CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES"

Transcrição

1 CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES Descrição Curso de formação de Conciliadores e Mediadores Judiciais conforme Resolução 125/2010 e Emenda 1/2013 do CNJ Conselho Nacional de Justiça, Lei de Mediação n /2015 e regulamentação do Novo CPC Código de Processo Civil pela Lei n /2015. COORDENAÇÃO: Nauraína da Rocha Martins, Roseli de Castro Marcelino OBJETIVO Informar a importância da mediação e conciliação de acordo com a Resolução 125/10 e Emenda 1/13 do CNJ e as alterações do Novo CPC, que fomenta a transformação do litígio na cultura da paz. Possibilitar aos participantes a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos para habilitá-los a intervir em situações de impasse, utilizando como instrumento a conciliação e a mediação em sua área de atuação profissional. Proporcionar possibilidades de conhecimento e desenvolvimento profissional, aos profissionais para que estes desenvolvam e apliquem os meios extrajudiciais de resolução de conflitos, bem como a reciclagem de profissionais atuantes. Capacitar profissionais de diversas áreas do conhecimento a serem conciliadores e mediadores judiciais, atendendo os objetivos estabelecidos pelas Políticas Públicas implementadas pela atual legislação. Os participantes certificados estarão habilitados a participarem do Processo de Seleção publicado do Diário da Justiça, para assim pleitear sua nomeação nos quadros do Tribunal de Justiça de São Paulo como Auxiliar da Justiça, para atuarem como conciliadores e mediadores judiciais nos CEJUSC s Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania ou extrajudiciais em Câmaras privadas de Conciliação e Mediação. PÚBLICO-ALVO O curso destina-se a profissionais com curso de graduação em qualquer área, ou estejam cursando o ultimo ano da graduação, que se interessam em participar dos quadros do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo como auxiliar da justiça, bem como na atuação nas Câmaras privadas de conciliação, mediação e arbitragem credenciadas por esse Tribunal. Também se destina a profissionais graduados que lidam, direta ou indiretamente, com relações humanas, que pretendam ampliar suas ferramentas para lidar com situações de impasse, compreender sua dinâmica e conduzir os envolvidos a uma solução que atenda aos interesses de todos. CORPO DOCENTE As aulas serão ministradas por instrutores e supervisores do CNJ e integrantes do NUPEMEC Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e por autoridade competente em políticas públicas (Provimento CSM 2288/15).

2 CARGA HORÁRIA Módulo I Teoria e Prática 48 horas Módulo II Estágio supervisionado 80 horas FREQUÊNCIA: 100% (exigência do CNJ) CERTIFICAÇÃO Este curso será certificado pela AURUM MEDIARE CÂMARA DE CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM LTDA., entidade credenciada e habilitada pelo NUPEMEC do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (Processo nº 2015/ Ofício nº 75/2015 NPMCSC) a capacitar e formar conciliadores e mediadores judiciais. Após o termino do Módulo I teórico, ocorrerá a entrega Declaração de seu cumprimento. A certificação será realizada posteriormente a entrega e supervisão dos relatórios do Módulo II prático. METODOLOGIA Aulas presenciais, interativas e expositivas, cujo material pedagógico disponível para download consiste em apresentações de slides (em arquivo Power pointi e keynote), Manual de Mediação Judicial (pdf). Apresentação de bibliografia básica. Vídeos exemplificativos de conciliações e mediações e exercícios simulados de casos práticos para fixação dos conceitos. AVALIAÇÃO: (INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO) Módulo I: A avaliação dos alunos tomará por base a regulamentação do Comitê Gestor Nacional da Conciliação do CNJ, sendo considerados: assiduidade com 100% de presença; participação nas aulas; avaliações objetivas e discursivas; desempenho nas atividades práticas, leitura e entrega de resumos de textos. Módulo II: Todos os alunos devem realizar estágio supervisionado em locais definidos pela Coordenação do Curso e efetuar a entrega/envio dos relatórios no prazo improrrogável de 6 (seis) meses a contar do término do módulo I. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Telefones: ou através do site Faça sua inscrição CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo I ]Aula 01 Política Pública de Tratamento Adequado de Conflitos e Introdução aos Masc s Métodos Adequados de Solução de Conflitos Fundamentos das Políticas Públicas em Resolução de Conflitos implantada pelo CNJ. A Resolução 125 e seus objetivos e o acesso à justiça.

3 A remuneração dos mediadores. A Importância da implantação do NUPEMEC Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e dos Cejusc s Centros Judiciários de Solução de Conflitos e suas funções e objetivos. Princípios Constitucionais: Acesso à Justiça; Pacificação Social e Dignidade da Pessoa Humana. Importância da Capacitação: critérios essenciais da formação, desenvolvimento, ética e motivação. Mudança de Mentalidade: Papel do CNJ, Tribunais e Instituições Públicas e Privadas. Aula 02 Teoria da Comunicação Axiomas da comunicação. Escuta ativa. Comunicação nas pautas de interação e no estudo do interrelacionamento humano: aspectos sociológicos e aspectos psicológicos. Apresentação de Vídeos, aplicação de dinâmicas e exercícios simulados. Aula 03 Moderna Teoria do Conflito Conceito e estrutura. Aspectos objetivos e subjetivos. Relação entre conflito e direito: processos construtivos e destrutivos. Espiral do conflito. Modos de terminação ou resolução do conflito. Apresentação de vídeos, aplicação de dinâmicas e exercícios simulados. Aula 04 Panorama dos Métodos Consensuais de Solução de Conflitos Legislação Brasileira sobre conciliação, mediação, Juizados Especiais, : Resolução 125/2010 e Emenda 1/2013 do CNJ. Provimentos dos Tribunais. Enunciados. Código de Ética dos conciliadores e mediadores. O Terceiro Facilitador: funções, postura, atribuições, limites de atuação, imparcialidade x neutralidade, ética, Código de Ética, remuneração e supervisão. CPC Artigos: 165, 166, 167, 168, 169, 175 e 334. Lei de Mediação Nº de 26 de Junho de Lei de Remuneração dos Conciliadores/Mediadores nº de 22 de Abril de Aula 05 Apresentações dos Métodos de Resolução de Conflitos Histórico. Panorama Nacional e Internacional. Cultura da Paz. Noções gerais e diferenciação entre os principais métodos de resolução de conflitos: judicial, negociação, conciliação, mediação e arbitragem. Métodos Autocompositivo e Heterocompositivo. Mediação facilitadora e mediação avaliadora (Leonard Riskin). Diferenças e Semelhanças entre Mediação e Conciliação Aula 06 Conciliação Conceito e Filosofia. Princípios da conciliação. Procedimento da conciliação: Conciliação Judicial e Extrajudicial. A conciliação no novo CPC Código de Processo Civil. Conciliação e suas etapas: Planejamento da sessão. Rapport. Declaração de abertura. Escuta ativa. Reunião de informações. Identificação de questões, interesses e sentimentos. Agente de realidade.

4 Recontextualização escuta ativa, espelhamento, resumo e intervenção do conciliador. Estabelecimentos ou investigação das propostas das partes. Escolha das opções e lavratura do termo de acordo. Finalização da Conciliação: Formalização do acordo. Dados essenciais do termo de conciliação (qualificação das partes, número de identificação, natureza do conflito...). Redação do acordo: requisitos mínimos e exeqüibilidade. Encaminhamento e estatística. Técnicas de Conciliação: Recontextualização, identificação das propostas implícitas, afago, escuta ativa, espelhamento, produção de opção, acondicionamento das questões e interesses das partes, teste de realidade. O papel do Conciliador e sua relação com os envolvidos no processo da conciliação: Os operadores do Direito (o Magistrado, o Promotor, o Advogado, o Defensor Público...) e a conciliação. Papel e Resistência. Técnicas para estimular advogados a atuarem de forma eficiente na conciliação. Contornando as dificuldades: descontrole emocional, embriaguez, desrespeito. Aula 07 Teoria da Negociação Negociação: Conceito. Interação e distribuição do valor das negociações. Técnicas básicas de negociação (a barganha de posições; a separação de pessoas de problemas; concentração de interesses; desenvolvimento de opções de ganho mútuo; critérios objetivos; melhor alternativa para acordos negociados). Vídeos, dinâmicas e exercícios simulados. Vídeo 1: Uma Mente Brilhante. Dinâmica: Maximize seu ganho. * Informações sobre as regras, preparo dos grupos, aplicação da dinâmica e análise dos resultados. Aula 08 Áreas de utilização da mediação Justiça Restaurativa: Mediação de Família; Mediação Penal; Mediação Empresarial; Mediação Condominial; Mediação Escolar; Mediação Comunitária. Aula 09 Panorama do Processo de Mediação Princípios da mediação. Escolas de mediação. Processo de mediação: judicial e extrajudicial. Agentes e fatores da Mediação. Escopo da mediação. Âmbito da mediação. A formação do Mediador. Aula 10 Procedimento da Mediação

5 Procedimento da Mediação. Declaração de abertura. Reunião de informações. Identificação de questões, interesses e sentimentos. Ferramentas da mediação: espelhamento, resumo, verificação (check-in). Resolução de questões. Aproximação das partes para o acordo. Elaboração do acordo pelos advogados. Encerramento da sessão com acordo. Encerramento sem acordo. Papel do mediador. Aplicação de dinâmicas e exercícios simulados e apresentação de vídeos. Aula 11 Arbitragem Conceito. Características. Princípios. Histórico. Categorias. Modalidades. Convenção Arbitral. Árbitros. Sentença Arbitral. Legislação: Lei 9.307/1996 alterada pela Lei /2015. Conclusões e Diretrizes Positivas Aula 12 Conclusões, Avaliações: escrita e prática (exercício simulado) e encerramento do curso. Entrega das Declarações de Conclusão do Módulo I aos participantes pelos representantes das entidades parceiras. Informações sobre o Módulo II - Estágio Supervisionado no Poder Judiciário Estágio em conformidade com os novos parâmetros do CNJ. Etapas do estágio. Função do estágio. Relatórios de estágio. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo II O aluno deverá realizar o estágio supervisionado em locais definidos pela Coordenação do Curso e efetuar a entrega/envio dos relatórios no prazo de 12 (doze) meses a contar do término do módulo I, seguindo todasas diretrizes do CNJ, atuando como observador, coconciliador/comediador. *Os relatórios serão avaliados por Supervisores do CNJ. A emissão do certificado dependerá do cumprimento por parte do aluno de todos os requisitos exigidos pelo curso e de não ter pendência financeira com o curso. OBS: O PROGRAMA E/OU O CORPO DOCENTE PODERÁ SOFRER ALTERAÇÃO PARA MELHOR ATENDER AOS PROPÓSITOS DO CURSO

CURSO BÁSICO DE MEDIAÇÃO PARA MAGISTRADOS APOSENTADOS 15 a 19 de agosto de 2016

CURSO BÁSICO DE MEDIAÇÃO PARA MAGISTRADOS APOSENTADOS 15 a 19 de agosto de 2016 CURSO BÁSICO DE MEDIAÇÃO PARA MAGISTRADOS APOSENTADOS 15 a 19 de agosto de 2016 Local: Auditório da AMB (SCN Qd. 02 Bl. D Torre B Sala 1302, Centro Empresarial Liberty Mall, Brasília/DF) Instrutores: Eutália

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADOR E MEDIADOR JUDICIAL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADOR E MEDIADOR JUDICIAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADOR E MEDIADOR JUDICIAL 1) POLÍTICA PÚBLICA Panorama histórico dos métodos consensuais de solução de conflitos Legislação brasileira Projetos

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADOR E MEDIADOR JUDICIAL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADOR E MEDIADOR JUDICIAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADOR E MEDIADOR JUDICIAL 1ª aula (3 horas/aula) Profª JULIANA POLLONI POLÍTICA JUDICIÁRIA NACIONAL DE TRATAMENTO ADEQUADO DE CONFLITOS Princípios

Leia mais

e) Moderna Teoria do Conflito. Conceito e estrutura. Aspectos objetivos e subjetivos.

e) Moderna Teoria do Conflito. Conceito e estrutura. Aspectos objetivos e subjetivos. Centro Mediar e Conciliar Treinamento e Gestão Ltda CNPJ: 22.860.538/0001-09 PROGRAMA Fundamentação 40 horas Ref.: Resolução 6/2016 ENFAM a) Panorama histórico dos métodos consensuais de solução de conflitos.

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO OBJETIVO O CURSO DE CAPACITAÇÃO EM CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO DO IMAB, em conjunto com o CAM-CCBC, tem por objetivo capacitar profissionais de qualquer área,

Leia mais

MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO MÓDULO TEÓRICO - CURSO PRESENCIAL. EM BELO HORIZONTE 40 horas/aula HÁ DIVERSAS OPÇÕES DE FORMATAÇÃO A DEFINIR

MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO MÓDULO TEÓRICO - CURSO PRESENCIAL. EM BELO HORIZONTE 40 horas/aula HÁ DIVERSAS OPÇÕES DE FORMATAÇÃO A DEFINIR MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO MÓDULO TEÓRICO - CURSO PRESENCIAL EM BELO HORIZONTE 40 horas/aula HÁ DIVERSAS OPÇÕES DE FORMATAÇÃO A DEFINIR DEFINIR DIA OPÇÃO 1 OPÇÃO 2 OPÇÃO 3 6ª feira 4 horas 8 horas Sem aula

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES COM ÊNFASE EM MEDIAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES COM ÊNFASE EM MEDIAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES COM ÊNFASE EM MEDIAÇÃO OBJETIVOS: Preparar o profissional da área cível para atuar num mercado cada vez mais competitivo, com plena compreensão das questões

Leia mais

Curso de Capacitação em Conciliação e Mediação (Resolução 125/2010) CNJ

Curso de Capacitação em Conciliação e Mediação (Resolução 125/2010) CNJ Curso de Capacitação em Conciliação e Mediação (Resolução 125/2010) CNJ 40 horas I A QUEM SE DESTINA 1 Profissionais formados, em quaisquer segmentos do mercado, a exemplo de advogados, médicos, empresários,

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO 1 IMAB Entidade sem fins econômicos, criada em agosto de 1994, pioneira na divulgação dos métodos extrajudiciais de resolução de conflitos, assim como na

Leia mais

CAPACITAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA EM MEDIAÇÃO DE CONFLITOS OAB/RJ 2017

CAPACITAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA EM MEDIAÇÃO DE CONFLITOS OAB/RJ 2017 CAPACITAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA EM MEDIAÇÃO DE CONFLITOS OAB/RJ 2017 Objetivos: (i) ampliar habilidades para escolha do método mais adequado a cada situação de conflito; (ii) capacitar mediadores de conflitos

Leia mais

CAPACITAÇÃO MEDIAÇÃO JUDICIAL PRESENCIAL

CAPACITAÇÃO MEDIAÇÃO JUDICIAL PRESENCIAL CAPACITAÇÃO MEDIAÇÃO JUDICIAL PRESENCIAL Identificação do curso Empresa: Centro de Mediadores Instituto de Ensino. Titulo do curso: Capacitação em Mediação Judicial. Modalidade: Presencial. Pré-requisito:

Leia mais

CAPACITAÇÃO CONCILIAÇÃO JUDICIAL PRESENCIAL

CAPACITAÇÃO CONCILIAÇÃO JUDICIAL PRESENCIAL CAPACITAÇÃO CONCILIAÇÃO JUDICIAL PRESENCIAL Identificação do curso Empresa: Centro de Mediadores Instituto de Ensino. Titulo do curso: Capacitação em Conciliação Judicial Modalidade: Presencial. Pré-requisito:

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM MEDIAÇÃO JUDICIAL (Credenciada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos NUPEMEC)

PÓS GRADUAÇÃO EM MEDIAÇÃO JUDICIAL (Credenciada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos NUPEMEC) PÓS GRADUAÇÃO EM MEDIAÇÃO JUDICIAL (Credenciada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos NUPEMEC) PREÂMBULO O Curso de formação de Mediador Judicial atende as diretrizes da

Leia mais

Esclarece o funcionamento do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSC

Esclarece o funcionamento do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSC NOTA DE ESCLARECIMENTO Esclarece o funcionamento do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSC I DO CEJUSC 1) O CEJUSC, obrigatoriamente, deverá funcionar com o setor Pré- Processual,

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES CURSO DE CAPACITAÇÃO DE MEDIADOR E CONCILIADOR JUDICIAIS (ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO) Edital nº 001/2016 A SENSATUS Câmara Internacional de Conciliação Mediação e Arbitragem,

Leia mais

PARÂMETROS PARA A CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES JUDICIAIS

PARÂMETROS PARA A CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES JUDICIAIS PARÂMETROS PARA A CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES JUDICIAIS O curso de capacitação básica dos terceiros facilitadores (conciliadores e mediadores) tem por objetivo transmitir informações teóricas

Leia mais

Nauraima da Rocha Martins

Nauraima da Rocha Martins ADVOGADA, MEMBRO DA CÂMARA DE CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM - OAB/SP. TUTORA EM MEDIAÇÃO JUDICIAL PELO MJ/ UNB/ ENAM, INSTRUTORA EM MEDIAÇÃO JUDICIAL CNJ, SUPERVISORA EM MEDIAÇÃO JUDICIAL CNJ, SUPERVISORA

Leia mais

CURSO DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO EXTRAJUDICIAL

CURSO DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO EXTRAJUDICIAL CURSO DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO EXTRAJUDICIAL Justificativa: A necessidade da ampliação das portas de ofertas do Curso de Formação em Mediação Extrajudicial tem por propósito fornecer embasamento teórico

Leia mais

O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições constitucionais e regimentais,

O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições constitucionais e regimentais, RESOLUÇÃO Nº 125, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2010 O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições constitucionais e regimentais, CONSIDERANDO que compete ao Conselho Nacional de Justiça

Leia mais

CURSO BÁSICO DE MEDIAÇÃO PARA MAGISTRADOS 14 a 18 de agosto de 2017

CURSO BÁSICO DE MEDIAÇÃO PARA MAGISTRADOS 14 a 18 de agosto de 2017 CURSO BÁSICO DE MEDIAÇÃO PARA MAGISTRADOS 14 a 18 de agst de 2017 Lcal: Auditóri da AMB (SCN Qd. 02 Bl. D Trre B Sala 1302, Centr Empresarial Liberty Mall, Brasília/DF). Realizaçã: ENM/AMB. Data:14 a 18

Leia mais

LUCIANA DE FIGUEIREDO SILVA MEIRELLES

LUCIANA DE FIGUEIREDO SILVA MEIRELLES LUCIANA DE FIGUEIREDO SILVA MEIRELLES Formação Psicóloga formada pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências São Marcos SP - CRP 10845. Especialização em Psicoterapia Clínica pelo Instituto Sedes Sapientiae

Leia mais

CURSO DE MEDIAÇÃO JUDICIAL TURMA 01 - OBSERVATÓRIO DA PACIFICAÇÃO SOCIAL/UFBA EDITAL DE SELEÇÃO I. DO NÚMERO DE VAGAS

CURSO DE MEDIAÇÃO JUDICIAL TURMA 01 - OBSERVATÓRIO DA PACIFICAÇÃO SOCIAL/UFBA EDITAL DE SELEÇÃO I. DO NÚMERO DE VAGAS TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec-BA) UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE DIREITO Observatório da Pacificação Social

Leia mais

Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação

Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação Janda Thibes Mediação, Técnicas e Ambiente da Mediação Advogada, Membro da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem

Leia mais

PLANO DE CURSO. NOME DA INSTITUIÇÃO FORMADORA: Centro Mediar e Conciliar Treinamento e Gestão Ltda. PERFIL E BREVE HISTÓRICO:

PLANO DE CURSO. NOME DA INSTITUIÇÃO FORMADORA: Centro Mediar e Conciliar Treinamento e Gestão Ltda. PERFIL E BREVE HISTÓRICO: Centro Mediar e Conciliar Treinamento e Gestão Ltda CNPJ: 22.860.538/0001-09 PLANO DE CURSO NOME DA INSTITUIÇÃO FORMADORA: Centro Mediar e Conciliar Treinamento e Gestão Ltda. PERFIL E BREVE HISTÓRICO:

Leia mais

JULIANA MARIA POLLONI BARROS DOS SANTOS

JULIANA MARIA POLLONI BARROS DOS SANTOS JULIANA MARIA POLLONI BARROS DOS SANTOS Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista UNESP (2013). Tese de Doutorado Mediação familiar: diálogo interdisciplinar. Mestre em Direito pela

Leia mais

Conselho Nacional de Justiça

Conselho Nacional de Justiça RESOLUÇÃO Nº 125, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2010. Dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário e dá outras providências. O PRESIDENTE

Leia mais

CAPÍTULO II DA ESTRUTURA DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

CAPÍTULO II DA ESTRUTURA DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES, que dispõe sobre a estruturação e operacionalização do Núcleo de Prática Jurídica - NUPRAJUR

Leia mais

ANEXO IV DO REGULAMENTO 05/2015 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA OS TESTES DE CONHECIMENTO E APTIDÃO 3ª ETAPA

ANEXO IV DO REGULAMENTO 05/2015 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA OS TESTES DE CONHECIMENTO E APTIDÃO 3ª ETAPA ANEXO IV DO REGULAMENTO 05/2015 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA OS TESTES DE CONHECIMENTO E APTIDÃO 3ª ETAPA FUNÇÃO PÚBLICA: GESTOR DE AÇÕES DE DEFESA DO CONSUMIDOR Ementa de conhecimentos específicos de Gestor

Leia mais

Sindicato dos Mediadores Judiciais e Extrajudiciais do Estado de São Paulo

Sindicato dos Mediadores Judiciais e Extrajudiciais do Estado de São Paulo Ofício nº 04/2018 São Paulo, 12 de março de 2018. Ilma.Sra.Maria Cristina Coluna Fraguas Leal Coordenadora de Apoio Administrativo do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos NUPEMEC

Leia mais

Plano de Ensino - DIREITO

Plano de Ensino - DIREITO Plano de Ensino - DIREITO Curso Componente Carga horária: Professor(a) Meios alternativos de solução de conflitos DIREITO Período: 80 H/A PRIMEIRO Graciane Rafisa Saliba Titulação: Doutora Objetivos do

Leia mais

Edital n. 006/ OBJETIVO

Edital n. 006/ OBJETIVO Edital n. 006/2014 Dispõe sobre o processo de seleção de servidores para participar do Curso RESOLUÇÃO DE CONFLITOS PARA REPRESENTANTES DE EMPRESAS, realizado pelo Centro de Educação a Distância da Universidade

Leia mais

CURSO II CONCILIADOR E MEDIADOR JUDICIAL

CURSO II CONCILIADOR E MEDIADOR JUDICIAL CURSO II CONCILIADOR E MEDIADOR JUDICIAL CURSO DE FORMAÇÃO EM CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM NOS MOLDES DA RESOLUÇÃO 125 DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA E LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR ÊNFASE NOS SISTEMAS

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA Nº 12/2018

CHAMADA PÚBLICA Nº 12/2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CHAMADA PÚBLICA Nº 12/2018 O PRÓ-REITOR DE

Leia mais

Pós-Graduação Lato Sensu a Distância. 1º semestre 2012

Pós-Graduação Lato Sensu a Distância. 1º semestre 2012 Pós-Graduação Lato Sensu a Distância 1º semestre 2012 FEVEREIRO/2012 Índice dos Cursos de Pós-Graduação a distância Oferta: primeiro semestre 2012 Curso Mensalidade Total Pagina ÁREA: ADMINISTRAÇÃO MBA

Leia mais

Pós-graduação em Mediação Presencial (Brasília/DF)

Pós-graduação em Mediação Presencial (Brasília/DF) Pós-graduação em Mediação Presencial (Brasília/DF) Certificação da pós-graduação em parceria com a OBJETIVO GERAL Formar um pleno mediador, com capacidade de atuar, supervisionar e lecionar nas mais diversas

Leia mais

SOLUÇÃO DE CONFLITOS: CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM7

SOLUÇÃO DE CONFLITOS: CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM7 SOLUÇÃO DE CONFLITOS: CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM7 MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS LEI DE ARBITRAGEM LEI DE MEDIAÇÃO O NOVO CPC A RESOLUÇÃO 125/2010-CNJ MICROSSISTEMA A RESOLUÇÃO 125/10-CNJ, O NOVO CÓDIGO

Leia mais

CORPO DOCENTE CENTROMEDIAR

CORPO DOCENTE CENTROMEDIAR CORPO DOCENTE CENTROMEDIAR MARIA CRISTINA C. FRÁGUAS MÓDULO TEÓRICO Políticas Públicas NAURAÍNA ROCHA MARTINS MÓDULO TEÓRICO Práticas de Mediação ROBERTA AMARO MÓDULO TEÓRICO Ambiente da Mediação Práticas

Leia mais

XI CONGRESSO ESTADUAL DE MAGISTRADOS Montevideo Uruguai Setembro/2015

XI CONGRESSO ESTADUAL DE MAGISTRADOS Montevideo Uruguai Setembro/2015 t XI CONGRESSO ESTADUAL DE MAGISTRADOS Montevideo Uruguai Setembro/2015 PROPONENTES: Genacéia da Silva Alberton, Desembargadora Coordenadora do Núcleo de Estudos de Mediação da Escola Superior da Magistratura

Leia mais

Nauraima da Rocha Martins

Nauraima da Rocha Martins ADVOGADA, MEMBRO DA CÂMARA DE CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM - OAB/SP. TUTORA EM MEDIAÇÃO JUDICIAL PELO MJ/ UNB/ ENAM, INSTRUTORA EM MEDIAÇÃO JUDICIAL CNJ, SUPERVISORA EM MEDIAÇÃO JUDICIAL CNJ, SUPERVISORA

Leia mais

MANUAL DO ALUNO CURSO DE EXTENSÃO - NOVO CPC, PRÁTICA CIVIL E RECURSAL

MANUAL DO ALUNO CURSO DE EXTENSÃO - NOVO CPC, PRÁTICA CIVIL E RECURSAL , Mantenedora: Escola Tecnológica de Curitiba Ltda. Credenciada pela Portaria do Mec nº 1.207/2016 de 26/10/2016, publicada no DOU em 28/10/2016 MANUAL DO ALUNO CURSO DE EXTENSÃO - NOVO CPC, PRÁTICA CIVIL

Leia mais

Mediação Novo Conceito de Acesso a Justiça. Lei /2015 Dra. Carleane L. Souza

Mediação Novo Conceito de Acesso a Justiça. Lei /2015 Dra. Carleane L. Souza Mediação Novo Conceito de Acesso a Justiça Lei 13.140/2015 Dra. Carleane L. Souza CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 13.105/15 Em 2010, o projeto de Lei 166/10, deu entrada no Senado tratando das alterações no Código

Leia mais

CURSO I CONCILIADOR E MEDIADOR EXTRAJUDICIAL MÓDULO II

CURSO I CONCILIADOR E MEDIADOR EXTRAJUDICIAL MÓDULO II CURSO I CONCILIADOR E MEDIADOR EXTRAJUDICIAL MÓDULO II CURSO DE FORMAÇÃO EM ARBITRAGEM, CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO EXTRAJUDICIAL NOS MOLDES DA LEGISLAÇÃO (RESOLUÇÃO 125 CNJ, LEIS 13.140/2015, LEI 13.129/2015

Leia mais

Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores. Resolução 125/2010 do CNJ

Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores. Resolução 125/2010 do CNJ Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores Resolução 125/2010 do CNJ Objetivos do Curso Transmitir informações teóricas gerais sobre a conciliação e a mediação, bem como vivência prática para aquisição

Leia mais

SUMÁRIO AGRADECIMENTOS APRESENTAÇÃO... 13

SUMÁRIO AGRADECIMENTOS APRESENTAÇÃO... 13 SUMÁRIO AGRADECIMENTOS... 11 APRESENTAÇÃO... 13 1. INTRODUÇÃO... 25 1.1. Introdução às alternativas adequadas de resolução de disputas... 27 1.2. Breve histórico... 33 1.3. Bibliografia recomendada...

Leia mais

MEDIAÇÃO Simone Tassinari Cardoso

MEDIAÇÃO Simone Tassinari Cardoso MEDIAÇÃO Simone Tassinari Cardoso Como? Onde? Quando? O que acontece se não? Panorama atual Resolução 125 CNJ 2010: Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito

Leia mais

CURSO I CONCILIADOR E MEDIADOR EXTRAJUDICIAL

CURSO I CONCILIADOR E MEDIADOR EXTRAJUDICIAL CURSO I CONCILIADOR E MEDIADOR EXTRAJUDICIAL CURSO DE FORMAÇÃO EM ARBITRAGEM, CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO EXTRAJUDICIAL NOS MOLDES DA LEGISLAÇÃO (RESOLUÇÃO 125 CNJ, LEIS 13.140/2015, LEI 13.129/2015 E 13.105/2015)

Leia mais

O curso será ministrado em português por dois professores certificados pelo CMAP.

O curso será ministrado em português por dois professores certificados pelo CMAP. PROGRAMA Trata-se de programa intensivo, com sólida formação técnica e treinamento com trabalhos práticos. O curso será agendado de forma a ministrar um conteúdo máximo num prazo mínimo, respeitando o

Leia mais

Poll Everywhere Baixar em... Play Store

Poll Everywhere Baixar em... Play Store Poll Everywhere Baixar em... Play Store ACESSO- WI-FI REDE : FIPECAFI WIFI SENHA: contabilidade Poll Everywhere Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores Resolução 125/2010 do CNJ Objetivos do

Leia mais

Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores. Resolução 125/2010 do CNJ

Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores. Resolução 125/2010 do CNJ Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores Resolução 125/2010 do CNJ Objetivos do Curso Transmitir informações teóricas gerais sobre a conciliação e a mediação, bem como vivência prática para aquisição

Leia mais

XI CONGRESSO ESTADUAL DE MAGISTRADOS Montevideo Uruguai Setembro/2015

XI CONGRESSO ESTADUAL DE MAGISTRADOS Montevideo Uruguai Setembro/2015 XI CONGRESSO ESTADUAL DE MAGISTRADOS Montevideo Uruguai Setembro/2015 PROPONENTES: Genacéia da Silva Alberton, Desembargadora Coordenadora do Núcleo de Estudos de Mediação da Escola Superior da Magistratura

Leia mais

Curso de Aperfeiçoamento para fins de Promoção por Merecimento - Administração Judiciária (Semipresencial) Público-alvo: magistrados catarinenses

Curso de Aperfeiçoamento para fins de Promoção por Merecimento - Administração Judiciária (Semipresencial) Público-alvo: magistrados catarinenses Capacitação em Competências de Mediação Judicial Joinville Público-alvo: servidores e voluntários/conveniados que atuam nas varas cíveis, juizados especiais e nos serviços não adversariais implantados

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 125, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2010.

RESOLUÇÃO Nº 125, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2010. Texto compilado a partir da redação dada pela Emenda nº 01/2013 e pela Emenda nº 02/2016. RESOLUÇÃO Nº 125, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2010. Dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado

Leia mais

CURSO DE MEDIAÇÃO JUDICIAL TURMA 04 OBSERVATÓRIO DA PACIFICAÇÃO SOCIAL/UFBA EDITAL DE SELEÇÃO

CURSO DE MEDIAÇÃO JUDICIAL TURMA 04 OBSERVATÓRIO DA PACIFICAÇÃO SOCIAL/UFBA EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE MEDIAÇÃO JUDICIAL TURMA 04 OBSERVATÓRIO DA PACIFICAÇÃO SOCIAL/UFBA EDITAL DE SELEÇÃO O Tribunal de Justiça do Estado da promove, com a supervisão do Conselho Nacional de Justiça, em parceria com

Leia mais

Visa resolver o conflito de maneira amigável, em uma conversa feita pelas partes com o objetivo de avaliar a possibilidade de um acordo.

Visa resolver o conflito de maneira amigável, em uma conversa feita pelas partes com o objetivo de avaliar a possibilidade de um acordo. CONCEITO A conciliação é um processo, na medida em que possui procedimentos estabelecidos, de forma lógica e cronológica, para se alcançar um determinado fim. Visa resolver o conflito de maneira amigável,

Leia mais

108 milhões SOLUÇÃO DE CONFLITOS: MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM. de ações no Judiciário. Marco Buzzi

108 milhões SOLUÇÃO DE CONFLITOS: MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM. de ações no Judiciário. Marco Buzzi SOLUÇÃO DE CONFLITOS: MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM Marco Buzzi 108 milhões de ações no Judiciário Placar da Justiça - Associação de Magistrados Brasileiros AMB 1 (09/2016) 2 1 TAXA ANUAL DE CONGESTIONAMENTO

Leia mais

Ordenações Filipinas Livro 3 T.20, 1 : E no começo da demanda dirá o Juiz a ambas as partes que, antes que façam as despesas e se sigam entre eles o

Ordenações Filipinas Livro 3 T.20, 1 : E no começo da demanda dirá o Juiz a ambas as partes que, antes que façam as despesas e se sigam entre eles o Ordenações Filipinas Livro 3 T.20, 1 : E no começo da demanda dirá o Juiz a ambas as partes que, antes que façam as despesas e se sigam entre eles o ódio e as dissensões, se devem concordar e não gastar

Leia mais

Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação

Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação Regina Lima e Souza CEO- Centro Mediar e Conciliar CEO do Centro Mediar & Conciliar- Cursos de Mediação. Mediadora

Leia mais

E D I T A L N. 29/2011

E D I T A L N. 29/2011 E D I T A L N. 29/2011 CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE SERVIDORES E FUNCIONÁRIOS DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE ALAGOAS O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, Desembargador SEBASTIÃO COSTA

Leia mais

A Resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça e o NUPEMEC Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos Criado pelo

A Resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça e o NUPEMEC Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos Criado pelo * A Resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça e o NUPEMEC Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos Criado pelo Provimento CSM 1868/2011, revogado. Provimento CSM 2348/2016

Leia mais

Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores. Resolução 125/2010 do CNJ

Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores. Resolução 125/2010 do CNJ Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores Resolução 125/2010 do CNJ INFORMAÇÕES OBJETIVOS DO CURSO TRANSMITIR INFORMAÇÕES TEÓRICAS GERAIS SOBRE A CONCILIAÇÃO E A MEDIAÇÃO, BEM COMO VIVÊNCIA PRÁTICA

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2018/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

O Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito e a Coordenação de Direito da Faculdade Católica de Rondônia - FCR RESOLVEM:

O Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito e a Coordenação de Direito da Faculdade Católica de Rondônia - FCR RESOLVEM: O Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito e a Coordenação de Direito da Faculdade Católica de Rondônia - FCR RESOLVEM: Estabelecer as normas inerentes à realização de atividade simulada, doravante

Leia mais

Curso de Arbitragem 1 FRANCISCO JOSÉ CAHALI

Curso de Arbitragem 1 FRANCISCO JOSÉ CAHALI Curso de Arbitragem 1 Curso de Arbitragem 10 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 11 1. INTRODUÇÃO... 23 1.1 Introdução às alternativas adequadas de resolução de disputas... 25 1.2 Breve histórico... 30 1.3 Bibliografia

Leia mais

ACESSO- WI-FI REDE : FIPECAFI WIFI. SENHA: contabilidade

ACESSO- WI-FI REDE : FIPECAFI WIFI. SENHA: contabilidade ACESSO- WI-FI REDE : FIPECAFI WIFI SENHA: contabilidade Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores Resolução 125/2010 do CNJ Objetivos do Curso Transmitir informações teóricas gerais sobre a conciliação

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES ÁREAS DE UTILIZAÇÃO DA MEDIAÇÃO. Dra. Ana Luiza Pretel 23 /03 / 2016

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES ÁREAS DE UTILIZAÇÃO DA MEDIAÇÃO. Dra. Ana Luiza Pretel 23 /03 / 2016 CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES ÁREAS DE UTILIZAÇÃO DA MEDIAÇÃO Dra. Ana Luiza Pretel 23 /03 / 2016 ÁREAS DE UTILIZAÇÃO DA MEDIAÇÃO 1.Esperamos alcançar o que? resolvermos a questão

Leia mais

PROJETO DE CAPCITAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ARBITROS

PROJETO DE CAPCITAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ARBITROS PROJETO DE CAPCITAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ARBITROS Aracaju, abril de 2017 CURSO PRESENCIAL DE FORMAÇÃO DE ÁRBITROS APRESENTAÇÃO. A arbitragem, enquanto método alternativo de resolução de conflitos

Leia mais

ACESSO- WI-FI REDE : FIPECAFI WIFI. SENHA: contabilidade

ACESSO- WI-FI REDE : FIPECAFI WIFI. SENHA: contabilidade ACESSO- WI-FI REDE : FIPECAFI WIFI SENHA: contabilidade Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores Resolução 125/2010 do CNJ Objetivos do Curso Transmitir informações teóricas gerais sobre a conciliação

Leia mais

CURSO DE MEDIAÇÃO JUDICIAL TURMA 03 OBSERVATÓRIO DA PACIFICAÇÃO SOCIAL/UFBA EDITAL DE SELEÇÃO

CURSO DE MEDIAÇÃO JUDICIAL TURMA 03 OBSERVATÓRIO DA PACIFICAÇÃO SOCIAL/UFBA EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE MEDIAÇÃO JUDICIAL TURMA 03 OBSERVATÓRIO DA PACIFICAÇÃO SOCIAL/UFBA EDITAL DE SELEÇÃO O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia promove, com a supervisão do Conselho Nacional de Justiça, em parceria

Leia mais

Pós-Graduação Lato Sensu Mediação e os Métodos Adequados de Solução de Conflitos- 2016

Pós-Graduação Lato Sensu Mediação e os Métodos Adequados de Solução de Conflitos- 2016 Pós-Graduação Lato Sensu Mediação e os Métodos Adequados de Solução de Conflitos- 2016 Credenciado pelo NUPEMEC Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro 380 horas-aula Objetivo Promover o estudo

Leia mais

MEDIAÇÃO - LEGISLAÇÃO (TABELA ELABORADA POR CARLA SABOIA)

MEDIAÇÃO - LEGISLAÇÃO (TABELA ELABORADA POR CARLA SABOIA) MEDIAÇÃO - LEGISLAÇÃO (TABELA ELABORADA POR CARLA SABOIA) Tópico Extrajudicial Judicial (Lei) Lei CPC Normas e princípios gerais Prestígio à solução consensual dos conflitos, que deve ser estimulada (art.

Leia mais

Curso de formação de mediadores de conflitos a habilitar para a prestação de serviços de mediação pública no âmbito dos julgados de paz.

Curso de formação de mediadores de conflitos a habilitar para a prestação de serviços de mediação pública no âmbito dos julgados de paz. Curso de formação de mediadores de conflitos a habilitar para a prestação de serviços de mediação pública no âmbito dos julgados de paz. 1. Objectivo: Esta formação de Mediação no âmbito dos julgados de

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES MONITORES PARA O CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES MONITORES PARA O CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES MONITORES PARA O CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO A Diretoria da FCHPE e a Coordenação do Curso de Direito da Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco, com base no ANEXO

Leia mais

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS GERAIS:

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS GERAIS: PLANO DE ENSINO FACULDADE: Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais CURSO: Direito Período: 3 DEPARTAMENTO: Ano: 2016 DISCIPLINA: Teoria Geral do Processo CARGA HORÁRIA: 80 horas PRÉ-REQUISITO: não há.

Leia mais

COMUNICADO Nº 445/2015

COMUNICADO Nº 445/2015 caderno 1 ADMINISTRATIVO Presidente: José Renato Nalini Ano VIII Edição 1969 São Paulo, quinta-feira, 17 de setembro de 2015 www.dje.tjsp.jus.br TRIBUNAL DE JUSTIÇA SEMA - Secretaria da Magistratura COMUNICADO

Leia mais

Programa de Pacificação Restaurativa em Londrina

Programa de Pacificação Restaurativa em Londrina Programa de Pacificação Restaurativa em Londrina Apresentação O presente documento apresenta um resumo da proposta de implantação de um Programa de Pacificação Restaurativa em Londrina e expõe para apreciação

Leia mais

Panorama Mundial da Mediação

Panorama Mundial da Mediação Panorama Mundial da Mediação Panorama Mundial da Mediação Raízes Multidisciplinares da Resolução de Disputas Antropologia; Sociologia; Psicologia Social e Cognitiva; Economia; Ciência Política. Panorama

Leia mais

Mediação e Recuperação Judicial

Mediação e Recuperação Judicial Mediação e Recuperação Judicial Operacionalidade Tradicional do Judiciário Operacionalidade da Justiça no quadro da instituição legal-racional weberiana Despersonalização dos conflitos Norma como best

Leia mais

O QUE É MEDIAÇÃO? a mediação é a via principal de resolução de conflitos

O QUE É MEDIAÇÃO? a mediação é a via principal de resolução de conflitos O QUE É MEDIAÇÃO? Embora, no Brasil, o tema da Mediação seja de certo modo novo, ela há muito tempo é utilizada em várias culturas no mundo, como a judaica, a cristã, a islâmica, a hinduísta, a budista,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL SUJEITOS DA RELAÇÃO PROCESSUAL Dos Auxiliares da Justiça Parte 4 Prof(a). Bethania Senra CPC, art. 164. O intérprete ou tradutor, oficial ou não, é obrigado a desempenhar seu ofício,

Leia mais

Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação

Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação Regina Lima de Souza CEO- Centro Mediar e Conciliar CEO do Centro Mediar & Conciliar- Cursos de Mediação. Mediadora

Leia mais

Edital I Torneio Internacional de Mediação

Edital I Torneio Internacional de Mediação Edital I Torneio Internacional de Mediação Artigo 1º - O I Torneio Internacional de Mediação é uma competição entre equipes de mediação de faculdades de Direito, organizado pela Escola Superior da Magistratura

Leia mais

CEJUSC 125/ , - FAMAZ,

CEJUSC 125/ , - FAMAZ, EDITAL DE ABERTURA Nº 02/2015 CEJUSC-FAMAZ/TJPA - PROCESSO SELETIVO PARA COMPOSIÇÃO DO BANCO DE MEDIADORES/CONCILIADORES JUDICIAIS VOLUNTÁRIOS DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ A Excelentíssima

Leia mais

ESCOLA DO DIREITO. CARGA HORÁRIA: - 40(quarenta) horas. - Reconhecidas integralmente, como atividade complementar, para aluno UnP.

ESCOLA DO DIREITO. CARGA HORÁRIA: - 40(quarenta) horas. - Reconhecidas integralmente, como atividade complementar, para aluno UnP. CURSO PRÁTICO DE LICITAÇÕES - FILIPE GUSTAVO BARBOSA MAUX Advogado militante e Consultor Jurídico na área de Licitações e Contratos. Professor de Direito Administrativo da graduação e da pós-graduação

Leia mais

EDITAL Nº 03/2017 SELEÇÃO DE CHEFE DO 5º CEJUSC DE ANÁPOLIS

EDITAL Nº 03/2017 SELEÇÃO DE CHEFE DO 5º CEJUSC DE ANÁPOLIS 1/5 EDITAL Nº 03/2017 SELEÇÃO DE CHEFE DO 5º CEJUSC DE ANÁPOLIS Fabiane Fries, diretora da Faculdade do Instituto Brasil de Ciência e Tecnologia Ltda. (FIBRA), no uso de suas atribuições legais frente

Leia mais

Aula 33. A resolução 125 do CNJ traz o sentido/interpretação que deve ser dado aos princípios por ela previstos:

Aula 33. A resolução 125 do CNJ traz o sentido/interpretação que deve ser dado aos princípios por ela previstos: Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Princípios Informadores da Conciliação e da Mediação. CPC - Resolução n 125 e Lei Brasileira de Mediação. / 33 Professor: Edward Carlyle

Leia mais

LDB Lei de Diretrizes e Bases

LDB Lei de Diretrizes e Bases PEDAGOGIA LDB Lei de Diretrizes e Bases Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional O pedagogo estuda as teorias da ciência da educação e do ensino É

Leia mais

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE AIMORÉS SUMÁRIO

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE AIMORÉS SUMÁRIO REGULAMENTO DO PROJETO EMPRESARIAL CURSO DE ADMINISTRAÇÃO AIMORÉS/MG SUMÁRIO REGULAMENTO DO PROJETO EMPRESARIAL... 1 Objetivos... 4 Objetivos Específicos... 4 Duração do Projeto Empresarial... 5 Disciplina

Leia mais

O primeiro curso já tendo diversas pessoas inscritas tem início no próximo dia 16 de dezembro.

O primeiro curso já tendo diversas pessoas inscritas tem início no próximo dia 16 de dezembro. A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) é detentora de uma sólida trajetória na área do ensino, possuindo uma experiência e tecnologia reconhecida pelos milhares de alunos que já passaram pelos seus mais

Leia mais

CURSO DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS A HABILITAR À PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MEDIAÇÃO NOS JULGADOS DE PAZ

CURSO DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS A HABILITAR À PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MEDIAÇÃO NOS JULGADOS DE PAZ CURSO DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS A HABILITAR À PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MEDIAÇÃO NOS JULGADOS DE PAZ 1. OBJECTIVOS Esta formação de Mediação no âmbito da MEDIAÇÃO NO ÂMBITO DOS JULGADOS DE PAZ visa dotar

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Demais Legislações Extravagantes Profª. Tatiana Constancio -Previsão Constitucional: PREÂMBULO Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte

Leia mais

ABADI / AVM PÓS-GRADUAÇÃO EM EXCELÊNCIA NO DIREITO IMOBILIÁRIO

ABADI / AVM PÓS-GRADUAÇÃO EM EXCELÊNCIA NO DIREITO IMOBILIÁRIO ABADI / AVM PÓS-GRADUAÇÃO EM EXCELÊNCIA NO DIREITO IMOBILIÁRIO O interesse pelo Direito Imobiliário vem aumentando na medida em que o setor foi recentemente um dos que mais cresceram no país, gerando mais

Leia mais

SGETES LABORATÓRIO DE INOVAÇÕES EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO PERMANENTE. SEMINÁRIO COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO

SGETES LABORATÓRIO DE INOVAÇÕES EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO PERMANENTE. SEMINÁRIO COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO SGETES LABORATÓRIO DE INOVAÇÕES EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO PERMANENTE. SEMINÁRIO COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO APRESENTAÇÃO IDISA 2018 INSTITUTO DE DIREITO SANITÁRIO

Leia mais

SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS RESOLUÇÃO Nº 1/2008

SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS RESOLUÇÃO Nº 1/2008 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS Campus Universitário Viçosa, MG 36570-000 Telefone: (31) 3899-2127 - Fax: (31) 3899-1229 - E-mail: soc@ufv.br RESOLUÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTAGIO SUPERVISIONADO:

REGULAMENTO DO ESTAGIO SUPERVISIONADO: REGULAMENTO DO ESTAGIO SUPERVISIONADO: O ensino jurídico brasileiro, consoante a Resolução do CNE/CES n 9, de 29 setembro 2004, deve munir o acadêmico de conceitos teóricos robustos, mas deve articulá-los

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (29/08/2018). Jurisdição.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (29/08/2018). Jurisdição. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (29/08/2018). Jurisdição. Autotutela poder da própria pessoa em proteger seus interesses. A autotutela

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS FACULDADE CATÓLICA SANTA TERESINHA CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Autorizada pela Portaria nº 3.892 - MEC DOU 26.11.2004 CNPJ N 05.845.288/0001-19 A Missão da Faculdade Católica Santa Teresinha

Leia mais