Concurso Público e o direito dos candidatos. Rodrigo de Mello Vidal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Concurso Público e o direito dos candidatos. Rodrigo de Mello Vidal"

Transcrição

1 Concurso Público e o direito dos candidatos Rodrigo de Mello Vidal Rio de Janeiro 2015

2 2 CONCURSO PÚBLICO E O DIREITO DOS CANDIDATOS Rodrigo de Mello Vidal Pós-Graduado em Direito Público pela Universidade Candido Mendes Centro Rio de Janeiro Resumo: O concurso público consiste no processo seletivo previsto na Constituição Federal que possibilita a investidura em cargo ou emprego público, e que visa selecionar, em igualdade de oportunidade, aqueles mais adequados a cargo ou emprego público mediante critérios objetivos. Hoje muito se discute a respeito do direito dos candidatos, o acesso ao serviço público, o direito a nomeação dos candidatos, o cadastro de reserva e a interpretação dos Tribunais Superiores sobre o tema. A essência desse trabalho é analisar o direito dos candidatos que participam de concursos públicos, demonstrando a importância da transparência do procedimento, do cumprimento da norma constitucional e da lei no trâmite do processo seletivo e a garantia de oportunidades iguais para o acesso a cargos públicos. Palavras-chave: Concurso Público. Direito Candidatos. Nomeação ao Cargo. Jurisprudência dos Tribunais. Sumário: Introdução. 1. Concurso Público. 2. O direito dos candidatos no acesso ao serviço público. 3. A interpretação dos Tribunais Superiores sobre o tema. Conclusão. Referências.

3 3 INTRODUÇÃO O referido artigo científico dissertará sobre o concurso público que é o meio constitucional adequado para a investidura em cargo ou emprego público, dando enfoque ao direito dos candidatos no referido processo seletivo, e demonstrando a interpretação que vem sendo dada pelos Tribunais Superiores sobre o tema. O primeiro capítulo deste artigo científico se propõe a analisar o Concurso Público, conceituando, demonstrando a importância da transparência no preenchimento de cargos públicos, a obrigatoriedade da realização do concurso público determinado pela Constituição Federal, a vantagem da obtenção de mão de obra qualificada obtida através do concurso público, bem como a garantia de oportunidades iguais para o acesso aos cargos públicos. A segunda parte visa analisar o direito dos candidatos a concurso público de maneira ampla, discorrendo sobre o direito a nomeação, a expectativa de direito, os candidatos aprovados dentro e fora do número de vagas e os classificados no chamado cadastro de reserva. No terceiro capítulo, aborda-se a evolução da interpretação dada pelos Tribunais Superiores sobre o tema, destacando as situações em que a jurisprudência entende que há expectativa de direito à nomeação e direito subjetivo a nomeação, com o intuito de preservar o princípio da isonomia, da legalidade e da impessoalidade no âmbito da Administração Pública. O presente artigo científico busca analisar a o concurso público explorando os direitos dos candidatos e demonstrando como o tema vem sendo avaliado pela jurisprudência dos Tribunais Superiores. 1. CONCURSO PÚBLICO Concurso Público é o meio adequado previsto constitucionalmente no artigo 37, incisos I, II, III e IV para a investidura em cargo ou emprego público. José dos Santos Carvalho Filho define o instituto da seguinte maneira: Concurso Público é o procedimento administrativo que tem por fim aferir as aptidões pessoais e selecionar os melhores candidatos ao provimento de cargos e funções públicas. Na aferição pessoal, o Estado verifica a capacidade intelectual, física e psíquica de interessados em ocupar funções públicas e no aspecto seletivo são

4 4 escolhidos aqueles que ultrapassam as barreiras opostas no procedimento, obedecidas sempre à ordem de classificação. Cuida-se, na verdade, do mais idôneo meio de recrutamento de servidores públicos. 1 A Constituição impôs a exigência do concurso público de provas ou de provas e títulos para o acesso ao cargo ou emprego público, excepcionando essa exigência apenas nas seguintes situações: a) cargo em comissão (art. 37, inciso II, parte final) ou função de confiança (art. 37, inciso V), para atribuições de direção, chefia e assessoramento; b) nomeação de membros de Tribunais, com o chamado quinto constitucional, por exemplo, onde membros do Ministério Público ou da advocacia passam a compor o colegiado como Desembargadores ou Ministros; ou até mesmo nomeação para Tribunal de Contas, onde parte dos membros é composta por indicados do Poder Legislativo (arts. 73 2º, 94, 101, 104, parágrafo único, II, 107, 111, 2º, 119, II, 120, III e 123); e c) contratação temporária, para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público; (art. 37, IX). A obrigatoriedade da realização do concurso público visa conferir maior legalidade, impessoalidade, eficiência e transparência ao preenchimento dos cargos e empregos públicos, respeitando assim os princípios constitucionais basilares de nossa Constituição. A Constituição prevê o concurso público, mas a Administração Pública tem oportunidade e conveniência para estipular sua forma e procedimento, através do instrumento convocatório (Edital), respeitando, é claro, as normas legais e constitucionais. O instrumento convocatório deve respeitar ao interesse público, as leis, a constituição e aos princípios constitucionais, garantindo ampla divulgação do edital para que todos possam ter acesso, transparência no edital com bases e critérios adequados para o cargo ou emprego previsto, respeitar o prazo de validade do concurso em observância a Constituição que prevê o prazo de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período. Deve ainda prever o número de vagas do concurso e garantir, durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, que aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira. O edital não poderá criar outras condições que não as que se encontram em lei. O concurso público visa ainda garantir ao Poder Público uma mão de obra qualificada, especializada, que atenda suas necessidades, visando selecionar os melhores candidatos para o preenchimento do cargo ou emprego público. 1 CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de direito administrativo. 27ª ed. São Paulo: Atlas, 2014.

5 5 Nesse sentido, José dos Santos Carvalho Filho: O concurso público é o instrumento que melhor representa o sistema do mérito, porque traduz um certame de que todos podem participar nas mesmas condições, permitindo que sejam escolhidos realmente os melhores candidatos. Baseia-se o concurso em três postulados fundamentais. O primeiro é o princípio da igualdade, pelo qual se permite que todos os interessados em ingressar no serviço público disputem a vaga em condições idênticas para todos. Depois, o princípio da moralidade administrativa, indicativo de que o concurso veda favorecimentos e perseguições pessoais, bem como situações de nepotismo, em ordem a demonstrar que o real escopo da Administração é o de selecionar os melhores candidatos. Por fim, o princípio da competição, que significa que os candidatos participam de um certame, procurando alçar-se a classificação que os coloque em condições de ingressar no serviço público. 2 O que se percebe, desde logo, é que o concurso público é um importantíssimo instrumento para garantir a legalidade, impessoalidade, moralidade, eficiência na investidura em cargo ou emprego público, devendo respeitar a transparência e o direito dos candidatos em suas seleções. 2. O DIREITO DOS CANDIDATOS NO ACESSO AO SERVIÇO PÚBLICO Os candidatos de concursos públicos têm direitos e deveres que são trazidos pela Constituição, pelas leis e pelo edital, visando garantir um processo justo, com transparência e igualdade entre os concorrentes. Os principais direitos dos candidatos são a publicidade do instrumento convocatório; a divulgação da banca organizadora do concurso; o edital contendo todas informações necessárias ao concurso, tendo em vista que é a lei do concurso; um cronograma contendo as etapas do concurso; a previsão do número de vagas; e o prazo de validade do concurso. Além disso, devem ser resguardados todos os direitos básicos dos candidatos, como um concurso dentro da lei, que respeite todos os tramites e normas, não estabelecendo restrições não previstas em lei; preservando a impessoalidade, evitando o benefício para alguns 2 CARVALHO FILHO, José dos Santos, op. cit., p. 597.

6 6 candidatos, moralidade, eficiência, transparência, garantindo um acesso igualitário a todos os candidatos. Ocorre que devido ao aumento da demanda e das necessidades do serviço público cada dia mais surgem concursos públicos para suprir essas necessidades de mão de obra qualificada, e logicamente, aumentou ainda mais a quantidade de candidatos que aproveitam essas oportunidades, o que acaba por gerar maiores incidências de problemas no âmbito dos concursos públicos. Os candidatos devem respeitar as normas previstas no edital, em especial, prazos e procedimentos. Mas também tem direito a um procedimento que transcorra com base na legalidade, impessoalidade e transparência. Dentre esses direitos o enfoque abordado será em relação aos aprovados dentro do número de vagas, aos aprovados fora do número de vagas e aos classificados no chamado cadastro de reserva. Inicialmente, o que já é pacificado na jurisprudência, é que o candidato aprovado dentro do número de vagas deve ser convocado. No entanto, a administração pública tem discricionariedade para nomear, pautada na conveniência e oportunidade, o que lhe dá direito de nomear a qualquer tempo, desde que dentro da validade do concurso. Então, o candidato aprovado dentro do número de vagas goza de direito subjetivo à nomeação dentro do prazo de validade do concurso. E, mesmo após o prazo de validade do concurso, se administração não nomeou o candidato, ele terá direito líquido e certo a nomeação. O candidato aprovado fora do número de vagas, inicialmente não tem direito a vaga, tem mera expectativa de direito à nomeação, mesmo que surjam ou sejam criadas vagas dentro do prazo de validade do concurso. No entanto, caso se comprove uma situação de preterição na nomeação ao cargo ou de configurada necessidade da Administração no preenchimento do cargo, o candidato aprovado fora do número de vagas passa a ter direito subjetivo a nomeação. A expectativa de direito à nomeação do candidato em duas situações poderá se tornar em direito subjetivo a nomeação, são elas: a) inobservância da ordem de classificação, ou seja, o candidato tem preterida a sua nomeação por outro classificado em posição posterior à sua; e b) Contratação temporária para preenchimento de vaga já existente, ou seja, a contratação de forma precária de temporários para desempenhar a mesma função oferecida no concurso; Há quem defenda, ainda, outro caso em que surge para o candidato o direito subjetivo à nomeação: criação de novo cargo por lei ou aparecimento do mesmo por vacância,

7 7 durante o prazo de validade do certame. No entanto, prevalece o entendimento de que não tem o direito automático à nomeação caso surja uma vaga no prazo de validade do concurso. É preciso que haja interesse da Administração, sendo ato discricionário. O concurso público apenas para cadastro de reserva, em tese, é proibido pelo ordenamento jurídico, pois viola o direito a nomeação e o princípio da moralidade. Mas, como não há posição consolidada sobre o tema, alguns órgãos ainda realizam concursos desta forma. Entende-se que, no caso desses concursos, deve haver pelo menos um candidato nomeado dentro do prazo de validade, pois senão o concurso não teria a razão de ser realizado. A abertura de concurso público presume-se a necessidade do preenchimento vagas no serviço público. O mesmo entendimento utilizado para o candidato aprovado fora do número de vagas aplica-se também ao cadastro de reserva, ou seja, o candidato aprovado em cadastro de reserva, isto é, vagas que não existem no momento do edital, têm mera expectativa de direito à nomeação, dependendo do surgimento de novas vagas durante o prazo de validade do concurso. Mas, há exceções. O Judiciário tem entendido que no caso de haver terceirizados ocupando vagas que deveriam ser preenchidas por concurso público, o aprovado em cadastro de reserva passa a ter direito à nomeação. Nesse sentido, o direito à nomeação representa também uma garantia fundamental da plena efetividade do princípio do concurso público. 3. A INTERPRETAÇÃO DOS TRIBUNAIS SUPERIORES SOBRE O TEMA Inicialmente predominava na jurisprudência o entendimento de que o candidato aprovado dentro ou fora do número de vagas não teria direito subjetivo a nomeação, haveria somente mera expectativa de direito. Esse entendimento partia do princípio de que a nomeação seria um ato discricionário, baseado na oportunidade e conveniência da Administração Pública. O Supremo Tribunal Federal (STF) entendia que a aprovação em concurso não gera direito a nomeação, constituindo mera expectativa de direito. (STF no MS 21870/DF) 3. Somente uma ressalva era aceita, no caso de não seguir a ordem de classificação do concurso 3 BRASIL. Supremo Tribunal Federal. MS 21870/DF Rel. Min. Carlos Velloso Julg. em 07/10/1994 DJ 19/12/1994 Disponível em %2EACMS%2E%29&base=baseAcordaos acesso em 21 de maio de 2015.

8 8 público, conforme determina a Súmula 15 do STF: Dentro do prazo de validade do concurso, o candidato aprovado tem direito à nomeação quando o cargo for preenchido sem observância da classificação.. Com o tempo a Jurisprudência foi evoluindo até o momento em que não apenas o desrespeito a ordem da classificação geraria direito subjetivo a nomeação, mas também no caso de haver nomeação de candidatos de novo concurso público quando ainda há um certame, com validade, em vigor. Nesse sentido o Superior Tribunal de Justiça assim decidiu: (...) essa expectativa só se transforma em direito subjetivo do candidato, quando, durante o prazo de validade do concurso, são contratados outros servidores, a título precário, ou quando a Administração Pública, na vigência do concurso anterior, abre novo concurso público, demonstrando, de forma inequívoca, nas duas hipóteses, a necessidade de contratação, o que não correspondem ao caso dos autos. Ausência de direito líquido e certo. (RMS 19768/MS Rel. Min. Paulo Medina 6ª Turma Julg. 06/10/2005 DJ 21/11/2005) 4 Posteriormente, os Tribunais passaram a entender que, o candidato aprovado no concurso e havendo contratação de mão de obra precária, como no caso da terceirização e temporários, para desempenhar a mesma função, estaria habilitado e teria também direito subjetivo a nomeação. Nesses sentido o STF entendeu que (...) uma vez comprovada a existência da vaga, sendo esta preenchida, ainda que precariamente, fica caracterizada a preterição do candidato aprovado em concurso. 5 A maior evolução ainda estava por vir, pois se notou que seria injusto o candidato aprovado dentro do número de vagas não possuir direito subjetivo a nomeação, uma vez que se a administração pública publicou edital é porque em tese existe a necessidade de preenchimento de vagas no serviço público, não havendo mais a discricionariedade em nomear ou não. A 4 BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. RMS 19768/MS Rel. Min. Paulo Medina 6ª Turma Julg. 06/10/2005 DJ 21/11/2005. Disponível em acesso em 21 de maio de BRASIL. Supremo Tribunal Federal. RE /SP Rel. Min. Néri da Silveira 2ª Turma DJ Disponível em j+direito&base=baseacordaos acesso em 21 de maio de 2015.

9 9 discricionariedade seria somente quanto ao tempo da nomeação, que ficou decidido que seria dentro do prazo de validade do concurso. Assim entendeu o STJ no RESP nº /AM a necessidade de prover certo número de cargos exposta no edital torna a nomeação ato administrativo vinculado, de modo que é ilegal o ato omissivo da Administração que não assegura a nomeação de candidato aprovado e classificado até o limite de vagas previstas no edital. 6 O entendimento acima causou desdobramentos positivos para os candidatos, garantindo inclusive para o candidato subsequente o direito a nomeação no caso de desistência do candidato a sua frente, conforme decisão no RMS 32105/DF a desistência dos candidatos convocados, ou mesmo a sua desclassificação em razão do não preenchimento de determinados requisitos, gera para os seguintes na ordem de classificação direito subjetivo à nomeação, observada a quantidade das novas vagas disponibilizadas.. 7 O STF em decisão recente julgou o Recurso Extraordinário nº , no qual havia sido reconhecida a Repercussão Geral do assunto, e o acordão foi uma vitória para a garantia dos direitos dos candidatos, garantindo a segurança jurídica e a boa-fé, conforme podemos notar: FORÇA NORMATIVA DO PRINCÍPIO DO CONCURSO PÚBLICO. Esse entendimento, na medida em que atesta a existência de um direito subjetivo à nomeação, reconhece e preserva da melhor forma a força normativa do princípio do concurso público, que vincula diretamente a Administração. É preciso reconhecer que a efetividade da exigência constitucional do concurso público, como uma incomensurável conquista da cidadania no Brasil, permanece condicionada à observância, pelo Poder Público, de normas de organização e procedimento e, principalmente, de garantias fundamentais que possibilitem o seu pleno exercício pelos cidadãos. O reconhecimento de um direito subjetivo à nomeação deve passar a impor limites à atuação da Administração Pública e dela exigir o estrito cumprimento das normas que regem os certames, com especial observância dos deveres de boa-fé e incondicional respeito à confiança dos cidadãos. O princípio constitucional do concurso público é fortalecido quando o Poder Público assegura e observa as garantias fundamentais que viabilizam a efetividade desse princípio. Ao lado das garantias de 6 BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. RESP /AM 2ª Turma Rel. Min. MAURO CAMPBELL MARQUES Julg. 22/03/2011 DJ 28/04/2011. Disponível em acesso em 21 de maio de BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. RMS 32105/DF 2ª Turma Min. Rel. ELIANA CALMON Julg. 19/08/2010 DJ 30/08/2010. Disponível em acesso em 21 de maio de 2015.

10 10 publicidade, isonomia, transparência, impessoalidade, entre outras, o direito à nomeação representa também uma garantia fundamental da plena efetividade do princípio do concurso público. 8 Esse precedente foi fundamental para a defesa dos interesses dos candidatos, mas a jurisprudência já evoluiu ainda mais. E hoje, os candidatos aprovados, ainda que fora do número de vagas e em cadastro de reserva, terá direito subjetivo a nomeação no caso de comprovar que há necessidade no preenchimento da vaga e que há preenchimento precário desempenhando a mesma função. Assim é o entendimento do STJ no EDcl no AgRg no RMS a mera expectativa de nomeação dos candidatos aprovados em concurso público (fora do número de vagas) convola-se em direito líquido e certo quando, dentro do prazo de validade do certame, há contratação de pessoal de forma precária para o preenchimento de vagas existentes, com preterição daqueles que, aprovados, estariam aptos a ocupar o mesmo cargo ou função.. 9 O concurso público é forma de prestígio à meritocracia, então cada dia mais se garante os direitos dos candidatos que em concorrência igualitária e justa conquistaram por seu mérito o direito ao acesso público. CONCLUSÃO O Concurso Público possui ampla importância para o acesso ao emprego e cargo público, assegurando a igualdade, a legalidade, a impessoalidade e a transparência na investidura do serviço público. Os candidatos que participam de concurso público devem ter seus direitos respeitados e garantidos pela Administração Pública visando a garantia do acesso justo ao serviço público. O concurso público, por excelência uma seleção de méritos, é democrático, porém, exigente. Todos podem participar dele, mas nem todos conseguem a aprovação. E os 8 BRASIL. Supremo Tribunal Federal. RE /MS Pleno Rel. Min. GILMAR MENDES Julgado em 10/08/2011 DJ 03/10/2011. Disponível em 9%2EACMS%2E%29&base=baseAcordaos acesso em 21 de maio de BRASIL. Supremo Tribunal Federal. RE /MS Pleno Rel. Min. GILMAR MENDES Julgado em 25/11/2014 DJ 03/10/2011. Disponível em saurus=juridico acesso em 21 de maio de 2015.

11 11 que conseguem aprovação devem ser contemplados com o ingresso na Administração, através da tão sonhada nomeação. A jurisprudência tem evoluído em sua interpretação para garantir cada dia mais o direito e os interesses dos candidatos, já sendo verificado nas nomeações garantidas em diversas situações aos candidatos que fizeram por merecimento conquistar o acesso público. Desta forma, concluímos que o concurso público é medida essencial para garantir a eficiência na investidura do serviço público, e que os direitos dos candidatos devem ser rigorosamente respeitados para que se tenha um procedimento justo e igualitário, beneficiando o mérito do indivíduo. A posição dos Tribunais demonstra que devem prevalecer os direitos dos candidatos que, por mérito, obtiveram a aprovação e cumpriram os requisitos garantindolhes o acesso ao emprego ou cargo público, respeitando assim a Constituição Federal e seus princípios. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE Diário Oficial da União. Publicado em 5 de outubro de CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de direito administrativo. 27ª edição. São Paulo: Atlas, DANTAS, Vinicius Nunes. Nomeação a cargo/emprego público: direito subjetivo ou mera expectativa de direito? Disponível em: Acesso em: 21 de maio de DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 25ª edição. São Paulo: Atlas, FERRAZ, Luciano. Concurso Público e Direito à Nomeação. In MOTTA, Fabrício (Coord). Concurso Público e Consittuição. Belo Horizonte: Fórum, 2005

12 12 SANTOS, Heloise Pereira dos. O cadastro de reserva de vagas e o desrespeito às normas constitucionais alusivas ao concurso público. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de STROPPA, Christianne de Carvalho. Concurso Público. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2015.

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Concurso Público Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo A CF/88 instituiu o princípio do concurso público, segundo o qual, em regra, a pessoa somente

Leia mais

Alega a reclamada a preliminar de incompetência da Justiça do Trabalho.

Alega a reclamada a preliminar de incompetência da Justiça do Trabalho. 06ª VARA DO TRABALHO DE BRASÍLIA DF Proc. No. 001442-28.2013.6.10.0006 SENTENÇA I- RELATÓRIO: Vistos etc. LEANDRO AMARAL DE CASTRO ajuizou reclamação trabalhista em face de EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS

Leia mais

DISCURSIVA DIREITO ADMINISTRATIVO RESPOSTAS - CONCURSOS PÚBLICOS

DISCURSIVA DIREITO ADMINISTRATIVO RESPOSTAS - CONCURSOS PÚBLICOS DISCURSIVA DIREITO ADMINISTRATIVO RESPOSTAS - CONCURSOS PÚBLICOS VP Concursos - Consultoria e Coaching www.vpconcursos.com.br Direito Administrativo - Concurso Público Respostas Considere a seguinte situação

Leia mais

Agentes Públicos. Rodrigo Cardoso

Agentes Públicos. Rodrigo Cardoso Agentes Públicos Rodrigo Cardoso DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores TORRES DE CARVALHO (Presidente) e ANTONIO CELSO AGUILAR CORTEZ.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores TORRES DE CARVALHO (Presidente) e ANTONIO CELSO AGUILAR CORTEZ. fls. 1 Registro: 2014.0000067237 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0001397-75.2013.8.26.0637, da Comarca de Tupã, em que é apelante PREFEITO MUNICIPAL DE HERCULÂNIA, é apelado

Leia mais

SERVIÇO DE PROCESSAMENTO DE DADOS ATA DE JULGAMENTO DE RECURSOS CONTRA O GABARITO PARCIAL DE TODOS OS CARGOS

SERVIÇO DE PROCESSAMENTO DE DADOS ATA DE JULGAMENTO DE RECURSOS CONTRA O GABARITO PARCIAL DE TODOS OS CARGOS ATA DE JULGAMENTO DE RECURSOS CONTRA O GABARITO PARCIAL DE TODOS OS CARGOS O setor de provas e avaliação da reuniu-se junto com a equipe de professores, para analisar os recursos administrativos dos candidatos,

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Concurso público: caracteriza preterição a contratação de servidor em caráter precário em detrimento do candidato concursado e aprovado? Luiz Cláudio Barreto Silva* I. Introdução

Leia mais

O MP e o controle do cumprimento da regra constitucional do concurso público. Raul de Mello Franco Jr.

O MP e o controle do cumprimento da regra constitucional do concurso público. Raul de Mello Franco Jr. O MP e o controle do cumprimento da regra constitucional do concurso público Raul de Mello Franco Jr. NOÇÕES BÁSICAS Vínculos de trabalho com o Poder Público CARGOS EMPREGOS FUNÇÕES REGRA CONSTITUCIONAL

Leia mais

TEMA 6: CONTORNOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

TEMA 6: CONTORNOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TEMA 6: CONTORNOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Aprovação em concurso público (segunda parte) hipóteses reconhecidas de direito subjetivo à nomeação Dênerson Dias Rosa* Em meados da década de 90, revendo sua própria interpretação

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 251.645 - SP (2012/0231255-0) RELATOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO AGRAVANTE : ALBERTINA FERREIRA GONÇALVES E OUTROS ADVOGADOS : CARLOS FERNANDO NEVES AMORIM FERNANDA

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA Nº 32.105 - DF (2010/0080959-0) RECORRENTE : ESLI GOMES BOAVENTURA E OUTRO ADVOGADO : ANTÔNIO VIEIRA DE CASTRO LEITE E OUTRO(S) RECORRIDO : DISTRITO FEDERAL PROCURADOR :

Leia mais

PARECER JURIDICO DO RELATÓRIO FUNDAMENTOS JURÍDICOS

PARECER JURIDICO DO RELATÓRIO FUNDAMENTOS JURÍDICOS PARECER JURIDICO Contratante : PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BONITO-RJ Interessado : COMISSÃO GERAL DE CONCURSOS PÚBLICOS DO I.C. Assunto : Participação do gestor do contrato no concurso público. DO RELATÓRIO

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Acumulação de cargos e funções Prof. Thamiris Felizardo -Acumulação de cargos públicos Acumulação de cargos e funções - é vedada a acumulação

Leia mais

O TCU e a contratação de empregados nos Serviços Sociais Autônomos

O TCU e a contratação de empregados nos Serviços Sociais Autônomos O TCU e a contratação de empregados nos Serviços Sociais Autônomos Da natureza das Unidades do Sistema S São entidades paraestatais, sem finalidade lucrativa, criadas por lei que: trabalham ao lado do

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO 779.117 DISTRITO FEDERAL RELATORA RECTE.(S) PROC.(A/S)(ES) RECDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. CÁRMEN LÚCIA :ESTADO DO ACRE :PROCURADOR-GERAL DO ESTADO DO ACRE :CLEMILSON DE LIMA GOMES

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PIAUÍ NÚCLEO DAS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DA FAZENDA PÚBLICA 44ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA NOTIFICAÇÃO Nº 010/2016

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PIAUÍ NÚCLEO DAS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DA FAZENDA PÚBLICA 44ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA NOTIFICAÇÃO Nº 010/2016 NOTIFICAÇÃO Nº 010/2016 NOTIFICANTE: PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA FAZENDA PÚBLICA NOTIFICADOS: EXMº SR. PREFEITO MUNICIPAL NOTIFICAÇÃO RECOMENDATÓRIA O MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL, representado pelo Promotor

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RO A C Ó R D Ã O Órgão Especial) GMMCP/fpl/

PROCESSO Nº TST-RO A C Ó R D Ã O Órgão Especial) GMMCP/fpl/ A C Ó R D Ã O Órgão Especial) GMMCP/fpl/ RECURSO ORDINÁRIO MANDADO DE SEGURANÇA CONCURSO PÚBLICO LEGALIDADE DE PREVISÃO EDITALÍCIA QUE RESERVA A DÉCIMA VAGA COMO A PRIMEIRA DESTINADA A CANDIDATO COM DEFICIÊNCIA

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES EMBARGANTE EMBARGADO EMENTA PROCESSUAL CIVIL. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. VÍCIOS INEXISTENTES. (ADMINISTRATIVO. RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. CONCURSO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Edital ESCRIVÃO INVESTIGADOR Constituição Federal: artigos 37, 39, 41 Dos princípios da Administração

Leia mais

vez que existem aprovados no certame e o Senado possui orçamento ~~

vez que existem aprovados no certame e o Senado possui orçamento ~~ Juízo da 9 3 Vara Federal Processo no 41309-30.2014.4.01.3400 Decisão no 221/2014 DECISÃO WELLlNGTON JORGE FERREIRA, ANDRÉ JÁCOMO DE PAULA PINTO e MARIANA SOUSA MARTINS ajuízam ação ordinária contra a

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO ESTÁCIO-CERS REGIME JURÍDICO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Flávia Bahia REGIME JURÍDICO ADMINISTRATIVO PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL 1- A DIFÍCIL

Leia mais

:PROCURADOR-GERAL FEDERAL :ANA LUIZA ARCANJO DE MORAES LIMA : YASSER DE CASTRO HOLANDA E OUTRO(A/S)

:PROCURADOR-GERAL FEDERAL :ANA LUIZA ARCANJO DE MORAES LIMA : YASSER DE CASTRO HOLANDA E OUTRO(A/S) RECURSO EXTRAORDINÁRIO 915.911 CEARÁ RELATOR : MIN. DIAS TOFFOLI RECTE.(S) :INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL - PROC.(A/S)(ES) RECDO.(A/S) ADV.(A/S) INMETRO :PROCURADOR-GERAL

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA www.trilhante.com.br 1. Administração Pública A Constituição da República Federativa do Brasil cuidou pormenorizadamente da administração pública, estabelecendo regras gerais e diversos

Leia mais

ACERCA DA CONTRATAÇÃO POR TEMPO DETERMINADO PARA ATENDER A NECESSIDADE TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO.

ACERCA DA CONTRATAÇÃO POR TEMPO DETERMINADO PARA ATENDER A NECESSIDADE TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO. PARA OS PREFEITOS, PREFEITAS, SECRETÁRIOS E ASSESSORES MUNICIPAIS DO RN - Abaixo, Nota Técnica explicativa e esclarecedora da FEMURN, ACERCA DA CONTRATAÇÃO POR TEMPO DETERMINADO PARA ATENDER A NECESSIDADE

Leia mais

AÇÃO ORDINÁRIA (PROCEDIMENTO COMUM ORDINÁRIO) Nº /SC AUTOR : JULIO CESAR SCHMIDT PROCURADOR : CÉLIO ALEXANDRE JOHN (DPU)

AÇÃO ORDINÁRIA (PROCEDIMENTO COMUM ORDINÁRIO) Nº /SC AUTOR : JULIO CESAR SCHMIDT PROCURADOR : CÉLIO ALEXANDRE JOHN (DPU) AÇÃO ORDINÁRIA (PROCEDIMENTO COMUM ORDINÁRIO) Nº 5004484-95.2013.404.7201/SC AUTOR : JULIO CESAR SCHMIDT PROCURADOR : CÉLIO ALEXANDRE JOHN (DPU) dpu439 EMPRESA BRASILEIRA DE INFRA-ESTRUTURA RÉU : AEROPORTUÁRIA

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2016

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2016 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2016, DE Altera o art. 37 da Constituição Federal, para dispor sobre concursos públicos para preenchimento de As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal,

Leia mais

CASO CONCRETO MANDADO DE SEGURANÇA INDIVIDUAL

CASO CONCRETO MANDADO DE SEGURANÇA INDIVIDUAL CASO CONCRETO MANDADO DE SEGURANÇA INDIVIDUAL CASO PRÁTICO: No dia 1º de janeiro de 2014 foi publicado o Edital n. 001/14, para a realização de concurso público para o preenchimento de 60 vagas de professor

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO 13 o CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGOS NA CLASSE INICIAL DA CARREIRA DE PROCURADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Exmo. Sr. Procurador-Geral Na data de 06 de maio de 2012 foi

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Administração Pública Princípios da Administração Pública Profª. Fabiana Coutinho - Princípios da Administração Pública no caput do art.37, CRFB/88 Legalidade, impessoalidade, moralidade,

Leia mais

RELATOR : CONSELHEIRO GILBERTO VALENTE MARTINS REQUERENTES : LUCIAN CARDOSO DE SOUZA NEVES

RELATOR : CONSELHEIRO GILBERTO VALENTE MARTINS REQUERENTES : LUCIAN CARDOSO DE SOUZA NEVES PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS 0000185-48.2012.2.00.0000 RELATOR : CONSELHEIRO GILBERTO VALENTE MARTINS REQUERENTES : LUCIAN CARDOSO DE SOUZA NEVES REQUERIDO : TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL

Leia mais

AULA 1: ORGANIZAÇÃO DOS PODERES

AULA 1: ORGANIZAÇÃO DOS PODERES AULA 1: ORGANIZAÇÃO DOS PODERES EMENTÁRIO DE TEMAS: São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário (Art. 2º, da CRFB/88) Organização dos Poderes: separação

Leia mais

Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro Décima Sexta Câmara Cível

Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro Décima Sexta Câmara Cível Apelação Cível N 0190220-93.2013.8.19.0001 Apelante: MARCO ANTONIO ARAÚJO DA CUNHA Apelante: ROBERTO PINTO MARTINS JUNIOR Apelado: PETRÓLEO BRASILEIRO S.A - PETROBRÁS Relator: DES. CARLOS JOSÉ MARTINS

Leia mais

1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS. Art. 2º da Lei Conceito de agente público: Juiz e promotor são agentes políticos?...

1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS. Art. 2º da Lei Conceito de agente público: Juiz e promotor são agentes políticos?... 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Servidores Públicos Estatutários Federais 1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS Art. 2º da Lei 8.429 Conceito de agente público: Art. 2 Reputa-se agente público,

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO 702.937 BAHIA RELATOR RECTE.(S) PROC.(A/S)(ES) RECDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. LUIZ FUX :ESTADO DA BAHIA :PROCURADOR-GERAL DO ESTADO DA BAHIA :QUIVIA CHAVES DOS SANTOS :FLORO JOSE ROSA

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Atualização 1: para ser juntada na pág. 736 do Livro Principais Julgados de 2016 Depois da conclusão do julgado "STJ. 4ª Turma. REsp 1.261.856/DF, Rel. Min. Marco Buzzi, julgado

Leia mais

Legislação Sintetizada para o Concurso do Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Legislação Sintetizada para o Concurso do Tribunal de Justiça de Santa Catarina Organizador Vitor Matheus Krewer Legislação Sintetizada para o Concurso do Tribunal de Justiça de Santa Catarina Cargo: Técnico Judiciário Auxiliar Bônus: Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA Nº 55.667 - TO (2017/0281317-8) RELATOR :MINISTRO HERMAN BENJAMIN RECORRENTE : DIONATHAN SALES AZEVEDO ADVOGADOS : JOÃOZINHO ALMEIDA DOS REIS - TO007606 MAURO LOPES TEIXEIRA

Leia mais

RECURSO EXTRAORDINÁRIO RG N" /RS

RECURSO EXTRAORDINÁRIO RG N /RS Supremo Tribunal Federal 27/05/2014 18:16 0024343 111111111111111111111111111111111 I I I 111111111 MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA N" Z..303/2014- PGGB RECURSO EXTRAORDINÁRIO

Leia mais

XI ENCONTRO TEMÁTICO JURÍDICO DA APEPREM. A TERCEIRIZAÇÃO E O SERVIÇO PÚBLICO EFEITOS DA LEI , de 13 de julho de 2017

XI ENCONTRO TEMÁTICO JURÍDICO DA APEPREM. A TERCEIRIZAÇÃO E O SERVIÇO PÚBLICO EFEITOS DA LEI , de 13 de julho de 2017 XI ENCONTRO TEMÁTICO JURÍDICO DA APEPREM A TERCEIRIZAÇÃO E O SERVIÇO PÚBLICO EFEITOS DA LEI 13 467, de 13 de julho de 2017 PROF. DR. MIGUEL HORVATH JÚNIOR SÃO PAULO, AGOSTO DE 2017 Flexiguridade Conceito

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Direito Administrativo/Constitucional Da Administração Pública Conceitos Introdutórios Administração

Leia mais

MANDADO DE SEGURANÇA INDIVIDUAL

MANDADO DE SEGURANÇA INDIVIDUAL Turma e Ano: Práxis Como impetrar um MS (2016) Matéria/Data: Caso concreto Mandado de Segurança Individual (18/01/16) Professor: Luis Alberto Souza Andrade Monitora: Márcia Beatriz Aula 02 MANDADO DE SEGURANÇA

Leia mais

CONSIDERANDO o quanto disposto no artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil;

CONSIDERANDO o quanto disposto no artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil; RESOLUÇÃO Nº 003, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2016. Regulamenta a reserva de vagas à população negra nos concursos públicos para Defensor Público e para Servidor da Defensoria Pública, prevista no artigo 49

Leia mais

Ofício P.358/2014. Santos, 21 de outubro de

Ofício P.358/2014. Santos, 21 de outubro de Ofício P.358/2014 Santos, 21 de outubro de 2.014. Exmo. Sr. AUGUSTO NARDES MD Ministro Presidente do Tribunal de Contas da União TCU SAFS Qd 4 Lote 1 Ed. Sede Sala 151/159 BRASÍLIA/DF CEP: 70.042-900 Fones:

Leia mais

Princípios Constitucionais Versus Princípios da Administração Pública

Princípios Constitucionais Versus Princípios da Administração Pública ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios

Leia mais

Poder Judiciário Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Gabinete da Desembargadora Denise Levy Tredler

Poder Judiciário Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Gabinete da Desembargadora Denise Levy Tredler VIGÉSIMA PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL ORIGEM: 48ª VARA CÍVEL COMARCA DA CAPITAL AGRAVO INOMINADO NA APELAÇÃO CÍVEL Nº. 0276534-42.2013.8.19.0001 AGRAVANTE: LEONARDO OLIVEIRA DE LIMA AGRAVADO: BANCO DO BRASIL

Leia mais

A SÚMULA VINCULANTE 13 E O NEPOTISMO

A SÚMULA VINCULANTE 13 E O NEPOTISMO A SÚMULA VINCULANTE 13 E O NEPOTISMO Ministério Público apontava situações de Nepotismo com base na Resolução 07/2005 do CNJ (restrita ao Poder Judiciário). Em verdade é a própria CF, ao elencar os princípios

Leia mais

Geração do Arquivo para o SISCAA

Geração do Arquivo para o SISCAA Geração do Arquivo para o SISCAA Estamos disponibilizando a exportação de arquivo para o Aplicativo SisCaa (Sistema de Controle de Admissão e Aposentadoria/Pensão) do Tribunal de Contas de São Paulo, para

Leia mais

DECISÃO. de 6 16/10/ :13

DECISÃO. de 6 16/10/ :13 DECISÃO Trata-se de pedido de liminar em Ação Civil Pública ajuizada por MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL em desfavor do ESTADO DO MARANHÃO, com a finalidade de que: b) seja determinada a imediata suspensão

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA Nº 41.687 - MT (2013/0077083-4) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS RECORRENTE : GENECI DE CARVALHO MACEDO SILVA ADVOGADO : DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO MATO GROSSO RECORRIDO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça MANDADO DE SEGURANÇA Nº 22.487 - DF (2016/0074996-3) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS IMPETRANTE : ADVOGADO : LUCIO FLAVIO SIQUEIRA DE PAIVA E OUTRO(S) IMPETRADO : MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA

Leia mais

O CONTROLE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO NOS ATOS DE ADMISSÃO DE PESSOAL NOS

O CONTROLE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO NOS ATOS DE ADMISSÃO DE PESSOAL NOS O CONTROLE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO NOS ATOS DE ADMISSÃO DE PESSOAL NOS MUNICÍPIOS É sabido que os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Direito Administrativo Noções de Administração Pública Noções de Administração Pública Administração

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Aprovação em concurso público (terceira parte) direito subjetivo à nomeação em caso de desistência de candidato melhor classificado. Dênerson Dias Rosa* Existem atualmente algumas

Leia mais

PARECER. A primeira delas diz respeito ao momento da escolha do local de lotação, se ao tempo da posse ou da efetiva entrada em exercício no cargo.

PARECER. A primeira delas diz respeito ao momento da escolha do local de lotação, se ao tempo da posse ou da efetiva entrada em exercício no cargo. PARECER EMENTA: Aprovados(as) no concurso da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS). Data de escolha do local de lotação no momento da posse. Reclassificação com base em pedidos

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MINISTÉRIO PÚBLICO

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MINISTÉRIO PÚBLICO PROMOTORIA DE JUSTIÇA CRIMINAL DE DESIGNAÇÃO EXCEPCIONAL DE CRUZ ALTA/RS PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES PARA O QUADRO DE ESTAGIÁRIOS DO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO SUPERIOR DIREITO EDITAL Nº

Leia mais

A Organização dos Cargos em Comissão e dos Cargos Efetivos na Câmara Municipal

A Organização dos Cargos em Comissão e dos Cargos Efetivos na Câmara Municipal XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE SERVIDORES DE CÂMARAS MUNICIPAIS XI ENCONTRO NACIONAL DE VEREADORES A Organização dos Cargos em Comissão e dos Cargos Efetivos na Câmara Municipal Fortaleza, 27 de maio de

Leia mais

Na irresignação, o recorrente sustenta contrariedade ao artigo 37,

Na irresignação, o recorrente sustenta contrariedade ao artigo 37, Nº 15906/2013-WM RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº 733059/DF RECORRENTE: MINISTÉRIO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS RECORRIDOS: DISTRITO FEDERAL E INSTITUTO CANDANGO DE SOLIDARIEDADE RELATOR: MINISTRO

Leia mais

SERVIDOR PÚBLICO Teoria e Prática

SERVIDOR PÚBLICO Teoria e Prática Autor Pedro Carlos Bitencourt Marcondes SERVIDOR PÚBLICO Teoria e Prática Área Específica Direito Administrativo. O presente trabalho é fruto da experiência amealhada pelo autor ao longo de mais de vinte

Leia mais

AÇÃO CAUTELAR Nº / SP

AÇÃO CAUTELAR Nº / SP Nº 368 PGR RJMB AÇÃO CAUTELAR Nº 2.813 / SP MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Procuradoria Geral da República RELATOR AUTOR RÉU : Ministro MARCO AURÉLIO : Município de Garça : Ministério Público do Estado de

Leia mais

CONSIDERANDO o quanto disposto no artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil;

CONSIDERANDO o quanto disposto no artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil; (Texto consolidado. Alterado pela Res. 005.2017, publicada em 26 de outubro de 2017). RESOLUÇÃO Nº 003, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2016. Regulamenta a reserva de vagas à população negra nos concursos públicos

Leia mais

(1GCF0ì1Z0) (D<5éV) - Nº Lote: _2 - APELAÇÃO/REEXAME NECESSÁRIO N /RR - TR120203

(1GCF0ì1Z0) (D<5éV) - Nº Lote: _2 - APELAÇÃO/REEXAME NECESSÁRIO N /RR - TR120203 Numeração Única: 0001231-92.2009.4.01.4200 APELAÇÃO/REEXAME NECESSÁRIO N. 2009.42.00.001231-0/RR (1GCF0ì1Z0) RELATORA RELATOR CONVOCADO APELANTE PROCURADOR APELADO ADVOGADO REMETENTE : DESEMBARGADORA FEDERAL

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça EDcl no RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA Nº 47.582 - MG (2015/0030772-0) RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN EMBARGANTE : ESTADO DE MINAS GERAIS PROCURADOR : MARCO ANTONIO GONCALVES TORRES E OUTRO(S) - MG023094N

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5.ª REGIãO Gabinete da Desembargadora Federal Margarida Cantarelli

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5.ª REGIãO Gabinete da Desembargadora Federal Margarida Cantarelli RELATORA : DESEMBARGADORA FEDERAL MARGARIDA CANTARELLI RELATÓRIO A EXMA. DESEMBARGADORA FEDERAL MARGARIDA CANTARELLI (RELATORA): Trata-se de mandado de segurança impetrado contra o Juiz de Direito da 2ª

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 003, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº 003, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2016. (Texto consolidado. Alterado pelas Res. 005.2017, publicada em 26 de outubro de 2017 e 005.2018, publicada em 15 de novembro de 2018). RESOLUÇÃO Nº 003, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2016. Regulamenta a reserva

Leia mais

O PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA NOS PROCEDIMENTOS LICITATÓRIOS

O PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA NOS PROCEDIMENTOS LICITATÓRIOS 1 O PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA NOS PROCEDIMENTOS LICITATÓRIOS ANA FÁVIA FERNANDES DE QUEIROZ 1 GENOVEVA LAYSLA GONÇALVES COSTA 2 ROSÂNGELA MARIA DE SOUSA VASCONCELOS 3 Resumo: O processo licitatório é requisito

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 722.540 MINAS GERAIS RELATORA RECTE.(S) RECDO.(A/S) INTDO.(A/S) INTDO.(A/S) : MIN. CÁRMEN LÚCIA :MUNICÍPIO DE PASSOS : JOSÉ NILO DE CASTRO E OUTRO(A/S) :ANDREA CRISTINA

Leia mais

PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO: Paula Freire 2012

PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO: Paula Freire 2012 PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO: Paula Freire 2012 PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS Legalidade; Impessoalidade; Moralidade; Publicidade; Eficiência. ART. 37, CAPUT, CF/88: Art. 37. A administração pública direta

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 06/2018

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 06/2018 PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 06/2018 Decisão em recurso administrativo Vistos, etc. EZEQUIAS TEÓFILO CORREIA, ISA MARCELA RODRIGUES FURLINE BRAGA e NATHÁLIA DE MORAIS COSCRATO, todos já qualificados nos

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores EDSON FERREIRA (Presidente), OSVALDO DE OLIVEIRA E VENICIO SALLES.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores EDSON FERREIRA (Presidente), OSVALDO DE OLIVEIRA E VENICIO SALLES. fls. 1 ACÓRDÃO Registro: 2013.0000671824 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0010990-20.2012.8.26.0361, da Comarca de Mogi das Cruzes, em que é apelante JOSE EDUARDO SANTANA LEITE,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Revisão - Regime Jurídico Administrativo - Questões (10) José Carlos Machado Júnior josecarlosmachadojunior@gmail.com 1. Estado 2. Nação 3. Federação 4. Constituição 5. Regime Jurídico

Leia mais

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DECISÃO DO RECURSO ADMINISTRATIVO IMPETRADO CONTRA JULGAMENTO DAS PROPOSTAS DE PREÇOS.

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DECISÃO DO RECURSO ADMINISTRATIVO IMPETRADO CONTRA JULGAMENTO DAS PROPOSTAS DE PREÇOS. COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DECISÃO DO RECURSO ADMINISTRATIVO IMPETRADO CONTRA JULGAMENTO DAS PROPOSTAS DE PREÇOS. REFÊRENCIA: Processo nº 352/2017 Pregão SRP 033/2017 OBJETO: Registro de Preços para

Leia mais

26/08/2014 SEGUNDA TURMA : MIN. GILMAR MENDES

26/08/2014 SEGUNDA TURMA : MIN. GILMAR MENDES Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 7 26/08/2014 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 685.871 MINAS GERAIS RELATOR AGTE.(S) ADV.(A/S) AGDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES)

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Direito Administrativo/Constitucional Da Administração Pública Conceitos Introdutórios Administração

Leia mais

: MIN. DIAS TOFFOLI :PROCURADOR-GERAL DO MUNICÍPIO DO RIO DE

: MIN. DIAS TOFFOLI :PROCURADOR-GERAL DO MUNICÍPIO DO RIO DE RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 791.479 RIO DE JANEIRO RELATOR RECTE.(S) PROC.(A/S)(ES) RECDO.(A/S) ADV.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. DIAS TOFFOLI :MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO :PROCURADOR-GERAL DO MUNICÍPIO

Leia mais

Organização da Disciplina. Direito Administrativo Aula n. 1. Organização da Aula. Contextualização. Instrumentalização

Organização da Disciplina. Direito Administrativo Aula n. 1. Organização da Aula. Contextualização. Instrumentalização Organização da Disciplina Direito Administrativo Aula n. 1 Professor: Silvano Alves Alcântara Princípios administrativos Administração pública Atividades administrativas Licitações públicas Contratos administrativos

Leia mais

PRINCÍPIOS LICITATÓRIOS E A ECONOMICIDADE PUBLICA

PRINCÍPIOS LICITATÓRIOS E A ECONOMICIDADE PUBLICA PRINCÍPIOS LICITATÓRIOS E A ECONOMICIDADE PUBLICA Maikon Jhonata Eugenio RESUMO :De forma objetiva o presente Resumo busca demonstrar de forma eficiente e objetiva os princípios basilares das licitações,

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça MANDADO DE SEGURANÇA Nº 18.570 - DF (2012/0107001-0) RELATOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO IMPETRANTE : DIEGO LEONARDO ANDRADE DE OLIVEIRA IMPETRANTE : JÚLIA CARDOSO ROCHA SARAIVA TEIXEIRA ADVOGADO

Leia mais

LEI N /1968. a Administração Pública adota dois regimes de vinculação com o empregador: CLT e estatutário.

LEI N /1968. a Administração Pública adota dois regimes de vinculação com o empregador: CLT e estatutário. LEI N. 6.123/1968 Art. 1º A presente Lei institui o regime jurídico dos funcionários públicos civis do Estado de Pernambuco. a Administração Pública adota dois regimes de vinculação com o empregador: CLT

Leia mais

TEMA 7: CONTORNOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

TEMA 7: CONTORNOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TEMA 7: CONTORNOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br MANDADO DE SEGURANÇA: REQUISITOS 3) Ato coator comissivo ou omissivo: exige-se um

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO EMENTA

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO EMENTA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO : Conselho Regional de Medicina do Estado de Sao Paulo CREMESP D.E. Publicado em 13/01/2012 EMENTA CONTRIBUIÇÕES DESTINADAS AOS CONSELHOS PROFISSIONAIS

Leia mais

PORTARIA Nº 450, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2002

PORTARIA Nº 450, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2002 PORTARIA Nº 450, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2002 O MINISTRO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, Interino, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto no Decreto nº 4.175, de 27 de março

Leia mais

em sentido estrito Adm. Direta, autárquica e fundacional Servidor Público Empregado público em sentido amplo (regime celetista) Empresas estatais

em sentido estrito Adm. Direta, autárquica e fundacional Servidor Público Empregado público em sentido amplo (regime celetista) Empresas estatais Série Provas e Concursos Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock ELSEVIER Redução de gastos de pessoal no ente, quando ultrapassado o limite (depois da redução de pelo menos 20% da despesa

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.656.395 - GO (2016/0103992-0) RELATORA : MINISTRA REGINA HELENA COSTA RECORRENTE : ESTADO DE GOIÁS PROCURADOR : GUILHERME RESENDE CHRISTIANO E OUTRO(S) - GO040236 RECORRIDO : MINISTÉRIO

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Pertinência entre condições de participação e a fase de habilitação Juliana Kellen Batista* Analisa a importância da exigência de algumas condições de participação para uma possível

Leia mais

Sumário. 1. As matérias cobradas devem ser pertinentes ao cargo a ser exercido 2. Como exercer esse direito?

Sumário. 1. As matérias cobradas devem ser pertinentes ao cargo a ser exercido 2. Como exercer esse direito? Sumário PUBLICAÇÃO DO EDITAL 1. O edital tem de ser publicado com antecedência razoável PERTINÊNCIA DAS MATÉRIAS EXIGIDAS NA PROVA 1. As matérias cobradas devem ser pertinentes ao cargo a ser exercido

Leia mais

Comentários 2ª fase XXIV Exame de Ordem Prova Prático-Profissional Prova Tipo - Direito Administrativo

Comentários 2ª fase XXIV Exame de Ordem Prova Prático-Profissional Prova Tipo - Direito Administrativo Comentários 2ª fase XXIV Exame de Ordem Prova Prático-Profissional Prova Tipo - Direito Administrativo PROVA PRÁTICO-PROFISSIONAL 1. DEFINIÇÃO DA PEÇA: 2. Deverá ser elaborado um RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL,

Leia mais

ocupadas exclusivamente por Auditor-Fiscal de Contas Públicas.

ocupadas exclusivamente por Auditor-Fiscal de Contas Públicas. NOTA TÉCNICA n o 002/2015/PR-ANTC Brasília, 22 de outubro de 2015. EMENTA: Entendimento ANTC sobre o de Projeto de Lei nº 68, de 2015, que dispõe sobre o quadro de pessoal do Tribunal de Contas do Estado

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça (e-stj Fl.484) S2 RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA Nº 35.211 - SP (2011/0178418-5) RELATOR : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES RECORRENTE : SINDICATO DOS PSICOLÓGOS DO ESTADO DE SAO PAULO - SINPSI ADVOGADO

Leia mais

Poder Judiciário Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Vigésima Câmara Cível

Poder Judiciário Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Vigésima Câmara Cível MANDADO DE SEGURANÇA 0049255-68.2013.8.19.0000 IMPETRANTE: VERÔNICA MARIA NUNES DE SOUZA IMPETRADO: SR. PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES RELATOR: DES. MARCO ANTONIO IBRAHIM Direito administrativo.

Leia mais

SEGURANÇA, ESTABILIDADE E FUTURO GARANTIDO

SEGURANÇA, ESTABILIDADE E FUTURO GARANTIDO SEGURANÇA, ESTABILIDADE E FUTURO GARANTIDO David Silva de Souza 1 RESUMO Na situação atual da economia em que empresas estão a toda hora decretando falência os profissionais vivendo em uma batalha constante

Leia mais

QUADRO DE VAGAS DA PREFEITURA MUNICIPAL Cargo Salário (R$) Carga/Horária Escolaridade Vagas

QUADRO DE VAGAS DA PREFEITURA MUNICIPAL Cargo Salário (R$) Carga/Horária Escolaridade Vagas EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N.º 001/2016 A Prefeitura Municipal de Nova Guarita, Estado de Mato Grosso e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Nova Guarita - SAAE tornam público para conhecimento

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 02: PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Professor Thiago Gomes ACHADO NÃO É ROUBADO? 1. CONCEITO Conceito de Princípio Princípios da Administração Pública Constitucionais Art. 37, caput, CF A administração

Leia mais

: MIN. DIAS TOFFOLI :MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES : FLÁVIO CÉSAR INNOCENTI E OUTRO(A/S)

: MIN. DIAS TOFFOLI :MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES : FLÁVIO CÉSAR INNOCENTI E OUTRO(A/S) RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 896.087 RIO GRANDE DO SUL RELATOR RECTE.(S) : MIN. DIAS TOFFOLI :MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES ADV.(A/S) :CLÁUDIO ROBERTO NUNES GOLGO E OUTRO(A/S) RECDO.(A/S) :BRADESCO

Leia mais

ILEGALIDADE NO PAGAMENTO DE VERBAS RESCISÓRIAS A OCUPANTE DE CARGO DE CONFIANÇA

ILEGALIDADE NO PAGAMENTO DE VERBAS RESCISÓRIAS A OCUPANTE DE CARGO DE CONFIANÇA ILEGALIDADE NO PAGAMENTO DE VERBAS RESCISÓRIAS A OCUPANTE DE CARGO DE CONFIANÇA A Constituição da República estabeleceu como regra para ingresso no serviço público o concurso público, porém ressalvou para

Leia mais

PARECER: 02/2015 ASSESSORIA JURIDICA Requerente: Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rafael Godeiro.

PARECER: 02/2015 ASSESSORIA JURIDICA Requerente: Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rafael Godeiro. PARECER: 02/2015 ASSESSORIA JURIDICA Requerente: Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rafael Godeiro. ASSUNTO: Contratação de Servidores Temporários para Atender as Necessidades da Administração Municipal.

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES PARA O QUADRO DE ESTAGIÁRIOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ENSINO MÉDIO REGULAR OU EQUIVALENTE

PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES PARA O QUADRO DE ESTAGIÁRIOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ENSINO MÉDIO REGULAR OU EQUIVALENTE PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES PARA O QUADRO DE ESTAGIÁRIOS DO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ENSINO MÉDIO REGULAR OU EQUIVALENTE EDITAL Nº 01/2018 IBIRUBÁ A PROMOTORA DE JUSTIÇA DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão DJe 23/04/2012 Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 11 03/04/2012 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 629.574 RIO DE JANEIRO RELATOR AGTE.(S) PROC.(A/S)(ES) AGDO.(A/S) ADV.(A/S)

Leia mais