Sistema destinado à preparação para Concursos e Aprimoramento Profissional via INTERNET PORTUGUÊS ON LINE AULA 6

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistema destinado à preparação para Concursos e Aprimoramento Profissional via INTERNET PORTUGUÊS ON LINE AULA 6"

Transcrição

1 PORTUGUÊS ON LINE AULA 6 Clique aqui para assistir à aula gravada CONCORDÂNCIA VERBAL Regra geral: O verbo concorda com o sujeito da oração em número e pessoa. O rapaz dançou muito. 3ª pessoa do singular. SUJEITO Simples - um núcleo Composto - mais de um núcleo Indeterminado - sem núcleo Inexistente - sem núcleo INEXISTENTE OU ORAÇÃO SEM SUJEITO O verbo fica na terceira pessoa de singular. a) Fenômenos da natureza. Chove lá fora e aqui faz tanto frio. b) Verbos impessoais Haver - com o sentido de existir. Há/ existem coisas que não entendemos. - com o sentido de ocorrer. Houve/ ocorreram coisas incríveis. - com o sentido de tempo decorrido. Há/ faz/ vai para dez anos que não te vejo. Fazer e Ir OBS: Na norma culta o verbo ter só pode ser utilizado com o sentido de possuir. Ex.: Eu tenho dez anos. Errado - Eu nasci tem dez anos. Certo - Eu nasci há dez anos. CASOS PARTICULARES DE CONCORDÂNCIA VERBAL 1- Sujeito composto e anteposto ao verbo. O Céu e a Terra passarão. ( concordância gramatical lógica)

2 2- Sujeito composto e posposto ao verbo. Passarão o Céu e a Terra.( concordância gramatical) Passará o Céu e a Terra.( concordância atrativa com o núcleo mais próximo) 3- Sujeito composto, anteposto e representado por pessoas gramaticais diferentes. Tu, eu e teu amigo estudamos aqui. Nós Eu + tu + ele = nós Tu + ele = vós ( norma culta) = vocês ( admitido) 4- Sujeito composto, posposto e representado por pessoas gramaticais diferentes. Estudamos aqui tu, eu e teu amigo.( concordância gramatical lógica) Estudaste aqui tu, eu e teu amigo. (concordância atrativa com o núcleo mais próximo) 5- Sujeito composto, anteposto e representado por núcleos sinônimos ou dispostos em gradação. O rancor, a mágoa, o ressentimento fazem mal à saúde. ( concordância gramatical) faz mal à saúde. (a idéia é única, fica no singular) Um olhar, um gesto, uma palavra bastavam. bastava. 6- Sujeito composto, anteposto e finalizado por palavra resumitiva. O curral deserto, a porteira quebrada, a plantação arruinada, tudo denunciava abandono. ( concorda com a palavra resumitiva) 7- Sujeito representado por expressões fracionárias. Um quarto da turma chegou cedo. ( concorda com o numeral) Três quartos da turma chegaram tarde. ( concorda com o numeral) 8- Concordância com as expressões mais de, menos de, perto de, cerca de seguidas de numeral. Mais de um candidato chegou cedo.(concorda com o numeral) Cerca de dez candidatos chegaram cedo.

3 9- Concordância com as expressões parte de, grande parte de, a maior parte de, a maioria de e similares, seguidas de palavras no plural. Grande parte dos colegas chegou. ( pode ficar no singular ou no plural) chegaram. 10- Concordância com a expressão um e outro. Um e outro aluno saiu. ( pode ficar no singular ou plural.) saíram. Um e outro aluno insultaram-se. (reciprocidade fica no plural) 11- Concordância com as expressões um ou outro, nem um nem outro. Um ou outro será vencedor. ( verbo sempre no singular) Nem um nem outro disse a verdade. 12- Concordância com sujeitos compostos ligados por ou. João ou Pedro casará com ela.(havendo idéia de exclusão o verbo fica no singular) um ou outro casará. O calor forte ou o frio excessivo prejudicam as plantas.( sem idéia de exclusão vai para o plural) 13- Concordância com as expressões qual de nós, qual de vós. Qual de nós falou a verdade? ( fica no singular ) Qual de vós negou o fato? Qual de vocês afirmaria isto? OBS: Pronome interrogativo ou indefinido + pronome pessoal no singular - verbo concorda com ele. no plural - verbo concorda com ele ou com o pronome pessoal.

4 Quais de nós chegaram. chegamos. Quais de vós chegaram. chegastes Concordância com o pronome quem. [ És tu ] quem dás rumor à noite quieta.(concorda com o sujeito da oração anterior) [ És tu ] quem dá rumor à noite quieta.(ou concorda com o sujeito da própria) oração, o pronome relativo) Somos nós quem escrevemos bem. Somos nós quem escreve bem. 15- Concordância com o pronome relativo que. [ És tu] que dás rumos à noite quieta.( o verbo concorda com o sujeito da oração anterior) 16- Concordância com a expressão um dos que. Ele é um dos que estuda aqui. ( pode ficar no singular ou no plural) estudam aqui. 17- Concordância com os verbos dar, bater e soar. Concorda com o sujeito da oração. Deram dez horas no relógio. Bateu uma hora no relógio. Advérbio de lugar O relógio bateu dez horas.soaram seis horas na igreja. 18- Concordância com o verbo ser em expressões indicativas de horas ou datas. Hoje é primeiro de abril. Hoje são oito de outubro. ( concorda com o numeral)

5 Hoje é dia vinte e três.( concorda com a palavra dia) 19- Concordância do verbo ser tendo como sujeito um pronome indefinido ou um pronome demonstrativo invariável( isso, isto, aquilo) e antecedendo predicativo no plural. Tudo são flores, no início.( pode concordar com o predicativo, o que é o mais comum) Pron.indefinido predicativo Tudo é flores, no início.( ou pode concordar com o sujeito.) 20-Concordância com locução verbal formada por parecer + verbo no infinitivo, concorda com o sujeito.. As estrelas parecem brilhar. A estrela parece brilhar. Sujeito locução verbal sujeito locução verbal As estrelas [ parece ] brilharem. ( não é locução verbal) 1ª oração 2ª oração Parece brilharem as estrelas. As árvores parece que vão morrer. Errado: As árvores parecem que vão morrer. Macete: Sempre que surgir o verbo parecer acompanhado de outro verbo, formando ou não uma locução verbal, só um deles poderá ficar no plural. EXERCÍCIOS 1. (Cesgranrio) Assinale a opção em que a concordância verbal CONTRARIA a norma culta da língua. a) Não se assistia a tais espetáculos por aqui. b) Podem-se respeitar essas convenções. c) Pode-se perdoar aos exilados. d) Há de se fazer muitas alterações. e) Não se trata de problemas graves. 2. (Fatec) Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal. a) Devem haver outras razões para ele ter desistido. b) Foi então que começou a chegar um pessoal estranho. c) Queria voltar a estudar, mas faltava-lhe recursos.

6 d) Não se admitirá exceções. e) Basta-lhe dois ou três dias para resolver isso. 3. (Fei) Assinalar a alternativa em que a concordância verbal está incorreta: a) Crianças, jovens, adultos, ninguém ficou imune aos seus encantos. b) Mais de mil pessoas compareceram ao comício. c) Não só a educação mas também a saúde precisa de muita atenção do governo. d) Bastam dois toques para sabermos que você chegou. e) Boa parte das pessoas está preocupada com o futuro. 4. (Ita) Indique a alternativa em que há erro gramatical: a) Os estudantes estamos sempre atentos a reformas. b) Nós fomos o cabeça da revolta. c) Tu o dissestes, redargüiu ele. d) Caro Diretor, sois o timoneiro necessário a esta empresa. e) Vossa Excelência fique avisado de que o caso é grave. 5. (Puccamp) A alternativa que contém forma verbal INADEQUADA à norma culta é: a) Vai fazer dois meses que não nos vemos. b) Chegam de besteiras, pensem em coisas sérias! c) Choveu três dias sem parar um minuto. d) Nessa cidade, faz frio e calor no mesmo dia. e) Pelo que nos consta, há duas páginas ilegíveis. 6. (Puccamp) A alternativa gramaticalmente correta é: a) Há poucos quarteirões daqui, o policial chegou à avistar o fugitivo, mas não foi capaz de alcançá-lo. b) A dias estão à seu inteiro dispor, mas você não se decide! c) Daqui a poucos dias veremos se o que sugerimos a ela poderá levar a questão a bom termo. d) Fixado a parede externa do hotel, o pequeno bilhete comunicava à todos os possíveis hóspedes o encerramento das atividades devido a greve dos funcionários. e) O ator, dirigindo-se a responsável pelo espetáculo, comentou que há dias estava a sua procura; pensou que teria que fazer o mesmo durante toda à semana seguinte. GABARITO 1. [D] 2. [B] 3. [C] 4. [C] 5. [B] 6. [C]

7 CONCORDÂNCIA NOMINAL Regra geral: O artigo, o adjetivo, o pronome e o numeral concordam em gênero e número com o substantivo a que se referem. As minhas duas alunas estudiosas chegaram. substantivo artigo pronome numeral adjetivo CASOS PARTICULARES 1- Adjetivo ligado a dois ou mais substantivos de mesmo gênero e posposto a eles. Força e ambição humanas. (concordância gramatical lógica.) 2- Força e ambição humana. (concordância atrativa com o substantivo mais próximo.) 3- Adjetivo ligado a dois ou mais substantivos de gêneros diferentes e posposto a eles. Poder e força humanos. ( concordância gramatical, fica no masculino quando os gêneros forem diferentes) Poder e força humana.( concordância atrativa com o substantivo próximo) 4- Adjetivo ligado a dois ou mais substantivos de mesmo gênero ou não e anteposto a eles. Imensa floresta e rios. ( recomenda-se a concordância atrativa, mas pode-se usar a concordância gramatical) Imensas cachoeiras e rio. Imensos cachoeiras e rios. 4 - Substantivo ligado a dois ou mais adjetivos. A literatura brasileira e a portuguesa. As literaturas brasileira e portuguesa.

8 A criança brasileira e portuguesa. As crianças brasileiras e portuguesas. As crianças brasileira e portuguesa. As crianças brasileiras e portuguesa. 5- Concordância com as expressões um e outro, nem um nem outro. Um e outro + substantivo + adjetivo. Singular plural Um e outro aluno inteligentes. Nem uma nem outra menina levadas. Soma 6- Concordância da expressão tal qual. Concorda sempre com o sujeito da oração. [ Ele é tal ] qual o pai.( é) Eles são Tais [ qual o pai ].( é) [ Ele é tal ] quais os pais. (são) Que tais meus cadernos. 7- Concordância com a palavra meio. a) Como adjetivo ou numeral a palavra é variável. Não gosto de meias verdades. É meio dia e meia.( hora) adjetivo numeral b) Como adverbio a palavra é invariável. Ela chegou meio cansada.ela está meio triste. adverbio adverbio 8 - Concordância da palavra todo. É o único advérbio que tem flexão de gênero e número, pela norma culta. A rua toda estava molhada. A rua estava toda molhada.

9 Substantivo adjetivo A rua estava todo molhada.( Também está correta na forma invariável) Ela era a todo-poderosa senhora. ( todo quando palavra composta é invariável) 9- Concordância com a palavra bastante. a) Como adjetivo ou pronome indefinido é variável. Há livros bastantes para todos. Bastantes pessoas chegaram tarde. Adjetivo( suficiente) pron. indefinido( muitas) b) Como adverbio é invariável Estudamos bastante. Elas estão bastante cansadas. adverbio adverbio Macete: Substituir pela palavra muito, se este variar bastante também varia. 10- Concordância de expressões do tipo: Proibido entrada. A entrada é proibida. ( concorda com o artigo) Entrada é proibido.( sem o artigo fica no masculino) Maça é gostoso. A maça é gostosa. 11- Concordância com nomes de cores blusas amarelas. Blusa cinza. Blusas cinza. ( cor de cinza) Paredes gelo. (cor de gelo) Lenços rosa. (cor de rosa) OBS: Sempre que encaixar a expressão cor de é invariável. Tecidos verde claros. (acompanhada de adjetivo varia somente o adjetivo) Tecido verde claro. Blusas verde claras. Adjetivo Tecido verde-garrafa.( acompanhado de substantivo, é invariável)

10 Tecidos verde-garrafa. Substantivo 12- Concordância da palavra anexo. Seguem anexas as informações.( concorda com o sujeito) Seguem anexos os relatórios. OBS: em anexo é invariável. Segue em anexo os relatórios. 13- Concordância das palavras salvo, só, próprio, menos, obrigado. Elas próprias fizeram o exercício.( próprio sempre varia de acordo com o sujeito) Elas mesmas fizeram o exercício. ( mesmo significando próprio sempre varia) próprias Mesmo elas fizeram o exercício.( mesmo significando até é invariável) Até Elas disseram: muito obrigadas. ( varia de acordo com o sujeito) Ela disse: obrigada. O rapaz ficou só. (concorda com o sujeito). O rapaz foi salvo. Os rapazes ficaram sós. Os rapazes foram salvos. OBS: a sós e a salvo são invariáveis. Eles estão a salvo. Ele ficou a sós com as recordações Concordância das palavras Grão e leso. Grão-mestre. Grão-mestres.( só varia em gênero) Grã - mestra. Grã-mestras. Crime de leso-patrimônio. Crimes de lesos-patrimônios. ( flexiona em gênero e número ) Crime de lesa-pátria. Crimes de lesas-pátrias. 15- Concordâncias das palavras menos, alerta, pseudo.

11 Nunca variam. Elas são pseudo amigas. Os soldados estavam alerta. O professor deu menos aulas. 16- concordância com a expressão haja vista. Haja vista o pedido do aluno... ( na norma culta é invariável.) Haja vista as solicitações... OBS: Alguns gramáticos admitem as formas, mas não é norma culta: Haja vista ao pedido do aluno... Hajam vista as solicitações dos alunos... Hajam vista os pedidos... Errado: Hajam visto ao pedido... Haja visto 17- Concordância da expressão a olhos vistos. O rapaz alegrava-se a olhos vistos. ( pela norma culta é invariável) As moças emagreciam a olhos vistos. OBS: Alguns gramáticos aceitam as formas: O rapaz alegrava-se a olhos visto. As moças emagreciam a olhos vistas. A moça emagrecia a olhos vista. EXERCÍCIOS DE CONCORDÂNCIA NOMINAL

12 C Públicos (CESGRANRIO) Há erro de concordância em: a) atos e coisas más b) dificuldades e obstáculo intransponível c) cercas e trilhos abandonados d) fazendas e engenho prósperas e) serraria e estábulo conservados 2. (MACK) Indique a alternativa em que há erro: a) Os fatos falam por si sós. b) A casa estava meio desleixada. c) Os livros estão custando cada vez mais caro. d) Seus apartes eram sempre o mais pertinentes possíveis. e) Era a mim mesma que ele se referia, disse a moça. 3. (UF-PR) Enumere a segunda coluna pela primeira (adjetivo posposto): (1) velhos ( ) camisa e calça... (2) velhas ( ) chapéu e calça... ( ) calça e chapéu... ( ) chapéu e paletó... ( ) chapéu e camisa... a) d) b) e) c) (UF-FLUMINENSE) Assinale a frase que encerra um erro de concordância nominal: a) Estavam abandonadas a casa, o templo e a vila. b) Ela chegou com o rosto e as mãos feridas. c) Decorrido um ano e alguns meses, lá voltamos. d) Decorridos um ano e alguns meses, lá voltamos. e) Ela comprou dois vestidos cinza. 5. (FTM-ARACAJU) A frase em que a concordância nominal contraria a norma culta é: a) Há gritos e vozes trancados dentro do peito. b) Estão trancados dentro do peito vozes e gritos. c) Mantêm-se trancadas dentro do peito vozes e gritos. d) Trancada dentro do peito permanece uma voz e um grito. e) Conservam-se trancadas dentro do peito uma voz e um grito. 6. (FMU) Vão... à carta várias fotografias. Paisagens as mais belas.... Ela estava... narcotizada. a) anexas - possíveis - meio d) anexo - possível - meio b) anexas - possível - meio e) anexo - possível - meia c) anexo - possíveis - meia 7. (FMU) Vai... à carta minha fotografia. Essas pessoas cometeram crime de...-patriotismo. Elas... não quiseram colaborar. a) incluso - leso - mesmo d) incluso - leso - mesmas b) inclusa - leso - mesmas e) inclusas - lesa - mesmo c) inclusa - lesa - mesmas 8. (OBJETIVO) Assinale a alternativa incorreta quanto à concordância nominal: a) Vieira enriqueceu a literatura com sermões e cartas magníficas. b) Mulheres nenhumas são santas. c) Analisamos as literaturas portuguesa e brasileira. d) Um e outro aluno estudioso compareceu. e) Belas poesias e discursos marcaram as comemorações.

13 C Públicos (OBJETIVO) "Envio-lhe... os planos ainda em estudo e... explicações dadas pelo candidato e secretária...." a) anexo - bastantes - atenciosos b) anexos - bastante - atenciosos c) anexos - bastantes - atenciosas d) anexos - bastantes - atenciosos e) anexo - bastante - atenciosa 10. (MED-ITAJUBÁ) Em todas as frases a concordância nominal se fez corretamente, exceto em: a) Os soldados, agora, estão todos alerta. b) Ela possuía bastante recursos para viajar. c) As roupas das moças eram as mais belas possíveis. d) Rosa recebeu o livro e disse: "Muito obrigada". e) Sairei de São Paulo hoje, ao meio-dia e meia. 11. (FURG-RS) Nós... providenciamos os papéis, que enviamos... às procurações, como instrumentos... para fins desejados. A alternativa que preenche corretamente as lacunas é: a) mesmas, anexas, bastante b) mesmos, anexo, bastante c) mesmas, anexo, bastantes d) mesmos, anexos, bastantes e) mesmos, anexos, bastante 12. (UNISINOS) O item em que ocorre concordância nominal inaceitável é: a) Era uma árvore cujas folhas e frutos bem diziam de sua utilidade. b) Vinha com bolsos e mãos cheios de dinheiro. c) Ela sempre anda meia assustada. d) Envio-lhe anexa as declarações de bens. e) Elas próprias assim o queriam. 13. (CARLOS CHAGAS)) Ainda... furiosa, mas com... violência, proferia injúrias... para escandalizar os mais arrojados. a) meia - menas - bastantes b) meia - menos - bastante c) meio - menos - bastante d) meio - menos - bastantes e) meio - menas - bastantes GABARITO 1 - D 2 - D 3 - C 4 - A 5 - E 6 - A 7 - B 8 - D 9 - D 10 - B 11 - D 12 - C 13 - D Final da Aula

14

Concordância verbal. Temos que o verbo se apresenta na terceira pessoa do singular, pois faz referência a um sujeito, assim também expresso (ele).

Concordância verbal. Temos que o verbo se apresenta na terceira pessoa do singular, pois faz referência a um sujeito, assim também expresso (ele). Concordância verbal Ao falarmos sobre a concordância verbal, estamos nos referindo à relação de dependência estabelecida entre um termo e outro mediante um contexto oracional. Desta feita, os agentes principais

Leia mais

Exemplos adicionais: CERVEJA É BOM. A CERVEJA É BOA. ENTRADA É PROIBIDO. A ENTRADA É PROIBIDA.

Exemplos adicionais: CERVEJA É BOM. A CERVEJA É BOA. ENTRADA É PROIBIDO. A ENTRADA É PROIBIDA. Exemplos adicionais: CERVEJA É BOM. A CERVEJA É BOA. ENTRADA É PROIBIDO. A ENTRADA É PROIBIDA. 11) Haja vista. Ex.: Haja vista os resultados. (invariável) Obs.: Admitem-se também duas outras construções.

Leia mais

PORTUGUÊS. Professor Nei Xavier

PORTUGUÊS. Professor Nei Xavier PORTUGUÊS Professor Nei Xavier EXERCÍCIOS DE CONCORDÂNCIA Concordância É a correspondência de flexão entre dois termos, dividem em: Concordância verbal o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito.

Leia mais

AULA 13 CONCORDÂNCIA VERBAL E CONCORDÂNCIA NOMINAL MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 13 CONCORDÂNCIA VERBAL E CONCORDÂNCIA NOMINAL MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 13 CONCORDÂNCIA VERBAL E CONCORDÂNCIA NOMINAL MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele

Leia mais

Concordância Nominal. Profª.: Fátima Liporage

Concordância Nominal. Profª.: Fátima Liporage Concordância Nominal 1 Profª.: Fátima Liporage Concordância Nominal Regra Geral O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo devem concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se referem. Ex.:

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE CONCORDÂNCIA NOMINAL Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE Concordância Nominal Regra Geral O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo devem concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se referem.

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Adjetivos, artigos, pronomes, numerais concordam com o substantivo em gênero e número.

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Adjetivos, artigos, pronomes, numerais concordam com o substantivo em gênero e número. CONCORDÂNCIA NOMINAL Adjetivos, artigos, pronomes, numerais concordam com o substantivo em gênero e número. 1- substantivo + substantivo + adjetivo HOMEM E MULHER GORDOS PÃO E CARNE BOVINA Adjetivo posposto

Leia mais

PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO)

PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Instituto de Educação Infantil e Juvenil 9º ANO Inverno, 2017. Londrina, de. Nome: PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Leia a frase abaixo e reescreva-a utilizando as normas gramaticais. O

Leia mais

1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves

1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves 1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves Quando bate uma saudade Vem quando bate uma saudade Triste, carregado de emoção Ou aflito quando um beijo já não arde

Leia mais

Usa-se ainda, neste caso, sujeito antes do verbo ou a palavra interrogativa no fim da oração: De quem você falava? Ele comprou o quê?

Usa-se ainda, neste caso, sujeito antes do verbo ou a palavra interrogativa no fim da oração: De quem você falava? Ele comprou o quê? Usa-se ainda, neste caso, sujeito antes do verbo ou a palavra interrogativa no fim da oração: De quem você falava? Ele comprou o quê? 7. ) Nas orações exclamativas, de sentido optativo ou não, é frequente

Leia mais

RELAÇÕES MORFOSSINTÁTICAS. Prof. Paola C. Buvolini Freitas

RELAÇÕES MORFOSSINTÁTICAS. Prof. Paola C. Buvolini Freitas RELAÇÕES MORFOSSINTÁTICAS Prof. Paola C. Buvolini Freitas Entre sujeito e verbo (por isso o nome VERBAL). 1. Sujeito no plural verbo no plural; Ex: Os publicitários apresentaram o novo projeto. 2. Sujeito

Leia mais

Sujeito Simples. Sujeito Composto antes do verbo O verbo vai para o plural concordando com o sujeito. 18/12/2009. Ele chegou tarde.

Sujeito Simples. Sujeito Composto antes do verbo O verbo vai para o plural concordando com o sujeito. 18/12/2009. Ele chegou tarde. Sujeito Simples O verbo concorda em número e pessoa com o sujeito. Ele chegou tarde. Nós voltaremos logo. Sujeito Composto antes do verbo O verbo vai para o plural concordando com o sujeito. Rafa e Edu

Leia mais

Concordância Nominal

Concordância Nominal Concordância Concordância Nominal 1) Artigos, numerais, adjetivos e pronomes concordam em gênero (masc./fem.) e número (sing./plural) com o substantivo a que se referem: Algumas das meninas da classe estão

Leia mais

Prof. André Moraes CONCORDÂNCIA NOMINAL

Prof. André Moraes CONCORDÂNCIA NOMINAL Prof. André Moraes CONCORDÂNCIA NOMINAL Regra Geral o artigo, o numeral, o adjetivo e o pronome adjetivo concordam em gênero e número com o substantivo a que se referem. Ex.: Aqueles dois jornais (subst.)

Leia mais

CONCORDÂNCIA N O M I N A L E V E R B A L. Prof. Jorge Viana

CONCORDÂNCIA N O M I N A L E V E R B A L. Prof. Jorge Viana CONCORDÂNCIA N O M I N A L E V E R B A L Prof. Jorge Viana Observe: (A) As crianças prendem a sacola no espaldar da cama. suj. na 3ª pes. pl. verbo na 3ª pes. pl. (B) Crianças órfãs são minoria nos orfanatos.

Leia mais

Língua. Portuguesa. Concordância Nominal

Língua. Portuguesa. Concordância Nominal Língua Portuguesa Concordância Nominal Adjunto Adnominal Anteposto Comi delicioso almoço e sobremesa. Comi deliciosa sobremesa e almoço. * Os esforçados José e Maria. Adjunto Adnominal Posposto Comi almoço

Leia mais

Concordância verbal e nominal

Concordância verbal e nominal Concordância verbal e nominal Eudenise de Albuquerque Limeira Concordância verbal A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o

Leia mais

Regra geral de concordância verbal

Regra geral de concordância verbal Regra geral de concordância verbal O verbo concorda em número e pessoa com o seu sujeito. Há, entretanto, uma série de regras e exceções relativas a casos de concordância verbal, que devem ser examinadas

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA NOMINAL

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA NOMINAL LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA NOMINAL Profª. Raquel Freitas Sampaio CONCEITO A concordância nominal ocupa-se da relação entre nomes. Baseia-se na relação entre um SUBSTANTIVO (ou pronome, ou

Leia mais

Outros casos: 1) Partícula SE : a - Partícula apassivadora: b- Índice de indeterminação do sujeito:

Outros casos: 1) Partícula SE : a - Partícula apassivadora: b- Índice de indeterminação do sujeito: Outros casos: 1) Partícula SE : a - Partícula apassivadora: o verbo ( transitivo direto) concordará com o sujeito passivo. Ex.: Vende-se carro./ Vendem-se carros. b- Índice de indeterminação do sujeito:

Leia mais

REGRA GERAL DA CONCORDÂNCIA NOMINAL O adjetivo, o pronome, o artigo e o numeral concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número.

REGRA GERAL DA CONCORDÂNCIA NOMINAL O adjetivo, o pronome, o artigo e o numeral concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número. REGRA GERAL DA CONCORDÂNCIA NOMINAL O adjetivo, o pronome, o artigo e o numeral concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número. Vamos estudar os principais casos de concordância nominal

Leia mais

Concordância Nominal e Verbal. Observe o texto abaixo

Concordância Nominal e Verbal. Observe o texto abaixo Concordância Nominal e Verbal UNISALESIANO Profª. Drª. Adriana Guarizo Observe o texto abaixo Se na casa de ferreiro o espeto for depau, tudo bem, a gente protege os dois. O verbo protege está conjugado

Leia mais

Concordância Verbal. Prof. Cláudio Ribeiro

Concordância Verbal. Prof. Cláudio Ribeiro Concordância Verbal Regra Geral : O verbo concorda com o sujeito em pessoa e número. Exemplos: Realizou-se, em janeiro, visita à sede da empresa. Na ocasião, abordaram-se os aspectos financeiros, contábeis

Leia mais

Concordância Nominal. Prof. Jorge Viana de Moraes

Concordância Nominal. Prof. Jorge Viana de Moraes Concordância Nominal Prof. Jorge Viana de Moraes Concordância Nominal Regra Geral O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo devem concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se referem. Ex.:

Leia mais

Aula 12 Concordância nominal. Professor Guga Valente

Aula 12 Concordância nominal. Professor Guga Valente Aula 12 Concordância nominal Professor Guga Valente Concordância Nominal O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo devem concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se referem. Ex.: Os nossos

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Página 172

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Página 172 CONCORDÂNCIA NOMINAL Página 172 CONCORDÂNCIA NOMINAL É a concordância, em gênero e número, entre o substantivo e seus determinantes: o adjetivo, o pronome adjetivo, o artigo, o numeral e o verbo no particípio.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 12 Sintaxe V

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 12 Sintaxe V LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 12 Sintaxe V CONCORDÂNCIA NOMINAL Consiste no estudo de relações entre adjetivo e substantivo, pronome e substantivo, artigo e substantivo, numeral e substantivo.

Leia mais

Quando o adjetivo posposto se refere a dois ou mais substantivos, concorda com o último ou vai facultativamente:

Quando o adjetivo posposto se refere a dois ou mais substantivos, concorda com o último ou vai facultativamente: Page 1 of 5 Concordância Nominal 1. Substantivo + Substantivo... + Adjetivo Quando o adjetivo posposto se refere a dois ou mais substantivos, concorda com o último ou vai facultativamente: para o plural,

Leia mais

Português. Aula: 09/12. Prof. Felipe Oberg. Visite o Portal dos Concursos Públicos

Português. Aula: 09/12. Prof. Felipe Oberg.  Visite o Portal dos Concursos Públicos Português Aula: 09/12 Prof. Felipe Oberg UMA PARCERIA Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.BR Visite a loja virtual www.conquistadeconcurso.com.br MATERIAL DIDÁTICO EXCLUSIVO PARA

Leia mais

Concordância Verbal. É o estudo da flexão de número e pessoa que deve haver entre o verbo e o sujeito.

Concordância Verbal. É o estudo da flexão de número e pessoa que deve haver entre o verbo e o sujeito. Concordância Verbal Concordância Verbal É o estudo da flexão de número e pessoa que deve haver entre o verbo e o sujeito. O verbo sempre concorda com o sujeito simples em número e pessoa. O aluno veio

Leia mais

Obs.: Essa regra de concordância é excessivamente cobrada por todas as bancas.

Obs.: Essa regra de concordância é excessivamente cobrada por todas as bancas. Obs.: Se o verbo haver, com o sentido de existir, for o principal de uma locução verbal, seu auxiliar também ficará no singular. Ex.: Deve haver reclamações. (Devem existir reclamações) Obs.: Essa regra

Leia mais

PROBLEMAS LINGUÍSTICOS - A SINTAXE DE CONCORDÂNCIA. Profª Ms. Marina Miotto Negrão

PROBLEMAS LINGUÍSTICOS - A SINTAXE DE CONCORDÂNCIA. Profª Ms. Marina Miotto Negrão PROBLEMAS LINGUÍSTICOS - A SINTAXE DE CONCORDÂNCIA Profª Ms. Marina Miotto Negrão Introdução O ser humano compreendeu que a comunicação é essencial para a vida e, para que ela ocorra de forma completa,

Leia mais

Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal.

Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal. CONCORDÂNCIA NOMINAL A concordância nominal se baseia na relação entre um substantivo (ou pronome, ou numeral substantivo) e as palavras que a ele se ligam para caracterizá-lo (artigos, adjetivos, pronomes

Leia mais

1. Regra Geral. O verbo deve concordar em número e pessoa com o núcleo do sujeito. Eduardo come pipocas. Os alunos estudaram a lição.

1. Regra Geral. O verbo deve concordar em número e pessoa com o núcleo do sujeito. Eduardo come pipocas. Os alunos estudaram a lição. Concordância Verbal Concordância Verbal A Língua Portuguesa marca formalmente uma relação morfossintática que se estabelece, nas orações, entre o sujeito e o predicado verbal. É a chamada concordância

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL. Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos:

CONCORDÂNCIA VERBAL. Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser. Casos de concordância

Leia mais

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 07 CONCORDÂNCIA Ementa Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

Mapa Mental de Português Concordância Nominal

Mapa Mental de Português Concordância Nominal Mapa Mental de Português Concordância Nominal Mapas mentais de Portugês sobre concordância nominal. Mapa Mental de Português Concordância Verbal Diversos mapas mentais de Português sobre concordância verbal.

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL PROFESSORA: JOSIANE

CONCORDÂNCIA VERBAL PROFESSORA: JOSIANE CONCORDÂNCIA VERBAL PROFESSORA: JOSIANE SINTAXE Concordância Verbal Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Ex.: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Ciência- O homem na construção do conhecimento 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL

CONCORDÂNCIA NOMINAL CONCORDÂNCIA NOMINAL CONCEITUAÇÃO Concordância nominal é a concordância de nomes entre si; estudaremos aqui a concordância do adjetivo com o substantivo. PRINCIPAIS CASOS PERGUNTAS E RESPOSTAS 1 Se eu

Leia mais

Prof. André Moraes CONCORDÂNCIA VERBAL

Prof. André Moraes CONCORDÂNCIA VERBAL Prof. André Moraes CONCORDÂNCIA VERBAL O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Exemplos: Eu saí da sala. Tu saíste da sala. Os alunos saíram da sala. Regras: 1) Quando o sujeito é composto,

Leia mais

Apostila. Concordância Verbal e Nominal. Profª. Maria Regina

Apostila. Concordância Verbal e Nominal. Profª. Maria Regina Apostila Concordância Verbal e Nominal Profª. Maria Regina Concordância Verbal e Nominal Conceito A Concordância Nominal é o acordo entre o nome (substantivo) e seus modificadores (artigo, pronome, numeral,

Leia mais

A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase.

A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. Português Aula 8 Concordância Verbal e Nominal A Língua Portuguesa é muito bem estruturada, portanto, tem várias regras que regem o seu uso. Para quem fala, lê e escreve nesse idioma, é fundamental conhecer

Leia mais

AULAS 25 E 26 CONCORDÂNCIA

AULAS 25 E 26 CONCORDÂNCIA AULAS 25 E 26 CONCORDÂNCIA Chama-se concordância ao princípio linguístico segundo o qual o vocábulo determinante se adapta a certas categorias gramaticais do vocábulo determinado. TENDEU??? SIMPLES, NÉ?

Leia mais

2- O Sujeito composto leva o verbo para.

2- O Sujeito composto leva o verbo para. 1- O verbo concorda com o sujeito em NÚMERO e. PESSOA 2- O Sujeito composto leva o verbo para. PLURAL 3- O verbo pode ficar no singular: A antes do sujeito composto: ( Passará o céu e a terra.) obs: se

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL. o adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo.

CONCORDÂNCIA NOMINAL. o adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo. CONCORDÂNCIA NOMINAL o adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo. 1. Adjetivo posposto a dois ou mais substantivos a) o adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo mais próximo

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira CONCORDÂNCIA NOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira Concordância do adjetivo 1) O adjetivo concorda em gênero e número quando se refere a um único substantivo. As mãos trêmulas denunciavam o que sentia.

Leia mais

Português Professora Raquel 8ª série / 3º trimestre

Português Professora Raquel 8ª série / 3º trimestre Português Professora Raquel 8ª série / 3º trimestre 1. Assinale a concordância inadequada. Concordância do verbo Ser a) Aqui faz verões terríveis. b) Era três horas quando Pedro saiu. c) A maior parte

Leia mais

REGRA GERAL E CASOS ESPECIAIS

REGRA GERAL E CASOS ESPECIAIS REGRA GERAL E CASOS ESPECIAIS Concordância Nominal Estuda a flexão e a variação em gênero e número entre o substantivo e seus determinantes. Regra geral pronome numeral substantivo adjetivo artigo O meu

Leia mais

Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 6. Concordância

Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 6. Concordância Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE Comunicação Oral e Escrita Unidade 6 Concordância Núcleo de Educação a Distância 2 Aviso importante! Este material foi produzido com o objetivo de permitir que

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 20 Concordância verbal II

Bárbara da Silva. Português. Aula 20 Concordância verbal II Bárbara da Silva Português Aula 20 Concordância verbal II 7) Com a expressão "um dos que", embora alguns gramáticos considerem a concordância facultativa, a preferência é pelo uso verbo no plural, para

Leia mais

Lista de exercícios de LP 2-7º ano

Lista de exercícios de LP 2-7º ano 1) Tipos de sujeito p. 77 2) Tipos de predicado p. 108 TIPOS DE SUJEITO Explique: Lista de exercícios de LP 2-7º ano Sujeito simples: É aquele que possui apenas um núcleo. Sujeito composto: É aquele que

Leia mais

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29 SUMÁRIO CAPÍTULO I ORTOGRAFIA... 29 1. Ditongo... 31 2. Formas variantes... 35 3. Homônimos e parônimos... 36 4. Porque, por que, por quê, porquê... 44 5. Hífen... 45 6. Questões desafio... 50 CAPÍTULO

Leia mais

Concordância Nominal

Concordância Nominal Concordância Nominal Concordância nominal nada mais é que o ajuste que fazemos aos demais termos da oração para que concordem em gênero e número com o substantivo. Teremos que alterar, portanto, o artigo,

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL. Na concordância verbal, o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito.

CONCORDÂNCIA VERBAL. Na concordância verbal, o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito. CONCORDÂNCIA VERBAL Na concordância verbal, o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito. TIPOS DE SUJEITO 1- SUJEITO SIMPLES: É aquele que apresenta apenas um núcleo significativo. Faltam seis minutos

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com seu sujeito. Regra Geral: O sujeito concordará o verbo em número e pessoa.

CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com seu sujeito. Regra Geral: O sujeito concordará o verbo em número e pessoa. CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com seu sujeito. Regra Geral: O sujeito concordará o verbo em número e pessoa. A orquestra tocou uma valsa longa. 3ª p. Singular 3ª

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Concordar significa que o termo subordinado (o verbo) ajusta suas

CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Concordar significa que o termo subordinado (o verbo) ajusta suas CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Concordar significa que o termo subordinado (o verbo) ajusta suas flexões de número e pessoa ao número e pessoa do termo

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 12 Concordância Verbal e Nominal

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 12 Concordância Verbal e Nominal LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 12 Concordância Verbal e Nominal CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL O verbo concorda em número e pessoa com o sujeito. Com sujeito simples e singular ou substantivo

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL - REGRA GERAL -

CONCORDÂNCIA NOMINAL - REGRA GERAL - CONCORDÂNCIA NOMINAL - REGRA GERAL - 1. O adjetivo, o artigo, o pronome adjetivo e o numeral concordam em gênero e número com o substantivo: EXEMPLOS: * As primeiras alunas de cada classe foram ao zoológico.

Leia mais

Concordância Verbal. Professora Raysa Ferreira

Concordância Verbal. Professora Raysa Ferreira Concordância Verbal Professora Raysa Ferreira Conceito O verbo concorda com seu sujeito em número (singular e plural) e pessoa (1ª, 2ª e 3ª). Concordância verbal: Sujeito Simples 1) Os nomes, que apresentam

Leia mais

Língua. Portuguesa. Concordância Verbal

Língua. Portuguesa. Concordância Verbal Língua Portuguesa Concordância Verbal Sujeito Simples *Restou? depois da aula muitas dúvidas. Sujeito Simples 1. Expressões partitivas e coletivos: A maior parte aderiu à greve. A maior parte dos funcionários

Leia mais

O verbo apresenta-se no plural, concordando com o sujeito que está no plural. Ex.: As nossas duas amigas italianas nos visitarão em julho.

O verbo apresenta-se no plural, concordando com o sujeito que está no plural. Ex.: As nossas duas amigas italianas nos visitarão em julho. CONCORDÂNCIA VERBAL CONCORDÂNCIA Concordância é a igualdade de gênero e número entre o substantivo e adjetivo, artigo, numeral, pronome e igualdade de número e pessoa entre o verbo e o sujeito. Ex.: Dois

Leia mais

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio Judiciário Nº

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio Judiciário Nº CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio Judiciário Nº DATA 14/06/2016 DISCIPLINA Português - Gramática PROFESSOR Ricardo Erse MONITOR Paula Moura AULA 01/07 Ementa 1 Concordância... 2 a) Concordância nominal:...

Leia mais

Profª: Adriana Figueiredo Língua Portuguesa INSS AULAS DE 21 A 25. Língua Portuguesa INSS Professora: Adriana Figueiredo

Profª: Adriana Figueiredo Língua Portuguesa INSS AULAS DE 21 A 25. Língua Portuguesa INSS Professora: Adriana Figueiredo Professora: Adriana Figueiredo 1 de 17 CONCORDÂNCIA NOMINAL 1) É bom, é proibido, é permitido, é necessário...:se o substantivo não vier determinado, o adjetivo fica invariável. Ex.: Entrada é proibido.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 11 Sintaxe IV

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 11 Sintaxe IV LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 11 Sintaxe IV CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL O verbo concorda em número e pessoa com o sujeito. Com sujeito simples e singular ou substantivo coletivo,

Leia mais

Aula 01 CONCORDÂNCIA VERBAL TEORIA (PARTE 1).

Aula 01 CONCORDÂNCIA VERBAL TEORIA (PARTE 1). Curso/Disciplina: Português para Concursos (Concordância Verbal) Aula: Português para Concursos (Concordância Verbal) - 01 Professor : André Moraes Monitor : Virgilio Frederich Aula 01 CONCORDÂNCIA VERBAL

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 22 Concordância verbal IV

Bárbara da Silva. Português. Aula 22 Concordância verbal IV Bárbara da Silva Português Aula 22 Concordância verbal IV Outros Casos 1) O Verbo e a Palavra "SE" Dentre as diversas funções exercidas pelo "se", há duas de particular interesse para a concordância verbal:

Leia mais

Aula 16 Termos essenciais da oração. Professor Guga Valente

Aula 16 Termos essenciais da oração. Professor Guga Valente Aula 16 Termos essenciais da oração Professor Guga Valente Termos essenciais 1. Termos essenciais: aqueles que são indispensáveis, isto é, não podem faltar. São eles: sujeito e predicado. 2. Termos integrantes:

Leia mais

Aquela em que os adjetivos, artigos, numerais e pronomes concordam com os substantivos. Regra: Adjuntos adnominais concordam com os substantivos.

Aquela em que os adjetivos, artigos, numerais e pronomes concordam com os substantivos. Regra: Adjuntos adnominais concordam com os substantivos. Concordância Acontece quando os termos se relacionam entre si no contexto. Podemos entender dois tipos de concordância: Nominal e Verbal. Concordância Nominal: Aquela em que os adjetivos, artigos, numerais

Leia mais

Português. Concordância Verbal / Concordância Nominal. Professor Arthur Scandelari.

Português. Concordância Verbal / Concordância Nominal. Professor Arthur Scandelari. Português Concordância Verbal / Concordância Nominal Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português CONCORDÂNCIA VERBAL PARTE 1 1. (CESGRANRIO IBGE 2016) A concordância do verbo destacado

Leia mais

SUJEITO TIPOS DE SUJEITO

SUJEITO TIPOS DE SUJEITO Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa 9 ano Professora: Lusia Raquel SUJEITO TIPOS DE SUJEITO Caicó RN 2018 SUJEITO SIMPLES Sujeito simples: é aquele que possui apenas um núcleo,

Leia mais

PROFESSORA PATRÍCIA TAVARES

PROFESSORA PATRÍCIA TAVARES PROFESSORA PATRÍCIA TAVARES 1. Verbo com sujeito simples O verbo concorda em número e pessoa, não interessando a posição. Ex.: Ele chegou tarde. 2. Sujeito composto antes do verbo a) o verbo vai para o

Leia mais

Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 SINTAXE DA ORAÇÃO Aula 2 Sintaxe: é a parte da gramática

Leia mais

Sujeitos. Siene Alves Moreira Lucilene Eidna Faria. Faculdade Iseib BH Letras, 2º semestre/2013

Sujeitos. Siene Alves Moreira Lucilene Eidna Faria. Faculdade Iseib BH Letras, 2º semestre/2013 Sujeitos Siene Alves Moreira Lucilene Eidna Faria Faculdade Iseib BH Letras, 2º semestre/2013 Sujeitos Tipos de sujeitos: Sujeito simples Sujeito composto Sujeito indeterminado Sujeito inexistente O que

Leia mais

a) Quando o sujeito for representado pelos pronomes - isto, isso, aquilo, tudo, o - e o predicativo estiver no plural.

a) Quando o sujeito for representado pelos pronomes - isto, isso, aquilo, tudo, o - e o predicativo estiver no plural. O Verbo "Ser" A concordância verbal se dá sempre entre o verbo e o sujeito da oração. No caso do verbo ser, essa concordância pode ocorrer também entre o verbo e o predicativo do sujeito. O verbo ser concordará

Leia mais

Concordância verbal. Manoel Francisco Guaranha

Concordância verbal. Manoel Francisco Guaranha Concordância verbal Manoel Francisco Guaranha Sujeito Composto Anteposto Com elementos coordenados, Casas, apartamentos e terrenos todos de 3ª pessoa são boas formas de investimento. Formado de palavras

Leia mais

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais.

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais. Uso do onde e aonde O advérbio é uma classe de palavras cuja função gramatical é acompanhar e modificar um verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal, por isso o nome ad-vérbio, ou seja, a palavra

Leia mais

13) As expressões perto de e cerca de levam o verbo a concordar com o numeral. Ex.: Cerca de vinte pessoas estavam na loja.

13) As expressões perto de e cerca de levam o verbo a concordar com o numeral. Ex.: Cerca de vinte pessoas estavam na loja. 13) As expressões perto de e cerca de levam o verbo a concordar com o numeral. Ex.: Cerca de vinte pessoas estavam na loja. 14) Concordância com mais de e menos de. * Com numeral um: verbo no singular.

Leia mais

1. (IBGE) Indique a opção correta, no que se refere à concordância verbal, de acordo com a norma culta:

1. (IBGE) Indique a opção correta, no que se refere à concordância verbal, de acordo com a norma culta: 1. (IBGE) Indique a opção correta, no que se refere à concordância verbal, de acordo com a norma culta: a) Haviam muitos candidatos esperando a hora da prova. b) Choveu pedaços de granizo na serra gaúcha.

Leia mais

SINTAXE DA ORAÇÃO E PERÍODO

SINTAXE DA ORAÇÃO E PERÍODO SINTAXE DA ORAÇÃO E PERÍODO Frase, oração e período. Frase: É o enunciado com sentido completo, capaz de fazer uma comunicação - Atenção! -Ontem choveu. - Cuidado! - A moça atravessava a rua. Nem toda

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves Concordância verbal Introdução Este tutorial é uma proposta de ensino que tem por objetivo ajudar pessoas de diferentes níveis de aprendizagem a resolver dificuldades que encontram no estudo da concordância

Leia mais

TIPOS DE SUJEITO GRAMÁTICA

TIPOS DE SUJEITO GRAMÁTICA TIPOS DE SUJEITO GRAMÁTICA TIPOS DE SUJEITO SUJEITO SIMPLES As regras do sujeito simples e do composto são bem parecidas, mas não iguais! Possui apenas 1 núcleo; O núcleo do sujeito simples SÓ PODE SER:

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE

CONCORDÂNCIA NOMINAL LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE CONCORDÂNCIA NOMINAL LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1) REGRA GERAL Subdivisão de nossos estudos 2) CONCORDÂNCIA DO ADJETIVO COM VÁRIOS SUSTANTIVOS 3) Casos específicos No segundo jogo

Leia mais

Concordância Verbal e Concordância Nominal

Concordância Verbal e Concordância Nominal Concordância Verbal e Concordância Nominal CONCORDÂNCIA VERBAL Síntese Teórica I Concordância Fundamental Sujeito Simples: a concordância se dá em pessoa e número com o núcleo. Ex.: O povo chorou a morte

Leia mais

Análise sintática: Sujeito

Análise sintática: Sujeito Análise sintática: Sujeito ANÁLISE SINTÁTICA Analisar sintaticamente uma oração significa dividi-la em partes e estudar a relação existente entre elas. Dessa forma, torna-se possível determinar a função

Leia mais

Concordância Verbal. Regra geral, o verbo deve concordar com o sujeito em número e pessoa. Exemplos:

Concordância Verbal. Regra geral, o verbo deve concordar com o sujeito em número e pessoa. Exemplos: Concordância Verbal Regra geral, o verbo deve concordar com o sujeito em número e pessoa. Exemplos: O gerente falou com a secretária A secretária e suas auxiliares não compareceram à reunião. Os casos

Leia mais

TERMOS BÁSICOS DA ORAÇÃO: SUJEITO E PREDICADO

TERMOS BÁSICOS DA ORAÇÃO: SUJEITO E PREDICADO Frase, oração, período TERMOS BÁSICOS DA ORAÇÃO: SUJEITO E PREDICADO Frase é uma palavra ou um conjunto organizado de palavras que estabelecem comunicação entre duas ou mais pessoas. A frase é marcada,

Leia mais

405. Assinale a alternativa onde o verbo haver não admite plural e, por isso, está errado:

405. Assinale a alternativa onde o verbo haver não admite plural e, por isso, está errado: CONCORDÂNCIA 405. Assinale a alternativa onde o verbo haver não admite plural e, por isso, está errado: a) os soldados se houveram como herói; b) os condenados houveram o perdão para seus erros; c) se

Leia mais

Lista de exercícios de LP 2-7º ano

Lista de exercícios de LP 2-7º ano 1) Tipos de sujeito p. 77 2) Tipos de predicado p. 108 TIPOS DE SUJEITO Explique: Sujeito simples: Sujeito composto: Sujeito desinencial/ oculto / elíptico: Sujeito indeterminado: É aquele que, embora

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves Termos essenciais da oração Introdução Chamamos de termos essenciais da oração aqueles compõem a estrutura básica da oração, ou seja, que são necessários para que a oração tenha significado. São eles:

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL E REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

CONCORDÂNCIA VERBAL E REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL APOIO PEDAGÍGICO AO NÚCLEO COMUM CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL Tutora: Ariana de Carvalho CONCORDÂNCIA NOMINAL Ocorre entre o núcleo (normalmente um substantivo ou um

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL GRAMÁTICA

CONCORDÂNCIA VERBAL GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA VERBAL GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA VERBAL Como regra geral, o verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa. O candidato estuda para o ENEM. Os candidatos estudam para o ENEM. Se o

Leia mais

% 1 ) 4! '# 6-9! :* 0 &* 6 < '! &! #6$"! $

% 1 ) 4! '# 6-9! :* 0 &* 6 < '! &! #6$! $ !!"!# $" % & ' ( ) " * +,"" -.!/ 0 1 * 2 3 / 4/#"!! 1 56" 5, $'*' % 1 ) 4! 7 + 86'# 6-9! :* 0 &* 6 2 36"6; < '! &! #6$"! $ 1# /#?* >/ /? @! % 9 @! ) A! + 85! -,;?

Leia mais

REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO

REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO Observe os exemplos... Marisa comprou um carro. São termos essenciais da oração: Sujeito É o termo da oração sobre quem se declara alguma coisa Predicado É tudo aquilo

Leia mais

Na aula anterior. Frase, oração e período. Sujeito e predicado. Sujeito inexistente

Na aula anterior. Frase, oração e período. Sujeito e predicado. Sujeito inexistente Tipos de sujeito Na aula anterior Frase, oração e período Sujeito e predicado Sujeito inexistente Localização do sujeito Pergunta ao verbo Nem sempre o sujeito inicia a oração (inversão ou posposição)

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ANTONIO DUARTE

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ANTONIO DUARTE LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ANTONIO DUARTE E-mail: professorantonioduarte@gmail.com Facebook: Antonio Duarte SINTAXE ORAÇÃO = É o enunciado que gira em torno de um verbo. -Que dia lindo! - O dia está lindo!

Leia mais

GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO

GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO CLASSES GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO CLASSIFICAÇÃO A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo Artigo Adjetivo Numeral

Leia mais

1. ARTIGO É uma palavra que determina outra classe de palavra chamada de substantivo. Divide-se em: - Artigo definido: o, a, os, as.

1. ARTIGO É uma palavra que determina outra classe de palavra chamada de substantivo. Divide-se em: - Artigo definido: o, a, os, as. CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 11/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 06 CLASSES GRAMATICAIS Ementa Na aula de hoje serão abordados

Leia mais