LESÕES NA PRÁTICA DO JUDÔ: REVISÃO DE LITERATURA*

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LESÕES NA PRÁTICA DO JUDÔ: REVISÃO DE LITERATURA*"

Transcrição

1 LESÕES NA PRÁTICA DO JUDÔ: REVISÃO DE LITERATURA* Vinicius Beltrão** RESUMO: O Judô é um esporte olímpico, caracterizado por um grande número de técnicas e bases filosóficas, e que tem sido apontado por vários estudos como um dos esportes que apresenta o maior número de ocorrências de lesões. Tendo em vista a carência de estudos que possam esclarecer detalhes destas ocorrências, este estudo de cunho qualitativo, exploratório, descritivo e de natureza bibliográfica, tem como objetivo geral analisar as lesões mais frequentes e decorrentes da prática do Judô entre atletas. Foram selecionados e analisados artigos científicos, monografias, dissertações e teses, além de literatura pertinente ao tema, publicados no período de 2006 a A análise dos dados foi realizada com apoio do quadro operacional, de modo que visa demonstrar o entendimento global dos estudos. Em relação à incidência de lesões, os resultados demonstraram que o segmento anatômico mais acometido foram os joelhos e ombros, respectivamente. Estas relações mostram prevalência de Lesão Desportiva (LD) na região do joelho (26,65%), seguidos dos ombros (24,39%). O tipo de lesão desportiva mais prevalente mostrado na literatura foram as entorses, as fraturas e as distensões. Como alternativa para aumentar o detalhamento dos dados, considerando os aspectos clínicos, será tanto o aprofundamento deste estudo em parceria com o departamento médico/fisioterápico responsável pelo atendimento nos locais de treinamento/clubes dos praticantes, como também eventuais procedimentos preventivos para a manutenção e recuperação dos praticantes desses centros de treinamento. Palavras Chave: Judô, Saúde, Esporte, Lesões. * Artigo apresentado como trabalho de conclusão de curso de graduação da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Educação Física. Orientador: Prof. Esp, Angelo Miguel Espíndola, Co-orientador: George Roberts Piemontez, MsC. Palhoça, **Acadêmico do curso de Educação Física da Universidade do Sul de Santa Catarina. Endereço eletrônico: beltra0_@hotmail.com

2 INJURIES IN A PRACTICE OF JUDO: LITERATURE REVIEW Abstract: Judo is an Olympic sport, characterized by a large number of techniques and philosophical foundations, and which has been pointed out by several studies as one of the sports that presents the highest number of occurrences of injuries. Given the lack of studies that can clarify details of these occurrences, this qualitative, exploratory, descriptive and bibliographical study has the general objective of analyzing the most frequent injuries resulting from Judo practice among athletes. Scientific articles, monographs, dissertations and theses were selected and analyzed, in addition to relevant literature, published in the period from 2006 to Data analysis was performed with the support of the operational framework, in order to demonstrate the overall understanding of the studies. Regarding the incidence of lesions, the results showed that the anatomic segment most affected were the knees and shoulders, respectively. These relationships show a prevalence of Sports Injury (LB) in the knee region (26.65%), followed by shoulders (24.39%). The most prevalent type of sports injury reported in the literature was sprains, fractures and strains. As an alternative to increase the detail of the data, considering the clinical aspects, will be the deepening of this study in partnership with the medical / physiotherapeutic department responsible for attending the training sites / clubs of practitioners, as well as possible preventive procedures for maintenance and recovery Of the practitioners of these training centers. Key-Words: Injuries, Judo Athletic Injuries, Martial Arts.

3 1.0 INTRODUÇÃO O Judô, por ser um esporte olímpico e praticado no mundo inteiro, tem a visibilidade e a facilidade de oferecer a todos a sua prática, independente de sexo, idade, estrutura física ou classe social. O Judô vem sendo praticado desde 1882 quando Jigoro Kano, fundador e criador do Judô, instituiu esta modalidade no Japão, desde então vem ganhando espaço e caiu ao gosto de todos por ser um esporte culturalmente forte e que visa a defesa pessoal usando a força do oponente contra ele mesmo. Esta modalidade desportiva individual requer movimentos rápidos e explosivos e muitas vezes mudanças bruscas de direção. Estes fatores caracterizam os desportos de combate, mais concretamente o Judô, tornando-o um desporto com riscos elevados de lesão. (FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE JUDÔ, 2006). É difícil determinar com precisão a origem dos vários desportos que presentemente atraem as pessoas, quer como praticantes, quer como simples espectadores. O número de lesões em atletas de diversas modalidades desportivas tem aumentado nos últimos anos. Este dado permite-nos refletir sobre a exigência física a que os corpos destes atletas se encontram expostos, para conseguir atingir os resultados esperados pelas diferentes entidades empreendedoras, tais como clube e patrocinadores (COHEN, 2002). Um dos fatores que têm contribuído para o aumento da incidência de lesões passa pelos desportos estarem cada vez mais profissionalizados sendo, por isso praticados por uma elite competitiva (TADIELLO, 2006). Contusões, entorses, luxações, fraturas, tendinites, distensões, rupturas de ligamentos entre outras são parte inerente do envolvimento com atividades físico-esportivas; contudo, a existência de detalhamentos sobre a situação sob as quais ocorrem as lesões e as variáveis que as influenciam ainda levantam questionamentos. Praticantes de Judô estão sujeitos a lesões, pelo fato de sempre estarem sendo exigidos em todo momento, alguns praticantes são levados ao seu máximo estado, seja este físico ou mental. As lesões são fatores comuns no dia a dia como uma queda ou uma torção de tornozelo, mas atletas de alto nível estão mais propícios a essas lesões. Este tema foi escolhido devido a uma prévia prática desta modalidade por parte do investigador, o que deste modo demonstrou um interesse acrescido neste esporte, como também a falta de estudos mais detalhados. Os esportes são meios que possibilitam as pessoas a se sentirem melhores tanto no aspecto físico como mental, auxiliando no desenvolvimento psicomotor e na integração social com métodos que visam à melhora moral da pessoa para sua melhor estima, ajudando no crescimento pessoal, profissional e social. Segundo Simões (2005) e Williams (1992)

4 afirmam que não há lesões desportivas, apenas lesões, algumas das quais ocorrem em consequência da atividade desportiva. Devido às características das ações motoras, observa-se que os praticantes estão constantemente sujeitos as lesões decorrentes dos golpes, que podem muitas vezes afastar os praticantes dos treinamentos e das competições, por períodos de tempo indeterminados (GRACIE, 2008; IDE; PADILHA, 2004). No caso do Judô, a literatura o define como uma arte que baseia suas técnicas nas projeções, domínio, quedas e pegadas (BARSOTTINI et al, 2006), o que desenvolvem no praticante algumas características como equilíbrio, agilidade, força estática de membros superiores e explosão de membros inferiores, assim como capacidade aeróbica e anaeróbica (CARAZZATO et al,1996). Graças as suas características e a quantidade crescente de competições, o Judô apresenta um considerável risco para ocorrência de lesões (GOMES et al, 2007). Por ser uma luta com agarre, onde os objetivos e técnicas da modalidade apresentam características, como as derrubadas, projeções, alavancas, técnicas que possibilitam derrubar o adversário e coloca-lo em risco de lesões (CASADO, 1999). Com a crescente onda de promoção da saúde, e ao incentivo a atividade física entre a sociedade atual, há uma preocupação de tornar esse conhecimento um pouco mais adiante, no que diz respeito às lesões, o índice de ocorrência entre elas a fim de decidir qual atividade física atende ao determinado publico alvo, tornando transparente todo e qualquer risco que o praticante tem em realizar qualquer atividade física. Percebe-se que um grande número de pessoas sofre com a falta de coordenação motora e capacidade condicional, por isso deve-se programar atividades físicas diárias no seu dia a dia podendo o Judô ser uma dessas atividades, propiciando aos praticantes que sejam adultos saudáveis. E com este estudo busca-se trazer para os treinos de Judô um estudo voltado diretamente a atletas a fim de terem uma melhor adaptação orgânica, melhorando seu desempenho e diminuindo a incidência de lesões ocasionadas pelo treino. A relevância deste estudo se dá pelos resultados que a literatura nos traz, para nos permitir saber quais as lesões mais prevalentes em atletas de Judô, desta forma, tanto o Profissional de Educação Física como outros profissionais da área da saúde, e/ou que trabalham com os atletas se encontrem mais bem preparados. Assim sendo, é também importante fazer um levantamento das lesões mais frequentes no Judô, de modo a que o Profissional de Educação Física consiga proporcionar uma intervenção preventiva e com melhores resultados.

5 Abordando este assunto tem-se em vista colaborar com os atletas de Judô para futuras prevenções de leões e cuidados específicos para melhorarem o rendimento nas lutas e fazer com que os atletas tenham mais continuidade aos seus treinos, pois dependendo das lesões, atletas de alto rendimento podem tanto ficar uma semana parados como meses/anos. Então vê-se a importância da realização de um estudo com o propósito de orientar, prevenir e tornar esse esporte cada vez mais praticado e acessível a todos, tendo como principal objetivo do estudo analisar na literatura quais eram as lesões mais frequentes decorrentes da prática do Judô entre atletas. 2.0 MATERIAIS E MÉTODOS 2.1 TIPOS DE PESQUISA Este estudo aplicado se caracteriza como sendo de cunho qualitativo, exploratório, descritivo e bibliográfico. Configura-se de natureza aplicada, pois terá como objetivo gerar conhecimento de uso prático, na solução de problemas específicos que acontecem na realidade e na aplicação desses conhecimentos (SILVA et al, 2011). Quanto aos procedimentos técnicos a pesquisa será bibliográfica, do tipo revisão sistemática de literatura que consiste em uma investigação científica que objetiva responder a uma pergunta específica utilizando métodos explícitos e ordenados para identificar, selecionar e analisar criticamente os estudos, sintetizando os resultados (CASTRO, 2001). Sua característica qualitativa diz respeito à descrição, compreensão e significado, onde o processo é mais importante do que o produto. A interpretação e análise de dados são enfatizadas em detrimento aos métodos estatístico, com descrições e narrativas (THOMAS; NELSON, 2002). O cunho exploratório orienta o tema em que possui poucos estudos relativos na atualidade, buscando o aprimoramento e a familiaridade com as ideias envolvidas (SILVA et al, 2011). Sua característica descritiva tem como a finalidade de descrever algo, um fato ou fenômeno, em que os dados serão observados, registrados, classificados e interpretados (SILVA et al., 2011) PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS Esta pesquisa bibliográfica (ALVEZ-MAZZOTTI; GEWANDSZNAJDER, 2002; LAVILLE; DIONE, 1999), foi desenvolvida a partir de artigos científicos publicados em periódicos e livro-texto. Para tanto serão realizadas duas etapas para o processo de revisão

6 sistemática: 1) Identificação e seleção das bases de dados; 2) Levantamento e análise da produção científica. A primeira etapa consiste em selecionar bases de dados que atendam a dois critérios de inclusão: 1) caracterizar-se como uma base de dados cientificamente confiável; 2) apresentarse nos idiomas português e inglês. Deste modo será possível selecionar algumas bases de dados na rede mundial de computadores: PUBMED, LILACS, ScIELO, MEDLINE. A segunda etapa tem como objetivo o levantamento de dados que possibilita o levantamento e análise de produção científica nos idiomas português e inglês, desenvolvida através de quatro passos: 1) busca simples de produções científicas sobre as categorias principais deste estudo, usando os descritores lesões esportivas, Judô, saúde e esporte, e suas traduções correspondentes; 2) havendo delimitação de ano para os artigos científicos, encontrados do ano 2006 a 2016; 3) análise preliminar da relevância do artigo aos termos investigados; 4) estudo minucioso dos artigos analisando-se criticamente a metodologia adotada e os resultados obtidos. Deste modo foi possível selecionar um determinado número de artigos nos idiomas determinados. 2.3 ANÁLISES DOS DADOS A análise dos conteúdos foi realizada com o apoio do quadro operacional (LAVILLE; DIONE, 1999), utilizando as ferramentas de unidades de significância e reagrupamento temático. Deste modo, as apresentações descritivas, expondo as características metodológicas e os resultados, e sintéticas, as quais resumem as informações através do quadro-síntese, visarão demonstrar o entendimento global dos estudos, sem que aja negligência dos aspectos específicos de cada uma das produções científicas investigadas. 3.0 RESULTADOS E DISCUSSÃO Foram analisados contendo as informações metodológicas relevantes para este estudo, que seriam o tamanho da amostra contendo a quantidade de praticantes que participaram do estudo, taxa de lesão desportiva (LD) contendo informação da quantidade de praticantes que apresentou lesão no referido estudo, locais acometidos contendo o percentual dos locais anatômicos mais afetados e tipo de lesão mostrando o percentual das mais comuns. 3.1 RESULTADOS Tabela 1 - Comparações dos estudos publicados de 2006 a 2009 sobre lesões desportivas em praticantes de Judô.

7 Autores e ano da Tamanho da Taxa de LD Locais acometidos Tipo de lesão publicação amostra BARSOTTINI et 78 atletas 82% LD/atleta Joelho: 28%; Leves: 10%; al, 2006 Ombro: 16%; (subluxações, entorses) Dedos/mãos: 12%; Moderadas: 9%; Dedos dos pés: 10%. (deslocamentos, tendinite) Graves: 69% (fraturas, ligamentos) SOUZA et al, atletas 69,9% LD/atleta Joelhos: 26,3% (6,3% ligamentares); Entorses: 26,3%; Ombros: 21,8% Contusões: 15,4%; (5,4% deslocamentos); Distensões: 14,5%; Dedos/mãos: 17,2% Lesão ligamentar: 12,7%. (2,7% deslocamentos); Tornozelo: 10% (6,3% torsões). OLIVEIRA; 35 atletas 91,4% LD/atleta Ombros: 36%; Contusões: 26,3%; PEREIRA, 2008 Joelhos: 32%; Entorses: 17,5%; Dedos/mãos: 22%; Lesões musculares: 17,5%; Outras áreas: 10%. Fraturas: 15,7%; Tendinites: 14,4%; Luxações: 8,7%. CARVALHO et al, 39 atletas 100% Ombros: 28,9%; Contusão: 25,7%; 2009 Tornozelos: 23,7%; Entorses: 23,7%; Joelhos: 22,7%; Luxações: 21,6%; Cotovelos: 8,7%; Distensões: 12,3%; Dedos/mãos: 6,2%; Fraturas: 9,2%; Rupturas: 7,2%. Fonte: Elaboração do Autor, Após a tabela pode-se analisar que dos 245 praticantes dos estudos, 81,1% relatou alguma lesão decorrente da prática na modalidade. A região mais acometida foi a dos membros superiores (40%), com destaque para os ombros (27,2%) e dedos das mãos (14,3%). Nos membros inferiores o local com maior destaque de incidência foram os joelhos (25,6%). Em relação ao tipo da lesão, as duas que mais se destacaram foram os entorses e as contusões, com as médias de 22,5% e 22,4% respectivamente. As luxações também se mostraram bastante incidentes, aparecendo em 10,1% dos casos, seguidos das fraturas com 8,3%. Segundo a literatura, é possível afirmar que a alta incidência que acomete a região do ombro se dá em cunho competitivo, onde os atletas têm assumido uma postura de risco

8 durante a queda, atingindo o solo lateralmente a fim de evitar o golpe perfeito, o ippon, no qual o judoca vencido atinge o solo com a totalidade de suas costas, com isso acometendo a articulação dos ombros (BARSOTTINI et al, 2006). Tabela 2 Comparações dos estudos publicados entre 2011 a 2015 sobre lesões desportivas em praticantes de Judô. Autores e ano da publicação. SILVA et al, Tamanho da amostra. Taxa de LD Locais Acometidos 129 atletas 98% Joelho: 24,77% Ombro: 14,16% Cotovelo: 11,5% Dedos/Punho: 9,73% JUNGES, atletas 100% Joelho: 27% Ombro: 23% Tornozelo: 18% Outros: 14% SOUZA, atletas 98% Ombro: 28,9% Tornozelo: 23,7% Joelho: 22,7% DORTA, atletas 95% Joelho: 32,26% Ombros: 31,58% Tornozelo: 19,36% Mãos/dedos: 26,31% Fonte: Elaboração do autor, Tipos de lesão Leve: 30,97% (subluxações, entorses) Moderada: 28,31% (deslocamentos, tendinite) Grave: 29,2% (fraturas, ligamento) Entorses: 58% Tendinite: 32% Deslocamentos/Tendinites: 28% Subluxações: 26% Lesão ligamentar/menisco: 18% Luxações: 25,27% Lesão Muscular: 13,18% Entorses/Fratura: 12,9% Lombalgia: 8,79% Entorses e luxações: 32% Fraturas: 29,4% Contusões: 19,3% Os resultados encontrados na literatura após analisaram 239 praticantes, mostraram inicialmente que 91% da amostra já sofreram algum tipo de lesão e 9% não sofreram. Em relação à incidência de lesões, os resultados demonstraram que o segmento anatômico mais acometido foram os joelhos (26,65%) para membros inferiores, e ombros (24,39%) para membros superiores. Também houve grande incidência na região dos dedos das mãos e tornozelos, com 14,3% e 8,4% de média. Os tipos de lesões mais ocorrentes no joelho foram lesões ligamentares, de menisco e o Judô apresenta um considerável risco para ocorrência de lesões, sendo apontado com destacado risco relativo, e, nos ombros, segunda região que mais aparece com lesões

9 identificou-se que a grande maioria das lesões era deslocamentos, subluxações, luxações e tendinites. A análise dos resultados deste estudo deve considerar que os atletas entrevistados podem não se lembrar de todas as lesões que sofreram. No entanto, é preciso destacar que essa possível omissão tenha atuado apenas no sentido de diminuir o total de ocorrências. Nesse sentido, várias pesquisas deverão focar sobre a relação desse esporte e a ocorrência de lesões, relatando casos específicos como, especialmente nas articulações mais acometidas, como joelho, ombro, tornozelo e cotovelo. 3.2 DISCUSSÃO O estudo analisado não especificou as lesões de acordo com as causas das mesmas, porém a maioria dos estudos foi feita durante o período de treinamento pré-competitivo, mostrando que a maior incidência de lesões se dá durante os treinos que antecedem os campeonatos, onde, segundo Sena (2014), essa relação pode vir a ocorrer devido à maior intensidade de treinamentos para manter o nível, treinamentos esses muitas vezes feitos com adversários de diferentes níveis de peso, vindo logo em seguida acompanhado dos campeonatos. Outro fator relatado na literatura seria um fenômeno caracterizado pelo excesso de treinamento, o qual é conhecido como overtraining, onde apresenta entre seus vários sintomas o aumento da incidência de lesões. Além disso, o overtraining é responsável pela diminuição do desempenho levando a erros de execução nas técnicas de ataque e defesa, facilitando a ocorrência de lesões durante a luta (CARVALHO et al, 2009). Percebe-se que nos estudos feitos a partir de 2006, os atletas eram acometidos em lesões do tipo leve (contusões, entorses) e moderadas (subluxações, tendinites, deslocamentos), mas também com número considerável de lesões do tipo grave (fraturas, lesões ligamentares) aonde os locais mais afetados eram joelhos, ombros, dedos das mãos/pés. A continuação dos estudos nos diz que os estudos feitos a partir de 2008 e 2009 mostram melhora e/ou diminuição nas lesões graves, mas nos mostra que as contusões são as maiores responsáveis pelas lesões nos atletas, sendo a região do ombro e joelhos as mais afetadas. A partir dos estudos feitos em 2011, percebe-se que as lesões do tipo leve ainda são as mais acometidas, tendo joelhos e ombros como os principais locais lesionados. No estudo feito em 2012, ainda com joelhos e ombros sendo os locais mais acometidos por lesões, notase que ao contrário do estudo do ano anterior, as lesões leves como principais taxas de lesões,

10 em 2012 as lesões do tipo moderadas estão em maior evidência, como tendinites e subluxações. Seguindo, estudos realizados em 2014 e 2015, mostram que as entorses e luxações acometem mais os atletas, tendo também joelhos e ombros como principais locais de lesões, não podendo deixar de destacar o aumento no número de lesões na região do tornozelo, onde mostrou grande crescente de lesões nos estudos feitos a partir de CONCLUSÃO Depois de feita a revisão de literatura através da análise dos artigos, concluiu-se que a localização anatômica mais acometida nos membros inferiores foram os joelhos, onde aparece tendo uma incidência relativamente alta seguidos dos tornozelos, já nos membros superiores, os mais acometidos foram os ombros e os dedos das mãos. O tipo de lesão desportiva mais prevalente mostrado na literatura foram as entorses, as fraturas e as distensões. A grande maioria dos atletas de Judô não realiza atividades preventivas de lesão. O presente estudo vem alertar da necessidade desse trabalho de preventivo que tem fundamental importância para diminuir o índice de lesões, que pode afetar a vida diária ou profissional dos atletas praticantes de judô. Uma alternativa para aumentar o detalhamento dos dados, introduzindo aspectos clínicos, será o aprofundamento deste estudo em parceria com o departamento médico/fisioterápico responsável pelo atendimento nos locais de treinamento/clubes dos praticantes, onde também poderiam ser citados os aspectos técnicos relacionados às lesões, sendo possível acrescentar os diagnósticos cedidos pelo setor médico e fisioterapeutas. REFERÊNCIAS BARROSO, Guilherme Campos; THIELE, Edilson Schwansee. Lesão muscular nos atletas. Rev. Bras. Ortop. Vol 46, n.4; BARSOTTINI, Daniel, GUIMARÃES, Anderson Eduardo; MORAIS, Paulo Renato de. Relação entre técnicas e lesões em praticantes de judo. Revista Brasileira Esporte. Vol 12 nº1. Jan/fev 2006 BARSOTTINI, Daniel; GUIMARÃES, Anderson Eduardo; PACHECO, Marcos Tadeu T. Associação entre golpes e lesões no judô. Instituto de Pesquisa e desenvolvimento. São Paulo. 2004

11 CARVALHO, paloma angel de, et al. Prevalência De Lesões No Judô De Alto Rendimento. Revista brasileira de fisiologia do exercício. vol 8. Nº 1. Jan/Mar CASTRO, Denys Soares et al. Traumatismo Articular: formas de apresentação e regiões acometidas. EF Deportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, ano 17, n.171, agosto de Dísponivel em: CLEBIS, Naianne Kelly; NATALI, Maria Raquel Marçal. Lesões musculares provocadas por exercícios excêntricos. Revista Brasileira de Cinética Movimento. Brasília v. 9 n. 4 outubro Disponível em: Acesso em 18 de agosto COHEN, M; ABDALLAH, R. Lesões nos Esportes diagnóstico, prevenção, tratamento. Rio de Janeiro: Revinter, FILHO, José Simão Rodrigues; SANTOS, Ramon Gomes. Principais lesões músculoesqueléticas em jovens atletas de basquetebol. Ver. Saúde Com vol 9. p FRANCHINI. Judô: Desempenho Competitivo. In: Beaton E. Fisiologia do exercício aplicada ao judô. 1. ed. Barueri, SP. Manole, 2001, cap. 1. GRECO, Pablo Juan; VIANA, Jeferson Macedo. Os princípios do treinamento técnico aplicados ao judô e a inter-relação com as fases do treinamento. Revista da educação física, Federação Portuguesa de Judô. (2006). Obtido em 03 de 10 de 2016, de Federação Portuguesa de Judô. Disponível em: Tadiello, R. G. (2006). Epidemiologia das lesões nas Modalidades Esportivas Coletivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. GRISOGONO, V. Lesões no esporte. São Paulo: Editora LTDA; HOLMANN, W; HETTINGER T. Medicina do esporte. Tradução de Mauricio Leal Rocha. 4ª ed. São Paulo: Manole, KUSE, Miguel Augusto; CRUZ Giovani. Manual de Judô. Departamento de Judô do recreio da juventude Disponível em: < Acesso em: 9 set LIMA, T. Os limites da alta competição. Revista horizonte, v.39, MINAMI, Kenzo. História do Judo Disponível em Acesso em 7 set MIRANDA, Gabriel. Benefícios do Judô Disponível em < Acesso em 20 set OLIVEIRA, Emerson Gonçalves; OLIVEIRA, Renata Caldas Rosa; SILVA, Kleyder Aurélio Fleury. Prevalência e incidência de lesões em atletas participantes do campeonato open de jiu-

12 jitsu da cidade de catalão go realizado em agosto de Revista eletrônica Saúde CESUC, n.1; ROBERT, Luís. O Judô. Bélgica: Editorial Noticia, ROBERT, L. O Judô. Lisboa. Portugal: Editora Notícias FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE VELA. Alto Rendimento. Portugal Disponível em: < Acesso em: 13 set SILVA, Aline Alves e; SANT ANA, Hugo Gustavo Franco; MOURA, Eriberto Jose Lessa de. Lesões ortopédicas em atletas universitários brasileiros de judô. SOUZA, José Mario Couto de et al. Lesões no Karate Shotokan e no Jiu-Jitsu: trauma direto versus indireto. Rev Bras Med Esporte, São Paulo, v. 17, n. 2, p , Disponível em: pdf

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA NATANAEL VINICIUS SENA SANTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA NATANAEL VINICIUS SENA SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA NATANAEL VINICIUS SENA SANTOS AVALIAÇÃO DE MECANISMOS E TIPOS DE LESÕES EM ATLETAS DE JIU-JITSU Aracaju/SE

Leia mais

V3 N2: 2017 ISSN PRINCIPAIS LESÕES DECORRENTES A PRÁTICA DE JUDÔ: UMA REVISÃO DA LITERATURA

V3 N2: 2017 ISSN PRINCIPAIS LESÕES DECORRENTES A PRÁTICA DE JUDÔ: UMA REVISÃO DA LITERATURA Pesquisa e Ação V3 N2: Dezembro de 2017 ISSN 2447-0627 PRINCIPAIS LESÕES DECORRENTES A PRÁTICA DE JUDÔ: UMA REVISÃO DA LITERATURA Jonathan Rodrigues de Oliveira 1 ; Luiz Henrique Moura Souza Filho 1 ;

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica OS PRINCIPAIS LOCAIS DAS LESÕES QUE ACOMETEM OS ATLETAS DO JUDÔ 630 Haron Silva Dorta 1 RESUMO O judô é uma arte marcial centenária japonesa praticada em quase todo o mundo. Por ser uma modalidade olímpica

Leia mais

4.5 ARTIGO DE REVISÃO: LESÕES PRÉ- DESPORTIVAS NO JUDÔ

4.5 ARTIGO DE REVISÃO: LESÕES PRÉ- DESPORTIVAS NO JUDÔ 4.5 ARTIGO DE REVISÃO: LESÕES PRÉ- DESPORTIVAS NO JUDÔ Disciplina: Produção Acadêmica IV Curso: Educação Física Gênero: Artigo de revisão Aluno: Márcio Jonas Oliveira Vieira 1 Professora-orientadora: Ana

Leia mais

Fisioterapia do Centro Universitário do Triângulo- UNITRI MG, Brasil,

Fisioterapia do Centro Universitário do Triângulo- UNITRI MG, Brasil, LESÕES EM ATLETAS AMADORES DE JUDÔ DA CIDADE DE UBERLÂNDIA- MG SILVA, Giovana Silverio. Acadêmica do curso de Fisioterapia do Centro Universitário do Triângulo- UNITRI MG, Brasil, giovana_silverio@hotmail.com

Leia mais

FUTSAL E AS POSSÍVEIS LESÕES DESTE ESPORTE

FUTSAL E AS POSSÍVEIS LESÕES DESTE ESPORTE FUTSAL E AS POSSÍVEIS LESÕES DESTE ESPORTE MATOS, Grasiéle Costa de 1 ; KELLER, Kalina Durigon 2 Palavras-chave: Futsal. Lesões. INTRODUÇÃO O Futsal é uma modalidade desportiva relativamente recente, que

Leia mais

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA MARCELO NOLASCO DA CUNHA

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA MARCELO NOLASCO DA CUNHA UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA MARCELO NOLASCO DA CUNHA INCIDÊNCIA DE LESÕES DECORRENTES DA PRÁTICA DE ARTES MARCIAIS NAS MODALIDADES: KARATE, TAEKWONDO, JIU-JÍTSU E JUDÔ Palhoça 2016 MARCELO NOLASCO

Leia mais

PREVALENCIA DE LESÕES EM MEMBROS INFERIORES NO FUTSAL

PREVALENCIA DE LESÕES EM MEMBROS INFERIORES NO FUTSAL PREVALENCIA DE LESÕES EM MEMBROS INFERIORES NO FUTSAL SANTOS, Thaís Aparecida de Araújo 1 SERPA, Érica Paes 2 1 Acadêmica do curso de Graduação em Educação Física da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias

Leia mais

ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA JUNTO A EQUIPE DE JUDÔ UNISUL / ACREF NO PERÍODO DE MARÇO À OUTUBRO DE 2006.

ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA JUNTO A EQUIPE DE JUDÔ UNISUL / ACREF NO PERÍODO DE MARÇO À OUTUBRO DE 2006. 1 ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA JUNTO A EQUIPE DE JUDÔ UNISUL / ACREF NO PERÍODO DE MARÇO À OUTUBRO DE 2006. ACTION OF PHYSIOTHERAPY IN A GROUP OF JUDO UNISUL / ACREF IN BEETWIN OF MARCH AND OCTOBER OF 2006.

Leia mais

FREQUÊNCIA DAS LESÕES NOS MEMBROS INFERIORES NO FUTSAL PROFISSIONAL

FREQUÊNCIA DAS LESÕES NOS MEMBROS INFERIORES NO FUTSAL PROFISSIONAL 88 FREQUÊNCIA DAS LESÕES NOS MEMBROS INFERIORES NO FUTSAL PROFISSIONAL Marcos Antônio de Araújo Leite Filho Rodrigo Wanderley de Sousa Cruz RESUMO O futsal é atualmente uma modalidade cada vez mais praticada.

Leia mais

PROGRAMA DE TREINAMENTO DE VOLEIBOL DESTINADO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

PROGRAMA DE TREINAMENTO DE VOLEIBOL DESTINADO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA PROGRAMA DE TREINAMENTO DE VOLEIBOL DESTINADO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA Vitor Hugo Fernando de Oliveira, Flávio da Rosa Júnior, Fábio Santos Mello Acadêmicos do Curso de Educação Física da UFSC Juarez

Leia mais

PRINCIPAIS LESÕES OSTEOMIOARTICULARES NO HANDEBOL

PRINCIPAIS LESÕES OSTEOMIOARTICULARES NO HANDEBOL PRINCIPAIS LESÕES OSTEOMIOARTICULARES NO HANDEBOL TEIXEIRA, Bruna V. 1 ; TEIXEIRA, Cesar Augusto V.¹; MARTINS, Fernanda R.¹; CARGNIN, Tharciele C.¹; RAMOS, Paloma P. S.¹; BONALDO, Eduardo¹; OLIVEIRA, Shaiane

Leia mais

TÍTULO: LESÕES CEREBRAIS NO ESPORTE: EPIDEMIOLOGIA DE CONCUSSÕES CEREBRAIS NO MMA

TÍTULO: LESÕES CEREBRAIS NO ESPORTE: EPIDEMIOLOGIA DE CONCUSSÕES CEREBRAIS NO MMA 16 TÍTULO: LESÕES CEREBRAIS NO ESPORTE: EPIDEMIOLOGIA DE CONCUSSÕES CEREBRAIS NO MMA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS

Leia mais

Informação sobre diretrizes do curso, princípios da reabilitação esportiva.

Informação sobre diretrizes do curso, princípios da reabilitação esportiva. Ementas MÓDULO AVALIAÇÃO - 40 horas -Introdução à fisioterapia esportiva (1 hora) Informação sobre diretrizes do curso, princípios da reabilitação esportiva. -Avaliação cinético-funcional dos membros superiores

Leia mais

Prevalência de Lesões nos Atletas das Categorias de Base do Sport Club Rio Grande

Prevalência de Lesões nos Atletas das Categorias de Base do Sport Club Rio Grande Prevalência de Lesões nos Atletas das Categorias de Base do Sport Club Rio Grande Prevalence of Injuries in Athletes of the Basic Categories of Sport Club Rio Grande William Silveira Nunes a ; Renata da

Leia mais

A PARTICIPAÇÃO DA LIGA DE ORTOPEDIA, ORTOTRAUMA E DESPORTIVA NA ETAPAS DE UM CAMPEONATO DE JUDÔ EM ANÁPOLIS GO

A PARTICIPAÇÃO DA LIGA DE ORTOPEDIA, ORTOTRAUMA E DESPORTIVA NA ETAPAS DE UM CAMPEONATO DE JUDÔ EM ANÁPOLIS GO RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTICIPAÇÃO DA LIGA DE ORTOPEDIA, ORTOTRAUMA E DESPORTIVA NA ETAPAS DE UM CAMPEONATO DE JUDÔ EM ANÁPOLIS GO *Luane Damásio Nogueira (G)², Bianca Royer Weschenfelder (G)², João

Leia mais

LESÕES EM ATLETAS DE JUDÔ: REVISÃO SISTEMÁTICA

LESÕES EM ATLETAS DE JUDÔ: REVISÃO SISTEMÁTICA Silvia Maria Pereira Ramos Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), Rio de Janeiro, RJ, Brasil surelly_13@hotmail.com Alexsandro Silva Oliveira Mestrando em Ciências

Leia mais

ANEXO 1. Questionário

ANEXO 1. Questionário ANEXO 1 Questionário ANEXO 2 Gestos mais frequentes dos guarda-redes Análise do Campeonato do Mundo de França 98 Tipo de gestos Nº de vezes Bola recolhida 95 2,28 Bola bloqueada 477 11,49 Intervenções

Leia mais

PRINCIPAIS LESÕES EM ATLETAS DE VOLEIBOL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

PRINCIPAIS LESÕES EM ATLETAS DE VOLEIBOL: UMA REVISÃO DE LITERATURA PRINCIPAIS LESÕES EM ATLETAS DE VOLEIBOL: UMA REVISÃO DE LITERATURA VARGA, Taila Ariane Couto 1 ; RODRIGUES, Taís ¹ ; KELLER, Kalina D.² Palavras-Chave: Lesões. Atletas. Voleibol. INTRODUÇÃO O voleibol

Leia mais

TREINAMENTO FÍSICO: LESÕES E PREVENÇÃO. UM ESTUDO COMPARATIVO DA ROTINA DE JUDOCAS E BAILARINOS

TREINAMENTO FÍSICO: LESÕES E PREVENÇÃO. UM ESTUDO COMPARATIVO DA ROTINA DE JUDOCAS E BAILARINOS TREINAMENTO FÍSICO: LESÕES E PREVENÇÃO. UM ESTUDO COMPARATIVO DA ROTINA DE JUDOCAS E BAILARINOS OLIVEIRA, Larissa 1 ; CORRÊA, Ana Carolini 2 ; SANTOS, Cassia Lais Gonçalves 3 ; AMARAL, Luara Aparecida

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica FATORES ASSOCIADOS ÀS LESÕES DE ATLETAS DO BRAZILIAN JIU-JITSU NO VALE DO PARAÍBA PAULISTA 497 José Eduardo da Silva 1 Júlio Cesar Voltolini 2 Carlos Eduardo César Mine 3 RESUMO O presente estudo verificou

Leia mais

5º Simposio de Ensino de Graduação PREVALÊNCIA DE LESÕES OCORRIDAS COM ATLETAS DE PIRACICABA: 51º JOGOS REGIONAIS NA CIDADE DE SÃO MANUEL.

5º Simposio de Ensino de Graduação PREVALÊNCIA DE LESÕES OCORRIDAS COM ATLETAS DE PIRACICABA: 51º JOGOS REGIONAIS NA CIDADE DE SÃO MANUEL. 5º Simposio de Ensino de Graduação PREVALÊNCIA DE LESÕES OCORRIDAS COM ATLETAS DE PIRACICABA: 51º JOGOS REGIONAIS NA CIDADE DE SÃO MANUEL. Autor(es) JULIANA SANCHES Co-Autor(es) MARCO AURÉLIO B. B. DA

Leia mais

Artigo Original LESÕES NO JIU-JÍTSU. Lesions in the Jiu-Jítsu. Caroline de Oliveira Corso 1 Flademir Ari Galvão Gress 2

Artigo Original LESÕES NO JIU-JÍTSU. Lesions in the Jiu-Jítsu. Caroline de Oliveira Corso 1 Flademir Ari Galvão Gress 2 Lesions in the Jiu-Jítsu LESÕES NO JIU-JÍTSU Artigo Original Caroline de Oliveira Corso 1 Flademir Ari Galvão Gress 2 RESUMO O objetivo deste estudo foi avaliar as lesões que são mais freqüentes e o número

Leia mais

ANÁLISE DE CTD E CTP DE HANDEBOL EM ESCOLARES

ANÁLISE DE CTD E CTP DE HANDEBOL EM ESCOLARES RITHELLE BRENA RODRIGUES GOMES ANÁLISE DE CTD E CTP DE HANDEBOL EM ESCOLARES Belo Horizonte Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional /UFMG 2014 RITHELLE BRENA RODRIGUES GOMES ANÁLISE

Leia mais

ROGéRIO PEREIRA Rogério Pereira é Fisioterapeuta e docente universitário.

ROGéRIO PEREIRA Rogério Pereira é Fisioterapeuta e docente universitário. PREVENçãO DE LESõES E MELHORIA DA PERFORMANCE (NOV 2016) PORTO Os profissionais de saúde e desporto devem ter conhecimentos sólidos no âmbito da prevenção de lesões, recuperação e otimização do desempenho.

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS TÍTULO: EPIDEMIOLOGIA DAS LESOES NA CAPOEIRA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS AUTOR(ES):

Leia mais

TÍTULO: PREVALÊNCIA DE LESÕES EM CORREDORES DOS 10 KM TRIBUNA FM-UNILUS

TÍTULO: PREVALÊNCIA DE LESÕES EM CORREDORES DOS 10 KM TRIBUNA FM-UNILUS TÍTULO: PREVALÊNCIA DE LESÕES EM CORREDORES DOS 10 KM TRIBUNA FM-UNILUS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA AUTOR(ES):

Leia mais

MELHORIA DA PERFORMANCE (OUT 2015) PORTO

MELHORIA DA PERFORMANCE (OUT 2015) PORTO PREVENçãO DE LESõES E MELHORIA DA PERFORMANCE (OUT 2015) PORTO Os profissionais de saúde e desporto devem ter conhecimentos sólidos no âmbito da prevenção de lesões, recuperação e otimização do desempenho.

Leia mais

CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS

CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS INTRODUÇÃO RONÉLIA OLIVEIRA MELO VIANA, AGNELO WEBER DE OLIVEIRA ROCHA, UFAM UNIVERSIDADE FEDERAL DO.

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso

Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso INCIDÊNCIA DA ENTORSE DE TORNOZELO EM ATLETAS DE VOLEIBOL MASCULINO INFANTO JUVENIL EM NÍVEL ESCOLAR NA CIDADE DE TAGUATINGA

Leia mais

PREVALÊNCIA DE LESÕES EM ATLETAS AMADORES DE TRIATHLON E PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO DE PALMAS-TO

PREVALÊNCIA DE LESÕES EM ATLETAS AMADORES DE TRIATHLON E PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO DE PALMAS-TO PREVALÊNCIA DE LESÕES EM ATLETAS AMADORES DE TRIATHLON E PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO DE PALMAS-TO BORGES, G. A. C. 1 ; CRUZ, R. O. 2 ; KLEIN, D. L. 3 ; MADRID, B. ¹Bolsista PROICT e Estudante de Educação

Leia mais

Lesões em atletas profissionais de futebol e fatores associados

Lesões em atletas profissionais de futebol e fatores associados Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital. Buenos Aires, Año 13, Nº 121, Junio de 2008. http://www.efdeportes.com/efd121/lesoes-em-atletas-profissionais-de-futebol.htm Lesões em atletas profissionais

Leia mais

CURSO MÓDULO 1: RECUPERAÇÃO E PREVENÇÃO DE LESÕES

CURSO MÓDULO 1: RECUPERAÇÃO E PREVENÇÃO DE LESÕES CURSO MÓDULO 1: RECUPERAÇÃO E PREVENÇÃO DE LESÕES Formador: Frederico Neto Alto Rendimento 961923009 / 228331303 www.altorendimento.net info@altorendimento.net CONTEÚDOS Definição de lesão Prevenção e

Leia mais

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I Conceitos As atividades corporais envolvem pelas suas características conceitos fundamentais para a área da Educação Física:

Leia mais

TÍTULO: ANALISE DA INCIDÊNCIA DE ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE EM JUDOCAS INFANTO-JUVENIL PARTICIPANTES DE CAMPEONATO REGIONAL DE JUDÔ CATEGORIA: CONCLUÍDO

TÍTULO: ANALISE DA INCIDÊNCIA DE ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE EM JUDOCAS INFANTO-JUVENIL PARTICIPANTES DE CAMPEONATO REGIONAL DE JUDÔ CATEGORIA: CONCLUÍDO Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ANALISE DA INCIDÊNCIA DE ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE EM JUDOCAS INFANTO-JUVENIL PARTICIPANTES DE

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE NO TAEKWONDO

A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE NO TAEKWONDO A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE NO TAEKWONDO Claudiomar Antonio Vieira 1 Everton Paulo Roman 2 RESUMO O presente estudo teve o objetivo de realizar uma contextualização teórica em relação a importância

Leia mais

LESÕES EM ATLETAS BARRERISTAS E RANQUEADOS NA FEDERAÇAO CATARINENSE DE ATLETISMO (FCA) DE 2015 PERTENCENTES À AMREC E AMUREL

LESÕES EM ATLETAS BARRERISTAS E RANQUEADOS NA FEDERAÇAO CATARINENSE DE ATLETISMO (FCA) DE 2015 PERTENCENTES À AMREC E AMUREL 1 LESÕES EM ATLETAS BARRERISTAS E RANQUEADOS NA FEDERAÇAO CATARINENSE DE ATLETISMO (FCA) DE 2015 PERTENCENTES À AMREC E AMUREL INJURIES ATHLETES WITH BARRIERS AND GROUNDED AT THE CATARINIAN FEDERATION

Leia mais

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DO CONDICIONAMENTO FÍSICO E TREINAMENTO ORIENTADO À COMPETIÇÃO: PERFIL DO TIPO DE PÉ E PISADA EM CORREDORES DE RUA

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DO CONDICIONAMENTO FÍSICO E TREINAMENTO ORIENTADO À COMPETIÇÃO: PERFIL DO TIPO DE PÉ E PISADA EM CORREDORES DE RUA PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DO CONDICIONAMENTO FÍSICO E TREINAMENTO ORIENTADO À COMPETIÇÃO: PERFIL DO TIPO DE PÉ E PISADA EM CORREDORES DE RUA 1. INTRODUÇÃO O Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP),

Leia mais

ALTERAÇÕES POSTURAIS E LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS EM CRIANÇAS PRATICANTES DE ATIVIDADES ESPORTIVAS

ALTERAÇÕES POSTURAIS E LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS EM CRIANÇAS PRATICANTES DE ATIVIDADES ESPORTIVAS 26 a 29 de outubro de 2010 ISBN 978-85-61091-69-9 ALTERAÇÕES POSTURAIS E LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS EM CRIANÇAS PRATICANTES DE ATIVIDADES ESPORTIVAS Karine Franciele Toldo 1 ; Priscila Daniele de Oliveira

Leia mais

Análise cinemática comparativa do salto estendido para trás

Análise cinemática comparativa do salto estendido para trás ATENÇÃO: Este trabalho foi publicado no livro: Qualidade de vida, esporte e sociedade. Volume 3, Editora da UEPG, 2007, p. 123-125. Análise cinemática comparativa do salto estendido para trás Guanis de

Leia mais

PRINCIPAIS LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS EM ATLETAS COMPETIDORES DA NATAÇÃO: UMA REVISÃO BILBLIOGRÁFICA

PRINCIPAIS LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS EM ATLETAS COMPETIDORES DA NATAÇÃO: UMA REVISÃO BILBLIOGRÁFICA PRINCIPAIS LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS EM ATLETAS COMPETIDORES DA NATAÇÃO: UMA REVISÃO BILBLIOGRÁFICA MARQUES, Vanessa Vianna 1 ; LIMA, Katieli Santos de 2 ; RIBAS, Milene Almeida 3 ; KELLER, Kalina Durigon

Leia mais

PREVALÊNCIA DE LESÕES EM ATLETAS DAS CATEGORIAS DE BASE DO BASQUETE NA CIDADE DE SANTOS

PREVALÊNCIA DE LESÕES EM ATLETAS DAS CATEGORIAS DE BASE DO BASQUETE NA CIDADE DE SANTOS PREVALÊNCIA DE LESÕES EM ATLETAS DAS CATEGORIAS DE BASE DO BASQUETE NA CIDADE DE SANTOS Lucas Garcia Costa¹; José Luiz Portolez²; Nathália Hupsel Silva de Castro³ ¹Acadêmico do 7º semestre do Curso de

Leia mais

Prevenção de Lesões do Corredor. Ana Maria de Freitas

Prevenção de Lesões do Corredor. Ana Maria de Freitas 1 Prevenção de Lesões do Corredor Ana Maria de Freitas 2 Corrida Uma das atividades físicas mais populares do mundo. Número de participantes aumenta cada vez mais. É uma das escolha para : procurar um

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA UniCEUB FACULDADE DE CIÊNCIA DA SAÚDE FACS CURSO DE FISIOTERAPIA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA UniCEUB FACULDADE DE CIÊNCIA DA SAÚDE FACS CURSO DE FISIOTERAPIA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA UniCEUB FACULDADE DE CIÊNCIA DA SAÚDE FACS CURSO DE FISIOTERAPIA CARACTERIZAÇÃO DAS LESÕES OSTEOMIOARTICULARES EM PRATICANTES DE JUDÔ EM BRASÍLIA Maurício Moraes Guimarães

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 333 PREVALÊNCIA DE LESÕES EM ATLETAS DE FUTSAL RECREACIONAL Androvaldo Lopes Pinheiro 1 Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha 2 RESUMO O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência de lesões em atletas recreacionais

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 663 PREVALÊNCIA DE LESÕES EM ATLETAS UNIVERSITÁRIOS PRATICANTES DE FUTSAL Gabriel de Oliveira Rangel 1 Altair Cabral Junior 1 Marcelo Bruno Almeida da Silva 1 José Camilo Camões 1 RESUMO O objetivo deste

Leia mais

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AERÓBICA EM JUDOCAS ENTRE 7 E 14 ANOS DA CIDADE DE SANTA MARIA -RS

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AERÓBICA EM JUDOCAS ENTRE 7 E 14 ANOS DA CIDADE DE SANTA MARIA -RS AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AERÓBICA EM JUDOCAS ENTRE 7 E 14 ANOS DA CIDADE DE SANTA MARIA -RS PEDRO GENRO ALVES 1 YURI NASCIMENTO DA SILVA 2 CATI RECKELBERG AZAMBUJA 3 RESUMO A resistência aeróbica esta

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica 1124 PREVALÊNCIA DE LESÕES EM PRATICANTES DE JIU-JITSU DE FLORIANÓPOLIS Markus Vinícius de Lima 1,2 Heloise Elena de Simas 1,2 Moacir Pereira Junior 1,3 RESUMO Objetivo: Identificar a prevalência de lesões

Leia mais

Análise da Qualidade da Detecção, Seleção e Promoção de Talentos Esportivos na realidade brasileira. (Relatório Parcial)

Análise da Qualidade da Detecção, Seleção e Promoção de Talentos Esportivos na realidade brasileira. (Relatório Parcial) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DEPARTAMENTO DO ESPORTE Grupo de Pesquisa em Esporte e Treinamento Infanto-Juvenil (GEPETIJ) Grupo de Pesquisa em Administração Esportiva (GEPAE)

Leia mais

INCIDÊNCIA DE LESÕES NA EQUIPE DE BASQUETEBOL MASCULINO ADULTO DE JOINVILLE DURNATE A PRÉ- TEMPORADA DE 2004 ATRAVÉS DA CINTILOGRAFIA ÓSSEA

INCIDÊNCIA DE LESÕES NA EQUIPE DE BASQUETEBOL MASCULINO ADULTO DE JOINVILLE DURNATE A PRÉ- TEMPORADA DE 2004 ATRAVÉS DA CINTILOGRAFIA ÓSSEA INCIDÊNCIA DE LESÕES NA EQUIPE DE BASQUETEBOL MASCULINO ADULTO DE JOINVILLE DURNATE A PRÉ- TEMPORADA DE 2004 ATRAVÉS DA CINTILOGRAFIA ÓSSEA Prof. Jean Rodrigo Zipperer 1 Prof. Alisson Guimbala dos Santos

Leia mais

EFETIVIDADE DOS EXERCÍCIOS PROPRIOCEPTIVOS COMPARADOS AOS POSTURAIS NA PREVENÇÃO DE LESÕES NO FUTSAL

EFETIVIDADE DOS EXERCÍCIOS PROPRIOCEPTIVOS COMPARADOS AOS POSTURAIS NA PREVENÇÃO DE LESÕES NO FUTSAL V EPCC Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 2 a 26 de outubro de 27 EFETIVIDADE DOS EXERCÍCIOS PROPRIOCEPTIVOS COMPARADOS AOS POSTURAIS NA PREVENÇÃO DE LESÕES NO FUTSAL Daniele Mayumi

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica ISSN 1981-99 versão eletrônica PERFIL DAS LESÕES EM PRATICANTES DE SKATE 36 Ana Paula Mendes Gouveia 1,2 Natália Lobo Duarte 1,2 Francisco Navarro 1 RESUMO ABSTRACT Introdução: O Brasil é a segunda maior

Leia mais

Os benefícios do método Pilates em indivíduos saudáveis: uma revisão de literatura.

Os benefícios do método Pilates em indivíduos saudáveis: uma revisão de literatura. Os benefícios do método Pilates em indivíduos saudáveis: uma revisão de literatura. Kelly Karyne Chaves Silva; Francisca Jerbiane Silva Costa; Thais Muratori Holanda (Orientadora). Faculdade do Vale do

Leia mais

INCIDÊNCIA DE LESÕES EM JOGADORES DE FUTEBOL DE ACORDO COM SUA POSIÇÃO. Introdução

INCIDÊNCIA DE LESÕES EM JOGADORES DE FUTEBOL DE ACORDO COM SUA POSIÇÃO. Introdução ANAIS IX SIMPAC 603 INCIDÊNCIA DE LESÕES EM JOGADORES DE FUTEBOL DE ACORDO COM SUA POSIÇÃO Matheus Felipe do Nascimento 2, Andrês Valente Chiapeta 3 Resumo: O futebol é o esporte mais popular do mundo,

Leia mais

Formação treinadores AFA

Formação treinadores AFA Preparação específica para a atividade (física e mental) Equilíbrio entre treino e repouso Uso de equipamento adequado à modalidade (ex: equipamento, calçado, proteções) E LONGEVIDADE DO ATLETA Respeito

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM FRENTE ANESTESIA GERAL

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM FRENTE ANESTESIA GERAL ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM FRENTE ANESTESIA GERAL FERREIRA, Tamires Alves¹; SEGATTO, Caroline Zanetti² RESUMO Objetivo: Definir ações dos profissionais de enfermagem no centro cirúrgico durante o ato anestésico.

Leia mais

ESTRUTURA E PREPARAÇÃO DO TREINAMENTO RICARDO LUIZ PACE JR.

ESTRUTURA E PREPARAÇÃO DO TREINAMENTO RICARDO LUIZ PACE JR. ESTRUTURA E PREPARAÇÃO DO TREINAMENTO RICARDO LUIZ PACE JR. Todo planejamento deve iniciar-se através da identificação das variáveis intervenientes no processo de preparação da estrutura do treinamento.

Leia mais

LESÕES EM ATLETAS DE BODYBUILDING: COMO PREVENIR E TRATAR?

LESÕES EM ATLETAS DE BODYBUILDING: COMO PREVENIR E TRATAR? LESÕES EM ATLETAS DE BODYBUILDING: COMO PREVENIR E TRATAR? O bodybuilding ou fisiculturismo, como é mais conhecido no Brasil, é um esporte que tem crescido e ganhado muitos fãs e adeptos. Com o aumento

Leia mais

PREVALÊNCIA DE LESÕES MÚSCULOESQUELÉTICAS NO TREINAMENTO FÍSICO MILITAR DO 63º BATALHÃO DE INFANTARIA DE TUBARÃO/SC RESUMO

PREVALÊNCIA DE LESÕES MÚSCULOESQUELÉTICAS NO TREINAMENTO FÍSICO MILITAR DO 63º BATALHÃO DE INFANTARIA DE TUBARÃO/SC RESUMO PREVALÊNCIA DE LESÕES MÚSCULOESQUELÉTICAS NO TREINAMENTO FÍSICO MILITAR DO 63º BATALHÃO DE INFANTARIA DE TUBARÃO/SC *TEODORO, Henrique Cargnin; ** ROSAS, Ralph Fernando *Acadêmico do oitavo semestre do

Leia mais

Fitness & Performance Journal ISSN: Instituto Crescer com Meta Brasil

Fitness & Performance Journal ISSN: Instituto Crescer com Meta Brasil Fitness & Performance Journal ISSN: 1519-9088 editor@cobrase.org.br Instituto Crescer com Meta Brasil Sá Oliveira, Thiago de; Santos Pereira, João Freqüência de lesões osteomioarticulares em praticantes

Leia mais

XV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Tecnologias e Alterações do Comportamento Humano no Meio Ambiente

XV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Tecnologias e Alterações do Comportamento Humano no Meio Ambiente XV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Tecnologias e Alterações do Comportamento Humano no Meio Ambiente Prevalência de lesão no futebol feminino do time Santos Futebol

Leia mais

USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM CADEMIA DE GINÁSTICA DA CIDADE DE BAMBUÍ-MG RESUMO

USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM CADEMIA DE GINÁSTICA DA CIDADE DE BAMBUÍ-MG RESUMO 1 USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM CADEMIA DE GINÁSTICA DA CIDADE DE BAMBUÍ-MG Luana Cristina Camargos GOMES (1) ;Marcos Rogério Vieira CARDOSO (2) (1) Instituto Federal

Leia mais

Lesões específicas do Futebol. Curso Treinadores 2015 AFPorto

Lesões específicas do Futebol. Curso Treinadores 2015 AFPorto do Futebol Objectivos Epidemiologia geral das lesões desportivas do futebol Conhecimentos teóricos básicos das patologias específicas + frequentes A importância da prevenção Introdução Futebol é um desporto

Leia mais

Palavras-Chave: Futsal, Futebol de Salão, Lesões, Incidência, Traumas.

Palavras-Chave: Futsal, Futebol de Salão, Lesões, Incidência, Traumas. PREVALÊNCIA DE LESÕES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS NOS MEMBROS INFERIORES DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE PERNAMBUCO. Renata Soraya Coutinho da Costa Ana Patrícia Bastos Ferreira Fabrício

Leia mais

11/04/2011 Prof. José Figueiredo Minicurso um: UFRN NA COPA

11/04/2011 Prof. José Figueiredo Minicurso um: UFRN NA COPA 11/04/2011 Prof. José Figueiredo Minicurso um: UFRN NA COPA Estudo Prévio Definição de Objetivos Calendário de Competições Periodização Escolha dos meios de treinamento Distribuição das cargas de treinamento

Leia mais

TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DAS QUEDAS EM CRIANÇAS INTERNADAS EM HOSPITAL PEDIÁTRICO

TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DAS QUEDAS EM CRIANÇAS INTERNADAS EM HOSPITAL PEDIÁTRICO TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DAS QUEDAS EM CRIANÇAS INTERNADAS EM HOSPITAL PEDIÁTRICO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

Leia mais

CONCEITOS DA TEORIA DO TREINO

CONCEITOS DA TEORIA DO TREINO CONCEITOS DA TEORIA DO TREINO 1. A Sessão de Treino A Sessão de Treino é a unidade estrutural que serve de base para toda a organização do treino. O treinador deve individualizar o treino, adaptando a

Leia mais

DANIEL VALPAçOS Daniel Valpaços é Osteopata e Pós-graduado em Osteopatia Pediátrica e Desportiva.

DANIEL VALPAçOS Daniel Valpaços é Osteopata e Pós-graduado em Osteopatia Pediátrica e Desportiva. OSTEOPATIA APLICADA AO DESPORTO (OUT 2016) - LISBOA Neste curso, aprenderá a receber, avaliar, tratar e aconselhar os atletas, tendo em conta o seu ambiente, características individuais e particularidades

Leia mais

Diploma e Placa de Reconhecimento:

Diploma e Placa de Reconhecimento: CIRCULAR Nº 316/17 ASSUNTO: Premiados no IV Congresso Nacional de Judo e na Gala do 58º Aniversário da FPJ Lisboa, 4 de dezembro de 2017 Vimos por este meio divulgar a lista de premiados por Mérito, Reconhecimento,

Leia mais

FORÇA DE MEMBROS SUPERIORES EM PARAPLÉGICOS POR LESÃO MEDULAR INICIANTES DE BASQUETEBOL LONDRINA PR RESUMO

FORÇA DE MEMBROS SUPERIORES EM PARAPLÉGICOS POR LESÃO MEDULAR INICIANTES DE BASQUETEBOL LONDRINA PR RESUMO FORÇA DE MEMBROS SUPERIORES EM PARAPLÉGICOS POR LESÃO MEDULAR INICIANTES DE BASQUETEBOL LONDRINA PR Giovanna Pereira de Souza 1 Milena Cristina de Souza Lopes Bujato 1 Rosangela Marques Busto 2 Abdallah

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação Curso de Bacharelado em Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso

Pró-Reitoria de Graduação Curso de Bacharelado em Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso Pró-Reitoria de Graduação Curso de Bacharelado em Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso INCIDÊNCIA DE LESÕES OSTEOMIOARTICULARES EM ATLETAS DE FUTEVÔLEI Autor: Daniel Lucas Mendonça Santos Orientadora:

Leia mais

FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA EM IDOSOS CONTRA PREVENÇÃO DE QUEDAS NAS RESIDÊNCIAS GISLAINE. KALIL DOS SANTOS. 1 GROSSI, C. DEL 2

FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA EM IDOSOS CONTRA PREVENÇÃO DE QUEDAS NAS RESIDÊNCIAS GISLAINE. KALIL DOS SANTOS. 1 GROSSI, C. DEL 2 FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA EM IDOSOS CONTRA PREVENÇÃO DE QUEDAS NAS RESIDÊNCIAS GISLAINE. KALIL DOS SANTOS. 1 GROSSI, C. DEL 2 RESUMO As quedas nas residências tem sido um fator de risco para a redução

Leia mais

OSTEOPATIA APLICADA AO DESPORTO (DEZ 2016) - PORTO

OSTEOPATIA APLICADA AO DESPORTO (DEZ 2016) - PORTO OSTEOPATIA APLICADA AO DESPORTO (DEZ 2016) - PORTO Neste curso, aprenderá a receber, avaliar, tratar e aconselhar os atletas, tendo em conta o seu ambiente, características individuais e particularidades

Leia mais

PREVALÊNCIA DO MECANISMO DA ENTORSE DE TORNOZELO EM ATLETAS DE FUTEBOL AMADOR DE UBERLÂNDIA-MG

PREVALÊNCIA DO MECANISMO DA ENTORSE DE TORNOZELO EM ATLETAS DE FUTEBOL AMADOR DE UBERLÂNDIA-MG PREVALÊNCIA DO MECANISMO DA ENTORSE DE TORNOZELO EM ATLETAS DE FUTEBOL AMADOR DE UBERLÂNDIA-MG ** COSTA, Geska Pereira (Acadêmica do curso de Fisioterapia do Centro Universitário do Triângulo UNITRI- MG,

Leia mais

IDENTIFICAR AS PATOLOGIAS OSTEOMUSCULARES DE MAIORES PREVALÊNCIAS NO GRUPO DE ATIVIDADE FÍSICA DO NASF DE APUCARANA-PR

IDENTIFICAR AS PATOLOGIAS OSTEOMUSCULARES DE MAIORES PREVALÊNCIAS NO GRUPO DE ATIVIDADE FÍSICA DO NASF DE APUCARANA-PR IDENTIFICAR AS PATOLOGIAS OSTEOMUSCULARES DE MAIORES PREVALÊNCIAS NO GRUPO DE ATIVIDADE FÍSICA DO NASF DE APUCARANA-PR GUIMARÃES, F.R.; PESENTI, F.B. RESUMO O objetivo deste estudo é identificar a prevalência

Leia mais

III Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG I Salão de Extensão & I Mostra Científica LESÕES EM ATLETAS DE BASQUETEBOL E VOLEIBOL

III Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG I Salão de Extensão & I Mostra Científica LESÕES EM ATLETAS DE BASQUETEBOL E VOLEIBOL III Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG I Salão de Extensão & I Mostra Científica http://ojs.fsg.br/index.php/pesquisaextensao ISSN 2318-8014 LESÕES EM ATLETAS DE BASQUETEBOL E VOLEIBOL Patrick Parizotto

Leia mais

XXVI Semana de Iniciação Científica da UFMG

XXVI Semana de Iniciação Científica da UFMG XXVI Semana de Iniciação Científica da UFMG ELABORAÇÃO DE RESUMOS CIENTÍFICOS Núcleo de Acessoramento à Pesquisa Napq Profa Juliana Ocarino RESUMO CONVENCIONAL Composto pelas mesmas partes! Descrição concisa

Leia mais

PROJETO BIRIBOL FUTURO. O projeto

PROJETO BIRIBOL FUTURO. O projeto O projeto O Projeto Biribol Futuro visa apoiar a prática dessa categoria esportiva oferecendo maior contato do público com o esporte, oferecendo atividades para idosos, portadores de necessidades especiais,

Leia mais

AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior

AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior 1 AGENDA DA AULA O que é uma pesquisa?; Pesquisa quanto à abordagem;

Leia mais

Análise Cinemática Comparativa do Salto Estendido Para Trás

Análise Cinemática Comparativa do Salto Estendido Para Trás Análise Cinemática Comparativa do Salto Estendido Para Trás Alexandre Farias Welberti Anderson da Silva Gustavo Augusto da Silva Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior A importância da biomecânica na

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Faculdade de Filosofia e Ciências CURSO: Terapia

Leia mais

Estudo do Somatotipo em atletas de luta Greco Romana

Estudo do Somatotipo em atletas de luta Greco Romana Estudo do Somatotipo em atletas de luta Greco Romana *André Lucena *Graciele Araujo Lima *Kharen Samara *Marcelo Da Silva Prazeres *Santiago Oliveira **Júlio César ***José Blanco Herrera Resumo O objetivo

Leia mais

TÍTULO: OS BENEFICIOS DA HIDROTERAPIA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA

TÍTULO: OS BENEFICIOS DA HIDROTERAPIA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA 16 TÍTULO: OS BENEFICIOS DA HIDROTERAPIA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS

Leia mais

AÇÕES DE FORMAÇÃO CREDITADAS PARA TREINADORES 2016 AGDC

AÇÕES DE FORMAÇÃO CREDITADAS PARA TREINADORES 2016 AGDC AÇÕES DE FORMAÇÃO CREDITADAS PARA TREINADORES 2016 AGDC Ações Creditadas pelo PNFT 2016 Preços de Inscrição: 1) Ações de 1,4 créditos - 30,00 a. Preço para Filiados - 20,00 2) Ações de 0,8 créditos - 15,00

Leia mais

Questão Cotação Razões

Questão Cotação Razões Questão Cotação Razões Sugestões de Melhoria 1.1. Escalão: 1.2. Idade: 1.3. Altura: m 1.4. Peso: kg 1.5. Posição em campo: 1.6. Membro inferior dominante: NOTA: Considere a época 2012/2013 como o período

Leia mais

Composição corporal de judocas: aspectos relacionados ao desempenho

Composição corporal de judocas: aspectos relacionados ao desempenho Composição corporal de judocas: aspectos relacionados ao desempenho Edmar; L. Mendes, Sabrina; P. Fabrini, Ciro; J. Brito, João; Carlos B. Marins LAPEH Lab. de Performance Humana UNIVERSIDADE FEDERAL DE

Leia mais

Reabilitação Ortopédica Valore Fisioterapia

Reabilitação Ortopédica Valore Fisioterapia Reabilitação Ortopédica Valore Fisioterapia O que é o serviço de reabilitação ortopédica da Valore? O tratamento ortopédico da Valore existe para te ajudar a tratar qualquer dor ou sintoma musculoesquelético,

Leia mais

Artigo de Revisão. Palavras-chave: lesões, incidência, esporte.

Artigo de Revisão. Palavras-chave: lesões, incidência, esporte. Artigo de Revisão Incidência de lesões em praticantes de Handebol. The incidence of injuries in handball practitioners. Jayson Alencar de Oliveira 1, GiullianoGardenghi 2 Resumo Introdução:Os esportes

Leia mais

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio Atletismo O Atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamento e salto. De modo geral, o Atletismo desenvolve a força nas extremidades inferiores, resistência física

Leia mais

TIPOS DE LESÕES. Adaptado de CHAFFIN e ANDERSON (1991) TIPO DE TRAUMA

TIPOS DE LESÕES. Adaptado de CHAFFIN e ANDERSON (1991) TIPO DE TRAUMA LESÕES NO TRABALHO TIPOS DE LESÕES TIPO DE TRAUMA CAUSA EFEITO Trauma por impacto Uma força repentina de grande intensidade Contusões, lacerações, fraturas, amputações, subluxações articulares, concussões,

Leia mais

EM PROL DE NOSSAS CRIANÇAS! FORMANDO CIDADÃOS DE BEM APRESENTAÇÃO & PROPOSTA DE PARCERIA

EM PROL DE NOSSAS CRIANÇAS! FORMANDO CIDADÃOS DE BEM APRESENTAÇÃO & PROPOSTA DE PARCERIA EM PROL DE NOSSAS CRIANÇAS! FORMANDO CIDADÃOS DE BEM APRESENTAÇÃO & PROPOSTA DE PARCERIA JUDÔ Judô significa Caminho Suave. E é nesta Estrada de Suavidade que desejamos convidar suas Crianças a trilhar

Leia mais

OCORRÊNCIA DE LESÔES EM PRATICANTES DE JIU-JITSU

OCORRÊNCIA DE LESÔES EM PRATICANTES DE JIU-JITSU Revista Científica Multidisciplinar das Faculdades São José OCORRÊNCIA DE LESÔES EM PRATICANTES DE JIU-JITSU OCCURRENCE OF LESIONS IN JIU-JITSU PRACTICE Daniel Sousa da Silva Licenciado em Ciências Biológicas

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UNIEVANGÉLICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA JULIANA DE OLIVEIRA HASSEL MENDES RITA DE CÁSSIA BASTOS

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UNIEVANGÉLICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA JULIANA DE OLIVEIRA HASSEL MENDES RITA DE CÁSSIA BASTOS CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UNIEVANGÉLICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA JULIANA DE OLIVEIRA HASSEL MENDES RITA DE CÁSSIA BASTOS IMPLICAÇÕES PSÍQUICAS E DINÂMICA FAMILIAR EM CRIANÇAS OBESAS ANÁPOLIS

Leia mais

Trabalho realizado por João Madalena nº15 10º10 para a Professora Sofia Oom no âmbito da disciplina de P.A.F.D.

Trabalho realizado por João Madalena nº15 10º10 para a Professora Sofia Oom no âmbito da disciplina de P.A.F.D. Trabalho realizado por João Madalena nº15 10º10 para a Professora Sofia Oom no âmbito da disciplina de P.A.F.D. Introdução: Este trabalho foi feito no âmbito da disciplina de P.A.F.D., com o intuito de

Leia mais

AÇÕES DE FORMAÇÃO CREDITADAS PARA TREINADORES 2016 AGDC

AÇÕES DE FORMAÇÃO CREDITADAS PARA TREINADORES 2016 AGDC AÇÕES DE FORMAÇÃO CREDITADAS PARA TREINADORES 2016 AGDC Ações Creditadas pelo PNFT 2016 Preços de Inscrição: 1) Ações de 1,4 créditos - 30,00 a. Preço para Filiados - 20,00 2) Ações de 0,8 créditos - 15,00

Leia mais

VO 2MÁX de judocas estimado pelo Teste de Cooper nas faixas marrons e pretas do Distrito Federal.

VO 2MÁX de judocas estimado pelo Teste de Cooper nas faixas marrons e pretas do Distrito Federal. VO 2MÁX de judocas estimado pelo Teste de Cooper nas faixas marrons e pretas do Distrito Federal. Resumo *Israel de Paiva Arbués Carneiro **Rafael André de Araújo ***Francisco José Andriotti Prada O judô

Leia mais

Prevalência de lesões em escolares praticantes de atividade física: uma análise retrospectiva

Prevalência de lesões em escolares praticantes de atividade física: uma análise retrospectiva DOI:10.5585/ConsSaude.v12n3.4295 Recebido em 29 abr. 2013. Aprovado em 25 set. 2013 Prevalência de lesões em escolares praticantes de atividade física: uma análise retrospectiva Prevalence of injuries

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO 2019

PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO 2019 E ORÇAMENTO 2019 Aprovado em Assembleia-geral de 5 de janeiro de 2019 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE KEMPO Rua Ataíde Oliveira, 103 A 8000-218 Faro PORTUGAL Tel./ Fax: (+351) 289 047 823 info@kempo.pt www.kempo.pt

Leia mais

CATÁLOGO LINHA ESPORTIVA

CATÁLOGO LINHA ESPORTIVA CATÁLOGO LINHA ESPORTIVA CALCANHEIRAS As calcanheiras, ou protetores de esporão, aliviam dores causadas na parte de trás do pé por várias razões: sapatos apertados, sobrepeso, curvatura do pé mais acentuada,

Leia mais