Determinantes macroeconômicos da taxa Selic: um estudo econométrico no período de 1994 a 2014.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Determinantes macroeconômicos da taxa Selic: um estudo econométrico no período de 1994 a 2014."

Transcrição

1 Determinantes macroeconômicos da taxa Selic: um estudo econométrico no período de 1994 a Maria Eugênia de Oliveira Batista 1 Gabriel Rodrigo Gomes Pessanha 2 1. Introdução O Brasil possui como taxa básica de juros da economia, a taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), responsável por regular diariamente os preços unitários dos títulos públicos, é a taxa utilizada pelo Banco Central a fim de vender e comprar esses títulos com o objetivo de estruturar sua política monetária. Após 1994, início do Plano Real, as taxas de juros Selic aumentaram significativamente com o proposito de conter a taxa de inflação (HARFUCH, 2008). A partir de então, a taxa de juros também se tornou o instrumento mais significativo do Banco Central para a determinação das metas de inflação. Pode-se dizer que o grande problema enfrentado pelo governo afim de conseguir um equilíbrio macroeconômico e um desenvolvimento econômico está relacionada com as altas taxas de juros de curto prazo que o Brasil possui (BRESSER-PEREIRA, 2007). Com o propósito de analisar os valores da taxa Selic, o presente estudo teve como objetivo averiguar, através da regressão linear múltipla, se as variáveis macroeconômicas (PIB, inflação, taxa de câmbio, índice IBOVESPA e duas variáveis dummy correspondentes à crise de 2008 e à abertura do câmbio, em 1999, período em que houve a troca de câmbio fixo para câmbio flutuante), possuem alguma influência no processo de formação da taxa SELIC, no período correspondente a julho de 1994, início do Plano Real, a fevereiro de Material e Métodos Os dados correspondentes à variável dependente Selic e às independentes PIB, inflação, taxa de câmbio e índice Ibovespa foram coletados através do site IPEADATA ( Além disso, as variáveis dummy foram incorporadas como valor 0 até seu acontecimento, e a partir daí receberam valor 1 até o final do período. O 1 UNIFAL-MG: Universidade Federal de Alfenas, Varginha MG. mag_batista@hotmail.com 2 UNIFAL-MG: Universidade Federal de Alfenas, Varginha MG. gabriel.pessanha@unifal-mg.edu.br

2 período de pesquisa compreende-se entre julho de 1994, início do Plano Real, à feveireiro de Para a análise de regressão foi utilizado o software Gretl. A análise de regressão linear múltipla foi utilizada como principal método de estudo. Esta análise diz respeito ao estudo de uma variável dependente, em relação a uma ou mais variáveis independentes, visando estimar e/ou prever o valor médio populacional da variável dependente em termos dos valores conhecidos ou fixados (em amostragens repetidas) das independentes. (GUJARATI e PORTER, 2011). A equação geral referente à regressão linear múltipla pode ser expressa como: y = β 0 + β 1 x β j x j + u Onde, y = observações da variável dependente ou variável resposta; x = variáveis independentes existentes; β 0 = intercepto; β j = mudança esperada em y devido ao aumento de uma unidade em xj, estando as outras variáveis fixas, ou seja, são os parâmetros da população; u = erro padrão Primeiramente é realizado um teste de hipótese, considerado uma regra usada para decidir se uma hipótese estatística deve ser rejeitada ou não. O objetivo deste teste é decidir se uma hipótese sobre determinada característica da população é ou não apoiada pela evidência obtida de dados amostrais. E eles são os primeiros estudos realizados para a verificação da validade do modelo. A hipótese formulada e testada no decorrer deste trabalho refere-se à influência ou não das variáveis macroeconômicas na taxa Selic. Especificamente com relação as variáveis independentes, espera-se um resultado positivo com as variáveis inflação, câmbio e PIB. E em relação às outras variáveis, é esperado que elas possuam relação negativa com a variável dependente, assim, com o aumento nas variáveis independentes, espera-se uma diminuição na taxa Selic. 3. Resultados e Discussões Na pesquisa, algumas variáveis como a taxa Selic, taxa de câmbio, PIB e Ibovespa passaram por um processo de logaritmização como forma de tornar os dados lineares, e, com base nestes dados foi possível a elaboração dos resultados.

3 Na Tabela 1 apresenta-se os coeficientes de correlação das variáveis estudadas. Tais estatísticas foram importantes para a verificação da presença de multicolinearidade entre as variáveis estudadas. Tabela 1: Resultado da análise de correlação SELIC 1 CÂMBIO -0, SELIC CÂMBIO PIB IBOVESPA INFLAÇÃO Crise 2008 PIB -0, , IBOVESPA 0, , , INFLAÇÃO 0, , , , Crise , , , , , Abertura , , , , , , Fonte: Elaborado pela autora (2014). Abertura 1999 Os resultados negativos (<0) existentes na tabela nos revelam uma relação negativa entre as variáveis, ou seja, movimento de alta na variável dependente são acompanhadas por movimento de baixa da variável independente. Consequentemente, quando os resultados são positivos (>0), existe uma relação positiva entre as variáveis, ou seja, se a variável dependente aumenta, a independente também irá aumentar. Apesar de existirem alguns valores elevados na análise de correlação, foi realizado um teste de colinearidade, mostrando que esses valores não influenciaram na análise dos resultados. O valor mínimo possível da colinearidade é 1,0, e os valores > 10,0 podem indicar um problema de colinearidade. Os valores de colinearidade das variáveis são: a taxa de câmbio obteve 4,320 como valor, o PIB 6,131, Ibovespa 1,039, a variável crise de ,489, e a abertura ,954. Portanto, pode-se concluir que não ocorreram problemas de colinearidade, e não houve nenhuma influência na explicação dos dados. Os resultados encontrados a partir do ajuste do modelo de regressão linear múltipla, que estimou o comportamento da taxa Selic em relação às variáveis independentes apresentaram-se estatisticamentesignificativos. O coeficiente de determinação do modelo (R 2 ) foi de, aproximadamente, 84%, com uma significância inferior a 1% (teste F), ou seja, as variações da SELIC são explicadas pelas variações das variáveis independentes em 84% dos casos, conforme a Tabela 2.

4 Tabela 2: Resultados da análise de regressão Variáveis Coeficientes Erro padrão Teste-t Interseção 2, , ,710044*** CÂMBIO 0, , ,790407* PIB -0, , ,525324*** IBOVESPA 0, , , INFLAÇÃO 0, , ,694381*** Crise , , ,063403** Abertura , , ,854418*** R- Quadrado 0, *** Fonte: Elaborado pela autora (2014). Legenda: * significativo à 10% ** significativo à 5% *** significativo à 1%. Partindo para análise individual das variáveis percebe-se que a única variável não expressiva dentro do modelo foi o Ibovespa, pois não obteve significância estatística. Com relação ao PIB, pode-se afirmar que existe uma relação inversa com a variável dependente, em outras palavras, um aumento no PIB de 10% acarretaria uma diminuição de, aproximadamente, 4,8% na taxa SELIC, tal estatística é significativa ao nível de 1%. Comportamento semelhante a este se observa nas variáveis dummies estudadas (Crise de 2008 e abertura de 1999), ambas variáveis apresentaram uma relação inversa com a taxa SELIC. Já as variáveis Câmbio e Inflação apresentaram uma relação direta com a variável dependente estudada, ou seja, um aumento de 10% nas variáveis independentes acarretaria uma elevação na taxa Selic na ordem de 1,2% e 0,6%, respectivamente, tais estatísticas são confirmadas pelo teste t com um nível de 10% para a variável Câmbio e 1% para a variável Inflação. 4. Conclusões Com o objetivo de estudar as influências de algumas variáveis macroeconômicas sobre o processo de formação da taxa Selic utilizou-se a metodologia de regressão linear múltipla. Inicialmente, examinaram-se as séries estudadas para verificar se as mesmas atendiam os pressupostos teóricos da regressão. Para tornar mais lineares os valores de algumas das variáveis como taxa Selic, PIB, taxa de câmbio e índice Ibovespa, estes passaram por um processo de logaritmização, para que assim, fosse possível a realização do método.

5 Os resultados obtidos apresentaram valores expressivos. O coeficiente de determinação do modelo (R²) foi de, aproximadamente, 84%, com significância estatística inferior a 1%, ou seja, as variações da SELIC são explicadas pelas variações das variáveis independentes em 84% dos casos. Partindo para a análise individual das variáveis dependentes sob a independente, a única variável que não obteve resultado significativo foi o índice Ibovespa, pelo fato de obter um valor-p alto, e rejeitando a hipótese Ho de significância. Os demais valores das variáveis possuíram resultados com níveis de significância variando entre 10%, 5% e 1%. A taxa de câmbio apresentou uma significância de 10%, a variável dummy Crise de 2008 apresentou um nível de significância de 5%. E as demais variáveis apresentaram resultados significativos à 1%. Por fim, pode-se concluir que as variáveis incluídas no modelo explicaram grande parte das variações da taxa SELIC no período estudado, todavia sugere-se para estudos futuros a inclusão de outras variáveis a fim de se aumentar o poder de explicação. Bibliografia BRESSER-PEREIRA, L.C. Macroeconomia da estagnação: crítica da ortodoxia convensional no Brasil pós São Paulo: editora 34, GUJARATI, D.N.; PORTER, D.C. Econometria Básica, 5 ed. Porto Alegre: AMGH, HARFUCH, Leila. Determinantes da taxa de juros nominal e sua relação com a taxa de câmbio no Brasil no período de 1990 a Piracicaba, 2008.

O RODÍZIO DE AUDITORES INDEPENDENTES E O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS EM INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS DO BRASIL: UMA ANÁLISE ECONOMÉTRICA DE 1997 A 2013.

O RODÍZIO DE AUDITORES INDEPENDENTES E O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS EM INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS DO BRASIL: UMA ANÁLISE ECONOMÉTRICA DE 1997 A 2013. O RODÍZIO DE AUDITORES INDEPENDENTES E O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS EM INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS DO BRASIL: UMA ANÁLISE ECONOMÉTRICA DE 1997 A 2013. 1. INTRODUÇÃO Monara Reis Silva Brandão 1 Leandro Lima

Leia mais

XI Encontro de Iniciação à Docência

XI Encontro de Iniciação à Docência 4CCSADEMT03 O MODELO IS LM: UMA ABORDAGEM PARA A ECONOMIA BRASILEIRA NO PERÍODO DE 1995 2007 Tatyanna Nadábia de Souza Lima (1), Marcilia Nobre Gadelha (2), Sinézio Fernandes Maia (3) Centro de Ciências

Leia mais

REGRESSÃO E CORRELAÇÃO

REGRESSÃO E CORRELAÇÃO REGRESSÃO E CORRELAÇÃO A interpretação moderna da regressão A análise de regressão diz respeito ao estudo da dependência de uma variável, a variável dependente, em relação a uma ou mais variáveis explanatórias,

Leia mais

AULAS 21 E 22 Análise de Regressão Múltipla: Estimação

AULAS 21 E 22 Análise de Regressão Múltipla: Estimação 1 AULAS 21 E 22 Análise de Regressão Múltipla: Estimação Ernesto F. L. Amaral 28 de outubro e 04 de novembro de 2010 Metodologia de Pesquisa (DCP 854B) Fonte: Cohen, Ernesto, e Rolando Franco. 2000. Avaliação

Leia mais

MODELOS DE REGRESSÃO E DECOMPOSIÇÃO PARA DESCREVER O CONSUMO RESIDENCIAL DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL ENTRE 1985 E 2013

MODELOS DE REGRESSÃO E DECOMPOSIÇÃO PARA DESCREVER O CONSUMO RESIDENCIAL DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL ENTRE 1985 E 2013 MODELOS DE REGRESSÃO E DECOMPOSIÇÃO PARA DESCREVER O CONSUMO RESIDENCIAL DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL ENTRE 1985 E 2013 Maria José CharfuelanVillarreal Universidade Federal do ABC OBJETIVO Identificar

Leia mais

FATORES EXPLICATIVOS DO SALDO DA BALANÇA COMERCIAL DO BRASIL 1990 A 1997

FATORES EXPLICATIVOS DO SALDO DA BALANÇA COMERCIAL DO BRASIL 1990 A 1997 Economia e Desenvolvimento, nº 11, março/2000 Artigo Acadêmico FATORES EXPLICATIVOS DO SALDO DA BALANÇA COMERCIAL DO BRASIL 1990 A 1997 Zenir Adornes da Silva * Resumo: Neste artigo, analisa-se a influência

Leia mais

EVOLUÇÃO DA DÍVIDA PÚBLICA MOBILIÁRIA FEDERAL INTERNA NO BRASIL DE 1995 A 2002

EVOLUÇÃO DA DÍVIDA PÚBLICA MOBILIÁRIA FEDERAL INTERNA NO BRASIL DE 1995 A 2002 EVOLUÇÃO DA DÍVIDA PÚBLICA MOBILIÁRIA FEDERAL INTERNA NO BRASIL DE 1995 A 2002 Vanessa Lucas Gonçalves 1 Sérgio Luiz Túlio 2 RESUMO Este artigo tem por objetivo analisar a evolução da Dívida Pública Mobiliária

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - PPGCC FICHA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - PPGCC FICHA DE DISCIPLINA FICHA DE DISCIPLINA Disciplina Métodos Quantitativos II Código PPGCC Carga Horária 60 Créditos 4 Tipo: Optativa OBJETIVOS Discutir com os alunos um conjunto de instrumentos estatísticos de pesquisa, necessários

Leia mais

Gabarito da 1 a Lista de Exercícios de Econometria II

Gabarito da 1 a Lista de Exercícios de Econometria II Gabarito da 1 a Lista de Exercícios de Econometria II Professor: Rogério Silva Mattos Monitor: Delano H. A. Cortez Questão 1 Considerando que o modelo verdadeiro inicialmente seja o seguinte: C = a + 2Y

Leia mais

Palavras-chave: Análise de regressão; ROA; Indicadores macroeconômicos; Empresas de capitalização. Richard Hernani Pereira 1 5

Palavras-chave: Análise de regressão; ROA; Indicadores macroeconômicos; Empresas de capitalização. Richard Hernani Pereira 1 5 Determinantes macroeconômicos da rentabilidade dos investimentos: uma análise empírica no período de 2003 a 2013 em empresas brasileiras de capitalização. Richard Hernani Pereira 1 5 Gabriel Rodrigo Gomes

Leia mais

Regressão. PRE-01 Probabilidade e Estatística Prof. Marcelo P. Corrêa IRN/Unifei

Regressão. PRE-01 Probabilidade e Estatística Prof. Marcelo P. Corrêa IRN/Unifei Regressão PRE-01 Probabilidade e Estatística Prof. Marcelo P. Corrêa IRN/Unifei Regressão Introdução Analisar a relação entre duas variáveis (x,y) através da equação (equação de regressão) e do gráfico

Leia mais

4. ANÁLISE DOS RESULTADOS DA PESQUISA

4. ANÁLISE DOS RESULTADOS DA PESQUISA 68 4. ANÁLISE DOS RESULTADOS DA PESQUISA Conforme já comentado, este estudo visa analisar a relação entre o EVA e o retorno das ações no mercado acionário brasileiro, através da aplicação de dois modelos

Leia mais

AULAS 17 E 18 Análise de regressão múltipla: estimação

AULAS 17 E 18 Análise de regressão múltipla: estimação 1 AULAS 17 E 18 Análise de regressão múltipla: estimação Ernesto F. L. Amaral 22 e 24 de outubro de 2013 Avaliação de Políticas Públicas (DCP 046) Fonte: Cohen, Ernesto, e Rolando Franco. 2000. Avaliação

Leia mais

AULA 03 Análise de regressão múltipla: estimação

AULA 03 Análise de regressão múltipla: estimação 1 AULA 03 Análise de regressão múltipla: estimação Ernesto F. L. Amaral 17 de julho de 2013 Análise de Regressão Linear (MQ 2013) www.ernestoamaral.com/mq13reg.html Fonte: Cohen, Ernesto, e Rolando Franco.

Leia mais

Variável dependente Variável independente Coeficiente de regressão Relação causa-efeito

Variável dependente Variável independente Coeficiente de regressão Relação causa-efeito Unidade IV - Regressão Regressões Lineares Modelo de Regressão Linear Simples Terminologia Variável dependente Variável independente Coeficiente de regressão Relação causa-efeito Regressão correlação Diferença

Leia mais

RESUMO DO CAPÍTULO 3 DO LIVRO DE WOOLDRIDGE ANÁLISE DE REGRESSÃO MÚLTIPLA: ESTIMAÇÃO

RESUMO DO CAPÍTULO 3 DO LIVRO DE WOOLDRIDGE ANÁLISE DE REGRESSÃO MÚLTIPLA: ESTIMAÇÃO RESUMO DO CAPÍTULO 3 DO LIVRO DE WOOLDRIDGE ANÁLISE DE REGRESSÃO MÚLTIPLA: ESTIMAÇÃO Regressão simples: desvantagem de apenas uma variável independente explicando y mantendo ceteris paribus as demais (ou

Leia mais

5 Análise dos resultados

5 Análise dos resultados 5 Análise dos resultados Os dados foram analisados utilizando o software SPSS (Statistical Package for Social Sciences) base 18.0. Para Cooper e Schindler (2003) a análise de dados envolve a redução de

Leia mais

Economia, Finanças e Estatística Avançada

Economia, Finanças e Estatística Avançada A correlação entre taxa SELIC Meta e inflação é a) Próxima de 1 b) Maior que 1 c) Próxima de -1 d) Igual a 0 A correlação entre taxa SELIC Meta e inflação é a) Próxima de 1 - Significa que quando um ativo

Leia mais

Análise de regressão linear simples. Diagrama de dispersão

Análise de regressão linear simples. Diagrama de dispersão Introdução Análise de regressão linear simples Departamento de Matemática Escola Superior de Tecnologia de Viseu A análise de regressão estuda o relacionamento entre uma variável chamada a variável dependente

Leia mais

Econometria - Lista 6

Econometria - Lista 6 Econometria - Lista 6 Professores: Hedibert Lopes, Priscila Ribeiro e Sérgio Martins Monitores: Gustavo Amarante e João Marcos Nusdeo Exercício 1 A curva de Phillips desempenha um papel fundamental na

Leia mais

Resultados. 4.1 Resultado da análise buy and hold

Resultados. 4.1 Resultado da análise buy and hold 36 4 Resultados 4.1 Resultado da análise buy and hold Os resultados obtidos com a análise buy and hold estão em linha com os observados em estudos efetuados no mercado norte-americano, como Ritter (1991)

Leia mais

ECONOMETRIA. Prof. Patricia Maria Bortolon, D. Sc.

ECONOMETRIA. Prof. Patricia Maria Bortolon, D. Sc. ECONOMETRIA Prof. Patricia Maria Bortolon, D. Sc. Cap. 9 Modelos de Regressão com Variáveis Binárias Fonte: GUJARATI; D. N. Econometria Básica: 4ª Edição. Rio de Janeiro. Elsevier- Campus, 2006 Variáveis

Leia mais

ESTIMAÇÃO DA EQUAÇÃO DE DEMANDA BRASILEIRA POR IMPORTAÇÃO DE ARROZ DO URUGUAI

ESTIMAÇÃO DA EQUAÇÃO DE DEMANDA BRASILEIRA POR IMPORTAÇÃO DE ARROZ DO URUGUAI ESTIMAÇÃO DA EQUAÇÃO DE DEMANDA BRASILEIRA POR IMPORTAÇÃO DE ARROZ DO URUGUAI Rodrigo da Silva Souza 1, Maria Izabel dos Santos 2, Alcido Elenor Wander 2, Cleyzer Adrian da Cunha 3 Palavras-chave: Arroz,

Leia mais

Carga Horária: 80 horas (correspondem a aulas e atividades extra-classe)

Carga Horária: 80 horas (correspondem a aulas e atividades extra-classe) Curso: Economia Disciplina: ECONOMETRIA Turma 4ECO Carga Horária: 80 horas (correspondem a aulas e atividades extra-classe) Período Letivo: 2014/1 Professor: Hedibert Freitas Lopes (www.hedibert.org) OBJETIVO:

Leia mais

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de Setembro a 01 de Outubro

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de Setembro a 01 de Outubro COMPARAÇÃO DOS MÉTODOS DE VERIFICAÇÃO DO AJUSTE DA DISTRIBUIÇÃO GUMBEL A DADOS EXTREMOS CARLOS JOSÉ DOS REIS 1, LUIZ ALBERTO BEIJO 2,GILBERTO RODRIGUES LISKA 3 RESUMO A distribuição Gumbel é muito aplicada

Leia mais

AULA 09 Regressão. Ernesto F. L. Amaral. 17 de setembro de 2012

AULA 09 Regressão. Ernesto F. L. Amaral. 17 de setembro de 2012 1 AULA 09 Regressão Ernesto F. L. Amaral 17 de setembro de 2012 Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Fonte: Triola, Mario F. 2008. Introdução à

Leia mais

ANÁLISE DE REGRESSÃO

ANÁLISE DE REGRESSÃO ANÁLISE DE REGRESSÃO Lucas Santana da Cunha http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 09 de janeiro de 2017 Introdução A análise de regressão consiste na obtenção de uma equação

Leia mais

Regressão linear múltipla. Regressão linear múltipla

Regressão linear múltipla. Regressão linear múltipla Regressão linear múltipla 35 R 2 = 61% Maria Virginia P Dutra Eloane G Ramos Vania Matos Fonseca Pós Graduação em Saúde da Mulher e da Criança IFF FIOCRUZ Baseado nas aulas de M. Pagano e Gravreau e Geraldo

Leia mais

Uma análise dos principais indicadores da economia brasileira

Uma análise dos principais indicadores da economia brasileira NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA Uma análise dos principais indicadores da economia brasileira Guilherme R. S. Souza e Silva * RESUMO - O presente artigo tem o objetivo de apresentar e

Leia mais

Além disso, o modelo apresenta significativa correlação entre as variáveis independentes, o que pode ter contribuído para aumentar artificialmente o

Além disso, o modelo apresenta significativa correlação entre as variáveis independentes, o que pode ter contribuído para aumentar artificialmente o 82 5. CONCLUSÃO EVA é uma medida que avalia o desempenho das empresas em termos de geração de valor para os acionistas. Segundo O Byrne (1999), o objetivo básico do EVA é criar uma medida periódica de

Leia mais

Análise Multivariada Aplicada à Contabilidade

Análise Multivariada Aplicada à Contabilidade Mestrado e Doutorado em Controladoria e Contabilidade Análise Multivariada Aplicada à Contabilidade Prof. Dr. Marcelo Botelho da Costa Moraes www.marcelobotelho.com mbotelho@usp.br Turma: 2º / 2016 1 Agenda

Leia mais

Econometria Lista 1 Regressão Linear Simples

Econometria Lista 1 Regressão Linear Simples Econometria Lista 1 Regressão Linear Simples Professores: Hedibert Lopes, Priscila Ribeiro e Sérgio Martins Monitores: Gustavo Amarante e João Marcos Nusdeo Exercício 1 (2.9 do Wooldridge 4ed - Modificado)

Leia mais

Estatística Aplicada

Estatística Aplicada Estatística Aplicada Correlação e Regressão Professor Lucas Schmidt www.acasadoconcurseiro.com.br Estatística Aplicada REGRESSÃO Correlação não implica Causalidade! O coeficiente de correlação não mede

Leia mais

Definição Há correlação entre duas variáveis quando os valores de uma variável estão relacionados, de alguma maneira, com os valores da outra variável

Definição Há correlação entre duas variáveis quando os valores de uma variável estão relacionados, de alguma maneira, com os valores da outra variável Correlação Definição Há correlação entre duas variáveis quando os valores de uma variável estão relacionados, de alguma maneira, com os valores da outra variável Exemplos Perímetro de um quadrado e o tamanho

Leia mais

Capítulo 6 Análise dos Modelos

Capítulo 6 Análise dos Modelos Capítulo 6 Análise dos Modelos Como já foi visto no capítulo 5, foi adotada como técnica estatística capaz de analisar as relações existentes entre as diversas variáveis independentes selecionadas e a

Leia mais

Econometria VIOLAÇÃO DE HIPOTESES & EXTENSÕES DO MODELO DE REGRESSÃO ECONOMETRIA -MESTRADO 1

Econometria VIOLAÇÃO DE HIPOTESES & EXTENSÕES DO MODELO DE REGRESSÃO ECONOMETRIA -MESTRADO 1 Econometria VIOLAÇÃO DE HIPOTESES & EXTENSÕES DO MODELO DE REGRESSÃO ECONOMETRIA -MESTRADO 1 Tópicos a Considerar Continuidade do Programa Ministrado pelo Prof. Alceu Jobim 1. Modelo de Regressão Múltipla

Leia mais

Modelagem do comportamento da variação do índice IBOVESPA através da metodologia de séries temporais

Modelagem do comportamento da variação do índice IBOVESPA através da metodologia de séries temporais Modelagem do comportamento da variação do índice IBOVESPA através da metodologia de séries temporais João Eduardo da Silva Pereira (UFSM) jesp@smail.ufsm.br Tânia Maria Frighetto (UFSM) jesp@smail.ufsm.br

Leia mais

9 Ver em especial o site:

9 Ver em especial o site: O desempenho recente dos principais indicadores da economia brasileira Lucas Lautert Dezordi * Guilherme R. S. Souza e Silva ** Introdução Esta seção do boletim Economia & Tecnologia irá discutir cinco

Leia mais

2 a Edição JOSÉ CLÁUDIO SECURATO. Economia brasileira. História, conceitos e atualidades. SaintPaul Editora EDITOU AFILIADA

2 a Edição JOSÉ CLÁUDIO SECURATO. Economia brasileira. História, conceitos e atualidades. SaintPaul Editora EDITOU AFILIADA 2 a Edição JOSÉ CLÁUDIO SECURATO Economia brasileira História, conceitos e atualidades SaintPaul Editora EDITOU AFILIADA SUMÁRIO PARTE I - INTRODUÇÃO AO ESTUDO ECONÓMICO Capítulo 1 -Introdução 19 1. A

Leia mais

Aula 2 Tópicos em Econometria I. Porque estudar econometria? Causalidade! Modelo de RLM Hipóteses

Aula 2 Tópicos em Econometria I. Porque estudar econometria? Causalidade! Modelo de RLM Hipóteses Aula 2 Tópicos em Econometria I Porque estudar econometria? Causalidade! Modelo de RLM Hipóteses A Questão da Causalidade Estabelecer relações entre variáveis não é suficiente para a análise econômica.

Leia mais

ANEXO C ANÁLISES DE REGRESSÃO (DADOS POR BAIRROS) VULNERABILIDADE X RENDA REGRESSÃO CLÁSSICA

ANEXO C ANÁLISES DE REGRESSÃO (DADOS POR BAIRROS) VULNERABILIDADE X RENDA REGRESSÃO CLÁSSICA ANEXO C ANÁLISES DE REGRESSÃO (DADOS POR BAIRROS) VULNERABILIDADE X RENDA REGRESSÃO CLÁSSICA O R² (R squared), ou coeficiente de determinação, da regressão clássica mostra o ajuste do modelo, ou seja,

Leia mais

O desempenho dos principais indicadores da economia brasileira em 2008

O desempenho dos principais indicadores da economia brasileira em 2008 NIVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA O desempenho dos principais indicadores da economia brasileira em 2008 Guilherme R. S. Souza e Silva * RESUMO - O presente artigo tem o objetivo de apresentar

Leia mais

NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA Uma avaliação dos indicadores da economia brasileira em 2007

NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA Uma avaliação dos indicadores da economia brasileira em 2007 NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA Uma avaliação dos indicadores da economia brasileira em 2007 Lucas Lautert Dezordi * Guilherme R. S. Souza e Silva ** Introdução O presente artigo tem

Leia mais

Renda x Vulnerabilidade Ambiental

Renda x Vulnerabilidade Ambiental Renda x Vulnerabilidade Ambiental ANEXO D ANÁLISE EXPLORATÓRIA E PREPARAÇÃO DOS DADOS Identificamos tendência linear positiva. A correlação entre as variáveis é significativa, apresentando 99% de confiança.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA CURSO DE GESTÃO PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA CURSO DE GESTÃO PÚBLICA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA CURSO DE GESTÃO PÚBLICA Professor: Ernesto Friedrich de Lima Amaral Disciplina: Avaliação

Leia mais

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare QUESTÕES CPA 10 MÓDULO 3 1) O Produto Interno Bruto de uma economia representa, em valores monetários e para determinado período, a soma de todos os bens e serviços a) intermediários e finais, a preço

Leia mais

Quiz Econometria I versão 1

Quiz Econometria I versão 1 Obs: muitos itens foram retirados da ANPEC. Quiz Econometria I versão 1 V ou F? QUESTÃO 1 É dada a seguinte função de produção para determinada indústria: ln(y i )=β 0 + β 1 ln( L i )+β 2 ln( K i )+u i,

Leia mais

2 Estimação de uma Curva de Demanda Agregada para o Brasil

2 Estimação de uma Curva de Demanda Agregada para o Brasil 2 Estimação de uma Curva de Demanda Agregada para o Brasil Neste capítulo, identificamos e estimamos uma equação de demanda agregada com dados brasileiros. Nos próximos capítulos, utilizamos esta relação

Leia mais

AULAS 14 E 15 Modelo de regressão simples

AULAS 14 E 15 Modelo de regressão simples 1 AULAS 14 E 15 Modelo de regressão simples Ernesto F. L. Amaral 18 e 23 de outubro de 2012 Avaliação de Políticas Públicas (DCP 046) Fonte: Wooldridge, Jeffrey M. Introdução à econometria: uma abordagem

Leia mais

Correlação e Regressão

Correlação e Regressão Correlação e Regressão Vamos começar com um exemplo: Temos abaixo uma amostra do tempo de serviço de 10 funcionários de uma companhia de seguros e o número de clientes que cada um possui. Será que existe

Leia mais

Por último cabe também destacar a diferença entre o número de empresas consideradas em cada pais na determinação do índice apresentado pelo MSCI.

Por último cabe também destacar a diferença entre o número de empresas consideradas em cada pais na determinação do índice apresentado pelo MSCI. 5 Conclusão Os resultados extraídos das regressões feitas nos dois conjuntos de países levam a uma primeira conclusão sobre a influência das variáveis de ambiente na determinação do valor da empresa. No

Leia mais

Investimento / PIB 1,0% 4,0% FBCF / PIB 20,8% 19,4% Investimento / FBCF 4,7% 20,6%

Investimento / PIB 1,0% 4,0% FBCF / PIB 20,8% 19,4% Investimento / FBCF 4,7% 20,6% 7 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES Este trabalho pretendeu entender o comportamento do investimento em ativo imobilizado das companhias abertas com ações negociadas em bolsa no período entre 1987 e 2002 através

Leia mais

Análise de Regressão Múltipla: Mínimos Quadrados Ordinários

Análise de Regressão Múltipla: Mínimos Quadrados Ordinários 1 Análise de Regressão Múltipla: Mínimos Quadrados Ordinários Ernesto F. L. Amaral Magna M. Inácio 26 de agosto de 2010 Tópicos Especiais em Teoria e Análise Política: Problema de Desenho e Análise Empírica

Leia mais

* *

* * Eng.º Richard Gebara 1 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUÍZ DE DIREITO DA 4.ª VARA CÍVEL BAURU *1023817-38.2015.8.26.0071* RICHARD GEBARA, brasileiro, Engenheiro Civil, CREA n.º 060020304-9, PERITO nomeado

Leia mais

Carta de Conjuntura do Setor de Seguros

Carta de Conjuntura do Setor de Seguros Carta de Conjuntura do Setor de Seguros Número 3, Junho/2014 www.ratingdeseguros.com.br 1 Objetivo: O objetivo desta é ser uma avaliação mensal desse segmento e seus setores relacionados (resseguro, capitalização,

Leia mais

Métodos Quantitativos para Avaliação de Políticas Públicas

Métodos Quantitativos para Avaliação de Políticas Públicas ACH3657 Métodos Quantitativos para Avaliação de Políticas Públicas Aula 11 Análise de Resíduos Alexandre Ribeiro Leichsenring alexandre.leichsenring@usp.br Alexandre Leichsenring ACH3657 Aula 11 1 / 26

Leia mais

1 Que é Estatística?, 1. 2 Séries Estatísticas, 9. 3 Medidas Descritivas, 27

1 Que é Estatística?, 1. 2 Séries Estatísticas, 9. 3 Medidas Descritivas, 27 Prefácio, xiii 1 Que é Estatística?, 1 1.1 Introdução, 1 1.2 Desenvolvimento da estatística, 1 1.2.1 Estatística descritiva, 2 1.2.2 Estatística inferencial, 2 1.3 Sobre os softwares estatísticos, 2 1.4

Leia mais

ECONOMETRIA. Prof. Patricia Maria Bortolon, D. Sc.

ECONOMETRIA. Prof. Patricia Maria Bortolon, D. Sc. ECONOMETRIA Prof. Patricia Maria Bortolon, D. Sc. Cap. 10 Multicolinearidade: o que acontece se os regressores são correlacionados? Fonte: GUJARATI; D. N. Econometria Básica: 4ª Edição. Rio de Janeiro.

Leia mais

INSTITUTO DE ESTUDOS EM DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E REGIONAL CURSO: ECONOMIA. Disciplina: Econometria I CH 60h Número de Créditos 06

INSTITUTO DE ESTUDOS EM DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E REGIONAL CURSO: ECONOMIA. Disciplina: Econometria I CH 60h Número de Créditos 06 INSTITUTO DE ESTUDOS EM DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E REGIONAL CURSO: ECONOMIA 1. ESTRUTURA DA DISCIPLINA Disciplina: Econometria I CH 60h Número de Créditos 06 Professor: Rosianne Pereira da Silva Período:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA BRUNO GERONYMO - GRR20159232 HERMANN MOGIZ DELGADO - GRR20159211 MARIA HELENA OLIVEIRA - GRR20159213 VINICIUS CESAR PEDROSO

Leia mais

Análise de Regressão Prof. MSc. Danilo Scorzoni Ré FMU Estatística Aplicada

Análise de Regressão Prof. MSc. Danilo Scorzoni Ré FMU Estatística Aplicada Aula 2 Regressão Linear Simples Análise de Regressão Prof. MSc. Danilo Scorzoni Ré FMU Estatística Aplicada Conceitos Gerais A análise de regressão é utilizada para explicar ou modelar a relação entre

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ECONOMIA ÍNDICE IBOVESPA: UMA ANÁLISE ECONOMÉTRICA. Leonardo Maia Coelho. Lucas Cavalcanti Rodrigues

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ECONOMIA ÍNDICE IBOVESPA: UMA ANÁLISE ECONOMÉTRICA. Leonardo Maia Coelho. Lucas Cavalcanti Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ECONOMIA ÍNDICE IBOVESPA: UMA ANÁLISE ECONOMÉTRICA Leonardo Maia Coelho Lucas Cavalcanti Rodrigues Marina Oliveira Belarmino de Almeida Priscila Medeiros

Leia mais

Aplicação da análise de regressão na contabilidade do custo de produção do milho

Aplicação da análise de regressão na contabilidade do custo de produção do milho Aplicação da análise de regressão na contabilidade do custo de produção do milho Janser Moura Pereira 1 Quintiliano Siqueira Schroden Nomelini 1 Andréa Clélia da Rocha Moura 2 Nathane Eva dos Santos Peixoto

Leia mais

Estudar a relação entre duas variáveis quantitativas.

Estudar a relação entre duas variáveis quantitativas. Estudar a relação entre duas variáveis quantitativas. Exemplos: Idade e altura das crianças Tempo de prática de esportes e ritmo cardíaco Tempo de estudo e nota na prova Taxa de desemprego e taxa de criminalidade

Leia mais

Modelos de Regressão Linear Simples parte I

Modelos de Regressão Linear Simples parte I Modelos de Regressão Linear Simples parte I Erica Castilho Rodrigues 27 de Setembro de 2017 1 2 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Usar modelos de regressão para construir modelos

Leia mais

NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA A evolução dos principais indicadores econômicos do Brasil em 2007

NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA A evolução dos principais indicadores econômicos do Brasil em 2007 NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA A evolução dos principais indicadores econômicos do Brasil em 2007 Guilherme R. S. Souza e Silva * Introdução Este artigo pretende apresentar e discutir

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA. Área Econometria MESTRADO PROFISSIONAL EM FINANÇAS OU ECONOMIA 1. vire aqui

MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA. Área Econometria MESTRADO PROFISSIONAL EM FINANÇAS OU ECONOMIA 1. vire aqui MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA Área Econometria MESTRADO PROFISSIONAL EM FINANÇAS OU ECONOMIA 1 vire aqui DISCIPLINAS MATEMÁTICA Esta disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos o instrumental

Leia mais

Gabarito Lista 2 LES0773 Estatística III. Os resultados dessa regressão são apresentados na seguinte tabela:

Gabarito Lista 2 LES0773 Estatística III. Os resultados dessa regressão são apresentados na seguinte tabela: Gabarito Lista 2 LES0773 Estatística III Exercício 1) Utilizando a ferramenta Análise de Dados e a sua função Regressão, foi realizada uma regressão levando em consideração os gastos com PD como variável

Leia mais

Modelos de Regressão Linear Simples - parte I

Modelos de Regressão Linear Simples - parte I Modelos de Regressão Linear Simples - parte I Erica Castilho Rodrigues 19 de Agosto de 2014 Introdução 3 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Usar modelos de regressão para construir

Leia mais

4 UM MODELO EMPÍRICO PARA OS DETERMINANTES DA DURAÇÃO DA DÍVIDA PÚBLICA BRASILEIRA

4 UM MODELO EMPÍRICO PARA OS DETERMINANTES DA DURAÇÃO DA DÍVIDA PÚBLICA BRASILEIRA 4 UM MODELO EMPÍRICO PARA OS DETERMINANTES DA DURAÇÃO DA DÍVIDA PÚBLICA BRASILEIRA 4.1 Considerações iniciais Ao longo do capítulo 2, os trabalhos existentes mostram o papel da maturidade em políticas

Leia mais

Análise da Regressão. Prof. Dr. Alberto Franke (48)

Análise da Regressão. Prof. Dr. Alberto Franke (48) Análise da Regressão Prof. Dr. Alberto Franke (48) 91471041 O que é Análise da Regressão? Análise da regressão é uma metodologia estatística que utiliza a relação entre duas ou mais variáveis quantitativas

Leia mais

TEMA: Paridade da Taxa de Juros Determinação da Taxa de Câmbio sob Câmbio Flutuante

TEMA: Paridade da Taxa de Juros Determinação da Taxa de Câmbio sob Câmbio Flutuante TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 TEMA: Paridade da Taxa de Juros Determinação da Taxa de Câmbio sob Câmbio Flutuante Aula 13 Professores: Márcio Gomes Pinto Garcia Márcio Janot 30/04/2009 1 Professores:

Leia mais

i j i i Y X X X i j i i i

i j i i Y X X X i j i i i Mario de Andrade Lira Junior lira.pro.br\wordpress lira.pro.br\wordpress Diferença Regressão - equação ligando duas ou mais variáveis Correlação medida do grau de ligação entre duas variáveis Usos Regressão

Leia mais

AULA 10 - MQO em regressão múltipla: Propriedades Estatísticas (Variância)

AULA 10 - MQO em regressão múltipla: Propriedades Estatísticas (Variância) AULA 10 - MQO em regressão múltipla: Propriedades Estatísticas (Variância) Susan Schommer Econometria I - IE/UFRJ Variância dos estimadores MQO Vamos incluir mais uma hipótese: H1 [Linear nos parâmetros]

Leia mais

Módulo 16- Análise de Regressão

Módulo 16- Análise de Regressão Módulo 16 Análise de Regressão 1 Módulo 16- Análise de Regressão Situação Problema Um grupo de investidores estrangeiros deseja aumentar suas atividades no Brasil. Considerando a conjuntura econômica de

Leia mais

4. RESULTADOS Hipótese 1

4. RESULTADOS Hipótese 1 4. RESULTADOS 4.1. Hipótese 1 H1: As músicas de maior preferência para os consumidores brasileiros foram sucesso quando estes estavam no final da adolescência e início da fase adulta. Conforme estudos

Leia mais

Exemplo de Frequência / Exame de Macroeconomia. Grupo I (Teóricas)

Exemplo de Frequência / Exame de Macroeconomia. Grupo I (Teóricas) 1 Exemplo de Frequência / Exame de Macroeconomia Soluções 1 Grupo I (Teóricas) Pergunta 1. Pontos que a resposta deverá conter: A chave da resposta é a compreensão da taxa de câmbio real: E r = (P x /P

Leia mais

Análise de Regressão Linear Simples e

Análise de Regressão Linear Simples e Análise de Regressão Linear Simples e Múltipla Carla Henriques Departamento de Matemática Escola Superior de Tecnologia de Viseu Introdução A análise de regressão estuda o relacionamento entre uma variável

Leia mais

TÉCNICAS EXPERIMENTAIS APLICADAS EM CIÊNCIA DO SOLO

TÉCNICAS EXPERIMENTAIS APLICADAS EM CIÊNCIA DO SOLO TÉCNICAS EXPERIMENTAIS APLICADAS EM CIÊNCIA DO SOLO Mario de Andrade Lira Junior lira.pro.br\wordpress REGRESSÃO X CORRELAÇÃO Diferença Regressão - equação ligando duas ou mais variáveis Correlação medida

Leia mais

9 Correlação e Regressão. 9-1 Aspectos Gerais 9-2 Correlação 9-3 Regressão 9-4 Intervalos de Variação e Predição 9-5 Regressão Múltipla

9 Correlação e Regressão. 9-1 Aspectos Gerais 9-2 Correlação 9-3 Regressão 9-4 Intervalos de Variação e Predição 9-5 Regressão Múltipla 9 Correlação e Regressão 9-1 Aspectos Gerais 9-2 Correlação 9-3 Regressão 9-4 Intervalos de Variação e Predição 9-5 Regressão Múltipla 1 9-1 Aspectos Gerais Dados Emparelhados há uma relação? se há, qual

Leia mais

AULA 07 Regressão. Ernesto F. L. Amaral. 05 de outubro de 2013

AULA 07 Regressão. Ernesto F. L. Amaral. 05 de outubro de 2013 1 AULA 07 Regressão Ernesto F. L. Amaral 05 de outubro de 2013 Centro de Pesquisas Quantitativas em Ciências Sociais (CPEQS) Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) Universidade Federal de Minas

Leia mais

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Regressão Polinomial e Análise da Variância Piracicaba Setembro 2014 Estatística Experimental 18 de Setembro de 2014 1 / 20 Vimos

Leia mais

Regressão linear simples

Regressão linear simples Regressão linear simples Universidade Estadual de Santa Cruz Ivan Bezerra Allaman Introdução Foi visto na aula anterior que o coeficiente de correlação de Pearson é utilizado para mensurar o grau de associação

Leia mais

3 Modelo estocástico para os fatores de risco

3 Modelo estocástico para os fatores de risco Modelo estocástico para os fatores de risco 35 3 Modelo estocástico para os fatores de risco 3.1. Conceitos básicos Um dos principais problemas de um ALM é a modelagem da incerteza sobre os valores futuros

Leia mais

Análise Multivariada Aplicada à Contabilidade

Análise Multivariada Aplicada à Contabilidade Mestrado e Doutorado em Controladoria e Contabilidade Análise Multivariada Aplicada à Contabilidade Prof. Dr. Marcelo Botelho da Costa Moraes www.marcelobotelho.com mbotelho@usp.br Turma: 2º / 2016 1 Agenda

Leia mais

ESTUDO DA ESTABILIDADE DA ESPUMA DA POLPA DO UMBU (SPONDIAS TUBEROSA L.) PARA SECAGEM PELO MÉTODO FOAM-MAT

ESTUDO DA ESTABILIDADE DA ESPUMA DA POLPA DO UMBU (SPONDIAS TUBEROSA L.) PARA SECAGEM PELO MÉTODO FOAM-MAT ESTUDO DA ESTABILIDADE DA ESPUMA DA POLPA DO UMBU (SPONDIAS TUBEROSA L.) PARA SECAGEM PELO MÉTODO FOAM-MAT 1 Elibe S. SOUZA; 2 Fellype D. C. GOMES; 3 Ewellyn S. SOUZA; 4 Marcello M. de ALMEIDA 1 Universidade

Leia mais

4 Modelos de Regressão Dinâmica

4 Modelos de Regressão Dinâmica 4 Modelos de Regressão Dinâmica Nos modelos de regressão linear (Johnston e Dinardo, 1998) estudados comumente na literatura, supõe-se que os erros gerados pelo modelo possuem algumas características como:

Leia mais

LES0773 Estatística Aplicada III

LES0773 Estatística Aplicada III LES0773 Estatística Aplicada III Prof. Luciano Rodrigues Aula 4 Departamento de Economia, Administração e Sociologia Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz-ESAQ Universidade de São Paulo-USP lurodrig2209@gmail.com

Leia mais

Métodos Quantitativos Aplicados

Métodos Quantitativos Aplicados Métodos Quantitativos Aplicados Aula 10 http://www.iseg.utl.pt/~vescaria/mqa/ Tópicos apresentação Análise Regressão: Avaliação de relações de dependência em que se explica o comportamento de uma/várias

Leia mais

CORRELAÇÃO E REGRESSÃO

CORRELAÇÃO E REGRESSÃO CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Permite avaliar se existe relação entre o comportamento de duas ou mais variáveis e em que medida se dá tal interação. Gráfico de Dispersão A relação entre duas variáveis pode ser

Leia mais

5 Metodologia e Resultados 5.1. Metodologia

5 Metodologia e Resultados 5.1. Metodologia 5 Metodologia e Resultados 5.1. Metodologia Realizamos estimações utilizando o modelo de efeitos fixos para dados em painel. A escolha do modelo econométrico a seguirmos decorre das hipóteses que desejarmos

Leia mais

AULA 9 - MQO em regressão múltipla: Propriedades Estatísticas (Valor Esperado)

AULA 9 - MQO em regressão múltipla: Propriedades Estatísticas (Valor Esperado) AULA 9 - MQO em regressão múltipla: Propriedades Estatísticas (Valor Esperado) Susan Schommer Econometria I - IE/UFRJ Valor esperado dos estimadores MQO Nesta aula derivamos o valor esperado dos estimadores

Leia mais

Flutuação Cambial e Taxa de Juros no Brasil

Flutuação Cambial e Taxa de Juros no Brasil Flutuação Cambial e Taxa de Juros no Brasil JOÃO SICSÚ* This short article shows that since 1999 the interest rate has been correlated to exchange rate volatility in Brazil. Therefore, it would be one

Leia mais

QUESTÕES DE MACROECONOMIA. CONCURSOS BACEN 2005, 2009 e 2003 ÁREA GERAL CESPE

QUESTÕES DE MACROECONOMIA. CONCURSOS BACEN 2005, 2009 e 2003 ÁREA GERAL CESPE QUESTÕES DE MACROECONOMIA CONCURSOS BACEN 2005, 2009 e 2003 ÁREA GERAL 2013 - CESPE Julgue os próximos itens, relativos aos regimes cambiais e seus efeitos sobre a economia. 45 Em um regime com cambio

Leia mais

Paulo Jorge Silveira Ferreira. Princípios de Econometria

Paulo Jorge Silveira Ferreira. Princípios de Econometria Paulo Jorge Silveira Ferreira Princípios de Econometria FICHA TÉCNICA TÍTULO: Princípios de Econometria AUTOR: Paulo Ferreira ISBN: 978-84-9916-654-4 DEPÓSITO LEGAL: M-15833-2010 IDIOMA: Português EDITOR:

Leia mais

ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL. ANOVA. Aula 05

ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL. ANOVA. Aula 05 ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL ANOVA. Aula 05 Introdução A ANOVA ou Análise de Variância é um procedimento usado para comparar a distribuição de três ou mais grupos em amostras independentes. A análise de variância

Leia mais

Variância pop. * conhecida Teste t Paramétrico Quantitativa Distribuição normal Wilcoxon (teste dos sinais, Wilcoxon p/ 1 amostra)

Variância pop. * conhecida Teste t Paramétrico Quantitativa Distribuição normal Wilcoxon (teste dos sinais, Wilcoxon p/ 1 amostra) Testes de Tendência Central (média, mediana, proporção) Classificação Variável 1 Variável 2 Núm ero Gru pos Dependência Teste Z Paramétrico Quantitativa - 1 - Premissas Variância pop. * conhecida Teste

Leia mais

Métodos de Previsão Problem Set 2

Métodos de Previsão Problem Set 2 Métodos de Previsão Problem Set 2 Exercício 1: Indique a Expressão do coeficiente de determinação corrigido ou ajustado R 2 e explique a importância do seu cálculo, comparando-o com o R 2. O R 2 representa

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

Princípios de Investimento

Princípios de Investimento Enquanto a rentabilidade observada se refere à rentabilidade obtida no passado, a rentabilidade esperada representa: a) uma expectativa com relação à rentabilidade futura de um ativo; b) o quanto um investidor

Leia mais