PLANO DE CURSO. NOME DA INSTITUIÇÃO FORMADORA: Centro Mediar e Conciliar Treinamento e Gestão Ltda. PERFIL E BREVE HISTÓRICO:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO DE CURSO. NOME DA INSTITUIÇÃO FORMADORA: Centro Mediar e Conciliar Treinamento e Gestão Ltda. PERFIL E BREVE HISTÓRICO:"

Transcrição

1 Centro Mediar e Conciliar Treinamento e Gestão Ltda CNPJ: / PLANO DE CURSO NOME DA INSTITUIÇÃO FORMADORA: Centro Mediar e Conciliar Treinamento e Gestão Ltda. PERFIL E BREVE HISTÓRICO: Centro Mediar e Conciliar Cursos de Mediação. Desde 2015 em São Paulo- SP. Avenida Paulista, º andar- CEP: Fones: (11) e contato@centromediar.com.br - site: Ministramos cursos de mediação presenciais na Rua Maestro Cardim, Dirigida por Regina Lima de Souza- Advogada OAB/SP e Antonio Donizete Evangelista de Souza Publicitário. Ambos Mediadores e Conciliadores capacitados, pelo Núcleo da Escola Superior de Advocacia da OAB/SP-102ª Subsecão de Santo Amaro São Paulo/SP; Mediadores Familiares pela Mediaras- Argentina; certificados pelo ICFML - Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos; Mediadores Comunitários pelo ENAM - Ministério da Justiça; Capacitados em Negociações - Caeni/ Universidade de São Paulo. Capacitados Arbitragem pela FGV; Mediação de Conflitos e Gestão de Carreira - ESPM/SP; Formados em Direito pela Faculdade de São Bernardo do Campo/SP e em Comunicação Social - Universidade Anhembi Morumbi; Pós-Graduado em Gestão de Negociações - ESPM/SP. Comissão de Mediação da OAB 116ª Subsecão de Jabaquara Saúde São Paulo/SP. Missão: Atender, Capacitar, Desenvolver e Difundir as Melhores Práticas para a Solução Adequada dos Conflitos. Visão: Apoio a Toda Iniciativa para o Desenvolvimento do Instituto da Mediação no Brasil. Acolher o Cidadão com Excelência no Atendimento. Valores: Ética, Imparcialidade, Credibilidade, Competência, Confidencialidade e Diligência. Escola construída com o objetivo de atender, compartilhar e disponibilizar conteúdos para o aprimoramento e educação de Mediadores e Conciliadores em todo o Brasil. Nasceu com intuito de permitir o exercício bem-sucedido do profissional que atua em função do apaziguamento e reestabelecimento das relações, como o agente da Paz! Apoiamos o Judiciário e a População, que espera soluções para as suas demandas.

2 Cursos Oferecidos: 1- Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores pela Resolução 125/2010 CNJ; 2- Curso de Aprimoramento para Mediadores e Conciliadores Resolução 125/2010 CNJ. Número de Professores: Trabalhamos com time multidisciplinar de 11 professores convidados além de 2 integrantes no corpo técnico presentes em sala para a aplicação dos exercícios e tecnologia disponíveis em sala, cujas capacidades, formação e experiências contribuem para construção do melhor conhecimento requeridos no ambiente da mediação: Professora Janda Thibes; Professora Nauraína Rocha Martins, Professora Roberta Amaro; Professora Ana Luiza Isoldi; Professora Fernanda Rocha Levy; Professor Marcello Rodante; Professora Patrícia Carvalho; Professor Alexandre Palermo Simões; Professor Cristiano de Souza; Professora Maria Auxiliadora Serafim,; Professora Sueleni Schung e o Corpo Técnico que dirige os cursos Professor Antonio D. Souza e Professora Regina Lima de Souza. Público atendido: Profissionais com curso de graduação, em qualquer área. Profissionais que atuam, direta ou indiretamente em situações de impasse e comunicação na área privada e pública: Psicólogos, Advogados, Empresários, Administradores, Assistentes Sociais, Profissionais de Comunicação Social, Negociação, Família e Profissionais de Saúde e graduados em outras áreas do conhecimento. Onde atuamos: Estado de São Paulo Os cursos de Capacitação de Mediadores e Conciliadores pela Resolução 125/2010 CNJ; 2- Curso de Aprimoramento para Mediadores e Conciliadores Resolução 125/2010 CNJ; são ministrados 100% em São Paulo, na Rua Maestro Cardim, Bairro Paraíso. 1- Nome do Curso: Capacitação de Mediadores e Conciliadores pela Resolução 125/2010 CNJ- desenvolve-se em 40 horas divididas durante a semana. Sendo os cursos semanais ministrados em 10 dias consecutivos de 2ª. a 6ª. das 18h30 às 22h30 com intervalo de 15 minutos às 20h30 para o café e os cursos aos Sábados durante 5 sábados consecutivos das 08h00 às 17h00 com intervalo de 15 minutos às 10h30 e as 15h30 para o café. 1 hora de almoço das 12h00 às 13h00. Após o encerramento do módulo teórico o aluno deverá apresentar o relatório final com no mínimo 20 páginas contendo os seguintes temas construídos em sua jornada teórica: 1- Dissertar sobre políticas públicas; 2- Dissertar sobre a Legislação atual - mediação. 3- Falar sobre os métodos alternativos de conflito; 4- Breve história da Mediação no Mundo; 5- Breve

3 história da Mediação no Brasil; 6- Escolas e Modelos de Mediação; 7- Falar sobre a teoria dos jogos (cooperação)- Nash 8- Falar sobre o Conflito; 9- Descrever o gráfico de Leonardo Riskin; 10- Negociação; 11- Ambiente na mediação; 12- Partes na Mediação; 13- Quais são as técnicas usadas na mediação; 14- Quais são as etapas da mediação; 15- Descrever as 12 Ferramentas para 16- Falar sobre os princípios éticos; 17- Acordo; 18- Como tratar o advogado na mediação; 19- Estatísticas; 20- Sua Declaração de Abertura Eficaz (narrativa); Formas de Ingresso: Por meio de envio de pedido de inscrição após as informações encaminhadas por ou contato telefônico e realização de Pré-Curso com os conteúdos da Resolução 125/2010 do CNJ. 2- Nome do Curso: - Curso de Aprimoramento para Mediadores e Conciliadores Resolução 125/2010 CNJ desenvolve-se em 40 horas divididas durante a semana. Sendo os cursos semanais ministrados em 10 dias consecutivos de 2ª. a 6ª. das 18h30 às 22h30 com intervalo de 15 minutos às 20h30 para o café e os cursos aos Sábados durante 5 sábados consecutivos das 08h00 às 17h00 com intervalo de 15 minutos às 10h30 e 15h30 para o café. 1 hora de almoço das 12h00 às 13h00. Após o encerramento do módulo teórico o aluno deverá apresentar o relatório final com no mínimo 20 páginas contendo os seguintes temas construídos em sua jornada teórica: 1- Dissertar sobre políticas públicas; 2- Dissertar sobre a Legislação atual - mediação. 3- Falar sobre os métodos alternativos de conflito; 4- Breve história da Mediação no Mundo; 5- Breve história da Mediação no Brasil; 6- Escolas e Modelos de Mediação; 7- Falar sobre a teoria dos jogos (cooperação)- Nash 8- Falar sobre o Conflito; 9- Descrever o gráfico de Leonardo Riskin; 10- Negociação; 11- Ambiente na mediação; 12- Partes na Mediação; 13- Quais são as técnicas usadas na mediação; 14- Quais são as etapas da mediação; 15- Descrever as 12 Ferramentas para 16- Falar sobre os princípios éticos; 17- Acordo; 18- Como tratar o advogado na mediação; 19- Estatísticas; 20- Sua Declaração de Abertura Eficaz (narrativa); Formas de Ingresso: Por meio de envio de pedido de inscrição após as informações encaminhadas por ou contato telefônico e realização de Pré-Curso com os conteúdos da Resolução 125/2010 do CNJ.

4 JUSTIFICATIVA Ministramos os cursos de Mediação e Conciliação no Estado de São Paulo em função da Resolução 125/2010 do CNJ e da regulamentação da Lei e o Novo CPC que fundamentam o uso deste instituto como forma de difundir e apoiar a sociedade na resolução pacífica, célere e menos onerosa das disputas e conflitos, antes ou depois do processo judicial. Ao mesmo tempo percebemos que a difusão e divulgação deste instrumento está aquém das necessidades de nossa sociedade. Neste sentido, quando formamos o cidadão na mediação e conciliação estamos apoiando o judiciário e a sociedade em suas demandas. O Estados de São Paulo tem hoje 44 milhões de habitantes e o maior número de processos estacionados: 28 milhões, o que representa cerca de ½ processos por habitante. Face a esta realidade, restam aos novos instrumentos como a Mediação e a Conciliação a solução para as demandas não atendidas, Ao mesmo tempo os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania- Cejusc s necessitam ter em seus quadros, profissionais capacitados para atenderem a crescente demanda, bem como construir o melhor modelo de atendimento que satisfaçam os ditames da Resolução 125/2010 do CNJ da Lei da Mediação Ao mesmo tempo apoiamos o TJ/SP e a EPM- Escola Paulista da Magistratura- órgão oficial do TJ/SP que organizam cursos anuais para a capacitação, porém em número insuficiente para atender a crescente demanda dos cidadãos. OBJETIVOS Objetivo Geral: Transmitir informações teóricas gerais sobre a conciliação e a mediação, bem como vivência prática para aquisição de conhecimentos que tornem o aluno apto ao exercício da conciliação e da mediação no âmbito judicial e extrajudicial. Formar o cidadão para difundir as boas práticas de resolução de conflitos. Ensinar práticas autocompositivas pela perspectiva da mediação judicial e extrajudicial: passos, técnicas e ferramentas a serem seguidos e adotados pelo futuro mediador. Objetivos Específicos: Capacitar o aluno com instrumentos e comportamentos necessários ao entendimento do conflito: Técnicas de Negociação, Comunicação, Psicologia, Escrita, Oratória e de Comunicação não Violenta. Dota-los dos conhecimentos necessários para a atuação no âmbito dos conflitos familiares, empresariais, consumeristas e condominiais, para que possam apoiar o cidadão e a sociedade em seus conflitos no judiciário, ou antes do processo.

5 PROGRAMA Fundamentação 40 horas Ref.: Resolução 6/2016 ENFAM a) Panorama histórico dos métodos consensuais de solução de conflitos. Deontologia do mediador. Psicologia e tratamento das pessoas com relação aos aspectos da ética, do humanismo e da espiritualidade. Legislação brasileira. Projetos de Lei. Lei dos Juizados Especiais. Resolução CNJ n. 125/2010. Novo Código de Processo Civil. Lei de Mediação. b) A Política Judiciária Nacional de tratamento adequado de conflitos. Objetivos: acesso à justiça, mudança de mentalidade, qualidade do serviço de conciliadores e mediadores. Estruturação CNJ, Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania. A audiência de conciliação e mediação do novo Código de Processo Civil. Capacitação e remuneração de conciliadores e mediadores. c) Cultura da Paz e Métodos de Solução de Conflitos. Panorama nacional e internacional. Autocomposição e Heterocomposição. Prisma (ou espectro) de processos de resolução de disputas: negociação, conciliação, mediação, arbitragem, processo judicial e processos híbridos. d) Teoria da comunicação/teoria dos jogos. Axiomas da comunicação. Comunicação verbal e não verbal. Escuta ativa. Comunicação nas pautas de interação e no estudo do inter-relacionamento humano: aspectos sociológicos e aspectos psicológicos. Premissas conceituais da autocomposição. e) Moderna Teoria do Conflito. Conceito e estrutura. Aspectos objetivos e subjetivos. f) Negociação. Conceito: integração e distribuição do valor das negociações. Técnicas básicas de negociação (a barganha de posições; a separação de pessoas de problemas; concentração em interesses; desenvolvimento de opções de ganho mútuo; critérios objetivos; melhor alternativa para acordos negociados). Técnicas intermediárias de negociação (estratégias de estabelecimento de rapport; transformação de adversários em parceiros; comunicação efetiva). g) Conciliação. Conceito e filosofia. Conciliação judicial e extrajudicial. Técnicas (recontextualização, identificação das propostas implícitas, afago, escuta ativa,

6 espelhamento, produção de opção, acondicionamento das questões e interesses das partes, teste de realidade). Finalização da conciliação. Formalização do acordo. Dados essenciais do termo de conciliação (qualificação das partes, número de identificação, natureza do conflito). Redação do acordo: requisitos mínimos e exequibilidade. Encaminhamentos e estatística. Etapas (planejamento da sessão, apresentação ou abertura, esclarecimentos ou investigação das propostas das partes, criação de opções, escolha da opção, lavratura do acordo). h) Mediação. Definição e conceitualização. Conceito e filosofia. Mediação judicial e extrajudicial, prévia e incidental; Mediação (acolhida, declaração inicial das partes, planejamento, esclarecimentos dos interesses ocultos e negociação do acordo). Técnicas ou ferramentas (comediação, recontextualização, identificação das propostas implícitas, formas de perguntas, escuta ativa, produção de opção, acondicionamento das questões e interesses das partes, teste de realidade ou reflexão). i) Áreas de utilização da conciliação/mediação. Empresarial, familiar, civil (consumerista, trabalhista, previdenciária etc.), penal e justiça restaurativa; o envolvimento com outras áreas do conhecimento. j) Interdisciplinaridade da mediação. Conceitos das diferentes áreas do conhecimento que sustentam a prática: sociologia, psicologia, antropologia e direito. k) O papel do conciliador/mediador e sua relação com os envolvidos (ou agentes) na conciliação e na mediação. Os operadores do direito (o magistrado, o promotor, o advogado, o defensor público etc.) e a conciliação/mediação. Técnicas para estimular advogados a atuarem de forma eficiente na conciliação/mediação. Contornando as dificuldades: situações de desequilíbrio, descontrole emocional, embriaguez, desrespeito. l) Ética de conciliadores e mediadores. Deontologia. O terceiro facilitador; funções, postura, atribuições, limites de atuação. Código de Ética Resolução CNJ n. 125/2010.

7 METODOLOGIA Adotamos o modelo Behaviorista Conectivista como fundamento didático de ensino: uso de reforço positivo e negativos como avaliação por participação, comportamentos, discussões em sala. Aprendizado em comunidade: o aprender colaborativamente; a formação de conexões com demais pessoas ou redes de relacionamentos como atividade essencial para a aprendizagem, com a apresentação/exposição da aula pelos professores de cada disciplina nas datas agendadas previamente. Em nossas aulas propomos não apenas debates, como a apresentação de painéis, trabalhos em grupo, exposição pelo aluno e em grupos, exposições dialogadas, desenvolvimento de pesquisas, dinâmicas de grupo, exercícios em questionários Google Forms e Poll Everywhere. Para isto nossas salas são equipadas de projetor multimídia retroprojetor, data show, TV, vídeo, aparelho de som, gravador, quadro e giz, lousa branca e flit chart) BIBLIOGRAFIA Bibliografia Básica: Manual de Mediação Judicial 6ª Edição; Mediação nos Conflitos Civis- Fernanda Tartuce, 2a. Edic. Editora Método Comunicação Não Violenta- Marshall Rosenberg- Agora Editora- ed. 2006, Desvendando os Segredos da Linguagem Não Verbal- Bárbara Pease, Ed. Sextante Conversas Difíceis - Como Argumentar sobre Questões Importantes Ed. Campus Douglas Stone, Bruce Patton, Sheila Heen ; Como Chegar ao Sim Com Você Mesmo- Ed. Sextante / Gmt, 2015, Ury, William Bibliografia Complementar: A cabeça do brasileiro. Autor: Alberto Carlos Almeida, Ed. Record- 2007; TED Talks- Como Falar em Público ESTÁGIO SUPERVISIONADO Apenas iniciará o Estágio Supervisionado o aluno que entregar o Relatório Teórico no prazo, e estar aprovado nesta fase, com a nota mínima de 7,0. Sem o qual estará eliminado para seguir no módulo prático de estágios. O Estágio Supervisionado será realizado por Docente/ Mediador com a experiência profissional e formação mínima requerida pela Resolução 6/2016 ENFAM, atualizada pela Resolução 3/2017 ENFAM. A fim de manter padrões mínimos de qualidade na fase de estágios supervisionado, serão atribuídos 30 alunos por supervisor, sendo o supervisor, a seguinte profissional: Supervisora: Janda Thibes: Instrutora Do CNJ - Advogada;Pós Graduada em Ciências Criminais com Metodologia em Ensino Superior;Curso de Técnicas em Negociação para

8 advogados na ESA;Extensão Universitária- Capacitação em Conciliação/Mediação especifico para área de Família e Sucessões de acordo com a Resolução 125/10 EPM; Capacitação, Treinamento e Aperfeiçoamento de Mediadores e Conciliadores pela resolução 125/10- ESA; Extensão Universitária - Administração Pública: Instituição, Organização e Gestão Administrativas e Controle Jurídico nas áreas Civil e Militar- EPM; Curso de Formação de Instrutores- Docência em Mediação Judicial CNJ; Tutora em Mediação Judicial pelo MJ, UnB e ENAM; Curso de Justiça Restaurativa- EPM; Curso de Formação de Prepostos em Mediação e Conciliação CNJ; Curso de Formação de Instrutores em Oficinas de Divórcio e Parentalidade- CNJ; Curso Prático de Arbitragem- ESA; Mediação Comunitária- Escola Nacional de Mediação ENAM; Docente na Academia Paulista de Conciliação e Mediação- APAMECO; Docente no Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Mediadores e Conciliadores- EPM Supervisora Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Mediadores e Conciliadores- EPM; Conciliadora/ mediadora no pré-processual, Cível e Família-CEJUSC-TJSP; Conciliadora/mediadora na 1ª e 2ª Instância- TJSP; Em certificação pelo ICFML O Estágio Supervisionado tem duração mínima de 60 horas. Caso o aluno não atinja os requisitos mínimos nesta atividade, é requerido que continue a exercer a atividade prática até que atinja os requisitos necessários ao exercício profissional de mediador e conciliador. Distribuição da Carga Horária Observador: 40 horas; Comediador: 10 horas; Mediador: 10 horas. Locais de realização dos estágios: Os Estágios serão realizados nos locais oficiais do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, quais sejam, Cejuscs- Centros Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania; Juizados Especiais Civeis e demais localidades oficiais TJSP onde ocorram sessões de mediação e conciliação. Relatórios Utilizados: Link: RELATO%CC%81RIO-ATIVIDADES-PRA%CC%81TICAS.-ESTA%CC%81GIO- OFICIAL-MAI.pdf Anexo disponível na documentação geral. Será solicitado aos Estagiários que submetam a pesquisa de satisfação as partes e advogados, quando exercer a função de mediador.

9 AVALIAÇÃO O aluno será avaliado pelo seguinte critérios: MÓDULO TEÓRICO: 40 HORAS 1- (1,0) ponto pela realização dos questionários semanais com 10 questões disponíveis no site do aluno 2- (0,5) ponto pela Declaração de Abertura como atividade prática em sala de aula; 3- Nota mínima de 7,0 no Relatório Teórico. Critérios: Entrega de no máximo 30 dias após o final do curso Teórico- Conter 20 páginas no mínimo com os seguintes temas : 1- Dissertar sobre políticas públicas; 2- Dissertar sobre a Legislação atual - mediação. 3- Falar sobre os métodos alternativos de conflito; 4- Breve história da Mediação no Mundo; 5- Breve história da Mediação no Brasil; 6- Escolas e Modelos de Mediação; 7- Falar sobre a teoria dos jogos (cooperação)- Nash 8- Falar sobre o Conflito; 9- Descrever o gráfico de Leonardo Riskin;10- Negociação; 11- Ambiente na mediação; 12- Partes na Mediação; 13- Quais são as técnicas usadas na mediação; 14- Quais são as etapas da mediação; 15- Descrever as 12 Ferramentas para 16- Falar sobre os princípios éticos; 17- Acordo; 18- Como tratar o advogado na mediação; 19- Estatísticas; 20- Sua Declaração de Abertura Eficaz (narrativa). 4- Frequência: Será comprovada por meio de lista de presença que deverá ser assinada a cada aula presencial. MÓDULO PRÁTICO: 60 HORAS: 5- A cada 10 horas de Estágio Prático o aluno deverá submeter seus relatórios para validação, calibragem e alinhamentos, onde serão aferidos a qualidade da aplicação dos fundamentos incorporados na jornada teórica. Fundamentação e a qualidade do discurso e a aplicação das técnicas e ferramentas (caso este estagiários estivesse no lugar daquele mediador assistido). A presença em sessões de supervisão é obrigatória de 2ª a 5ª das 18h30 as 22h30 ou aos Sábados das 08h00 às 17h00 no mesmo local de realização do curso teórico- Rua Maestro Cardim, Momento em que o aluno poderá sanar as dúvidas e receber as orientações de seu supervisor de estágios. 6- Ao atingir as 60 horas de atividades práticas, desde que em conformidade com a proposta do curso e a Resolução 125/2010-CNJ, o aluno deverá encerrar sua jornada entregando 100% dos relatórios de Horas e de Observação por meio de arquivo digitalizado e fechado em extensão PDF para arquivos internos da Escola. 7- Para receber o Certificado o aluno deverá passar pela prova oral: Sustentar uma

10 DECLARAÇÃO DE ABERTURA de no máximo 3 minutos, fazendo constar os seguintes princípios: Confidencialidade, Imparcialidade, Voluntariedade e Autonomia da Vontade, sem o qual não poderá seguir com a certificação. Certificado: modelo anexo. AVALIAÇÃO DO CURSO A avaliação do curso será realizada por meio do formulário Google Forms, conforme link abaixo: 1) Como foi a sua satisfação geral com o curso? 2) Como foi sua satisfação com o corpo docente? 3) Como foi sua satisfação com a estrutura? 4) Como foi sua satisfação com o suporte oferecido pela escola durante o curso? 5) Recomendaria este curso para amigos e familiares? 6) Espaço para sugestões, críticas e elogios. COORDENAÇÃO DO CURSO Nome do Coordendor: Antonio Donizete Evangelista de Souza: Mediador Certificado ICFML- Instituto de Certificação de Mediadores Lusófonos; 25 anos de experiência em Negociações e Mediações complexas na área comercial; Coaching e treinamento em Negociação e Mediação para a construção de consenso no segmento comercial e administrativo. Experiência em Planejamento Estratégico; Graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em Gestão de Negociações ESPM-SP; Capacitado em Negociações Internacionais- USP -IRI Instituto de Relações Internacionais; Capacitado em Mediação e Conciliação - Resolução 125/10 CNJ ESA/OAB; Capacitado em Mediação Familiar Algi/Mediaras Argentina-; Capacitado em Mediação Comunitária- ENAM - Ministério da Justiça-; Capacitado em Resolver e Mediar de Conflitos de Forma Construtiva-ENAM Ministério da Justiça; Curso de Ética pela FGV- Fundação Getúlio Vargas; Conteudista e Autor do Blog Centro Mediar para formação de Mediadores e Conciliadores; Autor do Curso Online a Negociação na Mediação de Conflitos; Criador do Site SolucionarAqui.com- Mediação Online; Autor do Livro Manual de Mediação Eficaz para Soluções e Acordos ISBN: Membro da Comissão de Mediação da OAB/116ª. Jabaquara-Saúde; Mediador Convidado na 10ª Semana Nacional da Conciliação-TJ/SP. Mediador no Cejusc Jabaquara e na 3ª. Vara da Família no Fórum Jabaquara.

e) Moderna Teoria do Conflito. Conceito e estrutura. Aspectos objetivos e subjetivos.

e) Moderna Teoria do Conflito. Conceito e estrutura. Aspectos objetivos e subjetivos. Centro Mediar e Conciliar Treinamento e Gestão Ltda CNPJ: 22.860.538/0001-09 PROGRAMA Fundamentação 40 horas Ref.: Resolução 6/2016 ENFAM a) Panorama histórico dos métodos consensuais de solução de conflitos.

Leia mais

CURSO BÁSICO DE MEDIAÇÃO PARA MAGISTRADOS APOSENTADOS 15 a 19 de agosto de 2016

CURSO BÁSICO DE MEDIAÇÃO PARA MAGISTRADOS APOSENTADOS 15 a 19 de agosto de 2016 CURSO BÁSICO DE MEDIAÇÃO PARA MAGISTRADOS APOSENTADOS 15 a 19 de agosto de 2016 Local: Auditório da AMB (SCN Qd. 02 Bl. D Torre B Sala 1302, Centro Empresarial Liberty Mall, Brasília/DF) Instrutores: Eutália

Leia mais

Nauraima da Rocha Martins

Nauraima da Rocha Martins ADVOGADA, MEMBRO DA CÂMARA DE CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM - OAB/SP. TUTORA EM MEDIAÇÃO JUDICIAL PELO MJ/ UNB/ ENAM, INSTRUTORA EM MEDIAÇÃO JUDICIAL CNJ, SUPERVISORA EM MEDIAÇÃO JUDICIAL CNJ, SUPERVISORA

Leia mais

Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação

Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação Janda Thibes Mediação, Técnicas e Ambiente da Mediação Advogada, Membro da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem

Leia mais

Nauraima da Rocha Martins

Nauraima da Rocha Martins ADVOGADA, MEMBRO DA CÂMARA DE CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM - OAB/SP. TUTORA EM MEDIAÇÃO JUDICIAL PELO MJ/ UNB/ ENAM, INSTRUTORA EM MEDIAÇÃO JUDICIAL CNJ, SUPERVISORA EM MEDIAÇÃO JUDICIAL CNJ, SUPERVISORA

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES COM ÊNFASE EM MEDIAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES COM ÊNFASE EM MEDIAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES COM ÊNFASE EM MEDIAÇÃO OBJETIVOS: Preparar o profissional da área cível para atuar num mercado cada vez mais competitivo, com plena compreensão das questões

Leia mais

Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação

Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação Regina Lima e Souza CEO- Centro Mediar e Conciliar CEO do Centro Mediar & Conciliar- Cursos de Mediação. Mediadora

Leia mais

MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO MÓDULO TEÓRICO - CURSO PRESENCIAL. EM BELO HORIZONTE 40 horas/aula HÁ DIVERSAS OPÇÕES DE FORMATAÇÃO A DEFINIR

MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO MÓDULO TEÓRICO - CURSO PRESENCIAL. EM BELO HORIZONTE 40 horas/aula HÁ DIVERSAS OPÇÕES DE FORMATAÇÃO A DEFINIR MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO MÓDULO TEÓRICO - CURSO PRESENCIAL EM BELO HORIZONTE 40 horas/aula HÁ DIVERSAS OPÇÕES DE FORMATAÇÃO A DEFINIR DEFINIR DIA OPÇÃO 1 OPÇÃO 2 OPÇÃO 3 6ª feira 4 horas 8 horas Sem aula

Leia mais

CORPO DOCENTE CENTROMEDIAR

CORPO DOCENTE CENTROMEDIAR CORPO DOCENTE CENTROMEDIAR MARIA CRISTINA C. FRÁGUAS MÓDULO TEÓRICO Políticas Públicas NAURAÍNA ROCHA MARTINS MÓDULO TEÓRICO Práticas de Mediação ROBERTA AMARO MÓDULO TEÓRICO Ambiente da Mediação Práticas

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADOR E MEDIADOR JUDICIAL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADOR E MEDIADOR JUDICIAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADOR E MEDIADOR JUDICIAL 1) POLÍTICA PÚBLICA Panorama histórico dos métodos consensuais de solução de conflitos Legislação brasileira Projetos

Leia mais

Curso de Capacitação em Conciliação e Mediação (Resolução 125/2010) CNJ

Curso de Capacitação em Conciliação e Mediação (Resolução 125/2010) CNJ Curso de Capacitação em Conciliação e Mediação (Resolução 125/2010) CNJ 40 horas I A QUEM SE DESTINA 1 Profissionais formados, em quaisquer segmentos do mercado, a exemplo de advogados, médicos, empresários,

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADOR E MEDIADOR JUDICIAL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADOR E MEDIADOR JUDICIAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADOR E MEDIADOR JUDICIAL 1ª aula (3 horas/aula) Profª JULIANA POLLONI POLÍTICA JUDICIÁRIA NACIONAL DE TRATAMENTO ADEQUADO DE CONFLITOS Princípios

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES Descrição Curso de formação de Conciliadores e Mediadores Judiciais conforme Resolução 125/2010 e Emenda 1/2013 do CNJ Conselho Nacional de Justiça, Lei

Leia mais

Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação

Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação Regina Lima de Souza CEO- Centro Mediar e Conciliar CEO do Centro Mediar & Conciliar- Cursos de Mediação. Mediadora

Leia mais

Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores. Resolução 125/2010 do CNJ

Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores. Resolução 125/2010 do CNJ Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores Resolução 125/2010 do CNJ Objetivos do Curso Transmitir informações teóricas gerais sobre a conciliação e a mediação, bem como vivência prática para aquisição

Leia mais

Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores. Resolução 125/2010 do CNJ

Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores. Resolução 125/2010 do CNJ Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores Resolução 125/2010 do CNJ Objetivos do Curso Transmitir informações teóricas gerais sobre a conciliação e a mediação, bem como vivência prática para aquisição

Leia mais

Poll Everywhere Baixar em... Play Store

Poll Everywhere Baixar em... Play Store Poll Everywhere Baixar em... Play Store ACESSO- WI-FI REDE : FIPECAFI WIFI SENHA: contabilidade Poll Everywhere Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores Resolução 125/2010 do CNJ Objetivos do

Leia mais

CAPACITAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA EM MEDIAÇÃO DE CONFLITOS OAB/RJ 2017

CAPACITAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA EM MEDIAÇÃO DE CONFLITOS OAB/RJ 2017 CAPACITAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA EM MEDIAÇÃO DE CONFLITOS OAB/RJ 2017 Objetivos: (i) ampliar habilidades para escolha do método mais adequado a cada situação de conflito; (ii) capacitar mediadores de conflitos

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO OBJETIVO O CURSO DE CAPACITAÇÃO EM CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO DO IMAB, em conjunto com o CAM-CCBC, tem por objetivo capacitar profissionais de qualquer área,

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES CURSO DE CAPACITAÇÃO DE MEDIADOR E CONCILIADOR JUDICIAIS (ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO) Edital nº 001/2016 A SENSATUS Câmara Internacional de Conciliação Mediação e Arbitragem,

Leia mais

ACESSO- WI-FI REDE : FIPECAFI WIFI. SENHA: contabilidade

ACESSO- WI-FI REDE : FIPECAFI WIFI. SENHA: contabilidade ACESSO- WI-FI REDE : FIPECAFI WIFI SENHA: contabilidade Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores Resolução 125/2010 do CNJ Objetivos do Curso Transmitir informações teóricas gerais sobre a conciliação

Leia mais

Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores. Resolução 125/2010 do CNJ

Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores. Resolução 125/2010 do CNJ Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores Resolução 125/2010 do CNJ INFORMAÇÕES OBJETIVOS DO CURSO TRANSMITIR INFORMAÇÕES TEÓRICAS GERAIS SOBRE A CONCILIAÇÃO E A MEDIAÇÃO, BEM COMO VIVÊNCIA PRÁTICA

Leia mais

ACESSO- WI-FI REDE : FIPECAFI WIFI. SENHA: contabilidade

ACESSO- WI-FI REDE : FIPECAFI WIFI. SENHA: contabilidade ACESSO- WI-FI REDE : FIPECAFI WIFI SENHA: contabilidade Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores Resolução 125/2010 do CNJ Objetivos do Curso Transmitir informações teóricas gerais sobre a conciliação

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO 1 IMAB Entidade sem fins econômicos, criada em agosto de 1994, pioneira na divulgação dos métodos extrajudiciais de resolução de conflitos, assim como na

Leia mais

CAPACITAÇÃO MEDIAÇÃO JUDICIAL PRESENCIAL

CAPACITAÇÃO MEDIAÇÃO JUDICIAL PRESENCIAL CAPACITAÇÃO MEDIAÇÃO JUDICIAL PRESENCIAL Identificação do curso Empresa: Centro de Mediadores Instituto de Ensino. Titulo do curso: Capacitação em Mediação Judicial. Modalidade: Presencial. Pré-requisito:

Leia mais

CAPACITAÇÃO CONCILIAÇÃO JUDICIAL PRESENCIAL

CAPACITAÇÃO CONCILIAÇÃO JUDICIAL PRESENCIAL CAPACITAÇÃO CONCILIAÇÃO JUDICIAL PRESENCIAL Identificação do curso Empresa: Centro de Mediadores Instituto de Ensino. Titulo do curso: Capacitação em Conciliação Judicial Modalidade: Presencial. Pré-requisito:

Leia mais

LUCIANA DE FIGUEIREDO SILVA MEIRELLES

LUCIANA DE FIGUEIREDO SILVA MEIRELLES LUCIANA DE FIGUEIREDO SILVA MEIRELLES Formação Psicóloga formada pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências São Marcos SP - CRP 10845. Especialização em Psicoterapia Clínica pelo Instituto Sedes Sapientiae

Leia mais

CORPO DOCENTE CENTROMEDIAR

CORPO DOCENTE CENTROMEDIAR CORPO DOCENTE CENTROMEDIAR DESEMBARGADOR JOSÉ C. FERREIRA ALVES MÓDULO TEÓRICO Políticas Públicas ANA LUIZA ISOLDI MÓDULO TEÓRICO Princípios da Mediação ROBERTA AMARO MÓDULO TEÓRICO Ambiente da Mediação

Leia mais

Edital n. 006/ OBJETIVO

Edital n. 006/ OBJETIVO Edital n. 006/2014 Dispõe sobre o processo de seleção de servidores para participar do Curso RESOLUÇÃO DE CONFLITOS PARA REPRESENTANTES DE EMPRESAS, realizado pelo Centro de Educação a Distância da Universidade

Leia mais

MEDIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS

MEDIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS Pós em Direito CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MEDIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS INFORMAÇÕES BÁSICAS ÁREA: Mediação e Gestão de Conflitos COORDENADORA: Ana Luiza Isoldi INÍCIO MÓDULO I: 23/03/2018 INÍCIO MÓDULO II:

Leia mais

MEDIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS

MEDIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS Pós em Direito CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MEDIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS INFORMAÇÕES BÁSICAS ÁREA: Mediação e Gestão de Conflitos COORDENADORA: Ana Luiza Isoldi INÍCIO MÓDULO I: 09/03/2018 INÍCIO MÓDULO II:

Leia mais

Pós-graduação em Mediação Presencial (Brasília/DF)

Pós-graduação em Mediação Presencial (Brasília/DF) Pós-graduação em Mediação Presencial (Brasília/DF) Certificação da pós-graduação em parceria com a OBJETIVO GERAL Formar um pleno mediador, com capacidade de atuar, supervisionar e lecionar nas mais diversas

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM MEDIAÇÃO JUDICIAL (Credenciada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos NUPEMEC)

PÓS GRADUAÇÃO EM MEDIAÇÃO JUDICIAL (Credenciada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos NUPEMEC) PÓS GRADUAÇÃO EM MEDIAÇÃO JUDICIAL (Credenciada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos NUPEMEC) PREÂMBULO O Curso de formação de Mediador Judicial atende as diretrizes da

Leia mais

ANEXO IV DO REGULAMENTO 05/2015 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA OS TESTES DE CONHECIMENTO E APTIDÃO 3ª ETAPA

ANEXO IV DO REGULAMENTO 05/2015 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA OS TESTES DE CONHECIMENTO E APTIDÃO 3ª ETAPA ANEXO IV DO REGULAMENTO 05/2015 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA OS TESTES DE CONHECIMENTO E APTIDÃO 3ª ETAPA FUNÇÃO PÚBLICA: GESTOR DE AÇÕES DE DEFESA DO CONSUMIDOR Ementa de conhecimentos específicos de Gestor

Leia mais

CORPO DOCENTE CENTROMEDIAR

CORPO DOCENTE CENTROMEDIAR CORPO DOCENTE CENTROMEDIAR DESEMBARGADOR JOSÉ C. FERREIRA ALVES MÓDULO TEÓRICO Políticas Públicas ANA LUIZA ISOLDI MÓDULO TEÓRICO Princípios da Mediação ROBERTA AMARO MÓDULO TEÓRICO Ambiente da Mediação

Leia mais

JULIANA MARIA POLLONI BARROS DOS SANTOS

JULIANA MARIA POLLONI BARROS DOS SANTOS JULIANA MARIA POLLONI BARROS DOS SANTOS Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista UNESP (2013). Tese de Doutorado Mediação familiar: diálogo interdisciplinar. Mestre em Direito pela

Leia mais

SOLUÇÃO DE CONFLITOS: CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM7

SOLUÇÃO DE CONFLITOS: CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM7 SOLUÇÃO DE CONFLITOS: CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM7 MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS LEI DE ARBITRAGEM LEI DE MEDIAÇÃO O NOVO CPC A RESOLUÇÃO 125/2010-CNJ MICROSSISTEMA A RESOLUÇÃO 125/10-CNJ, O NOVO CÓDIGO

Leia mais

PARÂMETROS PARA A CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES JUDICIAIS

PARÂMETROS PARA A CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES JUDICIAIS PARÂMETROS PARA A CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES JUDICIAIS O curso de capacitação básica dos terceiros facilitadores (conciliadores e mediadores) tem por objetivo transmitir informações teóricas

Leia mais

ASSISTÊNCIA JURÍDICA ITINERANTE ÀS COMUNIDADES HIPOSSUFICIENTES

ASSISTÊNCIA JURÍDICA ITINERANTE ÀS COMUNIDADES HIPOSSUFICIENTES ASSISTÊNCIA JURÍDICA ITINERANTE ÀS COMUNIDADES HIPOSSUFICIENTES PROJETO DE EXTENSÃO COMUNITÁRIA INTERDISCIPLINAR ATENDIMENTO JURÍDICO ITINERANTE ÀS COMUNIDADES HIPOSSUFICIENTE INSERINDO PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO,

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS CURSO DE DIREITO CALENDÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1º SEMESTRE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 3º.

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS CURSO DE DIREITO CALENDÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1º SEMESTRE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 3º. 20-02-16 Sábado 08:30h 02-04-16 - Sábado 08:30h ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 3º. Período * As aulas práticas têm início às 08:30h, impreterivelmente, não sendo tolerados atrasos. A aprovação. Em caso de reprovação

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FORMAÇÃO EM MEDIAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a administração

Leia mais

CURSO DE MEDIAÇÃO JUDICIAL TURMA 04 OBSERVATÓRIO DA PACIFICAÇÃO SOCIAL/UFBA EDITAL DE SELEÇÃO

CURSO DE MEDIAÇÃO JUDICIAL TURMA 04 OBSERVATÓRIO DA PACIFICAÇÃO SOCIAL/UFBA EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE MEDIAÇÃO JUDICIAL TURMA 04 OBSERVATÓRIO DA PACIFICAÇÃO SOCIAL/UFBA EDITAL DE SELEÇÃO O Tribunal de Justiça do Estado da promove, com a supervisão do Conselho Nacional de Justiça, em parceria com

Leia mais

Edital n. 005/ OBJETIVO

Edital n. 005/ OBJETIVO Edital n. 005/2014 Dispõe sobre o processo de seleção de servidores para participar do Curso RESOLUÇÃO DE CONFLITOS PARA REPRESENTANTES DE EMPRESAS, realizado pelo Centro de Educação a Distância da Universidade

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução CAPÍTULO 1 Conflitos civis e meios de composição... 3

SUMÁRIO. Introdução CAPÍTULO 1 Conflitos civis e meios de composição... 3 SUMÁRIO Introdução... 1 CAPÍTULO 1 Conflitos civis e meios de composição... 3 1.1 Conflito: conceito e abordagem... 3 1.1.1 Abordagem cuidadosa das controvérsias... 7 1.1.2 Uma nova visão também nos conflitos

Leia mais

O QUE É MEDIAÇÃO? a mediação é a via principal de resolução de conflitos

O QUE É MEDIAÇÃO? a mediação é a via principal de resolução de conflitos O QUE É MEDIAÇÃO? Embora, no Brasil, o tema da Mediação seja de certo modo novo, ela há muito tempo é utilizada em várias culturas no mundo, como a judaica, a cristã, a islâmica, a hinduísta, a budista,

Leia mais

O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições constitucionais e regimentais,

O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições constitucionais e regimentais, RESOLUÇÃO Nº 125, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2010 O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições constitucionais e regimentais, CONSIDERANDO que compete ao Conselho Nacional de Justiça

Leia mais

Visa resolver o conflito de maneira amigável, em uma conversa feita pelas partes com o objetivo de avaliar a possibilidade de um acordo.

Visa resolver o conflito de maneira amigável, em uma conversa feita pelas partes com o objetivo de avaliar a possibilidade de um acordo. CONCEITO A conciliação é um processo, na medida em que possui procedimentos estabelecidos, de forma lógica e cronológica, para se alcançar um determinado fim. Visa resolver o conflito de maneira amigável,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 125, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2010.

RESOLUÇÃO Nº 125, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2010. Texto compilado a partir da redação dada pela Emenda nº 01/2013 e pela Emenda nº 02/2016. RESOLUÇÃO Nº 125, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2010. Dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado

Leia mais

CURSO II CONCILIADOR E MEDIADOR JUDICIAL

CURSO II CONCILIADOR E MEDIADOR JUDICIAL CURSO II CONCILIADOR E MEDIADOR JUDICIAL CURSO DE FORMAÇÃO EM CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM NOS MOLDES DA RESOLUÇÃO 125 DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA E LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR ÊNFASE NOS SISTEMAS

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES ÁREAS DE UTILIZAÇÃO DA MEDIAÇÃO. Dra. Ana Luiza Pretel 23 /03 / 2016

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES ÁREAS DE UTILIZAÇÃO DA MEDIAÇÃO. Dra. Ana Luiza Pretel 23 /03 / 2016 CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES ÁREAS DE UTILIZAÇÃO DA MEDIAÇÃO Dra. Ana Luiza Pretel 23 /03 / 2016 ÁREAS DE UTILIZAÇÃO DA MEDIAÇÃO 1.Esperamos alcançar o que? resolvermos a questão

Leia mais

FORMAÇÃO EM MEDIAÇÃO 1º SEMESTRE DE Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

FORMAÇÃO EM MEDIAÇÃO 1º SEMESTRE DE Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FORMAÇÃO EM MEDIAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo

Leia mais

Conselho Nacional de Justiça

Conselho Nacional de Justiça RESOLUÇÃO Nº 125, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2010. Dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário e dá outras providências. O PRESIDENTE

Leia mais

CURSO DE MEDIAÇÃO JUDICIAL TURMA 03 OBSERVATÓRIO DA PACIFICAÇÃO SOCIAL/UFBA EDITAL DE SELEÇÃO

CURSO DE MEDIAÇÃO JUDICIAL TURMA 03 OBSERVATÓRIO DA PACIFICAÇÃO SOCIAL/UFBA EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE MEDIAÇÃO JUDICIAL TURMA 03 OBSERVATÓRIO DA PACIFICAÇÃO SOCIAL/UFBA EDITAL DE SELEÇÃO O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia promove, com a supervisão do Conselho Nacional de Justiça, em parceria

Leia mais

CURSO DE DIREITO CALENDÁRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO SEGUNDO SEMESTRE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 3º. Período

CURSO DE DIREITO CALENDÁRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO SEGUNDO SEMESTRE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 3º. Período 13-08-16 Sábado 08:30h 24-09-16 - Sábado 08:30h I 3º. Período * As aulas práticas têm início às 08:30h, impreterivelmente, não sendo tolerados atrasos. A aprovação. Em caso de reprovação por nota ou ausência,

Leia mais

CURSO BÁSICO DE MEDIAÇÃO PARA MAGISTRADOS 14 a 18 de agosto de 2017

CURSO BÁSICO DE MEDIAÇÃO PARA MAGISTRADOS 14 a 18 de agosto de 2017 CURSO BÁSICO DE MEDIAÇÃO PARA MAGISTRADOS 14 a 18 de agst de 2017 Lcal: Auditóri da AMB (SCN Qd. 02 Bl. D Trre B Sala 1302, Centr Empresarial Liberty Mall, Brasília/DF). Realizaçã: ENM/AMB. Data:14 a 18

Leia mais

Curso de Aperfeiçoamento para fins de Promoção por Merecimento - Administração Judiciária (Semipresencial) Público-alvo: magistrados catarinenses

Curso de Aperfeiçoamento para fins de Promoção por Merecimento - Administração Judiciária (Semipresencial) Público-alvo: magistrados catarinenses Capacitação em Competências de Mediação Judicial Joinville Público-alvo: servidores e voluntários/conveniados que atuam nas varas cíveis, juizados especiais e nos serviços não adversariais implantados

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA Nº 12/2018

CHAMADA PÚBLICA Nº 12/2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CHAMADA PÚBLICA Nº 12/2018 O PRÓ-REITOR DE

Leia mais

Edital n. 001/ OBJETIVO 2. PÚBLICO-ALVO E NÚMERO DE VAGAS 3. PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO E CARGA HORÁRIA 4. INSCRIÇÕES

Edital n. 001/ OBJETIVO 2. PÚBLICO-ALVO E NÚMERO DE VAGAS 3. PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO E CARGA HORÁRIA 4. INSCRIÇÕES Edital n. 001/2014 Dispõe sobre o processo de seleção de servidores para participar do Curso NOÇÕES BÁSICAS DE CONCILIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS PARA REPRESENTANTES DE EMPRESAS, realizado pelo Centro

Leia mais

Silvana Dias. Curso de Justiça Restaurativa - Escola Paulista de Magistratura EPM/TJSP (setembro/2013 a maio/2014)

Silvana Dias. Curso de Justiça Restaurativa - Escola Paulista de Magistratura EPM/TJSP (setembro/2013 a maio/2014) Silvana Dias Silvana Dias Advocacia Colaborativa Contratual Cível Consumidor Empresarial e Família SD Mediar Solução de Conflitos - Mediadora Judicial e Privada Condominial - Consumidor - Empresarial e

Leia mais

Curso de Formação e Capacitação de Conciliadores e Mediadores

Curso de Formação e Capacitação de Conciliadores e Mediadores Curso de Formação e Capacitação de Conciliadores e Mediadores ATIVIDADES DE ESTÁGIO 1ª Fase 30 horas de observações de sessões de mediação / conciliação. 10 horas de observação e assistência ao mediador

Leia mais

CURSO DE MEDIAÇÃO JUDICIAL TURMA 01 - OBSERVATÓRIO DA PACIFICAÇÃO SOCIAL/UFBA EDITAL DE SELEÇÃO I. DO NÚMERO DE VAGAS

CURSO DE MEDIAÇÃO JUDICIAL TURMA 01 - OBSERVATÓRIO DA PACIFICAÇÃO SOCIAL/UFBA EDITAL DE SELEÇÃO I. DO NÚMERO DE VAGAS TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec-BA) UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE DIREITO Observatório da Pacificação Social

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DE PARAÍSO DO TOCANTINS (FCJP)

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DE PARAÍSO DO TOCANTINS (FCJP) REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DE PARAÍSO DO TOCANTINS (FCJP) Considerando a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE)/ Câmara de Educação Superior

Leia mais

Prof.ª Dulce Nascimento

Prof.ª Dulce Nascimento d Prof.ª Dulce Nascimento Mediadora Certificada IMI International Mediation Institute (2015) e ICFML Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos (2013).Especializada nas áreas empresarial,

Leia mais

CHAMADA Nº 01/2017 CURSO DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS / IFBA INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA IFBA Processo nº: /

CHAMADA Nº 01/2017 CURSO DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS / IFBA INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA IFBA Processo nº: / CHAMADA Nº 01/2017 CURSO DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS / IFBA INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA IFBA Processo nº: 23279.016586/2016-35 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia IFBA, por meio

Leia mais

SUJEITOS DO PROCESSO: DISTRIBUIDOR, CONTADOR, MEDIADOR

SUJEITOS DO PROCESSO: DISTRIBUIDOR, CONTADOR, MEDIADOR Universidade de Brasília Faculdade de Direito Teoria Geral do Processo 2 Prof.Dr. Vallisney de Souza Oliveira Alunos: Deivison Rodrigues 14/0136223; Washington Luiz 16/0072841 SUJEITOS DO PROCESSO: DISTRIBUIDOR,

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NPJ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NPJ REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NPJ Capítulo I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. O curso de Direito da Fundação Universidade de Rondônia - UNIR - mantém Estágio Supervisionado nos termos da legislação

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Dispõe sobre o cumprimento da carga horária das Atividades de Estágio do

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Faculdade de Direito

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Faculdade de Direito REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CAMPUS CAMPINAS CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º O Núcleo de Prática Jurídica - NPJ, subordinado

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 3º. Período

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 3º. Período 18-02-17 Sábado 08:30h 06-05-17 - Sábado 08:30h ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 3º. Período * As aulas práticas têm início às 08:30h, impreterivelmente, não sendo tolerados atrasos. A aprovação. Em caso de reprovação

Leia mais

Mediação Novo Conceito de Acesso a Justiça. Lei /2015 Dra. Carleane L. Souza

Mediação Novo Conceito de Acesso a Justiça. Lei /2015 Dra. Carleane L. Souza Mediação Novo Conceito de Acesso a Justiça Lei 13.140/2015 Dra. Carleane L. Souza CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 13.105/15 Em 2010, o projeto de Lei 166/10, deu entrada no Senado tratando das alterações no Código

Leia mais

CURSO I CONCILIADOR E MEDIADOR EXTRAJUDICIAL

CURSO I CONCILIADOR E MEDIADOR EXTRAJUDICIAL CURSO I CONCILIADOR E MEDIADOR EXTRAJUDICIAL CURSO DE FORMAÇÃO EM ARBITRAGEM, CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO EXTRAJUDICIAL NOS MOLDES DA LEGISLAÇÃO (RESOLUÇÃO 125 CNJ, LEIS 13.140/2015, LEI 13.129/2015 E 13.105/2015)

Leia mais

NOTA TA1 + NOTA DO DOSSIÊ x 4 6, 0 5

NOTA TA1 + NOTA DO DOSSIÊ x 4 6, 0 5 AVALIAÇÃO & ORGANIZAÇÃO Revisado e Atualizado em 04/01/2016, entrando em vigor na data de sua publicação. 1. Além do disposto no Manual do aluno, disponível em http://www.saojose.br/wp content/uploads/2014/02/manual_do_aluno.pdf,

Leia mais

Faculdade de Direito Santo Agostinho FADISA MANUAL ACADÊMICO 2018/2. Estágio Supervisionado III e IV 9º e 10 Períodos

Faculdade de Direito Santo Agostinho FADISA MANUAL ACADÊMICO 2018/2. Estágio Supervisionado III e IV 9º e 10 Períodos Faculdade de Direito Santo Agostinho FADISA MANUAL ACADÊMICO 2018/2 Estágio Supervisionado III e IV 9º e 10 Períodos Rua Gentil Dias Soares, 302 - Cândida Câmera, Montes Claros MG. Tel. 3690-1305 / npj@fasa.edu.br

Leia mais

XI CONGRESSO ESTADUAL DE MAGISTRADOS Montevideo Uruguai Setembro/2015

XI CONGRESSO ESTADUAL DE MAGISTRADOS Montevideo Uruguai Setembro/2015 XI CONGRESSO ESTADUAL DE MAGISTRADOS Montevideo Uruguai Setembro/2015 PROPONENTES: Genacéia da Silva Alberton, Desembargadora Coordenadora do Núcleo de Estudos de Mediação da Escola Superior da Magistratura

Leia mais

Programa de Estágio Docência em Educação a Distância

Programa de Estágio Docência em Educação a Distância 1 Programa de Estágio Docência em Educação a Distância CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. O Programa de Estágio Docência em Educação a Distância é destinado ao aprimoramento da formação de discentes

Leia mais

FLUXOGRAMA DO CURSO DE DIREITO º Semestre

FLUXOGRAMA DO CURSO DE DIREITO º Semestre 6 FLUXOGRAMA DO CURSO DE DIREITO 2007.1 1º Semestre Ciência Política e Teoria do Estado Filosofia - Geral e do Direito Ciências Sociais Introdução ao Estudo do Direito Português Instrumental e Produção

Leia mais

Plano de Ensino - DIREITO

Plano de Ensino - DIREITO Plano de Ensino - DIREITO Curso Componente Carga horária: Professor(a) Meios alternativos de solução de conflitos DIREITO Período: 80 H/A PRIMEIRO Graciane Rafisa Saliba Titulação: Doutora Objetivos do

Leia mais

Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul Câmara de Mediação e Arbitragem

Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul Câmara de Mediação e Arbitragem XII CURSO DE CAPACITAÇÃO EM MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM PROMOÇÃO: CRA/RS Conselho Regional de Administração/RS; CMA-CRA/RS do Conselho Regional de Administração do RS; CBMAE Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem

Leia mais

A Resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça e o NUPEMEC Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos Criado pelo

A Resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça e o NUPEMEC Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos Criado pelo * A Resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça e o NUPEMEC Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos Criado pelo Provimento CSM 1868/2011, revogado. Provimento CSM 2348/2016

Leia mais

Panorama Mundial da Mediação

Panorama Mundial da Mediação Panorama Mundial da Mediação Panorama Mundial da Mediação Raízes Multidisciplinares da Resolução de Disputas Antropologia; Sociologia; Psicologia Social e Cognitiva; Economia; Ciência Política. Panorama

Leia mais

MANUAL DO ALUNO CURSO DE EXTENSÃO - NOVO CPC, PRÁTICA CIVIL E RECURSAL

MANUAL DO ALUNO CURSO DE EXTENSÃO - NOVO CPC, PRÁTICA CIVIL E RECURSAL , Mantenedora: Escola Tecnológica de Curitiba Ltda. Credenciada pela Portaria do Mec nº 1.207/2016 de 26/10/2016, publicada no DOU em 28/10/2016 MANUAL DO ALUNO CURSO DE EXTENSÃO - NOVO CPC, PRÁTICA CIVIL

Leia mais

FORMULÁRIOS Revisado e Atualizado em 18/07/2018, entrando em vigor na data de sua publicação, bem como no site da FSJ

FORMULÁRIOS Revisado e Atualizado em 18/07/2018, entrando em vigor na data de sua publicação, bem como no site da FSJ FORMULÁRIOS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Acadêmico: Matrícula: Nota do Dossiê: Disciplina: CAJ / º Período Data de Encerramento: / /. Professor Orientador ALUNO: MATRÍCULA: Disciplina: CAJ PERÍODO: º QUADRO

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CURSO DE DIREITO

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CURSO DE DIREITO CAPÍTULO III ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS Art. 50. Este Regulamento rege as atividades relativas aos estágios supervisionados do Curso de Direito.

Leia mais

Regulamento do Núcleo de Atividades Simuladas - NAS

Regulamento do Núcleo de Atividades Simuladas - NAS CURSO DE DIREITO DA UniEVANGÉLICA DIREÇÃO DE CURSO Regulamento do Núcleo de Atividades Simuladas - NAS Princípios Gerais: Art. 1º. O Núcleo de Atividade Simulada NAS, órgão subordinado à Diretor do Curso

Leia mais

O instituto da Mediação e o Setor Elétrico

O instituto da Mediação e o Setor Elétrico O instituto da Mediação e o Setor Elétrico Tania Almeida - Diretora-Presidente do MEDIARE Diálogos e Processos Decisórios. Mestre em Mediação de Conflitos. Mediadora do Banco Mundial equipe América Latina.

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FORMAÇÃO EM MEDIAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2016 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a administração

Leia mais

I ao III FONACOM Fórum Nacional de Conciliação e Mediação

I ao III FONACOM Fórum Nacional de Conciliação e Mediação I ao III FONACOM Fórum Nacional de Conciliação e Mediação Enunciado nº1 O contato interinstitucional é necessário para a efetividade da solução consensual dos conflitos, e deverá ser realizado preferencialmente

Leia mais

Pós-Graduação Lato Sensu Mediação e os Métodos Adequados de Solução de Conflitos- 2016

Pós-Graduação Lato Sensu Mediação e os Métodos Adequados de Solução de Conflitos- 2016 Pós-Graduação Lato Sensu Mediação e os Métodos Adequados de Solução de Conflitos- 2016 Credenciado pelo NUPEMEC Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro 380 horas-aula Objetivo Promover o estudo

Leia mais

CENTRO DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (CEDECA RIO DE JANEIRO)

CENTRO DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (CEDECA RIO DE JANEIRO) CENTRO DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (CEDECA RIO DE JANEIRO) CNPJ Nº 10.832.372/0001-38 EDITAL Nº 001 /2017 O CENTRO DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE CEDECA RJ, no

Leia mais

CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DE NOTAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS)

CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DE NOTAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS) REGULAMENTO DE NOTAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS) DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA Art. 1º O Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito da FCHPE destina-se ao treinamento de

Leia mais

MEDIAÇÃO - LEGISLAÇÃO (TABELA ELABORADA POR CARLA SABOIA)

MEDIAÇÃO - LEGISLAÇÃO (TABELA ELABORADA POR CARLA SABOIA) MEDIAÇÃO - LEGISLAÇÃO (TABELA ELABORADA POR CARLA SABOIA) Tópico Extrajudicial Judicial (Lei) Lei CPC Normas e princípios gerais Prestígio à solução consensual dos conflitos, que deve ser estimulada (art.

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO Garanta a sua vaga e se destaque no mercado. A FPL Acreditamos na excelência, no aprimoramento e no desenvolvimento contínuo da sociedade

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA HOSPITALAR Unidade Dias e

Leia mais

108 milhões SOLUÇÃO DE CONFLITOS: MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM. de ações no Judiciário. Marco Buzzi

108 milhões SOLUÇÃO DE CONFLITOS: MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM. de ações no Judiciário. Marco Buzzi SOLUÇÃO DE CONFLITOS: MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM Marco Buzzi 108 milhões de ações no Judiciário Placar da Justiça - Associação de Magistrados Brasileiros AMB 1 (09/2016) 2 1 TAXA ANUAL DE CONGESTIONAMENTO

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES. (Mínimo de 400 horas) GRUPO I - Atividades de pesquisa, produção científica e acadêmicas

ATIVIDADES COMPLEMENTARES. (Mínimo de 400 horas) GRUPO I - Atividades de pesquisa, produção científica e acadêmicas Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universitário Autônomo do Brasil UniBrasil PORTARIA 03/2017 ANEXO I ATIVIDADES COMPLEMENTARES Horas ( de 400 horas) GRUPO I - Atividades de pesquisa, produção científica

Leia mais

Centromediar Experts Mediação Empresarial Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade (1999).

Centromediar Experts Mediação Empresarial Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade (1999). Prof.ª Érica Gorga Pós-doutorado pela University of Texas School of Law (2006). Doutora em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2005). Bacharel em Direito pela Faculdade

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA VOLUNTÁRIOS DA EXTENSÃO CEJUSC-UNIFOR DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA E PROCON SEMESTRE

EDITAL DE SELEÇÃO PARA VOLUNTÁRIOS DA EXTENSÃO CEJUSC-UNIFOR DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA E PROCON SEMESTRE EDITAL DE SELEÇÃO PARA VOLUNTÁRIOS DA EXTENSÃO CEJUSC-UNIFOR DA E PROCON SEMESTRE 2018.2 O Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Fortaleza, através deste Edital, a ser divulgado por intermédio

Leia mais