16/01 - O Ânima e o Núcleo de Acessibilidade receberam as representantes Raquel Ribas Fialho, Fernanda Guedes Porto e Daniela Couto Nobre, do Núcleo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "16/01 - O Ânima e o Núcleo de Acessibilidade receberam as representantes Raquel Ribas Fialho, Fernanda Guedes Porto e Daniela Couto Nobre, do Núcleo"

Transcrição

1 AÇÕES ÂNIMA 2015

2 16/01 - O Ânima e o Núcleo de Acessibilidade receberam as representantes Raquel Ribas Fialho, Fernanda Guedes Porto e Daniela Couto Nobre, do Núcleo de Apoio Acadêmico da UNISC, para conversar sobre o funcionamento dos setores da UFSM.

3 27/02 - A Prof. Sílvia Pavão e a Pedagoga do Ânima, Bruna P. Alves Fiorin, receberam a coordenadora da 8ª CRE, Iara Regina Druzian, e outros três representantes da Coordenadoria para reunião acerca do Curso de Mediação de Conflito Escolar.

4 06/03 - Abertura do Curso de Mediação de Conflito Escolar Prof. Sílvia Maria de Oliveira Pavão; Pró- Reitora de Graduação Martha Adaime, Pedagoga Bruna P. Alves Fiorin, Representantes 8ª CRE.

5 13/03 - Seleção de estagiários do Curso de Graduação em Psicologia organizada pelos psicólogos Lidiene Marquesan, Lizinara Pereira da Costa e Renato Favarin dos Santos.

6 13/03 - O acadêmico Rafael Menezes Alves participou hoje da Premiação dos "40 Melhores" trabalhos apresentados na 29ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM. O trabalho "Aspectos Interdisciplinares do Aprender na Universidade", orientado pela Prof. Drª Sílvia Maria de Oliveira Pavão e coorientado pela Ms Bruna P. Alves Fiorin, é uma das pesquisas desenvolvidas no Ânima - Núcleo de Apoio à Aprendizagem na Educação.

7 17/03 - Reunião Comissão Aprendizagem.

8

9

10

11 26/05 - Reunião Comissão Aprendizagem

12 22/05 Palestra de apresentação dos Núcleos de Acessibilidade e ÂNIMA Núcleo de Apoio à Aprendizagem na Educação no Colégio Politécnico da UFSM Ministrantes: Cristian Evandro Sehnem, Évelyn da Rocha Bueno, Natana Pozzer Vestena. 29/05 Palestra de apresentação dos Núcleos de Acessibilidade e ÂNIMA Núcleo de Apoio à Aprendizagem na Educação no Colégio Politécnico da UFSM Ministrantes: Cristian Evandro Sehnem, Andreia Ines Dillenburg, Jéssica Colpo Bortolazzo.

13 22/06 - A Universidade Federal de Santa Maria reconhece o mérito de Rafael Menezes Alves e enaltece seu esforço e dedicação, que resultaram na conquista de significativa distinção no ano de 2014.

14 Livro Ações de Atenção À Aprendizagem no Ensino Superior Org. Sílvia Maria de Oliveira Pavão Livro Aprendizagem e Acessibilidade: Travessias do aprender na universidade Org. Sílvia Maria de oliveira Pavão; Bruna Pereira Alves Fiorin; Ana Cláudia Pavão Siluk; Fabiane Vanessa Breitenback

15 19/06 - II Seminário Aprendizagem no Ensino Superior e II Seminário Acessibilidade.

16 19/06 - II Seminário Aprendizagem no Ensino Superior e II Seminário Acessibilidade.

17 19/06 - Trabalho de autoria de Taciana Uecker, Bruna P. Alves Fiorin, Évelyn da Rocha Bueno e Sílvia Maria de Oliveira Pavão foi apresentado pela bolsista Taciana Uecker no XVII Seminário Internacional de Educação do Mercosul - UNICRUZ.

18 24 a 27/06 - Participação do Psicólogo Renato no II International Meeting on Mindfulness, III Brazilian Meeting on Mindfulness and Helth Promotion São Paulo.

19 12 a 17/07 - Participação do bolsista Rafael Menezes Alves na 67ª Reunião Anual da SBPC apresentando pesquisa do Ânima de sua autoria em conjunto com a Prof. Sílvia Maria de Oliveira Pavão e a Pedagoga Bruna Pereira Alves Fiorin.

20 14/07 - Bolsista Évelyn da Rocha Bueno apresentou o trabalho Espaços de Aperfeiçoamento na universidade: discussões na área da Educação Especial, de sua autoria e de Taciana Uecker, Bruna Pereira Alves Fiorin e Sílvia Maria de Oliveira Pavão, no IV Seminário Internacional sobre Surdocegueira/ UFSM.

21

22

23 11/08 Palestra para acadêmicos do Centro de Tecnologia - Entrei na universidade, e agora? Ministrante: Psicólogo Renato Favarin dos Santos. 13/08 Palestra na Semana da Calourada do Curso de Enfermagem Ministrante: Psicólogo Renato Favarin dos Santos.

24 18/08 - Reunião da Comissão da Aprendizagem.

25 21/08 - "Programação da Semana da Pessoa Com Deficiência", com apresentação do Ânima, Núcleo de Acessibilidade e Ações. Ministrantes: Evelyn da Rocha Bueno, Natana Pozzer, Andreia Dillienburg.

26 17/09 Palestra de apresentação dos Núcleos de Acessibilidade e de Apoio à Aprendizagem na Educação no Colégio Politécnico da UFSM Ministrantes: Cristian Evandro Sehnem, Évelyn da Rocha Bueno, Natana Pozzer Vestena, Andreia Ines Dillenburg. 22/09 Palestra em Frederico Westphalen Servidores: Renato Favarin dos Santos (Como os professores podem auxiliar na promoção da saúde na universidade?) e Fabiane Vanessa Breitenbach (Aprendizagem e as dificuldades acadêmicas).

27

28

29

30 06/10 Bolsistas Évelyn da Rocha Bueno e Taciana Uecker participaram da Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da UNIVATES apresentando os trabalhos Contribuições do lúdico para a aprendizagem da LIBRAS no Ensino Superior e Acompanhamento Especializado: contribuições para o desempenho acadêmico de estudantes universitários. Ambos os trabalhos eram de autoria de Bruna P. Alves Fiorin, Évelyn da Rocha Bueno, Taciana Uecker e Sílvia Maria de Oliveira Pavão.

31 08/10 A bolsista Taciana Uecker participou do Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão UNIFRA apresentando o trabalho O Atendimento Educacional Especializado na Educação Superior: uma inovação nos processos de ensino aprendizagem, de sua autoria e de Bruna P. Alves Fiorin, Évelyn da Rocha Bueno e Sílvia Maria de Oliveira Pavão.

32

33

34 20/10 Bolsistas Évelyn da Rocha Bueno e Taciana Uecker participaram da 30ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM apresentando os trabalhos Educação Superior: discutindo os processos de aprendizagem e Equipe Interdisciplinar: contribuições clínicas para a aprendizagem. Ambos os trabalhos eram de autoria de Bruna P. Alves Fiorin, Évelyn da Rocha Bueno, Taciana Uecker e Sílvia Maria de Oliveira Pavão.

35 Palestra Transtornos Depressivos

36 10/11 a 20/12 A pedagoga Bruna P. Alves Fiorin e a professora Sílvia Maria de Oliveira Pavão participaram de um dos Módulos do Curso de Planejamento Acadêmico, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação e Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFSM, discutindo as questões da aprendizagem e acessibilidade na Universidade.

37

38

39

40 ATENDIMENTOS PSICOLÓGICOS ATENDIMENTOS PSICOPEDAGÓGICOS AEE Acadêmicos atendidos Atendimentos realizados Acadêmicos atendidos Atendimentos realizados Acadêmicos atendidos Atendimentos realizados

41 QUANTIDADE ESTUDANTES ATENDIDOS PARTICIPANTES MINICURSOS PALESTRAS CURSO DE MEDIAÇÃO SEMINÁRIO TOTAL ATENDIMENTOS REALIZADOS AEE PSICOLÓGICO PSICOPEDAGÓGICO TOTAL

42 Motivos que levam a fazer os minicursos 34% Temas Interessantes 54% Certificados MINICURSOS 12% Busca por aperfeiçoamento e novas aprendizagens O minicurso contribui para a aprendizagem? 157 Participantes 2013 Participantes 2014 Participantes % 46% 21% Sim, trabalha questões não vistas até o momento Sim, aprofunda questões relacionadas ao curso e formação Sim, todo conhecimento é válido

43 02/12/15 Os Psicólogos Renato Favarin dos Santos e Filipe Salles realizaram a seleção de estagiários do Curso de Psicologia.

ATENÇÃO AOS REQUISITOS!!!

ATENÇÃO AOS REQUISITOS!!! ATENÇÃO AOS REQUISITOS!!! Currículo 1/303 Psicologia e Psicoterapia Psicanalítica II; Psicologia no Contexto Social: Trabalho I; Prática Interdisciplinar em Psicologia III (Grupos); Prática Interdisciplinar

Leia mais

Centro de Atenção Psicossocial CONTEXTO UNIVERSITÁRIO DA PUCRS

Centro de Atenção Psicossocial CONTEXTO UNIVERSITÁRIO DA PUCRS Centro de Atenção Psicossocial ATENÇÃO PSICOSSOCIAL E INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO DA PUCRS EQUIPE CAP Coordenação Psicóloga e Pró-Reitora de Assuntos Comunitários Jacqueline

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO ACADÊMICO NAAC

NÚCLEO DE APOIO ACADÊMICO NAAC NÚCLEO DE APOIO ACADÊMICO Universidade de Santa Cruz do Sul Pró-Reitoria de Graduação COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NAP Núcleo de Apoio Pedagógico Núcleo de Apoio Acadêmico Ações Gerais Coordenadora Profª Drª

Leia mais

Programas de Atendimento aos Estudantes

Programas de Atendimento aos Estudantes Programas de Atendimento aos Estudantes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Câmpus Guarulhos 1. Integração dos Ingressantes O atendimento ao estudante no IFSP Guarulhos

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS Pró-Reitoria Acadêmica Centro de Ciências da Saúde Curso de Graduação em

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS Pró-Reitoria Acadêmica Centro de Ciências da Saúde Curso de Graduação em Anexo 12 FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS Pró-Reitoria Acadêmica Centro de Ciências da Saúde Curso de Graduação em Odontologia REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

Universidade do Sul de Santa Catarina Unisul. Programa de Promoção de Acessibilidade

Universidade do Sul de Santa Catarina Unisul. Programa de Promoção de Acessibilidade Universidade do Sul de Santa Catarina Unisul Programa de Promoção de Acessibilidade O que é o Programa de Promoção de Acessibilidade da Unisul O Programa de Promoção de Acessibilidade (PPA) busca promover

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE AÇÕES EDUCACIONAIS (ÂNIMA / ACESSIBILIDADE)

RELATÓRIO ANUAL DE AÇÕES EDUCACIONAIS (ÂNIMA / ACESSIBILIDADE) Relatório Anual 2015 2 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE RELATÓRIO ANUAL DE AÇÕES EDUCACIONAIS (ÂNIMA / ACESSIBILIDADE) Santa Maria, 15 de julho de 2015.

Leia mais

REGIMENTO DO CEDUC Centro de Educação da Universidade Federal de Itajubá

REGIMENTO DO CEDUC Centro de Educação da Universidade Federal de Itajubá REGIMENTO DO CEDUC Centro de Educação da Universidade Federal de Itajubá Dispõe sobre a constituição e funcionamento do Centro de Educação da Universidade Federal de Itajubá. CAPÍTULO I DO CENTRO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro ASSER

Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro ASSER Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro ASSER Especialização em Psicopedagogia Institucional 430 horas Clínica 610 horas Objetivos do curso: Analisar criticamente a problemática do fracasso

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul CURSO DE DESIGN

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul CURSO DE DESIGN Atividades Complementares Regulamento Conforme definido neste Projeto Pedagógico, o perfil profissional do Designer formado pela PUCRS, exige o desenvolvimento de atividades complementares, curriculares

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2013

PLANO DE TRABALHO 2013 Objetivo 1: Estruturar as rotinas e procedimentos do SINAC (anexo, Projeto de Estágio) Recursos Necessários R$1.000,00 1 bolsista Preparação da estagiária Entrevistas com alunos, professores e funcionários

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Fórum Regional Sudeste de Pró-Reitores de Graduação (FORGRAD) Universidade Católica de Petrópolis, RJ 01/04/2016 1. 2. Precarização do Programa 3.

Leia mais

TRILHA IV TRABALHANDO COM GRANDES GRUPOS

TRILHA IV TRABALHANDO COM GRANDES GRUPOS TRILHA IV TRABALHANDO COM GRANDES GRUPOS OFICINA 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO Segunda, 06/02, das 19h às 22h30 OFICINA 2 MENTORIA, GESTÃO DE GRUPOS E CONFLITOS Terça, 07/02, das 19h às 22h30 OFICINA 3 PEER

Leia mais

O ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Lilian Rinaldi Ibanhez Psicopedagoga UNIFEOB ORGANIZAÇÃO

O ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Lilian Rinaldi Ibanhez Psicopedagoga UNIFEOB ORGANIZAÇÃO O ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS Lilian Rinaldi Ibanhez Psicopedagoga UNIFEOB ORGANIZAÇÃO Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos - UNIFEOB São João da Boa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB SELEÇÃO DE TUTORES EDITAL AEE/UFSM 01/2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB SELEÇÃO DE TUTORES EDITAL AEE/UFSM 01/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB SELEÇÃO DE TUTORES EDITAL AEE/UFSM 01/2009 A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM), em parceria com o Programa Universidade

Leia mais

Universidade Estadual de Goiás Pró-Reitoria de Graduação - PRG Coordenação de Direitos Humanos e Diversidade. Painel: Inclusão e Diversidade

Universidade Estadual de Goiás Pró-Reitoria de Graduação - PRG Coordenação de Direitos Humanos e Diversidade. Painel: Inclusão e Diversidade Universidade Estadual de Goiás Pró-Reitoria de Graduação - PRG Coordenação de Direitos Humanos e Diversidade Painel: Inclusão e Diversidade Coordenador: Prof. Dr. Rezende Bruno de Avelar CDHD Coordenação

Leia mais

UNIVERSIDADE CEUMA CURSO DE PSICOLOGIA NÚCLEO DE ESTUDOS EM PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO DO MARANHÃO - NEPEMA PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

UNIVERSIDADE CEUMA CURSO DE PSICOLOGIA NÚCLEO DE ESTUDOS EM PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO DO MARANHÃO - NEPEMA PROGRAMAÇÃO DO EVENTO UNIVERSIDADE CEUMA CURSO DE PSICOLOGIA NÚCLEO DE ESTUDOS EM PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO DO MARANHÃO - NEPEMA PROGRAMAÇÃO DO EVENTO I Colóquio Maranhense de Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo: práticas

Leia mais

Cadernos de Avaliação Institucional

Cadernos de Avaliação Institucional CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO - CPA Cadernos de Avaliação Institucional Engenharia de Minas Araxá Resultado da Avaliação

Leia mais

CONVIDADOS. Beatriz Cardoso Diniz (UFMG) Érica A. B. M.Tavares (UFLA)

CONVIDADOS. Beatriz Cardoso Diniz (UFMG) Érica A. B. M.Tavares (UFLA) CONVIDADOS Beatriz Cardoso Diniz (UFMG) Tradutora e Intérprete de Libras da UFMG no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão - NAI. Pós-graduada em Docência da Libras. Fonoaudióloga graduada pela Universidade

Leia mais

REGULAMENTO NÚCLEO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL AO DISCENTE FACULDADE CNEC ILHA DO GOVERNADOR

REGULAMENTO NÚCLEO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL AO DISCENTE FACULDADE CNEC ILHA DO GOVERNADOR REGULAMENTO NÚCLEO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL AO DISCENTE FACULDADE CNEC ILHA DO GOVERNADOR Núcleo de Atendimento Educacional ao Discente NAED Regulamento CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS DO NAED Art.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Resolução NDE/GESTÃO DA INFORMAÇÃO/FIC nº 01/2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Resolução NDE/GESTÃO DA INFORMAÇÃO/FIC nº 01/2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO GESTÃO DA INFORMAÇÃO Resolução NDE/GESTÃO DA INFORMAÇÃO/FIC nº 01/2014 Normatiza os arts. 14 e 89 do Regulamento Geral de Cursos

Leia mais

744 JULIA DA ROSA. NUTRIÇÃO Renda familiar bruta TOLAZZI. mensal superior.

744 JULIA DA ROSA. NUTRIÇÃO Renda familiar bruta TOLAZZI. mensal superior. Edital Nº 007/2017- COPERVES RESULTADO FINAL APÓS RECURSOS DA ANÁLISE DE DOCUMENTOS REFERENTES AO DESEMPATE A Pró-Reitoria de Graduação, através da Coordenadoria de Planejamento Acadêmico, torna público

Leia mais

V OLIMPÍADA REGIONAL DE MATEMÁTICA DE SANTA CATARINA

V OLIMPÍADA REGIONAL DE MATEMÁTICA DE SANTA CATARINA V OLIMPÍADA REGIONAL DE MATEMÁTICA DE SANTA CATARINA Alda Dayana Mattos Acadêmica do Curso de Matemática, Habilitação Bacharelado, da UFSC Cristiani M. Kusma, Edinéia Zarpelon, Elizangela G. de Araújo,

Leia mais

Núcleo de Desenvolvimento Infantil da Universidade Federal de Santa Catarina

Núcleo de Desenvolvimento Infantil da Universidade Federal de Santa Catarina ENTREVISTA Núcleo de Desenvolvimento Infantil da Universidade Federal de Santa Catarina Entrevistadas Prof': Regiani Parisi * Prof': Maria Eli de Melo Barreto ** Entrevistadora Pro"f': Ana Beatriz Cerizara

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS CCR: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS CCR: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE CIÊNCIAS RURAIS

Leia mais

PANORAMA DOS NAPNES DO IF CATARINENSE. Campi Araquari, Camboriú, Concórdia, Rio do Sul, Sombrio e Videira.

PANORAMA DOS NAPNES DO IF CATARINENSE. Campi Araquari, Camboriú, Concórdia, Rio do Sul, Sombrio e Videira. PANORAMA DOS NAPNES DO IF CATARINENSE Campi Araquari, Camboriú, Concórdia, Rio do Sul, Sombrio e Videira. 2010 DIRETRIZES Disseminação da cultura da inclusão no âmbito do IFC através de projetos, assessorias

Leia mais

COLEGIADO DE CURSOS FACULDADE UNA DE BETIM RESOLUÇÃO 01/2016. Institui a Política de Acessibilidade e Atendimento para Estudantes com Deficiências.

COLEGIADO DE CURSOS FACULDADE UNA DE BETIM RESOLUÇÃO 01/2016. Institui a Política de Acessibilidade e Atendimento para Estudantes com Deficiências. COLEGIADO DE CURSOS RESOLUÇÃO 01/2016 Institui a Política de Acessibilidade e Atendimento para Estudantes com Deficiências. O Colegiado de Cursos da Faculdade Una de Betim, no uso de suas atribuições regimentais

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Artigo 1º - O presente regulamento normatiza as atribuições e o funcionamento do núcleo de apoio psicopedagógico da Faculdade de

Leia mais

EDUCAÇÃO TERAPÊUTICA UMA PROPOSTA DE TRATAMENTO De 21 a 24/1/2008

EDUCAÇÃO TERAPÊUTICA UMA PROPOSTA DE TRATAMENTO De 21 a 24/1/2008 Curso de aperfeiçoamento ORIENTAÇÃO À QUEIXA ESCOLAR de março a novembro de 2008, às segundas-feiras das 15h às 17h e às quintas-feiras das 13h15 às 17h15h OBJETIVOS Contribuir para o aperfeiçoamento de

Leia mais

01 UNINORTE ENADE. Faça também por você.

01 UNINORTE ENADE. Faça também por você. 01 UNINORTE ENADE Faça também por você. 02 ENADE UNINORTE Confira algumas questões e o seu significado 03 UNINORTE ENADE O curso propiciou experiências de aprendizagem inovadora? Apesar de ser confuso,

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra Gabinete de Aconselhamento Psicológico MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO DO GAP-SASUC GAP-SASUC - Sede Rua Dr. Guilherme Moreira, 12 3000-210 Coimbra

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Of. Circ. CAEx nº 08/2014 São Carlos, 07 de outubro de 2014. Prezado(a) Senhor(a), Convocamos Vossa Senhoria a participar da 25ª Reunião Ordinária da Câmara de Atividades de Extensão do Conselho de Extensão

Leia mais

Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado. Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes - ICHLA

Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado. Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes - ICHLA Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes - ICHLA - Curso de Psicologia Currículo 2011/01 e 2013/01 Descrição do Curso: O Curso de Psicologia

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES Constituem-se em atividades que, a partir do eixo fundamental do currículo, propiciem experiências teórico-práticas que permitam a flexibilização do mesmo (CEPE 70/04). Assim,

Leia mais

RELATÓRIO DE AÇÕES DO NAPNEE

RELATÓRIO DE AÇÕES DO NAPNEE RELATÓRIO DE AÇÕES DO NAPNEE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais). O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais NAPNEE, órgão de natureza consultiva

Leia mais

POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO UNIBAVE

POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO UNIBAVE CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - PROGRAD PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO - PROADM PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - PROPPEX POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE

Leia mais

O PERCURSO DE UM ALUNO COM SINDROME DE ASPERGER NO ENSINO TÉCNICO EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

O PERCURSO DE UM ALUNO COM SINDROME DE ASPERGER NO ENSINO TÉCNICO EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR O PERCURSO DE UM ALUNO COM SINDROME DE ASPERGER NO ENSINO TÉCNICO EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR Paulo Osni Silverio Universidade de Taubaté Cibele Sales da Silva IFSP Campus Suzano Rita Schlinz Universidade

Leia mais

NOME DO CURSO: O uso pedagógico dos recursos de Tecnologia Assistiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial

NOME DO CURSO: O uso pedagógico dos recursos de Tecnologia Assistiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial NOME DO CURSO: O uso pedagógico dos recursos de Tecnologia Assistiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO ESPECIALIZADO NAPE FACULDADE DE CALDAS NOVAS - UNICALDAS APRESENTAÇÃO

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO ESPECIALIZADO NAPE FACULDADE DE CALDAS NOVAS - UNICALDAS APRESENTAÇÃO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO ESPECIALIZADO NAPE FACULDADE DE CALDAS NOVAS - UNICALDAS APRESENTAÇÃO O NAPE é o Núcleo de Apoio Psicopedagógico Especializado foi criado com o propósito

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Este Regulamento tem por

Leia mais

PIBID - RECURSOS DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA ENSINAR APRENDER HISTÓRIA

PIBID - RECURSOS DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA ENSINAR APRENDER HISTÓRIA PIBID - RECURSOS DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA ENSINAR APRENDER HISTÓRIA Paulo Célio Soares 1 Luciano Alves Pereira, Flaviane Rezende De Almeida, Daniele Ouverney Francisco 2 Resumo Este artigo tem como objetivo

Leia mais

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL-CEES E O ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL EM CASTANHAL-PA

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL-CEES E O ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL EM CASTANHAL-PA COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL-CEES E O ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL EM CASTANHAL-PA Ilma Ferreira Pimentel Secretaria Municipal de Educação ilmafpimentel@gmail.com Resumo: Este relato de foi desenvolvido

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS - GUARULHOS BOLETIM DE SERVIÇO FEVEREIRO/2017 ELABORAÇÃO Coordenadoria de Apoio à Direção EMITIDO EM: 03/2017 DIVULGAÇÃO NO SITE DO IFSP Coordenadoria de Tecnologia da Informação - 1 - Reitor EDUARDO

Leia mais

EDITAL Nº. 050/2015 PROGRAD/UFSM SELEÇÃO PARA ESTUDANTES COLABORADORES (AUXILIARES) NAS COMISSÕES DO PROCESSO DE CONFIRMAÇÃO DE VAGA

EDITAL Nº. 050/2015 PROGRAD/UFSM SELEÇÃO PARA ESTUDANTES COLABORADORES (AUXILIARES) NAS COMISSÕES DO PROCESSO DE CONFIRMAÇÃO DE VAGA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO ACADÊMICO COMISSÃO DE SELEÇÃO E INGRESSO EDITAL Nº. 050/2015 PROGRAD/UFSM SELEÇÃO PARA

Leia mais

BANCO DE BOAS PRÁTICAS PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DO IFTO

BANCO DE BOAS PRÁTICAS PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DO IFTO BANCO DE BOAS PRÁTICAS PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES Modelo de ação: DO IFTO Nome do Campus/Unidade: Campus Palmas, do IFTO Setores responsáveis: Coordenação Técnico-Pedagógica COTEPE e setor

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO PARTE 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO PARTE 2 Código Atividade Requisito Carga Horária 913 Disciplina extracurricular cursada fora da UERJ, em IES com reconhecimento oficial 914 Realização de curso regular de língua estrangeira concomitante com a

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CMRV/UFPI

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CMRV/UFPI REGULAMENTAÇÃO DAS S COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CMRV/UFPI Art. 1º - As Atividades Complementares têm por objetivo enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso de Ciências Contábeis,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE Reconhecida pelo decreto nº 3.444/97, de 8 de agosto de 1997.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE Reconhecida pelo decreto nº 3.444/97, de 8 de agosto de 1997. RESOLUÇÃO Nº 120/2006 CEPE/UNICENTRO Aprova o Regulamento do Programa de Apoio Pedagógico ao Aluno com Necessidades Educacionais Especiais, PAPE. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO:

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 01/2013 CEFID

RESOLUÇÃO Nº 01/2013 CEFID RESOLUÇÃO Nº 01/2013 CEFID Regulamenta as Atividades Complementares nos Cursos de Graduação do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina. O Presidente do Conselho

Leia mais

O olhar crítico para a história da humanidade revela, com muita clareza, que nenhuma sociedade se constitui bem sucedida, se não favorecer, em todas

O olhar crítico para a história da humanidade revela, com muita clareza, que nenhuma sociedade se constitui bem sucedida, se não favorecer, em todas O olhar crítico para a história da humanidade revela, com muita clareza, que nenhuma sociedade se constitui bem sucedida, se não favorecer, em todas as áreas da convivência humana, o respeito à diversidade

Leia mais

04/07/2016. Atividades Complementares. Atividades Complementares (ACs) do Curso de Engenharia de Produção. Atividades Complementares

04/07/2016. Atividades Complementares. Atividades Complementares (ACs) do Curso de Engenharia de Produção. Atividades Complementares (ACs) do Curso de Engenharia de Produção Profª. Dra. Stella Jacyszyn Bachega Coordenadora de Nesta apresentação há parte das Normas de (ATO NORMATIVO PROD 03/2015). As normas completas estão disponíveis

Leia mais

UVV POST Nº66 15 a 21/09 de 2014 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional

UVV POST Nº66 15 a 21/09 de 2014 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional UVV POST Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional II JORNADA MEIO AMBIENTE UVV Entre os dias 8 e 11 de setembro, foi realizada a II Jornada Meio Ambiente

Leia mais

Edital do Programa Integrado de Bolsas (PIB) para Estudantes de Graduação Programa de Extensão (PIBEx) RETIFICADO

Edital do Programa Integrado de Bolsas (PIB) para Estudantes de Graduação Programa de Extensão (PIBEx) RETIFICADO Edital do Programa Integrado de Bolsas (PIB) para Estudantes de Graduação Programa de Extensão (PIBEx) RETIFICADO I - Do objeto A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Espírito Santo

Leia mais

NORMATIZAÇÃO E ATUAÇÃO DO TRADUTOR/INTÉRPRETE DE LIBRAS (TILS) NA UFSM

NORMATIZAÇÃO E ATUAÇÃO DO TRADUTOR/INTÉRPRETE DE LIBRAS (TILS) NA UFSM NORMATIZAÇÃO E ATUAÇÃO DO TRADUTOR/INTÉRPRETE DE LIBRAS (TILS) NA UFSM 2ª edição, revista e atualizada. Sílvia Maria de Oliveira Pavão (Org.) Autores: Carine Martins Barcellos, Juliana Corrêa de Lima,

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO EM FOCO NO PERCURSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO EM FOCO NO PERCURSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA PROJETO DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO EM FOCO NO PERCURSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA Maria de Fátima Pereira Carvalho - UNEB, SME, NEPE Sandra Alves de Oliveira UNEB, CMAJO, NEPE Resumo

Leia mais

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DO MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISE DOS ASPECTOS INCLUSIVOS

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DO MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISE DOS ASPECTOS INCLUSIVOS O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DO MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISE DOS ASPECTOS INCLUSIVOS Clarice Karen de Jesus Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Palavras chave:

Leia mais

Guia de Orientações sobre as Atividades dos Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) da UNIRIO

Guia de Orientações sobre as Atividades dos Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) da UNIRIO Guia de Orientações sobre as Atividades dos Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) da UNIRIO Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Diretoria de Desenvolvimento

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE CURSOS E VAGAS. Universidade da Região de Joinville

ANEXO I QUADRO DE CURSOS E VAGAS. Universidade da Região de Joinville ANEXO I QUADRO DE CURSOS E VAGAS UNIVILLE Campus Joinville Universidade da Região de Joinville ADMINISTRAÇÃO Empresas (146) Noturno 74 Decreto Federal nº 76.148/75 ARQUITETURA E URBANISMO (147) Noturno

Leia mais

Universidade Estadual de Goiás - PRG Pró-Reitoria de Graduação - PRG Coordenação de Direitos Humanos e Diversidade

Universidade Estadual de Goiás - PRG Pró-Reitoria de Graduação - PRG Coordenação de Direitos Humanos e Diversidade Universidade Estadual de Goiás - PRG Pró-Reitoria de Graduação - PRG Coordenação de Direitos Humanos e Diversidade Equipe: Prof. Rezende Avelar, coordenador Alessandra Sobreira, pedagoga Lilian Morais

Leia mais

EDITAL N º 134/2017 APOIO À REALIZAÇÃO DE SEMANAS ACADÊMICAS NOS CAMPI DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE

EDITAL N º 134/2017 APOIO À REALIZAÇÃO DE SEMANAS ACADÊMICAS NOS CAMPI DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE EDITAL N º 134/2017 APOIO À REALIZAÇÃO DE SEMANAS ACADÊMICAS NOS CAMPI DO A reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), professora Sônia Regina de Souza Fernandes, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

ANEXO I - PIT. Plano de Individual de Trabalho - PIT ELEMENTOS PARA COMPOSIÇÃO DE CARGA HORÁRIA.

ANEXO I - PIT. Plano de Individual de Trabalho - PIT ELEMENTOS PARA COMPOSIÇÃO DE CARGA HORÁRIA. ANEXO I - PIT Plano de Individual de Trabalho - PIT ELEMENTOS PARA COMPOSIÇÃO DE CARGA HORÁRIA. Docente Centro Categoria Titulação Reg. Trabalho Semestre Atividades Acadêmicas 1 Ensino Código/Disciplina

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Art. 1º. As atividades complementares têm por finalidade oportunizar ao acadêmico a realização, concomitantemente às disciplinas

Leia mais

ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO. Fator de pontuação

ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO. Fator de pontuação RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC I ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO Fator de pontuação Unidade Quantidade Máximas de unidades Quantidade de unidades comprovadas obtida I - Experiência

Leia mais

A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONGÊNITA E ADQUIRIDA ATRAVÉS DE JOGOS PEDAGÓGICOS.

A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONGÊNITA E ADQUIRIDA ATRAVÉS DE JOGOS PEDAGÓGICOS. A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONGÊNITA E ADQUIRIDA ATRAVÉS DE JOGOS PEDAGÓGICOS. Luciana Barros Farias Lima Instituto Benjamin Constant Práticas Pedagógicas Inclusivas

Leia mais

Darty Cléia Messias Santos Curriculum Vitae

Darty Cléia Messias Santos Curriculum Vitae Darty Cléia Messias Santos Curriculum Vitae Julho/2015 Darty Cléia Messias Santos Curriculum Vitae Dados pessoais Nome Darty Cléia Messias Santos Filiação Manoel Messias Santos e Edivanda dos Santos Nascimento

Leia mais

Revista Educação, Arte e Inclusão. Trata-se de revista

Revista Educação, Arte e Inclusão. Trata-se de revista Caros leitores, É com prazer que lançamos o v. 11, n.1 de 2015 da Revista Educação, Arte e Inclusão. Trata-se de revista científica do Grupo de Pesquisa Educação, Arte e Inclusão vinculado a UDESC (Universidade

Leia mais

CONCURSO DE JOGOS PEDAGÓGICOS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

CONCURSO DE JOGOS PEDAGÓGICOS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS CONCURSO DE JOGOS PEDAGÓGICOS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS I Edição 2017 REGULAMENTO O presente regulamento orienta a I edição do CONCURSO DE JOGOS PEDAGÓGICOS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS,

Leia mais

TREVISAN ESCOLA SUPERIOR DE NEGÓCIOS REGULAMENTO. Núcleo de Apoio Psicopedagógico - NAP

TREVISAN ESCOLA SUPERIOR DE NEGÓCIOS REGULAMENTO. Núcleo de Apoio Psicopedagógico - NAP TREVISAN ESCOLA SUPERIOR DE NEGÓCIOS REGULAMENTO Núcleo de Apoio Psicopedagógico - NAP SÃO PAULO 2015 4 Sumário 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 5 2. FINALIDADE E OBJETIVOS DO NAP... 5 3. ATUAÇÃO DO NAP...

Leia mais

Edital FUNIARP / MONITORIA nº 024/2016

Edital FUNIARP / MONITORIA nº 024/2016 Edital FUNIARP / MONITORIA nº 024/2016 Dispõe sobre a abertura das inscrições para o Programa de Monitoria do Curso de Engenharia Civil da UNIARP. A REITORIA DA UNIVERSIDADE DO ALTO VALE DO RIO DO PEIXE,

Leia mais

*** *** *** *** 60 *** *** Profissional Cursos de Extensão *** *** Certificado e Programa detalhado do curso.

*** *** *** *** 60 *** *** Profissional Cursos de Extensão *** *** Certificado e Programa detalhado do curso. Tabela de Conversão s Complementares - Cursos EaD Dimensão Apresentação de trabalho em congresso ou similar *** 45 90 *** Certificado de apresentação e Programação do Aproveitamento de disciplinas de outros

Leia mais

Questões Gerais Planejamento e Avaliação Institucional

Questões Gerais Planejamento e Avaliação Institucional Como você avalia a gestão ambiental da Instituição? Questões Gerais Planejamento e Avaliação Institucional 4 3,36% 8,53% Boa 28 23,53% 36,91% Como você avalia a divulgação dos resultados da Pesquisa de

Leia mais

RESUMO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Semestre 2016/2º

RESUMO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Semestre 2016/2º ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Curso de Serviço Social RESUMO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Semestre 2016/2º Manaus Amazonas 2016/2º IDENTIFICAÇÃO Diretor Geral Marcelo José Frutuoso

Leia mais

NORMAS E CRITÉRIOS PARA APROVEITAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

NORMAS E CRITÉRIOS PARA APROVEITAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NORMAS E CRITÉRIOS PARA APROVEITAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES (Aprovadas pelo Colegiado do Curso em 13/06/2014. Ata nº. 05/2014) 1. PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS: b) Cópia do certificado de participação.

Leia mais

PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO GERÊNCIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO GRANDE FLORIANÓPOLIS PROJETO DE EXTENSÃO COORDENAÇÃO

PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO GERÊNCIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO GRANDE FLORIANÓPOLIS PROJETO DE EXTENSÃO COORDENAÇÃO PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO GERÊNCIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO GRANDE FLORIANÓPOLIS PROJETO DE EXTENSÃO Centro de Referência (CREP) COORDENAÇÃO Coordenador: Michelle Regina

Leia mais

Relatório Anual de Atividades 2006

Relatório Anual de Atividades 2006 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 1 No decorrer do ano de 2006, a Coordenação do Curso de Letras: a) implantou o novo Currículo Acadêmico: organizou reuniões com os professores para reorganização do ementário das

Leia mais

AGENDA DE EVENTOS DO IFTO 2012

AGENDA DE EVENTOS DO IFTO 2012 AGENDA DE EVENTOS DO IFTO 2012 INSTITUCIONAL Atualizada em 16 de fevereiro de 2012. Nome: III Jogos Internos dos Estudantes (JIFTO) Data: Maio de 2012 Realização: PROEX (Pró-reitoria de Extensão) Informações:

Leia mais

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1190

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1190 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1190 Cria o Programa de Monitoria da UFG, fixa os objetivos e estabelece as estruturas de funcionamento da Monitoria na UFG, e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS DEPTO. DE DESENVOLVIMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO COMUNICADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS DEPTO. DE DESENVOLVIMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO COMUNICADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS DEPTO. DE DESENVOLVIMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO COMUNICADO A PRÓ-REITORA DE RECURSOS HUMANOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

COMUNICADO Nº 006/2012

COMUNICADO Nº 006/2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ COMISSÃO DO CONCURSO PÚBLICO TÉCNICO- ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO-2012. COMUNICADO Nº 006/2012 Comunicamos o resultado

Leia mais

CREDITAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CREDITAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CREDITAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES GRUPO 1 - ENSINO Crédito CRÉDITO ATIVIDADES COMPLEMENTARES computável ATIVIDADES DESCRIÇÃO unitário mínimo máximo Semestre de atividade de monitoria, com dedicação

Leia mais

INTEGRAÇÃO ACADÊMICA JULIANA MOURA ZAMPIERE MARIA RITA ZAIA BARBOSA DA SILVA PAULA DO VALLE GABALDI

INTEGRAÇÃO ACADÊMICA JULIANA MOURA ZAMPIERE MARIA RITA ZAIA BARBOSA DA SILVA PAULA DO VALLE GABALDI INTEGRAÇÃO ACADÊMICA JULIANA MOURA ZAMPIERE MARIA RITA ZAIA BARBOSA DA SILVA PAULA DO VALLE GABALDI BLOG DA PSICOLOGIA O Blog da Psicologia é uma plataforma virtual, voltada aos acadêmicos do curso de

Leia mais

Núcleo de Práticas Sociais Inclusivas NPSI

Núcleo de Práticas Sociais Inclusivas NPSI Núcleo de Práticas Sociais Inclusivas (NPSI) Responsável pelas políticas de Educação Inclusiva e ações contínuas dentro da Univasf, bem como pelo estabelecimento de parcerias com a comunidade externa,

Leia mais

NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO

NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS DCHT CAMPUS XIX CAMAÇARI NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO REGIMENTO INTERNO Camaçari BA CAPÍTULO I Da Finalidade Art. 1º

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ANEXO I

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ANEXO I SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ANEXO I Tabela para pontuação visando à progressão funcional docente, aprovada pela congregação do ICB em 1 e 1/0/01,

Leia mais

Tipo de Curso: Aperfeiçoamento. Tipo de Curso: Aperfeiçoamento. Tipo de Curso: Aperfeiçoamento. Tipo de Curso: Aperfeiçoamento

Tipo de Curso: Aperfeiçoamento. Tipo de Curso: Aperfeiçoamento. Tipo de Curso: Aperfeiçoamento. Tipo de Curso: Aperfeiçoamento A INTERVENÇÃO E AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA A LINGUAGEM E A ESCRITA NOS ANOS INICIAIS A LINGUAGEM E A ESCRITA NOS ANOS INICIAIS A LINGUAGEM E A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS A POLÍTICA SOCIAL BRASILEIRA A

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CÂMPUS PASSO FUNDO CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA CIVIL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CÂMPUS PASSO FUNDO CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA CIVIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CÂMPUS PASSO FUNDO CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Dispõe sobre o regramento operacional das atividades

Leia mais

Boletim de Convênios Volume 26/edição 1 - janeiro de 2017

Boletim de Convênios Volume 26/edição 1 - janeiro de 2017 Boletim de Convênios Boletim de Convênios Publicação Oficial para divulgação de extratos de convênios e congêneres celebrados pela Universidade Federal de Santa Maria na 1º quinzena do mês de janeiro de

Leia mais

CAPÍTULO I Da Definição

CAPÍTULO I Da Definição UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL-MG CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPE) RESOLUÇÃO Nº 029/2015, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2015 Dispõe sobre o Programa Permanente de Desenvolvimento Profissional

Leia mais

RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DISCENTES DE GRADUAÇÃO: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DISCENTES DE GRADUAÇÃO: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DISCENTES DE GRADUAÇÃO:

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 034/ CEPE DE 23 de Agosto de 2006.

RESOLUÇÃO Nº 034/ CEPE DE 23 de Agosto de 2006. RESOLUÇÃO Nº 034/2006 - CEPE DE 23 de Agosto de 2006. APROVA A ALTERAÇÃO DA RESOLUÇÃO CEPE N.º 003- A/2003 NORMAS DE ESTÁGIO. O Reitor da Universidade Castelo Branco, usando de suas atribuições legais

Leia mais

Especialização em Ensino de Química

Especialização em Ensino de Química Especialização em Ensino de Química Introdução aos Estudos a Distância 30 Políticas Educacionais e a Prática Docente 30 Educação Inclusiva 30 Epistemologia e o Ambiente de Ensino 30 Avaliação da Aprendizagem

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Ciências e Letras UNESP Câmpus de Assis

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Ciências e Letras UNESP Câmpus de Assis ANEXO À PORTARIA Nº 149/2012-D UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Ciências e Letras UNESP Câmpus de Assis REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA TÍTULO I

Leia mais

1º Encontro de Pais do 6º ano

1º Encontro de Pais do 6º ano 1º Encontro de Pais do 6º ano 2015 Como educaremos e cuidaremos de seus filhos, nossos alunos, de modo especial? 1ª Parte A supervisão Pedagógica equipe de professores especiais, em treinamento contínuo,

Leia mais

Ações de Formação Continuada de Professores

Ações de Formação Continuada de Professores Ações de Formação Continuada de Professores Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Câmpus Guarulhos Relatório de Atividades da Equipe de Formação Continuada nos câmpus

Leia mais

ATIVIDADES DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E DE APOIO AO TRABALHO DOCENTE DE 2002 À 2008.

ATIVIDADES DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E DE APOIO AO TRABALHO DOCENTE DE 2002 À 2008. Nº ATIVIDADE ASSUNTO LOCAL DATA/HORA 1. Planejamento Pedagógico:Qualidade e Excelência do Ensino Superior em Debate 2. Planejamento Pedagógico: Desenvolvimento e planejamento das atividades didático-pedagógicas

Leia mais

PSICOPEDAGOGIA POR UMA SOCIEDADE APRENDENTE: REFLEXÕES E AÇÕES

PSICOPEDAGOGIA POR UMA SOCIEDADE APRENDENTE: REFLEXÕES E AÇÕES PSICOPEDAGOGIA POR UMA SOCIEDADE APRENDENTE: REFLEXÕES E AÇÕES QUANDO: DIAS 21 E 22 DE OUTUBRO 2016 ONDE: UNIP CAMPUS PARAÍSO RUA VERGUEIRO, 1211 SÃO PAULO-SP Prezados Senhores, Vimos propor o apoio formal

Leia mais

ALUNOS PROPOSTOS PARA QUADRO DE EXCELÊNCIA E VALOR NO ANO LETIVO 2016/2017

ALUNOS PROPOSTOS PARA QUADRO DE EXCELÊNCIA E VALOR NO ANO LETIVO 2016/2017 COORDENAÇÃO DE DIRETORES DE TURMA INFORMAÇÃO ANO LETIVO 2017/2018 ALUNOS PROPOSTOS PARA QUADRO DE EXCELÊNCIA E LOR NO ANO LETIVO 2016/2017 Como reconhecimento do esforço no desempenho escolar, foram propostos

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE APRESENTAÇÃO

PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE APRESENTAÇÃO PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE APRESENTAÇÃO Uma vez que se contemple a importância, na missão da FAMETRO, da formação de cidadãos éticos e profissionais competentes para o contexto atual, é lógico que se

Leia mais