PROPRIEDADES MECÂNICAS E MORFOLOGIA DE MISTURAS DE EVA E LDPE COM INCORPORAÇÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS DE EVA E DE SBR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROPRIEDADES MECÂNICAS E MORFOLOGIA DE MISTURAS DE EVA E LDPE COM INCORPORAÇÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS DE EVA E DE SBR"

Transcrição

1 PROPRIEDADES MECÂNICAS E MORFOLOGIA DE MISTURAS DE EVA E LDPE COM INCORPORAÇÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS DE EVA E DE SBR Ricardo L. de Rezende 1 *, André L. S. da Silva 1, Leonardo B. Canto 2, Laura B. Gonella 3, Ricardo V. B. de Oliveira 3, Mara Zeni 3, Ademir J. Zattera 3 1 Tecnologia em Polímeros UCS, Caxias do Sul RS - rlrezend@ucs.br, alssilva@ucs.br; 2 Instituto de Macromoléculas UFRJ - lbcanto@ima.ufrj.br; 3 Departamento de Eng. Química UCS, Caxias do Sul, RS - lbgonell@ucs.br, ricardo.oliveira@iq.ufrgs.br, mzandrad@ucs.br, ajzatter@ucs.br Mechanical properties and Morphology of EVA/LDPE blends modified with EVA and SBR industrial wastes In this work, blends of ethylene-vinyl acetate copolymer (EVA) and low density polyethylene (LDPE) containing some amounts (1-5wt%) of EVA and styrene-butadiene rubber (SBR) industrial wastes were studied with regards to the mechanical properties and morphology. Blends containing EVA or SBR wastes to the LDPE/EVA blend presented to be more stiff and strength, as verified by the higher values of modulus and tensile strength. The hardness was found do not change significantly by the addition of EVA or SBR wastes. In general, EVA waste was shown to be more compatible with LDPE/EVA blends, as compared to that of SBR waste. Introdução Um dos grandes problemas da geração de resíduos do copolímero etileno-acetato de vinila (EVA) e estireno-butadieno (SBR) é o gerenciamento da grande quantidade de rejeitos produzidos no setor coureiro-calçadista. Atualmente, apenas 28% dos rejeitos gerados no setor têm destino, o restante é depositado em aterros com o objetivo de posterior reutilização deste. É estimado que 673 toneladas de resíduos estejam depositadas na Central de Resíduos da Cidade de Três Coroas, RS, sem perspectiva de reutilização [1-3]. O copolímero de etileno-acetato de vinila (EVA) é composto por uma fase cristalina, contendo unidade metilênicas, e uma região interfacial, com segmentos metilênicos e de acetato de vinila (VAc), e uma fase amorfa, com segmentos metilênicos e unidades de acetato de vinila [4]. O copolímero EVA com teores de acetato de vinila entre 18-28% em massa possui grande aplicação na indústria de calçados, sendo a maior parte utilizada na confecção de placas expandidas para estampagem de palmilhas, de entressolas e de confecção de solados. O SBR é um copolímero aleatório de estireno e butadieno, com estrutura amorfa, e é também empregado na indústria de calçados para a produção de palmilhas a partir de chapas com SBR expandido. Os solados produzidos com EVA expandido possuem densidade menor comparados ao SBR ou ao PVC expandido, e apresentam células fechadas, o que diminui a absorção de água [5]. O consumo de EVA no Brasil é de ton/ano, sendo que são gerados ton/ano de resíduos [1,6]. O polietileno de baixa densidade (LDPE) apresenta cristalinidade entre 5 e 6%, facilidade de processamento, alta resistência ao impacto e alta tenacidade [7].

2 Estudos de EVA e LDPE com resíduos de EVA e SBR possuem interesse tecnológico, ambiental e econômico. Do ponto de vista ambiental, deve-se levar em conta a presença que os solados feitos destes polímeros são descartados como resíduos sólidos, gerando acúmulo destes no meio ambiente [8-1]. Neste trabalho foram estudadas misturas de LDPE e EVA com incorporação de resíduos de EVA e de SBR com relação às propriedades mecânicas e morfologia de fases. Experimental Materiais Os resíduos de EVA e de SBR, provenientes de retalhos de placas expandidas usadas pela indústria calçadista da região de Três Coroas-RS foram moídos utilizando um equipamento do tipo aglutinador, a velocidade de 18 rpm, durante 2 minutos. Após a moagem, o pó foi peneirado com peneira de 35 mesh para homogeneização do tamanho de partículas. Foi classificada a distribuição do tamanho das partículas do EVA-r e do SBR-r. O copolímero de etileno acetato de vinila (EVA), com teor de 28% de acetato de vinila foi fornecido pela Polietilenos União S.A. O polietileno de baixa densidade (LDPE) foi fornecido pela OPP Petroquímica S.A. Análise Termogravimétrica (TGA) e Teor de Gel Os processos de degradação e o teor de carga inorgânica foram determinados através da análise termogravimétrica do EVA-r e do SBR-r. A análise termogravimétrica foi realizada em equipamento Shimadzu TGA-5, na faixa de temperatura de 25 C a 9 C com taxa de aquecimento de 1 C/min, sob atmosfera de nitrogênio. A determinação dos teores de gel no EVA-r e no SBR-r foi realizada de acordo com a norma ASTM D2765. Para o EVA-r, utilizou-se xileno como solvente enquanto que a análise do SBR-r foi realizada empregando-se o tolueno. As amostras permaneceram sob refluxo nos respectivos solventes por um período de 24 horas. Após um processo de secagem em estufa a vácuo, o teor de gel foi determinado como sendo o percentual de resíduo remanescente, descontando o teor de carga inorgânica (verificado no TGA). Processamento das Misturas Os componentes das misturas de EVA/LDPE/EVA-r e de EVA/LDPE/SBR-r foram previamente secos em estufa, por 24 horas a 6 C antes do processamento. A composição das misturas foi fixada na relação EVA/LDPE na proporção de 7/3%g, variando-se o teor de EVA-r e de SBR-r de, 1, 2, 3, 4 e 5%g. As misturas de EVA/LDPE/EVA-r e de EVA/LDPE/SBR-r foram processadas em extrusora mono-rosca Seibt ES35F-R, com L/D = 32 e D = 35 mm, com

3 perfil de temperatura de 12 C na alimentação a 16 C na matriz, utilizando velocidade na rosca de 5 rpm. Os materiais extrusados foram posteriormente moldados por injeção em injetora HIMACO LH 15-8, a temperatura de cilindro de 16 C, na forma de corpos de prova para ensaios de tração (ASTM D638 tipo I). Caracterização Mecânica das Misturas Ensaios de tração foram realizados de acordo com a norma ASTM D638, a velocidade de travessa de 5 mm/min. Os testes de dureza (Shore D) foram realizados em um durômetro Teclock, segundo norma ASTM D 224. Análise Morfológica A morfologia das misturas EVA/LDPE (7/3%g), EVA/LDPE/EVA-r (35/15/5%) e EVA/LDPE/SBR-r (35/15/5%) foram analisadas por microscopia eletrônica de varredura (MEV) utilizando um microscópio eletrônico de varredura JEOL Modelo JSM 58 As amostras para os ensaios foram obtidas a partir da fratura criogênica em nitrogênio líquido. As composições químicas do EVA-r e do SBR-r foram obtidas utilizando um microscópio eletrônico de varredura com um sistema de dispersão de energia (EDS) acoplado. Resultados e Discussão Caracterização dos Resíduos de EVA e SBR Foi avaliada a distribuição das partículas de EVA-r após a moagem. As Figuras 1 e 2 apresentam as curvas de distribuição do tamanho de partículas do EVA-r do SBR-r, respectivamente. Observa-se que o resíduo de EVA contém uma população com tamanhos na faixa entre,5 a,4mm. Através da curva de distribuição do tamanho de partículas do SBR-r observa-se que o diâmetro médio das partículas está entre,15 e,3 mm. Os tamanhos médios das partículas dos resíduos são adequados para incorporação destes à matriz EVA/LDPE no processamento no estado fundido em extrusora [11].

4 5 25 Frequência (% em massa) Freqüência (% em massa) Tamanho de partícula (mm) >,425,425 -,3,3 -,21,21 -,15,15 -,15,15 -,75,75 -,53,53 -,45 Tamanho de partícula (mm),45 -,38 <,38 Figura 1 - Curva de distribuição de partículas do EVA-r após moagem. Figura 2 - Curva de distribuição de partículas do SBR-r após moagem. Os resíduos de EVA e de SBR foram caracterizados por análise termogravimétrica (TGA). As Figuras 3 e 4 mostram as curvas de TGA onde se verifica a presença dos teores de cargas inorgânicas de 22%g e de 67%g, respectivamente. 1 8 EVA resíduo EVA-18 (virgem) EVA-28 (virgem) 1 9 SBR-r Massa (%) 6 4 Massa (mg) Temperatura ( o C) Temparatura ( C) Figura 3 - Análise termogravimétrica (TGA) do resíduo de EVA moído (reticulado), do EVA com 18% de Acetato de vinila (virgem) e do EVA com 28% de Acetato de vinila (virgem). Figura 4 - Análise termogravimétrica (TGA) de SBR-r moído. Através da análise de teor de gel foram encontrados teores de gel de 75%g para o resíduo de EVA e 52%g para o resíduo de SBR. Análise Morfológica As morfologias das misturas foram caracterizadas através da técnica de microscopia eletrônica de varredura. Na Figura 5 são mostradas as micrografias das misturas.

5 (a) (b) (c) Figura 5 - Micrografia das misturas: (a) EVA/LDPE (7/3%g), (b) EVA/LDPE/EVA-r (35/15/5%g) e (c) EVA/LDPE/SBR-r (35/15/5%g). Observa-se a homogeneidade da mistura de EVA e de LDPE devido à compatibilidade química existente entre os dois polímeros (Figura 5 (a)). Nas misturas com 5% de resíduos de EVA e de SBR observa-se à obtenção de superfícies homogêneas (Figuras 5(b) e (c)). Nas blendas preparadas com SBR-r nota-se o alto teor de carga inorgânica e a boa dispersão destas na matriz. As Figuras 6 e 7 apresentam os espectros de EDS dos resíduos.

6 Figura 6 - Espectro de EDS para EVA-r. Figura 7 - Espectro de EDS para SBR-r. Com o auxílio da análise de EDS é possível verificar a presença do elemento químico Cálcio (Ca) em ambos os resíduos de EVA e SBR, e de Titânio (Ti) e de Silício (Si) no SBR, o que sugere que em ambos os resíduos (EVA e SBR) há adição de carbonato de cálcio (CaCO 3 ) em suas formulações, e que o SBR contém, além do CaCO 3, sílica (SiO 2 ) e dióxido de titânio (TiO 2 ). A presença do elemento ouro (Au) em ambas as amostras se deve, obviamente, ao recobrimento efetuado para as análises de MEV. Propriedades Mecânicas Nas Figuras 8 e 9, são apresentadas, respectivamente, curvas de tensão vs. deformação, obtidas em ensaios de tração para os sistemas contendo o EVA-r e o SBR-r. Observa-se que a incorporação de EVA-r à matriz EVA/LDPE torna as misturas gradativamente mais rígidas (maior módulo), mais resistentes à tração e com menor deformação na ruptura (Figura 8). Para as misturas contendo o SBR-r, a adição dos resíduos também torna as misturas mais rígidas, entretanto, não existe uma tendência definida para as demais propriedades sob tração (Figura 9).

7 Tensão (MPa) Deformação (%) EVA/LDPE puro EVA/LDPE c/ 1% EVA-r EVA/LDPE c/ 2% EVA-r EVA/LDPE c/ 3% EVA-r EVA/LDPE c/ 4% EVA-r EVA/LDPE c/ 5% EVA-r Figura 8 - Curvas de tensão versus deformação em ensaios de tração para a mistura EVA/LDPE pura e para as misturas EVA/LDPE com diferentes porcentagens de EVA-r As curvas das Figuras 1 e 11 possibilitam uma visualização melhor do comportamento das propriedades sob tração para estas misturas. A resistência à tração das misturas aumenta pela incorporação do EVA-r, porém, diminui com a adição do SBR-r. A incorporação de ambos os resíduos, EVA-r e SBR-r, provocou queda da deformação na ruptura, sendo mais acentuada para as misturas contendo o SBR-r. As diferenças de comportamento entre as misturas contendo o EVA-r e o SBR-r está provavelmente relacionado a dois principais fatores. Primeiro, o teor de carga do SBRr (67% em massa) é bastante superior com relação ao EVA-r (24% em massa). Além disso, devido à similaridade química, a compatibilidade da matriz de EVA/LDPE com o EVA-r é provavelmente superior com relação ao SBR-r Tensão (MPa) EVA/LDPE puro EVA/LDPE c/ 1% SBR-r EVA/LDPE c/ 2% SBR-r EVA/LDPE c/ 3% SBR-r EVA/LDPE c/ 4% SBR-r EVA/LDPE c/ 5% SBR-r Deformação (%) Figura 9 - Curvas de tensão versus deformação em ensaios de tração para a mistura EVA/LDPE pura e para as misturas EVA/LDPE com diferentes porcentagens de SBR-r

8 EVA SBR 12 1 Tensão Máxima (MPa) Resíduo (%g) Figura 1 - Resistência à tração das misturas EVA/LDPE/EVA-r e EVA/LDPE/SBR-r em função dos teores de EVA-r e de SBR-r. 3 EVA SBR Deformação na ruptura (%) Resíduo (%g) Figura 11 - Deformação na ruptura sob tração das misturas EVA/LDPE/EVA-r e EVA/LDPE/SBR-r em função dos teores de EVA-r e de SBR-r. Na Tabela 1 são apresentados os valores de dureza (Shore D) das misturas EVA/LDPE/EVA-r e EVA/LDPE/SBR-r, em função do teor de resíduo empregado. Pode-se notar que a dureza das misturas foi pouco alterada pela incorporação dos diversos teores dos diferentes resíduos (EVA-r e SBR-r). A adição do SBR-r resultou em misturas com maior dureza, provavelmente devido ao maior teor de carga deste resíduo com relação ao resíduo de EVA.

9 Tabela 1: Valores de Dureza (Shore D) das misturas EVA/LDPE/EVA-r e EVA/LDPE/SBR-r em função do teor de resíduo de EVA-r e SBR-r Mistura Dureza Shore D EVA/LDPE 7/3 7 ± 2 EVA/LDPE 7/3 com 1% EVA-r 69 ± 1 EVA/LDPE 7/3 com 2% EVA-r 66 ± 1 EVA/LDPE 7/3 com 3% EVA-r 68 ± 1 EVA/LDPE 7/3 com 4% EVA-r 69 ± 2 EVA/LDPE 7/3 com 5% EVA-r 7 ± 2 EVA/LDPE 7/3 com 1% SBR-r 69 ± 1 EVA/LDPE 7/3 com 2% SBR-r 7 ± 1 EVA/LDPE 7/3 com 3% SBR-r 7 ± 1 EVA/LDPE 7/3 com 4% SBR-r 7 ± 1 EVA/LDPE 7/3 com 5% SBR-r 74 ± 1 Conclusões Misturas de LDPE/EVA com incorporação de resíduos industriais de EVA e SBR foram processadas e caracterizadas quanto às propriedades mecânicas e morfologias de fases. A incorporação dos resíduos leva ao aumento da rigidez das misturas. Além disso, os resultados sugerem uma maior compatibilidade entre o EVA-r com a matriz EVA/LDPE, em relação ao SBRr, provavelmente devido a maior afinidade química entre os componentes. Agradecimentos Os autores agradecem à FAPERGS e CNPq pelo apoio financeiros e bolsas. Referências Bibliográficas 1. J. J. Dariva; S. J. Luca in: anais do 2 Congresso Brasileiro de Eng. Sanitária e Ambiental, Rio de Janeiro, 1999, C. L. S. Serrano in: anais do 6 Congresso Brasileiro de Polímeros, Gramado, 21, R. H. Sakai,, in: Tecnicouro , S. B. Yamaki, T. D. Z. Atvars, European Polymer Journal. 22, 38, Informações & Notícias., Polímeros: Ciência e Tecnologia. 23, 13, A. J. Zattera, O. Bianchi, M. Zeni, C. A. Ferreira, Polímeros: Ciência e Tecnologia. 25, 15, F.M.B. Coutinho, I. L. Mello, L. C. Santa Maria Polímeros: Ciência e Tecnologia. 23, 13, Associação Brasileira da Indústria do Plástico, Publicações, capturado on-line de em outubro de Ray, I.; Khastgir, D.; Polymer Bulletin. 1993, 34, Ray, I.; Roy, S.; Khastgir, D.; Polymer Bulletin. 1993, 4, Adhikari B.; De D.; Maiti S. Reclamation and recycling of waste rubber. Prog. Polym. Sci. 2, 25, 99.

I Simpósio dos Pós Graduandos em Engenharia Civil e Ambiental da UNESP

I Simpósio dos Pós Graduandos em Engenharia Civil e Ambiental da UNESP ANÁLISE TERMOGRAVIMÉTRICA DE RESÍDUOS DE EVA PROVENIENTES DA INDÚSTRIA CALÇADISTA VISANDO A RECICLAGEM QUÍMICA Raquel Martins Montagnoli¹, Sabrina Moretto Darbello Prestes 1, Sandro Donnini Mancini 1,

Leia mais

COMPORTAMENTO MECÂNICO DE BLENDAS POLIMÉRICAS DE NYLON-6/AES

COMPORTAMENTO MECÂNICO DE BLENDAS POLIMÉRICAS DE NYLON-6/AES INFLUÊNCIA DA COMPOSIÇÃO E CONDIÇÕES DE PROCESSAMENTO SOBRE O COMPORTAMENTO MECÂNICO DE BLENDAS POLIMÉRICAS DE NYLON-6/AES Bassani, A.; Pessan, L. A. e Hage, E. Departamento de Engenharia de Materiais

Leia mais

TERMOPLÁSTICOS ELASTOMÉRICOS A BASE DE PÓ DE PNEU RECICLADO.

TERMOPLÁSTICOS ELASTOMÉRICOS A BASE DE PÓ DE PNEU RECICLADO. TERMOPLÁSTICOS ELASTOMÉRICOS A BASE DE PÓ DE PNEU RECICLADO. M.C. G.Rocha 1*, M.G. Oliveira 2, M.E.Leyva Gonzallez 3, L.J. Pacheco 1 I. O. Polo 1 *Instituto Politécnico IPRJ/UERJ, Rua Alberto Rangel s/n,

Leia mais

Caracterização de Resíduos de Copolímeros de Etileno-Acetato de Vinila - EVA A R T I G O T É C N I C O C I E N T Í F I C O.

Caracterização de Resíduos de Copolímeros de Etileno-Acetato de Vinila - EVA A R T I G O T É C N I C O C I E N T Í F I C O. ntrodução aracterização de Resíduos de opolímeros de Etileno-Acetato de Vinila - EVA Ademir J. Zattera, Otávio Bianchi Departamento de Engenharia Química, US Mara Zeni Departamento de Física e Química,

Leia mais

COMPÓSITOS DE AMIDO TERMOPLÁSTICO REFORÇADOS COM FIBRA DE BANANEIRA

COMPÓSITOS DE AMIDO TERMOPLÁSTICO REFORÇADOS COM FIBRA DE BANANEIRA COMPÓSITOS DE AMIDO TERMOPLÁSTICO REFORÇADOS COM FIBRA DE BANANEIRA Daniele C. Bastos*, Renata A. Simão Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da COPPE, Caixa Postal 68505, 21941-972, Rio de

Leia mais

Simone B. Carvalho, Daniela Becker*, Palova S. Balzer. Instituto Superior Tupy IST, Joinville, SC daniela_becker@sociesc.org.br

Simone B. Carvalho, Daniela Becker*, Palova S. Balzer. Instituto Superior Tupy IST, Joinville, SC daniela_becker@sociesc.org.br COMPÓSITOS DE POLI (CLORETO DE VINILA) E FIBRA DE BANANEIRA: ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO ALCALINO DA FIBRA DE BANANEIRA NAS PROPRIEDADES DO COMPÓSITO Simone B. Carvalho, Daniela Becker*, Palova

Leia mais

Introdução. Palavras-chave: Poliestireno; radiação gama; stress cracking; propriedades mecânicas

Introdução. Palavras-chave: Poliestireno; radiação gama; stress cracking; propriedades mecânicas EFEITO COMBINADO DA RADIAÇÃO GAMA E STRESS CRACKING NO POLIESTIRENO Fernando A. Amorim¹, Leonardo G. A. Silva 2, Marcelo S. Rabello¹* 1 - Universidade Federal de Campina Grande UFCG, Campina Grande PB

Leia mais

ESTUDO DO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE POLIETILENO DE ALTA MASSA MOLAR PROCESSADO COM PERÓXIDO DE DICUMILA

ESTUDO DO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE POLIETILENO DE ALTA MASSA MOLAR PROCESSADO COM PERÓXIDO DE DICUMILA ESTUDO DO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE POLIETILENO DE ALTA MASSA MOLAR PROCESSADO COM PERÓXIDO DE DICUMILA Marisa C G Rocha 1*, Lorena R C Moraes 1 (M), Jorge M Futigami 1, Nancy I A Acevedo 1 1 - Instituto

Leia mais

TRATAMENTO DE ÁGUA: SISTEMA FILTRO LENTO ACOPLADO A UM CANAL DE GARAFFAS PET

TRATAMENTO DE ÁGUA: SISTEMA FILTRO LENTO ACOPLADO A UM CANAL DE GARAFFAS PET TRATAMENTO DE ÁGUA: SISTEMA FILTRO LENTO ACOPLADO A UM CANAL DE GARAFFAS PET Maick Sousa Almeida (1); Anderson Oliveira de Sousa (1); Ana Paula Araújo Almeida (2) (1) Universidade Estadual da Paraíba;

Leia mais

ESTUDO TERMOGRAVIMÉTRICO DA POLIACRILONITRILA COM O PLASTIFICANTE GLICEROL

ESTUDO TERMOGRAVIMÉTRICO DA POLIACRILONITRILA COM O PLASTIFICANTE GLICEROL ESTUDO TERMOGRAVIMÉTRICO DA POLIACRILONITRILA COM O PLASTIFICANTE GLICEROL Carlos A. R. Brito Júnior 1*, Luiz C. Pardini 2, Nilton P. Alves 3, Robson R. Fleming 1 1 Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Leia mais

IV Seminário de Iniciação Científica

IV Seminário de Iniciação Científica 385 AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO E DO MÓDULO DE ELASTICIDADE DO CONCRETO QUANDO SUBMETIDO A CARREGAMENTO PERMANENTE DE LONGA DURAÇÃO (Dt = 9 dias) Wilson Ferreira Cândido 1,5 ;Reynaldo Machado

Leia mais

Produtos Poliolefínicos Reciclados com Desempenho Superior aos Materiais Virgens Correspondentes

Produtos Poliolefínicos Reciclados com Desempenho Superior aos Materiais Virgens Correspondentes Produtos Poliolefínicos Reciclados com Desempenho Superior aos Materiais Virgens orrespondentes Agnes F. Martins, João arlos M. Suarez e Eloisa B. Mano Resumo: O balanço das reações de reticulação e cisão

Leia mais

REUTILIZAÇÃO DE BORRACHA DE PNEUS INSERVÍVEIS EM OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA

REUTILIZAÇÃO DE BORRACHA DE PNEUS INSERVÍVEIS EM OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA REUTILIZAÇÃO DE BORRACHA DE PNEUS INSERVÍVEIS EM OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA PROF. DR. JOSÉ LEOMAR FERNANDES JÚNIOR Departamento de Transportes - STT Escola de Engenharia de São Carlos - USP 1 Resíduos

Leia mais

Dureza Rockwell. No início do século XX houve muitos progressos. Nossa aula. Em que consiste o ensaio Rockwell. no campo da determinação da dureza.

Dureza Rockwell. No início do século XX houve muitos progressos. Nossa aula. Em que consiste o ensaio Rockwell. no campo da determinação da dureza. A UU L AL A Dureza Rockwell No início do século XX houve muitos progressos no campo da determinação da dureza. Introdução Em 1922, Rockwell desenvolveu um método de ensaio de dureza que utilizava um sistema

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE COMPÓSITOS DE COURO RECICLADO COM TERMOPLÁSTICOS EM EXTRUSORA COM ROSCA SIMPLES

DESENVOLVIMENTO DE COMPÓSITOS DE COURO RECICLADO COM TERMOPLÁSTICOS EM EXTRUSORA COM ROSCA SIMPLES DESENVOLVIMENTO DE COMPÓSITOS DE COURO RECICLADO COM TERMOPLÁSTICOS EM EXTRUSORA COM ROSCA SIMPLES J. Donato Ambrósio 1*, Lidiane C. Costa 1, Alessandra L. Marinelli 1, H. Otaguro 1, O. Contador Jr 2 1*

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE ARGILA MONTMORILONITA NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E NA CRISTALINIDADE DA POLIAMIDA

INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE ARGILA MONTMORILONITA NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E NA CRISTALINIDADE DA POLIAMIDA INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE ARGILA MONTMORILONITA NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E NA CRISTALINIDADE DA POLIAMIDA 6 Juliana G. Caruso 1, Thiene J. Galutti 1, Adriana M. C. Souza 1* 1 - Centro Universitário da

Leia mais

SÍNTESE DE ZEÓLITAS DO TIPO 4A A PARTIR DE CINZAS VOLANTES: QUANTIFICAÇÃO DE METAIS TRAÇOS NA MATÉRIA-PRIMA E NO PRODUTO FINAL

SÍNTESE DE ZEÓLITAS DO TIPO 4A A PARTIR DE CINZAS VOLANTES: QUANTIFICAÇÃO DE METAIS TRAÇOS NA MATÉRIA-PRIMA E NO PRODUTO FINAL Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Química Laboratório de Química Analítica Ambiental LQAmb SÍNTESE DE ZEÓLITAS DO TIPO 4A A PARTIR DE CINZAS VOLANTES: QUANTIFICAÇÃO DE

Leia mais

INCORPORAÇÃO DE RESÍDUO DE PNEU EM ARTEFATO ELASTOMÉRICO: VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA

INCORPORAÇÃO DE RESÍDUO DE PNEU EM ARTEFATO ELASTOMÉRICO: VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA INCORPORAÇÃO DE RESÍDUO DE PNEU EM ARTEFATO ELASTOMÉRICO: VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA Angela A. Gujel 1, Rosmary N. Brandalise 2, Regina C. R. Nunes 3, Janaina S. Crespo 4* 1 Rinaldi S. A Indústria

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL DAS LIGAS Ti-18Si-6B E Ti-7,5Si-22,5B PROCESSADAS POR MOAGEM DE ALTA ENERGIA E PRENSAGEM A QUENTE 1

CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL DAS LIGAS Ti-18Si-6B E Ti-7,5Si-22,5B PROCESSADAS POR MOAGEM DE ALTA ENERGIA E PRENSAGEM A QUENTE 1 CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL DAS LIGAS -18Si-6B E -7,5Si-,5B PROCESSADAS POR MOAGEM DE ALTA ENERGIA E PRENSAGEM A QUENTE 1 Bruno Bacci Fernandes 1,, Alfeu Saraiva Ramos 1, Carlos de Moura Neto, Francisco

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DA DEGRADAÇÃO TÉRMICA DE COMPÓSITOS DE MATRIZ POLIMÉRICA DESENVOLVIDOS EM LABORATÓRIO COM O INDUSTRIALIZADO

ANÁLISE COMPARATIVA DA DEGRADAÇÃO TÉRMICA DE COMPÓSITOS DE MATRIZ POLIMÉRICA DESENVOLVIDOS EM LABORATÓRIO COM O INDUSTRIALIZADO 09 a 1 de novembro de 014 Serra Negra SP - Brasil ANÁLISE COMPARATIVA DA DEGRADAÇÃO TÉRMICA DE COMPÓSITOS DE MATRIZ POLIMÉRICA DESENVOLVIDOS EM LABORATÓRIO COM O INDUSTRIALIZADO J.L.Sales 1, C.R.S.Morais

Leia mais

QUÍMICA (2ºBimestre 1ºano)

QUÍMICA (2ºBimestre 1ºano) QUÍMICA (2ºBimestre 1ºano) TABELA PERIÓDICA ATUAL Exemplo: Se o K (potássio) encontra-se no 4º período ele possui 4 camadas. Nº atômico = Z 19 K-2; L-8, M-8; N-1 Propriedades gerais dos elementos Metais:

Leia mais

6 Constituição dos compósitos em estágio avançado da hidratação

6 Constituição dos compósitos em estágio avançado da hidratação 6 Constituição dos compósitos em estágio avançado da hidratação Este capítulo analisa a constituição dos compósitos com CCA com base nos resultados de análise termogravimétrica e microscopia. As amostras

Leia mais

TIJOLOS DE ADOBE ESCOLA DE MINAS / 2015 / PROF. RICARDO FIOROTTO / MARTHA HOPPE / PAULA MATIAS

TIJOLOS DE ADOBE ESCOLA DE MINAS / 2015 / PROF. RICARDO FIOROTTO / MARTHA HOPPE / PAULA MATIAS TIJOLOS DE ADOBE ESCOLA DE MINAS / 2015 / PROF. RICARDO FIOROTTO / MARTHA HOPPE / PAULA MATIAS Este projeto tem como objetivo a fabricação de tijolos de adobe destinados à construção de casas através da

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO E REUTILIZAÇÃO DE DESCARTE DE AREIAS DE MOLDAGEM UTILIZADAS EM FUNDIÇÃO

CARACTERIZAÇÃO E REUTILIZAÇÃO DE DESCARTE DE AREIAS DE MOLDAGEM UTILIZADAS EM FUNDIÇÃO CARACTERIZAÇÃO E REUTILIZAÇÃO DE DESCARTE DE AREIAS DE MOLDAGEM UTILIZADAS EM FUNDIÇÃO Leila Figueiredo de Miranda Joel Francisco Silva Luiz Henrique de Souza Marcus Antonio Vale Universidade Presbiteriana

Leia mais

PROPRIEDADES MECÂNICAS DE MISTURAS POLIMÉRICAS PET/PC REFORÇADAS COM FIBRAS DE VIDRO CURTAS

PROPRIEDADES MECÂNICAS DE MISTURAS POLIMÉRICAS PET/PC REFORÇADAS COM FIBRAS DE VIDRO CURTAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE MISTURAS POLIMÉRICAS PET/PC REFORÇADAS COM FIBRAS DE VIDRO CURTAS Lilian G. Carreira, Marcus V. Novello, Homero M. Pires, Leonardo B. Canto* Universidade Federal do Rio de Janeiro

Leia mais

IX Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria 09 a 12 de novembro de 2014 Serra Negra SP - Brasil

IX Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria 09 a 12 de novembro de 2014 Serra Negra SP - Brasil ESTUDO TERMOANALÍTICO DE COMPÓSITOS DE POLI(ETILENO-CO-ACETATO DE VINILA) COM BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR Carla R. de Araujo, Igor B. de O. Lima, Cheila G. Mothé Departamento de Processos Orgânicos - Escola

Leia mais

Questão 1. Questão 2. Resposta

Questão 1. Questão 2. Resposta Questão 1 Os componentes principais dos óleos vegetais são os triglicerídeos, que possuem a fórmula genérica ao lado: Nessa fórmula, os grupos R, R e R representam longas cadeias de carbono, com ou sem

Leia mais

INFLUÊNCIA DA GRANULOMETRIA DAS MATÉRIAS-PRIMAS NA MICROESTRUTURA E NAS PROPRIEDADES DE ESPUMAS VÍTREAS

INFLUÊNCIA DA GRANULOMETRIA DAS MATÉRIAS-PRIMAS NA MICROESTRUTURA E NAS PROPRIEDADES DE ESPUMAS VÍTREAS Congreso SAM/CONAMET 2007 San Nicolás, 4 al 7 Septiembre de 2007 INFLUÊNCIA DA GRANULOMETRIA DAS MATÉRIAS-PRIMAS NA MICROESTRUTURA E NAS PROPRIEDADES DE ESPUMAS VÍTREAS A. Pokorny (1), J. Vicenzi (1) e

Leia mais

Palavras-chave: Poliacrilonitrila, glicerol, transição vítrea, análise dinâmico mecânica.

Palavras-chave: Poliacrilonitrila, glicerol, transição vítrea, análise dinâmico mecânica. CARACTERIZAÇÃO DINÂMICO-MECÂNICA DE FITAS DE POLIACRILONITRILA OBTIDAS PELO PROCESSO DE EXTRUSÃO Carlos A. R. Brito Júnior 1*, Luiz C. Pardini 2, Nilton P. Alves 3, Robson R. Fleming 1 1 Instituto Tecnológico

Leia mais

Mistura Reativa de Poliamida 6 e Policarbonato: Reatividade do Copolímero Formado in situ

Mistura Reativa de Poliamida 6 e Policarbonato: Reatividade do Copolímero Formado in situ A R G É N E N Í F Mistura Reativa de Poliamida 6 e Policarbonato: Reatividade do opolímero Formado in situ Dilma A. osta, André L. S. Santos Departamento de Engenharia Química, nstituto de ecnologia, UFRRJ

Leia mais

XXXV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO

XXXV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO COMPARAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO TIJOLO DE SOLO-CIMENTO INCORPORADO COM RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PROVENIENTES DE CATAGUASES - MG E O RESÍDUO DE BORRA DE TINTA PROVENIENTE DAS INDÚSTRIAS PERTENCENTES

Leia mais

MÓDULO 2 2.3 - CONEXÕES

MÓDULO 2 2.3 - CONEXÕES MÓDULO 2 2.3 - CONEXÕES Os fabricantes e as conexões devem ser pré-qualificados através de certificados de qualificação emitidos por organismos/laboratórios reconhecidos, ou pelo próprio sistema de qualificação

Leia mais

Realizando a sua avaliação utilizando-se materiais de referência certificados

Realizando a sua avaliação utilizando-se materiais de referência certificados Realizando a sua avaliação utilizando-se materiais de referência certificados Foram medidos dois materiais de referência certificados (MRCs) do Laboratório de Fluidos do Inmetro (LAFLU/Inmetro), nas temperaturas

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DOS DADOS METEOROLÓGICOS NAS ESTAÇÕES AUTOMÁTICAS E CONVENCIONAIS DO INMET EM BRASÍLIA DF.

ANÁLISE COMPARATIVA DOS DADOS METEOROLÓGICOS NAS ESTAÇÕES AUTOMÁTICAS E CONVENCIONAIS DO INMET EM BRASÍLIA DF. ANÁLISE COMPARATIVA DOS DADOS METEOROLÓGICOS NAS ESTAÇÕES AUTOMÁTICAS E CONVENCIONAIS DO INMET EM BRASÍLIA DF. Sidney Figueiredo de Abreu¹; Arsênio Carlos Andrés Flores Becker² ¹Meteorologista, mestrando

Leia mais

PRODUÇÃO E FUNDIÇÃO DO COBRE

PRODUÇÃO E FUNDIÇÃO DO COBRE PRODUÇÃO E FUNDIÇÃO DO COBRE O tratamento de minério consiste de uma série de processos que têm em vista a separação física dos minerais de minérios (calcopirita e bornita) e minerais de ganga (não possuem

Leia mais

ESTUDO DAS PROPRIEDADES DE BLENDAS DE POLIPROPILENO E POLIETILENO SUBMETIDOS À RADIAÇÃO GAMA

ESTUDO DAS PROPRIEDADES DE BLENDAS DE POLIPROPILENO E POLIETILENO SUBMETIDOS À RADIAÇÃO GAMA ESTUDO DAS PROPRIEDADES DE BLENDAS DE POLIPROPILENO E POLIETILENO SUBMETIDOS À RADIAÇÃO GAMA F.C. Ruiz (,2) e M.C. Terence (2) () Quattor Petroquímica S. A. (2) Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua

Leia mais

Materiais / Materiais I. Guia para Trabalho Laboratorial

Materiais / Materiais I. Guia para Trabalho Laboratorial Materiais / Materiais I Guia para Trabalho Laboratorial ENSAIO DE DUREZA 1. Introdução A dureza de um material é uma propriedade mecânica que mede a resistência à deformação plástica (permanente). A dureza

Leia mais

INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO SUPERFICIAL DA MONTMORILONITA NA CINÉTICA DE CRISTALIZAÇÃO INDUZIDA POR FLUXO DE NANOCOMPÓSITOS DE HDPE

INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO SUPERFICIAL DA MONTMORILONITA NA CINÉTICA DE CRISTALIZAÇÃO INDUZIDA POR FLUXO DE NANOCOMPÓSITOS DE HDPE INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO SUPERFICIAL DA MONTMORILONITA NA CINÉTICA DE CRISTALIZAÇÃO INDUZIDA POR FLUXO DE NANOCOMPÓSITOS DE HDPE A. B. Bonel (1), C. A. G. Beatrice (2), J. Marini (2) e R. E. S. Bretas

Leia mais

NANOCOMPÓSITOS: DISPERSÃO MECÂNICA DE NANOTUBOS DE CARBONO DE PAREDES MÚLTIPLAS EM RESINA EPÓXI

NANOCOMPÓSITOS: DISPERSÃO MECÂNICA DE NANOTUBOS DE CARBONO DE PAREDES MÚLTIPLAS EM RESINA EPÓXI NANOCOMPÓSITOS: DISPERSÃO MECÂNICA DE NANOTUBOS DE CARBONO DE PAREDES MÚLTIPLAS EM RESINA EPÓXI Samuel B. Susin 1 *, Sandro C. Amico 3, Luiz A.F. Coelho 2, Sérgio Henrique Pezzin 2, Mara Zeni 1, Ademir

Leia mais

ESTUDO DAS PROPRIEDADES DE ESPUMAS DE POLIETILENO RETICULADO POR IRRADIAÇÃO COM FEIXE DE ELÉTRONS

ESTUDO DAS PROPRIEDADES DE ESPUMAS DE POLIETILENO RETICULADO POR IRRADIAÇÃO COM FEIXE DE ELÉTRONS 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 ESTUDO DAS PROPRIEDADES

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE NANOCOMPÓSITOS DE PEAD COM ARGILA ORGANOFÍLICA VIA EXTRUSÃO

DESENVOLVIMENTO DE NANOCOMPÓSITOS DE PEAD COM ARGILA ORGANOFÍLICA VIA EXTRUSÃO DESENVOLVIMENTO DE NANOCOMPÓSITOS DE PEAD COM ARGILA ORGANOFÍLICA VIA EXTRUSÃO Vicente da R. Carvalho 1*, Mauro A. S. Oviedo 2, Sandro C. Amico 1 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS, Campus

Leia mais

ANÁLISE ATRAVÉS DE IMAGENS DE RAIOS X DA INCORPORAÇÃO DE RESÍDUO DE EVA EM CIMENTO PORTLAND

ANÁLISE ATRAVÉS DE IMAGENS DE RAIOS X DA INCORPORAÇÃO DE RESÍDUO DE EVA EM CIMENTO PORTLAND ANÁLISE ATRAVÉS DE IMAGENS DE RAIOS X DA INCORPORAÇÃO DE RESÍDUO DE EVA EM CIMENTO PORTLAND M. A. Marques 1 ; M. L. P. Antunes 2 ; R. M. Montagnoli 2 ; S. D. Mancini 2 1,2 UNESP/Campus Experimental de

Leia mais

RECICLAGEM DE PET, VISANDO A SUBSTITUIÇÃO DO AGREGADO MIÚDO NO CONCRETO LEVE

RECICLAGEM DE PET, VISANDO A SUBSTITUIÇÃO DO AGREGADO MIÚDO NO CONCRETO LEVE RECICLAGEM DE PET, VISANDO A SUBSTITUIÇÃO DO AGREGADO MIÚDO NO CONCRETO LEVE Priscila Marques Correa e-mail: priengenheira@gmail.com Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Avenida Bento Gonçalves

Leia mais

Influence of the incorporation process of clay as filler on the properties of natural rubber and epoxidized natural rubber vulcanizates.

Influence of the incorporation process of clay as filler on the properties of natural rubber and epoxidized natural rubber vulcanizates. INFLUÊNCIA DO PROCESSO DE INCORPORAÇÃO DE ARGILA SOBRE AS PROPRIEDADES DE VULCANIZADOS DE BORRACHA NATURAL E BORRACHA NATURAL EPOXIDADA André L. S. da Silva 1, Rafael Lutckmeier, Luciane K. de Azeredo,

Leia mais

Reciclagem de resíduo proveniente da produção de papel em cerâmica vermelha. Recycling of waste from the paper production into red ceramic

Reciclagem de resíduo proveniente da produção de papel em cerâmica vermelha. Recycling of waste from the paper production into red ceramic ISSN 1517-7076 Revista Matéria, v. 13, n. 1, pp. 220 227, 2008 http://www.materia.coppe.ufrj.br/sarra/artigos/artigo10987 Reciclagem de resíduo proveniente da produção de papel em cerâmica vermelha PINHEIRO,

Leia mais

Avaliação da incorporação de resíduos de palmilha à base de EVA Poli[(etileno)-co-(acetato de vinila)] no gesso acartonado

Avaliação da incorporação de resíduos de palmilha à base de EVA Poli[(etileno)-co-(acetato de vinila)] no gesso acartonado Avaliação da incorporação de resíduos de palmilha à base de EVA Poli[(etileno)-co-(acetato de vinila)] no gesso acartonado Resumo Gabriela Bronca Lopes 1 Vitória Gabriela Berlitz 2 Vitória Müller Gerst

Leia mais

Polímeros. São macromoléculas constituídas de unidades repetitivas, ligadas através de ligações covalentes.

Polímeros. São macromoléculas constituídas de unidades repetitivas, ligadas através de ligações covalentes. Polímeros 1 São macromoléculas constituídas de unidades repetitivas, ligadas através de ligações covalentes. Celulose Classificação quanto a natureza Naturais (Madeira, borracha, proteínas) Sintéticos

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO COMPÓSITO DE POLIURETANO DERIVADO DO ÓLEO DE MAMONA (PUR) COM SÍLICA OBTIDA DA PLANTA CAVALINHA.

CARACTERIZAÇÃO DO COMPÓSITO DE POLIURETANO DERIVADO DO ÓLEO DE MAMONA (PUR) COM SÍLICA OBTIDA DA PLANTA CAVALINHA. CARACTERIZAÇÃO DO COMPÓSITO DE POLIURETANO DERIVADO DO ÓLEO DE MAMONA (PUR) COM SÍLICA OBTIDA DA PLANTA CAVALINHA. William F. Alves 1,4, Edson N. Ito 1,4, José A. Malmonge 2, W.L.E. Magalhães 3, Luiz H.

Leia mais

III-042 DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA RECICLAGEM DE PLÁSTICOS TERMOFIXOS

III-042 DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA RECICLAGEM DE PLÁSTICOS TERMOFIXOS III-042 DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA RECICLAGEM DE PLÁSTICOS TERMOFIXOS Sandro Donnini Mancini (1) Engenheiro de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Engenharia de Materiais e

Leia mais

22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental III-065 - AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE VIDRO COMINUIDO COMO MATERIAL AGREGADO AO CONCRETO

22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental III-065 - AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE VIDRO COMINUIDO COMO MATERIAL AGREGADO AO CONCRETO 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental 14 a 19 de Setembro 2003 - Joinville - Santa Catarina III-065 - AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE VIDRO COMINUIDO COMO MATERIAL AGREGADO AO CONCRETO

Leia mais

0.1 Introdução Conceitos básicos

0.1 Introdução Conceitos básicos Laboratório de Eletricidade S.J.Troise Exp. 0 - Laboratório de eletricidade 0.1 Introdução Conceitos básicos O modelo aceito modernamente para o átomo apresenta o aspecto de uma esfera central chamada

Leia mais

Propriedades Térmicas. DEMEC TM229 Prof. Adriano Scheid Callister Cap. 19

Propriedades Térmicas. DEMEC TM229 Prof. Adriano Scheid Callister Cap. 19 DEMEC TM229 Prof. Adriano Scheid Callister Cap. 19 Entende-se como propriedade térmica como a resposta de um material à aplicação de calor. À medida que um sólido absorve energia na forma de calor, a sua

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE POLIPROPILENO PÓS-CONSUMO NAS PROPRIEDADES DO CONCRETO LEVE

INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE POLIPROPILENO PÓS-CONSUMO NAS PROPRIEDADES DO CONCRETO LEVE INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE POLIPROPILENO PÓS-CONSUMO NAS PROPRIEDADES DO CONCRETO LEVE Priscila Marques Correa e-mail: priengenheira@gmail.com Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Avenida Bento

Leia mais

CEP 21945-970, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Processing influence on the morphology of PVDF/PMMA blends examined by scanning electron microscopy

CEP 21945-970, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Processing influence on the morphology of PVDF/PMMA blends examined by scanning electron microscopy INFLUÊNCIA DO PROCESSAMENTO NA MORFOLOGIA DE MISTURAS PVDF/PMMA EXAMINADA POR MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA Estevão Freire 1 *, Maria M. C. Forte 2 e Elisabeth E. C. Monteiro 3 1 Departamento de

Leia mais

No contexto das ações de Pesquisa e Desenvolvimento

No contexto das ações de Pesquisa e Desenvolvimento Um método para avaliar o desempenho ótico de LEDs O LABelectron desenvolveu um método de testes para analisar influências ópticas em diferentes modos de acionamentos de LEDs André Andreta No contexto das

Leia mais

Nivel de Lisina nas Rações de Frangos de Corte Exigência de Lisina Atualizada

Nivel de Lisina nas Rações de Frangos de Corte Exigência de Lisina Atualizada Nivel de Lisina nas Rações de Frangos de Corte Exigência de Lisina Atualizada Disponível em nosso site: www.lisina.com.br A atualização das exigências dos nutrientes nas formulações de rações é importante

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DE ELEMENTOS DE ESTRUTURAS DE AÇO USANDO MÉTODOS

DIMENSIONAMENTO DE ELEMENTOS DE ESTRUTURAS DE AÇO USANDO MÉTODOS Contribuição técnica nº 5 ESTUDO NUMÉRICO-EXPERIMENTAL DE LIGAÇÕES PARAFUSADAS COM CHAPA DE TOPO ENTRE VIGA METÁLICA DE SEÇÃO I E PILAR MISTO PREENCHIDO COM CONCRETO NUMÉRICOS DE SEÇÃO QUADRADA DIMENSIONAMENTO

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Handhelds, Manutenção de Subestação, Tecnologia da Informação.

PALAVRAS-CHAVE Handhelds, Manutenção de Subestação, Tecnologia da Informação. 21 a 25 de Agosto de 2006 Belo Horizonte - MG Utilização de Computadores de Mão (Handheld) pelos Eletricistas da Manutenção de Subestação e Linhas da AES Eletropaulo no Controle de Inspeções e Ordens de

Leia mais

Processamento do azeite

Processamento do azeite Processamento Geral dos Alimentos Processamento do azeite Trabalho realizado por: Vanessa Ferraz 20090165 Ano lectivo 2009/2010 Objectivo do trabalho: Com a realização deste trabalho pretende-se fazer

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE SENSORES CAPACITIVOS PARA MEDIR UMIDADE DO SOLO.

UTILIZAÇÃO DE SENSORES CAPACITIVOS PARA MEDIR UMIDADE DO SOLO. UTILIZAÇÃO DE SENSORES CAPACITIVOS PARA MEDIR UMIDADE DO SOLO. Silveira, Priscila Silva; Valner Brusamarello. Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS Av. Osvaldo Aranha, 103 - CEP: 90035-190 Porto

Leia mais

Professores: Alinne Borges Tiago Albuquerque Sandro Sobreira Josiane. Exercícios Substâncias puras e misturas. Métodos de separação. Vídeos.

Professores: Alinne Borges Tiago Albuquerque Sandro Sobreira Josiane. Exercícios Substâncias puras e misturas. Métodos de separação. Vídeos. Professores: Alinne Borges Tiago Albuquerque Sandro Sobreira Josiane Exercícios Substâncias puras e misturas Métodos de separação Vídeos Gabaritos Pesquise Momento Sheldon Substância pura Substância pura

Leia mais

8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007

8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007 8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007 DESEMPENHO TRIBOLÓGICO DE FERROS FUNDIDOS BRANCOS AO CROMO E MOLIBIDÊNIO EM ENSAIOS DE MICROABRASÃO - COMPARAÇÃO COM

Leia mais

Utilização de microesferas de aço nos concretos estruturais

Utilização de microesferas de aço nos concretos estruturais ASSOCIAÇÃO CULTURAL EDUCACIONAL DE ITAPEVA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA Utilização de microesferas de aço nos concretos estruturais Khalil Elias Khalil Ajaime. Itapeva São Paulo

Leia mais

ANÁLISE DE FALHA EM VIRABREQUIM DE MOTOR V8

ANÁLISE DE FALHA EM VIRABREQUIM DE MOTOR V8 Jornadas SAM - CONAMET - AAS 2001, Septiembre de 2001 773-778 ANÁLISE DE FALHA EM VIRABREQUIM DE MOTOR V8 T. Renck a, R.A.Hoppe b, S.Pecantet b, S.Griza c e T.R.Strohaecker d a UFRGS, Graduando em Engenharia

Leia mais

Laboratório rio de Polímeros e Materiais

Laboratório rio de Polímeros e Materiais Laboratório rio de Polímeros e Materiais 26 Novembro Novembro 2003 de Mecânica Panorâmica Geral Introdução Este laboratório, criado no ano lectivo de 1989/90, possui vários equipamentos de ensaio de materiais.

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO FINAL (Observação: as informações prestadas neste relatório poderão, no todo ou em parte, ser publicadas pela FAPESC.

RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO FINAL (Observação: as informações prestadas neste relatório poderão, no todo ou em parte, ser publicadas pela FAPESC. RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO FINAL (Observação: as informações prestadas neste relatório poderão, no todo ou em parte, ser publicadas pela FAPESC.) 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO (item a ser preenchido pela

Leia mais

INFLUÊNCIA DO COMPRIMENTO DAS FIBRAS NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E TÉRMICAS DE COMPÓSITOS DE POLIESTIRENO E FIBRAS DE SISAL

INFLUÊNCIA DO COMPRIMENTO DAS FIBRAS NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E TÉRMICAS DE COMPÓSITOS DE POLIESTIRENO E FIBRAS DE SISAL INFLUÊNCIA DO COMPRIMENTO DAS FIBRAS NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E TÉRMICAS DE COMPÓSITOS DE POLIESTIRENO E FIBRAS DE SISAL Matheus Poletto 1a*, Juliane Dettenborn 1, Eduardo Dall Agnol 1, Mara Zeni 1,

Leia mais

1 ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMANDO 1.1 INTRODUÇÃO

1 ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMANDO 1.1 INTRODUÇÃO 1 ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMANDO 1.1 INTRODUÇÃO Estrutura de concreto armado é a denominação de estruturas compostas de concreto, cimento + água + agregados (e às vezes + aditivos) com barras de aço no

Leia mais

CENTRAIS ELÉTRICAS DE RONDÔNIA S.A. CERON PREGÃO MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA ANEXO XIII DO EDITAL

CENTRAIS ELÉTRICAS DE RONDÔNIA S.A. CERON PREGÃO MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA ANEXO XIII DO EDITAL Eletrobrás MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA ANEXO XIII DO EDITAL Anexo XIII do Pregão Eletrônico n 029/2009 Página 1 de 11 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA TRANSFORMADORES DE CORRENTE AUXILIARES 0,6 KV USO INTERIOR

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE CINZAS PROVENIENTES DA QUEIMA DE MADEIRA EM CALDEIRA DE AGROINDÚSTRIA COMO ADITIVO EM ARGAMASSAS PARA FINS NÃO ESTRUTURAIS.

UTILIZAÇÃO DE CINZAS PROVENIENTES DA QUEIMA DE MADEIRA EM CALDEIRA DE AGROINDÚSTRIA COMO ADITIVO EM ARGAMASSAS PARA FINS NÃO ESTRUTURAIS. UTILIZAÇÃO DE CINZAS PROVENIENTES DA QUEIMA DE MADEIRA EM CALDEIRA DE AGROINDÚSTRIA COMO ADITIVO EM ARGAMASSAS PARA FINS NÃO ESTRUTURAIS. Alexsandro Luiz Julio (1) Biólogo pela Universidade Comunitária

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (UNIFEI)

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (UNIFEI) 1 EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (UNIFEI) O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Federal

Leia mais

1331 Velocidade do som em líquidos Velocidade de fase e de grupo

1331 Velocidade do som em líquidos Velocidade de fase e de grupo 1 Roteiro elaborado com base na documentação que acompanha o conjunto por: Osvaldo Guimarães PUC-SP Tópicos Relacionados Ondas longitudinais, velocidade do som em líquidos, comprimento de onda, freqüência,

Leia mais

TM703 Ciência dos Materiais PIPE Pós - Graduação em Engenharia e Ciências de Materiais

TM703 Ciência dos Materiais PIPE Pós - Graduação em Engenharia e Ciências de Materiais TM703 Ciência dos Materiais PIPE Pós - Graduação em Engenharia e Ciências de Materiais Carlos Mauricio Lepienski Laboratório de Propriedades Nanomecânicas Universidade Federal do Paraná Aulas 7 1º sem.

Leia mais

RECICLAGEM DE GARRAFAS DE ÁGUA MINERAL

RECICLAGEM DE GARRAFAS DE ÁGUA MINERAL RECICLAGEM DE GARRAFAS DE ÁGUA MINERAL Rafael Gustavo Jaeger Graduando em Engenharia de Produção. Departamento de Química e Física- Universidade de Santa Cruz do Sul, Av. Independência 2293 CEP: 96815-900

Leia mais

PERMUTADOR DE PLACAS TP3

PERMUTADOR DE PLACAS TP3 PERMUTADOR DE PLACAS TP3 LABORATÓRIOS DE ENGENHARIA QUÍMICA I (2009/2010 1. Objectivos Determinação de coeficientes globais de transferência de calor num permutador de calor de placas. Cálculo da eficiência

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITOS DE POLIESTIRENO EXPANDIDO PÓS-CONSUMO E SERRAGEM DE Pinus elliottii

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITOS DE POLIESTIRENO EXPANDIDO PÓS-CONSUMO E SERRAGEM DE Pinus elliottii AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITOS DE POLIESTIRENO EXPANDIDO PÓS-CONSUMO E SERRAGEM DE Pinus elliottii M. Poletto, J. Dettenborn, A. J. Zattera, M. Zeni Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Leia mais

MATERIAIS COMPÓSITOS. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho

MATERIAIS COMPÓSITOS. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho MATERIAIS COMPÓSITOS Histórico Adobes reforçados com palha Egito 5000 anos. Concreto reforçado com barras de metal século XIX. Fibras de vidro 1970 Conceito São materiais formados por dois ou mais constituintes

Leia mais

Memorial Descritivo BUEIROS CELULARES DE CONCRETO. 01 BUEIRO triplo na RS715 com 3,00m X 2,50m X 16m, cada célula, no km 0 + 188,5m.

Memorial Descritivo BUEIROS CELULARES DE CONCRETO. 01 BUEIRO triplo na RS715 com 3,00m X 2,50m X 16m, cada célula, no km 0 + 188,5m. Memorial Descritivo BUEIROS CELULARES DE CONCRETO OBRAS / LOCALIZAÇÃO 01 BUEIRO triplo na RS715 com 3,00m X 2,50m X 16m, cada célula, no km 0 + 188,5m. 01 BUEIRO triplo na RS 715 com 3,00m X 2,00m X 19m,

Leia mais

PROJETO BNR BORRACHA NATURAL RESTAURADA

PROJETO BNR BORRACHA NATURAL RESTAURADA PROJETO BNR BORRACHA NATURAL RESTAURADA Dados das Empresas Participantes do Projeto: Assestel Comércio e Assistência Técnica Ltda. Antônio C. M. Feijó - Diretor Rua Dr. Pinto Ferraz, 800 - Campinas - SP

Leia mais

INFLUÊNCIA DOS AGREGADOS GRAÚDOS RECICLADOS DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO PREDIAL NAS PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO E ENDURECIDO

INFLUÊNCIA DOS AGREGADOS GRAÚDOS RECICLADOS DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO PREDIAL NAS PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO E ENDURECIDO INFLUÊNCIA DOS AGREGADOS GRAÚDOS RECICLADOS DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO PREDIAL NAS PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO E ENDURECIDO NUNES, Wesley Carlos 1 ; FIGUEIREDO, Enio José Pazini 2 Palavras-chave: Agregados

Leia mais

I. INTRODUÇÃO III. MATERIAL E MÉTODOS. A. Amostras Utilizadas no Processo de Conversão a Baixa Temperatura

I. INTRODUÇÃO III. MATERIAL E MÉTODOS. A. Amostras Utilizadas no Processo de Conversão a Baixa Temperatura Geração de Energia Elétrica a partir de Combustível Inovador Proveniente da Conversão a Baixa Temperatura de Biomassas e Resíduos e Análise de Desempenho em Motores R.G. Pereira 1 ; G. A. Romeiro 2 ; R.

Leia mais

Exercício. Exercício

Exercício. Exercício Exercício Exercício Aula Prática Utilizar o banco de dados ACCESS para passar o MER dos cenários apresentados anteriormente para tabelas. 1 Exercício oções básicas: ACCESS 2003 2 1 Exercício ISERIDO UMA

Leia mais

ESTUDO TÉCNICO N.º 12/2014

ESTUDO TÉCNICO N.º 12/2014 ESTUDO TÉCNICO N.º 12/2014 Principais resultados da PNAD 2013 potencialmente relacionados às ações e programas do MDS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME SECRETARIA DE AVALIAÇÃO E GESTÃO

Leia mais

www.professormazzei.com - PROPRIEDADES COLIGATIVAS 01 Folha 01 João Roberto Mazzei

www.professormazzei.com - PROPRIEDADES COLIGATIVAS 01 Folha 01 João Roberto Mazzei 01. (UFRS 2008) O sal é utilizado para provocar o derretimento de neve e gelo nas estradas dos países frios e também para conservar a carne, como no processamento do charque. A utilização de sal nessas

Leia mais

Reciclagem do Lodo da Estação de Tratamento de Efluentes de uma Indústria de Revestimentos Cerâmicos. Parte 2: Ensaios Industriais

Reciclagem do Lodo da Estação de Tratamento de Efluentes de uma Indústria de Revestimentos Cerâmicos. Parte 2: Ensaios Industriais Reciclagem do Lodo da Estação de Tratamento de Efluentes de uma Indústria de Revestimentos Cerâmicos. Parte 2: Ensaios Industriais P.F. Fernandes 1,2, A.P.N. Oliveira 2,3, D. Hotza 1,2 1 Universidade Federal

Leia mais

Substâncias puras e misturas; análise imediata

Substâncias puras e misturas; análise imediata Segmento: Pré-vestibular Resoluções Coleção: Alfa, Beta e Gama Disciplina: Química Volume: 1 Série: 5 Substâncias puras e misturas; análise imediata 1. C Considerando as ilustrações, temos: I. Mistura

Leia mais

PROPRIEDADES QUÍMICAS E REOLÓGICAS DE ASFALTO MODIFICADO POR COPOLÍMERO EVA

PROPRIEDADES QUÍMICAS E REOLÓGICAS DE ASFALTO MODIFICADO POR COPOLÍMERO EVA Copyright 24, Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás IBP Este Trabalho Técnico Científico foi preparado para apresentação no 3 Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás, a ser realizado no período

Leia mais

AVALIAÇÃO TÉRMICA E MECÂNICA DA DEGRADAÇÃO DE MATERIAIS POLIMÉRICOS NA PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE

AVALIAÇÃO TÉRMICA E MECÂNICA DA DEGRADAÇÃO DE MATERIAIS POLIMÉRICOS NA PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE AVALIAÇÃO TÉRMICA E MECÂNICA DA DEGRADAÇÃO DE MATERIAIS POLIMÉRICOS NA PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE Cheila G. Mothé 1*, Fernanda T. G. Dias 2, Michelle G. Mothé 1 1* Universidade Federal do Rio de Janeiro

Leia mais

Adições Minerais ao Concreto Materiais de Construção II

Adições Minerais ao Concreto Materiais de Construção II Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Adições Minerais ao Concreto Materiais de Construção II Professora: Mayara Moraes Adições Minerais Fonseca, 2010: Aditivos químicos ASTM C125

Leia mais

Resistência dos Materiais II: Elementos de Fixação Rosqueados

Resistência dos Materiais II: Elementos de Fixação Rosqueados Resistência dos Materiais II: Elementos de Fixação Rosqueados Prof. Jorge A. R. Durán Enga. Mecânica UFF Volta Redonda duran@vm.uff.br June 15 1 Objetivos Analise das tensões geradas por carregamentos

Leia mais

17/04/2015 AGLOMERANTES HIDRÁULICOS PARA PAVIMENTAÇÃO REFERÊNCIAS CAL HIDRÁULICA. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Centro de Tecnologia

17/04/2015 AGLOMERANTES HIDRÁULICOS PARA PAVIMENTAÇÃO REFERÊNCIAS CAL HIDRÁULICA. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Centro de Tecnologia UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil e Ambiental Laboratório de Geotecnia e Pavimentação (LAPAV) AGLOMERANTES HIDRÁULICOS PARA PAVIMENTAÇÃO Prof. Ricardo

Leia mais

Comportamento de Dutos Enterrados: Modelagem Numérica x Ensaio Experimental

Comportamento de Dutos Enterrados: Modelagem Numérica x Ensaio Experimental Comportamento de Dutos Enterrados: Modelagem Numérica x Ensaio Experimental Stephane do Nascimento Santos UERJ, Rio de Janeiro, Brasil, snsantos04@gmail.com Denise Maria Soares Gerscovich UERJ, Rio de

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO Nº 03 PVC

BOLETIM TÉCNICO Nº 03 PVC A tabela a seguir lista valores típicos de algumas propriedades físicas, mecânicas, térmicas e elétricas de compostos de PVC rígidos e flexíveis. Os valores são simplesmente de caráter informativo e são

Leia mais

USO DO BIOSSÓLIDO COMO SUBSTRATO NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE AROEIRA (Schinus terenbinthifolius Raddi)

USO DO BIOSSÓLIDO COMO SUBSTRATO NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE AROEIRA (Schinus terenbinthifolius Raddi) USO DO BIOSSÓLIDO COMO SUBSTRATO NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE AROEIRA (Schinus terenbinthifolius Raddi) Kelly Dayana Benedet Maas 1 ; Greyce Charllyne Benedet Maas 1 ; Cristiane Ramos Vieira 1, Oscarlina Lucia

Leia mais

MATERIAIS METÁLICOS AULA 5

MATERIAIS METÁLICOS AULA 5 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I E (TEC 156) MATERIAIS METÁLICOS AULA 5 Profª. Cintia Maria Ariani Fontes 1 Ensaio

Leia mais

ESTABILIDADE TÉRMICA DE NANOCOMPOSITOS DE POLI (FLUORETO DE VINILIDENO) E POSS

ESTABILIDADE TÉRMICA DE NANOCOMPOSITOS DE POLI (FLUORETO DE VINILIDENO) E POSS ESTABILIDADE TÉRMICA DE NANOCOMPOSITOS DE POLI (FLUORETO DE VINILIDENO) E POSS Johnny D. N. Martins*, Tais S. Bassani, Otavio Bianchi, Ricardo V. B. de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Leia mais

O JOVEM COMERCIÁRIO: TRABALHO E ESTUDO

O JOVEM COMERCIÁRIO: TRABALHO E ESTUDO O JOVEM COMERCIÁRIO: TRABALHO E ESTUDO O comércio sempre foi considerado como porta de entrada para o mercado de trabalho sendo, assim, um dos principais setores econômicos em termos de absorção da população

Leia mais

6 Análise Numérica. 6.1. Geometria do Problema

6 Análise Numérica. 6.1. Geometria do Problema 6 Análise Numérica Este capítulo tem como objetivo apresentar os dados de entrada e as simulações numéricas realizadas com o auxílio do programa Vadose/W e GeoSlope/W, ambos contidos no pacote GEOSTUDIO

Leia mais

INFLUÊNCIA DA GRANULOMETRIA E TEMPERATURA DE QUEIMA SOBRE O GRAU DE DENSIFICAÇÃO DE ARGILAS DA REGIÃO DE MARTINÓPÓLIS SP

INFLUÊNCIA DA GRANULOMETRIA E TEMPERATURA DE QUEIMA SOBRE O GRAU DE DENSIFICAÇÃO DE ARGILAS DA REGIÃO DE MARTINÓPÓLIS SP 1 INFLUÊNCIA DA GRANULOMETRIA E TEMPERATURA DE QUEIMA SOBRE O GRAU DE DENSIFICAÇÃO DE ARGILAS DA REGIÃO DE MARTINÓPÓLIS SP S. R. Teixeira, F. C. Dias, A. E. Souza, G. T. Almeida Santos, M. A. L. Nobre

Leia mais

Certificado de Qualificação Metrológica para Laboratórios de Ensaio e Calibração da Cadeia Automotiva

Certificado de Qualificação Metrológica para Laboratórios de Ensaio e Calibração da Cadeia Automotiva Certificado de Qualificação Metrológica para Laboratórios de Ensaio e Calibração da Cadeia Automotiva CERTIFICADO: Nº 004/2012 A Rede Metrológica do Estado de São Paulo qualifica o Laboratório de Calibração

Leia mais