Prof. Doutor Tawfiq Rkibi [ 09H00 - ABERTURA ]

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Doutor Tawfiq Rkibi [ 09H00 - ABERTURA ]"

Transcrição

1 Prof. Doutor Tawfiq Rkibi [ 09H00 - ABERTURA ] Tawfiq Rkibi é titular de dois Doutoramentos em Ciências de Gestão pela Universidade de Grenoble, obtidos respetivamente em 1983 e Atualmente é Reitor da Universidade Europeia onde é Professor Catedrático. Exerce, desde 2008, o cargo de Secretário-geral da Rede PGV (constituída por 69 organismos universitários e de investigação de 12 países europeus). É, ainda, Presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Marroquina, membro GEEMA- Grupo de Estudos Euro-Med-Atlântico da FLAD - Fundação Luso-Americana e Secretário-Geral da Redacção da revista científica francesa «Management et Gouvernance». Em 2009 foi nomeado perito internacional junto da Agência de Avaliação e de Acreditação do Ensino Superior da República da Bulgária. Dra. Isabel Alçada [ 09H30 - A Leitura na Era Digital ] Isabel Alçada é escritora, professora e investigadora Licenciou-se em Filosofia na Universidade de Lisboa em 1974 e fez o Mestrado em Sociologia da Educação na Universidade de Boston - EUA em A sua actividade profissional centrou-se na docência, na formação de professores e exerceu várias funções na área da educação - Professora na Escola Superior de Educação de Lisboa, Coordenadora da equipa que lançou a Rede de Bibliotecas Escolares, Comissária do Plano Nacional de Leitura. Foi Administradora da Fundação de Serralves e Ministra da Educação do XVIII Governo Constitucional. É investigadora no CITI UNL, Presidente da Associação para o Voluntariado de Leitura. Pertence ao Conselho de Administração da European Cultural Foundation. É co-autora com Ana Maria Magalhães de obras de Literatura Infanto-Juvenil. Tem várias obras traduzidas. Foi condecorada pelo Presidente da República Portuguesa com a Ordem do Infante D. Henrique Grande-Oficial, em 2006.

2 Dra. Teresa Calçada [ 10H00 - As Bibliotecas na Era Digital ] Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras. Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, nomeada pelos Ministros da Educação e da Cultura, e responsável pelo Programa da Rede de Bibliotecas Escolares desde o seu início, tendo participado na elaboração do relatório Lançar a Rede de Bibliotecas Escolares. Comissária adjunta do Plano Nacional de Leitura. Foi técnica do Instituto Português do Livro desde 1982, onde trabalhou na área do livro e da leitura. Em 1986 integrou o grupo de trabalho que definiu as bases da política nacional da leitura pública, com vista à criação da Rede de Bibliotecas Municipais. Foi também vice-presidente do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, cargo que ocupou até Nesta qualidade, foi também responsável pela execução das acções desenvolvidas no âmbito da Rede da Leitura Pública. Integrou o grupo de trabalho que em 1996 definiu as bases e os princípios orientadores do Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Este programa tem como objectivo a instalação de bibliotecas escolares em escolas de todos os níveis de ensino, concebidas como centros multimédia que disponibilizam aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso e uso da informação em diferentes suportes, e desempenhando um papel central na aquisição e desenvolvimento de competências de informação e na formação de leitores. Prof. Doutor Marcelo Oliveira [ 10H30 - DEBATE (Moderador) ] Marcelo G. Oliveira é Professor Auxiliar e Coordenador Científico da área de Técnicas de Expressão Oral e Escrita na Universidade Europeia, onde leciona desde Obteve o seu primeiro mestrado em Literatura Moderna pela Universidade de Kent, em Canterbury, Reino Unido, e um segundo em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se doutorou em Estudos de Literatura e de Cultura e realizou investigação ao nível de Pós-Doutoramento.

3 Autor de Modernismo Tardio, publicou diversos artigos em revistas nacionais e estrangeiras e coorganizou dois volumes sobre literatura portuguesa contemporânea, cultura e teoria. De 2002 a 2006, foi professor no Instituto Politécnico de Bragança, onde lecionou unidades curriculares nas áreas da tradução e da comunicação. Desde 2001, mantém atividade profissional como tradutor, colaborando com diversas editoras e organismos oficiais. Prof. Doutora Clara Pereira Coutinho [ 11H00 - Ambientes de Aprendizagem na Era Digital ] Clara Pereira Coutinho é Licenciada em Economia, Mestre em Educação na área de especialização de Tecnologia Educativa e Doutora em Educação na área de especialização de Tecnologia Educativa, grau que obteve no ano de 2003 na Universidade do Minho, Braga, Portugal. Atualmente é Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa da mesma Universidade, onde desenvolve atividades de docência em cursos de mestrado e doutoramento na área das Ciências da Educação. Tem desenvolvido atividades de pesquisa no âmbito da Formação de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação e ainda no domínio das Metodologias de Investigação em Educação. Mais recentemente, desenvolve investigação ao nível da utilização educativa das ferramentas da Web 2.0 como ferramentas de apoio ao ensino e à aprendizagem bem como à tutoria online, tendo publicadas dezenas de artigos em revistas e atas de reuniões científicas nacionais e internacionais. Participa em diversos projetos nacionais e internacionais na área do e-learning, manipulativos digitais para crianças e Digital Storytelling. Publicou dois livros um dos quais no domínio das Metodologias de Investigação em Ciências Sociais e Humanas que teve a sua 2.ª edição publicada em Informação adicional pode ser encontrada na sua página pessoal disponível em * Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

4 Prof. Doutora Paula Carvalho [ 11H30 - O Ensino do Português na Era Digital: Recursos e Aplicações de Processamento de Texto ] Doutorada em Linguística Portuguesa pela Universidade de Lisboa, com uma tese dedicada ao processamento automático do português. É investigadora do Instituto de Investigação e Escola Doutoral da Universidade Europeia e do INESC-ID Lisboa, onde desenvolveu o seu trabalho de pós-doutoramento em análise e reconhecimento automático de opinião nos media sociais, que é o seu atual foco de investigação. A nível pedagógico, tem lecionado unidades curriculares como Técnicas de Expressão Escrita, Competências Comunicacionais, Terminologia, Processamento Automático das Línguas Naturais e Metodologia das Ciências Sociais, no âmbito de licenciaturas e de mestrados, em diversas instituições de ensino superior. Desempenha, desde 2012, a função de professora auxiliar na Universidade Europeia, fazendo parte do Conselho Científico desta instituição desde * Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico. Prof. Doutor Manuel de Menezes Sequeira [ 12H00 - O BYOD (Bring Your Own Device) em Sala de Aula ] Manuel Menezes de Sequeira é Professor Auxiliar na Universidade Europeia desde É doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo IST. Investigou nas áreas do controlo e robótica e da análise de imagem e vídeo. Os seus interesses actuais centram-se na aprendizagem da programação. Desde 1996 já leccionou Estruturação do Pensamento Lógico, Introdução à Programação, Programação Orientada por Objectos, Estrutura de Dados e Algoritmos, Engenharia do Software, Redes de Computadores e Processamento de Sinal Multimédia. Leccionou no ISCTE-IUL, na Universidade Católica, no Instituto Piaget e, actualmente, na Universidade Europeia. Foi director dos serviços de informática do ISCTE-IUL. O seu interesse pelo ensino da programação levou-o a fundar o CoderDojo LX, parte do movimento global CoderDojo que promove a aprendizagem da programação pelos jovens. É o principal tradutor de projectos como o Scratch e o Snap!.

5 Dra. Susana de Salazar Casanova [ 12H30 - DEBATE ] Susana de Salazar Casanova integra o corpo docente da Universidade Europeia desde 2007, lecionando em pós-graduações e em licenciaturas. É coordenadora científica da área de Técnicas Profissionais, tendo sido coordenadora executiva da licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial, de junho de 2012 a agosto de É coordenadora da pós graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos (24.ª edição, 2015). É, igualmente, coordenadora do CET em Secretariado e Assessoria Administrativa. É formadora e consultora desde 2005, nas áreas do protocolo, dos eventos, da imagem profissional, da assessoria e do secretariado e da comunicação intercultural. Neste âmbito tem experiência internacional no Brasil, em Angola e no Líbano, bem como com formandos dos PALOP, de vários países da União Europeia e da América do Sul. Iniciou a sua atividade profissional em 1992, nas áreas de assessoria de direção e administração, bem como na organização de eventos, para diversas empresas privadas nos sectores de hotelaria, do comércio automóvel, da construção civil e obras públicas, das tecnologias de informação e saúde, tendo ainda colaborado numa Unidade de Missão do Ministério da Saúde. É doutoranda em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL, tendo como área de interesse de investigação a comunicação intercultural. Tem um diploma de Estudos Avançados em Ciências da Comunicação pelo ISCTE IUL. Tem um Master Internacional em Gestão e Organização de Eventos, Protocolo, Cerimonial e Relações Institucionais pela Universidade Camilo José Cela (em parceria com a EIP-Madrid). É pós graduada em Protocolo e Cerimonial pela EIP-Madrid. É pós graduada em Assessoria Empresarial e em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos pelo ISLA-Lisboa (atual Universidade Europeia). É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Autónoma de Lisboa. * Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

6 Dr. Nélson Santos de Brito [ 12H45 - ENCERRAMENTO ] Nélson Santos de Brito considerado, no ano 2000 pelo Diário Económico, como um dos 25 melhores líderes de futuro em Portugal, assumiu, em Junho de 2014, o cargo de CEO da Laureate International Universities, o maior grupo mundial de educação superior, para Portugal e Espanha, ficando responsável pela gestão da Universidade Europeia e da Universidad Europea, respectivamente. Em Novembro de 2010, já tinha assumido o cargo de CEO para Portugal da Laureate International Universities, que, em Abril de 2011, comprou a primeira Instituição de Ensino Superior não Público em Portugal, o ISLA Campus Lisboa. Nos últimos 3 anos, liderou a passagem do ISLA a Universidade Europeia, sendo a primeira Universidade dos últimos 20 anos em Portugal. Entre 2004 e 2011, foi o Director-Geral da Multinacional Americana Kraft Foods em Portugal, onde chegou, em 1998, como Director Financeiro, depois de ter assumido a Direcção Financeira em empresas Nacionais. Sob a sua liderança, a Kraft Foods tornou-se uma das 10 maiores empresas de alimentação em Portugal, fruto de crescimento orgânico e de duas aquisições (United Biscuits Portugal; Lu Biscuits). Foi ainda, entre 2004 e 2011, membro da Direcção da Centromarca, onde, no ano 2010, trabalhou na causa de defesa das Marcas Originais versus as Marcas Brancas. Nélson Santos de Brito possui uma licenciatura em Economia pelo ISMAG, e um Bacharelato em Contabilidade e Administração pelo Instituto dos Pupilos do Exército. É pós-graduado em Gestão Empresarial e em Corporate Finance pelo ISCTE. Tem uma Especialização em Marketing pela Universidade Católica e em Brand Value pela Northwestern University - Kellogg School of Management. Nélson Santos de Brito entrou no Instituto dos Pupilos do Exército no ano de 1982, assumiu responsabilidades crescentes ao longo dos 11 anos que esteve na Instituição, assumindo, em 1992, a responsabilidade de Comandante de Batalhão.

/ O meu FUTURO na Madeira!

/ O meu FUTURO na Madeira! 2 0 1 7 / 2 0 1 8 www.isal.pt O meu FUTURO na Madeira! Pós Graduação em Gestão e Políticas Públicas 2ªEdição O B J E T I V O S Criar valor para os decisores públicos e para os agentes privados, através

Leia mais

Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Engenharia. Projecto Final e Tese I

Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Engenharia. Projecto Final e Tese I Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Engenharia Projecto Final e Tese I M E S T R A D O S E M E N G E N H A R I A : A M B I E N T E E U R B A N I S M O, B I O M É D I C A, C I V I L, C L Í N I

Leia mais

MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente

MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente Carlos Manuel Gomes da Silva Doutor em Organização e Gestão de Empresas, na especialidade de Investigação Operacional, Mestre em Gestão da Informação nas Organizações,

Leia mais

Maria clara Barros Guilherme

Maria clara Barros Guilherme Curriculum vitae INFORMAÇÃO PESSOAL Maria clara Barros Guilherme Rua Sá de Miranda, bloco 1-5º B, 2410-273 Leiria (Portugal) 933783564 / 964990669 clara.gmonteiro@gmail.com EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 01/03/2007

Leia mais

/ O meu FUTURO na Madeira!

/ O meu FUTURO na Madeira! 2 0 1 7 / 2 0 1 8 www.isal.pt O meu FUTURO na Madeira! Pós Graduação em Gestão de Recursos Humanos 4ªEdição O B J E T I V O S A presente pós-graduação pretende desenvolver competências técnicas e humanas

Leia mais

ANEXO I MEMBROS DA SUBCOMISSÃO F1 DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO EXTERNA F NA ÁREA DA GESTÃO

ANEXO I MEMBROS DA SUBCOMISSÃO F1 DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO EXTERNA F NA ÁREA DA GESTÃO ANEXO I MEMBROS DA SUBCOMISSÃO F1 DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO EXTERNA F NA ÁREA DA GESTÃO ALBERTO JOSÉ SANTOS RAMALHEIRA Licenciatura em Finanças no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º de Fevereiro de UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA. Faculdade de Ciências e Tecnologia

Diário da República, 2.ª série N.º de Fevereiro de UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA. Faculdade de Ciências e Tecnologia Diário da República, 2.ª série N.º 38 24 de Fevereiro de 2010 8279 Dirigir o pessoal não docente nem investigador, sob a orientação do órgão de gestão competente, contribuindo para a correcta afectação

Leia mais

Pós-Graduação em Auditoria e Controlo de Gestão

Pós-Graduação em Auditoria e Controlo de Gestão Escola Superior de Tecnologia e Gestão Pós-Graduação em Auditoria e Controlo de Gestão Instituto Politécnico de Leiria Proposta de: Teresa Eugénio Inês Lisboa Vitor Ferreira Índice 1. Descrição geral...

Leia mais

PROGRAMA GERAL DE GESTÃO INTENSIVO OPEN EXECUTIVE PROGRAMME

PROGRAMA GERAL DE GESTÃO INTENSIVO OPEN EXECUTIVE PROGRAMME PROGRAMA GERAL DE GESTÃO INTENSIVO OPEN EXECUTIVE PROGRAMME Objetivo O Programa Geral de Gestão Intensivo proporcionará aos participantes conhecimentos nucleares de gestão, proporcionando-lhes o acesso

Leia mais

CONFERÊNCIAS REALIZADAS NO ÂMBITO DO MESTRADO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS. Ano letivo: 2010/2011

CONFERÊNCIAS REALIZADAS NO ÂMBITO DO MESTRADO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS. Ano letivo: 2010/2011 CONFERÊNCIAS REALIZADAS NO ÂMBITO DO MESTRADO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS Ano letivo: 2010/2011 Dia 9 de outubro de 2010 Mestre Isabel Martins Doutoranda da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Leia mais

Amadeu Teófilo de Barros. Morada: Rua do Poder Local, nº 14, 13º D, Caixa Postal: Pontinha Odivelas - Portugal

Amadeu Teófilo de Barros. Morada: Rua do Poder Local, nº 14, 13º D, Caixa Postal: Pontinha Odivelas - Portugal Amadeu Teófilo de Barros 1. DADOS PESSOAIS Data de Nascimento: 26 de Junho de 1984 Nacionalidade: angolana B.I. nº 000136666KN011 Passaporte nº: N0904058 Email: teubarros2007@hotmail.com Morada: Rua do

Leia mais

Telma Maria de Mattos Campos Ruas. Av. das Tílias, nº 70, 2º A, São Pedro do Estoril, Parede

Telma Maria de Mattos Campos Ruas. Av. das Tílias, nº 70, 2º A, São Pedro do Estoril, Parede Curriculum Vitae Informação pessoal Nome Morada(s) Correio(s) electrónico(s) Telemóvel 91 872 62 07 Nacionalidade Telma Maria de Mattos Campos Ruas Av. das Tílias, nº 70, 2º A, São Pedro do Estoril, 2775-335

Leia mais

E.B 2,3 Cadaval Prof.: Maria das Dores

E.B 2,3 Cadaval Prof.: Maria das Dores E.B 2,3 Cadaval Prof.: Maria das Dores Trabalho Elaborado por: Francisco Romão 6ºB Nº9 Joana Machado 6ºB Nº12 Introduçao 1 Vida de Isabel Alçada 2 O seu caminho escolar 3 As colecções mais importantes

Leia mais

Personalidades indigitadas para o Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P.

Personalidades indigitadas para o Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. Personalidades indigitadas para o Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. Deliberação n.º 25/2019 de 18/03/2019 Autores - Comissão Técnica Permanente Eng.ª Maria Júlia Ladeira;

Leia mais

GESTÃO MESTRADO DESENVOLVE CONNOSCO AS TUAS COMPETÊNCIAS EM GESTÃO. REGIME PÓS-LABORAL DURAÇÃO 3 semestres N.º DE ECTS 90 créditos OBJETIVOS DO CURSO

GESTÃO MESTRADO DESENVOLVE CONNOSCO AS TUAS COMPETÊNCIAS EM GESTÃO. REGIME PÓS-LABORAL DURAÇÃO 3 semestres N.º DE ECTS 90 créditos OBJETIVOS DO CURSO MESTRADO GESTÃO DESENVOLVE CONNOSCO AS TUAS COMPETÊNCIAS EM GESTÃO REGIME PÓS-LABORAL DURAÇÃO 3 semestres N.º DE ECTS 90 créditos O mestrado em Gestão é uma oferta formativa da ESTG, para o ano letivo

Leia mais

Programa Avançado para Assistentes Executivas

Programa Avançado para Assistentes Executivas A communications, training and events management company SEMINÁRIO Programa Avançado para Local Lisboa datas 27, 28 e 29 julho de 2010 www.letstalkgroup.com Programa Avançado para local: Lisboa Datas:

Leia mais

CICLO DE ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR 1º. SEMESTRE 2018

CICLO DE ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR 1º. SEMESTRE 2018 FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO FFCLRP CICLO DE ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR 1º. SEMESTRE 2018 TEMAS: Vida e Carreira,

Leia mais

NCE/12/00711 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/12/00711 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/12/00711 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Ensilis - Educação E Formação

Leia mais

LUXURY ... SALES MANAGEMENT COURSE 2018 EDIÇÃO X REAL ESTATE. Supervisão Científica e Pedagógica

LUXURY ... SALES MANAGEMENT COURSE 2018 EDIÇÃO X REAL ESTATE. Supervisão Científica e Pedagógica LUXURY X REAL ESTATE... SALES MANAGEMENT COURSE 2018 4 6 JUN 05 EDIÇÃO Supervisão Científica e Pedagógica DESCRIÇÃO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMERCIAIS FOCADAS NO SETOR IMOBILIÁRIO, COM DESTAQUE

Leia mais

Doutoramento em História Económica e Social

Doutoramento em História Económica e Social Doutoramento em História Económica e Social 2010/2011 O Programa O Programa de Doutoramento em História Económica e Social criado pela Universidade Técnica de Lisboa em 1991 e adequado ao espaço europeu

Leia mais

Pós-Graduação em. Informática de Segurança e Computação Forense

Pós-Graduação em. Informática de Segurança e Computação Forense em colaboração com Pós-Graduação em Informática de Segurança e Computação Forense Corpo Docente Docentes IPVC Pedro Pinto (pedropinto@estg.ipvc.pt) Luís Barreto (lbarreto@esce.ipvc.pt) Pedro Carneiro (pedrocarneiro@estg.ipvc.pt)

Leia mais

1 - Aplicativos Informatizados (para a Habilitação Administração) (Administração); Administração Administração (EII) Administração - Ênfase em

1 - Aplicativos Informatizados (para a Habilitação Administração) (Administração); Administração Administração (EII) Administração - Ênfase em 1 - Aplicativos Informatizados (para a Habilitação ) (); (EII) - Ênfase em Análise de Sistemas - Habilitação em de Empresas - Habilitação em de Negócios - Habilitação em Hoteleira - Habilitação em Análise

Leia mais

Doutoramento Gestão 2011/2012

Doutoramento Gestão 2011/2012 Doutoramento Gestão 2011/2012 O Programa O Programa de Doutoramento em Gestão (PDG) pretende proporcionar aos doutorandos uma compreensão profunda dos problemas de gestão e uma formação sólida em métodos

Leia mais

Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 3 Local de realização... 4 Início... 4 Datas de Realização e Horário

Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 3 Local de realização... 4 Início... 4 Datas de Realização e Horário Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 3 Local de realização... 4 Início... 4 Datas de Realização e Horário PREVISTO... 4 Metodologia... 4 Avaliação... 4 Modalidade

Leia mais

A oferta de pós-graduações do ISAL para o ano letivo 2018/2019 assenta em quatro pós-graduações em áreas e sectores de atividade distintos, a saber:

A oferta de pós-graduações do ISAL para o ano letivo 2018/2019 assenta em quatro pós-graduações em áreas e sectores de atividade distintos, a saber: 2 0 1 8 / 2 0 1 9 MENSAGEM D IRETOR-GERAL O ISAL, desde 2006, na linha de continuidade com a sua principal vocação, o ensino superior, e no âmbito da sua política convergente com as necessidades regionais,

Leia mais

MARIA AMÉLIA DUARTE FERREIRA

MARIA AMÉLIA DUARTE FERREIRA MARIA AMÉLIA DUARTE FERREIRA Nasceu a 27 de fevereiro de 1955, em Vila Nova de Gaia. É licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), 1978. Em 1985 obteve o Doutoramento pela Universidade

Leia mais

Superior de Educação Equiparada a Professora Adjunta

Superior de Educação Equiparada a Professora Adjunta Nome do Docente (preencher nome completo): Leonor de Lemos Fernandes Dias Teixeira Departamento: Ciências Sociais Ficha Curricular do Docente Dados Pessoais Nome Leonor de Lemos Fernandes Dias Teixeira

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO. Informação Turística e Património

PÓS-GRADUAÇÃO. Informação Turística e Património PÓS-GRADUAÇÃO Informação Turística e Património Objetivos: A pós-graduação visa reforçar os participantes com conhecimentos sobre informação turística, cultura e património. Pretende-se que os participantes

Leia mais

Biografias dos membros do Júri

Biografias dos membros do Júri Biografias dos membros do Júri Ana Paula Ramalho Amendoeira Atualmente Diretora Regional da Cultura do Alentejo. Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1985) e Mestre

Leia mais

- Estágio da Licenciatura em História e Ciências Sociais - Ramo Educacional, na Escola Secundária Castêlo da Maia, no ano letivo

- Estágio da Licenciatura em História e Ciências Sociais - Ramo Educacional, na Escola Secundária Castêlo da Maia, no ano letivo MARIA MANUELA RIBEIRO OLIVEIRA 1. DADOS PESSOAIS Nascimento Lisboa, 8 de Fevereiro de 1971 Estado civil Solteira Morada Rua Frei Tomé Jesus, 16, 1700-215 Lisboa Telefone 963736563 E-mail: manuliva@gmail.com

Leia mais

CURRICULUM VITAE MARIA CRISTINA FERNANDES RODRIGUES

CURRICULUM VITAE MARIA CRISTINA FERNANDES RODRIGUES CURRICULUM VITAE MARIA CRISTINA FERNANDES RODRIGUES Maio 2017 1 DADOS PESSOAIS NOME: Maria Cristina Fernandes Rodrigues FILIAÇÃO: Jaime Frederico Rodrigues e Constança dos Reis Fernandes Rodrigues CARTÃO

Leia mais

A oferta de pós-graduações do ISAL para o ano letivo 2018/2019 assenta em quatro pós-graduações em áreas e sectores de atividade distintos, a saber:

A oferta de pós-graduações do ISAL para o ano letivo 2018/2019 assenta em quatro pós-graduações em áreas e sectores de atividade distintos, a saber: 2 0 1 8 / 2 0 1 9 MENSAGEM D IRETOR-GERAL O ISAL, desde 2006, na linha de continuidade com a sua principal vocação, o ensino superior, e no âmbito da sua política convergente com as necessidades regionais,

Leia mais

10: Jul 16:00 10:00

10: Jul 16:00 10:00 Data 02-Jul 03-Jul 08-Jul Horário ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - IPS Exames da Universidade Aberta Julho 2013 Disciplinas Cód. Descrição 41024 Elites e Movimentos Sociais 61031 Sistemas de Informação para

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO. (José David Gomes JustIno)

GABINETE DO MINISTRO. (José David Gomes JustIno) GABINETE DO MINISTRO Despacho nº / 2004 (2ª série) Considerando a necessidade de assegurar a possibilidade de recursos humanos docentes para leccionarem a disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação

Leia mais

Exames da Universidade Aberta - Julho 2010

Exames da Universidade Aberta - Julho 2010 ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL Data 02-Jul 06-Jul 07-Jul Horário Exames da Universidade Aberta - Julho 2010 Disciplinas Cód. Descrição 11009 Conhecimento do Mundo Social

Leia mais

LIDERAR NO DESPORTO. Como potenciar o processo de Liderança no Desporto INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR HORÁRIOS MATERIAL PLANEAMENTO MODALIDADES DE INSCRIÇÃO

LIDERAR NO DESPORTO. Como potenciar o processo de Liderança no Desporto INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR HORÁRIOS MATERIAL PLANEAMENTO MODALIDADES DE INSCRIÇÃO LIDERAR NO DESPORTO Como potenciar o processo de Liderança no Desporto INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR HORÁRIOS MATERIAL PLANEAMENTO MODALIDADES DE INSCRIÇÃO CV S PRELECTORES V CONTACTOS CONDIÇÕES VALOR PRAZOS

Leia mais

/ O meu FUTURO na Madeira!

/ O meu FUTURO na Madeira! 2 0 1 7 / 2 0 1 8 www.isal.pt O meu FUTURO na Madeira! MENSAGEM D IRETOR-GERAL O ISAL, desde 2006, na linha de continuidade com a sua principal vocação, o ensino superior, e no âmbito da sua política convergente

Leia mais

Doutoramento em Economia

Doutoramento em Economia Doutoramento em Economia 2010/2011 O Programa O Programa de Doutoramento em Economia tem como objectivo central proporcionar formação que permita o acesso a actividades profissionais de elevada exigência

Leia mais

Leonel Moura é pioneiro de uma nova forma de arte intitulada Arte Robótica.

Leonel Moura é pioneiro de uma nova forma de arte intitulada Arte Robótica. LEONEL MOURA Leonel Moura é pioneiro de uma nova forma de arte intitulada Arte Robótica. Em 2003 criou a primeira geração de robôs pintores capazes de produzir, de forma autónoma, obras de arte originais.

Leia mais

NCE/11/01651 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/01651 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/01651 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade Nova De Lisboa A.1.a.

Leia mais

Principais actividades e responsabilidades Coordenadora de Formação Organização e coordenação dos diversos Cursos e Masters do Centro de Formação

Principais actividades e responsabilidades Coordenadora de Formação Organização e coordenação dos diversos Cursos e Masters do Centro de Formação Europass Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Moura, Filomena Morada(s) Rua Pedro Homem de Melo nº 141 Hab 6.4 Telefone(s) 22 6106350 Telemóvel: 918175190 Correio(s) electrónico(s)

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA DIRIGENTES DESPORTIVOS LOCAIS

CURSO DE FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA DIRIGENTES DESPORTIVOS LOCAIS CURSO DE FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA DIRIGENTES DESPORTIVOS LOCAIS 1ª edição 2018 Numa parceria com a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e a APOGESD - Associação Portuguesa de Gestão de Desporto,

Leia mais

ORGANIZAÇÃO. ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA - ESTeSL

ORGANIZAÇÃO. ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA - ESTeSL 4 www.estesl.ipl.pt ORGANIZAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA - ESTeSL A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) é uma instituição pública de ensino superior, que integrada

Leia mais

INDEZ Pessoal existente em INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICO. INDEZ 2010 Pessoal existente em Instituições de Ensino Superior Público

INDEZ Pessoal existente em INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICO. INDEZ 2010 Pessoal existente em Instituições de Ensino Superior Público INDEZ 2010 Pessoal existente em Instituições de Ensino Superior Público INDEZ 2010 Pessoal existente em INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICO Junho 2011 IVasques Hewlett-Packard 20-03-2009 DGES DSSRES

Leia mais

Crise Social & Crise das Políticas Sociais

Crise Social & Crise das Políticas Sociais V Seminário International do CESSS Crise Social & Crise das Políticas Sociais Lisboa 31Maio & 1 Junho 2012 Sala 121 FCH I. Contexto e Objectivos Este seminário enquadra-se no âmbito do plano de actividades

Leia mais

Grau Curso Ato Normativo Nivel de Ensino

Grau Curso Ato Normativo Nivel de Ensino Escola Artística do Porto - Guimarães Animação Digital n.º 6535/2008 de 06-03-08 240 600 Escola Artística do Porto - Guimarães Desenho - Áreas de especialização: Prática Artística; Desenho Científico e

Leia mais

GESTÃO MESTRADO DESENVOLVE CONNOSCO AS TUAS COMPETÊNCIAS EM GESTÃO. REGIME PÓS-LABORAL DURAÇÃO 3 semestres N.º DE ECTS 90 créditos OBJETIVOS DO CURSO

GESTÃO MESTRADO DESENVOLVE CONNOSCO AS TUAS COMPETÊNCIAS EM GESTÃO. REGIME PÓS-LABORAL DURAÇÃO 3 semestres N.º DE ECTS 90 créditos OBJETIVOS DO CURSO MESTRADO GESTÃO DESENVOLVE CONNOSCO AS TUAS COMPETÊNCIAS EM GESTÃO REGIME PÓS-LABORAL DURAÇÃO 3 semestres N.º DE ECTS 90 créditos O mestrado em Gestão é uma oferta formativa da ESTG, para o ano letivo

Leia mais

Bernardo Gaivão. Susana Colaço

Bernardo Gaivão. Susana Colaço Bernardo Gaivão - Licenciado em Comunicação pela Universidade Lusíada de Lisboa - Mestre em Publicidade pelo IADE - Diretor da Academia Pordata desde Março 2010 - CEO da empresa D-Office - Formação profissional

Leia mais

UNIVERSIDADE ABERTA UNIVERSIDADE DO ALGARVE. Funcionamento da 7.ª Edição do Doutoramento em Média-Arte Digital

UNIVERSIDADE ABERTA UNIVERSIDADE DO ALGARVE. Funcionamento da 7.ª Edição do Doutoramento em Média-Arte Digital UNIVERSIDADE ABERTA UNIVERSIDADE DO ALGARVE Despacho Conjunto n. 01/VR/UAb-UAlg/2019 Funcionamento da 7.ª Edição do Doutoramento em Média-Arte Digital Ao abrigo dos acordos de cooperação estabelecidos

Leia mais

ÍNDICE. Apresentação Objetivos: Destinatários Estrutura Curricular Local de realização Datas de Realização...

ÍNDICE. Apresentação Objetivos: Destinatários Estrutura Curricular Local de realização Datas de Realização... ÍNDICE Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 3 Local de realização... 4 Datas de Realização... 4 Horário... 4 Metodologia... 4 Avaliação... 4 Modalidade e Forma de

Leia mais

03 a 05 de julho de 2017 Vitória - ES

03 a 05 de julho de 2017 Vitória - ES 03 a 05 de julho de 2017 Vitória - ES VILA PRODUÇÕES E EVENTOS vêm oferecer um produto que trate de assuntos relacionados ao Transporte Marítimo e Portuário com seus desafios e expectativas. A realização

Leia mais

Fundos da União Europeia ao serviço das empresas: por um Portugal mais Competitivo

Fundos da União Europeia ao serviço das empresas: por um Portugal mais Competitivo Fundos da União Europeia ao serviço das empresas: por um Portugal mais Competitivo 1 A indústria vive um processo de mudança revolucionária: num futuro que já é presente, podemos esperar ver fábricas que

Leia mais

FACULDADE DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

FACULDADE DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA Anexo I. Ficha de Avaliação de Docentes Departamento Nome do Docente Número Mecanográfico Categoria Profissional Percentagem de Contratação Período de Avaliação

Leia mais

Comissão Científica. Elsa Vieira, Universidade Aberta Coordenadora do Pólo de Silves,

Comissão Científica. Elsa Vieira, Universidade Aberta Coordenadora do Pólo de Silves, Comissão Científica Mauro Figueiredo, Universidade do Algarve Maria Helena Horta, Universidade do Algarve Cátia Martins, Universidade do Algarve Vítor Gamboa, Universidade do Algarve Catherine Simonot,

Leia mais

CEF/0910/27226 Decisão de Apresentação de Pronúncia (Univ) - Ciclo de estudos em funcionamento

CEF/0910/27226 Decisão de Apresentação de Pronúncia (Univ) - Ciclo de estudos em funcionamento CEF/0910/27226 Decisão de Apresentação de Pronúncia (Univ) - Ciclo de estudos em funcionamento CEF/0910/27226 Decisão de Apresentação de Pronúncia (Univ) - Ciclo de estudos em funcionamento Decisão de

Leia mais

P O L I T I C A L I N S I G H T

P O L I T I C A L I N S I G H T CONHEÇA A REFORMULAÇÃO DO XXI GOVERNO CONSTITUCIONAL P O L I T I C A L I N S I G H T 17 de outubro de 2018 QUATRO NOVOS MINISTROS E DEZ SECRETÁRIOS DE ESTADO JÁ TOMARAM POSSE Primeiro Ministro António

Leia mais

Governo das Sociedades e Mercado de Capitais

Governo das Sociedades e Mercado de Capitais Instituto de Formação Bancária IFB The Portuguese Bank Training Institute Associação Portuguesa de Bancos 28 Setembro 2006 Seminário Governo das Sociedades e Mercado de Capitais Reforma Legislativa DMIF

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL Exames da Universidade Aberta - Setembro 2010

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL Exames da Universidade Aberta - Setembro 2010 ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL Exames da Universidade Aberta - Setembro 2010 Data Horário 01-Set 02-Set Disciplinas Cód. Descrição 11008 Concepção e Desenvolvimento de

Leia mais

Curso de Dirigentes Desportivos Associativos

Curso de Dirigentes Desportivos Associativos Curso de Dirigentes Desportivos Associativos : 27 de outubro a 25 de novembro de 2017 1. Justificação e Pertinência do curso: Nos dias de hoje o grau de responsabilidade e eficiência que se exige às entidades

Leia mais

ENCONTROS DE ARQUITECTURA, ENSINO, DESAFIOS, PERSPECTIVAS E COOPERAÇÃO. coimbra. Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

ENCONTROS DE ARQUITECTURA, ENSINO, DESAFIOS, PERSPECTIVAS E COOPERAÇÃO. coimbra. Mosteiro de Santa Clara-a-Velha ENCONTROS DE ARQUITECTURA, U R B A N I S M O E P A I S A G E M ENSINO, DESAFIOS, PERSPECTIVAS E COOPERAÇÃO coimbra Mosteiro de Santa Clara-a-Velha 14 de OUTUBRO de 2017 Este encontro nacional promove uma

Leia mais

SUCESSO ACADÉMICO. INSCRIÇÕES www2.isep.ipp.pt/inqueritos/index.php/648939/lang-pt

SUCESSO ACADÉMICO. INSCRIÇÕES www2.isep.ipp.pt/inqueritos/index.php/648939/lang-pt Jornadas SUCESSO ACADÉMICO Ensino Superior 26 ABR 14H00 AUDITÓRIO E INSCRIÇÕES www2.isep.ipp.pt/inqueritos/index.php/648939/lang-pt +INFO Secretariado do Conselho Pedagógico (sisa@isep.ipp.pt) TLF: 22

Leia mais

Despacho N.º 211/2016

Despacho N.º 211/2016 UNIVERSIDADE DOS AÇORES Despacho N.º 211/2016 CONCURSOS ESPECIAIS (Decreto-Lei n.º 113/2014,de 16 de julho) O presente Despacho procede à fixação: (I) dos critérios de seriação, (II) dos diplomas de especialização

Leia mais

Vagas Unidades Curriculares Singulares ano letivo de 2016/17

Vagas Unidades Curriculares Singulares ano letivo de 2016/17 Vagas Unidades Curriculares Singulares ano letivo de 2016/17 Os pedidos de inscrição em unidades curriculares que não constem nesta lista devem passar pela aprovação prévia do respetivo Diretor do Curso.

Leia mais

Catálogo de Requisitos de Titulação. Habilitação: Recursos Humanos

Catálogo de Requisitos de Titulação. Habilitação: Recursos Humanos Habilitação: Recursos Humanos Aviso: Este catálogo é constantemente atualizado pelo Centro Paula Souza para obter informações atualizadas consulte o site: www.cpscetec.com.br/crt Recursos Humanos Aplicativos

Leia mais

NCE/11/00236 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/00236 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/00236 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Instituto Politécnico De Coimbra A.1.a.

Leia mais

ELEIÇÕES PARA OS ORGÃOS REGIONAIS DA DELEGAÇÃO REGIONAL DO SUL TRIÉNIO

ELEIÇÕES PARA OS ORGÃOS REGIONAIS DA DELEGAÇÃO REGIONAL DO SUL TRIÉNIO associação portuguesa de bibliotecários, arquivistas e documentalistas Circular nº 1/ Delegação Regional do Sul / 2014 ELEIÇÕES PARA OS ORGÃOS REGIONAIS DA DELEGAÇÃO REGIONAL DO SUL TRIÉNIO 2014 2016 INFORMAÇÃO

Leia mais

Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato

Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato Modelo de Governo Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato Mesa da Assembleia Geral Presidente Vice-Presidente Secretário Presidente Vogal (1) Vogal (2) Vogal (3) Conselho de Administração Francisco Luís Maia

Leia mais

Apresentação. Singular International

Apresentação. Singular International Apresentação Singular International APRESENTAÇÃO A Singular International é uma empresa de consultoria na área de Recursos Humanos, que conta com uma equipa que tem uma vasta e diversificada experiência,

Leia mais

ome: João Martins Ferreira do Amaral aturalidade: Lisboa, 1948 Graus académicos: Licenciado (1970), Doutorado (1984) e Agregado (1993) em Economia

ome: João Martins Ferreira do Amaral aturalidade: Lisboa, 1948 Graus académicos: Licenciado (1970), Doutorado (1984) e Agregado (1993) em Economia ome: João Martins Ferreira do Amaral aturalidade: Lisboa, 1948 Graus académicos: Licenciado (1970), Doutorado (1984) e Agregado (1993) em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade

Leia mais

ISEG Executive Education

ISEG Executive Education Open minds for a changing world ISEG Executive Education WWW.ISEG.ULISBOA.PT LISBOA WWW.ISEG.ULISBOA.PT ACCREDITATION MEMBER RANKING CERTIFICATION ISEG IS A MEMBER OF AACSB INTERNATIONAL 1 2 O ISEG Primeira

Leia mais

LUXURY NOV ... SALES MANAGEMENT COURSE 2017 EDIÇÃO X REAL ESTATE

LUXURY NOV ... SALES MANAGEMENT COURSE 2017 EDIÇÃO X REAL ESTATE LUXURY X REAL ESTATE... SALES MANAGEMENT COURSE 2017 15 17 NOV 04 EDIÇÃO DESCRIÇÃO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMERCIAIS FOCADAS NO SETOR IMOBILIÁRIO, COM DESTAQUE PARA O SEGMENTO DE LUXO E CLIENTES

Leia mais

NOTA BIOGRÁFICA Jorge Bruno da Silva Barbosa Gaspar Eleito pela Coligação Juntos Pela Mudança (PPD/PSD.NC)

NOTA BIOGRÁFICA Jorge Bruno da Silva Barbosa Gaspar Eleito pela Coligação Juntos Pela Mudança (PPD/PSD.NC) NOTA BIOGRÁFICA Jorge Bruno da Silva Barbosa Gaspar Eleito pela Coligação Juntos Pela Mudança (PPD/PSD.NC) Jorge Bruno da Silva Barbosa Gaspar, nascido a 30 de Março de 1970 em Caparica/Almada, casado,

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO. Informação Turística e Património

PÓS-GRADUAÇÃO. Informação Turística e Património PÓS-GRADUAÇÃO Informação Turística e Património Objetivos: A pós-graduação visa reforçar os participantes com conhecimentos sobre informação turística, cultura e património. Pretende-se que os participantes

Leia mais

NCE/15/00254 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/15/00254 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/15/00254 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: E.I.A. - Ensino, Investigação E Administração,

Leia mais

ÉPOCA ESPECIAL CALENDÁRIO DE PROVAS PRESENCIAIS

ÉPOCA ESPECIAL CALENDÁRIO DE PROVAS PRESENCIAIS P á g i n a 1 ÉPOCA ESPECIAL CALENDÁRIO DE PROVAS PRESENCIAIS 2º SEMESTRE M- Exames/P-fólios agendados para o período da manhã (início às 10.00 horas de Portugal continental) T- Exames/P-fólios agendados

Leia mais

18 de outubro Comunicações Eletrónicas Segurança na Sociedade de Informação Cloud Computing

18 de outubro Comunicações Eletrónicas Segurança na Sociedade de Informação Cloud Computing PROGRAMA 17 de outubro Introdução Geral 09h30 10h00: Sessão deabertura e Introdução (Dr. João Caboz Santana) 10h00 11h30: Comércio Eletrónico (Prof. Dr. Miguel Pupo Correia) 11h30 11h45: Intervalo 11h45

Leia mais

CURRICULUM VITAE. - Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

CURRICULUM VITAE. - Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. CURRICULUM VITAE I. DADOS PESSOAIS: NOME: Jorge Manuel Pontes Nobre Gregório EMAIL: jorgempngregorio-19904l@adv.oa.pt II. HABILITAÇÕES: - Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

NCE/15/00253 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/15/00253 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/15/00253 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: E.I.A. - Ensino, Investigação E Administração,

Leia mais

Universidade do Minho Universidade do Porto- Faculdade de Ciências

Universidade do Minho Universidade do Porto- Faculdade de Ciências Universidade do Minho Universidade do Porto- Faculdade de Ciências PROPOSTA DE REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM Tecnologia, Ciência e Segurança Alimentar Artigo 1º Concessão

Leia mais

DATA STORYTELLING MASTERCLASS. 2 Dias DIGITAL ANALYTICS ACADEMY

DATA STORYTELLING MASTERCLASS. 2 Dias DIGITAL ANALYTICS ACADEMY EDUCATION DATA STORYTELLING MASTERCLASS 2 Dias Intra-Empresa Conteúdo Pedagógico Personalizado Curso vocacionado para dotar gestores e analistas de marketing com competências de comunicação para envolver

Leia mais

VI COLÓQUIO (IN)DISCIPLINA E GESTÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA: Como prevenir, como gerir. DOS CONFERENCISTAS

VI COLÓQUIO (IN)DISCIPLINA E GESTÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA: Como prevenir, como gerir. DOS CONFERENCISTAS VI COLÓQUIO (IN)DISCIPLINA E GESTÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA: Como prevenir, como gerir. DOS CONFERENCISTAS Conferência 1 Organização do tempo letivo e gestão de comportamentos em sala de aula. Prof. Doutor

Leia mais

Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto Grupo de Trabalho Mercado Único Digital PEDRO WALLENSTEIN

Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto Grupo de Trabalho Mercado Único Digital PEDRO WALLENSTEIN Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto PEDRO WALLENSTEIN Fez os seus estudos musicais na Academia de Amadores de Música, no Conservatório Nacional de Lisboa. Pós-graduou-se na Guildhall

Leia mais

M ODELO EUROPEU DE INFORMAÇÃO PESSOAL EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL CURRICULUM VITAE

M ODELO EUROPEU DE INFORMAÇÃO PESSOAL EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL CURRICULUM VITAE M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Paulo Almeida de Rodrigues Morada Telefone Fax Correio electrónico capmarcogoncalves@gmail.com; Nacionalidade Portuguesa Data de nascimento 21.07.73

Leia mais

OS DESAFIOS DA REGULAÇÃO NO SÉCULO XXI PRAIA (CABO VERDE), OUTUBRO

OS DESAFIOS DA REGULAÇÃO NO SÉCULO XXI PRAIA (CABO VERDE), OUTUBRO OS DESAFIOS DA REGULAÇÃO NO SÉCULO XXI PRAIA (CABO VERDE), 14-15 OUTUBRO 2013 PROGRAMA 14 Outubro 15 Outubro 09:15 Sessão de abertura o Dr. João Caboz Santana (AICEP) 09:30 Mercados e Operadores o O Problema

Leia mais

6466 Diário da República, 2.ª série N.º 69 6 de abril de 2017

6466 Diário da República, 2.ª série N.º 69 6 de abril de 2017 6466 Diário da República, 2.ª série N.º 69 6 de abril de 2017 ANEXO Plano de transição curricular a extinguir ECTS equivalente ECTS Direito Processual Penal II............................ 7,5 Direito Processual

Leia mais

A N A VAZ INFORMAÇÃO PESSOAL FORMAÇÃO ACADÉMICA ANA PAULA ALMEIDA PEREIRA VAZ. Nome Morada

A N A VAZ INFORMAÇÃO PESSOAL FORMAÇÃO ACADÉMICA ANA PAULA ALMEIDA PEREIRA VAZ. Nome Morada A N A VAZ INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada Telefone 96 244 96 71 ANA PAULA ALMEIDA PEREIRA VAZ Correio electrónico anapapvaz@gmail.com Nacionalidade Portuguesa Data de nascimento 05, Maio, 1975 Rua Nova

Leia mais

CALENDÁRIO * * O calendário poderá estar sujeito a pequenas alterações. Por favor confirme a data. actualizada no site da OASRN.

CALENDÁRIO * * O calendário poderá estar sujeito a pequenas alterações. Por favor confirme a data. actualizada no site da OASRN. CICLO DE LEGISL AÇÃO NA PRÁTICA PROFISSIONAL 2009 CALENDÁRIO * FORMAÇÃO FORMADOR VISEU COIMBRA BRAGA AVEIRO L1 DL60/2007 (RJUE) Dr. Nuno César Machado 4 Junho 18 Junho 30 Abril 7 Maio L2 DL163/2006 (ACESSIBILIDADE)

Leia mais

2º Cicl. curso de mestrado CONTABILIDADE 2009/2010. Mestrado em Mestrado em FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE UNIVERSIDADE DO ALGARVE

2º Cicl. curso de mestrado CONTABILIDADE 2009/2010. Mestrado em Mestrado em FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE UNIVERSIDADE DO ALGARVE UNIVERSIDADE DO ALGARVE 2º Ciclo E Mestrado em Mestrado em FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE 2009/2010 2º Cicl CONTABILIDADE curso de mestrado 2 A Faculdade de Economia da Universidade do

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º de outubro de

Diário da República, 2.ª série N.º de outubro de Diário da República, 2.ª série N.º 193 2 de outubro de 2015 28407 Práticas de diferenciação pedagógica nas aulas do 1.º PES Anual......... 81 TP: 6; S: 12; TC: 6; OT: 12 3,0 e 2.º ciclos. Seminário de

Leia mais

Financiamento às Empresas

Financiamento às Empresas BOLSA DE CABO VERDE Setembro de 2017 Financiamento às Empresas 1- ESTIMAÇÃO DO CUSTO DE CAPITAL 1.1 Importância, conceito e pressupostos. Custos explícitos e implícitos. 1.2 A estimação do custo de capital.

Leia mais

CURRICULUM VITAE (resumido)

CURRICULUM VITAE (resumido) CURRICULUM VITAE (resumido) Identificação e Contactos Nome: Patrícia do Nascimento Casanova Santos Ferreira Morada institucional: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Campus

Leia mais

Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (IST) em 1957.

Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (IST) em 1957. Em complemento da proposta por si apresentada no âmbito do ponto 11.º da Ordem de Trabalhos da Assembleia Geral Anual de "CIMPOR - Cimentos de Portugal, SGPS, S.A.", a realizar no próximo dia 11 de Maio

Leia mais

Nome: FERNANDO MANUEL DOS SANTOS CARDOSO. Naturalidade: Freguesia do Bonfim, concelho e distrito do Porto. Data de Nascimento: 7 de Setembro de 1956

Nome: FERNANDO MANUEL DOS SANTOS CARDOSO. Naturalidade: Freguesia do Bonfim, concelho e distrito do Porto. Data de Nascimento: 7 de Setembro de 1956 I. ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO Nome: FERNANDO MANUEL DOS SANTOS CARDOSO Naturalidade: Freguesia do Bonfim, concelho e distrito do Porto Data de Nascimento: 7 de Setembro de 1956 II. HABILITAÇÕES ACADÉMICAS

Leia mais

CURRICULUM VITAE ANGELO JESUS LOBO DE MELO

CURRICULUM VITAE ANGELO JESUS LOBO DE MELO CURRICULUM VITAE ANGELO JESUS LOBO DE MELO FARO 2009 1 CURRICULUM VITAE ÂNGELO JESUS LOBO DE MELO I. DADOS PESSOAIS Nome: Ângelo Jesus Lobo de Melo Ano de Nascimento: 22/10/1960 Nacionalidade: Portuguesa

Leia mais

Gestão do Desporto Profissional

Gestão do Desporto Profissional - Diplomas e Certificações Aos alunos que obtenham aprovação em todas as disciplinas será atribuído um Diploma de em Gestão do Desporto Profissional e um certificado das disciplinas realizadas. Aos formandos

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Helena Mendonça. (Março de 2015)

CURRICULUM VITAE. Helena Mendonça. (Março de 2015) CURRICULUM VITAE Helena Mendonça (Março de 2015) Nome: Helena Teresa Bravo Sousa de Mendonça Data de nascimento: 15 de Julho de 1959 Residência: Rua da Venezuela, 238, 13º Esq. 4150-743 Porto Contactos:

Leia mais

O PODER DAS IDEIAS. CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA Iª Edição 2015

O PODER DAS IDEIAS. CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA Iª Edição 2015 DURAÇÃO / COMPONENTE / DIPLOMA O PODER DAS IDEIAS CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA Iª Edição 2015 30 Horas lectivas / Teórica e Prática / Curso de Formação Avançada COORDENAÇÃO Coordenação Científica Doutora

Leia mais