Prof. André Moraes CONCORDÂNCIA NOMINAL
|
|
- Felipe Arantes Lage
- 3 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Prof. André Moraes CONCORDÂNCIA NOMINAL
2 Regra Geral o artigo, o numeral, o adjetivo e o pronome adjetivo concordam em gênero e número com o substantivo a que se referem. Ex.: Aqueles dois jornais (subst.) publicaram as notícias (subst.) trágicas.
3 1) Um e outro Com um e outro, põe-se no singular o substantivo, e no singular ou plural o verbo. Ex.: Um e outro homem espertos chegou / chegaram. 2) Um ou outro Substantivo e verbo no singular. Ex.: Um ou outro homem chegou cedo.
4 3) Mesmo, próprio, só (sozinho) Concordam em gênero e número com o substantivo. Exs.: Ela mesma comprou os móveis. Sempre estamos sós. A SÓS INVARIÁVEL.
5 4) Leso, anexo, incluso, apenso Concordam com o substantivo em gênero e número. Ex.: Aquilo era um crime de lesa-pátria. EM ANEXO e EM APENSO SÃO INVARIÁVEIS. 5) Dado e visto - Como adjetivos, concordam em gênero e número com o substantivo. Ex.: Dadas (Vistas) as tarefas, foram-se embora.
6 6) Meio = metade e bastante (pronome adjetivo indefinido ou adjetivo) Concordam em gênero e número com o termo determinado. Exs.: Já é meio-dia e meia (i.é.: meia hora). Comemos bastantes doces na festa. (pron. adj. ind.) Há provas bastantes de seu caráter. (adj.)
7 7) Pseudo e todo Usados em termos compostos ficam invariáveis. Ex.: Chegou a todo-poderosa da nossa seção. 8) Possível Fica invariável em construções do tipo: o menos possível, o melhor possível, o pior possível, quanto possível. Ex.: Quero aprender coisas possível. o mais estranhas
8 Com o plural os mais, os menos, os piores, os melhores, o adjetivo possível vai ao plural: Ex.: Quero aprender coisas as mais estranhas possíveis.
9 9) A olhos vistos (claramente, visivelmente) Nos concursos, é mais comum aparecer invariável. Ex.: Sônia engordava a olhos vistos. Mais rara, porém correta, é a concordância de visto com a pessoa ou coisa que se vê. (Evanildo Bechara) Ex.: Sônia engordava a olhos vista.
10 10) É bom, é necessário, é proibido... O adjetivo concordará com o substantivo se o sujeito vier precedido de artigo (ou outro determinante). Exs.: Claridade é bom. A claridade é boa.
11 11) Milhar Todos os seus adjuntos devem estar no masculino: Ex.: Os milhares de crianças do Brasil precisam de educação.
12 12) Adjetivos designativos de nomes de cores Com dois adjetivos, o mais comum é deixar o primeiro invariável na forma do masculino e fazer a concordância do segundo com o substantivo determinado, embora não deixem de aparecer exemplos em bons autores em que estejam flexionados os dois adjetivos. (Evanildo Bechara) Ex.: Ana Luíza tem olhos castanho-claros.
13 13) Haja vista Há quatro construções possíveis: Exs.: Haja vista os problemas ocorridos. Haja vista aos problemas ocorridos. Haja vista dos problemas ocorridos. Hajam vista os problemas ocorridos. Nos concursos, normalmente aparece invariável.
14 14) Um substantivo e dois ou mais adjetivos. O substantivo vai ao plural. Exs.: as polícias civil e federal as bandeiras inglesa e francesa Se houver repetição do artigo antes do segundo adjetivo e dos seguintes, o substantivo ficará no singular. Exs.: a polícia civil e a federal a bandeira inglesa e a francesa
15 15) Adjetivos adverbializados Não há variação. Exs.: Falemos claro. A sopa desceu redondo.
16 Julgue os itens quanto à concordância nominal. 1) Comprei casa e carro novo. ( ) 2) Comprei carro e casa novos. ( ) 3) Vendo ótimos calça e casaco. ( ) 4) Vendo ótima a calça e o casaco. ( ) 5) Caneta e laranja madura. ( )
17 6) Vi o simpático pai e filho. ( ) 7) Um e outro homem simpático chegaram. ( ) 8) Um ou outro aluno aplicado chegou. ( ) 9) Nós mesmos fizemos o trabalho. ( ) 10) Aquelas moças continuam só. ( ) 11) Cometeu um crime de lesa-pátria. ( )
18 12) Dado os índices, continuamos aqui. ( ) 13) Sairemos ao meio-dia e meio. ( ) 14) Já andei meia quadra. ( ) 15) Ela está meio inquieta. ( ) 16) Os professores falam bastante. ( ) 17) Os professores corrigiram bastante provas. ( )
19 18) Encontramos provas bastante. ( ) 19) Minha chefe é toda-poderosa. ( ) 20) Consegui roupas o mais belas possível. ( ) 21) Lia livros os mais interessantes possível. ( ) 22) Vi cidades quanto possível belas. ( ) 23) As milhares de pessoas já chegaram. ( )
20 24) Gosto de olhos verde-claro. ( ) 25) Comprei camisas verde-mar. ( ) 26) Já usamos calças azul-marinho. ( ) 27) Seus olhos são azul-celeste. ( ) 28) Nunca visto camisas rosas. ( ) 29) O governo municipal e federal... ( )
21 30) O governo municipal e o federal... ( ) 31) Explicamos claro. ( ) 32) Ela mesma acusou o pai. ( ) 33) Minhas filhas nunca ficaram só. ( ) 34) Não gosto de ficar a sós com você. ( ) 35) Já estamos quites. ( )
22 36) Ela nunca dizia obrigado. ( ) 37) As cartas vão anexas. ( ) 38) Os custos estão em anexos. ( ) 39) Cristina está meia nervosa. ( ) 40) Já temos bastante problemas. ( ) 41) Já temos dissensões bastantes. ( )
23 42) Percebo que há menos pessoas aqui. ( ) 43) Desvendamos sua pseudo-organização. ( ) 44) É proibido entrada de homens. ( ) 45) É proibido a entrada de homens. ( ) 46) Vai apenso a cópia do documento. ( ) 47) O homem era tal quais os pais. ( )
24 48) As crianças são tal quais a mãe. ( ) 49) Os filhos são tal qual os pais. ( ) 50) Encontrei abandonados a sala e o pátio. ( )
CONCORDÂNCIA NOMINAL. Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE
CONCORDÂNCIA NOMINAL Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE Concordância Nominal Regra Geral O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo devem concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se referem.
Concordância Nominal. Profª.: Fátima Liporage
Concordância Nominal 1 Profª.: Fátima Liporage Concordância Nominal Regra Geral O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo devem concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se referem. Ex.:
CONCORDÂNCIA NOMINAL. Adjetivos, artigos, pronomes, numerais concordam com o substantivo em gênero e número.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Adjetivos, artigos, pronomes, numerais concordam com o substantivo em gênero e número. 1- substantivo + substantivo + adjetivo HOMEM E MULHER GORDOS PÃO E CARNE BOVINA Adjetivo posposto
Concordância Nominal. Prof. Jorge Viana de Moraes
Concordância Nominal Prof. Jorge Viana de Moraes Concordância Nominal Regra Geral O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo devem concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se referem. Ex.:
Língua. Portuguesa. Concordância Nominal
Língua Portuguesa Concordância Nominal Adjunto Adnominal Anteposto Comi delicioso almoço e sobremesa. Comi deliciosa sobremesa e almoço. * Os esforçados José e Maria. Adjunto Adnominal Posposto Comi almoço
RELAÇÕES MORFOSSINTÁTICAS. Prof. Paola C. Buvolini Freitas
RELAÇÕES MORFOSSINTÁTICAS Prof. Paola C. Buvolini Freitas Entre sujeito e verbo (por isso o nome VERBAL). 1. Sujeito no plural verbo no plural; Ex: Os publicitários apresentaram o novo projeto. 2. Sujeito
Concordância Nominal
Concordância Nominal Concordância nominal nada mais é que o ajuste que fazemos aos demais termos da oração para que concordem em gênero e número com o substantivo. Teremos que alterar, portanto, o artigo,
Usa-se ainda, neste caso, sujeito antes do verbo ou a palavra interrogativa no fim da oração: De quem você falava? Ele comprou o quê?
Usa-se ainda, neste caso, sujeito antes do verbo ou a palavra interrogativa no fim da oração: De quem você falava? Ele comprou o quê? 7. ) Nas orações exclamativas, de sentido optativo ou não, é frequente
Quando o adjetivo posposto se refere a dois ou mais substantivos, concorda com o último ou vai facultativamente:
Page 1 of 5 Concordância Nominal 1. Substantivo + Substantivo... + Adjetivo Quando o adjetivo posposto se refere a dois ou mais substantivos, concorda com o último ou vai facultativamente: para o plural,
CONCORDÂNCIA N O M I N A L E V E R B A L. Prof. Jorge Viana
CONCORDÂNCIA N O M I N A L E V E R B A L Prof. Jorge Viana Observe: (A) As crianças prendem a sacola no espaldar da cama. suj. na 3ª pes. pl. verbo na 3ª pes. pl. (B) Crianças órfãs são minoria nos orfanatos.
Exemplos adicionais: CERVEJA É BOM. A CERVEJA É BOA. ENTRADA É PROIBIDO. A ENTRADA É PROIBIDA.
Exemplos adicionais: CERVEJA É BOM. A CERVEJA É BOA. ENTRADA É PROIBIDO. A ENTRADA É PROIBIDA. 11) Haja vista. Ex.: Haja vista os resultados. (invariável) Obs.: Admitem-se também duas outras construções.
CONCORDÂNCIA NOMINAL. Página 172
CONCORDÂNCIA NOMINAL Página 172 CONCORDÂNCIA NOMINAL É a concordância, em gênero e número, entre o substantivo e seus determinantes: o adjetivo, o pronome adjetivo, o artigo, o numeral e o verbo no particípio.
LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 12 Sintaxe V
LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 12 Sintaxe V CONCORDÂNCIA NOMINAL Consiste no estudo de relações entre adjetivo e substantivo, pronome e substantivo, artigo e substantivo, numeral e substantivo.
CONCORDÂNCIA NOMINAL LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE
CONCORDÂNCIA NOMINAL LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1) REGRA GERAL Subdivisão de nossos estudos 2) CONCORDÂNCIA DO ADJETIVO COM VÁRIOS SUSTANTIVOS 3) Casos específicos No segundo jogo
Profª: Adriana Figueiredo Língua Portuguesa INSS AULAS DE 21 A 25. Língua Portuguesa INSS Professora: Adriana Figueiredo
Professora: Adriana Figueiredo 1 de 17 CONCORDÂNCIA NOMINAL 1) É bom, é proibido, é permitido, é necessário...:se o substantivo não vier determinado, o adjetivo fica invariável. Ex.: Entrada é proibido.
Concordância verbal e nominal
Concordância verbal e nominal Eudenise de Albuquerque Limeira Concordância verbal A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o
1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves
1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves Quando bate uma saudade Vem quando bate uma saudade Triste, carregado de emoção Ou aflito quando um beijo já não arde
CONCORDÂNCIA NOMINAL
CONCORDÂNCIA NOMINAL CONCEITUAÇÃO Concordância nominal é a concordância de nomes entre si; estudaremos aqui a concordância do adjetivo com o substantivo. PRINCIPAIS CASOS PERGUNTAS E RESPOSTAS 1 Se eu
CONCORDÂNCIA NOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira
CONCORDÂNCIA NOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira Concordância do adjetivo 1) O adjetivo concorda em gênero e número quando se refere a um único substantivo. As mãos trêmulas denunciavam o que sentia.
AULA 13 CONCORDÂNCIA VERBAL E CONCORDÂNCIA NOMINAL MINISTÉRIO DA FAZENDA
AULA 13 CONCORDÂNCIA VERBAL E CONCORDÂNCIA NOMINAL MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele
CONCORDÂNCIA NOMINAL - REGRA GERAL -
CONCORDÂNCIA NOMINAL - REGRA GERAL - 1. O adjetivo, o artigo, o pronome adjetivo e o numeral concordam em gênero e número com o substantivo: EXEMPLOS: * As primeiras alunas de cada classe foram ao zoológico.
LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS
LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Ciência- O homem na construção do conhecimento 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES
CONCORDÂNCIA NOMINAL. o adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo.
CONCORDÂNCIA NOMINAL o adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo. 1. Adjetivo posposto a dois ou mais substantivos a) o adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo mais próximo
Concordância Verbal. Prof. Cláudio Ribeiro
Concordância Verbal Regra Geral : O verbo concorda com o sujeito em pessoa e número. Exemplos: Realizou-se, em janeiro, visita à sede da empresa. Na ocasião, abordaram-se os aspectos financeiros, contábeis
A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase.
Português Aula 8 Concordância Verbal e Nominal A Língua Portuguesa é muito bem estruturada, portanto, tem várias regras que regem o seu uso. Para quem fala, lê e escreve nesse idioma, é fundamental conhecer
Aula 01 CONCORDÂNCIA VERBAL TEORIA (PARTE 1).
Curso/Disciplina: Português para Concursos (Concordância Verbal) Aula: Português para Concursos (Concordância Verbal) - 01 Professor : André Moraes Monitor : Virgilio Frederich Aula 01 CONCORDÂNCIA VERBAL
Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo.
Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo. PESSOAS GRAMATICAIS Numa situação comunicativa há sempre três elementos envolvidos, chamados pessoas do discurso ou pessoas gramaticais,
PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO)
Instituto de Educação Infantil e Juvenil 9º ANO Inverno, 2017. Londrina, de. Nome: PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Leia a frase abaixo e reescreva-a utilizando as normas gramaticais. O
Outros casos: 1) Partícula SE : a - Partícula apassivadora: b- Índice de indeterminação do sujeito:
Outros casos: 1) Partícula SE : a - Partícula apassivadora: o verbo ( transitivo direto) concordará com o sujeito passivo. Ex.: Vende-se carro./ Vendem-se carros. b- Índice de indeterminação do sujeito:
Concordância Nominal
Concordância Concordância Nominal 1) Artigos, numerais, adjetivos e pronomes concordam em gênero (masc./fem.) e número (sing./plural) com o substantivo a que se referem: Algumas das meninas da classe estão
Prof. André Moraes CONCORDÂNCIA VERBAL
Prof. André Moraes CONCORDÂNCIA VERBAL O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Exemplos: Eu saí da sala. Tu saíste da sala. Os alunos saíram da sala. Regras: 1) Quando o sujeito é composto,
PROBLEMAS LINGUÍSTICOS - A SINTAXE DE CONCORDÂNCIA. Profª Ms. Marina Miotto Negrão
PROBLEMAS LINGUÍSTICOS - A SINTAXE DE CONCORDÂNCIA Profª Ms. Marina Miotto Negrão Introdução O ser humano compreendeu que a comunicação é essencial para a vida e, para que ela ocorra de forma completa,
CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio Judiciário Nº
CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio Judiciário Nº DATA 14/06/2016 DISCIPLINA Português - Gramática PROFESSOR Ricardo Erse MONITOR Paula Moura AULA 01/07 Ementa 1 Concordância... 2 a) Concordância nominal:...
Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal.
Estudante: Educador: Suzana Borges 8ºAno/Turma: C.Curricular: Português A concordância nominal se baseia na relação entre um substantivo (ou pronome, ou numeral substantivo) e as palavras que a ele se
PROFESSORA PATRÍCIA TAVARES
PROFESSORA PATRÍCIA TAVARES 1. Verbo com sujeito simples O verbo concorda em número e pessoa, não interessando a posição. Ex.: Ele chegou tarde. 2. Sujeito composto antes do verbo a) o verbo vai para o
LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 12 Concordância Verbal e Nominal
LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 12 Concordância Verbal e Nominal CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL O verbo concorda em número e pessoa com o sujeito. Com sujeito simples e singular ou substantivo
% 1 ) 4! '# 6-9! :* 0 &* 6 < '! &! #6$"! $
!!"!# $" % & ' ( ) " * +,"" -.!/ 0 1 * 2 3 / 4/#"!! 1 56" 5, $'*' % 1 ) 4! 7 + 86'# 6-9! :* 0 &* 6 2 36"6; < '! &! #6$"! $ 1# /#?* >/ /? @! % 9 @! ) A! + 85! -,;?
Bárbara da Silva. Português. Aula 23 Concordância nominal I
Bárbara da Silva Português Aula 23 Concordância nominal I Concordância nominal A concordância nominal se baseia na relação entre: um substantivo (ou pronome, ou numeral substantivo) e as palavras que a
Observação: Em sentido conotativo, é possível a variação desses verbos, pois passa a existir um sujeito. Ex.: Choveram erros na prova.
Concordância Entende-se como concordância verbal aquela permite a perfeita relação do verbo com seu sujeito. Enquanto a nominal, faz a perfeita relação entre nomes como substantivos e adjetivos. Verbal
Professor Jailton. www.professorjailton.com.br
Professor Jailton www.professorjailton.com.br Regra Geral O artigo, a adjetivo, o pronome adjetivo e o numeral concordam em gênero e número com o nome a que se referem: Aqueles dois meninos estudiosos
CONCORDÂNCIA VERBAL E REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL
APOIO PEDAGÍGICO AO NÚCLEO COMUM CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL Tutora: Ariana de Carvalho CONCORDÂNCIA NOMINAL Ocorre entre o núcleo (normalmente um substantivo ou um
ADJETIVO COMPOSTO: Formado por mais de um radical. Por exemplo: luso-brasileiro, castanho-escuro, amarelo-canário.
Adjetivo é a palavra que expressa uma qualidade ou característica do ser e se "encaixa" diretamente ao lado de um substantivo. Ao analisarmos a palavra bondoso, por exemplo, percebemos que além de expressar
Curso Popular de Formação de Defensoras e Defensores Públicos. Língua Portuguesa
Curso Popular de Formação de Defensoras e Defensores Públicos Língua Portuguesa a a a O verbo concorda com o sujeito a que se refere em número (singular/ plural) e pessoa (1, 2, 3 ) A autora efetuou o
Palavra invariável que se refere a um verbo, a um adjetivo ou um a outro advérbio.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Definições Básicas ADJETIVO Palavra variável que se refere a um substantivo. Expressa uma característica do substantivo. ADVÉRBIO Palavra invariável que se refere a um verbo, a um
Concordância verbal. Temos que o verbo se apresenta na terceira pessoa do singular, pois faz referência a um sujeito, assim também expresso (ele).
Concordância verbal Ao falarmos sobre a concordância verbal, estamos nos referindo à relação de dependência estabelecida entre um termo e outro mediante um contexto oracional. Desta feita, os agentes principais
Sistema destinado à preparação para Concursos e Aprimoramento Profissional via INTERNET PORTUGUÊS ON LINE AULA 6
PORTUGUÊS ON LINE AULA 6 Clique aqui para assistir à aula gravada CONCORDÂNCIA VERBAL Regra geral: O verbo concorda com o sujeito da oração em número e pessoa. O rapaz dançou muito. 3ª pessoa do singular.
O verbo apresenta-se no plural, concordando com o sujeito que está no plural. Ex.: As nossas duas amigas italianas nos visitarão em julho.
CONCORDÂNCIA VERBAL CONCORDÂNCIA Concordância é a igualdade de gênero e número entre o substantivo e adjetivo, artigo, numeral, pronome e igualdade de número e pessoa entre o verbo e o sujeito. Ex.: Dois
Artigo. Definido e Indefinido
Artigo Definido e Indefinido Artigo É a palavra que, vindo antes de um substantivo, indica se ele está sendo empregado de maneira definida ou indefinida. O artigo também indica o gênero e o número dos
A gente não quer só alimento. Queremos amor e paz [silepse de número - o verbo querer ficou no plural, e seu sujeito oculto (A gente) é singular]
m) Silepse - É a concordância que se faz com a ideia, e não com a palavra expressa. É também chamada de concordância ideológica. Há três tipos de silepse: de gênero (a concordância se faz com a ideia feminina
ADJETIVOS Profa Giovana Uggioni Silveira
ADJETIVOS Profa Giovana Uggioni Silveira ADJETIVO É a palavra que expressa uma qualidade ou característica do ser e concorda com o substantivo. Morfossintaxe: O adjetivo exerce sempre funções sintáticas
Professor Marlos Pires Gonçalves
ADVÉRBIO Ele bebeu muito. Adv. Intensidade Na frase acima o advérbio muito está intensificando o sentido do verbo BEBER. A banda chegou hoje. tempo. Nessa outra frase o advérbio hoje acrescenta ao verbo
Português. Concordância Verbal / Concordância Nominal. Professor Arthur Scandelari.
Português Concordância Verbal / Concordância Nominal Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português CONCORDÂNCIA VERBAL PARTE 1 1. (CESGRANRIO IBGE 2016) A concordância do verbo destacado
Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe substantivo, verbo, Morfologia. Morfologia classes gramaticais
Língua Portuguesa Nesta bimestral você aprendeu sobre diversos conceitos como Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe, e partir desses conceitos vamos revisar os principais assuntos estudados. Quando falamos
Lições de Português pela análise sintática
Evanildo Bechara Professor Titular e Emérito da Universidade do Estado do Riy'deJãneÍro;(tJERj) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) Membro da A caciemia 'Brasileira de Letras e da Academia Brasileira
Professor Marlos Pires Gonçalves
ADJETIVO Ayrton Senna foi um excelente piloto. A moça do quadro é belíssima. O pitbull é um cão bravo. Excelente, belíssima e bravo estão expressando qualidades e características dos seres. Essas palavras
Constituintes da Frase
Constituintes da Frase As frases são constituídas por conjuntos de palavras que se relacionam entre si e formam uma unidade de sentido. A tua irmã Marta ofereceu-te um xaile. Grupos Frásicos 2 Grupos Frásicos
Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos
Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos Aula 3 1 Concordância Verbal Regra Geral : O verbo concorda
AULAS 25 E 26 CONCORDÂNCIA
AULAS 25 E 26 CONCORDÂNCIA Chama-se concordância ao princípio linguístico segundo o qual o vocábulo determinante se adapta a certas categorias gramaticais do vocábulo determinado. TENDEU??? SIMPLES, NÉ?
Extensivo Aula 4 Apostila 1. Classes de Palavras 1: Artigo e Numeral
Extensivo Aula 4 Apostila 1 Classes de Palavras 1: Artigo e Numeral As Dez Classes Gramaticais Esquemas 1) Substantivo aula 2 2) Verbo aula 6 Determinantes nominais aula 4 3) Artigo 4) Adjetivo 5) Pronome
Lista 4 - Língua Portuguesa 1
Lista 4 - Língua Portuguesa 1 Termos ligados ao verbo LISTA 4 - LP 1 - TERMOS LIGADOS AO VERBO Termos ligados ao verbo No ED anterior, vimos que dentre os tipos de predicados há o Predicado Verbal, que
ADVÉRBIOS. Profa. Luana Lemos
ADVÉRBIOS Profa. Luana Lemos DEFINIÇÃO Do ponto de vista sintático: vem associado a verbo, adjetivo ou ao próprio advérbio; Do ponto de vista mórfico: é invariável; Do ponto de vista semântico denota circunstância
Regra geral de concordância verbal
Regra geral de concordância verbal O verbo concorda em número e pessoa com o seu sujeito. Há, entretanto, uma série de regras e exceções relativas a casos de concordância verbal, que devem ser examinadas
Língua Portuguesa Mara Rúbia
Língua Portuguesa Mara Rúbia Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos regidos por esse nome. Determina se os seus complementos são acompanhados
I- CONCORDÂNCIA NOMINAL CONCEITO
I- CONCORDÂNCIA NOMINAL CONCEITO Imagine, agora, a seguinte manchete de jornal: Times paulistas disputam duas vagas preciosas no campeonato. Vamos considerar algumas palavras, observando suas respectivas
Português. Concordância Nominal e Verbal. Professor Carlos Zambeli.
Português Concordância Nominal e Verbal Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português CONCORDÂNCIA VERBAL Regra geral O verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa. A
Concordância Nominal
Concordância Nominal Concordância Nominal Regra Geral O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo devem concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se referem. Ex.: Os nossos dois brinquedos
Professor Marlos Pires Gonçalves
PRONOME Ele viajou para Portugal. Meus carros são velozes. Excelência acertou na decisão. As palavras em destaque acima são chamadas de pronomes. PRONOME» é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo,
Professor Marlos Pires Gonçalves
Concordância verbal Introdução Este tutorial é uma proposta de ensino que tem por objetivo ajudar pessoas de diferentes níveis de aprendizagem a resolver dificuldades que encontram no estudo da concordância
DICAS DE PORTUGUÊS. Sidney Patrézio Reinaldo Campos Graduando em Ciência da Computação
DICAS DE PORTUGUÊS Sidney Patrézio Reinaldo Campos Graduando em Ciência da Computação CONCORDÂNCIA NOMINAL Concordância nominal é o princípio de acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo
Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 6. Concordância
Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE Comunicação Oral e Escrita Unidade 6 Concordância Núcleo de Educação a Distância 2 Aviso importante! Este material foi produzido com o objetivo de permitir que
Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações
Odilei França Graduado em Letras pela Fafipar. Graduado em Teologia pela Faculdade Batista. Professor de Língua Portuguesa para concursos públicos há 22 anos. Sintaxe de concordância Concordância verbal
Unidade IV Ciência: O homem na construção do conhecimento Aula 40 Revisão e avaliação da unidade IV
2 FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade IV Ciência: O homem na construção do conhecimento Aula 40 Revisão e avaliação da unidade IV 3 REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 4 REVISÃO
Fernando Gonsales. Niquel Náusea Mickey é a vovozinha. São Paulo. CircoSampa,1991.p.24.
CONCORDÂNCIA NOMINAL REGRA GERAL TEXTO I - Leia atentamente a tirinha que se segue. Fernando Gonsales. Niquel Náusea Mickey é a vovozinha. São Paulo. CircoSampa,1991.p.24. Observe, no 1º e no 2º quadrinhos,
SUJEITO TIPOS DE SUJEITO
Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa 9 ano Professora: Lusia Raquel SUJEITO TIPOS DE SUJEITO Caicó RN 2018 SUJEITO SIMPLES Sujeito simples: é aquele que possui apenas um núcleo,
Concordância Verbal. É o estudo da flexão de número e pessoa que deve haver entre o verbo e o sujeito.
Concordância Verbal Concordância Verbal É o estudo da flexão de número e pessoa que deve haver entre o verbo e o sujeito. O verbo sempre concorda com o sujeito simples em número e pessoa. O aluno veio
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos Ensino Fundamental 9º ano Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração
Língua Portuguesa. Professoras: Fernanda e Danúzia
Língua Portuguesa Professoras: Fernanda e Danúzia Nesta bimestral você aprendeu sobre diversos conceitos como Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe, e partir desses conceitos vamos revisar os principais
PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE
FUNÇÕES DO QUE? Aqui estudaremos todas as classes gramaticais a que a palavra que pertence. SUBSTANTIVO A palavra que será substantivo, quando tiver o sentido de qualquer coisa ou alguma coisa, é sempre
Apostila. Concordância Verbal e Nominal. Profª. Maria Regina
Apostila Concordância Verbal e Nominal Profª. Maria Regina Concordância Verbal e Nominal Conceito A Concordância Nominal é o acordo entre o nome (substantivo) e seus modificadores (artigo, pronome, numeral,
ADJETIVOS. Profa Giovana Uggioni Silveira
ADJETIVOS Profa Giovana Uggioni Silveira Classificação do Adjetivo Explicativo: exprime qualidades inerentes ao substantivo a que se refere, ou seja, características próprias do ser. O calor escaldante
CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS
CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 07 CONCORDÂNCIA Ementa Na aula de hoje serão abordados os seguintes
CONCORDÂNCIA NOMINAL
CONCORDÂNCIA NOMINAL O artigo, o numeral, o adjetivo e o pronome adjetivo concordam com o substantivo ou o pronome a que se referem. Exemplos: a) Achamos a festa maravilhosa. b) Aquela fazenda é a minha.
Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado
Língua Portuguesa Profª: Fernanda Machado 01 Classes de palavras são agrupamentos de palavras que mantêm características comuns. Na Língua Portuguesa existem 10 classes gramaticais: 1) Substantivo 2) Adjetivo
Orações subordinadas 8º ano f. Professora: Allana Rauana Almeida Cortez.
8º ano f Professora: Allana Rauana Almeida Cortez. Definição: adjetivas exercem função sintática de um adjetivo, ou seja, de um adjunto adnominal. Introduzidas pelos pronomes relativos que, cujo, quem,
SUMÁRIO. Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21
SUMÁRIO Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21 1.1. Tipos de texto, 22 1.2. Gênero de texto, 26 1.3. Tipos de discurso, 27 1.3.1. Discurso direto, 27 1.3.2. Discurso indireto, 28 1.3.3. Discurso indireto
CASOS PARTICULARES S + S + A Obs:
1) Regra geral Palavra que acompanha substantivo concorda com ele. Ex.: O aluno. Os alunos. A aluna. As alunas. Meu livro. Meus livros. Minha pasta. Minhas pastas. Garoto alto. Garotos altos. Garota alta.
Sujeito Simples. Sujeito Composto antes do verbo O verbo vai para o plural concordando com o sujeito. 18/12/2009. Ele chegou tarde.
Sujeito Simples O verbo concorda em número e pessoa com o sujeito. Ele chegou tarde. Nós voltaremos logo. Sujeito Composto antes do verbo O verbo vai para o plural concordando com o sujeito. Rafa e Edu
Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações
Odilei França Graduado em Letras pela Fafipar. Graduado em Teologia pela Faculdade Batista. Professor de Língua Portuguesa para concursos públicos há 22 anos. Predicativo do sujeito e predicativo do objeto
Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos
Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 Aulas Aula Conteúdo Página 1 Emprego das classes e palavras
Estudo dos Adjetivos
Estudo dos Adjetivos Adjetivo é a classe gramatical que modifica um substantivo, atribuindo-lhe qualidade, estado ou modo de ser. Os adjetivos no texto: 1) O adjetivo pode ser distanciado do substantivo
PLURAL DOS COMPOSTOS. I) FAZEM O PLURAL COMO OS SUBSTANTIVOS SIMPLES QUANDO. Girassóis, pontapés, mandachuvas.
PLURAL DOS COMPOSTOS. I) FAZEM O PLURAL COMO OS SUBSTANTIVOS SIMPLES QUANDO NÃO LIGADOS POR HÍFEN. Girassóis, pontapés, mandachuvas. II) FLEXIONAM-SE OS DOIS ELEMENTOS NO CASO DE: substantivo + substantivo
Português Professora Raquel 8ª série / 3º trimestre
Português Professora Raquel 8ª série / 3º trimestre 1. Assinale a concordância inadequada. Concordância do verbo Ser a) Aqui faz verões terríveis. b) Era três horas quando Pedro saiu. c) A maior parte
Aula 7 O sujeito gramatical: tipologia (primeira parte)
Aula 7 O sujeito gramatical: tipologia (primeira parte) Pablo Faria HL220C Prática de análise gramatical IEL/UNICAMP SUMÁRIO O SUJEITO GRAMATICAL: TIPOLOGIA Quantidade de núcleos Colocação Realização e
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA Concordância Verbal e Nominal. Profa. Ivanilda Bastos
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA Concordância Verbal e Nominal Profa. Ivanilda Bastos nivelamento.portugues@univille.br Observe: As crianças estão animadas. Crianças animadas. No primeiro exemplo, o verbo estar
Emprego de palavras e expressões
Emprego de palavras e expressões Livro 01 Prof. Eugênio Torres Módulo 02 POR QUE POR QUÊ PORQUE PORQUÊ o Por que- Emprega-se quando equivale a por qual motivo ou a pelo qual. Usado também no início ou
CONCORDÂNCIA VERBAL. Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos:
CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser. Casos de concordância
CLASSES GRAMATICAIS Parte 1
CLASSES GRAMATICAIS Parte 1 Professora Idilvânia 1 Existem 10 Classes Gramaticais Artigo Substantivo Adjetivo Advérbio Preposição Pronomes Verbo Conjunção Numeral Interjeição 2 ARTIGO Qualifica ou determina
- Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu. - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu.
- Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu. COMPLEMENTO NOMINAL É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se