A Resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça e o NUPEMEC Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos Criado pelo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça e o NUPEMEC Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos Criado pelo"

Transcrição

1 * A Resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça e o NUPEMEC Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos Criado pelo Provimento CSM 1868/2011, revogado. Provimento CSM 2348/2016

2 *

3 Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos Resolução 125 do CNJ

4 *

5 desenvolver a Política Judiciária de tratamento adequado dos conflitos de interesses

6 planejar, implementar, manter e aperfeiçoar as ações voltadas ao cumprimento da política e suas metas

7 atuar na interlocução com outros Tribunais (FONAMEC) e com os órgãos integrantes da rede mencionada na Resolução 125

8 instalar Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSCs que concentrarão a realização das sessões de conciliação e mediação que estejam a cargo de conciliadores e mediadores, dos órgãos por eles abrangidos

9 Incentivar ou promover capacitação, treinamento e atualização permanente de magistrados, servidores, conciliadores e mediadores nos métodos consensuais de solução de conflitos

10 Propor ao Tribunal a realização de convênios e parcerias com entes públicos e privados

11 criar e manter cadastro estadual de conciliadores e mediadores, de forma a regulamentar o processo de inscrição e de desligamento disponível no Portal do Tribunal de Justiça do Estado de SP Regulamentar, se for o caso, a remuneração de conciliadores e mediadores

12 *

13 * requisitos gerais para a instalação Indicação do nome do juiz coordenador do centro judiciário; Definição de local (prédio do fórum ou prédio de terceiros) atendendo a estrutura mínima necessária, que depende do tamanho expectativa de atendimento, relacionada ao tamanho da Comarca ou região a ser atendida; Aprovação da planta baixa pela coordenadoria de Apoio Administrativo do NUPEMEC; Assinatura e homologação dos Termos de cooperação com os parceiros para a instalação e/ou funcionamento da unidade;

14 * requisitos gerais para a instalação Cadastro no sistema informatizado no Portal do TJSP Auxiliares da Justiça de mediadores judiciais e conciliadores capacitados nos termos da Resolução 125/2010 do CNJ que irão atuar no centro judiciário; Indicação do servidor que irá atuar como gestor da unidade; Autorização da instalação do centro judiciário pela Presidência; Placa de instalação. Recomendação: Capacitação prévia do servidor responsável pelo CEJUSC no Curso de Gestão de CEJUSCs realizado pelo Escola de Capacitação de Servidores do TJSP (EJUS)

15 * parceiros para a instalação Empresas ou órgãos públicos ou de caráter público: Secretarias do Governo do Estado, Prefeituras Municipais, Defensorias Públicas, Associações Comerciais, Cartórios Extrajudiciais, PROCON etc. Instituições de ensino: Faculdades, Universidades etc. Empresas privadas: lojas, supermercados, prestadoras de serviços, entre outras; Pessoas físicas. Ou seja: qualquer pessoa física ou jurídica que tenha interesse em contribuir com a cidadania!

16 * principais entidades parceiras para a instalação de CEJUSCs de 2011 a 2017 Faculdades; Prefeituras Municipais; Empresas Privadas; Pessoa físicas; Cartórios de registro civil, imóveis e tabeliães; Sindicatos; Associações Comerciais; Câmaras Municipais; Procons.

17 * como os parceiros podem contribuir instalação: Local para instalação dos centros judiciários; Equipamentos de informática, instalação de rede, mobiliário, entre outros; funcionamento: Colaboradores que irão trabalhar nas unidades; Água, luz, telefone, suprimentos de escritório e de limpeza, internet;

18 *Qual é o papel dos parceiros? Ceder espaço físico e cuidar de sua manutenção, inclusive com serviços de vigilância e limpeza. Fornecer móveis e material de consumo. Arcar com as despesas de água, energia e telefone. Fornecer computadores, impressoras e scanners. Disponibilizar funcionários e estagiários. Disponibilizar o acesso à rede INTRAGOV, para instalação do sistema SAJ/PG5, totalmente digital.

19 * Qual é o papel do TJ nessa parceria? Designar um juiz coordenador e, quando possível, um juiz adjunto para o CEJUSC. Nomear um servidor como Chefe de Seção exclusivamente para ser o responsável pelo CEJUSC. Desenvolver materiais de divulgação gráficos e de outras naturezas para que possam auxiliar na divulgação dos CEJUSCS e na cultura da pacificação. Capacitar conciliadores e funcionários para que a unidade seja um exemplo de atendimento ao público e de eficiência. Instalar o sistema SAJ/PG5 digital e realizar o suporte necessário.

20 *Objetivos Agilizar a prestação jurisdicional em 1ª e 2ª Instâncias, melhorando a produtividade e a qualidade dos serviços com redução de processos pendentes e acervo. Além disso, há gradativamente uma diminuição de custos para o Tribunal de Justiça, na medida em que os CEJUSCs em sua maioria são financiados por parceiros institucionais como Prefeituras, Faculdades, Associações, etc. Expandir a rede de conciliação no Estado.

21 * Objetivos Complementares Aprimorar o sistema informatizado SAJ. Aprimorar o desempenho dos CEJUSCs já instalados: aumentar quantidade de processos de conciliação retirados de cartório; aumentar a porcentagem de sucesso nas conciliações. Aperfeiçoar o atendimento prestado nos CEJUSCs: apresentar e adotar boas práticas que otimizem a organização dos serviços internos; aprimorar o atendimento da Rede Social e Cidadania (mutirões, itinerantes) Implantar a pesquisa de satisfação dos usuários dos serviços, bem como operacionalizar obtenção de dados e sua análise (hoje piloto em andamento em Embu das Artes).

22 *

23 São unidades do Poder Judiciário que podem ser instaladas por meio de parcerias com entidades públicas e privadas; Oferecem a mediação judicial e conciliação aos cidadãos como forma de resolução de seus conflitos; Podem ser instalados: em prédios do Tribunal de Justiça ou em imóveis de terceiros.

24 *

25 Conciliação e mediação pré-processual antes do ajuizamento do processo judicial; Conciliação e mediação processual durante o curso do processo judicial Serviços de Cidadania os CEJUSCS oferecem ou prestam orientações às partes sobre onde encontrá-los (emissão de documentos, assistência social e psicológica, orientação jurídica etc.).

26 Quais são os benefícios para o cidadão com a instalação do CEJUSC? As partes resolvem as questões em conjunto, de modo que todos saem ganhando; É mais rápido que o trâmite normal de um processo, até porque existe a possibilidade de se resolver tudo sem produção de provas; O resultado da conciliação tem força de decisão judicial, sendo o acordo homologado por um juiz de direito; O serviço é gratuito!

27 *

28 PROCESSUAL Distribuidor 1. 1 Cartório 1. 1 CEJUSC 1. 1 Não havendo acordo o juiz deve tentar a qualquer tempo conciliar as partes. (Art. 125, IV, CPC)

29 PROCESSUAL Distribuidor 1. 1 Cartório 1. 1 Câmaras Privadas 1. 1 Não havendo acordo o juiz deve tentar a qualquer tempo conciliar as partes. (Art. 125, IV, CPC)

30 PRÉ- PROCESSUAL CEJUSC Regulada pela Resolução 125/10 do CNJ; Presença dos advogados é facultativa; Ausência de taxas ou custas; Sem limite de valor ou natureza do litígio; Ausência de distribuição.

31 EXTRA PROCESSUAL CEJUSC Regulada pela Lei da Mediação nº /2015; Contrato de honorários; Ausência de distribuição.

32

33 3 *SETOR DE CIDADANIA Emissão de documentos; Serviços de assistência social; Serviços de auxílio ao consumidor, plataforma consumidor.gov.br (Cejusc Sorocaba) etc ORIENTA AS PARTES NA BUSCA DE SERVIÇOS PARA RESOLVER SUAS QUESTÕES

34 *

35 Causas de família divórcio, pedido de pensão alimentícia, guarda de filhos, regulamentação de visitas, entre outros Causas cíveis acidentes de trânsito, cobranças, dívidas bancárias, conflitos de vizinhança, entre outros Todos os acordos homologados pelo juiz tem eficácia de título executivo judicial.

36 *Legislação Câmaras Privadas Novo Código de Processo Civil Lei nº de 16 de março de 2015 Lei da Mediação Lei nº de 26 de junho de 2015 Provimento CSM 2.348/2016

37 *Câmaras Privadas Cadastradas no Tribunal de Justiça; Compostas por mediadores e conciliadores cadastrados no NUPEMEC; Vinculadas ao CEJUSC indicado para atendimento; Eventuais composições extraprocessuais e processuais serão homologadas pelos juízes dos CEJUSCs e varas, respectivamente.

38 *Câmaras Privadas Juízes indicarão câmaras como local de resolução de conflitos; As partes envolvidas no litígio poderão escolher a câmara; Participação de advogados acompanhando seus clientes.

39 *Câmaras Privadas Advogados capacitados e nomeados poderão compor a câmara como mediadores e conciliadores, desde que atuantes no CEJUSC

40 *Reflexão Ampliação da atividade do advogado; Importância do domínio de técnicas que capacitem os advogados a auxiliar adequadamente seus clientes;

41 * O programa, de adesão voluntária, consiste na subscrição, por parte da empresa participante, de um compromisso público de redução do número de ações judiciais em que figure como autora ou ré, mediante, entre outros, a adoção de soluções adequadas de resolução de conflitos.

42 * *PRINCIPAIS OBJETIVOS Incentivar a utilização dos métodos adequados de solução de disputas pelas empresas, especialmente os grandes litigantes, enfrentando conjuntamente a litigiosidade e reduzir o número de ações judiciais em estoque e os novos casos.

43 * -MUTIRÕES: -SABESP -ELETROPAULO -ESCOLAS PARTICULARES -MAFRE e Eletropaulo mediadora Maria Cristina

44

45 *AJINOMOTO

46 * SOLENIDADE DE ASSINTURA DE TERMO DE COMPROMISSO DO PROGRAMA EMPRESA AMIGA DA JUSTIÇA

47 * CURSO DE GESTÃO DE CEJUSC A Escola Judicial dos Servidores (EJUS), em parceria com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), concluiu o 3º Curso de Gestão de Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania Cejuscs, coordenado pela servidora Maria Cristina Fraguas Leal e DISPONIBILIZADO PARA TODO O PAÍS, GRATUITAMENTE, a partir de novembro

48 * CURSO DE GESTÃO DE CEJUSC Os pontos fundamentais sobre a função do gestor do CEJUSC: - o aumento da confiança do cidadão no serviço prestado; - a crença de que o CEJUSC elevará a humanização do Poder Judiciário; - o investimento pessoal no CEJUSC como uma inovação; - o apoio ao juiz coordenador por meio do alinhamento de procedimentos e organização do serviço; a elaboração de dados estatísticos e análise qualitativa da atuação de mediadores e conciliadores;

49 * CURSO DE GESTÃO DE CEJUSC - a implementação de atividades indicadas na Recomendação 50/2014 do CNJ: - como a adoção da oficina de parentalidade - e o incentivo aos juízes para que encaminhem processos à mediação. - Inscrições pelo aulanucleopermanente@tjsp.jus.br Vamos em frente, pois esta é uma política pública importante, pela qual podemos ajudar o cidadão, e sobretudo o Poder Judiciário, a mostrar uma face nova, que não é a do conflito, e sim a da pacificação.

50 *

51 RESULTADOS ALCANÇADOS PELOS CEJUSCS - CÍVEL

52

53 RESULTADOS ALCANÇADOS PELOS CEJUSCS FAMÍLIA

54

55 PRINCIPAIS PARCEIROS PARA A INSTALAÇÃO DOS CEJUSCS

56 * panorama das instalações 207CEJUSCS instalados 197 no interior 10na capital postos 39

57 MODELO CEJUSC ATENDIMENTO

58 MODELO CEJUSC SALA DE SESSÃO

59 MODELO CEJUSC SALA: MINISTÉRIO PÚBLICO DEFENSORIA - ADVOGADOS

60 MODELO CEJUSC SALA PARA PROCEDIMENTOS INTERNOS ADMINISTRATIVOS

61 MODELO CEJUSC SANITÁRIOS - ACESSIBILIDADE

62 MODELO CEJUSC

63 MODELO CEJUSC

64 ALGUNS CEJUSCS INSTALADOS CEJUSC de Assis Instalações CEJUSC de Catanduva Sala de conciliação CEJUSC de São Caetano do Sul Brinquedoteca CEJUSC de Amparo Triagem

65

66

67

68 *Maria Cristina Coluna Fraguas Leal Coordenadora de Apoio Administrativo do NUPEMEC do TJSP

A Resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça e o NUPEMEC Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos Criado pelo

A Resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça e o NUPEMEC Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos Criado pelo * A Resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça e o NUPEMEC Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos Criado pelo Provimento CSM 1868/2011, revogado. Provimento CSM 2348/2016

Leia mais

108 milhões SOLUÇÃO DE CONFLITOS: MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM. de ações no Judiciário. Marco Buzzi

108 milhões SOLUÇÃO DE CONFLITOS: MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM. de ações no Judiciário. Marco Buzzi SOLUÇÃO DE CONFLITOS: MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM Marco Buzzi 108 milhões de ações no Judiciário Placar da Justiça - Associação de Magistrados Brasileiros AMB 1 (09/2016) 2 1 TAXA ANUAL DE CONGESTIONAMENTO

Leia mais

Esclarece o funcionamento do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSC

Esclarece o funcionamento do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSC NOTA DE ESCLARECIMENTO Esclarece o funcionamento do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSC I DO CEJUSC 1) O CEJUSC, obrigatoriamente, deverá funcionar com o setor Pré- Processual,

Leia mais

SOLUÇÃO DE CONFLITOS: CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM7

SOLUÇÃO DE CONFLITOS: CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM7 SOLUÇÃO DE CONFLITOS: CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM7 MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS LEI DE ARBITRAGEM LEI DE MEDIAÇÃO O NOVO CPC A RESOLUÇÃO 125/2010-CNJ MICROSSISTEMA A RESOLUÇÃO 125/10-CNJ, O NOVO CÓDIGO

Leia mais

JULIANA MARIA POLLONI BARROS DOS SANTOS

JULIANA MARIA POLLONI BARROS DOS SANTOS JULIANA MARIA POLLONI BARROS DOS SANTOS Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista UNESP (2013). Tese de Doutorado Mediação familiar: diálogo interdisciplinar. Mestre em Direito pela

Leia mais

Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação

Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação Janda Thibes Mediação, Técnicas e Ambiente da Mediação Advogada, Membro da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem

Leia mais

CENTRO PERMANENTE DE CONCILIAÇÃO DOS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS

CENTRO PERMANENTE DE CONCILIAÇÃO DOS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS CENTRO PERMANENTE DE CONCILIAÇÃO DOS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS DA COMARCA DA CAPITAL TÍTULO EXECUTIVO EXTRAJUDICIAL RESOLUÇÃO Nº 125 DO CNJ DE 29 DE NOVEMBRO DE 2010 O Tribunal de Justiça do Rio disponibiliza

Leia mais

Nauraima da Rocha Martins

Nauraima da Rocha Martins ADVOGADA, MEMBRO DA CÂMARA DE CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM - OAB/SP. TUTORA EM MEDIAÇÃO JUDICIAL PELO MJ/ UNB/ ENAM, INSTRUTORA EM MEDIAÇÃO JUDICIAL CNJ, SUPERVISORA EM MEDIAÇÃO JUDICIAL CNJ, SUPERVISORA

Leia mais

Cúpula Justina de dezembro de Rio de Janeiro. Antonio Carlos de Toledo Negrão

Cúpula Justina de dezembro de Rio de Janeiro. Antonio Carlos de Toledo Negrão Cúpula Justina 2015 4 de dezembro de 2015 Rio de Janeiro Antonio Carlos de Toledo Negrão A Judicialização interessa a poucos, mas não interessa nem um pouco aos bancos. A FEBRABAN e os bancos vêm participando

Leia mais

PROVIMENTO Nº 2348/2016

PROVIMENTO Nº 2348/2016 Relatório de Legislação Página: 1 de 16 PROVIMENTO Nº 2348/2016 Data da Norma: 12/07/2016 Órgão expedidor: CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA Situação: (PUBLICADO NOVAMENTE POR CONTER CORREÇÃO) Fonte: DJE

Leia mais

Nauraima da Rocha Martins

Nauraima da Rocha Martins ADVOGADA, MEMBRO DA CÂMARA DE CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM - OAB/SP. TUTORA EM MEDIAÇÃO JUDICIAL PELO MJ/ UNB/ ENAM, INSTRUTORA EM MEDIAÇÃO JUDICIAL CNJ, SUPERVISORA EM MEDIAÇÃO JUDICIAL CNJ, SUPERVISORA

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 96, DE 27 DE OUTUBRO DE 2009.

RESOLUÇÃO Nº 96, DE 27 DE OUTUBRO DE 2009. RESOLUÇÃO Nº 96, DE 27 DE OUTUBRO DE 2009. Dispõe sobre o Projeto Começar de Novo no âmbito do Poder Judiciário, institui o Portal de Oportunidades e dá outras providencias. O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

Edital n. 006/ OBJETIVO

Edital n. 006/ OBJETIVO Edital n. 006/2014 Dispõe sobre o processo de seleção de servidores para participar do Curso RESOLUÇÃO DE CONFLITOS PARA REPRESENTANTES DE EMPRESAS, realizado pelo Centro de Educação a Distância da Universidade

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA JUSTIÇA DO TRABALHO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA JUSTIÇA DO TRABALHO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA JUSTIÇA DO TRABALHO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Processo gerencial, contínuo e dinâmico, que envolve toda estrutura organizacional, tendo em vista o planejamento do futuro mediante

Leia mais

Plano do Projeto. 1. Escopo ou finalidade do projeto. 2. Alinhamento estratégico. 3. Clientes do projeto

Plano do Projeto. 1. Escopo ou finalidade do projeto. 2. Alinhamento estratégico. 3. Clientes do projeto 1. Escopo finalidade do projeto O presente projeto tem por escopo a modernização dos processos dos cartórios de registro de imóveis da, abrangendo todo o ciclo, desde o ingresso até a manutenção e guarda

Leia mais

O QUE É MEDIAÇÃO? a mediação é a via principal de resolução de conflitos

O QUE É MEDIAÇÃO? a mediação é a via principal de resolução de conflitos O QUE É MEDIAÇÃO? Embora, no Brasil, o tema da Mediação seja de certo modo novo, ela há muito tempo é utilizada em várias culturas no mundo, como a judaica, a cristã, a islâmica, a hinduísta, a budista,

Leia mais

I ao III FONACOM Fórum Nacional de Conciliação e Mediação

I ao III FONACOM Fórum Nacional de Conciliação e Mediação I ao III FONACOM Fórum Nacional de Conciliação e Mediação Recomendação nº 1 Para garantir efetividade ao novo Código de Processo Civil, é recomendável a aprovação de lei de conciliação tributária, sendo

Leia mais

ESCOLA DE GESTÃO E DIREITO CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO I PRÁTICA CIVIL I 1º Semestre 2018

ESCOLA DE GESTÃO E DIREITO CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO I PRÁTICA CIVIL I 1º Semestre 2018 ESCOLA DE GESTÃO E DIREITO CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO I PRÁTICA CIVIL I 1º Semestre 2018 VISITAS 7º PERÍODO Aluno: Matrícula Turma: Os alunos do 7º período deverão

Leia mais

CONSIDERANDO a implantação do Processo Judicial Eletrônico - PJE no âmbito da Segunda Instância do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro;

CONSIDERANDO a implantação do Processo Judicial Eletrônico - PJE no âmbito da Segunda Instância do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro; DOERJ Publicação: quarta-feira, 31 de julho, páginas 03/04. ATO NORMATIVO CONJUNTO Nº 18/2013. Implanta o processo eletrônico nas Varas Cíveis do Fórum Central e dos Foros Regionais da Barra da Tijuca,

Leia mais

CONCILIAÇÃO E O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 12 e 13 de maio de 2016 ENUNCIADOS/RECOMENDAÇÕES

CONCILIAÇÃO E O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 12 e 13 de maio de 2016 ENUNCIADOS/RECOMENDAÇÕES CONCILIAÇÃO E O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 12 e 13 de maio de 2016 ENUNCIADOS/RECOMENDAÇÕES A conciliação em demandas de alta complexidade, relevância social e/ou com desdobramentos estadual e regional

Leia mais

Sindicato dos Mediadores Judiciais e Extrajudiciais do Estado de São Paulo

Sindicato dos Mediadores Judiciais e Extrajudiciais do Estado de São Paulo Ofício nº 04/2018 São Paulo, 12 de março de 2018. Ilma.Sra.Maria Cristina Coluna Fraguas Leal Coordenadora de Apoio Administrativo do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos NUPEMEC

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 125, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2010.

RESOLUÇÃO Nº 125, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2010. Texto compilado a partir da redação dada pela Emenda nº 01/2013. RESOLUÇÃO Nº 125, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2010. Dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses

Leia mais

Núcleo de Prática Jurídica

Núcleo de Prática Jurídica Núcleo de Prática Jurídica VISITAS 7º e 8º SEMESTRE ALUNO(A): Matrícula: Semestre: ( ) 7º ( ) 8º Os alunos do 7º e 8º semestres deverão realizar 12(doze) visitas dentre as opções relacionadas. Não serão

Leia mais

PROPOSTAS PARA REUNIÃO DE ANÁLISE ESTRATÉGICA 18/02/2011 METAS E INICIATIVAS ESTRATÉGICAS 2011

PROPOSTAS PARA REUNIÃO DE ANÁLISE ESTRATÉGICA 18/02/2011 METAS E INICIATIVAS ESTRATÉGICAS 2011 1. Julgar quantidade igual à de processos de Julgar quantidade igual à de processos de Proj. Comitê de Eficiência Operacional conhecimento distribuídos em 2010 e parcela do conhecimento distribuídos em

Leia mais

Núcleo de Prática Jurídica VISITAS

Núcleo de Prática Jurídica VISITAS Núcleo de Prática Jurídica VISITAS Aluno(a): Matrícula: Semestre: ( ) 7º ( ) 8º Período: ( ) Matutino ( ) Noturno Prazo de Entrega: / / Data da Entrega: / / Os alunos do 7º e 8º semestre deverão realizar

Leia mais

Ordenações Filipinas Livro 3 T.20, 1 : E no começo da demanda dirá o Juiz a ambas as partes que, antes que façam as despesas e se sigam entre eles o

Ordenações Filipinas Livro 3 T.20, 1 : E no começo da demanda dirá o Juiz a ambas as partes que, antes que façam as despesas e se sigam entre eles o Ordenações Filipinas Livro 3 T.20, 1 : E no começo da demanda dirá o Juiz a ambas as partes que, antes que façam as despesas e se sigam entre eles o ódio e as dissensões, se devem concordar e não gastar

Leia mais

F. P. DO NASCIMENTO - ME FACULDADE INTEGRADA DE ADVOCACIA DA AMAZÔNIA FIAMA

F. P. DO NASCIMENTO - ME FACULDADE INTEGRADA DE ADVOCACIA DA AMAZÔNIA FIAMA F. P. DO NASCIMENTO - ME FACULDADE INTEGRADA DE ADVOCACIA DA AMAZÔNIA FIAMA REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2017 TÍTULO I DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

Leia mais

DO OBJETO DO PLANO DE TRABALHO

DO OBJETO DO PLANO DE TRABALHO GECONT/CONTRAT Cv. XX/XX TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA QUE ENTRE SI CELEBRAM O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, O COMITE ESTADUAL DE SAÚDE DE MINAS GERAIS E O MUNICÍPIO DE /MG O TRIBUNAL DE

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DAS INSTITUIÇÕES DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM

CONSELHO NACIONAL DAS INSTITUIÇÕES DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM Norteador de Boas Práticas em Mediação - CONIMA Considerando que a Mediação é um meio autocompositivo de prevenção e gestão de controvérsias pelo qual os envolvidos constroem o consenso que melhor atenda

Leia mais

Indisponibilidade de Serviços On-line

Indisponibilidade de Serviços On-line Indisponibilidade de Serviços On-line Conforme Comunicado Conjunto nº 2.340/16 (DJE de 19/12/16), das 0 hora do dia 2 à 0 hora do dia 9 de janeiro de 2017 estarão indisponíveis: a) Os Sistemas de Automação

Leia mais

EDITAL Nº 03/2017 SELEÇÃO DE CHEFE DO 5º CEJUSC DE ANÁPOLIS

EDITAL Nº 03/2017 SELEÇÃO DE CHEFE DO 5º CEJUSC DE ANÁPOLIS 1/5 EDITAL Nº 03/2017 SELEÇÃO DE CHEFE DO 5º CEJUSC DE ANÁPOLIS Fabiane Fries, diretora da Faculdade do Instituto Brasil de Ciência e Tecnologia Ltda. (FIBRA), no uso de suas atribuições legais frente

Leia mais

Plano de Atuação Defensoria Pública de MS Mato Grosso do Sul

Plano de Atuação Defensoria Pública de MS Mato Grosso do Sul Plano de Atuação Defensoria Pública de MS 2017-2019 Mato Grosso do Sul Estrutura Organizacional Órgãos da Administração Superior Órgãos de Atuação Órgão de Execução: os Defensores Públicos do Estado Órgãos

Leia mais

OS CEJUSC E O CÓDIGO DE ÉTICA DE CONCILIADORES E MEDIADORES JUDICIAIS. Ricardo Santovito

OS CEJUSC E O CÓDIGO DE ÉTICA DE CONCILIADORES E MEDIADORES JUDICIAIS. Ricardo Santovito OS CEJUSC E O CÓDIGO DE ÉTICA DE CONCILIADORES E MEDIADORES JUDICIAIS Ricardo Santovito I Introdução: O Conselho Nacional de Justiça 1. Conceito: O Conselho Nacional de Justiça é um órgão do Poder Judiciário

Leia mais

PROCESSOS E AUDIÊNCIAS REALIZADAS NO EMAJ

PROCESSOS E AUDIÊNCIAS REALIZADAS NO EMAJ PROCESSOS E AUDIÊNCIAS REALIZADAS NO EMAJ 2012.1 Informações sobre dados estatísticos referentes aos processos acompanhados pelos professores-orientadores e pelos acadêmicos-estagiários do Escritório Modelo

Leia mais

Mediação de Conflitos. Fone: (11) /

Mediação de Conflitos.  Fone: (11) / Mediação de Conflitos www.lscamara.com.br Fone: (11) 3104-1081 / 987631969 O que é Mediação? A mediação é um processo voluntário que oferece àqueles que estão vivenciando um conflito de relação continuada,

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES ÁREAS DE UTILIZAÇÃO DA MEDIAÇÃO. Dra. Ana Luiza Pretel 23 /03 / 2016

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES ÁREAS DE UTILIZAÇÃO DA MEDIAÇÃO. Dra. Ana Luiza Pretel 23 /03 / 2016 CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES ÁREAS DE UTILIZAÇÃO DA MEDIAÇÃO Dra. Ana Luiza Pretel 23 /03 / 2016 ÁREAS DE UTILIZAÇÃO DA MEDIAÇÃO 1.Esperamos alcançar o que? resolvermos a questão

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ COMARCA DE UNIÃO DA VITÓRIA/PR

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ COMARCA DE UNIÃO DA VITÓRIA/PR PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ COMARCA DE UNIÃO DA VITÓRIA/PR Rua Professora Amazília, 780 - União da Vitória/PR - CEP: 84.600-000 - Fone: (42) 3523-8859 TERMO DE CONVÊNIO MINUTA 06/12/2016 O TRIBUNAL

Leia mais

CNJ - Prov. n. 72/18 - Dispõe sobre medidas de incentivo à quitação ou à renegociação de dívidas protestadas PROVIMENTO N. 72, DE 27 DE JUNHO DE 2018.

CNJ - Prov. n. 72/18 - Dispõe sobre medidas de incentivo à quitação ou à renegociação de dívidas protestadas PROVIMENTO N. 72, DE 27 DE JUNHO DE 2018. CNJ - Prov. n. 72/18 - Dispõe sobre medidas de incentivo à quitação ou à renegociação de dívidas protestadas PROVIMENTO N. 72, DE 27 DE JUNHO DE 2018. Dispõe sobre medidas de incentivo à quitação ou à

Leia mais

CORPO DOCENTE CENTROMEDIAR

CORPO DOCENTE CENTROMEDIAR CORPO DOCENTE CENTROMEDIAR MARIA CRISTINA C. FRÁGUAS MÓDULO TEÓRICO Políticas Públicas NAURAÍNA ROCHA MARTINS MÓDULO TEÓRICO Práticas de Mediação ROBERTA AMARO MÓDULO TEÓRICO Ambiente da Mediação Práticas

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO COMPONENTE CURRICULAR: Serviço de Assistência Jurídica SAJ II PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO COMPONENTE CURRICULAR: Serviço de Assistência Jurídica SAJ II PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO COMPONENTE CURRICULAR: Serviço de Assistência Jurídica SAJ II CÓDIGO: DIR-482 Carga Horária: 30h PRÉ-REQUISITO: - PERÍODO LETIVO: 2016.2 Turma: 8º semestre PROFESSOR: - TITULAÇÃO:

Leia mais

Mediação e Recuperação Judicial

Mediação e Recuperação Judicial Mediação e Recuperação Judicial Operacionalidade Tradicional do Judiciário Operacionalidade da Justiça no quadro da instituição legal-racional weberiana Despersonalização dos conflitos Norma como best

Leia mais

AUTOCOMPOSIÇÃO NO NOVO CPC Profa. Ma. MEYRE ELIZABETH CARVALHO SANTANA

AUTOCOMPOSIÇÃO NO NOVO CPC Profa. Ma. MEYRE ELIZABETH CARVALHO SANTANA AUTOCOMPOSIÇÃO NO NOVO CPC Profa. Ma. MEYRE ELIZABETH CARVALHO SANTANA AUTOCOMPOSIÇÃO CONCEITO E COMPREENSÃO Autocomposição é um dos modos de solução de conflitos sociais disponíveis no ordenamento jurídico

Leia mais

Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação

Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação Regina Lima e Souza CEO- Centro Mediar e Conciliar CEO do Centro Mediar & Conciliar- Cursos de Mediação. Mediadora

Leia mais

CAPACITAÇÃO CONCILIAÇÃO JUDICIAL PRESENCIAL

CAPACITAÇÃO CONCILIAÇÃO JUDICIAL PRESENCIAL CAPACITAÇÃO CONCILIAÇÃO JUDICIAL PRESENCIAL Identificação do curso Empresa: Centro de Mediadores Instituto de Ensino. Titulo do curso: Capacitação em Conciliação Judicial Modalidade: Presencial. Pré-requisito:

Leia mais

ANEXO IV DO REGULAMENTO 05/2015 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA OS TESTES DE CONHECIMENTO E APTIDÃO 3ª ETAPA

ANEXO IV DO REGULAMENTO 05/2015 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA OS TESTES DE CONHECIMENTO E APTIDÃO 3ª ETAPA ANEXO IV DO REGULAMENTO 05/2015 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA OS TESTES DE CONHECIMENTO E APTIDÃO 3ª ETAPA FUNÇÃO PÚBLICA: GESTOR DE AÇÕES DE DEFESA DO CONSUMIDOR Ementa de conhecimentos específicos de Gestor

Leia mais

Conciliação e mediação no novo CPC. De forma sintética enumeramos as novidades trazidas pelo novo CPC a respeito das regras de conciliação e mediação.

Conciliação e mediação no novo CPC. De forma sintética enumeramos as novidades trazidas pelo novo CPC a respeito das regras de conciliação e mediação. Conciliação e mediação no novo CPC Por Fernanda Muraro Bonatto De forma sintética enumeramos as novidades trazidas pelo novo CPC a respeito das regras de conciliação e mediação. Novidade n. 1: O estímulo

Leia mais

Regulamento para Inscrições no IX Prêmio Innovare. Capítulo I Do Prêmio Innovare e suas finalidades

Regulamento para Inscrições no IX Prêmio Innovare. Capítulo I Do Prêmio Innovare e suas finalidades Regulamento para Inscrições no IX Prêmio Innovare Capítulo I Do Prêmio Innovare e suas finalidades art 1º. O Prêmio Innovare é um instrumento para identificar, premiar e disseminar práticas bem sucedidas

Leia mais

Curso de Aperfeiçoamento para fins de Promoção por Merecimento - Administração Judiciária (Semipresencial) Público-alvo: magistrados catarinenses

Curso de Aperfeiçoamento para fins de Promoção por Merecimento - Administração Judiciária (Semipresencial) Público-alvo: magistrados catarinenses Capacitação em Competências de Mediação Judicial Joinville Público-alvo: servidores e voluntários/conveniados que atuam nas varas cíveis, juizados especiais e nos serviços não adversariais implantados

Leia mais

Dispõe sobre a regulamentação do processo eletrônico no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e dá outras providências.

Dispõe sobre a regulamentação do processo eletrônico no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e dá outras providências. Legislação Formato de impressão: Sim plificado Detalhado Texto da norm a Imprimir Informações Gerais Matéria : Estadual Tipo da Norma : RESOLUÇÃO Número da Norma : 551 Data da Norma : 31/08/2011 Órgão

Leia mais

Acesso à justiça, meios alternativos de resolução de conflitos e serviço de mediação familiar

Acesso à justiça, meios alternativos de resolução de conflitos e serviço de mediação familiar Acesso à justiça, meios alternativos de resolução de conflitos e serviço de mediação familiar Autore: Larissa Tenfen Silva In: Diritto brasiliano Sumário: 1. Acesso à Justiça e meios alternativos de resolução

Leia mais

Setor de Certidão da Corregedoria Geral de Justiça.

Setor de Certidão da Corregedoria Geral de Justiça. PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS DIVISÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE Sistema de Gestão da Qualidade PROCEDIMENTO P. TJAM 47 Setor de Certidão da Corregedoria. Elaborado por: Roberto

Leia mais

1. INDEPENDÊNCIA JUDICIAL E LIBERDADE DE EXPRESSÃO SÃO BASES DA DEMOCRACIA. 2. Competência criminal da Justiça do Trabalho

1. INDEPENDÊNCIA JUDICIAL E LIBERDADE DE EXPRESSÃO SÃO BASES DA DEMOCRACIA. 2. Competência criminal da Justiça do Trabalho 1. INDEPENDÊNCIA JUDICIAL E LIBERDADE DE EXPRESSÃO SÃO BASES DA DEMOCRACIA MAGISTRADAS E MAGISTRADOS DO TRABALHO REAFIRMAM A LIBERDADE DE EXPRESSÃO. NÃO HÁ AFRONTA À LOMAN NA MANIFESTAÇÃO DE PENSAMENTO.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL SUJEITOS DA RELAÇÃO PROCESSUAL Dos Auxiliares da Justiça Parte 5 Prof(a). Bethania Senra - Câmaras de medição e conciliação da Administração Pública: CPC, art. 174. A União, os

Leia mais

ASSISTÊNCIA JURÍDICA ITINERANTE ÀS COMUNIDADES HIPOSSUFICIENTES

ASSISTÊNCIA JURÍDICA ITINERANTE ÀS COMUNIDADES HIPOSSUFICIENTES ASSISTÊNCIA JURÍDICA ITINERANTE ÀS COMUNIDADES HIPOSSUFICIENTES PROJETO DE EXTENSÃO COMUNITÁRIA INTERDISCIPLINAR ATENDIMENTO JURÍDICO ITINERANTE ÀS COMUNIDADES HIPOSSUFICIENTE INSERINDO PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO,

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Organização da Justiça do Trabalho. MPT. Os órgãos do Poder Judiciário. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Organização da Justiça do Trabalho. MPT. Os órgãos do Poder Judiciário. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Organização da Justiça do Trabalho. MPT. Os órgãos do Poder Judiciário Prof. Cláudio Freitas - Decreto 22.132/32: JCJ (juntas de conciliação e julgamento: individuais) e CMC (comissão

Leia mais

Poder Judiciário Conselho Nacional de Justiça ESTRATÉGIA JUDICIÁRIO Poder Judiciário 2015/2020

Poder Judiciário Conselho Nacional de Justiça ESTRATÉGIA JUDICIÁRIO Poder Judiciário 2015/2020 Poder Judiciário Conselho Nacional de Justiça ESTRATÉGIA JUDICIÁRIO 2020 Poder Judiciário 2015/2020 ESTRATÉGIA JUDICIÁRIO 2020 Missão do Poder Judiciário - Realizar Justiça. Descrição - Fortalecer o Estado

Leia mais

DECLARAÇÃO ESTRATÉGICA MAIS DE 18 ANOS DE EXPERIÊNCIA, ALIADOS À ÉTICA + determinação + profissionalismo

DECLARAÇÃO ESTRATÉGICA MAIS DE 18 ANOS DE EXPERIÊNCIA, ALIADOS À ÉTICA + determinação + profissionalismo HISTÓRIA Em março de 1999, iniciaram-se as atividades do escritório Jacó Coelho Advogados fundado pelo sócio Jacó Carlos Silva Coelho, que atua, desde então, com espírito empreendedor e acreditando num

Leia mais

XI CONGRESSO ESTADUAL DE MAGISTRADOS Montevideo Uruguai Setembro/2015

XI CONGRESSO ESTADUAL DE MAGISTRADOS Montevideo Uruguai Setembro/2015 XI CONGRESSO ESTADUAL DE MAGISTRADOS Montevideo Uruguai Setembro/2015 PROPONENTES: Genacéia da Silva Alberton, Desembargadora Coordenadora do Núcleo de Estudos de Mediação da Escola Superior da Magistratura

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Faculdade de Direito

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Faculdade de Direito REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CAMPUS CAMPINAS CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º O Núcleo de Prática Jurídica - NPJ, subordinado

Leia mais

Gestão Pública. Resolução Nº 198/14 - que alterou a Resolução Nº 70/09. Professor Rafael Ravazolo.

Gestão Pública. Resolução Nº 198/14 - que alterou a Resolução Nº 70/09. Professor Rafael Ravazolo. Gestão Pública Resolução Nº 198/14 - que alterou a Resolução Nº 70/09 Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Gestão Pública RESOLUÇÃO Nº 198, DE 1º DE JULHO DE 2014 Dispõe sobre o Planejamento

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL SUJEITOS DA RELAÇÃO PROCESSUAL Dos Auxiliares da Justiça Parte 1 Prof(a). Bethania Senra 1. Noções gerais: O juiz, detentor do poder jurisdicional, para consecução de suas tarefas

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE SERGIPE R E S O L U Ç Ã O N 7/2015

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE SERGIPE R E S O L U Ç Ã O N 7/2015 http://www.tjse.jus.br/tjnet/publicacoes/resolucoes/visualizar_resoluc. PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE SERGIPE R E S O L U Ç Ã O N 7/2015 Aprova o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Estado

Leia mais

Mediação obrigatória nos processos civis e comerciais

Mediação obrigatória nos processos civis e comerciais Mediação obrigatória nos processos civis e comerciais Ficam fora da mediação: Processos criminais Divórcio Investigação de paternidade Interdição Trabalhistas Falimentares Pátrio poder Medidas cautelares

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA DE CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM CIESP/FIESP

REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA DE CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM CIESP/FIESP REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA DE CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM CIESP/FIESP DENOMINAÇÃO E LOCALIZAÇÃO 1. A Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem de São Paulo CIESP/FIESP denominar-se-á Câmara

Leia mais

PROJETO OFICINA DE PARENTALIDADE

PROJETO OFICINA DE PARENTALIDADE ESTADO DE SANTA CATARINA PROJETO OFICINA DE PARENTALIDADE Sua nova família ainda está se formando... isso demorará algum tempo e demandará muito esforço. Se precisar de auxílio: conte conosco! 1. Apresentação

Leia mais

XI CONGRESSO ESTADUAL DE MAGISTRADOS Montevideo Uruguai Setembro/2015

XI CONGRESSO ESTADUAL DE MAGISTRADOS Montevideo Uruguai Setembro/2015 t XI CONGRESSO ESTADUAL DE MAGISTRADOS Montevideo Uruguai Setembro/2015 PROPONENTES: Genacéia da Silva Alberton, Desembargadora Coordenadora do Núcleo de Estudos de Mediação da Escola Superior da Magistratura

Leia mais

PREVENÇÃO DA JUDICIALIZAÇÃO

PREVENÇÃO DA JUDICIALIZAÇÃO Eudes Arantes Magalhães Diretor Administrativo-financeiro PREVENÇÃO DA JUDICIALIZAÇÃO Assistência Técnica aos Magistrados Conciliação Pré-Processual Cenário da Judicialização no Brasil http://www.cnj.jus.br/pesquisas-judiciarias/justicaemnumeros/2016-10-21-13-13-04/pj-justica-em-numeros

Leia mais

Apresentação. Os dados aqui apresentados, seguem obedecem a seguinte ordem: estatística jurisdicional, indicadores e projetos estratégicos.

Apresentação. Os dados aqui apresentados, seguem obedecem a seguinte ordem: estatística jurisdicional, indicadores e projetos estratégicos. Apresentação O relatório de análise estratégica objetiva demonstrar os resultados apurados dos indicadores estratégicos e demais índices da justiça acreana no decorrer do ano de 2015, em consonância com

Leia mais

Habilitação e Nomeação de Perito 18/04/16

Habilitação e Nomeação de Perito 18/04/16 Habilitação e Nomeação de Perito 18/04/16 PERITO De acordo com o 1º do artigo 156 do novo CPC, "os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos

Leia mais

Edição nº 174/2015 Brasília - DF, terça-feira, 29 de setembro de Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015.

Edição nº 174/2015 Brasília - DF, terça-feira, 29 de setembro de Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015. Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015. Designação da Juíza Soníria Rocha Campos D?Assunção, para exercer a Coordenação do Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais,

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES NÃO JURISDICIONAIS

PLANO DE ATIVIDADES NÃO JURISDICIONAIS PLANO DE ATIVIDADES NÃO JURISDICIONAIS (Ano civil de 2018) [Artigo 94.º, n.º 8, a) da Lei n.º 62/2013, de 26 de agosto] PLANO DE ATIVIDIDADES NÃO JURISDICIONAIS - 2018 1. INTRODUÇÃO A Lei n.º 62/2013,

Leia mais

COMUNICADO Nº 445/2015

COMUNICADO Nº 445/2015 caderno 1 ADMINISTRATIVO Presidente: José Renato Nalini Ano VIII Edição 1969 São Paulo, quinta-feira, 17 de setembro de 2015 www.dje.tjsp.jus.br TRIBUNAL DE JUSTIÇA SEMA - Secretaria da Magistratura COMUNICADO

Leia mais

ESCOLA DE GESTÃO E DIREITO CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II PRÁTICA CIVIL II 2º Semestre 2018

ESCOLA DE GESTÃO E DIREITO CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II PRÁTICA CIVIL II 2º Semestre 2018 ESCOLA DE GESTÃO E DIREITO CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II PRÁTICA CIVIL II 2º Semestre 2018 VISITAS 8º SEMESTRE Aluno: Matrícula Turma: Os alunos matriculados

Leia mais

MEDIAÇÃO - LEGISLAÇÃO (TABELA ELABORADA POR CARLA SABOIA)

MEDIAÇÃO - LEGISLAÇÃO (TABELA ELABORADA POR CARLA SABOIA) MEDIAÇÃO - LEGISLAÇÃO (TABELA ELABORADA POR CARLA SABOIA) Tópico Extrajudicial Judicial (Lei) Lei CPC Normas e princípios gerais Prestígio à solução consensual dos conflitos, que deve ser estimulada (art.

Leia mais

LEI N 793, DE 02 DE MARÇO DE 2010

LEI N 793, DE 02 DE MARÇO DE 2010 LEI N 793, DE 02 DE MARÇO DE 2010 Autoriza o Poder Executivo a firmar Termo de Cooperação para prestação de serviços com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais STR de Mato Queimado visando a atualização

Leia mais

III MARATONA DO CPC 26/06/ MEDIAÇÃO NO NCPC - Ana Marcato

III MARATONA DO CPC 26/06/ MEDIAÇÃO NO NCPC - Ana Marcato III MARATONA DO CPC 26/06/2017 - MEDIAÇÃO NO NCPC - Ana Marcato anamarcato@marcatoadv.com.br MEDIAÇÃO NO NCPC AUDIÊNCIA ART. 334 1) FORMA DE REALIZAÇÃO (ART. 334, 1º): o FORMA DE REALIZAÇÃO QUANDO NÃO

Leia mais

Classe 1 até R$ 5.000,00 R$ 292,00

Classe 1 até R$ 5.000,00 R$ 292,00 Deliberação CSDP nº 92, de 29 de agosto de 2008 Imprimir Enviar Fechar Deliberação nº 92, de 29 agosto de 2008. Dispõe sobre o pagamento, pelo Fundo de Assistência Judiciária - FAJ, de peritos que atuem

Leia mais

Ouvidoria - Geral da União. Objetivo 6. Produzir informações estratégicas para subsidiar as tomadas de decisões do Presidente da República.

Ouvidoria - Geral da União. Objetivo 6. Produzir informações estratégicas para subsidiar as tomadas de decisões do Presidente da República. Ouvidoria - Geral da União Objetivo 6. Produzir informações estratégicas para subsidiar as tomadas de decisões do Presidente da República. Produzir dados quantitativos e qualitativos acerca da satisfação

Leia mais

MEDIAÇÃO E REDUÇÃO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES DE DEMANDAS NO GOIÂNIA, 12 DE MAIO DE 2017 DAPHNE NUNES

MEDIAÇÃO E REDUÇÃO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES DE DEMANDAS NO GOIÂNIA, 12 DE MAIO DE 2017 DAPHNE NUNES MEDIAÇÃO E REDUÇÃO DE DEMANDAS NO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES GOIÂNIA, 12 DE MAIO DE 2017 DAPHNE NUNES Os serviços de telecomunicações são amplamente utilizados pela população 243 milhões de Celulares 42

Leia mais

ERRATA. Revisão Final TJ-MG Oficial de Apoio Judicial - Oficial Judiciário 1ª edição. Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989

ERRATA. Revisão Final TJ-MG Oficial de Apoio Judicial - Oficial Judiciário 1ª edição. Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989 EDITORA JUSPODIVM ERRATA Revisão Final TJ-MG Oficial de Apoio Judicial - Oficial Judiciário 1ª edição Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989 p. 325 Abono de permanência: o servidor que tenha completado

Leia mais

Plano de Ação Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional

Plano de Ação Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional Plano de Ação 2013 Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional Áreas estratégicas Ensino Pesquisa Desenvolvimento Ins.tucional Administração Extensão Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional DIRETRIZES

Leia mais

Coordenadoria da Infância e Juventude CIJ/TJPE. Propostas de Gestão /2016

Coordenadoria da Infância e Juventude CIJ/TJPE. Propostas de Gestão /2016 Coordenadoria da Infância e Juventude CIJ/TJPE Propostas de Gestão - 2014/2016 ORGANOGRAMA CEJA OBJETIVOS Alinhamento das ações desenvolvidas pela CIJ na área da Infância e Juventude com os princípios,

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução CAPÍTULO 1 Conflitos civis e meios de composição... 3

SUMÁRIO. Introdução CAPÍTULO 1 Conflitos civis e meios de composição... 3 SUMÁRIO Introdução... 1 CAPÍTULO 1 Conflitos civis e meios de composição... 3 1.1 Conflito: conceito e abordagem... 3 1.1.1 Abordagem cuidadosa das controvérsias... 7 1.1.2 Uma nova visão também nos conflitos

Leia mais

Política Pública: A mediação para todos

Política Pública: A mediação para todos Política Pública: A mediação para todos LINHA DO TEMPO POLÍTICA PÚBLICA DE TRATAMENTO DO CONFLITO 1) ORDENAÇÕES FILIPINAS DE 1603 ( E no começo da demanda dirá o juiz a ambas as partes, que antes que façam

Leia mais

REGULAMENTO DA ASSISTÊNCIA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO

REGULAMENTO DA ASSISTÊNCIA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DA ASSISTÊNCIA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO I - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O presente Regulamento rege as Atividades de Assistência Jurídica do Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jaguaquara publica:

Prefeitura Municipal de Jaguaquara publica: Prefeitura Municipal de Jaguaquara 1 Quarta-feira Ano X Nº 2358 Prefeitura Municipal de Jaguaquara publica: Republicação da Lei 873, de 9 de abril de 2014 - Com recentes alterações. Portaria 131 - Licença

Leia mais

GESTÃO Dr. João Pedro Lamana Paiva

GESTÃO Dr. João Pedro Lamana Paiva GESTÃO 2018-2019 Dr. João Pedro Lamana Paiva PLANO DE TRABALHO Continuidade e aprimoramento das gestões anteriores; Proposta transcendente que não se limita ao universo dos Registradores Gaúchos, harmônicos

Leia mais

Pimenta, Porto e Coelho

Pimenta, Porto e Coelho R e v i s t a J u r í d i c a Pimenta, Porto e Coelho S o c i e d a d e d e A d v o g a d o s Pimenta, Porto e Coelho S o c i e d a d e d e A d v o g a d o s O Escritório Pimenta, Porto e Coelho Sociedade

Leia mais

VISITAS 8º SEMESTRE. Aluno:

VISITAS 8º SEMESTRE. Aluno: UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO CAMPUS RUDGE RAMOS CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II PRÁTICA CIVIL II 1º Semestre 2019 Aluno: Matrícula VISITAS 8º

Leia mais

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DO PODER JUDICIÁRIO GOIANO 2018

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DO PODER JUDICIÁRIO GOIANO 2018 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DO PODER JUDICIÁRIO GOIANO 2018 Em cumprimento a Resolução nº 195/2014 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a distribuição de orçamento nos órgãos do Poder Judiciário

Leia mais

O Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual - PACE foi criado para disseminar a conciliação e diminuir o tempo de duração

O Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual - PACE foi criado para disseminar a conciliação e diminuir o tempo de duração O QUE É PACE? O Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual - PACE foi criado para disseminar a conciliação e diminuir o tempo de duração dos conflitos por intermédio de procedimentos simplificados e

Leia mais

O Excelentíssimo Senhor Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça, em 15/01/2018, no uso de suas atribuições legais, autorizou o que segue:

O Excelentíssimo Senhor Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça, em 15/01/2018, no uso de suas atribuições legais, autorizou o que segue: Disponibilização: terça-feira, 16 de janeiro de 2018 Diário da Justiça Eletrônico - Caderno Administrativo São Paulo, Ano XI - Edição 2498 3 SEÇÃO I ATOS DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Subseção I: Atos e comunicados

Leia mais