MINI-CURSO 1: Harmonia e improvisação na iniciação musical. MINI-CURSO 2: Estratégias de ensino musical para professores generalistas

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MINI-CURSO 1: Harmonia e improvisação na iniciação musical. MINI-CURSO 2: Estratégias de ensino musical para professores generalistas"

Transcrição

1 RELAÇÃO DOS MINICURSOS E OFICINAS MINI-CURSO 1: Harmonia e improvisação na iniciação musical EMENTA: Fundamentos da Improvisação; Introdução à improvisação sobre progressões harmônicas; Treinamento do ouvido harmônico, ativo e criativo. PÚBLICO ALVO: Professores de música e estudantes interessados em conhecer técnicas de improvisação sobre progressões harmônicas, que podem ser inseridas na prática pedagógica musical. PRÉ-REQUISITOS: Conhecimento básico da escrita e leitura musicais, escalas, acordes. MINISTRANTE: Nelma Maria Moraes Dahas Jorge: Graduada e Mestre em Música- Piano na Escola de Música da UFRJ. Estudou piano no Meistersinger Konservatorium em Nürnberg, Alemanha. É pianista concertista e professora das disciplinas Piano, Harmonia e Contraponto na UERN. MINI-CURSO 2: Estratégias de ensino musical para professores generalistas EMENTA: Estratégias para o desenvolvimento de atividades musicais que integrem a apreciação, a criação e expressão através de movimentos. Além disso, o trabalho desenvolvido proporcionará aos professores as ferramentas necessárias para desenvolver as atividades em sala de aula, (re)criando-as e (re)definido-as de acordo com a sua realidade educacional. NÚMERO DE VAGAS: 35 PÚBLICO ALVO: Professores generalistas do ensino fundamental da rede municipal de ensino MINISTRANTE: Carolina Chaves Gomes Graduada em Educação Artística habilitação Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e possui pela mesma especialização em Psicologia da Saúde e Desenvolvimento. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba na área de concentração Educação Musical. Atua com ensino infantil e anos iniciais do fundamental desde 2003 e realiza pesquisas sobre educação musical no ensino infantil e desenvolvimento musical na infância, possuindo artigos publicados em congressos nacionais e internacionais da área. Foi professora da rede pública e privada de ensino do município de Natal e atualmente é professora de Artes-Música do IFRN.

2 MINI-CURSO 3: Iniciação à regência coral EMENTA: Iniciação à regência voltada a grupos vocais, através do estudo técnico do gestual e marcação de compassos simples. Informações básicas sobre a formação do coro desde a classificação dos cantores à escolha e montagem de repertório. Procedimentos técnicos referentes a preparação do regente e a preparação vocal do coro. PÚBLICO ALVO: Regentes de corais, coralistas e demais interessados. MINISTRANTE: Cláudia Maria Azevedo Xavier Graduada em Música pela UECE, pós-graduada em Metodologia do ensino de Artes pela UECE, professora de técnica vocal, canto coral e Regência (UERN). Regente do Coral Carcará. MINI-CURSO 4: Iniciação à regência de Banda de Música EMENTA: Regência e Comunicação Gestual; Os gestos rítmicos, preventivos e expressivos; Conselhos preliminares. PÚBLICO ALVO: Alunos do curso de licenciatura, regentes de corais e banda de música e interessados em geral. OBSERVAÇÃO: Os alunos que tocarem algum instrumento de banda de música, deverão trazê-los, caso queiram. MINISTRANTE: João Célio Cordeiro de Sousa Licenciando em música pela UERN; Regente da banda de música da Maísa no período de 1988 à 1991; regente da banda de música da Fundação Sócio Educativa do Rio Grande do Norte ( FUSERN) de 1992 à 2000; regente da banda de música Maestro Orlando Leite ( Russas/CE) de 2005 à 2009; Atualmente é regente da banda de música 13 de Maio - Quixeré/CE); regente da banda João Ariston Chaves (São João do Jaguaribe/CE) e regente da Banda de Música Arthur Paraguai (Mossoró/RN).

3 OFICINA 1: Oficina de sopro (Formação de quartetos e quintetos) EMENTA: Formação de grupos musicais de sopro; Trabalhar ensaios sem regentes; Despertar o empreendedorismo do músico; Apresentação em público. NÚMERO DE VAGAS: 45 PÚBLICO ALVO: Instrumentistas de sopro PRÉ-REQUISITOS: Tocar pelo menos um instrumento de sopro; ler partitura razoavelemente; cada aluno deverá levar seu instrumento e estante. MINISTRANTE: Profº Marcos Batista de Souza Licenciado em música pela UERN; Instrutor Musical no Conservatório de Música D'Alva Stella; Maestro da Filarmônica Encanto do Sertão - Rodolfo Fernandes-RN; 1 Trompetista e regente auxiliar da Banda de Música Municipal de Mossoró-RN, Artur Paraguai. Monitores: Profª Hallyson Dantas e Bruno Farias (Graduandos em música pela UERN) OFICINA 2: OFICINA DE CORDAS (Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo) EMENTA: prática de conjunto composto pelos instrumentos da família do violino com orientações para a montagem e execução de repertório iniciante, envolvendo aspectos desde a leitura inicial até a apresentação no palco. VAGAS PARTICIPANTES: 35; OUVINTES: 10 PÚBLICO ALVO: Interessados de qualquer faixa-etária que estudam os instrumentos da família do violino sejam em escolas de música, conservatórios, instituições públicas ou privadas, projetos, igrejas ou fazem aulas particulares. PRÉ-REQUISITOS: Ter no mínimo uma iniciação básica no instrumento e estar tocando peças equivalentes ao repertório do volume 1 do método Suzuki (da lição 1 a 13). Cada participante deverá levar o seu instrumento e estante de partitura. Interessados que não tenham estes requisitos podem participar como ouvinte. MINISTRANTE: Prof. Isac Rufino de Araújo Bacharel em Música e Especialista em Metodologias do Ensino de Artes pela UECE. Atualmente é Diretor Pedagógico do Conservatório de Música D Alva Stella Nogueira Freire e Professor do Curso de Música do Departamento de Artes da UERN, onde leciona as disciplinas de Prática de Conjunto, Prática Instrumental Violino. Participou de cursos para professores do Método Suzuki ministrados pela professora Barbara Barber (EUA). Em Mossoró implementou o Método Suzuki e desenvolve projetos de difusão de instrumentos da família do violino.

4 OFICINA 3: Oficina de percussão nível básico EMENTA: Técnica de execução e ensino dos instrumentos brasileiros; conhecimento básico da leitura rítmica; trabalho com variedades de ritmos (enfatizando a cultura nordestina) NÚMERO DE VAGAS: 30 PÚBLICO ALVO: Percussionistas e pessoas interessadas PRÉ-REQUISITOS: Trazer alguns instrumentos de percussão pequenos (ex: triângulo, pandeiro, zabumba, caxixi, ganzá, cowbell, tamborim, bongô) MINISTRANTES: - Osman Josenildo Carlos Pereira (Osman Carlos): Licenciando em Música pela UERN. Instrutor Musical do Conservatório de Música Dalva Stella Nogueira Freire - Proex - UERN, nas áreas de percussão e bateria, flauta-doce e saxofone; Baterista da Banda Municipal Artur Paraguai - Mossoró - RN; Percussionista do Grupo de Chorinho Ingênuo - Cons. de Música; Percussionista do Grupo de Flautas SAAG do Cons. de Música; Percussionista e saxofonista da Orquestra Harmonia Jovem; Baterista do Quarteto de Metais do Conservatório de Música; Percussionista Prático pela OMB - RN; Instrutor de percussão do Ponto de Cultura "Baixinha Berço das Artes", projeto do Grupo de Teatro "O Pessoal do Tarará", Mossoró RN; - Rayne Moraes Rebouças: Licenciando em Música pela UERN; atua como professor de música na OSDB e no projeto Cidadania com Arte; estudou bateria com Pascoal eirelles e percussão erudita com Germana França. OFICINA 4: Oficina de guitarra EMENTA: Harmonia aplicada à guitarra (e ao violão); harmonização e improvisação, com ênfase em arranjos em chord melody, prisão tonal, walking bass, notas harmonizantes, modos otimizados e verticalização. NÚMERO DE VAGAS: 30 PÚBLICO ALVO: Guitarristas em geral PRÉ-REQUISITOS: Leitura básica de cifras; conhecimento básico de formação de acordes e escalas; O aluno deverá levar seu instrumento. OBSERVAÇÃO: O aluno poderá levar, caso tenha, o cabo e uma caixa amplificada pequena. Porém, o fato de não ter esses aparatos não implicará na sua inscrição e participação na oficina. MINISTRANTE: Dorginaldo Ernesto Bezerra (Zé Guitarrista): Licenciando em Música-UERN. Músico profissional, guitarrista, bandolinista, compositor, produtor e arranjador musical, participou em diversos cursos ministrados por Nelson Faria, Ulisses Rocha e Manóca. Como guitarrista atuou ao lado de vários grupos e artistas, locais e nacionais. Toca bandolim e dirigi o grupo de chorinho Ingênuo, também é instrutor de guitarra no Conservatório de Música D Alva Estella Nogueira Freire.

5 OFICINA 5: Oficina de musicalização EMENTA: Desenvolvimento da sensibilidade musical dos alunos através da compreensão e vivencia dos aspectos básicos da música. NÚMERO DE VAGAS: 40 PÚBLICO ALVO: Crianças de 8 e 9 anos (20 vagas) Crianças de 10 e 11 anos (20 vagas) OBSERVAÇÃO: A criança poderá trazer qualquer instrumento percussivo pequeno, ou mesmo uma flauta doce. MINISTRANTES: - Mara Raquel Gomes da Silva: Concluiu o curso de Formação Musical no Conservatório D'alva Stella Nogueira Freire entre 2002 a 2007; Concluiu o curso de Licenciatura Plena em Música pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN; Educadora musical em musicalização infantil do ensino pré- escolar no Centro Educacional Alfa desde 19/05/2008; Profª de música no Centro Social Heróis da Fé desde 03/2005; Lecionou aulas de Flauta doce na 1ª Semana Musical de Luíz Gomes no període de 12 a 17 de Novembro de 2007; Lecionou aulas de canto coral no Programa do Estado Mais Educação na Escola Estadual Inalda Cabral em 09/ 2009 a 11/ Gisele Ferreira de Lima: Licenciada em Música pela UERN. Educadora musical do Conselho Fraterno e do Centro de Apoio à Trabalho e Iniciativas na Área da Criança e do Adolescente CEÁTICA. - Míssola Arezza Bezerra da Costa: Formada no conservatório de Música D alva Estela Nogueira Freire. Cursando o terceiro período do curso de Licenciatura em música na UERN. Em 2009 participou do workshop de Música em Natal com a Maestrina Mara campos onde estudou Técnica Vocal e regência. Ministra aulas de musicalização infantil no Instituto educacional Modelo, na Escola Estadual Francisca Martins e na comunidade Puxa Boi, Zona rural. Em agosto deste ano participou do I seminário de Música em Areia Branca, como professora de Técnica Vocal. Também é regente da segunda Igreja batista de Mossoró e da Igreja batista no bairro nova vida também em Mossoró. OBSERVAÇÕES: Dentre as vagas ofertadas em cada um dos mini-cursos e oficinas acima listados, cinco estão reservadas para os professores polivalentes (generalistas) que atuam nas escolas da rede municipal de ensino, exceção feita ao mini-curso 2 (Estratégias de ensino musical para professores generalistas), o qual será ofertado exclusivamente para esses professores.

O FESTIVAL INTERNACIONAL DE INVERNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA E SUAS AÇÕES MUSICAIS

O FESTIVAL INTERNACIONAL DE INVERNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA E SUAS AÇÕES MUSICAIS O FESTIVAL INTERNACIONAL DE INVERNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA E SUAS AÇÕES MUSICAIS Área temática: cultura Vera Lucia Portinho Vianna (Coordenadora da Ação de Extensão) Vera Lucia Portinho

Leia mais

Escola para Formação de Artistas Artes Visuais Dança Música Teatro

Escola para Formação de Artistas Artes Visuais Dança Música Teatro Fundação das Artes Escola para Formação de Artistas Artes Visuais Dança Música Teatro Inscrições Abertas Turmas 2013 Primeiro Semestre Cursos Livres e Técnicos A Fundação das Artes é uma Escola de Artes

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SARZEDO Estado de Minas Gerais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SARZEDO Estado de Minas Gerais ANEXO I ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS Violino Viola em violino ou na modalidade violino ou na modalidade Licenciatura em em viola ou na modalidade viola ou na ministrar aulas de violino e avaliar o aprendizado

Leia mais

BACHARELADO EM MÚSICA COM HABILITAÇÃO EM COMPOSIÇÃO

BACHARELADO EM MÚSICA COM HABILITAÇÃO EM COMPOSIÇÃO BACHARELADO EM MÚSICA COM HABILITAÇÃO EM COMPOSIÇÃO O curso de Composição Musical, no Departamento de Música da ECA/USP, é desenvolvido ao longo de seis anos. É um curso que procura ser abrangente o bastante

Leia mais

CONSERVATÓRIO MUSICAL BEETHOVEN www.beethoven.art.br beethoven@beethoven.art.br

CONSERVATÓRIO MUSICAL BEETHOVEN www.beethoven.art.br beethoven@beethoven.art.br Curso de Capacitação em Música para Professores do Ensino Médio, Fundamental 03 horas / semanais e Musicalização Infantil ( com base no PCN Artes ) VAGAS LIMITADAS FAÇA SUA PRÉ-RESERVA 10 meses ( inicio

Leia mais

Resumo da Proposta Cultural:

Resumo da Proposta Cultural: Resumo da Proposta Cultural: Durante o ano letivo de 2014 entre os meses de Fevereiro à Novembro, o projeto "MBE - Música Brasileira na Escola" têm como objetivo principal a realização de apresentações

Leia mais

CURSO DE MÚSICA - BACHARELADO

CURSO DE MÚSICA - BACHARELADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO - CAC CURSO DE MÚSICA - BACHARELADO Coordenador do Curso: Prof. Rinaldo de Melo Fonseca IDENTIFICAÇÃO DO CURSO 1. Denominação dos Cursos:

Leia mais

Você quer se formar em Música?

Você quer se formar em Música? Você quer se formar em Música? Faça um dos cursos de Graduação em Música oferecidos pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC/UFG)! 1) Quais são os Cursos Superiores

Leia mais

2.1. Serão aceitas e analisas somente as inscrições que obedecerem às condições abaixo expostas:

2.1. Serão aceitas e analisas somente as inscrições que obedecerem às condições abaixo expostas: A ESCOLA DE MÚSICA E ORQUESTRA FILARMÔNICA MUSICALIZAR, pessoa jurídica de direito PRIVADO sem fins lucrativos, faz saber que fará realizar chamamento público para cadastro de pessoas físicas, para preenchimento

Leia mais

TEMAS PARA BANCAS DE PSS ÁREA DE MÚSICA TODOS OS PROFESSORES DEVERÃO APRESENTAR O PLANO DE AULA PROCESSO SELETIVO

TEMAS PARA BANCAS DE PSS ÁREA DE MÚSICA TODOS OS PROFESSORES DEVERÃO APRESENTAR O PLANO DE AULA PROCESSO SELETIVO TEMAS PARA BANCAS DE PSS ÁREA DE MÚSICA TODOS OS PROFESSORES DEVERÃO APRESENTAR O PLANO DE AULA PROCESSO SELETIVO Componente Curricular OBOÉ FAGOTE FLAUTA TRANSVERSAL Temas respiração, aplicados ao ensino

Leia mais

ATO PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DOS PODERES DO ESTADO MINAS GERAIS EM 12/11/2014

ATO PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DOS PODERES DO ESTADO MINAS GERAIS EM 12/11/2014 ATO PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DOS PODERES DO ESTADO MINAS GERAIS EM 12/11/2014 GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO RERRATIFICAÇÃO DE EDITAL PARA O CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Resolução n 57/ 2009 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso Superior em Regência de Bandas

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO RERRATIFICAÇÃO DE EDITAL PARA O CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DAS CARREIRAS DE PROFESSOR DE ARTE E ANALISTA DE GESTÃO ARTÍSTICA, DO

Leia mais

ATO PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DOS PODERES DO ESTADO MINAS GERAIS EM 12/11/2014

ATO PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DOS PODERES DO ESTADO MINAS GERAIS EM 12/11/2014 ATO PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DOS PODERES DO ESTADO MINAS GERAIS EM 12/11/2014 GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO RERRATIFICAÇÃO DE EDITAL PARA O CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Resolução n 35/ 2009 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Música, Modalidade

Leia mais

INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC)

INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC) 1 INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC) Curso: Música, bacharelado Habilitação em Regência Campus: Cuiabá Docente da habilitação: Profa. Dra. Flávia Vieira Pereira Ato interno de criação e aprovação

Leia mais

Os instrumentos musicais e seus naipes na idade pré-escolar: Um estudo teórico-prático.

Os instrumentos musicais e seus naipes na idade pré-escolar: Um estudo teórico-prático. Os instrumentos musicais e seus naipes na idade pré-escolar: Um estudo teórico-prático. Mírian Regina Braga Misquiatti. Prefeitura Municipal de Bauru. mquiatti@gmail.com Roberto Vergílio Soares. Prefeitura

Leia mais

SeAC Serviço de Arte e Cultura

SeAC Serviço de Arte e Cultura SeAC Serviço de Arte e Cultura Atividades Curriculares Optativas Música. Canto. Teatro. Dança. Arte. Cultura A pedagogia proposta pelo SeAC se fundamenta na concepção de Ateliê, em que o educando tem um

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Resolução n 34/ 2009 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Música, Modalidade

Leia mais

PROJETO BANDAS E CORAIS NAS ESCOLAS : A EXPERIÊNCIA DO CORAL ENCANTO

PROJETO BANDAS E CORAIS NAS ESCOLAS : A EXPERIÊNCIA DO CORAL ENCANTO PROJETO BANDAS E CORAIS NAS ESCOLAS : A EXPERIÊNCIA DO CORAL ENCANTO Rebeca Vieira de Queiroz Almeida Faculdade Saberes Introdução O presente texto é um relato da experiência do desenvolvimento do projeto

Leia mais

De 1984 à 1993. Atividades Profissionais

De 1984 à 1993. Atividades Profissionais Atividades De 1984 à 1993 Regência da Orquestra Sinfônica Nacional da Guatemala Teatro Nacional Guatemala a convite da Direção Geral de Cultura e Belas Artes do Ministério da Educação da Guatemala. 21.07.1983

Leia mais

18. TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA, CAMPUS II CURITIBA

18. TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA, CAMPUS II CURITIBA - Entrevista OBS: A prova poderá ser interrompida a qualquer momento a critério da banca examinadora. Violino Mecanismo em Sol Maior, em três oitavas (escala, os 7 arpejos, terças e cromática) de cor;

Leia mais

Os instrumentos musicais são classificados conforme o material de que são confeccionados e a forma como o som é produzido.

Os instrumentos musicais são classificados conforme o material de que são confeccionados e a forma como o som é produzido. Instrumentos Musicais O homem primitivo começou a construir instrumentos musicais para tentar imitar os sons da natureza. Os primeiros instrumentos de que se têm notícia são aqueles feitos de ossos de

Leia mais

GOIÂNIA Basileu França

GOIÂNIA Basileu França GOIÂNIA Basileu França APOIO ADMINISTRATIVO SERVIÇOS GERAIS AA - ASG Atribuições: desenvolver atividades de apoio à gestão, promovendo a organização, conservação, higienização e manutenção de salas de

Leia mais

INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC)

INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC) 1 INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC) Curso: Música, Bacharelado - Habilitação em Composição Campus: Cuiabá Docente da habilitação: Prof. Dr. Roberto Pinto Victorio Ato interno de criação

Leia mais

Lóide Magalhães musiloide@hotmail.com

Lóide Magalhães musiloide@hotmail.com Percussão e flauta doce: a prática musical como meio auxiliar no processo de musicalização dos alunos do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França Lóide Magalhães musiloide@hotmail.com Resumo:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO N. o 203 3-9-1998 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B 4595 mento. Pelo Ministro Adjunto, Fausto de Sousa Correia, Secretário de Estado da Administração Pública e da Modernização Administrativa. A Ministra da

Leia mais

Habilidades Específicas - Música

Habilidades Específicas - Música Habilidades Específicas - Música 1. INTRODUÇÃO As provas de Habilidades Específicas em Música do Vestibular 2014 tiveram por objetivo avaliar a formação musical do candidato, bem como o seu potencial artístico.

Leia mais

PROJETO MÚSICA NA ESCOLA

PROJETO MÚSICA NA ESCOLA Rede Salesiana de Escolas. Entusiasmo diante da vida. PROJETO MÚSICA NA ESCOLA Escola: Nossa Senhora Auxiliadora Níveis de Ensino: Fundamental II Coordenação Pedagógica: Maria das Graças L. N. Ferreira

Leia mais

CORAL INFANTIL DO LICEU

CORAL INFANTIL DO LICEU CORAL INFANTIL DO LICEU : BAIRRO: C CEP: RG: ÓRGAO EMISSOR: NATURAL ESCOLAR / / GRUPO DE PRÁTICA DE SOPROS E PERCUSSÃO GPS ALUNO/BOLSISTA MONITOR/ BOLSISTA INSTRUMENTOS OBOÉ TROMPETE FLAUTA TRANSVERSAL

Leia mais

EDITAL 04/2015 ADMISSÃO AO CURSO PREPARATÓRIO PARA O MÓDULO 3 DO CURSO FORMAÇÃO MUSICAL

EDITAL 04/2015 ADMISSÃO AO CURSO PREPARATÓRIO PARA O MÓDULO 3 DO CURSO FORMAÇÃO MUSICAL GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA FUNDAÇÃO ANITA MANTUANO DE ARTES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESCOLA DE MÚSICA VILLA-LOBOS EDITAL 04/2015 ADMISSÃO AO CURSO PREPARATÓRIO

Leia mais

VIII ENCONTRO NACIONAL SOPRO NOVO YAMAHA 5 ANOS

VIII ENCONTRO NACIONAL SOPRO NOVO YAMAHA 5 ANOS VIII ENCONTRO NACIONAL SOPRO NOVO YAMAHA 5 ANOS Objetivos Integrar os colaboradores do Sopro Novo Apresentar o universo da Yamaha Apresentar os parceiros do Sopro Novo Premiar a loja Sopro Novo 2010 Mostrar

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS DE MÚSICA SACRA E LITURGIA DA ARQUIDIOCESE DE CAMPINAS

CENTRO DE ESTUDOS DE MÚSICA SACRA E LITURGIA DA ARQUIDIOCESE DE CAMPINAS CENTRO DE ESTUDOS DE MÚSICA SACRA E LITURGIA DA ARQUIDIOCESE DE CAMPINAS INSCRIÇÕES PARA 2015 CAMPINAS / SP Apresentação, histórico e objetivo No ano de 2007, procurando atender à necessidade de formação

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO RERRATIFICAÇÃO DE EDITAL PARA O CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DAS CARREIRAS DE PROFESSOR DE ARTE E ANALISTA DE GESTÃO ARTÍSTICA, DO

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DO PROJETO EDUCATIVO. Concerto encenado em classe de conjunto: estudo sobre perceções e aprendizagens

PROGRAMAÇÃO DO PROJETO EDUCATIVO. Concerto encenado em classe de conjunto: estudo sobre perceções e aprendizagens PROGRAMAÇÃO DO PROJETO EDUCATIVO Concerto encenado em classe de conjunto: estudo sobre perceções e aprendizagens Ana Estevens, nº 120138001 Trabalho realizado na Unidade Curricular de Processos de Experimentação

Leia mais

INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC)

INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC) 1 INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC) Curso: Música, bacharelado Habilitação em Canto Campus: Cuiabá Docente da habilitação: Profa. Me. Helen Luce Pereira Ato interno de criação e aprovação

Leia mais

Espaço Musical Gato na Tuba

Espaço Musical Gato na Tuba Espaço Musical Gato na Tuba O Projeto ESPAÇO MUSICAL GATO NA TUBA prevê a manutenção de 3 Oficinas de Música para cerca de 60 crianças e adolescentes do bairro Guarituba na cidade de Piraquara, Paraná.

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes R E S O L U Ç Ã O N.º 090/2009 CI / CCH CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro, no dia 10/12/2009. João Carlos Zanin, Secretário Aprova o projeto pedagógico

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA

CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA DESCRIÇÃO Número de Fases: 08 Número de disciplinas obrigatórias: 38 Número de créditos obrigatórios: 152 Carga horária total das disciplinas obrigatórias: 2.280 horas Mínimo

Leia mais

Descobrir. Reconhecer. Divulgar. Valorizar. Perenizar. O conhecimento da música. A verdadeira música Brasileira.

Descobrir. Reconhecer. Divulgar. Valorizar. Perenizar. O conhecimento da música. A verdadeira música Brasileira. Descobrir. Reconhecer. Divulgar. Valorizar. Perenizar. O conhecimento da música. A verdadeira música Brasileira. Sinfonieta dos Devotos de Nossa Senhora dos Prazeres Direção do Maestro Marcelo Antunes

Leia mais

MÚSICA. Bacharelado em Regência Coral. GRAUS ACADÊMICOS: Licenciado em Educação Musical Cantor Compositor Músico Instrumentista Regente Coral

MÚSICA. Bacharelado em Regência Coral. GRAUS ACADÊMICOS: Licenciado em Educação Musical Cantor Compositor Músico Instrumentista Regente Coral MÚSICA 1. TURNO: Integral HABILITAÇÕES: Licenciatura em Educação Musical Bacharelado em Canto Bacharelado em Composição Bacharelado em Instrumento (opções: Flauta Transversal, Piano, Violão e Violino)

Leia mais

II Semana da Música e Pedagogia da FACFITO e do CMVL a de outubro de! II SEMANA DE MÚSICA E PEDAGOGIA DA FACFITO E DO CMVL 16 a 19 de outubro de 2013 TEMA DO EVENTO: POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Leia mais

Projeto Doce Harmonia: uma proposta de ensino coletivo em música. Alice Pereira Pacheco Maria Tereza Borges Rezende

Projeto Doce Harmonia: uma proposta de ensino coletivo em música. Alice Pereira Pacheco Maria Tereza Borges Rezende Projeto Doce Harmonia: uma proposta de ensino coletivo em música Alice Pereira Pacheco Maria Tereza Borges Rezende Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli Relato de Experiência RESUMO O

Leia mais

ORQUESTRA SINFÔNICA JOVEM DA UFPB

ORQUESTRA SINFÔNICA JOVEM DA UFPB ORQUESTRA SINFÔNICA JOVEM DA UFPB ROCHA JÚNIOR 1, Geraldo Dias da RODRIGUES 2, Vanessa de Sousa Santos SILVA 3, Luceni Caetano da SILVA 4, Maria da Conceição SOUZA 5, Hermeson Praxedes de Centro de Comunicação,

Leia mais

EDITAL DE RETIFICAÇÃO N 01 DO EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 02/2014

EDITAL DE RETIFICAÇÃO N 01 DO EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 02/2014 EDITAL DE RETIFICAÇÃO N 01 DO EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 02/2014 O Prefeito em Exercício do Município de Lucas do Rio Verde e a Presidente da Comissão Examinadora do Processo

Leia mais

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO aprovou e eu, Reitor, sanciono a seguinte Resolução:

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO aprovou e eu, Reitor, sanciono a seguinte Resolução: RESOLUÇÃO CEPE N 0247/2009 Reformula o Projeto Pedagógico do Curso de Música - Habilitação: Licenciatura, a ser implantado a partir do ano letivo de 2010. CONSIDERANDO a Lei nº 9394/96 - Lei de Diretrizes

Leia mais

ORQUESTRA INFANTOJUVENIL DA COORDENADORIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS

ORQUESTRA INFANTOJUVENIL DA COORDENADORIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS ORQUESTRA INFANTOJUVENIL DA COORDENADORIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS Projeto enviado por Wagner Wilson Ferreira - Desembargador Superintendente da Coordenadoria

Leia mais

Brasilis Ensemble Um espeta culo de entretenimento e emoça o!

Brasilis Ensemble Um espeta culo de entretenimento e emoça o! Brasilis Ensemble Um espeta culo de entretenimento e emoça o! Apresentando uma formação instrumental incomum cello, clarinete e piano/violão Brasilis Ensemble se propõe a trazer novas leituras para um

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS DE MÚSICA SACRA E LITURGIA DA ARQUIDIOCESE DE CAMPINAS

CENTRO DE ESTUDOS DE MÚSICA SACRA E LITURGIA DA ARQUIDIOCESE DE CAMPINAS CENTRO DE ESTUDOS DE MÚSICA SACRA E LITURGIA DA ARQUIDIOCESE DE CAMPINAS INSCRIÇÕES PARA 2016 CAMPINAS / SP Apresentação, histórico e objetivo No ano de 2007, procurando atender à necessidade de formação

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRÁTICA DE ORQUESTRA. Parte 1 (solicitante) DADOS DO CAMPUS PROPONENTE

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRÁTICA DE ORQUESTRA. Parte 1 (solicitante) DADOS DO CAMPUS PROPONENTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo Arquitetura e Urbanismo Arquitetura e Urbanismo CARREIRA EM ARQUITETURA E URBANISMO Os arquitetos recebem uma formação geral que lhes permite trabalhar em diversos campos: em projetos de construções, de

Leia mais

Relatório de Atividades do 1 Quadrimestre 2013

Relatório de Atividades do 1 Quadrimestre 2013 Relatório de Atividades do 1 Quadrimestre 2013 APRESENTAÇÃO: O Projeto Escola de Música e Cidadania 2013 representa a consolidação de sete anos de trabalho desenvolvidos pela Agência do Bem. Ao longo dos

Leia mais

ESPECIALISTAS - NÍVEL I Cod. Especialidade Quantidade

ESPECIALISTAS - NÍVEL I Cod. Especialidade Quantidade ESPECIALISTAS - NÍVEL I 001 Ciências da Natureza na Educação Infantil e em Anos Iniciais do Ensino 18 002 Didática e Educação Inclusiva 13 003 Estatística e Informática na Educação 8 004 Filosofia e Educação

Leia mais

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MÚSICA PROGRAMAÇÃO

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MÚSICA PROGRAMAÇÃO III SIMPÓSIO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO MUSICAL FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MÚSICA Jaraguá do Sul, SC, 2, 3 e 5 de fevereiro de 2011 PROGRAMAÇÃO Dia 2/2/2011 das 8h30 às 9h30 Palestra

Leia mais

FLADEM 2011. Fundamentação Teórica para a Mostra de Musicalização: Compositores e Intérpretes : a criação na aula de instrumento

FLADEM 2011. Fundamentação Teórica para a Mostra de Musicalização: Compositores e Intérpretes : a criação na aula de instrumento FLADEM 2011 Fundamentação Teórica para a Mostra de Musicalização: Compositores e Intérpretes : a criação na aula de instrumento Sandra Mara da Cunha e Claudia Maradei Freixedas Breve introdução A experiência

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA

CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERL MINISTÉRIO D EDUCÇÃO INSTITUTO FEDERL DE EDUCÇÃO, CIÊNCI E TECNOLOGI SERTÃO PERNMBUCNO DIREÇÃO DE ENSINO DEPRTMENTO DE ENSINO SUPERIOR CURSO DE LICENCITUR EM MÚSIC 1. Perfil do Curso

Leia mais

Educação Musical: Criação, Linguagem e Conhecimento

Educação Musical: Criação, Linguagem e Conhecimento Educação Musical: Criação, Linguagem e Conhecimento INTRODUÇÃO Educadores musicais têm manifestado sua preocupação com a observância da Lei nº 11769, que é a lei de inclusão da música no currículo das

Leia mais

ESCOLA DE ARTES SOM LIVRE

ESCOLA DE ARTES SOM LIVRE CURSOS DE MÚSICA E ARTES PARA ESCOLAS A Som Livre Escola de Artes oferece para as escolas infantis uma proposta inovadora : Cursos de Artes, especialmente voltado para crianças. Através de praticas e vivencias

Leia mais

PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR CURRICULAR EM CONTRATURNO. MACROCAMPO: Cultura e Artes. ATIVIDADE: Música e Teatro

PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR CURRICULAR EM CONTRATURNO. MACROCAMPO: Cultura e Artes. ATIVIDADE: Música e Teatro COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO SÃO ROQUE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. Rua Érico Veríssimo s/n Cep: 85.892-000 Fone/fax: (45) 3276-1195 E Mail: shasantahelena@seed.pr.gov.br e colestsantahelena@yahoo.com.br Site:

Leia mais

PREFEITURA DE BOITUVA

PREFEITURA DE BOITUVA PROCESSO SELETIVO N 004/2013 O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BOITUVA, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições, e na forma prevista no artigo 37 da Constituição Federal, considerando as condições previstas

Leia mais

ESCOLA PIRLILIM / ANO 2015 PLANO DE UNIDADE PLANO DA I UNIDADE

ESCOLA PIRLILIM / ANO 2015 PLANO DE UNIDADE PLANO DA I UNIDADE ESCOLA PIRLILIM / ANO 2015 PLANO DE UNIDADE GRUPO: 7 PERÍODO: / à / ÁREA DO CONHECIMENTO: Música CARGA HORÁRIA: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PLANO DA I UNIDADE - Conhecer e criar novas melodias. - Desenvolver

Leia mais

TITULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA: OBJETIVOS Gerais Específicos

TITULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA: OBJETIVOS Gerais Específicos TITULO: Oficina de Cultura Popular e Cidadania AUTORES: Maria Auxiliadora Gama Pereira orientadora; Ismerina Paulino Mesquita Bolsista; Deodôra Alves de Sousa Arruda Bolsista; Keyla Juliany Gama Pereira

Leia mais

Governo do Estado do Ceará Apresenta. IX Festival. Viçosa do Ceará 21 a 28 de julho

Governo do Estado do Ceará Apresenta. IX Festival. Viçosa do Ceará 21 a 28 de julho Governo do Estado do Ceará Apresenta IX Festival Musica na Ibiapaba 2012 Viçosa do Ceará 21 a 28 de julho 2 O Governo do Estado do Ceará / Secult, por meio do Instituto de Arte e Cultura do Ceará IACC/Centro

Leia mais

SELEÇÃO PARA BOLSA MONITORIA EDITAL Nº. 001/2015

SELEÇÃO PARA BOLSA MONITORIA EDITAL Nº. 001/2015 1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES SELEÇÃO PARA BOLSA MONITORIA EDITAL Nº. 0/25 A FACULDADE DE MÚSICA DO ESPIRITO SANTO Maurício de Oliveira - FAMES, autarquia estadual vinculada à Secretaria de Estado da

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE MÚSICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE MÚSICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE MÚSICA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 74, de 04 de NOVEMBRO de

Leia mais

Projeto de banda de fanfarra o SALVADOR

Projeto de banda de fanfarra o SALVADOR Projeto de banda de fanfarra o SALVADOR Alexander Santos Silva Projeto de implantação de uma atividade sócio educacional apresenta a Prefeitura Municipal de Salvador do Estado da Bahia. Salvador Fevereiro

Leia mais

COM A UDESC NO 13º COLÓQUIO EM FLORIPA, SANTA CATARINA 2010

COM A UDESC NO 13º COLÓQUIO EM FLORIPA, SANTA CATARINA 2010 1. ANA PAULA ANDRADE, PRESIDENTE CONSELHO EXECUTIVO, CONSERVATÓRIO REGIONAL, PONTA DELGADA, AÇORES /AICL ANA PAULA ANDRADE [CONSTÂNCIA] 1964) Nasceu em P. Delgada onde concluiu o curso geral de música

Leia mais

Atividades Musicais. para grupos e empresas. Programa Equipe Afinada

Atividades Musicais. para grupos e empresas. Programa Equipe Afinada Atividades Musicais para grupos e empresas Programa Equipe Afinada Apresentação O Programa Equipe Afinada apoia o desenvolvimento de indivíduos e organizações através de oficinas, atividades musicais,

Leia mais

Valores: R$ 21,00 (comerciário/dependente), R$ 37,00 (conveniado) e R$ 48,00 (usuário).

Valores: R$ 21,00 (comerciário/dependente), R$ 37,00 (conveniado) e R$ 48,00 (usuário). CURSOS DE MÚSICA DO SESC (2º Semestre) MODALIDADE INICIANTE 1) VIOLÃO POPULAR Este curso está direcionado ao estudo da música popular com acompanhamento harmônico. Serão praticadas canções do repertório

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Coro Infantil Gato na Tuba

Mostra de Projetos 2011. Coro Infantil Gato na Tuba Mostra de Projetos 2011 Coro Infantil Gato na Tuba Mostra Local de: Piraquara Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Associação Beneficente

Leia mais

Estrutura Curricular do curso Música - Bacharelado com Habilitação em Instrumento ou Canto

Estrutura Curricular do curso Música - Bacharelado com Habilitação em Instrumento ou Canto Estrutura Curricular do curso Música - Bacharelado com Habilitação em Instrumento ou Canto 1º período Canto Coral A 36 Canto I 54 Consciência Corporal em Performance Musical I 36 Contraponto I 36 Fisiologia

Leia mais

Você quer se formar em Música?

Você quer se formar em Música? Você quer se formar em Música? Faça um dos cursos de Graduação em Música oferecidos pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC/UFG)! 2016-2 1) Como eu posso ingressar

Leia mais

CURSO DE BACHARELADO EM MÚSICA OPÇÃO: PIANO / VIOLINO / VIOLA / VIOLÃO / VIOLONCELO

CURSO DE BACHARELADO EM MÚSICA OPÇÃO: PIANO / VIOLINO / VIOLA / VIOLÃO / VIOLONCELO CURSO DE BACHARELADO EM MÚSICA OPÇÃO: PIANO / VIOLINO / VIOLA / VIOLÃO / VIOLONCELO AUTORIZAÇÃO: Resolução nº 31/93 CONSUNI e Resolução nº 374/2005 CONSUNI RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 1495/2000

Leia mais

MÚSICA E SABER. Oficinas de capacitação de agentes musicais

MÚSICA E SABER. Oficinas de capacitação de agentes musicais MÚSICA E SABER Oficinas de capacitação de agentes musicais Música e saber OBJETIVO O objetivo principal deste projeto é oferecer a músicos do interior do Rio de Janeiro uma oportunidade de capacitação

Leia mais

CLUBE DE MÚSICA Agrupamento Vertical de Escolas de Briteiros Ano Letivo 2014/2015

CLUBE DE MÚSICA Agrupamento Vertical de Escolas de Briteiros Ano Letivo 2014/2015 CLUBE DE MÚSICA 1. JUSTIFICAÇÃO DO PROJETO: O Projeto do Clube de Música nasce da necessidade de se desenvolver com os alunos atividades diferenciadas que não podem ser devidamente exploradas e aprofundadas

Leia mais

ATO NORMATIVO n.º 010, de 03 de junho de 2015.

ATO NORMATIVO n.º 010, de 03 de junho de 2015. ATO NORMATIVO n.º 010, de 03 de junho de 2015. Divulga RETIFICAÇÃO do Ato Normativo nº 008/2015, de 21 de maio de 2015, sobre processo de seleção de professores para ministrar disciplinas, módulos, unidades

Leia mais

Veja o resultado da sua contribuição

Veja o resultado da sua contribuição Resultados 2014 Veja o resultado da sua contribuição Beneficiados 25 municípios 44 instituições 6.705 crianças e adolescentes Mobilização Valor total arrecadado: R$ 1.421.122,00 Fundos Municipais dos Direitos

Leia mais

Trabalho para Comunicação Categoria: Relato de experiência

Trabalho para Comunicação Categoria: Relato de experiência AULA EM GRUPO: TOCANDO E CANTANDO EM UM CORAL INFANTO-JUVENIL Shirley Cristina Gonçalves profshirleymusica@yahoo.com.br Universidade Federal de Uberlândia Departamento de Música e Artes Cênicas Trabalho

Leia mais

ANEXO - CURSOS OFERECIDOS PELA MANDATÁRIA E SUAS ADERENTES PROMOÇÃO ESTUDE COM BOLSAS E CONCORRA A UM CARRO OKM

ANEXO - CURSOS OFERECIDOS PELA MANDATÁRIA E SUAS ADERENTES PROMOÇÃO ESTUDE COM BOLSAS E CONCORRA A UM CARRO OKM ANEXO - CURSOS OFERECIDOS PELA MANDATÁRIA E SUAS ADERENTES PROMOÇÃO ESTUDE COM BOLSAS E CONCORRA A UM CARRO OKM FACULDADES SIMONSEN FIS (Padre Miguel) Geografia Bacharelado Geografia Licenciatura Gestão

Leia mais

Profa. Paula Molinari

Profa. Paula Molinari NOSSOS OBJETIVOS A criação do Centro de Estudos Musicais CEM FACCAMP - visa atrair, formar e capacitar aqueles que procuram uma atividade que envolva música, desde a sensiblização musical até a execução

Leia mais

1 Acadêmico, formando do Curso de Licenciatura com Habilitação em Música da UDESC. 2 Professora Mestra do Departamento de Música da UDESC.

1 Acadêmico, formando do Curso de Licenciatura com Habilitação em Música da UDESC. 2 Professora Mestra do Departamento de Música da UDESC. 1 O ensino de música extracurricular na Escola Técnica Federal em Florianópolis/SC: relato de experiência sobre uma oficina de improvisação musical realizada Maycon José de Souza 1 Universidade do Estado

Leia mais

Fundação das Artes comemora 44 anos

Fundação das Artes comemora 44 anos Fundação das Artes comemora 44 anos Para comemorar 44 anos de dedicação à prática, ensino e fomento à arte, a Fundação das Artes abre as portas para receber os seus alunos, professores e o público em geral

Leia mais

APONTAMENTOS SOBRE A DISCIPLINA DE PERCEPÇÃO MUSICAL NO ENSINO SUPERIOR DE MÚSICA

APONTAMENTOS SOBRE A DISCIPLINA DE PERCEPÇÃO MUSICAL NO ENSINO SUPERIOR DE MÚSICA APONTAMENTOS SOBRE A DISCIPLINA DE PERCEPÇÃO MUSICAL NO ENSINO SUPERIOR DE MÚSICA Luiz Rafael Moretto Giorgetti Universidade do Sagrado Coração, Bauru/SP (Ex-aluno) e-mail: rafael_giorgetti@hotmail.com

Leia mais

MÚSICA NO IFRS CAMPUS OSORIO 2014. Agnes Schmeling 1 (Coordenadora da Ação de Extensão) Palavras-chave: música, projetos de extensão, educação musical

MÚSICA NO IFRS CAMPUS OSORIO 2014. Agnes Schmeling 1 (Coordenadora da Ação de Extensão) Palavras-chave: música, projetos de extensão, educação musical MÚSICA NO IFRS CAMPUS OSORIO 2014 Área Temática: Cultura Agnes Schmeling 1 (Coordenadora da Ação de Extensão) João Miguel Erig Bohn 2 Palavras-chave: música, projetos de extensão, educação musical Resumo:

Leia mais

Apresentação Reinaldo Arias

Apresentação Reinaldo Arias Apresentação Reinaldo Arias 2011 Projeto musical Música para envolver, encantar e integrar. Essa é a proposta do músico, produtor e compositor Reinaldo Arias. Artista atuante, gravou, produziu e compôs

Leia mais

HORÁRIO DAS OFICINAS DO SEMINÁRIO DE MÚSICA Semestre

HORÁRIO DAS OFICINAS DO SEMINÁRIO DE MÚSICA Semestre HORÁRIO DAS OFICINAS DO SEMINÁRIO DE MÚSICA Semestre 2017.2 APRECIAÇÃO MUSICAL OFICINA DE APRECIAÇÃO MUSICAL - A PARTIR DE 18 ANOS Análise de literatura musical e análise de instrumentos (seus timbres,

Leia mais

ANEXO IV - PESOS E NOTAS MÍNIMAS NOTAS MÍNIMAS RED MAT CI NAT CI HUM LING PESOS

ANEXO IV - PESOS E NOTAS MÍNIMAS NOTAS MÍNIMAS RED MAT CI NAT CI HUM LING PESOS ANEXO IV - PESOS E NOTAS MÍNIMAS NOTAS MÍNIMAS RED MAT CI NAT CI HUM LING Todos os cursos/habilitações Todos os campus/pólos 300 0,01 0,01 0,01 0,01 2013 PESOS PESOS - PROVAS ENEM CURSO / HABILITAÇÃO CAMPUS

Leia mais

INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC)

INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC) 1 INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC) Curso: Música, bacharelado Habilitação em Violão Campus: Cuiabá Docente da habilitação: Profa. Dra. Teresinha Rodrigues Prada Soares Ato interno de criação

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO EDITAL N 004 DO III FESTIVAL DE ARTES DAS ESCOLAS DE PALMAS (FAES-PALMAS) SEMED/PMP/TO, DE 06 DE OUTUBRO DE 2011. Abertura A Secretaria Municipal

Leia mais

ENSINO MUSICAL NAS PERIFERIAS

ENSINO MUSICAL NAS PERIFERIAS ENSINO MUSICAL NAS PERIFERIAS Orientadora: Santuza Cambraia Naves Alunos: Tarso Soares Barreto e Deborah Raposo Introdução Esta pesquisa teve por objetivo avaliar e estudar instituições que têm como princípio

Leia mais

PROGRAMA QUALIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA MÚSICA VERA MARIA RODRIGUES ALVES SÃO PAULO ABRIL

PROGRAMA QUALIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA MÚSICA VERA MARIA RODRIGUES ALVES SÃO PAULO ABRIL 1 PROGRAMA QUALIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA MÚSICA VERA MARIA RODRIGUES ALVES SÃO PAULO ABRIL 2015 ROTEIRO 2 1. O que é Música 2. Para fazer música na creche é preciso: 3. O que devemos evitar 4. Qualidades

Leia mais

ESCOLA LIVRE DE MÚSICA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NA ESCOLA LIVRE DE MÚSICA DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE FLORIANÓPOLIS FRANKLIN CASCAES ANO I 2014

ESCOLA LIVRE DE MÚSICA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NA ESCOLA LIVRE DE MÚSICA DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE FLORIANÓPOLIS FRANKLIN CASCAES ANO I 2014 EDITAL Nº 004/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NA ESCOLA LIVRE DE MÚSICA DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE FLORIANÓPOLIS FRANKLIN CASCAES ANO I 2014 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA VAGAS DO PROCESSO SELETIVO

Leia mais

Cursos em andamento / a ocorrerem

Cursos em andamento / a ocorrerem Cursos em andamento / a ocorrerem Iniciação ao Violão 2011 O Curso de Iniciação ao Violão 2011 é destinado a alunos não iniciados no estudo do instrumento e que não dominam os rudimentos da leitura e escrita

Leia mais

Edital 03/FOSPA/2015. 1. DAS INSCRIÇÕES: 1.1. Período de inscrição: de 22 de junho a 03 de julho, de segunda a sextafeira.

Edital 03/FOSPA/2015. 1. DAS INSCRIÇÕES: 1.1. Período de inscrição: de 22 de junho a 03 de julho, de segunda a sextafeira. Edital 03/FOSPA/2015 A Superintendência Artística da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre - FOSPA, no uso de suas atribuições que lhe confere o Art. 4º e Incisos, do Decreto Nº 51.484, 15 de maio

Leia mais

Governo do Estado do Ceará. Apresenta. Preserve o som da natureza

Governo do Estado do Ceará. Apresenta. Preserve o som da natureza Governo do Estado do Ceará Apresenta Preserve o som da natureza Viçosa do Ceará, 23 a 30 de julho de 2011 O Governo do Estado do Ceará / Secult, por meio do Instituto de Arte e Cultura do Ceará IACC/Centro

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA 4470 Diário da República, 1.ª série N.º 178 15 de Setembro de 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA Portaria n.º 267/2011 de 15 de Setembro Tendo em conta o reajustamento da organização curricular dos

Leia mais

Curriculum Vitae Artístico

Curriculum Vitae Artístico Curriculum Vitae Artístico Elder Magno Cantanhede Ferreira Data de Nascimento: 16 / 09 / 1984 Endereço: Rua Domício da Gama, 72, Coreia Telefone: (98) 3231 0725 / (98) 8701 8527 E-mail: eldermcferreira@hotmail.com

Leia mais

2-10 CULTURA, ESPORTE E LAZER

2-10 CULTURA, ESPORTE E LAZER Anuário Estatístico do Município de Belém-2012 2-10 CULTURA 1 2-10 CULTURA, ESPORTE E LAZER Esta seção apresenta informações sobre os espaços culturais disponíveis, dos grupos folclóricos paraenses, oficinas

Leia mais

Semana da Música (5 a 10 de maio de 2014) Programa

Semana da Música (5 a 10 de maio de 2014) Programa Semana da Música (5 a 10 de maio de 2014) Programa Sessão de Abertura - Excelentíssimo Senhor Secretário Regional da Educação e Recursos Humanos 10:00 do CEPAM Piano - António Rosado Bandolim - Percussão

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 020/2008

RESOLUÇÃO Nº 020/2008 RESOUÇÃO Nº 020/2008 Fixa o currículo do Curso de Música, da Escola Superior de Artes e urismo, da Universidade do Estado do Amazonas. A REIORA DA UNIVERSIDADE DO ESADO DO AMAZONAS e PRESIDENE DO CONSEHO

Leia mais