Novas Oportunidades. Manual de Procedimentos para o Preenchimento de Ficha de Candidatura de Acção Formativa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Novas Oportunidades. Manual de Procedimentos para o Preenchimento de Ficha de Candidatura de Acção Formativa"

Transcrição

1 Novas Oportunidades Manual de Procedimentos para o Preenchimento de Ficha de Candidatura de Acção Formativa

2 Manual de procedimentos p. 01 Índice Entrada no Sistema 02 I. Monitorização 03 II. Nova Candidatura 04 Ficha de candidatura de acção formativa 04 Identificação da Entidade 04 Identificação do Curso 05 Enquadramento da Oferta Formativa 08 Contextualização do Projecto 08 Adicionar Documento de Contextualização 08 Pareceres 11 FCT Identificação de Entidades Envolvidas 12 Plano de Formação 13 Ver Histórico do Plano de Formação 13 Alunos/Formandos 14 Recursos Humanos 15 Plano de Transição para a Vida Activa 15 Recursos Físicos 16 Conclusão da candidatura 17 III. Lista de candidaturas 18 IV. Administração 19

3 Manual de procedimentos p. 02 Entrada no Sistema I. Monitorização Permite pesquisar informação relativa aos cursos da entidade. II. Nova Candidatura Introduzir um novo curso/acção. III. Lista de candidaturas Permite visualizar e alterar todos os cursos. IV. Administração Alterar password.

4 Manual de procedimentos p. 03 I. Monitorização Permite pesquisar informação relativa aos cursos da entidade A pesquisa pode ser feita através de: Data de início; Estado da candidatura.

5 Manual de procedimentos p. 04 II. Nova Candidatura Introduzir um novo curso/acção. Ficha de candidatura de acção formativa (atenção, existem campos que apenas se tornam visíveis com a selecção de algumas opções) - Modalidade de formação: Cursos de Educação e Formação Cursos de Educação e Formação de Adultos Cursos Profissionais Identificação da Entidade - Entidade Formadora - Entidade Promotora - Responsável (nome do responsável pela entidade, por exemplo, Presidente do Conselho Executivo) - Função

6 Manual de procedimentos p. 05 Identificação do Curso - Curso de Oferta própria (apenas visível no formulário dos CEF) Caixa seleccionada corresponde a sim - Nível/Tipologia Formação complementar; Tipo 1 Tipo 7 Nível 2 e Nível 3 - Curso/Itinerário de qualificação As opções de escolha dependem do Nível/Tipologia - Saída Profissional As opções de escolha dependem do Curso - Área de Formação As opções de escolha dependem do Curso - Data de início Inserir data com o formato dia/mês/ano - Data de fim Inserir data com o formato dia/mês/ano

7 Manual de procedimentos p. 06 Identificação do Curso - Regime de funcionamento Diurno/Misto/Pós-laboral - Nº de Turmas previsto no 1º ano Indicar o número - Nº de Alunos por turma no 1º ano Indicar o número Prepara para profissão regulamentada Caixa seleccionada corresponde a sim

8 Manual de procedimentos p. 07 Após este processo deverá carregar em submeter candidatura e de seguida em confirmar submissão. Atenção: só quando estas duas etapas forem cumpridas é que os dados são gravados!!! ATENÇÃO: Antes de carregar os restantes dados, insira os dados anteriormente referidos (em relação aos CEF deverá ainda ser incluída a informação relativa ao Perfil Visado/Saída Profissional - vide p. 11 -, bem como ao Plano de Transição para a Vida Activa vide p. 15) submeta e saia do curso. Após este procedimento volte a entrar no curso e carregue a restante informação; Se seguir esta recomendação, deverá continuar para o ponto III Listagem de candidaturas, página 16 e só depois voltar para o ponto seguinte (Enquadramento da Oferta Formativa).

9 Manual de procedimentos p. 08 Enquadramento da Oferta Formativa Contextualização do Projecto Ao clicar no sinal em Adicionar documento de contextualização, aparece uma imagem semelhante à da esquerda. Adicionar Documento de Contextualização Em Documento deverá carregar em procurar para localizar o local do computador onde se encontra o documento que deseja carregar para o sistema. Neste documento de contextualização, deverá constar a apresentação e contextualização do projecto educativo proposto, tendo como base os seguintes tópicos: Cursos Profissionais Organização da formação em contexto de trabalho; Mecanismos de recuperação em situações de insucesso escolar Participação em redes de cooperação/projectos de parcerias a nível local, regional, nacional e internacional

10 Manual de procedimentos p. 09 Implementação de processos de monitorização durante a formação, inserção profissional e acompanhamento do percurso dos diplomados Integração do tecido económico, social e cultural no Conselho Consultivo da Escola Qualificação e estabilidade do pessoal docente Métodos de selecção e recrutamento de formadores Métodos de selecção e recrutamento de formandos Metodologias e indicadores de avaliação dos resultados globais do projecto educativo da Escola Cursos de Educação e Formação Deverá ser feita referência a: Estudos de levantamento de necessidades de formação que tenham sido desenvolvidos, nomeadamente sobre taxas de abandono escolar, saída antecipada e saída precoce na escola/concelho e outros estudos. Harmonização com a rede de oferta concelhia indicar, no respectivo concelho/região, quais os cursos equivalentes, na mesma área de formação, aos propostos, articulando a oferta de formação com as restantes escolas do concelho Implementação de processos de monitorização durante a formação, inserção profissional e acompanhamento do percurso dos diplomados

11 Manual de procedimentos p. 10 Em Observações poderá, se a entidade assim o entender, constar qualquer tipo de comentário relacionado com este ponto. Após este processo deverá carregar em submeter contextualização. Atenção: só quando esta etapa for cumprida é que os dados são gravados!!!

12 Pareceres Manual de procedimentos p. 11 Em Pareceres deverá carregar em procurar para localizar o local do computador onde se encontra o documento que deseja carregar para o sistema. Estes pareceres deverão ter sido emitidos por entidades públicas ou privadas com intervenção ao nível do desenvolvimento sócio-económico (no caso de Cursos de Educação e Formação) ou por entidades representativas do tecido social relativamente à relevância da formação (no caso de cursos profissionais). Em Descrição deverá referir quais as entidades e a contextualização do parecer. Em Perfil Visado/Saída Profissional deverá fazer referência a competências gerais, actividades principais e referenciais de emprego. Após este processo deverá carregar em submeter parecer. Atenção: só quando esta etapa for cumprida é que os dados são gravados!!!

13 Manual de procedimentos p. 12 FCT Identificação de Entidades Envolvidas Identificar, caso se aplique, outras entidades envolvidas na acção de Formação em Contexto de Trabalho (FCT), nomeadamente ao nível de: Empresa/Entidade Enquadradora Local Nº de Formandos a Acolher Declaração de Interesse/Protocolo com Empresa/Entidade Enquadradora ( Caixa seleccionada corresponde a sim ) Após este processo deverá carregar em submeter entidade. Atenção: só quando esta etapa for cumprida é que os dados são gravados!!!

14 Manual de procedimentos p. 13 Plano de Formação Deverá seleccionar um dos dois templates fornecidos consoante a Tipologia do Curso. Gravar o ficheiro no disco rígido do computador e preenchê-lo com os dados solicitados. Depois deverá ir a plano de formação e carregar em procurar para localizar o local do computador onde se encontra o documento que deseja carregar para o sistema. Em Descrição deverá enunciar os principais elementos caracterizadores do plano de formação. Após este processo deverá carregar em submeter plano de formação. Atenção: só quando esta etapa for cumprida é que os dados são gravados!!! Depois do plano submetido, poderá ver o mesmo em ver Plano de Formação Ver Histórico do Plano de Formação Apenas se já existirem planos de formação carregados no sistema.

15 Manual de procedimentos p. 14 Alunos/Formandos Ao clicar em Adicionar aluno/formando, aparece uma imagem semelhante à do lado, onde deverá introduzir: Nome Data de nascimento (dia/mês/ano) Nível de escolaridade (do 1º ao 12º ano) Nível frequentado (do 1º ao 12º ano) Percurso escolar Outra informação relevante Após este processo deverá carregar em submeter. Atenção: só quando esta etapa for cumprida é que os dados são gravados!!!

16 Manual de procedimentos p. 15 Recursos Humanos Adicionar Recurso Humano - Tipo Director Formador/Professor Acompanhante FCT Outros técnicos - Nome Após este processo deverá carregar em submeter elemento. Atenção: só quando esta etapa for cumprida é que os dados são gravados!!! Plano de Transição para a Vida Activa Referir objectivos, sequência e avaliação das actividades de transição, incluindo o plano individual de formação em contexto de trabalho. Após este processo deverá carregar em submeter candidatura. Atenção: só quando esta etapa for cumprida é que os dados são gravados!!!

17 Recursos Físicos Manual de procedimentos p Instalações - Equipamentos/Matérias afectos - Necessidades de Equipamentos Específicos Após este processo deverá carregar em submeter e depois em validar submissão. Atenção: só quando estas duas etapas forem cumpridas é que os dados são gravados!!!

18 Manual de procedimentos p. 17 Conclusão da candidatura Após toda a informação estar submetida e validada, deverá clicar em Enviar para Aprovação, de modo a concluir o processo.

19 Manual de procedimentos p. 18 III. Lista de candidaturas Permite visualizar e alterar todos os cursos, segundo os diferentes estados (intenção de candidatura/candidatura submetida/proposto/autorizado/em funcionamento/não aprovado/suspenso/cancelado/desistência) Para alterar um curso, deverá carregar em cima do nome do mesmo e no final da página carregar em alterar. Os restante passos são idênticos ao da alínea B.

20 Manual de procedimentos p. 19 IV. Administração Alterar password.

Sistema de Informação e Gestão da Oferta SIGO

Sistema de Informação e Gestão da Oferta SIGO Sistema de Informação e Gestão da Oferta SIGO Cursos EFA Manual de Procedimentos Novembro de 2007 ÍNDICE Simbologia utilizada na área reservada das candidaturas EFA ---------------- Percurso de uma candidatura

Leia mais

EMPREGO JOVEM ATIVO. Guia de Apoio à apresentação de candidaturas

EMPREGO JOVEM ATIVO. Guia de Apoio à apresentação de candidaturas EMPREGO JOVEM ATIVO Guia de Apoio à apresentação de candidaturas Atualizado em 23.08.2018 ÍNDICE 1. Procedimentos de candidatura... 3 1.1 Efetuar o registo da entidade e do representante no portal iefponline...

Leia mais

Orientação Técnica nº 4/2010

Orientação Técnica nº 4/2010 Orientação Técnica nº 4/2010 Registo da actividade desenvolvida pelas Comissões Técnicas no Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) 1. Introdução No âmbito da concretização

Leia mais

TIPOLOGIA DE INTERVENÇÃO: MATRIZ REFERENCIAL DE ANÁLISE

TIPOLOGIA DE INTERVENÇÃO: MATRIZ REFERENCIAL DE ANÁLISE .2 - CURSOS PROFISSIONAIS Qualidade e nível de sucesso escolar e profissional das formações realizadas na escola... Níveis de sucesso escolar e de empregabilidade do Curso... Taxa de Conclusão Elevada

Leia mais

GUIA DO UTILIZADOR WEBRH

GUIA DO UTILIZADOR WEBRH GUIA DO UTILIZADOR WEBRH 1 INTRODUÇÃO O presente manual tem como principal objectivo ser uma guia para os utilizadores da aplicação WEBRH. Neste manual encontrará uma breve descrição das funcionalidades

Leia mais

CONTRATO EMPREGO-INSERÇÃO E CONTRATO EMPREGO-INSERÇÃO+ Guia de Apoio à apresentação de candidaturas

CONTRATO EMPREGO-INSERÇÃO E CONTRATO EMPREGO-INSERÇÃO+ Guia de Apoio à apresentação de candidaturas CONTRATO EMPREGO-INSERÇÃO E CONTRATO EMPREGO-INSERÇÃO+ Guia de Apoio à apresentação de candidaturas Atualizado em 23.08.2018 ÍNDICE 1. Procedimentos de candidatura... 3 1.1 Efetuar o registo da entidade

Leia mais

Manual do. Utilizador. Manual do Utilizador Contagem de Tempo de Serviço. Contagem/Certificação de Tempo de Serviço. (Área do Formador/Docente)

Manual do. Utilizador. Manual do Utilizador Contagem de Tempo de Serviço. Contagem/Certificação de Tempo de Serviço. (Área do Formador/Docente) Manual do Utilizador Contagem/Certificação de Tempo de Serviço (Área do Formador/Docente) Equipa Multidisciplinar de Administração e Gestão de Recursos Humanos > 09-11-2009 ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 1. ACESSO

Leia mais

SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados

SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados Apoio Judiciário Portal da Ordem dos Advogados Manual de Utilizador V1.6 11 de Setembro de 2008 Elaborado por Link Consulting Tecnologias de Informação,

Leia mais

GUIA DE APOIO CANDIDATURA

GUIA DE APOIO CANDIDATURA Ano 2018 Câmara Municipal de Lisboa Direção Municipal Habitação e Desenvolvimento Local GUIA DE APOIO CANDIDATURA CONCURSO CENTRO HISTÓRICO Indice Recomendações gerais para o preenchimento do formulário

Leia mais

PROGRAMA CIDADANIA ATIVA MANUAL DO PROMOTOR ANEXO 2: PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE PEDIDO DE PAGAMENTO

PROGRAMA CIDADANIA ATIVA MANUAL DO PROMOTOR ANEXO 2: PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE PEDIDO DE PAGAMENTO PROGRAMA CIDADANIA ATIVA MANUAL DO PROMOTOR ANEXO 2: PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE PEDIDO DE PAGAMENTO É importante ler e analisar atentamente este anexo, bem como o Manual do Promotor, antes de proceder

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR BALCÃO ÚNICO

MANUAL DO UTILIZADOR BALCÃO ÚNICO MANUAL DO UTILIZADOR BALCÃO ÚNICO Este documento constitui o manual do utilizador do Balcão Único da Ordem dos Engenheiro e descreve as principais funcionalidades e operações/pedidos que poderão ser efetuados

Leia mais

Manual do Utilizador 2009

Manual do Utilizador 2009 Acesso à Gestão Processos de Rifas A Gestão Processos de Rifas está disponível através do seguinte sítio da Internet: http://www.madeira-edu.pt/sorteiorifas Para aceder precisa de um software para navegação

Leia mais

PortugalAves Introdução online de dados CAC. Censo de Aves Comuns. Introdução. Instruções passo a passo. Junho de 2011

PortugalAves Introdução online de dados CAC. Censo de Aves Comuns. Introdução. Instruções passo a passo. Junho de 2011 CAC, nomeadamente sobre a metodologia de campo, vá a http://www.spea.pt/pt/estudo-e- PortugalAves Introdução online de dados do Censo de Aves Comuns Introdução Junho de 2011 O PortugalAves é uma base de

Leia mais

Manual do Utilizador Contagem de Tempo de Serviço. Manual do. Utilizador. Contagem/Certificação de Tempo de Serviço. (Área do Formador/Docente)

Manual do Utilizador Contagem de Tempo de Serviço. Manual do. Utilizador. Contagem/Certificação de Tempo de Serviço. (Área do Formador/Docente) Manual do Utilizador Contagem/Certificação de Tempo de Serviço (Área do Formador/Docente) Equipa Multidisciplinar de Administração e Gestão de Recursos Humanos > 28-10-2008 ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 1. ACESSO

Leia mais

ESTÁGIOS PROFISSIONAIS ESTÁGIOS DE INSERÇÃO. Guia de Apoio à apresentação de candidaturas

ESTÁGIOS PROFISSIONAIS ESTÁGIOS DE INSERÇÃO. Guia de Apoio à apresentação de candidaturas ESTÁGIOS PROFISSIONAIS ESTÁGIOS DE INSERÇÃO Guia de Apoio à apresentação de candidaturas Atualizado em 23.08.2018 ÍNDICE 1. Procedimentos de candidatura... 3 1.1 Efetuar o registo da entidade e do representante

Leia mais

Concurso Interno Concurso Externo

Concurso Interno Concurso Externo MANUAL DE INSTRUÇÕES CANDIDATURA Concurso Interno Concurso Externo Docentes do Ensino Artístico Especializado da Música e da Dança 28 de junho de 2018 V.01 Índice 1 ENQUADRAMENTO... 5 1.1 ASPETOS GERAIS...

Leia mais

CURSO DE PRODUÇÃO ARTÍSTICA CERÂMICA OURIVESARIA TÊXTEIS SERIGRAFIA/GRAVURA REALIZAÇÃO PLÁSTICA DO ESPETÁCULO

CURSO DE PRODUÇÃO ARTÍSTICA CERÂMICA OURIVESARIA TÊXTEIS SERIGRAFIA/GRAVURA REALIZAÇÃO PLÁSTICA DO ESPETÁCULO CURSO DE PRODUÇÃO ARTÍSTICA CERÂMICA OURIVESARIA TÊXTEIS SERIGRAFIA/GRAVURA REALIZAÇÃO PLÁSTICA DO ESPETÁCULO ANO LETIVO 2013 / 2014 CURSO DE PRODUÇÃO ARTÍSTICA ANO LETIVO 2013 2014 CARACTERÍSTICAS A FCT

Leia mais

CONTRATO a TERMO RESOLUTIVO Manual da Escola

CONTRATO a TERMO RESOLUTIVO Manual da Escola CONTRATO a TERMO RESOLUTIVO Manual da Escola Lisboa, 22 de Fevereiro de 2007 Índice I Introdução... 3 II Aplicação... 5 1. Como aceder à aplicação... 5 2. Necessidade a indicar... 7 3. Campos a preencher.....

Leia mais

Percurso Inicial SIIE

Percurso Inicial SIIE Percurso Inicial SIIE http://siie.cne-escutismo.pt A condição prévia para ser possível utilizar o SIIE no percurso inicial é que o candidato a dirigente tenha registo no SIIE, esteja ativo e na categoria

Leia mais

Procedimento de Registo Obrigatório ERS

Procedimento de Registo Obrigatório ERS Pedido de senha Procedimento de Registo Obrigatório ERS Para iniciar o processo de registo será necessário aceder ao site da ERS www.ers.pt. Do lado direito da página selecionar Registo para pedir as senhas

Leia mais

UNIVERSIDADE DE LISBOA

UNIVERSIDADE DE LISBOA UNIVERSIDADE DE LISBOA Manual de Utilizador mygiaf Índice Introdução... 3 1. Autenticação no Software... 4 2. Lista de Notificações... 4 3. Consulta de Dados... 6 4. Alteração de Dados (Pessoais, Familiares,

Leia mais

Portal CAUL. Manual de Utilizador. Certificado de Autorização de Utilização de Lote. Versão 1.0 Página 1 de 39

Portal CAUL. Manual de Utilizador. Certificado de Autorização de Utilização de Lote. Versão 1.0 Página 1 de 39 Portal CAUL Certificado de Autorização de Utilização de Lote Manual de Utilizador Versão 1.0 Página 1 de 39 Índice 1 Resumo da Aplicação... 3 1.1 Sobre este documento... 3 2 Níveis de Acesso... 4 2.1 Perfil:

Leia mais

M a n u a l d o C a n d i d a t o

M a n u a l d o C a n d i d a t o Para efetuar o processo de candidatura deve aceder ao link: http://ff.academicos.ul.pt/cssnetff Tenha sempre em atenção que durante o seu processo de candidatura todos os campos assinalados com * são de

Leia mais

Base de Dados do CNAQ

Base de Dados do CNAQ Índice Base de Dados do CNAQ... 2 Módulo de Auto-Avaliação... 3 Papéis envolvidos no Modulo... 3 1. Acesso a Base de Dados... 4 2. Pedido de Acreditação... 4 3. Inicio do Processo de Auto-Avaliação...

Leia mais

Guião para a auto-avaliação (Poli) Ciclo de estudos em funcionamento

Guião para a auto-avaliação (Poli) Ciclo de estudos em funcionamento Guião para a auto-avaliação (Poli) Ciclo de estudos em funcionamento Caracterização do pedido A1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora (Preenchimento automático) A1.a. Identificação da

Leia mais

Guia Fornecedor Gestão de Oportunidades

Guia Fornecedor Gestão de Oportunidades Guia Fornecedor Gestão de Oportunidades Selos Temporais Configuração de Selos Temporais 1. Entre nas Configurações da Entidade 2. Clique em Adicionar fornecedor de selos temporais na secção Configuração

Leia mais

I. RECOMENDAÇÕES GERAIS II. ACESSO À BOLSA DE EMPREGO PÚBLICO III. SUBMETER UMA CANDIDATURA IV. ALTERAR UMA CANDIDATURA V. ELIMINAR UMA CANDIDATURA

I. RECOMENDAÇÕES GERAIS II. ACESSO À BOLSA DE EMPREGO PÚBLICO III. SUBMETER UMA CANDIDATURA IV. ALTERAR UMA CANDIDATURA V. ELIMINAR UMA CANDIDATURA I. RECOMENDAÇÕES GERAIS II. ACESSO À BOLSA DE EMPREGO PÚBLICO III. SUBMETER UMA CANDIDATURA IV. ALTERAR UMA CANDIDATURA V. ELIMINAR UMA CANDIDATURA VI. CANCELAR UMA CANDIDATURA 1 I. RECOMENDAÇÕES GERAIS

Leia mais

Apresentar Propostas Acesso Universal

Apresentar Propostas Acesso Universal Guia de utilização Apresentar Propostas Novembro 2008 Apresentar Propostas - - Índice PREÂMBULO... 3 ACESSO À PLATAFORMA... 4 ÁREA DE TRABALHO... 5 APRESENTAR PROPOSTAS... 11 RECEPÇÃO DE ADJUDICAÇÃO...

Leia mais

Câmara Municipal de Elvas. Plano de Acção. Conselho Local de Acção Social de Elvas

Câmara Municipal de Elvas. Plano de Acção. Conselho Local de Acção Social de Elvas Câmara Municipal de Elvas Plano de Acção 2007 Julho de 2006 Conselho Local de Acção Social de Elvas PROGRAMA REDE SOCIAL Co-financiado pelo Estado Português, Ministério da Segurança Social PLANO DE ACÇÃO

Leia mais

TIPOLOGIA DE INTERVENÇÃO PROGRAMA DE FORMAÇÃO-ACÇÃO PARA PME Matriz Referencial de Análise das Entidades Beneficiárias Critérios de selecção

TIPOLOGIA DE INTERVENÇÃO PROGRAMA DE FORMAÇÃO-ACÇÃO PARA PME Matriz Referencial de Análise das Entidades Beneficiárias Critérios de selecção TIPOLOGIA DE INTERVENÇÃO 3.1.1.PROGRAMA DE FORMAÇÃO-ACÇÃO PARA PME Matriz Referencial de Análise das Entidades Beneficiárias Critérios de selecção Parte A - da Entidade Beneficiária Valorização Pontuação

Leia mais

Documento Geral Explicativo. GS1 Portugal

Documento Geral Explicativo. GS1 Portugal GS1 Portugal Sumário Plataforma Registo Nacional de Códigos... 3 Enquadramento... 3 Aceder à plataforma... 4 Criar Produto... 5 Código Interno... 5 Escolher imagem... 5 Histórico... 5 Alterar Produto...

Leia mais

Operacionalização na Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira

Operacionalização na Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira Operacionalização na Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira Objectivos Gerais Elevar as competências básicas dos alunos portugueses. Assegurar o cumprimento da escolaridade obrigatória de 12 anos.

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR

MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR FORMAÇÃO DO PESSOAL NÃO DOCENTE Certificação de ações de formação e concessão de estatuto de formador (Artigos 31.º e 32.º do Decreto-Lei n.º184/2004, de 29 de julho) Agosto de 2017

Leia mais

Portal de Credenciação: Manual do utilizador

Portal de Credenciação: Manual do utilizador Portal de Credenciação: Manual do utilizador Rua Viriato, n.º 7, 1050-233 LISBOA Tel: (+351) 213 878 046/7 Fax: (+351) 213 858 823 credencial@cases.pt http://www.cases.pt cooperativaantoniosergio Portal

Leia mais

MOODLE - NÍVEL II. Ferramentas de trabalho colaborativo Base de dados MANUAL DO FORMADOR / MOODLE 1.8.4

MOODLE - NÍVEL II. Ferramentas de trabalho colaborativo Base de dados MANUAL DO FORMADOR / MOODLE 1.8.4 MOODLE - NÍVEL II MANUAL DO FORMADOR / MOODLE 1.8.4 Ferramentas de trabalho colaborativo Base de dados Esta ferramenta permite ao professor e/ou alunos construírem e pesquisarem uma base de dados sobre

Leia mais

LogiNut manual de utilizador CADA ANIMAL É ÚNICO, O SEU CONSELHO TAMBÉM!

LogiNut manual de utilizador CADA ANIMAL É ÚNICO, O SEU CONSELHO TAMBÉM! LogiNut manual de utilizador CADA ANIMAL É ÚNICO, O SEU CONSELHO TAMBÉM! INTRODUÇÃO LogiNut é um programa de recomendação e acompanhamento nutricional. Funciona através da Internet e é compatível com Mac,

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL Resolução do Conselho do Governo n.º 4/2011 de 5 de Janeiro de 2011

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL Resolução do Conselho do Governo n.º 4/2011 de 5 de Janeiro de 2011 PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL Resolução do Conselho do Governo n.º 4/2011 de 5 de Janeiro de 2011 O Programa do X Governo Regional dos Açores tem como objectivo a promoção do emprego, quer a nível da

Leia mais

BALCÃO 2020 ORIENTAÇÕES DE APOIO PARA REGISTO DE MAPAS DE QUANTIDADES E AUTOS DE MEDIÇÃO

BALCÃO 2020 ORIENTAÇÕES DE APOIO PARA REGISTO DE MAPAS DE QUANTIDADES E AUTOS DE MEDIÇÃO BALCÃO 2020 ORIENTAÇÕES DE APOIO PARA REGISTO DE MAPAS DE QUANTIDADES E AUTOS DE MEDIÇÃO ÍNDICE Enquadramento... 4 Passo-a-Passo... 4 1. Importação do Mapa de Quantidades... 5 2. Registo do Auto de Medição...

Leia mais

III. Sistema de Monitorização

III. Sistema de Monitorização III. Sistema de Monitorização 159 De acordo com as orientações elaboradas para a execução das Cartas Educativas, na Carta Educativa do Concelho de Almeida prevê-se a concepção e operacionalização de um

Leia mais

PROGRAMA CIDADANIA ATIVA MANUAL DO PROMOTOR ANEXO 3: PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE ALTERAÇÃO AO PROJETO

PROGRAMA CIDADANIA ATIVA MANUAL DO PROMOTOR ANEXO 3: PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE ALTERAÇÃO AO PROJETO PROGRAMA CIDADANIA ATIVA MANUAL DO PROMOTOR ANEXO 3: PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE ALTERAÇÃO AO PROJETO É importante ler e analisar atentamente este anexo, bem como o Manual do Promotor e Regulamento

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilizador Perfil Aluno V1 17/06/2015 4450-298 Matosinhos Maputo Página 1 de 20 ÍNDICE 1. Página Pessoal Aluno 4 1.1 Alterar Fotografia 4 1.2 Configuração da Página Pessoal 5 1.3 Conta Corrente

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA INSTRUÇÕES DE CANDIDATURA CONCURSO CURRICULAR DE ACESSO AOS TRIBUNAIS DA RELAÇÃO v. 1.1 Data da última actualização: 02-12-2014 1 / 11 1. Acesso à Aplicação Iudex 1. Endereço Copie para o endereço do browser

Leia mais

BIP/ZIP PROGRAMA LISBOA 2015 PARCERIAS LOCAIS 1º RELATÓRIO INTERCALAR JANEIRO 2016 GUIÃO DE PREENCHIMENTO

BIP/ZIP PROGRAMA LISBOA 2015 PARCERIAS LOCAIS 1º RELATÓRIO INTERCALAR JANEIRO 2016 GUIÃO DE PREENCHIMENTO PROGRAMA BIP/ZIP PARCERIAS LOCAIS LISBOA 2015 1º RELATÓRIO INTERCALAR JANEIRO 2016 GUIÃO DE PREENCHIMENTO 1º Passo - Login Aceder ao Link http://bipzip.cm-lisboa.pt e proceder ao login da candidatura com

Leia mais

Guia de utilização da Plataforma Electrónica de Contratação Pública vortalgov

Guia de utilização da Plataforma Electrónica de Contratação Pública vortalgov Guia de utilização da vortalgov Guia de Utilização da Guia de utilização para Júris Agosto 2009 Plataforma vortalgov da Vortal,S.A. Proibida a reprodução. Pág. 1 de 33 Guia de Utilização da Índice Acesso

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA INSTRUÇÕES DE CANDIDATURA CONCURSO CURRICULAR DE ACESSO AOS TRIBUNAIS DA RELAÇÃO v. 1.2 Data da última actualização: 27-11-2015 http://www.csm.org.pt csm@csm.org.pt Histórico de Versões Tipologia Documental...

Leia mais

Sistema de cópias de segurança

Sistema de cópias de segurança SEGSIS Sistema de cópias de segurança Versão 1.01 31-05-2004 11:58 Introdução O SEGSIS é um programa para auxílio na execução de cópias de segurança que funciona seguindo uma filosofia de perfis. Os perfis

Leia mais

ACTIVIDADES (expressas nas fontes)

ACTIVIDADES (expressas nas fontes) ANÁLISE DO ENQUADRAMENTO NORMATIVO DO CARGO DE DIRECTOR DE CURSO:,, E ANEXO I - 1 Conceptual: Concepção / Operacional Definição da Política Planificação Organização Oferta Recursos Humanos Administrativa

Leia mais

Manual do Utilizador RNEC

Manual do Utilizador RNEC Manual do Utilizador RNEC Projeto: RNEC Índice 1 Resumo da Aplicação...... 4 1.1 Sobre este documento... 4 2 Aplicação RNEC Externo...... 5 2.1 Como entrar no RNEC?... 5 2.2 Como recuperar a minha Password?...

Leia mais

Alterações do IB (Identificação do Beneficiário) na Área. Reservada do Portal IFAP. - Guia Rápido do Utilizador -

Alterações do IB (Identificação do Beneficiário) na Área. Reservada do Portal IFAP. - Guia Rápido do Utilizador - Alterações do IB (Identificação do Beneficiário) na Área Reservada do Portal IFAP 19.12.2011 Pressuposto para efectuar alterações de IB na área reservada do Portal IFAP: Ter um Nome de Utilizador e Palavra-Chave.

Leia mais

PDR2020 Manual do Balcão - Pedidos de Alteração

PDR2020 Manual do Balcão - Pedidos de Alteração PDR2020 Manual do Balcão - Pedidos de Alteração Versão 1.0 Data última alteração 03-01-2017 Página 1/24 Índice 1 Introdução... 4 2 Pedidos de Alteração... 4 2.1 Criar um pedido de alteração... 4 2.2 Alteração

Leia mais

CAMPANHA DE LIVROS ESCOLARES. GD BPI Ano lectivo 2012/2013

CAMPANHA DE LIVROS ESCOLARES. GD BPI Ano lectivo 2012/2013 CAMPANHA DE LIVROS ESCOLARES GD BPI Ano lectivo 2012/2013 WWW.LEYAONLINE.COM Este ano, os associados do Grupo GD BPI têm condições ainda mais vantajosas na compra de livros escolares na loja online do

Leia mais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador Manual do Utilizador Março de 2010 Índice 1. Aceder à aplicação... 3 2. Alterar Palavra passe... 3 3. Reportar/Consultar Anomalias... 4 3.1 Reportar anomalia... 4 3.2 Consultar anomalia... 8 4. Propor/consultar

Leia mais

GRUPO BES

GRUPO BES MANUAL DE UTILIZAÇÃO GRUPO BES MANUAL DE UTILIZAÇÃO 2013-10-03 Manual de Utilização Portal BES ACESSO À APLICAÇÃO 1 - O acesso à aplicação é realizado acedendo ao endereço internet: https://servicing.oblog.com/wf0/

Leia mais

S.R. DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA. Despacho Normativo n.º 38/2007 de 26 de Julho de 2007

S.R. DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA. Despacho Normativo n.º 38/2007 de 26 de Julho de 2007 S.R. DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA Despacho Normativo n.º 38/2007 de 26 de Julho de 2007 Considerando a necessidade de adaptação dos termos do programa ESTAGIAR às alterações no sistema de ensino introduzidas

Leia mais

MANUAL DE UTILIZADOR MYGIAF - PEDIDO DE ECONOMATO. Lisboa, 19 de Fevereiro de 2013

MANUAL DE UTILIZADOR MYGIAF - PEDIDO DE ECONOMATO. Lisboa, 19 de Fevereiro de 2013 MANUAL DE UTILIZADOR MYGIAF - PEDIDO DE ECONOMATO Lisboa, 19 de Fevereiro de 2013 Aviso de Confidencialidade A informação contida neste documento é confidencial e pertence à Indra. Qualquer divulgação,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PINTOR JOSÉ DE BRITO EB 2,3/S DE PINTOR JOSÉ DE BRITO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PINTOR JOSÉ DE BRITO EB 2,3/S DE PINTOR JOSÉ DE BRITO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PINTOR JOSÉ DE BRITO EB 2,3/S DE PINTOR JOSÉ DE BRITO C U RSOS P R O FI SSIONAI S R E GU L AMEN T O DA FORM AÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO Artigo 1.º Âmbito e definição 1. A Formação

Leia mais

Manual de Apoio às DREs Versão 1.0

Manual de Apoio às DREs Versão 1.0 Manual de Apoio às DREs Versão 1.0 O acesso à aplicação de gestão da Contratação de Escola continua a efectuar-se através dos códigos habitualmente utilizados pelas DREs. Tal como no caso da versão da

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO. Capítulo I Princípios Gerais. Artigo Primeiro. Objecto

REGULAMENTO INTERNO. Capítulo I Princípios Gerais. Artigo Primeiro. Objecto REGULAMENTO INTERNO Capítulo I Princípios Gerais Artigo Primeiro Objecto O presente Regulamento define o regime de funcionamento interno do Centro de Formação Ciência Viva reconhecido pelo Ministério da

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO CURSO Acessibilidade no Projecto de Arquitectura Uma responsabilidade técnica EDIÇÃO 2016

FICHA TÉCNICA DO CURSO Acessibilidade no Projecto de Arquitectura Uma responsabilidade técnica EDIÇÃO 2016 FICHA TÉCNICA DO CURSO Acessibilidade no Projecto de Arquitectura Uma responsabilidade técnica EDIÇÃO 2016 1. DESIGNAÇÃO DO CURSO Acessibilidade no Projecto de Arquitectura Uma responsabilidade técnica

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Validação Electrónica do Aperfeiçoamento

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Validação Electrónica do Aperfeiçoamento Direcção de Serviços de Recrutamento de Pessoal Docente MANUAL DE INSTRUÇÕES Validação Electrónica CONCURSO DE EDUCADORES DE INFÂNCIA E DE PROFESSORES DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO PARA O ANO ESCOLAR

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Candidato

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Candidato MANUAL DE INSTRUÇÕES BOLSA DE RECRUTAMENTO 2010/2011 VERSÃO 1.0 Lisboa, 1 de Setembro de 2010 Página 1 de 37 Índice Aspectos Gerais... 4 Introdução... 4 Principais Orientações... 4 Normas Importantes de

Leia mais

ALUNO Indivíduo que frequenta o sistema formal de ensino após o acto de registo designado como matrícula.

ALUNO Indivíduo que frequenta o sistema formal de ensino após o acto de registo designado como matrícula. GLOSSÁRIO AGRUPAMENTOS DE DISCIPLINAS Conjunto de disciplinas dos cursos científico-humanísticos do ensino secundário, organizados segundo uma dominante do conhecimento científico, em cinco áreas: ciências

Leia mais

COMISSÃO MINISTERIAL DE COORDENAÇÃO DO PROGRAMA OPERACIONAL POTENCIAL HUMANO

COMISSÃO MINISTERIAL DE COORDENAÇÃO DO PROGRAMA OPERACIONAL POTENCIAL HUMANO Despacho Considerando que os regulamentos específicos do Programa Operacional Potencial Humano (POPH) são aprovados pela respectiva Comissão Ministerial de Coordenação, nos termos do n.º 5 do artigo 30º

Leia mais

O Perfil do Psicólogo na Administração Local

O Perfil do Psicólogo na Administração Local CATEGORIA AUTORIA JANEIRO 15 Perfis do Psicólogo Gabinete de Estudos Técnicos O Perfil do Psicólogo na Administração Local Sugestão de Citação Ordem dos Psicólogos Portugueses (2015). O Perfil do Psicólogo

Leia mais

CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA

CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA APRESENTAÇÃO DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO NAS MODALIDADES DE ESTÁGIO, PROJECTO, OFICINA DE FORMAÇÃO E CÍRCULO DE ESTUDOS Formulário de preenchimento obrigatório,

Leia mais

MUDE PARA UMA NOVA EMPRESA, A SUA! APOSTE NA FORMAÇÃO!

MUDE PARA UMA NOVA EMPRESA, A SUA! APOSTE NA FORMAÇÃO! MUDE PARA UMA NOVA EMPRESA, A SUA! APOSTE NA FORMAÇÃO! IPN - INSTITUTO PEDRO NUNES APRESENTAÇÃO Criado em 1991, por iniciativa da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, o Instituto

Leia mais

Manual do Utilizador Gestor

Manual do Utilizador Gestor Manual do Utilizador Gestor 1. Conhecer o 20 Escola Digital... 3 20 Escola Digital Visão Geral... 3 2. Autenticação... 5 3. Mural... 6 3.1. Partilhar um comentário... 6 3.2. Comentar um comentário... 6

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO. SIGO Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa. Entidades.

GUIA DE UTILIZAÇÃO. SIGO Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa. Entidades. GUIA DE UTILIZAÇÃO SIGO Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa http://sigo.gepe.min-edu.pt/areareservada Entidades ANQ, Dezembro de 2010 V.1.1. 2 de 51 Índice I. Nota preliminar...5

Leia mais

Apresentação da Plataforma Informática Porta 65 - Jovem. 30 Novembro 2007

Apresentação da Plataforma Informática Porta 65 - Jovem. 30 Novembro 2007 Apresentação da Plataforma Informática Porta 65 - Jovem 30 Novembro 2007 O que é o programa Porta 65 Jovem? Como Apresentar a Candidatura? Apresentação Plataforma Informática Porta 65 - Jovem 2 Programa

Leia mais

Manual de Aprovação de Beneficiários Regime Escolar

Manual de Aprovação de Beneficiários Regime Escolar Manual de Aprovação de Beneficiários Regime Escolar DAM/UMIM Versão 1 Índice 1 Enquadramento Legislativo... 1 2 Acesso à Aplicação... 2 3 Aprovação como Beneficiário Regime Escolar... 4 3.1 Pedido de Aprovação...

Leia mais

AVISO n.º POCH Cursos de Educação e Formação de Jovens (CEF)

AVISO n.º POCH Cursos de Educação e Formação de Jovens (CEF) AVISO n.º POCH - 66-2017-08 Concurso para apresentação de candidaturas Cursos de Educação e Formação de Jovens (CEF) Revisto em 2017-07-28: ponto 17 e Anexo IV Programa Operacional Capital Humano Eixo

Leia mais

20 Escola Digital Manual do Utilizador Aluno

20 Escola Digital Manual do Utilizador Aluno 20 Escola Digital Manual do Utilizador Aluno 1. Conhecer o 20 Escola Digital... 4 20 Escola Digital Visão Geral... 4 2. Autenticação... 6 3. Mural... 7 3.1. Partilhar um comentário... 7 3.2. Comentar um

Leia mais

ESPAÇO COORDENADO, Lda Rua Piteira Santos, Sobreda Telefone: Fax: Manual de utilização.

ESPAÇO COORDENADO, Lda Rua Piteira Santos, Sobreda Telefone: Fax: Manual de utilização. Manual de utilização Pág 1 de 30 CONTEÚDO 1. Acesso à Plataforma... 3 2. Adicionar empresas a projectos... 4 3. Introduzir ou actualizar ficheiros na Empresa... 7 4. Criação de novos trabalhadores e carregamento

Leia mais

3. Usar a árvore de certificados do Windows para validar certificados no Acrobat Reader

3. Usar a árvore de certificados do Windows para validar certificados no Acrobat Reader Pontos de Orientação 1. Email da digicert para aprovar e instalar o certificado Paulo Cesar Reis Crispim Assinado de forma digital por Paulo Cesar Reis Crispim Dados: 2016.11.16 14:50:46 Z 2. Usar o certificado

Leia mais

Módulo de Candidaturas ao Estágio Curricular do MIMV

Módulo de Candidaturas ao Estágio Curricular do MIMV Módulo de Candidaturas ao Estágio Curricular do MIMV Período de Candidatura: 01/04/2016 a 29/04/2016 1. Para iniciar a sua candidatura, deve aceder ao FénixEdu. 2. Após aceder ao FénixEdu, deve clicar

Leia mais

ANO LECTIVO 2008/2009. Planificação Médio Prazo. 8º Ano Área de Projecto. Horário Semanal: 1 Bloco de 90 min

ANO LECTIVO 2008/2009. Planificação Médio Prazo. 8º Ano Área de Projecto. Horário Semanal: 1 Bloco de 90 min DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALENTEJO CENTRO DA ÁREA EDUCATIVA DO BAIXO ALENTEJO E ALENTEJO LITORAL ESCOLA SECUNDÁRIA DE MANUEL DA FONSECA SANTIAGO DO CACÉM ANO LECTIVO 2008/2009 Planificação Médio

Leia mais

Contratação Inicial e Reserva de Recrutamento

Contratação Inicial e Reserva de Recrutamento MANUAL DE INSTRUÇÕES Manifestação de Preferências Contratação Inicial e Reserva de Recrutamento Concurso 2012/2013 Julho de 2012 Índice 1 ENQUADRAMENTO... 5 Aspetos gerais... 5 Normas Importantes para

Leia mais

Base de Dados Nacional. dos Elevadores. Manual do Utilizador do Portal Empresa de Manutenção de Elevadores

Base de Dados Nacional. dos Elevadores. Manual do Utilizador do Portal Empresa de Manutenção de Elevadores Base de Dados Nacional dos Elevadores Manual do Utilizador do Portal Empresa de Manutenção de Elevadores Índice Acesso ao Portal... 3 O Portal... 4 Criação de utilizadores... 5 Alteração de utilizadores

Leia mais

GUIA DE ACESSO À APLICAÇÃO DO PROGRAMA SUDOE PREENCHIMENTO DO PLANO FINANCEIRO DO PROJECTO

GUIA DE ACESSO À APLICAÇÃO DO PROGRAMA SUDOE PREENCHIMENTO DO PLANO FINANCEIRO DO PROJECTO GUIA DE ACESSO À APLICAÇÃO DO PROGRAMA SUDOE PREENCHIMENTO DO PLANO FINANCEIRO DO PROJECTO Esta apresentação PowerPoint explica o método a seguir para o preenchimento do plano financeiro do seu projecto.

Leia mais

BloguesEDU - Catálogo de Blogues Educativos Informação geral

BloguesEDU - Catálogo de Blogues Educativos Informação geral BloguesEDU - Catálogo de Blogues Educativos Informação geral - 1 - 1. Objectivos Este documento destina-se a auxiliar os utilizadores do Portal das Escolas na publicação de blogues no catálogo de Blogues

Leia mais

UFCD 786 Instalação e configuração de sistemas de bases de dados

UFCD 786 Instalação e configuração de sistemas de bases de dados Pág 2 UFCD 786 Instalação e configuração de sistemas de bases de dados Formadora Elsa Almeida Índice 1 Introdução... 3 2 Formulários... 4 2.1 Criar Formulários... 4 2.2 Inserção de Novos Registos e Manipulação

Leia mais

Implementação do Sistema de Gestão de Expedientes e Despachos

Implementação do Sistema de Gestão de Expedientes e Despachos Implementação do Sistema de Gestão de Expedientes e Despachos Manual do Utilizador - Secretaria e Correspondência Ver 2.0 15 DeAbril de 2015 Índice Tela de login... 2 Menu... 3 Alteração de senha... 3

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Funcionamento com cartões Sistema Pré-Pago. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Funcionamento com cartões Sistema Pré-Pago. v2011 Manual Avançado Funcionamento com cartões Sistema Pré-Pago v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest FrontOffice... 3 1 4. Iniciar cartões pré-pagos... 4 b) Adicionar Cartões Pré-Pagoc) Atribuir

Leia mais

Concurso de Educadores de Infância e de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Ano escolar de Apuramento de Necessidades Permanentes

Concurso de Educadores de Infância e de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Ano escolar de Apuramento de Necessidades Permanentes Concurso de Educadores de Infância e de Professores dos Ensinos Básico e Secundário Ano escolar de 2018-2019 Apuramento de Necessidades Permanentes Com vista à realização dos concursos previstos no n.º

Leia mais

Centro de Competência Entre Mar e Serra

Centro de Competência Entre Mar e Serra 1. Primeiros passos 1.1. Criar uma conta de utilizador Para entrar no Moodle e poder gerir ou participar numa disciplina terá primeiro de ter uma conta de utilizador. Essa conta de utilizador é composta

Leia mais

Plataforma de Candidaturas da ARS Alentejo, IP. Manual de Preenchimento da Plataforma de Candidaturas da ARS Alentejo, IP

Plataforma de Candidaturas da ARS Alentejo, IP. Manual de Preenchimento da Plataforma de Candidaturas da ARS Alentejo, IP Manual de Preenchimento da Plataforma de Candidaturas da ARS Alentejo, IP 1 Índice 1 Inscrição e acesso à Plataforma 3 1.1 - Inscrição na Plataforma 3 1.2 - Recuperação de Password 3 1.3 - Acesso à Plataforma

Leia mais

CLIENTE. Manual de Utilização. Integrador ERP Primavera - E-Schooling. Versão 1.0

CLIENTE. Manual de Utilização. Integrador ERP Primavera - E-Schooling. Versão 1.0 CLIENTE Manual de Utilização Integrador ERP Primavera - E-Schooling Versão 1.0 16-03-2012 ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO... 1 INTEGRADOR ERP PRIMAVERA - E-SCHOOLING... 1 1. ÂMBITO... 3 2. OBJECTIVO... 3 3.

Leia mais

CÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO

CÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO ok INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO MANUAL DO UTILIZADOR 2011-2012 Versão de 23-08-2011 Aplicação Informática Os Mapas de Constituição de Turmas e de Distribuição de Serviço Docente

Leia mais

Base de Dados de Gestão de Anilhagem e Recapturas Manual do Utilizador

Base de Dados de Gestão de Anilhagem e Recapturas Manual do Utilizador 4 - ANILHAGEM QUADRO DE INSERÇÃO DE DADOS DE ANILHAGEM Ao seleccionar o botão Anilhagem, obtêm-se acesso ao quadro de inserção de dados de anilhagem, cujo aspecto pode ser visto nas figuras 22 e 22a, uma

Leia mais

Biblioteca do Conhecimento Online b-on

Biblioteca do Conhecimento Online b-on Biblioteca do Conhecimento Online b-on Agenda Histórico da b-on Motivação Visão, missão e objectivos Estrutura administrativa Conteúdos Portal b-on Pesquisa rápida Metapesquisa Recursos Periódicos Área

Leia mais

PG23.LEC. Tratamento de Reclamação do Cliente. Página. Acção Responsabilidade Documentos. Edição Data Preparação Verificação Aprovação

PG23.LEC. Tratamento de Reclamação do Cliente. Página. Acção Responsabilidade Documentos. Edição Data Preparação Verificação Aprovação 1/5 Acção Responsabilidade Documentos As reclamações de clientes de obras em curso serão tratadas pela Obra e encaminhadas para a para registo no sistema 1 As reclamações podem ser documentos provenientes

Leia mais

Cadastramento Web de Contratos

Cadastramento Web de Contratos Objetivo: Disponibilizar aos Agenciadores cadastrados na Centro Oeste Business uma ferramenta que permita o cadastramento de seus contratos direto no sistema Interno. Benefícios: Maior Agilidade no processamento

Leia mais

Como realizar uma submissão

Como realizar uma submissão Como realizar uma submissão Para realizar uma submissão à Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde - RBAFS, é preciso estar cadastrado na plataforma. Se você já possui cadastro na RBAFS, acesse a

Leia mais

Manual do Utilizador. Declaração Anual Suporte Informático. Anexo J /Modelo 10

Manual do Utilizador. Declaração Anual Suporte Informático. Anexo J /Modelo 10 Manual do Utilizador Declaração Anual Suporte Informático Anexo J /Modelo 10 TSR Sistemas de Informação, Lda. FEVEREIRO 2010 Pág. 2 Índice Objectivo... 3 Instalação... 3 Utilizadores... 3 Utilitários de

Leia mais

Dossier de Aluno 6º ano online Manual de Utilizador Director de Serviço/Coordenador da Unidade

Dossier de Aluno 6º ano online Manual de Utilizador Director de Serviço/Coordenador da Unidade Dossier de Aluno 6º ano online Manual de Utilizador Director de Serviço/Coordenador da Unidade UNIDADE DE TECNOLOGIAS E INFORMAÇÃO DESENVOLVIMENTO QUINTA-FEIRA, 11 DE OUTUBRO DE 2012 Passaremos a demonstrar

Leia mais

PERFIL DE EXCELÊNCIA ACTIVIDADE PROFISSIONAL DO FORMADOR

PERFIL DE EXCELÊNCIA ACTIVIDADE PROFISSIONAL DO FORMADOR PERFIL DE EXCELÊNCIA ACTIVIDADE PROFISSIONAL DO FORMADOR Junho de 2011 Para mais informação consulte o site do Projecto ROQET em www.self-assessment-in-vet.eu Organizações de excelência alcançam e preservam

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO PASSO A PASSO

MANUAL DO CANDIDATO PASSO A PASSO MANUAL DO CANDIDATO PASSO A PASSO 1 CANDIDATURA MAIORES DE 23 ANOS PASSO A PASSO Para efectuar o processo de candidatura o candidato deverá aceder ao portal da ESTES, onde seja anunciado a disponibilização

Leia mais

Bolsas asppa+ Regulamento para o ano de 2017

Bolsas asppa+ Regulamento para o ano de 2017 Bolsas asppa+ Regulamento para o ano de 2017 Bolsa asppa+: Suporte financeiro a um Português que, durante um período limitado de tempo, desenvolva um projecto profissional numa empresa ou Instituição alemã,

Leia mais