Princípios de Investimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Princípios de Investimento"

Transcrição

1 Enquanto a rentabilidade observada se refere à rentabilidade obtida no passado, a rentabilidade esperada representa: a) uma expectativa com relação à rentabilidade futura de um ativo; b) o quanto um investidor deseja receber pelo investimento; c) um valor que é enviado à Comissão de Valores Mobiliários e divulgado pelos bancos; d) a média entre o que o investidor deseja receber e o que o gestor imagina como rentabilidade futura.

2 Enquanto a rentabilidade observada se refere à rentabilidade obtida no passado, a rentabilidade esperada representa: a) uma expectativa com relação à rentabilidade futura de um ativo; b) o quanto um investidor deseja receber pelo investimento; O desejo do investidor deve coincidir com a rentabilidade esperada da aplicação. c) um valor que é enviado à Comissão de Valores Mobiliários e divulgado pelos bancos; Banco não garante rentabilidade esperada nem estima, muito menos estima e publica d) a média entre o que o investidor deseja receber e o que o gestor imagina como rentabilidade futura. Não faz sentido. O gestor não fala com o investidor Rentabilidade esperada é calculada com base em princípios estatísticos com base na rentabilidade observada.

3 1. Dadas as carteiras abaixo, compostas 100% por títulos públicos, qual delas tem o maior risco? CARTEIRA ALFA CARTEIRA BETA Prazo Fluxo Prazo Fluxo a) A carteira ALFA, pois seu prazo médio é maior. b) A carteira BETA, pois o seu prazo médio é maior. c) O risco é igual, pois o prazo médio de ambas é idêntico. d) Apesar de o prazo médio ser idêntico, a carteira ALGA apresenta um risco maior, pois o vencimento do último fluxo é mais longo.

4 1. Dadas as carteiras abaixo, compostas 100% por títulos públicos, qual delas tem o maior risco? CARTEIRA ALFA CARTEIRA BETA Prazo Fluxo Prazo Fluxo a) A carteira ALFA, pois seu prazo médio é maior. b) A carteira BETA, pois o seu prazo médio é maior. Beta tem mais títulos concentrados em 30 dias, enquanto Alfa tem mais títulos em 180 dias c) O risco é igual, pois o prazo médio de ambas é idêntico. Não, alfa tem prazo maior d) Apesar de o prazo médio ser idêntico, a carteira ALGA apresenta um risco maior, pois o vencimento do último fluxo é mais longo. Não existe esta informação Dá para fazer a conta, sem HP é difícil, mas visualmente dá para ver qual carteira tem prazo maior, é a Alfa, portanto, Beta, com prazo menor, tem menos risco.

5 O princípio básico de controle de risco de mercado de uma carteira de ativos é: a) medir e controlar a exposição da carteira, uma vez que a volatilidade do mercado não é controlável; b) medir e controlar o risco sistêmico da carteira, uma vez que a exposição do mercado não é controlável; c) manter constante o valor da carteira, uma vez que o objetivo é ganhar no longo prazo. d) Aumentar o número de operações da carteira, através de operações de Bolsa, câmbio e juros, pois a correlação diminui pela diversificação.

6 O princípio básico de controle de risco de mercado de uma carteira de ativos é: a) medir e controlar a exposição da carteira, uma vez que a volatilidade do mercado não é controlável; b) medir e controlar o risco sistêmico da carteira, uma vez que a exposição do mercado não é controlável; c) manter constante o valor da carteira, uma vez que o objetivo é ganhar no longo prazo. d) Aumentar o número de operações da carteira, através de operações de Bolsa, câmbio e juros, pois a correlação diminui pela diversificação. Risco de Mercado Sistemático risco do mercado todo aumento da taxa de juros. Não tem jeito - Específico (intrínseco) risco do investimento ou da empresa ou do negócio entrada de um concorrente. Reduz com diversificação

7 Estando frente a duas possibilidades de investimento, um investidor racional sempre preferirá: a) um ativo que ofereça menos risco, independente do retorno esperado; b) um ativo que ofereça menos risco, apesar de poder obter mais retorno; c) um ativo que ofereça mais retorno, mesmo que tenha mais risco; d) um ativo que ofereça menos risco, dado que ambos têm a mesma rentabilidade.

8 Estando frente a duas possibilidades de investimento, um investidor racional sempre preferirá: a) um ativo que ofereça menos risco, independente do retorno esperado; b) um ativo que ofereça menos risco, apesar de poder obter mais retorno; c) um ativo que ofereça mais retorno, mesmo que tenha mais risco; d) um ativo que ofereça menos risco, dado que ambos têm a mesma rentabilidade.

9 Indique a afirmação correta: a) Títulos prefixados são indicados para proteger o investidor contra a alta da taxa de juros. b) Não há risco em operações prefixadas. c) Títulos pós-fixados são indicados para se proteger contra a queda na taxa de juros. d) Títulos prefixados podem trazer perdas ao investidor, se vendidos antes do vencimento.

10 Indique a afirmação correta: a) Títulos prefixados são indicados para proteger o investidor contra a alta da taxa de juros. Títulos pré fixados tem elevado risco de mercado por causa de taxa de juros. Uma alta nos juros desvaloriza o título. b) Não há risco em operações prefixadas. Há risco de mercado e de crédito c) Títulos pós-fixados são indicados para se proteger contra a queda na taxa de juros. Não, títulos pós fixados protegem contra alta nos juros. d) Títulos prefixados podem trazer perdas ao investidor, se vendidos antes do vencimento. Um título pré fixado só não tem risco de mercado se o investidor ficar até o final do período do título. Se for para ficar até o fim, tem risco de liquidez.

11 A volatilidade é uma medida: a) de risco; b) de retorno esperado; c) de retorno médio estatístico; d) de retorno futuro implícito

12 A volatilidade é uma medida: a) de risco; b) de retorno esperado; c) de retorno médio estatístico; d) de retorno futuro implícito A volatilidade não indica se um ativo está valorizando ou desvalorizando, mas sim se ele está variando seus preços em posições diferentes. A bolsa pode estar caindo e estar com baixa volatilidade, pois sempre cai. Se ela cai um dia, sobe no outro e cai no outro, aí sim temos volatilidade

13 Um prospecto descreve o seguinte fator de risco: Este fundo corre risco de subida de taxa de juros, fazendo com que os preços dos títulos prefixados caiam, prejudicando a rentabilidade do fundo. O prospecto refere-se ao: a) risco de crédito; b) risco de mercado; c) risco com derivativos; d) risco com liquidez.

14 Um prospecto descreve o seguinte fator de risco: Este fundo corre risco de subida de taxa de juros, fazendo com que os preços dos títulos prefixados caiam, prejudicando a rentabilidade do fundo. O prospecto refere-se ao: a) risco de crédito inadimplência b) risco de mercado; c) risco com derivativos; Não existe este risco d) risco com liquidez. Venda pelo preço justo Juros, comoditties, inflação, desemprego, crises macro econômicas são riscos de mercado sistêmicos.

15 Entende-se como risco um ativo: a) possibilidade de perda acima do benchmark; b) possibilidade de ganho acima do mercado; c) expectativa de perda ou ganho com o ativo; d) possibilidade de não receber a remuneração esperada

16 Entende-se como risco um ativo: a) possibilidade de perda acima do benchmark; b) possibilidade de ganho acima do mercado; c) expectativa de perda ou ganho com o ativo; d) possibilidade de não receber a remuneração esperada Não ganhar também é perder, pois o dinheiro poderia ter sido investido em outro ativo.

17 Indique a afirmação INCORRETA: a) As notas promissórias têm prazo máximo de 180 dias para as empresas de capital fechado. b) LTN são títulos prefixados zero cupom. c) Nos leilões formais de títulos públicos, somente os bancos dealers podem participar. d) Nas NTN-D há risco de variação cambial e de variação do cupom.

18 Indique a afirmação INCORRETA: a) As notas promissórias têm prazo máximo de 180 dias para as empresas de capital fechado. b) LTN são títulos prefixados zero cupom. c) Nos leilões formais de títulos públicos, somente os bancos dealers podem participar. d) Nas NTN-D há risco de variação cambial e de variação do cupom. NTN-D visa justamente prevenir contra o risco de variação cambial.

19 Você recebeu uma meta de captação de CDB e se banco está, inclusive, premiando os gerentes que mais captarem CDB. Seu cliente chega com novos recursos no banco e deseja diversificar sua carteira de investimentos que está, atualmente 100% posicionada em CDB. Você: a) aconselha-o a investir em Bolsa, que tem se mostrado um excelente investimento, atendendo o desejo do cliente de diversificar os investimentos; b) segue suas convicções pessoais sobre investimentos; c) segue a campanha do bando; d) analisa o perfil do cliente e suas necessidades de liquidez primeiro,

20 Você recebeu uma meta de captação de CDB e se banco está, inclusive, premiando os gerentes que mais captarem CDB. Seu cliente chega com novos recursos no banco e deseja diversificar sua carteira de investimentos que está, atualmente 100% posicionada em CDB. Você: a) aconselha-o a investir em Bolsa, que tem se mostrado um excelente investimento, atendendo o desejo do cliente de diversificar os investimentos; b) segue suas convicções pessoais sobre investimentos; c) segue a campanha do bando; d) analisa o perfil do cliente e suas necessidades de liquidez primeiro,

21 Ao dar consultoria sobre investimentos, um bom executivo e contas deve orientar um cliente quanto a que variáveis? a) Rentabilidade passada, liquidez e volatilidade. b) Rentabilidade passada e esperada, liquidez, riscos envolvidos nos produtos e volatilidade. c) Rentabilidade esperada, risco de mercado e volatilidade. d) Rentabilidade passada e esperada, comparação com benchmark e operacionalidade do produto

22 Ao dar consultoria sobre investimentos, um bom executivo e contas deve orientar um cliente quanto a que variáveis? a) Rentabilidade passada, liquidez e volatilidade. b) Rentabilidade passada e esperada, liquidez, riscos envolvidos nos produtos e volatilidade. c) Rentabilidade esperada, risco de mercado e volatilidade. d) Rentabilidade passada e esperada, comparação com benchmark e operacionalidade do produto Quanto mais completo melhor

23 O prazo médio de uma carteira de renda fixa é útil para determinar seu a) perfil de liquidez e prazo final b) perfil de risco de crédito c) nível de sensibilidade à inadimplência sistêmica. d) nível de sensibilidade à oscilação da taxa de juros

24 O prazo médio de uma carteira de renda fixa é útil para determinar seu a) perfil de liquidez e prazo final perfil de liquidez está correto, mas não dá para saber o prazo final, vencimento do último título, somente o prazo médio. b) perfil de risco de crédito não dá para afirmar c) nível de sensibilidade à inadimplência sistêmica. trata-se de risco de mercado, prazo está relacionado com risco de liquidez. d) nível de sensibilidade à oscilação da taxa de juros Prazo mais curto reduz o efeito da oscilação da taxa de juros. Um aumento na taxa de juros baixa mais o valor de um título de 2 anos do que um título de 1 ano

25 Com base na volatilidade dos investimentos listados abaixo, podemos afirmar que o mais arriscado foi o investimento a) W volatilidade de 1,0% b) X volatilidade de 0,5% c) Y volatilidade de 4,0% d) Z volatilidade de 1,5%

26 Com base na volatilidade dos investimentos listados abaixo, podemos afirmar que o mais arriscado foi o investimento a) W volatilidade de 1,0% b) X volatilidade de 0,5% c) Y volatilidade de 4,0% d) Z volatilidade de 1,5% Quando maior a volatilidade, maior a incerteza, maior o risco

27 Em relação a marcação a mercado de um título de renda fixa prefixado é correto afirmar que quando a taxa de juros a) sobe, o valor do título sobe b) sobe, o valor do título cai c) cai, o valor do título não se altera d) cai, o valor do título também cai

28 Em relação a marcação a mercado de um título de renda fixa prefixado é correto afirmar que quando a taxa de juros a) sobe, o valor do título sobe b) sobe, o valor do título cai c) cai, o valor do título não se altera d) cai, o valor do título também cai Renda fixa prefixada é inversamente proporcional aos juros. Vamos ver mais para frente quando falarmos de fundo.

29 A carteira de renda fixa X tem prazo médio de 180 dias e a carteira Y tem prazo médio de 360 dias. A sensibilidade à oscilação das taxas de juros de mercado será: a) menor na carteira X b) maior na carteira X c) menor na carteira Y d) idêntica nas duas carteiras

30 A carteira de renda fixa X tem prazo médio de 180 dias e a carteira Y tem prazo médio de 360 dias. A sensibilidade à oscilação das taxas de juros de mercado será: a) menor na carteira X b) maior na carteira X c) menor na carteira Y d) idêntica nas duas carteiras Quanto menor o prazo, menor o efeito da oscilação na taxa de juros.

31 Um fundo de investimento que apresenta alta volatilidade indica a) menor risco de mercado b) maior concentração em títulos atrelados a índice de preços c) maior risco de mercado d) maior concentração em títulos com taxa prefixada

32 Um fundo de investimento que apresenta alta volatilidade indica a) menor risco de mercado se a volatilidade é alta, o risco é maior. b) maior concentração em títulos atrelados a índice de preços essa ação reduz o risco, pois anula um possível risco de mercado, portanto, abaixa a volatilidade c) maior risco de mercado d) maior concentração em títulos com taxa prefixada está parcialmente correto, maior concentração em títulos prefixados aumenta a volatilidade, pois aumenta a influência da taxa de juros, ligada ao risco de mercado. A alternativa D está errada pois não está totalmente correta, pois alta volatilidade significa maior risco de mercado (maior exposição a taxa de juros, câmbio, inflação, mercado externo), não só taxa de juros.

33 Observe a rentabilidade de algumas aplicações no último semestre Poupança: 3,85% Fundo DI: 4,20% Fundo Multimercado: 5% Sabendo que o IGPM do período foi de 4%, podemos afirmar que o retorno real da poupança, do fundo DI e do fundo multimercado foi, respectivamente: a) negativo positivo - positivo b) negativo negativo - positivo c) positivo positivo positivo d) negativo negativo - negativo

34 Observe a rentabilidade de algumas aplicações no último semestre Poupança: 3,85% Fundo DI: 4,20% Fundo Multimercado: 5% Sabendo que o IGPM do período foi de 4%, podemos afirmar que o retorno real da poupança, do fundo DI e do fundo multimercado foi, respectivamente: a) negativo positivo - positivo b) negativo negativo - positivo c) positivo positivo positivo d) negativo negativo negativo Rentabilidade Real = Rentabilidade Observada - Inflação

35 Em uma carteira de títulos de renda fixa, o risco de mercado está diretamente associado a) quantidade de crédito dos emissores dos títulos b) ao prazo médio dos títulos, somente. c) à oscilação na taxa de juros somente d) ao prazo médio da carteira e à oscilação da taxa de juros

36 Em uma carteira de títulos de renda fixa, o risco de mercado está diretamente associado a) quantidade de crédito dos emissores dos títulos esta ação abaixa o risco de crédito, não o do mercado. b) ao prazo médio dos títulos, somente. resposta radical, parcialmente correta c) à oscilação na taxa de juros somente resposta radical, parcialmente correta d) ao prazo médio da carteira e à oscilação da taxa de juros

37 Os produtos de investimento normalmente adotam um índice de referência, também conhecido como benchmark, com a finalidade de a) oferecer ao investidor um parâmetro para efeito de analisar a rentabilidade de seu investimento b) permitir que o investidor possa calcular o nível de risco de seu investimento c) demonstrar a competência do gestor de um fundo de investimento na gestão da carteira. d) oferecer ao investidor a garantia de uma rentabilidade mínima em seu investimento

38 Os produtos de investimento normalmente adotam um índice de referência, também conhecido como benchmark, com a finalidade de a) oferecer ao investidor um parâmetro para efeito de analisar a rentabilidade de seu investimento b) permitir que o investidor possa calcular o nível de risco de seu investimento ele pode ter uma idéia do risco, mas não calculá-lo. c) demonstrar a competência do gestor de um fundo de investimento na gestão da carteira existem fundos que se propõem a acompanhar o benchmark e fundos que se propõe a superá-lo. Nada tem a ver com a competência do gestor. d) oferecer ao investidor a garantia de uma rentabilidade mínima em seu investimento não há garantias em fundos. Rentabilidade esperada é calculada sempre comparando com o benchmark (CDI, SELIC, PTAX, IBOVESPA)

39 Quanto menor o prazo de um título de renda fixa a) maior o risco de crédito b) maior o risco de mercado c) maior a rentabilidade esperada d) menor a sua liquidez

40 Quanto menor o prazo de um título de renda fixa a) maior o risco de crédito prazo não está ligado com risco de crédito (calote) b) maior o risco de mercado ao contrário, terá menor risco de mercado. c) maior a rentabilidade esperada d) menor a sua liquidez ao contrário, quanto menor o prazo, melhor a liquidez do título e menor seu risco de liquidez. Se os riscos de mercado e de liquidez são menores e o de crédito é igual, então a rentabilidade esperada será maior (diferença entre retorno e risco).

41 A rentabilidade observada está associada a um conceito de taxa de juros a) real e futura b) líquida e futura c) nominal e passada d) líquida e passada

42 A rentabilidade observada está associada a um conceito de taxa de juros a) real (observada inflação) e futura (esperada) b) líquida (bruta impostos, não cai na ANBIMA) e futura (esperada) c) nominal e passada d) líquida (bruta impostos, não cai na ANBIMA) e passada (correta) Rentabilidade observada é uma rentabilidade expressa em valores nominais (1% a.m.) de um período que já passou.

43 A rentabilidade relativa de um investimento a) deve ser maior que a rentabilidade nominal b) é sempre conhecida no início do investimento c) é conhecida no início do investimento de taxa prefixada d) refere-se a um benchmark

44 A rentabilidade relativa de um investimento a) deve ser maior que a rentabilidade nominal Não pode ser uma rentabilidade nominal (1% a.m.) b) é sempre conhecida no início do investimento não, pode ser pós fixada, portanto, vai variar. c) é conhecida no início do investimento de taxa prefixada apenas se o investidor ficar todo o período do título, se ele vender antes do vencimento, não será conhecida. d) refere-se a um benchmark Rentabilidade relativa deve sempre se basear no benchmark (90% do CDI, 100% do Ibovespa).

45 Dois fundos de investimento ABC e XYZ apresentaram as seguintes rentabilidades Fundo ABC Benchmark = CDI Rentabilidade Benchmark = 1,50% Rentabilidade Fundo = 1,52% Fundo XYZ Benchmark = IBOVESPA Rentabilidade Benchmark = 4,00% Rentabilidade Fundo = 3,90% Podemos afirmar que a) a rentabilidade absoluta do fundo ABC é maior que a rentabilidade absoluta do fundo XYZ, mas a relativa não b) a rentabilidade absoluta e relativa do fundo ABC são maiores que a rentabilidades do fundo XYZ c) a rentabilidade absoluta do fundo XYZ é maior que a rentabilidade absoluta do fundo ABC, mas a relativa não d) a rentabilidade absoluta e relativa do fundo XYZ são maiores que a rentabilidades do fundo ABC

46 Dois fundos de investimento ABC e XYZ apresentaram as seguintes rentabilidades Fundo ABC Benchmark = CDI Rentabilidade Benchmark = 1,50% Rentabilidade Fundo (rentabilidade absoluta) = 1,52% - rentabilidade relativa foi de 0,02% Fundo XYZ Benchmark = IBOVESPA Rentabilidade Benchmark = 4,00% Rentabilidade Fundo (rentabilidade absoluta) = 3,90% - rentabilidade relativa foi de -0,10% Podemos afirmar que a) a rentabilidade absoluta do fundo ABC é maior que a rentabilidade absoluta do fundo XYZ, mas a relativa não b) a rentabilidade absoluta e relativa do fundo ABC são maiores que a rentabilidades do fundo XYZ c) a rentabilidade absoluta do fundo XYZ é maior que a rentabilidade absoluta do fundo ABC, mas a relativa não d) a rentabilidade absoluta e relativa do fundo XYZ são maiores que a rentabilidades do fundo ABC

47 A rentabilidade média mensal dos últimos 12 meses de um investimento foi de 1,54%. Em relação à rentabilidade do próximo mês podemos afirmar que a) não é possível determiná-la, pois o passado não garante o futuro b) será maior pois o gestor sempre busca melhorar sua performance c) ser[a menor porque os rendimentos vêm caindo d) será superior à rentabilidade do benchmark

48 A rentabilidade média mensal dos últimos 12 meses de um investimento foi de 1,54%. Em relação à rentabilidade do próximo mês podemos afirmar que a) não é possível determiná-la, pois o passado não garante o futuro b) será maior pois o gestor sempre busca melhorar sua performance e que Deus ajude c) será menor porque os rendimentos vêm caindo está jogando praga. d) será superior à rentabilidade do benchmark ou o gestor está demitido Rentabilidade passada não garante rentabilidade futura

49 Determinado investimento compensou o risco que o investidor correu. Esta afirmação está relacionado ao conceito de a) risco de crédito b) risco de mercado c) risco e retorno d) risco de liquidez

50 Determinado investimento compensou o risco que o investidor correu. Esta afirmação está relacionado ao conceito de a) risco de crédito b) risco de mercado c) risco e retorno d) risco de liquidez

51 A possibilidade de perda mediante movimento desfavorável no preço de ativos é risco a) de mercado b) operacional c) de liquidez d) de crédito

52 A possibilidade de perda mediante movimento desfavorável no preço de ativos é risco a) de mercado b) operacional erros, não cai na ANBIMA c) de liquidez preço justo, não é o caso, continua havendo compradores d) de crédito calote Se afetou todos os ativos, é risco de mercado

53 Considerando o risco de crédito, o maior retorno tende a ser representado a) um CDB de banco de grande porte b) uma nota promissória sem garantia c) uma debênture com garantia real d) um título público de curto prazo

54 Considerando o risco de crédito, o maior retorno tende a ser representado a) um CDB de banco de grande porte banco é bom pagador b) uma nota promissória sem garantia c) uma debênture com garantia real A garantia real deixa o negócio mais seguro. O prazo mais longo da debênture em relação a nota promissória aumenta o risco de mercado e de liquidez, não o de crédito. d) um título público de curto prazo melhor pagador é o governo Nota promissória sem garantia real é um empréstimo no Aval, portanto, o mais arriscado. Se a debênture não tivesse garantia real teria maior risco de mercado e de liquidez por causa do prazo mais longo, mas o risco de crédito seria igual ao da nota promissória. Prazo não afeta o risco de crédito.

55 A carteira de ações X é composta por ações de bancos. A carteira de ações Y é composta por ações de bancos e empresas alimentícias. O risco inerente a empresas (ou não sistemático) da carteira X será a) maior que o da carteira Y b) menor que o da carteira Y c) equivalente ao risco da carteira Y d) menor que o risco de mercado

56 A carteira de ações X é composta por ações de bancos. A carteira de ações Y é composta por ações de bancos e empresas alimentícias. O risco inerente a empresas (ou não sistemático) da carteira X será a) maior que o da carteira Y b) menor que o da carteira Y A diversificação reduz o risco das empresas. c) equivalente ao risco da carteira Y A diversificação reduz o risco das empresas. d) menor que o risco de mercado não tem comparação de qual risco é maior. Atuar com ações de mais de um setor é a diversificação, muito usada para reduzir o risco. O risco reduzido é o risco não sistemático, ou de empresas. Veja que a carteira Y pode ter maior risco de liquidez, mas a pergunta é sobre risco de empresas e diversificação.

57 A rentabilidade esperada está associada a um conceito de taxa de juros a) real e futura b) relativa a um benchmark e futura c) nominal e passada d) líquida e passada

58 A rentabilidade esperada está associada a um conceito de taxa de juros a) real (é uma rentabilidade absoluta - inflação, não se pode expressar rentabilidade esperada de forma absoluta) e futura (correto) b) relativa a um benchmark e futura c) nominal (rentabilidade absoluta) e passada (futura) d) líquida (rentabilidade bruta impostos, não tratada na ANBIMA) e passada (futura) Rentabilidade observada passado, expressa de forma relativa (a um benchmark) ou absoluta (nominal ou real (nominal inflação) Rentabilidade esperada futuro, expressa de forma relativa

59 O risco de mercado de uma carteira de ações se caracteriza por I. Decorrer de fatores externos às empresas II. Não ser diversificável III. Gerenciável mediante diversificação Está correto o que se afirma apenas em a) I e II b) II e III c) I e III d) III

60 O risco de mercado de uma carteira de ações se caracteriza por I. Decorrer de fatores externos às empresas II. Não ser diversificável III. Gerenciável mediante diversificação risco de mercado não dá para diversificar. Está correto o que se afirma apenas em a) I e II b) II e III c) I e III d) III Para reduzir o risco de mercado, apenas trabalhando com papéis pós fixados (atrelados a variação da taxa de juros, inflação, PTAX). Não existe uma aplicação que proteja contra todos os riscos de mercado ao mesmo tempo.

61 A diversificação é uma estratégia que permite ao investidor reduzir o risco total de mercado de uma carteira de ações. Entretanto ela não funciona quando se trata de a) risco de inflação b) risco de empresa c) risco não-sistemático d) risco sistemático

62 A diversificação é uma estratégia que permite ao investidor reduzir o risco total de mercado de uma carteira de ações. Entretanto ela não funciona quando se trata de a) risco de inflação não existe, inflação é um risco de mercado b) risco de empresa - = risco não sistemático. A diversificação serve para reduzir este risco c) risco não-sistemático d) risco sistemático Risco sistemático = risco de mercado.

63 Para gerenciar o risco das empresas (ou não sistemático) que compõem um fundo de ações o gestor deverá comprar ações a) do mesmo setor econômico b) de diversos setores econômicos c) de alta liquidez d) de baixa liquidez

64 Para gerenciar o risco das empresas (ou não sistemático) que compõem um fundo de ações o gestor deverá comprar ações a) do mesmo setor econômico b) de diversos setores econômicos c) de alta liquidez d) de baixa liquidez Diversificação reduz o risco das empresas. Normalmente é um risco atrelado a operações com ações.

Produtos e Serviços Financeiros

Produtos e Serviços Financeiros 1 APRESENTAÇÃO DE APOIO Produtos e Serviços Financeiros 3º Encontro Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking 2 por Leandro Rassier Complementação + Aplicações práticas METODOLOGIA PARA COMPREENSÃO

Leia mais

Relatório Fundos de Inflação

Relatório Fundos de Inflação Relatório Fundos de Inflação Outubro de 2013 XP Investimentos Av. das Américas, 3434, Bl. 7, 2º andar, Rio de Janeiro RJ Tel.: 55 21 3265-3691 Retorno 24m Fundos de Inflação Motivação O objetivo deste

Leia mais

Professor. Welington

Professor. Welington Professor. Welington Uma aplicação financeira nada mais é do que a compra de um produto financeiro com o objetivo de aumentar o capital inicial. + = Espera-se uma recompensa pelo não uso do dinheiro! Ter

Leia mais

TÍTULO PÚBLICO FEDERAL. Manoela Barreto

TÍTULO PÚBLICO FEDERAL. Manoela Barreto TÍTULO PÚBLICO FEDERAL Manoela Barreto EXPERIÊNCIA Economista Diretora de ONG que divulga a ENEF Sócia da Ourum Investimentos e Câmbio Demais detalhes TÍTULOS PÚBLICOS FEDERAIS - CONCEITO Um título público

Leia mais

Mensuração, Gestão de Performance e Risco

Mensuração, Gestão de Performance e Risco Na tentativa de montar uma carteira de ações, sintetizando as variações do Ibovespa, um investidor deve observar: a) o Beta b) o Índice de Sharpe c) A duration d) A moda Na tentativa de montar uma carteira

Leia mais

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação.

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O L2 EXCLUSIVE FUNDO DE INVESTIMENTOS MULTIMERCADO CNPJ: 13.659.375/0001-00 Informações referentes a Novembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

SIMULAÇÃO DE RENTABILIDADE POR PERÍODO (%)

SIMULAÇÃO DE RENTABILIDADE POR PERÍODO (%) Carteira: CARTEIRA MODELO - MODERADA Patrimônio: R$300.000,00 Índice de comparação: Extrato Carteira CDI Data Início: 31/10/2013 (melhor data) Data Referência: 11/11/2016 SIMULAÇÃO DE RENTABILIDADE POR

Leia mais

Risco x Retorno. Fundamentos de Risco e Retorno: Fundamentos de Risco e Retorno. Risco de um Ativo Individual. Risco de uma Carteira de Ativos.

Risco x Retorno. Fundamentos de Risco e Retorno: Fundamentos de Risco e Retorno. Risco de um Ativo Individual. Risco de uma Carteira de Ativos. Risco x Retorno Fundamentos de Risco e Retorno. Risco de um Ativo Individual. Risco de uma Carteira de Ativos. Fundamentos de Risco e Retorno: Em administração e finanças, risco é a possibilidade de perda

Leia mais

Noções de Economia e Finanças

Noções de Economia e Finanças De quais ferramentas dispõe o Banco Central para fazer política monetária? a) Emissão de moeda, compra e venda de títulos públicos, controle de câmbio. b) Compra e venda de títulos públicos, controle de

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC FI RF LP PRECOS / Informações referentes a Fevereiro de 2013

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC FI RF LP PRECOS / Informações referentes a Fevereiro de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o HSBC FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA LONGO PRAZO. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento

Leia mais

Estratégias de Fundos de Investimentos João Alberto Cabral 02/09/04

Estratégias de Fundos de Investimentos João Alberto Cabral 02/09/04 Estratégias de Fundos de Investimentos João Alberto Cabral 02/09/04 Agenda Fundos de Investimentos Em que Fundo devo investir? Tipos de Fundos Fundos de Renda Fixa Fundos Multimercados Opinião do Gestor

Leia mais

SIMULAÇÃO DE RENTABILIDADE POR PERÍODO (%)

SIMULAÇÃO DE RENTABILIDADE POR PERÍODO (%) Carteira: CARTEIRA MODELO - CONSERVADORA Patrimônio: R$300.000,00 Índice de comparação: Extrato Carteira CDI Data Início: 30/08/2013 (melhor data) Data Referência: 29/09/2016 SIMULAÇÃO DE RENTABILIDADE

Leia mais

AS 10 PEGADINHAS DOS BANCOS QUE PREJUDICAM O INVESTIDOR

AS 10 PEGADINHAS DOS BANCOS QUE PREJUDICAM O INVESTIDOR AS 10 PEGADINHAS DOS BANCOS QUE PREJUDICAM O INVESTIDOR Dificilmente você consegue ficar 100% longe dos principais bancos do país, explica Paulo Figueiredo, diretor de operações da assessoria de investimentos

Leia mais

PRODUTOS BANCÁRIOS FUNDOS DE INVESTIMENTO: Taxas: - Administração: Calculada dia útil e deduzida da cota; - Performance: Quando supera um indicador

PRODUTOS BANCÁRIOS FUNDOS DE INVESTIMENTO: Taxas: - Administração: Calculada dia útil e deduzida da cota; - Performance: Quando supera um indicador PRODUTOS BANCÁRIOS FUNDOS DE INVESTIMENTO: Taxas: - Administração: Calculada dia útil e deduzida da cota; - Performance: Quando supera um indicador de referência (BENCH); DESPESAS (encargos do fundo):

Leia mais

O Treinamento Mais Completo Sobre o Tesouro Direto Tesouro Direto Descomplicado. Clique Aqui

O Treinamento Mais Completo Sobre o Tesouro Direto Tesouro Direto Descomplicado. Clique Aqui Índice Sumário 5 investimentos seguros para 2017... 3 Mesmo com projeção de queda da Selic, especialistas continuam indicando a renda fixa para este ano. Veja quais são as melhores opções... 3 TESOURO

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC FI RF LP PRECOS / Informações referentes a Março de 2013

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC FI RF LP PRECOS / Informações referentes a Março de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o HSBC FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA LONGO PRAZO. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento

Leia mais

por 1 Roberto Indech

por 1 Roberto Indech por Roberto 1 Indech ÍNDICE Introdução 3 LCI e LCA 5 Tesouro Direto 9 CDB 15 LC 19 Debêntures 22 Letras financeiras 25 Poupança 28 Introdução O que é renda fixa? Investir em Renda Fixa é o mesmo que emprestar

Leia mais

Treinamento Investimentos Básico

Treinamento Investimentos Básico Treinamento Investimentos Básico Objetivos Conhecer os produtos comercializados; Saber como funciona os novos RDCs; Conceito de Volume Global; Calcular o CDI relativo na HP12c; Aprimorar a argumentação

Leia mais

Consulta Pública de Lâmina de Fundo

Consulta Pública de Lâmina de Fundo Consulta Pública de Lâmina de Fundo Atenção: Estas informações tem por base os documentos enviados à CVM pelas Instituições Administradoras dos Fundos de Investimento e são de exclusiva responsabilidade

Leia mais

Restrições de Investimento: -.

Restrições de Investimento: -. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BRADESCO FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO TEAM 03.553.574/0001-85 Informações referentes a 06/2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre

Leia mais

SIMULAÇÃO DE RENTABILIDADE POR PERÍODO (%)

SIMULAÇÃO DE RENTABILIDADE POR PERÍODO (%) Carteira: CARTEIRA MODELO - AGRESSIVA Patrimônio: R$300.000,00 Índice de comparação: Extrato Carteira CDI Data Início: 30/08/2013 (melhor data) Data Referência: 28/09/2016 SIMULAÇÃO DE RENTABILIDADE POR

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI SELECT RF / Informações referentes a Maio de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI SELECT RF / Informações referentes a Maio de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI SELECT RF 23.682.485/0001-46 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER FUNDO

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R OS 7 MAIORES MITOS SOBRE O TESOURO DIRETO W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

TEMA 1. MERCADO FINANCEIRO E TRIBUTAÇÃO. Introdução Sistema Financeiro Nacional. Mercado de Crédito

TEMA 1. MERCADO FINANCEIRO E TRIBUTAÇÃO. Introdução Sistema Financeiro Nacional. Mercado de Crédito FEA-USP-EAC Curso de Graduação em Contabilidade Disciplina: EAC0562: Estudos Complementares V Tributação sobre Operações Financeiras TEMA 1. MERCADO FINANCEIRO E TRIBUTAÇÃO TEMA 1 Mercado Financeiro e

Leia mais

PRINCIPAIS FATORES DE ANÁLISES. INVESTIMENTOS e RISCOS

PRINCIPAIS FATORES DE ANÁLISES. INVESTIMENTOS e RISCOS PRINCIPAIS FATORES DE ANÁLISES INVESTIMENTOS e RISCOS RENTABILIDADE A rentabilidade é a variação entre um preço inicial e um preço final em determinado período. É o objetivo máximo de qualquer investidor,

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O RIO ARBITRAGEM FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO /

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O RIO ARBITRAGEM FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO / LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O RIO ARBITRAGEM FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO 07.967.080/0001-06 Informações referentes a Outubro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

Consulta Pública de Lâmina de Fundo

Consulta Pública de Lâmina de Fundo Página 1 de 20 Consulta Pública de Lâmina de Fundo Atenção: Estas informações tem por base os documentos enviados à CVM pelas Instituições Administradoras dos Fundos de Investimento e são de exclusiva

Leia mais

Restrições de Investimento: Não aplicável.

Restrições de Investimento: Não aplicável. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O IPANEMA FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO 02.669.135/0001-70 Informações referentes a 01/2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o IPANEMA

Leia mais

Perfis de Investimento Flexibilidade para você

Perfis de Investimento Flexibilidade para você Perfis de Investimento Flexibilidade para você ESCOLHA SEU PERFIL O Plano Odeprev está mais moderno e flexível. Agora você também pode escolher como o seu patrimônio para o póscarreira será investido.

Leia mais

2. Princípios de Investimento... 2

2. Princípios de Investimento... 2 2. Princípios de Investimento... 2 2.1 Principais Fatores de Análise de Investimentos... 2 2.1.1 Rentabilidade... 2 2.1.1.1 Rentabilidade Absoluta versus Rentabilidade Relativa (benchmark)... 2 2.1.1.2

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER SL RENDA FIXA REFERENCIADO DI / Informações referentes a Maio de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER SL RENDA FIXA REFERENCIADO DI / Informações referentes a Maio de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER SL RENDA FIXA REFERENCIADO DI 03.102.081/0001-29 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI FAFEM RENDA FIXA REFERENCIADO DI / Informações referentes a Outubro de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI FAFEM RENDA FIXA REFERENCIADO DI / Informações referentes a Outubro de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI FAFEM RENDA FIXA REFERENCIADO DI 67.150.417/0001-01 Informações referentes a Outubro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

Restrições de Investimento:.

Restrições de Investimento:. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPARTA CICLICO FIM 07.552.643/0001-97 Informações referentes a 06/2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SPARTA CÍCLICO FUNDO DE INVESTIMENTO

Leia mais

Lâmina de Informações Essenciais do. Título Fundo de Investimento Multimercado Longo Prazo (Título FIM-LP) CNPJ/MF:

Lâmina de Informações Essenciais do. Título Fundo de Investimento Multimercado Longo Prazo (Título FIM-LP) CNPJ/MF: Lâmina de Informações Essenciais do Informações referentes à Janeiro de 2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o TÍTULO FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO - LONGO PRAZO (Título

Leia mais

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação.

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER SELECT ADVANCED RENDA FIXA REFERENCIADO DI FIC FI 26.507.128/0001-30 Informações referentes a Agosto de 2017 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo. Sumitomo Mitsui Platinum Plus FIC de FI Ref. DI Crédito Privado Longo Prazo CNPJ:

Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo. Sumitomo Mitsui Platinum Plus FIC de FI Ref. DI Crédito Privado Longo Prazo CNPJ: Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo Informações referentes a fevereiro de 2015. Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SUMITOMO MITSUI PLATINUM PLUS FIC DE FI REF DI

Leia mais

5º Seminário Anbima de Renda Fixa e Derivativos de Balcão Investimento e Financiamento de Longo Prazo no Brasil

5º Seminário Anbima de Renda Fixa e Derivativos de Balcão Investimento e Financiamento de Longo Prazo no Brasil 5º Seminário Anbima de Renda Fixa e Derivativos de Balcão Investimento e Financiamento de Longo Prazo no Brasil Dyogo Henrique de Oliveira Secretário Executivo Ministério da Fazenda 1 Expansão do investimento

Leia mais

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação.

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER LIQUIDEZ SIMPLES RENDA FIXA CURTO PRAZO 05.211.884/0001-47 Informações referentes a Dezembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

Informações referentes a Janeiro de 2017

Informações referentes a Janeiro de 2017 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI TOP FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO RENDA FIXA REFERENCIADO DI 12.610.849/0001-66 Informações referentes a Janeiro de 2017 Esta lâmina

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O FI MM LP CP NANKING INSTITUC / Informações referentes a Março de 2013

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O FI MM LP CP NANKING INSTITUC / Informações referentes a Março de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o HSBC FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO LONGO PRAZO CREDITO PRIVADO IONAL. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no

Leia mais

Não há restrições de investimento.

Não há restrições de investimento. LÂMINA DO FUNDO BM&FBOVESPA MARGEM GARANTIA REFERENCIADO DI FIC FI CNPJ: 08.627.607/0001-08 Informações referentes a 01/2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o BM&FBOVESPA

Leia mais

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação.

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI INTELIGENTE RENDA FIXA CURTO PRAZO 02.908.347/0001-62 Informações referentes a Agosto de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

PREVI Futuro. Conheça o desempenho de Janeiro a Julho/2017. Resultado - =

PREVI Futuro. Conheça o desempenho de Janeiro a Julho/2017. Resultado - = Resultado PREVI Futuro Conheça o desempenho de Janeiro a Julho/ - = Balanço Patrimonial Ativo Onde estão aplicados todos os recursos do PREVI Futuro Passivo Renda Variável Investimentos em ações 29,39%

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FI TOP BRASIL MULTIMERCADO / Informações referentes a Maio de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FI TOP BRASIL MULTIMERCADO / Informações referentes a Maio de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FI TOP BRASIL MULTIMERCADO 16.607.894/0001-12 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER

Leia mais

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação.

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI TITULOS PUBLICOS RENDA FIXA REFERENCIADO DI 04.682.022/0001-30 Informações referentes a Dezembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER PRÉ RENDA FIXA LONGO PRAZO / Informações referentes a Maio de 2017

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER PRÉ RENDA FIXA LONGO PRAZO / Informações referentes a Maio de 2017 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER PRÉ RENDA FIXA LONGO PRAZO 16.607.821/0001-20 Informações referentes a Maio de 2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI MULTIESTRATÉGIA FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO /

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI MULTIESTRATÉGIA FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO / LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI MULTIESTRATÉGIA FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO 12.440.825/0001-06 Informações referentes a Novembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA V - FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES VALE DO RIO DOCE CNPJ: /

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA V - FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES VALE DO RIO DOCE CNPJ: / LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA V - FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES VALE DO RIO DOCE Informações referentes à Agosto de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o

Leia mais

Safra Plus DI - Fundo de Aplicação em Quotas de Fundos de Investimento Financeiro (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações financeiras em

Safra Plus DI - Fundo de Aplicação em Quotas de Fundos de Investimento Financeiro (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações financeiras em Safra Plus DI - Fundo de Aplicação em Quotas de Fundos de Investimento Financeiro Demonstrações financeiras em 31 de março de 2004 e de 2003 e parecer dos auditores independentes Parecer dos auditores

Leia mais

Certificação Profissional ANBID

Certificação Profissional ANBID Certificação Profissional ANBID Série CPA-10 Módulo III Noções de Economia e Finanças 1 Í N D I C E 10% a 15% da prova 1. 1.1 Indicadores econômicos 1.1.1 PIB 1.1.2 Índices de Inflação: IPCA 1.1.2 Índices

Leia mais

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação.

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI YIELD PREMIUM RENDA FIXA CRÉDITO PRIVADO LONGO PRAZO 17.138.155/0001-91 Informações referentes a Janeiro de 2017 Esta lâmina contém um resumo das

Leia mais

RENDA FIXA TESOURO DIRETO

RENDA FIXA TESOURO DIRETO DESTAQUES DO RELATÓRIO Carteira Recomendada Nossa Carteira Recomendada do Tesouro Direto para os próximos 30 dias continua considerando principalmente o desafio fiscal nos próximos anos como principal

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER RENDA FIXA / Informações referentes a Junho de 2017

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER RENDA FIXA / Informações referentes a Junho de 2017 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER RENDA FIXA 01.655.956/0001-94 Informações referentes a Junho de 2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER FI RENDA

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FUNDAÇÕES RENDA FIXA / Informações referentes a Maio de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FUNDAÇÕES RENDA FIXA / Informações referentes a Maio de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FUNDAÇÕES RENDA FIXA 00.832.696/0001-12 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER ABSOLUTO TOP RENDA FIXA / Informações referentes a Dezembro de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER ABSOLUTO TOP RENDA FIXA / Informações referentes a Dezembro de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER ABSOLUTO TOP RENDA FIXA 10.618.964/0001-51 Informações referentes a Dezembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SAMBA DT FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO / Informações referentes a 03/2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SAMBA DT FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO / Informações referentes a 03/2016 Exibir Competência: Nome do Fundo: SAMBA DT FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO CNPJ: 23.631.532/0001-22 Tipo: FDOS DE INVESTIMENTO Cód. CVM: 250856 Administrador: CM CAPITAL MARKETS DTVM LTDA CNPJ: 02.671.743/0001-19

Leia mais

RENDA FIXA. acionista.com.br

RENDA FIXA. acionista.com.br RENDA FIXA acionista.com.br Fevereiro/2017 Renda Fixa São títulos que pagam, em períodos definidos, uma certa remuneração, que pode ser determinada no momento da aplicação ou no momento do resgate (no

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FI II RENDA FIXA REFERENCIADO DI / Informações referentes a Agosto de 2017

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FI II RENDA FIXA REFERENCIADO DI / Informações referentes a Agosto de 2017 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FI II RENDA FIXA REFERENCIADO DI 20.977.554/0001-50 Informações referentes a Agosto de 2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI GAS SELEÇÃO DIVIDENDOS FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES /

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI GAS SELEÇÃO DIVIDENDOS FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES / LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI GAS SELEÇÃO DIVIDENDOS FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES 12.287.682/0001-44 Informações referentes a Dezembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

ONDE ESTAMOS? Mais de 40 mil clientes. 110 escritórios pelas principais cidades do Brasil. Mais de 600 Agentes Autônomos de Investimentos.

ONDE ESTAMOS? Mais de 40 mil clientes. 110 escritórios pelas principais cidades do Brasil. Mais de 600 Agentes Autônomos de Investimentos. NOSSA HISTÓRIA A UM INVESTIMENTOS S/A Corretora de Títulos e Valores Mobiliários é uma instituição financeira independente e atua no mercado financeiro há 40 anos. Em 2008 iniciou um processo de reestruturação,

Leia mais

Restrições de Investimento:.

Restrições de Investimento:. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ÓRAMA OURO FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO 09.601.190/0001-77 Informações referentes a 06/2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre

Leia mais

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação.

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI EMPRESAS RENDA FIXA REFERENCIADO DI 23.964.465/0001-68 Informações referentes a Dezembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

Estratégias para a elaboração da Política de Investimentos

Estratégias para a elaboração da Política de Investimentos Estratégias para a elaboração da Política de Investimentos 33º Encontro Regional APEPREM Marília - SP Política de Investimento Os RPPS possuem obrigação legal de elaborar anualmente sua política de investimentos;

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFAMAIS - FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ:

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFAMAIS - FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ: LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFAMAIS - FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES Informações referentes à Dezembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER MACRO MULTIMERCADO / Informações referentes a Dezembro de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER MACRO MULTIMERCADO / Informações referentes a Dezembro de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER MACRO MULTIMERCADO 11.714.716/0001-77 Informações referentes a Dezembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER

Leia mais

Restrições de Investimento: -.

Restrições de Investimento: -. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BRADESCO FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO LONG SHORT 07.187.565/0001-79 Informações referentes a 08/2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

Carta Mensal Fevereiro 2017

Carta Mensal Fevereiro 2017 Carta Mensal Fevereiro 2017 Estratégia Macro Os fundos dentro da estratégia macro da Mauá Capital tiveram um mês de fevereiro bastante positivo, principalmente nas seguintes estratégias: Juros-Brasil Play

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FI CRM RENDA FIXA / Informações referentes a Agosto de 2017

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FI CRM RENDA FIXA / Informações referentes a Agosto de 2017 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FI CRM RENDA FIXA 18.599.145/0001-16 Informações referentes a Agosto de 2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER

Leia mais

Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ Brasil S/A

Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ Brasil S/A Lâmina de informações essenciais sobre o Tokyo-Mitsubishi UFJ Leader FI Referenciado DI CNPJ Nº 00.875.318/0001-16 Informações referentes à Janeiro de 2014 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

Consulta Pública de Lâmina de Fundo

Consulta Pública de Lâmina de Fundo Page 1 of 7 Consulta Pública de Lâmina de Fundo Atenção: Estas informações tem por base os documentos enviados à CVM pelas Instituições Administradoras dos Fundos de Investimento e são de exclusiva responsabilidade

Leia mais

Lamina de Informações Essenciais

Lamina de Informações Essenciais Lamina de Informações Essenciais SUL AMÉRICA EXCELLENCE FI RENDA FIXA CP CNPJ nº 04.899.128/0001-90 Informações referentes a Julho de 2014 Rating : bra+f * Standard&Poor's Esta lâmina contém um resumo

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O AZ LEGAN BRASIL FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES / Informações referentes a Maio de 2017

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O AZ LEGAN BRASIL FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES / Informações referentes a Maio de 2017 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O AZ LEGAN BRASIL FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES 14.550.994/0001-24 Informações referentes a Maio de 2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

Noções de Economia, Finanças e Estatística

Noções de Economia, Finanças e Estatística Noções de Economia, Finanças e Estatística O Conselho Monetário Nacional, ao traçar as diretrizes econômicas, define a meta de inflação que deve ser perseguida pelo Banco Central do Brasil, que é medida

Leia mais

INVESTIMENTOS DE EFPCS. Fortaleza, 29/11/2013 Lauro Araujo

INVESTIMENTOS DE EFPCS. Fortaleza, 29/11/2013 Lauro Araujo 1 INVESTIMENTOS DE EFPCS Fortaleza, 29/11/2013 Lauro Araujo 2 Risco e Retorno Probabilidade de ocorrência. O que você prefere? 1. Qualquer número que sair, ganho de R$100,00 (quem quer dinheiro?); 2. Números

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI SELECT RENDA FIXA REFERENCIADO DI / Informações referentes a Agosto de 2017

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI SELECT RENDA FIXA REFERENCIADO DI / Informações referentes a Agosto de 2017 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI SELECT RENDA FIXA REFERENCIADO DI 22.918.180/0001-28 Informações referentes a Agosto de 2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ Brasil S/A

Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ Brasil S/A Lâmina de informações essenciais sobre o Tokyo-Mitsubishi UFJ Jump FI Cambial Dólar CNPJ Nº 01.789.845/0001-70 Informações referentes à Janeiro de 2014 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER SKY VAN GOGH MULTIMERCADO / Informações referentes a Novembro de 2013

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER SKY VAN GOGH MULTIMERCADO / Informações referentes a Novembro de 2013 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER SKY VAN GOGH MULTIMERCADO 02.908.387/0001-04 Informações referentes a Novembro de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o

Leia mais

Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo. Sumitomo Mitsui Platinum Plus FIC de FI Ref. DI Crédito Privado Longo Prazo CNPJ:

Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo. Sumitomo Mitsui Platinum Plus FIC de FI Ref. DI Crédito Privado Longo Prazo CNPJ: Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo Informações referentes a abril de 2016. Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SUMITOMO MITSUI PLATINUM PLUS FIC DE FI REF DI CREDITO

Leia mais

por 1 Roberto Indech

por 1 Roberto Indech por Roberto 1 Indech ÍNDICE Introdução CDB CRI e CRA Debêntures LC LCI e LCA Letras Financeiras Poupança Tesouro Direto Considerações Finais 4 6 10 14 17 20 24 27 30 37 Sobre o autor Roberto Indech, Analista

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER YIELD PREMIUM DI CRÉDITO PRIVADO / Informações referentes a Junho de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER YIELD PREMIUM DI CRÉDITO PRIVADO / Informações referentes a Junho de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER YIELD PREMIUM DI CRÉDITO PRIVADO 09.300.207/0001-56 Informações referentes a Junho de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA MIX - FI RENDA FIXA LONGO PRAZO CNPJ: / Informações referentes à Janeiro de 2017

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA MIX - FI RENDA FIXA LONGO PRAZO CNPJ: / Informações referentes à Janeiro de 2017 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O Informações referentes à Janeiro de 2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o, administrado e gerido por Banco Alfa de Investimento S.A..

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER CAPITAL PROTEGIDO DÓLAR MULTIMERCADO / Informações referentes a Maio de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER CAPITAL PROTEGIDO DÓLAR MULTIMERCADO / Informações referentes a Maio de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER CAPITAL PROTEGIDO DÓLAR MULTIMERCADO 11.726.632/0001-53 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI TOTAL 30 MULTIMERCADO / Informações referentes a Março de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI TOTAL 30 MULTIMERCADO / Informações referentes a Março de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI TOTAL 30 MULTIMERCADO 14.504.451/0001-70 Informações referentes a Março de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o

Leia mais

REGULAMENTO PERFIL DE INVESTIMENTOS CARGILLPREV

REGULAMENTO PERFIL DE INVESTIMENTOS CARGILLPREV REGULAMENTO PERFIL DE INVESTIMENTOS CARGILLPREV 1) Do Objeto Este documento estabelece as normas gerais aplicáveis ao Programa de Perfil de Investimentos (Multiportfólio) da CargillPrev. O programa constitui-se

Leia mais

1. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E PARTICIPANTES DO MERCADO

1. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E PARTICIPANTES DO MERCADO Conteúdo Programático 1. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E PARTICIPANTES DO MERCADO 1.1 Funções Básicas 1.1.1 Função dos intermediários financeiros e definição de intermediação financeira 1.2 Estrutura 1.2.1

Leia mais

Em 12 meses* Em 24 meses*

Em 12 meses* Em 24 meses* FUNDOS Data No mês Mês Ant. No ano# Em 12 Em 24 Em 36 Rentab. no dia% Val. da Cota(R$) P.L.Méd. Ult. 12 Meses (R$ MM) Taxa de Adm. (ao ano)** Cond. do Fundo Renda Fixa Curto Prazo Itauvest(1) 5/08 0,18

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC IRF-M 1 TÍTULOS PÚBLICOS RENDA FIXA / Informações referentes a Agosto de 2017

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC IRF-M 1 TÍTULOS PÚBLICOS RENDA FIXA / Informações referentes a Agosto de 2017 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC IRF-M 1 TÍTULOS PÚBLICOS RENDA FIXA 10.979.017/0001-96 Informações referentes a Agosto de 2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

259,30 1,14 1,02 0,96 1,12 1,00 1,09 1,15 1,10 1,19 1,08 1,03 1,01 13,39 13,67 41,72 1,0%

259,30 1,14 1,02 0,96 1,12 1,00 1,09 1,15 1,10 1,19 1,08 1,03 1,01 13,39 13,67 41,72 1,0% Fundos Renda Fixa PL Médio 12 meses Rentabilidade Acumulada % (já descontada a taxa de administração) No ano# Dez/15 Jan/16 Fev/16 Mar/16 Abr/16 Mai/16 Jun/16 Jul/16 Ago/16 Set/16 Out/16 Nov/16 Cond. 12

Leia mais

Restrições de Investimento:.

Restrições de Investimento:. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ÓRAMA BOLSA MID LARGE - SMALL CAP FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES 13.966.586/0001-95 Informações referentes a 06/2016 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER JUROS REAIS RENDA FIXA / Informações referentes a Maio de 2017

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER JUROS REAIS RENDA FIXA / Informações referentes a Maio de 2017 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER JUROS REAIS RENDA FIXA 04.385.278/0001-85 Informações referentes a Maio de 2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER

Leia mais

PROGRAMA DE PERFIS DE INVESTIMENTO REGULAMENTO

PROGRAMA DE PERFIS DE INVESTIMENTO REGULAMENTO PROGRAMA DE PERFIS DE INVESTIMENTO REGULAMENTO 1. FINALIDADE 1.1. Este regulamento define as regras gerais do Programa de Perfis de Investimento da Odebrecht Previdência (ENTIDADE), disciplinando as modalidades

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC FI MULT LP ABSOLUTO / Informações referentes a Abril de 2013

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC FI MULT LP ABSOLUTO / Informações referentes a Abril de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o HSBC FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO LONGO PRAZO. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE NANUQUE Fevereiro/2014 RELATÓRIO DE DESEMPENHO MENSAL Em atendimento a Resolução CMN 3.922/10 de acordo com os artigos: Art. 4º. Os responsáveis

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O GRADUAL FUNDO DE INVESTIMENTO DE RENDA FIXA CNPJ Nº /

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O GRADUAL FUNDO DE INVESTIMENTO DE RENDA FIXA CNPJ Nº / LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CNPJ: Nº 10.561.127/0001-33 Informações referentes à Setembro de 2014 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o GRADUAL FUNDO DE INVESTIMENTO

Leia mais

Taxa de Juros no Período (SELIC)

Taxa de Juros no Período (SELIC) Os títulos públicos federais são emitidos pelo Tesouro Nacional e compõem a dívida pública interna. Servem como instrumento de captação de recursos para que o governo execute suas atividades. Todos os

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER SUPER GESTÃO MULTIMERCADO / Informações referentes a Novembro de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER SUPER GESTÃO MULTIMERCADO / Informações referentes a Novembro de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER SUPER GESTÃO MULTIMERCADO 00.993.996/0001-83 Informações referentes a Novembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o

Leia mais

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação.

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER SELECT YIELD PREMIUM REFERENCIADO DI CRÉDITO PRIVADO 20.977.663/0001-78 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC RENDA FIXA SIMPLES 22.918.245/0001-35 Informações referentes a Maio de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC RENDA FIXA SIMPLES 22.918.245/0001-35 Informações referentes a Maio de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC RENDA FIXA SIMPLES 22.918.245/0001-35 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER

Leia mais

Consulta Pública de Lâmina de Fundo

Consulta Pública de Lâmina de Fundo Consulta Pública de Lâmina de Fundo Atenção: Estas informações tem por base os documentos enviados à CVM pelas Instituições Administradoras dos Fundos de Investimento e são de exclusiva responsabilidade

Leia mais