PORTUGAL FASHION ENCERRA NO PORTO PRESENÇA NAS PRINCIPAIS CAPITAIS DA MODA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PORTUGAL FASHION ENCERRA NO PORTO PRESENÇA NAS PRINCIPAIS CAPITAIS DA MODA"

Transcrição

1 40.ª edição de um dos maiores eventos de moda da Península Ibérica PORTUGAL FASHION ENCERRA NO PORTO PRESENÇA NAS PRINCIPAIS CAPITAIS DA MODA Com os desfiles na Invicta, termina a apresentação de coleções Outono-Inverno que passou por Nova Iorque, Londres, Paris, Milão e Lisboa Tendências para a estação fria reveladas por Anabela Baldaque, Carlos Gil, Diogo Miranda, Luís Buchinho, Luís Onofre, Miguel Vieira, Katty Xiomara, Susana Bettencourt, Dielmar, Lion of Porches, Fly London, entre muitos outros Estilista Micaela Oliveira estreia-se no evento Katty Xiomara inaugura exposição de fotografia e leiloa tapeçaria de luxo Júlio Torcato revela nova coleção com instalação em permanência na Alfândega do Porto 40.ª edição com 31 desfiles, envolvendo 15 criadores, seis marcas de vestuário, seis marcas de calçado e dez jovens designers e uma marca Desfiles na Cordoaria Nacional, na Alfândega do Porto, no Centro Português de Fotografia, no Palácio dos CTT e no Silo Auto Porto Depois dos quatro desfiles em Lisboa (Pedro Pedro, Alexandra Moura, Alves/Gonçalves e TM Collection), o 40.º Portugal Fashion prossegue no Porto, a 23 de março, com as propostas dos jovens designers do projeto Bloom, no Palácio dos CTT. No dia seguinte, 24, o ambiente austero do Centro Português de Fotografia serve de cenário ao desfile de Katty Xiomara. Seguem-se nesse dia e no dia subsequente, 25, os desfiles de outros nomes consagrados da moda portuguesa, como Anabela Baldaque, Carlos Gil, Diogo Miranda, Luís Buchinho, Luís Onofre, Miguel Vieira e Nuno Baltazar.

2 Entre os criadores emergentes, alguns com passagem anterior pelo Bloom, participam nesta 40.ª edição Estelita Mendonça, Hugo Costa, Sara Pontes e Susana Bettencourt. Vão também ser apresentadas as coleções de pronto-a-vestir de Ana Sousa, da Dielmar, da Lion of Porches, de Micaela Oliveira e da Pé de Chumbo. O calçado terá, como habitualmente, o seu desfile coletivo, juntando seis marcas de prestígio: Ambitious, Dkode, Fly London, JJ Heitor Shoes, J. Reinaldo e Nobrand. Para os quatro dias do 40.º Portugal Fashion (22 a 25 de março), foram programados 31 desfiles de moda, envolvendo 15 criadores, seis marcas de vestuário, seis marcas de calçado e dez jovens designers e uma marca. Há ainda a acrescentar dois eventos paralelos com o apoio do Portugal Fashion: a apresentação da coleção dos Storytailors, realizada no dia 22, no atelier da dupla, em Lisboa, e a instalação denominada MOBIL(IZE) com coordenados da nova coleção de Júlio Torcato. A instalação de Júlio Torcato vai manter-se permanentemente na Alfândega do Porto, nos dias 24 e 25. Está ainda previsto um evento oficial de apresentação e celebração da nova coleção do criador, às 21h30 do dia 25, que será aberto à imprensa e a convidados. Refira-se, a propósito, que Júlio Torcato acaba de inaugurar uma loja na baixa do Porto em conjunto com a filha, Inês Torcato, que participa nos desfiles do projeto Bloom. «O Portugal Fashion está a dar novos passos no seu trajeto de sucesso. À semelhança do que acontece noutros grandes eventos de moda internacionais, há a necessidade de apoiar eventos paralelos ao calendário oficial para promover criadores e marcas que, por razões diversas, não podem figurar no programa de desfiles. É o que acontece, nesta edição, com os Storytailors e com Júlio Torcato, cujas novas coleções são apresentadas em eventos apoiados pelo Portugal Fashion», explica o presidente da ANJE, Adelino Costa Matos. Destaque ainda para a inauguração, às 11h00 do dia 24, no Centro Português de Fotografia (CPF), no Porto, da exposição Anatomia do Tempo Memories Revisited NIGHT, FASHION & FANTASY, organizada por Katty Xiomara em conjunto com fotógrafos de moda nacionais.

3 Trata-se, como o nome indica, de fotografias alusivas ao mundo da moda, que vão ficar expostas, até 23 de abril, no edifício que a criadora escolheu como cenário para o seu desfile no 40.º Portugal Fashion. Na génese da exposição está o desafio lançado a oito fotógrafos (Aloísio Brito, Ana Luísa Silva, Carlos Teixeira, Cassiano Ferraz, Frederico Martins, Mário Príncipe, Ricardo Santos e Victor Hugo) de recriar cada um deles uma fotografia antiga do CPF, tendo como inspiração o universo místico evocado na nova coleção de Katty Xiomara, El toro enamorado de la luna (ver descrição mais à frente). A criadora luso-venezuelana está envolvida numa outra ação no âmbito do 40.º Portugal Fashion, desta feita de cariz social. A partir de uma criação de Katty Xiomara, a Desistart, empresa portuguesa de tapeçarias de luxo, produziu uma tapeçaria de grandes dimensões (200x400 cm e 50 kg) que ornamentará a passerelle aquando da apresentação da nova coleção da criadora. Após o desfile, a tapeçaria será leiloada e o produto da venda reverterá a favor de uma instituição de solidariedade social. Programa diversificado, equilibrado e atrativo O Porto é a última etapa de um ciclo de apresentações das coleções Outono-Inverno , que passou por Nova Iorque, Londres, Paris, Milão e Lisboa. Para o recém-eleito presidente da Direção Nacional da ANJE, entidade organizadora do evento, «é de facto um privilégio poder assistir ao 40.º Portugal Fashion, depois da qualidade dos nossos criadores e marcas ter sido, uma vez mais, amplamente reconhecida nos principais circuitos da moda mundial, como Nova Iorque, Londres, Paris e Milão. O público especializado e não especializado nacional poderá constatar, nesta edição, o momento particularmente vibrante da moda portuguesa, assistindo a desfiles que juntam criações de autor, linhas comerciais, propostas de jovens designers e coleções de calçado. Trata-se de um programa de desfiles diversificado, equilibrado e atrativo e que por isso dignifica os 20 anos de história do Portugal Fashion», conclui Adelino Costa Matos.

4 Uma das criadoras integradas nas últimas ações de internacionalização do Portugal Fashion, com presença na Semana de Moda de Nova Iorque, foi Katty Xiomara, que leva agora ao CPF a coleção El toro enamorado de la luna. Inspirada no «universo misterioso da floresta e das suas criaturas», a coleção reúne peças com formas limpas e depuradas, mas de volume ondulante e natural. «Os tecidos são ricos e com textura, uns leves e fluídos, outros estruturados e compactos», surgindo «delineados por jacquards e estampados, docemente articulados com rendas e bordados». Nas cores, «o tom frio do azul noite tocado pela luz e pela sombra contrasta com os tons quentes das madeiras e folhas». Também no dia 24, um dos mais promissores designers de moda portugueses, Estelita Mendonça, revela uma coleção em que os materiais aplicados são, na sua maioria, reciclados. «As capas-cobertores são feitas a partir de desperdícios de algodão, geralmente utilizados durante mudanças e renovações de casas, e os sacos-cama são reprocessados [a partir da junção de vários materiais], transmitindo, simultaneamente, a ideia de movimento e de viagem». A silhueta «aproxima-se do street style, numa versão mais descontraída e livre». Outra jovem criadora que vem consolidando o seu trabalho e ganhando notoriedade no mundo da moda é Susana Bettencourt, cujo desfile vai ter lugar no dia 24. Com o título Wear art, a nova coleção da criadora de origem açoriana reúne «quadros de jacquard compostos por texturas, pixelizadas e riscadas, em contraste com uma geometria angular». Uma vez mais, Susana Bettencourt demonstra uma especial competência para cruzar, intercetar e fundir tecnologia e artesanato, através de peças de malha feitas à mão. Nesta coleção, a criadora «defende a arte na moda, mesmo com a nova dinâmica e perceção destruídas pela fast fashion». O programa do dia 24 termina com os sempre muito aguardados desfiles de Luís Onofre e Carlos Gil. O primeiro apresenta a coleção Solid Rock, em que «os sapatos femininos relembram a monumentalidade das catedrais e os masculinos inspiram-se na ousadia do rock». Avultam os metais e pedras Swarovski, bem como correntes, tachas e outros acessórios metálicos dos anos 70. Já Carlos Gil, que participou na última edição da Milano Moda Donna, revela a coleção Magic Tale, que é inspirada no mundo das crianças. O criador «reproduz

5 estampados com motivos infantis depurados e aplicações acrílicas que se misturam com padrões geométricos». Miguel Vieira encerra desfiles O dia 25 arranca, logo às 12h00, com o desfile de Luís Buchinho, há pouco regressado da ação do Portugal Fashion na Semana de Moda de Paris. O ambiente marcadamente urbano e despojado do Silo Auto Porto serve de cenário à coleção This is the sea, em que o criador desenhou «silhuetas longas, em look total construído em camadas, sugerindo saias e calças sobrepostas que retratam a fusão do masculino vs feminino». «Estampados de seda com motivos de pedras e argila, tecidos elásticos com elementos gráficos retirados dos barcos de pesca, lanifícios com tratamento leather, rendas e redes revestidas com foil e gabardinas de algodão e nylon assumem um papel importante para traduzir o ambiente náutico» da coleção. As cores são neutras e sóbrias, com a paleta a incluir preto, argila, azul-marinho, antracite, vermelho e branco. Outro criador já com repercussão internacional, apesar de jovem, é Hugo Costa, que em janeiro se estreou no calendário oficial da Semana de Moda Masculina de Paris, com o apoio do Portugal Fashion. O criador inspirou-se nas aventuras do explorador norueguês Roadl Amundsen para desenhar uma coleção de silhuetas oversized em sobretudos compridos, sobreposições e macacões, nos quais predominam o branco, o preto e os azuis. Outra jovem designer proveniente do Bloom, Carla Pontes, na sua nova coleção «elimina costuras, realça o conforto, seleciona texturas e toques macios em materiais que privilegiam o algodão e as lãs». Trata-se de uma coleção de «volumetria orgânica com detalhes de caráter urbano e desportivo, como subtis aplicações metálicas, grafismos plásticos e pormenores com fortes contrastes de cor». Abundam as cores neutras: pretos, tons de cru, cinzas e azul céu. Ainda no dia 25, há a assinalar a estreia no Portugal Fashion de Micaela Oliveira, estilista que veste as atrizes Rita Pereira e Diana Chaves e a apresentadora Cristina Ferreira, entre outras figuras públicas, e tem lojas próprias com a marca She, que corresponde à sua linha mais urbana. Micaela Oliveira apresenta a coleção Botero, inspirada no artista colombiano

6 homónimo. «As silhuetas entregam-se às curvas desenhadas pelos tecidos que cobrem o corpo, criando sombras estáticas». Destaque para os coordenados e peças de fitting semioversize e peças marcadas anatomicamente, em tons neutros, nude, preto e rasgos de cor. O 40.º Portugal Fashion encerra com o desfile de Miguel Vieira, que recentemente participou na Semana de Moda de Nova Iorque, com o endorsement do Portugal Fashion. Na coleção Reflexos refletidos, o criador propõe, «para homem, fatos slim estruturados e tailored made, sobretudos casual e calças de corte vincado; para mulher, silhuetas slim, volumes contrastantes, maxi e mini sizes e peças estruturadas, algumas delas oversized». Tudo isto em cinza escuro, cinza claro, preto, azul-marinho, vermelho e branco marshmellow. Miguel Vieira optou, nesta coleção, por uma multiplicidade de materiais, desde a lã à imitação de pele, passando por tecidos de alfaiataria com xadrez e com riscas finas, neopreno, malhas, rendas, jerseys, etc. Nos detalhes, destacam-se os prints personalizados, as camadas com elementos casuais e elementos trabalhados, os plissados e os tecidos manipulados. O Portugal Fashion um projeto da responsabilidade da ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários, desenvolvido em parceria com a ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

7 Sob a coordenação e produção de moda do criador Paulo Cravo BLOOM OCUPA PALÁCIO DOS CTT NUMA GRANDE FESTA DE CULTURA URBANA Estão previstos nove desfiles a cargo de dez jovens designers e uma marca Passerelle alternativa do Portugal Fashion tem, uma vez mais, calendário próprio Estreias de Carla Alves (marca Amorphous), Mariana Almeida e Nycole DJ sets de Alfredo, Maria e DJ KITTEN É no cenário marcadamente urbano e alternativo do Palácio dos CTT, no Porto, que têm lugar os nove desfiles da 14.ª edição do Bloom, projeto do Portugal Fashion dedicado à descoberta e promoção de jovens designers de moda. O Bloom volta assim a preencher um dia completo do programa do Portugal Fashion, o que traduz o crescente protagonismo dos novos criadores no evento. Desta feita sob a coordenação e produção de moda do criador Paulo Cravo, o Bloom assume, pela segunda vez consecutiva, um calendário próprio, numa lógica de autonomização dos desfiles dos jovens designers face à passerelle principal. «A autonomia do Bloom reforça a capacidade do projeto para enfatizar as suas características únicas na moda portuguesa, para além de dar aos jovens designers a possibilidade de mostrarem publicamente aquilo que de facto os distingue, que os individualiza enquanto criadores e diferencia os seus trabalhos», considera Paulo Cravo, que substituiu Miguel Flor na coordenação do projeto. Neste 40.º Portugal Fashion, «voltamos a reservar um dia do evento só para os desfiles do Bloom, despois da bem-sucedida experiência na edição anterior. A qualidade, modernidade e sofisticação das coleções dos jovens criadores justificam, plenamente, esta autonomia em relação à passerelle principal. De resto, a afluência de público àquele que é já um espaço identificativo do ADN do Bloom, o Palácio dos CTT, bem como o interesse da imprensa especializada e dos agentes de compras pelos jovens designers,

8 provam que esta nossa estratégia de autonomização está correta», garante o presidente da ANJE, Adelino Costa Matos. O mesmo responsável acrescenta que «a opção por um calendário próprio para o Bloom é positiva, antes de mais, para os jovens criadores, que veem melhoradas as condições materiais e promocionais para apresentarem as suas coleções. Mas também o Portugal Fashion ganha com esta opção, porque está ele próprio, enquanto evento, a renovar-se criativa e geracionalmente. Estamos, pois, a trabalhar para o futuro dos jovens criadores, da moda portuguesa e do Portugal Fashion». Nove desfiles de dez criadores e uma marca Os desfiles do 14.º Bloom arrancam logo ao início da tarde, com a passerelle a ser repartida entre as criações de Olimpia Davide e as propostas da Amorphous, marca de uma criadora estreante, Carla Alves. O segundo desfile é da responsabilidade de Nycole, que também se estreia no Bloom. As performances de moda prosseguem com Eduardo Amorim, que recentemente participou na feira White Milano Uomo uma ação de internacionalização apoiada pelo Next Step, projeto comercial do Portugal Fashion. Seguem-se as propostas de Maria Kobrock, o desfile coletivo de Beatriz Bettencourt e Mariana Almeida (em estreia) e a nova coleção de Pedro Neto. À noite, realizam-se os desfiles de David Catalán, Sara Maia e Inês Torcato, três nomes já com alguma projeção na moda nacional. A irreverência dos jovens criadores é enquadrada pela atmosfera cultural vincadamente urbana que o Bloom cria, ao combinar a moda com outras expressões estéticas contemporâneas, em particular a música. Durante os intervalos dos desfiles, o Palácio dos CTT vai vibrar com a batida dos DJ sets de Alfredo, Maria e DJ KITTEN. Prevê-se, uma vez mais, uma grande festa de cultura urbana, à qual a Rádio Nova Era irá dedicar uma emissão especial. 39 jovens designers apoiados pelo Bloom

9 O projeto Bloom foi criado pelo Portugal Fashion em outubro de 2010, na 27.ª edição do evento, com o intuito de apoiar, divulgar e valorizar, nacional e internacionalmente, jovens criadores portugueses. Desde essa edição em 2010, o projeto Bloom já possibilitou a apresentação de coleções a 39 jovens designers e a seis marcas de novos criadores. A saber, Alexandre Marrafeiro, Ana Segurado, Andreia Lexim, Beatriz Bettencourt, Carla Pontes, Carlos Couto, Catarina Santos, Celsus, Cláudia Garrido, Daniela Barros, David Catalán, Diana Matias, Eduardo Amorim, Elionai Campos, Estelita Mendonça, Gonçalo Páscoa, Hugo Costa, Inês Marques, Inês Torcato, Iúri, Joana Ferreira, João Melo Costa, João Rôla, Mafalda Fonseca, Margarida Gentil, Maria Martins, Maria Kobrock, Olimpia Davide, O Simone, Pedro Jorge, Pedro Neto, Pedro Pinto, Pilar Pastor, Pritt Franco, Rita Gilman, Sara Maia, Stefano Ficetola, Susana Bettencourt, Teresa Abrunhosa e ainda as etiquetas Align With Kay, Atelier Ctrl, Autopsy (by Jordann Santos), HIBU., K L A R e UN T. A todos estes nomes devem acrescentar-se agora os das jovens designers Carla Alves (marca Amorphous), Mariana Almeida e Nycole, que se estreiam na passerelle do Bloom nesta 40.ª edição do Portugal Fashion. Alguns dos jovens criadores do Bloom têm participado em desfiles e showrooms internacionais com o apoio do Portugal Fashion ou do seu projeto comercial complementar, o Next Step, marcando assim presença em importantes certames de moda de Londres, Paris, Milão, Viena, Copenhaga ou Madrid, por exemplo. Carla Pontes, Estelita Mendonça, Hugo Costa e Susana Bettencourt são exemplos de jovens criadores que, depois do tirocínio no projeto Bloom, consolidaram as suas carreiras e hoje pontificam no calendário principal do Portugal Fashion, como se verifica, de resto, nesta edição. Têm, inclusivamente, participado em vários eventos de moda internacionais com o endorsement do Portugal Fashion.

10 24 e 25 de março, na Alfândega do Porto COLEÇÕES DO PORTUGAL FASHION EXPOSTAS NO SHOWROOM BRAND UP Criações de Anabela Baldaque, Luís Buchinho, Micaela Oliveira, Carla Pontes e Katty Xiomara integram o certame O showroom Brand Up vai realizar-se durante o 40.º Portugal Fashion, integrando novamente formato do evento. Trata-se de uma mostra de coleções de criadores e marcas de vestuário, aberta ao público em geral mas também dirigida a agentes de compras especializados. Importa sublinhar que o Brand Up decorre em simultâneo com os desfiles na Alfândega do Porto, nos dias 24 (15h30 23h30) e 25 de março (14h00 23h30), com entrada livre. O Brand Up assume um papel eminentemente comercial, funcionando como complemento da apresentação das coleções em passerelle. Peças de vestuário apresentadas em desfiles do Portugal Fashion podem, assim, ser vistas de perto no showroom. As coleções expostas têm a assinatura dos jovens designers do Bloom Beatriz Bettencourt, David Catalán, Eduardo Amorim, Olimpia Davide, Nycole e Pedro Neto e dos criadores Anabela Baldaque, Carla Pontes, Luís Buchinho, Micaela Oliveira e Katty Xiomara. Um público alargado tem, deste modo, a oportunidade de conhecer melhor a moda portuguesa, designadamente peças que não se encontram disponíveis no comércio a retalho. Por outro lado, é esperada a presença no showroom, a convite da organização do Portugal Fashion, de agentes de compras nacionais e internacionais. Para o novo presidente da ANJE, Adelino Costa Matos, «a vertente comercial é inerente ao projeto Portugal Fashion, que, nos seus 20 anos de existência, tem procurado conciliar o lado criativo da moda com o seu potencial de negócio. Neste sentido, a realização de showrooms em paralelo com os desfiles é uma forma de dar a criadores e marcas a possibilidade de trabalharem as suas coleções numa lógica puramente comercial e, por isso, complementar à vertente performativa, artística, glamorosa da passerelle. Ora, o

11 Brand Up faz parte da história do Portugal Fashion e integra a agenda da moda portuguesa, pelo que é com satisfação que organizamos novamente este showroom». O Next Step é um projeto financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

12 A TERNURA DAS 40 O Portugal Fashion atingiu as 40 edições, número que habitualmente associamos a maturidade e consolidação. Depois do 20.º aniversário do evento, em 2015, esta é uma efeméride que suscita o avivar de memórias e o regresso ao passado para melhor perspetivar o futuro. A 27, 28 e 29 de julho de 1995, sob a designação «Portugal Fashion 95 Jovens à Moda do Porto», nascia um evento que não se esgotava nos habituais desfiles em passerelle. Além do show de moda tout court, o programa inaugural propunha uma conferência, um desfile de vestuário infantil, momentos musicais e uma homenagem ao criador internacional Franco Moschino. A realização do evento só foi possível graças à visão e capacidade empreendedora de dirigentes da ANJE como Paulo Barros Vale, Manuel Serrão e Paulo Nunes de Almeida. Entre os participantes dessa 1.ª edição, contavam-se nomes hoje tão consensuais como os de José António Tenente, Nuno Gama, Maria Gambina, Luís Buchinho, Júlio Torcato ou José Carlos. E para abrilhantar as coleções destes criadores, top models internacionais como Claudia Schiffer, Elle Macpherson, Carla Bruni e Helena Christiansen desfilaram pela passerelle da recém-inaugurada sede nacional da ANJE, no Porto. No ano seguinte, o Portugal Fashion procurou consolidar a sua filosofia. Houve de novo a preocupação de suscitar a atenção dos media internacionais, fazendo uso do mediatismo e carisma de top models. Mas, desafortunadamente, o evento escolheu o Coliseu do Porto como palco dos desfiles. Logo na primeira noite, a 27 de setembro de 1996, deflagra um incêndio na sala de espetáculos portuense. A segunda parte do evento foi, então, adiada para 26 de outubro, no Palácio de Cristal. A preocupação de dar a conhecer as propostas do setor têxtil e de vestuário acentuou-se na 3.ª edição do certame, com a introdução de um desfile dedicado exclusivamente à indústria. Na 5.ª edição do Portugal Fashion, em 1999, manteve-se como centro nevrálgico o Mercado Ferreira Borges, mas o universo de participantes no evento aumentou bastante, tendo sido dada a oportunidade a jovens criadores de apresentarem as suas propostas. Pela primeira vez realizou-se um desfile de calçado, o qual teve lugar na Alfândega do Porto.

13 No ano 2000, e com a intenção de se ajustar aos calendários dos grandes desfiles internacionais, o Portugal Fashion repartiu-se por duas edições anuais: uma dedicada às coleções outono/inverno e outra de apresentação das propostas para a estação quente. Por outro lado, verificou-se a descentralização do evento. A primeira edição de 2000 não teve lugar no Porto, mas sim em Portimão, durante o mês de abril. Nas edições seguintes realizaram-se desfiles no Funchal e na Figueira da Foz. Em 2004, o evento tem, pela primeira vez, lugar no CACE Cultural do Porto, um espaço amplo e esteticamente estimulante que permitia a aposta em desfiles individuais. Já a 16ª edição do Portugal Fashion, em 2005, marca o arranque de um novo ciclo. O evento reforça a relação entre indústria e criadores, apostando em marcas em que o design é claramente entendido como um fator de competitividade e em designers que assumem no seu trabalho uma perspetiva comercial. Há também o entendimento de que as coleções ganham outro élan quando apresentadas individualmente, na medida em que é permitido aos criadores maximizar toda a espetacularidade inerente aos shows de moda. Ao contrário do que acontecia desde 1995, e apesar da itinerância de alguns desfiles ao longo da história do evento, o 21.º Portugal Fashion, em 2007, não se realizou na cidade do Porto, mas sim na margem esquerda do rio Douro. Aliás, o município de Vila Nova de Gaia acolheu o Portugal Fashion durante as três edições seguintes, de acordo com um protocolo assinado entre as entidades promotoras do evento ANJE e ATP e a autarquia local. O 25.º Portugal Fashion, em 2009, marca o regresso do evento ao Porto e ao edifício da Alfândega, que já havia acolhido as edições primavera/verão de 2001 e De resto, o monumental edifício requalificado por Eduardo Souto de Moura tornar-se-ia o quartel-general do evento, passando a acolher todas as suas edições realizadas no Porto. Na 27.ª edição, em 2010, o Portugal Fashion celebrou o seu 15.º aniversário com o maior programa de desfiles de sempre e um conjunto de intervenções artísticas, exposições de arte contemporânea, concertos, DJ sets e momentos de animação. Esta edição ficou ainda marcada pelo arranque do Bloom, plataforma dedicada à descoberta e promoção de novos criadores.

14 O Portugal Fashion conhece nova transformação conceptual na 30.ª edição, em 2012, com o primeiro dia de desfiles a ter lugar em Lisboa (MUDE / Sociedade de Geografia de Lisboa) e os restantes três dias na Alfândega do Porto, como habitualmente. O evento passou, então, a repartir o seu programa de desfiles pelas duas cidades. Este modelo organizativo com desfiles inaugurais em Lisboa e o corpo principal do line up na Alfândega do Porto tem-se mantido constante. Além disso, os desfiles passaram a ser organizados em edifícios esteticamente marcantes, para que a passerelle dialogue com o cenário envolvente. Esta encenação dos desfiles é, de facto, uma marca distintiva do Portugal Fashion e uma das suas estratégias para a valorização das criações portuguesas, nacional e internacionalmente. Com esta descentralização do programa de desfiles, o Portugal Fashion assumiu o modelo organizativo dos grandes eventos de moda internacionais, como a Paris Fashion Week, em que a apropriação de edifícios glamorosos (e muitas vezes desconhecidos) reforça a capacidade promocional, a linguagem estética e a mundividência autoral de criadores e marcas. Em 2016, na 39.ª edição, o projeto Bloom passou a ter um calendário próprio e um local exclusivo para os desfiles, ganhando assim autonomia face à passerelle principal. Internacionalização do evento A vertente internacional do Portugal Fashion é uma das grandes linhas de ação do projeto e, sem dúvida, uma das mais importantes, tendo em conta que, devido à exiguidade do nosso mercado interno, marcas e criadores só podem crescer expandindo as suas atividades para o exterior e comercializando aí as suas propostas. As ações do Portugal Fashion no exterior têm sido, na generalidade, bem-sucedidas. São produzidos, desde 1999, desfiles dos principais criadores e marcas portugueses (Felipe Oliveira Batista, Fátima Lopes, Luís Buchinho, Ana Salazar, Alves/Gonçalves, Miguel Vieira, Storytailors, entre tantos outros) em grandes eventos de moda internacionais, como a Paris Fashion Week (prêt-a-porter e alta-costura), a 7th on Sixth Fashion Week (Nova Iorque), a São Paulo Fashion Week, a London Fashion Week, a Barcelona Fashion Week, a SIMM (Salón

15 Internacional de la Moda de Madrid), a Istambul Fashion Week, a Vienna Fashion Week ou a Mercedes-Benz Fashion Week Madrid, por exemplo. Esses desfiles são complementados com showrooms, apresentações à imprensa, contactos com agentes de compras, encontros com possíveis financiadores e angariação de apoios junto de entidades públicas promotoras do investimento português no exterior. Ou seja, há todo um programa de promoção externa que não se esgota nos desfiles. Pelo contrário, assume diferentes componentes e linhas de ação. Nos últimos anos, o Portugal Fashion tem desenvolvido um trabalho de continuidade com criadores e marcas que apresentam, à partida, não apenas coleções de qualidade, mas também capacidade de produção, distribuição e comercialização para o mercado externo. Exemplo concreto dessa lógica integrada e ininterrupta de funcionamento é o criador Luís Buchinho, que já exporta cerca de metade das coleções. Agora que a moda portuguesa subiu à primeira divisão mundial, não faria sentido interromper a estratégia de internacionalização até aqui seguida e, assim, desbaratar o capital de notoriedade já alcançado. O futuro tem de passar por uma aposta cada vez maior nas grandes passerelles internacionais, onde os nossos criadores desfilam lado a lado com nomes como Armani, Versace, Jean-Paul Gaultier ou Dolce & Gabanna. É importante continuar a mostrar ao mundo que Portugal faz bem, com qualidade e design. Também jovens criadores (Carla Pontes, Daniela Barros, Estelita Mendonça, Hugo Costa, Joana Ferreira, João Melo Costa, entre outros) participaram em desfiles e showrooms internacionais com o apoio do Portugal Fashion, marcando assim presença em importantes certames de moda de Londres, Viena, Paris, Copenhaga, Berlim e Madrid. Em 2015, o Portugal Fashion integrou, pela primeira vez, a Milano Moda Donna Fashion Week, com a produção dos desfiles de Carlos Gil e Miguel Vieira no espaço The Mall. Depois desta passagem pela capital da Lombardia, o Portugal Fashion pôde orgulhar-se de já ter participado nas quatro maiores semanas de moda do mundo: Nova Iorque, Londres, Paris e Milão.

16 O projeto Next Step, um novo roteiro promocional do negócio da moda portuguesa organizado pela ANJE, teve início em Durante um ano, até ao final de 2016, o braço comercial do Portugal Fashion desenvolveu 20 ações de promoção internacionais e dois workshops, que abrangeram 16 designers e seis marcas nacionais, com um balanço final francamente positivo. Já neste primeiro trimestre de 2017, o Next Step regressou com mais preponderância e influência na internacionalização de negócios da fileira moda portuguesa. Esteve presente em três ações distintas em Nova Iorque, duas em Paris, uma em Londres e outra em Milão, totalizando sete ações externas. De resto, em 2016 e 2017, o evento passou a integrar no seu calendário anual de apresentações de coleções as quatro principais capitais da moda, verificando-se uma grande recetividade nestes circuitos internacionais quer às criações portuguesas, quer à qualidade técnica do staff do Portugal Fashion.

17 FUNDAÇÃO RONALD MCDONALD ASSOCIA-SE AO PORTUGAL FASHION EM CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO SOCIAL A Fundação Infantil Ronald McDonald associa-se ao 40.º Portugal Fashion para, ao longo do evento, desenvolver uma ação de sensibilização para o trabalho desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). Com recurso a voluntárias, a Fundação vai divulgar e promover os seus programas de cariz social junto do público que assiste ao Portugal Fashion, beneficiando assim da forte afluência que o evento conhece e da sua reconhecida notoriedade pública. O público do Portugal Fashion poderá ficar a conhecer, por exemplo, as Casas Ronald McDonald, uma experiência iniciada em 1974 em Filadélfia (EUA) e que é, atualmente, o principal projeto da Fundação no nosso país. Segundo a referida IPSS, «a ideia subjacente a estas Casas é simples: proporcionar uma casa longe de casa às famílias mais carenciadas das crianças em tratamento hospitalar». Em Portugal, as duas Casas Ronald McDonald, uma em Lisboa e outra no Porto, já acolheram, no total, mais de famílias de diferentes pontos do país. Mundialmente, existem já 365 Casas Ronald McDonald construídas perto de hospitais pediátricos em 42 países. Para o Portugal Fashion, «é muito gratificante poder colaborar com uma instituição que desenvolve uma ação social de inegável interesse para a comunidade. Como tal, estamos à disposição da Fundação Infantil Ronald McDonald para, no que for possível, ajudar esta IPSS a concretizar os seus programas de apoio social, tendo muito gosto e interesse em receber as suas voluntárias nesta 40.ª edição. Aliás, a ANJE preza muito a responsabilidade social de instituições e empresas, estando envolvida em diferentes projetos, ações e parcerias nesta área», destaca o novo presidente da Associação, Adelino Costa Matos.

18 À semelhança do que aconteceu noutros 50 países, a Fundação Infantil Ronald McDonald também foi criada em Portugal, no ano de 2000, com o intuito de promover iniciativas que contribuam para o bem-estar das crianças e das suas famílias. Em 2001, a Fundação foi oficialmente reconhecida como uma IPSS de utilidade pública. A Fundação Infantil Ronald McDonald foi fundada pela Sistemas McDonald s Portugal e conta com o apoio deste grupo, dos franquiados McDonald s, de várias empresas e instituições, de personalidades públicas e também da própria comunidade, que ajudam a IPSS a alcançar os seus objetivos.

19 SIC É A TELEVISÃO OFICIAL DO 40.º PORTUGAL FASHION Ana Rita Clara apresenta os programas de transmissão dos desfiles A SIC volta a ser a televisão oficial do Portugal Fashion, à semelhança das 16 últimas edições do evento. O protocolo assinado entre a organização do Portugal Fashion e a estação de Carnaxide prevê a produção e transmissão de quatro programas de dois minutos na SIC generalista, de oito programas de dois minutos na SIC Mulher e na SIC Caras e ainda de um programa extra de 25 minutos. Os desfiles do 40.º Portugal Fashion outono/inverno vão poder, pois, ser vistos por milhões de telespectadores nos canais do universo SIC. De referir que a produção dos conteúdos dos programas é da responsabilidade da organização do Portugal Fashion, mas de acordo com as guidelines da SIC. De resto, a condução dos programas caberá à conhecida apresentadora Andreia Rodrigues. Há ainda a possibilidade de incluir conteúdos sobre o evento em programas de entretenimento e informativos da SIC, de acordo com a linha editorial dos mesmos.

20 ANTENA 3 É MEDIA PARTNER DO 40.º PORTUGAL FASHION A Antena 3 é media partner do 40.º Portugal Fashion outono/inverno , à semelhança das 11 anteriores edições do evento. Esta estação de rádio pública gizou uma campanha promocional para o Portugal Fashion que inclui spots diários, ofertas de convites para o evento e passatempos variados. Para a direcção do Portugal Fashion, a Antena 3 «é uma rádio jovem, moderna, urbana e que por isso se enquadra na cultura de moda que o evento tem promovido há 20 anos no nosso país. Estamos certos de que o público do Portugal Fashion, bem como o conjunto de pessoas envolvidas na realização do evento, se identificam com a imagem, linha editorial e postura pública da Antena 3».

21 RÁDIO NOVA ERA APOIA 40.º PORTUGAL FASHION COM RUBRICAS E EMISSÕES ESPECIAIS A Rádio Nova Era vai fazer a cobertura radiofónica do 40.º Portugal Fashion, com emissões especiais dedicadas aos preparativos do evento, aos desfiles de moda e ao rescaldo das apresentações das coleções. Uma rubrica diária com o countdown da 40ª edição marca o início da cobertura do evento, para a qual vão ser mobilizados jornalistas, radialistas e técnicos da estação de rádio. Está também prevista uma emissão especial dos desfiles do projeto Bloom, a partir do Palácio dos CTT. Importa referir ainda que a Rádio Nova Era é responsável pela música ambiente das áreas sociais do Palácio dos CTT e da Alfândega do Porto. As escolhas musicais dos radialistas da estação vão, então, animar o convívio que habitualmente se gera nos espaços lounge do Portugal Fashion.

22 40.º PORTUGAL FASHION COM APOIOS E PATROCÍNIOS DE GRANDES MARCAS E INSTITUIÇÕES O 40.º Portugal Fashion conta com o sponsoring de prestigiadas marcas de diferentes setores económicos, que se quiseram associar ao evento. «O Portugal Fashion traz de facto valor acrescentado às marcas, devido à sua notoriedade pública, exposição mediática, dimensão internacional, caráter inovador e qualidade organizativa. Todos estes fatores constroem o goodwill do evento e são motivos que suscitam o interesse comercial das marcas», explica o novo presidente da ANJE, Adelino Costa Matos. Para além desta vertente puramente comercial, o 40.º Portugal Fashion merece o apoio institucional da Câmara Municipal do Porto, que «reconhece deste modo a relevância do evento para o tecido económico, social e cultural da cidade e da região Norte», sublinha o presidente da ANJE. O apoio da autarquia incide, sobretudo, na promoção do 40.º Portugal Fashion e na cedência de espaços para a realização do evento, em concreto o Palácio dos CTT e o Silo Auto Porto. Os patrocínios desta edição incluem a tecnológica Samsung e a Absolut Elyx, marca premium de vodkas do grupo Pernod Ricard. Destacam-se ainda a L Oreal, marca oficial de cabelos do evento, e a MAC, marca oficial de maquilhagem, cabendo à NYX assegurar o make-up dos desfiles do projeto Bloom. Já as viaturas oficiais do Portugal Fashion são da marca Mazda, sendo disponibilizadas pelo grupo MCoutinho. Entre os apoios ao evento, contam-se ainda marcas tão conceituadas como a Ach. Brito, a Pedras, a Somersby, a Carlsberg, a Red Bull, a Bogani, a Arcádia, a Topázio, a Make Notes, a Nobrinde e a Sport Zone.

STORYTAILORS ABREM 36.º PORTUGAL FASHION REFLECTOR NO SUMPTUOSO PALÁCIO FOZ

STORYTAILORS ABREM 36.º PORTUGAL FASHION REFLECTOR NO SUMPTUOSO PALÁCIO FOZ Evento arranca com três desfiles em Lisboa STORYTAILORS ABREM 36.º PORTUGAL FASHION REFLECTOR NO SUMPTUOSO PALÁCIO FOZ Alves/Gonçalves propõem um look sombrio, romântico e introspetivo para a estação fria

Leia mais

Portugal Fashion encerra roteiro internacional em Paris com Diogo Miranda e Luís Buchinho

Portugal Fashion encerra roteiro internacional em Paris com Diogo Miranda e Luís Buchinho Dias 2 e 3 de outubro, no âmbito da Semana de Prêt-à-Porter Portugal Fashion encerra roteiro internacional em Paris com Diogo Miranda e Luís Buchinho Propostas de Luís Buchinho desfilam no Conservatoire

Leia mais

MAIS DE 20 CRIADORES E 14 MARCAS NOS 37 DESFILES DO 38.º PORTUGAL FASHION

MAIS DE 20 CRIADORES E 14 MARCAS NOS 37 DESFILES DO 38.º PORTUGAL FASHION Propostas para o Outono-Inverno de 2016-17 MAIS DE 20 CRIADORES E 14 MARCAS NOS 37 DESFILES DO 38.º PORTUGAL FASHION Um dos maiores calendários de sempre: 21 desfiles de coleções de criadores, 10 de coordenados

Leia mais

EDITAL. Concurso Novos Talentos 2014

EDITAL. Concurso Novos Talentos 2014 APRESENTAÇÃO O Concurso Novos Talentos é responsável por alavancar o mercado de estilismo de moda na Bahia. Promovido pelo Shopping Barra desde 1999, como forma de incentivar a especialização e estabelecer

Leia mais

Programa Oficial. Introdução. Recinto

Programa Oficial. Introdução. Recinto Introdução O Instituto Português do Sangue, IP (IPS) no âmbito do evento alusivo ao Dia Mundial do Dador de Sangue (DMDS) e das comemorações do seu 50º Aniversário, desenvolveu um programa alargado com

Leia mais

1.º DIA DO 35.º PORTUGAL FASHION COM JOVENS CRIADORES E OS CONSAGRADOS STORYTAILORS E ALVES/GONÇALVES

1.º DIA DO 35.º PORTUGAL FASHION COM JOVENS CRIADORES E OS CONSAGRADOS STORYTAILORS E ALVES/GONÇALVES No Teatro Thalia e Museu Nacional de História Natural e da Ciência 1.º DIA DO 35.º PORTUGAL FASHION COM JOVENS CRIADORES E OS CONSAGRADOS STORYTAILORS E ALVES/GONÇALVES Desfiles da Hibu e de João Melo

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÉNIS DE MESA

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÉNIS DE MESA PLANO DE ATIVIDADES 2012 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÉNIS DE MESA DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DESPORTIVA ALTO RENDIMENTO E SELEÇÕES NACIONAIS FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS MARKETING, COMUNICAÇÃO & IMAGEM 1.-

Leia mais

Portugal Fashion em Madrid com Miguel Vieira, Júlio Torcato e Anabela Baldaque

Portugal Fashion em Madrid com Miguel Vieira, Júlio Torcato e Anabela Baldaque Desfiles acontecem dia 9 de fevereiro, no âmbito da Semana de Moda de Madrid Portugal Fashion em Madrid com Miguel Vieira, Júlio Torcato e Anabela Baldaque Portugal é o País convidado da passerelle espanhola

Leia mais

PRESSCLIPPING PORTUGAL FASHION E NEXT STEP LONDRES FEVEREIRO

PRESSCLIPPING PORTUGAL FASHION E NEXT STEP LONDRES FEVEREIRO PRESSCLIPPING PORTUGAL FASHION E NEXT STEP LONDRES FEVEREIRO Associação Nacional de Jovens Empresários Revista de Imprensa 1. Londres, Paris, Milão e Nova Iorque na rota da moda portuguesa, Público Online

Leia mais

CONCURSO DE IDEIAS 2014-2015 JOVENS CRIATIVOS, EMPREENDEDORES PARA O SÉCULO XXI

CONCURSO DE IDEIAS 2014-2015 JOVENS CRIATIVOS, EMPREENDEDORES PARA O SÉCULO XXI 0 REGULAMENTO DO CONCURSO DE IDEIAS 2014-2015 1. OBJETIVOS Através de um concurso de ideias, a iniciativa INOVA! visa: Estimular o espírito empreendedor, criativo e inovador das crianças e dos jovens;

Leia mais

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE BARROSELAS DIA MUNDIAL DA CRIANÇA 31 maio a 7 junho 2013 Biblioteca MENSAGEM DA DIRETORA DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BARROSELAS DRª ROSA CRUZ SER CRIANÇA EM PORTUGAL

Leia mais

Recensão digital Dezembro de 2013

Recensão digital Dezembro de 2013 Educação, Formação & Tecnologias (julho dezembro, 2013), 6 (2), 105 109 Recensão digital Dezembro de 2013 As ferramentas digitais do Mundo Visual http://nlstore.leya.com/asa/newsletters/ev/imagens/html/vfinal.html

Leia mais

PORTUGAL FASHION COMEMORA 20 ANOS COM 31 DESFILES REPARTIDOS POR QUATRO DIAS, DUAS CIDADES, SEIS EDIFÍCIOS E OITO PASSERELLES

PORTUGAL FASHION COMEMORA 20 ANOS COM 31 DESFILES REPARTIDOS POR QUATRO DIAS, DUAS CIDADES, SEIS EDIFÍCIOS E OITO PASSERELLES Sob o tema REFLECTOR e com propostas para a estação fria de 2015-16 PORTUGAL FASHION COMEMORA 20 ANOS COM 31 DESFILES REPARTIDOS POR QUATRO DIAS, DUAS CIDADES, SEIS EDIFÍCIOS E OITO PASSERELLES Descentralização

Leia mais

Orçamento Participativo de Vila Nova de Cerveira

Orçamento Participativo de Vila Nova de Cerveira Orçamento Participativo de Vila Nova de Cerveira PREÂMBULO Os Orçamentos Participativos são símbolos de importância da participação dos cidadãos na sociedade democrática, neste sentido a Câmara Municipal

Leia mais

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 95/VIII COMBATE À INSEGURANÇA E VIOLÊNCIA EM MEIO ESCOLAR

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 95/VIII COMBATE À INSEGURANÇA E VIOLÊNCIA EM MEIO ESCOLAR PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 95/VIII COMBATE À INSEGURANÇA E VIOLÊNCIA EM MEIO ESCOLAR A preocupação com o aumento e as características dos múltiplos episódios de violência vividos na e pela comunidade escolar

Leia mais

Lisboa, Museu de Marinha, 26 de março de 2014

Lisboa, Museu de Marinha, 26 de março de 2014 INTERVENÇÃO DA SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA DEFESA NACIONAL BERTA DE MELO CABRAL Apresentação do Programa Praia Saudável Lisboa, Museu de Marinha, 26 de março de 2014 Só serão válidas as palavras

Leia mais

Noite Europeia dos Investigadores 23 de Setembro

Noite Europeia dos Investigadores 23 de Setembro Noite Europeia dos Investigadores 23 de Setembro Jardim Botânico Tropical 20h00-24h00 Não são necessárias inscrições entrada livre Ateliers de Ciência: a) O que é isto? Um conjunto de 20 fotografias de

Leia mais

1. Exposição SEM - Edições 2007/2013 3. 2. III Caminhada Solidária Caminhar Por Uma Causa 4. 3. Dia Europeu Sem Carros - DESC 6

1. Exposição SEM - Edições 2007/2013 3. 2. III Caminhada Solidária Caminhar Por Uma Causa 4. 3. Dia Europeu Sem Carros - DESC 6 RELATÓRIO FINAL Índice Pág. 1. Exposição SEM - Edições 2007/2013 3 2. III Caminhada Solidária Caminhar Por Uma Causa 4 3. Dia Europeu Sem Carros - DESC 6 4. Campanha Eco Condução Informação e Sensibilização

Leia mais

Composição da Lista A Triénio 2015-2017

Composição da Lista A Triénio 2015-2017 Composição da Lista A Triénio 2015-2017 Composição da lista A e suplentes - triénio 2015-2017 Assembleia Geral Presidente IBM, representada por Conceição Zagalo Secretários Linklaters, representada por

Leia mais

Comissão avalia o impacto do financiamento para as regiões e lança um debate sobre a próxima ronda da política de coesão

Comissão avalia o impacto do financiamento para as regiões e lança um debate sobre a próxima ronda da política de coesão IP/07/721 Bruxelas, 30 de Maio de 2007 Comissão avalia o impacto do financiamento para as regiões e lança um debate sobre a próxima ronda da política de coesão A política de coesão teve um efeito comprovado

Leia mais

Proposta de Patrocínio, Parceria e Apoio

Proposta de Patrocínio, Parceria e Apoio Proposta de Patrocínio, Parceria e Apoio XVII SEPATUR SEMANA PARANAENSE DE TURISMO 1. O EVENTO A SEPATUR - Semana Paranaense de Turismo é um evento de extensão universitária de caráter técnico-científico,

Leia mais

Estudo de Avaliação da Estratégia e do Processo de Implementação das Estratégias de Eficiência Coletiva (EEC) - PROVERE

Estudo de Avaliação da Estratégia e do Processo de Implementação das Estratégias de Eficiência Coletiva (EEC) - PROVERE ESTUDO DE AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA E DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE EFICIÊNCIA COLETIVA () - PROVERE Estudo de Avaliação da Estratégia e do Processo de Implementação das Estratégias de

Leia mais

Prémio Hire.me app. Campanha nacional eskills for Jobs 2016. Regulamento

Prémio Hire.me app. Campanha nacional eskills for Jobs 2016. Regulamento Prémio Hire.me app Campanha nacional eskills for Jobs 2016 Regulamento Na prossecução das suas atribuições legais no domínio da Sociedade de Informação e do Conhecimento em Portugal, em particular ao nível

Leia mais

Portugal Fashion em Paris com Diogo Miranda, Luís Buchinho e Fátima Lopes

Portugal Fashion em Paris com Diogo Miranda, Luís Buchinho e Fátima Lopes Dias 7 e 8 de março, no âmbito da Semana de Prêt-à-Porter Portugal Fashion em Paris com Diogo Miranda, Luís Buchinho e Fátima Lopes Com negócios em vários pontos do globo e notoriedade conquistada entre

Leia mais

RESULTADOS TL Mas 1:45:00.00

RESULTADOS TL Mas 1:45:00.00 RESULTADOS Resultados Masters A Masculinos Masters A Masculinos TL Fem 1:45:00.00 1 246 David Oliveira Gorgulho 1982 CNLA 0:32:14.07 Master A 12 2 225 Francisco Freire Frederico 1984 CFB 0:33:12.52 Master

Leia mais

HOTEIS HERITAGE LISBOA

HOTEIS HERITAGE LISBOA HOTEIS HERITAGE LISBOA Lugares de Tradição Lisboa é uma cidade que desperta os sentidos, que fascina, que envolve. É uma cidade de mistérios e encantos Um sol diferente, luz de cristal azul, rosa, ocre

Leia mais

Brasil Music Exchange é um programa realizado através de uma parceria entre BM&A e Apex-Brasil

Brasil Music Exchange é um programa realizado através de uma parceria entre BM&A e Apex-Brasil Quem somos? Brasil Music Exchange é um programa realizado através de uma parceria entre BM&A e Apex-Brasil Nossa missão é dar suporte para as empresas brasileiras do mercado da música no sentido de aumentar

Leia mais

Promoção Turística Internacional Copa do Mundo 2014 EMBRATUR. Brasília, 25 de agosto de 2011

Promoção Turística Internacional Copa do Mundo 2014 EMBRATUR. Brasília, 25 de agosto de 2011 Promoção Turística Internacional Copa do Mundo 2014 EMBRATUR Brasília, 25 de agosto de 2011 Plano Aquarela Marketing Turístico Internacional do Brasil Desde 2005 é a base metodológica de todo o trabalho

Leia mais

Manual Geral de Aplicação Universal Entrada 2008

Manual Geral de Aplicação Universal Entrada 2008 Universal Entrada 2008 Programa Programa - Manual do Aplicador Teste Universal - 2008 Teste Cognitivo Leitura/Escrita e Matemática Caro alfabetizador(a): Se você está recebendo este material, é porque

Leia mais

CIBERESPAÇO E O ENSINO: ANÁLISE DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR VIANA

CIBERESPAÇO E O ENSINO: ANÁLISE DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR VIANA 203 CIBERESPAÇO E O ENSINO: ANÁLISE DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR VIANA INTRODUÇÃO ¹ Elias Barbosa de Lima filho ² Dr. Flamarion Dutra Alves ¹ eliasbarbosalima141@gmail.com

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO GABINETE DE IMAGEM E COMUNICAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL (GI.COM-IPS)

REGULAMENTO INTERNO DO GABINETE DE IMAGEM E COMUNICAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL (GI.COM-IPS) REGULAMENTO INTERNO DO GABINETE DE IMAGEM E COMUNICAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL (GI.COM-IPS) I ÂMBITO E FINALIDADE 1. O Gabinete de Imagem e Comunicação do Instituto Politécnico de Setúbal

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Capoeira - menino Pé no Chão

Mostra de Projetos 2011. Capoeira - menino Pé no Chão Mostra Local de: Dois Vizinhos Mostra de Projetos 2011 Capoeira - menino Pé no Chão Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Associação Casa

Leia mais

Redação Publicitária reflexões sobre teoria e prática 1

Redação Publicitária reflexões sobre teoria e prática 1 Redação Publicitária reflexões sobre teoria e prática 1 AUTOR: MAGOGA, Bernardo CURSO: Comunicação Social Publicidade e Propaganda/Unifra, Santa Maria, RS OBRA: MARTINS, Jorge S. Redação publicitária Teoria

Leia mais

CURSO INTENSIVO DE BANCA PARA RECÉM-LICENCIADOS

CURSO INTENSIVO DE BANCA PARA RECÉM-LICENCIADOS CURSO INTENSIVO DE BANCA PARA RECÉM-LICENCIADOS Formação a Distância e-learning Base Papel 2015 PORQUÊ ESTE CURSO? Conhecer os fundamentos da atividade bancária constitui uma importante mais-valia para

Leia mais

Discurso de Tomada de Posse do Exmo. Senhor Presidente da Federação Portuguesa de Lutas Amadoras Dr. Pedro Silva

Discurso de Tomada de Posse do Exmo. Senhor Presidente da Federação Portuguesa de Lutas Amadoras Dr. Pedro Silva Discurso de Tomada de Posse do Exmo. Senhor Presidente da Federação Portuguesa de Lutas Amadoras Dr. Pedro Silva Almada, 12 de Janeiro de 2013 Sua Excelência Senhor Secretário de Estado do Desporto e Juventude

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL 2015-2017 DE FOTOGRAFIA A RECRIAR O ENSINO DA FOTOGRAFIA DESDE 1968. ipf.lisboa@ipf.pt ipf.porto@ipf.pt www.ipf.pt.

CURSO PROFISSIONAL 2015-2017 DE FOTOGRAFIA A RECRIAR O ENSINO DA FOTOGRAFIA DESDE 1968. ipf.lisboa@ipf.pt ipf.porto@ipf.pt www.ipf.pt. CURSO PROFISSIONAL DE FOTOGRAFIA 2015-2017 Carlos Guiomar A RECRIAR O ENSINO DA FOTOGRAFIA DESDE 1968 ipf.lisboa@ipf.pt ipf.porto@ipf.pt www.ipf.pt CURSO PROFISSIONAL DE FOTOGRAFIA 2015-2017 O Curso Profissional

Leia mais

PROGRAMA DE CANDIDADURA

PROGRAMA DE CANDIDADURA PROGRAMA DE CANDIDADURA Corpos Directivos Região dos Açores da Ordem dos Engenheiros! 1 de 7! COMPOSIÇÃO DA LISTA RA REGIÃO AÇORES MANDATÁRIOS Duarte Manuel Melo Amorim da Cunha Manuel Carvalho Cansado

Leia mais

Instituto Europeu da Faculdade de Direito de Lisboa. Instituto de Direito Económico Financeiro e Fiscal da Faculdade de Direito de Lisboa

Instituto Europeu da Faculdade de Direito de Lisboa. Instituto de Direito Económico Financeiro e Fiscal da Faculdade de Direito de Lisboa Instituto Europeu da Faculdade de Direito de Lisboa Instituto de Direito Económico Financeiro e Fiscal da Faculdade de Direito de Lisboa (com o apoio do Banco de Portugal, da Fundação Luso- Americana para

Leia mais

Distrito Datas Locais Tipo de evento Aveiro Entre 1 e 17 Outubro

Distrito Datas Locais Tipo de evento Aveiro Entre 1 e 17 Outubro A t i v i d a d e s n o â m b i t o d o 1 7 d e O u t u b r o - 2 0 1 5 - Distrito Datas Locais Tipo de evento Aveiro Entre 1 e 17 Outubro Concelhos do distrito de Aveiro Lançamento de um inquérito (mais

Leia mais

Provas Aferição - 6, 8 e 10 Janeiro 2014. Cédula Nome Profissional PC-OJ DP-IJ PP-DC/DH. 11901P Miguel Teixeira Sala 201 2º Curso 2012

Provas Aferição - 6, 8 e 10 Janeiro 2014. Cédula Nome Profissional PC-OJ DP-IJ PP-DC/DH. 11901P Miguel Teixeira Sala 201 2º Curso 2012 11901P Miguel Teixeira Sala 201 2º Curso 2012 29863P Milene Pinto Anf 101 Sala 201 Anf 101 1º Curso 2012 30849P Cláudia Gomes de Andrade Anf 101 1º Curso 2012 32166P Ana Belém Cardoso Anf 101 Sala 201

Leia mais

Piraí é mais Cultura. Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente)

Piraí é mais Cultura. Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Piraí é mais Cultura Mostra Local de: Piraí do Sul Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: Secretaria de Cultura de Piraí do Sul Cidade:

Leia mais

Introdução. Évora, 18 de outubro de 2014. A Direção da Associação

Introdução. Évora, 18 de outubro de 2014. A Direção da Associação Introdução A dos Amigos da Ludoteca, em parceria com a Câmara Municipal de Évora na promoção dos Direitos da Criança e da Família, pretende desenvolver em 2015 um Plano de Atividades que promova o Direito

Leia mais

PROGRAMA PARA A VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS CULTURAIS VAI SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA São Paulo, Janeiro de 2012.

PROGRAMA PARA A VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS CULTURAIS VAI SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA São Paulo, Janeiro de 2012. PROGRAMA PARA A VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS CULTURAIS VAI SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA São Paulo, Janeiro de 2012 Design D Kebrada 2. Dados do projeto 2.1 Nome do projeto Design D Kebrada 2.2 Data e

Leia mais

O NOSSO LADO GO. Na GO>Express respondemos diariamente a esta questão. Conseguimos inovar porque temos um lado que faz a diferença.

O NOSSO LADO GO. Na GO>Express respondemos diariamente a esta questão. Conseguimos inovar porque temos um lado que faz a diferença. Na GO>Express respondemos diariamente a esta questão. Conseguimos inovar porque temos um lado que faz a diferença. O NOSSO LADO GO Agência: Say U Consulting Director Criativo: Marta Gonçalves Director

Leia mais

1. Perfil A Faculdade de Medicina de Campos foi criada pela Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC), na sessão de 02 de agosto de 1965,

1. Perfil A Faculdade de Medicina de Campos foi criada pela Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC), na sessão de 02 de agosto de 1965, 1. Perfil A Faculdade de Medicina de Campos foi criada pela Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC), na sessão de 02 de agosto de 1965, para se constituir em uma Instituição de Ensino Superior

Leia mais

ESPECIAL. 235º Aniversário Casa Pia 235º ANIVERSÁRIO 02 NEWS JUL 15 CASA PIA DE LISBOA COMEMORA O. Homenagem a Pina Manique

ESPECIAL. 235º Aniversário Casa Pia 235º ANIVERSÁRIO 02 NEWS JUL 15 CASA PIA DE LISBOA COMEMORA O. Homenagem a Pina Manique 02 NEWS JUL 15 CASA PIA DE LISBOA COMEMORA O 235º ANIVERSÁRIO A Casa Pia de Lisboa comemorou o 235º aniversário da sua fundação. Nunca é demais lembrar a sua origem e Missão ligadas umbilicalmente à História

Leia mais

mercados e liberalização Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa

mercados e liberalização Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Regulação económica, mercados e liberalização Pedro Pita Barros Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Princípio geral para a actividade económica - funcionamento do mercado (trocas livres e

Leia mais

33.º PORTUGAL FASHION ARRANCA COM JOVENS CRIADORES E NOVAS TENDÊNCIAS DE VERÃO DITADAS POR STORYTAILORS E ALVES/GONÇALVES

33.º PORTUGAL FASHION ARRANCA COM JOVENS CRIADORES E NOVAS TENDÊNCIAS DE VERÃO DITADAS POR STORYTAILORS E ALVES/GONÇALVES Na Estação de Metro do Cais do Sodré e na Estufa Fria de Lisboa 33.º PORTUGAL FASHION ARRANCA COM JOVENS CRIADORES E NOVAS TENDÊNCIAS DE VERÃO DITADAS POR STORYTAILORS E ALVES/GONÇALVES O pronto-a-vestir

Leia mais

CONTRIBUTO E PROPOSTAS DE ALTERAÇÃO À LEI DO CINEMA PELA ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES DE CINEMA

CONTRIBUTO E PROPOSTAS DE ALTERAÇÃO À LEI DO CINEMA PELA ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES DE CINEMA NOTA PRÉVIA ESTE CONTRIBUTO DA APC É COMPLEMENTAR DO QUE ESTA ASSOCIAÇÃO SUBSCREVEU EM CONJUNTO COM OUTRAS ASSOCIAÇÕES E NÃO SE TRATA DE UMA PROPOSTA DE LEI NOVA MAS SIM UMA ANÁLISE À PROPOSTA DE LEI DA

Leia mais

Visita à Odebrecht 16 de Abril de 2015

Visita à Odebrecht 16 de Abril de 2015 Visita à Odebrecht 16 de Abril de 2015 Introdução Poucas empresas se consolidam no mercado por tanto tempo e com tamanha qualidade, tradição e compromisso na prestação de seus serviços. A 80 anos a Odebrecht

Leia mais

REGIMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 2ª edição

REGIMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 2ª edição REGIMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 2ª edição Índice Preâmbulo 5 Artigo 1.º Escalões Etários, Dimensões do Campo, Bola, Tempo de Jogo e Variantes

Leia mais

LIXO ELETRÔNICO: origens e reaproveitamento

LIXO ELETRÔNICO: origens e reaproveitamento LIXO ELETRÔNICO: origens e reaproveitamento Marcos Felipe Friske dos Santos 1 ; José Henrique Blenke de Almeida Lucena 2 ; Angelo Augusto Frozza 3 INTRODUÇÃO Segundo (MIGUEZ, 200-), "Lixo Eletrônico é

Leia mais

Relatório de Atividades

Relatório de Atividades 1 Relatório de Atividades 2005 I- Introdução A Fundação Fé e Alegria do Brasil é uma sociedade civil de direito privado, de ação pública e sem fins lucrativos, com sede a Rua Rodrigo Lobato, 141 Bairro

Leia mais

Na União Europeia e países europeus (I):

Na União Europeia e países europeus (I): O princípio da CPD diz-nos que as políticas nos vários setores devem contribuir ativamente para os objetivos de luta contra a pobreza e de promoção do desenvolvimento ou, pelo menos, não prejudicarem esses

Leia mais

São Paulo, 17 de Agosto de 2012

São Paulo, 17 de Agosto de 2012 São Paulo, 17 de Agosto de 2012 Discurso do Presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini, no 22º Congresso da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores - Fenabrave Senhoras

Leia mais

Memórias do trabalho

Memórias do trabalho Universidade Popular do Porto Candidatura de projecto à Porto 2001 SA, Capital da Cultura Memórias do trabalho testemunhos do Porto laboral no sé culo XX Agosto de 1999 (reformulação em Setembro de 2000)

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto Castanheira de Pera. Plano. Estudos. Desenvolvimento. Currículo

Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto Castanheira de Pera. Plano. Estudos. Desenvolvimento. Currículo Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto Castanheira de Pera Plano de Estudos e Desenvolvimento do Currículo Educação Pré Escolar A Educação Pré-Escolar afigura-se como a primeira etapa da educação básica

Leia mais

Conselho Local de Ação Social

Conselho Local de Ação Social Conselho Local de Ação Social Índice Introdução... 6 Eixo I - Demografia... 7 Eixo II Educação/Nível de Instrução... 8 Eixo III Economia... 11 Eixo IV Grupos Vulneráveis... 13 Avaliação.26 2 Ficha Técnica

Leia mais

O ensino da música através da criação e sonorização de uma história para a produção de um vídeo educativo

O ensino da música através da criação e sonorização de uma história para a produção de um vídeo educativo O ensino da música através da criação e sonorização de uma história para a produção de um vídeo educativo Paulo Ricardo Ulrich 1 Israel Silva de Oliveira 2 Cristina Rolim Wolffenbüttel 3 cristina-wolffenbuttel@uergs.edu.br

Leia mais

Guia Sudoe - Para a elaboração e gestão de projetos Versão Portuguesa Ficha 7.0 Auxílio estatal

Guia Sudoe - Para a elaboração e gestão de projetos Versão Portuguesa Ficha 7.0 Auxílio estatal Guia Sudoe - Para a elaboração e gestão de projetos Versão Portuguesa Ficha 7.0 Auxílio estatal 2 Ficha 7.0 Auxílio estatal Índice 1 Princípio... 5 2 Definição do conceito de auxílios estatais... 6 3 Quem

Leia mais

Sustentabilidade transversal

Sustentabilidade transversal Galp Voluntária 1 Galp Voluntária A Galp Voluntária é o programa estruturado de voluntariado da Galp Energia que procura facilitar, concretizar e potenciar iniciativas de voluntariado empresarial destinadas

Leia mais

Europass Curriculum Vitae

Europass Curriculum Vitae Europass Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido / Nome próprio Silva, Pedro Miguel Fernandes da Nacionalidade Portuguesa Data de nascimento 26-08-1981 Género Masculino Emprego pretendido Habilitações

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AE) 60 minutos

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AE) 60 minutos Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AE) 60 minutos Prova de certificação de nível de proficiência linguística no âmbito do Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro,

Leia mais

Dados do site (período 10/03/16 a 08/04/16) *Fonte: Google Analytics / Blog do Bom Gosto

Dados do site (período 10/03/16 a 08/04/16) *Fonte: Google Analytics / Blog do Bom Gosto A marca A marca Bom Gosto por Gabriela Rossi engloba o site Blog do Bom Gosto, que aborda os temas gastronomia/bem-estar/moda; e seu respectivo canal no Youtube, que traz os programas Cozinha do Bom Gosto

Leia mais

PEQUENAS EMPRESAS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS TENDÊNCIAS E PRÁTICAS ADOTADAS PELAS EMPRESAS BRASILEIRAS

PEQUENAS EMPRESAS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS TENDÊNCIAS E PRÁTICAS ADOTADAS PELAS EMPRESAS BRASILEIRAS PEQUENAS EMPRESAS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS TENDÊNCIAS E PRÁTICAS ADOTADAS PELAS EMPRESAS BRASILEIRAS EMENTA O presente estudo tem por finalidade abordar o comportamento recente das pequenas empresas na

Leia mais

Os recursos tecnológicos na Educação de Jovens e Adultos: um diferencial no processo ensino aprendizagem.

Os recursos tecnológicos na Educação de Jovens e Adultos: um diferencial no processo ensino aprendizagem. Os recursos tecnológicos na Educação de Jovens e Adultos: um diferencial no processo ensino aprendizagem. Fátima Aparecida Machado dos Santos Centro Educacional de Jovens e Adultos /Secretaria Municipal

Leia mais

ANO LETIVO 2015/2016. ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE MEDIATIZADO Listagem de Alunos

ANO LETIVO 2015/2016. ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE MEDIATIZADO Listagem de Alunos ANO LETIVO 2015/2016 ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE MEDIATIZADO Listagem de Alunos B.I./C.C. 1 14394524 2 31084214 3 14811420 4 270751637 5 14907495 6 14046880 7 30055185 8 11001701 9 11537976 10 10393884

Leia mais

LISTA ORDENADA Horário _2_ Setembro 2012 Psicólogo

LISTA ORDENADA Horário _2_ Setembro 2012 Psicólogo LISTA ORDENADA Horário _2_ Setembro 2012 Psicólogo Os cinco primeiros candidatos deverão contactar a Escola Sede do Agrupamento de Escolas do Barreiro- Escola Básica D. Luís Mendonça Furtado para confirmar

Leia mais

A LEI DE BASES DA ECONOMIA SOCIAL (LBES) PALAVRAS-CHAVE: Lei de Bases Economia Social Princípios estruturantes - CRP Princípios orientadores - LBES

A LEI DE BASES DA ECONOMIA SOCIAL (LBES) PALAVRAS-CHAVE: Lei de Bases Economia Social Princípios estruturantes - CRP Princípios orientadores - LBES A LEI DE BASES DA ECONOMIA SOCIAL (LBES) PALAVRAS-CHAVE: Lei de Bases Economia Social Princípios estruturantes - CRP Princípios orientadores - LBES 1. O QUE É UMA LEI DE BASES? Uma lei de bases é uma lei

Leia mais

Índice. Contacto G R Ü N E N T H A L S. A. D O S S I E R D E I M P R E N S A 2 0 1 6. Informação Geral... 2. Perfil da empresa...

Índice. Contacto G R Ü N E N T H A L S. A. D O S S I E R D E I M P R E N S A 2 0 1 6. Informação Geral... 2. Perfil da empresa... Índice Informação Geral... 2 Perfil da empresa... 3 Grünenthal Portugal... 4 Investigação & Desenvolvimento... 5 Responsabilidade Social... 7 Contacto Grünenthal Portugal Elisabete Godinho elisabete.godinho@grunenthal.com

Leia mais

PROJETO DE PARCERIA EXPOSITOR

PROJETO DE PARCERIA EXPOSITOR PROJETO DE PARCERIA EXPOSITOR Realização: Amda Associação Maranhense de Distribuidores e Atacadista Amasp Associação Maranhense de Supermercados Fiema Federação das Indústrias do Estado do MA 1 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

GrupoFercar. Um grupo de referência

GrupoFercar. Um grupo de referência GrupoFercar Um grupo de referência Com 30 anos de experiência, know how e talento, o Grupo Fercar tornou-se uma referência capaz de providenciar uma vasta gama de produtos e serviços, dos quais se destacam

Leia mais

ISAL - por José Quaresma (director geral do ISAL)

ISAL - por José Quaresma (director geral do ISAL) ISAL - por José Quaresma (director geral do ISAL) O ISAL Instituto Superior de Administração e Línguas, instituto superior politécnico, foi a primeira instituição de ensino superior da Região Autónoma

Leia mais

Identidade e trabalho do coordenador pedagógico no cotidiano escolar

Identidade e trabalho do coordenador pedagógico no cotidiano escolar 9 Considerações finais A partir da análise dos dados coletados nessa pesquisa algumas considerações finais se fazem pertinentes em relação às questões iniciais levantadas nesta pesquisa. 9.1 Identidade

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA

REGULAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA Da natureza, nada se tira a não ser fotos, nada se deixa além de pegadas e nada se leva além de lembranças. REGULAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA Enquadramento O Concurso fotografia Natureza em Destaque

Leia mais

A partir da avaliação ex-ante: oportunidades e desafios do POCH

A partir da avaliação ex-ante: oportunidades e desafios do POCH A partir da avaliação ex-ante: oportunidades e desafios do POCH António Manuel Figueiredo Quaternaire Portugal 1º EVENTO ANUAL 2016.03.16 Lisboa Estrutura da apresentação TÓPICO 1 - A Agenda Estratégica

Leia mais

Insight for a better planet SOLUÇÕES EM PLANEJAMENTO, AGENDAMENTO E OTIMIZAÇÃO FLORESTAL

Insight for a better planet SOLUÇÕES EM PLANEJAMENTO, AGENDAMENTO E OTIMIZAÇÃO FLORESTAL Insight for a better planet SOLUÇÕES EM PLANEJAMENTO, AGENDAMENTO E OTIMIZAÇÃO FLORESTAL www.remsoft.com 1 Excelência em planejamento e otimização de processos decisórios Líder em tecnologias de otimização

Leia mais

PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2016

PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2016 PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2016 O programa Talentos da Educação é uma iniciativa da Fundação Lemann para apoiar pessoas talentosas e comprometidas com a melhoria da educação no Brasil. A proposta é

Leia mais

Capítulo I Disposições Gerais

Capítulo I Disposições Gerais Regulamento Municipal do Banco Local de Voluntariado de Marco de Canaveses Preâmbulo A Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro, estabelece as bases do enquadramento jurídico do voluntariado, visando promover e

Leia mais

RELATÓRIO ABERTO AO TORCEDOR GAMENSE TERTULIANO PINHEIRO

RELATÓRIO ABERTO AO TORCEDOR GAMENSE TERTULIANO PINHEIRO RELATÓRIO ABERTO AO TORCEDOR GAMENSE TERTULIANO PINHEIRO PROJETO INICIAL Em 8 de maio de 2014, a 10 Sports e o publicitário Tertuliano Pinheiro começaram um trabalho na Sociedade Esportiva do Gama. O

Leia mais

CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE GEOTECNIA CONGRESSO NACIONAL DE GEOTECNIA BOLETIM Nº 1. www.geo2008.uc.pt DE 7 A 11 DE ABRIL 2008 COIMBRA, PORTUGAL

CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE GEOTECNIA CONGRESSO NACIONAL DE GEOTECNIA BOLETIM Nº 1. www.geo2008.uc.pt DE 7 A 11 DE ABRIL 2008 COIMBRA, PORTUGAL BOLETIM Nº 1 Departamento de Engenharia Civil Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra CONGRESSO NACIONAL DE GEOTECNIA CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE GEOTECNIA DE 7 A 11 DE ABRIL 2008

Leia mais

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS(LIBRAS) AULA 03: O PROFISSIONAL TRADUTOR E INTÉRPRETE DA LÍNGUA DE SINAIS (TILS) TÓPICO 03: O PROFISSIONAL INTÉRPRETE DA LÍNGUA DE SINAIS (ILS) E SUA ATUAÇÃO NA ESCOLARIZAÇÃO

Leia mais

Acessibilidade inovadora

Acessibilidade inovadora Acessibilidade inovadora Como a UniEvangélica promoveu a integração entre sua comunidade de ouvintes e 22 colaboradores com deficiência auditiva Visão geral A UniEvangélica é uma instituição de ensino

Leia mais

Ano letivo 2015/2016 CONTRATAÇÃO DE ESCOLA. Horário 50 - GR110-1º Ciclo do Ensino Básico - 25h LISTA ORDENADA DE GRADUAÇÃO PROFISSIONAL

Ano letivo 2015/2016 CONTRATAÇÃO DE ESCOLA. Horário 50 - GR110-1º Ciclo do Ensino Básico - 25h LISTA ORDENADA DE GRADUAÇÃO PROFISSIONAL CONTRATAÇÃO DE ESCOLA Horário 50 - GR110-1º Ciclo do Ensino Básico - 25h LISTA ORDENADA DE GRADUAÇÃO PROFISSIONAL 1 9926788696 Célia Maria Lopes de Sá 28,852 2 5687889116 Daniela Marília Pojo Sousa 28,501

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS - REITORIA POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA UFMT.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS - REITORIA POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA UFMT. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS - REITORIA POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA UFMT. Elaborado por: Joíra Martins Supervisão: Prof. Paulo

Leia mais

PASTILHAS DE INOX, COMO REVESTIMENTO

PASTILHAS DE INOX, COMO REVESTIMENTO PASTILHAS DE INOX, COMO REVESTIMENTO CONCEITO A linha de pastilhas de inox da Mozaik concretiza o sonho arquitetônico e artístico de se utilizar os metais e todas as suas possibilidades da mesma forma

Leia mais

PROJECTO FUNDAMENTAÇÃO

PROJECTO FUNDAMENTAÇÃO PROJECTO FUNDAMENTAÇÃO No seguimento das propostas apresentadas por esta Direcção Regional de Educação para o Plano de Acompanhamento dos Centros de Recursos TIC (CRTIC) no ano de 2011, com uma linha orientadora

Leia mais

PHC CS. Loja Web. A sua loja online integrada com o PHC CS Gestão. Aproveite todos os benefícios do seu negócio online

PHC CS. Loja Web. A sua loja online integrada com o PHC CS Gestão. Aproveite todos os benefícios do seu negócio online PHC CS Loja Web Aproveite todos os benefícios do seu negócio online Venda a qualquer hora, em qualquer local Atinja novos mercados Modernize a imagem do seu negócio Melhore o seu serviço ao cliente Evite

Leia mais

É importante destacar que em 2016 ocorrerão simultaneamente os seguintes eventos:

É importante destacar que em 2016 ocorrerão simultaneamente os seguintes eventos: º Encontro Estadual de Serviços-Escola de Psicologia do Estado de São Paulo 2º Encontro Nacional de Serviços-Escola de Psicologia/6º Encontro Nacional de Supervisores de Psicologia 2016 Introdução ao projeto

Leia mais

Módulo 6: Desenho Industrial

Módulo 6: Desenho Industrial Nota: Este módulo requer cerca de 2 horas de estudo. Você encontrará espaços convenientes para fazer os intervalos de estudo após cada seção principal. Módulo 6: Desenho Industrial Objetivos Ao final deste

Leia mais

GUIA PRÁTICO RESPOSTAS SOCIAIS INFÂNCIA E JUVENTUDE CRIANÇAS E JOVENS EM SITUAÇÃO DE PERIGO

GUIA PRÁTICO RESPOSTAS SOCIAIS INFÂNCIA E JUVENTUDE CRIANÇAS E JOVENS EM SITUAÇÃO DE PERIGO Manual de GUIA PRÁTICO RESPOSTAS SOCIAIS INFÂNCIA E JUVENTUDE CRIANÇAS E JOVENS EM SITUAÇÃO DE PERIGO INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/11 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia

Leia mais

Projeto: Os 3 porquinhos

Projeto: Os 3 porquinhos Projeto: Os 3 porquinhos Este projeto surgiu do desenvolvimento do projeto anterior A casa e uma das histórias que surgiu foi Os 3 porquinhos. Através desta história,todo o grupo mostrou grande entusiasmo

Leia mais

CONCLUSÕES E CONTRIBUTOS DOS PARTICIPANTES NO WORKSHOP SOBRE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL 28-01-2009

CONCLUSÕES E CONTRIBUTOS DOS PARTICIPANTES NO WORKSHOP SOBRE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL 28-01-2009 CONCLUSÕES E CONTRIBUTOS DOS PARTICIPANTES NO WORKSHOP SOBRE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL 28-01-2009 Aos alunos participantes foram colocadas de forma informal, um conjunto de questões: 1- Qual o meio de transporte

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Paraguai. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Paraguai. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Paraguai Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios No Paraguai, as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) podem ser classificadas

Leia mais

SUBGERÊNCIA DE GESTÃO DE DESEMPENHO

SUBGERÊNCIA DE GESTÃO DE DESEMPENHO GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS GDP SUBGERÊNCIA DE GESTÃO DE DESEMPENHO REITOR Prof. Lourisvaldo Valentim da Silva VICE-REITORA Profa. Adriana dos Santos Marmori Lima PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Formação-ação no domínio da competitividade e internacionalização -Portugal 2020- Maria José Caçador 15.abril.2016

Formação-ação no domínio da competitividade e internacionalização -Portugal 2020- Maria José Caçador 15.abril.2016 Formação-ação no domínio da competitividade e internacionalização -Portugal 2020- Maria José Caçador 15.abril.2016 ENQUADRAMENTO SISTEMA DE INCENTIVOS ÀS EMPRESAS Inovação Empresarial e Empreendedorismo

Leia mais

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013 RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013 I. Introdução O ano de 2013 foi um ano marcado por grandes investimentos na Comunidade Terapêutica, por forma a criar condições estruturais que possibilitem a formação e integração

Leia mais