CINESIOTERAPIA E TERAPIA MANUAL NO TRATAMENTO DE LOMBALGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CINESIOTERAPIA E TERAPIA MANUAL NO TRATAMENTO DE LOMBALGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA"

Transcrição

1 CINESIOTERAPIA E TERAPIA MANUAL NO TRATAMENTO DE LOMBALGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA Auristânia Patrícia Barboza Denise Matias da Silva Marcello Henrique Mulatinho Rodrigo Delfino Nascimento Renata Soraya Coutinho Resumo Introdução: A é um processo patológico que se caracteriza por dor na coluna lombar. Pode apresentar origem variada e estar relacionada ao sedentarismo e à postura inadequada. Esta patologia é considerada um importante problema de saúde pública, pois predispõe incapacidade funcional e contribui para o absenteísmo e aposentadoria precoce. Diversos recursos fisioterapêuticos são propostos para o tratamento das s, porém ainda não existe um consenso sobre o melhor tipo de intervenção. Objetivo: Reunir e catalogar as experiências de intervenção terapêuticas empregadas nas s de causas diversas, destacando os principais resultados alcançados, assim o a importância de cada uma delas. Método: Trata-se de uma revisão sistemática do tipo metanálise, na qual foram coletados artigos indexados nas bases de dados Medline e Lilacs. As palavras chaves utilizadas foram:, fisioterapia, cinesioterapia e terapia manual. Como critérios de inclusão consideramos os estudos publicados na língua portuguesa, disponíveis na íntegra e que utilizassem cinesioterapia e/ou a terapia manual o recurso terapêutico. Resultados: Foram catalogadas em um quadro expositivo 14 publicações de um total de 40 pré-selecionadas. Verificou-se que 85% dos sujeitos das pesquisas apresentavam quadro de e que 73% eram do sexo feminino. Com relação às técnicas utilizadas, 90% utilizaram o alongamento e 28% a técnica de isostretching. Conclusão: Apesar dos estudos demonstrarem resultados positivos na redução dos sintomas, apresentaram um baixo nível de evidência científica, impossibilitando um consenso na escolha de um tratamento eficaz. Faz-se necessária a realização de novos ensaios clínicos sobre essa temática um maior nível de evidência. Palavras Chaves: Lombalgia, Fisioterapia, cinesioterapia e terapia manual.

2 Introdução A é uma condição auto limitante de natureza multifatorial que pode interferir na capacidade funcional prometendo a qualidade de vida (SULLIVAN, 2005). Existem diversos fatores causais presentes na sua etiologia, porém, o tipo degenerativo, destaca-se por sua alta prevalência. Nesse caso, ocorrerá a degeneração do disco intervertebral aumento do abaulamento posterior e lateral e uma menor capacidade de dissipar as forças de pressão (GREENE, 2006). Normalmente a dor é percebida na região lombar e/ou sacral podendo ou não irradiar para um membro inferior (MADDALENA, 2006). Em uma sociedade industrializada, a é relatada por aproximadamente 80% da população em algum momento de sua vida (RACKWITZ et al., 2006; KWON et al., 2006). Dentre as queixas mais uns de atendimento em unidades de saúde, a fica em segundo lugar, depois apenas da dor de cabeça, 30% das consultas ortopédicas e 50% dos atendimentos de fisioterapia. Configura-se o um sério impacto na sociedade, pois é a segunda causa de afastamento do trabalho, levando inclusive à aposentadoria precoce (VITTA, 1996). Pode ser classificada em três tipos: as que apresentam dor na região lombar, as queixa de dor nas articulações sacroilíacas ou os dois tipos em associação (NOVAES et al., 2006). A dor lombar pode ocorrer por fatores intrínsecos, o condições tumorais, mecânicos-posturais, processos inflamatórios, processos infecciosos, degenerativos e congênitos; e por causas extrínsecas, nas quais ocorre um esforço entre a carga funcional muitas vezes no trabalho ou em atividade doméstica. Além desses há umente a associação fatores psíquicos, destacando-se: o estresse, a ansiedade e a depressão, causados muitas vezes por insatisfações no trabalho, que podem desencadear ou agravar a (PIRES e DUMAS, 2008). O tratamento da dor e disfunção lombar envolve equipe multidisciplinar, incluindo médico, fisioterapeuta e psicólogo, tendo o proposta geral, controlar o quadro álgico e promover o bem-estar e o retorno às atividades funcionais do indivíduo. A fisioterapia dispõe de diversos recursos terapêuticos que auxiliam na promoção do alívio sintomático da dor e na reabilitação destes pacientes (BRIGANÓ e MACEDO, 2005). Destacam-se entre eles as técnicas de terapia manual,

3 cinesioterapia, eletrotermoterapia, hidrocinesioterapia, reeducação postural, osteopatia, acupuntura entre outros (MACEDO e BRIGANÓ, 2009). Com o intuito de direcionar a melhor opção de abordagem terapêutica a ser aplicada pelos profissionais da área, essa pesquisa tem, o uma de suas finalidades, o propósito de acrescentar conhecimentos sobre o tema no campo científico, na área da fisioterapia, que sempre carece de informações dessa natureza. Além de reunir e catalogar as experiências de intervenção terapêuticas empregadas nas s de causas diversas, destacando os principais resultados alcançados, assim o a importância da terapia manual e da cinesioterapia, nesse processo patológico. Métodos Trata-se de uma revisão sistemática do tipo metanálise, de natureza quantitativa. Segundo Cordeiro et al. (2007) esse tipo de investigação científica tem o objetivo reunir, avaliar criticamente e conduzir uma síntese de resultados de diversos estudos originais primários, o autor ainda destaca que os métodos estatísticos (metanálise) podem ou não ser empregados para analisar e sumarizar os produtos dos artigos incluídos e que permitem a síntese quantitativa de diferentes perspectivas observadas nos estudos que integrarão a amostra. Foi elaborada no período preendido entre fevereiro e abril de 2014, considerando artigos publicados em bases indexadas entre os anos de 2008 e 2014, para integrar a amostra, e de 1996 e 2014, para a elaboração do corpo textual do artigo. Os artigos foram coletados através de uma busca nas bases de dados eletrônicas MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online) e LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), através de uma consulta as seguintes palavras-chave: Lombalgia, Fisioterapia, Cinesioterapia e Terapia Manual. Foram realizadas três buscas seguindo a seguinte binação: Lombalgia, Fisioterapia; Lombalgia, Cinesioterapia e Lombalgia, Terapia Manual. Os critérios de inclusão adotados foram: estudos publicados na língua portuguesa, disponíveis na íntegra nas bases de dados e que utilizassem a cinesioterapia e/ou a terapia manual o recursos fisioterapêutico na.

4 Foram excluídos os estudos de revisão, as citações, estudos que abordavam tratamentos farmacológicos e estudos que tratavam apenas de avaliação ou prevalência da. Resultados Após a busca e a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 14 artigos, expostos através do quadro 1, de um total de 40 coletados. A supressão dos 26 artigos se fez por não contemplarem o assunto proposto ou por se enquadrarem em outros critérios de exclusão. Tabela 1: Exposição dos artigos catalogados de acordo o ano de publicação e o tipo de estudo. Artigo Tipo de estudo Amostra Homem Mulher Tratamento Freitas et al., 2008 simples sem grupo 19 pctes 7 12 Dinamómetro isocinético, fortalecimento bola terapêutica e alongamento passivo de isquiotibiais e para vertebrais. Carvalho et al., 2009 Estudo de caso 3 pctes 3 Cinesioterapia (estabilização segmentar, alongamento neural para ciático, FNP para tronco, exercícios proprioceptivos, isostretching e exercícios de resistência e força para glúteos). Durante et al., 2009 randomizado sem grupo 6 pctes 6 Isostretching e cinesioterapia (alongamento da cadeia posterior e fortalecimento do músculo transverso do abdômen). Macedo et al., 2009 randomizado sem grupo 40 pctes Terapia manual (manobras miofasciais de pompage global, torácica, lombar e sacral) e cinesioterapia (alongamentos de para vertebrais, exercicios de mobilidade lombopévica o uso de bola suíça e Isostretching)

5 Machado et al., 2010 randomizado sem grupo 9 pctes 2 7 Mobilização neural e alongamento muscular Global Pereira et al., 2010 randomizado sem grupo 12 pctes 12 Estabilização segmentar (contração isométrica do transverso do abdômen, do multífido e do assoalho pélvico) Sousa et al., 2010 Estudo de caso 4 pctes 1 3 Escola da coluna (alongamento global) Freitas et al., 2011 randomizado sem grupo 38 pctes ocupacional Cinesioterapia (contração dos musculos abdominais e assoalho pélvico, massagem da fascia plantar, alongamento dos isquiostibiais e fortalecimento dos extensores do quadril) Garcia et al., 2011 randomizado sem grupo 18 pctes 4 14 método Mackenzie e escola da coluna Gil et at., 2011 grupo 34 pctes gestacional 34 RPG Puppin et al., 2011 grupo 55 pctes Método GDS (alongamento global) Bordiak et al., 2012 controlado randomizado duplo cego 22 pctes 6 16 Eletroestimulação (em paravertebrais dorsolombares) e CORE training (pontes isométricas) Tomé et al., 2012 Estudo de caso 10 pctes 10 Isostretching e treinamento sensório motor na água Korelo et al., 2013 simples sem grupo 10 pctes 4 6 Cinesioterapia e escola da coluna (alongamento global) Legenda: pctes=pacientes; FNP=facilitação Neuromuscular Proprioceptiva; RPG=Reeducação Postural Global.

6 No gráfico 1, observa-se a distribuição dos artigos de acordo o ano de publicação. Através dele observamos um maior número de publicações em 2011, quatro artigos (28%); seguidos por em 2010 e 2009, três artigos (21% cada); Não foram encontradas publicações no ano de Gráfico 1: Ano de publicação dos artigos 14! 13! 12! 11! 10! 9! 8! 7! 6! 5! 4! 3! 2! 1! 0! 28%! 21%! 21%! 14%! 7%! 7%! 2008! 2009! 2010! 2011! 2012! 2013! Com relação ao tipo de estudo, o gráfico 2 expõe seis ensaios clínicos randomizados sem grupo (43%); três estudo de caso (22%); Dois ensaios clínicos grupo (14%); dois ensaios clínicos simples sem grupo (14%) e um ensaio clinico controlado randomizado duplo cego (7%). Gráfico 2: Tipos de estudo dos artigo. Estudo de caso! Ensaio clínico simples sem grupo! Ensaio clínico grupo cotrole! 14%! 14%! 22%! Ensaio clínico randomizado sem grupo! 43%! Ensaio clínico controlado randomizado duplo cego! 7%! 0! 2! 4! 6! 8! 10! 12! 14!

7 O gráfico 3 refere-se ao sexo das amostras nos artigos pesquisados. Num total de 280 Indivíduos tratados diagnóstico de, a maioria foi do sexo feminino. Embora note-se uma grande predominância de pesquisa utilizando amostras de ambos os sexos (64,2%), enquanto 35,8% utilizaram amostras apenas do sexo feminino, não foram observados estudos realizados amostras apenas do sexo masculino, o que caracterizou predominância de pesquisas utilizando mulheres. Fato que ocorreu também nas amostras mistas. Gráfico 3: Sexo da amostra 14! 12! 10! 64,2%! 8! 6! 35,8%! 4! 2! 0! Feminino! Misto! Observa-se no gráfico 4, que há uma preferência na utilização de s s para as pesquisas (86%). Gráfico 4: Tipos de 7%! 7%! 86%! Crônica! Ocupacional! Gestacional!

8 De acordo a intervenção empregada, o gráfico 5 expõe que a cinesioterapia é a técnica mais utilizada para o tratamento da. Dentre estas técnicas, 71,4% dos estudos utilizaram o alongamento o ferramenta terapêutica e 28,5% utilizaram o Isostretching, sendo estas as mais utilizadas. Observa-se, também, que existem diversas técnicas de terapia manual que são utilizadas de forma isolada ou binadas. Gráfico 5: Técnicas utilizadas Técnicas utilizadas! 0! 2! 4! 6! 8! 10! 12! 14! Alongamento! 71,4%! Isostretching! 28,5 %! Estabilização Segmentar! 14,2%! Bola terapêutica! 14,2%! Dinamômetro Isocinético! 7,1%! FNP! 7,1%! RPG! 7,1%! Mobilização Neural! 7,1%! Massagem! 7,1%! Core Training! 7,1%! Método Mackenzie! 7,1%! Treinamento sensório motor na água! 7,1%! Pompage Global! 7,1%! Discussão Com relação à distribuição dos artigos de acordo o ano de publicação, observa-se que não houve aumento ou diminuição do quantitativo de artigos publicados de acordo esse critério. Se distribuirmos os artigos em dois intervalos temporais percebemos que cada intervalo tem exatamente a mesma quantidade de artigos, picos nos anos de 2009 e Não foram observados na literatura, dados que pudessem justificar essa distribuição, nem o fato de não haver publicações no ano de 2014.

9 Com relação aos níveis de evidência científica dos artigos, Sackett (1996) destaca que para uma boa evolução do cuidado os pacientes, é necessária uma integração dessa prática a melhor evidência clínica disponível proveniente de investigação sistemática. Segundo Stetler (1998), uma evidência científica consiste em bases para suportar a confirmação ou a negação de uma teoria científica. De acordo o quadro 1, que destaca o grau de evidência de um estudo, percebe-se que as publicações pesquisadas têm baixo grau de evidência científica, considerando que apenas um dos estudos possui critérios que o classifica o nível I, tratando-se de um ensaio clínico controlado, randomizado e duplo cego. A maioria dos artigos é do tipo ensaio clínico randomizado sem grupo e estudos de caso, enquadrando- se no nível III e V de evidência. Níveis de evidência de estudos Quadro 1: Nível de evidência de um estudo Nível I Ensaio clínico randomizado desfecho e magnitude de efeito clinicamente relevante, correspondente à hipótese principal em teste, adequado poder e mínima possibilidade de erro alfa. Revisões sistemáticas e metanálises de ensaios clínicos paráveis, validade interna e mínima possibilidade de erro alfa. Nível II Ensaio clínico randomizado que não preenche critérios do nível I. Análise de hipóteses secundárias de estudos de nível I. Nível III Estudo quase-experimental s contemporâneos selecionados por método sistemático independente de julgamento clínico. Análise de subgrupos de ensaios clínicos randomizados. Nível IV Estudo quase-experimental s históricos. Nível V Estudos de casos e s. Nível VI Séries e relatos de casos. (FUCHS E WANNMACHER, 1998). O baixo grau de evidencias dos estudos corrobora Filippim (2008), que destaca que não existem pesquisas suficientes em fisioterapia para formar um corpo científico de conhecimento necessário para sustentar a prática baseada em evidências, principalmente estudos evidência nível I. Queiroz e Santos (2013) consideram que houve aumento da produção científica em fisioterapia, entretanto argumentam que esse aumento exige dos profissionais apreciação crítica para identificar se as informações são atuais e de

10 boa qualidade. Para os autores, a maioria dos fisioterapeutas não possuem formação em metodologia da pesquisa suficiente para distinguir entre resultados de alta e baixa qualidade, assim o identificar os pontos relevantes para sua aplicabilidade. Cavalcante et al. (2011) concorda que houve aumento do volume de produção científica na área de fisioterapia, entre os anos de 2003 e 2008, mas afirma que quando se considera qualidade dos pesquisadores, o Brasil se encontra em 30º lugar, não havendo, no mesmo período a mesma evolução em qualidade, que se observa em quantidade. Com relação à distribuição das amostras pesquisadas segundo o sexo das amostras, observa-se uma predominância de pesquisas envolvendo mulheres em 73% dos casos. Maia et al. (2013) e Santos (2013) concordam que há prevalência de no sexo feminino, isso em parte justifica o maior número de pesquisas nessa população. Dentre os artigos selecionados observa-se que há uma predominância no diagnóstico de dor lombar em 86%. Sendo a aquela em que o sintomas se perduram por mais de 3 meses. A partir desse achado nos questionamos se pacientes aguda estão negligenciando a procura por tratamento, se os recursos terapêuticos empregados na aguda estão sendo ineficazes a ponto dos sintomas evoluírem para uma ou talvez a opção por ensaios clínicos utilizando esse tipo de amostra seja por conveniência dos pesquisadores. A maioria dos artigos não deixa claro o foi realizada a amostragem. Considerando as abordagens fisioterapêuticas no tratamento da, percebe-se que o uso da cinesioterapia clássica, assim o a binação deste recurso outros métodos de terapia manual, foi amplamente empregada. Dentre essas técnicas a mais utilizada foi o alongamento muscular, manobra terapêutica voltada para aumentar o primento dos tecidos moles que estejam encurtados (KISNER e COLBY, 2009). Segundo Puppin et al. (2012) um aumento na flexibilidade muscular lombopélvica e do quadril resulta na diminuição do estresse pressivo facilitando o reaprendizado motor funcional desta região.

11 A segunda técnica mais utilizadas foi o isostreching, que é um método postural global que utiliza exercícios o objetivo de fortalecer e flexibilizar a musculatura postural (CARVALHO, 2009). Uma revisão sistemática, realizada por Slade e keating (2006), indica que os programas de tratamento que incluíam exercícios de fortalecimento de tronco são mais efetivos para a redução da dor lombar e aumento da capacidade funcional do que aqueles que não incluíam. A partir de uma metanálise, Hayden (2005) evidencia que a prática de exercícios terapêuticos seja mais efetiva que outros tratamentos para dor lombar. O tratamento a cinesioterapia, que utiliza exercícios que visam reforço muscular, ganho de amplitude articular e melhora da capacidade cardio respiratória, assim o as técnicas de terapia manual, que utilizam manipulação e mobilização articular, parecem uma eficiente escolha na prescrição de um programa de reabilitação para, este fato é provado quando são avaliados os resultados dos artigos estudados. Todos os estudos contemplam em seus resultados a diminuição da dor lombar e o aumento da capacidade funcional. A escolha do tratamento para deve estar baseada não só no alívio da dor, o no ganho da capacidade funcional, melhora na qualidade de vida e retorno mais rápido ao trabalho e atividades usuais. Para tal objetivo a escolha do tratamento deve estar associada a obtenção de ganhos duradouros o a melhora do condicionamento físico, já que a está associada ao sedentarismo e disfunções posturais. Carvalho (2009) defende a eficácia da binação de técnicas cinesioterapêuticas o; estabilização segmentar, propriocepção geral e exercícios resistidos para glúteos. O seu estudo identificou uma redução do nível de incapacidade dos pacientes. Freitas (2011) verificou os efeitos da cinesioterapia utilizando exercícios de ativação dos músculos abdominais e assoalho pélvico, de flexibilização dos extensores lombares e musculatura da cadeia posterior dos membros inferiores, resultando na melhora da dor lombar, aumento capacidade funcional e amplitude de movimento. Em uma revisão sistemática, Middelkoop (2011), confirmou que a utilização de exercício terapêutico em paração a fisioterapia convencional resulta em melhores resultados a longo prazo.

12 Utilizando a terapia manual, Macedo e Briganó (2009) realizaram uma intervenção utilizando manobras miofascias o pompage global, torácica, lombar e sacral e isostretching binadas técnicas de cinesioterapia. Os autores presenciaram efeitos significativos na melhora da dor, qualidade de vida e capacidade funcional dos pacientes. Machado (2010), utilizando a técnica de mobilização neural associada a um programa de alongamento muscular, também evidenciou resultados significativos relação ao alívio do quadro álgico. Em seu ensaio clínico pacientes portadores de, Balthazard et al. (2012), investigaram os efeitos da técnica de músculo energia e alongamentos seguidos por exercícios ativos específicos. Os autores observaram a diminuição da dor e redução da incapacidade funcional utilizando as técnicas binadas. Muñoz (2013) defende, através de uma metanálise, que a binação de exercícios terapêuticos e terapia manual são mais eficazes do que a utilização das técnicas isoladas. Conclusão Existem diversas técnicas de terapia manual e cinesioterapia, passíveis de serem utilizadas o conduta terapêutica no tratamento das s. O critério de escolha para a técnica a ser utilizada vai depender de cada caso específico, respeitando-se a individualidade biológica de cada paciente. Nota-se que a assistência fisioterapêutica vem tornando-se cada vez mais plexa e variada e que, a cada dia surgem novas técnicas que necessitam de fundamentação científica norteadora da prática clínica a fim de aprimorar a formação dos profissionais e consolidar a profissão Pôde-se evidenciar, através desta revisão sistemática, que os artigos coletados utilizaram técnicas de terapia manual e cinesioterapia, obtendo resultados positivos na redução da dor e no aumento da capacidade funcional dos pacientes dor lombar, embora a falta de padronização e de descrição clara sobre a metodologia, aliada a estudos de baixo nível de evidência, fragilizem esses resultados e impossibilitem um consenso diante da escolha de um tratamento eficaz. Faz-se necessário o incentivo de pesquisas que fundamentem a construção de um corpo de conhecimento próprio da fisioterapia, que possa ser embasada em

13 evidencias científicas atuais e fomentar o enriquecimento do profissional e da sua prática. Dessa forma o fisioterapeuta poderá realizar a melhor escolha no programa de tratamento para esta patologia.

14 Referências BALTHAZARD, P.; GOUMOENS, P.; RIVER, G.; DEMEULENAERE, P.; BALLABENI, P.; DÉRIAZ, O. Manual therapy folloed by specific active exercises versus a placebo followed by specific active exercises on the improvement of functional disabity in patients with chronic non specific low back pain: randomized controlled trial. BMC Musculoskelet Disord, v.13, n.162, p , BRIGANÓ, J.U.; MACEDO, C.S.G. Análise da mobilidade lombar e influência da terapia manual e cinesioterapia na. Seminário: Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, v. 26, n. 2, p , jul./dez, BORDIAK, F.C.B.; SILVA, E.B. Eletroestimulação e core training sobre dor e arco de movimento na. Fisioterapia e Movimento, Curitiba, v. 25, n. 4, p , out/dez, CARVALHO, A.R; GREGÓRIO, F.C.; ENGEL, G.S. Descrição de uma intervenção cinesioterapêutica binada sobre a capacidade funcional e o nível de incapacidade em portadoras de inespecífica. Arq. Ciência Saúde, Umarama, v. 13, n. 2, p , mai/ago, CAVALCANTE, C.C.L.; RODRIGUES, A.R.S.; DADALTO, T.V.; SILVA, E.D. Evolução científica da fisioterapia em 40 anos de profissão. Revista Fisioterapia e Movimento, v.24, n. 3, p , jul/set, CORDEIRO, A.M.; OLIVEIRA, G. M.; RETENRÍA, J.M.; GUIMARÃES, C.A. Revisão Sistemática: uma revisão narrativa. Rev.Col. Brasi. Cir. Rio de Janeiro, v. 34, n. 6, p ,nov./dez, DURANTE, H.; VASCONCELOS, E.C.L.M. Comparação do método isostretching e cinesioterapia convencional no tratamento da. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, v. 30, n. 1, p , jan/jun, FILIPPIN, L.I.; WAGNER, M.B. Fisioterapia baseada em evidencia: uma nova perspectiva. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v.12, n.5, p.432-3, set./out, FREITAS, C.D.; GREVE, J.M.D. Estudo parativo entre exercícios dinamômetro isocinético e bola terapêutica na de origem mecânica. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v. 15, n. 4, p , out/dez, FREITAS, K.P.N.; BARROS, S.S.; ÂNGELO, R.C.O.; UCHÔA, E.P.B.L. Lombalgia ocupacional e a postura sentada: efeitos da cinesioterapia laboral. Revista Dor, São Paulo, v. 12, n. 4, p , out/dez, GARCIA, A.N.; GONDO, F.L.B.; COSTA, R.A.; CYRILLO, F.N.; COSTA, L.O.P. Efeitos de duas intervenções fisioterapêuticas em pacientes dor lombar não-específica: viabilidade de um estudo controlado aleatorizado. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 15, n. 5, p , set/out, 2011.

15 GIL, V.F.B.; OSIS, M.J.D.; FAÚNDES, A. Lombalgia durante a gestação: eficácia do tratamento reeducação postural global (RPG). Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v. 18, n. 2, p , abr/jun, GREENE, W.B. Netter Ortopedia. 1ª edição. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2006 HAYDEN, J.A.; MAURITS, W.; MALMIVAARA, M.D.; KOES, B.W. Meta-analysis: exercise therapy for nonspecific low back pain. Ann. Inter. Med. v. 142, n. 9, p , KISNER, C.; COLBY, L.A. Exercicios Terapêuticos-Fundamentos e técnicas. 5ª edição, São Paulo Editora. Manole KORELO, R.I.G.; RAGASSON, C.A.P.; LERNER, C.E.; MORAIS, J.C.; COSSA, J.B.N.; KRAUCZUK, C. Efeito de um programa cinesioterapêutico de grupo, aliado à escola de postura, na. Fisioterapia e Movimento, v. 26, n. 2, p , abr/jun, KWON, M.A.; SHIM, W.S.; KIM, M.H.; GWAK, M.S.; HAHM, T.S.; KIM, G.S.; KIM, C.S.; CHOI, Y.H.; PARK, J.H.; CHO, H.S.; KIM, T.H. A Correlation between low back pain and associated factors: a study involving 772 patients who had undergone general physical examination. J Korean Med Sci, v.21, p , MACEDO, C.S.G.; BRIGANÓ, J.U. Terapia manual e cinesioterapia na dor, incapacidade e qualidade de vida de indivíduos. Revista Espaço para a Saúde, Londrina, v. 10, n. 2, p. 1-6, jun, MACHADO, G.F.; BIGOLIN, S.E. Estudo parativo de casos entre a mobilização neural e um programa de alongamento muscular em lombálgicos crônicos. Revista Fisioterapia e Movimento, Curitiba, v. 23, n. 4, p , out/dez, MADDALENA, M.L. Medicina Perioperatória. Rio de Janeiro: Editora SAERJ. Capitulo MAIA, T.O.; CAVALCANTI, T.R.; FONSÊCA, N.T.; DUARTE, W.B.A.; CÔELHO, A.C. Força muscular lombar: uma análise parativa entre indivíduos sadios, sedentários e indivíduos inespecífica. Revista Terapia Manual, v.11, n 54, p MIDELKOOP, M.; RUBINSTEIN, S.M.; KUIJPERS, T.; VERHAGEN, A.P.; OSTELO, R.; KOES, B.W.; TULDER, M.V. A systematic review on the effectiveness of physical and rehabilitation interventions for chronic non-specific low back pain. Eur Spine J; v.20, n.1, p.19-39, jan, MUNOZ, C.; GOMEZ, A.C.; SANCHEZ, M.J. Physical therapy treatments for low back pain in children and adolescents: a meta-analysis. Muscolskelet Disord, v.14, n.55, 2013.

16 NOVAES, F. S.; SHIMO, A. K. K.; LOPES, M. H. B. M. Lombalgia na gestação. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v. 14, n. 4, p , jul./ago, PEREIRA, N.T.; FERREIRA, L.A.B.; PEREIRA, W.M. Efetividade de exercícios de estabilização segmentar sobre a dor lombar mecânico-postural. Revista Fisioterapia e Movimento, Curitiba, v. 23, n. 4, p , out/dez, PIRES, R.A.M.; DUMAS, F.L.V. Lombalgia: revisão de Conceitos e métodos de tratamento. Universitas: Ciências da Saúde, Brasilia, v.6, n.2, p , jul./dez, PUPPIN, M.A.F.L.; MARQUES, A.P.; SILVA, A.G.; NETO, H.A.F. Alongamento muscular na dor lombar inespecífica: uma estratégia do método GDS. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v. 18, n. 2, p , abr/jun, QUEIROZ, P. S.; SANTOS, M.J. Facilidades e habilidades do fisioterapeuta na procura, interpretação e aplicação do conhecimento científico na prática clínica: um estudo piloto. Revista Fisioterapia e Movimento, v. 26, n. 1, p , RACKWITZ, B.; BIE, R.; LIMM, H.; GARNIER K.V.; EWERT, T.; STUCKI, G. Segmental stabilizing exercises and low back pain. What is the evidence? A systematic review of randomized controlled trials. Clin Rehabil, v.20 n.7, p , SACKETT, D.L.; ROSENBERG, W.M.; GRAY, J.A.; HAYNES, R.B. Evidence based medicine: what is And what it isn't. BMJ, v. 312, n.7023, p , 1996 SANTOS, A.C.L. Análise do Perfil clinico de pacientes usuários do serviço publico de fisioterapia de Bambuí-MG p. 43. Trabalho de conclusão de curso de graduação em fisioterapia. Centro Universitário de Formiga UNIFOR, Formiga. SLADE, S.C.; KEATING, J.L. Trunk-strengthening exercise for chronic low back pain: a systematic review. Journal of Manipulative and physiologic therapy, v. 29, n. 2, p , SOUZA, A.S.; OLIVEIRA, N.T.B.; SANTOS, I.; OLIVEIRA, M.S.; GONÇALVES, M.M.B. Efeitos da escola da postura em indivíduos sintomas de. Conscientiae Saúde, Cacoal, v. 9, n. 3, p , set, STETLER, C.B.; BRUNELL, M.; GIULIANO, K.K.; MORSI, D.; PRINCE, L.; NEWELL, S.V. Evidence-based practice And the role of nursing leadership. Journal of Nurse Admnistration, v. 28, n. 7, p , SULLIVAN, P. Diagnosis and classification of chronic low back pain disorders: Maladaptive movement and motor control impairments as underlying mechanism. Manual Therapy, v.10, p , Jul, TOMÉ, F.; FERREIRA, C.B.; CORNELLI, R.J.B.; CARVALHO, A.R. Lombalgia : paração entre duas intervenções na força inspiratória e capacidade funcional. Fisioterapia e Movimento, v. 25, n. 2, p , abr/jun

17 VITTA A. A. Lombalgia e suas relações o tipo de ocupação, a idade e o sexo. Revista Brasileira de Fisioterapia, v. 1, n. 2, p , mai, 1996.

Intervenção fisioterapêutica no tratamento da lombalgia em ciclistas. Revisão de literatura

Intervenção fisioterapêutica no tratamento da lombalgia em ciclistas. Revisão de literatura Intervenção fisioterapêutica no tratamento da lombalgia em ciclistas. Revisão de literatura Physiotherapeutic intervention in the treatment of low back pain in cyclists. Literature Review Leiliane Silva

Leia mais

Parecer n. 05-3/2015. Processo de consulta: Ofício nº 60/2015/GAPRE COFFITO Assunto: Reeducação Postural Global - RPG

Parecer n. 05-3/2015. Processo de consulta: Ofício nº 60/2015/GAPRE COFFITO Assunto: Reeducação Postural Global - RPG Parecer n. 05-3/2015. Processo de consulta: Ofício nº 60/2015/GAPRE COFFITO Assunto: Reeducação Postural Global - RPG Da Consulta Trate-se do questionamento abaixo, acerca do RPG: - Conceituar Método/Técnica

Leia mais

COMPARAÇÃO ENTRE ALONGAMENTO E LIBERAÇÃO MIOFASCIAL EM PACIENTES COM HÉRNIA DE DISCO

COMPARAÇÃO ENTRE ALONGAMENTO E LIBERAÇÃO MIOFASCIAL EM PACIENTES COM HÉRNIA DE DISCO COMPARAÇÃO ENTRE ALONGAMENTO E LIBERAÇÃO MIOFASCIAL EM PACIENTES COM HÉRNIA DE DISCO JOÃO.VICTOR RAMOS.¹; IKEZAKI, F. I.² RESUMO Objetivo: Comparar entre um protocolo de alongamento e liberação miofascial

Leia mais

A influência do método Pilates sobre a dor lombar

A influência do método Pilates sobre a dor lombar A influência do método Pilates sobre a dor lombar Pervin Ribeiro Ozer (IC)*, Laisa dos Santos Nogueira (IC) ¹, Jéssica Mártenes de Carvalho¹ (IC), Deivid Frederico Marques Melo¹ (IC), Thiago Vilela Lemos²

Leia mais

ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA LOMBALGIA MECÂNICA CRÔNICA EM IDOSOS

ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA LOMBALGIA MECÂNICA CRÔNICA EM IDOSOS ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA LOMBALGIA MECÂNICA CRÔNICA EM IDOSOS Emanoella Carneiro de Souza (1); Wilkslam Alves Araújo (2); Micaele Farias Nascimento (3); Beatriz Souza de Albuquerque Cacique New York

Leia mais

XII ENCONTRO DE EXTENSÃO, DOCÊNCIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA (EEDIC)

XII ENCONTRO DE EXTENSÃO, DOCÊNCIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA (EEDIC) XII ENCONTRO DE EXTENSÃO, DOCÊNCIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA (EEDIC) ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR NO TRATAMENTO DE PACIENTES PORTADORES DE HÉRNIA DE DISCO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA RESUMO Ayrlene Maria Carlos de

Leia mais

BENEFÍCIOS DO PILATES EM PACIENTES COM LOMBALGIA1 BENEFITS DO PILATES IN PATIENTS WITH LOMBALGIA1. Jussara Gonçalves Pena1, Andrês Chiapeta2

BENEFÍCIOS DO PILATES EM PACIENTES COM LOMBALGIA1 BENEFITS DO PILATES IN PATIENTS WITH LOMBALGIA1. Jussara Gonçalves Pena1, Andrês Chiapeta2 306 7º SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE BENEFÍCIOS DO PILATES EM PACIENTES COM LOMBALGIA1 BENEFITS DO PILATES IN PATIENTS WITH LOMBALGIA1 Jussara Gonçalves

Leia mais

A EFICÁCIA DO MÉTODO PILATES NO TRATAMENTO DA LOMBALGIA

A EFICÁCIA DO MÉTODO PILATES NO TRATAMENTO DA LOMBALGIA A EFICÁCIA DO MÉTODO PILATES NO TRATAMENTO DA LOMBALGIA Nicole Trento Moraes¹ Thaine Cristina Garlet 1 Daniela Branco Liposcki 1,2 1 Centro Universitário Unifacvest, Lages, SC, Brasil 2 Pontifícia Universidade

Leia mais

THESSIE ANDRADE HUBNER ORIENTANDA Curso de Fisioterapia Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde

THESSIE ANDRADE HUBNER ORIENTANDA Curso de Fisioterapia Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde 4.00.00.00-1 CIÊNCIAS DA SAÚDE 4.08.00.00-8 FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL EFEITO DA ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR E TERAPIA MANUAL VERSUS ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR EM PACIENTES COM DOR LOMBAR CRÔNICA NÃO

Leia mais

LINFOMA MULTICÊNTRICO EM CÃO DA RAÇA ROTTWEILER: RELATO DE CASO. Lucas Lopes Faraci¹, Eustáquio Luiz Paiva de Oliveira²

LINFOMA MULTICÊNTRICO EM CÃO DA RAÇA ROTTWEILER: RELATO DE CASO. Lucas Lopes Faraci¹, Eustáquio Luiz Paiva de Oliveira² 576 LINFOMA MULTICÊNTRICO EM CÃO DA RAÇA ROTTWEILER: RELATO DE CASO Lucas Lopes Faraci¹, Eustáquio Luiz Paiva de Oliveira² Resumo: A dor lombar caracteriza-se como um problema do aparelho musculoesquelético,

Leia mais

Biocursos. Pós graduação em traumato-ortopedia com ênfase em terapia Manual. Ítalo Ismüller Pereira Caldas

Biocursos. Pós graduação em traumato-ortopedia com ênfase em terapia Manual. Ítalo Ismüller Pereira Caldas Biocursos Pós graduação em traumato-ortopedia com ênfase em terapia Manual Ítalo Ismüller Pereira Caldas Efetividade da prática de alongamentos e fortalecimentos no controle álgico da coluna lombar não

Leia mais

Os benefícios do método Pilates em indivíduos saudáveis: uma revisão de literatura.

Os benefícios do método Pilates em indivíduos saudáveis: uma revisão de literatura. Os benefícios do método Pilates em indivíduos saudáveis: uma revisão de literatura. Kelly Karyne Chaves Silva; Francisca Jerbiane Silva Costa; Thais Muratori Holanda (Orientadora). Faculdade do Vale do

Leia mais

~ 5 ~ A EFETIVIDADE DAS TÉCNICAS DE ISOSTRETCHING E ALOGAMENTO ESTÁTICO NA LOMBALGIA

~ 5 ~ A EFETIVIDADE DAS TÉCNICAS DE ISOSTRETCHING E ALOGAMENTO ESTÁTICO NA LOMBALGIA ~ 5 ~ A EFETIVIDADE DAS TÉCNICAS DE ISOSTRETCHING E ALOGAMENTO ESTÁTICO NA LOMBALGIA Isadora Carneiro Kovalhuk 1 Daniela dos Santos 2 Recebido em: 20.10.2013 Aceito em: 20.11.2013 Resumo: Lombalgia é o

Leia mais

EFEITOS DO MÉTODO PILATES NA DOR LOMBAR CRÔNICA NÃO ESPECÍFICA

EFEITOS DO MÉTODO PILATES NA DOR LOMBAR CRÔNICA NÃO ESPECÍFICA EFEITOS DO MÉTODO PILATES NA DOR LOMBAR CRÔNICA NÃO ESPECÍFICA Leonardo Bezerra Custódio; Bruno Henrique Silva de Souza; Luzinete Medeiros de Almeida; Camila Dayze Pereira Santos INTRODUÇÃO Universidade

Leia mais

Efeito da Terapia Manual em Pacientes com Lombalgia: Uma Revisão Integrativa

Efeito da Terapia Manual em Pacientes com Lombalgia: Uma Revisão Integrativa Efeito da Terapia Manual em Pacientes com Lombalgia: Uma Revisão Integrativa Dayana Sales Pereira 1 ; Virgílio Santana Junior 2 Resumo: A terapia manual em pacientes com lombalgia é uma técnica muito aplicada

Leia mais

ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR COMO TRATAMENTO PARA HÉRNIA DE DISCO LOMBAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR COMO TRATAMENTO PARA HÉRNIA DE DISCO LOMBAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR COMO TRATAMENTO PARA HÉRNIA DE DISCO LOMBAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Wallace Santos Lima¹ André Lucas Andrade² Mariana Maciel Feijó³ RESUMO Neyliane de Sales Onofre 4 Introdução:

Leia mais

Carlos Alberto Gomes do Nascimento D.O.; Maria Letizia Maddaluno D.O. Esp; Grace Alves D.O. Esp; Marcia Elizabeth Rodrigues D.O.

Carlos Alberto Gomes do Nascimento D.O.; Maria Letizia Maddaluno D.O. Esp; Grace Alves D.O. Esp; Marcia Elizabeth Rodrigues D.O. TRATAMENTO MANIPULATIVO OSTEOPÁTICO EM PACIENTES COM DOR LOMBAR CRÔNICA AVALIADOS MEDIANTE ESCALA VISUAL ANALÓGICA NO AMBULATÓRIO DE OSTEOPATIA DO CENTRO MUNICIPAL DE REABILITAÇÃO ENGENHO DE DENTRO / RJ

Leia mais

Pilates Funcional. Thiago Rizaffi

Pilates Funcional. Thiago Rizaffi Pilates Funcional Um corpo livre de tensão nervosa e fadiga é o abrigo ideal fornecido pela natureza para abrigar uma mente bem equilibrada, totalmente capaz de atender com sucesso todos os complexos problemas

Leia mais

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE FISIOTERAPIA PLANO DE ENSINO

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE FISIOTERAPIA PLANO DE ENSINO FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE FISIOTERAPIA PLANO DE ENSINO 2014.1 DADOS DA DISCIPLINA CÓDIGO NOME CARGA HORÁRIA PERÍODO HORÁRIO 0090 CINESIOTERAPIA 100h/a - 60h/a T \40h/a P

Leia mais

CAMILA RODRIGUES BRESSANE CRUZ MIRIAM MATSURA SHIRASSU CENTRO DE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO À SAÚDE PREVENIR HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL HSPE-

CAMILA RODRIGUES BRESSANE CRUZ MIRIAM MATSURA SHIRASSU CENTRO DE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO À SAÚDE PREVENIR HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL HSPE- CAMILA RODRIGUES BRESSANE CRUZ MIRIAM MATSURA SHIRASSU CENTRO DE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO À SAÚDE PREVENIR HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL HSPE- IAMSPE Lombalgia - Epidemiologia Estudos internacionais:

Leia mais

ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR VERTEBRAL EM PACIENTES COM LOMBALGIA CRÔNICA: REVISÃO DA LITERATURA

ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR VERTEBRAL EM PACIENTES COM LOMBALGIA CRÔNICA: REVISÃO DA LITERATURA Jamerson Nascimento dos Santos Ferreira Graduado em Fisioterapia pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), Rio de Janeiro, RJ, Brasil jamersongrio@gmail.com Alexsandro Silva Oliveira Mestrando

Leia mais

Cinesioterapia II. Cinesioterapia II. Cinesioterapia II. Cinesioterapia II. Referências Bibliográficas. Cinesioterapia II. Horários Quinta-Feira 2 h/a

Cinesioterapia II. Cinesioterapia II. Cinesioterapia II. Cinesioterapia II. Referências Bibliográficas. Cinesioterapia II. Horários Quinta-Feira 2 h/a Cinesioterapia II Profª. Patrícia Fritzen 5 Período Fisioterapia FAP Cinesioterapia II Horários Quinta-Feira 2 h/a Faltas/ Pontualidade Aulas Teóricas Aulas Práticas Cinesioterapia II Cinesioterapia II

Leia mais

Reabilitação dinâmico funcional da coluna lombar. Professora Cíntia Domingues de Freitas

Reabilitação dinâmico funcional da coluna lombar. Professora Cíntia Domingues de Freitas Reabilitação dinâmico funcional da coluna lombar Professora Cíntia Domingues de Freitas Bem-vindos! Reabilitação dinâmico funcional da coluna lombar O que é funcional? O que qualquer pessoa precisa no

Leia mais

Graduada em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande- FCM,

Graduada em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande- FCM, EFICÁCIA DO TREINO COGNITIVO ASSOCIADO AO EXERCÍCIO FÍSICO SISTEMATIZADO SOBRE O DESEMPENHO COGNITIVO DE IDOSOS COM DEMÊNCIA DE ALZHEIMER: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA COM METANÁLISE Ana Gonçalves Lima Neta

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 52-CEPE/UNICENTRO, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2015. Aprova o Curso de Especialização em Recursos Terapêuticos Manuais: Ênfase em Terapia Manual, modalidade modular, da UNICENTRO. O REITOR DA UNIVERSIDADE

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO FORTALECIMENTO DO MÚSCULO TRANSVERSO ABDOMINAL NO TRATAMENTO DAS LOMBALGIAS LIMA, F.M 1, XAVIER, M 1, QUINTILIANO,T.R.

A IMPORTÂNCIA DO FORTALECIMENTO DO MÚSCULO TRANSVERSO ABDOMINAL NO TRATAMENTO DAS LOMBALGIAS LIMA, F.M 1, XAVIER, M 1, QUINTILIANO,T.R. A IMPORTÂNCIA DO FORTALECIMENTO DO MÚSCULO TRANSVERSO ABDOMINAL NO TRATAMENTO DAS LOMBALGIAS LIMA, F.M 1, XAVIER, M 1, QUINTILIANO,T.R.S, BARROS JR,E.A, AIMBIRE,F. 1 1 Universidade do Vale do Paraíba/

Leia mais

FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA COM ÊNFASE EM TERAPIA MANUAL

FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA COM ÊNFASE EM TERAPIA MANUAL EMENTA FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA COM ÊNFASE EM TERAPIA MANUAL DISCIPLINA: Bases Anatômicas e Biomecânicas I ( Membros Superiores) EMENTA: Estudo da anatomobiomecânica das articulações dos membros superiores

Leia mais

TÍTULO: OS BENEFICIOS DA HIDROTERAPIA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA

TÍTULO: OS BENEFICIOS DA HIDROTERAPIA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA 16 TÍTULO: OS BENEFICIOS DA HIDROTERAPIA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS

Leia mais

Abordagem fisioterapêutica na lombalgia. Physiotherapy approach in low back pain Poliana Ferreira Magalhães 1, Giulliano Gardenghi 2

Abordagem fisioterapêutica na lombalgia. Physiotherapy approach in low back pain Poliana Ferreira Magalhães 1, Giulliano Gardenghi 2 Artigo de Revisão Abordagem fisioterapêutica na lombalgia Physiotherapy approach in low back pain Poliana Ferreira Magalhães 1, Giulliano Gardenghi 2 Resumo Introdução: A lombalgia pode ser considerada

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 UNIDADE UNIVERSITÁRIA: CURSO: Fisioterapia HABILITAÇÃO: - OPÇÃO: - DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Educação Especial IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO

Leia mais

Dor Lombar. Controle Motor Coluna Lombar. O que é estabilidade segmentar? Sistema Global: Sistema Local:

Dor Lombar. Controle Motor Coluna Lombar. O que é estabilidade segmentar? Sistema Global: Sistema Local: Dor Lombar Causa de ausência no trabalho Alto custo econômico para serviços de saúde Quanto maior o afastamento, menor é a probabilidade de retorno ao serviço Controle Motor Coluna Lombar Curso de Especialização

Leia mais

Hércules de Oliveira Pereira A EFICÁCIA DO TREINAMENTO DE EXTENSÃO LOMBAR EM PACIENTES QUE REALIZARAM DISCETOMIA

Hércules de Oliveira Pereira A EFICÁCIA DO TREINAMENTO DE EXTENSÃO LOMBAR EM PACIENTES QUE REALIZARAM DISCETOMIA Hércules de Oliveira Pereira A EFICÁCIA DO TREINAMENTO DE EXTENSÃO LOMBAR EM PACIENTES QUE REALIZARAM DISCETOMIA Belo Horizonte 2013 Hércules de Oliveira Pereira A EFICÁCIA DO TREINAMENTO DE EXTENSÃO LOMBAR

Leia mais

LIBERAÇÃO MIOFASCIAL. Ebook Gratuito

LIBERAÇÃO MIOFASCIAL. Ebook Gratuito LIBERAÇÃO MIOFASCIAL Ebook Gratuito LIBERAÇÃO MIOFASCIAL Segundo Myers (2010), a Liberação Miofascial tem sido muito utilizada na última década com objetivo de contribuir para a flexibilidade muscular.

Leia mais

Efetividade do uso de ozonioterapia em pacientes portadores de lombalgia

Efetividade do uso de ozonioterapia em pacientes portadores de lombalgia Efetividade do uso de ozonioterapia em pacientes portadores de lombalgia Instituição: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Fundação Oswaldo Cruz Autores: Leidy Anne Alves Teixeira, Maria

Leia mais

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE. SUBÁREA: Fisioterapia

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE. SUBÁREA: Fisioterapia TÍTULO: ANÁLISE QUANTITATIVA DA PREVALÊNCIA PATOLÓGICA DOS PACIENTES DA CLÍNICA ESCOLA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO DO ANO DE 2017 CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Leia mais

UNILUS CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA PLANO ANUAL DE ENSINO ANO 2010

UNILUS CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA PLANO ANUAL DE ENSINO ANO 2010 UNILUS CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA PLANO ANUAL DE ENSINO ANO 2010 CURSO : Fisioterapia DEPARTAMENTO: Fisioterapia DISCIPLINA: História e Fundamentos da Fisioterapia SÉRIE 1º Semestre PROFESSOR RESPONSÁVEL:

Leia mais

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Incidência de lombalgia em indivíduos do município de Guarujá

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Incidência de lombalgia em indivíduos do município de Guarujá SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Incidência de lombalgia em indivíduos do município de Guarujá Keiti Amâncio Perão Aluna do Curso de Fisioterapia Unaerp Universidade

Leia mais

QUE PODEM MELHORAR A DOR NA COLUNA LOMBAR COM ÉRIKA BATISTA

QUE PODEM MELHORAR A DOR NA COLUNA LOMBAR COM ÉRIKA BATISTA 10 EXERCÍCIOS DE PILATES QUE PODEM MELHORAR A DOR NA COLUNA LOMBAR COM ÉRIKA BATISTA introdução A Fisioterapeuta, mestre em reabilitação, selecionou 10 exercícios do Método Pilates que podem melhorar -

Leia mais

A EQUOTERAPIA COMO RECURSO FISIOTERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

A EQUOTERAPIA COMO RECURSO FISIOTERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA A EQUOTERAPIA COMO RECURSO FISIOTERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA MASIERO, C.L.R.; DUARTE, H.F. RESUMO Este estudo teve como objetivo rever literaturas

Leia mais

ANÁLISE FUNCIONAL DO PILATES. Turma 13 Módulo III 17/06/2016

ANÁLISE FUNCIONAL DO PILATES. Turma 13 Módulo III 17/06/2016 ANÁLISE FUNCIONAL DO PILATES Turma 13 Módulo III 17/06/2016 ANÁLISE FUNCIONAL DO PILATES Paulo Leal Fisioterapeuta e Prof. de Educação Física Mestre em Educação Física Especialista em Educação física e

Leia mais

Prof. Kemil Rocha Sousa

Prof. Kemil Rocha Sousa Prof. Kemil Rocha Sousa Miostática (miogênica)- A unidade musculotendínea está adaptativamente encurtada com perda significativa de ADM, mas sem patologia muscular específica. Embora possa haver uma redução

Leia mais

O exercício terapêutico no tratamento da lombalgia crônica: uma revisão da literatura

O exercício terapêutico no tratamento da lombalgia crônica: uma revisão da literatura 1 Exercício terapêutico e lombalgia crônica Artigo de Revisão O exercício terapêutico no tratamento da lombalgia crônica: uma revisão da literatura Therapeutic exercise in the treatment of chronic lower

Leia mais

Virgínia Maciel Novais de Castro 1, Erika Chediak Mori 2

Virgínia Maciel Novais de Castro 1, Erika Chediak Mori 2 Os benefícios da Reeducação Postural Global (RPG), Back School e Pilates no tratamento da dor lombar. The benefits of Global Posture Re-education (GPR), Back School and Pilates in the treatment of low

Leia mais

Francielly Fernandes Chagas. EFEITO DOS EXERCÍCIOS DE ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR NAS LOMBALGIAS: uma revisão de literatura

Francielly Fernandes Chagas. EFEITO DOS EXERCÍCIOS DE ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR NAS LOMBALGIAS: uma revisão de literatura Francielly Fernandes Chagas EFEITO DOS EXERCÍCIOS DE ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR NAS LOMBALGIAS: uma revisão de literatura Belo Horizonte Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional/UFMG

Leia mais

Fisioterapia Brasil 2017;18(2):

Fisioterapia Brasil 2017;18(2): 148 Fisioter Bras 2017;18(2):148-53 ARTIGO ORIGINAL Influência da estabilização segmentar core na dor e funcionalidade da coluna lombar Influence of segmental core stabilization in pain and spinal lumbar

Leia mais

Os Efeitos do Método Pilates na Lombalgia Crônica: Uma revisão Bibliográfica

Os Efeitos do Método Pilates na Lombalgia Crônica: Uma revisão Bibliográfica 1 Artigo de Revisão Os Efeitos do Método Pilates na Lombalgia Crônica: Uma revisão Bibliográfica The Effects of the Pilates Method on Chronic Low Back Pain: A Bibliographic Review Carla Maria Rodrigues

Leia mais

MOBILIZAÇÃO ARTICULAR PELO MÉTODO MAITLAND E ISOSTRETCHING PARA TRATAMENTO DE HIPERCIFOSE EM ESCOLARES

MOBILIZAÇÃO ARTICULAR PELO MÉTODO MAITLAND E ISOSTRETCHING PARA TRATAMENTO DE HIPERCIFOSE EM ESCOLARES 26 a 29 de outubro de 2010 ISBN 978-85-61091-69-9 MOBILIZAÇÃO ARTICULAR PELO MÉTODO MAITLAND E ISOSTRETCHING PARA TRATAMENTO DE HIPERCIFOSE EM ESCOLARES Fernanda Cristina Pereira 1 ; Karine Franciele Toldo

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 17:30 INVESTIMENTO FORMADOR

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 17:30 INVESTIMENTO FORMADOR LOW PRESSURE FITNESS: HIPOPRESSIVOS - NíVEL 1 (DEZ 2016) BRAGA Low Pressure Fitness (LPF) representa um sistema de treino inovador, conjugando exercícios posturais e respiratórios com a técnica hipopressiva,

Leia mais

EFEITOS DA MANIPULAÇÃO VERTEBRAL NA DOR LOMBAR CRÔNICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.

EFEITOS DA MANIPULAÇÃO VERTEBRAL NA DOR LOMBAR CRÔNICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. EFEITOS DA MANIPULAÇÃO VERTEBRAL NA DOR LOMBAR CRÔNICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Bárbara Brito de Queiroz(1); Iara Tainá Cordeiro de Souza (2); Marina de Sousa Medeiros (3); Danilo de Almeida Vasconcelos(4)

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Disciplina: Recursos Terapêuticos Manuais e Acupuntura Curso: Fisioterapia Código: Série: 2ª Série Obrigatória (X ) Optativa ( ) CH Teórica: 80 CH Prática: 80 CH Total: 160 I - Objetivos

Leia mais

Coluna 100% A Escola Postural dos Trabalhadores

Coluna 100% A Escola Postural dos Trabalhadores Coluna 100% A Escola Postural dos Trabalhadores Aline Cristina Hirata Pinetti de Assis, M.Sc. Jefferson Rosa Cardoso, Dr. Karen Obrara, M.Sc, Mariana Goeldner Grott, M.Sc Coluna 100% A Escola Postural

Leia mais

I Workshop dos Programas de Pós- Graduação em Enfermagem

I Workshop dos Programas de Pós- Graduação em Enfermagem POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO E GERENCIAMENTO DE RISCOS À SAÚDE NA VIGILÂNCIA SANITÁRIA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE: REVISÃO INTEGRATIVA Linha de pesquisa: Políticas e práticas em enfermagem e saúde Responsável

Leia mais

LOMBALGIA E ACIDENTES DE TRABALHO

LOMBALGIA E ACIDENTES DE TRABALHO a incidência no Serviço de Urgência André Barros, Bárbara Rosa, Pedro Campos, J Alves da Silva, Carlos Durão Serviço Ortopedia, Hospital Vila Franca de Xira Director - Pedro Afonso INTRODUÇÃO 60-80% da

Leia mais

Relato de atendimentos realizados no projeto de extensão NH no Bairro pelos acadêmicos do Curso de fisioterapia

Relato de atendimentos realizados no projeto de extensão NH no Bairro pelos acadêmicos do Curso de fisioterapia 649 X Salão de Iniciação Científica PUCRS Relato de atendimentos realizados no projeto de extensão NH no Bairro pelos acadêmicos do Curso de fisioterapia Karin Tavares Lugtenburg (voluntária apresentadora),

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Faculdade de Filosofia e Ciências CURSO: Fisioterapia

Leia mais

Lombalgia Não Traumática: guia prático para o diagnóstico diferencial

Lombalgia Não Traumática: guia prático para o diagnóstico diferencial Ação de formação a profissionais de saúde de Medicina Geral e Familiar da USF Global (Nazaré) Lombalgia Não Traumática: guia prático para o diagnóstico diferencial Alfredo Figueiredo Serviço de Ortopedia

Leia mais

Eficácia da estabilização segmentar em disfunções osteoligamentares na coluna lombar.

Eficácia da estabilização segmentar em disfunções osteoligamentares na coluna lombar. Eficácia da estabilização segmentar em disfunções osteoligamentares na coluna lombar. Segmental stabilization effectiveness in osteoligamentous dysfunctions in the low back. Ana Paula de Souza Grisóstomo

Leia mais

Galdino, LI et al. Efeitos do método pilates em...

Galdino, LI et al. Efeitos do método pilates em... Efeitos do método pilates em pacientes com lombalgia crônica inespecífica: revisão sistemática Effects of pilates method in patients with chronic nonspecific low back pain: a systematic review Iuanny Ibiapina

Leia mais

Utilização de órteses na reabilitação de pacientes portadores de osteoporose vertebral

Utilização de órteses na reabilitação de pacientes portadores de osteoporose vertebral Utilização de órteses na reabilitação de pacientes portadores de osteoporose vertebral Marcelo J es us Jus tino Ares * A reabilitação na osteoporose tem como objetivos o alívio da dor, a preservação da

Leia mais

A ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NA FUNÇÃO RESPIRATÓRIA DE UM PACIENTE COM FIBROSE PULMONAR IDIOPÁTICA: ESTUDO DE CASO

A ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NA FUNÇÃO RESPIRATÓRIA DE UM PACIENTE COM FIBROSE PULMONAR IDIOPÁTICA: ESTUDO DE CASO A ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NA FUNÇÃO RESPIRATÓRIA DE UM PACIENTE COM FIBROSE PULMONAR IDIOPÁTICA: ESTUDO DE CASO NASCIMENTO, A. K. do 1 ; RODRIGUES-JR, G. M. 2 RESUMO O objetivo foi avaliar o efeito

Leia mais

Qualidade de vida de pacientes idosos com artrite reumatóide: revisão de literatura

Qualidade de vida de pacientes idosos com artrite reumatóide: revisão de literatura Qualidade de vida de pacientes idosos com artrite reumatóide: revisão de literatura André Ricardo Bezerra Bonzi (1); Renata Soares Ferreira (2) Edécio Bona Neto (3); Daniel Sarmento Bezerra (4); Tânia

Leia mais

BANCAS EXAMINADORAS DE TRABALHO DE CURSO (2016/2) CURSO DE FISIOTERAPIA. ORIENTADORA: Profa. ANA CAROLINA MESQUITA DO NASCIMENTO

BANCAS EXAMINADORAS DE TRABALHO DE CURSO (2016/2) CURSO DE FISIOTERAPIA. ORIENTADORA: Profa. ANA CAROLINA MESQUITA DO NASCIMENTO O coordenador do Núcleo de Atividades Complementares NAC, nos termos da Resolução CONSUP Faculdade CESUC 001/2015, divulga abaixo a relação das BANCAS PÚBLICAS EXAMINADORAS DE TRABALHO DE CURSO do Curso

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO DE FISIOTERAPIA EM SAÚDE DA MULHER

ESPECIALIZAÇÃO DE FISIOTERAPIA EM SAÚDE DA MULHER INSTITUTO CENTRAL Hospital das Clínicas da Faculdade da Medicina da Universidade de São Paulo Av. Enéas de Carvalho Aguiar n.º 255 CEP 05403-900 São Paulo Brasil ANEXO 1 ESPECIALIZAÇÃO DE FISIOTERAPIA

Leia mais

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ TÍTULO: REPERCUSSÕES DA HIDROTERAPIA E DA BANDAGEM ELÁSTICA FUNCIONAL NA QUALIDADE DE VIDA E FUNCIONALIDADE DE INDIVÍDUOS COM QUADRO CLÍNICO DE LOMBALGIA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Leia mais

A REALIDADE VIRTUAL E SEU BENEFÍCIO NA PROMOÇÃO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.

A REALIDADE VIRTUAL E SEU BENEFÍCIO NA PROMOÇÃO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. A REALIDADE VIRTUAL E SEU BENEFÍCIO NA PROMOÇÃO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Thiago Leoncio Caiana¹, Tayane Leoncio Caiana² ¹ Acadêmico de Fisioterapia da Faculdade Maurício de Nassau,

Leia mais

LOMBALGIA E PILATES, UMA BOA PARCERIA?

LOMBALGIA E PILATES, UMA BOA PARCERIA? LOMBALGIA E PILATES, UMA BOA PARCERIA? Prof a. M a. Ticiane M. F. da Cruz Laboratório de movimento humano e esporte-unimep Laboratório de estudos do movimento LEM HCFMUSP Método Pilates: uma nova abordagem

Leia mais

ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM PACIENTE COM LOMBALGIA DURANTE O PERÍODO GESTACIONAL: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ¹

ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM PACIENTE COM LOMBALGIA DURANTE O PERÍODO GESTACIONAL: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ¹ 260 ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM PACIENTE COM LOMBALGIA DURANTE O PERÍODO GESTACIONAL: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ¹ Aline Aparecida Soares de Sousa², Andréia Kelly³, Karina Oliveira Martinho4 Resumo: A gestação

Leia mais

PILATES NO TRATAMENTO DE COLUNA: SAIBA COMO AJUDAR UM ALUNO

PILATES NO TRATAMENTO DE COLUNA: SAIBA COMO AJUDAR UM ALUNO PILATES NO TRATAMENTO DE COLUNA: SAIBA COMO AJUDAR UM ALUNO SUMÁRIO Introdução... 3 Problemas na Coluna: público potencial para um Studio de Pilates... 5 A importância da prática correta com apoio profissional...

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO DE REABILITAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA

PROJETO DE EXTENSÃO DE REABILITAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA PROJETO DE EXTENSÃO DE REABILITAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA Diogo Iulli Merten 1 Laura Jurema dos Santos 2 RESUMO O projeto de reabilitação cardiorrespiratória é realizado com pacientes de ambos gêneros, diversas

Leia mais

TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL

TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL 2017.2 Curso Administração e Contábeis Disciplina: Matemática Financeira. Turno: Manhã/Tarde/Noite Vagas: 2 para cada turno Juros simples Juros compostos

Leia mais

INFLUÊNCIA DO PILATES E DA HIDROGINÁSTICA NA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES PORTADORES DE OSTEOPOROSE.

INFLUÊNCIA DO PILATES E DA HIDROGINÁSTICA NA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES PORTADORES DE OSTEOPOROSE. INFLUÊNCIA DO PILATES E DA HIDROGINÁSTICA NA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES PORTADORES DE OSTEOPOROSE. Introdução: ANNA PAULA GUIMARÃES FARIA SOUZA, MICHELINE OZANA, JANE VIDIGAL, ADELSON LUIZ ARAÚJO

Leia mais

Segmental spinal stabilization and its benefits in reducing pain and improving function in patients with chronic low back pain: A Literature Review

Segmental spinal stabilization and its benefits in reducing pain and improving function in patients with chronic low back pain: A Literature Review Artigo de Revisão Estabilização segmentar vertebral e seus benefícios na diminuição da dor e melhora da funcionalidade de pacientes com dor lombar crônica: Uma Revisão da literatura Segmental spinal stabilization

Leia mais

O aumento da estabilidade lombar... O AUMENTO DA ESTABILIDADE LOMBAR ATRAVÉS DA PRÉ- ATIVAÇÃO DO MÚSCULO TRANVERSO DO ABDOME

O aumento da estabilidade lombar... O AUMENTO DA ESTABILIDADE LOMBAR ATRAVÉS DA PRÉ- ATIVAÇÃO DO MÚSCULO TRANVERSO DO ABDOME 249 O AUMENTO DA ESTABILIDADE LOMBAR ATRAVÉS DA PRÉ- ATIVAÇÃO DO MÚSCULO TRANVERSO DO ABDOME Luciano de Souza Rodrigues¹ e Kátia Bortone Marota² Resumo: A instabilidade lombar está associada a diversas

Leia mais

INFLUÊNCIA DA GAMETERAPIA NA REABILITAÇÃO DE PACIENTE PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO

INFLUÊNCIA DA GAMETERAPIA NA REABILITAÇÃO DE PACIENTE PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO INFLUÊNCIA DA GAMETERAPIA NA REABILITAÇÃO DE PACIENTE PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO MORAIS, S. B., DUARTE, F. H. RESUMO Esta pesquisa teve como objetivo analisar a influência da Gameterapia na reabilitação

Leia mais

FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL EM UNIDADE DE AVC: APLICAÇÃO DE PROTOCOLO PADRONIZADO É POSSÍVEL

FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL EM UNIDADE DE AVC: APLICAÇÃO DE PROTOCOLO PADRONIZADO É POSSÍVEL FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL EM UNIDADE DE AVC: APLICAÇÃO DE PROTOCOLO PADRONIZADO É POSSÍVEL Ana Fátima Ximenes Meireles 1, Jannyelle Dionisio Santos 2, George Cesar Ximenes Meireles 2, Igor Guidetti 2,

Leia mais

Definição. Conceitos Básicos de Cinesioterapia. Primeiros Registros. Primeiros Registros. Primeiros Registros. Primeiros Registros 27/2/2012

Definição. Conceitos Básicos de Cinesioterapia. Primeiros Registros. Primeiros Registros. Primeiros Registros. Primeiros Registros 27/2/2012 Definição Conceitos Básicos de Cinesioterapia Prof Christiane Riedi Daniel Disciplina: Cinesioterapia Cinesioterapia - s.f. Tratamento pelo movimento no sentido geral: mobilização ativa e passiva dos exercícios

Leia mais

Conceito de evidência e Busca bibliográfica. 1º semestre de

Conceito de evidência e Busca bibliográfica. 1º semestre de Conceito de evidência e Busca bibliográfica 1º semestre de 2017 www.epi.uff.br O método Epidemiológico Observação da frequência e distribuição de um evento relacionado à saúde-doença Formulação de hipóteses

Leia mais

ASSITÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA À PACIENTES COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (DTM): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

ASSITÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA À PACIENTES COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (DTM): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ASSITÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA À PACIENTES COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (DTM): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Cléa Emanuela Barreto de Medeiros (1); Natália de Oliveira Ribeiro (2); Sandra Cristina de Andrade

Leia mais

Estabilização Segmentar Vertebral no Tratamento de Lombalgia: Uma Revisão Integrativa

Estabilização Segmentar Vertebral no Tratamento de Lombalgia: Uma Revisão Integrativa Estabilização Segmentar Vertebral no Tratamento de Lombalgia: Uma Revisão Integrativa Tiago Paixão Nascimento Aguiar ¹; Virgílio Santana Júnior ² Artigo Resumo: O objetivo deste estudo é revisar a literatura

Leia mais

Epidemiologia Analítica. AULA 1 1º semestre de 2016

Epidemiologia Analítica. AULA 1 1º semestre de 2016 Epidemiologia Analítica AULA 1 1º semestre de 2016 www.epi.uff.br Como o conhecimento médico é construído? O método Epidemiológico Epidemiologia descritiva: Observação da frequência e distribuição de um

Leia mais

FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA

FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA A Fisioterapia Pediátrica é o ramo da Fisioterapia que utiliza uma abordagem com base em técnicas neurológicas e cardiorrespiratórias especializadas, buscando integrar os objetivos

Leia mais

Evidências Científicas da Telemedicina

Evidências Científicas da Telemedicina Evidências Científicas da Telemedicina Wanderley Marques Bernardo Professor Livre Docente FMUSP Coordenador do Programa Diretrizes da AMB Conflitos de Interesse Não há conflito de interesse Introdução

Leia mais

Efeito das variações de técnicas no agachamento e no leg press na biomecânica do joelho Escamilla et al. (2000)

Efeito das variações de técnicas no agachamento e no leg press na biomecânica do joelho Escamilla et al. (2000) Efeito das variações de técnicas no agachamento e no leg press na biomecânica do joelho Escamilla et al. (2000) Este estudo buscou investigar o efeito das variações de posição dos pés no agachamento no

Leia mais

Formação treinadores AFA

Formação treinadores AFA Preparação específica para a atividade (física e mental) Equilíbrio entre treino e repouso Uso de equipamento adequado à modalidade (ex: equipamento, calçado, proteções) E LONGEVIDADE DO ATLETA Respeito

Leia mais

ESTUDO EXPERIMENTAL DE GRUPO ÚNICO COM AVALIAÇÃO PRÉ E PÓS: ATRAVÉS DA PRÁTICA DO ALONGAMENTO NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA FEF/UNICAMP

ESTUDO EXPERIMENTAL DE GRUPO ÚNICO COM AVALIAÇÃO PRÉ E PÓS: ATRAVÉS DA PRÁTICA DO ALONGAMENTO NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA FEF/UNICAMP ESTUDO EXPERIMENTAL DE GRUPO ÚNICO COM AVALIAÇÃO PRÉ E PÓS: ATRAVÉS DA PRÁTICA DO ALONGAMENTO NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA FEF/UNICAMP Gláucia Regina Falsarella Marcy Garcia Ramos Mauro Alexandre Páscoa Fabrício

Leia mais

A FISIOTERAPIA NO DESEMPENHO FUNCIONAL DE CRIANÇAS COM MIELOMENINGOCELE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

A FISIOTERAPIA NO DESEMPENHO FUNCIONAL DE CRIANÇAS COM MIELOMENINGOCELE: UMA REVISÃO DE LITERATURA A FISIOTERAPIA NO DESEMPENHO FUNCIONAL DE CRIANÇAS COM MIELOMENINGOCELE: UMA REVISÃO DE LITERATURA MARIA CECILIA DA SILVA¹; DUARTE, HEBILA FONTANA² RESUMO Mielomeningocele (MMC) é uma malformação congênita

Leia mais

Dicas de prevenção para Hérnia de Disco

Dicas de prevenção para Hérnia de Disco Dicas de prevenção para Hérnia de Disco Apresentação Olá, esse conteúdo é a realização de uma parceria entre a Cefig e a Fisioterapia Integrativa. Nesse E-book vamos abordar algumas dicas para prevenção

Leia mais

CRONOGRAMA DE DEFESA DE TCC DO CURSO DE FISIOTERAPIA 2018 DEFESAS DO DIA 04/12/2018 TERÇA-FEIRA

CRONOGRAMA DE DEFESA DE TCC DO CURSO DE FISIOTERAPIA 2018 DEFESAS DO DIA 04/12/2018 TERÇA-FEIRA CRONOGRAMA DE DEFESA DE TCC DO CURSO DE FISIOTERAPIA 2018 DEFESAS DO DIA 04/12/2018 TERÇA-FEIRA HORÁRIO: 19h00 sala L2 TÍTULO DO TCC ALTERAÇÃO DA MARCHA EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN ALUNO (a) NATÁLIA

Leia mais

PHYSIOTHERAPY EXERCISE (NOV 2017) - PORTO

PHYSIOTHERAPY EXERCISE (NOV 2017) - PORTO PHYSIOTHERAPY EXERCISE (NOV 2017) - PORTO Nestas 24 horas dedicadas ao Exercício Terapêutico vai perceber como tornar o exercício funcional, quando o conseguimos ligar aos padrões integrados de movimento

Leia mais

VERTEBRAL (OUT 2016) - PORTO

VERTEBRAL (OUT 2016) - PORTO MANIPULAçãO VERTEBRAL (OUT 2016) - PORTO A manipulação vertebral é um recurso da terapia manual bastante popular entre os profissionais de saúde, um dos mais procurados e que maior impacto causa junto

Leia mais

EXERCÍCIO TERAPÊUTICO: NA BUSCA DA FUNÇÃO

EXERCÍCIO TERAPÊUTICO: NA BUSCA DA FUNÇÃO Anuário da Produção Acadêmica Docente Vol. II, Nº. 3, Ano 2008 EXERCÍCIO TERAPÊUTICO: NA BUSCA DA FUNÇÃO Gelson Araújo de Souza Faculdade Anhanguera de Taubaté anatomia.anhanguera@yahoo.com.br RESUMO A

Leia mais

IMPACTO SOCIAL E ECONÔMICO NA QUALIDADE DE VIDA DOS INDIVIDUOS COM LOMBALGIA: REVISÃO SISTEMÁTICA

IMPACTO SOCIAL E ECONÔMICO NA QUALIDADE DE VIDA DOS INDIVIDUOS COM LOMBALGIA: REVISÃO SISTEMÁTICA IMPACTO SOCIAL E ECONÔMICO NA QUALIDADE DE VIDA DOS INDIVIDUOS COM LOMBALGIA: REVISÃO SISTEMÁTICA Jaime Dativo de Medeiros 1 Ana Paula de Souza e Pinto 2 Fisioterapia ciências biológicas e da saúde Fits

Leia mais

ANÁLISE DA FLEXIBILIDADE EM INDIVÍDUOS COM LOMBALGIA

ANÁLISE DA FLEXIBILIDADE EM INDIVÍDUOS COM LOMBALGIA ANÁLISE DA FLEXIBILIDADE EM INDIVÍDUOS COM LOMBALGIA Gabriela Cesnik do Ouro 1, Patrícia Cardoso de Araújo 2, Mirieli Denardi Limana 3, Valéria Ferreira Garcez 4 RESUMO: A dor lombar é a enfermidade espinal

Leia mais

Revisão de Literatura: como fazer?

Revisão de Literatura: como fazer? Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Revisão de Literatura: como fazer? Enfa. Ms. Mônica Cristina Ribeiro A. A. de lima Ribeirão Preto 2017 REVISÕES REVISÕES Necessitam de métodos

Leia mais

TÍTULO: ANÁLISE ANTROPOMÉTRICA DE SACROS DO SEXO MASCULINO E FEMININO DO ESTADO DE SÃO PAULO

TÍTULO: ANÁLISE ANTROPOMÉTRICA DE SACROS DO SEXO MASCULINO E FEMININO DO ESTADO DE SÃO PAULO Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ANÁLISE ANTROPOMÉTRICA DE SACROS DO SEXO MASCULINO E FEMININO DO ESTADO DE SÃO PAULO CATEGORIA:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE MEDICINA Trabalho de Conclusão de Curso

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE MEDICINA Trabalho de Conclusão de Curso UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE MEDICINA Trabalho de Conclusão de Curso APLICABILIDADES DA FOTOBIOMODULAÇÃO NO ALEITAMENTO MATERNO Sara Polyana Monteiro Ferreira Belo Horizonte 2018 Sara

Leia mais

Resultados Sensíveis aos Cuidados de Enfermagem de Reabilitação na Artroplastia Total do Joelho

Resultados Sensíveis aos Cuidados de Enfermagem de Reabilitação na Artroplastia Total do Joelho Resultados Sensíveis aos Cuidados de Enfermagem de Reabilitação na Artroplastia Total do Joelho José Carlos Testas Ana Martinho; Luís Sousa; Luís Mendes; António Massena; Isabel Leitão Lisboa, 13 de Maio

Leia mais

FREQUÊNCIA DE PROCURA POR ATENDIMENTO MÉDICO DECORRENTES DE LOMBALGIAS E CERVICALGIAS

FREQUÊNCIA DE PROCURA POR ATENDIMENTO MÉDICO DECORRENTES DE LOMBALGIAS E CERVICALGIAS FREQUÊNCIA DE PROCURA POR ATENDIMENTO MÉDICO DECORRENTES DE LOMBALGIAS E CERVICALGIAS RÜKERT, Tatiane Konrad 1 ; MAIA, Indiara da¹; BARBOSA, Elisa Gisélia dos Santos 2 ; THUM, Cristina Kaëfer 3 ; HANSEN,

Leia mais

TORNE-SE UM PARCEIRO LICENCIADO DO INSTITUTO RV

TORNE-SE UM PARCEIRO LICENCIADO DO INSTITUTO RV www.institutorv.com.br TORNE-SE UM PARCEIRO LICENCIADO DO INSTITUTO RV RCV REEQUILÍBRIO DA COLUNA VERTEBRAL FISIOTERAPIA BAROPODOMETRIA ATM/DTM PALMILHAS POSTURAIS E ESPORTIVAS1 O Instituto RV é uma clínica

Leia mais

Lívia Mello Dias Thaís Lino Dos Reis

Lívia Mello Dias Thaís Lino Dos Reis Lívia Mello Dias Thaís Lino Dos Reis O EFEITO DA MOBILIZAÇÃO E MANIPULAÇÃO ARTICULAR É INFLUENCIADO PELA UTILIZAÇÃO DAS REGRAS DE PREDIÇÃO CLÍNICA EM INDIVÍDUOS COM DOR LOMBAR? Belo Horizonte Universidade

Leia mais