EXERCÍCIO TERAPÊUTICO: NA BUSCA DA FUNÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EXERCÍCIO TERAPÊUTICO: NA BUSCA DA FUNÇÃO"

Transcrição

1 Anuário da Produção Acadêmica Docente Vol. II, Nº. 3, Ano 2008 EXERCÍCIO TERAPÊUTICO: NA BUSCA DA FUNÇÃO Gelson Araújo de Souza Faculdade Anhanguera de Taubaté RESUMO A cinesioterapia, desde o início da fisioterapia, constitui-se na principal ferramenta profissional na recuperação funcional de seus pacientes. Várias são as referências bibliográficas utilizadas na formação dos fisioterapeutas, e a maioria dos leitores espera que estas obras tenham indicação de um exercício específico para uma determinada patologia locomotora, não levando em consideração a individualidade de cada paciente. A fundamentação teórica do aparelho locomotor abordada de forma objetiva associada a temas como desempenho muscular, equilíbrio, endurance, mobilidade, postura movimento e dor induz o leitor a um raciocínio clínico na elaboração de um programa de tratamento específico para cada paciente, proporcionando uma completa recuperação funcional da lesão. Palavras-Chave: Cinesioterapia; Fisioterapia; Recuperação Funcional. ABSTRACT The kinesitherapy, since the beginning of the physiotherapy, is constituted in the main professional tool in their patients' functional recovery. Several they are the bibliographical references used in the physiotherapists' formation, and most of the readers wait that these works have indication of a specific exercise for a certain locomotor pathology, not taking into account the individuality of each patient one. The theoretical recital of the locomotor apparel approached in an objective way associated to fear as muscular acting, balance, endurance, mobility, posture movement and pain induces the reader to a clinical reasoning in the elaboration of a program of specific treatment for each patient one, providing a complete functional recovery of the lesion. Keywords: Kinesiotherapy; Physiotherapy; Functional Recovery. Anhanguera Educacional S.A. Correspondência/Contato Alameda Maria Tereza, 2000 Valinhos, São Paulo CEP rc.ipade@unianhanguera.edu.br Coordenação Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional - IPADE Resenha Recebido em: 15/10/2008 Avaliado em: 13/2/2009 Publicação: 13 de março de

2 478 Exercício terapêutico: na busca da função 1. INTRODUÇÃO A cinesioterapia sempre se pautou como uma das disciplinas fundamentais para a formação profissional do fisioterapeuta, e nela os alunos e fisioterapeutas sempre procuraram uma resposta objetiva e simplista de qual exercício era o melhor para determinada patologia do aparelho locomotor. Em razão disto, surgiram os protocolos de atendimento para uma patologia específica, e aplicados aos pacientes de forma contínua e repetitiva, cujos resultados sempre são insatisfatórios, pois o tratamento deve ser sempre realizado de forma individual para cada paciente e atendendo as necessidades de cada caso. No livro EXERCÍCIO TERAPÊUTICO: Na Busca Da Função, Hall e Brody, 2ª ed., Guanabara Kogan, 2007, a cinesioterapia é abordada de uma maneira diferenciada de outras obras existentes, levando o leitor a analisar o aparelho locomotor de uma forma estrutural e funcional antes de realizar as indicações de tal exercício para uma determinada patologia. O próprio título já leva o leitor a entender que a prática da cinesioterapia é, antes de tudo, a busca incessante da aplicabilidade do conhecimento profissional adaptado ao quadro físico que o paciente apresenta numa avaliação inicial. As autoras organizaram o livro em 27 capítulos, 01 estudo de casos e 02 apêndices, sendo todos estes agrupados em 07 unidades, cada uma com objetivo único Unidade 1 A unidade 1 Fundamentos do Exercício Terapêutico aborda um tema de relevância extrema na relação terapeuta-paciente, considerando se desde a avaliação inicial, intervenção, procedimento e prognóstico. Nesta unidade, o conceito motivação na comunicação terapeuta-paciente é enfatizada de forma a sempre a proporcionar um feedback positivo ao tratamento, fazendo com que o terapeuta atenda continuamente as necessidades do paciente Unidade 2 Na unidade 2 Abordagem Funcional ao Exercício Terapêutico para Deficiências Fisiológicas o conceito de itens fundamentais para o conhecimento das deficiências fisiológicas serve de princípio básico para a elaboração dos exercícios terapêuticos, como for-

3 Gelson Araújo de Souza 479 ça, capacidade aeróbica, deficiência de mobilidade articular e amplitude de movimento, dor, equilíbrio e deficiência de postura e movimento Unidade 3 A unidade 3 Considerações Fisiológicas Especiais Acerca do Exercício Terapêutico estabelece a importância fundamental dos conhecimentos fisiológicos relacionado ao exercício que o fisioterapeuta necessita saber para a correta elaboração de um programa de exercícios para um determinado caso clinico. São abordados itens como lesões de tecidos moles, alterações pós-operatórias, artrite, fibromialgia, fadiga crônica e obstetrícia Unidade 4 Na unidade 4 Exemplos de Especialidades de Intervenção com Exercícios Terapêuticos são citados 03 métodos de intervenção: treinamento de cadeia cinética fechada, facilitação neuromuscular proprioceptiva e fisioterapia aquática, que fornecem uma ampla variedade de vantagens e variações para a prescrição dos exercícios Unidade 5 e 6 Nas unidades 5 Abordagem Funcional ao Exercício Terapêutico das Extremidades Inferiores e 6 Abordagem Funcional ao Exercício Terapêutico das Extremidades Superiores fornece informações regionais acerca da prescrição de exercícios. Em todos os capítulos destas unidades há uma revisão de anatomia, cinesiologia, exame e avaliação para cada região, e há também prescrições para as patologias regionais mais comuns Unidade 7 Na unidade 7 são relatados 11 estudos de casos para posterior análise e entendimento do leitor, para que possa verificar como proceder na coleta de informações e aplicação das técnicas. Nos apêndices 1 e 2 há uma relação de sinais e sintomas que servem de orientação para a prescrição de exercícios, de extrema importância no amadurecimento clínico do profissional.

4 480 Exercício terapêutico: na busca da função Nota-se pelas características do conteúdo desta obra que as autoras buscaram fazer com que em todos os capítulos, o fisioterapeuta ou o estudante de fisioterapia entenda que ao elaborar um tratamento cinesioterapêutico para seu paciente, haverá sempre a necessidade de total conhecimento dos fundamentos básicos do aparelho locomotor. Mas ao invés de somente realizar uma breve revisão de conceitos, o leitor é levado a entender quais são as principais características que podem influenciar na efetividade da cinesioterapia, como as deficiências de mobilidade, endurance, desempenho muscular, postura e movimento e dor. Além de ser uma obra extremamente ilustrada, um grande diferencial em relação a outras existentes é a adoção de itens pedagógicos que instruem o leitor na elaboração e compreensão da cinesioterapia, como os boxes de autogerenciamento, que possuem a função de orientar o paciente em como realizar o exercício, justificando a finalidade, o procedimento da técnica de realização e níveis de graduação em relação à dosagem. Outro item de suma importância é o box de instruções ao paciente, que consta de orientações dadas ao próprio paciente para um melhor entendimento de seu problema tanto no caráter preventivo como no caráter biomecânico. Todo texto de teor técnico tem uma característica dedutiva, ou seja, direcionase de um assunto global para um assunto específico, sempre procurando fazer uma a- nálise descritiva para um entendimento mais detalhado do leitor. Este fato foi observado pelas autoras, onde no final de cada capítulo existem 03 itens para estimular o leitor a pensar sobre o que foi entendido, como pontos-chave que resume os principais conceitos que querem fundamentar para o entendimento do leitor; questões de pensamento crítico para fazer o leitor a raciocinar sobre o conhecimento adquirido sobre o assunto do capítulo, sendo que este item é o fundamental para uma obra que sempre estimula o leitor a entender que a cinesioterapia como uma ferramenta essencial na reeducação funcional de seu paciente; atividades de laboratório que levam o leitor a prática da prescrição de exercícios, mas com um conteúdo direcionado a um aprendizado pedagógico baseado nos princípios básicos da anatomia e cinesiologia. A obra, como um todo, sempre procura a direcionar seu leitor a conhecer seu assunto não só pelo aspecto teórico, mas principalmente, pelo seu aspecto prático e clínico, demonstrando que a mera repetição de exercícios por protocolos tende ao fracasso. A cinesioterapia é uma ciência prática, cujo conteúdo é extremamente extenso e ilimitado, sendo que o fisioterapeuta deve sempre elaborar um programa de prescrição de exercícios baseados em todos os princípios fundamentais do aparelho locomotor.

5 Gelson Araújo de Souza 481 REFERÊNCIAS HALL, C. M.; BRODY, L. T. Exercício terapêutico: na busca da função. 2. ed., Rio de Janeiro: Guanabara Kogan, KISNER, C. Exercícios terapêuticos: fundamentos e técnicas. São Paulo: Manole, LEROY, A.; GENOT, C.; NEIGER, H. Cinesioterapia: princípios. São Paulo: Panamericana, Cinesioterapia: membro superior. São Paulo: Panamericana, Cinesioterapia: membro inferior. São Paulo: Panamericana, Cinesioterapia: tronco e cabeça. São Paulo: Panamericana, XHARDEZ, Y. Vade-Mecum de Cinesioterapia. São Paulo: Andrei, Gelson Araújo de Souza Fisioterapeuta formado pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Mestre em Bioengenharia Biomateriais pela Universidade do Vale do Paraíba de São José dos Campos UNIVAP - SP. Docente da Disciplina de Anatomia Humana do Curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera de Taubaté.

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE FISIOTERAPIA PLANO DE ENSINO

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE FISIOTERAPIA PLANO DE ENSINO FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE FISIOTERAPIA PLANO DE ENSINO 2014.1 DADOS DA DISCIPLINA CÓDIGO NOME CARGA HORÁRIA PERÍODO HORÁRIO 0090 CINESIOTERAPIA 100h/a - 60h/a T \40h/a P

Leia mais

Parecer n. 05-3/2015. Processo de consulta: Ofício nº 60/2015/GAPRE COFFITO Assunto: Reeducação Postural Global - RPG

Parecer n. 05-3/2015. Processo de consulta: Ofício nº 60/2015/GAPRE COFFITO Assunto: Reeducação Postural Global - RPG Parecer n. 05-3/2015. Processo de consulta: Ofício nº 60/2015/GAPRE COFFITO Assunto: Reeducação Postural Global - RPG Da Consulta Trate-se do questionamento abaixo, acerca do RPG: - Conceituar Método/Técnica

Leia mais

TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL

TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL 2017.2 Curso Administração e Contábeis Disciplina: Matemática Financeira. Turno: Manhã/Tarde/Noite Vagas: 2 para cada turno Juros simples Juros compostos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 UNIDADE UNIVERSITÁRIA: CURSO: Fisioterapia HABILITAÇÃO: - OPÇÃO: - DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Educação Especial IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO

Leia mais

FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA

FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA A Fisioterapia Pediátrica é o ramo da Fisioterapia que utiliza uma abordagem com base em técnicas neurológicas e cardiorrespiratórias especializadas, buscando integrar os objetivos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Faculdade de Filosofia e Ciências CURSO: Terapia

Leia mais

Cursos de Extensão. Técnicas Miofasciais (Tratamento da Disfunção dos Tecidos Moles)

Cursos de Extensão. Técnicas Miofasciais (Tratamento da Disfunção dos Tecidos Moles) Cursos de Extensão Técnicas Miofasciais (Tratamento da Disfunção dos Tecidos Moles) Duração do Curso: - 2 dias, horário integral, perfazendo a carga horária de 20 horas de teoria e prática, sendo 80% prático;

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE FISIOTERAPIA INTRODUÇÃO E PRÁTICA FISIOTERAPÊUTICA I 34 Abordagem histórica, generalista, ética e científica sobre aspectos fundamentais da profissão de fisioterapia

Leia mais

O que você precisa saber antes de treinar seu novo cliente. P r o f ª M s. A n a C a r i n a N a l d i n o C a s s o u

O que você precisa saber antes de treinar seu novo cliente. P r o f ª M s. A n a C a r i n a N a l d i n o C a s s o u O que você precisa saber antes de treinar seu novo cliente P r o f ª M s. A n a C a r i n a N a l d i n o C a s s o u O que poderia melhorar no meu trabalho atual como Treinadora Pessoal para prestar um

Leia mais

Redcord Neurac 1 Programa Educacional

Redcord Neurac 1 Programa Educacional Redcord Neurac 1 Programa Educacional O que é Redcord Neurac? Redcord oferece um método de tratamento único para os problemas musculoesqueléticos: Neurac. Neurac é uma abreviatura para Neuromuscular Activation

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 3-CEPE/UNICENTRO, DE 28 DE JANEIRO DE 2013. REVOGADA PELA RESOLUÇÃO Nº 12/2015-CEPE/UNICENTRO. Aprova o Curso de Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional, modalidade modular,

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR 1.ª SÉRIE MATRIZ CURRICULAR Curso: FISIOTERAPIA Graduação: BACHARELADO Regime: SERIADO ANUAL - NOTURNO Duração: 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁIMO =

Leia mais

Bibliografia Complementar: ANDRADE, C., K ; CLIFFORD, P. Massagem, técnicas e resultados. Rio de Janeiro: Guanabara, 2003.

Bibliografia Complementar: ANDRADE, C., K ; CLIFFORD, P. Massagem, técnicas e resultados. Rio de Janeiro: Guanabara, 2003. V PERÍODO DISCIPLINA: TERAPIA MANUAL II EMENTA: Estudo da terapia manual como resposta fisiológica e biomecânica do sistema músculo-esquelético envolvidos, e o seu comportamento frente ao stress mecânico;

Leia mais

TRATAMENTO (DEZ 2017) - LISBOA

TRATAMENTO (DEZ 2017) - LISBOA FISIOTERAPIA NO OMBRO: AVALIAçãO E TRATAMENTO (DEZ 2017) - LISBOA Um dos complexos articulares com maior incidência de patologia músculo-esquelética é sem dúvida o ombro. Neste curso bastante prático abordará

Leia mais

CADEIAS LESIONAIS (JUN 2017) - LISBOA

CADEIAS LESIONAIS (JUN 2017) - LISBOA CADEIAS LESIONAIS (JUN 2017) - LISBOA O conceito de desenvolvimento da lesão por cadeia vai de encontro à visão global do corpo humano e do indivíduo como um todo, cada vez mais adotada por Fisioterapeutas

Leia mais

Fisioterapia Aplicada à Reumatologia e Imunologia - RCG-3011

Fisioterapia Aplicada à Reumatologia e Imunologia - RCG-3011 Fisioterapia Aplicada à Reumatologia e Imunologia - RCG-3011 Profa. Dra. Daniela Cristina Carvalho de Abreu DIA HORÁRIO SUB TURMA 22/03 14:00 às 28/03 16:15 às 29/03 14:00 às 04/04 8h ás 12h ou 13h às

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE FISIOTERAPIA INTRODUÇÃO E PRÁTICA FISIOTERAPÊUTICA I Abordagem histórica, generalista, ética e científica sobre aspectos fundamentais da profissão de fisioterapia

Leia mais

Bola Suíça. Ao verem as bolas sendo usadas na Suíça, terapeutas norte americanos deram a ela o nome de bola Suíça.

Bola Suíça. Ao verem as bolas sendo usadas na Suíça, terapeutas norte americanos deram a ela o nome de bola Suíça. BOLA SUIÇA Bola Suíça A bola própria para exercícios terapêuticos foi criada a pedido da fisioterapeuta suíça Susanne Klein- Volgebach por volta de 1963, na Itália, por um fabricante de brinquedos, o Sr.

Leia mais

Ementas das Disciplinas de Fisioterapia

Ementas das Disciplinas de Fisioterapia s das Disciplinas de Fisioterapia s das Disciplinas (Semestre/Ano/Período/Termo/Módulo) Carga horária ATIVIDADES COMPLEMENTARES 204 INTRODUÇÃO E PRÁTICA FISIOTERAPÊUTICA I (405576) 34 Abordagem histórica,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular CICLO GERAL OU CICLO BÁSICO AN001- ANATOMIA 1 OBRIGATÓRIO 1 30 60 90 4 ESTUDO DA MORFOLOGIA DOS DIVERSOS ÓRGÃOS QUE CONSTITUEM OS SISTEMAS DO CORPO HUMANO. BQ001- BIOQUIMICA 1 OBRIGATÓRIO 1 30 30 60 3

Leia mais

QUESTÃO 32. A) movimentação ativa de extremidades. COMENTÁRO: LETRA A

QUESTÃO 32. A) movimentação ativa de extremidades. COMENTÁRO: LETRA A QUESTÃO 32. Nas unidades de terapia intensiva (UTI), é comum os pacientes permanecerem restritos ao leito, ocasionando inatividade, imobilidade e prejuízo da funcionalidade. Nesse sentido, a mobilização

Leia mais

Definição. Conceitos Básicos de Cinesioterapia. Primeiros Registros. Primeiros Registros. Primeiros Registros. Primeiros Registros 27/2/2012

Definição. Conceitos Básicos de Cinesioterapia. Primeiros Registros. Primeiros Registros. Primeiros Registros. Primeiros Registros 27/2/2012 Definição Conceitos Básicos de Cinesioterapia Prof Christiane Riedi Daniel Disciplina: Cinesioterapia Cinesioterapia - s.f. Tratamento pelo movimento no sentido geral: mobilização ativa e passiva dos exercícios

Leia mais

FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA COM ÊNFASE EM TERAPIA MANUAL

FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA COM ÊNFASE EM TERAPIA MANUAL EMENTA FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA COM ÊNFASE EM TERAPIA MANUAL DISCIPLINA: Bases Anatômicas e Biomecânicas I ( Membros Superiores) EMENTA: Estudo da anatomobiomecânica das articulações dos membros superiores

Leia mais

Código: 5066 Disciplina: CINESIOTERAPIA I Período 3º Carga Horária: 75 C.H. Teórica: 50 C.H. Prática: 25 Créditos Ementa: Introdução a

Código: 5066 Disciplina: CINESIOTERAPIA I Período 3º Carga Horária: 75 C.H. Teórica: 50 C.H. Prática: 25 Créditos Ementa: Introdução a Código: 5066 Disciplina: CINESIOTERAPIA I Período 3º Carga Horária: 75 C.H. Teórica: 50 C.H. Prática: 25 Créditos Ementa: Introdução a Cinesioterapia, conceitos básicos do movimento humano como forma de

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO DE FISIOTERAPIA EM SAÚDE DA MULHER

ESPECIALIZAÇÃO DE FISIOTERAPIA EM SAÚDE DA MULHER INSTITUTO CENTRAL Hospital das Clínicas da Faculdade da Medicina da Universidade de São Paulo Av. Enéas de Carvalho Aguiar n.º 255 CEP 05403-900 São Paulo Brasil ANEXO 1 ESPECIALIZAÇÃO DE FISIOTERAPIA

Leia mais

PODOPOSTUROLOGIA (NOV 2014) - PORTO

PODOPOSTUROLOGIA (NOV 2014) - PORTO PODOPOSTUROLOGIA (NOV 2014) - PORTO Sabia que a posição do pé é essencial para uma postura correcta? A Podoposturologia é um método que tem como objetivo reeducar e realinhar a estrutura do corpo com base

Leia mais

Currículo Profissional

Currículo Profissional Currículo Profissional Dados Pessoais Nome: Andressa de Oliveira Maia Solteira, Brasileira, 38 anos Endereço: Osvaldo Bastos de Souza Freitas nº 320, Jardim Camburi, Vitória E.S E-MAIL: andressamaia_1@hotmail.com

Leia mais

A EQUOTERAPIA COMO RECURSO FISIOTERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

A EQUOTERAPIA COMO RECURSO FISIOTERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA A EQUOTERAPIA COMO RECURSO FISIOTERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA MASIERO, C.L.R.; DUARTE, H.F. RESUMO Este estudo teve como objetivo rever literaturas

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral. Objetivos Específicos

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral. Objetivos Específicos SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: FISIOTERAPIA Campus: JOÃO UCHÔA Missão Formar profissionais Fisioterapeutas generalistas, humanistas, críticos, reflexivos e éticos, posicionados na sociedade como agentes

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Fisioterapia Campus: Nova Iguaçu Missão Formar profissionais Fisioterapeutas generalistas, humanistas, críticos, reflexivos e éticos, posicionado na sociedade como agente

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Fisioterapia Campus: Macaé Missão O curso de Fisioterapia da Universidade Estácio de Sá, através de uma estrutura embasada em princípios contemporâneos, tem por missão

Leia mais

Dia Tema Palestrante CH Resumo Nº de Vagas. 08h:15min 10h

Dia Tema Palestrante CH Resumo Nº de Vagas. 08h:15min 10h Dia Tema Palestrante CH Resumo Nº de Vagas Local 23/10/2017 08:00 - Abertura do evento 23/10/2017 NOÇÕES BÁSICAS DE PODOPOSTUROLOGIA 08h:15min 10h Dr. Zari Neto - Crefito10 127789-F Responsável Técnico

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 18:00

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 18:00 TERAPIA SACRO-CRANIANA PARA FISIOTERAPEUTAS (OUT 2017) - PORTO Este curso bastante prático, foca a Terapia Sacro-Craniana segundo uma abordagem adaptada às necessidades do Fisioterapeuta. Com João Tedim

Leia mais

CONTROLE MOTOR E TREINAMENTO FUNCIONAL

CONTROLE MOTOR E TREINAMENTO FUNCIONAL CONTROLE MOTOR E TREINAMENTO FUNCIONAL MANUAL DO CURSO SUMÁRIO DESCRIÇÃO... 3 FICHA TÉCNICA.... 4 OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM.... 4 COORDENADOR... 5 ESTRUTURA DETALHADA... 5 METODOLOGIA... 6 CERTIFICAÇÃO...

Leia mais

Dia Tema Palestrante CH Resumo Nº de Vaga s 23/10/2017 8:00 - Abertura do evento. 8h:15min 10h

Dia Tema Palestrante CH Resumo Nº de Vaga s 23/10/2017 8:00 - Abertura do evento. 8h:15min 10h Dia Tema Palestrante CH Resumo Nº de Vaga s 23/10/2017 8:00 - Abertura do evento Local 23/10/2017 NOÇÕES BÁSICAS DE PODOPOSTUROL OGIA Dr. Zari Neto Fisioterapeuta- Crefito10 127789-F Responsável Técnico

Leia mais

Especialização em Anatomia e Biomecânica do Sistema Locomotor - NOVO

Especialização em Anatomia e Biomecânica do Sistema Locomotor - NOVO Especialização em Anatomia e Biomecânica do Sistema Locomotor - NOVO Apresentação Previsão de Início Julho/2013 Inscrições em Breve - Turma 01 - Campus Stiep O curso de Especialização em Anatomia e Biomecânica

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 18:00

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 18:00 DIAGNóSTICO AVANçADO EM TERAPIA MANUAL (NOV 2017) - PORTO Sabia que a chave para um tratamento eficaz é um diagnóstico correto? "Diagnóstico Avançado em Terapia Manual" será uma excelente oportunidade

Leia mais

Informação sobre diretrizes do curso, princípios da reabilitação esportiva.

Informação sobre diretrizes do curso, princípios da reabilitação esportiva. Ementas MÓDULO AVALIAÇÃO - 40 horas -Introdução à fisioterapia esportiva (1 hora) Informação sobre diretrizes do curso, princípios da reabilitação esportiva. -Avaliação cinético-funcional dos membros superiores

Leia mais

FACULDADE DE JAGUARIÚNA

FACULDADE DE JAGUARIÚNA Noturno 01 1 1150027 Anatomia Humana 80 1 1150029 Bases e História da Fisioterapia 20 20 1 1150038 Ciências Sociais em Saúde 30 10 1 1150219 Citologia e Genética 20 1 1150009 Fundamentos de Ética Profissional

Leia mais

RESOLUÇÃO. Artigo 2º - O plano de implantação, Conteúdo Programático e demais características do referido Curso constam do respectivo Processo.

RESOLUÇÃO. Artigo 2º - O plano de implantação, Conteúdo Programático e demais características do referido Curso constam do respectivo Processo. RESOLUÇÃO CONSEPE 59/2000 REFERENDA A ALTERAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE FISIOTERAPIA, REGIME SERIADO SEMESTRAL, TURNO MATUTINO, DO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA.

Leia mais

#Fisioterapeuta, #Medico, #Osteopata, #Quiropratico, #Outra

#Fisioterapeuta, #Medico, #Osteopata, #Quiropratico, #Outra PODOPOSTUROLOGIA (MAI 2015) - LISBOA A Podoposturologia é um método que tem como objetivo reeducar e realinhar a estrutura do corpo com base na prescrição de palmilhas, proprioceptivas e termomoldáveis,

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR ESTRUTURA CURRICULAR Curso de Bacharelado em Fisioterapia I SEMESTRE Anatomia Sistêmica 80 40 40 ------- Histologia e Embriologia 80 60 20 ------- Fundamentos de Ciências Sociais Aplicados à Saúde 40 40

Leia mais

AVALIAÇÃO DA COLUNA CERVICAL

AVALIAÇÃO DA COLUNA CERVICAL AVALIAÇÃO DA COLUNA CERVICAL 1. Anatomia Aplicada A coluna cervical consiste em diversas articulações: Artic. Atlantoccipital (C0-C1); Artic. Atlantoaxial Mediana (C1-C2): artic. axial (trocóidea) / Artic.

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 18:00 INVESTIMENTO FORMADOR

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 18:00 INVESTIMENTO FORMADOR TERAPIA SACRO-CRANIANA PARA FISIOTERAPEUTAS (OUT 2016) - PORTO Este curso bastante prático, foca a Terapia Sacro-Craniana segundo uma abordagem adaptada às necessidades do Fisioterapeuta. Com João Tedim

Leia mais

FADIGA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

FADIGA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA FADIGA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA MONTEIRO, B. C.; RODRIGUES-JUNIOR, G. M. RESUMO Este estudo tem como objetivo identificar os fatores causadores de fadiga nos pacientes oncológicos

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR ESTRUTURA CURRICULAR Curso de Bacharelado em Fisioterapia I SEMESTRE Anatomia Sistêmica 80 40 40 ------- Histologia e Embriologia 80 60 20 ------- Fundamentos de Ciências Sociais Aplicados à Saúde 40 40

Leia mais

VERTEBRAL (OUT 2016) - PORTO

VERTEBRAL (OUT 2016) - PORTO MANIPULAçãO VERTEBRAL (OUT 2016) - PORTO A manipulação vertebral é um recurso da terapia manual bastante popular entre os profissionais de saúde, um dos mais procurados e que maior impacto causa junto

Leia mais

PODOPOSTUROLOGIA (SET 2017) - PORTO

PODOPOSTUROLOGIA (SET 2017) - PORTO PODOPOSTUROLOGIA (SET 2017) - PORTO A Podoposturologia é um método que tem como objetivo reeducar e realinhar a estrutura do corpo com base na prescrição de palmilhas, proprioceptivas e termomoldáveis,

Leia mais

Santo André, 11 de março de Ao CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL CREFITO 4. Parecer n.03/2017

Santo André, 11 de março de Ao CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL CREFITO 4. Parecer n.03/2017 Parecer n.03/2017 Ao CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL CREFITO 4 Parecer n.03/2017 Processo de Consulta: Ofício nº 0282/2017/GAPRE CREFITO-4 Assunto: Atuação da Fisioterapia com exercícios

Leia mais

PODOPOSTUROLOGIA (SET 2016) - PORTO

PODOPOSTUROLOGIA (SET 2016) - PORTO PODOPOSTUROLOGIA (SET 2016) - PORTO A Podoposturologia é um método que tem como objetivo reeducar e realinhar a estrutura do corpo com base na prescrição de palmilhas, proprioceptivas e termomoldáveis,

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Fisioterapia em Neurologia

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Fisioterapia em Neurologia CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Fisioterapia em Neurologia Código: Fisio 214 Pré-Requisito: Semiologia Período

Leia mais

COM ANDRZEJ PILAT (OUT 2015) LISBOA

COM ANDRZEJ PILAT (OUT 2015) LISBOA INDUçãO MIOFASCIAL: TéCNICAS ESTRUTURAIS COM ANDRZEJ PILAT (OUT 2015) LISBOA A Indução Miofascial é um método de avaliação e de tratamento das disfunções do sistema fascial com o objetivo de aliviar a

Leia mais

Artroplastia de Ombro TRATAMENTO POR ARTROPLASTIA NAS FRATURAS DO ÚMERO PROXIMAL INDICAÇÃO. partes? rachadura da

Artroplastia de Ombro TRATAMENTO POR ARTROPLASTIA NAS FRATURAS DO ÚMERO PROXIMAL INDICAÇÃO. partes? rachadura da Artroplastia de Ombro TRATAMENTO POR NAS FRATURAS DO ÚMERO PROXIMAL INDICAÇÃO em 4 partes? tipo rachadura da cabeça umeral (split head) impactada cabeça atingindo 40% do colo anatômico FRATURAS DO ÚMERO

Leia mais

INFLUÊNCIA DA GAMETERAPIA NA REABILITAÇÃO DE PACIENTE PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO

INFLUÊNCIA DA GAMETERAPIA NA REABILITAÇÃO DE PACIENTE PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO INFLUÊNCIA DA GAMETERAPIA NA REABILITAÇÃO DE PACIENTE PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO MORAIS, S. B., DUARTE, F. H. RESUMO Esta pesquisa teve como objetivo analisar a influência da Gameterapia na reabilitação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Faculdade de Filosofia e Ciências CURSO: Terapia

Leia mais

TÍTULO: EFEITO DO PROTOCOLO UTILIZADO NA ATENÇÃO SECUNDÁRIA EM FISIOTERAPIA AQUÁTICA NA QUALIDADE DO SONO DE PACIENTES COM FIBROMIALGIA

TÍTULO: EFEITO DO PROTOCOLO UTILIZADO NA ATENÇÃO SECUNDÁRIA EM FISIOTERAPIA AQUÁTICA NA QUALIDADE DO SONO DE PACIENTES COM FIBROMIALGIA TÍTULO: EFEITO DO PROTOCOLO UTILIZADO NA ATENÇÃO SECUNDÁRIA EM FISIOTERAPIA AQUÁTICA NA QUALIDADE DO SONO DE PACIENTES COM FIBROMIALGIA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA:

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM /

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / ECOGRAFIA MúSCULO-ESQUELéTICA (JAN 2015) - LISBOA A Ecografia é uma técnica extremamente útil no diagnóstico e avaliação músculo-esquelética, permitindo acompanhar de forma objetiva a evolução da lesão,

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Disciplina: Recursos Terapêuticos Manuais e Acupuntura Curso: Fisioterapia Código: Série: 2ª Série Obrigatória (X ) Optativa ( ) CH Teórica: 80 CH Prática: 80 CH Total: 160 I - Objetivos

Leia mais

DYNAMIC TAPING - NÍVEL 1 (ABR 2016) - LISBOA

DYNAMIC TAPING - NÍVEL 1 (ABR 2016) - LISBOA DYNAMIC TAPING - NÍVEL 1 (ABR 2016) - LISBOA Num curso intensivo, muito prático e em português, irá compreender que o foco do Dynamic Tape na carga e movimento permite uma ação biomecânica e fisiológica

Leia mais

COMO CHEGAR De metro: estação Saldanha (linha amarela ou vermelha), ou estação S. Sebastião (linha Azul ou vermelha)

COMO CHEGAR De metro: estação Saldanha (linha amarela ou vermelha), ou estação S. Sebastião (linha Azul ou vermelha) MANIPULAçãO VERTEBRAL (JAN 2016) - LISBOA A manipulação vertebral é um recurso da terapia manual bastante popular entre os profissionais de saúde, um dos mais procurados e que maior impacto causa junto

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 COMPONENTE CURRICULAR: Recursos Terapêuticos I

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 COMPONENTE CURRICULAR: Recursos Terapêuticos I CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 COMPONENTE CURRICULAR: Recursos Terapêuticos I CÓDIGO: Fisio 210 CH TOTAL: 60h PRÉ-REQUISITO: Semiologia

Leia mais

FUNDAMENTOS E CLÍNICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA I. Profº Ms. Marcos Antonio P. Brito 6ºTermo UniSalesiano Araçatuba

FUNDAMENTOS E CLÍNICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA I. Profº Ms. Marcos Antonio P. Brito 6ºTermo UniSalesiano Araçatuba FUNDAMENTOS E CLÍNICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA I Profº Ms. Marcos Antonio P. Brito 6ºTermo UniSalesiano Araçatuba - 2017 Processo de avaliação em reabilitação Avaliação em Fisioterapia A avaliação

Leia mais

Prof. Ms. Sandro de Souza

Prof. Ms. Sandro de Souza Prof. Ms. Sandro de Souza As 5 leis básicas do Treinamento de Força 1º - ANTES DE DESENVOLVER FORÇA MUSCULAR, DESENVOLVA FLEXIBILIDADE Amplitude de movimento Ênfase na pelve e articulações por onde passam

Leia mais

NUTRIÇÃO E TREINAMENTO DESPORTIVO

NUTRIÇÃO E TREINAMENTO DESPORTIVO EMENTA NUTRIÇÃO E TREINAMENTO DESPORTIVO DISCIPLINA: Adaptações neuromusculares ao treinamento EMENTA: Arranjo funcional das unidades motoras e as mudanças plásticas das influências segmentares e supra-segmentares

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Faculdade de Filosofia e Ciências CURSO: Fisioterapia

Leia mais

PRINCÍPIOS E CONCEITOS DAS TÉCNICAS DE MOBILIZAÇÃO E MANIPULAÇÃO ARTICULAR. Tatiana Teixeira Álvares

PRINCÍPIOS E CONCEITOS DAS TÉCNICAS DE MOBILIZAÇÃO E MANIPULAÇÃO ARTICULAR. Tatiana Teixeira Álvares PRINCÍPIOS E CONCEITOS DAS TÉCNICAS DE MOBILIZAÇÃO E MANIPULAÇÃO ARTICULAR Tatiana Teixeira Álvares MOBILIZAÇÕES X MANIPULAÇÕES Movimentos clássicos que resulta de contrações musculares e movem o osso

Leia mais

Disciplina. 1 ano - 2 Semestre. Disciplina

Disciplina. 1 ano - 2 Semestre. Disciplina 1 ano - 1 Semestre Anatomia Humana I 60 4 Estudo da Genética e da Evolução 60 4 Necessidades Educacionais Especiais 60 4 História e Fundamentos da Fisioterapia 45 3 Antropologia 30 2 Fisiologia 60 4 Saúde

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO, NUTRIÇÃO E TREINAMENTO PERSONALIZADO

ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO, NUTRIÇÃO E TREINAMENTO PERSONALIZADO ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO, NUTRIÇÃO E TREINAMENTO PERSONALIZADO OBJETIVOS DO CURSO O curso de Especialização em Fisiologia do exercício, Nutrição e Treinamento Personalizado oportuniza

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista DISCIPLINA: IMAGENOLOGIA I Curso: Biomedicina Plano de Ensino Período letivo: 2018 Série: 2ª Obrigatória ( X ) Optativa ( ) CH Teórica: 60h CH Prática: 20h CH Total: 80 horas Obs: I - Objetivos - Introduzir

Leia mais

COM ANDRZEJ PILAT (SET 2016) LISBOA

COM ANDRZEJ PILAT (SET 2016) LISBOA INDUçãO MIOFASCIAL: TéCNICAS ESTRUTURAIS COM ANDRZEJ PILAT (SET 2016) LISBOA A Indução Miofascial é um método de avaliação e de tratamento das disfunções do sistema fascial com o objetivo de aliviar a

Leia mais

PROGRAMA DE CURSO. GERAL: Compreender o mecanismo das doenças reumáticas, desenvolver a avaliação ESPECÍFICOS: Introdução à Reumatologia

PROGRAMA DE CURSO. GERAL: Compreender o mecanismo das doenças reumáticas, desenvolver a avaliação ESPECÍFICOS: Introdução à Reumatologia Curso: Fisioterapia Professor: Hosana Meireles Disciplina: Reumatologia Carga Horária: 72h. Ano: 2009 Semestre: 6º PROGRAMA DE CURSO EMENTA: Semiologia, propedêutica, terapêutica fisioterápica das doenças

Leia mais

EFEITOS DA BANDAGEM FUNCIONAL NO PÉ EQUINO DE CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL: ESTUDO DE CASO

EFEITOS DA BANDAGEM FUNCIONAL NO PÉ EQUINO DE CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL: ESTUDO DE CASO EFEITOS DA BANDAGEM FUNCIONAL NO PÉ EQUINO DE CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL: ESTUDO DE CASO RESUMO SANTOS, B.C.M. ;GROSSI, C.L.D. Este estudo tem como objetivo analisar os efeitos da bandagem funcional

Leia mais

PARECER COREN/GO Nº044/CTAP/2017 ASSUNTO: ATUAÇÃO DE ENFERMEIRO NO MÉTODO

PARECER COREN/GO Nº044/CTAP/2017 ASSUNTO: ATUAÇÃO DE ENFERMEIRO NO MÉTODO PARECER COREN/GO Nº044/CTAP/2017 ASSUNTO: ATUAÇÃO DE ENFERMEIRO NO MÉTODO PILATES O Setor de Apoio às Comissões do Coren/GO recebeu em 11 de janeiro de 2017, correspondência de profissional de enfermagem

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 88, de 20 de Novembro

Leia mais

Clínica Dr. Alfredo Toledo e Souza. Avenida Condessa de Vimieiros, 395 Centro, Itanhaém, SP. Fone (13) e (13)

Clínica Dr. Alfredo Toledo e Souza. Avenida Condessa de Vimieiros, 395 Centro, Itanhaém, SP. Fone (13) e (13) Técnicas da Medicina da Dor para Problemas de Coluna, Artrites, Artroses, Bursites, Tendinites, Seqüelas Articulares e Neurológicas com Dores Crônicas, Nevralgias, Enxaquecas e Fibromialgia Clínica Dr.

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado plea Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado plea Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado plea Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Semiologia Fisioterapêutica Código: Fisio 207 Pré-requisito: Cinesiologia e Biomecânica

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR PER. COD. DISCIPLINAS TEÓRICA PRÁTICA TOTAL Biofísica Biologia Humana

MATRIZ CURRICULAR PER. COD. DISCIPLINAS TEÓRICA PRÁTICA TOTAL Biofísica Biologia Humana MATRIZ CURRICULAR O Curso de Bacharelado em Fisioterapia - Campus Nova Iguaçu é oferecido com carga horária total de 4.200 horas a serem integralizadas em, no mínimo, 5 (cinco) anos, em conformidade com

Leia mais

Disciplina a Especialidade Profissional de Fisioterapia Esportiva e dá outras providências.

Disciplina a Especialidade Profissional de Fisioterapia Esportiva e dá outras providências. RESOLUÇÃO n. 395/2011 Disciplina a Especialidade Profissional de Fisioterapia Esportiva e dá outras providências. O Plenário do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO, no exercício

Leia mais

TERAPIA MANUAL SEGUNDO O CONCEITO OSTEOETIOPÁTICO (CERTIFICAÇÃO ATMS) - PORTO - MÓDULO 5 (MEMBRO SUPERIOR)

TERAPIA MANUAL SEGUNDO O CONCEITO OSTEOETIOPÁTICO (CERTIFICAÇÃO ATMS) - PORTO - MÓDULO 5 (MEMBRO SUPERIOR) TERAPIA MANUAL SEGUNDO O CONCEITO OSTEOETIOPÁTICO (CERTIFICAÇÃO ATMS) - PORTO - MÓDULO 5 (MEMBRO SUPERIOR) Terapia Manual segundo o Conceito Osteoeti alguns dos maiores nomes da fisioterapia em Manual.

Leia mais

CURSO DE PILATES APLICADO ÀS LESÕES OSTEOMUSCULARES

CURSO DE PILATES APLICADO ÀS LESÕES OSTEOMUSCULARES CURSO DE PILATES APLICADO ÀS LESÕES OSTEOMUSCULARES INTRODUÇÃO Um número cada vez maior de pessoas apresenta, em seu cotidiano, atividades repetitivas e restritivas, que conduzem a uma perda do sinergismo

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Fisioterapia

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Fisioterapia MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FISIOTERAPIA GRADE 5 Currículo Pleno aprovado pelo Conselho de Curso para o ano de 2010 Cód. Disc. DISCIPLINAS 1º SEMESTRE CRÉD. CH TOTAL TEÓRICA PRÁTICA 5401-1 Anatomia I

Leia mais

1. MATRIZ CURRICULAR. C/H SEMESTRAL Pré-Requisito. C/H Sem. Nº DISCIPLINA - 1 SEMESTRE

1. MATRIZ CURRICULAR. C/H SEMESTRAL Pré-Requisito. C/H Sem. Nº DISCIPLINA - 1 SEMESTRE INÍCIO DO CURSO: 01/02/2011 AUTORIZAÇÃO: N 1.562 de 24 de setembro de 2010. DURAÇÃO DO CURSO: 5 anos TURNOS: Diurno TÍTULO DE GRADUAÇÃO: Fisioterapeuta O perfil do profissional a ser formado é de um fisioterapeuta

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Faculdade de Filosofia e Ciências CURSO: Fisioterapia

Leia mais

TÍTULO: As principais disfunções do joelho: avaliação, tratamento e alta através de reabilitação funcional.

TÍTULO: As principais disfunções do joelho: avaliação, tratamento e alta através de reabilitação funcional. TÍTULO: As principais disfunções do joelho: avaliação, tratamento e alta através de reabilitação funcional. NOME/E-MAIL/TELEFONE: Alex Madureira Barros, alex_mbarros@hotmail.com, (14) 99777.0740. TITULAÇÃO:

Leia mais

PLANO DE AULA. Guirro, R.; Guirro, E. Fisioterapia Dermato-Funcional - fundamentos, recursos e patologias. SP, Ed. Manole, 3ª edição, 2004, 560 p.

PLANO DE AULA. Guirro, R.; Guirro, E. Fisioterapia Dermato-Funcional - fundamentos, recursos e patologias. SP, Ed. Manole, 3ª edição, 2004, 560 p. PLANO DE AULA Disciplina: Eletrotermofototerapia Professor(a): Prof. Msd. Marcus Vinicius Gonçalves Torres Azevedo Curso: Fisioterapia Semestre/Ano 3 / 2010 Turma: Atividades temáticas Estratégias/bibliografia

Leia mais

DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA

DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE A Escola de Ciências da Saúde da Universidade Positivo é composta por 13 cursos que formam profissionais preparados para atuar nos

Leia mais

ASSITÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA À PACIENTES COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (DTM): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

ASSITÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA À PACIENTES COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (DTM): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ASSITÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA À PACIENTES COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (DTM): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Cléa Emanuela Barreto de Medeiros (1); Natália de Oliveira Ribeiro (2); Sandra Cristina de Andrade

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO FAMILIAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA Aneline Maria Ruedell 1 Márcia da Silva Magalhães 2 Nubia Broetto Cunha 3

A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO FAMILIAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA Aneline Maria Ruedell 1 Márcia da Silva Magalhães 2 Nubia Broetto Cunha 3 A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO FAMILIAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA Aneline Maria Ruedell 1 Márcia da Silva Magalhães 2 Nubia Broetto Cunha 3 INTRODUÇÃO: A encefalopatia crônica não progressiva da infância, caracteriza-se

Leia mais

AVALIAÇÃO DO OMBRO. 1. Anatomia Aplicada:

AVALIAÇÃO DO OMBRO. 1. Anatomia Aplicada: AVALIAÇÃO DO OMBRO 1. Anatomia Aplicada: Articulação esternoclavicular: É uma articulação sinovial em forma de sela com 3 graus de liberdade; A artic. esternoclavicular e a acromioclavicular habilitam

Leia mais

FACULDADE DO VALE DO RIO ARINOS BACHARELADO EM FISIOTERAPIA. Carga Horária Semanal. C.H. Teórica

FACULDADE DO VALE DO RIO ARINOS BACHARELADO EM FISIOTERAPIA. Carga Horária Semanal. C.H. Teórica BACHARELADO EM FISIOTERAPIA 1 Semestre Prática Anatomia Humana I 4 60 20 80 Biologia do Desenvolvimento e Genética 3 40 20 60 Histologia 3 40 20 60 Matemática Aplicada 2 40 40 História e Fundamentos da

Leia mais

Mv. Msc. Dr. Luiz Henrique L. Mattos. Equilife Fisioterapia e Reabilitação Equina.

Mv. Msc. Dr. Luiz Henrique L. Mattos. Equilife Fisioterapia e Reabilitação Equina. Mv. Msc. Dr. Luiz Henrique L. Mattos Equilife Fisioterapia e Reabilitação Equina IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NA CONDUTA Fisioterapia Reabilitação Equipe Tratar Sinais Clínicos da lesão; Suporte pós-cirúrgico;

Leia mais

~ 5 ~ A EFETIVIDADE DAS TÉCNICAS DE ISOSTRETCHING E ALOGAMENTO ESTÁTICO NA LOMBALGIA

~ 5 ~ A EFETIVIDADE DAS TÉCNICAS DE ISOSTRETCHING E ALOGAMENTO ESTÁTICO NA LOMBALGIA ~ 5 ~ A EFETIVIDADE DAS TÉCNICAS DE ISOSTRETCHING E ALOGAMENTO ESTÁTICO NA LOMBALGIA Isadora Carneiro Kovalhuk 1 Daniela dos Santos 2 Recebido em: 20.10.2013 Aceito em: 20.11.2013 Resumo: Lombalgia é o

Leia mais

EQUIPA DE FORMADORES TUPIMEK MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM /

EQUIPA DE FORMADORES TUPIMEK MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / INDUçãO MIOFASCIAL: TéCNICAS ESTRUTURAIS COM ANDRZEJ PILAT (MAI 2017) - PORTO A Indução Miofascial é um método de avaliação e de tratamento das disfunções do sistema fascial com o objetivo de aliviar a

Leia mais

Bem estar e produtividade no trabalho

Bem estar e produtividade no trabalho Bem estar e produtividade no trabalho Camila Greco Müller dos Santos Fisioterapeuta Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro Especialista em osteopatia, terapia manual e biomecânica clínica O bem-estar

Leia mais

1 INDEFERIDO 1 DEFERIDO

1 INDEFERIDO 1 DEFERIDO QUESTÃO: 21 A progressão de complexidade começa pela adoção de auxiliares de marcha, seguida, quando o paciente tiver segurança no membro lesado, pela equalização/transferência de carga e, por último,

Leia mais

PILATES CONTEMPORÂNEO COM APARELHOS

PILATES CONTEMPORÂNEO COM APARELHOS PILATES CONTEMPORÂNEO COM APARELHOS Reformer, Step Chair, Ladder Barril, Spine Corrector. Cadeias musculares. Controlo Motor. Avaliação muscular, neural e articular. Certificação IPDJ DATAS, LOCAIS E DESTINATÁRIOS

Leia mais

OS BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA TENDINITE DO SUPRA-ESPINHOSO: RELATO DE CASO

OS BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA TENDINITE DO SUPRA-ESPINHOSO: RELATO DE CASO OS BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA TENDINITE DO SUPRA-ESPINHOSO: RELATO DE CASO Andrey Tavares de Oliveira Penido, Karina Lima Oliveira, Sarah Cardoso de Oliveira, Luiza Karollynne dos Santos

Leia mais