POSTIT - Pós-graduação em Telecomunicações e Tecnologias de Informação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "POSTIT - Pós-graduação em Telecomunicações e Tecnologias de Informação"

Transcrição

1 POSTIT - Pós-graduação em Telecomunicações e Tecnologias de Informação CORPO DOCENTE 1ª Edição 2009/2010 CARLOS RIBEIRO, DEI / IST Carlos Ribeiro licenciou-se em Engenharia Electrotécnica pelo IST em 1989, tendo nessa mesma escola obtido o grau de Mestre, em 1993, e o grau de Doutor em Engenharia Informática, em Desde 1993 exerce actividades de docente no Instituto Superior Técnico, primeiro no departamento de Engenharia Electrotécnica e Computadores até 1998 e depois no departamento de Engenharia Informática. Actualmente é responsável pelas cadeiras de Algoritmos e Aplicações de Segurança da Licenciatura em Engenharia Informática do IST e de Segurança em Redes da Licenciatura em Engenharia das Redes de Comunicação e Informação. É investigador no INESC desde 1987 na área de Arquitecturas e Sistemas Distribuídos. A sua área de investigação centra-se nas áreas de Segurança, Arquitectura e Sistemas Distribuídos com particular ênfase nos aspectos de segurança organizacional. Publicou, como autor e co-autor, diversos artigos em conferências, workshops e revistas internacionais da área de segurança informática. De 1995 a 1998 foi consultor de segurança do Gabinete Nacional de Segurança. Nesse âmbito liderou a equipa de desenvolvimento do projecto de desenvolvimento da rede de registo e distribuição de documentos classificados do Gabinete Nacional de Segurança.

2 CUSTÓDIO PEIXEIRO, DEEC / IST Custódio Peixeiro nasceu em Évora, em Obteve a Licenciatura, o Mestrado e o Doutoramento em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, pelo Instituto Superior Técnico (IST), respectivamente em 1980, 1985 e É docente da Área Científica de Telecomunicações do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC) do IST, desde 1980 (Assistente Estagiário em 1980, Assistente em 1985 e Professor Auxiliar em 1993), onde já leccionou 11 disciplinas. É, desde 1994, investigador do Instituto de Telecomunicações. Actualmente, na sua actividade de investigação destacam-se os tópicos de antenas impressas, nomeadamente técnicas de miniaturização e integração em terminais pequenos, e configurações multi-antena. É co-autor de um capítulo do livro Modern Antenna Handbook, e autor (ou co-autor) de 13 artigos científicos em revistas internacionais com arbitragem, de mais de 100 apresentações em conferências com arbitragem, e de 21 relatórios técnicos. DANIEL GONÇALVES, DEI / IST Daniel Gonçalves é investigador no grupo de Visualização e Interfaces Multimodais Inteligentes do INESC-ID, e Professor Auxiliar no Instituto Superior Técnico / Universidade Técnica de Lisboa, no Departamento de Engenharia Informática, ao qual pertence desde a sua criação, em Obteve o doutoramento na área de Gestão de Informação Pessoal no IST/UTL em É essa a sua principal área de investigação, tendo também interesse em Visualização de Informação e Interacção Pessoa-Máquina. Participou em vários projectos nacionais e europeus, destacando-se o FCT BIRD. Tem trabalhado activamente nas suas áreas de interesse, sendo o autor de mais de 35 artigos em conferências e revistas científicas. É membro da ACM e Eurographics.

3 JOÃO CONFRARIA, FCEE/UCP João Confraria. Doutorado e licenciado em Economia pela FCEE-Católica. Mestre em Economia (UNL). Membro do Conselho Directivo do Instituto Nacional da Aviação Civil. Professor Auxiliar da FCEE-Católica, onde lecciona Regulação e Concorrência, Políticas Públicas e Economia das Telecomunicações. Administrador do ICP ANACOM de 1996 a 2002 e Director do Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica de 2005 a Membro do Conselho Consultivo da Portugal Telecom. JOÃO PEDRO, NSN João Pedro concluiu a licenciatura e o mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico (IST), Universidade Técnica de Lisboa (UTL), respectivamente, em 2001 e Actualmente, é engenheiro de I&D no departamento de Research, Technology, and Platforms (RTP) da Nokia Siemens Networks (NSN) Portugal e está a concluir o doutoramento no IST. É autor ou co-autor de mais de 30 publicações em conferências internacionais e revistas, e presentemente participa no projecto FUTON (FP7 ICT ). Os seus interesses actuais incluem paradigmas avançados de comutação óptica, optimização e planeamento de redes, algoritmos de encaminhamento e atribuição de comprimento de onda e redes de acesso ópticas.

4 JOÃO PIRES, DEEC / IST João J.O. Pires obteve o grau de Doutor em Engenharia Electrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico em Actualmente é Professor Auxiliar do IST e membro do grupo de Comunicações Ópticas do Instituto de Telecomunicações (Pólo de Lisboa). A sua actividade docente tem decorrido na área dos sistemas e redes de telecomunicações. Os seus interesses de investigação actuais situam-se na área das redes de comunicação óptica, particularmente a nível das redes de transporte e de acesso de banda larga. Participou em vários projectos europeus e foi responsável pela coordenação de dois projectos nacionais, dedicados em termos gerais às comunicações sobre fibras ópticas. É autor ou co-autor de mais de cinquenta artigos em revistas e conferências internacionais. É membro do IEEE e da Ordem dos Engenheiros. JOAQUIM JORGE, DEI / IST Joaquim Jorge é Professor Catedrático do IST/UTL no Departamento de Engenharia Informática (DEI), onde lecciona Computação Gráfica e Interfaces Pessoa-Máquina. É professor Associado Convidado do Departamento de Computer Science da Universidade de Calgary e coordena o Grupo de Visualização e Interfaces Multimodais Inteligentes do INESC-ID. Desde Janeiro de 2007 é Editor-em-Chefe da Revista Computers & Graphics (Elsevier), sendo ainda membro do Corpo Editorial de sete outras publicações científicas. Orientou 5 teses de doutoramento e 12 de mestrado, bem como 51 trabalhos finais de curso no IST, para além de 7 teses de doutoramento e 7 de mestrado em curso. É autor ou co-autor de 236 publicações, incluindo 222 sujeitas a recensão por pares, 149 das quais em livros, revistas ou conferências internacionais. Participa ou participou na comissão de programa de 120 conferências internacionais. Além de delegado nacional ao TC13 (Human-Computer Interaction)

5 da IFIP, é também membro da ACM/SIGGRAPH (Senior Member desde 2007), IEEE (Senior Member desde 2000). JOSÉ FIGUEIREDO, DEG/IST José M.C.D. Figueiredo. Doutoramento em Engenharia e Gestão Industrial, pelo Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa; MBA em Gestão de Informação, pela Universidade Católica Portuguesa, concluído em Julho de 1993; Frequência do Curso de Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico em Lisboa, 1982/84; Licenciado em Engenharia Electrotécnica, Ramo de Sistemas Digitais, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra em Setembro de Responsável pelo Projecto C2L do IST dedicado à aprendizagem da gestão praticando. Produção de diversos artigos científicos em capítulos de livro de edições internacionais, revistas internacionais e conferências internacionais e nacionais. Sócio Fundador e colaborador na empresa Escrita Digital, empresa de desenvolvimento e produção de aplicações informáticas em tecnologia Web (1999/2001); Autor e Produtor do programa televisivo SemChumbo (série de 13 programas), sobre o Sistema de Segurança Rodoviária e Sinalização, na CNL, 1999/2000; Director local de produção da Bögner, Munique, em duas campanhas, 1989 e 1991; Director técnico e comercial da MicroSis, empresa de importação, desenvolvimento e comercialização de equipamento informático, (1984/1987).

6 LUÍS BERNARDO, FCT / UNL Luis F.L. Bernardo obteve a Licenciatura, o Mestrado, e o Doutoramento em Engenharia Electrotécnica e de Computadores no IST em 1991, 1994, e Em Abril de 1999 integrou o corpo docente do Departamento de Engenharia Electrotécnica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, onde é actualmente Professor Auxiliar com nomeação definitiva. Anteriormente leccionou no IST ( ). Exerce actividades de investigação no Grupo de Telecomunicações do CTS/Uninova desde Exerceu anteriormente actividades de investigação no Inesc ( ). Tem mais de quarenta publicações internacionais a nível de revistas e conferências. Os seus interesses de investigação actuais centram-se nas Redes Móveis e Sem-fios em geral, com destaque para os protocolos de controlo de acesso (MAC), redes de sensores sem fios (WSN), e para os protocolos de encaminhamento. LUIS M. CORREIA, DEEC / IST Luis M. Correia nasceu em Portimão, a 23 de Outubro de Obteve o Doutoramento, o Mestrado e a Licenciatura em Engenharia Electrotécnica, ramo de Telecomunicações, pelo Instituto Superior Técnico, respectivamente em 1991, 1985 e Ingressa no corpo docente do IST em 1982, para o Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, onde é actualmente Professor Associado com Agregação na área de Telecomunicações, desenvolvendo actividade na área das Comunicações Móveis. Em paralelo com a actividade docente universitária, tem desenvolvido actividade no âmbito da formação profissional avançada. Orientou e está a orientar estudantes de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, em várias

7 áreas (antenas, propagação, tráfego, e planeamento, em GSM, UMTS, e banda larga), onde desenvolve as suas actividades de investigação e desenvolvimento. Tem participado em projectos Europeus dos programas RACE, ACTS, IST, ICT e COST, tendo coordenado dois projectos COST. Publicou mais de 250 comunicações em conferências e artigos em revistas nacionais e internacionais, além de ter editado 3 livros a nível internacional. Tem também feito avaliação e auditoria de projectos ao nível internacional, nomeadamente Europeu nos programas ACTS, ESPRIT, e IST, bem como consultoria para operadores de GSM em Portugal, além do ICP-ANACOM e de outras instituições públicas. Pertence a vários comités técnicos a níveis nacional e internacional. PAULO FERREIRA, DEI / IST Paulo Ferreira licenciou-se em Engenharia Electrotécnica pelo IST em 1988, tendo nessa mesma escola obtido o grau de Mestre, em Obteve o Doutoramento em Informática, na Université Pierre et Marie Curie (Paris VI), em É Professor Associado do Departamento de Engenharia de Informática do Instituto Superior Técnico, onde lecciona desde Actualmente, é Pró-Reitor da UTL, coordenador do Mestrado em Engenharia Informática e Computadores no IST (Alameda) e lidera o Grupo de Sistemas Distribuídos no INESC ID. Lecciona, entre outras, as disciplinas de Sistemas Operativos, Plataformas para Aplicações Distribuídas na Internet e Computação Móvel. Publicou, como autor e co-autor, mais de cinco dezenas de artigos em conferências e revistas internacionais da área de sistemas distribuídos e é membro da comissão de programa de várias conferências internacionais na área de sistemas distribuídos.

8 PAULO J. CARREIRA, DEI / IST Paulo Carreira é professor auxiliar no Departamento de Engenharia Informática do IST e investigador do INESC-ID. O seu trabalho tem-se centrado na aplicação de técnicas de optimização de interrogações em bases de dados, no contexto de problemas de transformação, integração e limpeza de dados. Antes de integrar o DEI, trabalhou cerca de 10 anos indústria. De entre os diversos projectos em que esteve envolvido destaca-se o desenvolvimento da ferramenta de migração de dados Data Fusion, utilizada em migrações de dados de sistemas de grande escala na banca e na administração pública portuguesa. O Paulo possui Mestrado e Doutoramento em Informática pela Universidade de Lisboa. PAULO MONTEIRO, NSN E UNIV. AVEIRO Paulo Monteiro nasceu em Coimbra em É Licenciado e Doutorado pela Universidade de Aveiro, e possui o grau de Mestre pela Universidade de Gales, Reino Unido. É gestor das Tecnologias de Redes Ópticas do Departamento de Transporte, Agregação e Acesso Fixo da Nokia Siemens Networks. É também Professor Associado da Universidade de Aveiro e Investigador do Instituto de Telecomunicações. Os seus interesses principais incluem comunicações ópticas de muito alto débito e a convergência Fixo-Móvel. Tem sido avaliador do IEEE Journal of Lightwave Technology, IEE Electronics Letters, ETRI Journal e OSA Journal of Optical Networking (JON), SPIE Optical Engineering. Tem participado em vários projectos nacionais e europeus, e é presentemente coordenador do Projecto Europeu FUTON (FP7 ICT). É autor/co-autor de 18 patentes e mais de 200 artigos em revistas e conferências.

9 PAULO PINTO, FCT / UNL Paulo da Fonseca Pinto obteve a Licenciatura e o Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores no IST em 1983, e Doutorou-se em Computer Science pela Universidade de Kent, em Canterbury, UK, em 1993, e obteve o grau de Agregado em Telecomunicações pela Universidade Nova de Lisboa em É actualmente Professor Associado com Agregação na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, onde está desde Anteriormente leccionou no IST ( ). Em termos científicos está ligado ao CTS (Centro de Tecnologia e Sistemas) que pertence ao Uninova, onde coordena o Grupo de Telecomunicações. Tem várias publicações internacionais e tem prestado serviços de avaliação de propostas de projectos e revisões técnicas de projectos a nível Europeu. As suas áreas de interesse actualmente são a interligação de redes sem fios e o encaminhamento na Internet, na sua vertente inter-domínio. PÁVEL CALADO, DEI / IST Pável Calado é licenciado em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, tendo concluído o Mestrado e Doutoramento em Ciência da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil, em É actualmente Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico, sendo responsável pelas disciplinas de Bases de Dados (Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores), Recuperação de Informação (Doutoramento em Engenharia Informática e de Computadores) e

10 Modelação e Bases de Dados (Pós-Graduação Profissional em Sistemas de Informação). É também coordenador da Pós-Graduação Profissional em Sistemas de Informação (POSI). Pável Calado exerce actualmente pesquisa em Recuperação de Informação, com ênfase na procura de documentos na Web, sendo autor de diversos trabalhos publicados nas principais revistas e conferências da área. RODOLFO OLIVEIRA, FCT/UNL Rodolfo Oliveira obteve a Licenciatura e o Doutoramento em Engenharia Electrotécnica na Universidade Nova de Lisboa, possuindo o grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico. É actualmente Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. A sua actividade científica foca-se na área das redes móveis sem necessidade de infra-estrutura fixa, nomeadamente no desenvolvimento de novos protocolos que explorem a mobilidade e a natureza distribuída deste tipo de redes. É autor ou co-autor de diversos trabalhos publicados nas principais conferências e revistas da área, tendo participado em projectos de investigação de âmbito nacional e internacional. É membro do IEEE, ACM e da Ordem dos Engenheiros.

11 RUI ROCHA, DEEC / IST Rui M. Rocha licenciou-se em Engenharia Electrotécnica no IST (Instituto Superior Técnico - Universidade Técnica de Lisboa) em 1981, tendo recebido posteriormente o grau de mestre e doutor em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, pelo mesmo Instituto, em 1987 e 1995, respectivamente. De 1983 a 1986 desempenhou funções de Engenheiro de Telecomunicações nos Correios e Telecomunicações de Portugal (actual Portugal Telecom). A partir de 1986 ingressou definitivamente no IST onde tem leccionado disciplinas de Arquitectura de Computadores, Redes de Banda Larga e de Redes Móveis e sem fios. Coordenou, entre 2001 e 2006, pelo Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, o Curso de Licenciatura em Engenharia de Redes de Comunicações e Informação. Foi investigador do INESC, até 1997, onde participou em vários projectos nacionais e europeus. É actualmente Professor Associado no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores do IST, e investigador do Instituto de Telecomunicações em Lisboa, onde continua envolvido em projectos europeus. Os seus interesses científicos centram-se, actualmente, na área das redes de comunicações heterogéneas, especialmente nas redes autoorganizadas e nas redes sem fios de sensores. RUI VALADAS, DEEC / IST Rui Valadas obteve a Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico em 1986 e o Doutoramento na Universidade de Aveiro em Actualmente é Professor Catedrático no Instituto Superior Técnico e investigador no Instituto de Telecomunicações onde coordena a área científica de Redes e Multimédia. Entre 1986 e 2009

12 foi docente da Universidade de Aveiro, tendo coordenado a formação em Redes de Comunicações ministrada pelo Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática desta Universidade, nos níveis de Licenciatura, Mestrado, Doutoramento e também para empresas. Nesta Universidade foi director do Curso de Formação Especializada em Redes de Comunicações, do Curso Prático de Redes TCP/IP e Curso Prático sobre Segurança em Redes TCP/IP e do Programa Doutoral Conjunto das Universidades de Minho, Aveiro e Porto em Telecomunicações (MAP-tele) e foi responsável pelo Laboratório de Redes de Comunicações desde a sua criação. A sua actividade científica concentrou-se em duas áreas principais: Comunicações sem Fios por Raios Infravermelhos e Redes de Comunicações. Orientou 6 Teses de Doutoramento, 16 Dissertações de Mestrado e 21 Trabalhos de Pós-Graduação. Participou em 24 projectos de investigação e desenvolvimento, tendo sido investigador responsável em 10 deles. Participou activamente no desenvolvimento da norma IEEE Organizou duas conferências e foi convidado para 25 comités técnicos de conferências, incluindo a IEEE INFOCOM. Proferiu 11 palestras como conferencista convidado. Recebeu um prémio científico. É autor/co-autor de 2 capítulos de livros, 18 artigos em revistas internacionais, 77 artigos em conferências internacionais e 20 contribuições para organismos internacionais de normalização. Os seus interesses de investigação centram-se actualmente na área da engenharia de tráfego.

EXPOSIÇÃO A RADIAÇÃO ELECTROMAGÉTICA: APLICAÇÕES AOS TELEMÓVEIS

EXPOSIÇÃO A RADIAÇÃO ELECTROMAGÉTICA: APLICAÇÕES AOS TELEMÓVEIS Professor Doutor Luís Correia Instituto de Telecomunicações Instituto Superior Técnico EXPOSIÇÃO A RADIAÇÃO ELECTROMAGÉTICA: APLICAÇÕES AOS TELEMÓVEIS Aborda-se a exposição de pessoas à radiação electromagnética,

Leia mais

Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Engenharia. Projecto Final e Tese I

Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Engenharia. Projecto Final e Tese I Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Engenharia Projecto Final e Tese I M E S T R A D O S E M E N G E N H A R I A : A M B I E N T E E U R B A N I S M O, B I O M É D I C A, C I V I L, C L Í N I

Leia mais

Biografias dos membros do Júri

Biografias dos membros do Júri Biografias dos membros do Júri Ana Paula Ramalho Amendoeira Atualmente Diretora Regional da Cultura do Alentejo. Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1985) e Mestre

Leia mais

MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente

MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente Carlos Manuel Gomes da Silva Doutor em Organização e Gestão de Empresas, na especialidade de Investigação Operacional, Mestre em Gestão da Informação nas Organizações,

Leia mais

Pós-Graduação em. Informática de Segurança e Computação Forense

Pós-Graduação em. Informática de Segurança e Computação Forense em colaboração com Pós-Graduação em Informática de Segurança e Computação Forense Corpo Docente Docentes IPVC Pedro Pinto (pedropinto@estg.ipvc.pt) Luís Barreto (lbarreto@esce.ipvc.pt) Pedro Carneiro (pedrocarneiro@estg.ipvc.pt)

Leia mais

Rui Cartaxo Presidente Executivo da REN

Rui Cartaxo Presidente Executivo da REN O Prémio REN faz parte do código genético da nossa empresa. Constituído em 1995, o Prémio tem distinguido as melhores teses de mestrado em Engenharia, realizadas no âmbito das redes e sistemas eléctricos,

Leia mais

O PODER DAS IDEIAS. CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA Iª Edição 2015

O PODER DAS IDEIAS. CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA Iª Edição 2015 DURAÇÃO / COMPONENTE / DIPLOMA O PODER DAS IDEIAS CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA Iª Edição 2015 30 Horas lectivas / Teórica e Prática / Curso de Formação Avançada COORDENAÇÃO Coordenação Científica Doutora

Leia mais

CURRICULUM VITAE 1. IDENTIFICAÇÃO

CURRICULUM VITAE 1. IDENTIFICAÇÃO CURRICULUM VITAE 1. IDENTIFICAÇÃO José António Pereira Rousseau Natural de Beja onde nasceu a 16 de Abril de 1957 Residente em Rua dos Sobreiros nº 9-C 3º Esqº em Cascais 2. GRAUS ACADÉMICOS E CATEGORIA

Leia mais

Licenciatura em Matemáticas Aplicadas, com especial enfase na área da Estatística, pela Faculdade de Ciências de Lisboa (1976).

Licenciatura em Matemáticas Aplicadas, com especial enfase na área da Estatística, pela Faculdade de Ciências de Lisboa (1976). 1 IDENTIFICAÇÃO Artur Olímpio Ferreira Gonçalves da Silva, nascido na freguesia de Póvoa de Santa Iria, concelho de Vila Franca de Xira, Distrito de Lisboa, em 01 de Abril de 1946. 2 - HABILITAÇÕES LITERÁRIAS

Leia mais

JOÃO ABEL PEÇAS LOPES

JOÃO ABEL PEÇAS LOPES JOÃO ABEL PEÇAS LOPES É atualmente Professor Catedrático da FEUP, onde é o Diretor do Programa Doutoral em Sistemas Sustentáveis de Energia. É também atualmente um dos Diretores do INESC Porto. Licenciou-

Leia mais

ARMANDO JOSÉ PINHEIRO MARQUES PIRES

ARMANDO JOSÉ PINHEIRO MARQUES PIRES CURRICULUM VITÆ DE ARMANDO JOSÉ PINHEIRO MARQUES PIRES Setembro de 2009 1. IDENTIFICAÇÃO Nome: Armando José Pinheiro Marques Pires Data de nascimento: 21-10-1962 2. GRAUS E TÍTULOS ACADÉMICOS E PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Curriculum Vitae. João António de Sampaio Rodrigues Queiroz. 1. Dados Biográficos

Curriculum Vitae. João António de Sampaio Rodrigues Queiroz. 1. Dados Biográficos Curriculum Vitae João António de Sampaio Rodrigues Queiroz 1. Dados Biográficos Nasceu em 29 de setembro de 1964. Possui cartão de cidadão com o nº 6500257. É filho de Francisco Fernandes Queiroz e de

Leia mais

ANEXO I MEMBROS DA SUBCOMISSÃO F1 DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO EXTERNA F NA ÁREA DA GESTÃO

ANEXO I MEMBROS DA SUBCOMISSÃO F1 DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO EXTERNA F NA ÁREA DA GESTÃO ANEXO I MEMBROS DA SUBCOMISSÃO F1 DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO EXTERNA F NA ÁREA DA GESTÃO ALBERTO JOSÉ SANTOS RAMALHEIRA Licenciatura em Finanças no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras

Leia mais

NOVA GESTÃO 2016-2020

NOVA GESTÃO 2016-2020 Marcus Vinicius David Reitor A história de Marcus David na UFJF começou em 1988, quando se formou em Economia pela instituição. Alguns anos mais tarde, ingressou novamente na universidade, dessa vez como

Leia mais

Gestão do Desporto Profissional

Gestão do Desporto Profissional - Diplomas e Certificações Aos alunos que obtenham aprovação em todas as disciplinas será atribuído um Diploma de em Gestão do Desporto Profissional e um certificado das disciplinas realizadas. Aos formandos

Leia mais

18 de outubro Comunicações Eletrónicas Segurança na Sociedade de Informação Cloud Computing

18 de outubro Comunicações Eletrónicas Segurança na Sociedade de Informação Cloud Computing PROGRAMA 17 de outubro Introdução Geral 09h30 10h00: Sessão deabertura e Introdução (Dr. João Caboz Santana) 10h00 11h30: Comércio Eletrónico (Prof. Dr. Miguel Pupo Correia) 11h30 11h45: Intervalo 11h45

Leia mais

SUCESSO ACADÉMICO. INSCRIÇÕES www2.isep.ipp.pt/inqueritos/index.php/648939/lang-pt

SUCESSO ACADÉMICO. INSCRIÇÕES www2.isep.ipp.pt/inqueritos/index.php/648939/lang-pt Jornadas SUCESSO ACADÉMICO Ensino Superior 26 ABR 14H00 AUDITÓRIO E INSCRIÇÕES www2.isep.ipp.pt/inqueritos/index.php/648939/lang-pt +INFO Secretariado do Conselho Pedagógico (sisa@isep.ipp.pt) TLF: 22

Leia mais

Bem vindo a Ílhavo, Aveiro (Portugal) e ao EAD 2017!

Bem vindo a Ílhavo, Aveiro (Portugal) e ao EAD 2017! Bem vindo a Ílhavo, Aveiro (Portugal) e ao EAD 2017! A Internet of Things (IoT) tem vindo a implantar-se gradualmente na maioria dos setores económicos, constituindo-se já como um pilar fundamental para

Leia mais

ANA MARIA CORREIA RODRIGUES PRATA CURRICULUM VITAE FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

ANA MARIA CORREIA RODRIGUES PRATA CURRICULUM VITAE FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA ANA MARIA CORREIA RODRIGUES PRATA CURRICULUM VITAE FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA 2014 1. DADOS BIOGRÁFICOS Ana Maria Correia Rodrigues Prata nasceu no dia 9 de Outubro de 1949, na

Leia mais

Leonel Moura é pioneiro de uma nova forma de arte intitulada Arte Robótica.

Leonel Moura é pioneiro de uma nova forma de arte intitulada Arte Robótica. LEONEL MOURA Leonel Moura é pioneiro de uma nova forma de arte intitulada Arte Robótica. Em 2003 criou a primeira geração de robôs pintores capazes de produzir, de forma autónoma, obras de arte originais.

Leia mais

MARIA AMÉLIA DUARTE FERREIRA

MARIA AMÉLIA DUARTE FERREIRA MARIA AMÉLIA DUARTE FERREIRA Nasceu a 27 de fevereiro de 1955, em Vila Nova de Gaia. É licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), 1978. Em 1985 obteve o Doutoramento pela Universidade

Leia mais

OS DESAFIOS DA REGULAÇÃO NO SÉCULO XXI PRAIA (CABO VERDE), OUTUBRO

OS DESAFIOS DA REGULAÇÃO NO SÉCULO XXI PRAIA (CABO VERDE), OUTUBRO OS DESAFIOS DA REGULAÇÃO NO SÉCULO XXI PRAIA (CABO VERDE), 14-15 OUTUBRO 2013 PROGRAMA 14 Outubro 15 Outubro 09:15 Sessão de abertura o Dr. João Caboz Santana (AICEP) 09:30 Mercados e Operadores o O Problema

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º de Fevereiro de UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA. Faculdade de Ciências e Tecnologia

Diário da República, 2.ª série N.º de Fevereiro de UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA. Faculdade de Ciências e Tecnologia Diário da República, 2.ª série N.º 38 24 de Fevereiro de 2010 8279 Dirigir o pessoal não docente nem investigador, sob a orientação do órgão de gestão competente, contribuindo para a correcta afectação

Leia mais

Centro de Simulação Biomédica Serviço de Anestesiologia Bloco Operatório Central Hospitais da Universidade de Coimbra

Centro de Simulação Biomédica Serviço de Anestesiologia Bloco Operatório Central Hospitais da Universidade de Coimbra Serviço de Anestesiologia Bloco Operatório Central Curso Direito para executivos hospitalares Uma questão de responsabilidade, Quarta feira, 6 de Outubro 2010 Workshop Curso DIREITO PARA EXECUTIVOS E DIRECTORES

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Iniciativas Integradas:

APRESENTAÇÃO. Iniciativas Integradas: APRESENTAÇÃO Evento: 2ª Conferência de Mobilidade Urbana: Gestão Inteligente e Competitividade Organização: Jornal arquitecturas Data: 15 de Setembro de 2011 Local: Museu da Carris, Alcântara, Lisboa A

Leia mais

1. Dados Biográficos... 2. 2. Graus Académicos... 2. 3. Atividade Docente... 2. 4. Cargos Científicos, Pedagógicos e Administrativos...

1. Dados Biográficos... 2. 2. Graus Académicos... 2. 3. Atividade Docente... 2. 4. Cargos Científicos, Pedagógicos e Administrativos... 0 Índice 1. Dados Biográficos... 2 2. Graus Académicos... 2 3. Atividade Docente... 2 4. Cargos Científicos, Pedagógicos e Administrativos... 3 5. Propostas de Criação de Ciclos de Estudos... 6 6. Consultorias

Leia mais

Breve Curriculum Vitae. Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes Jorge

Breve Curriculum Vitae. Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes Jorge Breve Curriculum Vitae Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes Jorge novembro de 2012 Índice 1. Dados gerais 1 2. Graus 1 3. Experiência docente 1 4. Outras atividades académicas 2 5. Atividades científicas

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA. Centro de Audiovisuais e-learning. Projecto e-iscte

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA. Centro de Audiovisuais e-learning. Projecto e-iscte Projecto e-iscte Liliana Silva @@@ João Monteiro @@@ Rui Marinheiro liliana.silva@iscte.pt; joao.monteiro@iscte.pt; rui.marinheiro@iscte.pt 26 de Setembro de 2006 1 1. Campus ISCTE INSTITUTO SUPERIOR DE

Leia mais

Fundos da União Europeia ao serviço das empresas: por um Portugal mais Competitivo

Fundos da União Europeia ao serviço das empresas: por um Portugal mais Competitivo Fundos da União Europeia ao serviço das empresas: por um Portugal mais Competitivo 1 A indústria vive um processo de mudança revolucionária: num futuro que já é presente, podemos esperar ver fábricas que

Leia mais

PROGRAMA GERAL DE GESTÃO INTENSIVO OPEN EXECUTIVE PROGRAMME

PROGRAMA GERAL DE GESTÃO INTENSIVO OPEN EXECUTIVE PROGRAMME PROGRAMA GERAL DE GESTÃO INTENSIVO OPEN EXECUTIVE PROGRAMME Objetivo O Programa Geral de Gestão Intensivo proporcionará aos participantes conhecimentos nucleares de gestão, proporcionando-lhes o acesso

Leia mais

Biografia dos Autores

Biografia dos Autores Capítulo 7 Biografia dos Autores Capítulo 1 Produção Tecnológica na IE: prospecção e propriedade intelectual em Informática na Educação Maria Augusta Silveira Netto Nunes Professor Adjunto II do DCOMP-UFS.

Leia mais

CURRICULUM BREVE. Desempenhou funções docentes no ensino secundário no Lubango (Angola).

CURRICULUM BREVE. Desempenhou funções docentes no ensino secundário no Lubango (Angola). CURRICULUM BREVE Prof. Dr. MÁRIO Ângelo Leitão FROTA, nasceu em Moçâmedes (Angola) em 21 de Agosto de 1941. Percurso escolar: Ensino Primário em Moçâmedes (Angola); Ensino Secundário no Lubango / Huíla

Leia mais

Modelação e Simulação de Mercados de Energia Eléctrica

Modelação e Simulação de Mercados de Energia Eléctrica Curso de Formação em Modelação e Simulação de Mercados de Energia Eléctrica Leccionado por Jorge Alberto Mendes de Sousa para Galp Energia Lisboa Abril 2010 1. Enquadramento O presente curso de formação

Leia mais

P O L I T I C A L I N S I G H T

P O L I T I C A L I N S I G H T CONHEÇA A REFORMULAÇÃO DO XXI GOVERNO CONSTITUCIONAL P O L I T I C A L I N S I G H T 17 de outubro de 2018 QUATRO NOVOS MINISTROS E DEZ SECRETÁRIOS DE ESTADO JÁ TOMARAM POSSE Primeiro Ministro António

Leia mais

Relatório de Atividades Associação Portuguesa de Investigação Operacional (APDIO)

Relatório de Atividades Associação Portuguesa de Investigação Operacional (APDIO) Relatório de Atividades 2011 Associação Portuguesa de Investigação Operacional (APDIO) 1- Assembleia Geral A Assembleia Geral da APDIO realizou-se em Coimbra em 18 de Abril durante o Congresso Nacional,

Leia mais

Prof. Doutor Tawfiq Rkibi [ 09H00 - ABERTURA ]

Prof. Doutor Tawfiq Rkibi [ 09H00 - ABERTURA ] Prof. Doutor Tawfiq Rkibi [ 09H00 - ABERTURA ] Tawfiq Rkibi é titular de dois Doutoramentos em Ciências de Gestão pela Universidade de Grenoble, obtidos respetivamente em 1983 e 2003. Atualmente é Reitor

Leia mais

LIDERAR NO DESPORTO. Como potenciar o processo de Liderança no Desporto INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR HORÁRIOS MATERIAL PLANEAMENTO MODALIDADES DE INSCRIÇÃO

LIDERAR NO DESPORTO. Como potenciar o processo de Liderança no Desporto INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR HORÁRIOS MATERIAL PLANEAMENTO MODALIDADES DE INSCRIÇÃO LIDERAR NO DESPORTO Como potenciar o processo de Liderança no Desporto INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR HORÁRIOS MATERIAL PLANEAMENTO MODALIDADES DE INSCRIÇÃO CV S PRELECTORES V CONTACTOS CONDIÇÕES VALOR PRAZOS

Leia mais

Programa de Coaching Empreendedorismo R ITV

Programa de Coaching Empreendedorismo R ITV Programa de Coaching Empreendedorismo R ITV 1. Objeto do Programa de Coaching R ITV A ATP apresenta a intenção de estimular o espírito de empreendedorismo individual, através de sessões coletivas de Coaching

Leia mais

Doutoramento ès Sciences Économiques et Sociales, Université de Genève, Suíça, 2008-2012.

Doutoramento ès Sciences Économiques et Sociales, Université de Genève, Suíça, 2008-2012. Curriculum Vitae Luísa Maria d Andrade Godinho Dados Pessoais Nacionalidade: portuguesa Naturalidade: Grenoble, França Email: Lgodinho@autonoma.pt Formação Científica Doutoramento ès Sciences Économiques

Leia mais

ENCONTROS DE ARQUITECTURA, ENSINO, DESAFIOS, PERSPECTIVAS E COOPERAÇÃO. coimbra. Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

ENCONTROS DE ARQUITECTURA, ENSINO, DESAFIOS, PERSPECTIVAS E COOPERAÇÃO. coimbra. Mosteiro de Santa Clara-a-Velha ENCONTROS DE ARQUITECTURA, U R B A N I S M O E P A I S A G E M ENSINO, DESAFIOS, PERSPECTIVAS E COOPERAÇÃO coimbra Mosteiro de Santa Clara-a-Velha 14 de OUTUBRO de 2017 Este encontro nacional promove uma

Leia mais

Sistemas de. Luis M. Correia. Instituto Superior Técnico Universidade Técnica de Lisboa Portugal. Sistemas de Comunicações Móveis

Sistemas de. Luis M. Correia. Instituto Superior Técnico Universidade Técnica de Lisboa Portugal. Sistemas de Comunicações Móveis Luis M. Correia Instituto Superior Técnico Universidade Técnica de Lisboa Portugal Introdução Tipos de Serviços TiSe (1/3) Os serviços de comunicações móveis incluem: telemensagens (paging); telefone sem

Leia mais

Relatório Síntese: Evolução da População Docente do DEQ 1985 a 2005

Relatório Síntese: Evolução da População Docente do DEQ 1985 a 2005 Relatório Síntese: Evolução da População Docente do DEQ 985 a 5 Introdução Introdução Este documento apresenta os principais resultados obtidos no estudo da evolução da população docente do DEQ, desde

Leia mais

Habilitações Literárias

Habilitações Literárias Nome: Carlos Manuel Pereira da Silva Data de Nascimento: 19 de Novembro de 1948 Estado Civil: Casado Habilitações Literárias Agregação em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade

Leia mais

Pedro Miguel Puga Alves. Rua Mateus Fernandes nº 21 1º A, Oeiras, Portugal. ou

Pedro Miguel Puga Alves. Rua Mateus Fernandes nº 21 1º A, Oeiras, Portugal. ou re Curriculum vitae Informação pessoal Nome Morada Pedro Miguel Puga Alves Rua Mateus Fernandes nº 21 1º A, 2780-233 Oeiras, Portugal Telefone 21 442 37 86 Telemóvel1: 96 258 53 49 Telemóvel2: 91 338 27

Leia mais

Unidade Curricular de Especialização. Telecomunicações

Unidade Curricular de Especialização. Telecomunicações Unidade Curricular de Especialização Telecomunicações Vantagens na escolha desta UCE O MIEEIC não oferece competências na área das Telecomunicações a não ser a quem escolher esta UCE Os pré-requisitos

Leia mais

Sara Rodrigues, FCNAUP. Jorge Queiroz, Câmara Municipal de Tavira

Sara Rodrigues, FCNAUP. Jorge Queiroz, Câmara Municipal de Tavira CONHEÇA OS ORADORES Sara Rodrigues, FCNAUP Nutricionista. Mestre em Saúde Pública pela Universidade de Coimbra Doutorada em Nutrição Humana pela Universidade do Porto Professora Auxiliar da Faculdade de

Leia mais

Cursos IST/OE(RS) (Análises Económica e de Decisão aplicadas à avaliação de projetos de engenharia)

Cursos IST/OE(RS) (Análises Económica e de Decisão aplicadas à avaliação de projetos de engenharia) Cursos IST/OE(RS) Curso de Engenharia Económica (EE) (Análises Económica e de Decisão aplicadas à avaliação de projetos de engenharia) Quintas-feiras, 19h às 22h, sala VA1, Pavilhão de Civil, IST Alameda.

Leia mais

EQUIPA DE FORMADORES (2011/2012)

EQUIPA DE FORMADORES (2011/2012) EQUIPA DE FORMADORES (2011/2012) Adelaide Carreira é licenciada em Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde exerce funções, encontra-se na fase final da elaboração da sua tese

Leia mais

Licenciatura em Engenharia Informática (LEI)

Licenciatura em Engenharia Informática (LEI) Licenciatura em Engenharia Informática (LEI) Recepção aos alunos (ano lectivo 2008 / 2009) Luís Caires Coordenador da LEI Sejam Bemvindos! Cerca de 160 novos alunos Oriundos de muitas zonas do país Origem:

Leia mais

Docentes Ana Barros. Investigadora do INESC Porto, desde 2011. Doutorada em Engenharia e Gestão pelo Instituto Superior Técnico, UTL. MBA em logística e empreendedorismo pela Universidade Técnica de Munique.

Leia mais

Leonel Varandas Valbom CURRICULUM VITAE

Leonel Varandas Valbom CURRICULUM VITAE Leonel Varandas Valbom CURRICULUM VITAE Braga 2013 CURRICULUM VITAE Dezembro, 2012 1 DADOS PESSOAIS Nome: Leonel Varandas Valbom Nascimento: 08-08-1958, Guarda/Norte - Portugal Dados de identificação:

Leia mais

ELEIÇÕES PARA OS ORGÃOS REGIONAIS DA DELEGAÇÃO REGIONAL DO SUL TRIÉNIO

ELEIÇÕES PARA OS ORGÃOS REGIONAIS DA DELEGAÇÃO REGIONAL DO SUL TRIÉNIO associação portuguesa de bibliotecários, arquivistas e documentalistas Circular nº 1/ Delegação Regional do Sul / 2014 ELEIÇÕES PARA OS ORGÃOS REGIONAIS DA DELEGAÇÃO REGIONAL DO SUL TRIÉNIO 2014 2016 INFORMAÇÃO

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 [DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO] [Director de Curso: Carlos Fernandes da Silva] [PROGRAMA DOUTORAL EM PSICOLOGIA] 1. INTRODUÇÃO (meia página

Leia mais

Trabalho, Robotização e Qualificação do Emprego em Portugal

Trabalho, Robotização e Qualificação do Emprego em Portugal Trabalho, Robotização e Qualificação do Emprego em Portugal Coordenação António Brandão Moniz, UNL, ITAS-KIT Luís Camarinha-Matos, UNL Apresentação: José Bonfim, FCT 1 Visão a Longo Prazo para Portugal

Leia mais

Pós- graduação em Motorização de Veículos Elétricos e Híbridos

Pós- graduação em Motorização de Veículos Elétricos e Híbridos Escola Superior de Tecnologia de Setúbal / IPS Pós- graduação em Motorização de Veículos Elétricos e Híbridos e CVs resumidos dos docentes Máquinas Elétricas (20h) Docente: Silviano Rafael Silviano Rafael

Leia mais

Cronograma dos Programas de Acção

Cronograma dos Programas de Acção P.1 Aplicação do novo quadro regulamentar às comunicações electrónicas 1. Participação, a nível internacional, nos trabalhos de implementação e eventuais ajustamentos decorrentes da revisão do actual quadro

Leia mais

Departamento de Matemática Relatório de Atividades 2015

Departamento de Matemática Relatório de Atividades 2015 Departamento de Matemática Relatório de Atividades 2015 O relatório do departamento de Matemática (DM) identifica atividade em diversos domínios constantes do Plano Estratégico para o ISEG. 1. Ensino e

Leia mais

UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO - Curso de Avaliação Sanitária de Caça Maior - Formação a Médicos Veterinários no âmbito da avaliação sanitária de caça maior no local da caçada. Responsáveis Científicos Prof. ª Madalena Vieira-Pinto

Leia mais

O papel da UM nas TIC na. região e no país. Luis Amaral

O papel da UM nas TIC na. região e no país. Luis Amaral O papel da UM nas TIC na região e no país Click João to Álvaro edit Master Carvalho subtitle style Luis Amaral Ensino Conducente a graus académicos Não conducente a graus académicos Investigação e desenvolvimento

Leia mais

dispositivos médicos do conceito ao mercado curso de pós-graduado de atualização e de aperfeiçoamento Objetivos Enquadramento

dispositivos médicos do conceito ao mercado curso de pós-graduado de atualização e de aperfeiçoamento Objetivos Enquadramento dispositivos médicos do conceito ao mercado Enquadramento O setor dos dispositivos médicos (DMs) é de elevada complexidade técnico-científica e regulamentar. Na sociedade atual a sua utilização é cada

Leia mais

1. Apresentação do docente 2. Programa da unidade curricular 3. Material de apoio 4. Avaliação

1. Apresentação do docente 2. Programa da unidade curricular 3. Material de apoio 4. Avaliação Sumário 2. Programa da unidade curricular 1/9 Sumário 2. Programa da unidade curricular 2/9 Eduardo Nuno Brito Santos Júlio é licenciado em Engenharia Civil (curso de 5 anos), mestre em Estruturas (curso

Leia mais

Breve Nota Biográfica

Breve Nota Biográfica Breve Nota Biográfica - Luís Manuel Pereira da Silva - Nascido em Lisboa, em Maio de 1960 - Licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa em 1982; - MBA (Master

Leia mais

Processo de Avaliação de Desempenho dos Docentes Aplicação do Regulamento n.º 398/2010 de 05 de Maio de 2010

Processo de Avaliação de Desempenho dos Docentes Aplicação do Regulamento n.º 398/2010 de 05 de Maio de 2010 INDICADORES ALERTA: Todos os indicadores apresentados nas diversas vertentes tem campos de preenchimento obrigatório e facultativo. Para facilitar a validação do indicador pela Comissão de Avaliação recomenda-se

Leia mais

Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto Grupo de Trabalho Mercado Único Digital PEDRO WALLENSTEIN

Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto Grupo de Trabalho Mercado Único Digital PEDRO WALLENSTEIN Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto PEDRO WALLENSTEIN Fez os seus estudos musicais na Academia de Amadores de Música, no Conservatório Nacional de Lisboa. Pós-graduou-se na Guildhall

Leia mais

FACULDADE DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

FACULDADE DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA Anexo I. Ficha de Avaliação de Docentes Departamento Nome do Docente Número Mecanográfico Categoria Profissional Percentagem de Contratação Período de Avaliação

Leia mais

APDIO Associação Portuguesa de Investigação Operacional

APDIO Associação Portuguesa de Investigação Operacional APDIO Associação Portuguesa de Investigação Operacional Joaquim João Júdice Univ. Coimbra e Inst. Telecomunicações Workshop IO: Que Desafios para 2010/2020? Coimbra, 16 Outubro, 2010 1 APDIO Associação

Leia mais

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES PARA NOMEAÇÃO DEFINITIVA Isabel Maria Henriques Ferreira da Mota Mónica de Oliveira

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES PARA NOMEAÇÃO DEFINITIVA Isabel Maria Henriques Ferreira da Mota Mónica de Oliveira RELATÓRIO DE ACTIVIDADES PARA NOMEAÇÃO DEFINITIVA 2001-2006 Isabel Maria Henriques Ferreira da Mota Mónica de Oliveira Nos termos do nº 2 do Artº 25 do Decreto Lei 448/79 de 13 de Novembro, do Estatuto

Leia mais

ome: João Martins Ferreira do Amaral aturalidade: Lisboa, 1948 Graus académicos: Licenciado (1970), Doutorado (1984) e Agregado (1993) em Economia

ome: João Martins Ferreira do Amaral aturalidade: Lisboa, 1948 Graus académicos: Licenciado (1970), Doutorado (1984) e Agregado (1993) em Economia ome: João Martins Ferreira do Amaral aturalidade: Lisboa, 1948 Graus académicos: Licenciado (1970), Doutorado (1984) e Agregado (1993) em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade

Leia mais

CURRICULUM VITAE. 1. DADOS PESSOAIS Vitalino José Ferreira Prova Canas Nascido em 14 de Julho de 1959, em Caldas da Rainha - Portugal Três filhos.

CURRICULUM VITAE. 1. DADOS PESSOAIS Vitalino José Ferreira Prova Canas Nascido em 14 de Julho de 1959, em Caldas da Rainha - Portugal Três filhos. 1 CURRICULUM VITAE 1. DADOS PESSOAIS Vitalino José Ferreira Prova Canas Nascido em 14 de Julho de 1959, em Caldas da Rainha - Portugal Três filhos. 2. HABILITAÇÕES ACADÉMICAS 2.1. Licenciado em Ciências

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DO CENTRO DE FUSÃO NUCLEAR-LABORATÓRIO ASSOCIADO EM PROJECTOS INTERNACIONAIS DE GRANDE DIMENSÃO E LONGA DURAÇÃO. por.

PARTICIPAÇÃO DO CENTRO DE FUSÃO NUCLEAR-LABORATÓRIO ASSOCIADO EM PROJECTOS INTERNACIONAIS DE GRANDE DIMENSÃO E LONGA DURAÇÃO. por. PARTICIPAÇÃO DO CENTRO DE FUSÃO NUCLEAR-LABORATÓRIO ASSOCIADO EM PROJECTOS INTERNACIONAIS DE GRANDE DIMENSÃO E LONGA DURAÇÃO por Carlos Varandas Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico Coordenador

Leia mais

17272 Diário da República, 2.ª série N.º de junho de 2015

17272 Diário da República, 2.ª série N.º de junho de 2015 17272 Diário da República, 2.ª série N.º 123 26 de junho de 201 INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA Aviso n.º 7129/201 Em cumprimento do disposto na alínea d) do artigo 4.º da Lei n.º 3/2014, de 20 de junho,

Leia mais

DIPLOMA DE ESPECIALIZAÇÃO

DIPLOMA DE ESPECIALIZAÇÃO PLANEAMENTO E ENGENHARIA DE AEROPORTOS DIPLOMA DE ESPECIALIZAÇÃO 1 DIPLOMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM PLANEAMENTO E ENGENHARIA DE AEROPORTOS 1. Objectivos O Diploma de Especialização em Planeamento e Engenharia

Leia mais

Nasceu em Janeiro de 1953 em Lisboa e é licenciado em Ciências Militares - Aeronáutica pela Academia Militar (1976).

Nasceu em Janeiro de 1953 em Lisboa e é licenciado em Ciências Militares - Aeronáutica pela Academia Militar (1976). Força Aérea: Tenente-General António Carlos Mimoso e Carvalho Nomeado para o STJ a 12 de Setembro de 2014 Nasceu em Janeiro de 1953 em Lisboa e é licenciado em Ciências Militares - Aeronáutica pela Academia

Leia mais

CURRICULUM VITAE MARIA CRISTINA FERNANDES RODRIGUES

CURRICULUM VITAE MARIA CRISTINA FERNANDES RODRIGUES CURRICULUM VITAE MARIA CRISTINA FERNANDES RODRIGUES Maio 2017 1 DADOS PESSOAIS NOME: Maria Cristina Fernandes Rodrigues FILIAÇÃO: Jaime Frederico Rodrigues e Constança dos Reis Fernandes Rodrigues CARTÃO

Leia mais

18 de outubro Comunicações Eletrónicas Segurança na Sociedade de Informação Cloud Computing

18 de outubro Comunicações Eletrónicas Segurança na Sociedade de Informação Cloud Computing PROGRAMA 17 de outubro Introdução Geral 09h30 10h00: Sessão de Abertura e Introdução (Dr. João Caboz Santana) 10h00 11h30: Comércio Eletrónico (Prof. Dr. Miguel Pupo Correia) 11h30 11h45: Intervalo 11h45

Leia mais

28 horas de formação teórico-prática 55 horas de formação prática aplicada 7 horas de contacto com fornecedores de software comercial

28 horas de formação teórico-prática 55 horas de formação prática aplicada 7 horas de contacto com fornecedores de software comercial 4ª Edição - 2016 28 horas de formação teórico- 55 horas de formação aplicada 7 horas de contacto com fornecedores de software comercial Datas de realização: Porto 16 de Setembro a 26 de Novembro de 2016

Leia mais

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Faculdade de Ciências e Tecnologia Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Engenharia Electrónica e Informática Licenciatura em Engenharia Informática e Mestrado em Engenharia Informática Universidade do Algarve Apresentação

Leia mais

Instituto de Ciências Sociais. Zara Pinto Coelho. Breve Curriculum Vitae

Instituto de Ciências Sociais. Zara Pinto Coelho. Breve Curriculum Vitae Instituto de Ciências Sociais Zara Pinto Coelho Breve Curriculum Vitae Janeiro 2013 1 DADOS PESSOAIS Nome: Maria Zara Simões Pinto Coelho Data de nascimento: 09-05- 1964 Naturalidade: Vila Nova de Famalicão

Leia mais

LICENCIATURA EM ENGENHARIA DE REDES DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO EQUIVALÊNCIAS ENTRE PLANOS CURRICULARES. Plano Curricular

LICENCIATURA EM ENGENHARIA DE REDES DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO EQUIVALÊNCIAS ENTRE PLANOS CURRICULARES. Plano Curricular LICENCIATURA EM ENGENHARIA DE REDES DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO EQUIVALÊNCIAS ENTRE PLANOS CURRICULARES Plano Curricular de 2005-2006 ECTS Plano Curricular ECTS LERCI LERC / MERC (Bolonha) Análise Matemática

Leia mais

DOUTORAMENTOS NO IST

DOUTORAMENTOS NO IST G A B I N E T E D E E S T U D O S E P L A N E A M E N T O DOUTORAMENTOS NO ESTUDO COMPARATIVO DA EVOLUÇÃO DOS DOUTOR AMENTOS EM PORTUGAL (197 -) R U I M E N D E S J O Ã O P A T R Í C I O Dezembro 27 DOUTORAMENTOS

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL N 04/2013 PROCC/POSGRAP PARA PÓS-DOUTORADO Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Aprovado em reunião do Colegiado do PROCC em 13/09/2013 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em

Leia mais

CEF/0910/27226 Decisão de Apresentação de Pronúncia (Univ) - Ciclo de estudos em funcionamento

CEF/0910/27226 Decisão de Apresentação de Pronúncia (Univ) - Ciclo de estudos em funcionamento CEF/0910/27226 Decisão de Apresentação de Pronúncia (Univ) - Ciclo de estudos em funcionamento CEF/0910/27226 Decisão de Apresentação de Pronúncia (Univ) - Ciclo de estudos em funcionamento Decisão de

Leia mais

Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato

Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato Modelo de Governo Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato Mesa da Assembleia Geral Presidente Vice-Presidente Secretário Presidente Vogal (1) Vogal (2) Vogal (3) Conselho de Administração Francisco Luís Maia

Leia mais

ASSEMBLEIA DE REPRESENTANTES DO IST. Comissão Permanente do Plano, Orçamento, Relatório e Contas. Parecer sobre Relatório de Actividades 2006 PARECER

ASSEMBLEIA DE REPRESENTANTES DO IST. Comissão Permanente do Plano, Orçamento, Relatório e Contas. Parecer sobre Relatório de Actividades 2006 PARECER ASSEMBLEIA DE REPRESENTANTES DO IST Comissão Permanente do Plano, Orçamento, Relatório e Contas Parecer sobre Relatório de Actividades 2006 PARECER A leitura do Relatório de Actividades do IST em 2006

Leia mais

Convidados Congresso de Cibercultura 2016 Breve apresentação

Convidados Congresso de Cibercultura 2016 Breve apresentação Convidados Congresso de Cibercultura 2016 Breve apresentação ADÉRITO FERNANDES MARCOS - Universidade Aberta É professor catedrático de nomeação definitiva da Universidade Aberta, do Departamento de Ciências

Leia mais

Revisor Oficial de Contas, desde 1990.

Revisor Oficial de Contas, desde 1990. 1. Dados pessoais Nome: Vitor Manuel Batista de Almeida Data de nascimento: 14 de Julho de 1956 Naturalidade: Lisboa Residência: Calçada das Lages, Lote 3, Nº 61-A, 14º C 1900-291 Lisboa Telefone casa:

Leia mais

PROPOSTAS A APRESENTAR EM ASSEMBLEIA GERAL A REALIZAR EM 03 DE MARÇO DE 2016. Proposta

PROPOSTAS A APRESENTAR EM ASSEMBLEIA GERAL A REALIZAR EM 03 DE MARÇO DE 2016. Proposta PROPOSTAS A APRESENTAR EM ASSEMBLEIA GERAL A REALIZAR EM 03 DE MARÇO DE 2016 Ponto 1 da Ordem de Trabalhos: Deliberar sobre a eleição da Mesa da Assembleia Geral para o quadriénio 2016/2019 Proposta O

Leia mais

Apresentação. Singular International

Apresentação. Singular International Apresentação Singular International APRESENTAÇÃO A Singular International é uma empresa de consultoria na área de Recursos Humanos, que conta com uma equipa que tem uma vasta e diversificada experiência,

Leia mais

Alcochete: Campo de Tiro, Sitio das Hortas, Salinas do Samouco; Rio Tejo e Rio Zêzere.

Alcochete: Campo de Tiro, Sitio das Hortas, Salinas do Samouco; Rio Tejo e Rio Zêzere. PROGRAMA 11ª Edição Locais: : Campo de Tiro, Sitio das Hortas, Salinas do Samouco; Rio Tejo e Rio Zêzere. Destinatários: Interessados em desenvolver esta profissão, a tempo inteiro ou parcial. Animadores

Leia mais

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA 2015 CONSTITUIÇÃO DO JÚRI Joaquim Sérvulo Rodrigues Membro da Direcção da COTEC Portugal, Presidente do Júri; Carlos Brazão Director Sénior de Vendas

Leia mais

PLANO de ACTIVIDADES 2016

PLANO de ACTIVIDADES 2016 PLANO de ACTIVIDADES 2016 LEAP Center Espaço Amoreiras Rua D.João V, 24 1250-091 Lisboa N.º Registo APA 128/SA e-mail: geral@euronatura.pt Web site: www.euronatura.pt Enquadramento O presente Plano de

Leia mais

Caracterização e Conservação da Pedra

Caracterização e Conservação da Pedra Palestrantes e Palestras já confirmadas Bernd Jürgen Fitzner (RWTH Aachen University) Damage Diagnosis on Monuments - Methodology Damage Diagnosis on Monuments - Case Studies Elena Charola (Instituto de

Leia mais

Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal 1ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto U. Do Minho, Braga, 25-26 Nov 2010 Luis Magalhães UMIC Agência para a Sociedade do Conhecimento Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Iniciado

Leia mais

ÍNDICE. Apresentação Objetivos: Destinatários Estrutura Curricular Local de realização Datas de Realização...

ÍNDICE. Apresentação Objetivos: Destinatários Estrutura Curricular Local de realização Datas de Realização... ÍNDICE Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 3 Local de realização... 4 Datas de Realização... 4 Horário... 4 Metodologia... 4 Avaliação... 4 Modalidade e Forma de

Leia mais

academy gestão de projetos e contratos públicos pós-graduação executiva bright Permite obter 12 ECTs atribuídos pela Universidade Autónoma de Lisboa

academy gestão de projetos e contratos públicos pós-graduação executiva bright Permite obter 12 ECTs atribuídos pela Universidade Autónoma de Lisboa gestão de projetos e contratos públicos Formação em Gestão de Projetos direcionada para o novo Código de Contratação Pública Inclui preparação para o exame de certificação em Gestão de Projetos IPMA-APOGEP

Leia mais

PROFESSOR PEDRO AUGUSTO LYNCE DE ABREU DE FARIA ( )

PROFESSOR PEDRO AUGUSTO LYNCE DE ABREU DE FARIA ( ) PROFESSOR PEDRO AUGUSTO LYNCE DE ABREU DE FARIA (1943 - ) Nasceu em Lisboa, a 06 de fevereiro de 1943. Professor Emérito da Universidade Técnica de Lisboa. Agregação em Ciências Agronómicas, Instituto

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 Universidade de Aveiro e Universidade do Porto Fernando Almeida (UA) Helena Sant Ovaia (UP) Geomateriais e Recursos Geológicos 1.

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MIEEC. Paulo Portugal

Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MIEEC. Paulo Portugal Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MIEEC Paulo Portugal O impacto da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na sociedade Na vanguarda do desenvolvimento científico e

Leia mais

MBA INSCRIÇÕES ABERTAS. em Gestão de Projectos. Início das aulas: dia 21 de Março. 3ª Edição. Com opção de Mestrado Pro ssionalizante ou Académico

MBA INSCRIÇÕES ABERTAS. em Gestão de Projectos. Início das aulas: dia 21 de Março. 3ª Edição. Com opção de Mestrado Pro ssionalizante ou Académico MBA em Gestão de Projectos Com opção de Mestrado Pro ssionalizante ou Académico 3ª Edição INSCRIÇÕES ABERTAS Início das aulas: dia 21 de Março Parceiro Entidade acreditada por: Telf: 82 313 2200 82 309

Leia mais