ALIMENTAÇÃO NO LOCAL DE TRABALHO: UMA NOVA PRIORIDADE PARA A SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ALIMENTAÇÃO NO LOCAL DE TRABALHO: UMA NOVA PRIORIDADE PARA A SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL"

Transcrição

1 ALIMENTAÇÃO NO LOCAL DE TRABALHO: UMA NOVA PRIORIDADE PARA A SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL João Lima (1,2), Ada Rocha (1,2) (1) Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, Universidade do Porto (2) ICETA - REQUIMTE

2 Promoção da Saúde no Local de Trabalho Portugal ~ 56% da população portuguesa é ativa (1) 5388,2 mil pessoas ativas, 84,7% das quais empregadas (2) 41,4h/semana médias de trabalho (3) Promoção da saúde no local de trabalho e as Iniciativas no sentido de melhorar a saúde e qualidade de vida do trabalhador (4-12). 1. Instituto Nacional de Estatística IP: Censos 2011 (2011); 2. Instituto Nacional de Estatística IP: Estatísticas do emprego (2013). 3.Teichgraber M: European Union Labour force survey - Annual results (2014); 4. WHO: Global Strategy on Diet, Physical Activity and Health (2004); 5. Healthy Weight, Healthy Lives: A Cross-government Strategy for England (2008); 6. Boorman S: NHS Health and Wellbeing Review: Final Report. (2010); 7.NHS Health and Wellbeing Review (2009); 8. Equity and Excellence: Liberating the NHS (2010); 9. NHS Constitution: the NHS Belongs to Us All (2010) 10. Healthy Lives, Healthy People: Our Strategy for Public Health in England (2010); 11. NHS Health & Wellbeing Improvement Framework 2011/12 (2011); 12. Marmot M: A Strategic Review of Health Inequalities in England Post 2010: The Marmot Review (2010);

3 A Promoção da Saúde no Local de Trabalho OMS reconhece o local de trabalho como apropriado para a promoção da saúde (13, 14), Modificar estilos de vida de risco numa população, Promover o desenvolvimento da atividade económica das empresas e do país. (13-15) A promoção da saúde e a prevenção das doenças crónicas não transmissíveis deve ser estimulada no local de trabalho, defendendo uma alimentação saudável e a atividade física dos trabalhadores, e promovendo a saúde mental e familiar no trabalho. (16) Plano Global de Acão para a saúde dos trabalhadores para (OMS) 13. WHO: Preventing NonCommunicable Diseases in the Workplace through Diet and Physical Activity (2008); 14. Quintiliani L: The workplace as a setting for interventions to improve diet and promote physical activity (2008); 15. Wanjek C: Food at Work: Wokplace Solutions for malnutrition, obesity and chronic diseases (2005); 16. WHO: Workers health: global plan of action

4 Aumento ponderal e DCNT Alimentação desequilibrada Obesidade e doenças crónicas associadas (18) menor produtividade (19-21) maior absentismo (19-22) Benefícios potenciais: maior produtividade, aumento da satisfação no trabalho, diminuição do absenteísmo e da rotatividade do pessoal (23), melhoria do estado nutricional e qualidade de vida do trabalhador. (24-28) 18. WHO: Diet, Nutrition and the Prevention of Chronic Diseases: Report of a Joint WHO/FAO Expert Consultation (2003); 19. Goetzel R et al: Amulti-site analysis of the relationships among body mass index: medical utilization, and worker productivity (2010); 20. Robroek S. et al,: The role of obesity and lifestyle behaviors in a productive workforce (2011); 21. Sullivan P. et al: The effect of obesity and cardiometabolic risk factors on expenditures and productivity in the United States (2008); 22. Tunceli K. et al: Long-term effects of obesity on employment and work limitations among U.S. adults, (2006); 23. Working for a Healthier Tomorrow: Dame Carol Black s Review of the Health of Britain s Working Age Population (2008); 24.Taylor PJ. A review of the nature and effectiveness of nutrition interventions in adult males - a guide for intervention strategies (2013) 25. Salinardi TC. et al: Lifestyle intervention reduces body weight and improves cardiometabolic risk factors in worksites (2013); 26. Gudzune K. et al: Strategies to prevent weight gain in workplace and college settings: A systematic review (2013); 27. Huang J-J et al: Effects of a Workplace Multiple Cardiovascular Disease Risks Reduction Program (2013); 28. Osilla KC. et al: Systematic review of the impact of worksite wellness programs (2012).

5 Panorama da Saúde Ocupacional a nível mundial Organização Mundial da Saúde (OMS) «Um ambiente de trabalho saudável é aquele em que ( ) vise proteger e promover a saúde, a segurança e o bem-estar de todos trabalhadores» Organização Internacional do Trabalho (OIT) (Burton, 2010) «o bem-estar no local de trabalho refere-se a todos os aspetos da vida profissional, desde a qualidade e segurança do ambiente físico, o ambiente de trabalho e a organização do mesmo, à forma como os trabalhadores se sentem em relação ao mesmo.»

6 Stress Económico Stress Álcool e Drogas Bons Hábitos de Sono Violênci a Exercício Físico VIH E SIDA Nutrição Tabaco Fig. 1. Esquema Resumo do Programa SOLVE (adaptado para português)

7 Panorama da Saúde Ocupacional a nível europeu Estratégia comunitária ( ), Emergência de novos riscos, especialmente os de natureza psicossocial. Estratégia comunitária ( ): trabalho melhora a saúde e o bemestar do indivíduo FIOH lidera projeto WAW da UE "o bem-estar no trabalho aponta para ações abrangentes que promovam a melhoria da saúde, segurança, e bem-estar da força de trabalho, em simultâneo com a produtividade e sucesso da empresa."

8 Panorama da Saúde Ocupacional O exemplo Finlandês Realizar refeições no local de trabalho afeta claramente a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, bem como é promotor de escolhas alimentares saudáveis. Cantinas e opções de alimentos saudáveis são formas eficazes de promover a saúde e o bem-estar no local de trabalho. (PELTOMÄKI, 2003; Pietinen, 2010) Em 2011, a Finlândia tinha cantinas laborais, sendo que 2/3 da população ativa dispõe de uma cantina no local de trabalho, e ½ usufruía deste serviço. "sinal de interesse dos empregadores pelos seus funcionários incentivando uma alimentação saudável durante o horário de trabalho". Jaana Laitinen, líder da equipa do FIOH

9 Panorama da Saúde Ocupacional O exemplo Brasileiro O Programa de Alimentação do Trabalhador instituído pela Lei nº 6.321, de 14 de abril de 1976; regulamentado pelo Decreto nº 5, de 14 de janeiro de 1991 Governo, empresas e trabalhadores partilham a responsabilidade de garantir melhores condições alimentares e nutricionais aos trabalhadores. poderá ser a chave para as políticas de alimentação e nutrição voltadas para a população adulta brasileira, contribuir para a transformação do atual panorama de aumento de prevalência de doenças crónicas não-transmissíveis e de obesidade no país. (Bandoni, 2006)

10 Promoção da Saúde e da Alimentação Saudável nos SSST em Portugal continental: Relatório Único entre 2009 e 2012 O nº de empresas que organizam serviços de segurança e saúde ocupacional está ainda longe da totalidade: decréscimo progressivo neste período (71% em 2009 vs 66% em 2012). Aumento progressivo no nº de ações formação realizadas entre 2009 e 2011, e um decréscimo no último ano, observando-se uma redução na % de unidades locais que abordam o tema "Promoção da Saúde" (7,7% em 2009 vs 4,5% em 2012). Aumento progressivo das empresas que realizam atividades de promoção da saúde no local de trabalho, entre 2009 e 2011, seguido de um decréscimo acentuado no último ano. O mesmo acontece com a promoção da alimentação saudável.

11 Promoção da Saúde e da Alimentação Saudável nos SSST em Portugal continental: Relatório Único entre 2009 e 2012 Observou-se um decréscimo das relacionadas com a Saúde, e em especial a Promoção da Alimentação Saudável no local de trabalho, entre 2009 e 2012, para a maior parte dos parâmetros analisados, o que se revela preocupante. necessidade de realização de ações multissetoriais, de sensibilização e incentivo à promoção de práticas promotoras de saúde no local de trabalho, nomeadamente ao nível da promoção da alimentação saudável.

12 3. O Panorama da Saúde Ocupacional A nível nacional programas e diretivas Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável objetivos: (31) aumentar o conhecimento sobre o consumo alimentar da população portuguesa e seus determinantes; modificar a disponibilidade de certos alimentos, nomeadamente em ambiente escolar, laboral e em espaços públicos; promover ações transversais que incentivem o consumo de alimentos de boa qualidade nutricional de forma articulada e integrada com outros setores públicos e privados. "Portugal Alimentação Saudável em números 2013 (32) as intervenções no local de trabalho são reduzidas, havendo escassez de informação, quanto à caracterização do consumo alimentar, e seus determinantes. 31. Programa Nacional da Promoção da Alimentação Saudável - Orientações Programáticas (2012); 32. Graça P, et al: Portugal - Alimentação Saudável em números (2013).

13 3. O Panorama da Saúde Ocupacional A nível nacional programas e diretivas 2ª Fase do Programa Nacional de Saúde Ocupacional ( ) objetivos: (36) promoção da saúde no local de trabalho; fomentar práticas de trabalho e estilos de vida saudáveis em empresas do setor público/privado; identificar, coligir e caracterizar "boas práticas" a nível nacional; desenvolver um "programa-tipo" de promoção da saúde no local de trabalho. Programa FOOD (Fighting Obesity through Offer and Demand) (33) Desde 2012, Portugal integra o Programa FOOD, Objetivos: avaliar as exigências e expetativas em relação à informação nutricional dos alimentos oferecidos reunir recomendações e transformá-las em orientações práticas, adaptar a disponibilidade alimentar às necessidades do trabalhador, possibilitando e educando-o para a realização de escolhas alimentares mais saudáveis. 36. Programa Nacional de Saúde Ocupacional (PNSOC) 2º Ciclo 2013/2017 (2013); 33. FOOD - FIGHTING OBESITY THROUGH OFFER AND DEMAND [

14 4. Alimentação Saudável no Local de Trabalho A promoção de alguns alimentos saudáveis, com recurso a sessões de educação alimentar, determina o aumento do consumo, revelando a importância do aumento dos conhecimentos na mudança de comportamentos. (Harnack, 2008; Thorsen, 2009) Contudo, sabe-se que as estratégias de promoção da saúde devem ir além da educação para alcançar mudanças significativas e permanentes no comportamento da população-alvo (Engbers, 2005)

15 4. Alimentação Saudável no Local de Trabalho Possibilidades de intervenção ao nível ambiental, no local de trabalho: implementação de rotulagem nutricional em alimentos embalados; composição nutricional das refeições servidas; aumentar a disponibilidade e variedade das opções alimentares saudáveis; alteração dos métodos de preparação e confeção dos alimentos; alteração das políticas de catering e de preço; entre outras (Holdsworth, 1998; Seymour, 2004; Steenhuis, 2004) Identificação dos determinantes e motivações do consumo alimentar no local de trabalho, Conhecimento dos ambientes alimentares e nutricionais, Contribuir para modificar hábitos alimentares dos trabalhadores, Melhorar a sua saúde e bem-estar, e consequentemente o seu rendimento.

16 OBRIGADO PELA VOSSA ATENÇÃO!

Alice Marques Conselho Diretivo do Colégio de Medicina do Trabalho. Ordem dos Médicos

Alice Marques Conselho Diretivo do Colégio de Medicina do Trabalho. Ordem dos Médicos Alice Marques Conselho Diretivo do Colégio de Medicina do Trabalho Ordem dos Médicos Fontes: Agência Europeia Para a Segurança e Saúde no Trabalho Fundação Europeia para a melhoria da qualidade de vida

Leia mais

NAE Campus São Paulo

NAE Campus São Paulo NAE Campus São Paulo PROJETO: EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DO CAMPUS SÃO PAULO: EIXO ALIMENTAÇÃO Novembro de 2017 1 NOME DOS PROPONENTES: - Profa. Dra. Luciana Yuki Tomita (Comissão

Leia mais

Como controlar e avaliar Programas de Promoção à Saúde na Empresa. Danielle Cronemberger A. Nogueira

Como controlar e avaliar Programas de Promoção à Saúde na Empresa. Danielle Cronemberger A. Nogueira Como controlar e avaliar Programas de Promoção à Saúde na Empresa Danielle Cronemberger A. Nogueira Gerenciando Programas de Promoção à Saúde Mobilizar Melhorar Avaliar Fazer Reunir Avaliar Priorizar Planejar

Leia mais

A importância do ambiente na promoção da alimentação saudável

A importância do ambiente na promoção da alimentação saudável A importância do ambiente na promoção da alimentação saudável Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) Departamento de Atenção Básica/ Secretaria de Atenção à Saúde (DAB/SS) Ministério da Saúde

Leia mais

O IMPACTO DAS AÇÕES EM QUALIDADE DE VIDA NA SAÚDE CORPORATIVA

O IMPACTO DAS AÇÕES EM QUALIDADE DE VIDA NA SAÚDE CORPORATIVA O IMPACTO DAS AÇÕES EM QUALIDADE DE VIDA NA SAÚDE CORPORATIVA Sâmia Simurro Junho / 2011 DETERMINANTES DA SAÚDE E DO BEM-ESTAR William Haskel, Stanford University, 1988 QUALIDADE DE VIDA NAS EMPRESAS Lugar

Leia mais

Alimentação Responsável A responsabilidade social dos fornecedores de alimentos e refeições

Alimentação Responsável A responsabilidade social dos fornecedores de alimentos e refeições Alimentação Responsável A responsabilidade social dos fornecedores de alimentos e refeições Hábitos Alimentares e Saúde Alexandra Bento Associação Portuguesa dos Nutricionistas 10 de Maio Fundação Cidade

Leia mais

Estratégia para a promoção da alimentação saudável em Portugal

Estratégia para a promoção da alimentação saudável em Portugal Informação do Artigo Citação: Portugal Saúde em Números 2015; 4; 37-41 Histórico: recebido - 31-07-2013 revisto - 31-10-2013 aceite - novembro 2013 prova - 07/09/2015 online - 09-10-2015 2015 outubro 04

Leia mais

Programa de trabalho para 2015

Programa de trabalho para 2015 Programa de trabalho para 2015 Foco do Programa de Saúde em 2015: 3º objetivo do Programa, ou seja, contribuir para sistemas de saúde inovadores, eficientes e sustentáveis. Objetivos específicos: Identificar

Leia mais

Sugestões de leituras

Sugestões de leituras Sugestões de leituras Luiz Antonio dos Anjos SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros ANJOS, LA. Sugestões de leituras. In: Obesidade e saúde pública [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2006.

Leia mais

Agenda de Investigação e Inovação em Saúde, Investigação Clínica e de Translação. Subtema "Promoção do Envelhecimento Activo e Saudável"

Agenda de Investigação e Inovação em Saúde, Investigação Clínica e de Translação. Subtema Promoção do Envelhecimento Activo e Saudável Agenda de Investigação e Inovação em Saúde, Investigação Clínica e de Translação Subtema "Promoção do Envelhecimento Activo e Saudável" Coimbra, 26 Junho, 2018 Dementia Prevention A Life Cycle Approach

Leia mais

Programas de Qualidade de Vida Promoção da Saúde. Alberto Ogata

Programas de Qualidade de Vida Promoção da Saúde. Alberto Ogata Programas de Qualidade de Vida e Promoção da Saúde Alberto Ogata 1 Cenário Evolução da frequência de inatividade física VIGITEL 2009 a 2011. * * p

Leia mais

Rede sobre estratégias para redução do consumo de sal para prevenção e controle de doenças cardiovasculares nas Américas e Caribe NOTA CONCEITUAL

Rede sobre estratégias para redução do consumo de sal para prevenção e controle de doenças cardiovasculares nas Américas e Caribe NOTA CONCEITUAL Rede sobre estratégias para redução do consumo de sal para prevenção e controle de doenças cardiovasculares nas Américas e Caribe NOTA CONCEITUAL 1. Contextualização A Década de Ação das Nações Unidas

Leia mais

UNISC- UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL CURSO DE NUTRIÇÃO. Caroline Taiane Thumé QUALIDADE DA DIETA E FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS CRÔNICAS

UNISC- UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL CURSO DE NUTRIÇÃO. Caroline Taiane Thumé QUALIDADE DA DIETA E FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS CRÔNICAS UNISC- UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL CURSO DE NUTRIÇÃO Caroline Taiane Thumé QUALIDADE DA DIETA E FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS CRÔNICAS Santa Cruz do Sul 2017 QUALIDADE DA DIETA E FATORES DE RISCO

Leia mais

Capacidade para o trabalho: Apreciação de riscos psicossociais na indústria Work ability: Industrial psychosocial risks assessment

Capacidade para o trabalho: Apreciação de riscos psicossociais na indústria Work ability: Industrial psychosocial risks assessment Capacidade para o trabalho: Apreciação de riscos psicossociais na indústria Work ability: Industrial psychosocial risks assessment Cláudia J.Fernandes Alinhamento Objetivos Projeto Revisão da literatura

Leia mais

Gestão do stresse e dos riscos psicossociais no trabalho Campanha Europeia 2014 / 2015

Gestão do stresse e dos riscos psicossociais no trabalho Campanha Europeia 2014 / 2015 Gestão do stresse e dos riscos psicossociais no trabalho Campanha Europeia 2014 / 2015 2014.10.22 Emília Telo // ACT 1 Objetivos-chave da Campanha Europeia 2014-2015 Melhorar a compreensão do stresse e

Leia mais

Trabalho desenvolvido na disciplina Estágio em Alimentação Institucional I. 2. Acadêmica do Curso de Nutrição - UNIJUÍ,

Trabalho desenvolvido na disciplina Estágio em Alimentação Institucional I. 2. Acadêmica do Curso de Nutrição - UNIJUÍ, ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO EM NUTRIÇÃO SOBRE A NOVA CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS EM SERVIÇO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 NUTRITION EDUCATION ACTIVITY ON THE NEW CLASSIFICATION OF FOODS

Leia mais

sal, nomeadamente bolachas e biscoitos pré-embalados, flocos de cereais e cereais prensados e batatas fritas ou desidratadas

sal, nomeadamente bolachas e biscoitos pré-embalados, flocos de cereais e cereais prensados e batatas fritas ou desidratadas Posicionamento das Ordens dos Enfermeiros, dos Farmacêuticos, dos Médicos, dos Médicos Dentistas e dos Nutricionistas face ao consumo de alimentos com excesso de sal, nomeadamente bolachas e biscoitos

Leia mais

Saúde Psicológica no Local de Trabalho É Possível? A Posição da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Saúde Psicológica no Local de Trabalho É Possível? A Posição da Ordem dos Psicólogos Portugueses Saúde Psicológica no Local de Trabalho É Possível? A Posição da Ordem dos Psicólogos Portugueses 18.10.18 Um emprego é melhor para a Saúde Psicológica do que estar desempregado. M Luz Melo 2 Mas a falta

Leia mais

Alimentação* Nova Roda dos Alimentos. As recomendações para a população portuguesa, em termos nutricionais, são as seguintes:

Alimentação* Nova Roda dos Alimentos. As recomendações para a população portuguesa, em termos nutricionais, são as seguintes: Alimentação* Nova Roda dos Alimentos A roda dos alimentos é um instrumento de educação alimentar largamente conhecido pela população portuguesa dada a sua utilização desde 1977 na campanha Saber comer

Leia mais

Saúde Mental: Alternativas Para o Sistema de Saúde

Saúde Mental: Alternativas Para o Sistema de Saúde Saúde Mental: Alternativas Para o Sistema de Saúde Debates GV Saúde Daniel Elia Consultor Nacional de Saúde Mental, Álcool e Drogas OPAS/OMS 2017 OPAS/OMS A Organização Pan-americana da Saúde/Organização

Leia mais

Sódio nos Alimentos Processados

Sódio nos Alimentos Processados I Seminário de Redução de Sódio nos Alimentos Processados Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde. Universidade de São Paulo NUPENS/USP Flávio Sarno fsarno@usp.br Junho 2010 Tópicos Introdução

Leia mais

Eficácia do Tratamento da Obesidade Infantil. Maria Ana Carvalho

Eficácia do Tratamento da Obesidade Infantil. Maria Ana Carvalho Eficácia do Tratamento da Obesidade Infantil Maria Ana Carvalho Objectivos Adoptar estilos de vida mais saudáveis pelas crianças e famílias Alimentação Saudável e Prática de Actividade Física Melhorar

Leia mais

O Impacto da Alimentação Saudável na Produtividade, nas Desigualdades Sociais e na Economia Regional - Promoção da Saúde

O Impacto da Alimentação Saudável na Produtividade, nas Desigualdades Sociais e na Economia Regional - Promoção da Saúde O Impacto da Alimentação Saudável na Produtividade, nas Desigualdades Sociais e na Economia Regional - Promoção da Saúde 1 Promover o desenvolvimento sustentável 2 Impacto na saúde Os problemas de saúde

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO E DA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: UM RELATO DE CASO

A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO E DA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: UM RELATO DE CASO A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO E DA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: UM RELATO DE CASO THE IMPORTANCE OF ASSISTANCE AND NUTRITION EDUCATION IN BASIC HEALTH UNIT: A CASE REPORT LOURIVAL, N

Leia mais

A Família e o Trabalho

A Família e o Trabalho A Família e o Trabalho Da Interface e dos Novos Desafios Mariana Neto, INSA, DEP, 2016. AS FAMÍLIAS SÃO OS PARCEIROS SILENCIOSOS DE TODAS AS ORGANIZAÇÕES. Moen, Phyllis, Erin Kelly, and Qinlei Huang. 2008.

Leia mais

Alimentação Saudável: Desafios em meio escolar & familiar. Mariana Santos. 29 de Abril 2015

Alimentação Saudável: Desafios em meio escolar & familiar. Mariana Santos. 29 de Abril 2015 Alimentação Saudável: Desafios em meio escolar & familiar 29 de Abril 2015 Mariana Santos Departamento de Alimentação e Nutrição, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P., Lisboa, Portugal

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE SÃO JOSÉ DE CLUNY PLANO DE ESTUDOS CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO ENFERMAGEM DO TRABALHO

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE SÃO JOSÉ DE CLUNY PLANO DE ESTUDOS CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO ENFERMAGEM DO TRABALHO ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE SÃO JOSÉ DE CLUNY PLANO DE ESTUDOS CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO ENFERMAGEM DO TRABALHO Funchal, 2017 ENQUADRAMENTO De acordo com o Programa Nacional de Saúde Ocupacional (PNSOC)

Leia mais

Projecto de Lei n.º 923/XIII/3ª. Exposição de motivos

Projecto de Lei n.º 923/XIII/3ª. Exposição de motivos Projecto de Lei n.º 923/XIII/3ª Impossibilita a disponibilização nas cantinas dos estabelecimentos de ensino de refeições que contenham carnes processadas, garantindo uma maior qualidade nas refeições

Leia mais

SOBREPESO E OBESIDADE

SOBREPESO E OBESIDADE ATENÇÃO ÀS MULHERES A promoção da alimentação saudável e a manutenção do peso adequado são fundamentais para promover a saúde e o bem-estar durante toda a vida da mulher e principalmente no período do

Leia mais

Workshop Mais Saúde Panorama da Saúde Populacional. Resultado da PESQUISA de Maturidade do Mercado Corporativo em Gestão de Saúde Populacional

Workshop Mais Saúde Panorama da Saúde Populacional. Resultado da PESQUISA de Maturidade do Mercado Corporativo em Gestão de Saúde Populacional Workshop Mais Saúde Panorama da Saúde Populacional Resultado da PESQUISA de Maturidade do Mercado Corporativo em Gestão de Saúde Populacional Rio de Janeiro, 17/10/2013 1 Elaborada pela ASAP e executada

Leia mais

Compreender a obesidade infantil...

Compreender a obesidade infantil... Introdução Compreender a obesidade infantil... Você tem vindo a constatar, desde há algum tempo, que o seu filho se tem tornado mais roliço e, progressivamente, mais gordo. O médico de família, que já

Leia mais

Ricardo Mestre Vogal do Conselho Diretivo da ACSS

Ricardo Mestre Vogal do Conselho Diretivo da ACSS Ricardo Mestre Vogal do Conselho Diretivo da ACSS Missão Assegurar a gestão dos recursos humanos, financeiros e das instalações e equipamentos do SNS, e proceder à definição e implementação de políticas,

Leia mais

Grãos integrais no Plano de Ação europeu sobre Alimentação e nutrição

Grãos integrais no Plano de Ação europeu sobre Alimentação e nutrição Margarida Moreira dos Santos João Breda Programa de nutrição, Actividade Física e Obesidade Gabinete Regional para a europa Organização Mundial de Saúde Perspectivas Grãos integrais no Plano de Ação europeu

Leia mais

Resolução do Parlamento Europeu, de 14 de março de 2012, sobre as medidas para fazer face à epidemia de diabetes na UE (2011/2911 (RSP))

Resolução do Parlamento Europeu, de 14 de março de 2012, sobre as medidas para fazer face à epidemia de diabetes na UE (2011/2911 (RSP)) P7_TA(0)008 Acometer a epidemia de diabetes na UE Resolução do Parlamento Europeu, de de março de 0, sobre as medidas para fazer face à epidemia de diabetes na UE (0/9 (RSP)) O Parlamento Europeu, Tendo

Leia mais

11.ª REUNIÃO ANUAL PortFIR 10 anos PortFIR

11.ª REUNIÃO ANUAL PortFIR 10 anos PortFIR 11.ª REUNIÃO ANUAL PortFIR 10 anos PortFIR Monitorização do teor de açúcar nos alimentos Andreia Lopes Vargues, Paulo Fernandes, Roberto Brazão, Maria da Graça Dias Departamento de Alimentação e Nutrição

Leia mais

STRESSOCUPACIONAL E PRÁTICAS MINDFULNESS

STRESSOCUPACIONAL E PRÁTICAS MINDFULNESS de Higiene e Segurança no Trabalho STRESSOCUPACIONAL E PRÁTICAS MINDFULNESS Sara Ponte Mestrado em Medicina Tradicional Chinesa ICBAS UP Medicina Geral e Familiar - Médica Interna de Formação Especifica

Leia mais

2º ENCONTRO NACIONAL DE MÉDICOS

2º ENCONTRO NACIONAL DE MÉDICOS 2º ENCONTRO NACIONAL DE MÉDICOS INTERNOS DE SAÚDE PÚBLICA REORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE PÚBLICA Alcindo Maciel Barbosa Lisboa, 12 de Dezembro de 2008 CRSP - 2005 DSP/ARSN - 2008 Algum isolamento

Leia mais

Qualidade de vida e políticas públicas internacionais. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Qualidade de vida e políticas públicas internacionais. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Qualidade de vida e políticas públicas internacionais Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Estimativas e projeções Doenças crônicas não transmissíveis causam 60% das mortes no mundo. Estima-se que

Leia mais

Brasil é um dos principais apoiadores da agenda de nutrição adotada pela ONU

Brasil é um dos principais apoiadores da agenda de nutrição adotada pela ONU Brasil é um dos principais apoiadores da agenda de nutrição adotada pela ONU Década da ação sobre a nutrição incentiva países a assegurar acesso universal a dietas mais saudáveis e sustentáveis Alerta

Leia mais

CONSUMO ALIMENTAR E FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS EM ESTUDANTES DE UMA FACULDADE PARTICULAR DE JOÃO PESSOA-PB

CONSUMO ALIMENTAR E FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS EM ESTUDANTES DE UMA FACULDADE PARTICULAR DE JOÃO PESSOA-PB CONSUMO ALIMENTAR E FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS EM ESTUDANTES DE UMA FACULDADE PARTICULAR DE JOÃO PESSOA-PB CONSUMPTION FOOD AND RISK FACTORS FOR CHRONIC DISEASES TRANSMITTED

Leia mais

Direcção-Geral da Saúde Circular Informativa

Direcção-Geral da Saúde Circular Informativa Direcção-Geral da Saúde Circular Informativa Assunto: Para: Actividade física e desporto: Actuação ao nível da Educação para a Saúde Todos os serviços dependentes do Ministério da Saúde Nº: 30/DICES DATA:

Leia mais

Segurança Alimentar e Obesidade

Segurança Alimentar e Obesidade Riscos e Segurança Alimentar Segurança Alimentar e Obesidade Vítor Rosado Marques Ana M. P. Melo Luís F. Goulão Instituto de Investigação Científica Tropical, IICT-2013 Vítor Rosado Marques, vrosadomarques@iict.pt

Leia mais

Newsletter n.º 50 do Centro de Documentação e Informação da ESSV (abril de 2017) Publicações online

Newsletter n.º 50 do Centro de Documentação e Informação da ESSV (abril de 2017) Publicações online Newsletter n.º 50 do Centro de Documentação e Informação da ESSV (abril de 2017) Publicações online Organisation Mondiale de la Santé. (2017). Inspire: Sept stratégies pour mettre fin à la violence à l

Leia mais

O grande desafio é aumentar os níveis de atividade física na população em ambientes comunitários ", mas, como fazê-lo?

O grande desafio é aumentar os níveis de atividade física na população em ambientes comunitários , mas, como fazê-lo? O grande desafio é aumentar os níveis de atividade física na população em ambientes comunitários ", mas, como fazê-lo? The challenger is Increase levels of physical activity in the population in community

Leia mais

Desafios para a realização do Direito à Alimentação no Hemisfério

Desafios para a realização do Direito à Alimentação no Hemisfério Desafios para a realização do Direito à Alimentação no Hemisfério San José de Costa Rica, 22 Agosto 2013 Ricardo Rapallo Oficial de Segurança Alimentar do Escritório Regional para a América Latina e o

Leia mais

IMPORTÂNCIA DO TEMA, NA PERSPETIVA DA ORGANIZAÇÃO E DOS SEUS STAKEHOLDERS

IMPORTÂNCIA DO TEMA, NA PERSPETIVA DA ORGANIZAÇÃO E DOS SEUS STAKEHOLDERS Programa Cuida-T ÍNDICE ENQUADRAMENTO 3 CONTEXTO 3 IMPORTÂNCIA DO TEMA, NA PERSPETIVA DA ORGANIZAÇÃO E DOS SEUS STAKEHOLDERS 3 DESCRIÇÃO 4 ESTRUTURA DO PROJECTO 4 MECANISMOS DE AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS

Leia mais

INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NAS MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS DE COLABORADORES DE UMA PANIFICADORA

INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NAS MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS DE COLABORADORES DE UMA PANIFICADORA 211 INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NAS MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS DE COLABORADORES DE UMA PANIFICADORA Bárbara Ferreira Pascini 1, Jaqueline Miranda Lopes 2, Ana Paula Boroni Moreira 3 Resumo: O objetivo

Leia mais

I SEMINÁRIO SOBRE REDUÇÃO DE AÇUCAR

I SEMINÁRIO SOBRE REDUÇÃO DE AÇUCAR I SEMINÁRIO SOBRE REDUÇÃO DE AÇUCAR Deborah Carvalho Malta Diretora do Departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde/ Ministério da Saúde DCNT

Leia mais

PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 1098/XIII/3.ª RECOMENDA AO GOVERNO A INCLUSÃO DO SEMÁFORO NUTRICIONAL NOS ALIMENTOS EMBALADOS

PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 1098/XIII/3.ª RECOMENDA AO GOVERNO A INCLUSÃO DO SEMÁFORO NUTRICIONAL NOS ALIMENTOS EMBALADOS Grupo Parlamentar PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 1098/XIII/3.ª RECOMENDA AO GOVERNO A INCLUSÃO DO SEMÁFORO NUTRICIONAL NOS ALIMENTOS EMBALADOS Os estilos de vida e a alimentação estão intimamente ligados com

Leia mais

b) Assegurar a transferência das tecnologias resultantes das actividades de investigação e desenvolvimento realizadas;

b) Assegurar a transferência das tecnologias resultantes das actividades de investigação e desenvolvimento realizadas; Porto a)contribuir para a criação e divulgação de conhecimento e estimular a aplicação de tecnologias adequadas ao avanço da saúde pública, a nível nacional e internacional, de modo a promover e proteger

Leia mais

HÁBITOS ALIMENTARES: COMPARAÇÃO ENTRE ADULTOS SAUDÁVEIS E PORTADORES DE DOENÇA CRÓNICA

HÁBITOS ALIMENTARES: COMPARAÇÃO ENTRE ADULTOS SAUDÁVEIS E PORTADORES DE DOENÇA CRÓNICA HÁBITOS ALIMENTARES: COMPARAÇÃO ENTRE ADULTOS SAUDÁVEIS E PORTADORES DE DOENÇA CRÓNICA M. CELESTE B. ALMEIDA 1 & JOSÉ LUÍS PAIS RIBEIRO 2 A adopção de uma alimentação saudável é determinante para a promoção

Leia mais

Ações Educativas e Sociais. Projeto de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho Campus Belém

Ações Educativas e Sociais. Projeto de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho Campus Belém Ações Educativas e Sociais Projeto de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho Campus Belém Belém-PA 1 2019 SUMÁRIO Identificação do projeto 3 Apresentação 3 Justificativa 4 Público - alvo 5 Objetivos

Leia mais

Escola EB 2,3 Sophia de Mello Breyner. Equipa da Educação para E saúde

Escola EB 2,3 Sophia de Mello Breyner. Equipa da Educação para E saúde Escola EB 2,3 Sophia de Mello Breyner Equipa da Educação para E saúde A Saúde é um conceito positivo, um recurso quotidiano que implica um estado de bem estar físico, social e mental e não apenas a ausência

Leia mais

SEMINÁRIO RISCOS PROFISSIONAIS PRESERVAR O PASSADO, PROTEGER O FUTURO

SEMINÁRIO RISCOS PROFISSIONAIS PRESERVAR O PASSADO, PROTEGER O FUTURO 27 de ABRIL 2011 SEMINÁRIO RISCOS PROFISSIONAIS PRESERVAR O PASSADO, PROTEGER O FUTURO LISBOA 1 Agenda 1 Apresentação 2 Ordenamento Jurídico 3 Campanhas CCP 2 1 Apresentação 49.ºAniversário de Serviços

Leia mais

Uma das vertentes da FCNAUP é a informação e formação do consumidor na

Uma das vertentes da FCNAUP é a informação e formação do consumidor na Uma das vertentes da FCNAUP é a informação e formação do consumidor na vasta área das ciências da nutrição e alimentação. Nesse âmbito temos vindo a desenvolver diversos materiais pedagógicos, dirigidos

Leia mais

Obesidade Infantil. Nutrição & Atenção à Saúde. Grupo: Camila Barbosa, Clarisse Morioka, Laura Azevedo, Letícia Takarabe e Nathália Saffioti.

Obesidade Infantil. Nutrição & Atenção à Saúde. Grupo: Camila Barbosa, Clarisse Morioka, Laura Azevedo, Letícia Takarabe e Nathália Saffioti. Obesidade Infantil Nutrição & Atenção à Saúde Grupo: Camila Barbosa, Clarisse Morioka, Laura Azevedo, Letícia Takarabe e Nathália Saffioti. A Obesidade Infantil O Problema da Obesidade Infantil É uma doença

Leia mais

PLANO LOCAL DE SAÚDE OESTE NORTE

PLANO LOCAL DE SAÚDE OESTE NORTE PLANO LOCAL DE SAÚDE OESTE NORTE 2019-21 do exercício de priorização pelo método de Hanlon. Território 1: Alimentação página 2 Território 2: Movimento e Exercício Físico página 3 Território 3: Adições

Leia mais

Projecto-Lei n.º 118/XIII/ 1ª. Regulamentação da publicidade de produtos alimentares destinada a crianças e jovens. Exposição de motivos

Projecto-Lei n.º 118/XIII/ 1ª. Regulamentação da publicidade de produtos alimentares destinada a crianças e jovens. Exposição de motivos Projecto-Lei n.º 118/XIII/ 1ª Regulamentação da publicidade de produtos alimentares destinada a crianças e jovens Exposição de motivos A alimentação saudável é essencial para o crescimento, desenvolvimento

Leia mais

JA-CHRODIS. 12 passos para planear e implementar boas práticas que reduzem o encargo causado pelas doenças crónicas

JA-CHRODIS. 12 passos para planear e implementar boas práticas que reduzem o encargo causado pelas doenças crónicas 12 passos para planear e implementar boas práticas que reduzem o encargo causado pelas doenças crónicas Luciana Costa Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge Departamento de Promoção da Saúde

Leia mais

O baixo estatuto socioeconómico é um importante factor de risco para a obesidade nas crianças

O baixo estatuto socioeconómico é um importante factor de risco para a obesidade nas crianças O baixo estatuto socioeconómico é um importante factor de risco para a obesidade nas crianças O estatuto socioeconómico dos encarregados de educação tem sido apontado como um importante determinante do

Leia mais

COMPORTAMENTOS NÃO SAUDÁVEIS ASSOCIADOS À INATIVIDADE FÍSICA NO LAZER EM TRABALHADORES DAS INDÚSTRIAS DO SUL DO BRASIL

COMPORTAMENTOS NÃO SAUDÁVEIS ASSOCIADOS À INATIVIDADE FÍSICA NO LAZER EM TRABALHADORES DAS INDÚSTRIAS DO SUL DO BRASIL COMPORTAMENTOS NÃO SAUDÁVEIS ASSOCIADOS À INATIVIDADE FÍSICA NO LAZER EM TRABALHADORES DAS INDÚSTRIAS DO SUL DO BRASIL Autores: Rodrigo de Rosso Krug (1), Giovâni Firpo Del Duca (1), Kelly Samara da Silva

Leia mais

Total Worker Health (Saúde Total do Trabalhador)

Total Worker Health (Saúde Total do Trabalhador) Total Worker Health (Saúde Total do Trabalhador) Autora Patrícia Lins de Paula O conceito de saúde no local de trabalho tem tomado cada vez mais importância nos fóruns internacionais. Existe uma tendência

Leia mais

Projecto Obesidade Zero (POZ) Carvalho MA, Ramos C, Breda J, Rito A

Projecto Obesidade Zero (POZ) Carvalho MA, Ramos C, Breda J, Rito A Projecto Obesidade Zero (POZ) Carvalho MA, Ramos C, Breda J, Rito A Obesidade Infantil Constitui um dos mais sérios desafios de saúde pública do séc. XXI 1-3 Tem um impacto, a curto e a longo prazo, em

Leia mais

STRESSE NO TRABALHO: Umdesafiocoletivo DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 28 DE ABRIL 2016

STRESSE NO TRABALHO: Umdesafiocoletivo DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 28 DE ABRIL 2016 STRESSE NO TRABALHO: Umdesafiocoletivo DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 28 DE ABRIL 2016 O QUE É A OIT Agência das Nações Unidas A OIT apresenta-se como uma organização tripartida, que junta

Leia mais

FATORES PSICOSSOCIAIS

FATORES PSICOSSOCIAIS -------------- FATORES PSICOSSOCIAIS -------------- Os fatores psicossociais do trabalho referem-se às interações entre meio ambiente e condições de trabalho, condições organizacionais, funções e conteúdo

Leia mais

As condições e a saúde nos espaços de trabalho, atuais e futuros Mariana Neto, INSA, DEP, 2016.

As condições e a saúde nos espaços de trabalho, atuais e futuros Mariana Neto, INSA, DEP, 2016. MAAT Museu de Arquitetura, Arte e Tecnologia As condições e a saúde nos espaços de trabalho, atuais e futuros Mariana Neto, INSA, DEP, 2016. Determinantes Sociais Circunstâncias em que as pessoas nascem,

Leia mais

_Teor de sal em diferentes categorias de alimentos: a realidade nacional comparada com outros países europeus

_Teor de sal em diferentes categorias de alimentos: a realidade nacional comparada com outros países europeus Instituto Nacional de Saúde artigos breves n. 1 Observações Boletim Epidemiológico Composição dos alimentos Teor de sal em diferentes categorias de alimentos: a realidade nacional comparada com outros

Leia mais

JORNADAS TÉCNICAS PNMC BENEFÍCIOS PSICOLÓGICOS DA CORRIDA. Ricardo Pires. João Lameiras Federação Portuguesa de Atletismo

JORNADAS TÉCNICAS PNMC BENEFÍCIOS PSICOLÓGICOS DA CORRIDA. Ricardo Pires. João Lameiras Federação Portuguesa de Atletismo JORNADAS TÉCNICAS PNMC BENEFÍCIOS PSICOLÓGICOS DA CORRIDA Ricardo Pires João Lameiras Federação Portuguesa de Atletismo QUALIDADE, ESTILO DE VIDA E EXERCÍCIO FÍSICO #1 Estilo de vida: conjunto de padrões

Leia mais

Saúde e Bem-estar no Trabalho

Saúde e Bem-estar no Trabalho Saúde e Bem-estar no Trabalho Autoras: Sílvia A. Silva e Susana M. O. M. Tavares ISCTE-IUL A importância da saúde e bem-estar no trabalho O capital humano de uma empresa, as pessoas, é sem dúvida a principal

Leia mais

Palavras-chave: Comportamento, Atividade física, Docente.

Palavras-chave: Comportamento, Atividade física, Docente. ESTÁGIO DE INTENÇÃO DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO PARA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM DOCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL Nicanor da Silveira Dornelles (NESEFIS-UFSM) profedfnica@gmail.com

Leia mais

Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros SEGURANÇA ALIMENTAR para mais SAÚDE

Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros SEGURANÇA ALIMENTAR para mais SAÚDE Esta apresentação respeita a ortografia anterior ao actual acordo ortográfico. Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros SEGURANÇA ALIMENTAR para mais SAÚDE Cristina Belo Correia Departamento

Leia mais

Isabel Pacheco 19/06/2018

Isabel Pacheco 19/06/2018 Isabel Pacheco 19/06/2018 Antes de mais A Autoridade para as Condições do Trabalho Quem somos? O que fazemos? Como fazemos? MISSÃO da ACT A promoção da melhoria das condições de trabalho, através do controlo

Leia mais

A saúde dos adolescentes em Portugal: respostas e desafios

A saúde dos adolescentes em Portugal: respostas e desafios A saúde dos adolescentes em Portugal: respostas e desafios Andreia Jorge Silva Direção de Serviços de Prevenção da Doença e Promoção da Saúde 1 PNS/ELS - Obesidade Saúde dos Adolescentes PNS/Saúde dos

Leia mais

Boas Práticas no domínio da Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Crónicas na Europa: a experiência atual do Projeto JA-CHRODIS

Boas Práticas no domínio da Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Crónicas na Europa: a experiência atual do Projeto JA-CHRODIS Boas Práticas no domínio da Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Crónicas na Europa: a experiência atual do Projeto JA-CHRODIS Luciana Costa Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças

Leia mais

ANÁLISE DOS HÁBITOS ALIMENTARES DOS TRABALHADORES DE UMA EMPRESA DE ARAPONGAS PR

ANÁLISE DOS HÁBITOS ALIMENTARES DOS TRABALHADORES DE UMA EMPRESA DE ARAPONGAS PR ANÁLISE DOS HÁBITOS ALIMENTARES DOS TRABALHADORES DE UMA EMPRESA DE ARAPONGAS PR SANTOS, J.F. Resumo: A formação dos hábitos alimentares sofre influências durante toda a vida. Uma boa alimentação no ambiente

Leia mais

Lazer Ativo: Promoção de estilos de vida mais ativos e saudáveis. Semana da Vida Saudável

Lazer Ativo: Promoção de estilos de vida mais ativos e saudáveis. Semana da Vida Saudável Semana da Vida Saudável - 2008 Lazer Ativo: Promoção de estilos de vida mais ativos e saudáveis Apresentação preparada por Markus Vinicius Nahas NuPAF / UFSC Por que o estilo de vida - e o lazer - são

Leia mais

DE SAÚDE PÚBLICA SAÚDE PÚBLICA E A SUSTENTABILIDADE DO SISTEMA DE SAÚDE. Porto, 28 de Outubro de 2010 Alcindo Maciel Barbosa

DE SAÚDE PÚBLICA SAÚDE PÚBLICA E A SUSTENTABILIDADE DO SISTEMA DE SAÚDE. Porto, 28 de Outubro de 2010 Alcindo Maciel Barbosa IICONGRESSO NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SAÚDE PÚBLICA E A SUSTENTABILIDADE DO SISTEMA DE SAÚDE Porto, 28 de Outubro de 2010 Alcindo Maciel Barbosa Médico de Saúde Pública 1 O DILEMA DOS SISTEMAS DE SAÚDE:

Leia mais

Intervenção Comunitária e de Desenvolvimento do. XI. Novembro. 2007

Intervenção Comunitária e de Desenvolvimento do. XI. Novembro. 2007 Um Compromisso de Intervenção Comunitária e de Desenvolvimento do Conhecimento XI. Novembro. 2007 Investigação e Intervenção O Programa PESSOA representa a primeira iniciativa em Portugal para se desenvolver

Leia mais

INTERVENÇÃO NUTRICIONAL COM OBJETIVO DE PROMOVER HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS EM INDIVÍDUOS COM SOBREPESO E OBESIDADE

INTERVENÇÃO NUTRICIONAL COM OBJETIVO DE PROMOVER HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS EM INDIVÍDUOS COM SOBREPESO E OBESIDADE INTERVENÇÃO NUTRICIONAL COM OBJETIVO DE PROMOVER HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS EM INDIVÍDUOS COM SOBREPESO E OBESIDADE VARGAS, Bianca Languer ¹; BORGES Lucia Rota 2, PAIVA Silvana Iturriet 3, ASSUNÇÃO,

Leia mais

1º DIA - 13 DE AGOSTO - TERÇA-FEIRA

1º DIA - 13 DE AGOSTO - TERÇA-FEIRA 1º DIA - 13 DE AGOSTO - TERÇA-FEIRA 08:00-09:00 ABERTURA 09:00-1030 VITAMINA D e SAÚDE 09:00-09:25 - Panorama da Adequação no Brasil 09:25-09:50 - Metabolismo e Catabolismo da vitamina D 09:50-10:15 -

Leia mais

Responda às questões abaixo tendo como referência o estudo de Colares & Freitas (2007):

Responda às questões abaixo tendo como referência o estudo de Colares & Freitas (2007): 01 Concurso Os trabalhadores de uma UAN de grande porte apresentam queixas de cansaço, desânimo e descontentamento no trabalho, afetando sua saúde, produtividade e qualidade do produto final. Responda

Leia mais

PERFIL CLÍNICO E NUTRICIONAL DOS INDIVÍDUOS ATENDIDOS EM UM AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO (HUPAA/UFAL)

PERFIL CLÍNICO E NUTRICIONAL DOS INDIVÍDUOS ATENDIDOS EM UM AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO (HUPAA/UFAL) PERFIL CLÍNICO E NUTRICIONAL DOS INDIVÍDUOS ATENDIDOS EM UM AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO (HUPAA/UFAL) Maria Bárbara Galdino Silva barbaragaldiino@gmail.com Karine Maria Moreira Almeida

Leia mais

Comida de verdade vs. ultraprocessados: potenciais impactos na saúde e no bem-estar dos adolescentes brasileiros

Comida de verdade vs. ultraprocessados: potenciais impactos na saúde e no bem-estar dos adolescentes brasileiros Comida de verdade vs. ultraprocessados: potenciais impactos na saúde e no bem-estar dos adolescentes brasileiros Maria Laura da Costa Louzada Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde Efeito

Leia mais

Gestão Integrada para promoção de saúde, bem estar e qualidade de vida.

Gestão Integrada para promoção de saúde, bem estar e qualidade de vida. Gestão Integrada para promoção de saúde, bem estar e qualidade de vida. Eloir Simm Presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida CEO da Simm Solutions Comércio catarinense teve a maior alta

Leia mais

5/7/ :07. Prof. Samuel Jorge Moysés, Ph.D. 1

5/7/ :07. Prof. Samuel Jorge Moysés, Ph.D. 1 Iniquidades em saúde bucal e promoção de saúde 5/7/2012 20:07 Prof. Samuel Jorge Moysés, Ph.D. 1 S 2 Programa 4 Por que a evidência disponível é tão escassa acerca de implementação de estratégias para

Leia mais

MEXA-SE. Não fique parado Pela sua saúde. 401 882 - ESCOLA SECUNDÁRIA HENRIQUE MEDINA. Secundária Henrique Medina, Esposende Uma Escola Ativa

MEXA-SE. Não fique parado Pela sua saúde. 401 882 - ESCOLA SECUNDÁRIA HENRIQUE MEDINA. Secundária Henrique Medina, Esposende Uma Escola Ativa Secundária Henrique Medina, Esposende Uma Escola Ativa MEXA-SE Não fique parado Pela sua saúde. 1 Projeto Mexa-se pela sua saúde Índice 1. Notas do Programa Nacional de Promoção da Atividade Física Desportiva

Leia mais

Ambiente de Trabalho Positivo. Ana Paula Rosa 22 março 2018

Ambiente de Trabalho Positivo. Ana Paula Rosa 22 março 2018 Ambiente de Trabalho Positivo Ana Paula Rosa 22 março 2018 Organização Internacional do trabalho 100 anos Promover empregos e proteger as pessoas As várias dimensões do trabalho Fator de Coesão Social

Leia mais

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA CHECKLIST DE BOAS PRÁTICAS NO LOCAL DE TRABALHO. Nº trabalhadores. Morada. Código Postal. Pessoa de contacto. Tel.

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA CHECKLIST DE BOAS PRÁTICAS NO LOCAL DE TRABALHO. Nº trabalhadores. Morada. Código Postal. Pessoa de contacto. Tel. FORMULÁRIO DE CANDIDATURA CHECKLIST DE BOAS PRÁTICAS NO LOCAL DE TRABALHO Empresa. Inserir texto Morada. Nº trabalhadores. Inserir texto Código Postal. Inserir texto E-mail. Inserir texto Pessoa de contacto.

Leia mais

Promoção da Saúde na Área Materno - Infantil

Promoção da Saúde na Área Materno - Infantil da ARS Norte, I.P. Promoção da Saúde na Área Materno - Infantil Hospital Magalhães Lemos 26 de Novembro 2008 Promoção da Saúde na Área Materno Infantil As doenças crónicas não transmissíveis (DCV, cancro,

Leia mais

EDUCAÇÃO, NUTRIÇÃO E SAÚDE NA ESCOLA ZÉ PEÃO APRENDENDO E ENSINANDO UMA NOVA LIÇÃO

EDUCAÇÃO, NUTRIÇÃO E SAÚDE NA ESCOLA ZÉ PEÃO APRENDENDO E ENSINANDO UMA NOVA LIÇÃO EDUCAÇÃO, NUTRIÇÃO E SAÚDE NA ESCOLA ZÉ PEÃO APRENDENDO E ENSINANDO UMA NOVA LIÇÃO ARAÚJO, Lindemberg Medeiros BRASIL, Evi Clayton Lima PAIVA, Maria Paula RESUMO Assumindo que é possível organizar com

Leia mais

A rotulagem nutricional na promoção de escolhas alimentares mais saudáveis

A rotulagem nutricional na promoção de escolhas alimentares mais saudáveis 1 A rotulagem nutricional na promoção de escolhas alimentares mais saudáveis S.M.F.C. Souza 1, K.C. Lima 2, M.S.C.F. Alves 3 1-Centro de Ciências da Saúde Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Avenida

Leia mais

PERFIL NUTRICIONAL E DE SAÚDE DE IDOSOS DIABÉTICOS ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY

PERFIL NUTRICIONAL E DE SAÚDE DE IDOSOS DIABÉTICOS ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY RESUMO PERFIL NUTRICIONAL E DE SAÚDE DE IDOSOS DIABÉTICOS ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY FERREIRA 1,Camila da Silva GUIMARÃES, Keyth 2, Sulamitta de Lima

Leia mais

Joselita Batista dos Santos

Joselita Batista dos Santos CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde ESPAÇO DE HUMANIZAÇÃO DO SERVIDOR, JOÃO CÂMARA/RN Joselita Batista dos Santos João Câmara, RN Agosto, 2012 1 1.

Leia mais

Determinantes comportamentais do excesso de peso e obesidade em adolescentes de 17 anos estudo EPITeen

Determinantes comportamentais do excesso de peso e obesidade em adolescentes de 17 anos estudo EPITeen Ana Sofia Pereira Azevedo Determinantes comportamentais do excesso de peso e obesidade em adolescentes de 17 anos estudo EPITeen Porto 2011 Resumo Introdução: A prevalência de obesidade tem vindo a aumentar,

Leia mais

EUROPEAN PILLAR OF SOCIAL RIGHTS. #SocialRights PILAR EUROPEU DOS DIREITOS SOCIAIS. #SocialRights

EUROPEAN PILLAR OF SOCIAL RIGHTS. #SocialRights PILAR EUROPEU DOS DIREITOS SOCIAIS. #SocialRights PILAR EUROPEU DOS DIREITOS SOCIAIS 1 "Com o Pilar Europeu dos Direitos Sociais estamos a colocar as prioridades sociais no centro do trabalho desenvolvido na Europa. Queremos escrever este novo capítulo

Leia mais

Orientações Gerais sobre as ações de Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil

Orientações Gerais sobre as ações de Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil Orientações Gerais sobre as ações de Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) tem o propósito de melhorar as condições de

Leia mais

Propostas de Alteração à Lei da Saúde Ocupacional

Propostas de Alteração à Lei da Saúde Ocupacional CATEGORIA AUTORIA JUNHO 16 Comentários Técnicos Gabinete de Estudos e Contributos OPP Técnicos Propostas de Alteração à Lei da Saúde Ocupacional Sugestão de Citação Ordem dos Psicólogos Portugueses (2016).

Leia mais

Maria João Baptista Gregório

Maria João Baptista Gregório - A informação introduzida nas fichas individuais é da inteira responsabilidade do autor - Maria João Baptista Gregório Assistente convidada a 30% Habilitações Académicas Formação Pré-Graduada Licenciatura

Leia mais

Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. Orientações Programáticas

Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. Orientações Programáticas Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável Orientações Programáticas 1 - Enquadramento Portugal era um dos poucos países Europeus que não dispunha de um programa nacional de alimentação,

Leia mais

1.ªs Jornadas de SST do Ministério das Finanças A segurança e saúde no trabalho nas Organizações 23 de março de 2018 Auditório da Secretaria Geral

1.ªs Jornadas de SST do Ministério das Finanças A segurança e saúde no trabalho nas Organizações 23 de março de 2018 Auditório da Secretaria Geral 1.ªs Jornadas de SST do Ministério das Finanças A segurança e saúde no trabalho nas Organizações 23 de março de 2018 Auditório da Secretaria Geral Mudança e Desenvolvimento da Cultura de Segurança António

Leia mais