2016/ 2017 NOTÍCIAS DA ESTRELA ESPECIAL BIBE CASTANHO B. 1 Exemplar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2016/ 2017 NOTÍCIAS DA ESTRELA ESPECIAL BIBE CASTANHO B. 1 Exemplar"

Transcrição

1 2016/ 2017 NOTÍCIAS DA ESTRELA 1 Exemplar

2 O NOSSO OBRIGADO Elogio da arte de fazer aprender À nobre e galante Professora Patrícia Gramaxo, a Patita, pela sua sublime entrega pessoal e profissional à exigente tarefa de fazer os seus meninos e as suas meninas crescer vários centímetros em diferentes domínios e aspetos. O seu esforço e a sua atenção têm para sempre a nossa admiração e estima francas e gratas. Professora Patrícia, o foco da sua dedicação, determinação e perfeição jamais se perderá, pois a sua luz perdurará. Ao ensinar os nossos filhos está a ensinar os filhos dos nossos filhos. Um bem-haja! Agradecidos, com amizade António Nahak Borges António José Borges Ivónia Nahak Borges Lisboa, 26 de junho de 2017 Crescer, saber e agradecer Por Miguel Diniz pai da Bia Diniz No aprender é que está o ganho, já diz a voz e a razão do povo. A capacidade dos cérebros, ainda pequeninos, em dimensão, das nossas crianças, é absolutamente extraordinária, tanto mais quanto estimulada por uma interacção dinâmica e incisiva, mas afectuosa. O primeiro ano do ensino oficial é sempre um marco (para o bem e para o mal), por ser o primeiro a sério, mas também pelo impacte que tem e terá no futuro (potencial) gosto pela escola e pela aprendizagem dos nossos pequenos candidatos a grandes estudantes. O estímulo, o entusiasmo, a dedicação, o foco e a autonomia devem ser instigados desde tenra idade, mas o humanismo enquanto escola e movimento, tende a proteger as nossas crianças da selva que se avizinha. As potencialidades e faculdades do ser humano juntas com a sua capacidade de criar e transformar, servidas na bandeja do bem, em oposição à falta de princípios, assegurará uma boa base de sustentação e sustentabilidade da geração que agora desperta para o seu caminho. Quando estas várias dimensões reais da nossa vida, cada vez mais competitiva (no melhor sentido do termo) e atroz (é mesmo suposto não ter uma melhor acepção da expressão), são verdadeiramente acomodadas por uma abordagem dócil e estimulante, mas ao mesmo tempo exigente e consistente, o resultado terá de ser, na prática, um arco-íris de felicidades e sucessos. Gratos à Professora Patrícia pela docência determinada, mas humana. (Texto escrito de acordo com a antiga ortografia)

3 NOTÍCIAS DA ESTRELA O NOSSO OBRIGADO P.3 Receita para o Sucesso da turma Castanho B 1º ano 2016/2017 Por Nidea e Pedro pais do Vicente Antunes INGREDIENTES Agradecimento Por Ana e João Lobato pais da Olívia São os abraços, as meiguices e toda a aprendizagem que fizeram deste ano, um ano especial. Foi o aprender a ler (e a abertura para todo um novo universo), o sentimento de partilha e os laços de amizade que se cultivaram que fazem da Patita uma professora para além especial. Muito obrigada por um ano fora de série e por um rampa de lançamento tão boa e tão positiva para o futuro..26 braços de carinho.26 caracteres de lealdade e respeito.26 pitadas de imaginação.1 sala cheia de alegria.365 dias de compreensão.8 horas/dia de cumplicidade e confiança. infinitas porções de amizade MODO DE PREPARAÇÃO: Patrícia Gramaxo, pessoa e professora com muito caracter, vocação, esforço e disciplina juntou 26 braços ávidos de carinho, unidos por 26 caracteres de lealdade e respeito com 26 pitadas de imaginação numa sala cheia de alegria durante 8 horas/dia de cumplicidade e confiança aproximadamente em 365 dias de compreensão. Temperou com infinitas porções de amizade e obteve uma turma de 26 crianças munidas de valores, sabedoria, lealdade e confiança.

4 ATELIÊ DAS ESTRELAS Vera Ferreira Constança Marques Francisca Martinho

5 ATELIÊ DAS ESTRELAS Vicente Antunes Scanned by CamScanner António Anão Maria Matilde Sebastião Valente

6 AGORA FALAM ELES! Afonso Nogueira A Patita é muito querida! Afonso Antunes "Eu adoro muito a Patita. Adorei o bibe castanho. Espero que a Patita continue o bom trabalho para sempre. Assinado: Afonso" António Anão A Patita vai com papel e lápis na mão e um sorriso no coração. Sempre que começamos a errar a Patita vai ajudar com um sorriso divertido ajuda a fazer um desenho colorido. António Borges Minha amável Patita, muitos beijinhos. Beatriz Diniz Ai a minha rica filha! Benedita Carmelino "Olá Patita, eu sou a Tita. Obrigada por teres sido a minha professora e ajudares nos trabalhos.

7 Carlota Freire A Patita ensina muito bem e é uma boa professora e é a melhor professora do mundo gostei muito das aulas da Patita Constança Marques Querida Patita gostei muito de te ter como professora. Aprendi muita coisa com as lições que me deste. Com amor Constança Elisabete Costa A Patita é muito gira, muito engraçada e muito inteligente! É muito minha Amiga e de toda a gente... E faz letras muito bonitas!!! Francisca Martinho "És a melhor professora do mundo. Obrigada por me ajudares quando eu tenho dificuldades. Nunca me vou esquecer de ti!" Francisco Silva "Eu gosto da Patita porque ela é boa professora, é querida e porque dá muitos miminhos" Gonçalo Aldeia Não há professora melhor do que a Patita. Gosto muito da Patita, porque ela nos ensina e as aulas são divertidas!

8 AGORA FALAM ELES! Eu gosto muito da Patita porque a Patita ensinou-me a ler e a escrever. A Patita acha que é péssima mas eu acho que é muito querida. É a minha professora preferida.

9 Olívia Lobato A Patita é a melhor professora do mundo! Pedro Duarte "A Patita é o máááximo!" Rodrigo Garrido "Patita, gosto muito, muito, muito... muito, muito, muito de si, obrigado por ter cuidado tão bem de mim este ano. Beijinhos!" Rodrigo Vasconcelos Patita, é espetacular e como dá aulas muito boas é a melhor do mundo. Adoro-a muito! Sebastião Valente Eu adorei estar nesta sala e gostei da minha professora e adorei tudo o que aprendi! Simão Collares Pereira Eu adoro a Patita, ensinou muitas coisas.

10 AGORA FALAM ELES! Vera Ferreira A Patita é muito nossa amiga." Vicente Antunes A Patrícia ensinou-me com gentileza... gostei muito!

11 AGORA FALAM ELES! Professora, eu gostei muito deste ano. Foi um ano muito alegre e com muito trabalho. Por isso, Patita, escrevo-lhe este poema de despedida: Uma Professora ideal O que é uma Professora ideal? Claro, é aquela que nunca faz mal. É aquela que nos faz aprender bem, então querida como ela não há ninguém. Além de tanto ensinar também dá tempo para brincar. Quando precisamos de ajuda dá-nos atenção. Não merece a nossa admiração? (É aquela que está sempre a dizer: Se eu digo isto [ ] e vocês ouvem isto [ ] aprendem [ ] e se eu digo isto [ ] e vocês ouvem isto [ ] aprendem isto [ ]. ) Se é tão amável para nós dedicadamente, se nos ajuda a crescer e a pensar, se nos lembramos dela tão divertidamente, não é uma boa Professora para amar? Esta é para mim a Professora ideal. Olhem, é a Patita, afinal! António Nahak Borges 26 de Junho de 2017 Carlota Freire

12 GALERIA DE ESTRELAS

13 GALERIA DE ESTRELAS Lanche de Despedida

14 PARTIDA, LARGADA, FUGIDA Sopa de letras da Patita Com o José Maria Encontre as palavras começadas pelas letras do seu nome! M H U H O M L J J A H B V F D E T E A T E N C I O S A G W A E S Y H X U R D F G D B H I D T J K K I L P I I R P P I N T E L I G E N T E E K G T L R H G T F H C R G H J V C J O G Q O R I G I N A L V B N A T T R F H F I A Y H T R K F C D L A G O D Y E J G E N U I N A H X A C J S G S S U I H J K N H C J S U U H A H D S Y M G V L H U E M Z G L T E I M O S A S B P O H S N W I A E E R Y R C G X N O S G S R E N R R E Z X A E F D M I A M I C R I M A G R I N H A C R Y T B V H T H P rofessora A miga T eimosa R igorosa I nigualável C arinhosa I nteligente A cessível G enuina R esponsável A tenta M agrinha A tenciosa X pectacular O riginal N B M C X A W Q E T A T N E T A G U Y I O L K F G H F T H Y L F G F Unir os pontos... Com o Afonso Nogueira.

15 PARTIDA, LARGADA, FUGIDA Diferenças Descobre as 7 diferenças no desenho que o Gonçalo Aldeia fez! Joga com a Maria Matilde Letras em falta Para rir... Rodriguito chega a casa e diz: - Mãe, eu descobri que sou mais inteligente que a professora. - Por que achas isso? - Porque eu passei de ano e ela continuou no mesmo. (Escolhido pelo Rodrigo Vasconcelos) Lenga lenga PATITA BONITA Patita bonita não sobe à janela que bicho papão carrega com ela. Se quer alvos ovos, Arroz com canela, Patita bonita não sobe à janela! (Feito por Francisco Silva)

16 NOTÍCIAS DA ESTRELA P.16 ESTRELAS PARA SEMPRE

1.º C. 1.º A Os livros

1.º C. 1.º A Os livros 1.º A Os livros Os meus olhos veem segredos Que moram dentro dos livros Nas páginas vive a sabedoria, Histórias mágicas E também poemas. Podemos descobrir palavras Com imaginação E letras coloridas Porque

Leia mais

O que sentiram os alunos do 5ºAno no Dia Mundial da Meteorologia

O que sentiram os alunos do 5ºAno no Dia Mundial da Meteorologia O que sentiram os alunos do 5ºAno no Dia Mundial da Meteorologia 5ºG O Dia Mundial da Meteorologia foi, para mim Inesquecível, porque participei em muitas actividades diferentes. Juliana Muito importante

Leia mais

Fui à biblioteca tentar escolher. Um bom livro para ler. Mas era difícil descobrir. Aquele que me ia surpreender! Desisti da ideia de procurar

Fui à biblioteca tentar escolher. Um bom livro para ler. Mas era difícil descobrir. Aquele que me ia surpreender! Desisti da ideia de procurar Fui à biblioteca tentar escolher Um bom livro para ler Mas era difícil descobrir Aquele que me ia surpreender! Desisti da ideia de procurar E vim cá para fora brincar. Os meus amigos riam-se de mim E eu

Leia mais

ENQUANTO ESTOU NO HOSPITAL.

ENQUANTO ESTOU NO HOSPITAL. Simone Lopes de Mattos e Vívian Lopes de Mattos ENQUANTO ESTOU NO HOSPITAL. Para colorir o cenário. Ilustrações de Ana Kléa Moraes Simone Lopes de Mattos e Vívian Lopes de Mattos ENQUANTO ESTOU NO HOSPITAL.

Leia mais

A DOCUMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A VOZ DAS CRIANÇAS. Ana Azevedo Júlia Oliveira-Formosinho

A DOCUMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A VOZ DAS CRIANÇAS. Ana Azevedo Júlia Oliveira-Formosinho A DOCUMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A VOZ DAS CRIANÇAS Ana Azevedo Júlia Oliveira-Formosinho Questões sobre o portfólio respondidas pelas crianças: 1. O que é um portfólio? 2. Gostas do teu portfólio? Porquê?

Leia mais

Maria Helena Morais Matos Coisas do Coração

Maria Helena Morais Matos Coisas do Coração Maria Helena Morais Matos Coisas do Coração Primeira Edição Curitiba 2012 PerSe Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) ÍN Matos, Maria Helena Morais

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

Textos e ilustrações dos alunos do 3º ano 1 de junho de 2017 Dia da Criança

Textos e ilustrações dos alunos do 3º ano 1 de junho de 2017 Dia da Criança Tempo para ser criança e ser feliz Textos e ilustrações dos alunos do 3º ano 1 de junho de 2017 Dia da Criança Ser criança e ser feliz Ser criança é uma das virtudes do homem Podem fazer-se coisas que

Leia mais

SUMÁRIO. Formação pessoal, Social, Identidade e Autonomia Conhecimento de mundo, Natureza e Sociedade. Matemática

SUMÁRIO. Formação pessoal, Social, Identidade e Autonomia Conhecimento de mundo, Natureza e Sociedade. Matemática SUMÁRIO Formação pessoal, Social, Identidade e Autonomia Conhecimento de mundo, Natureza e Sociedade Quem sou eu? 09 Escrita do Nome 11 A Família 12 Coordenação Motora 14 Meninos e Meninas 18 As plantas

Leia mais

1º Edição

1º Edição Sensações 1º Edição WWW.Perse.com.br Página 1 Codinome: Tabrao Email: Tania_morenagata@hotmail.com Nasceu no dia 09 de Agosto de 1984 Natural da cidade de Lapa - PR Reside a Rua Francisco Veloso, 282 Ponta

Leia mais

Painel 1 : LUZ PAZ CONHECIMENTO

Painel 1 : LUZ PAZ CONHECIMENTO Painel 1 : PAZ LUZ CONHECIMENTO LUZ LUZ QUENTE, LUZ FRIA VISÍVEL E INVISÍVEL COLORIDA, INCOLOR QUE INSPIRA E ILUMINA QUE DÁ VIDA E FAZ VIVER Querem uma Luz Melhor que a do Sol! AH! QUEREM uma luz melhor

Leia mais

UMA HISTÓRIA DE AMOR

UMA HISTÓRIA DE AMOR UMA HISTÓRIA DE AMOR Nunca fui de acreditar nessa história de amor "á primeira vista", até conhecer Antonio. Eu era apenas uma menina, que vivia um dia de cada vez sem pretensões de me entregar novamente,

Leia mais

como começar aprenda como fazer craft em feltro de um jeito fácil e divertido!

como começar aprenda como fazer craft em feltro de um jeito fácil e divertido! como começar aprenda como fazer craft em feltro de um jeito fácil e divertido! pra você, com carinho do aqui você vai encontrar: os materiais básicos para fazer arte em feltro os principais pontos de costura

Leia mais

RELATÓRIO DE GRUPO I Trimestre/2016

RELATÓRIO DE GRUPO I Trimestre/2016 2 o ano do Ensino Fundamental I Turma A Professora: Nancy Mary da Silveira Pereira Coordenadora: Deane Seixas Orientadora: Tiza Carreiro Vice-diretora: Virgínia Costa RELATÓRIO DE GRUPO I Trimestre/2016

Leia mais

Discurso in verso. Jeanne Barros Leal de Pontes Medeiros*

Discurso in verso. Jeanne Barros Leal de Pontes Medeiros* Discurso in verso Jeanne Barros Leal de Pontes Medeiros* Boa noite minha gente Permitam que me apresente Sou Jeanne concludente Escolhida para falar Venho da Educação Doutora em primeira mão De uma turma

Leia mais

Nome do aluno Ano escolaridade Turma Escola

Nome do aluno Ano escolaridade Turma Escola Nome do aluno Ano escolaridade Turma Escola Carolina Arromba Correia de Matos 1.º 014 EB Águeda Inês Carolina Santos Mota e Silva 1.º 013 EB Águeda Letícia Cruz dos Santos 1.º 014 EB Águeda Marco Pavlov

Leia mais

Dia da Mãe - painel Prendas do Dia da Mãe: 1.º ano: escultura 2.º ano: suporte 3.º ano: escultura 4.º ano: escultura

Dia da Mãe - painel Prendas do Dia da Mãe: 1.º ano: escultura 2.º ano: suporte 3.º ano: escultura 4.º ano: escultura Painéis de primavera Decorações de primavera Dia Mundial da Criança Dia de Portugal - 10 de junho Dia da Mãe - painel Prendas do Dia da Mãe: 1.º ano: escultura 2.º ano: suporte 3.º ano: escultura 4.º ano:

Leia mais

É Quase Natal. Andam todos a brincar A correr, a saltar na floresta Mas não há tempo a perder Têm de preparar a festa

É Quase Natal. Andam todos a brincar A correr, a saltar na floresta Mas não há tempo a perder Têm de preparar a festa É Quase Natal No vale encantado Vive uma família especial São Bonecos de Neve E é quase Natal 2x Andam todos a brincar A correr, a saltar na floresta Mas não há tempo a perder Têm de preparar a festa Tanto

Leia mais

MÃE, QUANDO EU CRESCER...

MÃE, QUANDO EU CRESCER... MÃE, QUANDO EU CRESCER... Dedico este livro a todas as pessoas que admiram e valorizam a delicadeza das crianças! Me chamo Carol, mas prefiro que me chamem de Cacau, além de ser um apelido que acho carinhoso,

Leia mais

Estação de Braga. Cheguei a Braga. Lá vim eu no meu lugar à janela. E o mundo lá fora

Estação de Braga. Cheguei a Braga. Lá vim eu no meu lugar à janela. E o mundo lá fora Roteiro de Braga Estação de Braga Cheguei a Braga. Lá vim eu no meu lugar à janela. E o mundo lá fora a correr e eu a querer apanhá-lo. E sentada no meu lugar corri, e de olhos atentos via vida e gente,

Leia mais

Nome: Responsáveis: Paróquia: Meus melhores amigos:

Nome: Responsáveis: Paróquia: Meus melhores amigos: EDITORA AVE-MARIA Nome: Responsáveis: Paróquia: Meus melhores amigos: 1. Somos amigos de Jesus Somos um grupo de amigos: Maíra, Cassilda, Babo, Moscão e Matilda. Somos amigos porque nossas famílias são

Leia mais

A Professora de Horizontologia

A Professora de Horizontologia A Professora de Horizontologia Já tinha parado a chuva e Clara Luz estava louca que a Gota voltasse. Felizmente a Fada-Mãe veio com uma novidade: Minha filha, hoje vem uma professora nova. Você vai ter

Leia mais

CARTAS AO PAI NATAL. 1.º Ano Turma A. Viva Pai Natal. Por favor traz-me um presente Neste dia especial Fico muito contente. 1.

CARTAS AO PAI NATAL. 1.º Ano Turma A. Viva Pai Natal. Por favor traz-me um presente Neste dia especial Fico muito contente. 1. CARTAS AO PAI NATAL 1.º Ano Turma A Sonho contigo todos os dias Espero muito o teu presente Com muita alegria. Que já estás muito velhinho O meu presente vais trazer No teu trenó vermelhinho Na escola

Leia mais

nome de origem árabe, significa amigo gentil. Meu primogênito. A realização do meu maior sonho, a maternidade. Um filho lindo, carinhoso, muito

nome de origem árabe, significa amigo gentil. Meu primogênito. A realização do meu maior sonho, a maternidade. Um filho lindo, carinhoso, muito mãe de cinco Olá, me chamo Layane, mas gosto de ser chamada de Lay. Sempre pensei que a vida nos dá filhos na quantidade de amor que a gente tem para dar. Hoje, não penso mais assim. Eu tenho certeza.

Leia mais

Conto das Águas. Um conto de sensações. Enio Roncarati

Conto das Águas. Um conto de sensações. Enio Roncarati Conto das Águas Um conto de sensações Enio Roncarati Dedicatória Dedico este pequeno conto aos autores anônimos que com esperança de lançar uma pequena Luz sobre aqueles que estão dispostos a trilhar

Leia mais

Cânticos de Acolhimento

Cânticos de Acolhimento 13 JUNTO AO MAR Junto ao mar, eu ouvi hoje, Senhor, Tua voz que me chamou e me pediu que me entregasse a meu irmão. Essa voz me transformou, a minha vida ela mudou e só penso agora, Senhor, em repetir-te:

Leia mais

Habilidades de Pensamento do Ruca

Habilidades de Pensamento do Ruca Habilidades de Pensamento do Ruca Ajude a sua criança a desenvolver as suas habilidades de pensamento! Aprender a esquerda e direita com o Ruca, usando as instruções abaixo! Faz um círculo à volta da joaninha

Leia mais

Coletânea de Poemas do 4ºAno de EB1 do Outeiro

Coletânea de Poemas do 4ºAno de EB1 do Outeiro Coletânea de Poemas do 4ºAno de EB1 do Outeiro Ó mar Ó mar! que és tão azul e salgado, bates nas rochas A solidão te acompanha ou a felicidade te segue As tuas ondas são lngas, sempre num vai e vem. Quando

Leia mais

Família Presente de Deus, Lugar de Amor

Família Presente de Deus, Lugar de Amor Família Presente de Deus, Lugar de Amor Amadas irmãs e amados irmãos, Paz e Bem! É com felicidade que trazemos mais este presente para a IMMF do Brasil: mais um encarte no caderno de formação! Um material

Leia mais

Quando temos pessoas especiais temos também momentos especiais. E essas pessoas especiais foram ótimas para mim nesse ano de 2011.

Quando temos pessoas especiais temos também momentos especiais. E essas pessoas especiais foram ótimas para mim nesse ano de 2011. Quando temos pessoas especiais temos também momentos especiais. E essas pessoas especiais foram ótimas para mim nesse ano de 2011. Pessoas que marcaram minha vida de modo SIMPLES ou de modo ESPETACULAR.

Leia mais

AVALIAÇÃO DO EFEITO DA ELETROESTIMULAÇÃO EM MULHERES COM NÓDULOS VOCAIS

AVALIAÇÃO DO EFEITO DA ELETROESTIMULAÇÃO EM MULHERES COM NÓDULOS VOCAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE MEDICINA AVALIAÇÃO DO EFEITO DA ELETROESTIMULAÇÃO EM MULHERES COM NÓDULOS VOCAIS JUSCELINA KUBITSCHECK DE OLIVEIRA SANTOS Belo Horizonte 2015 JUSCELINA

Leia mais

Otacílio vai à escola

Otacílio vai à escola Otacílio vai à escola Cláudia Cotes Apoio Cultural Ilustrações Dimaz Restivo Otacílio vai à escola Copyright 2004 by Núcleo de Audiologia e Próteses Auditivas Campinas Ltda. Autora Cláudia Cotes Idealização

Leia mais

PROFESSOR. Maria Eduarda Maciel 4º ano C

PROFESSOR. Maria Eduarda Maciel 4º ano C PROFESSOR P essoa que educa de forma especial... R responsável por descobertas e aprendizagens... O rienta a todos os momentos com carisma... F az o processo ensino-aprendizado acontecer de forma brilhante...

Leia mais

Registo de Opinião Sobre o 1.º Ano de Projecto. Crianças

Registo de Opinião Sobre o 1.º Ano de Projecto. Crianças Registo de Opinião Sobre o 1.º Ano de Projecto Crianças Gostei de muito de estar aqui na escola, de brincar com todos, gostei muito, muito do acampamento e das visitas de estudo e para o ano vou ficar

Leia mais

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE ARTES VISUAIS - BACHARELADO MÔNICA DANIELE FISCHBORN ESTAMPARIA: ARTE OU DESIGN?

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE ARTES VISUAIS - BACHARELADO MÔNICA DANIELE FISCHBORN ESTAMPARIA: ARTE OU DESIGN? UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE ARTES VISUAIS - BACHARELADO MÔNICA DANIELE FISCHBORN ESTAMPARIA: ARTE OU DESIGN? CRICIÚMA 2013 MÔNICA DANIELE FISCHBORN ESTAMPARIA: ARTE OU DESIGN?

Leia mais

Publicado em:

Publicado em: Publicado em: http://www.escolovar.org Aqui vai o postal e o molde: Agora, imprime e recorta o molde. Depois, copia-o para uma cartolina ao teu gosto, recorta-o e cola-o sobre outra cartolina A4 dobrada

Leia mais

Nome: Data: / / Autora: Lara Francisco. Este é o livro que vamos ler. Espero que gostes! Observa-o com muita atenção e. completa: Título: Autor:

Nome: Data: / / Autora: Lara Francisco. Este é o livro que vamos ler. Espero que gostes! Observa-o com muita atenção e. completa: Título: Autor: Nome: _ Data: / / Autora: Lara Francisco Este é o livro que vamos ler. Espero que gostes! Observa-o com muita atenção e completa: Título: Autor: Ilustrações: Editora: Edição: Colecção: Ninguém dá prendas

Leia mais

HOJE FALAMOS DE GRAÇA E PAZ

HOJE FALAMOS DE GRAÇA E PAZ 16 de janeiro HOJE FALAMOS DE GRAÇA E PAZ Bom dia. E boa semana. Hoje começamos o nosso dia com a Palavra de Deus. Penso que sabes o que quer dizer A Palavra de Deus é aquela palavrinha que lemos e escutamos

Leia mais

Monitores 2015 EMEF Prof. Henrique Mélega

Monitores 2015 EMEF Prof. Henrique Mélega Monitores 2015 EMEF Prof. Henrique Mélega Olá, meu nome é Filipe Verrone de Lima, tenho 12 anos de idade e estou no oitavo ano A. O que eu mais gosto na informática é o que ela abrange: tudo. Temos variedade

Leia mais

Tânia Abrão. Coração de Mãe. Coração De Mãe

Tânia Abrão. Coração de Mãe. Coração De Mãe Coração de Mãe Coração De Mãe Página 1 Coração De Mãe 1º Edição Agosto de 2013 Página 2 Coração De Mãe 1º Edição È proibida à reprodução total ou parcial desta obra, por Qualquer meio e para qualquer fim

Leia mais

Jornal Digital. O meu primeiro dia de aulas foi assim

Jornal Digital. O meu primeiro dia de aulas foi assim Jornal Digital EB Bom Pastor setembro/outubro de 2016 Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis Porto Depois da tempestade, vem a bonança. Depois das férias, vem a escola. E depois do verão, regressa o

Leia mais

Coisas De Pré- Adolescentes!

Coisas De Pré- Adolescentes! Coisas De Pré- Adolescentes! Um pouco sobre mim e a minha página! Oie Amores! Tudo bem? Meu nome é Kylianne, tenho 12 anos! Eu fiz essa página para poder falar tudo que nós adolescentes amamos! Coisas

Leia mais

PALAVRA & VIDA 4º TRIMESTRE/2016

PALAVRA & VIDA 4º TRIMESTRE/2016 LIÇÃO 11 A SEGUNDA VIAGEM DE PAULO ENCONTROS DIVINOS Textos Bíblicos: Atos 15:36 a 18:22 Objetivos: - Apresentar cinco encontros divinos que marcaram a segunda viagem missionaria. - Aprender que a desavença

Leia mais

PRIMEIRO LIVRO DO CATEQUIZANDO. Em preparação à Eucaristia

PRIMEIRO LIVRO DO CATEQUIZANDO. Em preparação à Eucaristia PRIMEIRO LIVRO DO CATEQUIZANDO Em preparação à Eucaristia Direção editorial Claudiano Avelino dos Santos Coordenação editorial Jakson Ferreira de Alencar Ilustrações Cícero Soares Produção editorial AGWM

Leia mais

Rua Pirapetinga, 567 - Serra - 30220-150 Belo Horizonte - MG -Tel. (31) 3282-2366 www.universoproducao.com.br conheca todos os amigos do pipoca! A Universo Produção realiza há mais de 15 anos uma série

Leia mais

Tejo Informação. Publicação: novembro e dezembro. Editores: Turma do 4.º ano. Edição n.º 2. Ano letivo 2014/2015

Tejo Informação. Publicação: novembro e dezembro. Editores: Turma do 4.º ano. Edição n.º 2. Ano letivo 2014/2015 Tejo Informação Edição n.º 2 Publicação: novembro e dezembro Ano letivo 2014/2015 Editores: Turma do 4.º ano Revisão: Prof.ª Marisa Cardoso Martins Magusto COMEMORÁMOS O MAGUSTO No dia de São Martinho

Leia mais

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO PROFESSORA Bom dia meninos, estão bons? TODOS Sim. PROFESSORA Então a primeira pergunta que eu vou fazer é se vocês gostam

Leia mais

Desperta/ Reflexão. Deixa-te Iluminar/Oração. Bom dia. E boa semana. Hoje é o último dia de outubro. Um mês dedicado às missões e a Nossa Senhora,

Desperta/ Reflexão. Deixa-te Iluminar/Oração. Bom dia. E boa semana. Hoje é o último dia de outubro. Um mês dedicado às missões e a Nossa Senhora, A MENINA E O TAMBOR 31 de outubro Bom dia. E boa semana. Hoje é o último dia de outubro. Um mês dedicado às missões e a Nossa Senhora, sob o título de Nossa Senhora do Rosário. Com certeza que alguma LUZ

Leia mais

Concurso Literário. O amor

Concurso Literário. O amor Concurso Literário O Amor foi o tema do Concurso Literário da Escola Nova do segundo semestre. Durante o período do Concurso, o tema foi discutido em sala e trabalhado principalmente nas aulas de Língua

Leia mais

Na casa da Priscila, uma história incrível das Escrituras foi contada! Vamos ver?

Na casa da Priscila, uma história incrível das Escrituras foi contada! Vamos ver? Na casa da Priscila, uma história incrível das Escrituras foi contada! Vamos ver? Filha!! Bom dia!! Hoje é um dia muito, mas muito especial! Por que, mamãe? Ah!! Hoje é o aniversário da vovó e do vovô!

Leia mais

O primeiro suspiro de um poeta insano!

O primeiro suspiro de um poeta insano! 1 O primeiro suspiro de um poeta insano! 2012 2 O primeiro suspiro de um poeta insano Jonas Martins 1ª.Edição..Poesia Todos os direitos reservados ao autor A reprodução total ou parcial desta obra só é

Leia mais

Ter uma família, para mim, significa muita coisa mas, sobretudo, é uma quantidade

Ter uma família, para mim, significa muita coisa mas, sobretudo, é uma quantidade º A família para mim é ter amor todos os dias, é como se tivesse num mundo imaginário, só que é realidade. A família para mim é tudo! Eu e a minha família já passámos por muita coisa juntos. Os meus avós

Leia mais

Musica de. Capoeira. crianças e inicinates. V imagen: henar torinos

Musica de. Capoeira. crianças e inicinates. V imagen: henar torinos Musica de Capoeira crianças e inicinates V. 05.2013 imagen: henar torinos www.henartorinos.com Oi sim sim sim Chora menino, nhem nhem nhem Oi sim sim sim, Oi não não não Oi sim sim sim, Oi não não não

Leia mais

Coaching para pessoas disponíveis, ambos

Coaching para pessoas disponíveis, ambos Nota da Autora 1001 maneiras de ser Feliz, é o meu terceiro livro. Escrevi Coaching para mães disponíveis e Coaching para pessoas disponíveis, ambos gratuitos e disponíveis no site do Emotional Coaching.

Leia mais

Deixo meus olhos Falar

Deixo meus olhos Falar Tânia Abrão Deixo meus olhos Falar 1º Edição Maio de 2013 WWW.perse.com.br 1 Tânia Abrão Biografia Tânia Abrão Mendes da Silva Email: Tania_morenagata@hotmail.com Filha de Benedito Abrão e Ivanir Abrão

Leia mais

HINOS DE CONCENTRAÇÃO

HINOS DE CONCENTRAÇÃO HINOS DE CONCENTRAÇÃO 73 1. FIRMEZA (Padrinho Sebastião - 03) Firmeza firmeza no amor Firmeza firmeza aonde estou Eu estou firme com meu Jesus Eu estou firme nesta luz Aonde estou Firmeza firmeza no amor

Leia mais

Mensagem do dia: Se for amor

Mensagem do dia: Se for amor Só se for amor Mensagem do dia: Se for amor Se for amor, vai reconsiderar, perdoar e seguir adiante, se for paixão vai se descabelar, se amargurar e não vai perdoar, vai carregar a dor pelos dias em que

Leia mais

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a João do Medo Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a mamãe dele. Um dia, esse menino teve um sonho ruim com um monstro bem feio e, quando ele acordou, não encontrou mais

Leia mais

Olhando o Aluno Deficiente na EJA

Olhando o Aluno Deficiente na EJA Olhando o Aluno Deficiente na EJA ConhecendoJoice e Paula Lúcia Maria Santos Tinós ltinos@ffclrp.usp.br Apresentando Joice e Paula Prazer... Eu sou a Joice Eu sou a (...), tenho 18 anos, gosto bastante

Leia mais

Frase construídas pelos alunos com: senhor Empreendedorismo, escola, biblioteca

Frase construídas pelos alunos com: senhor Empreendedorismo, escola, biblioteca 1 Frase construídas pelos alunos com: senhor Empreendedorismo, escola, biblioteca 4.ºA, prof. Ana Paula 1. - O senhor Empreendedorismo visita muitas vezes a biblioteca da escola para arranjar ferramentas

Leia mais

Semana(s) da Leitura. Coimbra

Semana(s) da Leitura. Coimbra Coimbra FASE ESCOLA Concurso Há poesia na Escola Tema Elos de Leitura seleção de um poema para a fase concelhia do Concurso 1º prémio: Maria Carolina Filipe, 3º B Participação em parceria com as respetivas

Leia mais

O currículo na perspectiva da Interdisciplinaridade: implicações para pesquisa e para a sala de aula

O currículo na perspectiva da Interdisciplinaridade: implicações para pesquisa e para a sala de aula O currículo na perspectiva da Interdisciplinaridade: implicações para pesquisa e para a sala de aula C ELI ESPA SANDIN LOPES U N I V E R S I D AD E C R U Z E I R O D O S U L S O C I E D AD E B R AS I L

Leia mais

Olhares. Rosângela Trajano. 2 - Por que não permitimos que os outros se aproximem de nós? 4 O que são as coisas mais simples do mundo para você?

Olhares. Rosângela Trajano. 2 - Por que não permitimos que os outros se aproximem de nós? 4 O que são as coisas mais simples do mundo para você? Olhares Ando pelas ruas e a multidão quase esbarra em mim. Tenho certeza que se me deitasse no chão seria pisoteada. As pessoas não olham mais para o chão, aliás as pessoas não olham mais nem para si mesmas.

Leia mais

EU SOU CRIANÇA Eu ainda sou criança, E também sou muito feliz, Tenho o meu pai e a minha mãe, Sou criança, sou criança

EU SOU CRIANÇA Eu ainda sou criança, E também sou muito feliz, Tenho o meu pai e a minha mãe, Sou criança, sou criança EU SOU CRIANÇA Eu ainda sou criança, E também sou muito feliz, Tenho o meu pai e a minha mãe, Sou criança, sou criança E nesse mundo (de criança) Sou uma aprendiz; Sou uma criança, Sou alegre, Sou carinhosa

Leia mais

BIBLIOTECAS DE JARDIM - PARQUE DE SÃO JOÃO DA PONTE -

BIBLIOTECAS DE JARDIM - PARQUE DE SÃO JOÃO DA PONTE - BIBLIOTECAS DE JARDIM - PARQUE DE SÃO JOÃO DA PONTE - 23 e 29 agosto, 5, 8 e 13 setembro À DESCOBERTA DO PARQUE DA PONTE PEDDYPAPER Dar a conhecer a Parque da Ponte e a Biblioteca de Jardim através da

Leia mais

Escola Secundária Ferreira de Castro

Escola Secundária Ferreira de Castro -PONT-1 Básica n.º 1 de Santiago de Riba-Ul, Vila Cova, Oliveira de Azeméis 17560 Beatriz Ferreira Machado 6 21-06-2010 1 1 X 17560 16802 Bernardete Maria M. Freitas 8 24-05-2008 3 3 X 16802 17397 Bernardo

Leia mais

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai BOM DIA DIÁRIO Segunda-feira (09.03.2015) Nenhum profeta é bem recebido Guia: 2.º Ciclo: Professor José Martins 3.º Ciclo: Padre Aníbal Afonso Re+ Deixa Deus entrar na tua própria casa. Re+ Deixa-te tocar

Leia mais

Uma Ponte para a Paz

Uma Ponte para a Paz www.possibilidade.pt Uma Ponte para a Paz Prem Rawat no Palácio de Kensington, Londres Uma Ponte para a Paz, Página 1 O evento no Palácio de Kensington teve como objetivo apoiar o trabalho do Hospital

Leia mais

casamento da forma mais tranquila

casamento da forma mais tranquila A enfrentar um processo de divórcio amigável, ANA BRAVO refugia-se no carinho dos sobrinhos "Terminei um casamento da forma mais tranquila possível,, A nutricionista, de 31 anos, é responsável pela clínica

Leia mais

PRIMEIRO DOMINGO DA QUARESMA

PRIMEIRO DOMINGO DA QUARESMA PRIMEIRO DOMINGO DA EVANGELHO: Mc 1, 12-15 Era tentado por Satanás e os Anjos serviam-n O ATITUDE: ARREPENDIMENTO E FÉ ARROZ Tu és o Pai que me salva. Ajudame, em especial quando me sinto indeciso entre

Leia mais

Amor em Perspectiva Cultural - Mário Quintana. 1. A amizade é um amor que nunca morre. (Mário Quintana)

Amor em Perspectiva Cultural - Mário Quintana. 1. A amizade é um amor que nunca morre. (Mário Quintana) Page 1 of 5 Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Disciplina: Filosofia da Cultura Educador: João Nascimento Borges Filho Amor em Perspectiva

Leia mais

Aos Poetas. Que vem trazer esperança a um povo tristonho, Fazendo os acreditar que ainda existem os sonhos.

Aos Poetas. Que vem trazer esperança a um povo tristonho, Fazendo os acreditar que ainda existem os sonhos. Aos Poetas Venho prestar homenagem a uma grande nação, Que são os nossos poetas que escrevem com dedicação, Os poemas mais lindos e que por todos são bemvindos, Que vem trazer esperança a um povo tristonho,

Leia mais

Tempo para ser amigo. Produção de textos alusivos ao Dia do Amigo. Alunos 3 ano Prof.: Raquel Maia Candeias

Tempo para ser amigo. Produção de textos alusivos ao Dia do Amigo. Alunos 3 ano Prof.: Raquel Maia Candeias Tempo para ser amigo Produção de textos alusivos ao Dia do Amigo Alunos 3 ano Prof.: Raquel Maia Candeias Fevereiro 2017 Um amigo Um amigo não é uma brincadeira, não é para tratá-lo como um boneco da feira

Leia mais

Agradecimento. Entidades que colaboraram no projeto:

Agradecimento. Entidades que colaboraram no projeto: Agradecimento Esta história foi enriquecida com os contributos de mais de 100 crianças que, com as suas palavras sábias, nos transmitiram o que era para elas uma Família. Chegámos até estas crianças com

Leia mais

NOTÍCIAS DA SALA 2 ANOS

NOTÍCIAS DA SALA 2 ANOS NOTÍCIAS DA SALA 2 ANOS meses de Setembro,outubro,Novembro e dezembro 2016 Olá a todos, nós somos o grupinho da sala dos 2 Anos que transitou para a nova sala. No início de Setembro exploramos a sala,

Leia mais

Professor - Sim, Tomás, e podem usar materiais como o desenho, colagens, fotografias, textos e tudo o que a vossa imaginação ditar! O trabalho mais or

Professor - Sim, Tomás, e podem usar materiais como o desenho, colagens, fotografias, textos e tudo o que a vossa imaginação ditar! O trabalho mais or Lili e o jogo das profissões Naquele dia, o professor Mocho tinha uma grande surpresa para os nossos amiguinhos: um jogo que nenhum deles iria querer perder! Professor Mocho - Bom dia, meus queridos alunos!

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): NOME DO LIVRO: O MUNDINHO DE BOAS ATITUDES AUTOR:INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN Competências Perceber a importância do auto respeito. Desenvolver o senso critico.

Leia mais

Gosto muito do pequeno-almoço!

Gosto muito do pequeno-almoço! Gosto muito do pequeno-almoço! Débora Cláudio, Nuno Pereira de Sousa, Rui Tinoco, Ângela Menezes Gosto muito do pequeno-almoço! Débora Cláudio, Nuno Pereira de Sousa, Rui Tinoco, Ângela Menezes Hoje, o

Leia mais

Memoria Final de Curso

Memoria Final de Curso Memoria Final de Curso Elaborado por Ana Marta Dias Mendes Aluno nº 200691283 Orientador: Dr.ª Elsa Feliciano Barcarena Novembro 2010 Universidade Atlântica Memória Final de Curso Elaborado por Ana Marta

Leia mais

O Jardim da Rainha. Jordana de Melo e Souza

O Jardim da Rainha. Jordana de Melo e Souza O Jardim da Rainha Jordana de Melo e Souza 1. Rainha Iemanjá Lua de prata brilha na noite estrelada Verde esmeralda na floresta faz brilhar As nuvens brancas como seres encantados Se aproximando no vento

Leia mais

Tabela de categorização

Tabela de categorização Tabela de categorização Análise de conteúdo Categorias Subcategorias Sentidos de resposta Indicadores de resposta Aprendizagens técnicas Aprendizagens Musicais As aprendizagens mais valorizadas pela maioria

Leia mais

Alice Aragão-EB2/3 Vale Milhaços

Alice Aragão-EB2/3 Vale Milhaços Tipos de carta Informal (pessoal, familiar) Destina-se a familiares e amigos; geralmente é manuscrita; adopta um estilo pessoal e familiar; apresenta uma linguagem simples, mas correcta; é escrita na primeira

Leia mais

PROJETO EU SOU ASSIM MATERNAL II

PROJETO EU SOU ASSIM MATERNAL II PROJETO EU SOU ASSIM MATERNAL II NOME: 1 Os Direitos da Criança 1º Princípio Todas as crianças são credoras destes direitos, sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, condição social ou nacionalidade,

Leia mais

Minha História de amor

Minha História de amor Minha História de amor Hoje eu vou falar um pouco sobre a minha história de amor! Bem, eu namoro à distância faz algum tempinho. E não é uma distância bobinha não, são 433 km, eu moro em Natal-Rn, e ela

Leia mais

CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 JESUS ME AMA Compreender que Deus nos ama e deseja o melhor para cada um de Seus filhos. Reconhecer que Deus se revela por Sua

Leia mais

Roteiro para análise do filme Escritores da. Liberdade

Roteiro para análise do filme Escritores da. Liberdade Roteiro para análise do filme Escritores da Liberdade É importante reforçar que toda a comunidade escolar é responsável e participante no processo educativo e que a ação dos funcionários na escola é, sobretudo,

Leia mais

A mãe LÍNGUA PORTUGUESA

A mãe LÍNGUA PORTUGUESA 2º ANO Nome : Data : / / LÍNGUA PORTUGUESA INFORMAÇÃO : RUBRICA : Lê o texto com atenção. Copia-o para o teu caderno. A mãe Minha mãe tem flores nos olhos sacos de estrelas nas mãos, nos braços, luas brancas

Leia mais

Um belo dia de sol, Jessi caminhava feliz para sua escola.

Um belo dia de sol, Jessi caminhava feliz para sua escola. Jessy Um belo dia de sol, Jessi caminhava feliz para sua escola. Jessi era uma garota linda, tinha a pele escura como o chocolate, seus olhos eram pretos e brilhantes que pareciam duas lindas amoras, seu

Leia mais

Pentecostes Atos

Pentecostes Atos Pentecostes Atos 2 1-47 Introdução: Jesus, durante a sua vida, foi seguido pelos apóstolos e por tantas outras pessoas. Maria, sua mãe, desde o início estava sempre com ele e nunca o abandonou. Quando

Leia mais

INTRODUÇÃO. Para obter mais informações ou serviços, envie para: ou visite:

INTRODUÇÃO. Para obter mais informações ou serviços, envie  para: ou visite: MUESTRA AMOSTRA INTRODUÇÃO Fazendo Chinês Fácil para Crianças, reconhecido como um dos melhores materiais de aprendizagem de chinês em todo o mundo, é publicado pelo Hong Kong s prestigious Joint Publishing

Leia mais

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 02 / 05 / 206 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Não destrua teus valores comparando-os com os dos outros.

Não destrua teus valores comparando-os com os dos outros. Reflexões para 2010 Post (0186) Não destrua teus valores comparando-os com os dos outros. É por sermos diferentes uns dos outros que cada um de nós é especial. Não estabeleça teus objetivos por aquilo

Leia mais

Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Bioquímica,

Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Bioquímica, Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Bioquímica, realizada sob a orientação científica da Doutora Graça Maria

Leia mais

Ajudai o Pai. Natal e vivei uma. linda aventura.

Ajudai o Pai. Natal e vivei uma. linda aventura. Ajudai o Pai Natal e vivei uma linda aventura. Eu gosto tanto de viajar no meu trenó e entregar presentes, mas gostava de ter um acróstico com o meu nome (Pai Natal). Será que podes ajudarme? Vou ajudar

Leia mais

PARABÉNS POR ESTE BEBÉ COM T21? SIM, MUITOS PARABÉNS!

PARABÉNS POR ESTE BEBÉ COM T21? SIM, MUITOS PARABÉNS! PARABÉNS PARABÉNS POR ESTE BEBÉ COM T21? SIM, MUITOS PARABÉNS! É natural que esta situação nova e inesperada o deixe confuso, triste e até revoltado. Afinal, foi mãe ou pai, mas não do bebé com que sonhou

Leia mais

Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos da EB1/JI de Pinhal de Frades. Plano de Atividades 2016/2017

Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos da EB1/JI de Pinhal de Frades. Plano de Atividades 2016/2017 Setembro Dias 01 a 04 de Setembro Receção e Integração dos alunos v Integrar/adaptar as crianças no CATL; v Desenvolver laços de relação entre criança/criança; equipa do CATL/crianças; v v Atividades relacionadas

Leia mais

Apresento a todos, o início de um trabalho feito. Com muito carinho. São poemas e alguns contos.

Apresento a todos, o início de um trabalho feito. Com muito carinho. São poemas e alguns contos. APRESENTAÇÃO Apresento a todos, o início de um trabalho feito Com muito carinho. São poemas e alguns contos. Para Vocês: VIRTUALMENTE EU USO A MINHA LUZ INTERIOR PARA FALAR AOS CÉUS E A CADA ESTRELA QUE

Leia mais