BIP/ZIP PROGRAMA LISBOA 2015 PARCERIAS LOCAIS 1º RELATÓRIO INTERCALAR JANEIRO 2016 GUIÃO DE PREENCHIMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BIP/ZIP PROGRAMA LISBOA 2015 PARCERIAS LOCAIS 1º RELATÓRIO INTERCALAR JANEIRO 2016 GUIÃO DE PREENCHIMENTO"

Transcrição

1 PROGRAMA BIP/ZIP PARCERIAS LOCAIS LISBOA º RELATÓRIO INTERCALAR JANEIRO 2016 GUIÃO DE PREENCHIMENTO

2 1º Passo - Login Aceder ao Link e proceder ao login da candidatura com o user (utilizador) e password (senha) que utilizou para a submissão de candidatura para esta edição do programa de º Passo Identificação do Projeto Verificação da candidatura respetiva (já está automaticamente preenchido com os dados do projeto e candidatura). Com esta verificação pretende-se também certificar que o acesso foi efetuado ao Relatório Intercalar de Execução respetivo. 3º Passo - Preenchimento de cada grelha de atividade A Plataforma migrou a ordem e os títulos das atividades apresentadas em Candidatura Breve síntese da actividade: deve ser já apresentado tenha a atividade sido iniciada ou não. A Plataforma permite uma actualização da síntese da actividade diferente da Candidatura e de relatório para outro. O que for agora inscrito será mantido ao longo das várias fases da execução do projecto mas com a possibilidade de ser atualizado. Execução Física Campo de escolha múltipla, que deverá ser selecionado de acordo com a fase de execução onde a atividade se encontra. Pode escolher entre as seguintes hipóteses. Para as atividades que sejam dadas por concluídas neste Relatório Intercalar, esses dados ficarão com o acesso cancelado no próximo relatório. Não Iniciado Não foi iniciada a atividade 0% a 25% 26% a 50% Prossecução da execução física da atividade iniciada. (Apenas uma) 51% a 75% 76% a 99% Concluída Quando a atividade foi terminada. À partida, tratando-se do 1º Relatório Intercalar, serão poucas as actividades já concluídas. Suspensa Atividade já iniciada e que teve a sua execução suspensa A execução da atividade deverá ser justificada no campo da auto-avaliação. Data de Início Data em que foi iniciada a atividade Data de Conclusão Data em que se dá por concluída a actividade (preencher só quando já estiver concluída)

3 Custos da Atividade Despesas por atividade até esta fase de execução. Os montantes aqui inscritos devem referir-se só aos montantes da verba BIP/ZIP aprovada para cada actividade. Mesmo que dada atividade tenha tido outros custos, esses serão identificados nas outras fontes de financiamento. Auto avaliação da execução da atividade Resumo da avaliação da execução física/financeira que deverá justificar a prossecução da atividade de acordo com o campo escolhido na execução física. Nesta área de auto-avaliação, deverão também ser justificados os atrasos de execução de qualquer atividade, mesmo aqueles que não sejam da responsabilidade das entidades da candidatura. 4º Passo - Criação de grelha de atividades não previstas na Candidatura Podem ser criados novos campos de outras atividades do projeto, que entretanto foram realizadas, para cumprimento do objetivo geral e objetivos específicos, que não estavam previstas na Candidatura. A criação de novas actividades com implicações financeiras das verbas BIP/ZIP carecem de uma aprovação prévia da Equipa BIP/ZIP. As novas actividades serão mantidas ao longo das várias fases de execução do projecto. 5º Passo Monitorização do Projeto A Plataforma apresenta a grelha da Candidatura com a indicação de todos os itens, com os dados das Metas referidas em Candidatura. Deverão ser preenchidos os campos que se encontram à frente de cada meta, indicando para cada ítem o número atingido à data da submissão do Relatório. O registo poderá ser inferior à meta (situação mais previsível num primeiro relatório), igual ou superior (meta superada). Mesmo que em Candidatura não se tenha definido metas para alguns indicadores, se entretanto for possível registá-los, deve-se preencher o estado actual desse indicador. Campo nº de parceiros mobilizados identificar os parceiros formais da candidatura e outros que entretanto se agregaram à execução do projecto e que de alguma forma contribuem para o mesmo. Entende-se por parceiro as instituições ou grupos informais mas não pessoas individuais. Campo função Em candidatura foram identificadas as funções necessárias para a execução do projecto e não as pessoas concretas que as executam. Por isso, estas funções, com as respectivas horas, devem manter-se independentemente de quem as executa. O tipo de afectação e se é ou não morador no bairro do projecto é que deve ser alterado caso se mude de pessoa que executa essa função.

4 É possível acrescentar novas funções (adicionar elemento) que entretanto se criaram e que não estavam previstas em candidatura. Nos campos seguintes estão expostas as metas dos indicadores e deve-se inscrever o número actual atingido. Na área da Equidade e Produtos é permitido criar novos indicadores, como na Candidatura. Nestes casos devem-se registar os que se apresentaram em candidatura e/ou outros que entretanto forem considerados importantes para a monitorização do projeto, indicando o número atual dos mesmos. 6º Passo - Outras Fontes de Apoio (Financeiro e não Financeiro) Indicar discriminadamente todas as outras fontes de apoio financeiro ou não financeiro. Deve-se seguir a ordem das Outras Fontes indicadas na Candidatura, registando os dados da sua colaboração à data da submissão do relatório Pode-se registar novas outras fontes de financiamento. Estas fontes podem ser entidades internas ou externas ao projeto. Entende-se por apoio interno a contribuição de uma ou mais entidades, que constituem a plataforma do projeto, não solicitada ao financiamento BIP/ZIP respetivo. Todas as fontes de apoio devem ser alvo de cálculo em valor de forma a permitir calcular o valor global afeto a determinado projeto. É fundamental o registo destas outras fontes de apoio para a avaliação física e financeira do projeto. Nos relatórios é avaliada não só a forma como está a ser gerida a verba solicitada mas também a forma como as várias entidades ou pessoas singulares contribuem para a sua execução. Campo Entidade identificar qual a Entidade que concedeu o apoio. Campo Tipo de Apoio identificar se o apoio é financeiro ou não financeiro. Campo Valor indicar o valor real ou estimado do apoio. Campo Descrição descrever uma breve síntese do que é e para que serviu o apoio. Preenchidos os campos da Fonte de Apoio 1, pode adicionar nova fonte, se for o caso. 7º Passo Execução Global do Projeto Auto Avaliação do Projeto - Tendo como base a metodologia de auto-avaliação proposta em candidatura, deve ser apresentada uma síntese dos resultados atingidos, que devem relacionar os objetivos e resultados esperados apresentados.

5 Execução de Projeto - Campo de escolha múltipla, que deverá ser selecionado de acordo com a nível de execução alcançado. Pode ser escolhida uma entre as seguintes hipóteses: 0% a 25% 26% a 50% 51% a 75% Nível de execução de Projeto 76% a 99% Concluído Sustentabilidade de Projeto - destina-se a indicar de que forma a plataforma de entidades que executou o projeto perceciona o alcance das ações desenvolvidas e o seu impacto futuro nos diversos destinatários. O Campo Custo Total das Atividades regista automaticamente o somatório do custo das diversas atividades desenvolvidas, referente à verba BIP/ZIP aprovada. O Campo Custo Total de Outras Fontes de Apoio regista automaticamente o somatório das diversas outras fontes de apoio financeiro e não financeiro. O Campo Custo Total do Projeto Regista automaticamente o somatório do custo total das atividades (verba BIP/ZIP) com o custo total de outras fontes de apoio. 8º Passo - Carregamento de ficheiros anexos Nota: A Plataforma não aceita a submissão do Relatório sem que seja anexado um ficheiro compactado zip (se não tiverem nada de importante a apresentar basta zipar uma página com um logo). Anexos Poderá adicionar-se outras informações complementares ao Relatório Intercalar de Execução. Estes elementos anexos deverão incluir informação adicional relevante e registo digitais (fotografias, vídeo, cartazes, etc.) de cada atividade do Projeto. Deverão estar organizadas por ordem de atividades com a identificação respetiva. Deverá ser um único ficheiro compactado ZIP com o nome de anexofichabipzip que poderá ter um tamanho máximo de 10 MB. 9º Passo - Gravar Gravar Grava os dados inseridos, permitindo sair e voltar a entrar na ficha online sem a perda de dados gravados. Não valida nem submete a informação. A Plataforma não grava automaticamente o que se está a preencher. Deve-se gravar os dados já inseridos sempre que se queira salvar a informação já introduzida.

6 A plataforma tem um temporizador (visível no canto superior direito) de 30 minutos. Se não se proceder a nenhuma gravação durante estes 30 minutos, perde-se o trabalho de inserção de dados. 10º Enviar Relatório (online) Enviar Relatório Submete os dados inseridos no Relatório Final de Execução para a base de dados da Equipa dos Bairros de Intervenção Prioritária/Zonas de Intervenção Prioritária. Antes de enviar a plataforam ainda pergunta se confirma o envio. Após a submissão da informação deixa de ser possível a inserção e/ou alteração de dados. Só deverá ser feita após a conclusão e verificação do preenchimento. Nota: Com a submissão deste Relatório Intercalar de Execução, será gerado um ficheiro PDF, com a informação prestada, que deverá ser impresso, rubricado e assinado por todas as entidades Promotora(s) e Parceiras(s) que constituem a candidatura e posteriormente remetido, via CTT (carta registada) à Equipa dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP). Os anexos deverão também ser impressos e enviados com o Relatório. A boa receção destes Documentos é necessária ao processo de validação do Relatório Intercalar de Execução e subsequente início do processo de transferência da Segunda Tranche. Importa desde já referir que a veracidade da informação prestada através deste preenchimento vincula todas as entidades da candidatura, promotora(s) e parceiras) nos termos do protocolo celebrado com a CML. Para mais informações, poderá contactar o seu Gestor de Projeto através dos contactos em rodapé.

Manual do Utilizador RNEC

Manual do Utilizador RNEC Manual do Utilizador RNEC Projeto: RNEC Índice 1 Resumo da Aplicação...... 4 1.1 Sobre este documento... 4 2 Aplicação RNEC Externo...... 5 2.1 Como entrar no RNEC?... 5 2.2 Como recuperar a minha Password?...

Leia mais

Instruções para preenchimento on-line da candidatura ao PF 2018

Instruções para preenchimento on-line da candidatura ao PF 2018 Instruções para preenchimento on-line da candidatura ao PF 2018 O programa de financiamento a projetos pelo INR, I.P. destina-se unicamente a entidades com o estatuto de ONGPD de acordo com o registo efetuado

Leia mais

Instruções para preenchimento online - PF 2017

Instruções para preenchimento online - PF 2017 Instruções para preenchimento online - PF 2017 O programa de financiamento a projetos pelo INR, I.P. destina-se unicamente a entidades com o estatuto de ONGPD de acordo com o registo efetuado no INR, I.P.

Leia mais

Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Execução Física Versão 1.0

Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Execução Física Versão 1.0 Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Execução Física Versão 1.0 Índice Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Execução Física... 1 Versão 1.0... 1 1 Introdução... 4 1.1 Enquadramento... 5 1.2

Leia mais

Portal CAUL. Manual de Utilizador. Certificado de Autorização de Utilização de Lote. Versão 1.0 Página 1 de 39

Portal CAUL. Manual de Utilizador. Certificado de Autorização de Utilização de Lote. Versão 1.0 Página 1 de 39 Portal CAUL Certificado de Autorização de Utilização de Lote Manual de Utilizador Versão 1.0 Página 1 de 39 Índice 1 Resumo da Aplicação... 3 1.1 Sobre este documento... 3 2 Níveis de Acesso... 4 2.1 Perfil:

Leia mais

APOIO AO BENEFICIÁRIO - FEDER - MAIS CENTRO - GUIA DE SUBMISSÃO ELECTRÓNICA DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO

APOIO AO BENEFICIÁRIO - FEDER - MAIS CENTRO - GUIA DE SUBMISSÃO ELECTRÓNICA DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO APOIO AO BENEFICIÁRIO - FEDER - MAIS CENTRO - GUIA DE SUBMISSÃO ELECTRÓNICA DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO GUIA DE PREENCHIMENTO: - SUBMISSÃO ELECTRÓNICA DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO - SUBMISSÃO DE CHECK-LIST DE

Leia mais

Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Indicadores Versão 1.1

Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Indicadores Versão 1.1 Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Indicadores Versão 1.1 Índice Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Indicadores... 1 Versão 1.1... 1 1 Introdução... 4 1.1 Enquadramento... 4 1.2 Organização

Leia mais

Candidatura on-line Instruções operacionais de preenchimento

Candidatura on-line Instruções operacionais de preenchimento NOTA PRÉVIA A candidatura ao Programa Nacional de Financiamento a projectos pelo INR, I.P. efetua-se exclusivamente online, através da plataforma web disponível no separador Programas e Projetos em www.inr.pt.

Leia mais

CONTRATO EMPREGO-INSERÇÃO E CONTRATO EMPREGO-INSERÇÃO+ Guia de Apoio à apresentação de candidaturas

CONTRATO EMPREGO-INSERÇÃO E CONTRATO EMPREGO-INSERÇÃO+ Guia de Apoio à apresentação de candidaturas CONTRATO EMPREGO-INSERÇÃO E CONTRATO EMPREGO-INSERÇÃO+ Guia de Apoio à apresentação de candidaturas Atualizado em 23.08.2018 ÍNDICE 1. Procedimentos de candidatura... 3 1.1 Efetuar o registo da entidade

Leia mais

Movimento Transfronteiriço de Resíduos Lista Verde Desmaterialização do Anexo VII

Movimento Transfronteiriço de Resíduos Lista Verde Desmaterialização do Anexo VII Movimento Transfronteiriço de Resíduos Lista Verde Desmaterialização do Anexo VII Versão 3.0 junho de 2017 MTR ListaVerde: O que é e para que serve O movimento de resíduos da Lista Verde que se destinam

Leia mais

REVVASE Programa de Generalização de Refeições do 1º ciclo - PGR

REVVASE Programa de Generalização de Refeições do 1º ciclo - PGR Data do Manual: 13/10/2015 Atualizado em: 19/10/2016 Verifique a sua versão Manual da Aplicação REVVASE Programa de Generalização de Refeições do 1º ciclo - PGR O Registo de Verbas e Valores da Ação Social

Leia mais

Projeto Testes Intermédios (TI) 2013/2014. Manual de utilização da Extranet TI. Diretores e Gestores de Projeto

Projeto Testes Intermédios (TI) 2013/2014. Manual de utilização da Extranet TI. Diretores e Gestores de Projeto Projeto Testes Intermédios (TI) 2013/2014 Manual de utilização da Extranet TI Diretores e Gestores de Projeto 17 de outubro de 2013 1 Leia com muita atenção este manual. A sua leitura é imprescindível

Leia mais

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DO CAMÕES, I.P. COOPERAÇÃO ONLINE. Candidaturas Online às Linhas de Cofinanciamento da Sociedade Civil

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DO CAMÕES, I.P. COOPERAÇÃO ONLINE. Candidaturas Online às Linhas de Cofinanciamento da Sociedade Civil COOPERAÇÃO ONLINE Candidaturas Online às Linhas de Cofinanciamento da Sociedade Civil Sessões de Formação: 2 e 3 de Outubro de 2017 1 ÍNDICE 1. Novo Portal de Serviços Camões + acessível 2. Cooperação

Leia mais

Loja Para Todos. Guia de Apoio à Candidatura Online

Loja Para Todos. Guia de Apoio à Candidatura Online Loja Para Todos Recomendações gerais: Consultar o Guião e as Perguntas Frequentes - FAQ disponíveis no sítio eletrónico http://rehabitarlisboa.cm-lisboa.pt, menu COMO FAZER / Loja Para Todos ; Ter em atenção

Leia mais

Guia de Apoio à Candidatura Online

Guia de Apoio à Candidatura Online Recomendações gerais: Consultar as Normas e as Perguntas Frequentes - FAQ disponíveis no sítio eletrónico http://rehabitarlisboa.cm-lisboa.pt, menu COMO FAZER / Programa O Bairro (Com)vida ; Certificar-se

Leia mais

GUIA DE APOIO CANDIDATURA

GUIA DE APOIO CANDIDATURA Ano 2018 Câmara Municipal de Lisboa Direção Municipal Habitação e Desenvolvimento Local GUIA DE APOIO CANDIDATURA CONCURSO CENTRO HISTÓRICO Indice Recomendações gerais para o preenchimento do formulário

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2013

Programa BIP/ZIP 2013 Programa BIP/ZIP 2013 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 027 Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone: 21 322 73 60

Leia mais

PDR2020 Manual do Balcão - Pedidos de Alteração

PDR2020 Manual do Balcão - Pedidos de Alteração PDR2020 Manual do Balcão - Pedidos de Alteração Versão 1.0 Data última alteração 03-01-2017 Página 1/24 Índice 1 Introdução... 4 2 Pedidos de Alteração... 4 2.1 Criar um pedido de alteração... 4 2.2 Alteração

Leia mais

Candidatura Passo a Passo

Candidatura Passo a Passo Candidatura Passo a Passo 1.1 Candidaturas on-line Este manual é um documento ilustrativo de como efetuar a sua candidatura passo a passo e de exemplo para todos os regimes de candidatura, existindo informações

Leia mais

- Manual do Utilizador - Relatórios de Contratação no SRVI

- Manual do Utilizador - Relatórios de Contratação no SRVI Março de 2016 Índice 1 Enquadramento... 3 2 Credenciação no SAC... 5 3 Relatório de Contratação (RC)... 7 3.1 Preencher e submeter um RC na PECP... 7 3.2 Criar um RC diretamente no SRVI... 7 3.3 Consultar

Leia mais

GUIA PARA A UTILIZAÇÃO DA APLICAÇÃO COOPERA 2020

GUIA PARA A UTILIZAÇÃO DA APLICAÇÃO COOPERA 2020 GUIA PARA A UTILIZAÇÃO DA APLICAÇÃO COOPERA 2020 FICHA 9: Fase Certificação de Operação 1 Nesta Ficha descrever-se-ão as tarefas relacionadas com a criação, assinatura e envio das Certificações de Operação.

Leia mais

Manual de Utilizador. Documento de Apoio. (Versão Janeiro 2019)

Manual de Utilizador. Documento de Apoio. (Versão Janeiro 2019) Manual de Utilizador Documento de Apoio (Versão Janeiro 2019) Índice 1. O que é o myalfaloc? 3 2. Os diferentes tipos de perfil de utilizador 4 2.1 Administrador da conta 4 2.2 Financeiro da conta 4 2.3

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2018

Programa BIP/ZIP 2018 Programa BIP/ZIP 2018 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 045 GerEmprega Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone: 21

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2011

Programa BIP/ZIP 2011 Programa BIP/ZIP 211 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 3 Aprendizagem e Formação Informática Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 11-6 Lisboa

Leia mais

PLATAFORMA MUNICIPAL DE GESTÃO EDUCATIVA

PLATAFORMA MUNICIPAL DE GESTÃO EDUCATIVA PLATAFORMA MUNICIPAL DE GESTÃO EDUCATIVA ANO LETIVO 2019/2020 Candidaturas Online Almoço e Lanches Escolares [Pré-Escolar e 1º CEB] AAAF Prolongamento de horário [Pré-Escolar] Auxílios Económicos - material

Leia mais

M a n u a l d o C a n d i d a t o

M a n u a l d o C a n d i d a t o Para efetuar o processo de candidatura deve aceder ao link: http://ff.academicos.ul.pt/cssnetff Tenha sempre em atenção que durante o seu processo de candidatura todos os campos assinalados com * são de

Leia mais

Guia de Orientação. SAS_GO015 - Candidatura online à Creche e ao Jardim de Infância

Guia de Orientação. SAS_GO015 - Candidatura online à Creche e ao Jardim de Infância Guia de Orientação SAS_GO015 - Candidatura online à Creche e ao Jardim de Infância Âmbito: SAS_P008 Acesso aos Serviços de Apoio à Infância Objetivo: Disponibilizar um guia de apoio para a candidatura

Leia mais

EMPREGO JOVEM ATIVO. Guia de Apoio à apresentação de candidaturas

EMPREGO JOVEM ATIVO. Guia de Apoio à apresentação de candidaturas EMPREGO JOVEM ATIVO Guia de Apoio à apresentação de candidaturas Atualizado em 23.08.2018 ÍNDICE 1. Procedimentos de candidatura... 3 1.1 Efetuar o registo da entidade e do representante no portal iefponline...

Leia mais

Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré Escolar Ano Letivo 2014/2015

Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré Escolar Ano Letivo 2014/2015 Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré Escolar Ano Letivo 2014/2015 Para esclarecimento de dúvidas e apoio ao preenchimento das candidaturas deverão as Instituições contatar as entidades

Leia mais

UNIVERSIDADE DE LISBOA

UNIVERSIDADE DE LISBOA UNIVERSIDADE DE LISBOA Manual de Utilizador mygiaf Índice Introdução... 3 1. Autenticação no Software... 4 2. Lista de Notificações... 4 3. Consulta de Dados... 6 4. Alteração de Dados (Pessoais, Familiares,

Leia mais

PROGRAMA CIDADANIA ATIVA MANUAL DO PROMOTOR ANEXO 2: PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE PEDIDO DE PAGAMENTO

PROGRAMA CIDADANIA ATIVA MANUAL DO PROMOTOR ANEXO 2: PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE PEDIDO DE PAGAMENTO PROGRAMA CIDADANIA ATIVA MANUAL DO PROMOTOR ANEXO 2: PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE PEDIDO DE PAGAMENTO É importante ler e analisar atentamente este anexo, bem como o Manual do Promotor, antes de proceder

Leia mais

PROGRAMA INICIATIVAS EM SAÚDE PÚBLICA

PROGRAMA INICIATIVAS EM SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA INICIATIVAS EM SAÚDE PÚBLICA Manual de Preenchimento do Formulário de Candidatura As Candidaturas ao Programa "Iniciativas em Saúde Pública" decorrem por um período de dois meses e concretizam-se

Leia mais

MANUAL DE CANDIDATURA A MESTRADO

MANUAL DE CANDIDATURA A MESTRADO MANUAL DE CANDIDATURA A MESTRADO Núcleo de Planeamento e Gestão Académica / Gabinete de Estudos Pós-Graduados 22-05-2017 Índice 1. Acesso à plataforma... 2 2. Registo & Criação de Conta... 3 3. Candidatura...

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DE CANDIDATURAS CANDIDATURA AOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS

GUIA DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DE CANDIDATURAS CANDIDATURA AOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS GUIA DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DE CANDIDATURAS CANDIDATURA AOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS 1. Aceder ao Portal de Candidaturas O acesso ao portal de candidaturas pode realizar-se de dois links:

Leia mais

Manual de apoio ao utilizador

Manual de apoio ao utilizador Manual de apoio ao utilizador Área de condutores 1 ÍNDICE Página 1. INTRODUÇÃO 3 2. REGISTO NOS SERVIÇOS ONLINE 3 3. REGISTO DO PEDIDO 7 Inserção de avaliação psicológica 10 Confirmação dos dados apresentados

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR BALCÃO ÚNICO

MANUAL DO UTILIZADOR BALCÃO ÚNICO MANUAL DO UTILIZADOR BALCÃO ÚNICO Este documento constitui o manual do utilizador do Balcão Único da Ordem dos Engenheiro e descreve as principais funcionalidades e operações/pedidos que poderão ser efetuados

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO PASSO A PASSO

MANUAL DO CANDIDATO PASSO A PASSO MANUAL DO CANDIDATO PASSO A PASSO 1 CANDIDATURA MAIORES DE 23 ANOS PASSO A PASSO Para efectuar o processo de candidatura o candidato deverá aceder ao portal da ESTES, onde seja anunciado a disponibilização

Leia mais

1. Registo no GRT Painel de Utilizador Registrar Equipamento Lista de Equipamentos Editar Dados do Equipamento 11

1. Registo no GRT Painel de Utilizador Registrar Equipamento Lista de Equipamentos Editar Dados do Equipamento 11 ÍNDICE 1. Registo no GRT 3 1.1 Painel de Utilizador 7 2. Registrar Equipamento 9 2.1 Lista de Equipamentos 10 2.2 Editar Dados do Equipamento 11 2.3 Apagar Equipamento 12 3.Enviar Novo Pedido de Restituição

Leia mais

INSCRIÇÕES ANO LETIVO 2018/2019 Candidaturas Online

INSCRIÇÕES ANO LETIVO 2018/2019 Candidaturas Online PLATAFORMA MUNICIPAL DE GESTÃO EDUCATIVA INSCRIÇÕES ANO LETIVO 2018/2019 Candidaturas Online Almoço e Lanches Escolares [Pré-Escolar e 1º CEB] AAAF Prolongamento de horário [Pré-Escolar] Auxílios Económicos

Leia mais

ÁRVORE DE CONTEÚDOS. Secção Separador 1 Separador 2 Separador 3 Separador 4 Identificação Entidade Recursos Humanos (Entidades parceiras)*

ÁRVORE DE CONTEÚDOS. Secção Separador 1 Separador 2 Separador 3 Separador 4 Identificação Entidade Recursos Humanos (Entidades parceiras)* GUIA DE APOIO AO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE CANDIDATURA TIPOLOGIA DE OPERAÇÕES: 3.33 PROGRAMA DE PARCERIAS PARA O IMPACTO CONCURSO: POISE-39-2018-03 ÁRVORE DE CONTEÚDOS Secção Separador 1 Separador

Leia mais

MAR2020 Manual de Utilização do Balcão do Beneficiário

MAR2020 Manual de Utilização do Balcão do Beneficiário MAR2020 Manual de Utilização do Balcão do Beneficiário Versão 1.0 Data 20/03/2018 Página 1 de 22 Guia de Conteúdos 1. Acesso ao Balcão... 3 2. Registo de Entidade... 4 2.1. Registo de Beneficiário... 4

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA REGISTO DE PRODUTORES DE EEE E P&A

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA REGISTO DE PRODUTORES DE EEE E P&A ANREEE MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA REGISTO DE PRODUTORES DE EEE E P&A SIRP ANREEE Índice 1. Início do registo para fluxo de EEE + P&A... 3 1.1. Entrar na ANREEE: www.anreee.pt... 3 1.2. Aceder à plataforma

Leia mais

Como Declarar online e pagar sem filas?

Como Declarar online e pagar sem filas? Como Declarar online e pagar sem filas? Declaração Online a) Acesso à sua conta no Portal do Cidadão Ao aceder ao Portal do Cidadão (www.portondinosilha.cv), faça o login para aceder à sua conta (para

Leia mais

REVVASE Mapas de Análise Financeira

REVVASE Mapas de Análise Financeira Data do Manual: 22/05/2015 Atualizado em: 15/07/2016 Verifique a sua versão Manual da Aplicação REVVASE Mapas de Análise Financeira O Registo de Verbas e Valores da Ação Social Escolar (REVVASE) é uma

Leia mais

1 MANUAL DO CANDIDATO

1 MANUAL DO CANDIDATO 1 MANUAL DO CANDIDATO 2017-18 (Aconselha-se que utilize, preferencialmente, os browsers Firefox 3+, Safari ou Chrome ) 1.1 Acesso à plataforma Para iniciar o processo de candidatura o candidato deverá

Leia mais

1.1 Candidaturas on-line

1.1 Candidaturas on-line 1.1 Candidaturas on-line Este manual é um documento de passo a passo de como efetuar a sua candidatura. As imagens apresentadas são exemplos do processo de candidaturas. De acordo com o regime de candidatura

Leia mais

Manual Matrículas/Inscrições On-line https://academicos.ipcb.pt

Manual Matrículas/Inscrições On-line https://academicos.ipcb.pt Manual Matrículas/Inscrições On-line https://academicos.ipcb.pt 2015@ Instituto Politécnico de Castelo Branco academicos@ipcb.pt 1 PASSO 1 - REGISTO Aceder à página web: https://academicos.ipcb.pt Clique

Leia mais

"REFORÇAR A CAPACIDADE E SUSTENTABILIDADE DA SOCIEDADE CIVIL (ORGANIZAÇÕES E SETOR)"

REFORÇAR A CAPACIDADE E SUSTENTABILIDADE DA SOCIEDADE CIVIL (ORGANIZAÇÕES E SETOR) PROGRAMA CIDADÃOS ATIV@S AVISO DE CONCURSO #04 PEQUENOS PROJETOS "REFORÇAR A CAPACIDADE E SUSTENTABILIDADE DA SOCIEDADE CIVIL (ORGANIZAÇÕES E SETOR)" O Programa Cidadãos Ativ@s/Active Citizens Fund é implementado

Leia mais

DOCUMENTO DE APOIO À CANDIDATURA ON LINE À BOLSA TERRITORIAL - REGIME DE ACESSO HABITAÇÃO MUNICIPAL

DOCUMENTO DE APOIO À CANDIDATURA ON LINE À BOLSA TERRITORIAL - REGIME DE ACESSO HABITAÇÃO MUNICIPAL DOCUMENTO DE APOIO À CANDIDATURA ON LINE À BOLSA TERRITORIAL - REGIME DE ACESSO HABITAÇÃO MUNICIPAL Para mais esclarecimentos, ligue para 21 798 97 88 ou para o e-mail: rrahm@cm-lisboa.pt NOTA PRÉVIA:

Leia mais

M a n u a l d o C a n d i d a t o

M a n u a l d o C a n d i d a t o Para efetuar o processo de candidatura o candidato deverá aceder ao site abaixo indicado. Link: https://fd.academicos.ulisboa.pt/cssnetfd (Portal de candidaturas on line) Browsers recomendados: Microsoft

Leia mais

Instruções para preenchimento on-line da candidatura ao PF 2019

Instruções para preenchimento on-line da candidatura ao PF 2019 Instruções para preenchimento on-line da candidatura ao PF 2019 O programa de financiamento a projetos pelo INR, I.P. destina-se unicamente a entidades com o estatuto de ONGPD de acordo com o registo efetuado

Leia mais

Ano Letivo 2018/2019. Matrícula/Inscrição Alunos colocados através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior

Ano Letivo 2018/2019. Matrícula/Inscrição Alunos colocados através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Ano Letivo 2018/2019 Matrícula/Inscrição Alunos colocados através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Cursos de Licenciatura (1º Ano, 1º Semestre) Procedimento Estimados alunos, antes de

Leia mais

Estrutura Técnica de Animação da RRN, Versão revista a 15/02/2016. Alteração na página 3 - ponto 2.1.b. Versão revista a 18/01/2016

Estrutura Técnica de Animação da RRN, Versão revista a 15/02/2016. Alteração na página 3 - ponto 2.1.b. Versão revista a 18/01/2016 Versão revista a 15/02/2016 Alteração na página 3 - ponto 2.1. Versão revista a 18/01/2016 Alteração na página 3 - ponto 2.1.f Versão revista a 27/11/2015 Alteração na página 3 - ponto 2.1.b Estrutura

Leia mais

Movimento Transfronteiriço de Resíduos Lista Laranja

Movimento Transfronteiriço de Resíduos Lista Laranja Movimento Transfronteiriço de Resíduos Lista Laranja Desmaterialização da fase de comunicação dos movimentos sujeitos ao procedimento prévio de notificação e consentimento escrito à Agência Portuguesa

Leia mais

Gestão de PADS -Sigarra GABINETE DE PROJETOS

Gestão de PADS -Sigarra GABINETE DE PROJETOS Gestão de PADS -Sigarra GABINETE DE PROJETOS Workflow PAD Sigarra FCUP_ Gabinete Projetos > Intervenientes no workflow do PAD (Pedido de Autorização de Despesa): : Autor do PAD -------------------------------------------------------------->

Leia mais

Plataforma de submissa o de Petiço es, Iniciativas Legislativas de Cidada os e Iniciativas de Referendo. Manual do Utilizador

Plataforma de submissa o de Petiço es, Iniciativas Legislativas de Cidada os e Iniciativas de Referendo. Manual do Utilizador Plataforma de submissa o de Petiço es, Iniciativas Legislativas de Cidada os e Iniciativas de Referendo Manual do Utilizador Glossário AR Assembleia da República ILC Iniciativas Legislativas de Cidadãos

Leia mais

Manual de preenchimento do formulário de candidatura

Manual de preenchimento do formulário de candidatura Manual de preenchimento do formulário de candidatura Procedimento concursal comum conducente ao recrutamento de pessoal médico para a categoria de assistente Caro(a) Candidato(a) Foi disponibilizada uma

Leia mais

1. APLICAÇÃO Entrada na aplicação Recuperação de dados Saída da aplicação FUNCIONALIDADES Perfil...

1. APLICAÇÃO Entrada na aplicação Recuperação de dados Saída da aplicação FUNCIONALIDADES Perfil... ÍNDICE 1. APLICAÇÃO... 2-5 Entrada na aplicação... 2-3 Recuperação de dados... 3-4 Saída da aplicação... 4 2. FUNCIONALIDADES... 5-11 Perfil... 5-6 Editar perfil... 6-7 Histórico de candidaturas... 7-9

Leia mais

- Manual do Utilizador - Automatização dos Pedidos de Exceção

- Manual do Utilizador - Automatização dos Pedidos de Exceção Julho de 2015 Índice 1 Enquadramento... 3 2 Credenciação no SAC... 4 3 Pedido de... 5 3.1 Consultar Pedidos de... 5 3.2 Solicitar Pedido de... 7 3.3 Gravar Pedido de... 13 3.4 Submeter o Pedido de à espap...

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2011

Programa BIP/ZIP 2011 Programa BIP/ZIP 211 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 65 Viver Melhor: Requalif. de Espaços Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 11-6 Lisboa

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO

MANUAL DO CANDIDATO MANUAL DO CANDIDATO 2015-16 (Aconselha-se que utilize preferencialmente os browsers Firefox 3+, Safari ou Chrome ) 1.1 Candidaturas Online Para iniciar o processo de candidatura o candidato deverá aceder

Leia mais

Balcão2020 Guia de Apoio ao Beneficiário para Registo de Relatório de Execução de Operações FEDER/FC

Balcão2020 Guia de Apoio ao Beneficiário para Registo de Relatório de Execução de Operações FEDER/FC Balcão2020 Guia de Apoio ao Beneficiário para Registo de Relatório de Execução de Operações FEDER/FC Índice 1. Enquadramento... 2 A organização do formulário... 2 Quais os utilizadores e perfis que registam

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR. Pedido de Pagamento adiantado Promoção de Vinhos em Países Terceiros FORMULÁRIOS GENÉRICOS DESMATERIALIZADOS

MANUAL DO UTILIZADOR. Pedido de Pagamento adiantado Promoção de Vinhos em Países Terceiros FORMULÁRIOS GENÉRICOS DESMATERIALIZADOS MANUAL DO UTILIZADOR Pedido de Pagamento adiantado Promoção de Vinhos em Países Terceiros FORMULÁRIOS GENÉRICOS DESMATERIALIZADOS ÍNDICE 1. Enquadramento... 3 2. Acesso à área reservada... 4 3. Acesso

Leia mais

Índice. A. A medida Apoio ao Regresso de Emigrantes a Portugal B. Onde se pode candidatar: Iefponline... 3

Índice. A. A medida Apoio ao Regresso de Emigrantes a Portugal B. Onde se pode candidatar: Iefponline... 3 Índice A. A medida Apoio ao Regresso de Emigrantes a Portugal... 3 B. Onde se pode candidatar: Iefponline... 3 C. O que fazer se nunca se Registou no Portal iefponline... 6 D. Já está Registado no Portal

Leia mais

Manual de apoio ao utilizador

Manual de apoio ao utilizador Manual de apoio ao utilizador Área de condutores 1 ÍNDICE Página 1. INTRODUÇÃO 2 2. REGISTO NOS SERVIÇOS ONLINE 2 3. REGISTO DO PEDIDO 7 Inserção de avaliação psicológica 10 Confirmação dos dados apresentados

Leia mais

Portal de Credenciação: Manual do utilizador

Portal de Credenciação: Manual do utilizador Portal de Credenciação: Manual do utilizador Rua Viriato, n.º 7, 1050-233 LISBOA Tel: (+351) 213 878 046/7 Fax: (+351) 213 858 823 credencial@cases.pt http://www.cases.pt cooperativaantoniosergio Portal

Leia mais

Manual de Instruções Formulário online

Manual de Instruções Formulário online Lista de Técnicos com Formação Regulamentada em Protecção Integrada, Produção Integrada e Modo de Protecção Biológico Manual de Instruções Formulário online O Formulário de Inscrição apresenta 2 etapas

Leia mais

BALCÃO 2020 ORIENTAÇÕES DE APOIO PARA REGISTO DE MAPAS DE QUANTIDADES E AUTOS DE MEDIÇÃO

BALCÃO 2020 ORIENTAÇÕES DE APOIO PARA REGISTO DE MAPAS DE QUANTIDADES E AUTOS DE MEDIÇÃO BALCÃO 2020 ORIENTAÇÕES DE APOIO PARA REGISTO DE MAPAS DE QUANTIDADES E AUTOS DE MEDIÇÃO ÍNDICE Enquadramento... 4 Passo-a-Passo... 4 1. Importação do Mapa de Quantidades... 5 2. Registo do Auto de Medição...

Leia mais

Diretório Sector 3 A base de dados das Organizações Sem Fins Lucrativos

Diretório Sector 3 A base de dados das Organizações Sem Fins Lucrativos Diretório Sector 3 A base de dados das Organizações Sem Fins Lucrativos O que é o Diretório Sector3? Uma base de dados online das Organizações Sem Fins Lucrativos Uma rede de referência entre as Organizações

Leia mais

Agrupamento de Escolas Templários

Agrupamento de Escolas Templários Agrupamento de Escolas Templários Guião do utilizador Início Na página inicial do GIAE Online poderá aceder à área pessoal (netgiae) e a área geral (netalunos). O GIAE Online é uma aplicação instalada

Leia mais

PROGRAMA BIP/ZIP LISBOA 2016 PARCERIAS LOCAIS

PROGRAMA BIP/ZIP LISBOA 2016 PARCERIAS LOCAIS PERGUNTAS FREQUENTES Versão 28/06/2016 Com este Documento pretende-se divulgar as respostas às perguntas mais frequentes sobre o Programa BIP/ZIP Lisboa 2016 Parcerias Locais. Trata-se de um documento

Leia mais

PO- Projetos de Orçamento. Manual do utilizador

PO- Projetos de Orçamento. Manual do utilizador Manual do utilizador Índice 1. Âmbito da aplicação Projetos de Orçamento... 3 2. Acesso à aplicação... 3 3. Registo do Projeto de Orçamento... 4 4. Listar Projeto de Orçamento... 7 5. Reenvio de documentos...

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA REGISTO DE PRODUTORES DE EEE E P&A

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA REGISTO DE PRODUTORES DE EEE E P&A 2010 ANREEE MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA REGISTO DE PRODUTORES DE EEE E P&A SIRP ANREEE Índice 1. Início do registo para fluxo de EEE + P&A... 3 1.1. Entrar na ANREEE: www.anreee.pt... 3 1.2. Aceder à plataforma

Leia mais

Plataforma SSAIGT 3.0. Página inicial IGT

Plataforma SSAIGT 3.0. Página inicial IGT Plataforma SSAIGT 3.0 Página inicial De acordo com o espaço de trabalho pretendido o utilizador selecciona uma das três opções disponíveis e acede à página específica pretendida. IGT 2 REN ARU 3 Credenciação

Leia mais

Índice MANUAL DE UTILIZAÇÃO BALCÃO DIGITAL CGI

Índice MANUAL DE UTILIZAÇÃO BALCÃO DIGITAL CGI Índice 1. Requisitos que devem ser cumpridos para a correta utilização das funcionalidades do Balcão Digital... 2 2. Procedimentos inerentes à correta utilização do Balcão Digital... 3 3. Funcionalidades

Leia mais

Manual de Processo de Candidatura Online

Manual de Processo de Candidatura Online O primeiro passo é o acesso ao portal de candidaturas, disponível no endereço: https://candidaturas.essa.scml.pt Se estiver a decorrer algum período de candidatura será apresentado o respetivo regime,

Leia mais

GUIA PARA REGISTO DE PRODUTORES DE EEE E P&A

GUIA PARA REGISTO DE PRODUTORES DE EEE E P&A ANREEE GUIA PARA REGISTO DE PRODUTORES DE EEE E P&A SIRP ANREEE Índice 1. Início do registo para fluxo de EEE + P&A... 3 1.1. Entrar na ANREEE: www.anreee.pt... 3 1.2. Selecionar o botão central Faça aqui

Leia mais

1 Candidaturas on-line

1 Candidaturas on-line 1 Candidaturas on-line Para efectuar o processo de candidatura o candidato deverá aceder ao portal da ESAC nomeadamente ao link http://netpa.esac.pt/cssnet. Para iniciar o processo é necessário na homepage

Leia mais

Manual de Inscrição Online em Provas - Concorrente -

Manual de Inscrição Online em Provas - Concorrente - Portal Online Manual de Inscrição Online em Provas - Concorrente - Registo Portal Online Inscrição Online em Provas Versão 1.0 07.03.2019 1. REGISTO NO PORTAL ONLINE Caso não possua conta no Portal Online

Leia mais

Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - CPDI

Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - CPDI Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - CPDI Instruções para cadastramento de projetos de pesquisas no 1) Inicialmente, o professor responsável pelo projeto deve efetuar o login, utilizando

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2011

Programa BIP/ZIP 2011 Programa BIP/ZIP 2 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 5 Agulhanumpalheiro - Portal de Casas Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar -6 Lisboa

Leia mais

Manual de Processo de Candidatura

Manual de Processo de Candidatura O primeiro passo é o acesso ao portal de candidaturas, disponível no endereço http://da.ihmt.unl.pt/cssnet Se estiver a decorrer algum período de candidatura será apresentado o respetivo regime, em lista,

Leia mais

Novo utilizador: Faz o registo, valida o e acede à aplicação para preencher os dados.

Novo utilizador: Faz o registo, valida o  e acede à aplicação para preencher os dados. 1 Introdução Com este manual pretende-se descrever de forma simplificada o funcionamento do SGP 1, recorrendo a imagens da aplicação, de modo a facilitar a sua utilização. Em 15 de Julho de 2013, no âmbito

Leia mais

GUIA PARA A UTILIZAÇÃO DA APLICAÇÃO COOPERA 2020

GUIA PARA A UTILIZAÇÃO DA APLICAÇÃO COOPERA 2020 GUIA PARA A UTILIZAÇÃO DA APLICAÇÃO COOPERA 2020 FICHA 7: Fase auditor 1 Nesta Ficha descrever-se-á as tarefas relacionadas com a primeira parte do controlo de primeiro nível: a verificação da despesa.

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2012

Programa BIP/ZIP 2012 Programa BIP/ZIP 2012 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 097 Start Up Me Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone: 21

Leia mais

Índice MANUAL DE UTILIZAÇÃO BALCÃO DIGITAL ADC

Índice MANUAL DE UTILIZAÇÃO BALCÃO DIGITAL ADC Índice 1. Requisitos que devem ser cumpridos para a correta utilização das funcionalidades do Balcão Digital... 2 2. Procedimentos inerentes à correta utilização do Balcão Digital... 2 3. Funcionalidades

Leia mais

https://intranet.interreg-sudoe.eu

https://intranet.interreg-sudoe.eu https://intranet.interreg-sudoe.eu Aceder à Aplicação Informática com o nome de usuário e a palavrachave que receberá uma vez assinado o Acordo de Concessão. Cada entidade beneficiária deve ter pelo menos

Leia mais

M a n u a l d o C a n d i d a t o

M a n u a l d o C a n d i d a t o Para efectuar o processo de candidatura o candidato deverá aceder ao site abaixo indicado. Link: http://fl.academicos.ul.pt/cssnetfl/ Para iniciar o processo é necessário clicar no tipo de curso que se

Leia mais

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica de Telecomunicações de Computadores Guia de utilização do Moodle (Versão 1.6.2) Vista do Professor Versão 2.0 Outubro

Leia mais

Divisão de Gestão de ASSUNTOS ACADÉMICOS. Candidatura online

Divisão de Gestão de ASSUNTOS ACADÉMICOS. Candidatura online Candidatura online Para efetuar o processo de candidatura o candidato deverá aceder a http://netpa.fmh.ulisboa.pt/cssnet/page 1.º Passo Escolher o regime pretendido. 2.º Passo Criar o registo de utilizador

Leia mais

Instruções para a submissão online de candidatura para Barraquinha na Queima das Fitas do Porto 2019

Instruções para a submissão online de candidatura para Barraquinha na Queima das Fitas do Porto 2019 Instruções para a submissão online de candidatura para Barraquinha na Queima das Fitas do Porto 2019 A plataforma de candidatura às Barraquinhas da Queima das Fitas do Porto encontra-se disponível em www.queima.fap.pt.

Leia mais

A. Guião de Apoio ao Registo das Instituições

A. Guião de Apoio ao Registo das Instituições A. Guião de Apoio ao Registo das Instituições NOTA PRÉVIA: Todas as Instituições, com exceção das Juntas de Freguesia, que pretendam ser Promotoras de Projetos no Programa BIP/ZIP têm que se inscrever

Leia mais

Candidatura Passo a Passo

Candidatura Passo a Passo Candidatura Passo a Passo 1.1 Candidaturas on-line Este manual é um documento ilustrativo como efetuar a sua candidatura passo a passo. Para efetuar o processo de candidatura deverá aceder ao portal de

Leia mais

DIRECÇÃO GERAL DO ORÇAMENTO MANUAL DE UTILIZADOR. Declarações de Confirmação de Cabimento Orçamental

DIRECÇÃO GERAL DO ORÇAMENTO MANUAL DE UTILIZADOR. Declarações de Confirmação de Cabimento Orçamental DIRECÇÃO GERAL DO ORÇAMENTO MANUAL DE UTILIZADOR Declarações de Confirmação de Cabimento Orçamental Fevereiro de 2012 Índice 1. Enquadramento... 3 2. Descrição do processo... 3 3. Registo do Pedido...

Leia mais

Manual do Utilizador Gestor

Manual do Utilizador Gestor Manual do Utilizador Gestor 1. Conhecer o 20 Escola Digital... 3 20 Escola Digital Visão Geral... 3 2. Autenticação... 5 3. Mural... 6 3.1. Partilhar um comentário... 6 3.2. Comentar um comentário... 6

Leia mais

1. Introdução. 2. Acesso ao Portal - Código de Estabelecimento de Ensino

1. Introdução. 2. Acesso ao Portal - Código de Estabelecimento de Ensino Manual do Portal MyEscola 1. Introdução 2. Acesso ao Portal 3. Formulário de Login 4. Recuperação de Password 5. Portal 1. Mensagens 2. Documentos 3. Escola 4. Alunos 5. Professores 6. Horário 7. Calendário

Leia mais