Caldas da Rainha, Portugal Contacto: Departamento de Ambiente e Ordenamento Universidade de Aveiro,

Leia mais

Formação e investigação interdisciplinares para a sustentabilidade

Formação e investigação interdisciplinares para a sustentabilidade ENERGY FOR SUSTAINABILITY EfS UC ENERGIA PARA A SUSTENTABILIDADE EfS UC Formação e investigação interdisciplinares para a sustentabilidade Universidade de Coimbra 2018/junho/12 1 rasante Iniciativa EfS

Leia mais

DIREITO E PRÁTICA DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA. PÓS-GRADUAÇÃO 9ª edição outubro de 2017 a fevereiro de 2018 PARCEIRO

DIREITO E PRÁTICA DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA. PÓS-GRADUAÇÃO 9ª edição outubro de 2017 a fevereiro de 2018 PARCEIRO 2017-2018 DIREITO E PRÁTICA DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA PÓS-GRADUAÇÃO 9ª edição outubro de 2017 a fevereiro de 2018 PARCEIRO DIREITO E PRÁTICA DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA PÓS-GRADUAÇÃO 9ª edição PÓS-GRADUAÇÕES 5ª

Leia mais

Objetivos e importância para a empresa

Objetivos e importância para a empresa Objetivos e importância para a empresa Francisco Parada REN Fundação de Serralves, 23 de Fevereiro de 2017 www.ren.pt ÍNDICE 01 02 03 04 Contexto A Cátedra Benefícios Conclusões www.ren.pt Uma história

Leia mais

Doutoramento em Economia

Doutoramento em Economia Doutoramento em Economia 2010/2011 O Programa O Programa de Doutoramento em Economia tem como objectivo central proporcionar formação que permita o acesso a actividades profissionais de elevada exigência

Leia mais

18 de outubro Comunicações Eletrónicas Segurança na Sociedade de Informação Cloud Computing

18 de outubro Comunicações Eletrónicas Segurança na Sociedade de Informação Cloud Computing PROGRAMA 17 de outubro Introdução Geral 09h30 10h00: Sessão de Abertura e Introdução (Dr. João Caboz Santana) 10h00 11h30: Comércio Eletrónico (Prof. Dr. Miguel Pupo Correia) 11h30 11h45: Intervalo 11h45

Leia mais

Currículos. 1. Membros do Conselho de Administração Administradores Executivos Presidente CA

Currículos. 1. Membros do Conselho de Administração Administradores Executivos Presidente CA Currículos 1. Membros do Conselho de Administração 1.1. Administradores Executivos 1.1.1. Presidente CA 1.1.2. Vogal CA Egídia Pinto de Queiroz Martins Ano de Nascimento: 1952 Formação Académica - Licenciatura

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA TÉGICA DO TALENTOT AVALIAÇÃO ALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO VIMENTO DE COMPETÊNCIAS RECRUTAMENTO E SELECÇÃO Pag. 2

GESTÃO ESTRATÉGICA TÉGICA DO TALENTOT AVALIAÇÃO ALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO VIMENTO DE COMPETÊNCIAS RECRUTAMENTO E SELECÇÃO Pag. 2 O PARCEIRO PARA A GESTÃO DO TALENTO Aumentamos o valor das pessoas e o seu impacto nos resultados www.optimhom.pt GESTÃO ESTRATÉGICA TÉGICA DO TALENTOT AVALIAÇÃO ALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO VIMENTO DE COMPETÊNCIAS

Leia mais

VI Conferência Anual da RELOP

VI Conferência Anual da RELOP VI Conferência Anual da RELOP Novos Desafios para a Regulação do Setor Energético Vitor Santos, Presidente da ERSE Luanda, 30 de Maio de 2013 Agenda 1. Dimensões estratégicas da liberalização do sector

Leia mais

Se!aJ3U~ sep OJ!3J!O

Se!aJ3U~ sep OJ!3J!O eai!s ep S81eAel euezns S81eos sem e!pn~ij ElOZ S!aA~AOUaH Se!aJ3U~ sep OJ!3J!O STJ00100308 DIREITO DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS autor Cláudia Dias Soares Suzana Tavares da Silva editor EDIÇÕES ALMEDINA, S.A.

Leia mais

Susana Sobral Ramalho Agência Regional de Energia do Centro e Baixo Alentejo

Susana Sobral Ramalho Agência Regional de Energia do Centro e Baixo Alentejo Susana Sobral Ramalho Agência Regional de Energia do Centro e Baixo Alentejo Índice Programa Med Projecto SCORE Caracterização Objectivos gerais Plano de Acção Casos Práticos Programa MED Este programa

Leia mais

Mantém-te ligado(a) Atualização de informação de emprego científico:

Mantém-te ligado(a) Atualização de informação de emprego científico: OPORTUNIDADE DE TRABALHO CIENTÍFICO Entra em contato connosco e envia o teu CV, acompanhado de uma carta de apresentação para research.fellows.cdrsp@ipleiria.pt Atualização de informação de emprego científico:

Leia mais

Grandes Desenvolvimentos Regulatórios nos Países de Língua Oficial Portuguesa

Grandes Desenvolvimentos Regulatórios nos Países de Língua Oficial Portuguesa República Democrática de São Tomé e Principe X Conferência RELOP A COOPERAÇÃO REGIONAL NO SETOR ENERGÉTICO NOS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA Grandes Desenvolvimentos Regulatórios nos Países de Língua

Leia mais

Curriculum Vitae. João António de Sampaio Rodrigues Queiroz. 1. Dados Biográficos

Curriculum Vitae. João António de Sampaio Rodrigues Queiroz. 1. Dados Biográficos Curriculum Vitae João António de Sampaio Rodrigues Queiroz 1. Dados Biográficos Nasceu em 29 de setembro de 1964. Possui cartão de cidadão com o nº 6500257. É filho de Francisco Fernandes Queiroz e de

Leia mais

6994 Diário da República, 2. a série N. o de Março de 2007

6994 Diário da República, 2. a série N. o de Março de 2007 6994 Diário da República, 2. a série N. o 52 14 de Março de 2007 ECTS Cultura e Sistemas Educativos na Europa... 7,5 Relações Externas, Segurança e Defesa na União Europeia... 7,5 Comunicação, Informação

Leia mais

Exmo. Senhor vice-reitor da Universidade de Macau, Prof. Doutor Rui Martins

Exmo. Senhor vice-reitor da Universidade de Macau, Prof. Doutor Rui Martins Exmo. Senhor vice-reitor da Universidade de Macau, Prof. Doutor Rui Martins Caros Colegas, É conhecido que a atual presidência do Politécnico de Lisboa tem vindo a colocar em prática medidas conducentes

Leia mais

P O L I T I C A L I N S I G H T

P O L I T I C A L I N S I G H T CONHEÇA A REFORMULAÇÃO DO XXI GOVERNO CONSTITUCIONAL P O L I T I C A L I N S I G H T 17 de outubro de 2018 QUATRO NOVOS MINISTROS E DEZ SECRETÁRIOS DE ESTADO JÁ TOMARAM POSSE Primeiro Ministro António

Leia mais

MEEC. Mestrado em Eng. Electrotécnica e de Computadores. Índice. MEEC Edição 2008/09 Instituto Superior de Engenharia do Porto

MEEC. Mestrado em Eng. Electrotécnica e de Computadores. Índice. MEEC Edição 2008/09 Instituto Superior de Engenharia do Porto Mestrado em Eng. Electrotécnica e de Computadores O Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores destina-se a complementar a formação de profissionais habilitados com o grau de Licenciado, fornecendo

Leia mais