CONGRESSO AGRICULTURA DE FUTURO A QUALIDADE COOPERATIVA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONGRESSO AGRICULTURA DE FUTURO A QUALIDADE COOPERATIVA"

Transcrição

1

2 CONGRESSO AGRICULTURA DE FUTURO A QUALIDADE COOPERATIVA - Univ. Católica Porto Conf. Coop. Agro-Alimentares de Espanha - Univ. Católica Porto - Apresentação de Estudo - Secretário Geral DECO - Presidente da CONFAGRI - Presidente da COGECA

3 MENSAGEM do PRESIDENTE DA CONFAGRI Caros Congressistas, O ano de 2012, declarado pela ONU, como Ano In- - Como vamos atenuar os enormes desequilíbrios ternacional das Cooperativas, constitui uma excelente das relações comerciais, na cadeia agro- oportunidade para um debate amplo, sobre o papel das alimentar? cooperativas agrícolas e de crédito agrícola na nossa economia agrícola. Estas questões são cruciais para o futuro da nossa Dar a conhecer a relevância económica e social do nosso actividade. Para elas tentaremos encontrar algu- sector, reafirmar a enorme actualidade e a mais valia mas respostas no nosso Congresso. dos princípios e valores cooperativos, demonstrar a sua capacidade de aliar o económico ao social, identificar as Por isso, agradecemos a todos os reputados ora- fragilidades do sector cooperativo agrícola português, dores, que acederam ao nosso convite, para con- conhecer as dinâmicas dos sectores cooperativos mais nosco partilharem as suas experiências, os seus robustos da UE e, discutir as medidas necessárias para trabalhos e as suas reflexões. superar as nossas dificuldades, justificariam só por si, a Agradecemos também a todos os congressistas, realização deste Congresso. que com a vossa ampla presença, confirmam a O momento de crise que atravessamos, tem vindo a oportunidade e a importância deste debate e manifestam o vosso empenho no desenvolvimen- evidenciar a importância em relançar a produção agríco- to do sector agrícola e do sector cooperativo por- la nacional. Políticos e cidadãos, mais do que nunca, tuguês. parecem conscientes e solidários com este objectivo. Um bom Congresso para todos! No entanto, os agricultores e as suas organizações enfrentam hoje, numerosas dificuldades e confrontamse com inúmeras interrogações: - Como manter uma actividade produtiva viável no actual contexto económico? - Que Política Agrícola Comum vamos ter, já em 2014? - Quais as prioridades e a que apoios poderemos recorrer, no âmbito do futuro Programa de Desenvolvimento Rural?

4 CONGRESSO AGRICULTURA DE FUTURO A QUALIDADE COOPERATIVA 1º e 2º Painéis Leonardo Costa Docente da Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto desde Licenciado em Engenharia Agronómica e Mestre em Economia Agrária e Sociologia Rural, pelo Instituto Superior de Agronomia, Doutorado em Economia pela Universidade do Arizona nos EUA, tem interesses de investigação e publicações nas áreas da análise de políticas públicas e da análise de eficiência e produtividade. Eduardo Baamonde Engenheiro Agrónomo pela Universidade Politécnica de Madrid, Master em Comunidades Europeias pela mesma Universidade. Desde 2000 é Director Geral da Cooperativas Agro-Alimentares de Espanha, tendo trabalhado activamente para as Cooperativas, fomentando a participação e Comunicação entre elas, as instituições nacionais e comunitárias e orgãos representativos, tornando a Cooperativas AgroAlimentares uma referencia para todo o sector agrícola espanhol. Actualmente é Vice-Presidente do COGECA, orgão representativo do sector cooperativo europeu. Miguel Sottomayor Licenciado em Engenharia Agrícola pela UTAD (1986), e MSc em Agricultural and Food Chain Systems (1991) e PhD em Agricultural Economics (2000) pela Universidade de Reading, no Reino Unido. Desde então tem desempenhado actividade de docente na Universidade Católica no Porto. Faz actualmente parte de um grupo de peritos nomeado por Despacho do Ministério da Agricultura para a preparação da reforma da Política Agrícola Comum de Integra a Direcção da Associação Portuguesa de Economia Agrária. Mário Pedro Ferreira Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, MBA pela Cardiff Business School e doutorado em Economia pela Universidade de Reading no Reino Unido. Desempenha actualmente funções de docência e investigação na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa. José António Rodrigues Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, em Consultor jurídico da CONFAGRI. Membro dos Grupos Direito das Sociedades e Questões Sociais do Conselho da União Europeia, que elaboraram os projectos de Regulamento da Sociedade Cooperativa Europeia (SCE) e de Directiva complementar, sobre o envolvimento dos trabalhadores no quadro da SCE.

5 Intervenientes 3º Painel Capoulas Santos Deputado Europeu. Coordenador e Porta-Voz do Grupo dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu e Relator para os principais Regulamentos da Reforma da PAC. Deputado à Assembleia da Republica de 1991/95 e 2002/04. Secretario de Estado e Ministro da Agricultura nos XIII e XIV Governos Constitucionais. Vice-Presidente da Comissão Politica Nacional do PS. Eduardo Diniz Director do Gabinete de Planeamento e Políticas do MAMAOT (desde Janeiro 2012), onde também exerceu os cargos de Subdirector-geral (2004/2005), de Director de Serviços e Chefe de Divisão nas áreas da Política Agrícola Comum e mercados agrícolas (desde 1999). Chefe do Gabinete do Secretario de Estado da Agricultura (Junho 2011 a Janeiro 2012). Assessor do Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural (2002/2004). Mário Campli Licenciado em sociologia, desde cedo iniciou o seu percurso nas organizações agrícolas e cooperativas italianas e europeias. Director geral da Legacoop Agroalimentar (Associação Nacional das Cooperativas Agro-Alimentares Italianas), entre 1999 e Foi entre 2000 e 2001 presidente da COGECA. É, desde Outubro de 2010, o presidente da secção NAT (políticas agrícolas e ambientais) do Comité Económico e Social Europeu. João Pacheco Engenheiro Agrónomo pelo Instituto Superior Agronomia de Lisboa, MSc in Agricultural Development pelo Wye College da Universidade de Londres. Ingressou na Comissão Europeia em 1986, na Direcção Geral de Agricultura. De 2005 a 2011 foi Embaixador da União Europeia no Brasil. É actualmente Director Geral Adjunto responsável pelos mercados agrícolas, pagamento directos e análise económica.

6 CONGRESSO AGRICULTURA DE FUTURO A QUALIDADE COOPERATIVA 4º Painel Bruno Dimas Economista. Iniciou a carreira profissional em 1989, tendo ingressado no Ministério da Agricultura em Director-adjunto do GPP desde Dezembro de Cristina Pinto Exerce funções relacionadas com o sector do comércio desde 1992, em particular nas áreas da regulamentação, nacional e comunitária, registos e licenciamentos. Desempenha, desde 2007, o cargo de Directora de Serviços de Comércio e Distribuição, na Direcção Geral das Actividades Económicas. João Paulo Girbal Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Telecomunicações pelo Instituto Superior Técnico tendo uma pós graduação em Gestão na Universidade Nova de Lisboa e o Programa de Alta Direcção Empresarial da AESE. Esteve 16 anos na Microsoft, tendo sido Director Geral da subsidiaria Portuguesa, Director Geral na Microsoft Corporation Mobile Communications Division nos Estados Unidos da América e Director Geral do Segmento de Pequenas e Médias Empresas para a Western Europe. Anteriormente à Microsoft, exerceu funções na Informix Software ( ), na Digital Equipment Portugal ( ) e na NCR Portugal ( ). Actualmente é Presidente da Centromarca, Associação Portuguesa das Empresas de Produtos de Marca e Presidente da Direcção da Oeiras International School. Jorge Morgado Secretário Geral da DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

7 Intervenientes 5º Painel Arlindo Cunha Doutorado pela Universidade de Reading, Reino Unido, em Agricultural and Food Economics, tendose licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Foi Secretário de Estado no Ministério da Agricultura ( ), Ministro da Agricultura ( ), deputado ao Parlamento Europeu, entre 1994 e 2003, exercendo funções como vice-presidente da Comissão Parlamentar da Agricultura, Ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente (2004) e Presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte ( ). Actualmente, é Professor Convidado da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica-Porto e Presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão. Armando Sevinate Pinto Agrónomo. Foi Director-geral do Ministério da Agricultura ( ), Director da Comissão Europeia em Bruxelas, entre 1987 e 1993 (do FEOGA/Orientação, e do Desenvolvimento Rural, incluindo ambiente, florestas e investigação) e Ministro da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas (de 2002 a 2004). É Vicepresidente do Conselho Geral da Universidade de Évora, coordenador técnico da Agro.Ges, empresa de estudos agrícolas e Consultor do Presidente da República para as questões relacionadas com a Agricultura e com o Mundo Rural. António Serrano Professor Catedrático em Gestão de Empresas na Universidade de Évora, especialista em Estratégia e Sistemas de Informação, actualmente é Deputado na Assembleia da República, Portugal. Foi Director Geral do Gabinete de Planeamento de Política Agro-Alimentar, do Ministério da Agricultura, 2005; Foi Ministro da Agricultura do Desenvolvimento Rural e Pescas do XVIII Governo Constitucional, desde Outubro de 2009 a Junho de 2011.

8 Ao Serviço do Desenvolvimento Rural Rua Maria Andrade, 13, LISBOA Tel Fax

Raquel Castelo-Branco, Câmara Municipal do Porto. Francisco Sarmento, FAO Portugal

Raquel Castelo-Branco, Câmara Municipal do Porto. Francisco Sarmento, FAO Portugal CONHEÇA OS ORADORES Raquel Castelo-Branco, Câmara Municipal do Porto Maria Raquel Magalhães de Castelo Branco nasceu no Porto em julho de 1969. É licenciada em Engenharia Alimentar pela Escola Superior

Leia mais

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS N. o 276 29 de Novembro de 2002 DIÁRIO DA REPÚBLICA II SÉRIE 19 509 Director-geral das Pescas e Aquicultura (desde 1996); Gestor do PROPESCA Programa para o Desenvolvimento Económico do Sector das Pescas

Leia mais

LICENCIATURA em Agronomia, especialidade de Agro-Pecuária. Instituto Superior de Agronomia. Universidade Técnica de Lisboa (1975).

LICENCIATURA em Agronomia, especialidade de Agro-Pecuária. Instituto Superior de Agronomia. Universidade Técnica de Lisboa (1975). Ficha Biográfica Raul Fernandes Jorge, nasceu no Porto em 1952. Licenciado em Agronomia, especialidade de agro-pecuária, pelo ISA/UTL. Mestre em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova

Leia mais

Governo das Sociedades e Mercado de Capitais

Governo das Sociedades e Mercado de Capitais Instituto de Formação Bancária IFB The Portuguese Bank Training Institute Associação Portuguesa de Bancos 28 Setembro 2006 Seminário Governo das Sociedades e Mercado de Capitais Reforma Legislativa DMIF

Leia mais

P O L I T I C A L I N S I G H T

P O L I T I C A L I N S I G H T CONHEÇA A REFORMULAÇÃO DO XXI GOVERNO CONSTITUCIONAL P O L I T I C A L I N S I G H T 17 de outubro de 2018 QUATRO NOVOS MINISTROS E DEZ SECRETÁRIOS DE ESTADO JÁ TOMARAM POSSE Primeiro Ministro António

Leia mais

DIA INTERNACIONAL DAS COOPERATIVAS. Intervenção do Presidente da CONFAGRI Comendador Manuel dos Santos Gomes. Mirandela, 7 de Julho de 2018

DIA INTERNACIONAL DAS COOPERATIVAS. Intervenção do Presidente da CONFAGRI Comendador Manuel dos Santos Gomes. Mirandela, 7 de Julho de 2018 DIA INTERNACIONAL DAS COOPERATIVAS Intervenção do Presidente da CONFAGRI Comendador Manuel dos Santos Gomes Mirandela, 7 de Julho de 2018 Exmo. Senhor Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Leia mais

PROFESSOR PEDRO AUGUSTO LYNCE DE ABREU DE FARIA ( )

PROFESSOR PEDRO AUGUSTO LYNCE DE ABREU DE FARIA ( ) PROFESSOR PEDRO AUGUSTO LYNCE DE ABREU DE FARIA (1943 - ) Nasceu em Lisboa, a 06 de fevereiro de 1943. Professor Emérito da Universidade Técnica de Lisboa. Agregação em Ciências Agronómicas, Instituto

Leia mais

Debate sobre as Estratégias de Desenvolvimento e os Modelos da Governança na Região Alentejo. Apresentação do Projecto

Debate sobre as Estratégias de Desenvolvimento e os Modelos da Governança na Região Alentejo. Apresentação do Projecto Debate sobre as Estratégias de Desenvolvimento e os Modelos da Governança na Região Alentejo Apresentação do Projecto Teresa Pinto-Correia e José da Veiga ICAAM Universidade de Évora e Direcção Regional

Leia mais

18 de outubro Comunicações Eletrónicas Segurança na Sociedade de Informação Cloud Computing

18 de outubro Comunicações Eletrónicas Segurança na Sociedade de Informação Cloud Computing PROGRAMA 17 de outubro Introdução Geral 09h30 10h00: Sessão deabertura e Introdução (Dr. João Caboz Santana) 10h00 11h30: Comércio Eletrónico (Prof. Dr. Miguel Pupo Correia) 11h30 11h45: Intervalo 11h45

Leia mais

O Futuro da PAC pós 2013 Ponto de situação das negociações

O Futuro da PAC pós 2013 Ponto de situação das negociações O Futuro da PAC pós 2013 Ponto de situação das negociações Francisco Cordovil Director do GPP Seminário A agricultura portuguesa e o futuro da PAC pós 2013 IPIMAR, Algés 29 de Outubro de 2010 I. A PAC

Leia mais

INTERVENÇÃO. António Serrano. Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

INTERVENÇÃO. António Serrano. Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas INTERVENÇÃO António Serrano Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas 47ª Feira Nacional de Agricultura, Santarém, 11 de Junho de 2010 Senhor Comissário, Senhoras e Senhores Eurodeputados,

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome FERNANDES FERREIRA, ROGÉRIO M. Nacionalidade Portuguesa Data de nascimento 17 de Fevereiro de 1964 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Leia mais

Fundos da União Europeia ao serviço das empresas: por um Portugal mais Competitivo

Fundos da União Europeia ao serviço das empresas: por um Portugal mais Competitivo Fundos da União Europeia ao serviço das empresas: por um Portugal mais Competitivo 1 A indústria vive um processo de mudança revolucionária: num futuro que já é presente, podemos esperar ver fábricas que

Leia mais

Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato. Mesa da Assembleia Geral. Simonetta Luz Afonso 18/07/ Conselho de Administração.

Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato. Mesa da Assembleia Geral. Simonetta Luz Afonso 18/07/ Conselho de Administração. Modelo de Governo Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato Mesa da Assembleia Geral Simonetta Luz Afonso 18/07/2012 2012-2015 Conselho de Administração Vogal (1) Vogal (2) Prof. António Lamas* Dr. Manuel Baptista**

Leia mais

NOTA BIOGRÁFICA Jorge Bruno da Silva Barbosa Gaspar Eleito pela Coligação Juntos Pela Mudança (PPD/PSD.NC)

NOTA BIOGRÁFICA Jorge Bruno da Silva Barbosa Gaspar Eleito pela Coligação Juntos Pela Mudança (PPD/PSD.NC) NOTA BIOGRÁFICA Jorge Bruno da Silva Barbosa Gaspar Eleito pela Coligação Juntos Pela Mudança (PPD/PSD.NC) Jorge Bruno da Silva Barbosa Gaspar, nascido a 30 de Março de 1970 em Caparica/Almada, casado,

Leia mais

Assembleia Geral Anual da Portucel Empresa Produtora de Pasta e Papel, S.A. de 10 de Abril de 2012

Assembleia Geral Anual da Portucel Empresa Produtora de Pasta e Papel, S.A. de 10 de Abril de 2012 Assembleia Geral Anual da Portucel Empresa Produtora de Pasta e Papel, S.A. de 10 de Abril de 2012 Proposta relativa ao Ponto 8. da Ordem de Trabalhos Considerando que se encontra vago o cargo de Presidente

Leia mais

Personalidades indigitadas para o Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P.

Personalidades indigitadas para o Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. Personalidades indigitadas para o Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. Deliberação n.º 25/2019 de 18/03/2019 Autores - Comissão Técnica Permanente Eng.ª Maria Júlia Ladeira;

Leia mais

O ISCTEM. O Curso. Mestrado e Doutoramento em vários. formações que conferem graus, o ISCTEM leva a cabo, igualmente, acções formativas de carácter

O ISCTEM. O Curso. Mestrado e Doutoramento em vários. formações que conferem graus, o ISCTEM leva a cabo, igualmente, acções formativas de carácter MBA em GESTÃO DE PROJECTOS Com opção de Mestrado Profissionalizante ou Académico Parceiro GESTÃO DE PROJECTOS O ISCTEM O ISCTEM é uma instituição privada de ensino superior sedeada em Maputo - Moçambique

Leia mais

ome: João Martins Ferreira do Amaral aturalidade: Lisboa, 1948 Graus académicos: Licenciado (1970), Doutorado (1984) e Agregado (1993) em Economia

ome: João Martins Ferreira do Amaral aturalidade: Lisboa, 1948 Graus académicos: Licenciado (1970), Doutorado (1984) e Agregado (1993) em Economia ome: João Martins Ferreira do Amaral aturalidade: Lisboa, 1948 Graus académicos: Licenciado (1970), Doutorado (1984) e Agregado (1993) em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade

Leia mais

RELATÓRIO E CONTAS 2010 Associação INTEGRALAR

RELATÓRIO E CONTAS 2010 Associação INTEGRALAR RELATÓRIO E CONTAS 2010 Associação INTEGRALAR RELATÓRIO DE ACTIVIDADES E CONTAS - 2010 Índice: 1) Mensagem do Presidente...3 2) Órgãos Sociais...5 3) Acções Desenvolvidas...6 4) Demonstração de Resultados...8

Leia mais

Programa de Doutoramento em Gestão, Liderança e Políticas no Sector Agroalimentar

Programa de Doutoramento em Gestão, Liderança e Políticas no Sector Agroalimentar Programa de Doutoramento em Gestão, Liderança e Políticas no Sector Agroalimentar Workshop Colaboração entre Moçambique e Portugal nos Sectores Agrícola, Alimentar e Florestal, Maputo, 2 de Junho 2015

Leia mais

(José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa)

(José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa) Despacho n.º /2010 Nos termos conjugados do n.º 1 do artigo 19.º e da alínea h) do n.º 1 do artigo 25.º da Lei n.º 2/2004, de 15 de Janeiro, alterada pela Lei n.º 51/2005, de 30 de Agosto, e pela Lei n.º

Leia mais

Europass-Curriculum Vitae

Europass-Curriculum Vitae Europass-Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Morada(s) Correio(s) electrónico(s) Soromenho Gomes / Luís Filipe Telemóvel: Telefone(s) +351 281 510 000 Fax(es) +351 281 510

Leia mais

Portuguesa

Portuguesa INFORMAÇÃO PESSOAL Nome DA FONSECA Pedro Morada Rua Jorge Álvares, n.º 1, 5.º D, 1400-227 Lisboa, PORTUGAL Telefone Telemóvel (+351) 91 230 16 59 Correio electrónico Nacionalidade Data de nascimento antoniodelicado@gmail.com

Leia mais

CURRICULUM VITAE. 1. DADOS PESSOAIS Vitalino José Ferreira Prova Canas Nascido em 14 de Julho de 1959, em Caldas da Rainha - Portugal Três filhos.

CURRICULUM VITAE. 1. DADOS PESSOAIS Vitalino José Ferreira Prova Canas Nascido em 14 de Julho de 1959, em Caldas da Rainha - Portugal Três filhos. 1 CURRICULUM VITAE 1. DADOS PESSOAIS Vitalino José Ferreira Prova Canas Nascido em 14 de Julho de 1959, em Caldas da Rainha - Portugal Três filhos. 2. HABILITAÇÕES ACADÉMICAS 2.1. Licenciado em Ciências

Leia mais

450 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o de Janeiro de 2006 PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

450 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o de Janeiro de 2006 PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS 450 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o 14 19 de Janeiro de 2006 PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Resolução do Conselho de Ministros n. o 6/2006 O Programa do XVII Governo Constitucional determina uma

Leia mais

PONTO 7 DA ORDEM DO DIA Proceder à eleição dos membros do Conselho de Administração, incluindo a Comissão de Auditoria, para o triénio

PONTO 7 DA ORDEM DO DIA Proceder à eleição dos membros do Conselho de Administração, incluindo a Comissão de Auditoria, para o triénio ASSEMBLEIA GERAL DE ACCIONISTAS BANIF BANCO INTERNACIONAL DO FUNCHAL, SA Reunião de 26 de Agosto de 2015 (Continuação da reunião iniciada em 29 de Maio de 2015) PONTO 7 DA ORDEM DO DIA Proceder à eleição

Leia mais

CONFERÊNCIA NACIONAL ESTATUTO DA AGRICULTURA FAMILIAR PORTUGUESA. ESAC - Escola Superior Agrária de Coimbra 23 e 24 de Junho 2017

CONFERÊNCIA NACIONAL ESTATUTO DA AGRICULTURA FAMILIAR PORTUGUESA. ESAC - Escola Superior Agrária de Coimbra 23 e 24 de Junho 2017 ESTATUTO DA AGRICULTURA FAMILIAR PORTUGUESA ESAC - Escola Superior Agrária de Coimbra 23 e 24 de Junho 2017 Eng. Tito Rosa, Presidente da LPN Agricultura Familiar e Conservação: Uma Parceria que deve ser

Leia mais

/ O meu FUTURO na Madeira!

/ O meu FUTURO na Madeira! 2 0 1 7 / 2 0 1 8 www.isal.pt O meu FUTURO na Madeira! Pós Graduação em Gestão e Políticas Públicas 2ªEdição O B J E T I V O S Criar valor para os decisores públicos e para os agentes privados, através

Leia mais

academy gestão de projetos e contratos públicos pós-graduação executiva bright Permite obter 12 ECTs atribuídos pela Universidade Autónoma de Lisboa

academy gestão de projetos e contratos públicos pós-graduação executiva bright Permite obter 12 ECTs atribuídos pela Universidade Autónoma de Lisboa gestão de projetos e contratos públicos Formação em Gestão de Projetos direcionada para o novo Código de Contratação Pública Inclui preparação para o exame de certificação em Gestão de Projetos IPMA-APOGEP

Leia mais

Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Engenharia. Projecto Final e Tese I

Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Engenharia. Projecto Final e Tese I Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Engenharia Projecto Final e Tese I M E S T R A D O S E M E N G E N H A R I A : A M B I E N T E E U R B A N I S M O, B I O M É D I C A, C I V I L, C L Í N I

Leia mais

CURRICULUM VITAE MARIA CRISTINA FERNANDES RODRIGUES

CURRICULUM VITAE MARIA CRISTINA FERNANDES RODRIGUES CURRICULUM VITAE MARIA CRISTINA FERNANDES RODRIGUES Maio 2017 1 DADOS PESSOAIS NOME: Maria Cristina Fernandes Rodrigues FILIAÇÃO: Jaime Frederico Rodrigues e Constança dos Reis Fernandes Rodrigues CARTÃO

Leia mais

ANEXO I MEMBROS DA SUBCOMISSÃO F1 DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO EXTERNA F NA ÁREA DA GESTÃO

ANEXO I MEMBROS DA SUBCOMISSÃO F1 DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO EXTERNA F NA ÁREA DA GESTÃO ANEXO I MEMBROS DA SUBCOMISSÃO F1 DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO EXTERNA F NA ÁREA DA GESTÃO ALBERTO JOSÉ SANTOS RAMALHEIRA Licenciatura em Finanças no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras

Leia mais

Os eventos que aqui estamos a apresentar pretendem ser um espaço de visibilidade, de promoção e de negócios em relação a

Os eventos que aqui estamos a apresentar pretendem ser um espaço de visibilidade, de promoção e de negócios em relação a Intervenção do presidente da Fundação AIP, Comendador Jorge Rocha de Matos, por ocasião da apresentação oficial da Alimentaria&Horexpo Lisboa e do Portugal Agro 17 Julho 2015 Senhora Ministra da Agricultura

Leia mais

PRESENTAÇÃO NQUADRAMENTO

PRESENTAÇÃO NQUADRAMENTO APRESENTAÇÃO A PRESENTAÇÃO Atendendo às limitações de agenda dos responsáveis de topo, o presente Programa Avançado para Decisores, concentra em apenas um dia de trabalho intenso, a síntese dos conceitos

Leia mais

Curriculum Vitae. António Cândido Monteiro Cabeleira

Curriculum Vitae. António Cândido Monteiro Cabeleira Curriculum Vitae António Cândido Monteiro Cabeleira Chaves, 2012 Identificação Nome: António Cândido Monteiro Cabeleira Data de nascimento: 4 de Dezembro de 1959 Nacionalidade: Portuguesa Naturalidade:

Leia mais

Um projecto para o futuro... inspirado no passado

Um projecto para o futuro... inspirado no passado Um projecto para o futuro...... inspirado no passado O espírito da Escola de Sagres do séc. XV, onde académicos, exploradores e navegadores internacionais se juntavam para aprofundar o conhecimento humano

Leia mais

Breve Nota Biográfica

Breve Nota Biográfica Breve Nota Biográfica - Luís Manuel Pereira da Silva - Nascido em Lisboa, em Maio de 1960 - Licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa em 1982; - MBA (Master

Leia mais

O Regulamento (CE) n.º 1060/2009 e o problema da qualidade e da necessidade das notações de risco: o caso particular da dívida soberana

O Regulamento (CE) n.º 1060/2009 e o problema da qualidade e da necessidade das notações de risco: o caso particular da dívida soberana Revista do Ministério Público 127 : Julho : Setembro 2011 [ p p. 119-177 ] O Regulamento (CE) n.º 1060/2009 e o problema da qualidade e da necessidade das notações de risco: o caso particular da dívida

Leia mais

18 de outubro Comunicações Eletrónicas Segurança na Sociedade de Informação Cloud Computing

18 de outubro Comunicações Eletrónicas Segurança na Sociedade de Informação Cloud Computing PROGRAMA 17 de outubro Introdução Geral 09h30 10h00: Sessão de Abertura e Introdução (Dr. João Caboz Santana) 10h00 11h30: Comércio Eletrónico (Prof. Dr. Miguel Pupo Correia) 11h30 11h45: Intervalo 11h45

Leia mais

2. HABILITAÇÕES LITERÁRIAS

2. HABILITAÇÕES LITERÁRIAS CURRICULUM VITAE 1. DADOS PESSOAIS Nome: João António Romão Pereira Reis Domicílio Profissional: Rua Castilho, n.º 165 1070-050 Lisboa Telefone: 21.381.74.43 2. HABILITAÇÕES LITERÁRIAS - Licenciatura Licenciatura

Leia mais

MBA INSCRIÇÕES ABERTAS. em Gestão de Projectos. Início das aulas: dia 21 de Março. 3ª Edição. Com opção de Mestrado Pro ssionalizante ou Académico

MBA INSCRIÇÕES ABERTAS. em Gestão de Projectos. Início das aulas: dia 21 de Março. 3ª Edição. Com opção de Mestrado Pro ssionalizante ou Académico MBA em Gestão de Projectos Com opção de Mestrado Pro ssionalizante ou Académico 3ª Edição INSCRIÇÕES ABERTAS Início das aulas: dia 21 de Março Parceiro Entidade acreditada por: Telf: 82 313 2200 82 309

Leia mais

AS INSTITUIÇÕES EUROPEIAS

AS INSTITUIÇÕES EUROPEIAS AS INSTITUIÇÕES EUROPEIAS PARLAMENTO EUROPEU Composição: 732 deputados Organizados em grupos políticos Eleitos de 5 em 5 anos por sufrágio directo e universal Reuniões: Estrasburgo Sessões Plenárias mensais

Leia mais

Tribunal de Contas. PARECER SOBRE A CONTA GERAL DO ESTADO Ano Económico de 2001 VOLUME III Anexos

Tribunal de Contas. PARECER SOBRE A CONTA GERAL DO ESTADO Ano Económico de 2001 VOLUME III Anexos Tribunal de Contas PARECER SOBRE A CONTA GERAL DO ESTADO Ano Económico de 2001 VOLUME III Anexos Tribunal de Contas ÍNDICE Tribunal de Contas ÍNDICE ANEXO I Identificação de actos administrativos publicados

Leia mais

Desenvolvimento Local. Aula 15. Política de desenvolvimento Rural em Portugal: Principais instrumentos de financiamento para o período

Desenvolvimento Local. Aula 15. Política de desenvolvimento Rural em Portugal: Principais instrumentos de financiamento para o período Desenvolvimento Local Aula 15 Política de desenvolvimento Rural em Portugal: Principais instrumentos de financiamento para o período 2014-2020. PAC 2014-2020 Desafios e objetivos Desafios Objetivos políticos

Leia mais

Resolução do Conselho de Ministros n.º 33/2006

Resolução do Conselho de Ministros n.º 33/2006 Resolução do Conselho de Ministros n.º 33/2006 No domínio do combate às alterações climáticas, o Protocolo de Quioto criou mecanismos de flexibilidade, como o comércio de licenças de emissão, a implementação

Leia mais

José Alberto Vasconcelos Tavares Moreira. Curriculum Vitae

José Alberto Vasconcelos Tavares Moreira. Curriculum Vitae José Alberto Vasconcelos Tavares Moreira Curriculum Vitae - Nascido na Póvoa de Varzim, em 10.10.1944 - Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto em 1968 - Licenciado em

Leia mais

AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA

AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA Edição 1 Edição 2 Início em 18 de Maio Início em 22 de Junho na ACADEMIA BAI Tel. 227 281 005 227 281 006 academia20@academiabai.co.ao - 1 - ÂMBITO Sendo a avaliação imobiliária uma

Leia mais

Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução n.º 182/XII/1.ª

Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução n.º 182/XII/1.ª Grupo Parlamentar Projeto de Resolução n.º 182/XII/1.ª RECOMENDA AO GOVERNO QUE PROMOVA O ESTABELECIMENTO DUMA CONCORRÊNCIA SAUDÁVEL NO SECTOR DO LEITE E PRODUTOS LÁCTEOS, REABRA A DISCUSSÃO DO REGIME

Leia mais

IV Jornadas da Engenharia Civil Água Pública O Futuro do Regadio em Portugal

IV Jornadas da Engenharia Civil Água Pública O Futuro do Regadio em Portugal IV Jornadas da Engenharia Civil Água Pública O Futuro do Regadio em Portugal Escola Superior de Tecnologia do Barreiro 22 março 2017 Susana Barradas GPP Negociação FEADER 2014-2020 Perspetivas futuras

Leia mais

Rua Professor Prado Coelho nº19-3ºesq Lisboa Data de nascimento 03/08/1953 Nacionalidade Portuguesa

Rua Professor Prado Coelho nº19-3ºesq Lisboa Data de nascimento 03/08/1953 Nacionalidade Portuguesa INFORMAÇÃO PESSOAL João Belo Rua Professor Prado Coelho nº19-3ºesq. 1600-651 Lisboa 939359899 Jenbelo@hotmail.com Data de nascimento 03/08/1953 Nacionalidade Portuguesa EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Função

Leia mais

PORTARIA N.º 36/2005

PORTARIA N.º 36/2005 PORTARIA N.º 36/2005 DR n.º 11 SÉRIE I-B, 17 de Janeiro, Ministérios da Agricultura, Pescas e Florestas e do Ambiente e do Ordenamento do Território PÁGINAS DO DR : 291 a 293 Resumo: Estabelece as regras

Leia mais

Ana Dias Lourenço. Formação básica em Economia e formação complementar em Gestão de Projectos e Análise e Avaliação de Projectos.

Ana Dias Lourenço. Formação básica em Economia e formação complementar em Gestão de Projectos e Análise e Avaliação de Projectos. Ana Dias Lourenço Ana Afonso Dias Lourenço formou--se em Economia na Universidade de Angola e fez a sua formação complementar na área de Gestão de Projectos e Análise e Avaliação de Projectos. Entre outros

Leia mais

25 Anos na União Europeia 25 Anos de Instituto Europeu. Onde estamos? Para onde vamos? Congresso Internacional

25 Anos na União Europeia 25 Anos de Instituto Europeu. Onde estamos? Para onde vamos? Congresso Internacional Organização: 25 Anos na União Europeia 25 Anos de Instituto Europeu Onde estamos? Para onde vamos? Congresso Internacional 28, 29 e 30 de Nov. de 2011 Auditório da Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

ANTÓNIO NUNES DE CARVALHO

ANTÓNIO NUNES DE CARVALHO ANTÓNIO NUNES DE CARVALHO FUNÇÃO Assistente convidado CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023 Lisboa Portugal 149900352@fd.lisboa.ucp.pt www.fd.lisboa.ucp.pt ÁREAS

Leia mais

RELATÓRIO DA COMISSÃO. Relatório Geral 2007 FINAL Referências gerais e outras ligações úteis

RELATÓRIO DA COMISSÃO. Relatório Geral 2007 FINAL Referências gerais e outras ligações úteis PT PT PT RELATÓRIO DA COMISSÃO Relatório Geral 2007 FINAL Referências gerais e outras ligações úteis Referências gerais e outras ligações úteis Capítulo I Secção 1.1. Governança e melhoria da

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA DIRIGENTES DESPORTIVOS LOCAIS

CURSO DE FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA DIRIGENTES DESPORTIVOS LOCAIS CURSO DE FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA DIRIGENTES DESPORTIVOS LOCAIS 1ª edição 2018 Numa parceria com a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e a APOGESD - Associação Portuguesa de Gestão de Desporto,

Leia mais

Santos António, Maria Filomena

Santos António, Maria Filomena curriculum vitae Informação pessoal Apelido(s) - Nome(s) Morada(s) Rua de Campolide, Nº 351, Ed II, 5ºA 1070-034 Telefone(s) (+351) 217 261 342 Telemóvel (+351) 934 154 134 Correio(s) electrónico(s) fantonio@cijdelors.pt

Leia mais

Reforma pós-2013 e Pacote Leite

Reforma pós-2013 e Pacote Leite Reforma pós-2013 e Pacote Leite David Gouveia Director de Serviços de Produção e Mercados Agrícolas Gabinete de Planeamento e Políticas MAMAOT Coop. Agrícola do Bom Pastor Arrifes S. Miguel 9 de Janeiro

Leia mais

CURRICULUM VITAE HABILITAÇÕES ACADÉMICAS. Doutorando em Ciências Histórico-Jurídicas, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL).

CURRICULUM VITAE HABILITAÇÕES ACADÉMICAS. Doutorando em Ciências Histórico-Jurídicas, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL). CURRICULUM VITAE Pedro Miguel Correia Gonçalves Naturalidade: Loulé Data de nascimento: 14 de Outubro de 1979 E-mail: pedrocorreiagoncalves@fd.ul.pt HABILITAÇÕES ACADÉMICAS Doutorando em Ciências Histórico-Jurídicas,

Leia mais

Formação no âmbito dos projectos PRO-EE e SMART-SPP - COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS Convite

Formação no âmbito dos projectos PRO-EE e SMART-SPP - COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS Convite Formação no âmbito dos projectos PRO-EE e SMART-SPP - COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS Convite 18, 25 Fevereiro, 4 Março 2010 Pólo Tecnológico de Lisboa OBJECTIVO Esta acção de formação, organizada pelo Laboratório

Leia mais

CURRICULUM VITAE. - Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

CURRICULUM VITAE. - Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. CURRICULUM VITAE I. DADOS PESSOAIS: NOME: Jorge Manuel Pontes Nobre Gregório EMAIL: jorgempngregorio-19904l@adv.oa.pt II. HABILITAÇÕES: - Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

Apresentação. Singular International

Apresentação. Singular International Apresentação Singular International APRESENTAÇÃO A Singular International é uma empresa de consultoria na área de Recursos Humanos, que conta com uma equipa que tem uma vasta e diversificada experiência,

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da disciplina de Geografia A ENSINO SECUNDÁRIO GEOGRAFIA A 11º ANO 3.1 Os espaços

Leia mais

REUNIÃO DE ALTO NÍVEL SOBRE AGRICULTURA FAMILIAR E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA CPLP

REUNIÃO DE ALTO NÍVEL SOBRE AGRICULTURA FAMILIAR E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA CPLP REUNIÃO DE ALTO NÍVEL SOBRE AGRICULTURA FAMILIAR E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA CPLP 5 a 7 de Fevereiro de 2018 Fundação Calouste Gulbenkian Lisboa PROGRAMA 05 DE FEVEREIRO Eventos Paralelos dos Mecanismos

Leia mais

Exmo. Ministro da Agricultura, Exma. Diretora da DRAPC, Exmo. Senhor Presidente da ESAC, Exmo. Responsáveis da CNA, Exmo. Convidados e Exmos Colegas

Exmo. Ministro da Agricultura, Exma. Diretora da DRAPC, Exmo. Senhor Presidente da ESAC, Exmo. Responsáveis da CNA, Exmo. Convidados e Exmos Colegas Exmo. Ministro da Agricultura, Exma. Diretora da DRAPC, Exmo. Senhor Presidente da ESAC, Exmo. Responsáveis da CNA, Exmo. Convidados e Exmos Colegas É uma honra e uma satisfação, participar no Trigésimo

Leia mais

REUNIÃO DE ALTO NÍVEL SOBRE AGRICULTURA FAMILIAR E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA CPLP

REUNIÃO DE ALTO NÍVEL SOBRE AGRICULTURA FAMILIAR E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA CPLP REUNIÃO DE ALTO NÍVEL SOBRE AGRICULTURA FAMILIAR E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA CPLP 5 a 7 de Fevereiro de 2018 Fundação Calouste Gulbenkian Lisboa PROGRAMA 05 DE FEVEREIRO Eventos Paralelos dos Mecanismos

Leia mais

PAC e Desenvolvimento Sustentável

PAC e Desenvolvimento Sustentável PAC e Desenvolvimento Sustentável SÍMPÓSIOS ANIPLA 2017 Perspetiva Económica e Social Hugo Costa- GPP Hotel Sana Metropolitan 30 março I Lisboa PAC e Desenvolvimento Sustentável 1. QUADRO ATUAL 2. AGENDA

Leia mais

Nota de Imprensa VISEU PRIMEIRO APRESENTA "NOVA EQUIPA PARA UM NOVO CICLO", COM MAIS SOCIEDADE CIVIL

Nota de Imprensa VISEU PRIMEIRO APRESENTA NOVA EQUIPA PARA UM NOVO CICLO, COM MAIS SOCIEDADE CIVIL Nota de Imprensa VISEU PRIMEIRO APRESENTA "NOVA EQUIPA PARA UM NOVO CICLO", COM MAIS SOCIEDADE CIVIL A Candidatura do PSD Viseu Primeiro apresenta hoje, em tribunal, a composição das suas listas para o

Leia mais

Lipor organiza seminário sobre a PAC pós 2020

Lipor organiza seminário sobre a PAC pós 2020 PUBLIAGRO AGROBUSINESS OUTRAS PUBLICAÇÕES HOME AGENDA LIPOR ORGANIZA SEMINÁRIO SOBRE A PAC PÓS 2020 Lipor organiza seminário sobre a PAC pós 2020 Out 16, 2018 Agenda, Destaque Agenda, Destaque Home, Notícias

Leia mais

ENCONTROS DE ARQUITECTURA, ENSINO, DESAFIOS, PERSPECTIVAS E COOPERAÇÃO. coimbra. Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

ENCONTROS DE ARQUITECTURA, ENSINO, DESAFIOS, PERSPECTIVAS E COOPERAÇÃO. coimbra. Mosteiro de Santa Clara-a-Velha ENCONTROS DE ARQUITECTURA, U R B A N I S M O E P A I S A G E M ENSINO, DESAFIOS, PERSPECTIVAS E COOPERAÇÃO coimbra Mosteiro de Santa Clara-a-Velha 14 de OUTUBRO de 2017 Este encontro nacional promove uma

Leia mais

CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO

CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO Novembro de 2016 I - IDENTIFICAÇÃO Nome - RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO Estado civil - Casado Naturalidade - Luanda Nacionalidade - Angolana Data de nascimento

Leia mais

ÁguaGlobal. Seminário de apresentação e discussão dos resultados do Projecto ÁguaGlobal

ÁguaGlobal. Seminário de apresentação e discussão dos resultados do Projecto ÁguaGlobal ÁguaGlobal Seminário de apresentação e discussão dos resultados do Projecto ÁguaGlobal LNEC Laboratório Nacional de Engenharia Civil Lisboa, 11 de Julho de 2014 ÁguaGlobal Enquadramento do Seminário Ao

Leia mais

Circuitos Curtos de Comercialização. Maria Raquel Lucas CEFAGE-UE e Departamento de Gestão

Circuitos Curtos de Comercialização. Maria Raquel Lucas CEFAGE-UE e Departamento de Gestão Circuitos Curtos de Comercialização Maria Raquel Lucas (mrlucas@uevora.pt) CEFAGE-UE e Departamento de Gestão Antecedentes Conceito de Circuito Curto Formas de Comercialização Estrutura da Apresentação

Leia mais

Caixa Geral de Aposentações

Caixa Geral de Aposentações N. o 63 31 de Março de 2005 DIÁRIO DA REPÚBLICA II SÉRIE 4985 Caixa Geral de Aposentações Aviso n. o 3296/2005 (2. a série). Em cumprimento do disposto no artigo 100. o do Decreto-Lei n. o 498/72, de 9

Leia mais

CURRICULUM VITAE RESUMIDO

CURRICULUM VITAE RESUMIDO CURRICULUM VITAE RESUMIDO Informação Pessoal: Manuel Maria Diogo Email: mdiogo.phd@gmail.com Telemóvel: 933 254 957 1 - HABILITAÇÕES ACADÉMICAS Doutorado em Arquitetura com Louvor e Distinção pelas: -

Leia mais

IPV.ESA Volume de Trabalho Total (horas): 138 Total Horas de Contacto: 60 T TP P Competências

IPV.ESA Volume de Trabalho Total (horas): 138 Total Horas de Contacto: 60 T TP P Competências Unidade Curricular: Economia e Gestão Agrária Área Científica: Economia Agrária e Sociologia Rural Curso / Ciclo: Engenharia Agronómica Ramo Fitotecnia - 1º Ciclo Docente Responsável: Vítor João Pereira

Leia mais

IHMT-UNL INSTITUTO DE HIGIENE E MEDICINA TROPICAL UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA MESTRADO. Epidemiologia.

IHMT-UNL INSTITUTO DE HIGIENE E MEDICINA TROPICAL UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA MESTRADO. Epidemiologia. IHMT-UNL INSTITUTO DE HIGIENE E MEDICINA TROPICAL UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA MESTRADO Epidemiologia www.ihmt.unl.pt Prof. Doutora Inês Fronteira Coordenadora do Mestrado em Epidemiologia Inês Fronteira

Leia mais

O Funcionamento do Triângulo Institucional

O Funcionamento do Triângulo Institucional Construção da União Europeia O Funcionamento do Triângulo Institucional 25 de Junho de 2009 Centro de Informação Europeia 1 1 Como funciona a União Europeia? O sistema político da União Europeia tem vindo

Leia mais

Estilos de vida saudável promotores de saúde mental: Intervenção em meio escolar

Estilos de vida saudável promotores de saúde mental: Intervenção em meio escolar Estilos de vida saudável promotores de saúde mental: Clara André*, RN, MSc Cândido, Anabela*, RN, MSc Conceição Santiago*, RN, MSc Olimpia Cruz*, RN, MSc Teresa Carreira*, RN, MSc *Professoras Adjuntas

Leia mais

Congresso Estratégias para as Novas Agriculturas

Congresso Estratégias para as Novas Agriculturas Congresso Estratégias para as Novas Agriculturas 5 de MARÇO 09H00: 09H45: 10H10: 10H40: 11H25: 11H35: 12H05: 12H20: 13H00: Colaboração: Sessão de Abertura Entidade AIP/FIL I Painel Moderador: Prof. Miguel

Leia mais

LISTA CANDIDATA ÀS ELEIÇÕES PARA OS CORPOS SOCIAIS DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE GEÓGRAFOS BIÉNIO

LISTA CANDIDATA ÀS ELEIÇÕES PARA OS CORPOS SOCIAIS DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE GEÓGRAFOS BIÉNIO LISTA CANDIDATA ÀS ELEIÇÕES PARA OS CORPOS SOCIAIS DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE GEÓGRAFOS BIÉNIO 2010-2012 LISTA A - Geografia: reforçar a competência, o dinamismo e a inovação Assembleia Geral Presidente

Leia mais

Formação Académica: Licenciado em Ciências Religiosas pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

Formação Académica: Licenciado em Ciências Religiosas pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. Eugénio José da Cruz Fonseca, natural de Setúbal, onde reside, nascido em 1957, casado, pai de dois filhos. Formação Académica: Licenciado em Ciências Religiosas pela Faculdade de Teologia da Universidade

Leia mais

Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (IST) em 1957.

Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (IST) em 1957. Em complemento da proposta por si apresentada no âmbito do ponto 11.º da Ordem de Trabalhos da Assembleia Geral Anual de "CIMPOR - Cimentos de Portugal, SGPS, S.A.", a realizar no próximo dia 11 de Maio

Leia mais

AgroGLOBAL- Feira do Milho e das Grandes Culturas

AgroGLOBAL- Feira do Milho e das Grandes Culturas A PAC pós 2013 - O Debate Europeu e AgroGLOBAL- Feira do Milho e das Grandes Culturas Eduardo Diniz - GPP 9 de Setembro de 2010 Valada do Ribatejo 1 I. Desafios para a agricultura à escala global e europeia

Leia mais

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS. Ensino Primário

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS. Ensino Primário HABILITAÇÕES LITERÁRIAS Ensino Primário Frequentou no Ensino Primário a Escola Primária de Figueira e Barros, tendo feito o exame da 4ª Classe na Escola Primária de Avís e o exame de admissão aos Liceus,

Leia mais

MAPA XVII RESPONSABILIDADES CONTRATUAIS PLURIANUAIS DOS SERVIÇOS INTEGRADOS E DOS SERVIÇOS E FUNDOS AUTÓNOMOS, AGRUPADOS POR MINISTÉRIO (EM EURO)

MAPA XVII RESPONSABILIDADES CONTRATUAIS PLURIANUAIS DOS SERVIÇOS INTEGRADOS E DOS SERVIÇOS E FUNDOS AUTÓNOMOS, AGRUPADOS POR MINISTÉRIO (EM EURO) Página 1/8 01 - ENCARGOS GERAIS DO ESTADO CONSELHO ECONÓMICO E SOCIAL 65 009 65 009 GABINETE DO SECRETÁRIO DE ESTADO DA ADMINISTAÇÃO LOCAL 202 624 202 624 INSTITUTO PORTUGUÊS DA JUVENTUDE 2 706 067 2 177

Leia mais

Inscrição. Encontra se aberta a participação a interessados exteriores às instituições que integram a organização da Conferência.

Inscrição. Encontra se aberta a participação a interessados exteriores às instituições que integram a organização da Conferência. Inscrição Encontra se aberta a participação a interessados exteriores às instituições que integram a organização da Conferência. As inscrições são limitadas ao número de 30. Preço da inscrição 25 000$00

Leia mais

PROGRAMA GERAL DE GESTÃO INTENSIVO OPEN EXECUTIVE PROGRAMME

PROGRAMA GERAL DE GESTÃO INTENSIVO OPEN EXECUTIVE PROGRAMME PROGRAMA GERAL DE GESTÃO INTENSIVO OPEN EXECUTIVE PROGRAMME Objetivo O Programa Geral de Gestão Intensivo proporcionará aos participantes conhecimentos nucleares de gestão, proporcionando-lhes o acesso

Leia mais

Um olhar prospectivo nas redes de desenvolvimento das comunidades locais e regionais no contexto do território do EuroACE

Um olhar prospectivo nas redes de desenvolvimento das comunidades locais e regionais no contexto do território do EuroACE Responsabilidade Social no Desenvolvimento das ComunidadesLocais e Regionais Conferência Auditório do Jornal Diário do Sul Évora Um olhar prospectivo nas redes de desenvolvimento das comunidades locais

Leia mais

07/06/2015 Imprimir Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar Introdução à... Interessante Naturlink

07/06/2015 Imprimir Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar Introdução à... Interessante Naturlink Naturlink Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar Introdução à Norma ISO 22000 Rita Teixeira d Azevedo A ISO 22000 especifica os requisitos de um sistema de gestão da segurança alimentar, para organizações

Leia mais

Comissão Europeia. Conselho da União Europeia. Parlamento Europeu. Tribunal de Justiça. Tribunal de Contas. Comité Económico e Social

Comissão Europeia. Conselho da União Europeia. Parlamento Europeu. Tribunal de Justiça. Tribunal de Contas. Comité Económico e Social As instituições comunitárias Comissão Europeia Conselho da União Europeia Parlamento Europeu Tribunal de Justiça Tribunal de Contas Comité Económico e Social Comité das Regiões Banco Europeu de Investimentos

Leia mais

Boletim Informativo - Legislação de Novembro 2010

Boletim Informativo - Legislação de Novembro 2010 1 de 5 Escola Secundária de Nelas Boletim Informativo - Legislação de Novembro 2010 1 mensagem CIREP 30 de Novembro de 2010 16:58 Para: "esb3.nelas@escolas.min-edu.pt"

Leia mais

CELORICO PALMA, CLOTILDE

CELORICO PALMA, CLOTILDE M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome CELORICO PALMA, CLOTILDE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Janeiro de 2005 Advogada Especialista em Direito Fiscal Sócia da Paz

Leia mais

IDADE 64 anos SERVIÇO MILITAR Cumprido de a ESTADO CIVIL Casado B.I. nº

IDADE 64 anos SERVIÇO MILITAR Cumprido de a ESTADO CIVIL Casado B.I. nº CURRICULUM VITAE I NOTAS BIOGRÁFICAS Adriano Martins Aires Rua das Palmeiras, nº 40 Mata da Curia 3780 TAMENGOS Telefone: 231 504212 IDADE 64 anos SERVIÇO MILITAR Cumprido de 07.10.1969 a 20.03.1973 ESTADO

Leia mais

A Europa à sua porta Como a UE influencia o dia-a-dia

A Europa à sua porta Como a UE influencia o dia-a-dia A Europa à sua porta Como a UE influencia o dia-a-dia SUMÁRIO Como funciona a União Europeia? Os principais órgãos da UE Comissão Europeia Parlamento Europeu Conselho de Ministros da União Europeia Conselho

Leia mais

CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO

CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO Março 2011 I - IDENTIFICAÇÃO Nome - RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO Estado civil - Casado Naturalidade - Luanda Nacionalidade - Angolana Data de nascimento - 21 de

Leia mais

Proposta de Reforma da Política Agrícola Comum

Proposta de Reforma da Política Agrícola Comum Proposta de Reforma da Política Agrícola Comum Elementos relevantes e Consulta às Organizações de Agricultores Francisco Cordovil Director do GPP Salão Polivalente MAMAOT 17 Outubro 2011 Proposta de Reforma

Leia mais

DIA INTERNACIONAL DAS COOPERATIVAS. 2 DE JULHO DE 2016 Paços de Ferreira

DIA INTERNACIONAL DAS COOPERATIVAS. 2 DE JULHO DE 2016 Paços de Ferreira DIA INTERNACIONAL DAS COOPERATIVAS 2 DE JULHO DE 2016 Paços de Ferreira INTERVENÇÃO DO PRESIDENTE DA CONFAGRI Manuel dos Santos Gomes Em primeiro lugar quero saudar e agradecer a presença do Senhor Ministro

Leia mais