UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO ODONTOLÓGICO UNIVERSITÁRIO RAQUEL VOLOVICZ SALDANHA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO ODONTOLÓGICO UNIVERSITÁRIO RAQUEL VOLOVICZ SALDANHA"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO ODONTOLÓGICO UNIVERSITÁRIO RAQUEL VOLOVICZ SALDANHA A IMPORTÂNCIA DA INDICAÇÃO PRECISA DOS EXAMES DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA NA ODONTOLOGIA LONDRINA 2016

2 RAQUEL VOLOVICZ SALDANHA A IMPORTÂNCIA DA INDICAÇÃO PRECISA DOS EXAMES DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA NA ODONTOLOGIA Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina, como requisito parcial à obtenção do diploma em odontologia. Orientador: Prof. Dr. Ricardo Alves Matheus LONDRINA 2016

3 RAQUEL VOLOVICZ SALDANHA A IMPORTÂNCIA DA INDICAÇÃO PRECISA DOS EXAMES DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA NA ODONTOLOGIA Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina, como requisito parcial à obtenção do diploma em odontologia. BANCA EXAMINADORA: Orientador: Prof. Dr. Ricardo Alves Matheus - Universidade Estadual de Londrina - UEL Prof. MS. Lauro Toyoshi Mizuno - Universidade Estadual de Londrina - UEL Londrina, de de 2016.

4 AGRADECIMENTOS Agradeço a Deus primeiramente por me dar a oportunidade de estudar o curso e na universidade que sempre sonhei. Agradeço a minha família que me incentivou a lutar para ser sempre uma pessoa melhor. Agradeço a todos os colegas e amigos de turma, pela companhia nos momentos não tão fáceis e momentos de alegrias. Agradeço minha dupla Jessyka Lorena Tsunouchi Fabbri, por ter me dado a oportunidade de conviver ao seu lado me fez a admirar e querer sempre o seu melhor, que sejamos companheiras na amizade e na profissão. Agradeço a todos meus professores, levarei dentro de mim um pouco de cada um. E essencialmente agradeço ao meu orientador Prof. Dr. Ricardo Alves Matheus, por ter compartilhado seus conhecimentos, por ter me guiado no decorrer desse trabalho com toda sua paciência e solicitude, me deixando sempre muito confiante mesmo nos momentos mais críticos, és admirável, um exemplo de pessoa e de profissional para mim.

5 SALDANHA, Raquel Volovicz. A importância da indicação precisa dos exames de tomografia computadorizada na odontologia páginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) Universidade Estadual de Londrina, Londrina, RESUMO A chegada da tomografia computadorizada de feixe cônico é considerada uma das grandes inovações no campo da radiologia, essa técnica de imagens por secção permite o diagnóstico com melhor percepção da região a ser avaliada, aumentando as chances assertivas quanto ao planejamento, tratamento e controle, é um exame não invasivo, rápido, fidedigno e de alta precisão de diagnóstico, sendo considerada o método de escolha para a visualização de imagem das estruturas ósseas que permite obter a reprodução de uma secção do corpo humano sem sobreposição das imagens adjacentes. Na odontologia a tomografia pode ser usada para identificar e delinear processos patológicos, avaliar o rebordo alveolar para o planejamento prévio a colocação dos implantes dentários, visualizar dentes retidos, avaliar os seios paranasais, diagnosticar sequelas de traumas, mostrar os componentes ósseos da articulação temporomandibular, processos patológicos de uma maneira geral, sempre agindo como exame complementar para fechamento de um diagnóstico, necessitando sempre ser precedida por uma boa anamnese e exame clinico. Esse trabalho teve como propósito avaliar por meio de um levantamento de dados e estudo prospectivo as indicações da tomografia computadorizada de feixe cônico na odontologia e os achados tomográficos encontrados nas áreas avaliadas, bem como em áreas adjacentes possíveis de serem visualizadas no exame, sem possível conhecimento prévio à realização do mesmo. Após análise dos resultados observou-se que a maior indicação da tomografia computadorizada de feixe cônico tem sido para planejamento de implantes dentários, seguida por cirurgia de dentes inclusos, sendo as lesões apicais os achados mais comuns encontrados nos exames. Palavras-chave: Tomografia computadorizada, planejamento, diagnóstico.

6 SALDANHA, Raquel Volovicz. The importance of accurate indication of CT scans in dentistry pages. Work Completion of course (Graduate Dentistry) State University of Londrina, Londrina, ABSTRACT The arrival of CT scan is considered one of the great innovations in the field of radiology, this technique of images by section allows the diagnosis with better perception of the region to be evaluated, increasing the assertive possibilities regarding planning, treatment and control, it is A noninvasive, fast, reliable and highly diagnostic test, being considered the method of choice for the visualization of bone structures that allows reproduction of a section of the human body without overlapping of the adjacent images. In dentistry, tomography can be used to identify and delineate pathological processes, to evaluate the alveolar ridge for the planning of dental implants, to visualize retained teeth, to evaluate the paranasal sinuses, to diagnose traumatic sequelae, to show the bone components of the temporomandibular joint, Pathological processes in general, always acting as complementary examination to close a diagnosis, always needing to be preceded by a good anamnesis and clinical examination. The purpose of this study was to evaluate the indications of concomitant computed tomography in dentistry and the tomographic findings found in the areas evaluated, as well as in adjacent areas that could be visualized in the examination, without possible knowledge Prior to the accomplishment of the same. After analysis of the results, it was observed that the greatest indication of concomitant computed tomography (CT) has been for the planning of dental implants, followed by surgery of included teeth, with apical lesions being the most common findings found in the exams Keywords: Tomography, X-Ray Computed; planning; diagnosis.

7 LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS 2 D: duas dimensões 3 D: três dimensões IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística SUS- Sistema Único de Saúde TC-Tomografia Computadorizada TCCB- Tomografia computadorizada cone beam TCFC- Tomografia computadorizada de feixe cônico

8 SUMÁRIO 1. Introdução Objetivo Metodologia Resultados Discussão Conclusão Referências

9 7 1. INTRODUÇÃO O advento da tomografia computadorizada de feixe cônico é considerado uma das grandes inovações no campo da radiologia desde o surgimento dos raios X, por Wilhelm Conrad Röntgen, em Essa técnica de imagens por secção permite o diagnóstico com melhor percepção da área a ser avaliada, aumentando as chances assertivas quanto ao planejamento, tratamento e controle (FREITAS, 2014). As aplicações em exames radiológicos das radiações ionizantes representam a fonte mais importante de exposição do ser humano à radiação de origem artificial nos países desenvolvidos (OKANO; SUR, 2010). No Brasil, com o aumento do número de equipamentos disponibilizados, o número de procedimentos utilizando tomografia computadorizada de feixe cônico tem aumentado consideravelmente, entre os anos de 1999 e 2005, o número de TC em procedimentos ambulatoriais aprovados pelo SUS, aumentou 32,5%, segundo dados do IBGE (IBGE, 2009). Na odontologia, a tomografia computadorizada de feixe cônico tem ocupado um espaço significativo no radiodiagnóstico odontológico. O feixe em forma de cone, de base circular ou retangular (ou quadrado), foi introduzida na radiologia odontológica no final do séc. XX (MOZZO et al., 1998) e, desde então, tem tido um crescimento no campo de diagnóstico (MORANT et al., 2013). Generalizando, a TCFC alcançou uma acelerada aceitação entre os profissionais da radiologia odontológica, tornando-se uma técnica de obtenção de imagem essencial no planejamento e na avaliação de tratamentos e implantes odontológicos. Sua técnica consiste na aquisição de imagem através de um detector bidimensional, onde o aparelho faz um giro de 360 em torno do objeto, podendo a imagem ser reconstruída bi ou tridimensionalmente em softwares, obtendo também cortes sagitais, coronais e axiais (CAVALCANTI, 2010). Como acontece com qualquer tecnologia emergente, profissionais de medicina dentária e formandos precisam de educação e formação adequadas para usar tomografia computadorizada de feixe cônico de forma eficaz e segura. (VALENTIN, J. 2007). Várias são suas indicações, dentre elas a implantodontia, endodontia, diagnóstico de patologias bucais, cirurgia e ortodontia (TSIKLAKIS et al., 2004).

10 8 Este trabalho teve como objetivo avaliar, através de revisões bibliográficas e levantamento de dados, as principais indicações do uso da tomografia computadorizada de feixe cônico na Odontologia, e pontuar os achados tomográficos nas mesmas.

11 9 2. OBJETIVO Avaliar por meio de um levantamento de dados e estudo prospectivo as indicações da tomografia computadorizada de feixe cônico na odontologia e os achados tomográficos encontrados nas áreas avaliadas bem como em áreas adjacentes visualizadas no exame.

12 10 3. METODOLOGIA Foi realizado um levantamento de dados de exames de tomografia solicitados por odontólogos realizados em uma clínica particular da cidade de Londrina, no período de março a agosto de Foram usados os dados de todos os pacientes que fizeram o exame durante esse período. Os dados coletados foram inseridos, tabelados e transformados em gráficos com porcentagens das maiores indicações para análise dos dados coletados.

13 11 4. RESULTADOS Foram realizados 210 exames de tomografia computadorizada de feixe cônico no período de março a agosto de 2016.Observou- se que desse total, a maior indicação da tomografia computadorizada de feixe cônico foi para planejamento de Implantes dentários, chegando a 67%, seguida por avaliação de 3º molar com 14%,depois avaliação de outros dentes inclusos (exceto 3º molares) com 4%, em 4º lugar ficou indicações para avaliação de possíveis fraturas dentarias com 3%, e por último as outras indicações (enxerto, cirurgia guiada, dor, reabsorção radicular, sinusite, patologias) com 12% (gráfico 1). Indicações da tomografia na Odontologia 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% Implante Avalição de 3º Molar Dentes inclusos Dentes fraturados Outras indicações Indicações da tomografia na Odontologia Gráfico 1 : Indicações da tomografia por odontólogos Outro fato que chama a atenção é que em 30% dos casos tiveram achados tomográficos não esperado quando indicado o exame de tomografia computadorizada de feixe cônico, os achados mais comuns encontrados nos exames foram: lesão periapical com 47%; lesão fibro óssea e lesão de furca com 7% cada; reabsorção dentária, reabsorção óssea, sialolito, dente incluso, ausência parcial de material endodôntico obturador com5% cada; sinusite com 2%, e outras achados variados com 7% (gráfico 2).

14 GRÁFICO 2. ACHADOS TOMOGRÁFICOS 12

15 13 5. DISCUSSÃO Com base nos resultados obtidos, pode-se observar que as principais indicações da tomografia foram para Implantes dentários, avaliação de 3º molar, avaliação de dentes inclusos (exceto 3º molar), dentes fraturados e outras indicações diversas. Dentre as vantagens da tomografia computadorizada destaca-se o melhor planejamento dos procedimento cirúrgicos, reduzindo o tempo e o stress durante a mesma; melhor informação ao paciente sobre o seu procedimento e sobre os riscos que estão associados a ele (OHMAN et al., 2006 e JHAMB et al., 2009), já como desvantagens da tomografia computadorizada de feixe cônico devemos considerar dose de radiação a que o paciente é submetido e o custo do procedimento (MAEGWA, H. et al., 2003 e FRIEDLAND, B., et al., 2008). A tomografia computadorizada de feixe cônico é um exame radiográfico de grande confiabilidade e é bastante útil na odontologia, principalmente para o planejamento de implantes dentários, justificando assim a grande indicação desse exame buscando um adequado plano de tratamento o que é imprescindível para o sucesso reabilitador em Implantodontia, sendo assim, a tomografia computadorizada de feixe cônico permite uma avaliação intraóssea dos locais para colocação dos implantes. As imagens obtidas podem ser formatadas para uma vista panorâmica ou uma vista seccionada. Marcadores radiopacos podem ser colocados sobre o local do implante para que o sítio de interesse seja avaliado. A literatura descreve a riqueza de detalhes anatômicos proporcionada e a importância desse recurso no planejamento cirúrgico em Implantodontia, valorizando estruturas importantes, como os seios maxilares, forame lingual e mentual, nível de reabsorção óssea em áreas desdentadas e feixes/ramos vásculo-nervosos relacionados (BUENO, M. R.; 2007). A maior indicação para a realização das tomografias, encontrada nessa pesquisa, está relacionada com o planejamento para implantes dentários onde se justifica baseado na importante contribuição que o exame oferece no préoperatório cirúrgico, concordando assim com ANGELOPOULOS; AGHALOO, (2011), que afirmam que a avaliação do local para colocação de implantes é tarefa desafiadora, e que além da avaliação clínica, o diagnóstico por imagens oferece o único método não invasivo de análise dos locais mais indicados. Para uma completa avaliação através de exames imaginológicos, vários objetivos

16 14 devem ser alcançados e incluem a análise das estruturas anatômicas normais e áreas vizinhas para colocação dos implantes, detecção de patologias, estimativa da quantidade e qualidade óssea e determinação dos caminhos possíveis para inserção dos implantes pela indicação da inclinação do rebordo alveolar. Em relação a avaliação de 3º molares (para ser submetidos posteriormente a exodontia) e outros dentes inclusos, que ocupam o 2º e 3º lugares de mais indicações para a tomografia computadorizada de feixe cônico (14% e 4%), justifica sua indicação para se obter um melhor planejamento prévio para exodontias mais complicadas, com posições dentárias adversas, conforme PATEL et al., (2009), onde afirma que com a ajuda da tomografia computadorizada de feixe cônico podemos planejar a cirurgia de dentes inclusos com grande sucesso, tanto em casos de rotina como em casos complicados. Em contrapartida PETERSEN, L.B., et al (2014) em seu trabalho concluiu que os custos de um exame tomografia computadorizada de feixe cônico foram aproximadamente quatro vezes maiores do que a panorâmica quando utilizada antes da remoção de um terceiro molar inferior e concluiu também que o uso da tomografia computadorizada de feixe cônico não alterou os recursos utilizados para cirurgia, tratamento e complicação pós-cirúrgicos. A tomografia computadorizada de feixe cônico pode determinar a relação espacial do dente impactado em relação aos outros dentes ou a estruturas nobres. Com as imagens 3D que nos são facultadas pelo aparelho, podemos melhorar o local de acesso à cirurgia, diminuindo os riscos e aumentando a precisão cirúrgica. ALQERBAN et al., (2009), também cita que mesmo as imagens 2D apresentando muita informação, não conseguem detectar exatamente a posição do canino ectópico ou de um dente supranumerário. É possível na tomografia computadorizada de feixe cônico, indicar a inclinação e distância das estruturas adjacentes e permite a possibilidade de fazer reconstruções, de diagnosticar se o dente está para irromper numa posição ectópica ou se existe um supranumerário, inclinação e distância das estruturas adjacentes e permite a possibilidade de fazer reconstruções, de diagnosticar se o dente está para irromper numa posição ectópica ou se existe um supranumerário, foi revisado que com a tomografia computadorizada de feixe cônico é possível intervir ou prevenir futuras complicações durante o

17 15 procedimento cirúrgico, de tal forma que possa agilizar o procedimento cirúrgico, diminuindo riscos e fazendo com que a cirurgia seja mais precisa. DANFOTH, (2003), dizem dessa mesma forma, que as possíveis complicações que podem ocorrer em exodontia associadas aos terceiros molares impactados, são bem conhecidas. Ao enfatizar a prevenção e reconhecendo a dificuldade de uma exodontia de terceiro molar, impactado, é de suma importância, e um dos passos mais importantes, a obtenção de radiografias adequadas. A intenção da imagem radiográfica é de fornecer uma visão intraóssea das estruturas relacionadas, além de avaliar a complexidade do tratamento antes da exodontia destes dentes impactados, é importante visualizar a sua localização e a posição de outras estruturas como o canal mandibular, os dentes adjacentes, as paredes do seio maxilar, os limites das corticais ósseas e a presença ou a ausência de condições patológicas que possam afetar diretamente o resultado da cirurgia. HASSAN et al. (2009) concluíram que a tomografia computadorizada de feixe cônico foi mais precisa que as radiografias periapicais convencionais para detectar fraturas radiculares, especialmente as que ocorreram no sentido mésiodistal. SIMON et al. (2006) compararam o diagnóstico realizado em casos de lesões apicais por imagens tomográficas com os resultados da biópsia. Os resultados mostraram que treze das dezessete lesões tiveram o mesmo diagnóstico pela tomografia computadorizada de feixe cônico e a biópsia. Concluíram que a TCFC foi eficiente e rápida no diagnóstico de lesões periapicais. Algumas alterações endodônticas muitas vezes apresentam resultado radiográfico mascarado e/ ou diminuído devido às limitações inerentes à formação das imagens bidimensionais, a tomografia computadorizada de feixe cônico pode exceder as limitações das técnicas bidimensionais trazendo informações até então despercebidas na rotina da Endodontia (CAVALCANTTI,2010). O autor PATEL (2009) afirma que quando o paciente possui metais na cavidade bucal como, por exemplo, restaurações metálicas ou implantes, as imagens produzidas com esta tecnologia não têm a mesma resolução que as radiografias periapicais. O autor conclui que, quando indicada, imagens em 3D da tomografia computadorizada de feixe cônico devem complementar as radiografias periapicais em 2D e que os benefícios de cada sistema, tanto os da radiografia como os da tomografia, devem ser aproveitados.

18 16 A tomografia computadorizada de feixe cônico é usada no diagnóstico de patologia endodôntica e não endodôntica. Auxilia na distinção de tratamento endodôntico cirúrgico ou não cirúrgico, planejamento pré-cirúrgico, identificação da morfologia e anatomia dos canais, detecção de canais não visíveis ou acessórios, realização de medições precisas das distâncias dos canais, avaliação da verdadeira natureza topográfica do osso alveolar em que os dentes estão ausentes, avaliação das fraturas ou traumas das raízes, análise e caracterização externa e interna das reabsorções radiculares assim como de reabsorções cervicais, detecção da diferença entre cistos e granulomas ou outro tipo de lesões de cavidade (PATEL et al., 2009; ESTRELA et al., 2009), no mesmo ano FERNANDES et al., demonstraram opinião semelhantes aos autores previamente citados onde também afirmam da importância do uso das tomografias para analisar lesões periapicais, aumentos de espaço periodontal, reabsorções, fraturas e falhas de tratamento endodôntico, que muitas vezes não são detectados por meio de radiografias convencionais (FERNANDES et al., 2009).

19 17 6. CONCLUSÃO Através deste trabalho pode se concluir que: - A utilização dos exames de tomografia computadorizada é fundamental para aprimorar o planejamento clínico e cirúrgico e ajudar no diagnóstico de alterações na cavidade bucal; - A realização dos exames de tomografia computadorizada possibilitou a identificação de muitas situações de variações anatômicas, alterações patológicas entre outros achados que poderiam não serem encontrados por meio de exames clínicos ou radiografias bidimensionais.

20 18 7. REFERÊNCIAS 1. ANGELOPOULOS, C.; AGHALOO, T. Imaging technology in implant diagnosis. Dent. Clin. N. Am.; v. 55, n. 1, p , ALQERBAN, A. et al. Comparison of 6 cone-beam computed tomography systems for image quality and detection of simulated canine impactioninduced external root resorption in maxillary lateral incisors. Am. J. Orthod. DentofacialOrthop.; v. 140, n. 3, p. e129-e139, Sep BUENO, M.R.; ESTRELA, C.; AZEVEDO, B.; BRUGNERA, A.; AZEVEDO, R. Tomografia Computadorizada Cone Beam: revolução na Odontologia. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent., São Paulo, v.61, n.4, p , CAVALCANTI, M. Tomografia computadorizada por feixe cônico: interpretação e diagnóstico para o cirurgião-dentista. São Paulo: Editora Santos, DANFORTH, R. A. et al. Cone beam volume tomography: animagingoption for diagnosisofcomplex mandibular third molar anatomicalrelationships. J. Calif. Dent. Assoc., v. 31, n. 11, p , ESTRELA, C. et al. Method to evaluate inflammatory root resorption by using cone beam computed tomography. J. Endod.; v. 35, n. 11, p , Nov FERNANDES, L. M. P. S. R.; ZAPATA, R. O.; ZAMPIERI, F.S.R. Diagnóstico por imagens em endodontia: uso de tomografia computadorizada cone beam. In: CONGRESSO DE LA SOCIEDADE ARGENTINA DE ENDODONCIA, 16., 6 a 8 de agosto de 2008, Buenos

21 19 Aires. Painel... Disponível em: Acesso em: 20 dez FREITAS, C.R. Imaginologia. São Paulo: p Artes médicas, FRIEDLAND, B., DONOFF, B., DODSON, T.B., The use of 3-Dimensional Reconstructions to Evaluate the Anatomic Relationship of the Mandibular Canal an Impacted Mandibular Third Molars. J Oral Maxillofac Surg HASSAN, B., METSKA, M.E., OZOK, A.R., VAN DER STELT, P., WESSELINK, P.R., Detection of vertical root fractures in endodontically treated teeth by a cone beam computed tomography scan. J. Endod JHAMB, A., et al. Comparative Efficacy of Spiral Computed Tomography and Orthopantomography in Preoperative Detection of Relation of Inferior Alveolar Neurovascular Bundle to the Impacted Mandibular Third Molar. J. Oral Maxillofac Surg : MAEGAWA, H., et al. Preoperative assessment of the relation ship between the mandibular third molar and the mandibular canal by axial computed tomography with coronal and sagittal reconstruction. Oral Radiol Endod MORANT, J. J.; SALVADÓ, M.; CASANOVAS, R.; HERNÁNDEZ-GIRÓN, I.; VELASCO, E.; CALZADO, A. Validation of a Monte Carlo simulation for dose assessment in dental cone beam CT examinations. Phys. Med., v. 28, n. 3, p , MOZZO, P.; PROCACCI, C.; TACCONI, A.; MARTINI, P.T.; ANDREIS, I.A.; A new volumetric CT machine for dental imaging basedon the conebeam technique: preliminary results. Eur. Radiol., v. 8, n. 9, p , 1998.

22 MS, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria/MS/SVS no 453. Governo Federal, Secretaria da Vigilância Sanitária 16. OHMAN, A., et al. Pre-operative radiographic evaluation of lower third molars with computed tomography. Dentomaxillofac Radiol OKANO, T. A ; ENDO, A.; KATOH, T; VASUDEVA, S.B.; KOBAYASHI, I.; preliminary study to determine the diagnostic reference level using dose area product for limited-area cone beam CT. Dentomaxillofac. Radiol., v. 42, n. 4, PATEL, S. New dimensions in endodontic imaging: part 2. Cone beam computed tomography. Int. Endod. J.; v. 42, n. 6, p , Jun PETERSEN, L.B.; OLSEN, K.R.; CHRISTENSEN, J.; WENZEL, A. Image and surgery-related costs comparing cone beam CT and panoramic imaging before removal of impacted mandibular third molars. Dentomaxillofacial Radiology, SIMON, J.H.S., ENCISO, R., MALFAZ, J.M., ROGES, R., BAILEY- PERRY, M., PATEL, A., Differential diagnosis of large periapical lesions using cone-beam computed tomography measurements and biopsy. J Endodontic TSIKLAKIS, K.; SYRIOPOULOS, K.; STAMATAKIS, H. C. Radiographic examination of the temporomandibular joint using cone beam computed tomography. Dentomaxillofac. Radiol.; v. 33, n. 3, p , May VALENTIN., J.; The 2007; recommendation of the International Commission on Radiological Protection, publication 103. Ann ICRP 2007; 37:1 332.

Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XXXI Junho de 2018

Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XXXI Junho de 2018 Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XXXI Junho de 2018 Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030 papaizassociados.com.br

Leia mais

POSIÇÃO DO ÁPICE DENTÁRIO EM RELAÇÃO AO PROCESSO ALVEOLAR DO OSSO MAXILAR. ESTUDO EM TOMOGRAFIAS DE CONE-BEAM

POSIÇÃO DO ÁPICE DENTÁRIO EM RELAÇÃO AO PROCESSO ALVEOLAR DO OSSO MAXILAR. ESTUDO EM TOMOGRAFIAS DE CONE-BEAM POSIÇÃO DO ÁPICE DENTÁRIO EM RELAÇÃO AO PROCESSO ALVEOLAR DO OSSO MAXILAR. ESTUDO EM TOMOGRAFIAS DE CONE-BEAM Sabrina Vieira Botelho(PIBIC/CNPq-FA/UEM), Cléverson de Oliveira e Silva (Orientador) e Maurício

Leia mais

ENDODONTIA: USO DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA CONE BEAN COMO RECURSO DE DIAGNÓSTICO COMPLEMENTAR

ENDODONTIA: USO DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA CONE BEAN COMO RECURSO DE DIAGNÓSTICO COMPLEMENTAR ENDODONTIA: USO DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA CONE BEAN COMO RECURSO DE DIAGNÓSTICO COMPLEMENTAR FOULETTO, S.Y.E.A 1, KOUBIK, A.C.G.A 2 1- Pós-graduanda do Curso de Radiologia Odontológica e Imaginologia

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO NA AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE TERCEIROS MOLARES INFERIORES E O CANAL MANDIBULAR

IMPORTÂNCIA DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO NA AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE TERCEIROS MOLARES INFERIORES E O CANAL MANDIBULAR IMPORTÂNCIA DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO NA AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE TERCEIROS MOLARES INFERIORES E O CANAL MANDIBULAR IMPORTANCE OF CONE-BEAM COMPUTED TOMOGRAPHY IN THE EVALUATION OF

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA MESTRADO EM CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAL ESTUDO DOS PONTOS ANATÔMICOS

Leia mais

Radimagem Digital. Alertas da Literatura 2012

Radimagem Digital. Alertas da Literatura 2012 Alertas da Literatura 2012 Av. Des. Vitor Lima, 260 sl 711 Ed. Madison Center - Trindade Fone: (48) 3338-0065 http://www.radimagemdigital.com.br Sumário Implantodontia. 03 Cirurgia Bucomaxilofacial...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DISCIPLINA DE TCC I DAINA LOPES BUNN

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DISCIPLINA DE TCC I DAINA LOPES BUNN UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DISCIPLINA DE TCC I DAINA LOPES BUNN PROJETO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Florianópolis 2010

Leia mais

Sala 02 TEMA LIVRE Odontologia Social e Preventiva e Saúde Coletiva

Sala 02 TEMA LIVRE Odontologia Social e Preventiva e Saúde Coletiva Sala 01 Estomatologia, patologia e radiologia 08:00 15492 CONTAGEM DE AGNORS EM CÉLULAS EPITELIAIS DA MUCOSA ORAL DE USUÁRIOS DE CANNABIS SATIVA 08:30 15558 INCIDÊNCIA DAS PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES BUCAIS

Leia mais

INTERPRETAÇÃO RADIOGRÁFICA POR ACADÊMICO DE ENFERMAGEM: PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DIGITAL

INTERPRETAÇÃO RADIOGRÁFICA POR ACADÊMICO DE ENFERMAGEM: PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DIGITAL INTERPRETAÇÃO RADIOGRÁFICA POR ACADÊMICO DE ENFERMAGEM: PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DIGITAL Davide Carlos Joaquim 1, Ana Caroline Rocha Melo de Leite 2, Ciro Benevides

Leia mais

Validação da tomografia computadorizada de feixe cônico (CBCT) como recurso pré e pós-operatório na delimitação de lesões tumorais*

Validação da tomografia computadorizada de feixe cônico (CBCT) como recurso pré e pós-operatório na delimitação de lesões tumorais* Rev Inst Ciênc Saúde 2009;27(3):295-9 Validação da tomografia computadorizada de feixe cônico (CBCT) como recurso pré e pós-operatório na delimitação de lesões tumorais* Validation of cone beam computed

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XXIX Fevereiro de 2018

Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XXIX Fevereiro de 2018 Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XXIX Fevereiro de 2018 Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030 papaizassociados.com.br

Leia mais

U.C. I 7ª e 8ª Aulas. DentaScan Joaquim Agostinho - Unidade Clinica I 1

U.C. I 7ª e 8ª Aulas. DentaScan Joaquim Agostinho - Unidade Clinica I 1 U.C. I 7ª e 8ª Aulas DentaScan 15-11-2012 Joaquim Agostinho - Unidade Clinica I 1 História para corresponder aos anseios dos doentes, de substituição de dentes em falta, por próteses funcional e estéticamente

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Endodontia; Anatomia; Raiz Dentária. INTRODUÇÃO

RESUMO. Palavras-chave: Endodontia; Anatomia; Raiz Dentária. INTRODUÇÃO Prevalência de canais mésio palatinos não obturados em dentes tratados endodonticamente avaliação através de tomografias computadorizadas de feixe cônico. PAINEL https://publicacoesacademicas.fcrs.edu.br

Leia mais

USO DA IMAGINOLOGIA NO PLANEJAMENTO DOS IMPLANTES. Luiz Fernando Deluiz Renato Aló Da Fontoura

USO DA IMAGINOLOGIA NO PLANEJAMENTO DOS IMPLANTES. Luiz Fernando Deluiz Renato Aló Da Fontoura 01 US MNL N PLNEJMENT S MPLNTES Luiz Fernando eluiz Renato ló a Fontoura Podemos considerar que a mplantodontia com base na osseointegração é um dos avanços mais significativos na dontologia nos últimos

Leia mais

ESTADO PERIRRADICULAR E RADICULAR DE DENTES TRATADOS ENDODONTICAMENTE: ESTUDO PILOTO UTILIZANDO A TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO

ESTADO PERIRRADICULAR E RADICULAR DE DENTES TRATADOS ENDODONTICAMENTE: ESTUDO PILOTO UTILIZANDO A TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO ESTADO PERIRRADICULAR E RADICULAR DE DENTES TRATADOS ENDODONTICAMENTE: ESTUDO PILOTO UTILIZANDO A TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO PERIAPICAL AND ROOT STATUS OF ENDODONTICALLY TREATED TEETH:

Leia mais

Medidas lineares dos estágios de desenvolvimento da dentição permanente humana usando Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico: um estudo preliminar

Medidas lineares dos estágios de desenvolvimento da dentição permanente humana usando Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico: um estudo preliminar A r t i g o I n é d i t o Medidas lineares dos estágios de desenvolvimento da dentição permanente humana usando Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico: um estudo preliminar Carlos Estrela*, José Valladares

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista

Assessoria ao Cirurgião Dentista Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna a Papaiz edição III junho de 2014 Escrito por: Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030 papaizassociados.com.br

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista papaizassociados.com.br. Publicação mensal interna da Papaiz edição XIII Novembro de 2015

Assessoria ao Cirurgião Dentista papaizassociados.com.br. Publicação mensal interna da Papaiz edição XIII Novembro de 2015 Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XIII Novembro de 2015 Escrito por: Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030

Leia mais

MARIANNA LOUISE GOMES COUTINHO VANESSA TORTATO

MARIANNA LOUISE GOMES COUTINHO VANESSA TORTATO MARIANNA LOUISE GOMES COUTINHO VANESSA TORTATO RELAÇÃO E TRE CARACTERÍSTICAS PECULIARES EM RADIOGRAFIA PA ORÂMICA E A I CIDÊ CIA DE ALTERAÇÃO SE SORIAL DO ERVO ALVEOLAR I FERIOR APÓS CIRURGIA DE REMOÇÃO

Leia mais

Os exames de imagem são componentes essenciais no plano de tratamento

Os exames de imagem são componentes essenciais no plano de tratamento Artigo de revisão/radiologia Odontológica e Imaginologia :: A importância da TCFC no diagnóstico e localização de dentes supranumerários The importance of CBCT in supernumerary teeth diagnosis and location

Leia mais

Métodos radiográficos no diagnóstico de quartos molares mandibulares

Métodos radiográficos no diagnóstico de quartos molares mandibulares Métodos radiográficos no diagnóstico de quartos molares mandibulares Radiographics methods in the diagnosis of fourths molars Daniela Nascimento Silva* Marcelo Ferraro Bezerra** Karis Barbosa Guimarães**

Leia mais

MAURÍCIO PIRONCELLI TOBLER TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA EM ENDODONTIA

MAURÍCIO PIRONCELLI TOBLER TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA EM ENDODONTIA MAURÍCIO PIRONCELLI TOBLER TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA EM ENDODONTIA Londrina 2015 MAURÍCIO PIRONCELLI TOBLER TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA EM ENDODONTIA Trabalho apresentado como requisito parcial para a

Leia mais

ACURÁCIA DAS MEDIDAS LINEARES NOS MODELOS 3D, A PARTIR DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA POR FEIXE CÔNICO

ACURÁCIA DAS MEDIDAS LINEARES NOS MODELOS 3D, A PARTIR DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA POR FEIXE CÔNICO ACURÁCIA DAS MEDIDAS LINEARES NOS MODELOS 3D, A PARTIR DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA POR FEIXE CÔNICO ACCURACY OF LINEAR MEASUREMENTS ON 3D MODELS, OF CONE BEAM COMPUTED TOMOGRAPHY [Renan Alves Rebouças]

Leia mais

INFORMAÇÕES DE IMAGENS DAS LESÕES DOS MAXILARES

INFORMAÇÕES DE IMAGENS DAS LESÕES DOS MAXILARES INFORMAÇÕES DE IMAGENS DAS LESÕES DOS MAXILARES INFORMAÇÕES RADIOGRÁFICAS DAS LESÕES ÓSSEAS CONSIDERAÇÕES GERAIS REVER CONCEITOS: LESÕES OSTEOLÍTICAS/OSTEOGÊNICAS CONCEITOS ESSENCIAIS: CRESCIMENTO DA LESÃO

Leia mais

A importância da tomografia computadorizada para avaliação de áreas edêntulas no planejamento de implantes

A importância da tomografia computadorizada para avaliação de áreas edêntulas no planejamento de implantes A importância da tomografia computadorizada para avaliação de áreas edêntulas no planejamento de implantes Gabriel Carraro; Fabiana Corralo dos Santos. Faculdade Meriodional, Passo fundo, Rio Grande do

Leia mais

Plano de Ensino. Professor : M.e Welington Pereira Jr.

Plano de Ensino. Professor : M.e Welington Pereira Jr. 2016 Plano de Ensino Professor : M.e Welington Pereira Jr. Proposta do curso Fornecer ao cirurgião-dentista conhecimento para o diagnóstico e tratamento das alterações pulpares e periapicais com técnicas

Leia mais

FRATURA DE MANDÍBULA SECUNDÁRIA À DOENÇA PERIODONTAL EM CÃO: RELATO DE CASO

FRATURA DE MANDÍBULA SECUNDÁRIA À DOENÇA PERIODONTAL EM CÃO: RELATO DE CASO 1 FRATURA DE MANDÍBULA SECUNDÁRIA À DOENÇA PERIODONTAL EM CÃO: RELATO DE CASO ALINE CAVALCANTI PEREIRA DA SILVA 1, MARCELLO RODRIGUES DA ROZA 2, RAFAEL VITOR PINTO DE OLIVEIRA 1, DANIEL GIBERNE FERRO 3,

Leia mais

Produto Kerma no Ar-Área e Dose Efetiva em Radiodiagnóstico Odontológico Product Kerma Air Area and Effective Dose in Dental Radiology

Produto Kerma no Ar-Área e Dose Efetiva em Radiodiagnóstico Odontológico Product Kerma Air Area and Effective Dose in Dental Radiology Produto Kerma no Ar-Área e Dose Efetiva em Radiodiagnóstico Odontológico Product Kerma Air Area and Effective Dose in Dental Radiology Rodrigo A. P. Mauro 1, Daiane M. Souza 1, Alessandro M. Costa 1 1

Leia mais

Para o sucesso dos tratamentos com implantes osseointegrados,

Para o sucesso dos tratamentos com implantes osseointegrados, ARTIGO ORIGINAL ISSN 00347272 Avaliação da acurácia de mensurações em imagens de tomografia computadorizada pelo software Dental Slice e Dental Scan Evaluation of the accuracy of measurements in interactive

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA RENAN PIRES GONZAGA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA RENAN PIRES GONZAGA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA RENAN PIRES GONZAGA AVALIAÇÃO CLÍNICA E RADIOGRÁFICA NO PLANEJAMENTO CIRÚRGICO DOS TERCEIROS

Leia mais

Detecção automática de pontos para alinhamento de guia tomográfica de mandíbula

Detecção automática de pontos para alinhamento de guia tomográfica de mandíbula Detecção automática de pontos para alinhamento de guia tomográfica de mandíbula Autor: Renan Carlos Pereira de Moraes Orientador: André Ricardo Backes Introdução Descoberta dos Raios X em 1895 por Wilhelm

Leia mais

aplicação da tomografia na CtBMF: relatos de caso. Application of CT in CTBMF: a report of three cases.

aplicação da tomografia na CtBMF: relatos de caso. Application of CT in CTBMF: a report of three cases. Recebido em 13/11/2011 aprovado em 28/12/2011 V12N2 aplicação da tomografia na CtBMF: relatos de caso. Application of CT in CTBMF: a report of three cases. Josuel Raimundo Cavalcante I Denise Nóbrega Diniz

Leia mais

OMS ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE

OMS ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE ONU Ancoragem Zigomática REABILITAÇÃO EM MAXILAS ATRÓFICAS Marcelo da Rocha BRASIL 2000 => 25 milhões de edêntulos (15%) 2025 => 33 milhões de habitantes com mais de 65 anos OMS ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE

Leia mais

Hermann Blumenau Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal. Aula 01 Aula 02. quinta-feira, 6 de outubro de 16

Hermann Blumenau Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal. Aula 01 Aula 02. quinta-feira, 6 de outubro de 16 Hermann Blumenau Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal Aula 01 Aula 02 Indicações Radiográficas Dentes inclusos Doença cárie Patologias Periapical >São ondas eletromagnéticas de comprimento

Leia mais

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ Fabiana Corradi Bruscato TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA VOLUMÉTRICA DE FEIXE CÔNICO NO ESTUDO DA MORFOLOGIA DO CANAL RADICULAR

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ Fabiana Corradi Bruscato TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA VOLUMÉTRICA DE FEIXE CÔNICO NO ESTUDO DA MORFOLOGIA DO CANAL RADICULAR UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ Fabiana Corradi Bruscato TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA VOLUMÉTRICA DE FEIXE CÔNICO NO ESTUDO DA MORFOLOGIA DO CANAL RADICULAR Taubaté SP 2007 UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ Fabiana Corradi

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UNIEVANGÉLICA CURSO DE ODONTOLOGIA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UNIEVANGÉLICA CURSO DE ODONTOLOGIA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UNIEVANGÉLICA CURSO DE ODONTOLOGIA INFLUÊNCIA DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO NO DIAGNÓSTICO DA SÍNDROME DO DENTE RACHADO: RELATO DE CASO Ana Carolina Ugucioni

Leia mais

Arq bras odontol 2010; 6(1):45-54 ISSN

Arq bras odontol 2010; 6(1):45-54 ISSN INDICAÇÃO DE RADIOGRAFIAS, TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA E RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NO ESTUDO DO CRÂNIO HUMANO Radiography, computerized tomography, and magnetic resonance: indications in the study of the human

Leia mais

ANEXO II TABELA DO IAMESC. Valor do CHO em reais- R$0,32 CLÍNICO GERAL

ANEXO II TABELA DO IAMESC. Valor do CHO em reais- R$0,32 CLÍNICO GERAL ANEXO II TABELA DO IAMESC Valor do CHO em reais- R$0,32 CLÍNICO GERAL COD PROCEDIMENTOS CHO Valor seg. Valor inst. Valor total 01 70110000 Consulta Inicial 157 15,07 35,16 50,24 02 70115000 Profilaxia

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XXVII Setembro de 2017

Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XXVII Setembro de 2017 Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XXVII Setembro de 2017 Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030 papaizassociados.com.br

Leia mais

Aplicação da tomografia computadorizada de feixe cônico no diagnóstico de fraturas radiculares

Aplicação da tomografia computadorizada de feixe cônico no diagnóstico de fraturas radiculares Revisões de Literatura / Bibliography Review Aplicação da tomografia computadorizada de feixe cônico no diagnóstico de fraturas radiculares Application cone beam computed tomography in Diagnosis the Root

Leia mais

26 28 Conclusão Referências bibliográficas... 31

26 28 Conclusão Referências bibliográficas... 31 Índice: Pág. Resumo VI Abstract... VII Introdução 1 1. Princípios biológicos... 3 1.1. Cicatrização do ligamento periodontal...... 3 1.2. Regeneração pulpar.... 5 1.3. Cicatrização óssea.. 6 1.4. Desenvolvimento

Leia mais

C U R S O O D O N T O L O G I A Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: RADIOLOGIA Código: ODO-014 Pré-requisito: ANATOMIA

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso Trabalho de Conclusão de Curso AVALIAÇÃO DE SEPTOS EM SEIOS MAXILARES POR MEIO DE RADIOGRAFIA PANORÂMICA E TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA: REVISÃO DE LITERATURA Helaine Cristina Pereira Universidade Federal

Leia mais

MARIANA NATALE DE PAULA PEREIRA ANÁLISE DESCRITIVA DE CASOS DE TRATAMENTO ENDODÔNTICO ATRAVÉS DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO

MARIANA NATALE DE PAULA PEREIRA ANÁLISE DESCRITIVA DE CASOS DE TRATAMENTO ENDODÔNTICO ATRAVÉS DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO MARIANA NATALE DE PAULA PEREIRA ANÁLISE DESCRITIVA DE CASOS DE TRATAMENTO ENDODÔNTICO ATRAVÉS DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO 2010 i MARIANA NATALE DE PAULA PEREIRA ANÁLISE DESCRITIVA DE

Leia mais

Diagnóstico do defeito ósseo de Stafne por meio de tomografia computadorizada de feixe cônico: relato de caso

Diagnóstico do defeito ósseo de Stafne por meio de tomografia computadorizada de feixe cônico: relato de caso Caso Clínico/ Report Case Diagnóstico do defeito ósseo de Stafne por meio de tomografia computadorizada de feixe cônico: relato de caso Diagnosis of Stafne s bone defect with cone beam computed tomography:

Leia mais

IMAGENS DA ANATOMIA RADIOGRÁFICA DA MAXILA

IMAGENS DA ANATOMIA RADIOGRÁFICA DA MAXILA IMAGENS DA ANATOMIA RADIOGRÁFICA DA MAXILA O exame radiográfico periapical para avaliação dos dentes e estruturas da maxila permite a observação de imagens de estruturas anatômicas, características de

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso 1 Trabalho de Conclusão de Curso VARIAÇÕES ANATÔMICAS DO CANAL MANDIBULAR POR MEIO DE IMAGENS RADIOGRÁFICAS CONVENCIONAIS E TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO: REVISÃO DE LITERATURA Bruno Henrique

Leia mais

AVALIAÇÃO DE ASSIMETRIA DAS CABEÇAS DA MANDÍBULA EM EXAMES DE TCFC

AVALIAÇÃO DE ASSIMETRIA DAS CABEÇAS DA MANDÍBULA EM EXAMES DE TCFC AVALIAÇÃO DE ASSIMETRIA DAS CABEÇAS DA MANDÍBULA EM EXAMES DE TCFC Leonardo Tuon Albino¹ Sabrina Schmidt² Vinícius César Barbosa de Menezes³ Vania Regina Camargo Fontanella 4 Resumo A assimetria é uma

Leia mais

A TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO NO DIAGNÓSTICO DE FRATURAS RADICULARES

A TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO NO DIAGNÓSTICO DE FRATURAS RADICULARES A TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO NO DIAGNÓSTICO DE FRATURAS RADICULARES THE CONE BEAM COMPUTED TOMOGRAPHY IN THE DIAGNOSIS OF ROOT FRACTURE Penéllope Bárrios Vasconcelos Andrade 1 ; Gabriella

Leia mais

Topografia do Canal Mandibular e Relação com Terceiros Molares em Tomografias por Feixe Cônico

Topografia do Canal Mandibular e Relação com Terceiros Molares em Tomografias por Feixe Cônico Artigo Original Topografia do Canal Mandibular e Relação com Terceiros Molares em Tomografias por Feixe Cônico Topography of the Mandibular Canal and Relationship with Third Molars in Cone-Beam CT Icaro

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ARAÇATUBA - FACULDADE DE ODONTOLOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ARAÇATUBA - FACULDADE DE ODONTOLOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ARAÇATUBA - FACULDADE DE ODONTOLOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA X INTEGRAL NOTURNO PLANO DE ENSINO Disciplina: Departamento:

Leia mais

Parestesia do nervo alveolar inferior após exodontia de terceiros molares

Parestesia do nervo alveolar inferior após exodontia de terceiros molares Parestesia do nervo alveolar inferior após exodontia de terceiros molares Paresthesia of the inferior alveolar nerve after third molar inferior extraction Gabriela Barros Lopes 1 João Batista de Freitas

Leia mais

PLANO DE TRABALHO TECNOLOGIA EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

PLANO DE TRABALHO TECNOLOGIA EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE MEDICINA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA PLANO DE TRABALHO TECNOLOGIA EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA PROFESSOR: Lucas Paixão Reis 1. EMENTA:

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista papaizassociados.com.br. Publicação mensal interna da Papaiz edição XV Julho de 2016

Assessoria ao Cirurgião Dentista papaizassociados.com.br. Publicação mensal interna da Papaiz edição XV Julho de 2016 Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XV Julho de 2016 Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030 papaizassociados.com.br

Leia mais

Departamento ODT. Horário 2 as e 5 as feiras, das 13:30 às 14:20h 3 as feiras, das 08:20 às 11:50h 2ª, 3ª. e 5ª das 14:20 às 17:10h

Departamento ODT. Horário 2 as e 5 as feiras, das 13:30 às 14:20h 3 as feiras, das 08:20 às 11:50h 2ª, 3ª. e 5ª das 14:20 às 17:10h 1 UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PLANO DE ENSINO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome da disciplina ODT 7003 - Radiologia Odontológica Professores da disciplina

Leia mais

EXTENSÕES DOS SEIOS MAXILARES DETECTADAS EM RADIOGRAFIAS PERIAPICAIS*

EXTENSÕES DOS SEIOS MAXILARES DETECTADAS EM RADIOGRAFIAS PERIAPICAIS* ARTIGO EXTENSÕES DOS SEIOS MAXILARES DETECTADAS EM RADIOGRAFIAS PERIAPICAIS* MAXILLARY SINUS EXTENSION DETECTED BY PERIAPICAL RADIOGRAPHIES Arieta, Luciana Correa** Silva, Mariana Álvares de Abreu e**

Leia mais

AGENESIA DO SEGUNDO PRÉ-MOLAR INFERIOR: AVALIAÇÃO OCLUSAL E RADICULAR DO CORRESPONDENTE DECÍDUO

AGENESIA DO SEGUNDO PRÉ-MOLAR INFERIOR: AVALIAÇÃO OCLUSAL E RADICULAR DO CORRESPONDENTE DECÍDUO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE NORTE DISSERTAÇÃO PARA OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM ORTODONTIA AGENESIA DO SEGUNDO PRÉ-MOLAR INFERIOR: AVALIAÇÃO OCLUSAL E RADICULAR DO CORRESPONDENTE DECÍDUO Ana

Leia mais

CONCRESCÊNCIA ENTRE SEGUNDO MOLAR E TERCEIRO MOLAR IMPACTADO: RELATO DE CASO

CONCRESCÊNCIA ENTRE SEGUNDO MOLAR E TERCEIRO MOLAR IMPACTADO: RELATO DE CASO CONCRESCÊNCIA ENTRE SEGUNDO MOLAR E TERCEIRO MOLAR IMPACTADO: RELATO DE CASO Raphael Coimbra COSTA 1 Thays Almeida ALFAYA 2 Patrícia Arriaga CARVALHO 3 Fabio Gambôa RITTO 4 Cresus Vinicius Depes de GOUVÊA

Leia mais

Avaliação de doses referenciais obtidas com exames de tomografia computadorizada de feixe cônico adquiridos com diferentes tamanhos de voxel

Avaliação de doses referenciais obtidas com exames de tomografia computadorizada de feixe cônico adquiridos com diferentes tamanhos de voxel A r t i g o O n l i n e * Avaliação de doses referenciais obtidas com exames de tomografia computadorizada de feixe cônico adquiridos com diferentes tamanhos de voxel Marianna Guanaes Gomes Torres**, Paulo

Leia mais

O uso da tomografia computadorizada multislice como meio auxiliar no diagnóstico do Ameloblastoma: relato de um caso clínico

O uso da tomografia computadorizada multislice como meio auxiliar no diagnóstico do Ameloblastoma: relato de um caso clínico O uso da tomografia computadorizada multislice como meio auxiliar no diagnóstico do Ameloblastoma: relato de um caso clínico The use of multislice computed tomography as an aid in the diagnosis of ameloblastoma:

Leia mais

INTRODUÇÃO. Carlos Eduardo Parente Settanni*

INTRODUÇÃO. Carlos Eduardo Parente Settanni* TRABALHO DE PESQUISA Estudo Comparativo das Técnicas Radiográficas de Clark e de Keur com a Tomografia Linear no Diagnóstico Topográfico do Dente Canino Superior Impactado 1 Comparative Study of the Radiographic

Leia mais

ISSN Med. Vet dez.; 5(4 Supl. 1): 84

ISSN Med. Vet dez.; 5(4 Supl. 1): 84 ISSN 1809-4678 Med. Vet. 2011 dez.; 5(4 Supl. 1): 84 Levantamento de dados de densidade óssea de osso alveolar mandibular em escala hounsfield de ápice de 1 molar inferior em cães através da tomografia

Leia mais

CISTO DO DUCTO NASOPALATINO: RELATO DE CASO

CISTO DO DUCTO NASOPALATINO: RELATO DE CASO CISTO DO DUCTO NASOPALATINO: RELATO DE CASO LUNA, Aníbal Henrique Barbosa; MONTENEGRO, Eduardo de Almeida Souto; DE CARVALHO, Irla Karlinne Ferreira; PAIVA, Marcos Antônio Farias de; JÚNIOR, Vilmar Andrade

Leia mais

PLANO DE TRABALHO TECNOLOGIA EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

PLANO DE TRABALHO TECNOLOGIA EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE MEDICINA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA PLANO DE TRABALHO TECNOLOGIA EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA PROFESSORES: Luiz Cláudio de Souza 1. EMENTA:

Leia mais

Curso de Especialização em Endodontia

Curso de Especialização em Endodontia Curso de Especialização em Endodontia Associação Brasileira de Odontologia Secção Ceará Coordenador: Prof. Nilton Vivacqua EndodontiaAvancada.com OBJETIVOS DO CURSO Este curso tem como objetivos colocar

Leia mais

CAPÍTULO SUMÁRIO. CAPÍTULO 1 Histórico da implantodontia dentária: da antiguidade aos dias de hoje 1. CAPÍTULO 2 Anatomia maxilar e mandibular 13

CAPÍTULO SUMÁRIO. CAPÍTULO 1 Histórico da implantodontia dentária: da antiguidade aos dias de hoje 1. CAPÍTULO 2 Anatomia maxilar e mandibular 13 CAPÍTULO SUMÁRIO CAPÍTULO 1 Histórico da implantodontia dentária: da antiguidade aos dias de hoje 1 I Período antigo (a.c. a 1000 d.c.)... 1 A Localização geográfica... 1 B Materiais utilizados... 1 C

Leia mais

BRUNO NEHME BARBO MODELOS DIGITAIS: COMPARAÇÃO DO ESCANEAMENTO EM DIFERENTES ANGULAÇÕES E DE 4 MÉTODOS DE SOBREPOSIÇÃO

BRUNO NEHME BARBO MODELOS DIGITAIS: COMPARAÇÃO DO ESCANEAMENTO EM DIFERENTES ANGULAÇÕES E DE 4 MÉTODOS DE SOBREPOSIÇÃO BRUNO NEHME BARBO MODELOS DIGITAIS: COMPARAÇÃO DO ESCANEAMENTO EM DIFERENTES ANGULAÇÕES E DE 4 MÉTODOS DE SOBREPOSIÇÃO Dissertação apresentada como parte dos requisitos obrigatórios para obtenção de grau

Leia mais

Relationship between the Surgical Technique for Extracting Lower Third Molars and Pell-Gregory Classification

Relationship between the Surgical Technique for Extracting Lower Third Molars and Pell-Gregory Classification TÉCNICA CIRÚRGICA PARA REMOÇÃO DOS TERCEIROS MOLARES INFERIORES E A CLASSIFICAÇÃO DE PELL-GREGORY: UM ESTUDO RELACIONAL Relationship between the Surgical Technique for Extracting Lower Third Molars and

Leia mais

APLICABILIDADE DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA CONE BEAM NA ODONTOLOGIA

APLICABILIDADE DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA CONE BEAM NA ODONTOLOGIA APLICABILIDADE DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA CONE BEAM NA ODONTOLOGIA APPLICABILITY OF CONE BEAM COMPUTERIZED TOMOGRAPHY IN DENTISTRY Jamille Rios MOURA 1 Neyldes Moreira da SILVA 2 Paulo Henrique Lima

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Evento: Concurso Público para Provimento de Cargos Técnico-Administrativos em Educação Edital N 101/2014 PARECER A Comissão Examinadora da Prova

Leia mais

O EMPREGO DA TOMOGRAFIA DE FEIXE CÔNICO NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO INSUCESSO ENDODÔNTICO RELATO DE CASO

O EMPREGO DA TOMOGRAFIA DE FEIXE CÔNICO NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO INSUCESSO ENDODÔNTICO RELATO DE CASO Vol.49,pp.57-61 (Jul - Set 2016) Revista UNINGÁ O EMPREGO DA TOMOGRAFIA DE FEIXE CÔNICO NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO INSUCESSO ENDODÔNTICO RELATO DE CASO TOMOGRAPHY AS A RESOURCE ASSISTANT IN THE DIAGNOSIS

Leia mais

Tomografia Computadorizada Quantitativa Diagnóstico da Osteoporose

Tomografia Computadorizada Quantitativa Diagnóstico da Osteoporose 1 Universidade do Minho Departamento de Eletrónica Industrial Tomografia Computadorizada Quantitativa Diagnóstico da Osteoporose Marino Maciel Nº52557 Orientador: Prof. Higino Correia 2011/2012 Mestrado

Leia mais

Remoção de terceiro molar superior deslocado para o espaço bucal

Remoção de terceiro molar superior deslocado para o espaço bucal Artigo Caso Clínico Remoção de terceiro molar superior deslocado para o espaço bucal Removal of upper third molar displaced to the buccal space Recebido em 15/06/16 Aprovado em 13/07/16 Ronaldo Célio Mariano

Leia mais

PLANO DE TRABALHO TECNOLOGIA EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

PLANO DE TRABALHO TECNOLOGIA EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE MEDICINA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA PLANO DE TRABALHO TECNOLOGIA EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA PROFESSOR: Lucas Paixão Reis 1. EMENTA:

Leia mais

Os autores analisaram 450 ortopantomografias (radiografias panorâmicas), onde foram observados um total de

Os autores analisaram 450 ortopantomografias (radiografias panorâmicas), onde foram observados um total de Rev. Cir. Traumat. Buco-Maxilo-Facial, v.2, n.1, P. 43-47, Jan/jun - 2002 INCIDÊNCIA DOS TERCEIROS MOLARES RETIDOS EM RELAÇÃO À CLASSIFICAÇÃO DE WINTER PREVALENCE OF IMPACTED THIRD MOLAR IN RELATION OF

Leia mais

Metodologia para determinação do KVp em radiologia odontológica periapical.

Metodologia para determinação do KVp em radiologia odontológica periapical. Metodologia para determinação do KVp em radiologia odontológica periapical. A B S Nascimento1 1, P C B Travassos 1, L A G Magalhães 1 1 Laboratório de Ciências Radiológicas, Universidade do Estado do Rio

Leia mais

Estudo da atual utilização da TCFC pelos Cirurgiões-Dentistas nas diversas especialidades

Estudo da atual utilização da TCFC pelos Cirurgiões-Dentistas nas diversas especialidades Artigo original CHOI IGG; CHILVARQUER I; TURBINO ML; SILVA RLB; DUAILIBI NETO EF; ILLIPRONTI FILHO E Estudo da atual utilização da TCFC pelos Cirurgiões-Dentistas nas diversas especialidades Recebido em:

Leia mais

2

2 2 3 4 DESCRIÇÃO R$ DIAGNÓSTICO Consulta inicial Consulta e orientação aos idosos URGÊNCIA Procedimentos de urgência Curativo em caso de hemorragia Curativo em caso de odontalgia aguda/pulpectomia Consulta

Leia mais

DENTALREDE, LDA. Avenida Elias Garcia, N.º49-2ºAndar Lisboa

DENTALREDE, LDA. Avenida Elias Garcia, N.º49-2ºAndar Lisboa DENTALREDE, LDA. Avenida Elias Garcia, N.º49-2ºAndar 1000-048 Lisboa Tabela a aplicar a: AND Saúde Telefone: 217 950 300 Fax: 217 803 849 Email: geral@dentalrede.pt CÓDIGO ESPECIALIDADE PREÇO 01 CONSULTAS

Leia mais

Os dentes normalmente seguem uma sequência favorável

Os dentes normalmente seguem uma sequência favorável DOI: 10.18363/rbo.v74n2.p.143 Artigo de Revisão de Literatura/Radiologia Odontológica e Imaginologia Importância da tomografia computadorizada de feixe cônico na avaliação de canino incluso na maxila The

Leia mais

A Evolução e a Importância da Tomografia Computadorizada na Odontologia

A Evolução e a Importância da Tomografia Computadorizada na Odontologia A Evolução e a Importância da Tomografia Computadorizada na Odontologia SILVA, Darlison André Pestana [1], SANTOS, Gizélia Farias dos [2], FERNANDES, Igor Jhones Mendes [3], CORREA, Kely Jane [4], PEREIRA,

Leia mais

TABELAS DE ODONTOLOGIA

TABELAS DE ODONTOLOGIA TABELAS DE ODONTOLOGIA 710001- Clínico Geral. 01 70110000 Consulta Inicial 178,57 15,00 35,00 50,00 02 70115000 Profilaxia + Raspagem Coronária 90,85 7,63 17,81 25,44 03 73910000 Rest. de Amálgama 1 face

Leia mais

MORFOLOGIA DAS CABEÇAS DA MANDÍBULA: COMPARAÇÃO ENTRE OS SEXOS E FAIXAS ETÁRIAS

MORFOLOGIA DAS CABEÇAS DA MANDÍBULA: COMPARAÇÃO ENTRE OS SEXOS E FAIXAS ETÁRIAS Anais Expoulbra 20 22 Outubro 2015 Canoas, RS, Brasil MORFOLOGIA DAS CABEÇAS DA MANDÍBULA: COMPARAÇÃO ENTRE OS SEXOS E FAIXAS ETÁRIAS Autores: Sabrina Schmidt 1 Leonardo T. Albino 2 Vinícius C. B. de Menezes

Leia mais

PLANO DE CURSO. Faculdade Independente do Nordeste Credenciada pela Portaria MEC 1.393, de 04/07/2001 publicada no D.O.U. de 09/07/2001.

PLANO DE CURSO. Faculdade Independente do Nordeste Credenciada pela Portaria MEC 1.393, de 04/07/2001 publicada no D.O.U. de 09/07/2001. C U R S O O D O N T O L O G I A Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: RADIOLOGIA Código: ODO-14 Pré-requisito: ANATOMIA

Leia mais

Análise da posição do forame mandibular em relação ao gênero e idade usando tomografia computadorizada de feixe cônico

Análise da posição do forame mandibular em relação ao gênero e idade usando tomografia computadorizada de feixe cônico Análise da posição do forame mandibular em relação ao gênero e idade usando tomografia computadorizada de feixe cônico Olavo Cesar Lyra PORTO, Carlos ESTRELA, Orlando Aguirre GUEDES, Ana Helena Gonçalves

Leia mais

COMPARISON BETWEEN CONE BEAM COMPUTED TOMOGRAPHY AND INTRA- ORAL RADIOGRAPHY FOR ORAL CAVITY DIAGNOSTIC IN DOGS AND CATS: PRELIMINARY RESULTS

COMPARISON BETWEEN CONE BEAM COMPUTED TOMOGRAPHY AND INTRA- ORAL RADIOGRAPHY FOR ORAL CAVITY DIAGNOSTIC IN DOGS AND CATS: PRELIMINARY RESULTS COMPARAÇÃO ENTRE A TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO E DA RADIOGRAFIA INTRA-ORAL NO DIAGNÓSTICO DE AFECÇÕES DA CAVIDADE ORAL EM CÃES E GATOS: RESULTADOS PRELIMINARES COMPARISON BETWEEN CONE BEAM

Leia mais

A Evolução e a Importância da Tomografia Computadorizada na Odontologia

A Evolução e a Importância da Tomografia Computadorizada na Odontologia SILVA, Darlison André Pestana [1] SANTOS, Gizélia Farias dos [2] FERNANDES, Igor Jhones Mendes [3] CORREA, Kely Jane [4] PEREIRA, Luzinete dos Santos [5] SOARES, Wanessa Danielle Barbosa [6] SILVA, Darlison

Leia mais

TABELA DE DESCONTOS. Anexo I. Procedimentos %

TABELA DE DESCONTOS. Anexo I. Procedimentos % Escritório Regional - MA Secretaria : Valéria Contato: 3303 5755 / 9 9618 5792 / 9 8235 1149 Email: sãoluis@vipcartao.com.br TABELA DE DESCONTOS Anexo I CARTÃO DESCONTO - MASTER * * Procedimentos % Descontos

Leia mais

ENSALAMENTO. Terça-feira, dia 12 de Setembro. Acadêmico iniciante Painel (apresentações em Banner) M10 Horário: Tarde

ENSALAMENTO. Terça-feira, dia 12 de Setembro. Acadêmico iniciante Painel (apresentações em Banner) M10 Horário: Tarde OBSERVAÇÃO: ENSALAMENTO Aconselhamos aos participantes que cheguem ao local da apresentação 30 minutos antes do início das apresentações (turno da manhã chegar às 07:30, e turno da tarde chegar às 13:30);

Leia mais

Tratamento endodontico de pré-molar maxilar com três raízes e três canais

Tratamento endodontico de pré-molar maxilar com três raízes e três canais Tratamento endodontico de pré-molar maxilar com três raízes e três canais Endodontic treatment of maxillary pre-molar teeth with three roots and three roots canals Bernardo Magno dos SANTOS I Leonardo

Leia mais

ANÁLISE DAS DIMENSÕES DA IMAGEM DE IMPLANTES OSTEOINTEGRADOS EM RADIOGRAFIAS PANORÂMICAS DIGITAIS RESUMO

ANÁLISE DAS DIMENSÕES DA IMAGEM DE IMPLANTES OSTEOINTEGRADOS EM RADIOGRAFIAS PANORÂMICAS DIGITAIS RESUMO 1 ANÁLISE DAS DIMENSÕES DA IMAGEM DE IMPLANTES OSTEOINTEGRADOS EM RADIOGRAFIAS PANORÂMICAS DIGITAIS RESUMO Matheus Karch 1 Marcos Takemoto 2 Com o maior advento às técnicas de implante osteointegrados,

Leia mais

USO DO BIOMATERIAL ORTHOGEN em LEVANTAMENTO DE SEIO MAXILAR ESTUDO HISTOLÓGICO. André, L.F.M 1 ; Tiosso, R e Santos, T.M 2

USO DO BIOMATERIAL ORTHOGEN em LEVANTAMENTO DE SEIO MAXILAR ESTUDO HISTOLÓGICO. André, L.F.M 1 ; Tiosso, R e Santos, T.M 2 USO DO BIOMATERIAL ORTHOGEN em LEVANTAMENTO DE SEIO MAXILAR ESTUDO HISTOLÓGICO. André, L.F.M 1 ; Tiosso, R e Santos, T.M 2 Resumo O levantamento do assoalho do seio maxilar é atualmente um recurso muito

Leia mais

MOVIMENTAÇÃO ORTOCIRÚRGICA

MOVIMENTAÇÃO ORTOCIRÚRGICA Trabalho original MOVIMENTAÇÃO ORTOCIRÚRGICA DE DENTES ANQUILOSADOS ORTHO SURGICAL MOVIMENTATION OF ANKYLOSED TEETH PAULO RENATO DIAS DA SILVA* PEDRO PAULO DIAS DA SILVA** SILVIO ANTONIO BERTACCHI UVO***

Leia mais

FACULDADE DE ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Avanços em cirurgia guiada e no planejamento virtual

FACULDADE DE ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Avanços em cirurgia guiada e no planejamento virtual FACULDADE DE ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Avanços em cirurgia guiada e no planejamento virtual BELO HORIZONTE 2015 VINICIUS SILVEIRA NOGUEIRA REIS Avanços em cirurgia guiada e no planejamento

Leia mais