O Orçamento de Estado para 2012 e os advogados

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Orçamento de Estado para 2012 e os advogados"

Transcrição

1 O Orçamento de Estado para 2012 e os advogados Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) As alterações que a Lei n.º 64-B/2011, de 30 de Dezembro, introduz ao Código do IRS são muito significativas e têm grande impacto na advocacia na medida em que abrangem não só os advogados em prática individual ou que trabalhem por conta de outrem, mas também os abrangidos pela transparência fiscal. Vejamos então as principais alterações. Em matéria de retribuição e contratos de trabalho, o legislador reduziu o montante do subsídio de alimentação que não se considera rendimento do trabalho (acima dos 20% do limite legal estabelecido, o subsídio passa a ser tributado, quando anteriormente o limite era de 50%). No caso de pagamento de indemnizações por cessação de contratos de trabalho, os montantes recebidos a título de indemnização passam também a ser tributados na totalidade caso o beneficiário seja representante de estabelecimento estável de entidade não residente (anteriormente apenas estavam cobertos por este dispositivo os administradores, gerentes e gestores públicos). Além disso, foi reduzido o montante a partir do qual as indemnizações por cessação de contrato de trabalho passam a estar sujeitas a tributação. Anteriormente estavam sujeitas a tributação as indemnizações que excedessem o equivalente a uma vez e meia o valor médio das remunerações regulares com carácter de retribuição sujeitas a imposto, auferidas nos últimos 12 meses, multiplicado pelo número de anos ou fracção de antiguidade ou de exercício de funções na entidade devedora. Com as alterações introduzidas pelo OE 2012, as indemnizações passam a estar sujeitas na parte que excede o valor médio das remunerações auferidas nos últimos 12 meses, multiplicado pelo número de anos de vigência do contrato de trabalho. Passa a ser possível imputar aos sujeitos passivos de IRS, os rendimentos obtidos por entidades não residentes e sujeitas a um regime fiscal mais favorável, mesmo que o capital dessas entidades seja detido através de mandatário, fiduciário ou interposta pessoa. Os rendimentos de pensões sofrem um agravamento ao ter sido reduzido o montante da dedução ao rendimento. O OE 2012 fixa a dedução em 72% de 12 vezes o IAS (o montante da dedução anterior era de ).

2 Foi aumentado o prazo de dedução das perdas verificadas na categoria F e do saldo negativo das mais e menos valias, de quatro para cinco anos. De uma forma geral, os rendimentos de capitais (juros, dividendos, etc) passam a estar sujeitos a tributação à taxa liberatória de 25% (a taxa deixa de ser de 21,5%). Os rendimentos de capitais obtidos por residentes e devidos por entidades domiciliadas em regiões sujeitas a um regime fiscal mais favorável, bem como os rendimentos de capitais colocados à disposição dessas mesmas entidades por entidades residentes em território nacional, passam a estar sujeitos a tributação à taxa liberatória de 30% (ou a tributação autónoma caso não ocorra a retenção na fonte). As mais-valias mobiliárias estão agora sujeitas a tributação à taxa especial de 25% (contra os anteriores 20%). As deduções à colecta são fortemente condicionadas neste Orçamento. Por um lado, são estabelecidos novos limites para as deduções à colecta, fixando-se em a partir do terceiro escalão, não sendo possível qualquer dedução para os dois últimos escalões (no entanto, os limites podem ser majorados em 10% por cada dependente). Por outro lado, foi criado um mecanismo de repartição das deduções à colecta para os casos de divórcio, separação judicial de pessoas e bens em que as responsabilidades parentais são exercidas em conjunto. Esta é uma alteração que se aplaude, já que o sistema anterior só permitia que um dos cônjuges em muitos casos o mais rápido a entregar a declaração - considerasse os filhos como dependentes. Relativamente às deduções à colecta provenientes de pensões de alimentos, o limite máximo de dedução mensal passa de 2,5 vezes o valor do IAS por beneficiário, para o valor de um IAS por beneficiário. O limite das deduções à colecta relativamente às despesas de saúde passa a ser de 10% do total das despesas (contra os anteriores 30%). O limite é elevado até 30% do IAS por cada dependente nos agregados com três ou mais dependentes. As deduções à colecta relacionadas com a habitação, passam a ser dedutíveis apenas em 15% (contra os 30%), com a agravante de que apenas os juros são considerados como despesas com imóveis (as amortizações de capital dos

3 empréstimos deixam de poder ser utilizadas como deduções à colecta). Estas deduções apenas são possíveis para contratos celebrados até 31 de Dezembro de Finalmente, é ainda criada uma taxa adicional de IRS (taxa de solidariedade ) de 2,5% para os rendimentos colectáveis superiores a Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) Neste imposto, os sujeitos passivos isentos ao abrigo do artigo 53º do CIVA, passam a estar obrigados ao disposto na alínea i) do nº1 do artigo 29º (declaração recapitulativa do RITI referente a prestações de serviços a não residentes). É estabelecido um valor mínimo de imposto no caso de liquidações oficiosas de IVA, aquando da não entrega das declarações periódicas. O valor mínimo de imposto corresponde a seis ou três vezes a retribuição mínima mensal, para os sujeitos passivos enquadrados no regime mensal ou trimestral, respectivamente. Ao nível das taxas do IVA, são muitos os produtos e serviços que passam para a taxa normal de 23%. (por ex.º, os serviços de restauração, os refrigerantes) ou para a taxa intermédia (as águas da nascente, minerais, medicinais e de mesa, bem como as entradas em espectáculos). Os sujeitos passivos a que seja aplicável o regime de normalização contabilística para microentidades estão dispensados da entrega da declaração de informação contabilística e fiscal e anexos. Imposto do Selo (IS) No imposto do selo, as alterações constam do artigo 130.º da LOE A alteração mais relevante diz respeito à alteração do prazo de caducidade do direito à liquidação do imposto de selo na aquisição onerosa do direito de propriedade ou de figuras parcelares sobre bens imóveis, que passa dos actuais 4 anos para 8 anos, contados da transmissão ou da data em que a isenção ficou sem efeito. Mantém-se em 2012 a isenção de imposto de selo na constituição de garantias a favor de Estado ou da Segurança Social, no âmbito da aplicação do artigo 196º do CPPT (pagamento em prestações).

4 Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) As taxas deste imposto sofrem um aumento generalizado: - 0.5% a 0.8% para prédios meramente actualizados (0.4% a 0,7% em 2011) % a 0.5% para prédios avaliados ( 0.2% a 0.4% em 2011). Estas taxas são agravadas para o triplo no caso de prédios devolutos ou em ruínas há mais de um ano. A taxa sobre os imóveis detidos por entidades com sede em país ou território com regime fiscal mais favorável passa para 7,5% (5% em 2011). Os valores patrimoniais tributários dos prédios urbanos comerciais, industriais ou para serviços, constantes da alínea b) do nº 1 do artigo 6º, passam a ser actualizados anualmente. Até aqui esta actualização era trienal. Esta alteração abrangerá, por ex.º, os escritórios de advogados. Em sede do EBF (artigos 44º e seguintes) são introduzidas outras alterações ao IMI: - Passa a existir um prazo único de três anos de isenção para os prédios urbanos habitacionais construídos, ampliados, melhorados ou adquiridos a título oneroso, destinados à habitação própria e permanente do sujeito passivo ou do seu agregado familiar, bem como dos destinados a arrendamento para os mesmos fins, e com um valor tributável não superior a (anteriormente os prazos de isenção eram de oito e quatro anos). No caso de imóveis para habitação própria e permanente dos sujeitos passivos de IRS, a isenção só se aplica se os mesmos não auferiram um rendimento colectável no ano anterior, em sede deste imposto, superior a , limite que não existia anteriormente. Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) É agravada para 10% a taxa de IMT aplicável à aquisição de imóveis por entidades residentes em país ou território com regime fiscal mais favorável (em 2011 era de 8%). Tal como no caso do Imposto de Selo, é revogada a disposição que permitia ao Ministro das Finanças, reembolsar o imposto indevidamente cobrado nos quatro anos anteriores.

5 Lei Geral Tributária (LGT) As alterações à LGT constam dos artigos 149.º a 151.º da LOE Uma primeira novidade importante consta do artigo 19.º (que é depois complementado com as alterações ao CPPT que referiremos adiante), que determina que o domicílio fiscal integra a partir de agora a caixa postal electrónica. Nos termos do n.º 9 são obrigados a ter caixa postal electrónica os sujeitos passivos do imposto sobre o rendimento das pessoas colectivas com sede ou direcção efectiva em território português e os estabelecimentos estáveis de sociedades e outras entidades não residentes, bem como os sujeitos passivos residentes enquadrados no regime normal do imposto sobre o valor acrescentado. Assim, tanto as sociedades de advogados como os advogados em prática individual enquadrados no regime normal do IVA terão que criar e comunicar o seu domicílio electrónico à Administração Tributária. O prazo para a criação destas caixas consta do artigo 151º da LOE, e é de 30 de Março de 2012 para as pessoas colectivas, entidades com IVA mensal e com contabilidade organizada, e 30 de Abril de 2012 para quem está enquadrado no regime trimestral do IVA. Do mesmo artigo 19.º da LGT consta o fim da obrigatoriedade de um representante fiscal nos impostos sobre o rendimento reunidos os pressupostos previstos no artigo. Esta alteração decorre da condenação de Portugal pelo Tribunal de Justiça da União Europeia. Uma boa notícia para os contribuintes é o aumento do prazo de contagem dos juros indemnizatórios, que consta do artigo 43.º LGT, na sequência de decisões judiciais condenatórias da Administração Tributária. Nestes casos são devidos juros de mora a uma taxa equivalente ao dobro da taxa dos juros de mora definida na lei geral para as dívidas ao Estado e outras entidades públicas (taxa essa definida no aviso n.º Aviso n.º A/2011 de 26/12, e que será de 7,007 % em 2012). A mesma taxa é cobrada ao contribuinte em caso de juros de mora respeitantes a sentenças condenatórias. No artigo 44.º, desaparece o prazo máximo de contagem de juros de mora, que era, em regra, de 3 anos, o que pode implicar um forte agravamento das quantias a pagar nas execuções fiscais, principalmente estando em curso um processo judicial que se prolongue por vários anos em tribunal. A caducidade da liquidação, prevista no artigo 45.º, alarga-se para 12 anos sempre que o direito à liquidação respeite a factos tributários conexos com País, território ou região sujeito a um regime fiscal claramente mais favorável ou contas de

6 depósito ou de títulos abertas em instituições financeiras não residentes em Estados membros da União Europeia (por ex.º, Angola) cuja existência e identificação não seja mencionada pelos sujeitos passivos de IRS na correspondente declaração de rendimentos do ano em que ocorram os factos tributários. Nos casos supra referidos o prazo de prescrição é de 15 anos. Outra alteração importante prende-se com a dispensa de garantia nos pagamentos em prestações e na suspensão das execuções fiscais. Agora, a dispensa passa a ter validade de um ano. Quando faltem 30 dias para a caducidade da dispensa, a Administração deve notificar o contribuinte para que este volte a requerer e a provar os pressupostos da sua concessão (artigo 52.º LGT). Em matéria de garantias veja-se também as alterações aos artigos do CPPT que referiremos adiante. No artigo 57.º passa a prever-se que o indeferimento tácito das pretensões dos contribuintes ocorra passados quatro meses, contra os seis anteriores. Da mesma forma, o prazo para a prática de actos tributários passa de 10 para 8 dias. Muito alterado é o regime das informações vinculativas (IV), previsto no artigo 68.º da LGT: o prazo para as IV urgentes passa de 60 para 120 dias e as restantes devem ser prestadas em 150 (em vez dos 90 anteriores). Finalmente, o já referido artigo 151.º da LOE 2012 cria disposições transitórias no âmbito da LGT, nomeadamente em matéria da caixa postal electrónica e da contagem dos juros, mas não esclarece cabalmente de que forma as restantes alterações vão afectar os processos em curso teremos que recorrer às regras gerais do artigo 12.º da LGT. Código de Procedimento e de Processo Tributário (CPPT) Os artigos 152.º e 154.º da LOE 2012 trazem importantes alterações ao Código do Procedimento e do Processo Tributário. Por um lado, As citações e notificações das pessoas colectivas é feita a partir de agora na sua caixa postal electrónica ou na pessoa dos seus administradores ou gerentes, onde quer que estes se encontrem. Os documentos de citação e notificação passam a estar disponíveis na internet (38.º, 12).

7 Caso não se aceda à caixa postal no prazo de 25 dias após o envio, presume-se feita a notificação, a não ser que o contribuinte prove que comunicou alteração da caixa postal electrónica ou demonstre ter sido impossível essa comunicação (artigo 39.º, 10 CPPT). Outra alteração importante ocorre no procedimento de aplicação de disposições antiabuso. O artigo 63.º CPPT é alterado de forma a simplificar o procedimento e a prova a fazer pela AT. Assim, prevê-se que o regime substantivo da cláusula geral antiabuso, previsto no artigo 38.º, 2 LGT, passe a ser usado com mais frequência pela Administração Tributária. Por outro lado, intensifica-se o processo de informatização dos actos tributários, prevendo-se que as certidões sejam passadas por via electrónica, no prazo de 3 dias e, nos processos não informatizados, no prazo de 5 dias. Foram também alteradas as regras de competência tanto no procedimento como no processo tributário: artigos 150.º e 151.º CPPT. Há também novas regras na prestação das garantias: artigos 169.º, 170.º e 199.º CPPT. Desde 01 de Janeiro, uma vez entrada uma reclamação, impugnação ou oposição, o sujeito passivo deve consultar o site da Administração Tributária, verificar o valor da garantia a prestar e apresentá-la no prazo de 15 dias ou pedir dispensa. Não se encontrando prestada a garantia, realizam-se as penhoras. Uma boa notícia é a possibilidade de requerer o pagamento em prestações até à marcação da venda dos bens. Esta alteração alarga significativamente o prazo anterior: que era de 30 dias após a citação. Outra alteração importante é a do regime da anulação de venda: que passa a ser feito por via administrativa, seguindo-se a reclamação judicial do artigo 276º CPPT. As normas transitórias no CPPT constam do artigo 153.º, que refere apenas as alterações em matéria de garantias. Quanto às restantes, aplica-se o artigo 12.º da LGT. Regime Geral das Infracções Tributárias (RGIT) A alteração ao RGIT consta do artigo 155.º LOE. Basicamente aumentam de forma significativa os limites mínimos e máximos da maioria das infracções tributárias. A título de exemplo, a pena aplicável à fraude fiscal qualificada com vantagem patrimonial superior a euros passa para prisão de 2 a 8 anos para as pessoas singulares, e multa de 480 a 1920 dias para pessoas colectivas.

8 E a coima aplicável ao atraso no envio das declarações passa para 150 a 3750 euros (pessoas singulares) e 300 a 7500 euros para pessoas colectivas. Por sua vez a coima mínima aplicável ao atraso no envio do IVA ou das retenções em falta, tipificada no artigo 114.º RGIT, passa de 10 para 15% do imposto em falta, em caso de negligência, e para 30% do imposto em falta, no caso das pessoas colectivas. O artigo 119.ºA é aditado ao RGIT, prevendo uma nova contra-ordenação: omissões ou inexactidões nos pedidos de informação vinculativa. Uma norma que sofre importantes alterações é o artigo 29.º, relativo ao direito à redução das coimas, complementado com o artigo 59.º LGT. Suzana Fernandes da Costa Diana Fernandes da Costa Óscar Veloso

FINS DE TARDE NA ACISO

FINS DE TARDE NA ACISO FINS DE TARDE NA ACISO 1º CICLO DE SESSÕES DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAL OURÉM, 27 de Janeiro de 2012 AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES E IMPLICAÇÕES FISCAIS DECORRENTES DO OE 2012 OUTROS ASPETOS RELACIONADOS COM A

Leia mais

INFORMAÇÃO FISCAL. IVA - Imposto sobre o valor acrescentado. Despesas em que o IVA é dedutível. Despesas em que o IVA não é dedutível

INFORMAÇÃO FISCAL. IVA - Imposto sobre o valor acrescentado. Despesas em que o IVA é dedutível. Despesas em que o IVA não é dedutível INFORMAÇÃO FISCAL IVA - Imposto sobre o valor acrescentado Características gerais do imposto: É um imposto geral sobre o consumo, já que incide sobre as transmissões de bens, prestações de serviços e importações.

Leia mais

As novas regras de tributação de rendimentos de capitais, mais-valias e de tributação do património

As novas regras de tributação de rendimentos de capitais, mais-valias e de tributação do património As novas regras de tributação de rendimentos de capitais, mais-valias e de tributação do património Foi hoje publicada a Lei n.º 55-A/2012, de 29 de Outubro, a qual vem agravar a tributação dos rendimentos

Leia mais

Orçamento de Estado 2015. Aspetos essenciais

Orçamento de Estado 2015. Aspetos essenciais Orçamento de Estado 2015 Aspetos essenciais Impostos sobre Rendimento de Pessoas Coletivas IRC Taxa de IRC A taxa do IRC passa de 23% para 21%, havendo a possibilidade de aplicar a taxa reduzida de 17%

Leia mais

4 de Setembro 2012 Direito Fiscal

4 de Setembro 2012 Direito Fiscal Orçamento Rectificativo Lei n.º 20/2012, DE 14 DE MAIO No âmbito da iniciativa para o reforço da estabilidade financeira foi publicada, no passado dia 14 de Maio a Lei n.º 20/2012 (Lei 20/2012) que entrou

Leia mais

Regime fiscal das fundações. Guilherme W. d Oliveira Martins FDL

Regime fiscal das fundações. Guilherme W. d Oliveira Martins FDL Regime fiscal das fundações Guilherme W. d Oliveira Martins FDL DUP e benefícios fiscais O regime fiscal das Fundações/IPSS depende da atribuição da declaração de utilidade pública a essas pessoas coletivas.

Leia mais

Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (IRC)

Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (IRC) FLASH NEWS FISCAL N.º 2 (IRC) PROPOSTA ORÇAMENTO DE ESTADO 2012 Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (IRC) Taxas de IRC É eliminada a taxa de 12,5% aplicável aos primeiros 12.500,00 de matéria

Leia mais

Novas regras de facturação

Novas regras de facturação Programa: Novas regras de facturação Orçamento Rectificativo para 2012 Orçamento de Estado para 2013 Braga, 18 Janeiro 2013 Óscar Veloso Novas regras de facturação Braga, 18 Janeiro 2013 Óscar Veloso 1

Leia mais

Circular Gabinete Jurídico-Fiscal

Circular Gabinete Jurídico-Fiscal Circular Gabinete Jurídico-Fiscal N/REFª: 08/2014 DATA: 17/01/2014 ASSUNTO: Calendário Fiscal Fevereiro 2014 Exmos. Senhores, Junto se envia o Calendário Fiscal relativo ao mês de Fevereiro de 2014. Com

Leia mais

O IRS no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting

O IRS no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting Audit Tax Advisory Consulting Tributação "Subsídio de Refeição" Tributado na parte que exceder em 50% o limite legal ou 70% se for atribuído através de vales de refeição Tributado na parte que exceder

Leia mais

OLIVEIRA, REIS & ASSOCIADOS, SROC, LDA.

OLIVEIRA, REIS & ASSOCIADOS, SROC, LDA. Calendário Fiscal de fevereiro de 2013 S T Q Q S S D 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 DIA 11 IVA declaração periódica e pagamento do imposto (regime normal mensal)

Leia mais

A LGT no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting

A LGT no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting Audit Tax Advisory Consulting Domicílio fiscal O domicílio fiscal integra a caixa postal eletrónica, nos termos do serviço público de caixa postal eletrónica (Decreto-Lei n.º 112/2006, de 9 de Junho, e

Leia mais

Fiscalidade 2012 Última Actualização 2012/10/31

Fiscalidade 2012 Última Actualização 2012/10/31 GUIA FISCAL 2012 INDICE I. Introdução II. Enquadramento fiscal dos produtos financeiros Contas 1. Contas à ordem 2. Conta ordenado 3. Conta não residente 4. Depósito a prazo 5. Contas Poupança-Habitação

Leia mais

3450-C0160-1 2013-05-20 PERÍODO DE TRIBUTAÇÃO. De 2012-01-01 a 2012-12-31 2012 ÁREA DA SEDE, DIREÇÃO EFETIVA OU ESTAB.

3450-C0160-1 2013-05-20 PERÍODO DE TRIBUTAÇÃO. De 2012-01-01 a 2012-12-31 2012 ÁREA DA SEDE, DIREÇÃO EFETIVA OU ESTAB. MODELO EM VIGOR A PARTIR DE JANEIRO DE 0 DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS IRC MODELO Identificação da Declaração Data de Receção Comprovativo de Entrega da Declaração Modelo Via Internet Elementos para validação

Leia mais

LEI DO ORÇAMENTO DE ESTADO 2014

LEI DO ORÇAMENTO DE ESTADO 2014 LEI DO ORÇAMENTO DE ESTADO 2014 O presente documento descreve de forma sucinta as alterações mais significativas previstas na versão da Lei do Orçamento de Estado para 2014. IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO

Leia mais

A REFORMA TRIBUTÁRIA EM ANGOLA

A REFORMA TRIBUTÁRIA EM ANGOLA www.fbladvogados.com A REFORMA TRIBUTÁRIA EM ANGOLA As Principais Linhas de Orientação ÍNDICE 1. O PERT: Missão e Objectivos 2. O Sistema Fiscal Angolano 2.1. A Tributação dos Rendimentos 2.2. A Tributação

Leia mais

Orçamento do Estado para Principais Medidas Fiscais

Orçamento do Estado para Principais Medidas Fiscais Orçamento do Estado para 2013 Principais Medidas Fiscais Imposto Rendimento Pessoas Singulares (IRS) Taxas Gerais O número de escalões de IRS é reduzido de 8 para 5, enquanto as taxas de tributação são

Leia mais

Aplicação pela Caixa de Crédito de Leiria. Lei n.º 58/2012, de 9 de novembro, alterada pela Lei n.º 58/2014, de 25 de agosto

Aplicação pela Caixa de Crédito de Leiria. Lei n.º 58/2012, de 9 de novembro, alterada pela Lei n.º 58/2014, de 25 de agosto Aplicação pela Caixa de Crédito de Leiria da Lei n.º 58/2012, de 9 de novembro, alterada pela Lei n.º 58/2014, de 25 de agosto [Esta lei cria um regime extraordinário de proteção de devedores de crédito

Leia mais

05-01-2012 - Calendário Fiscal 2012 quando declarar e quando pagar impostos em 2012

05-01-2012 - Calendário Fiscal 2012 quando declarar e quando pagar impostos em 2012 05-01-2012 - Calendário Fiscal 2012 quando declarar e quando pagar impostos em 2012 Disponibilizamos o habitual Calendário Fiscal de 2012 produzido pelo Ministério das Finanças (Autoridade Tributária e

Leia mais

DIREITO FISCAL 4.º ANO EXAME DE 17 DE JANEIRO DE 2012. Regente: Prof. Doutora Ana Paula Dourado

DIREITO FISCAL 4.º ANO EXAME DE 17 DE JANEIRO DE 2012. Regente: Prof. Doutora Ana Paula Dourado DIREITO FISCAL 4.º ANO EXAME DE 17 DE JANEIRO DE 2012 Regente: Prof. Doutora Ana Paula Dourado Colaboradores: Prof.ª Doutora Paula Rosado Pereira, Mestres Gustavo Courinha e João Pateira Ferreira I. Considere

Leia mais

Não dispensa a consulta do Diário da República Imojuris. Todos os direitos reservados.

Não dispensa a consulta do Diário da República Imojuris. Todos os direitos reservados. REGIME ESPECIAL APLICÁVEL AOS FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO PARA ARRENDAMENTO HABITACIONAL E ÀS SOCIEDADES DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO PARA ARRENDAMENTO HABITACIONAL Aprovado pelos artigos 102.º a

Leia mais

Orçamento Estado 2012. Lei n.º 64-B/2011, de 30 de Dezembro

Orçamento Estado 2012. Lei n.º 64-B/2011, de 30 de Dezembro Orçamento Estado 2012 Lei n.º 64-B/2011, de 30 de Dezembro IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS SINGULARES IRS Rendimentos de Trabalho Dependente (Categoria A) Subsídio de refeição O rendimento tributável

Leia mais

O Orçamento do Estado Fevereiro de 2016

O Orçamento do Estado Fevereiro de 2016 O Orçamento do Estado 2016 11 Fevereiro de 2016 Índice I. Imposto do Selo II. Imposto Municipal sobre Imóveis III. Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis 2 Orçamento de Estado 2016

Leia mais

IRC opção pelo regime simplificado

IRC opção pelo regime simplificado IRC opção pelo regime simplificado Está em curso durante o presente mês de fevereiro o prazo concedido aos sujeitos passivos de IRC para procederem à opção pelo regime simplificado de determinação da matéria

Leia mais

GUIA PRÁTICO COMPLEMENTO SOLIDÁRIO PARA IDOSOS

GUIA PRÁTICO COMPLEMENTO SOLIDÁRIO PARA IDOSOS Manual de GUIA PRÁTICO COMPLEMENTO SOLIDÁRIO PARA IDOSOS INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/15 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Complemento Solidário para Idosos

Leia mais

e Legislação Complementar

e Legislação Complementar CÓDIGO DO IRC 2012 e Legislação Complementar CÓDIGO DO IRC APROVADO PELO DECRETO-LEI N.º 442-B/88, DE 30 DE NOVEMBRO (INCLUI ALTERAÇÕES DA PROPOSTA DO ORÇAMENTO RETIFICATIVO) LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR PAGAMENTOS

Leia mais

GUIA PRÁTICO MEDIDAS ESPECÍFICAS E TRANSITÓRIAS DE APOIO E ESTÍMULO AO EMPREGO

GUIA PRÁTICO MEDIDAS ESPECÍFICAS E TRANSITÓRIAS DE APOIO E ESTÍMULO AO EMPREGO GUIA PRÁTICO MEDIDAS ESPECÍFICAS E TRANSITÓRIAS DE APOIO E ESTÍMULO AO EMPREGO ISENÇÃO DO PAGAMENTO DE CONTRIBUIÇÕES APOIO À REDUÇÃO DA PRECARIEDADE NO EMPREGO DOS JOVENS INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL,

Leia mais

Foi publicada a Lei nº 64-B/2011 que aprovou o Orçamento de Estado para 2012.

Foi publicada a Lei nº 64-B/2011 que aprovou o Orçamento de Estado para 2012. Caros Clientes Foi publicada a Lei nº 64-B/2011 que aprovou o Orçamento de Estado para 2012. A mesma vem de encontro, praticamente em todos os itens indicados na nossa circular do final do ano passado

Leia mais

Orçamento do Estado 2013 Medidas que fazem diferença

Orçamento do Estado 2013 Medidas que fazem diferença Orçamento do Estado 2013 Medidas que fazem diferença Dezembro 2012 Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) 2012 Deloitte & Associados SROC, S.A. Categoria A Rendimentos do trabalho dependente

Leia mais

REFORMA DO IRS OE 2015

REFORMA DO IRS OE 2015 REFORMA DO IRS OE 2015 CICLO DE CONFERÊNCIAS PLMJ O DIREITO EM PERSPECTIVA 22 DE OUTUBRO DE 2014 SALA SOPHIA MELLO BREYNER, CCB 1 OE 2015 FIM DE CICLO? NUNO CUNHA BARNABÉ 22 DE OUTUBRO DE 2014 2 RECEITA

Leia mais

GUIA FISCAL ASSOCIATIVO 2012 GAMA Gabinete de Apoio ao Movimento Associativo Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

GUIA FISCAL ASSOCIATIVO 2012 GAMA Gabinete de Apoio ao Movimento Associativo Câmara Municipal de Vila Franca de Xira Este Guia Fiscal tem como objectivo possibilitar aos dirigentes associativos e a outros agentes ligados à problemática fiscal das colectividades de cultura, recreio e desporto, o conhecimento do enquadramento

Leia mais

PAGAMENTO DE IMPOSTOS - 2011

PAGAMENTO DE IMPOSTOS - 2011 PAGAMENTO DE IMPOSTOS - 2011 JANEIRO / 2011 tesourarias de finanças ou dos CTT ou ainda (para importâncias não superiores a 99 999,99), através do multibanco, correspondente ao imposto apurado na declaração

Leia mais

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS FISCAIS DE INCENTIVO À REABILITAÇÃO URBANA 2014

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS FISCAIS DE INCENTIVO À REABILITAÇÃO URBANA 2014 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS FISCAIS DE INCENTIVO À REABILITAÇÃO URBANA 2014 LEGISLAÇÃO DE REFERÊNCIA E ENQUADRAMENTO A leitura da presente informação não dispensa a consulta da legislação em vigor Estatuto dos

Leia mais

TRIBUNAL ARBITRAL DE CONSUMO

TRIBUNAL ARBITRAL DE CONSUMO Proc. n.º 2825/2015 Requerente: Fernando Requerida: S.A. 1. Relatório 1.1. O Requerente, alegando que a Requerida lhe solicita o pagamento da factura n.º 10072130333, de 07.07.2015, respeitante a acertos

Leia mais

Fiscalidade IRS-IRC. Exercícios de Aplicação

Fiscalidade IRS-IRC. Exercícios de Aplicação Fiscalidade IRS-IRC Exercícios de Aplicação EXERCÍCIO DE APLICAÇÃO Nº 1 - IRS Pretende-se o preenchimento da declaração de IRS com os seguintes dados: Agregado familiar: Pai, mãe e três filhos dependentes,

Leia mais

DECRETO-LEI N.º 199/96 DE 18 DE OUTUBRO

DECRETO-LEI N.º 199/96 DE 18 DE OUTUBRO DECRETO-LEI N.º 199/96 DE 18 DE OUTUBRO C I V A Regime Especial de Tributação dos Bens em Segunda Mão, Objectos de Arte, de Colecção e Antiguidades Artigo 1.º O presente diploma transpõe para a ordem jurídica

Leia mais

O IRC no Orçamento do Estado para 2012. Audit Tax Advisory Consulting

O IRC no Orçamento do Estado para 2012. Audit Tax Advisory Consulting Audit Tax Advisory Consulting Opção por período de tributação distinto do ano civil Período mínimo de vigência da opção: 5 anos Período mínimo poderá ser < 5 anos, se o s.p. passar a integrar grupo obrigado

Leia mais

IRC PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DECORRENTES DO OE 2013

IRC PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DECORRENTES DO OE 2013 PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DECORRENTES DO OE 2013 Apresentamos de seguida um resumo das principais alterações decorrentes do Orçamento de Estado, para o ano 2013. As alterações são apresentadas por categorias

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE NOVEMBRO 2018 Dia 12: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de setembro de 2018 e anexos. IRS/IRC: Envio da Declaração Mensal de Remunerações, por

Leia mais

Preçário ABANCA CORPORACIÓN BANCARIA, S.A. - SUCURSAL EM PORTUGAL

Preçário ABANCA CORPORACIÓN BANCARIA, S.A. - SUCURSAL EM PORTUGAL Preçário ABANCA CORPORACIÓN BANCARIA, S.A. - SUCURSAL EM PORTUGAL Sucursal de Instituição de Crédito com sede no estrangeiro (autorizada noutro estado membro da Comunidade Europeia) Consulte o FOLHETO

Leia mais

EM QUE CONSISTE? QUAL A LEGISLAÇÃO APLICÁVEL?

EM QUE CONSISTE? QUAL A LEGISLAÇÃO APLICÁVEL? EM QUE CONSISTE? As entidades devedoras de pensões, com exceção das de alimentos, são obrigadas a reter o Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) no momento do seu pagamento ou colocação

Leia mais

Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015

Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015 Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015 OBRIGAÇÕES RELATIVAS AO IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS SINGULARES (IRS) E IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS COLETIVAS

Leia mais

Ato Isolado - Tudo o que precisa de saber!

Ato Isolado - Tudo o que precisa de saber! Ato Isolado - Tudo o que precisa de saber! Conceito de Ato Isolado Enquadramento Fiscal (IRS e IVA) Obrigações Fiscais e Legais Emissão Fatura-Recibo (Portal das Finanças) Pedro Moura Webinar - Ato Isolado

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 96/XII/2.ª. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 96/XII/2.ª. Exposição de Motivos PL 465/2012 2012.09.20 Exposição de Motivos A prossecução do interesse público, em face da situação económico-financeira do País, exige um esforço de consolidação que requererá, além de um permanente ativismo

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE DEZEMBRO 2018 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de outubro de 2018 e anexos. IRS/IRC: Envio da Declaração Mensal de Remunerações, por

Leia mais

NEWSLETTER GESTMONEYNEWS EDIÇÃO Nº 5/2012. Regime dos pagamentos por conta na execução fiscal Ofício circulado nº 60089

NEWSLETTER GESTMONEYNEWS EDIÇÃO Nº 5/2012. Regime dos pagamentos por conta na execução fiscal Ofício circulado nº 60089 NEWSLETTER GESTMONEYNEWS EDIÇÃO Nº 5/2012 INDÍCE: Regime dos pagamentos por conta na execução fiscal... Página 1 Prestação de garantia idónea em processos de execução fiscal... Página 4 Isenção de IMI

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO LICENCIATURA ECONOMIA, GESTÃO, FINANÇAS E MAEG

INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO LICENCIATURA ECONOMIA, GESTÃO, FINANÇAS E MAEG INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO LICENCIATURA ECONOMIA, GESTÃO, FINANÇAS E MAEG CONTABILIDADE GERAL I CADERNO DE EXERCÍCIOS - II IVA Investimentos Exercício

Leia mais

Orçamento do Estado para 2013

Orçamento do Estado para 2013 Orçamento do Estado para 2013 No contexto de crise, as alterações à legislação fiscal no Orçamento de Estado (OE) para 2013, são disso o seu reflexo. Quer seja pelo aumento de impostos, redução dos benefícios

Leia mais

Editorial. Carlos Loureiro Managing Partner - Tax

Editorial. Carlos Loureiro Managing Partner - Tax Guia Fiscal 2004 Editorial Mantendo o nosso compromisso de prestar um apoio contínuo, actualizado e profissional na área fiscal aos nossos clientes e contactos, é com enorme satisfação que a Deloitte apresenta

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS TAREFAS E OBRIGAÇÕES PROFISSIONAIS DE JULHO 2018 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de maio 2018 e anexos. IRS/IRC: Declaração de rendimentos pagos e de retenções, deduções,

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: Art. 12º; D. L. 21/2007. Assunto:

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: Art. 12º; D. L. 21/2007. Assunto: FICHA DOUTRINÁRIA Diploma: Artigo: Assunto: CIVA Art. 12º; D. L. 21/2007. Renuncia à Isenção Operações Imobiliárias - Leasing imobiliário. Processo: nº 655, por despacho do Director Geral dos Impostos,

Leia mais

Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas

Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas 19 de Dezembro de 2011 O IRC na receita fiscal -5,3% IRC Page 2/28 Artigos alterados 8.º - Período de tributação 10.º - Isenções 29.º - Depreciações 52.º

Leia mais

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JANEIRO 2018

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JANEIRO 2018 CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JANEIRO 2018 Até 10/01/2018 Envio da Declaração periódica acompanhada dos anexos que se mostrem devidos, pelos contribuintes do regime normal mensal,

Leia mais

IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS SINGULARES (IRS)

IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS SINGULARES (IRS) ALTERAÇÕES AO IRS, IRC, IMPOSTO DO SELO E LGT A Lei 55-A/2012, de 29 de Outubro introduziu alterações relevantes no Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), Imposto sobre o Rendimento das

Leia mais

IRS 2012: dedução com habitação limitada a 15% dos juros. pagos. Em 2012, por cada 100 de despesas com juros da habitação

IRS 2012: dedução com habitação limitada a 15% dos juros. pagos. Em 2012, por cada 100 de despesas com juros da habitação IRS 2012: dedução com habitação limitada a 15% dos juros pagos Em 2012, por cada 100 de despesas com juros da habitação própria e permanente será possível deduzir apenas 15. Recorde-se que até 2011 era

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DE OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE JULHO 2016 Dia 11: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de maio 2016 e anexos. IRS/IRC/SEGURANÇA SOCIAL: Declaração de rendimentos pagos e de retenções,

Leia mais

OBRIGAÇÕES PAGAMENTO. Última atualização janeiro: 2016

OBRIGAÇÕES PAGAMENTO. Última atualização janeiro: 2016 OBRIGAÇÕES PAGAMENTO 2016 Última atualização janeiro: 2016 DIA 11 apurado na declaração respeitante a novembro do ano anterior, pelos sujeitos passivos abrangidos pela periodicidade mensal do regime normal.

Leia mais

SEMINÁRIO CROWE HORWATH. ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2011 (IRS, IS, IMI, IMT, IVA e Justiça Tributária) 2011 Crowe Horwath International

SEMINÁRIO CROWE HORWATH. ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2011 (IRS, IS, IMI, IMT, IVA e Justiça Tributária) 2011 Crowe Horwath International SEMINÁRIO CROWE HORWATH ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2011 (IRS, IS, IMI, IMT, IVA e Justiça Tributária) 1 IRS 2 Orçamento do Estado 2011 Principais alterações em sede de IRS Valor de aquisição de imóveis adquiridos

Leia mais

Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais das Empresas para o mês de DEZEMBRO DE 2015

Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais das Empresas para o mês de DEZEMBRO DE 2015 1. OBRIGAÇÕES RELATIVAS AO IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS SINGULARES (IRS) E IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS COLETIVAS (IRC) E DEMAIS IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES 1.1. Obrigações de Pagamento

Leia mais

Orçamento de Estado 2013

Orçamento de Estado 2013 Orçamento de Estado 2013 IRS Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, IRC Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas, IVA Imposto Sobre o Valor Acrescentado, IESC Impostos Especiais Sobre

Leia mais

Síntese de diversas matérias fiscais de maior relevo ocorridas na 2.ª quinzena de setembro de 2014 1 2

Síntese de diversas matérias fiscais de maior relevo ocorridas na 2.ª quinzena de setembro de 2014 1 2 Síntese de diversas matérias fiscais de maior relevo ocorridas na 2.ª quinzena de setembro de 2014 1 2 1 - Orçamento retificativo: - Lei n.º 75-A/2014, de 30 de setembro. Procede à segunda alteração à

Leia mais

Medidas Fiscais: Impostos sobre o Rendimento TITLE. Samuel Fernandes de Almeida

Medidas Fiscais: Impostos sobre o Rendimento TITLE. Samuel Fernandes de Almeida Medidas Fiscais: Impostos sobre o Rendimento TITLE Samuel Fernandes de Almeida 1 ÍNDICE Dados macroeconómicos / Caracterização das receitas fiscais Estrutura das receitas fiscais no Orçamento do Estado

Leia mais

Tribunal de Contas ANEXO II. Legislação sobre Benefícios Fiscais

Tribunal de Contas ANEXO II. Legislação sobre Benefícios Fiscais Tribunal de Contas ANEXO II Legislação sobre Benefícios Fiscais Tribunal de Contas LEGISLAÇÃO SOBRE BENEFÍCIOS FISCAIS COM IMPLICAÇÕES NA RECEITA ESTADUAL A) No âmbito dos impostos directos a. 1) Imposto

Leia mais

Circular Gabinete Jurídico-Fiscal

Circular Gabinete Jurídico-Fiscal Circular Gabinete Jurídico-Fiscal N/REFª: 81/2013 DATA: 24/09/2013 ASSUNTO: Calendário Fiscal Outubro 2013 Exmos. Senhores, Junto se envia o Calendário Fiscal relativo ao mês de Outubro de 2013. Com os

Leia mais

Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA)

Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) 3.3 Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) 1/22 IVA na Receita Fiscal O IVA representa 38% do total da Receita Fiscal Aumento de 13 880M para 14 355 M ou seja 3,4% Evolução esperada para a actividade

Leia mais

FUNDO DE POUPANÇA EM AÇÕES PPA VALORIS NOTAS À DEMONSTRAÇÃO DA POSIÇÃO FINANCEIRA E À DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2012

FUNDO DE POUPANÇA EM AÇÕES PPA VALORIS NOTAS À DEMONSTRAÇÃO DA POSIÇÃO FINANCEIRA E À DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2012 FUNDO DE POUPANÇA EM AÇÕES PPA VALORIS NOTAS À DEMONSTRAÇÃO DA POSIÇÃO FINANCEIRA E À DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2012 (Valores expressos em euros) INTRODUÇÃO O Fundo de Poupança em

Leia mais

IRS IRC. 1. Proposta de Lei e Orçamento retificativo

IRS IRC. 1. Proposta de Lei e Orçamento retificativo 1. Proposta de Lei e Orçamento retificativo IRS Rendimentos de capitais categoria E Os rendimentos de capitais sujeitos à taxa liberatória de 25% passam a ser tributados à taxa liberatória de 26,5%. Estão

Leia mais

Proposta para o OE 2011

Proposta para o OE 2011 Proposta para o OE 2011 Elaborado por Paula Franco e Amândio Silva - Assessores do Bastonário da OTOC IRS Alterações A Proposta do Orçamento do Estado para 2011 prevê a introdução de algumas alterações

Leia mais

A REVERSÃO FISCAL A REVERSÃO FISCAL

A REVERSÃO FISCAL A REVERSÃO FISCAL Os direitos e as garantias dos Contribuintes e as prerrogativas da Administração Fiscal A REVERSÃO FISCAL A REVERSÃO FISCAL Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas Lisboa e Faro 13 e 14 de Julho de 2007

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS TAREFAS E OBRIGAÇÕES PROFISSIONAIS DE JULHO 2014 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de maio 2014 e anexos. IRS/IRC/SEGURANÇA SOCIAL: Declaração de rendimentos pagos e de

Leia mais

FISCALIDADE DE EMPRESA II

FISCALIDADE DE EMPRESA II FISCALIDADE DE EMPRESA II Questionário Ano 2006 Carlos Manuel Freitas Lázaro 1 1. É tributado como rendimento da categoria B: A) A indemnização paga pela companhia de seguros a empresário em nome individual,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE JULHO 2015 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de maio 2015 e anexos. IRS/IRC/SEGURANÇA SOCIAL: Declaração de rendimentos pagos e de retenções,

Leia mais

O N O V O R E G I M E D O A L O J A M E N T O L O C A L

O N O V O R E G I M E D O A L O J A M E N T O L O C A L i Nº 39 / 14 O N O V O R E G I M E D O A L O J A M E N T O L O C A L I. Aspectos relevantes do novo regime jurídico Entra hoje em vigor o novo regime da exploração dos estabelecimentos de alojamento local,

Leia mais

Grupo I. Exame de Fiscalidade Portuguesa (A que se refere alínea f) do nº 1 do artº15º do Decreto de Lei 452/99 de 5 de Novembro) VERSÃO A

Grupo I. Exame de Fiscalidade Portuguesa (A que se refere alínea f) do nº 1 do artº15º do Decreto de Lei 452/99 de 5 de Novembro) VERSÃO A Grupo I 1) Como são tributadas as permutas de bens imóveis? a) Em IMT, pela diferença entre os respectivos valores patrimoniais tributários; b) Em IMT, pelos respectivos valores patrimoniais tributários;

Leia mais

Orçamento do Estado 2018 IRS Ana Duarte

Orçamento do Estado 2018 IRS Ana Duarte Orçamento do Estado 2018 IRS Ana Duarte www.pwc.pt/orcamentoestado Taxas Gerais Reestruturação dos escalões de IRS 2017 2018 Rendimento coletável ( ) Taxa Parcela a abater ( ) Rendimento coletável ( )

Leia mais

Junto se envia o Calendário Fiscal relativo ao mês de Maio de 2011.

Junto se envia o Calendário Fiscal relativo ao mês de Maio de 2011. CIRCULAR Gabinete Jurídico-Fiscal N/ REFª: 39/2011 DATA: 13/04/11 ASSUNTO: Calendário Fiscal Maio 2011 Exmos. Senhores, Junto se envia o Calendário Fiscal relativo ao mês de Maio de 2011. Com os melhores

Leia mais

IRS IRC IMI IMT EBF

IRS IRC IMI IMT EBF ADENDA AO IRS IRC IMI IMT EBF - 2010 O Decreto-Lei n.º 72-A/2010, de 30 de Junho, normas de execução do Orçamento do Estado para 2010, e as Leis n. os 12-A/2010, de 30 de Junho, e 15/2010, de 26 de Julho,

Leia mais

Janeiro 2013. Especial Tax News Flash - OE 2013 Medidas que fazem diferença

Janeiro 2013. Especial Tax News Flash - OE 2013 Medidas que fazem diferença Janeiro 2013 Especial Tax News Flash - OE 2013 Medidas que fazem diferença Índice Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) 5 Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (IRC) 9 Imposto

Leia mais

Município do Fundão. Reabilitação e a Eficiência Energética Conservação/Reparação Áreas de Reabilitação Urbana ARU.

Município do Fundão. Reabilitação e a Eficiência Energética Conservação/Reparação Áreas de Reabilitação Urbana ARU. Reabilitação e a Eficiência Energética Conservação/Reparação Áreas de Reabilitação Urbana ARU 9 de Julho 2014 Município do Fundão Divisão de Ordenamento, Planeamento e Qualidade de Vida 29 edifícios No

Leia mais

Orçamento do Estado para empresas. Jaime Carvalho Esteves Porto, 17 de Janeiro

Orçamento do Estado para empresas. Jaime Carvalho Esteves Porto, 17 de Janeiro Orçamento do Estado para 2012 Impacto na vida das empresas Jaime Carvalho Esteves Porto, 17 de Janeiro de 2012 Agenda 1. Enquadramento 2. Principais alterações materiais 3. Principais alterações adjectivas

Leia mais

Programa Estratégico de Reabilitação Urbana

Programa Estratégico de Reabilitação Urbana B Benefícios e Incentivos Fiscais A R U B a r c e l o s N a s c e n t e U m Programa Estratégico de Reabilitação Urbana alteração ao Quadro m u n i c í p i o d e j a n e i r o 05 B a r c e l o s 2 0 1

Leia mais

Impacto Fiscal da Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2013

Impacto Fiscal da Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2013 Impacto Fiscal da Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2013 ÍNDICE: I. Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares 2 II. Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas 5 III. Imposto sobre

Leia mais

Notícias InforFisco Especial Orçamento do Estado para 2006

Notícias InforFisco Especial Orçamento do Estado para 2006 MEDIDAS FISCAIS NA LEI DO ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2006 * 1. IRS - Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares. Na área deste imposto, para além das actualizações dos escalões em 2,3% e das deduções

Leia mais

OBRIGAÇÕES DECLARATIVAS

OBRIGAÇÕES DECLARATIVAS OBRIGAÇÕES DECLARATIVAS - 2010 JANEIRO / 2010 Até ao dia 15 Entrega da Declaração Modelo 11, por transmissão electrónica de dados, pelos Notários e rendimentos. CD-EP-OE-ES Até ao dia 20 - Entrega, pelas

Leia mais

PROSPECTO INFORMATIVO Depósito Indexado - Produto Financeiro Complexo

PROSPECTO INFORMATIVO Depósito Indexado - Produto Financeiro Complexo Designação Classificação Caracterização do Produto Garantia de Capital Caixa Eurovalor maio 2016_PFC Produto Financeiro Complexo Depósito Indexado Depósito indexado não mobilizável antecipadamente, pelo

Leia mais

FREGUESIA DE QUIAIOS NIPC 510 833 535

FREGUESIA DE QUIAIOS NIPC 510 833 535 PROGRAMA DE HASTA PÚBLICA Para atribuição do direito de ocupação efetiva de natureza precária da loja n.º 4 no Mercado de Quiaios Artigo 1.º Identificação A loja objeto de hasta pública localiza-se no

Leia mais

NOVO MODELO 3 DE IRS

NOVO MODELO 3 DE IRS NOVO MODELO 3 DE IRS EM VIGOR A Portaria n.º 421/2012de 2 1/12, DRn.º247 SérieI - Aprova os novos modelos de impressos a que se refere o n.º 1 do artigo 57.º do Código do IRS Anexos alterados: -Declaração

Leia mais

Algumas Orientações da Administração Fiscal:

Algumas Orientações da Administração Fiscal: Saudade e Silva - Serviços de Contabilidade, Lda. A G O S T O - 2 0 1 2 Algumas Orientações da Administração Fiscal: O que é a Certidão de Liquidação de IRS? A certidão de IRS é um documento comprovativo

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE DEZEMBRO 2014 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de outubro de 2014 e anexos. IRS/IRC/SEGURANÇA SOCIAL: Declaração de rendimentos pagos

Leia mais

Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais das Empresas para o mês de JANEIRO DE 2016

Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais das Empresas para o mês de JANEIRO DE 2016 1. OBRIGAÇÕES RELATIVAS AO IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS SINGULARES (IRS) E IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS COLETIVAS (IRC) E DEMAIS IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES 1.1. Obrigações de Pagamento

Leia mais

IVA As recentes alterações legislativas

IVA As recentes alterações legislativas As recentes alterações legislativas Dezembro de 2012 2 IVA Serão as recentes alterações legislativas assim tão relevantes? 3 IVA Decreto-Lei n.º 197/2012 Decreto-Lei n.º 198/2012 Alterações em matéria

Leia mais

A Fiscalidade e o Orçamento de Estado para As Alterações nos Impostos sobre o Património Faculdade de Direito da Universidade do Porto

A Fiscalidade e o Orçamento de Estado para As Alterações nos Impostos sobre o Património Faculdade de Direito da Universidade do Porto A Fiscalidade e o Orçamento de Estado para 2014. As Alterações nos Impostos sobre o Património Faculdade de Direito da Universidade do Porto Abílio Rodrigues Investigador do CIJE Advogado Artigo 11º CIMI

Leia mais

DECRETO N.º 89/XII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

DECRETO N.º 89/XII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: DECRETO N.º 89/XII Altera o Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, o Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas, o Código do Imposto do Selo e a Lei Geral Tributária

Leia mais

JULHO 2004 SUMÁRIO. I. Legislação nacional II. Instruções administrativas III. Jurisprudência nacional I. LEGISLAÇÃO NACIONAL. Ministério das Finanças

JULHO 2004 SUMÁRIO. I. Legislação nacional II. Instruções administrativas III. Jurisprudência nacional I. LEGISLAÇÃO NACIONAL. Ministério das Finanças JULHO 2004 SUMÁRIO I. Legislação nacional II. Instruções administrativas III. Jurisprudência nacional I. LEGISLAÇÃO NACIONAL Ministério das Finanças Decreto-Lei n.º 162/2004, de 3 de Julho Altera o Código

Leia mais

Novas vestes da União Europeia? O papel do IVA. Clotilde Celorico Palma

Novas vestes da União Europeia? O papel do IVA. Clotilde Celorico Palma Europeia? O papel do IVA Clotilde Celorico Palma Europeia? O papel do IVA Temas a abordar: Estratégia recente da Comissão: - Relatório Monti - Comunicação de Outubro de 2010 - O IVA europeu - Livro verde

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE OUTUBRO 2016 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de agosto 2016 e anexos. IRC/SEGURANÇA SOCIAL: Declaração de rendimentos pagos e de retenções,

Leia mais

Anexo 1 à Informação Técnica 31/2014

Anexo 1 à Informação Técnica 31/2014 Anexo 1 à Informação Técnica 31/2014 Quadro Comparativo após a republicação do Despacho Normativo n.º 18 A/2010, de 1de julho, alterado pelo Despacho Normativo 17/2014 de 26 de dezembro Artigo 1.º Objecto

Leia mais

20. OPERAÇÕES DE CRÉDITO (OUTROS CLIENTES)

20. OPERAÇÕES DE CRÉDITO (OUTROS CLIENTES) 20.1. Linhas de crédito e contas correntes Taxa anual nominal (TAN) Taxa anual efetiva (TAE) Outras condições Empréstimos a taxa variável 1. Conta Corrente Conta Corrente Euribor 1, 3 e 6 meses + spread

Leia mais

S T Q Q S S D

S T Q Q S S D Circular 3/2014 Assunto: CALENDÁRIO FISCAL DE MARÇO DE 2014 Dia 10 S T Q Q S S D 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Segurança Social - declaração de remunerações

Leia mais