Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso"

Transcrição

1 Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso INCIDÊNCIA DA ENTORSE DE TORNOZELO EM ATLETAS DE VOLEIBOL MASCULINO INFANTO JUVENIL EM NÍVEL ESCOLAR NA CIDADE DE TAGUATINGA DF. Autor: Tiago Gonçalves Teixeira Orientador: Profº Msc. José Carlos Sousa Marques Brasília - DF 2010

2 TIAGO GONÇALVES TEIXEIRA INCIDÊNCIA DA ENTORSE DE TORNOZELO EM ATLETAS DE VOLEIBOL MASCULINO INFANTO- JUVENIL EM NÍVEL ESCOLAR NA CIDADE DE TAGUATINGA-DF. Artigo apresentado ao curso de graduação em Educação Física da Universidade Católica de Brasília, como requisito parcial para obtenção do Titulo de Licenciatura em Educação Física. Orientador: Profº Msc. José Carlos S. Marques Brasília 2010

3 Dedico este artigo a minha família, em especial a meu pai Roberto, e a minha mãe Ronizete, que com muita paciência e dedicação acreditaram em mim. A minha amiga Valéria Cristina, aos meus irmãos Betinho e Renata que de alguma forma também contribuíram para a conclusão deste estudo.

4 AGRADECIMENTO Primeiramente a Deus por me conceder a oportunidade de estar alcançando mais um de meus objetivos. Ao orientador do estudo Profº Msc. José Carlos S. Marques pelo apoio e conhecimento prestados. Aos voluntários atletas das escolas Santa Terezinha, Jesus Maria José e Centro Educacional Católica de Brasília pela colaboração e seriedade perante a pesquisa.

5 2 INCIDÊNCIA DA ENTORSE DE TORNOZELO EM ATLETAS DE VOLEIBOL MASCULINO INFANTO- JUVENIL EM NÍVEL ESCOLAR NA CIDADE DE TAGUATINGA-DF. TIAGO GONÇALVES TEIXEIRA RESUMO: A prática esportiva tem crescido consideravelmente nos últimos tempos. Apesar de trazer muitos benefícios a quem pratica, conseqüentemente acarreta um aumento da incidência das lesões ligadas ao esporte. O objetivo do estudo é verificar a incidência de entorse de tornozelo em atletas de voleibol. Participaram deste estudo 50 atletas do sexo masculino com idade entre 16 a 18 anos, atuantes na categoria infanto- juvenil na cidade de Taguatinga DF. Após a análise dos dados obtidos por meio de um questionário, mais de 50% dos atletas sofreram entorse de tornozelo. Em relação ao tipo de lesão 85,71% sofreram a entorse por inversão, 96,43% não utilizavam órtese no momento da entorse, a posição oposto foi a mais acometida com 42,86% e o fundamento bloqueio com 75%. Palavras-chave: Entorse; tornozelo; lesão; voleibol; infanto- juvenil. INTRODUÇÃO A prática esportiva tem crescido consideravelmente nos últimos tempos. Apesar de trazer muitos benefícios a quem pratica, conseqüentemente acarreta um aumento da incidência das lesões ligadas ao esporte. Para Gantus e Assumpção (2002), os atletas estão sujeitos a sofrer lesões, seja em fase de treinamento ou em competição. A grande incidência dessas lesões está ligada a fatores intrínsecos e extrínsecos. Lesão esportiva é definida por Weaver et al. (1999), como um dano físico qualquer, causado por um incidente que esteja relacionado ao desporto, que pode ou não ocasionar alguma incapacidade ao atleta. De acordo com Peterson & Renstrom 2001, apud Moraes et al. 2007: Podemos classificar as lesões em duas categorias básicas: lesões traumáticas agudas e síndromes por uso excessivo. De acordo com sua gravidade, podem ser classificadas como do tipo I ou leve, do tipo II ou moderada e do tipo III ou grave. (MORAES et al., 2007)

6 3 Renstrom et al. (1999), afirmam que a classificação das entorses está relacionada com a intensidade do trauma: a) Grau I ou leve as fibras ligamentares são preservadas, dor leve e pouco edema. b) Grau II ou moderada ocorre ruptura parcial dos ligamentos. O edema é considerável e há presença de hematoma. c) Grau III ou grave a ruptura dos ligamentos é completa, e há uma ruptura maior de vasos, causando com dor intensa, edema e hematoma de grande extensão, podendo ocorrer ainda perda de função articular. As lesões musculares podem afetar as fibras musculares ou ventre muscular, os tendões, as fibras tendinosas de inserção e as aponeuroses (RODRIGUES, 1994). Briner & Benjamin (1999), apud Farina, (2006), estimam que no mundo milhões de pessoas, em vários países, com os mais diferentes níveis de habilidades, homens e mulheres, de todas as faixas etárias, praticam o voleibol. Segundo Farina (2008), os estudos sobre as lesões que mais acometem os atletas de voleibol, estão bem descritos na literatura, porém são direcionados ao voleibol profissional, sendo poucos os estudos realizados em relação à categoria de base e ao voleibol amador. No voleibol o fato das equipes estarem separadas por uma rede, faz com que o contato físico entre os atletas seja limitado, porém ainda assim há uma grande incidência de lesões (SCHUTZ, 1999). Estudos realizados por Briner & Kacmar (1997), mostram que no voleibol, a maioria das lesões sofridas pelos atletas, ocorre em conseqüência dos saltos, ou seja, eles são responsáveis por mais de 60% das lesões. Em um estudo publicado por Carazzato et al. (1992), realizado em um grande clube brasileiro com atendimentos a atletas de voleibol, foi observado que a lesão mais freqüente é no joelho (26%), seguido do tornozelo (19%), da coluna (13%), da mão (13%) e do ombro (7%). Garrick (1977), apud Santos (2004), afirma que as lesões de tornozelo são responsáveis por 25% das lesões no voleibol. Os jovens estão cada vez mais adeptos ao esporte, participando assim de treinamentos intensos, e praticando mais de uma modalidade esportiva (ADIRIM & CHENG, 2003). De acordo com Helms (1997), apud Farina et al. (2006), há uma grande probabilidade de que jovens e crianças que participam de competições com freqüência e praticam treinos mais intensos, sofrerem conseqüências precocemente, seja por lesão aguda ou por repetição.

7 4 Kujala et al. (1995) apud Farina et al. (2006) relatam que atletas jovens, possuem um risco maior de adquirir lesões, e isso poderia estar relacionado com o número de vezes e/ou tipo de treinamento realizado, além dos riscos aos quais os atletas já estão pré-dispostos, como por exemplo, suas habilidades e seu condicionamento. Segundo Farina et al. (2006), no voleibol a utilização da técnica inadequada ou até mesmo o gesto técnico realizado de maneira incorreta durante a execução dos fundamentos, seria um outro aspecto que poderia estar contribuindo para o aparecimento das lesões. Outros fatores podem apresentar riscos em relação à incidência de entorse de tornozelo nos atletas infanto-juvenil em nível escolar? O estudo tem como objetivo investigar a incidência de entorse de tornozelo em atletas infanto- juvenil masculino em diversas situações seja ela treinamento, ou jogo. MATERIAIS E MÉTODOS A amostra constituiu-se de 50 atletas escolares da categoria infanto- juvenil de voleibol do sexo masculino, com idade entre 16 a 18 anos, realizada em Taguatinga-DF nas escolas: Santa Terezinha, Jesus Maria José e Centro Educacional Católica de Brasília. Foi aplicado um questionário composto de 10 questões do tipo múltipla escolha. A coleta de dados foi realizada no próprio ambiente de treinamento dos atletas. Procedeu-se uma breve explicação sobre a finalidade do estudo. Os dados foram coletados no período de 10 a 15 de Maio de 2010, pelo próprio pesquisador. A coleta de dados se deu através de um questionário adaptado e baseado em um Protocolo de Avaliação do Atleta de Voleibol desenvolvido pelo Centro de Traumo-Ortopedia do Esporte da Universidade Federal de São Paulo, e utilizado em um estudo desenvolvido por Santos (2004). Os dados coletados foram tabulados em planilha eletrônica, no Microsoft Excel. Foram geradas figuras de freqüência e média de dados para uma melhor análise.

8 5 RESULTADOS E DISCUSSÃO A partir das informações obtidas dos atletas, segue abaixo uma análise dos dados seguidos dos gráficos que representam perguntas do questionário utilizado no estudo. O Resultado foi baseado numa amostra de 50 atletas, onde 28 sofreram a entorse. A figura 1 mostra o número de vezes em que o atleta sofreu a entorse de tornozelo. Figura 1. Quantidade de vezes em que o atleta sofreu entorse. Totalizando as ocorrências, mais de 50% dos atletas sofreram a entorse de tornozelo. Segundo Kujala et al. (1995) apud Farina et al. (2006), a explicação poderia estar na combinação do volume e/ou no tipo de treinamento realizado, além dos riscos aos quais os atletas já estão pré-dispostos, como por exemplo, suas habilidades e seu condicionamento.

9 6 Dos 28 atletas que sofreram a lesão, a figura 2 mostra o tipo de lesão, por inversão ou eversão do tornozelo. Figura 2. Tipo de lesão Na figura 2 observa-se que o tipo de lesão mais freqüente entre os atletas de voleibol é a entorse de tornozelo por inversão (85,71%), sendo a eversão o mecanismo de menor freqüência (14,29%). Para Hirshman (1998), apud Moraes et al. (2007), o fato de os jogadores poderem tocar o pé na linha central da quadra, aumentam o risco de choque com o adversário. A figura 3 mostra a utilização de calçado específico pelos atletas de voleibol. Figura 3. Utilização de calçados específicos pelos atletas.

10 7 Pela figura 3 observa-se que grande parte dos atletas entrevistados utiliza calçados específicos (74%), enquanto poucos não utilizam (26%). De acordo com Santos et al. (2007), o calçado esportivo é um equipamento importante de proteção, e a não utilização poderá acarretar um maior acometimento de lesões nos membros inferiores. A figura 4 mostra a utilização de órtese pelos atletas no momento em que ocorreu a entorse de tornozelo. Figura 4. Utilização de órtese pelos atletas durante a ocorrência da entorse. A figura 4 deixa claro que a maioria dos atletas (96,43%) não faziam uso de órtese no momento em que ocorreu a entorse. Dos atletas entrevistados apenas um fazia uso (3,57%), de acordo com Cardoso et al. (2005) as órteses de tornozelo promovem um suporte externo adicional aos ligamentos, músculos e articulação, diminuindo assim a incidência da entorse de tornozelo.

11 8 A figura 5 mostra a situação em que o atleta sofreu a entorse de tornozelo. Figura 5. Situação em que a entorse de tornozelo ocorreu. Ao analisar a figura 5, observa-se que há uma maior incidência de lesão durante o treinamento (57,14%), seguido do amistoso (25%) e jogo (17,86%). Segundo Fortes et al. (2008) a grande incidência das entorses de tornozelo ocorridas durante os treinamentos se explica pela intensidade e excesso no qual eles são realizados, além dos fatores inerentes a própria fase, como por exemplo, algumas situações simuladas que são repetidas de forma exaustiva, visando um máximo desempenho.

12 9 entorse. A figura 6 mostra a posição de atuação no momento em que o atleta sofreu a Figura 6. Posição de atuação do atleta durante a ocorrência da entorse. De acordo com a figura 6, observa-se que há uma diferença estatística significante entre as posições, sendo que os opostos (42,86%) apresentaram maior número de lesões, seguidos dos pontas (28,57%), dos meios (17,86%) e levantadores (10,71%). Fortes et al. (2008) relata que os opostos tem como função interceptar a ação do atacante ponta adversário, durante o bloqueio, isso faz com que aumente ainda mais os riscos dos opostos aterrissarem sobre o pé do adversário, ou ainda no pé do seu próprio parceiro em casos de formação de bloqueio duplo.

13 10 A figura 7 mostra o fundamento que o atleta realizava no momento em que ocorreu a entorse de tornozelo. Figura 7. Fundamento realizado pelo atleta durante a ocorrência da entorse. Figura 7, ao analisar a distribuição dos fundamentos realizados em relação à ocorrência da entorse, o fundamento bloqueio mostrou ser a ocasião que mais gerou entorse de tornozelo (75%), seguido do ataque (14,29%). bloqueio: Segundo Bahr et al. (1994), apud Fortes et al. (2008), durante a execução do O atleta bloqueador visa interceptar a ação do atacante adversário. Pelo fato desta disputa acontecer durante o salto, podem ocorrer imprecisões de ambos os lados, levando à perda do equilíbrio, o que faz aumentar as chances do bloqueador cair sobre o pé do atacante adversário. O risco de contato com o oponente aumenta quando os atletas, na aterrissagem do salto, adentram a chamada zona de conflito, de aproximadamente 50 cm, no chão abaixo da rede. (FORTES et al. 2008; p.146)

14 11 CONCLUSÃO Conclui-se que mais de 50% dos atletas entrevistados sofreram a entorse. Em relação ao tipo de lesão 85,71% sofreram a entorse por inversão, 96,43% não utilizavam órtese no momento da entorse, a posição oposto foi a mais acometida com 42,86% e o fundamento bloqueio com 75%. Houve uma maior incidência de lesão durante o treinamento 57,14%, porém totalizando as situações de amistoso e jogo a incidência foi significante, 42,86%, ou seja, os atletas estão submetidos a sofrer lesões seja em fase de treinamento ou em competição. Para melhor observar a incidência da entorse de tornozelo, sugiro a realização de novas pesquisas com um número maior de atletas, e que aborde mais fatores de riscos como, por exemplo, atletas muito acima do peso, ou até mesmo uma comparação entre o sexo masculino e feminino.

15 12 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ADIRIM, T. A.; CHENG, T. L. Cheng. Overview of Injuries in the Young Athlete. Sports Medicine. v. 33, n. 1, p , BRINER JR., W. W.; KACMAR, L. Common Injuries in Volleyball: Mechanisms of Injury, Prevention and Rehabilitation. Sports Medicine. v. 24, n. 1, p , CARAZZATO, J. G.; CAMPOS L. A. N.: CARAZZTO, S. G. Incidência de lesões traumáticas em atletas competitivos de dez tipos de modalidades esportiva: trabalho individual de duas décadas de especialista em Medicina Esportiva. Revista Brasileira Ortopédica. v. 27, n. 10, p , CARDOSO, J. R. et al. Influência da utilização da órtese de tornozelo durante atividades do voleibol: avaliação eletromiográfica. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Niterói, v. 11, n. 5, p , FARINA, Elaine C. R. Riscos de lesões na região do tornozelo em jogadores de voleibol: proposta de prevenção. Revista Digital. Buenos Aires. v. 12, n. 117, Fevereiro Disponível em: < regiao-do-tornozelo-em-jogadores-de-voleibol.htm>. Acesso em: 03 abr FARINA, Elaine C. R.; MANSOLDO, A. C. Incidência das Lesões em Atletas Federadas nas Categorias de Base do Voleibol no Estado de São Paulo. Revista Digital. Buenos Aires. v. 11, n. 101, Outubro Disponível em: < Acesso em: 04 abr FORTES, C. R. N.; CARAZZATO, J. G. Estudo epidemiológico da entorse de tornozelo em atletas de voleibol de alto rendimento. Acta Ortopédica Brasileira. v. 16, n. 3, p , GANTUS, M. C.; ASSUMPÇÃO, J. D. A. Epidemiologia das lesões do sistema locomotor em atletas de basquetebol. Acta Fisiátrica. v. 9, n. 2, p , MORAES, J. C.; BASSEDONE, D. R.; Estudo das lesões em atletas de voleibol participantes da superliga nacional. Revista Digital. Buenos Aires. v. 12, n. 111, Agosto Disponível em: < Acesso em 13 Maio RENSTRÖM, Per A. F. H.; LYNCH, S. A. Lesões ligamentares do tornozelo. Revista Brasileira de Medicina e Esporte. v. 5, n. 1, p , RODRIGUES, A. Lesões musculares e tendinosas no esporte: Fatores predisponentes da lesão muscular. 1ᵃ ed. São Paulo: CEFESPAR, 164 p., 1994.

16 13 SANTOS, S. G.; PIUCCO, T.; REIS, D. C. Fatores que interferem nas lesões de atletas amadores de voleibol. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. v. 9, n. 2, p , SANTOS, F. S. J. Análise da incidência e proposta de tratamento para entorse de tornozelo em atletas femininas de voleibol. Brasília Dissertação (Mestrado). Universidade Católica de Brasília, Brasília, SCHUTZ, L. K. Volleyball. Recreational Sports Injuries. Physical Medicine and Rehabilitation Clinics of North America. v. 10, n. 1, p , WEAVER, N. L.; MUELLER, F. O.; KALSBEEK, W. D.; BOWLING, M. The North Carolina High School Athletic Injury Study: design and methodology. Medicine and Science in Sports and Exercise. v. 31, n. 1, p , 1999.

17 14 ANEXO I CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Este questionário foi adaptado e baseado em um Protocolo de Avaliação do Atleta de Voleibol desenvolvido pelo Centro de Traumo-Ortopedia do Esporte da Universidade Federal de São Paulo, e utilizado em um estudo desenvolvido por Santos (2004), e destina-se a uma pesquisa de cunho acadêmico, cujo tema é Incidência de Entorse de Tornozelo em Atletas de Voleibol Infanto- juvenil Masculino em Nível Escolar na Cidade de Taguatinga DF. Haverá uma breve explicação do estudo antes de aplicar o questionário. Dados Pessoais: Data de Nascimento: / / Idade: 1- Quanto tempo pratica esta modalidade? a- 6 meses b- 1 ano c- 2 anos d- Mais de 2 anos 2- Quantas vezes por semana você treina? a- 1 vez b- 2 vezes c- 3 vezes d- Mais de 3 vezes 3- Qual a duração de cada treinamento? a- 1 hora b- 2 horas c- 3 horas d- Mais de 3 horas. 4- Você utiliza calçado específico para voleibol? a- Sim b- Não 5- Quantas vezes lesionou o tornozelo? a- 1 vez b- 2 vezes c- Mais de 2 vezes d- Nenhuma 6- Qual o tipo de entorse? a- Inversão b- Eversão 7- No momento da entorse de tornozelo utilizava órtese (tornozeleira)? a- Sim b- Não 8- Qual dessas situações ocorreu sua última entorse de tornozelo? a- Treinamento b- Amistoso c- Jogo d- Outros 9- Qual posição de atuação no momento da entorse de tornozelo? a- Levantador b- Meio c- Oposto d- Ponta e- Líbero 10- Qual fundamento realizado no momento da entorse de tornozelo? a- Ataque b- Bloqueio c- Passe d- Outro

18 15 ANEXO II CURSO DE EDUCAÇÂO FÍSICA TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO Você está sendo convidado para participar de uma pesquisa realizada como Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvida por Tiago Gonçalves Teixeira, do Curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília, sob orientação do Professor Mestre José Carlos S. Marques, sobre a Incidência de Entorse de Tornozelo em Atletas de Voleibol Infanto-juvenil Masculino em Nível Escolar na Cidade de Taguatinga DF. O objetivo deste estudo é investigar a incidência de entorse de tornozelo em atletas infanto-juvenis em diversas situações seja em treinamento, amistoso ou jogo. Sua participação nesta pesquisa consistirá em responder a um questionário relacionado ao tema. Brasília/DF, de de Assinatura do Participante Assinatura do Pesquisador

ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DA ENTORSE DE TORNOZELO EM ATLETAS DE VOLEIBOL DE ALTO RENDIMENTO

ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DA ENTORSE DE TORNOZELO EM ATLETAS DE VOLEIBOL DE ALTO RENDIMENTO ARTIGO ORIGINAL ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DA ENTORSE DE TORNOZELO EM ATLETAS DE VOLEIBOL DE ALTO RENDIMENTO ANKLE SPRAINS IN VOLLEYBALL HIGH-PERFORMANCE ATHLETES: AN EPIDEMIOLOGICAL STUDY CARLOS RODRIGO DO

Leia mais

PRINCIPAIS LESÕES EM ATLETAS DE VOLEIBOL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

PRINCIPAIS LESÕES EM ATLETAS DE VOLEIBOL: UMA REVISÃO DE LITERATURA PRINCIPAIS LESÕES EM ATLETAS DE VOLEIBOL: UMA REVISÃO DE LITERATURA VARGA, Taila Ariane Couto 1 ; RODRIGUES, Taís ¹ ; KELLER, Kalina D.² Palavras-Chave: Lesões. Atletas. Voleibol. INTRODUÇÃO O voleibol

Leia mais

FUTSAL E AS POSSÍVEIS LESÕES DESTE ESPORTE

FUTSAL E AS POSSÍVEIS LESÕES DESTE ESPORTE FUTSAL E AS POSSÍVEIS LESÕES DESTE ESPORTE MATOS, Grasiéle Costa de 1 ; KELLER, Kalina Durigon 2 Palavras-chave: Futsal. Lesões. INTRODUÇÃO O Futsal é uma modalidade desportiva relativamente recente, que

Leia mais

TÍTULO: PREVALÊNCIA DE LESÕES EM CORREDORES DOS 10 KM TRIBUNA FM-UNILUS

TÍTULO: PREVALÊNCIA DE LESÕES EM CORREDORES DOS 10 KM TRIBUNA FM-UNILUS TÍTULO: PREVALÊNCIA DE LESÕES EM CORREDORES DOS 10 KM TRIBUNA FM-UNILUS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA AUTOR(ES):

Leia mais

PRINCIPAIS LESÕES OSTEOMIOARTICULARES NO HANDEBOL

PRINCIPAIS LESÕES OSTEOMIOARTICULARES NO HANDEBOL PRINCIPAIS LESÕES OSTEOMIOARTICULARES NO HANDEBOL TEIXEIRA, Bruna V. 1 ; TEIXEIRA, Cesar Augusto V.¹; MARTINS, Fernanda R.¹; CARGNIN, Tharciele C.¹; RAMOS, Paloma P. S.¹; BONALDO, Eduardo¹; OLIVEIRA, Shaiane

Leia mais

INCIDÊNCIA DE ENTORSE DE TORNOZELO EM ATLETAS AMADORES DE DUAS EQUIPES DE VOLEIBOL DA GRANDE FLORIANÓPOLIS.

INCIDÊNCIA DE ENTORSE DE TORNOZELO EM ATLETAS AMADORES DE DUAS EQUIPES DE VOLEIBOL DA GRANDE FLORIANÓPOLIS. 1 INCIDÊNCIA DE ENTORSE DE TORNOZELO EM ATLETAS AMADORES DE DUAS EQUIPES DE VOLEIBOL DA GRANDE FLORIANÓPOLIS. André Loch dos Santos Resumo: Este estudo teve como objetivo verificar a incidência de entorses

Leia mais

Lesões mais freqüentes nos jogadores de voleibol da Faculdade Integrada-UPIS

Lesões mais freqüentes nos jogadores de voleibol da Faculdade Integrada-UPIS Lesões mais freqüentes nos jogadores de voleibol da Faculdade Integrada-UPIS Anderson Roberto Soares Bonfim* Paulo Roberto da Silveira Lima** Resumo O voleibol é uma modalidade praticada por mais de 6

Leia mais

PREVALÊNCIA DO MECANISMO DA ENTORSE DE TORNOZELO EM ATLETAS DE FUTEBOL AMADOR DE UBERLÂNDIA-MG

PREVALÊNCIA DO MECANISMO DA ENTORSE DE TORNOZELO EM ATLETAS DE FUTEBOL AMADOR DE UBERLÂNDIA-MG PREVALÊNCIA DO MECANISMO DA ENTORSE DE TORNOZELO EM ATLETAS DE FUTEBOL AMADOR DE UBERLÂNDIA-MG ** COSTA, Geska Pereira (Acadêmica do curso de Fisioterapia do Centro Universitário do Triângulo UNITRI- MG,

Leia mais

Lesões em atletas profissionais de futebol e fatores associados

Lesões em atletas profissionais de futebol e fatores associados Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital. Buenos Aires, Año 13, Nº 121, Junio de 2008. http://www.efdeportes.com/efd121/lesoes-em-atletas-profissionais-de-futebol.htm Lesões em atletas profissionais

Leia mais

5º Simposio de Ensino de Graduação PREVALÊNCIA DE LESÕES OCORRIDAS COM ATLETAS DE PIRACICABA: 51º JOGOS REGIONAIS NA CIDADE DE SÃO MANUEL.

5º Simposio de Ensino de Graduação PREVALÊNCIA DE LESÕES OCORRIDAS COM ATLETAS DE PIRACICABA: 51º JOGOS REGIONAIS NA CIDADE DE SÃO MANUEL. 5º Simposio de Ensino de Graduação PREVALÊNCIA DE LESÕES OCORRIDAS COM ATLETAS DE PIRACICABA: 51º JOGOS REGIONAIS NA CIDADE DE SÃO MANUEL. Autor(es) JULIANA SANCHES Co-Autor(es) MARCO AURÉLIO B. B. DA

Leia mais

Trail Running Entorse de Tornozelo Prevenção

Trail Running Entorse de Tornozelo Prevenção Trail Running Entorse de Tornozelo Prevenção O entorse de tornozelo é uma das lesões mais comuns nas atividades esportivas e no trail running. O mecanismo de lesão mais comum ocorre com o tornozelo em

Leia mais

PREVALENCIA DE LESÕES EM MEMBROS INFERIORES NO FUTSAL

PREVALENCIA DE LESÕES EM MEMBROS INFERIORES NO FUTSAL PREVALENCIA DE LESÕES EM MEMBROS INFERIORES NO FUTSAL SANTOS, Thaís Aparecida de Araújo 1 SERPA, Érica Paes 2 1 Acadêmica do curso de Graduação em Educação Física da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias

Leia mais

CARLOS RODRIGO DO NASCIMENTO FORTES

CARLOS RODRIGO DO NASCIMENTO FORTES CARLOS RODRIGO DO NASCIMENTO FORTES Estudo epidemiológico da entorse de tornozelo em atletas de voleibol de alto rendimento Dissertação apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Leia mais

PREVALÊNCIA DE LESÕES EM ATLETAS DAS CATEGORIAS DE BASE DO BASQUETE NA CIDADE DE SANTOS

PREVALÊNCIA DE LESÕES EM ATLETAS DAS CATEGORIAS DE BASE DO BASQUETE NA CIDADE DE SANTOS PREVALÊNCIA DE LESÕES EM ATLETAS DAS CATEGORIAS DE BASE DO BASQUETE NA CIDADE DE SANTOS Lucas Garcia Costa¹; José Luiz Portolez²; Nathália Hupsel Silva de Castro³ ¹Acadêmico do 7º semestre do Curso de

Leia mais

Fisioterapia do Centro Universitário do Triângulo- UNITRI MG, Brasil,

Fisioterapia do Centro Universitário do Triângulo- UNITRI MG, Brasil, LESÕES EM ATLETAS AMADORES DE JUDÔ DA CIDADE DE UBERLÂNDIA- MG SILVA, Giovana Silverio. Acadêmica do curso de Fisioterapia do Centro Universitário do Triângulo- UNITRI MG, Brasil, giovana_silverio@hotmail.com

Leia mais

O ANO DE NASCIMENTO DETERMINA A ESCOLHA DO ESTATUTO POSICIONAL EM JOGADORES DE FUTEBOL NAS CATEGORIAS DE BASE?

O ANO DE NASCIMENTO DETERMINA A ESCOLHA DO ESTATUTO POSICIONAL EM JOGADORES DE FUTEBOL NAS CATEGORIAS DE BASE? 980 O ANO DE NASCIMENTO DETERMINA A ESCOLHA DO ESTATUTO POSICIONAL EM JOGADORES DE FUTEBOL NAS CATEGORIAS DE BASE? Felipe Ruy Dambroz - NUPEF/UFV João Vítor de Assis - NUPEF/UFV Israel Teoldo da Costa

Leia mais

LESÕES EM ATLETAS DE BODYBUILDING: COMO PREVENIR E TRATAR?

LESÕES EM ATLETAS DE BODYBUILDING: COMO PREVENIR E TRATAR? LESÕES EM ATLETAS DE BODYBUILDING: COMO PREVENIR E TRATAR? O bodybuilding ou fisiculturismo, como é mais conhecido no Brasil, é um esporte que tem crescido e ganhado muitos fãs e adeptos. Com o aumento

Leia mais

INCIDÊNCIA DE LESÕES NA EQUIPE DE BASQUETEBOL MASCULINO ADULTO DE JOINVILLE DURNATE A PRÉ- TEMPORADA DE 2004 ATRAVÉS DA CINTILOGRAFIA ÓSSEA

INCIDÊNCIA DE LESÕES NA EQUIPE DE BASQUETEBOL MASCULINO ADULTO DE JOINVILLE DURNATE A PRÉ- TEMPORADA DE 2004 ATRAVÉS DA CINTILOGRAFIA ÓSSEA INCIDÊNCIA DE LESÕES NA EQUIPE DE BASQUETEBOL MASCULINO ADULTO DE JOINVILLE DURNATE A PRÉ- TEMPORADA DE 2004 ATRAVÉS DA CINTILOGRAFIA ÓSSEA Prof. Jean Rodrigo Zipperer 1 Prof. Alisson Guimbala dos Santos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA NATANAEL VINICIUS SENA SANTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA NATANAEL VINICIUS SENA SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA NATANAEL VINICIUS SENA SANTOS AVALIAÇÃO DE MECANISMOS E TIPOS DE LESÕES EM ATLETAS DE JIU-JITSU Aracaju/SE

Leia mais

Formação treinadores AFA

Formação treinadores AFA Preparação específica para a atividade (física e mental) Equilíbrio entre treino e repouso Uso de equipamento adequado à modalidade (ex: equipamento, calçado, proteções) E LONGEVIDADE DO ATLETA Respeito

Leia mais

Lesões específicas do Futebol. Curso Treinadores 2015 AFPorto

Lesões específicas do Futebol. Curso Treinadores 2015 AFPorto do Futebol Objectivos Epidemiologia geral das lesões desportivas do futebol Conhecimentos teóricos básicos das patologias específicas + frequentes A importância da prevenção Introdução Futebol é um desporto

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Desporto Ano letivo 2015-2016 Unidade Curricular Prevenção e Socorrismo no Desporto ECTS 4 Regime Obrigatório Ano 3º Semestre 1º sem Horas de trabalho globais Docente (s) Faber Sergio Bastos Martins

Leia mais

3/11/2010 LESÕES DO ESPORTE LESÕES DOS TECIDOS MUSCULOESQUELÉTICOS

3/11/2010 LESÕES DO ESPORTE LESÕES DOS TECIDOS MUSCULOESQUELÉTICOS LESÕES DO ESPORTE CLASSIFICAÇÃO GERAL AGUDA Lesão inicial, ocorre subtamente; Ex: fraturas, cortes, contusões. CRÔNICA Lesão que se desenvolve em um longo período ou perdura por muito tempo; Ex: cotovelo

Leia mais

TÍTULO: LESÕES CEREBRAIS NO ESPORTE: EPIDEMIOLOGIA DE CONCUSSÕES CEREBRAIS NO MMA

TÍTULO: LESÕES CEREBRAIS NO ESPORTE: EPIDEMIOLOGIA DE CONCUSSÕES CEREBRAIS NO MMA 16 TÍTULO: LESÕES CEREBRAIS NO ESPORTE: EPIDEMIOLOGIA DE CONCUSSÕES CEREBRAIS NO MMA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica ISSN 1981-99 versão eletrônica PERFIL DAS LESÕES EM PRATICANTES DE SKATE 36 Ana Paula Mendes Gouveia 1,2 Natália Lobo Duarte 1,2 Francisco Navarro 1 RESUMO ABSTRACT Introdução: O Brasil é a segunda maior

Leia mais

Fundada em 04 de setembro de 2000, tem desempenhado suas propostas desportivas e sociais de forma cada vez mais organizada e profissional.

Fundada em 04 de setembro de 2000, tem desempenhado suas propostas desportivas e sociais de forma cada vez mais organizada e profissional. INSTITUCIONAL A ASSOCIAÇÃO PARADESPORTIVA JR nasceu com a finalidade de contribuir com a integração da Pessoa com Deficiência na sociedade através do esporte. É pioneira neste tipo de projeto social, ou

Leia mais

4.5 ARTIGO DE REVISÃO: LESÕES PRÉ- DESPORTIVAS NO JUDÔ

4.5 ARTIGO DE REVISÃO: LESÕES PRÉ- DESPORTIVAS NO JUDÔ 4.5 ARTIGO DE REVISÃO: LESÕES PRÉ- DESPORTIVAS NO JUDÔ Disciplina: Produção Acadêmica IV Curso: Educação Física Gênero: Artigo de revisão Aluno: Márcio Jonas Oliveira Vieira 1 Professora-orientadora: Ana

Leia mais

Palavras-Chave: Futsal, Futebol de Salão, Lesões, Incidência, Traumas.

Palavras-Chave: Futsal, Futebol de Salão, Lesões, Incidência, Traumas. PREVALÊNCIA DE LESÕES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS NOS MEMBROS INFERIORES DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE PERNAMBUCO. Renata Soraya Coutinho da Costa Ana Patrícia Bastos Ferreira Fabrício

Leia mais

Entorses de Tornozelo

Entorses de Tornozelo Entorses de Tornozelo Entorses de tornozelo estão entre as lesões ortopédicas mais comuns e podem acometer todas as faixas etárias, embora tenham o seu pico no adulto jovem, que pratica esportes com mais

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica ANALISE DE ATLETAS DE VOLEIBOL LESIONADOS REFERENTE À POSIÇÃO EXERCIDA EM QUADRA 27 Kelli Grutzmann Farina 1,2, Antonio Coppi Navarro 1 RESUMO ABSTRACT O objetivo deste estudo foi identificar as principais

Leia mais

LESÕES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS NO ATLETISMO. Cristiano Frota de Souza de Laurino

LESÕES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS NO ATLETISMO. Cristiano Frota de Souza de Laurino NO ATLETISMO Cristiano Frota de Souza de Laurino INTRODUÇÃO ATLETISMO Esporte Olímpico Ampla variedade de modalidades Características biomecânicas diversas Lesões Intrínsecas predominantes Elevada prevalência

Leia mais

Questão Cotação Razões

Questão Cotação Razões Questão Cotação Razões Sugestões de Melhoria 1.1. Escalão: 1.2. Idade: 1.3. Altura: m 1.4. Peso: kg 1.5. Posição em campo: 1.6. Membro inferior dominante: NOTA: Considere a época 2012/2013 como o período

Leia mais

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DO CONDICIONAMENTO FÍSICO E TREINAMENTO ORIENTADO À COMPETIÇÃO: PERFIL DO TIPO DE PÉ E PISADA EM CORREDORES DE RUA

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DO CONDICIONAMENTO FÍSICO E TREINAMENTO ORIENTADO À COMPETIÇÃO: PERFIL DO TIPO DE PÉ E PISADA EM CORREDORES DE RUA PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DO CONDICIONAMENTO FÍSICO E TREINAMENTO ORIENTADO À COMPETIÇÃO: PERFIL DO TIPO DE PÉ E PISADA EM CORREDORES DE RUA 1. INTRODUÇÃO O Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP),

Leia mais

Importância da Atividade Física na Redução de Gastos Publicos com o Tratamento da Diabetes Mellitus em Escolares do Ensino Fundamental

Importância da Atividade Física na Redução de Gastos Publicos com o Tratamento da Diabetes Mellitus em Escolares do Ensino Fundamental ail Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso II Importância da Atividade Física na Redução de Gastos Publicos com o Tratamento da Diabetes Mellitus em Escolares

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação Curso de Bacharelado em Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso

Pró-Reitoria de Graduação Curso de Bacharelado em Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso Pró-Reitoria de Graduação Curso de Bacharelado em Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso INCIDÊNCIA DE LESÕES OSTEOMIOARTICULARES EM ATLETAS DE FUTEVÔLEI Autor: Daniel Lucas Mendonça Santos Orientadora:

Leia mais

CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS

CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS INTRODUÇÃO RONÉLIA OLIVEIRA MELO VIANA, AGNELO WEBER DE OLIVEIRA ROCHA, UFAM UNIVERSIDADE FEDERAL DO.

Leia mais

Lesões do ligamento cruzado anterior (LCA)

Lesões do ligamento cruzado anterior (LCA) Lesões do ligamento cruzado anterior (LCA) A lesão do ligamento cruzado anterior é uma das lesões mais comuns no joelho. Atletas que praticam esportes de alta demanda, amadores ou recreacionais, como o

Leia mais

III Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG I Salão de Extensão & I Mostra Científica LESÕES EM ATLETAS DE BASQUETEBOL E VOLEIBOL

III Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG I Salão de Extensão & I Mostra Científica LESÕES EM ATLETAS DE BASQUETEBOL E VOLEIBOL III Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG I Salão de Extensão & I Mostra Científica http://ojs.fsg.br/index.php/pesquisaextensao ISSN 2318-8014 LESÕES EM ATLETAS DE BASQUETEBOL E VOLEIBOL Patrick Parizotto

Leia mais

Informação sobre diretrizes do curso, princípios da reabilitação esportiva.

Informação sobre diretrizes do curso, princípios da reabilitação esportiva. Ementas MÓDULO AVALIAÇÃO - 40 horas -Introdução à fisioterapia esportiva (1 hora) Informação sobre diretrizes do curso, princípios da reabilitação esportiva. -Avaliação cinético-funcional dos membros superiores

Leia mais

Brasília Basketball Camp 2016

Brasília Basketball Camp 2016 Javier Maretto é um ex-jogador da seleção Argentina de Basquete e atualmente exerce a função de treinador na equipe de desenvolvimento do clube Liberta sunchales (Clube profissional da Argentina). Tendo

Leia mais

SINTOMAS DE ESTRESSE EM ATLETAS DE VÔLEI DE PRAIA DE ALTO RENDIMENTO

SINTOMAS DE ESTRESSE EM ATLETAS DE VÔLEI DE PRAIA DE ALTO RENDIMENTO SINTOMAS DE ESTRESSE EM ATLETAS DE VÔLEI DE PRAIA DE ALTO RENDIMENTO Ellen Fernanda da Silva Ferreira / UFMT Diego Augusto Nunes Rezende / UFMT Raissa Sporl Boeck / UFMT Paulo Ricardo Martins Nunez / UFMT

Leia mais

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo.

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo. RESOLUÇÃO CONSEPE 26/2016 ALTERA MATRIZ CURRICULAR E APROVA O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FISIOTERAPIA DESPORTIVA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente do Conselho

Leia mais

USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM CADEMIA DE GINÁSTICA DA CIDADE DE BAMBUÍ-MG RESUMO

USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM CADEMIA DE GINÁSTICA DA CIDADE DE BAMBUÍ-MG RESUMO 1 USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM CADEMIA DE GINÁSTICA DA CIDADE DE BAMBUÍ-MG Luana Cristina Camargos GOMES (1) ;Marcos Rogério Vieira CARDOSO (2) (1) Instituto Federal

Leia mais

O voleibol sentado é um esporte divertido, empolgante e emocionante para quem assiste e, também, para quem está dentro da quadra jogando.

O voleibol sentado é um esporte divertido, empolgante e emocionante para quem assiste e, também, para quem está dentro da quadra jogando. O voleibol sentado é um esporte divertido, empolgante e emocionante para quem assiste e, também, para quem está dentro da quadra jogando. Uma alta dose de espírito de equipe, habilidade, estratégia e garra

Leia mais

TREINAMENTO FÍSICO: LESÕES E PREVENÇÃO. UM ESTUDO COMPARATIVO DA ROTINA DE JUDOCAS E BAILARINOS

TREINAMENTO FÍSICO: LESÕES E PREVENÇÃO. UM ESTUDO COMPARATIVO DA ROTINA DE JUDOCAS E BAILARINOS TREINAMENTO FÍSICO: LESÕES E PREVENÇÃO. UM ESTUDO COMPARATIVO DA ROTINA DE JUDOCAS E BAILARINOS OLIVEIRA, Larissa 1 ; CORRÊA, Ana Carolini 2 ; SANTOS, Cassia Lais Gonçalves 3 ; AMARAL, Luara Aparecida

Leia mais

TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DAS QUEDAS EM CRIANÇAS INTERNADAS EM HOSPITAL PEDIÁTRICO

TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DAS QUEDAS EM CRIANÇAS INTERNADAS EM HOSPITAL PEDIÁTRICO TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DAS QUEDAS EM CRIANÇAS INTERNADAS EM HOSPITAL PEDIÁTRICO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

Leia mais

Explicação dos Testes & Cronograma das Avaliações para a Equipe de Voleibol Master. Street Volei / Barra Music

Explicação dos Testes & Cronograma das Avaliações para a Equipe de Voleibol Master. Street Volei / Barra Music Explicação dos Testes & Cronograma das Avaliações para a Equipe de Voleibol Master Street Volei / Barra Music Nelso Kautzner Marques Junior kautzner123456789junior@gmail.com 2016 2 Índice Introdução, 3

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DA ENTORSE EXTERNA DO TORNOZELO COMO A UNICA LESÃO COMPROVADAMENTE MAIS FREQUENTE NO FUTEBOL EM RELVA ARTIFICIAL.

CARACTERIZAÇÃO DA ENTORSE EXTERNA DO TORNOZELO COMO A UNICA LESÃO COMPROVADAMENTE MAIS FREQUENTE NO FUTEBOL EM RELVA ARTIFICIAL. CARACTERIZAÇÃO DA ENTORSE EXTERNA DO TORNOZELO COMO A UNICA LESÃO COMPROVADAMENTE MAIS FREQUENTE NO FUTEBOL EM RELVA ARTIFICIAL. Henrique Jones* INTRODUÇÃO A entorse externa do tornozelo representa a patologia

Leia mais

ESPORTES ELETRÔNICOS

ESPORTES ELETRÔNICOS ESPORTES ELETRÔNICOS ANTONIO AUGUSTO LOPES CAIO CEZAR ELTON BEZERRA DA SILVA RODRIGO JUSTINIANO THIAGO TOLENTINO ROSÂNGELA 1 M. C. BONICI Resumo: Esporte eletrônico, Ciberesporte ou e-sports, são alguns

Leia mais

ANÁLISE ACERCA DAS LESÕES OCASIONADAS PELA PRÁTICA DO HANDEBOL*

ANÁLISE ACERCA DAS LESÕES OCASIONADAS PELA PRÁTICA DO HANDEBOL* ANÁLISE ACERCA DAS LESÕES OCASIONADAS PELA PRÁTICA DO HANDEBOL* Bruna Stefanello Riffel¹ - Luana Mann 2 Julio Francisco Kleinpaul 3 1- Graduada em Educação Física na Faculdade São Francisco de Barreira

Leia mais

Incidência de lesões em atletas de diferentes modalidades esportivas durante os Jogos Regionais de Sertãozinho SP de 2016

Incidência de lesões em atletas de diferentes modalidades esportivas durante os Jogos Regionais de Sertãozinho SP de 2016 Incidência de lesões em atletas de diferentes modalidades esportivas durante os Jogos Regionais de Sertãozinho SP de 2016 63 Paulo César Lisboa de ABREU 1 Larissa Suelen da SILVA 2 Guilherme TAMANINI 3

Leia mais

TÍTULO: ANALISE DA INCIDÊNCIA DE ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE EM JUDOCAS INFANTO-JUVENIL PARTICIPANTES DE CAMPEONATO REGIONAL DE JUDÔ CATEGORIA: CONCLUÍDO

TÍTULO: ANALISE DA INCIDÊNCIA DE ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE EM JUDOCAS INFANTO-JUVENIL PARTICIPANTES DE CAMPEONATO REGIONAL DE JUDÔ CATEGORIA: CONCLUÍDO Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ANALISE DA INCIDÊNCIA DE ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE EM JUDOCAS INFANTO-JUVENIL PARTICIPANTES DE

Leia mais

ACIDENTES NO HIPISMO SOB A ÓTICA DOS PRATICANTES E INSTRUTORES

ACIDENTES NO HIPISMO SOB A ÓTICA DOS PRATICANTES E INSTRUTORES ACIDENTES NO HIPISMO SOB A ÓTICA DOS PRATICANTES E INSTRUTORES EQUIPE coordenador: MARCOS KORUKIAN 1 PESQUISADORES Fernando Lefevre 2 Ana Maria Cavalcanti Lefevre 3 Maria Ângela Cavalcanti de Paula 4 FEVEREIRO

Leia mais

CURSO MÓDULO 1: RECUPERAÇÃO E PREVENÇÃO DE LESÕES

CURSO MÓDULO 1: RECUPERAÇÃO E PREVENÇÃO DE LESÕES CURSO MÓDULO 1: RECUPERAÇÃO E PREVENÇÃO DE LESÕES Formador: Frederico Neto Alto Rendimento 961923009 / 228331303 www.altorendimento.net info@altorendimento.net CONTEÚDOS Definição de lesão Prevenção e

Leia mais

SAÚDE DO TRABALHADOR - LER. Nome: Silvia Kelly Leão Silva de Freitas Gilvan Carvalho Barbosa

SAÚDE DO TRABALHADOR - LER. Nome: Silvia Kelly Leão Silva de Freitas Gilvan Carvalho Barbosa SAÚDE DO TRABALHADOR - LER Nome: Silvia Kelly Leão Silva de Freitas Gilvan Carvalho Barbosa Este trabalho tem por objetivo trazer mais conhecimento sobre uma patologia que aflige muitas pessoas atualmente

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS TÍTULO: EPIDEMIOLOGIA DAS LESOES NA CAPOEIRA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS AUTOR(ES):

Leia mais

ALTERAÇÕES POSTURAIS E LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS EM CRIANÇAS PRATICANTES DE ATIVIDADES ESPORTIVAS

ALTERAÇÕES POSTURAIS E LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS EM CRIANÇAS PRATICANTES DE ATIVIDADES ESPORTIVAS 26 a 29 de outubro de 2010 ISBN 978-85-61091-69-9 ALTERAÇÕES POSTURAIS E LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS EM CRIANÇAS PRATICANTES DE ATIVIDADES ESPORTIVAS Karine Franciele Toldo 1 ; Priscila Daniele de Oliveira

Leia mais

PREVALÊNCIA DE LESÕES EM ATLETAS AMADORES DE TRIATHLON E PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO DE PALMAS-TO

PREVALÊNCIA DE LESÕES EM ATLETAS AMADORES DE TRIATHLON E PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO DE PALMAS-TO PREVALÊNCIA DE LESÕES EM ATLETAS AMADORES DE TRIATHLON E PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO DE PALMAS-TO BORGES, G. A. C. 1 ; CRUZ, R. O. 2 ; KLEIN, D. L. 3 ; MADRID, B. ¹Bolsista PROICT e Estudante de Educação

Leia mais

TÍTULO: EFEITOS DE UMA SESSÃO DE ATIVIDADE FÍSICA E CINSEIOTERAPIA PARA PESSOAS COM A DOENÇA DE ALZHEIMER

TÍTULO: EFEITOS DE UMA SESSÃO DE ATIVIDADE FÍSICA E CINSEIOTERAPIA PARA PESSOAS COM A DOENÇA DE ALZHEIMER 16 TÍTULO: EFEITOS DE UMA SESSÃO DE ATIVIDADE FÍSICA E CINSEIOTERAPIA PARA PESSOAS COM A DOENÇA DE ALZHEIMER CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: CENTRO

Leia mais

Tendinopatia Patelar

Tendinopatia Patelar O tendão patelar, que também pode ser chamado de ligamento patelar (ou ligamento da patela) é um local comum de lesões, principalmente em atletas. O treinamento esportivo geralmente benificia as qualidades

Leia mais

PREVALÊNCIA DE LESÕES MÚSCULOESQUELÉTICAS NO TREINAMENTO FÍSICO MILITAR DO 63º BATALHÃO DE INFANTARIA DE TUBARÃO/SC RESUMO

PREVALÊNCIA DE LESÕES MÚSCULOESQUELÉTICAS NO TREINAMENTO FÍSICO MILITAR DO 63º BATALHÃO DE INFANTARIA DE TUBARÃO/SC RESUMO PREVALÊNCIA DE LESÕES MÚSCULOESQUELÉTICAS NO TREINAMENTO FÍSICO MILITAR DO 63º BATALHÃO DE INFANTARIA DE TUBARÃO/SC *TEODORO, Henrique Cargnin; ** ROSAS, Ralph Fernando *Acadêmico do oitavo semestre do

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE NO TAEKWONDO

A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE NO TAEKWONDO A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE NO TAEKWONDO Claudiomar Antonio Vieira 1 Everton Paulo Roman 2 RESUMO O presente estudo teve o objetivo de realizar uma contextualização teórica em relação a importância

Leia mais

5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG

5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG RELAÇÃO ENTRE A POTÊNCIA MÉDIA DA ARTICULAÇÃO DO OMBRO DOMINANTE E O TESTE

Leia mais

Joelhos saudáveis Lesões mais comuns

Joelhos saudáveis Lesões mais comuns A idéia de praticar atividade física está relacionada à melhora na saúde, qualidade de vida e longevidade. Pessoas de todas as idades buscam nos esportes uma forma de liberar o estresse, aumentar a disposição

Leia mais

Apostila do 1º trimestre - Disciplina: Educação Física I - VOLEIBOL

Apostila do 1º trimestre - Disciplina: Educação Física I - VOLEIBOL Centro Educacional Sesc Cidadania Ensino Fundamental II Goiânia, / /2017. 8º ano Turma: Nome do (a) Aluno (a): Professora: Raquel Louredo RODÍZIO DE POSIÇÕES Apostila do 1º trimestre - Disciplina: Educação

Leia mais

ROSSANO PAOLO PEREIRA LESÕES DOS ESPORTES SUAS CAUSAS E MECANISMOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

ROSSANO PAOLO PEREIRA LESÕES DOS ESPORTES SUAS CAUSAS E MECANISMOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ROSSANO PAOLO PEREIRA LESÕES DOS ESPORTES SUAS CAUSAS E MECANISMOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso em Especialização em Ciência do Treinamento Desportivo

Leia mais

EFETIVIDADE DOS EXERCÍCIOS PROPRIOCEPTIVOS COMPARADOS AOS POSTURAIS NA PREVENÇÃO DE LESÕES NO FUTSAL

EFETIVIDADE DOS EXERCÍCIOS PROPRIOCEPTIVOS COMPARADOS AOS POSTURAIS NA PREVENÇÃO DE LESÕES NO FUTSAL V EPCC Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 2 a 26 de outubro de 27 EFETIVIDADE DOS EXERCÍCIOS PROPRIOCEPTIVOS COMPARADOS AOS POSTURAIS NA PREVENÇÃO DE LESÕES NO FUTSAL Daniele Mayumi

Leia mais

4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG

4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG 4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG O Esporte Escolar: Uma Análise Quantitativa com Estudantes do Nono Ano do

Leia mais

EFICIÊNCIA DO COMPORTAMENTO TÁTICO DOS JOGADORES DE FUTEBOL DE ACORDO COM O ESTATUTO POSICIONAL.

EFICIÊNCIA DO COMPORTAMENTO TÁTICO DOS JOGADORES DE FUTEBOL DE ACORDO COM O ESTATUTO POSICIONAL. 1117 EFICIÊNCIA DO COMPORTAMENTO TÁTICO DOS JOGADORES DE FUTEBOL DE ACORDO COM O ESTATUTO POSICIONAL. Elton Ribeiro Resende /NUPEF - UFV Fernanda Lobato/NUPEF - UFV Davi Correia da Silva/NUPEF UFV Israel

Leia mais

- fibras de colágeno

- fibras de colágeno Fabio Navarro Cyrillo Thiago Fukuda Luciano Castelo - células fibroblastos (20%) - matriz água (70%) - fibras de colágeno - proteoglicanos 1 Função: Comportamento mecânico: - força tênsil (resistência)

Leia mais

Prevenção de Lesões do Corredor. Ana Maria de Freitas

Prevenção de Lesões do Corredor. Ana Maria de Freitas 1 Prevenção de Lesões do Corredor Ana Maria de Freitas 2 Corrida Uma das atividades físicas mais populares do mundo. Número de participantes aumenta cada vez mais. É uma das escolha para : procurar um

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO EDITAL Nº 003/2016, DE 14 DE JANEIRO DE 2016 Seleção para Alunos de Pós-Graduação Lato Sensu para

Leia mais

CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA

CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA RELATÓRIO DEPARTAMENTO MÉDICO 2016 1 Sumário 1.Introdução... 4 2. Características Clínicas... 6 3. Histórico Departamento Médico...8 4. Considerações Finais......10 2 Club

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica PREVENÇÃO DE LESÕES EM FUTEBOLISTAS ATRAVÉS DO TREINAMENTO NEUROMUSCULAR E PROPRIOCEPTIVO EM MEMBROS INFERIORES 5 Léo de Paiva Montenegro 1 RESUMO Objetivo: Estudar a importância do treinamento proprioceptivo

Leia mais

FREQUÊNCIA DAS LESÕES NOS MEMBROS INFERIORES NO FUTSAL PROFISSIONAL

FREQUÊNCIA DAS LESÕES NOS MEMBROS INFERIORES NO FUTSAL PROFISSIONAL 88 FREQUÊNCIA DAS LESÕES NOS MEMBROS INFERIORES NO FUTSAL PROFISSIONAL Marcos Antônio de Araújo Leite Filho Rodrigo Wanderley de Sousa Cruz RESUMO O futsal é atualmente uma modalidade cada vez mais praticada.

Leia mais

Prof. Me. Alexandre Correia Rocha

Prof. Me. Alexandre Correia Rocha Prof. Me. Alexandre Correia Rocha www.professoralexandrerocha.com.br alexandre.personal@hotmail.com alexandre.rocha.944 ProfAlexandreRocha @Prof_Rocha1 prof.alexandrerocha Docência Docência Personal Trainer

Leia mais

INFLUENCIA DA FLEXIBILIDADE NO SALTO VERTICAL EM ATLETAS DE VOLEIBOL MASCULINO

INFLUENCIA DA FLEXIBILIDADE NO SALTO VERTICAL EM ATLETAS DE VOLEIBOL MASCULINO ROGER MARCHESE INFLUENCIA DA FLEXIBILIDADE NO SALTO VERTICAL EM ATLETAS DE VOLEIBOL MASCULINO Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso em Especialização em Ciência do Treinamento Desportivo

Leia mais

Rupturas do menisco. A articulação do joelho é formada pelos ossos: o osso da coxa (fêmur), o osso da perna (tíbia) e a patela.

Rupturas do menisco. A articulação do joelho é formada pelos ossos: o osso da coxa (fêmur), o osso da perna (tíbia) e a patela. Rupturas do menisco As lesões meniscais estão presente em quase todas as idades, sendo as mais comuns no joelho. Atletas, que praticam esportes de contato, têm mais chances de romper o menisco. Entretanto,

Leia mais

Revista Iniciação Científica, v. 8, n. 1, 2010, Criciúma, Santa Catarina. ISSN

Revista Iniciação Científica, v. 8, n. 1, 2010, Criciúma, Santa Catarina. ISSN IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE STRETCHING GLOBAL ATIVO NAS ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA UNESC Beatriz Naspolini Silvestri 1 Adriano Borges Polizelli 2 RESUMO O futsal é um esporte muito popular no Brasil

Leia mais

TREINO DA TÉCNICA DE CORRIDA. SERAFIM GADELHO Coordenador Regional Zona Norte Programa Nacional de Marcha e Corrida

TREINO DA TÉCNICA DE CORRIDA. SERAFIM GADELHO Coordenador Regional Zona Norte Programa Nacional de Marcha e Corrida TREINO DA TÉCNICA DE CORRIDA SERAFIM GADELHO Coordenador Regional Zona Norte Programa Nacional de Marcha e Corrida Será o treino de Técnica de Corrida importante para os corredores de longas distâncias?

Leia mais

Lesões Meniscais. Anatomia. Tipos de Lesões

Lesões Meniscais. Anatomia. Tipos de Lesões Lesões Meniscais O joelho é uma das mais complexas articulações do corpo humano.. Lesões meniscais estão entre as lesões mais comuns do joelho. Atletas profissionais ou amadores, principalmente aqueles

Leia mais

Prevalência de Lesões nos Atletas das Categorias de Base do Sport Club Rio Grande

Prevalência de Lesões nos Atletas das Categorias de Base do Sport Club Rio Grande Prevalência de Lesões nos Atletas das Categorias de Base do Sport Club Rio Grande Prevalence of Injuries in Athletes of the Basic Categories of Sport Club Rio Grande William Silveira Nunes a ; Renata da

Leia mais

XXVI Semana de Iniciação Científica da UFMG

XXVI Semana de Iniciação Científica da UFMG XXVI Semana de Iniciação Científica da UFMG ELABORAÇÃO DE RESUMOS CIENTÍFICOS Núcleo de Acessoramento à Pesquisa Napq Profa Juliana Ocarino RESUMO CONVENCIONAL Composto pelas mesmas partes! Descrição concisa

Leia mais

Ginástica aeróbica no contexto da ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda

Ginástica aeróbica no contexto da ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda Ginástica aeróbica no contexto da ginástica Geral Prof. Dra. Bruna Oneda Ginástica aeróbica Uma combinação da ginástica clássica com a dança. Esta modalidade não pertence ao calendário olímpico, porém,

Leia mais

LEVANTAMENTO DO NÚMERO DE CONTUSÕES/LESÕES EM ALUNOS DO IFPI - CAMPUS FLORIANO, OCORRIDAS DURANTE A PRÁTICA DE ESPORTES

LEVANTAMENTO DO NÚMERO DE CONTUSÕES/LESÕES EM ALUNOS DO IFPI - CAMPUS FLORIANO, OCORRIDAS DURANTE A PRÁTICA DE ESPORTES LEVANTAMENTO DO NÚMERO DE CONTUSÕES/LESÕES EM ALUNOS DO IFPI - CAMPUS FLORIANO, OCORRIDAS DURANTE A PRÁTICA DE ESPORTES Eduardo de Moraes e Sousa 1, Ronilson Ferreira do Monte 1, Francisco Pereira de Brito

Leia mais

ANÁLISE DE CTD E CTP DE HANDEBOL EM ESCOLARES

ANÁLISE DE CTD E CTP DE HANDEBOL EM ESCOLARES RITHELLE BRENA RODRIGUES GOMES ANÁLISE DE CTD E CTP DE HANDEBOL EM ESCOLARES Belo Horizonte Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional /UFMG 2014 RITHELLE BRENA RODRIGUES GOMES ANÁLISE

Leia mais

FORÇA DE MEMBROS SUPERIORES EM PARAPLÉGICOS POR LESÃO MEDULAR INICIANTES DE BASQUETEBOL LONDRINA PR RESUMO

FORÇA DE MEMBROS SUPERIORES EM PARAPLÉGICOS POR LESÃO MEDULAR INICIANTES DE BASQUETEBOL LONDRINA PR RESUMO FORÇA DE MEMBROS SUPERIORES EM PARAPLÉGICOS POR LESÃO MEDULAR INICIANTES DE BASQUETEBOL LONDRINA PR Giovanna Pereira de Souza 1 Milena Cristina de Souza Lopes Bujato 1 Rosangela Marques Busto 2 Abdallah

Leia mais

Psicólogo do Esporte: a percepção de atletas sobre a importância desse profissional.

Psicólogo do Esporte: a percepção de atletas sobre a importância desse profissional. Psicólogo do Esporte: a percepção de atletas sobre a importância desse profissional. Beatris L. A. HUHN ¹ ; Matheus R. DIAS ²; Douglas ELEOTERIO ³; Lucas V. GOMES 4; Rafael C. KOCIAN 5; Mariana Z. MARTINS

Leia mais

AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE E LESÕES DURANTE A PRÁTICA DE VOLEIBOL CATEGORIA INFANTO JUVENIL

AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE E LESÕES DURANTE A PRÁTICA DE VOLEIBOL CATEGORIA INFANTO JUVENIL Recebido em: 4/0/0 Emitido parece em: 04/04/0 Artigo original AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE E LESÕES DURANTE A PRÁTICA DE VOLEIBOL CATEGORIA INFANTO JUVENIL Mariana Molinar Mauad Cintra, Lara Barbosa Oliveira

Leia mais

Pubalgia. Fig. 1 fortes grupos musculares que concentram esforços na sínfise púbica.

Pubalgia. Fig. 1 fortes grupos musculares que concentram esforços na sínfise púbica. Pubalgia É uma síndrome caracterizada por dor na sínfise púbica, com irradiação para as regiões inguinais (virilha) e inferior do abdome, podendo estar associada a graus variáveis de impotência funcional

Leia mais

11º Congreso Argentino y 6º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias CAPACIDADE DE SPRINTS DE FUTEBOLISTAS NA PRÉ-TEMPORADA

11º Congreso Argentino y 6º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias CAPACIDADE DE SPRINTS DE FUTEBOLISTAS NA PRÉ-TEMPORADA 11º Congreso Argentino y 6º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias CAPACIDADE DE SPRINTS DE FUTEBOLISTAS NA PRÉ-TEMPORADA André de Mello Azevedo- Universidade Federal de Santa Mariaazvdo_andre@hotmail.com

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT Alongamento é o exercício para preparar e melhorar a flexibilidade muscular, ou seja,

Leia mais

REABILITAÇÃO ESPORTIVA APLICADA AO MÉTODO PILATES

REABILITAÇÃO ESPORTIVA APLICADA AO MÉTODO PILATES REABILITAÇÃO ESPORTIVA APLICADA AO MÉTODO PILATES Ft. Flávio Martins -Formado em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes -Pós Graduando em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade Gama Filho RJ -Programa

Leia mais

LERIANE BRAGANHOLO DA SILVA

LERIANE BRAGANHOLO DA SILVA 1 LERIANE BRAGANHOLO DA SILVA COMPARAÇÃO DO PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE ADOLESCENTES PRATICANTES DE VOLEIBOL, DOS ANOS 1997 E 2009, PARTICIPANTES DO PROGRAMA ESPORTE CIDADÃO UNILEVER Artigo apresentado como

Leia mais

LESÕES EM ATLETAS BARRERISTAS E RANQUEADOS NA FEDERAÇAO CATARINENSE DE ATLETISMO (FCA) DE 2015 PERTENCENTES À AMREC E AMUREL

LESÕES EM ATLETAS BARRERISTAS E RANQUEADOS NA FEDERAÇAO CATARINENSE DE ATLETISMO (FCA) DE 2015 PERTENCENTES À AMREC E AMUREL 1 LESÕES EM ATLETAS BARRERISTAS E RANQUEADOS NA FEDERAÇAO CATARINENSE DE ATLETISMO (FCA) DE 2015 PERTENCENTES À AMREC E AMUREL INJURIES ATHLETES WITH BARRIERS AND GROUNDED AT THE CATARINIAN FEDERATION

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ESPORTE - EEFEUSP - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

DEPARTAMENTO DE ESPORTE - EEFEUSP - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO GEPETIJ GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM ESPORTE E TREINAMENTO INFANTO-JUVENIL GEPAE GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM GESTÃO DO ESPORTE DEPARTAMENTO DE ESPORTE - EEFEUSP - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE

Leia mais

SABERES E PRÁTICAS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E ENFERMEIROS SOBRE BIOSSEGURANÇA E SUA APLICAÇÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE

SABERES E PRÁTICAS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E ENFERMEIROS SOBRE BIOSSEGURANÇA E SUA APLICAÇÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE SABERES E PRÁTICAS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E ENFERMEIROS SOBRE BIOSSEGURANÇA E SUA APLICAÇÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE Maria Maiara da Silva Martins 1, Mirtes de Oliveira Costa 2, Edmara Chaves Costa

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 333 PREVALÊNCIA DE LESÕES EM ATLETAS DE FUTSAL RECREACIONAL Androvaldo Lopes Pinheiro 1 Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha 2 RESUMO O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência de lesões em atletas recreacionais

Leia mais

AVALIAÇÃO DO RISCO DE LOMBALGIA EM TRABALHADORES ENVOLVIDOS NA ATIVIDADE DE CAPINA QUÍMICA

AVALIAÇÃO DO RISCO DE LOMBALGIA EM TRABALHADORES ENVOLVIDOS NA ATIVIDADE DE CAPINA QUÍMICA AVALIAÇÃO DO RISCO DE LOMBALGIA EM TRABALHADORES ENVOLVIDOS NA ATIVIDADE DE CAPINA QUÍMICA Emília Pio da Silva 1 ; Luciano José Minette 1 ; Amaury Paulo de Souza 1 ; Felipe Leitão da Cunha Marzano 1 ;

Leia mais