Regulação de Energia nos Países de Língua Oficial Portuguesa 29 de Maio de 2008

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Regulação de Energia nos Países de Língua Oficial Portuguesa 29 de Maio de 2008"

Transcrição

1 4,5/4,5 CM 4,5/4,5 CM 4,5/4,5 CM 4,5/4,5 CM Regulação de Energia nos Países de Língua Oficial Portuguesa 29 de Maio de 2008 A LIBERALIZAÇÃO DO MERCADO ENERGÉTICO Professor Catedrático Convidado de Gestão Instituto Superior Técnico Professor Catedrático Convidado de Economia Portuguesa - Instituto Superior de Gestão Administrador da Sociedade Portuguesa de Inovação miraamaral@spi.pt; Tel: ; Fax:

2 Índice I. As razões económicas e sociais para a intervenção do Estado na Economia II. As políticas de concorrência e regulação III. Autoridade nacional de concorrência e reguladores económicos sectoriais - o caso português IV. Concorrência, liberalização e regulação nos sectores eléctrico e do gás a ERSE e o caso Português V. O Mercado Ibérico O MIBEL e a MIBGAS

3 I As razões económicas e sociais para a intervenção do Estado na Economia Há duas razões para a intervenção do Estado na economia, mesmo numa economia de mercado: falhas de mercado (market failures) equidade (equity) Market failures (falhas de mercado) O mercado falha na afectação eficiente dos recursos Equity (equidade) d Trata-sedumcasoemqueoEstadopodeintervir,mesmosemhaverfalhasde mercado, pelo facto do output do jogo de mercado levar a desigualdades e distorções sociais inaceitáveis

4 I As razões económicas e sociais para a intervenção do Estado na Economia I.1 - Tipos de falhas de mercado assimetrias de informação bens públicos monopólios naturais Externalidades selecção adversa (quando compradores de serviços tendem a impor custos e restrições anormais ao fornecedor ou quando os vendedores tendem a excluir certos consumidores moral hazard (prejuízo moral) quando pessoas que têm um seguro têm um incentivo para provocar o acidente que as faz receber o valor do seguro em causa

5 I As razões económicas e sociais para a intervenção do Estado na Economia Public goods (bens públicos) não rivalidade (consumo por um não exclui o consumo pelos outros) não exclusão (os utilizadores não podem ser impedidos de consumir o bem) Pi Private goods (bens privados) são rivais e exclusivos Common property goods (bens de propriedade comum) rivais mas não são exclusivos Ex: sistemas de irrigação de água Club goods (bens de clube) não rivais mas exclusivos Ex: auto-estradas e pontes com portagem

6 I As razões económicas e sociais para a intervenção do Estado na Economia Externalities (externalidades) d quando as acções de uma pessoa ou empresa prejudicam ou beneficiam terceiros externalidades negativas Ex: poluição externalidades d positivas Ex: projectos de formação profissional e de investigação e desenvolvimento tecnológico (I&DT) numa empresa Natural monopoly (monopólio natural) quando o custo unitário de fornecer um bem ou serviço para um consumidor adicional i decresce de tal forma que não faz sentido haver concorrência através de empresas alternativas. Essa concorrência só iria aumentar o custo do fornecimento Mas monopólios naturais quando são privatizados implicam regulação económica para impedir abusos de poder dominante por parte do monopolista.

7 II As políticas de concorrência e regulação REGULAÇÃO Regular é estabelecer regras para os casos em que as condições de eficiência económica não são atingidas pela livre operação das empresas privadas (falha de mercado) e por isso há uma intervenção pública. A regulação implica pois uma intervenção em sectores com a consequente regulação das empresas nesses sectores. Temos duas situações de regulação: Políticas de concorrência ou regulação horizontal ex-post Regulação económica sectorial ex-ante de monopólios públicos ou de situações em que há outras falhas de mercado (Por exemplo no sistema financeiro, não há monopólios naturais mas há assimetrias de inflamação e por isso há a chamada supervisão, que é a regulação económica).

8 II As políticas de concorrência e regulação CONCORRÊNCIA IMPERFEITA E POLÍTICAS PARA A DEFESA DA CONCORRÊNCIA Há empresas que têm a capacidade de subir o preço devendaemrelação ao custo marginal (custo de produzir mais uma unidade). Pode-se então dizer que têm alguma capacidade de exercer poder de mercado. Há também casos em que o número de empresas no mercado é reduzido, tendo entãocadaumadelasalgumainfluênciasobreopreçoeportantoalgumpoder de mercado. Havendo poucas empresas, tal facilitará acordos entre elas para actuarem concertadamente no mercado, limitando o poder de escolha dos consumidores. Tais acordos são obviamente lesivos para os clientes, pois que restringem a concorrência, e por isso o poder público poderá intervir na defesa dos clientes.

9 II As políticas de concorrência e regulação Nascem assim as políticas de concorrência que têm como objectivo: Proibir operações de concentração (fusões e aquisições de empresas) de que possa resultar uma diminuição substancial de concorrência Proibir acordos entre empresas dos quais resulta uma limitação à concorrência entre elas pois que tais acordos prejudicam os consumidores, restringindo-lhes a escolha e reforçando a capacidade das empresas concertadas aumentarem o seu poder de mercado sobre os clientes. Impedir abusos de poder de mercado, face a clientes e concorrentes, de grandes empresas com poder de mercado substancial. Tais abusos dessas empresas terão a ver por exemplo com a recusa a venderem um bem ou condicionar essa venda à venda doutro bem correlacionado.

10 II As políticas de concorrência e regulação A política de concorrência faz a chamada regulação ex-post pois que: As proibições de determinados comportamentos ou a sua penalização só se fazem depois da autoridade da concorrência verificar que tais actos violaram as leis da concorrência São regras de aplicação geral para todos os sectores da economia e por isso a política de concorrência faz regulação horizontal Normalmente as intervenções não são ao nível dos preços ou da qualidade d do serviço da empresa, mas sim para penalizarem comportamentos ou estabelecerem restrições è execução de certas estratégias. Nalguns casos, contudo, a política de concorrência pode dar lugar a acções preventivas, como no caso das fusões e aquisições. Nestes casos o movimento da fusão entre duas empresas ou da compra de uma por outra, desde que essas operações estejam abrangidas pelo Regulamento das Concentrações, fica dependente da aprovação prévia da autoridade da concorrência, que poderá impedir ou aprovar sob certas condições (impondo os chamados remédios ) com vista a evitar uma concentração ce excessiva numa dada indústria.

11 II As políticas de concorrência e regulação REGULAÇÃO ECONÓMICA SECTORIAL Como já vimos, o monopólio natural é um caso de falha do mercado. Justifica-sese então em termos de defesa dos clientes, uma intervenção pública ex-ante para fixação de preços e estabelecimentos de normas e critérios de qualidade de serviço para evitar o abuso do poder de mercado do monopolista. Há casos de monopólio natural em vários ái sectores (redes de transportet e distribuição de electricidade, gás natural, água por exemplo). Em tais casos haverá um regulador económico por cada sector de actividade, pois que as questões são distintas t por sector. As falhas de mercado não estão restringidas aos monopólios naturais justificando-se então que haja regulação económica sectorial também para as outras falhas de mercado, como as assimetrias i de informação (caso do sector financeiro).

12 II As políticas de concorrência e regulação REGULAÇÃO E INTEGRAÇÃO ECONÓMICA Com os processos de integração económica em blocos regionais e com a globalização dos mercados, os mercados nacionais tendem a integrar-se em mercados mais vastos e dilui-se o poder político dos estados nacionais sobre o seu espaço económico geográfico. Com o alargamento geográfico dos mercados em que as empresas concorrem, o elevado poder do mercado que poderiam ter num mercado nacional, diminui pois irão competir num mercado mais alargado, pondo-se então questões de igualdadedetratamentonoâmbitoeuropeu para as empresas dos vários países. A politica de concorrência desloca-se do âmbito nacional para o âmbito regional, sendo então o mercado relevante o mercado regional e não mais o mercado nacional. Por outro lado, à globalização está associado o desenvolvimento e generalização da presença de empresas multinacionais que beneficiam de uma grande mobilidade geográfica entre os países, a qual lhes vai dar um grande poder negocial com os governos nacionais, i coisa que as empresas de base locall não têm. Tudo isto põe novos problemas ao poder político de base nacional.

13 II As políticas de concorrência e regulação Em Portugal já se percebeu que não há apenas a política nacional de concorrência, tendo que não esquecer a política de concorrência comunitária. Também no caso dos reguladores económicos nacionais, se torna evidente a necessidade de articulação entre os vários reguladores nacionais ou mesmo a criação dum regulador europeu (como se falou na energia), pois que caminhamos para um mercado único europeu mesmo nos sectores sujeitos a essa regulação económica nacional. Recomenda-se a este propósito a leitura do livro do Eng. Eduardo Lopes Rodrigues O ESSENCIAL DA POLÍTICA DE CONCORRÊNCIA editado pelo INA.

14 III Autoridade nacional da concorrência e reguladores económicos sectoriais - o caso português Um regulador económico visa colmatar as falhas de mercado ( market failures ), casos em que o mercado falha na afectação eficiente dos recursos. Como regulação económica sectorial, temos em Portugal o caso da ERSE para colmatar a falha de mercado-monopólio natural nas redes energéticas, a ANACOM nas telecomunicações, o Banco de Portugal e o ISP, na banca e seguros respectivamente, para colmatar falhas de mercado ligadas a assimetrias de informação no sistema financeiro. Estes reguladores actuam normalmente exante, através de normas e regulamentos. Em suma temos em Portugal: Banco de Portugal como regulador económico do sector bancário Instituto de Seguros de Portugal no sector dos seguros CMVM no mercado de valore mobiliários ANACOM nas telecomunicações ERSE na electricidade e gás natural Instituto Regulador das Águas e dos Resíduos

15 III Autoridade nacional da concorrência e reguladores económicos sectoriais - o caso português Mas em teoria, os reguladores económicos não têm a ver com a Política de Concorrência (designadamente Fusões e Aquisições) que é em Portugal da responsabilidade da Autoridade da Concorrência. Esta actua sobre todos os sectores, normalmente à posteriori ex-post depois de determinada prática restritiva titi ter ocorrido. Mas por actuar sobre todos os sectores, também se lhe pode chamar um regulador horizontal, em antítese aos reguladores económicos sectoriais. Os reguladores económicos sectoriais têm um caracter mais operacional, actuando constantemente sobre o mercado, ao passo que a Autoridade da Concorrência tem uma actuação mais jurídica, levantando um processo quando se verifica uma prática restritiva titi de concorrência.

16 IV Concorrência, liberalização e regulação nos sectores eléctrico e do gás a ERSE e o caso Português De notar que no sector eléctrico, pode haver concorrência na produção. O transporte e a distribuição (monopólios naturais) é que têm de ser regulados. Neste contexto, a liberalização da distribuição, retalho eléctrico, significará que a empresa distribuidora perderá uma das suas funções (comercializar e vender a electricidade ao cliente) mas mantém a função de transportar sobre a sua rede (monopólio natural) a energia do comercializador, o qual lhe vai ter de pagar um fee pelo serviço de transporte.

17 IV Concorrência, liberalização e regulação nos sectores eléctrico e do gás a ERSE e o caso Português É fácil de compreender que ao pensarmos na privatização do Grupo Electricidade de Portugal era necessário criarmos previamente a ENTIDADE REGULADORA DO SECTOR ELÉCTRICO (ERSE). Foi o que fizemos no pacote legislativo para o sector eléctrico aprovado a 27 de Julho de 1995 composto porsete Decretos-Lei, os quais estabeleciam as bases de organização do sector eléctrico, os regimes de exercício das actividades de produção, transporte e distribuição de energia eléctrica, o regime de co-geração, e a criação do regulador a ERSE Em suma, sendo o sector eléctrico em Portugal um negócio já maduro, a ele deveria aplicar-se a lógica anglo-saxónica da regulação e concorrência, por forma a evitar rendas de situação do operador dominante. A ERSE deveria ter três papeis fundamentais: evitar o abuso do poder dominante das operadoras das redes de distribuição (monopólios naturais) sobre os clientes; fixar os preços peçosda electricidade, eect cdade, precavendo peca e doa tentação tação do poder político em os utilizar de acordo com a gestão do ciclo político-eleitoral, o que era muito importante para dar confiança aos investidores numa fase de privatização da EDP; garantir o acesso por terceiros à Rede de Transporte, fixando osvalores das portagens a cobrar pela Rede de Transporte (rede regulada) por esse serviço de transportar a energia, garantindo assim a não discriminação de terceiros, em relação à EDP.

18 IV Concorrência, liberalização e regulação nos sectores eléctrico e do gás a ERSE e o caso Português Devo no entanto confessar que a independência da ERSE em relação ao governo, nomeadamente na fixação dos preços, talvez tenha sido excessiva (embora teoricamente correcta), e contrasta com a situação espanhola em que não há esse poder de fixação dos preços pela CNE. Como já escrevi aliás, a ERSE, mesmo que independentemente do Governo, deverá responder perante alguém pois que a ERSE não é independente da economia portuguesa que lhes paga no fundo os salários. Questões como a do preço da energia para a Auto Europa e outros grandes consumidores, em que a diferença em relação a Espanha era patente, fizeram-me pensar que era necessário arranjar alguma forma de accountability daerse, pois que a ERSE não pode ser insensível a questões cruciais para a nossa economia. Já o caso do gás natural em termos de regulação e concorrência era diferente. Como sector emergente, precisava ser protegido da concorrência, única forma de se conseguir financiar e viabilizar a dispendiosa infraestrutura de pipelines. Quem constroi e gere essas infraestruturas não tem rendas de situação na fase de arranque. Por isso negociámos com a União Europeia uma derrogação à directiva europeia de liberalização do gás natural (semelhante à da liberalização da electricidade), derrogação que termina em Neste contexto também não fazia sentido haver no arranque do projecto regulação económica do gás natural.

19 IV Concorrência, liberalização e regulação nos sectores eléctrico e do gás a ERSE e o caso Português O actual governo vai antecipar esse calendário, abrindo antes de 2008 o gás natural à concorrência. No fundo, em termos de regulação e concorrência, os sectores da electricidade e gás natural ficarão em igualdade de circunstâncias e assim sendo, o gás natural também deverá ser sujeito a uma regulação económica idêntica à da electricidade, pelo que faz sentido que a ERSE passe também a abarcar o sector do gás natural, como foi aliás já legislado. Estando os mercados abertos, isto permitirá uma simetria entre a GALP e a EDP, ou seja que a GALP se possa tornar também player eléctrico ( o que aliás já era possível no meu tempo em termos de legislação para a produção de electricidade) e que a EDP possa entrar e desenvolver um negócio do gás natural, em concorrência com os operadores existentes, designadamente Gás de Portugal (actualmente integrada na GALP). Ao abrir os mercados, o governo fez (e bem) o que tinha a fazer. Não havendo mais barreiras legais, serão as estratégias dos players (designadamente EDP e GALP) que deverão apontar o caminho a seguir nos negócios da electricidade e gás natural. O problema por-se-á a nível empresarial e não mais a nível legislativo.

20 V O Mercado Ibérico o MIBEL e o MIBGAS V.1 - O SISTEMA ELÉCTRICO EUROPEU O sistema eléctrico europeu era à data, com algumas excepções, apenas a sobreposição dos sistemas nacionais os quais tinham sido pensados numa lógica de mercado nacional fechado. Por isso, os movimentos de energia entre as várias redes eléctricas nacionais eram muito pequenos, apenas cerca de 2% da capacidade electroprodutora instalada na União Europeia. Assim, as interligações entre as redes eléctricas nacionais tinham sido feitas numa óptica de segurança e apoio a uma rede pelas redes vizinhas num caso de emergência e não numa óptica económica de transporte de energia eléctrica dumas redes para outras para optimizar do ponto de vista económico as capacidades de produção existentes. Tal constitui pois um constrangimento a um mercado único de electricidade à escala comunitária, com transacções de compra e venda de energia a essa escala. Por exemplo, a capacidade de transporte entre Espanha e França é pequena, pelo que a Península Ibérica é quase uma "ilha" eléctrica em relação ao Continente Europeu. Neste contexto, não é realista falar-se dum mercado único de electricidade à escala europeia, mas sim de criação de mercados eléctricos à escala regional, de que o Mercado Ibérico de Electricidade (MIBEL) seria um exemplo.

21 V O Mercado Ibérico o MIBEL e o MIBGAS V.2 O MERCADO ÚNICO E A DIRECTIVA EUROPEIA Aproveitando a criação do mercado único europeu, a Comissão Europeia lançou o processo de liberalização dos sectores eléctricos nacionais, que culminou com a Directiva 96/92/CE de Dezembro de A Directiva da electricidade veio então promover a criação dum mercado concorrencial da electricidade: (1) separando as actividades de produção, transporte e distribuição; ib i (2) liberalizando o acesso de terceiros às redes de transporte t e distribuição (Third Part Acess - TPA); (3) criando a figura de regulador independente em cada país.

22 V O Mercado Ibérico o MIBEL e o MIBGAS A PRODUÇÃO, O TRANSPORTE E A DISTRIBUIÇÃO A área de produção nas utilities eléctricas começou a sofrer uma forte competição. O sector de produção de energia eléctrica não é um monopólio natural, podendo e devendo haver concorrência entre vários produtores. O transporte e a distribuição de energia eléctrica - monopólios naturais - continuarão a ser regulados e a beneficiar naturalmente das economias de escala na manutenção e operação das redes. Não havendo redes alternativas que as substituíssem, o que se forçou foi as utilities detentoras dessas redes a permitirem que novos operadores as utilizassem numa lógica de auto-estradas de energia. Transformaram-se assim essas redes das utilities em redes de acesso público por terceiros. O Reino Unido iniciou a liberalização europeia com o Energy Act de 1983 o qual impunha a obrigação legal de aquisição da energia dos produtores independentes, tendo-se seguido a reestruturação das empresas eléctricas com a desverticalização das velhas utilities integradas, a posterior privatização das novas empresas e a criação duma pool (mercado grossista para a indústria eléctrica).

23 V O Mercado Ibérico o MIBEL e o MIBGAS O CASO PORTUGUÊS Entre 1987 e 1995, Portugal e o Reino Unido lideraram o movimento de liberalização do sector eléctrico, movimento esse que levou a estabelecer em 1996 a Directiva da Electricidade visando promover a criação de um mercado concorrencial de electricidade através da: Separação das actividades de Produção, Transporte e Distribuição; liberalização de acesso de terceiros às redes de transporte e distribuição; criação da figura de regulador independente.

24 V O Mercado Ibérico o MIBEL e o MIBGAS Ao deixar o governo em 1995, já tínha em Portugal antecipado essa Directiva europeia tendo: Separado a EDP em empresas de Produção, Transporte e Distribuição; criado na legislação portuguesa a figura de acesso por terceiros às redes de transporte e distribuição da EDP (TPA Third Part Access); criado a ERSE, Entidade Reguladora do Sector Eléctrico, a primeira entidade reguladora instituída em Portugal na lógica de regulador independente do Governo. Criado um Sistema Eléctrico não Vinculado (SENV) que utiliza as redes públicas de Transporte e Distribuição em TPA, mediante uma portagem para fazer o transporte de energia de contratos bilaterais entre produtores e consumidores. Este sistema de mercado iria coexistir com o SISTEMA ELÉCTRICO DE SERVIÇO PÚBLICO (SEP) com produtores e consumidores vinculados, o qual no fundo era o sistema público herdado da EDP.

25 V O Mercado Ibérico o MIBEL e o MIBGAS A EDP E A REN Também sempre disse que a REN-Rede Eléctrica Nacional - deveria ficar à parte e não integrada na privatização da EDP. É fácil explicar porquê. Num contexto de privatização da EDP e da liberalização do sector eléctrico, a REN tem que transportar a energia de outros produtores e não apenas a da EDP. Se mantivesse a REN no universo EDP haveria naturalmente um conflito de interesses entre os accionistas da EDP que quereriam que a REN estivesse exclusivamente ao serviço da produção da EDP e o interesse público que apontava para que a REN fosse utilizada por outros produtores independentes da EDP. A posição de independência da REN em relação à EDP tornaria o mercado da energia eléctrica contestável facilitando a liberdade de escolha dos consumidores na compra de energia aos produtores. Assegurar-se-ia assim mais facilmente a concorrência na produção de energia eléctrica. Começou-se uma semi-privatização da EDP com a REN integrada na EDP e só no fim é que corrigiu esse erro, destacando a REN da empresa quando o Estado perdeu a maioria.

26 V O Mercado Ibérico o MIBEL e o MIBGAS V.3 OS MERCADOS DA ELECTRICIDADE NA EUROPA Já existem na Europa vários mercados (no sentido em que há um espaço de transacção - compras e vendas - de energia eléctrica). Podemos ter basicamente: (1) mercados organizados onde há bolsas para compras e vendas de energia em transacções standardizadas; (2) mercados não organizados (OTC - "over the counter"), onde, fora de bolsa, as partes estabelecem ece uma relação contratual de compra e venda, ajustada às suas necessidades ("taylor-made").

27 V O Mercado Ibérico o MIBEL e o MIBGAS A BOLSA DE ELECTRICIDADE Como exemplo de uma bolsa, suponhamos um mercado onde as empresas produtoras vendem a energia com preços fixados de meia em meia hora. As centrais mais eficientes oferecem preços mais baixos, sendo a entrada delas em serviço ditada pela ordem crescente dos preços oferecidos. O preço final da "pool" em cada um desses intervalos de tempo é o preço oferecido pela central menos eficiente ligada a cada momento (central marginal). ag a) Isto significa que à medida da que a procura de energia e aumenta, aumenta o preço de energia na "pool" por irem entrando em serviço centrais menos eficientes e maior será a margem de lucro dos mais eficientes que já lá estavam.

28 V O Mercado Ibérico o MIBEL e o MIBGAS OS MERCADOS SPOT E A PRAZO Os mercados de energia podem ainda ser enquadrados nos seguintes tipos: (1)spot - entrega imediata; (2) futuros (forward)- visando a transacção de energia e a fixação de preços para entrega futura; os futuros podem ser utilizados como instrumento de especulação ou de cobertura de risco (hedging); (3)opções os quais visam a transacção de direitos de venda ou compra de um contrato futuro a preços pré-determinados. Os compradores ficam com um direito - opção de compra ("call") e os vendedores com um direito - opção de venda ("put"). Como bem sabem os financeiros, num contrato de futuro, a transacção está efectivada mas apenas se realiza num futuro predeterminado, ao passo que na opção, não há ainda transacção, existe o direito - opção de a fazer.

29 V O Mercado Ibérico o MIBEL e o MIBGAS Na maioria destas transacções, os participantes ainda são empresas eléctricas, nalguns casos com a intervenção eventual de "brokers", mas haverá a tendência para aparecerem "traders" de energia e até instituições financeiras à medida que se desenvolverem mercados de futuros e opções. Aparece ainda a figura do "comercializador de energia", o qual, utilizando as redes de transporte e distribuição, procurará vender a terceiros a produção que comprou a produtores. (Neste modelo de energia haverá então um split entre a actividade transportadora de rede de distribuição e a actividade de venda - comercialização de energia. Até aqui a empresa de distribuição fazia duas funções económicas: a de transporte de energia e a de venda de energia aos clientes). Em muitos casos, são as próprias empresas energéticas que criam "traders" de energia, como está a acontecer com o Grupo EDP, ou aconteceu com a famosa estratégia do "asset-light" que visava transformar as empresas energéticas detentoras de activos pesados (redes de transporte e distribuição) em "traders" de energia, de que era exemplo paradigmático a ENRON.

30 V O Mercado Ibérico o MIBEL e o MIBGAS Quem fala em "trading" " fala em gestão de risco e daí todos os instrumentos financeiros para a gestão e cobertura de riscos que os financeiros já conhecem há muito e que começam também a ser aplicados às transacções de energia eléctrica. Como num contrato de opção, o investimento inicial é apenas o prémio de opção, estes contratos permitem então grandes alavancagens financeiras e são grandes instrumentos de especulação. Muitos problemas surgidos com estes contratos no sector eléctrico não são assim devidos à liberalização física do sistema eléctrico, mas sim ligados à grande alavancagem a a que eles es proporcionam, o como o aliás, também tem acontecido no sistema financeiro. É assim errado culpar a liberalização do sistema eléctrico por tais problemas.

31 V O Mercado Ibérico o MIBEL e o MIBGAS OS MERCADOS REGIONAIS EUROPEUS E A BOLSA ESPANHOLA Neste contexto de mercados organizados na UE podemos citar a NORD POOL (Noruega, Finlândia, Suécia e Dinamarca), a AMSTERDAM POWER EXCHANGE (APX) e a UK POWER EXCHANGE (UKPX). É importante neste contexto de mercados eléctricos, distinguir o operador físico do operador económico. O operador físico assegura a articulação física entre a produção e o consumo, através da gestão das redes de transporte (redes que transportam a produção para os consumidores). O operador económico (bolsa) é a plataforma onde se ajusta economicamente a oferta de energia à procura da mesma. A Espanha também já tem um mercado organizado, um mercado grossista de energia eléctrica, cujos operadores, o Operador Físico do Sistema ligado à Rede Eléctrica Espanhola e o Operador Económico de Mercado, o OMEL, têm a responsabilidade de satisfazer as necessidades de consumo, recorrendo às ofertas de energias provenientes dos diversos produtores. Na lógica espanhola, o MIBEL poderia naturalmente ser apenas a integração do nosso sistema no mercado espanhol, mantendo- se a mesma bolsa, a OMEL.

32 V O Mercado Ibérico o MIBEL e o MIBGAS V.4 A EVOLUÇÃO DAS UTILITIES ELECTRICAS Podemos sintetizar a evolução das empresas eléctricas nos seguintes quatro modelos: (1) Integração vertical de produção, transporte e distribuição. Era o modelo da EDP que existia quando chegámos ao Ministério i i da Indústria e Energia; (2) Comprador Único. Foi o modelo que deixámos ao sair do governo em 1995 e que tem vigorado até agora, e que acaba quando começar o MIBEL. A EDP foi separada em empresa de produção, transporte e distribuição e a Empresa de Transporte (REDE ELÉCTRICA NACIONAL - REN) além de ser o operador físico do sistema assegurando a articulação entre a produção e a distribuição através da função Transporte, actuava também como operador económico sendo comprador único de energia dos produtores vinculados da empresa de produção da EDP (CPPE) e doutros como as Centrais do Pego (TEJO ENERGIA) e Tapada do Outeiro, vendendo depois aos clientes vinculados;

33 V O Mercado Ibérico o MIBEL e o MIBGAS (3) Competição no mercado grossista. É o modelo espanhol em que existe um Operador Físico do Sistema ligado à Rede Eléctrica Espanhola, que tem a função de gestor físico do sistema gerindo a função Transporte para compatibilizar a produção com o consumo e um Operador Económico do Mercado, o OMEL, gerindo um mercado grossista organizado da energia onde numa "pool" se apresentam as ofertas de energia provenientes dos diversos produtores que visam satisfazer as necessidades de consumo; (4) Competição no Mercado Retalhista em que com a abertura à competição dos consumidores até então sujeitos ao monopólio das Redes de Distribuição, se começa a separar a função física da Distribuição (que no fundo é uma função de Transporte) da função económica de vender a energia, aparecendo então a figura de comercializador de energia, o qual, utilizando as redes de transporte e distribuição, procurará vender a terceiros a produção que comprou a produtores

34 V O Mercado Ibérico o MIBEL e o MIBGAS Com a total abertura em termos de consumidores elegíveis que o MIBEL vai provocar (os clientes terão a liberdade de escolher o fornecedor) a EDP DISTRIBUIÇÃO, perde o monopólio do fornecimento, (apenas mantém o monopólio do transporte) o que vai provocar a ACELERAÇÃO DA POSSIBILIDADE DE APARECIMENTO DE COMERCIALIZADORES sobre as redes de EDP DISTRIBUIÇÃO. Tudo isto se repetirá nas redes de distribuição de gás natural, quando o sector for liberalizado. Portugal foi assim ultrapassado pela Espanha que já avançou para a fase (3), ficando nós na fase (2) vinda de No modelo por nós criado e que acaba quando o MIBEL começar, coexistia, como já referido, um sistema de Serviço Público (SEP) com produtores e consumidores vinculados, com um Sistema de Mercado, que era o Sistema Eléctrico não Vinculado (SENV) no qual, utilizando as Redes Públicas de Transporte e Distribuição, mediante o pagamento duma portagem (TPA - Third Part Access), poderia haver contratos bilaterais entre um produtor e um consumidor. No fundo com o MIBEL, acabam os produtores e distribuidores vinculados do SEP. Com o MIBEL entramos na Bolsa para a competição no mercado grossista, deixando a REN de ter a função de operador económico, ficando apenas como operador físico.

35 V O Mercado Ibérico o MIBEL e o MIBGAS V.5 O PAPEL DA TRANSGÁS E A CONVERGÊNCIA GÁS-ELECTRICIDADE É importante notar-se que, como sempre disse, a Transgás, por nós criada desempenha no sistema de gás natural um papel equivalente ao da REN no sistema eléctrico. Como tal, deve ser destacada da GALP ENERGIA, como correctamente propõe o governo, pois que as Centrais de Energia Eléctrica a Gás Natural (convergência entre electricidade e gás) têm de ter liberdade de aprovisionamento de gás natural para poderem competir no Mercado Ibérico Grossista,, o que significa utilizarem a Transgás como auto-estrada à qual pagam o "fee" de transporte (Regime TPA). Neste contexto, a Transgás, por decisão do governo português foi integrada na REN, a qual se passou a chamar REDES ENERGÉTICAS NACIONAIS. Também o Terminal de Gás Natural Liquefeito e o sistema de armazenamento de gás ficarão a pertencer à REN. Assim, quando se fala em Operadores Físicos, no quadro de convergência Gás Electricidade e dum mercado concorrencial na produção eléctrica, há que ver em conjunto as Redes de Transporte de Electricidade e Gás.

Situação em Portugal: A Estratégia Nacional para a Energia

Situação em Portugal: A Estratégia Nacional para a Energia Situação em Portugal: A Estratégia Nacional para a Energia No âmbito da Estratégia Nacional para a Energia, aprovada no passado mês de Outubro, foram agora publicados os diplomas que estabelecem os novos

Leia mais

FEDERAÇÃO NACIONAL DAS COOPERATIVAS DE CONSUMIDORES, FCRL

FEDERAÇÃO NACIONAL DAS COOPERATIVAS DE CONSUMIDORES, FCRL COMENTÁRIOS DA FENACOOP PROCEDIMENTOS DE MUDANÇA DE COMERCIALIZADOR As cooperativas de consumo são, nos termos da Constituição e da Lei, entidades legítimas de representação dos interesses e direitos dos

Leia mais

Recomendações Estratégicas para o Sector Energético Português. Proposta de Reorganização

Recomendações Estratégicas para o Sector Energético Português. Proposta de Reorganização Recomendações Estratégicas para o Sector Energético Português Proposta de Reorganização 3 de Abril de 2003 Política Energética Governamental: uma política para o Futuro A reorganização proposta pelo Governo

Leia mais

PROJECTO DE TEXTO. Assunto: PROPOSTA DE REVISÃO DOS REGULAMENTOS DO SECTOR ELÉCTRICO. DOCUMENTOS SUBMETIDOS À DISCUSSÃO PÚBLICA

PROJECTO DE TEXTO. Assunto: PROPOSTA DE REVISÃO DOS REGULAMENTOS DO SECTOR ELÉCTRICO. DOCUMENTOS SUBMETIDOS À DISCUSSÃO PÚBLICA Caminhos de Ferro Portugueses, E. P. PROJECTO DE TEXTO Assunto: PROPOSTA DE REVISÃO DOS REGULAMENTOS DO SECTOR ELÉCTRICO. DOCUMENTOS SUBMETIDOS À DISCUSSÃO PÚBLICA 1. A presente proposta fundamenta-se

Leia mais

CAPÍTULO 10 CONCORRÊNCIA IMPERFEITA. Introdução

CAPÍTULO 10 CONCORRÊNCIA IMPERFEITA. Introdução CAPÍTULO 0 CONCORRÊNCIA IMPERFEITA Introdução Entre as duas situações extremas da concorrência perfeita e do monopólio existe toda uma variedade de estruturas de mercado intermédias, as quais se enquadram

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL EM PORTUGAL REALIDADE OU FICÇÃO?

RESPONSABILIDADE SOCIAL EM PORTUGAL REALIDADE OU FICÇÃO? RESPONSABILIDADE SOCIAL EM PORTUGAL REALIDADE OU FICÇÃO? O mundo sindical tem tido várias reacções a este conceito, nem sempre favoráveis, sendo certo que deve haver consciência de que uma certa medida

Leia mais

Esclarecimento. De entre as acções dadas em garantia destacam-se as acções Cimpor, correspondentes a 9,58% do respectivo capital social.

Esclarecimento. De entre as acções dadas em garantia destacam-se as acções Cimpor, correspondentes a 9,58% do respectivo capital social. Esclarecimento 1. O Grupo INVESTIFINO contratou junto da CGD, no período de 2005 a 2007, diversos financiamentos que globalmente atingiram um valor elevado. 2. Os referidos financiamentos destinaram-se

Leia mais

Perguntas e respostas frequentes. Extinção das Tarifas Reguladas Eletricidade e Gás Natural

Perguntas e respostas frequentes. Extinção das Tarifas Reguladas Eletricidade e Gás Natural Perguntas e respostas frequentes Extinção das Tarifas Reguladas Eletricidade e Gás Natural 1. O que significa a extinção das tarifas reguladas? A extinção de tarifas reguladas significa que os preços de

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE MUDANÇA DE COMERCIALIZADOR - CONSULTA PÚBLICA -

PROCEDIMENTOS DE MUDANÇA DE COMERCIALIZADOR - CONSULTA PÚBLICA - PROCEDIMENTOS DE MUDANÇA DE COMERCIALIZADOR - CONSULTA PÚBLICA - 1. ENQUADRAMENTO Na sequência da consulta pública acima mencionada, promovida conjuntamente pelos reguladores português e espanhol, vem

Leia mais

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA FACTORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE UMA POLÍTICA DE INTENSIFICAÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL EM PORTUGAL E POTENCIAÇÃO DOS SEUS RESULTADOS 0. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Análise externa Roberto César 1 A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a

Leia mais

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014.

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas têm patrimônio, que nada mais é do que o conjunto

Leia mais

Comissão apresenta estratégia europeia para a energia

Comissão apresenta estratégia europeia para a energia Comissão apresenta estratégia europeia para a energia Numa época em que se assiste a importantes reestruturações empresariais no sector energético a nível europeu, a Comissão Europeia estabeleceu as bases

Leia mais

O Grupo EDP e a Concorrência no Contexto MIBEL

O Grupo EDP e a Concorrência no Contexto MIBEL O Grupo EDP e a Concorrência no Contexto MIBEL 1ª Conferência Luso-Espanhola de Direito da Concorrência Lisboa, 01 e 02 de Julho de 2010 O Grupo EDP tem presença significativa no mundo E.U.A Capacidade

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS 24 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS Os mercados de capitais na Europa e no mundo exigem informações financeiras significativas, confiáveis, relevantes e comparáveis sobre os emitentes de valores mobiliários.

Leia mais

MECANISMO DE ATRIBUIÇÃO DA CAPACIDADE NO ARMAZENAMENTO

MECANISMO DE ATRIBUIÇÃO DA CAPACIDADE NO ARMAZENAMENTO MECANISMO DE ATRIBUIÇÃO DA CAPACIDADE NO ARMAZENAMENTO SUBTERRÂNEO DE GÁS NATURAL FEVEREIRO 2008 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Rua Dom Cristóvão da Gama n.º 1-3.º 1400-113 Lisboa Tel.: 21

Leia mais

Legislação aplicada às comunicações

Legislação aplicada às comunicações Legislação aplicada às comunicações Fundamentos de competição Carlos Baigorri Brasília, março de 2015 Objetivo Conhecer os principais conceitos envolvidos na regulação econômica: Oferta e demanda Teoremas

Leia mais

Empresa Geral do Fomento e Dourogás, ACE

Empresa Geral do Fomento e Dourogás, ACE Empresa Geral do Fomento e COMENTÁRIOS DA EMPRESA GERAL DO FOMENTO E DOUROGÁS, ACE À PROPOSTA DE REVISÃO DA REGULAMENTAÇÃO APRESENTADA PELA ERSE EM NOVEMBRO DE 2009 Novembro 2009 No seguimento da proposta

Leia mais

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004)

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) por Mónica Montenegro, Coordenadora da área de Recursos Humanos do MBA em Hotelaria e

Leia mais

ENERGIA XXI O FUTURO DO SETOR ELÉTRICO

ENERGIA XXI O FUTURO DO SETOR ELÉTRICO SEMINÁRIO ENERGIA XXI O FUTURO DO SETOR ELÉTRICO 5 de novembro de 2015 DISCURSO DE ABERTURA Prof. Vítor Santos Gostaria de começar por agradecer a presença de todos e o interesse por esta iniciativa da

Leia mais

REGRAS DE FACTURAÇÃO DE ENERGIA REACTIVA. APIGCEE Associação Portuguesa dos Industriais Grandes Consumidores de Energia Eléctrica

REGRAS DE FACTURAÇÃO DE ENERGIA REACTIVA. APIGCEE Associação Portuguesa dos Industriais Grandes Consumidores de Energia Eléctrica SEMINÁRIO ERSE, 5 de Fevereiro de 2009 REGRAS DE FACTURAÇÃO DE ENERGIA REACTIVA APIGCEE Associação Portuguesa dos Industriais Grandes Baptista Pereira 1 A APIGCEE, abrange sectores-chave da indústria portuguesa

Leia mais

6º Congresso Nacional da Administração Pública

6º Congresso Nacional da Administração Pública 6º Congresso Nacional da Administração Pública João Proença 30/10/08 Desenvolvimento e Competitividade: O Papel da Administração Pública A competitividade é um factor-chave para a melhoria das condições

Leia mais

A CONCORRÊNCIA É BOA PARA A ECONOMIA E PARA O PAÍS. PORQUÊ?

A CONCORRÊNCIA É BOA PARA A ECONOMIA E PARA O PAÍS. PORQUÊ? É BOA PARA A ECONOMIA E PARA O PAÍS. PORQUÊ? Quando as empresas concorrem entre si, com fair play, tornam-se mais eficientes, inovadoras e competitivas, para conquistar mais clientes. Esta pressão concorrencial

Leia mais

ACÓRDÃO Nº 22 /2010 8.JUN/1ª S/SS

ACÓRDÃO Nº 22 /2010 8.JUN/1ª S/SS Mantido pelo acórdão nº 34/10, de 17/12/10, proferido no recurso nº 14/10 Não transitado em julgado ACÓRDÃO Nº 22 /2010 8.JUN/1ª S/SS Processo nº 187/2010 I OS FACTOS 1. O Município de Gondomar remeteu,

Leia mais

Entendimento do ICP-ANACOM. Originação de chamadas nas redes móveis nacionais

Entendimento do ICP-ANACOM. Originação de chamadas nas redes móveis nacionais Entendimento do ICP-ANACOM Originação de chamadas nas redes móveis nacionais I. Enquadramento Os serviços de originação de chamadas prestados pelos operadores móveis nacionais são definidos como os serviços

Leia mais

INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO

INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO O ESTADO VEIO TENDO, NO DECORRER DO SÉCULO XX, ACENTUADO PAPEL NO RELACIONAMENTO ENTRE DOMÍNIO JURÍDICO E O ECONÔMICO. HOJE, TAL RELAÇÃO JÁ SOFRERA PROFUNDAS

Leia mais

Entrevista com BPN Imofundos. António Coutinho Rebelo. Presidente. www.bpnimofundos.pt. Com quality media press para LA VANGUARDIA

Entrevista com BPN Imofundos. António Coutinho Rebelo. Presidente. www.bpnimofundos.pt. Com quality media press para LA VANGUARDIA Entrevista com BPN Imofundos António Coutinho Rebelo Presidente www.bpnimofundos.pt Com quality media press para LA VANGUARDIA Esta transcrição reproduz fiel e integralmente a entrevista. As respostas

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

27. Convenção da Haia sobre a Lei Aplicável aos Contratos de Mediação e à Representação

27. Convenção da Haia sobre a Lei Aplicável aos Contratos de Mediação e à Representação 27. Convenção da Haia sobre a Lei Aplicável aos Contratos de Mediação e à Representação Os Estados signatários da presente Convenção: Desejosos de estabelecer disposições comuns sobre a lei aplicável aos

Leia mais

PROJECTO CRIAR EMPRESA

PROJECTO CRIAR EMPRESA PROJECTO CRIAR EMPRESA Conceito, Análise de Concorrência 1. INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO INDÚSTRIA CONSTRUÇÃO Custos Prazo de execução /Esforço Qualidade EXTRAS Ambiente Socio-Políticos Imposições legais Segurança

Leia mais

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café ED 2180/14 15 maio 2014 Original: espanhol P Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café 1. O Diretor Executivo apresenta seus cumprimentos e, em nome da Colômbia, encaminha aos Membros

Leia mais

Perguntas mais frequentes

Perguntas mais frequentes Perguntas mais frequentes Sucesso ao Alcance de Todos Pág: 1 de 8 Índice 1. Que posso conseguir com esta oportunidade?...3 2. Tenho de ter exclusividade?...3 3. Será que funciona? Será um negócio de futuro?...4

Leia mais

PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS No âmbito da avaliação realizada, a nível internacional, sobre os fundamentos da crise financeira iniciada no Verão

Leia mais

Plano de Compatibilização entre Portugal e Espanha no sector energético

Plano de Compatibilização entre Portugal e Espanha no sector energético Plano de Compatibilização entre Portugal e Espanha no sector energético Sumário No sentido de aprofundar o MIBEL - Mercado Ibérico de Electricidade, e em linha com o Acordo de Santiago de Compostela e

Leia mais

Contributo da APRITEL. 16 de Outubro de 2007. APRITEL BoasPraticasAP 20071022b.doc 1/9

Contributo da APRITEL. 16 de Outubro de 2007. APRITEL BoasPraticasAP 20071022b.doc 1/9 Aquisição de serviços na área das comunicações pela Administração Pública Ofertas de Referência Boas Práticas para a melhoria do processo e para a promoção da concorrência Contributo da APRITEL 16 de Outubro

Leia mais

IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA PROTECÇÃO DOS PRODUTOS TRADICIONAIS PORTUGUESES

IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA PROTECÇÃO DOS PRODUTOS TRADICIONAIS PORTUGUESES IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA PROTECÇÃO DOS PRODUTOS TRADICIONAIS PORTUGUESES A valorização comercial dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios que, ou pela sua origem ou pelos seus modos particulares

Leia mais

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais

inclinada, o inverso da elasticidade se aproxima de zero e o poder de monopólio da empresa diminui. Logo, desde que a curva de demanda da empresa não

inclinada, o inverso da elasticidade se aproxima de zero e o poder de monopólio da empresa diminui. Logo, desde que a curva de demanda da empresa não Pindyck & Rubinfeld, Capítulo 10, Monopólio :: REVISÃO 1. Suponha que um monopolista estivesse produzindo em um ponto no qual seu custo marginal fosse maior do que sua receita marginal. De que forma ele

Leia mais

Negócios Internacionais

Negócios Internacionais International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan Negócios Internacionais Capítulo 3.2 Influencia Governamental no Comércio 2004 Prentice Hall, Inc Objectivos do Capítulo Compreender a racionalidade

Leia mais

A Lei n.º 18/2015 introduziu novos tipos de OICs em Portugal, que poderão ser geridos por SCRs e outras gestoras de OICs:

A Lei n.º 18/2015 introduziu novos tipos de OICs em Portugal, que poderão ser geridos por SCRs e outras gestoras de OICs: 1) Introdução A Lei n.º 18/2015 introduziu novos tipos de OICs em Portugal, que poderão ser geridos por SCRs e outras gestoras de OICs: Os OICs de investimento alternativo especializado, vocacionados para

Leia mais

CAPITULO 7. Poupança e Investimento

CAPITULO 7. Poupança e Investimento CAPITULO 7 Poupança e Investimento A utilização do rendimento o consumo e a poupança Os destinos da poupança a importância do investimento O financiamento da actividade económica A utilização do rendimento

Leia mais

01. Missão, Visão e Valores

01. Missão, Visão e Valores 01. Missão, Visão e Valores 01. Missão, Visão e Valores 06 Missão, Visão e Valores Missão A missão do ICP-ANACOM reflecte a sua razão de ser, concretizada nas actividades que oferece à sociedade para satisfazer

Leia mais

L 129/52 Jornal Oficial da União Europeia 28.5.2010

L 129/52 Jornal Oficial da União Europeia 28.5.2010 L 129/52 Jornal Oficial da União Europeia 28.5.2010 REGULAMENTO (UE) N. o 461/2010 DA COMISSÃO de 27 de Maio de 2010 relativo à aplicação do artigo 101. o, n. o 3, do Tratado sobre o Funcionamento da União

Leia mais

circular ifdr Noção de Organismo de Direito Público para efeitos do cálculo de despesa pública SÍNTESE: ÍNDICE

circular ifdr Noção de Organismo de Direito Público para efeitos do cálculo de despesa pública SÍNTESE: ÍNDICE N.º 01/2008 Data: 2008/07/16 Noção de Organismo de Direito Público para efeitos do cálculo de despesa pública Elaborada por: Núcleo de Apoio Jurídico e Contencioso e Unidade de Certificação SÍNTESE: A

Leia mais

Começo por apresentar uma breve definição para projecto e para gestão de projectos respectivamente.

Começo por apresentar uma breve definição para projecto e para gestão de projectos respectivamente. The role of Project management in achieving Project success Ao longo da desta reflexão vou abordar os seguintes tema: Definir projectos, gestão de projectos e distingui-los. Os objectivos da gestão de

Leia mais

ARTIGO TÉCNICO. Os objectivos do Projecto passam por:

ARTIGO TÉCNICO. Os objectivos do Projecto passam por: A metodologia do Projecto SMART MED PARKS ARTIGO TÉCNICO O Projecto SMART MED PARKS teve o seu início em Fevereiro de 2013, com o objetivo de facultar uma ferramenta analítica de confiança para apoiar

Leia mais

Em ambos os casos estão em causa, sobretudo, os modos de relacionamento das empresas com os seus múltiplos stakeholders.

Em ambos os casos estão em causa, sobretudo, os modos de relacionamento das empresas com os seus múltiplos stakeholders. Notas de apoio à Intervenção inicial do Director Executivo da AEM, Abel Sequeira Ferreira, na Conferência Responsabilidade Social e Corporate Governance, organizada, em parceria, pelo GRACE, pela AEM e

Leia mais

VOLUNTARIADO E CIDADANIA

VOLUNTARIADO E CIDADANIA VOLUNTARIADO E CIDADANIA Voluntariado e cidadania Por Maria José Ritta Presidente da Comissão Nacional do Ano Internacional do Voluntário (2001) Existe em Portugal um número crescente de mulheres e de

Leia mais

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes Perguntas Frequentes 1. Qual o diploma que estabelece o regime de constituição, gestão e funcionamento do mercado organizado de resíduos (MOR), nos termos do n.º 2 do artigo 62.º do Decreto-Lei n.º 178/2006,

Leia mais

Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007

Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007 Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007 Ponto de situação em 31 de Outubro de 2007 As listas de consumidores com direito à restituição de caução foram

Leia mais

(in CONSULTA PÚBLICA SOBRE A PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO E PRINCIPIOS DE FUNCIONAMENTO DO MIBGAS ELABORADA PELA CNE E PELA ERSE, Novembro de 2007).

(in CONSULTA PÚBLICA SOBRE A PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO E PRINCIPIOS DE FUNCIONAMENTO DO MIBGAS ELABORADA PELA CNE E PELA ERSE, Novembro de 2007). COMENTÁRIOS REN CONSULTA PÚBLICA SOBRE A PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO E PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO DO MIBGÁS ELABORADA PELA CNE E PELA ERSE A. INTRODUÇÃO Na sequência do compromisso assumido, a CNE e a ERSE

Leia mais

Preço Máximo. Sumário, aula 12. Preço Máximo. Preço Máximo. Preço Máximo. Preço Máximo. Intervenções do Governo. Em termos de teoria económica,

Preço Máximo. Sumário, aula 12. Preço Máximo. Preço Máximo. Preço Máximo. Preço Máximo. Intervenções do Governo. Em termos de teoria económica, Sumário, aula 12 Intervenções do Governo Imposição de um s Imposição de um s Subsídios Impostos Específicos Em termos de teoria económica, Os monopolistas fixam um preço superior ao preço de concorrência

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 390/XI/1.ª SERVIÇO UNIVERSAL DE ACESSO À INTERNET EM BANDA LARGA

PROJECTO DE LEI N.º 390/XI/1.ª SERVIÇO UNIVERSAL DE ACESSO À INTERNET EM BANDA LARGA Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 390/XI/1.ª SERVIÇO UNIVERSAL DE ACESSO À INTERNET EM BANDA LARGA Exposição de motivos O acesso à internet assume hoje um papel crucial na nossa sociedade, devendo

Leia mais

Gestão de Energia e Eficiência Energética nas Empresas O enquadramento legal!

Gestão de Energia e Eficiência Energética nas Empresas O enquadramento legal! Gestão de Energia e Eficiência Energética nas Empresas O enquadramento legal! 25 de Janeiro de 2013 Agenda: Enquadramento Legislativo e Regulamentar adequado à Utilização de Energia nas empresas; Âmbito

Leia mais

Senhor Presidente. Senhoras e Senhores Deputados. Senhoras e Senhores Membros do Governo

Senhor Presidente. Senhoras e Senhores Deputados. Senhoras e Senhores Membros do Governo Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhoras e Senhores Membros do Governo O actual momento de crise internacional que o mundo atravessa e que, obviamente, afecta a nossa Região, coloca às

Leia mais

Contabilidade é entendida como um sistema de recolha, classificação, interpretação e exposição de dados económicos.

Contabilidade é entendida como um sistema de recolha, classificação, interpretação e exposição de dados económicos. Contabilidade Contabilidade Contabilidade é entendida como um sistema de recolha, classificação, interpretação e exposição de dados económicos. É uma ciência de natureza económica, cujo objecto é a realidade

Leia mais

Centro Cultural de Belém

Centro Cultural de Belém Audição Pública sobre a proposta de regulamentação do Gás Natural Centro Cultural de Belém Perspectiva dos consumidores A opinião da COGEN Portugal A. Brandão Pinto Presidente da Comissão Executiva ÍNDICE

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS. Parecer

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS. Parecer Parecer COM(2013)627 Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que estabelece medidas respeitantes ao mercado único europeu das comunicações eletrónicas e destinadas a criar um continente

Leia mais

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação?

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Índice Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Como efectuar uma operação de confirmação de estimativas? Como aceder ao Serviço de Certificação

Leia mais

PROJECTO DE RESOLUÇÃO Nº 318XII/1ª

PROJECTO DE RESOLUÇÃO Nº 318XII/1ª PROJECTO DE RESOLUÇÃO Nº 318XII/1ª RECOMENDA AO GOVERNO A ADOÇÃO DE MEDIDAS PARA BAIXAR A FATURA DA ELETRICIDADE E DO GÁS E AUMENTAR A COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA As políticas energéticas assumem, no contexto

Leia mais

Organização interna da empresa

Organização interna da empresa Organização interna da empresa IST, LEGI - Teoria Económica II Margarida Catalão Lopes 1 Duas questões neste capítulo: A) Em que circunstâncias as empresas preferirão englobar internamente as várias fases

Leia mais

Julho 2009 IRECTIVA 2008/48/CE? QUEM GANHA COM A TRANSPOSIÇÃO DA DIRECTIVA

Julho 2009 IRECTIVA 2008/48/CE? QUEM GANHA COM A TRANSPOSIÇÃO DA DIRECTIVA Julho 2009 A LOCAÇÃO FINANCEIRA E O NOVO REGIME DOS CONTRATOS DE CRÉDITO A CONSUMIDORES: QUEM GANHA COM A TRANSPOSIÇÃO DA DIRECTIVA IRECTIVA 2008/48/CE? Para impressionar um potencial cliente numa reunião

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

PLANO DE PROMOÇÃO DA EFICIÊNCIA NO CONSUMO (PPEC) REVISÃO DAS REGRAS

PLANO DE PROMOÇÃO DA EFICIÊNCIA NO CONSUMO (PPEC) REVISÃO DAS REGRAS PLANO DE PROMOÇÃO DA EFICIÊNCIA NO CONSUMO (PPEC) REVISÃO DAS REGRAS Intervenção do Senhor Presidente da CIP Confederação da Indústria Portuguesa, Eng.º Francisco van Zeller, na Audição Pública (CCB, 04/04/2008)

Leia mais

Integração da Electricidade Renovável em Mercado. José Carvalho Netto - OMIP

Integração da Electricidade Renovável em Mercado. José Carvalho Netto - OMIP Integração da Electricidade Renovável em Mercado José Carvalho Netto - OMIP 1. HÁ UMA VONTADE POLÍTICA DA UE PARA ATINGIR A META DE 20% ATÉ 2020... MAS EXISTEM DIFERENTES MECANISMOS DE APOIO. 2. O CASO

Leia mais

Implicações da alteração da Taxa de Juro nas Provisões Matemáticas do Seguro de Vida

Implicações da alteração da Taxa de Juro nas Provisões Matemáticas do Seguro de Vida Implicações da alteração da Taxa de Juro nas Provisões Matemáticas do Seguro de Vida 1. Algumas reflexões sobre solvência e solidez financeira Para podermos compreender o que se entende por solvência,

Leia mais

REDES COMUNITÁRIAS. Casos Internacionais. Stokcab Municipios de Estocolmo. MetroWeb Municipios de Milão

REDES COMUNITÁRIAS. Casos Internacionais. Stokcab Municipios de Estocolmo. MetroWeb Municipios de Milão REDES COMUNITÁRIAS Casos Internacionais Stokcab Municipios de Estocolmo MetroWeb Municipios de Milão BorderLight.net Municipios da Suécia / Cidade de Uppsala Utopia.net Municipios do Estado do Utah 0 O

Leia mais

LISGRÁFICA IMPRESSÃO E ARTES GRÁFICAS, S.A. (20.05.08) PROPOSTA RELATIVA AO PONTO 8 DA ORDEM DE TRABALHOS

LISGRÁFICA IMPRESSÃO E ARTES GRÁFICAS, S.A. (20.05.08) PROPOSTA RELATIVA AO PONTO 8 DA ORDEM DE TRABALHOS LISGRÁFICA IMPRESSÃO E ARTES GRÁFICAS, S.A. (20.05.08) PROPOSTA RELATIVA AO PONTO 8 DA ORDEM DE TRABALHOS (Proposta de aquisição e alienação de acções próprias) Considerando: A) O regime geral aplicável

Leia mais

XI Mestrado em Gestão do Desporto

XI Mestrado em Gestão do Desporto 2 7 Recursos Humanos XI Mestrado em Gestão do Desporto Gestão das Organizações Desportivas Módulo de Gestão de Recursos Rui Claudino FEVEREIRO, 28 2 8 INDÍCE DOCUMENTO ORIENTADOR Âmbito Objectivos Organização

Leia mais

REFORMA DO REGIME DE APOSENTAÇÕES

REFORMA DO REGIME DE APOSENTAÇÕES Ministério das Finanças e da Administração Pública Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social REFORMA DO REGIME DE APOSENTAÇÕES ÍNDICE DE ASSUNTOS I - PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA REFORMA 5 1. Cessação

Leia mais

Permanente actualização tecnológica e de Recursos Humanos qualificados e motivados;

Permanente actualização tecnológica e de Recursos Humanos qualificados e motivados; VISÃO Ser a empresa líder e o fornecedor de referência do mercado nacional (na área da transmissão de potência e controlo de movimento) de sistemas de accionamento electromecânicos e electrónicos, oferecendo

Leia mais

Decreto-Lei n.º 228/2000 de 23 de Setembro

Decreto-Lei n.º 228/2000 de 23 de Setembro Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República. Decreto-Lei n.º 228/2000 de 23 de Setembro (com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 211-A/2008, de 3 de Novembro) A supervisão

Leia mais

ASSEMBLEIA NACIONAL. Lei n 5/02 de 16 de Abril

ASSEMBLEIA NACIONAL. Lei n 5/02 de 16 de Abril ASSEMBLEIA NACIONAL Lei n 5/02 de 16 de Abril o amplo debate político e académico desenvolvido a partir de meados da década de 80 do século XX, no âmbito da implementação do Programa de Saneamento Económico

Leia mais

ASSUNTO: Plano de Contas (Caixa Central e Caixas de Crédito Agrícola Mútuo)

ASSUNTO: Plano de Contas (Caixa Central e Caixas de Crédito Agrícola Mútuo) Instruções do Banco de Portugal Instrução nº 118/96 ASSUNTO: Plano de Contas (Caixa Central e Caixas de Crédito Agrícola Mútuo) Tendo presente as alterações introduzidas no Código do Mercado de Valores

Leia mais

1 A INEFICIENCIA ENERGÉTICA EM PORTUGAL AGRAVA A CRISE ECONÓMICA E SOCIAL

1 A INEFICIENCIA ENERGÉTICA EM PORTUGAL AGRAVA A CRISE ECONÓMICA E SOCIAL Ineficiência energética agrava a crise económica e social em Portugal Pág. 1 A INEFICIENCIA ENERGÉTICA EM PORTUGAL AGRAVA A CRISE ECONÓMICA E SOCIAL RESUMO DESTE ESTUDO A baixa eficiência como é utilizada

Leia mais

SEMINÁRIO A EMERGÊNCIA O PAPEL DA PREVENÇÃO

SEMINÁRIO A EMERGÊNCIA O PAPEL DA PREVENÇÃO SEMINÁRIO A EMERGÊNCIA O PAPEL DA PREVENÇÃO As coisas importantes nunca devem ficar à mercê das coisas menos importantes Goethe Breve Evolução Histórica e Legislativa da Segurança e Saúde no Trabalho No

Leia mais

APURAÇÃO DO RESULTADO (1)

APURAÇÃO DO RESULTADO (1) APURAÇÃO DO RESULTADO (1) Isnard Martins - UNESA Rodrigo de Souza Freitas http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/rodrigosfreitas/conhecendocontabilidade012.asp 1 Apuração do Resultado A maioria das

Leia mais

OS LEILÕES COMO INSTRUMENTOS DE REGULAÇÃO ECONÓMICA * Novembro, 2004.

OS LEILÕES COMO INSTRUMENTOS DE REGULAÇÃO ECONÓMICA * Novembro, 2004. OS LEILÕES COMO INSTRUMENTOS DE REGULAÇÃO ECONÓMICA * POR: RUTE MARTINS SANTOS Novembro, 2004. Este documento está protegido pelo direito de autor nos termos da lei portuguesa, do direito comunitário e

Leia mais

MANUTENÇÃO: VANTAGENS E DESVANTAGENS

MANUTENÇÃO: VANTAGENS E DESVANTAGENS 45º SEMINÁRIO DE ACIARIA -ABM PRIMARIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO: VANTAGENS E DESVANTAGENS Cléverson Stocco Moreira PORTO ALEGRE - MAIO/2014 CONCEITO DE MANUTENÇÃO: INTRODUÇÃO Garantir a confiabilidade e a disponibilidade

Leia mais

PARECER Nº, DE 2012. RELATOR: Senador FLEXA RIBEIRO

PARECER Nº, DE 2012. RELATOR: Senador FLEXA RIBEIRO PARECER Nº, DE 2012 Da COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 677, de 2007, que dispõe sobre o compartilhamento da infraestrutura

Leia mais

Estratégia Empresarial. Capítulo 4 Missão e Objectivos. João Pedro Couto

Estratégia Empresarial. Capítulo 4 Missão e Objectivos. João Pedro Couto Estratégia Empresarial Capítulo 4 Missão e Objectivos João Pedro Couto ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Pensamento Estratégico Análise do Meio Envolvente Análise da Empresa Análise Estratégica Missão, Objectivos

Leia mais

As Vendas e Prestações de Serviços

As Vendas e Prestações de Serviços Disciplina: Técnicas de Secretariado Ano lectivo: 2009/2010 Prof: Adelina Silva As Vendas e Prestações de Serviços Trabalho Realizado por: Susana Carneiro 12ºS Nº18 Marketing Marketing é a parte do processo

Leia mais

MERCADO LIBERALIZADO DE ENERGIA ELÉCTRICA

MERCADO LIBERALIZADO DE ENERGIA ELÉCTRICA MERCADO LIBERALIZADO DE ENERGIA ELÉCTRICA CTC CÁVADO-MINHO LIMA-OURENSE COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DO CÁVADO AGÊNCIA DE ENERGIA DO CÁVADO Setembro, 2012 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 SEMINÁRIO Energia Solar Passiva...

Leia mais

Sistema de Incentivos

Sistema de Incentivos Sistema de Incentivos Qualificação e Internacionalização de PME amrconsult 13 de Maio de 2010 1 Agenda 1 Enquadramento 2 Condições de elegibilidade 3 Despesas elegíveis 4 Incentivo 2 1 Enquadramento 3

Leia mais

SISTEMA ENERGÉTICO PORTUGUÊS

SISTEMA ENERGÉTICO PORTUGUÊS SISTEMA ENERGÉTICO PORTUGUÊS (ELETRICIDADE E GÁS NATURAL) Contexto Regulamentar O enquadramento legal decorre da implementação do designado "Terceiro Pacote Energético", da União Europeia, do qual fazem

Leia mais

MERCADO DE OPÇÕES - O QUE É E COMO FUNCIONA

MERCADO DE OPÇÕES - O QUE É E COMO FUNCIONA MERCADO DE OPÇÕES - O QUE É E Mercados Derivativos Conceitos básicos Termos de mercado As opções de compra Autores: Francisco Cavalcante (f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas graduado pela EAESP/FGV.

Leia mais

ESTRUTURA EMPRESARIAL NACIONAL 1995/98

ESTRUTURA EMPRESARIAL NACIONAL 1995/98 ESTRUTURA EMPRESARIAL NACIONAL 1995/98 NOTA METODOLÓGICA De acordo com a definição nacional, são pequenas e médias empresas aquelas que empregam menos de 500 trabalhadores, que apresentam um volume de

Leia mais

Sr. Secretário de Estado do Empreendorismo e da Inovação, caríssimos convidados, minhas senhoras e meus senhores, muito bom dia.

Sr. Secretário de Estado do Empreendorismo e da Inovação, caríssimos convidados, minhas senhoras e meus senhores, muito bom dia. Sr. Secretário de Estado do Empreendorismo e da Inovação, caríssimos convidados, minhas senhoras e meus senhores, muito bom dia. Bem-vindos à Conferência da ANACOM. Antes de mais gostaria de agradecer

Leia mais

ECB-PUBLIC PARECER DO BANCO CENTRAL EUROPEU. de 24 de março de 2015. sobre o regime do mediador de crédito (CON/2015/12)

ECB-PUBLIC PARECER DO BANCO CENTRAL EUROPEU. de 24 de março de 2015. sobre o regime do mediador de crédito (CON/2015/12) PT ECB-PUBLIC PARECER DO BANCO CENTRAL EUROPEU de 24 de março de 2015 sobre o regime do mediador de crédito (CON/2015/12) Introdução e base jurídica Em 14 de janeiro de 2015 o Banco Central Europeu (BCE)

Leia mais

Utilização do SOLVER do EXCEL

Utilização do SOLVER do EXCEL Utilização do SOLVER do EXCEL 1 Utilização do SOLVER do EXCEL José Fernando Oliveira DEEC FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO MAIO 1998 Para ilustrar a utilização do Solver na resolução de

Leia mais

Entrevista com Tetrafarma. Nelson Henriques. Director Gerente. Luísa Teixeira. Directora. Com quality media press para Expresso & El Economista

Entrevista com Tetrafarma. Nelson Henriques. Director Gerente. Luísa Teixeira. Directora. Com quality media press para Expresso & El Economista Entrevista com Tetrafarma Nelson Henriques Director Gerente Luísa Teixeira Directora Com quality media press para Expresso & El Economista Esta transcrição reproduz fiel e integralmente a entrevista. As

Leia mais

Marketing Turístico e Hoteleiro

Marketing Turístico e Hoteleiro 1 CAPÍTULO I Introdução ao Marketing Introdução ao Estudo do Marketing Capítulo I 1) INTRODUÇÃO AO MARKETING Sumário Conceito e Importância do marketing A evolução do conceito de marketing Ética e Responsabilidade

Leia mais

AUDIÇÃO NA COMISSÃO PARLAMENTAR DO AMBIENTE, ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E PODER LOCAL. Projeto de Lei Nº 368/XII

AUDIÇÃO NA COMISSÃO PARLAMENTAR DO AMBIENTE, ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E PODER LOCAL. Projeto de Lei Nº 368/XII AUDIÇÃO NA COMISSÃO PARLAMENTAR DO AMBIENTE, ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E PODER LOCAL Projeto de Lei Nº 368/XII Protecção dos direitos individuais e comuns à água O projecto de Lei para Protecção dos direitos

Leia mais

Proposta de protocolo Benefícios aos associados

Proposta de protocolo Benefícios aos associados Proposta de protocolo Benefícios aos associados A LUZBOA A LUZBOA Comercialização de Energia Lda é uma empresa de comercialização de electricidade no mercado liberalizado sedeada em Viseu, que opera para

Leia mais

http://www.anacom.pt/template31.jsp?categoryid=205762

http://www.anacom.pt/template31.jsp?categoryid=205762 http://www.anacom.pt/template31.jsp?categoryid=205762 PROJECTO DE DECISÃO REFERENTE A PREÇOS DOS SERVIÇOS DE INTERLIGAÇÃO PRATICADOS PELOS OPERADORES DE SERVIÇO MÓVEL TERRESTRE 1. Antecedentes 1.1. Em

Leia mais