CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com seu sujeito. Regra Geral: O sujeito concordará o verbo em número e pessoa.
|
|
- Sabrina Prada da Conceição
- 4 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com seu sujeito. Regra Geral: O sujeito concordará o verbo em número e pessoa. A orquestra tocou uma valsa longa. 3ª p. Singular 3ª p. Singular Os pares que rodeavam a nós dançavam bem. 3ª p. Plural 3ª p. Plural
2 Sujeito coletivo: Apenas o coletivo, concorda com a palavra escrita e não com a ideia. Se o coletivo vier especificado ou quando o verbo se distanciar do sujeito coletivo, o verbo pode ficar no singular ou ir para o plural.
3 Um bando destruiu o monumento. Um bando de vândalos destruiu / destruíram o monumento. Coletivos partitivos (metade, a maior parte, maioria, etc.): O verbo fica no singular ou vai para o plural. A maioria dos alunos foi à excursão./ A maioria dos alunos foram à excursão. O sujeito é o pronome relativo "que": O verbo concorda com o antecedente do pronome. Fui eu que derramei o café. Fomos nós que derramamos o café.
4 "quem": o verbo pode ficar na 3ª pessoa do singular ou concordar com o antecedente do pronome. Fui eu quem derramou o café. Fui eu quem derramei o café. Verbos impessoais: São aqueles que não possuem sujeito. Portanto, ficarão sempre na 3ª pessoa do singular. Neva durante as noites de inverno. Faz cinco anos que não o vejo. Há muitas pessoas nesta sala.
5 Em indicações de horas, datas, tempo, distância - a concordância será feita com a expressão numérica É uma hora. São duas horas. São 6 metros até minha casa. Hoje são 24 de outubro. Hoje é (dia) 24 de outubro.
6 Concordância com o verbo "ser Se o sujeito designar pessoa, o verbo concordará com ele: Gustavo era só decepções. Minhas alegrias é esta criança. Se o sujeito do verbo ser ou parecer for constituído pelos pronomes: isto, isso, aquilo, tudo e o predicativo estiver no plural, o verbo irá para o plural: Isso são lembranças inesquecíveis. Aquilo eram problemas gravíssimos.
7 Se o sujeito é constituído de um substantivo e o verbo ser vem seguido de pronome pessoal, o verbo concordará com o pronome: Aqui o presidente sou eu. Eu não sou tu.
8 Sujeito composto - O verbo vai para o plural. O pai e seus dois filhos compareceram ao evento. Caso o sujeito aparecer posposto ao verbo, este poderá concordar com o núcleo mais próximo ou permanecer no plural: Compareceram ao evento o pai e seus dois filhos. Compareceu ao evento o pai e seus dois filhos.
9 Sujeito composto de pessoas gramaticais diferentes, o verbo deverá ir para o plural, estando relacionado a dois pressupostos básicos: - Quando houver a 1ª pessoa, esta prevalecerá sobre as demais: Eu, tu e ele faremos um lindo passeio. - Quando houver a 2ª pessoa, o verbo poderá flexionar na 2ª ou na 3ª pessoa: Tu e ele sois primos. Tu e ele são primos.
10 Quando os núcleos do sujeito estiverem ligados por ou, o verbo irá para o singular quando a ideia for de exclusão, e para o plural quando for de inclusão. Pedro ou Antônio ganhará o prêmio. (exclusão) A poluição sonora ou a poluição do ar são nocivas ao homem. (adição, inclusão)
11 Casos relativos a sujeito composto de palavras sinônimas ou ordenado por elementos em gradação, o verbo poderá permanecer no singular ou ir para o plural: Minha vitória, minha conquista, minha premiação são frutos de meu esforço. Minha vitória, minha conquista, minha premiação é fruto de meu esforço.
12 No caso de porcentagens, o verbo concordará com o numeral ou com o substantivo a que se refere essa porcentagem: 50% dos funcionários aprovaram a decisão da diretoria. / 50% do eleitorado apoiou a decisão.
13 - Em casos relativos a 1%, o verbo permanecerá no singular: 1% dos funcionários não aprovou a decisão da diretoria. - Em casos em que o numeral estiver acompanhado de determinantes no plural, o verbo permanecerá no plural: Os 50% dos funcionários apoiaram a decisão da diretoria.
14 Questões (IBGE) Assinale a frase em que há erro de concordância verbal: a) Um ou outro escravo conseguiu a liberdade. b) Não poderia haver dúvidas sobre a necessidade da imigração. c) Faz mais de cem anos que a Lei Áurea foi assinada. d) Deve existir problemas nos seus documentos. e) Choveram papéis picados nos comícios.
CONCORDÂNCIA VERBAL. Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos:
CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser. Casos de concordância
Bárbara da Silva. Português. Aula 19 Concordância verbal I
Bárbara da Silva Português Aula 19 Concordância verbal I Concordância verbal Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com seu sujeito. a) Sujeito Simples Regra Geral O sujeito sendo simples, com
CONCORDÂNCIA VERBAL PROFESSORA: JOSIANE
CONCORDÂNCIA VERBAL PROFESSORA: JOSIANE SINTAXE Concordância Verbal Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Ex.: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam
Concordância verbal. Temos que o verbo se apresenta na terceira pessoa do singular, pois faz referência a um sujeito, assim também expresso (ele).
Concordância verbal Ao falarmos sobre a concordância verbal, estamos nos referindo à relação de dependência estabelecida entre um termo e outro mediante um contexto oracional. Desta feita, os agentes principais
Mapa Mental de Português Concordância Nominal
Mapa Mental de Português Concordância Nominal Mapas mentais de Portugês sobre concordância nominal. Mapa Mental de Português Concordância Verbal Diversos mapas mentais de Português sobre concordância verbal.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA Concordância Verbal e Nominal. Profa. Ivanilda Bastos
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA Concordância Verbal e Nominal Profa. Ivanilda Bastos nivelamento.portugues@univille.br Observe: As crianças estão animadas. Crianças animadas. No primeiro exemplo, o verbo estar
Concordância Verbal. Professora Raysa Ferreira
Concordância Verbal Professora Raysa Ferreira Conceito O verbo concorda com seu sujeito em número (singular e plural) e pessoa (1ª, 2ª e 3ª). Concordância verbal: Sujeito Simples 1) Os nomes, que apresentam
Bárbara da Silva. Português. Aula 22 Concordância verbal IV
Bárbara da Silva Português Aula 22 Concordância verbal IV Outros Casos 1) O Verbo e a Palavra "SE" Dentre as diversas funções exercidas pelo "se", há duas de particular interesse para a concordância verbal:
Regra geral de concordância verbal
Regra geral de concordância verbal O verbo concorda em número e pessoa com o seu sujeito. Há, entretanto, uma série de regras e exceções relativas a casos de concordância verbal, que devem ser examinadas
AULA 13 CONCORDÂNCIA VERBAL E CONCORDÂNCIA NOMINAL MINISTÉRIO DA FAZENDA
AULA 13 CONCORDÂNCIA VERBAL E CONCORDÂNCIA NOMINAL MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele
PROFESSORA PATRÍCIA TAVARES
PROFESSORA PATRÍCIA TAVARES 1. Verbo com sujeito simples O verbo concorda em número e pessoa, não interessando a posição. Ex.: Ele chegou tarde. 2. Sujeito composto antes do verbo a) o verbo vai para o
CONCORDÂNCIA VERBAL. Na concordância verbal, o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito.
CONCORDÂNCIA VERBAL Na concordância verbal, o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito. TIPOS DE SUJEITO 1- SUJEITO SIMPLES: É aquele que apresenta apenas um núcleo significativo. Faltam seis minutos
a) Quando o sujeito for representado pelos pronomes - isto, isso, aquilo, tudo, o - e o predicativo estiver no plural.
O Verbo "Ser" A concordância verbal se dá sempre entre o verbo e o sujeito da oração. No caso do verbo ser, essa concordância pode ocorrer também entre o verbo e o predicativo do sujeito. O verbo ser concordará
Concordância Verbal e Nominal CONCORDÂNCIA VERBAL. Por Exemplo: Um bando de vândalos destruiu / destruíram o monumento. Observe:
1 Concordância Verbal e Nominal Observe: As crianças estão animadas. Crianças animadas. No primeiro exemplo, o verbo estar se encontra na terceira pessoa do plural, concordando com o seu sujeito, as crianças.
Outros casos: 1) Partícula SE : a - Partícula apassivadora: b- Índice de indeterminação do sujeito:
Outros casos: 1) Partícula SE : a - Partícula apassivadora: o verbo ( transitivo direto) concordará com o sujeito passivo. Ex.: Vende-se carro./ Vendem-se carros. b- Índice de indeterminação do sujeito:
O verbo apresenta-se no plural, concordando com o sujeito que está no plural. Ex.: As nossas duas amigas italianas nos visitarão em julho.
CONCORDÂNCIA VERBAL CONCORDÂNCIA Concordância é a igualdade de gênero e número entre o substantivo e adjetivo, artigo, numeral, pronome e igualdade de número e pessoa entre o verbo e o sujeito. Ex.: Dois
Português 3º ano João J. Concordância Verbal
Português 3º ano João J. Concordância Verbal Concordância Verbal Concordância do verbo com o sujeito composto I. Quando o sujeito composto estiver posicionado antes do verbo, este ficará no plural. Ex.:
CONCORDÂNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira SUJEITO SIMPLES REGRA GERAL: O VERBO CONCORDA EM PESSOA E NÚMERO COM O SUJEITO. Eu cheguei tarde. A grande empresa automobilística se instalou no Brasil.
1. Regra Geral. O verbo deve concordar em número e pessoa com o núcleo do sujeito. Eduardo come pipocas. Os alunos estudaram a lição.
Concordância Verbal Concordância Verbal A Língua Portuguesa marca formalmente uma relação morfossintática que se estabelece, nas orações, entre o sujeito e o predicado verbal. É a chamada concordância
Concordância Verbal. É o estudo da flexão de número e pessoa que deve haver entre o verbo e o sujeito.
Concordância Verbal Concordância Verbal É o estudo da flexão de número e pessoa que deve haver entre o verbo e o sujeito. O verbo sempre concorda com o sujeito simples em número e pessoa. O aluno veio
LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 11 Sintaxe IV
LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 11 Sintaxe IV CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL O verbo concorda em número e pessoa com o sujeito. Com sujeito simples e singular ou substantivo coletivo,
Obs.: Essa regra de concordância é excessivamente cobrada por todas as bancas.
Obs.: Se o verbo haver, com o sentido de existir, for o principal de uma locução verbal, seu auxiliar também ficará no singular. Ex.: Deve haver reclamações. (Devem existir reclamações) Obs.: Essa regra
Sujeito Simples. Sujeito Composto antes do verbo O verbo vai para o plural concordando com o sujeito. 18/12/2009. Ele chegou tarde.
Sujeito Simples O verbo concorda em número e pessoa com o sujeito. Ele chegou tarde. Nós voltaremos logo. Sujeito Composto antes do verbo O verbo vai para o plural concordando com o sujeito. Rafa e Edu
Concordância Verbal. Regra geral, o verbo deve concordar com o sujeito em número e pessoa. Exemplos:
Concordância Verbal Regra geral, o verbo deve concordar com o sujeito em número e pessoa. Exemplos: O gerente falou com a secretária A secretária e suas auxiliares não compareceram à reunião. Os casos
Concordância Verbal. Casos especiais: Sujeito Simples
Concordância Verbal Em gramática o nome de concordância refere-se à circunstância de um adjetivo variar em gênero e número de acordo com o substantivo a que se refere (concordância nominal) e à de um verbo
CONCORDÂNCIA. O artista excursionará por várias cidades do interior.
CONCORDÂNCIA O artista excursionará por várias cidades do interior. CONCORDÂNCIA VERBAL O artista excursionará por várias cidades do interior. A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar
CONCORDÂNCIA N O M I N A L E V E R B A L. Prof. Jorge Viana
CONCORDÂNCIA N O M I N A L E V E R B A L Prof. Jorge Viana Observe: (A) As crianças prendem a sacola no espaldar da cama. suj. na 3ª pes. pl. verbo na 3ª pes. pl. (B) Crianças órfãs são minoria nos orfanatos.
PORTUGUÊS. Professor Nei Xavier
PORTUGUÊS Professor Nei Xavier EXERCÍCIOS DE CONCORDÂNCIA Concordância É a correspondência de flexão entre dois termos, dividem em: Concordância verbal o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito.
OBJETIVO CONCURSOS PORTUGUÊS ASSUNTOS: compreensão, interpretação, reescritura e concordância verbal PROFª Emília Parente 1 CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com seu
Português. Aula: 09/12. Prof. Felipe Oberg. Visite o Portal dos Concursos Públicos
Português Aula: 09/12 Prof. Felipe Oberg UMA PARCERIA Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.BR Visite a loja virtual www.conquistadeconcurso.com.br MATERIAL DIDÁTICO EXCLUSIVO PARA
Concordância. 1
Sumário Concordância Visão Geral... 4 Concordância verbal - Visão Geral... 5 Verbo fazer haver e ser visão geral... 6 Visc - HFs - Haver e fazer indicando tempo... 7 Visc - Hfs - Verbo haver - existência
Prof. André Moraes CONCORDÂNCIA VERBAL
Prof. André Moraes CONCORDÂNCIA VERBAL O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Exemplos: Eu saí da sala. Tu saíste da sala. Os alunos saíram da sala. Regras: 1) Quando o sujeito é composto,
Exemplos adicionais: CERVEJA É BOM. A CERVEJA É BOA. ENTRADA É PROIBIDO. A ENTRADA É PROIBIDA.
Exemplos adicionais: CERVEJA É BOM. A CERVEJA É BOA. ENTRADA É PROIBIDO. A ENTRADA É PROIBIDA. 11) Haja vista. Ex.: Haja vista os resultados. (invariável) Obs.: Admitem-se também duas outras construções.
Professor Marlos Pires Gonçalves
Concordância verbal Introdução Este tutorial é uma proposta de ensino que tem por objetivo ajudar pessoas de diferentes níveis de aprendizagem a resolver dificuldades que encontram no estudo da concordância
Concordância Nominal. Profª.: Fátima Liporage
Concordância Nominal 1 Profª.: Fátima Liporage Concordância Nominal Regra Geral O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo devem concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se referem. Ex.:
CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Concordar significa que o termo subordinado (o verbo) ajusta suas
CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Concordar significa que o termo subordinado (o verbo) ajusta suas flexões de número e pessoa ao número e pessoa do termo
Português Professora Raquel 8ª série / 3º trimestre
Português Professora Raquel 8ª série / 3º trimestre 1. Assinale a concordância inadequada. Concordância do verbo Ser a) Aqui faz verões terríveis. b) Era três horas quando Pedro saiu. c) A maior parte
CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio Judiciário Nº
CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio Judiciário Nº DATA 14/06/2016 DISCIPLINA Português - Gramática PROFESSOR Ricardo Erse MONITOR Paula Moura AULA 01/07 Ementa 1 Concordância... 2 a) Concordância nominal:...
PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO)
Instituto de Educação Infantil e Juvenil 9º ANO Inverno, 2017. Londrina, de. Nome: PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Leia a frase abaixo e reescreva-a utilizando as normas gramaticais. O
Aula 01 CONCORDÂNCIA VERBAL TEORIA (PARTE 1).
Curso/Disciplina: Português para Concursos (Concordância Verbal) Aula: Português para Concursos (Concordância Verbal) - 01 Professor : André Moraes Monitor : Virgilio Frederich Aula 01 CONCORDÂNCIA VERBAL
Bárbara da Silva. Português. Aula 20 Concordância verbal II
Bárbara da Silva Português Aula 20 Concordância verbal II 7) Com a expressão "um dos que", embora alguns gramáticos considerem a concordância facultativa, a preferência é pelo uso verbo no plural, para
CONCORDÂNCIA VERBAL GRAMÁTICA
CONCORDÂNCIA VERBAL GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA VERBAL Como regra geral, o verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa. O candidato estuda para o ENEM. Os candidatos estudam para o ENEM. Se o
PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular CONCORDÂNCIA VERBAL. Profª Raquel Sampaio
PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Raquel Sampaio LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA VERBAL Profª. Raquel Freitas Sampaio REGRA GERAL O verbo da oração tem de concordar em
CONCORDÂNCIA VERBAL - REGRAS GERAIS
CONCORDÂNCIA VERBAL - REGRAS GERAIS A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. 1. Sujeito simples o verbo concordará
CONCORDÂNCIA NOMINAL. Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE
CONCORDÂNCIA NOMINAL Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE Concordância Nominal Regra Geral O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo devem concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se referem.
LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA NOMINAL
LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA NOMINAL Profª. Raquel Freitas Sampaio CONCEITO A concordância nominal ocupa-se da relação entre nomes. Baseia-se na relação entre um SUBSTANTIVO (ou pronome, ou
AULAS 25 E 26 CONCORDÂNCIA
AULAS 25 E 26 CONCORDÂNCIA Chama-se concordância ao princípio linguístico segundo o qual o vocábulo determinante se adapta a certas categorias gramaticais do vocábulo determinado. TENDEU??? SIMPLES, NÉ?
Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe substantivo, verbo, Morfologia. Morfologia classes gramaticais
Língua Portuguesa Nesta bimestral você aprendeu sobre diversos conceitos como Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe, e partir desses conceitos vamos revisar os principais assuntos estudados. Quando falamos
13) As expressões perto de e cerca de levam o verbo a concordar com o numeral. Ex.: Cerca de vinte pessoas estavam na loja.
13) As expressões perto de e cerca de levam o verbo a concordar com o numeral. Ex.: Cerca de vinte pessoas estavam na loja. 14) Concordância com mais de e menos de. * Com numeral um: verbo no singular.
Professora Kalyne Varela
Professora Kalyne Varela 1. Fui eu que fiz o casamento. 4. Fui eu que fez o casamento. 8. Foste tu que fizeste o casamento. 16. Foste tu quem fez o casamento. 32. Fostes vós que fez o casamento. 64. Fostes
1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves
1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves Quando bate uma saudade Vem quando bate uma saudade Triste, carregado de emoção Ou aflito quando um beijo já não arde
PROBLEMAS LINGUÍSTICOS - A SINTAXE DE CONCORDÂNCIA. Profª Ms. Marina Miotto Negrão
PROBLEMAS LINGUÍSTICOS - A SINTAXE DE CONCORDÂNCIA Profª Ms. Marina Miotto Negrão Introdução O ser humano compreendeu que a comunicação é essencial para a vida e, para que ela ocorra de forma completa,
LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 12 Concordância Verbal e Nominal
LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 12 Concordância Verbal e Nominal CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL O verbo concorda em número e pessoa com o sujeito. Com sujeito simples e singular ou substantivo
Bárbara da Silva. Português. Aula 55 Classificação do sujeito
Bárbara da Silva Português Aula 55 Classificação do sujeito Classificação do Sujeito O sujeito das orações da língua portuguesa pode ser determinado ou indeterminado. Existem ainda as orações sem sujeito.
Aula 16 Termos essenciais da oração. Professor Guga Valente
Aula 16 Termos essenciais da oração Professor Guga Valente Termos essenciais 1. Termos essenciais: aqueles que são indispensáveis, isto é, não podem faltar. São eles: sujeito e predicado. 2. Termos integrantes:
Concordância verbal e nominal
Concordância verbal e nominal Eudenise de Albuquerque Limeira Concordância verbal A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o
2- O Sujeito composto leva o verbo para.
1- O verbo concorda com o sujeito em NÚMERO e. PESSOA 2- O Sujeito composto leva o verbo para. PLURAL 3- O verbo pode ficar no singular: A antes do sujeito composto: ( Passará o céu e a terra.) obs: se
LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ANTONIO DUARTE
LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ANTONIO DUARTE E-mail: professorantonioduarte@gmail.com Facebook: Antonio Duarte SINTAXE ORAÇÃO = É o enunciado que gira em torno de um verbo. -Que dia lindo! - O dia está lindo!
LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA VERBAL
LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA VERBAL Profª. Raquel Freitas Sampaio REGRA GERAL O verbo da oração tem de concordar em número e pessoa com o núcleo do sujeito. CONCORDÂNCIA LÓGICA Harmonia com
LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS
LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Ciência- O homem na construção do conhecimento 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES
CONCORDÂNCIA VERBAL. Regra geral, o verbo deve concordar com o sujeito em número e pessoa.
CONCORDÂNCIA VERBAL Regra geral, o verbo deve concordar com o sujeito em número e pessoa. O gerente falou com a secretária A secretária e suas auxiliares não compareceram à reunião. Os casos mais interessantes
Professor Marlos Pires Gonçalves
Termos essenciais da oração Introdução Chamamos de termos essenciais da oração aqueles compõem a estrutura básica da oração, ou seja, que são necessários para que a oração tenha significado. São eles:
Colégio Diocesano Seridoense- CDS
Colégio Diocesano Seridoense- CDS SUJEITO E PREDICADO C A L I A N A M E D E I R O S A morfologia estuda as classes gramaticais, isto é, o campo da seleção, enquanto a sintaxe estuda o campo da combinação
Regra geral verbo concorda com o sujeito em número e pessoa.
Concordância Regra geral verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Júnior foi ao cinema Lucas e Carlos foram ao cinema Sujeito verbo Sujeito Verbo CONCORDÂNCIA Lógica: Grande parte das mulheres
Concordância verbal. Manoel Francisco Guaranha
Concordância verbal Manoel Francisco Guaranha Sujeito Composto Anteposto Com elementos coordenados, Casas, apartamentos e terrenos todos de 3ª pessoa são boas formas de investimento. Formado de palavras
Fernando Gonsales. Niquel Náusea Mickey é a vovozinha. São Paulo. CircoSampa,1991.p.24.
CONCORDÂNCIA NOMINAL REGRA GERAL TEXTO I - Leia atentamente a tirinha que se segue. Fernando Gonsales. Niquel Náusea Mickey é a vovozinha. São Paulo. CircoSampa,1991.p.24. Observe, no 1º e no 2º quadrinhos,
Língua Portuguesa. Professoras: Fernanda e Danúzia
Língua Portuguesa Professoras: Fernanda e Danúzia Nesta bimestral você aprendeu sobre diversos conceitos como Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe, e partir desses conceitos vamos revisar os principais
Concordância Nominal. Prof. Jorge Viana de Moraes
Concordância Nominal Prof. Jorge Viana de Moraes Concordância Nominal Regra Geral O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo devem concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se referem. Ex.:
Concordância Nominal
Concordância Concordância Nominal 1) Artigos, numerais, adjetivos e pronomes concordam em gênero (masc./fem.) e número (sing./plural) com o substantivo a que se referem: Algumas das meninas da classe estão
Apostila. Concordância Verbal e Nominal. Profª. Maria Regina
Apostila Concordância Verbal e Nominal Profª. Maria Regina Concordância Verbal e Nominal Conceito A Concordância Nominal é o acordo entre o nome (substantivo) e seus modificadores (artigo, pronome, numeral,
Concordância e Regência Verbais
Concordância e Regência Verbais Enem 15 semanas 1. Para que se respeite a concordância verbal, será preciso corrigir a frase: a) Têm havido dúvidas sobre a capacidade do sistema de saúde cubano. b) Têm
CONCORDÂNCIA NOMINAL. Adjetivos, artigos, pronomes, numerais concordam com o substantivo em gênero e número.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Adjetivos, artigos, pronomes, numerais concordam com o substantivo em gênero e número. 1- substantivo + substantivo + adjetivo HOMEM E MULHER GORDOS PÃO E CARNE BOVINA Adjetivo posposto
: é o termo da oração que, através de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o sujeito.
feita através do predicado. : é o termo da oração que funciona como suporte de uma afirmação : é o termo da oração que, através de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o sujeito. A pequena criança
O que é: A Oficina de Comunição é um treinamento à distância realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba.
O que é: A Oficina de Comunição é um treinamento à distância realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba. Objetivos: Capacitar os pontos focais de cada Comitê Afluente que trabalhem diretamente
Cargo: P01 - PROFESSOR MAMPA-SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Conclusão (Deferido ou Indeferido)
Cargo: P01 - PROFESSOR MAMPA-SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 Dirceu é meu MELHOR amigo. 6 Adjunto Adnominal recurso é improcedente, tendo em vista que, na oração O MELHOR sempre vence, tem-se que
W W W. P R O F E S S O R S A B B A G. C O M. B R
CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. O técnico escalou o time. Os técnicos escalaram os times. CASOS ESPECIAIS Sujeito Composto anteposto: verbo no plural.
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO SUJEITO E PREDICADO
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO SUJEITO E PREDICADO TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO: são aqueles que não podem faltar, pois caso contrário, a oração deixa de existir. São eles: o SUJEITO e o PREDICADO. a) SUJEITO:
Língua. Portuguesa. Concordância Verbal
Língua Portuguesa Concordância Verbal Sujeito Simples *Restou? depois da aula muitas dúvidas. Sujeito Simples 1. Expressões partitivas e coletivos: A maior parte aderiu à greve. A maior parte dos funcionários
LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FRENTE B CONCORDÂNCIA VERBAL
LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FRENTE B CONCORDÂNCIA VERBAL Profª. Raquel Freitas Sampaio REGRA GERAL O verbo da oração tem de concordar em número e pessoa com o núcleo do sujeito. CONCORDÂNCIA LÓGICA Harmonia
Sujeito determinado: ocorre quando a terminação do verbo e o contexto permitem: - reconhecer que existe um elemento ao qual o predicado se refere;
Tipos de sujeito Sujeito determinado: ocorre quando a terminação do verbo e o contexto permitem: - reconhecer que existe um elemento ao qual o predicado se refere; - indicar quem é esse elemento. Exemplo:
Exercícios de múltipla escolha
Exercícios de múltipla escolha 1-A classe gramatical da palavra alegria é: a-substantivo b-adjetivo c-advérbio d-pronome e-sujeito 2-A função sintática da palavra alegria é: a-predicado b-predicativo do
CONCORDÂNCIA VERBAL. Página 192
CONCORDÂNCIA VERBAL Página 192 CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância do verbo com seu sujeito, em número e pessoa. Regras 1) Sujeito COLETIVO = verbo no singular. Ex.: A multidão invadiu o estádio. 2) Sujeito
Concordância Verbal. Prof. Cláudio Ribeiro
Concordância Verbal Regra Geral : O verbo concorda com o sujeito em pessoa e número. Exemplos: Realizou-se, em janeiro, visita à sede da empresa. Na ocasião, abordaram-se os aspectos financeiros, contábeis
SUJEITO TIPOS DE SUJEITO
Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa 9 ano Professora: Lusia Raquel SUJEITO TIPOS DE SUJEITO Caicó RN 2018 SUJEITO SIMPLES Sujeito simples: é aquele que possui apenas um núcleo,
TIPOS DE SUJEITO GRAMÁTICA
TIPOS DE SUJEITO GRAMÁTICA TIPOS DE SUJEITO SUJEITO SIMPLES As regras do sujeito simples e do composto são bem parecidas, mas não iguais! Possui apenas 1 núcleo; O núcleo do sujeito simples SÓ PODE SER:
COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. TEXTO: - Vocabulário; - Interpretação. 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2. ASPECTOS GRAMATICAIS: - Encontros Vocálicos; - Encontros Consonantais; - Separação de sílabas e classificação quanto ao número
PORTUGUÊS. aula Sintaxe Sujeito
PORTUGUÊS aula Sintaxe Sujeito CONJUNTO DE PRECEITOS QUE CAUSAM A ORDEM E AS AFINIDADES DOS TERMOS NA FRASE. ANÁLISE DA ESTRUTURA GRAMATICAL DAS FRASES. Frase = Unidade de comunicação, com ou sem verbo,
A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase.
Português Aula 8 Concordância Verbal e Nominal A Língua Portuguesa é muito bem estruturada, portanto, tem várias regras que regem o seu uso. Para quem fala, lê e escreve nesse idioma, é fundamental conhecer
TERMOS BÁSICOS DA ORAÇÃO: SUJEITO E PREDICADO
Frase, oração, período TERMOS BÁSICOS DA ORAÇÃO: SUJEITO E PREDICADO Frase é uma palavra ou um conjunto organizado de palavras que estabelecem comunicação entre duas ou mais pessoas. A frase é marcada,
CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS
CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 07 CONCORDÂNCIA Ementa Na aula de hoje serão abordados os seguintes
INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA
INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO FRASE: todo enunciado de sentido completo capaz de estabelecer comunicação. Pode ser nominal ou verbal. Nominal: não possui verbo Exemplos:
CONCORDÂNCIA NOMINAL
CONCORDÂNCIA NOMINAL CONCEITUAÇÃO Concordância nominal é a concordância de nomes entre si; estudaremos aqui a concordância do adjetivo com o substantivo. PRINCIPAIS CASOS PERGUNTAS E RESPOSTAS 1 Se eu
SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29
SUMÁRIO CAPÍTULO I ORTOGRAFIA... 29 1. Ditongo... 31 2. Formas variantes... 35 3. Homônimos e parônimos... 36 4. Porque, por que, por quê, porquê... 44 5. Hífen... 45 6. Questões desafio... 50 CAPÍTULO
Português 3º ano João J. Concordância Verbal II
Português 3º ano João J. Concordância Verbal II CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância do verbo com o seu sujeito. Caso geral: o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Ex: Ela não acredita em Deus.
Concordância Nominal e Verbal. Observe o texto abaixo
Concordância Nominal e Verbal UNISALESIANO Profª. Drª. Adriana Guarizo Observe o texto abaixo Se na casa de ferreiro o espeto for depau, tudo bem, a gente protege os dois. O verbo protege está conjugado
RELAÇÕES MORFOSSINTÁTICAS. Prof. Paola C. Buvolini Freitas
RELAÇÕES MORFOSSINTÁTICAS Prof. Paola C. Buvolini Freitas Entre sujeito e verbo (por isso o nome VERBAL). 1. Sujeito no plural verbo no plural; Ex: Os publicitários apresentaram o novo projeto. 2. Sujeito
COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. TEXTO: - Vocabulário; - Interpretação. 2. ASPECTOS GRAMATICAIS: - Encontros Vocálicos; - Encontros Consonantais; - Separação de sílabas e classificação quanto ao número
CALENDÁRIO DAS AVALIAÇÕES MENSAIS 2º ANO A/B DIA/MÊS DISCIPLINA CONTEÚDOS
2º ANO A/B - Sistema monetário - Soma com reagrupamento - Subtração com decomposição - Multiplicação - Divisão - Situações problema 24/10 - Leitura e Interpretação de texto - Acentuação gráfica - Sílaba