As influências do contencioso administrativo no contencioso tributário

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "As influências do contencioso administrativo no contencioso tributário"

Transcrição

1 As influências do contencioso administrativo no contencioso tributário Faculdade de Direito da Universidade do Porto 29 de Março de 2017

2 Hierarquia das Fontes das Normas Jurídico-Tributárias CRP Direito UE e Tratados Internacionais LEI GERAL TRIBUTÁRIA CIRS CIRC CIVA RGIT CPPT CPA CPTA ETAF CC CPC

3 Princípios Gerais Da relação jurídico-tributária: Princípio da legalidade fiscal artigo 103.º, n.º 2 da CRP e artigo 8.º da LGT; Princípio da capacidade contributiva artigos 13.º, 103.º, n.º 1 e 104.º, n.º 1 da CRP e artigo 4.º, n.º 1 da LGT; Princípio da estabilidade/previsibilidade e não retroactividade das normas fiscais artigos 1.º e 103.º, n.º 3 da CRP;

4 Princípios Gerais Do procedimento tributário: Princípio da legalidade da actuação administrativa artigo 266.º, n.º 2 da CRP e artigo 55.º da LGT; Princípio da verdade material artigos 55.º e 58.º da LGT; Princípio do inquisitório artigo 58.º da LGT; Princípio da participação artigo 267.º, n.º 5 da CRP e artigo 60.º da LGT;

5 Princípios Gerais Do processo judicial tributário: Princípio do acesso à justiça tributária artigo 20.º, n.º 1 e 268.º, n.º 4 da CRP e artigo 9.º da LGT; Princípio da celeridade da justiça tributária artigo 20.º, n.º 4 da CRP e artigo 97.º da LGT; Princípio da igualdade de meios processuais artigo 13.º da CRP e artigo 98.º da LGT; Princípio da impugnação unitária artigo 54.º do CPPT e artigo 66.º da LGT; Princípio do inquisitório artigo 99.º da LGT e artigo 13.º, n.º 1 do CPPT.

6 Contencioso tributário: meios procedimentais e processuais Procedimento Tributário: Reclamação Graciosa; Pedido de Revisão Oficiosa; Recurso Hierárquico; Processo Judicial Tributário: Impugnação Judicial; Pedido de Pronúncia Arbitral; Acção Administrativa; Oposição à Execução Fiscal; Reclamação do Acto do Órgão de Execução Fiscal;

7 Contencioso tributário: meios procedimentais e processuais

8 Contencioso tributário: meios procedimentais e processuais Pedido de revisão oficiosa do acto tributário (artigo 78.º, da LGT): Pode existir por iniciativa do sujeito passivo ou da AT; Por iniciativa do sujeito passivo: no prazo da reclamação administrativa; com fundamento em qualquer ilegalidade; Por iniciativa da AT: se o tributo tiver sido pago: no prazo de 4 anos após a liquidação; se o tributo não tiver sido pago: a todo o tempo; com fundamento em erro imputável aos serviços. Entendimento Jurisprudência: a revisão oficiosa por iniciativa da AT pode ocorrer a pedido do sujeito passivo, no prazo de 4 anos; Utilizado como válvula de escape (após decurso dos prazos de RG/IJ); Caso particular da autoliquidação: revogação do n.º 2 do artigo 78.º, da LGT pela LOE 2016.

9 Contencioso tributário: dicotomia estrutural Objecto: Impugnação Judicial Objecto: Acção Administrativa actos de liquidação de tributos (incluindo parafiscais, autoliquidação, retenção na fonte e pagamento por conta). Contagem do prazo da IJ: A utilização de meios de impugnação administrativa interrompe o prazo de impugnação contenciosa do acto tributário. Contencioso de mera anulação: Limitação dos poderes de pronúncia do Tribunal: declaração de nulidade ou de inexistência ou anulação do acto impugnado (embora também se admita condenação da AT ao pagamento de juros indemnizatórios e de indemnização por garantia indevidamente prestada). indeferimento total ou parcial ou da revogação de isenções ou outros benefícios fiscais, quando dependentes de reconhecimento da AT; outros actos administrativos relativos a questões tributárias que não comportem apreciação da legalidade do acto de liquidação. Contagem do prazo da AA: A utilização de meios de impugnação administrativa suspende o prazo de impugnação contenciosa do acto em matéria tributária, que só retoma o seu curso com a notificação da decisão proferida sobre a impugnação administrativa ou com o decurso do respectivo prazo legal, consoante o que ocorra em primeiro lugar. Contencioso de plena jurisdição: Poderes de pronúncia do Tribunal incluem: a declaração de nulidade ou de inexistência ou anulação do acto impugnado; e a condenação da AT à prática do acto devido.

10 Procedimento de Liquidação Facto Tributário Apuramento da matéria tributável Acto tributário (Autoliquidação / liquidação) Cobrança....

11 Procedimento de Liquidação Acto tributário Apuramento da Facto Tributário (Autoliquidação/ matéria tributável liquidação) Cobrança Processo de Execução Fiscal.

12 Legalidade vs. Exigibilidade da Dívida Fundamentos: Impugnação Judicial Fundamentos: Oposição à Execução Fiscal Qualquer ilegalidade; Exemplos: a) falta de fundamentação; b) erro na aplicação do direito. Relacionados com a legalidade da dívida. Tipo de prazo: não judicial; o prazo de 3 meses para apresentação da IJ não é judicial; não é possível apresentar IJ com multa; mas se prazo terminar em dia em que os tribunais estejam encerrados, passa para o 1.º dia útil seguinte. Apresentação: Tribunal Tributário competente SITAF. Taxativamente previstos na lei (artigo 204.º, do CPPT); Exemplos: a) prescrição da dívida tributária; b) ilegitimidade da pessoa citada; Relacionados com a exigibilidade da dívida. Tipo de prazo: judicial; o processo de execução fiscal é judicial; o prazo para deduzir oposição é judicial; pode ser apresentado com multa. Apresentação: Junto do SF competente que depois remete para o Tribunal Tributário competente.

13 Responsabilidade tributária subsidiária Efectivada através da Reversão do Processo de Execução Fiscal (artigo 23.º, da LGT): Quem? O quê? Porquê? Gerente /Administrador de Facto Dívidas Tributárias + Conexão Temporal 1) Inexistência/Insuficiência Bens Penhoráveis; 2) Gerência/Administração de Facto; 3) Culpa na Insuficiência do Património.

14 Responsabilidade tributária subsidiária Efectiva-se através da Reversão do Processo de Execução Fiscal: Projecto de Reversão; Audição Prévia; Citação: Declaração Fundamentada dos Pressupostos e Extensão da Reversão Artigo 23.º, n.º 4, da LGT; Elementos Essenciais da Liquidação e respectiva Fundamentação Artigo 22.º, n.º 5, da LGT.

15 Outros actos lesivos praticados pelo Órgão de Execução Fiscal Podem ser sindicados através da Reclamação do Acto do Órgão de Execução Fiscal (artigos 276.º e seguintes do CPPT); Objecto: quaisquer actos do processo de execução fiscal que afectem os direitos e interesses legítimos do executado ou de terceiro; ex.: indeferimento de pedido de pagamento em prestações; acto de penhora; Prazo: 10 dias; Apresentação: junto do Serviço de Finanças competente (embora dirigido ao tribunal tributário competente); Tem efeito de suspender o processo de execução fiscal (segundo jurisprudência pacífica).

16 Caso Prático 1 O Senhor A foi notificado de uma liquidação adicional de IRS, no valor de 3.500,00. Não concordando com os fundamentos da liquidação invocados no Relatório de Inspecção Tributária, e não obstante ter pago o montante de imposto liquidado adicionalmente, apresentou reclamação graciosa, tendo invocado o vício de falta de fundamentação. A reclamação graciosa foi indeferida, tendo o Senhor A, nessa sequência, apresentado impugnação judicial. Em sede de impugnação, além do vício de falta de fundamentação, o Senhor A invocou o vício de erro na aplicação do Direito, por considerar que a AT estava a interpretar erradamente o conceito de residência fiscal. 1) Qual terá sido o pedido formulado em sede de reclamação graciosa? 2) Pode o Senhor A invocar vícios diferentes, relativamente ao mesmo acto tributário, em sede de reclamação graciosa e de impugnação judicial? 3) Que outros meios tinha o Senhor A ao seu dispor para contestar este acto de liquidação?

17 Caso Prático 2 Parte I O Senhor B foi notificado de uma liquidação adicional de IVA, no valor de 5.000,00, que pagou dentro do prazo indicado para o efeito. Tendo ficado muito aborrecido com esta liquidação inesperada, depois de pagar o imposto, e apesar de discordar da liquidação, preferiu, durante algum tempo, não pensar mais neste assunto. Quando finalmente decidiu dirigir-se ao escritório de um advogado para saber como podia contestar a liquidação, este informou-o de que os prazos de impugnação judicial e de reclamação graciosa já se haviam esgotado. 1) Haverá alguma outra forma de o Senhor B conseguir contestar o acto de liquidação? 2) Em que prazo?

18 Caso Prático 2 Parte II O Senhor B apresentou pedido de revisão oficiosa da liquidação adicional de IVA. Contudo, a AT decidiu indeferir o pedido de revisão oficiosa, com base na sua intempestividade, por considerar que apenas a AT pode beneficiar do prazo de 4 anos para rever oficiosamente os actos tributários por sua iniciativa. Os sujeitos passivos apenas podem requerer esta revisão no prazo da reclamação graciosa. 3) Como poderá o Senhor B reagir a esta decisão?

19 Caso Prático 3 O Senhor C foi notificado de uma liquidação de IUC relativamente a um veículo de que já não é proprietário. Revoltado, dirigiu-se ao Serviço de Finanças da sua área de residência, onde foi informado que poderia apresentar reclamação graciosa oralmente, o que fez. Nessa sequência, foi notificado da decisão, na qual se podia ler apenas que Fica por este meio notificado da decisão de indeferimento da reclamação graciosa acima mais bem identificada, com a fundamentação que se anexa. Recordando-se que o funcionário do Serviço de Finanças havia dito que mesmo se a reclamação fosse indeferida, haveria mais meios de reacção ao seu dispor, e nada dizendo a notificação, consultou um advogado a este respeito. 1) O que terá dito o advogado ao Senhor C? Na sequência desta decisão, o Senhor C constituiu o Senhor Advogado como mandatário e interpôs recurso hierárquico do indeferimento da reclamação graciosa. Antes, porém, inquiriu o Senhor Advogado sobre quanto tempo demoraria a decisão, tendo o Senhor Advogado respondido que não podia prever. O Senhor C questionou então o Senhor Advogado sobre a existência de algum meio de reacção ao silêncio da AT. 2) Qual terá sido a resposta do Advogado? Decorrido um ano, o Senhor C foi notificado da decisão de indeferimento do recurso hierárquico, que entregou ao Senhor Advogado. 3) Esta notificação é regular?

20 Caso Prático 4 O Senhor D foi citado em reversão no âmbito de um processo de execução fiscal em que é devedora originária a sociedade Direito Fiscal, Lda., da qual afirma nunca ter sido gerente de facto. A AT, contudo, alega que o seu nome consta da certidão de registo comercial desta sociedade, e que o Senhor D até esteve presente na realização de uma escritura de um imóvel adquirido pela sociedade, pelo que se encontram reunidos os pressupostos de que depende a responsabilidade tributária subsidiária. 1) Como pode o Senhor D defender-se em face desta citação? 2) Que fundamentos pode invocar?

21 Caso Prático 5 O Senhor E foi contactado telefonicamente pelo seu Cliente X, que o informou ter recebido uma notificação de penhora de créditos da AT, no âmbito de um processo de execução fiscal referente a uma dívida de IVA, nos termos da qual, em vez de pagar os montantes que devia ao Senhor E, deveria entregá-los à AT. O Senhor E respondeu dizendo Isso é impossível, porqueeu contestei essa dívida. 1) A contestação da dívida impede a prática de actos de penhora? 2) Como pode o Senhor E reagir ao acto de penhora de créditos?

22 Muito obrigada pela atenção. Sara Soares Advogada

23

A REVERSÃO FISCAL A REVERSÃO FISCAL

A REVERSÃO FISCAL A REVERSÃO FISCAL Os direitos e as garantias dos Contribuintes e as prerrogativas da Administração Fiscal A REVERSÃO FISCAL A REVERSÃO FISCAL Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas Lisboa e Faro 13 e 14 de Julho de 2007

Leia mais

Conferência Tributarium 2016/2017 Escola de Direito da Universidade do Minho

Conferência Tributarium 2016/2017 Escola de Direito da Universidade do Minho LISBOA PORTO FUNCHAL SÃO PAULO LUANDA MAPUTO PRAIA MACAU DILI SÃO TOMÉ Conferência Tributarium 2016/2017 Escola de Direito da Universidade do Minho 10 Fevereiro 2017 * Arbitragem Tributária: Os novos Prazos,

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa LISBOA PORTO FUNCHAL SÃO PAULO LUANDA MAPUTO PRAIA MACAU DILI SÃO TOMÉ Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa Reflectir sobre a Arbitragem e a Transacção em Matéria Tributária: Experiência

Leia mais

Calendário: 02/10 II. Princípios do Direito Processual Tributário

Calendário: 02/10 II. Princípios do Direito Processual Tributário Mestrado: Forense Disciplina: Processo Tributário Docente: Carla Castelo Trindade (ccastelotrindade@gmail.com) Ano lectivo: 2014-2015 Semestre: 1º 18/09 Apresentação 25/09 I. Introdução Calendário: 02/10

Leia mais

OS DIREITOS E AS GARANTIAS DOS CONTRIBUINTES E AS PRERROGATIVAS DA ADMINISTRAÇÃO FISCAL CADUCIDADE E PRESCRIÇÃO EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA

OS DIREITOS E AS GARANTIAS DOS CONTRIBUINTES E AS PRERROGATIVAS DA ADMINISTRAÇÃO FISCAL CADUCIDADE E PRESCRIÇÃO EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA CADUCIDADE E PRESCRIÇÃO EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA Manuel Faustino Lisboa, 13/07/2007 1 A caducidade como limite temporal do direito à liquidação do imposto - art.ºs 45.º/46.º da LGT: Prazo geral e supletivo:

Leia mais

Conferência sobre a Arbitragem Tributária ISCAL / CAAD / APIT

Conferência sobre a Arbitragem Tributária ISCAL / CAAD / APIT LISBOA PORTO FUNCHAL SÃO PAULO LUANDA MAPUTO PRAIA MACAU DILI SÃO TOMÉ Conferência sobre a Arbitragem Tributária ISCAL / CAAD / APIT 18 Dezembro 2012 * Arbitragem Tributária: Os novos Prazos, a Cumulação

Leia mais

Sistema Fiscal Moçambicano GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE PAGAMENTO DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS A PRESTAÇÕES COMPENSAÇÃO DAS DÍVIDAS

Sistema Fiscal Moçambicano GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE PAGAMENTO DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS A PRESTAÇÕES COMPENSAÇÃO DAS DÍVIDAS Sistema Fiscal Moçambicano GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE PAGAMENTO DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS A PRESTAÇÕES COMPENSAÇÃO DAS DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE

Leia mais

Rui Duarte Morais QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011

Rui Duarte Morais QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011 Rui Duarte Morais 1 QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011 Compensação por Iniciativa do Contribuinte 2 Artigo 90º n.º 1 C.P.P.T. A compensação com créditos

Leia mais

TAX & BUSINESS N º 1 6 / 1 4 I. INTRODUÇÃO

TAX & BUSINESS N º 1 6 / 1 4 I. INTRODUÇÃO i N º 1 6 / 1 4 R E V E R S Õ E S F I S C A I S P A R A A D M I N I S T R A D O R E S, G E R E N T E S E O U T R O S R E S P O N S Á V E I S T R I B U T Á R I O S S U B S I D I Á R I O S I. INTRODUÇÃO

Leia mais

A LGT no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting

A LGT no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting Audit Tax Advisory Consulting Domicílio fiscal O domicílio fiscal integra a caixa postal eletrónica, nos termos do serviço público de caixa postal eletrónica (Decreto-Lei n.º 112/2006, de 9 de Junho, e

Leia mais

Orçamento de Estado 2010 Alterações Fiscais JUSTIÇA TRIBUTÁRIA. Associação Fiscal Portuguesa / Ordem dos Advogados

Orçamento de Estado 2010 Alterações Fiscais JUSTIÇA TRIBUTÁRIA. Associação Fiscal Portuguesa / Ordem dos Advogados Orçamento de Estado 2010 Alterações Fiscais JUSTIÇA TRIBUTÁRIA Associação Fiscal Portuguesa / Ordem dos Advogados Rui Ribeiro Pereira - Advogado Porto 01.07.2010 Lei n.º 3 B/2010 de 28.04 Notificações

Leia mais

Juros de mora e prestação de garantia

Juros de mora e prestação de garantia 16-05-12- Juros de mora e prestação de garantia Com vista à uniformização de procedimentos, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) veio prestar alguns esclarecimentos sobre o regime de prestação de garantia,

Leia mais

Fiscalidade. Licenciatura em Gestão. A relação jurídica tributária. 2º semestre 2011/2012

Fiscalidade. Licenciatura em Gestão. A relação jurídica tributária. 2º semestre 2011/2012 Fiscalidade Licenciatura em Gestão A relação jurídica tributária 2º semestre 2011/2012 Fiscalidade 1. INTRODUÇÃO Conceito de imposto Figuras afins do imposto Classificação dos impostos A relação jurídica

Leia mais

EXMO. SENHOR DR. JUIZ DE DIREITO DO

EXMO. SENHOR DR. JUIZ DE DIREITO DO EXMO. SENHOR DR. JUIZ DE DIREITO DO TRIBUNAL ADMINISTRATIVO E FISCAL DE [ ] Processo n.º [ ] reversão e apensos [ ], residente na [ ], contribuinte n.º [ ], executado por reversão, tendo sido citado para

Leia mais

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE)

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE) ORDEM DOS ADVOGADOS CNEF / CNA Comissão Nacional de Estágio e Formação / Comissão Nacional de Avaliação PROVA ESCRTA NACONAL DO EXAME FNAL DE AVALAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE) GRELHAS DE CORRECÇÃO ÁREAS OPCONAS

Leia mais

CADERNOS DE JUSTIÇA TRIBUTÁRIA. ÍNDICE DE INFORMAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA (N. os 00 a 10)

CADERNOS DE JUSTIÇA TRIBUTÁRIA. ÍNDICE DE INFORMAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA (N. os 00 a 10) CADERNOS DE JUSTIÇA TRIBUTÁRIA ÍNDICE DE INFORMAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA (N. os 00 a 10) A Supremo Tribunal Administrativo Ação para reconhecimento de direito Pedido de pagamento de juros indemnizatórios

Leia mais

Ofício Circulado nº de

Ofício Circulado nº de Ofício Circulado nº 60 058 de 2008-04-17 Exmºs Senhores Subdirectores Gerais Directores de Serviços Directores de Finanças Chefes de Serviços de Finanças Representantes da Fazenda Pública ASSUNTO: Responsabilidade

Leia mais

Face ao exposto, e ao abrigo das normas constitucionais, o CDS-PP apresenta o seguinte projecto de lei: Artigo 1º Objecto

Face ao exposto, e ao abrigo das normas constitucionais, o CDS-PP apresenta o seguinte projecto de lei: Artigo 1º Objecto Grupo Parlamentar Projecto de Lei n.º 271/XI/1ª Alteração à Lei Geral Tributária e ao Código de Procedimento e de Processo Tributário introduzindo alterações ao regime dos Juros Indemnizatórios Quando

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, de

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, de Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, de 04-12-2013 Processo: 0877/13 Relator: VALENTE TORRÃO Meio Processual: RECURSO JURISDICIONAL Decisão: PROVIDO Fonte: www.dgsi.pt Sumário Impugnando o contribuinte

Leia mais

CÓDIGO DE PROCEDIMENTO ÍNDICE GERAL E DE PROCESSO TRIBUTÁRIO

CÓDIGO DE PROCEDIMENTO ÍNDICE GERAL E DE PROCESSO TRIBUTÁRIO CÓDIGO DE PROCEDIMENTO ÍNDICE GERAL E DE PROCESSO TRIBUTÁRIO DECRETO-LEI N.º 433/99, DE ÍNDICE 26 DE OUTUBRO Art. VOLUME I Abreviaturas utilizadas... 21 Prefácio à 6.ª edição... 25 Prefácio à 5.ª edição...

Leia mais

MEIOS PROCEDIMENTAIS E PROCESSUAIS

MEIOS PROCEDIMENTAIS E PROCESSUAIS CONTENCIOSO TRIBUTÁRIO MEIOS PROCEDIMENTAIS E PROCESSUAIS jesuinoamartins@gmail.com 2017 Formação sobre Contencioso Tributário O Exercício da Actividade Tributária 2 1 Procedimento de Inspecção Tributária

Leia mais

RECLAMAÇÃO GRACIOSA. Compreender o âmbito do Procedimento e do Processo Tributário.

RECLAMAÇÃO GRACIOSA. Compreender o âmbito do Procedimento e do Processo Tributário. RECLAMAÇÃO GRACIOSA Preparação Exame OSAE ASPETOS FUNDAMENTAIS CPPT Reclamação Graciosa Objetivos Gerais: Compreender o âmbito do Procedimento e do Processo Tributário. Objetivos específicos: Compreender

Leia mais

Prática Processual Civil. Programa

Prática Processual Civil. Programa ORDEM DOS ADVOGADOS COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO Prática Processual Civil Programa I - A CONSULTA JURÍDICA 1.1 - A consulta ao cliente 1.2 - Tentativa de resolução amigável 1.3 - A gestão do

Leia mais

O novo CPTA e a sua aplicação subsidiária no contencioso tributário: vantagens e desvantagens SUZANA TAVARES DA SILVA FDUC IJ

O novo CPTA e a sua aplicação subsidiária no contencioso tributário: vantagens e desvantagens SUZANA TAVARES DA SILVA FDUC IJ O novo CPTA e a sua aplicação subsidiária no contencioso tributário: vantagens e desvantagens SUZANA TAVARES DA SILVA FDUC IJ A caminho de um processo único organizado sob a ideia de gestão processual

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA, LISBOA 27 DE NOVEMBRO DE 2015 Ana Celeste Carvalho

UNIVERSIDADE CATÓLICA, LISBOA 27 DE NOVEMBRO DE 2015 Ana Celeste Carvalho UNIVERSIDADE CATÓLICA, LISBOA 27 DE NOVEMBRO DE 2015 Ana Celeste Carvalho O Artigo 45.º sofre alterações (exercício de clarificação): - pressuposto material da norma: que a pretensão do autor seja fundada

Leia mais

CNEF SUMÁRIOS DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL II (PROCESSO EXECUTIVO) O processo executivo será ministrado em 12 sessões de 2 horas.

CNEF SUMÁRIOS DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL II (PROCESSO EXECUTIVO) O processo executivo será ministrado em 12 sessões de 2 horas. CNEF SUMÁRIOS DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL II (PROCESSO EXECUTIVO) O processo executivo será ministrado em 12 sessões de 2 horas. 1ª Sessão a) conceito e fim da execução; b) formas do precesso de execução:

Leia mais

. Extinção pelo senhorio do arrendamento para habitação s/ prazo: 250

. Extinção pelo senhorio do arrendamento para habitação s/ prazo: 250 CONSULTA JURIDICA - 40 IMÓVEIS. contrato-promessa de compra e venda: 150. contrato de compra e venda: 150. contrato de arrendamento: 100. contrato de doação: 150. contrato de empreitada: 220. revisão do

Leia mais

Serviços de Finanças mantêm penhoras de salários e pensões, apesar de contribuintes provarem em tribunal a sua inocência.

Serviços de Finanças mantêm penhoras de salários e pensões, apesar de contribuintes provarem em tribunal a sua inocência. Serviços de Finanças mantêm penhoras de salários e pensões, apesar de contribuintes provarem em tribunal a sua inocência. Depois de cerca de uma dúzia de reclamações graciosas, anexadas das respectivas

Leia mais

Title First Page] [Mês e Ano] [Subtitle First Page]

Title First Page] [Mês e Ano] [Subtitle First Page] Title First Page] [Mês e Ano] [Subtitle First Page] Grupo de Direito Fiscal A Macedo Vitorino & Associados foi constituída em 1996, concentrando a sua actividade na assessoria a clientes nacionais e estrangeiros

Leia mais

COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO

COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO Prática Processual Civil Programa I CONSULTA JURÍDICA 1.1 Consulta jurídica 1.2 Tentativa de resolução amigável 1.3 Gestão do cliente e seu processo II PATROCÍNIO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0620/11 Data do Acordão:

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0620/11 Data do Acordão: Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0620/11 Data do Acordão: 02-11-2011 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: LINO RIBEIRO Descritores: INDEMNIZAÇÃO POR GARANTIA INDEVIDA Sumário: Nº

Leia mais

FISCALIZAÇÃO PREVENTIVA ÍNDICE IDEOGRÁFICO DA CONSTITUCIONALIDADE

FISCALIZAÇÃO PREVENTIVA ÍNDICE IDEOGRÁFICO DA CONSTITUCIONALIDADE FISCALIZAÇÃO PREVENTIVA ÍNDICE IDEOGRÁFICO DA CONSTITUCIONALIDADE índice ideográfico A Acesso ao direito Ac. 188/10; Ac. 216/10; Ac. 265/10; Ac. 266/10. Acesso aos tribunais Ac. 186/10; Ac. 188/10; Ac.

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0460/10 Data do Acordão: 03-11-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO PIMENTA DO VALE PRESCRIÇÃO IVA OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO

Leia mais

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE)

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE) ORDEM DOS ADVOGADOS CNEF / CNA Comissão Nacional de Estágio e Formação / Comissão Nacional de Avaliação PROVA ESCRTA NACONAL DO EXAME FNAL DE AVALAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE) GRELHAS DE CORRECÇÃO ÁREAS OPCONAS

Leia mais

RECURSOS JURISDICIONAIS

RECURSOS JURISDICIONAIS PRÁTICAS PROCESSUAIS ADMINISTRATIVAS RECURSOS JURISDICIONAIS Coimbra, 02.11.2010 José Pereira de Sousa - Advogado 1 Recursos Jurisdicionais Os recursos das decisões jurisdicionais proferidas pelos Tribunais

Leia mais

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS DADOS GERAIS PROCESSO N.º TRIBUNAL: JUÍZO: SECÇÃO: DATA DE ENTRADA: _ TÍTULO EXECUTIVO: TIPO DE EXECUÇÃO: EXECUÇÃO INICIADA ANTES DE 15/09/2003: FORMA

Leia mais

ASPECTOS RELEVANTES DO PROCESSO DE INSOLVÊNCIA. 35 PERGUNTAS E RESPOSTAS

ASPECTOS RELEVANTES DO PROCESSO DE INSOLVÊNCIA. 35 PERGUNTAS E RESPOSTAS ASPECTOS RELEVANTES DO PROCESSO DE INSOLVÊNCIA. 35 PERGUNTAS E RESPOSTAS 1. Como se processa a liquidação do património do devedor na insolvência? Através da venda do património do devedor; Outra forma,

Leia mais

Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015

Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015 Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015 OBRIGAÇÕES RELATIVAS AO IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS SINGULARES (IRS) E IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS COLETIVAS

Leia mais

A responsabilização fiscal do Administrador Judicial

A responsabilização fiscal do Administrador Judicial A responsabilização fiscal do Administrador Judicial Quais as vulnerabilidades decorrentes da legislação vigente? João P. M. de Oliveira XIX Encontro Nacional da APAJ Porto, 21 jan. 2017 Doutora Fernanda

Leia mais

IVA ARTIGO 78º REGULARIZAÇÕES. Para estes créditos aplicam-se sempre os nºs 7 a 12, 16 e 17 do CIVA).

IVA ARTIGO 78º REGULARIZAÇÕES. Para estes créditos aplicam-se sempre os nºs 7 a 12, 16 e 17 do CIVA). IVA 14-03-2015 ARTIGO 78º REGULARIZAÇÕES 1 -REGIME TRANSITÓRIO (créditos vencidos até 31/12/2012) Para estes créditos aplicam-se sempre os nºs 7 a 12, 16 e 17 do CIVA). a) Se a data relevante para a dedução,

Leia mais

O presente caso prático apresenta os seguintes actos/situações que importa analisar:

O presente caso prático apresenta os seguintes actos/situações que importa analisar: Correcção do Caso Prático 15 da colectânea Direito Administrativo, casos práticos, (Fausto de Quadros, Margarida Cabral, João Tiago Silveira e Mafalda Carmona), Lisboa, AAFDL, 2002 (com os contributos

Leia mais

CAAD: Arbitragem Tributária Processo n.º: 437/2015-T Tema: IUC Incidência subjetiva. Decisão Arbitral. I. Relatório

CAAD: Arbitragem Tributária Processo n.º: 437/2015-T Tema: IUC Incidência subjetiva. Decisão Arbitral. I. Relatório CAAD: Arbitragem Tributária Processo n.º: 437/2015-T Tema: IUC Incidência subjetiva. Decisão Arbitral I. Relatório 1. A, Ld.ª, pessoa colectiva n.º, com sede na Rua, n.º, -, Soure, requereu a constituição

Leia mais

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO PRÁTICAS PROCESSUAIS ADMINISTRATIVAS PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO Coimbra, 25.10.2010 José Pereira de Sousa - Advogado 1 O artigo 1.º, n.º 1 do C.P.A. define o procedimento administrativo como a sucessão

Leia mais

Recuperação Judicial de Créditos vs Recuperação da Empresa

Recuperação Judicial de Créditos vs Recuperação da Empresa RODOLFO VERMELHO Agente de Execução Cédula n.º 5357 Recuperação Judicial de Créditos vs Recuperação da Empresa A Tramitação da Acção Executiva e a Probabilidade da Recuperação do Crédito 02 de Abril de

Leia mais

Regulamento das Cus stas Processuais A Conta de Custas no Regulamento das Custas Processuais

Regulamento das Cus stas Processuais A Conta de Custas no Regulamento das Custas Processuais A Conta de Custas no Regulamento das Custas Processuais 1 Conceito de taxa de justiça no C.C.J. A taxa de justiça do processo corresponde ao somatório das taxas de justiça inicial e subsequente de cada

Leia mais

LEI GERAL TRIBUTÁRIA

LEI GERAL TRIBUTÁRIA (Até às alterações da Lei n.º 19/2008, de 21 de Abril) LEI GERAL TRIBUTÁRIA TÍTULO I Da ordem tributária CAPÍTULO I Princípios gerais Artigo 1.º Âmbito de aplicação 1 - A presente lei regula as relações

Leia mais

PROVA ESCRITA DE DIREITO TRIBUTÁRIO VIA ACADÉMICA 1.ª CHAMADA 9 DE ABRIL DE 2016 GRELHA DE CORREÇÃO

PROVA ESCRITA DE DIREITO TRIBUTÁRIO VIA ACADÉMICA 1.ª CHAMADA 9 DE ABRIL DE 2016 GRELHA DE CORREÇÃO PROVA ESCRITA DE DIREITO TRIBUTÁRIO VIA ACADÉMICA 1.ª CHAMADA 9 DE ABRIL DE 2016 GRELHA DE CORREÇÃO Cotação total da prova de direito e processo tributário 10 valores A atribuição da cotação máxima à resposta

Leia mais

ÍNDICE-SUMÁRIO PARTE GERAL CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA 9 LEI GERAL TRIBUTÁRIA ÍNDICE-SUMÁRIO

ÍNDICE-SUMÁRIO PARTE GERAL CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA 9 LEI GERAL TRIBUTÁRIA ÍNDICE-SUMÁRIO ÍNDICE-SUMÁRIO PARTE GERAL CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA 9 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS 9 PARTE I Direitos e deveres fundamentais 11 TÍTULO I Princípios gerais 11 TÍTULO II Direitos, liberdades e garantias

Leia mais

AS GARANTIAS TRIBUTÁRIAS E O REGIME GERAL DAS TAXAS DAS AUTARQUIAS LOCAIS

AS GARANTIAS TRIBUTÁRIAS E O REGIME GERAL DAS TAXAS DAS AUTARQUIAS LOCAIS compilações doutrinais VERBOJURIDICO AS GARANTIAS TRIBUTÁRIAS E O REGIME GERAL DAS TAXAS DAS AUTARQUIAS LOCAIS DR. MIGUEL PRIMAZ ADVOGADO verbojuridico JANEIRO 2008 2 : AS GARANTIAS TRIBUTÁRIAS E O REGIME

Leia mais

CONGRESSO DE DIREITO ADUANEIRO

CONGRESSO DE DIREITO ADUANEIRO CONGRESSO DE DIREITO ADUANEIRO A ARBITRAGEM DOS DIREITOS ADUANEIROS E DOS I.E.C. Universidade Católica Portuguesa, 29 de Janeiro de 2014 MANUEL TEIXEIRA FERNANDES Consultor da RFF & Associados SUMÁRIO

Leia mais

O Orçamento de Estado para 2012 e os advogados

O Orçamento de Estado para 2012 e os advogados O Orçamento de Estado para 2012 e os advogados Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) As alterações que a Lei n.º 64-B/2011, de 30 de Dezembro, introduz ao Código do IRS são muito significativas

Leia mais

O Contencioso Administrativo

O Contencioso Administrativo O Contencioso Administrativo INA 9. O processo executivo João Tiago Silveira Setembro de 2016 a. Aspetos comuns: obrigatoriedade de decisões judiciais Obrigatoriedade das decisões dos tribunais administrativos

Leia mais

DECRETO N.º 156/XIII

DECRETO N.º 156/XIII DECRETO N.º 156/XIII Altera o Decreto-Lei n.º 433/99, de 26 de outubro, o Código de Procedimento e de Processo Tributário, e o Decreto-Lei n.º 6/2013, de 17 de janeiro A Assembleia da República decreta,

Leia mais

GARANTIAS IMPUGNATÓRIAS DOS CONTRIBUINTES

GARANTIAS IMPUGNATÓRIAS DOS CONTRIBUINTES FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DO PORTO GARANTIAS IMPUGNATÓRIAS DOS CONTRIBUINTES Sara Menezes III Curso de Pós-Graduação em Direito Fiscal ÍNDICE Índice.... 2 Ponto 1 Introdução... 3 Ponto 2 Do

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, de

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, de Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, de 05-02-2014 Processo: 01922/13 Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Meio Processual: RECURSO JURISDICIONAL Decisão: PROVIDO Fonte: www.dgsi.pt Sumário I - Nos

Leia mais

Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais das Empresas para o mês de DEZEMBRO DE 2015

Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais das Empresas para o mês de DEZEMBRO DE 2015 1. OBRIGAÇÕES RELATIVAS AO IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS SINGULARES (IRS) E IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS COLETIVAS (IRC) E DEMAIS IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES 1.1. Obrigações de Pagamento

Leia mais

O PROCESSO DE IMPUGNAÇÃO TRIBUTÁRIA

O PROCESSO DE IMPUGNAÇÃO TRIBUTÁRIA Helena I. Pinho Lopes O PROCESSO DE IMPUGNAÇÃO TRIBUTÁRIA III CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO FISCAL FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Ano lectivo 2006/07 Agosto de 2007 Acrónimos C.R.P.

Leia mais

Tribunal de Contas. Acórdão 4/2008 (vd. Acórdão 2/06 3ª S de 30 de Janeiro) Sumário

Tribunal de Contas. Acórdão 4/2008 (vd. Acórdão 2/06 3ª S de 30 de Janeiro) Sumário Acórdão 4/2008 (vd. Acórdão 2/06 3ª S de 30 de Janeiro) Sumário 1. São duas as questões suscitadas pelo Demandado: - uma que respeita a competência do relator para a decisão tomada e a eventual nulidade

Leia mais

Vinculação da Autoridade Tributária e Aduaneira à Arbitragem Tributária

Vinculação da Autoridade Tributária e Aduaneira à Arbitragem Tributária Vinculação da Autoridade Tributária e Aduaneira à Arbitragem Tributária recurso necessário a reclamação graciosa 1. Objeto O presente artigo tem por objeto a análise da vinculação da Autoridade Tributária

Leia mais

Outros temas fiscais tratados no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting

Outros temas fiscais tratados no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting Outros temas fiscais tratados no Orçamento do Estado para 2012 Audit Tax Advisory Consulting O RERT III aplica-se aos elementos patrimoniais que não se encontrem no território português, em 31 de Dezembro

Leia mais

Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas (CTOC) Formação à Distância

Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas (CTOC) Formação à Distância Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas (CTOC) Formação à Distância CURSO DIS0809 1 - OBJECTIVOS : Curso: PROCESSO DE EXECUÇÃO FISCAL O curso de Processo de Execução Fiscal visa facultar aos TOC os conhecimentos

Leia mais

Arbitrabilidade dos preços de transferência. Tânia Carvalhais Pereira 2013

Arbitrabilidade dos preços de transferência. Tânia Carvalhais Pereira 2013 Arbitrabilidade dos preços de transferência Tânia Carvalhais Pereira 2013 Preços de transferência Paradigma: princípio da plena concorrência Paridade do tratamento fiscal; Prevenção e combate a certas

Leia mais

Processo Administrativo Fiscal Federal

Processo Administrativo Fiscal Federal Processo Administrativo Fiscal Federal Prof. Dr. Érico Hack ABDCONST novembro/2013 1 Processo Série de atos visando a um fim Atos praticados voltados ao fim pretendido Encadeamento dos atos individuais

Leia mais

5 - As certidões de dívida servem de base à instauração do processo de execução fiscal.

5 - As certidões de dívida servem de base à instauração do processo de execução fiscal. Artigo 12.º [...]1 1 - Os processos da competência dos tribunais tributários são julgados em 1.ª instância pelo tribunal da área do serviço periférico local onde se praticou o ato objeto da impugnação

Leia mais

FASE DE FORMAÇÃO INICIAL - PROGRAMA DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL I I - ACESSO AO DIREITO II - ACTOS PROCESSUAIS DAS PARTES

FASE DE FORMAÇÃO INICIAL - PROGRAMA DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL I I - ACESSO AO DIREITO II - ACTOS PROCESSUAIS DAS PARTES Prática Processual Civil I FASE DE FORMAÇÃO INICIAL - PROGRAMA DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL I I - ACESSO AO DIREITO Modalidades do acesso ao direito e à justiça. O conceito de insuficiência económica. Revogação

Leia mais

E-GOV ÁREA FISCAL António Neves / Graciosa Delgado E-GOV ÁREA FISCAL

E-GOV ÁREA FISCAL António Neves / Graciosa Delgado E-GOV ÁREA FISCAL EGOV@SITIC E-GOV ÁREA FISCAL António Neves / Graciosa Delgado 03.11.2006 E-GOV ÁREA FISCAL AGENDA Objectivos Evolução Estatísticas Próximos Serviços Questões E-GOV ÁREA FISCAL E-GOV ÁREA FISCAL OBJECTIVOS

Leia mais

O contencioso dos atos de controlo prévio das operações urbanísticas

O contencioso dos atos de controlo prévio das operações urbanísticas O contencioso dos atos de controlo prévio das operações urbanísticas Curso de pós-graduação em Direito do Urbanismo e da Construção ICJP/FDUL 17 de abril 2013 Os atos de controlo prévio 6 situações a analisar:

Leia mais

Direito Processual Civil II - Turma A

Direito Processual Civil II - Turma A Direito Processual Civil II - Turma A Regência: Professor Doutor Miguel Teixeira de Sousa 28 de Julho de 206 Duração: 2 horas Em de Janeiro de 206, A e B celebraram em Lisboa com C um contrato-promessa

Leia mais

Tax News Flash nº 15/2014 Os impostos peça a peça

Tax News Flash nº 15/2014 Os impostos peça a peça 18 de Dezembro de 2014 Tax News Flash nº 15/2014 Os impostos peça a peça Lei n.º 22/14, de 5 de Dezembro Aprovação do Código do Processo Tributário No âmbito da reforma do sistema tributário em curso foi

Leia mais

Sindicato dos Oficiais de Justiça

Sindicato dos Oficiais de Justiça Tabelas a que se refere o artigo 2º do Decreto Lei nº 52/2011, de 13 de Abril Processo iniciados a partir de 13 de Maio de 2011 = 102,00 TABELA I (a que se referem os artigos 6º, 7º, 11º, 12º e 13º do

Leia mais

Universidade Nova de Lisboa,12 de Dezembro de 2012

Universidade Nova de Lisboa,12 de Dezembro de 2012 A ARBITRAGEM NOS IMPOSTOS ESPECIAIS SOBRE O CONSUMO: UM PONTO FINAL OU UM PONTO DE PASSAGEM? Universidade Nova de Lisboa,12 de Dezembro de 2012 contacto@rffadvogados.pt 1 - Introdução 2 A vinculação da

Leia mais

REGIME GERAL DAS TAXAS DAS AUTARQUIAS LOCAIS. CAPÍTULO I Princípios gerais

REGIME GERAL DAS TAXAS DAS AUTARQUIAS LOCAIS. CAPÍTULO I Princípios gerais REGIME GERAL DAS TAXAS DAS AUTARQUIAS LOCAIS CAPÍTULO I Princípios gerais Artigo 1.º Âmbito 1 A presente lei regula as relações jurídico-tributárias geradoras da obrigação de pagamento de taxas às autarquias

Leia mais

PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE ESTADO PARA PROCEDIMENTO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE ESTADO PARA PROCEDIMENTO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE ESTADO PARA 2017 - PROCEDIMENTO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Suzana Fernandes da Costa formacao@sfcadvogados.com.pt 05/12/2016 Proposta de Orçamento de Estado para 2017 Alterações previstas

Leia mais

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS E LICENÇAS DA FREGUESIA DE CUBA PREÂMBULO

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS E LICENÇAS DA FREGUESIA DE CUBA PREÂMBULO PREÂMBULO Com a Lei nº 53-E/2006, de 29 de Dezembro, regulam-se as relações jurídico-tributárias geradoras da obrigação de pagamento de taxas às autarquias locais pelas pessoas singulares ou colectivas

Leia mais

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EM SEDE DE PROCESSO DE EXECUÇÃO

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EM SEDE DE PROCESSO DE EXECUÇÃO De boas MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EM SEDE DE PROCESSO DE EXECUÇÃO INTRODUÇÃO A instalação deste Juízo e a reunião de todas as acções executivas pendentes na Ilha da Madeira, impôs a necessidade de articular

Leia mais

Apoio Judiciário e o Deferimento Tácito Lisboa, 6 de Abril de 2016

Apoio Judiciário e o Deferimento Tácito Lisboa, 6 de Abril de 2016 Lisboa, 6 de Abril de 2016 Decisão Expressa Deferimento Decisão Expressa Indeferimento - Impugnação Artigo 27.º - Prazo: 15 dias a contar do conhecimento da decisão; - Entregue no serviço da Segurança

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III 2016/ º ano (Dia) Exame da Época de Recurso (Coincidências) Duração: 120 minutos

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III 2016/ º ano (Dia) Exame da Época de Recurso (Coincidências) Duração: 120 minutos DIREITO PROCESSUAL CIVIL III 206/207-4.º ano (Dia) Exame da Época de Recurso (Coincidências) - 24.07.207 Duração: 20 minutos I Bernardo, empreiteiro, realizou obras na casa de Diana e Eduardo (casados

Leia mais

PARECER. 1. A noção de gestor de bens e direitos da Lei Geral Tributária

PARECER. 1. A noção de gestor de bens e direitos da Lei Geral Tributária PARECER I. Delimitação da questão: O objecto do presente parecer é a possibilidade de responsabilização fiscal dos advogados que actuem em representação de entidades não residentes, à luz dos n.ºs 1 e

Leia mais

Que garantias dos contribuintes?

Que garantias dos contribuintes? GARANTIAS DOS CONTRIBUINTES São o conjunto de meios, instrumentos ou mecanismos criados pela ordem jurídica com o objectivo ou finalidade directa ou imediata de evitar ou sancionar a violação dos direitos

Leia mais

Breviário de funções do secretário de justiça

Breviário de funções do secretário de justiça Breviário de funções do secretário de justiça Centro de Formação de Funcionários de Justiça Direção-geral da Administração da Justiça Breviário PADRONIZAÇÃO de funções DAS do CUSTAS secretário JUDICIAIS

Leia mais

SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA

SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA Projecto de Decreto Presidencial que Estabelece o Regime Jurídico de Vinculação e de Contribuição da Protecção Social

Leia mais

PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL

PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL *ATENÇÃO: ANTES DE INICIAR A PROVA, VERIFIQUE SE TODOS OS SEUS APARELHOS ELETRÔNICOS FORAM ACONDICIONADOS E LACRADOS DENTRO DA EMBALAGEM PRÓPRIA. CASO A QUALQUER MOMENTO DURANTE A REALIZAÇÃO DO EXAME VOCÊ

Leia mais

Departamento Municipal Jurídico e de Contencioso Divisão Municipal de Estudos e Assessoria Jurídica

Departamento Municipal Jurídico e de Contencioso Divisão Municipal de Estudos e Assessoria Jurídica Manuela Gomes Directora do Departamento Municipal Jurídico e de Contencioso Concordo inteiramente com a presente Informação e proponho o seu envio ao Sr. Director da DMFP, Dr. José Branco. À consideração

Leia mais

JULHO 2004 SUMÁRIO. I. Legislação nacional II. Instruções administrativas III. Jurisprudência nacional I. LEGISLAÇÃO NACIONAL. Ministério das Finanças

JULHO 2004 SUMÁRIO. I. Legislação nacional II. Instruções administrativas III. Jurisprudência nacional I. LEGISLAÇÃO NACIONAL. Ministério das Finanças JULHO 2004 SUMÁRIO I. Legislação nacional II. Instruções administrativas III. Jurisprudência nacional I. LEGISLAÇÃO NACIONAL Ministério das Finanças Decreto-Lei n.º 162/2004, de 3 de Julho Altera o Código

Leia mais

CADERNOS DE JUSTIÇA TRIBUTÁRIA ÍNDICE GERAL (N. OS 00 A 10)

CADERNOS DE JUSTIÇA TRIBUTÁRIA ÍNDICE GERAL (N. OS 00 A 10) CADERNOS DE JUSTIÇA TRIBUTÁRIA ÍNDICE GERAL (N. OS 00 A 10) ARTIGOS AFONSO, TIAGO LOURENÇO A reclamação de actos do órgão de execução fiscal em caso de subida imediata: âmbito do efeito suspensivo 07,

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL Em janeiro de 2007, a Fazenda Nacional lavrou auto de infração em face da pessoa jurídica ABC, visando à cobrança de contribuições previdenciárias dos anos de 2005

Leia mais

Algumas Orientações da Administração Fiscal:

Algumas Orientações da Administração Fiscal: Saudade e Silva - Serviços de Contabilidade, Lda. A G O S T O - 2 0 1 2 Algumas Orientações da Administração Fiscal: O que é a Certidão de Liquidação de IRS? A certidão de IRS é um documento comprovativo

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO II. 2.º Ano Turma B PROGRAMA DA DISCIPLINA Ano lectivo de 2011/2012 2º semestre

DIREITO ADMINISTRATIVO II. 2.º Ano Turma B PROGRAMA DA DISCIPLINA Ano lectivo de 2011/2012 2º semestre DIREITO ADMINISTRATIVO II 2.º Ano Turma B PROGRAMA DA DISCIPLINA Ano lectivo de 2011/2012 2º semestre LISBOA 2012 Regente: Prof. Doutor Fausto de Quadros Colaborador: Prof. Doutor Lourenço Vilhena de Freitas

Leia mais

Departamento Municipal Jurídico e de Contencioso Divisão Municipal de Estudos e Assessoria Jurídica

Departamento Municipal Jurídico e de Contencioso Divisão Municipal de Estudos e Assessoria Jurídica Despacho: Despacho: Despacho: Concordo com a presente Informação e proponho o seu envio à Sr.ª Directora da DMRH, Dr.ª Emília Galego. Cristina Guimarães Chefe da Divisão de Estudos e Assessoria Jurídica

Leia mais

O novo processo de massa urgente e o regime dos processos em massa

O novo processo de massa urgente e o regime dos processos em massa O novo processo de massa urgente e o regime dos processos em massa Curso sobre a revisão do CPTA e do ETAF Instituto de Ciências Jurídico-Políticas/Faculdade de Direito de Lisboa João Tiago Silveira 11

Leia mais

PARECER Nº 8/PP/2012-P CONCLUSÕES:

PARECER Nº 8/PP/2012-P CONCLUSÕES: PARECER Nº 8/PP/2012-P CONCLUSÕES: 1. A noção de gestor de bens e direitos é uma noção estritamente fiscal e não se confunde com as figuras de gestão de negócios e da representação fiscal. 2. É à Administração

Leia mais

CORRECÇÃO DIREITO E PROCESSO CIVIL ESTÁGIO 2011/2012 JULHO DE 2012

CORRECÇÃO DIREITO E PROCESSO CIVIL ESTÁGIO 2011/2012 JULHO DE 2012 CORRECÇÃO DIREITO E PROCESSO CIVIL ESTÁGIO 2011/2012 JULHO DE 2012 A presente grelha de correção é feita de forma sucinta, indicando o que de essencial deve ser referido pelo aluno estagiário. Cotação

Leia mais

OE Lei 3-B/ de Abril

OE Lei 3-B/ de Abril OE 2010 Lei 3-B/2010 28 de Abril ALTERAÇÕES EM MATÉRIA DE IVA 1 Alterações ao Código do IVA Art.º 93.º Autorizações Legislativas no âmbito do Código do IVA Art.º 94.º Alterações ao artigo 6.º do Decreto-Lei

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE MAIO 2017 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de março 2017 e anexos. IRS/IRC: Declaração de rendimentos pagos e de retenções, deduções,

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 13

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 13 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 13 CAPÍTULO I A PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL... 15 1. Breve reconstrução histórica... 15 1.1. Do Procurador dos Feitos da Coroa, da Fazenda e do Fisco ao Procurador

Leia mais

Correspondência entre articulados: CPA'91/CPA'15. Princípios gerais CAPÍTULO II

Correspondência entre articulados: CPA'91/CPA'15. Princípios gerais CAPÍTULO II Correspondência entre articulados: / Princípios gerais PARTE I Disposições preliminares CAPÍTULO I Definição Artigo 1.º Âmbito de aplicação Artigo 2.º Princípios gerais CAPÍTULO II Princípio da legalidade

Leia mais

Despacho n.º 3/ XXI de 30 de novembro de 2015, do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais

Despacho n.º 3/ XXI de 30 de novembro de 2015, do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais INFORMAÇÃO N.º 249 Período de 27 de novembro a 03 de dezembro de 2015 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO RECIBO ELETRÓNICO DE QUITAÇÃO DE RENDAS Portaria n.º 414/2015 de 30 de novembro de 2015 RESUMO: Primeira

Leia mais

ACÓRDÃO N.º 20/2016- PL-3.ª SECÇÃO 4ROM-SRA/2016 (P. n.º 1/2014-M-SRATC)

ACÓRDÃO N.º 20/2016- PL-3.ª SECÇÃO 4ROM-SRA/2016 (P. n.º 1/2014-M-SRATC) Revogou a Sentença nº 5/2016 - SRATC ACÓRDÃO N.º 20/2016- PL-3.ª SECÇÃO 4ROM-SRA/2016 (P. n.º 1/2014-M-SRATC) Descritores: Extinção do procedimento por responsabilidades sancionatórias /prescrição/ artigo

Leia mais

NEWSLETTER I FISCAL. NEWSLETTER FISCAL I Agosto, I Instruções Administrativas 2. II Jurisprudência Nacional 6

NEWSLETTER I FISCAL. NEWSLETTER FISCAL I Agosto, I Instruções Administrativas 2. II Jurisprudência Nacional 6 NEWSLETTER I FISCAL NEWSLETTER FISCAL I Agosto, 2015 I Instruções Administrativas 2 II Jurisprudência Nacional 6 NEWSLETTER FISCAL I INSTRUÇÕES ADMINISTRATIVAS Informação Vinculativa relativa ao Processo

Leia mais