Proposta de Reforma da Previdência - Uma análise jurídica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Proposta de Reforma da Previdência - Uma análise jurídica"

Transcrição

1 Proposta de Reforma da Previdência - Uma análise jurídica A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 287/2016, conhecida como Reforma da Previdência e apresentada pelo Governo Michel Temer, foi alvo de muitos elogios e críticas da população brasileira. Ainda existem chances de a Reforma ser aprovada? A Previdência Social está mesmo falida? A Reforma é boa ou ruim, afinal? O que exatamente prevê a Reforma? Em meio a tanto conteúdo político e ideológico sendo veiculado na mídia, traremos à você uma perspectiva diferente da Reforma: a jurídica. Ainda existem chances de a Reforma ser aprovada? Com o cenário político cercado de incertezas e escândalos a todo momento, essa proposta foi perdendo o destaque que possuía, sobretudo pois um dos principais arquitetos da Reforma, Michel Temer, como você sabe, começou a sofrer acusações. Entretanto, apesar de ter perdido o seu destaque devido à instabilidade política do país, não se sabe ao certo o que acontecerá em um futuro próximo. A Reforma pode, sim, se tornar uma realidade. Mas, para entender melhor do que se trata essa proposta de Reforma, o que pretende-se mudar e quais são as suas consequências, é preciso aprofundarmos, antes, na verdadeira história que está por trás da PEC 287, qual seja, a falência da Previdência Social do Brasil. A Previdência Social está mesmo falida? Os defensores da Reforma da Previdência afirmam que ela está falida e que, devido ao aumento da expectativa de vida da população brasileira, será necessário aumentar, progressivamente, o tempo de contribuição de cada cidadão. Ou seja, será necessário que os trabalhadores se aposentem mais tarde. Já os críticos da Reforma afirmam que tudo isso não passa de uma manobra do governo, que, com o suporte da mídia, visa obter mais apoio à aprovação da PEC 287. Quem está certo nessa história? Antes de tudo, precisamos analisar como surgiu a previdência social.

2 Como surgiu a Previdência Social? O surgimento da Previdência Social marcou o início da exigência estatal de contribuições de empregados e empregadores. Em contrapartida, o Estado garantiria a esses contribuintes a aposentadoria, a pensão e a seguridade. Durante a Era Vargas, a Previdência se viu inserida em uma gestão ligada e controlada pelo caixa único do Tesouro Nacional (o caixa geral do Governo). Com o tempo, as receitas da Previdência passaram a ser maiores do que suas despesas e ela tornou-se superavitária. Por esse motivo, o Governo passou a utilizar parte da quantia que era da Previdência para cobrir outras despesas, por exemplo, a construção de Brasília. Isso mesmo, Brasília! E o problema surge justamente aí! Esses valores não foram devolvidos à Previdência Social. Foi quando, com a Constituição Federal de 1988, o Tesouro Nacional reduziu a interferência governamental na Previdência e instaurou o orçamento de uma gigantesca fonte de custeio: a Seguridade Social. Ou seja, a partir dessa mudança, as receitas e despesas da Previdência deixaram de ser dirigidas ao orçamento geral do governo, o Tesouro Nacional, e passaram a ser dirigidas a um novo orçamento: a Seguridade Social. E o que é o orçamento da Seguridade Social? O orçamento da Seguridade Social inclui receitas e despesas da Previdência Social, da Assistência Social e da Saúde. Não existe, portanto, um orçamento apenas da Previdência Social, já que suas receitas e despesas fazem parte de um grupo maior: a Seguridade Social. E, quanto à Seguridade Social, destaca-se que seu orçamento nunca foi deficitário. Em 2005, por exemplo, o saldo foi de 77,2 bilhões de reais, segundo a ANFIP (Associação nacional dos Auditores- Fiscais da Receita Federal do Brasil), e em 2015, seu pior ano, a Seguridade ainda manteve-se superavitária. Esse superavit é crescente, e atingiu um ponto máximo em 2012, quando tivemos 78 bilhões de reais de superávit previdenciário.

3 É verdade que este valor vem caindo nos últimos 2 anos por causa da recessão econômica que estamos vivendo no Brasil. Mas o superávit continua existindo e, em 2015, foi de 20 bilhões de reais. Mas qual é a causa real desse déficit do governo? Além da má administração de recursos que prejudica o bom andamento do país, o governo brasileiro gasta um enorme valor com o pagamento de juros relacionados a dívidas públicas. Em 2015 se gastou 503 bilhões de reais. Em 2016 o valor foi de 407 bilhões de reais segundo o Banco Central... Ou seja, é incorreto dizer que a Seguridade Social está falida hoje. Mas por que tanto se fala de uma suposta falência da Previdência? Devido ao contexto político e governamental atual, grande parte das receitas da Seguridade Social passou a ser desviada para cobrir dívidas públicas e outros gastos do governo. E o Governo, em tentativa de justificar esses gastos, desvincula a Previdência do grupo da Seguridade Social. Na verdade, o orçamento que é deficitário não é o orçamento da Seguridade Social. Orçamento deficitário é o orçamento fiscal do Governo! Então, o Governo vem dilapidando o patrimônio da Seguridade Social para cobrir outros gastos. O que ficaria melhor nos jornais para o governo: falência fiscal ou falência da Previdência? Conforme te mostraremos agora, o governo manipula os dados com objetivo de terceirizar o problema da corrupção e da má gestão de recursos públicos à população. Vejamos: A Seguridade Social possui diversas fontes de receita. Uma delas é a contribuição que a população paga diretamente ao governo para poder gozar de aposentadoria no futuro. Além desta, a Seguridade Social também arrecada dinheiro por meio de outros impostos como: PIS e COFINS (que fazem parte da receita das empresas). Entretanto, o governo calcula toda a receita da Previdência com base apenas no valor que a população paga diretamente ao governo, desconsiderando os outros impostos que também fazem parte da Seguridade Social. Isso faz com que a Receita indicada pelo governo seja menor do que a Receita real. Consideramos que a divulgação errônea desses dados evidencia a falta de informação quanto ao tema. Certo é que, as afirmações de que a Previdência está falida e de que a única forma de contornar a situação é reduzindo e adiando as aposentadorias e pensões não é correta. Análise da Pirâmide Etária do Brasil Por outro lado, é fato que a expectativa de vida da população está aumentando cada vez mais. De 1960 a 2010, segundo o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro subiu 25,4 anos!

4 Além disso, a taxa de natalidade da população está cada vez menor, segundo dados do IBGE. Em 1960, a taxa era de 6,21 nascimentos por mulher. Em 2015, a taxa já era de 1,78 nascimentos por mulher. Tudo isso reflete no perfil da população brasileira que, na década de 80, era muito jovem e, agora, está ficando cada vez mais velha. Na década de 80, a maioria dos brasileiros, segundo pirâmide etária fornecida pelo IBGE, se concentrava na faixa de idade entre 0 e 24 anos. Em 2015, a maioria dos brasileiros já se concentrava na faixa de 10 a 34 anos. A projeção para 2050 é a de que os brasileiros se concentrem na faixa de 44 a 74 anos. E o que isso reflete na Previdência? Hoje, a população do Brasil ainda é jovem. E, por isso, a Previdência ainda é superavitária (gera mais receitas que despesas). Entretanto, no futuro conforme projeção para 2050, haverá mais idosos do que contribuintes, o que comprova que o cenário histórico e atual da Previdência e da Seguridade vai, sim, mudar. Conclusão Os recursos da população brasileira destinados à Previdência foram utilizados para pagar várias despesas da União e, com a Proposta de Reforma da Previdência, a própria população é quem está sendo chamada para custear esse erro. A alegação de que a Previdência Social está falida, por enquanto, não é uma verdade. Quem está certo ou errado no final? O cenário político atual reflete todos os erros que o governo brasileiro cometeu e comete na administração dos recursos da população. Um desses erros está relacionado à Previdência e vem lá da Era Vargas. De qualquer forma, como dito anteriormente, precisamos encarar o fato de que a população está envelhecendo e que, embora a Previdência ainda gere mais receitas do que despesas, em um futuro próximo, a situação irá mudar. Por isso, acreditamos que a Reforma da Previdência é um fato que surgirá na vida dos brasileiros (seja próximo ou distante) e, desde já, devemos nos preparar para essa realidade. O novo projeto da Reforma Com as inúmeras críticas trazidas sobre a Reforma, sobretudo relacionadas ao tempo de contribuição e idade mínima para aposentadoria, lançou-se o substitutivo à PEC 287, aprovado no dia 09/05/2017 na comissão especial que analisava o texto, por 23 votos a 14. Abaixo, algumas das mudanças da PEC 287, incluídas em seu Substitutivo:

5

6 A Reforma agora, deverá ser votada no plenário da Câmara. Ainda não há uma data definida, mas o que se sabe é que, atualmente, o governo enfrenta dificuldades para obter os 308 votos necessários para a aprovação da matéria. Ao final da leitura, esperamos ter contribuído, de alguma forma, para o seu entendimento sobre a proposta de Reforma. O objetivo dos fatos elencados acima é convidar você, leitor, a não só analisar as novas regras estabelecidas pela PEC, mas também a buscar elementos históricos e informações de fontes confiáveis variadas, de modo que possa construir uma opinião técnica, não pautada em informações manipuladas que refletem interesses individuais de determinada parcela da população. em 29/01/ :44

Textos sobre reforma da previdência publicados na Gazeta de Caçapava. (Período: fevereiro a maio/2016)

Textos sobre reforma da previdência publicados na Gazeta de Caçapava. (Período: fevereiro a maio/2016) Textos sobre reforma da previdência publicados na Gazeta de Caçapava (Período: fevereiro a maio/2016) Reforma da previdência I Este é o primeiro de uma série de artigos que escreverei sobre reforma da

Leia mais

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO N DE 2017

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO N DE 2017 REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO N DE 2017 Do Sr. Roberto de Lucena Requer sejam prestadas informações completas por parte do Ministério do Planejamento acerca da Dívida da Previdência Social do Brasil. Senhor

Leia mais

Especialistas apontam alternativas à reforma da previdência

Especialistas apontam alternativas à reforma da previdência Brasil 247, 12 de dezembro de 2016 Especialistas apontam alternativas à reforma da previdência Com o debate sobre a reforma da Previdência, uma corrente de economistas e especialistas rebate o argumento

Leia mais

A Alteração do Sistema: penaliza o Trabalhador e Oculta Quem Causa o Verdadeiro Rombo

A Alteração do Sistema: penaliza o Trabalhador e Oculta Quem Causa o Verdadeiro Rombo A Alteração do Sistema: penaliza o Trabalhador e Oculta Quem Causa o Verdadeiro Rombo o Lesão ao Princípio da Solidariedade Social - pune a mulher com maiores aumentos proporcionais no tempo de contribuição

Leia mais

A REFORMA DA PREVIDÊNCIA COMO UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA

A REFORMA DA PREVIDÊNCIA COMO UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA COMO UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA Gustavo Di Lorenzo Villas Boas Amélia Cabral Campos de Andrade Luís Eduardo Moreira Martins RESUMO: O trabalho faz uma análise sobre o mito do

Leia mais

Reforma da Previdência Social: Caracteristicas, interesses em jogo e impactos sociais

Reforma da Previdência Social: Caracteristicas, interesses em jogo e impactos sociais Reforma da Previdência Social: Caracteristicas, interesses em jogo e impactos sociais Curso: Técnico Integrado em Mecânica Módulo: IV Professora: Sérgio Cerutti Unidade Curricular: Sociologia Alunos: Bruno

Leia mais

PEC 287/2016. Como a reforma da previdência vai mudar a sua vida? 1

PEC 287/2016. Como a reforma da previdência vai mudar a sua vida? 1 PEC 287/2016 Como a reforma da previdência vai mudar a sua vida? 1 No final de 2016, o Governo Federal enviou ao Congresso Nacional uma proposta que traz grandes mudanças na Previdência Social. Está previsto

Leia mais

A Reforma da Previdência

A Reforma da Previdência A Reforma da Previdência Eric Gil Dantas Economista do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (IBEPS), é mestre e doutorando em Ciência Política pela UFPR Números da Previdência Segundo o

Leia mais

PEC 287/2016. Como a reforma da previdência vai mudar a sua vida? 1. cartilha previdencia.indd 1 28/03/ :51:07

PEC 287/2016. Como a reforma da previdência vai mudar a sua vida? 1. cartilha previdencia.indd 1 28/03/ :51:07 PEC 287/2016 Como a reforma da previdência vai mudar a sua vida? 1 cartilha previdencia.indd 1 28/03/2017 15:51:07 No final de 2016, o Governo Federal enviou ao Congresso Nacional uma proposta que traz

Leia mais

UM OLHAR SOBRE A PREVIDÊNCIA SOCIAL:

UM OLHAR SOBRE A PREVIDÊNCIA SOCIAL: SEMINÁRIO REFORMA DA PREVIDÊNCIA UFES UM OLHAR SOBRE A PREVIDÊNCIA SOCIAL: A REFORMA EM NÍVEL NACIONAL MONICA PERIN ROCHA e MOURA ADVOGADA Vitória, ES, 21/12/2017 Reforma da previdência - Pec 287/2016:

Leia mais

OS VERDADEIROS MOTIVOS E CONSEQUÊNCIAS DA ATUAL PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA

OS VERDADEIROS MOTIVOS E CONSEQUÊNCIAS DA ATUAL PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA OS VERDADEIROS MOTIVOS E CONSEQUÊNCIAS DA ATUAL PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA MITO DO ROMBO DA PREVIDÊNCIA Sucessivos governos vem afirmando que existe um rombo na previdência, um déficit, que se

Leia mais

Sem mudança na Previdência, gasto pode chegar a 20% do PIB em 2030

Sem mudança na Previdência, gasto pode chegar a 20% do PIB em 2030 Boletim 838/2015 Ano VII 23/09/2015 Sem mudança na Previdência, gasto pode chegar a 20% do PIB em 2030 Para reverter estimativa, especialistas sugerem o estabelecimento de uma idade mínima para se aposentar,

Leia mais

Como a PEC do Teto selou o destino

Como a PEC do Teto selou o destino BoaInformação, 21 de junho de 2017 Como a PEC do Teto selou o destino Por: Helena Borges, no Intercept_Brasil Um dos efeitos colaterais mais danosos da PEC do Teto, aprovada no ano passado, tem passado

Leia mais

Não à Reforma da Previdência!

Não à Reforma da Previdência! Não à Reforma da Previdência! O anúncio da Reforma da Previdência foi feito pelo presidente Michel Temer e pelos ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Fazenda, Henrique Meirelles, a líderes do

Leia mais

Previdência: Envelhecer não é um fardo

Previdência: Envelhecer não é um fardo Rede Brasil Atual, 3 de fevereiro de 2017 Previdência: Envelhecer não é um fardo Como sustentar a Previdência Social no futuro se a população está envelhecendo? Essa pergunta que está no centro do debate

Leia mais

Reforma da Previdência PEC 287

Reforma da Previdência PEC 287 Reforma da Previdência PEC 287 Abrangência Aposentadorias Pensões Benefícios de Prestação Continuada Servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada Trabalhadores urbanos e rurais Exclui apenas

Leia mais

Por que o governo quer reformar a Previdência?

Por que o governo quer reformar a Previdência? 1 No final de 2016, o Governo Federal enviou ao Congresso Nacional uma proposta que traz grandes mudanças na Previdência Social. Está previsto que esse documento, chamado Proposta de Emenda Constitucional

Leia mais

A ideia, diz ele, é substituir o fator, criado em 1999, por uma fórmula que retarde as aposentadorias no Brasil.

A ideia, diz ele, é substituir o fator, criado em 1999, por uma fórmula que retarde as aposentadorias no Brasil. Depois de negociar as medidas de restrição em benefícios previdenciários, como pensões por morte e auxílio-doença no Congresso Nacional, o governo Dilma Rousseff vai iniciar uma discussão com os movimentos

Leia mais

ESTUDOS ATUARIAIS E OS DESAFIOS DA ATUALIDADE

ESTUDOS ATUARIAIS E OS DESAFIOS DA ATUALIDADE ESTUDOS ATUARIAIS E OS DESAFIOS DA ATUALIDADE Ivan Sant Ana Ernandes, MIBA 506 Maio de 2017 AGENDA 1. Visão fiscal x visão social 2. Expectativas de vida no mundo e no Brasil 3. Envelhecimento da população

Leia mais

FATOS QUE O GOVERNO NÃO LHE CONTOU SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

FATOS QUE O GOVERNO NÃO LHE CONTOU SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA 30 FATOS QUE O GOVERNO NÃO LHE CONTOU SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA 1 Você sabia que, com a Reforma, quando você se aposentar, não poderá acumular a pensão de seu esposo(a) ou companheiro(a) - ou sua

Leia mais

PEC 287/2016 Reformar Hoje para Garantir o Amanhã. Deputado Federal Vice-Líder do Governo na Câmara dos Deputados

PEC 287/2016 Reformar Hoje para Garantir o Amanhã. Deputado Federal Vice-Líder do Governo na Câmara dos Deputados PEC 287/2016 Reformar Hoje para Garantir o Amanhã Deputado Federal Vice-Líder do Governo na Câmara dos Deputados PREMISSAS DA REFORMA Garantir a sustentabilidade da Previdência Social, preparando-a para

Leia mais

Bolsonaro vai ao Congresso e entrega proposta de reforma da Previdência

Bolsonaro vai ao Congresso e entrega proposta de reforma da Previdência Bolsonaro vai ao Congresso e entrega proposta de reforma da Previdência Bolsonaro entrega proposta de reforma da Previdência a Rodrigo Maia Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados Governo já havia adiantado

Leia mais

Boletim Econômico Edição nº 100 agosto de 2017 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico

Boletim Econômico Edição nº 100 agosto de 2017 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Boletim Econômico Edição nº 100 agosto de 2017 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Crise da Previdência está no Fluxo de Caixa do INSS, que é desvirtuado pelo Governo 1 Previdência

Leia mais

PEC é descabida, brutal e injusta, afirma especialista em Previdência

PEC é descabida, brutal e injusta, afirma especialista em Previdência Rede Brasil Atual, 24 de abril de 2017 PEC é descabida, brutal e injusta, afirma especialista em Previdência Apesar de o governo de Michel Temer afirmar que as mudanças nas regras da Previdência Social

Leia mais

Os impactos da renúncia fiscal no financiamento das políticas sociais e o papel do controle social

Os impactos da renúncia fiscal no financiamento das políticas sociais e o papel do controle social Os impactos da renúncia fiscal no financiamento das políticas sociais e o papel do controle social Rodrigo Avila Economista da Auditoria Cidadã da Dívida www.auditoriacidada.org.br O Conceito de Renúncia

Leia mais

Reforma da Previdência

Reforma da Previdência Reforma da Previdência Henrique Meirelles Ministro da Março, 2017. Evolução do Gasto Primário do Governo Central 2 Gasto Primário do Governo Central (% PIB) 20% 19,3% 19,7% 18% 16% 14,8% 15,9% 16,8% 17,0%

Leia mais

PANORAMA E DESAFIOS PARA A ECONOMIA BRASILEIRA. Bruno Leonardo

PANORAMA E DESAFIOS PARA A ECONOMIA BRASILEIRA. Bruno Leonardo PANORAMA E DESAFIOS PARA A ECONOMIA BRASILEIRA Bruno Leonardo PANORAMA E DESAFIOS PARA A ECONOMIA BRASILEIRA 1 Nível de atividade Econômica: Estamos saindo da recessão? Quais as perspectivas para os próximos

Leia mais

PREVIDÊNCIA, DÉFICIT E DRU

PREVIDÊNCIA, DÉFICIT E DRU PREVIDÊNCIA, DÉFICIT E DRU Aldemario Araujo Castro Advogado Mestre em Direito Procurador da Fazenda Nacional Professor da Universidade Católica de Brasília Brasília, 25 de fevereiro de 2017 A Reforma da

Leia mais

Conheça a Reforma da previdência. O que muda na sua vida e da sua família?

Conheça a Reforma da previdência. O que muda na sua vida e da sua família? Conheça a Reforma da previdência O que muda na sua vida e da sua família? Cálculo do Benefício: Preenchidos os requisitos para aposentadoria: 65 anos de idade para homens e mulheres; Mínimo de 25 anos

Leia mais

Seminário sobre a Previdência

Seminário sobre a Previdência Seminário sobre a Previdência Rodrigo Avila Curitiba, 4/3/2017 Orçamento Geral da União 2016 Executado (pago), por Função Total = R$ 2,572 TRILHÕES R$ 1,13 TRILHÃO Fonte: SIAFI Elaboração: AUDITORIA CIDADÃ

Leia mais

FanPage: Theodoro Agostinho Instagram: TheoAgostinho

FanPage: Theodoro Agostinho Instagram: TheoAgostinho Theodoro Vicente Agostinho Doutorando em Direito Previdenciário pela PUC-SP Presidente da Comissão de Regime Próprio da OAB-SP Conselheiro junto ao CARF Conselho Administrativo de Recursos Fiscais FanPage:

Leia mais

PEC 241 QUE TRAMITA NO SENADO COMO PEC 55

PEC 241 QUE TRAMITA NO SENADO COMO PEC 55 PEC 241 QUE TRAMITA NO SENADO COMO PEC 55 Entenda o que é uma PEC PEC proposta de emenda constitucional Prevista na Constituição de 1988 Prevista na Constituição de 1988 OBJETIVO: Mudanças menores do texto

Leia mais

GEOGRAFIA SÉRIE: 2º ano Previdência Social Profº Luiz Gustavo Silveira

GEOGRAFIA SÉRIE: 2º ano Previdência Social Profº Luiz Gustavo Silveira GEOGRAFIA SÉRIE: 2º ano Previdência Social Profº Luiz Gustavo Silveira Prof. Luiz Gustavo - Profão RELAÇÃO PEA POPULAÇAO ECONOMICAMENTE ATIVA X PEI POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE INATIVA BÔNUS DEMOGRÁFICO IDEAL:

Leia mais

Em defesa da manutenção do salário mínimo vinculado às aposentadorias

Em defesa da manutenção do salário mínimo vinculado às aposentadorias Boletim Econômico Edição nº 82 maio de 2016 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Em defesa da manutenção do salário mínimo vinculado às aposentadorias (aumento real do salário mínimo

Leia mais

Reforma da Previdência no Brasil: privatização e favorecimento ao setor financeiro. Denise Lobato Gentil - Instituto de Economia - UFRJ

Reforma da Previdência no Brasil: privatização e favorecimento ao setor financeiro. Denise Lobato Gentil - Instituto de Economia - UFRJ Reforma da Previdência no Brasil: privatização e favorecimento ao setor financeiro Denise Lobato Gentil - Instituto de Economia - UFRJ TESE DO GOVERNO CENTRAL SOBRE O EFEITO DO AJUSTE FISCAL: O governo

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Financiamento do Regime Geral de Previdência Social Parte - 1 Prof. Bruno Valente Art. 195 da Constituição Federal Lei nº 8.212/91 Para iniciarmos os estudos do custeio previdenciário

Leia mais

Diante da piora das estimativas, o governo Temer terá de definir um novo corte de despesas no Orçamento e buscar novas receitas.

Diante da piora das estimativas, o governo Temer terá de definir um novo corte de despesas no Orçamento e buscar novas receitas. O rombo das contas públicas neste ano, segundo cenários da nova equipe econômica, pode superar os R$ 150 bilhões, valor muito acima do que o estimado pelo governo Dilma Rousseff. Inicialmente, a equipe

Leia mais

A situação da Seguridade Social no Brasil

A situação da Seguridade Social no Brasil A situação da Seguridade Social no Brasil Audiência Pública Comissão de Seguridade Social e Família CSSF Câmara dos Deputados, 16/08/2011 Álvaro Sólon de França Presidente do Conselho Executivo da ANFIP

Leia mais

BLUMENAU: SITUAÇÃO FINANCEIRA A economia dos municípios depende do cenário nacional

BLUMENAU: SITUAÇÃO FINANCEIRA A economia dos municípios depende do cenário nacional BLUMENAU: SITUAÇÃO FINANCEIRA A economia dos municípios depende do cenário nacional - A arrecadação municipal (transferências estaduais e federais) vem crescendo abaixo das expectativas desde 2013. A previsão

Leia mais

Reforma da previdência é brutal e injusta, diz economista

Reforma da previdência é brutal e injusta, diz economista Brasil247, 23 de abril de 2017 Reforma da previdência é brutal e injusta, diz economista Autora da tese de doutorado "A falsa crise da Seguridade Social no Brasil: uma análise financeira do período 1990-2005",

Leia mais

PEC 241, agora PEC 55: os impactos na vida de todos os trabalhadores e da população

PEC 241, agora PEC 55: os impactos na vida de todos os trabalhadores e da população PEC 241, agora PEC 55: os impactos na vida de todos os trabalhadores e da população Esta sexta-feira (11/11) será um dia de lutas nacional contra as reformas e a PEC do teto dos gastos (55/2016). Em Porto

Leia mais

A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

A REFORMA DA PREVIDÊNCIA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA P O R Q U E É I M P O RTA N T E PA R A O B R A S I L? O QUE É A PREVIDÊNCIA? A Previdência Social é um sistema que ampara os trabalhadores e suas famílias em diversas situações.

Leia mais

A DÍVIDA PÚBLICA E A PREVIDÊNCIA SOCIAL

A DÍVIDA PÚBLICA E A PREVIDÊNCIA SOCIAL A DÍVIDA PÚBLICA E A PREVIDÊNCIA SOCIAL Carmen Cecilia Bressane AFPESP ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO ESTADO DE SP SÃO PAULO, 29 de março de 2017 Orçamento Geral da União - Projetado para 2017-

Leia mais

REFORMA DA PREVIDÊNCIA AS PROPOSTAS DA REFORMA NO CONGRESSO

REFORMA DA PREVIDÊNCIA AS PROPOSTAS DA REFORMA NO CONGRESSO REFORMA DA PREVIDÊNCIA AS PROPOSTAS DA REFORMA NO CONGRESSO A QUESTÃO CENTRAL A questão central da Reforma da Previdência proposta é conter o déficit da previdência dos regimes Previdenciários, ao mesmo

Leia mais

Impacto Fiscal do Regime Geral da Previdência Social (RGPS) Amir Khair

Impacto Fiscal do Regime Geral da Previdência Social (RGPS) Amir Khair Impacto Fiscal do Regime Geral da Previdência Social (RGPS) Amir Khair 16 de janeiro de 2018 1 Sumário Página Introdução 3 1 - Evolução fiscal (valores constantes) 3 2 - Evolução fiscal (em % do PIB) 4

Leia mais

A reforma da previdência e a vida das mulheres

A reforma da previdência e a vida das mulheres A reforma da previdência e a vida das mulheres O governo Temer e seus ministros têm anunciado em alto e bom som que irão mudar as regras da seguridade social, o que pode acabar com a possibilidade de muitos

Leia mais

OAB busca apoio parlamentar para apresentar emenda sobre reforma da Previdência

OAB busca apoio parlamentar para apresentar emenda sobre reforma da Previdência Por Cristina Indio do Brasil A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) busca o apoio de parlamentares a uma emenda global substitutiva à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, que trata da reforma

Leia mais

A NOVA PREVIDÊNCIA. Rogério Marinho Secretário Especial de Previdência e Trabalho

A NOVA PREVIDÊNCIA. Rogério Marinho Secretário Especial de Previdência e Trabalho A NOVA PREVIDÊNCIA Rogério Marinho Secretário Especial de Previdência e Trabalho Projeções da População Brasileira (em milhões de pessoas) Demografia impõe reforma A taxa de fecundidade caiu 71,8% entre

Leia mais

PEC 287: A minimização da Previdência Pública

PEC 287: A minimização da Previdência Pública PEC 287: A minimização da Previdência Pública Encontro Estadual dos Bancários do Maranhão 28/01/2017 Gustavo Machado Cavarzan - Técnico do Dieese na subseção SEEB-SP Introdução e Justificativas Introdução:

Leia mais

Cenário Econômico Rio de Janeiro

Cenário Econômico Rio de Janeiro Cenário Econômico Rio de Janeiro 2016 2017 Fonte: CNI e FIRJAN Confiança do Empresário Industrial Reforma Trabalhista Empresários esperam mais contratações e investimentos por conta da reforma. Reforma

Leia mais

Agosto/2016 Limeira-SP Subseção Sindsep-SP

Agosto/2016 Limeira-SP Subseção Sindsep-SP Alguns projetos em discussão no senado e na câmara que colocam em risco conquistas e direitos da sociedade e dos trabalhadores públicos Agosto/2016 Limeira-SP Subseção Sindsep-SP Onde está? Está na Câmara

Leia mais

Não mexam na Seguridade Social (II) Versão Ampliada

Não mexam na Seguridade Social (II) Versão Ampliada Não mexam na Seguridade Social (II) Versão Ampliada Amir Khair Engenheiro e mestre em finanças públicas pela EAESP/FGV, foi secretário de Finanças da Prefeitura de São Paulo (1989/92). Atualmente é consultor

Leia mais

PEC 06/2019 Uma abordagem sobre a Proposta de Reforma da Previdência Social e seu Impacto na Previdência Complementar Allysson Queiroz Mayra Holanda

PEC 06/2019 Uma abordagem sobre a Proposta de Reforma da Previdência Social e seu Impacto na Previdência Complementar Allysson Queiroz Mayra Holanda Reforma da Previdência PEC 06/2019 Uma abordagem sobre a Proposta de Reforma da Previdência Social e seu Impacto na Previdência Complementar Allysson Queiroz Mayra Holanda GRUPOS DE INCIDÊNCIA DA PROPOSTA

Leia mais

A PREVIDÊNCIA E OS QUÍMICOS DO ABC. Santo André, 16 de setembro de 2016

A PREVIDÊNCIA E OS QUÍMICOS DO ABC. Santo André, 16 de setembro de 2016 A PREVIDÊNCIA E OS QUÍMICOS DO ABC Santo André, 16 de setembro de 2016 O QUE É A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL? É um direito, segundo o artigo 6º da nossa Constituição Federal, direito conquistado e ampliado

Leia mais

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

REFORMA DA PREVIDÊNCIA REFORMA DA PREVIDÊNCIA POR QUE FAZER E PRINCIPAIS ALTERAÇÕES Mário Sérgio Carraro Telles Gerente de Políticas Fiscal e Tributária 6 de junho 2019 POR QUE FAZER? (% PIB) Brasil: população mais jovem e alto

Leia mais

NOVA PREVIDÊNCIA: entre o texto e o contexto

NOVA PREVIDÊNCIA: entre o texto e o contexto NOVA PREVIDÊNCIA: entre o texto e o contexto 52º CONGRESSO NACIONAL. DA ABIPEM FOZ DO IGUAÇU - 26 DE JUNHO DE 2019 2014 2015 2016 2017 Um tema que não começou agora... 2018 2019 Pelo menos disso não vamos

Leia mais

Agenda do golpe se consolida e a PEC da Previdência segue adiante

Agenda do golpe se consolida e a PEC da Previdência segue adiante Correio do Brasil, 15 de dezembro de 2016 Agenda do golpe se consolida e a PEC da Previdência segue adiante A sessão foi marcada por longos e acalorados debates, com parlamentares da oposição lançando

Leia mais

PEC 6: a desconstitucionalização e privatização da previdência social. Fevereiro 2019

PEC 6: a desconstitucionalização e privatização da previdência social. Fevereiro 2019 PEC 6: a desconstitucionalização e privatização da previdência social Fevereiro 2019 Proposta Emenda Constitucional 6/2019 Rito legislativo Na Câmara: votada em dois turnos e ter ao menos 308 votos favoráveis

Leia mais

O MITO DO DÉFICIT DA PREVIDÊNCIA PROF. EMERSON COSTA LEMES

O MITO DO DÉFICIT DA PREVIDÊNCIA PROF. EMERSON COSTA LEMES O MITO DO DÉFICIT DA PREVIDÊNCIA PROF. EMERSON COSTA LEMES Quando um homem primitivo, nas brumas da pré-história, guardou um naco de carne para o dia seguinte depois de saciar a fome, aí estava nascendo

Leia mais

Nota Informativa Efeito da reforma da previdência no crescimento do PIB

Nota Informativa Efeito da reforma da previdência no crescimento do PIB Especial O descontrole das contas públicas está na raiz da grave crise econômica pela qual o país vem passando. A deterioração fiscal é explicada principalmente pelo aumento dos gastos do governo com benefícios

Leia mais

019/2016 DOMINGUEIRA DE 03/07/2016

019/2016 DOMINGUEIRA DE 03/07/2016 PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL (PEC) 241/2016: TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS PÚBLICOS DAS ÁREAS SOCIAIS PARA O PAGAMENTO DE JUROS E PARA A REDUÇÃO DA DÍVIDA PÚBLICA Francisco R. Funcia O governo interino

Leia mais

Boletim Econômico Edição nº 69 setembro de 2015 Organização técnica: Maurício José Nunes Oliveira assessor econômico

Boletim Econômico Edição nº 69 setembro de 2015 Organização técnica: Maurício José Nunes Oliveira assessor econômico Boletim Econômico Edição nº 69 setembro de 2015 Organização técnica: Maurício José Nunes Oliveira assessor econômico Para entender o déficit orçamentário do Governo 1 Proposta de Orçamento para 2016 Diante

Leia mais

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

REFORMA DA PREVIDÊNCIA REFORMA DA PREVIDÊNCIA COMPARATIVO INTERNACIONAL As desigualdades no Desenvolvimento Humano A maior parte dos países da OCDE, que serve de inspiração à reforma da Previdência no Brasil, está classificada

Leia mais

;a sociedade civil organizada (escolas, ONG s e Sindicatos) deve...

;a sociedade civil organizada (escolas, ONG s e Sindicatos) deve... Exercício ENEM Elabore Proposta de Intervenção que apresente 4 dispositivos (Agente, Ação, Modo e Finalidade), em três esferas sociais (Estado, Sociedade e Cidadão) sobre os temas: 1) TEMA DE REDAÇÃO:

Leia mais

Os impactos das mudanças demográficas na Seguridade Social

Os impactos das mudanças demográficas na Seguridade Social Os impactos das mudanças demográficas na Seguridade Social Frederico Melo, economista, doutor em Demografia e técnico do Dieese Brasília - 31 de maio de 2016 Para a Seguridade Social, Demografia = envelhecimento?

Leia mais

CÁRITAS DIOCESANA DE PONTA GROSSA

CÁRITAS DIOCESANA DE PONTA GROSSA Ponta Grossa 13/03/2017 Ponta Grossa SEGURIDADE SOCIAL Administrativamente a Seguridade Social encontra-se desfigurada. Maior programa de proteção social do País. A seguridade social compreende um conjunto

Leia mais

O Regime Geral de Previdência Social - RGPS e a PEC 287 de CURITIBA-PR, 14 DEZ 2016 Expositor: Luciano Fazio

O Regime Geral de Previdência Social - RGPS e a PEC 287 de CURITIBA-PR, 14 DEZ 2016 Expositor: Luciano Fazio O Regime Geral de Previdência Social - RGPS e a PEC 287 de 2016 CURITIBA-PR, 14 DEZ 2016 Expositor: Luciano Fazio 1 SUMÁRIO 1. O que é Previdência Social 2. Déficit do Regime Geral de Previdência Social

Leia mais

Sandro Silva Supervisor Técnico do DIEESE-PR. Curitiba-PR 14/12/2016

Sandro Silva Supervisor Técnico do DIEESE-PR. Curitiba-PR 14/12/2016 Sandro Silva Supervisor Técnico do DIEESE-PR Curitiba-PR 14/12/2016 Considerando a ampla e diversificada base de financiamento - incluindo as receitas da Seguridade Social hoje desvinculadas pela União

Leia mais

A desindexação dos benefícios do salário mínimo, se aprovada, atingirá 22,1 milhões de brasileiras e brasileiros.

A desindexação dos benefícios do salário mínimo, se aprovada, atingirá 22,1 milhões de brasileiras e brasileiros. 1 A gestão Temer mente quando diz que é preciso reformar para garantir sua aposentadoria. Essa reforma quer instituir 65 anos como idade mínima, 49 anos de tempo de contribuição e a desvinculação das aposentadorias

Leia mais

Reforma da Previdência

Reforma da Previdência s sobre a PEC 287 Reunião PET, 23/8/2017 Conteúdos 1 2 Setor Público Setor Privado 3 4 As alterações propostas pela PEC 287 são em alguns sentidos: Tempo mínimo de contruibuição Progressão do benefício

Leia mais

Os privilégios da Previdência Social

Os privilégios da Previdência Social Número 21 - De 05 a 09 de de zembro 2016 Número 111-02 a 04 de janeiro de 2019 Previdência Social Os privilégios da Previdência Social Por Alexandre Pacheco A maior resistência para a aprovação da Reforma

Leia mais

Reforma da Previdência

Reforma da Previdência Reforma da Previdência Henrique Meirelles Ministro da Abril, 2017. Evolução do Gasto Primário do Governo Central 2 Gasto Primário do Governo Central (% PIB) 20% 19,3% 19,7% 18% 16% 14,8% 15,9% 16,8% 17,0%

Leia mais

ANÁLISE DETALHADA DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA COM O RECORTE DA AGRICULTURA FAMILIAR - PEC 06/2019

ANÁLISE DETALHADA DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA COM O RECORTE DA AGRICULTURA FAMILIAR - PEC 06/2019 ANÁLISE DETALHADA DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA COM O RECORTE DA AGRICULTURA FAMILIAR - PEC 06/2019 Observações gerais iniciais: A reforma previdenciária, no que se refere a mudanças na Constituição, proposta

Leia mais

A Previdência Social não tem déficit

A Previdência Social não tem déficit 18/02/2016 A Previdência Social não tem déficit Eduardo Fagnani - É professor do Instituto de Economia da Unicamp, pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (CESIT) e coordenador da rede

Leia mais

NÃO É REFORMA. É O FIM DO DIREITO À APOSENTADORIA!

NÃO É REFORMA. É O FIM DO DIREITO À APOSENTADORIA! NÃO É REFORMA. É O FIM DO DIREITO À APOSENTADORIA! Bolsonaro mente quando diz que a reforma da Previdência é necessária para o país e que as mudanças serão boas para os trabalhadores e as trabalhadoras.

Leia mais

Nenhum direito a menos

Nenhum direito a menos Nenhum direito a menos As centrais sindicais unidas na luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora consideram inadmissível que o Governo Federal, por meio de propostas intituladas como Reforma,

Leia mais

As mudanças na PREVIDÊNCIA SOCIAL. Vilson Antonio Romero

As mudanças na PREVIDÊNCIA SOCIAL. Vilson Antonio Romero As mudanças na PREVIDÊNCIA SOCIAL Vilson Antonio Romero PROPOSTAS DE MUDANÇAS PREVIDÊNCIA SOCIAL - PEC 287/2016 - CARTILHA OFICIAL De onde vêm os recursos da Previdência Social? (1) As fontes de recursos

Leia mais

CORRELAÇÃO DAS DESPESAS E RECEITAS DA SEGURIDADE SOCIAL COM A DÍVIDA PÚBLICA E A D.R.U.

CORRELAÇÃO DAS DESPESAS E RECEITAS DA SEGURIDADE SOCIAL COM A DÍVIDA PÚBLICA E A D.R.U. CORRELAÇÃO DAS DESPESAS E RECEITAS DA SEGURIDADE SOCIAL COM A DÍVIDA PÚBLICA E A D.R.U. DIEGO MONTEIRO CHERULLI Advogado e Assessor especialista em Dir. Previdenciário, Tributário e Econômico; Vice-Presidente

Leia mais

Cartilha revela as mentiras sobre a previdência social

Cartilha revela as mentiras sobre a previdência social Portal Vermelho, 18 de julho de 2016 Cartilha revela as mentiras sobre a previdência social A previdência social é uma das instituições de proteção social ameaçadas pelo projeto político neoliberal de

Leia mais

FABIANO CAMARGO DA SILVA - ECONOMISTA TÉCNICO DO DIEESE/ER-PR

FABIANO CAMARGO DA SILVA - ECONOMISTA TÉCNICO DO DIEESE/ER-PR PALESTRA SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA PEC 6/2019 SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE CURITIBA CURITIBA 23/02/2019 FABIANO CAMARGO DA SILVA - ECONOMISTA TÉCNICO DO DIEESE/ER-PR Previdência: visa garantir rendimento

Leia mais

ANÁLISE DA PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA EDUARDO MOREIRA

ANÁLISE DA PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA EDUARDO MOREIRA ANÁLISE DA PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA EDUARDO MOREIRA O DÉFICIT FISCAL O INIMIGO A SER COMBATIDO Fonte: https://www.tesourotransparente.gov.br/historias/entendendo-osgraficos-resultado-primario-e-estoque-da-divida-publica-federal

Leia mais

REFORMA DA PREVIDENCIA

REFORMA DA PREVIDENCIA REFORMA DA PREVIDENCIA TRABALHADORES DO SETOR PRIVADO ELABORAÇÃO: GRUPO DE ESTUDOS IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários e ANFIP-MG 1 Frente Mineira Popular em Defesa da Previdência Social COMO

Leia mais

A Previdência em 10 pontos

A Previdência em 10 pontos A Previdência em 10 pontos Com a proximidade do Plebiscito Popular (que se realiza entre os dias 1º e 7 de setembro), é importante que a classe trabalhadora como um todo compreenda a necessidade de se

Leia mais

Crise Econômica, Mercado de Trabalho e a Seguridade Social no Brasil

Crise Econômica, Mercado de Trabalho e a Seguridade Social no Brasil Crise Econômica, Mercado de Trabalho e a Seguridade Social no Brasil Prof. Denis Maracci Gimenez maracci@unicamp.br Porto Alegre, abril de 2017 QUESTÃO CENTRAL Estabelecer relações entre a evolução da

Leia mais

CARTA ATIVA WEALTH MANAGEMENT

CARTA ATIVA WEALTH MANAGEMENT FEVEREIRO 2019 O mercado financeiro doméstico vem experimentando uma onda de otimismo desde meados do ano passado. Esse otimismo teve início com a expectativa, confirmada pelas urnas, de eleição de um

Leia mais

Panorama da Seguridade Social Brasileira. Bogotá, agosto.2018

Panorama da Seguridade Social Brasileira. Bogotá, agosto.2018 Panorama da Seguridade Social Brasileira Bogotá, agosto.2018 Seguridade Social Convenção OIT 102 (1952) Assistência à saúde Auxílio-doença Auxílio-desemprego Aposentadoria por velhice Auxílio aos acidentados

Leia mais

Mercado de Trabalho, Salário Mínimo e Previdência

Mercado de Trabalho, Salário Mínimo e Previdência Mercado de Trabalho, Salário Mínimo e Previdência ELABORADO PELA SUBSEÇÃO DO DIEESE NA CONTAG 1) Mercado de Trabalho Divulgado pelo IBGE, a partir dos dados da Pnad Contínua, a População brasileira (com

Leia mais

Somente a luta fará valer nossos direitos. Boa leitura

Somente a luta fará valer nossos direitos. Boa leitura A cada dia fica mais claro que o golpe contra a presidenta Dilma foi apenas um pretexto para colocar no comando da nação um governo completamente diferente daquele eleito pela maioria do povo brasileiro,

Leia mais

Os problemas estruturais da Previdência Social no Brasil CARLOS EDUARDO DE FREITAS

Os problemas estruturais da Previdência Social no Brasil CARLOS EDUARDO DE FREITAS Os problemas estruturais da Previdência Social no Brasil CARLOS EDUARDO DE FREITAS 1 Introdução 2 Aspectos gerais da Seguridade Social 3 Regimes Previdenciários 4 Formas de custeio 5 Superávit ou déficit

Leia mais

026/2016 DOMINGUEIRA DE 04/09/ /2016 DOMINGUEIRA DE 20/11/2016

026/2016 DOMINGUEIRA DE 04/09/ /2016 DOMINGUEIRA DE 20/11/2016 AS PEGADINHAS DA PEC 55 (ANTIGA PEC 241) QUE ESCONDEM OS PREJUÍZOS PARA O SUS Francisco R. Funcia Uma característica marcante do processo de tramitação tanto da PEC 241 na Câmara dos Deputados, como da

Leia mais

Entenda ponto a ponto o que propõe o governo

Entenda ponto a ponto o que propõe o governo Entenda ponto a ponto o que propõe o governo Idade mínima A proposta cria uma idade mínima de aposentadoria. Ao final do tempo de transição, deixa de haver a possibilidade de aposentadoria por tempo de

Leia mais

PREPARO PARA APOSENTADORIA E A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

PREPARO PARA APOSENTADORIA E A REFORMA DA PREVIDÊNCIA PREPARO PARA APOSENTADORIA E A REFORMA DA PREVIDÊNCIA Janeiro 2017 INTRODUÇÃO Brasileiro reconhece a importância de pensar sobre aposentadoria, mas quatro em cada dez não se preparam. Maioria desaprova

Leia mais

1) As reformas já feitas na Previdência do Município do Rio têm a ver com a reforma proposta pelo atual governo federal?

1) As reformas já feitas na Previdência do Município do Rio têm a ver com a reforma proposta pelo atual governo federal? Entenda o que aconteceu com os ajustes às Emendas Constitucionais 41 e 47 e a Lei n.º 10.887/2004; revogação do Decreto n. 23.844/2003, e o envio de Projetos de Lei e Leis sobre a Previdência Municipal

Leia mais

Análise e discussão geral sobre a Reforma da Previdência 1

Análise e discussão geral sobre a Reforma da Previdência 1 Análise e discussão geral sobre a Reforma da Previdência 1 É falso afirmar que a previdência é deficitária e que, mantidas as regras atuais, não será possível pagar as aposentadorias das próximas gerações.

Leia mais

020/2016 DOMINGUEIRA DE 10/07/2016

020/2016 DOMINGUEIRA DE 10/07/2016 MUITAS PEC s... QUAIS OS EFEITOS PARA O FINANCIAMENTO DO SUS? Francisco R. Funcia O objetivo desta curta nota é resumir para os leitores os aspectos principais tratados pela grande quantidade de Proposta

Leia mais

PEC 241/16: Mitos e Verdades sobre o Ajuste Fiscal

PEC 241/16: Mitos e Verdades sobre o Ajuste Fiscal PEC 241: Ajuste Fiscal e os Impactos Negativos para a Sociedade PEC 241/16: Mitos e Verdades sobre o Ajuste Fiscal Marcelo Lettieri e-mail: marlettieri@mail.com A TESE DO AJUSTE FISCAL NO BRASIL Elaboração:

Leia mais

Previdência Social no Brasil. Fundação Getulio Vargas

Previdência Social no Brasil. Fundação Getulio Vargas Previdência Social no Brasil Fundação Getulio Vargas Novembro 2013 1 1. Fatos estilizados 2. Um breve histórico 3. As recentes reformas da Previdência Social 4. Comparações Internacionais 5. Por que a

Leia mais

Transferência de renda é a principal marca da gestão Lula

Transferência de renda é a principal marca da gestão Lula Valor Econômico 27 de dezembro de 2010 Governo: Gasto adicional de 2,2% do PIB significa que foram transferidos R$ 75 bi a mais em relação a 2002 Transferência de renda é a principal marca da gestão Lula

Leia mais

Com reforma, mulheres não alcançarão aposentadoria antes dos 74 anos, afirma Denise Gentil

Com reforma, mulheres não alcançarão aposentadoria antes dos 74 anos, afirma Denise Gentil Hora do Povo, 29 de maio de 2019 Com reforma, mulheres não alcançarão aposentadoria antes dos 74 anos, afirma Denise Gentil Por: Redação A professora e economista da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Leia mais