Manual do cursista Usabilidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual do cursista Usabilidade"

Transcrição

1 Manual do cursista Usabilidade

2 Módulo EAD Curso da Família SUMÁRIO 1.0 Introdução Objetivo Requisitos Mínimos Tecnológicos Acesso ao EAD Curso Navegação do Curso Navegação Vertical Navegação Horizontal Acesso aos Vídeos Acesso ao E-book Barra de Progresso Questionários Pesquisa de Satisfação e Emissão do Certificado Digital Editar Perfil Modificar Perfil Arrastar arquivo Enviar Arquivo Suporte ao aluno Abertura do chamado Formulário Resposta do chamado Histórico do Chamado Cookies do navegador Lista de Siglas e Abreviações... 20

3 1.0 Introdução É em família que convidamos você a refletir conosco, ao longo do curso, sobre como desenvolver a sua Inteligência Socioemocional. É imprescindível que cada ser humano aprenda a navegar pelas águas da emoção, e assim a reconhecêlas e a gerenciá-las. Que desenvolva um Eu crítico capaz de gerir seus pensamentos. Que se torne um sonhador e que tenha garra e disciplina para transformar projetos em realidade. Que aprenda a filtrar estímulos estressantes, a expandir a inteligência e a promover a qualidade de vida, criticando os fenômenos sociais que acometem as relações saudáveis, como a violência, a intolerância e a discriminação. Que enxergue a importância de desenvolver uma postura criativa, proativa, empreendedora, entre tantas outras essenciais ao ser humano. Só assim será capaz de perceber-se como alguém capaz de mudar o mundo que é e o mundo em que habita. Visando alcançar esses objetivos, abordaremos ao longo do curso, assuntos inerentes aos desafios da família, apresentando conceitos, reflexões, dicas, atividades, filmes e desafios que promovam o fortalecimento dos vínculos, das relações saudáveis e da promoção da saúde emocional da família. Conteúdo Programático Módulo 1: Em Família 1. Como é a sua família? 2. Técnicas da TIM: Janelas da Memória e o Circuito Fechado da Memória 3. Construindo Relações Saudáveis 4. O Tempero das Relações 5. Técnicas da TIM: D.C.D. 6. Cine Família Módulo 2: Como formar filhos mais preparados para a vida 1. Explorando a autonomia 2. Inteligência Socioemocional e Desenvolvimento Saudável Parte I e II 3. Como proteger sem ser superprotetor? 4. Formando adolescentes saudáveis 5. Técnicas da TIM: Como educar para lidar com os desafios da vida? 6. Cine Família Módulo 3: Comunicação Multifocal 1. Comunicação é troca de emoção 2. Técnicas para uma comunicação eficiente 3. Comunicação Interior 4. O Poder da Comunicação Empática 5. Técnicas da TIM: Silêncio Proativo 6. Cine Família Módulo 4: Tecnologia: Diálogo Virtual 1. Como se comunicar com essa nova geração 2. Como lidar com a exposição à tecnologia na adolescência

4 3. Tecnologia em excesso - Quando se torna não saudável 4. Famílias Conectadas 5. Empreendendo em Família 6. Cine Família Em cada módulo dentro da plataforma você encontrará dois campos: Família em Cena Vídeos referentes ao conteúdo programático do módulo. E-book disponível para download. Dicas de filme da sessão Cine Família. Praticando em Família Tutoriais explicativos referentes às atividades práticas a serem realizadas com sua família. Anexos disponíveis nos links correspondentes aos tutoriais. Atividades extras. Atividade avaliativa contendo questões objetivas sobre o conteúdo do módulo. 2.0 Objetivo Construir e promover relações saudáveis entre todos os integrantes da família, compreendendo que cada pessoa dentro do contexto familiar tem o seu papel, sua história, seus anseios, seus sonhos e suas necessidades individuais. Promover um projeto familiar em que todos possam compartilhar objetivos em comum, considerando também os objetivos individuais, encarando os obstáculos e as dificuldades da vida em conjunto e fazendo delas uma oportunidade de crescimento individual e coletivo. Contribuir para o desenvolvimento de ferramentas psíquicas para o enfretamento dos desafios cotidianos, auxiliando a família na consolidação de um Eu forte, capaz de enfrentar as armadilhas da vida e da mente, tornando-se assim mais inteligente e emocionalmente saudável. Estimular e promover as funções nobres da inteligência, tais como, pensar antes de agir e reagir (autocontrole), colocar-se no lugar do outro (empatia), trabalhar perdas e frustrações, proteger a emoção, criatividade, autoestima, consciência crítica, resiliência, altruísmo, contemplar o belo, raciocínio complexo e multifocal etc.

5 Abrir um espaço de diálogo entre as diferentes famílias, para que possam trocar informações e experiências, com isso somando forças e mostrando que no desafio de educar os filhos, com a Escola da Inteligência e em parceria com a escola, ninguém está sozinho. Aproximar a família da escola, contribuindo com uma importante parceria em prol do desenvolvimento pleno dos alunos, criando uma importante relação em que a família reconhece o seu papel e participa da proposta de trabalho da escola. 3.0 Requisitos Mínimos Tecnológicos Utilizar preferencialmente o navegador (Browser) Google Chrome Processador: 1.5 GHz (equivalente ao Pentium III) Memória RAM recomendada: 1 GB, (mínimo 512MB) Espaço livre no disco rígido recomendado: 1GB (HD), (mínimo 600 MB) Conexão de internet banda larga: 2 MB (1024 Kbps), mínimo (1 MB) Sistema operacional: Windows XP SP2 (mínimo) Resolução da tela: 1024 x 768 Silverlight player: Microsoft Silverlight plugin Ter instalado: Windows Media Player (da versão 11 ou posterior) ou equivalente, Máquina Virtual JAVA 7 ou superior, plug-ins do Flash 11 ou superior e Acrobat Reader (PDF) 9 ou superior.

6 4.0 Acesso ao EAD Para acessar ao Moodle do módulo EAD siga os passos abaixo. Abra o navegador de internet Google Chrome e digite o seguinte endereço: Clique em Acessar conforme imagem a seguir. Preencha os dados dos campos que aparecem na tela e clique em Acessar. Ao entrar na plataforma com seu usuário e senha você será direcionado automaticamente para o curso.

7 5.0 Curso Há duas formas de acessar o conteúdo: utilizando a barra de rolagem ou pelo painel de navegação clicando nas setas. 5.1 Navegação do Curso Os módulos seguem o mesmo layout, por isso iremos ilustrar somente o primeiro. Você encontrará os módulos recolhidos acessando os ícones ou.

8 5.2 Navegação Vertical Ao clicar nas setas sua visualização será conforme imagem a seguir. 5.3 Navegação Horizontal Ao utilizar o método de navegação horizontal você poderá escolher as duas opções conforme indicado pelas setas.

9 5.4 Acesso aos Vídeos Ao acessar alguns vídeos você encontrará os botões de Voltar ao Curso, Próximo Curso, Vídeo Anterior e Acessar o E-Book. 5.5 Acesso ao E-book Ao final de cada vídeo do Família em Cena haverá outros botões para escolher se voltará ao curso, ao vídeo anterior ou acessar o E-book.

10 5.6 Barra de Progresso Conforme o conteúdo do curso é visualizado o campo barra de progresso ficará ticado em verde, conforme a imagem a seguir. 5.7 Questionários Estarão disponíveis logo no primeiro dia do curso e se encerrarão de acordo com o cronograma. Será permitida somente uma tentativa de resposta. Cada questionário terá de 3 a 4 questões e, para visualiza-las e responde-las, clique em Tentar responder o questionário agora.

11 É de extrema importância, ao final do questionário, clicar em Finalizar tentativa... para que sua resposta seja salva. Ao clicar em Retornar a tentativa você poderá mudar as suas respostas. Clicando em Enviar tudo e terminar você não poderá alterar suas informações. Aparecerá uma caixa de diálogo confirmando o envio das respostas e a mensagem Uma vez enviada, você não poderá alterar as respostas para esta tentativa.

12 Para visualizar todas as questões e saber quais foram os acertos ou erros, no final da página, clique em Terminar Revisão para fechar o questionário. Ao final do questionário você visualizará a pontuação e poderá voltar ao curso. 6.0 Pesquisa de Satisfação e Emissão do Certificado Digital A emissão do certificado está vinculada à conclusão das atividades avaliativas dos módulos e envio da resposta da pesquisa de satisfação.

13 7.0 Editar Perfil Para confirmar seus dados pessoais e adicionar uma foto ao seu avatar clique na seta conforme indicado na imagem a seguir. 7.1 Modificar Perfil

14 Para alterar dados cadastrados ou a foto de seu avatar clique em Modificar perfil Arrastar arquivo Para adicionar uma imagem do usuário você poderá escolher uma imagem diretamente do seu computador e arrastar direto para o local indicado pela seta Enviar Arquivo

15 Nesta opção, você poderá enviar um arquivo de imagem clicando no botão Escolher arquivo, onde você irá selecioar uma imagem do seu computador, e clicar no botão Enviar este arquivo. 8.0 Suporte ao aluno Estamos trabalhando da melhor forma possível para atendermos todos com qualidade, por isso, caso você tenha quaisquer problemas durante seu acesso, você poderá abrir um chamado para receber ajuda. 8.1 Abertura do chamado Para abrir um chamado há três opções: clicando no link Problemas de Acesso na barra superior principal do curso ou clicando na imagem Help Desk. Nas duas opções você será direcionado para a tela de abertura do seu chamado: Suporte Escola. Ou você poderá, também, digitar o seguinte endereço em seu navegador:

16 Ao ser direcionado para a tela de abertura do chamado clique no botão Abrir Novo Ticket. 8.2 Formulário Na tela Abrir Novo Ticket consta vários campos para preenchimento, tais como Tópico de Ajuda e Informações do Contato. Todos eles são obrigatórios. Ao preencher todos os campos basta clicar no botão Criar Ticket.

17 Atenção: não é possível o envio do formulário em branco. Você deverá escolher um item do Tópico de ajuda e preencher os dados dos campos Assunto e Descrição do problema que aparecerão logo após a escolha do item. Caso tenha um print da tela de erro, ou queira nos enviar algum arquivo, basta arrastar o arquivo ou clicar em selecione-os, assim, aparecerá uma janela suspensa e você irá localizar o arquivo em seu computador. Ao clicar no botão Criar Ticket irá aparecer uma caixa suspensa informando que levará alguns segundos. Imediatamente você receberá em sua caixa de entrada um com o número do seu Ticket, conforme descrição a seguir. No assunto: Suporte Escola - Ticket de Suporte Aberto [#XXXXX] Corpo do Caro(a) XXXX, Um pedido de suporte foi criado #XXXXX. Tópico: XXXXXXXX Assunto: XXXXXX Sua solicitação foi enviada a nossa equipe de suporte e um atendente irá entrar em

18 contato com você. Prazo para atendimento 48 horas. Suporte EI, Departamento de Suporte Escola 8.3 Resposta do chamado Em sua caixa de entrada você receberá no campo assunto: Suporte Escola - Resposta: [#XXXXX] Assunto: XXXXXX Caro(a) XXXXX, Sua solicitação XXXXXXX, foi respondida. Data de criação: XX/XX/XX XX:XX Tópico de ajuda: XXXXXXX Assunto: Dúvidas Referente ao Conteúdo Segue resposta abaixo: Suporte: XXXX Status: XXXXXXXX Clique no link para visualizar o histórico da sua solicitação: Suporte EI, Departamento de Suporte Escola 8.4 Histórico do Chamado Clique em Verificar Status do Ticket, preencha os dados com seu e somente o numero do ticket sem o símbolo # e clique no botão Link de acesso do . Você receberá em sua caixa de entrada o link de verificação do histórico do seu chamado.

19 8.5 Cookies do navegador Siga os passos a seguir e verifique a configuração do seu navegador. Em seu navegador clique no ícone Personalizar e controlar o Google Chrome, vá em Configurações e clique em Privacidade. Após, clique no botão Configurações de conteúdo. No item Cookies clique no botão Gerenciar Cookies e, na tela suspensa, em Exceções de cookies e dados do site. Adicione o endereço do site e clique no botão Concluir.

20 8.6 Lista de Siglas e Abreviações Moodle Plataforma de Conteúdo EAD Educação a Distância Download Baixar Arquivos da Internet

Guia de Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA-EFAP CURSISTA

Guia de Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA-EFAP CURSISTA Guia de Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA-EFAP CURSISTA Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Estado de São Paulo Sumário Introdução... 3 1. Apresentando o AVA-EFAP...

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno 1 Índice 1 Acessando o sistema via internet... 3 2 Funcionalidades... 6 2.1 Horário Individual... 7 2.2 Calendário Acadêmico... 8 2.3 Meus Diários...8 2.4 Boletim...

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF Tutorial 1. ACESSANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM... 3 2. ACESSANDO O TREINAMENTO PRESENCIAL PARA RESPONDER A AVALIAÇÃO DE REAÇÃO 3 3. ACESSANDO O CERTIFICADO

Leia mais

Tutorial de Navegação

Tutorial de Navegação Tutorial de Navegação Prezado participante, Este tutorial pretende ensiná-lo a navegar pelo ambiente virtual de aprendizagem (AVA) deste curso e a ter acesso aos conteúdos e aos espaços de comunicação

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Instituto Bem Cuidar

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Instituto Bem Cuidar MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Instituto Bem Cuidar Sumário 1. O Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA... 3 1.1. Primeiro acesso... 3 1.2. Atualizando seu perfil... 5 1.2. Acessando os cursos...

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Plataforma Biométrica Aplicativo para capturar biometria

Plataforma Biométrica Aplicativo para capturar biometria Versão 1.0 Plataforma Biométrica Aplicativo para capturar biometria Manual de Instalação e Utilização Versão 1.0 (Fevereiro/2017) Tempro Software Conteúdo 1. CONTATOS... 3 2. REQUISITOS NECESSÁRIOS...

Leia mais

1. Como faço para acessar o AVA - Ambiente Virtual de

1. Como faço para acessar o AVA - Ambiente Virtual de MANUAL AVA ACESSO RÁPIDO Contamos com a sua participação ativa durante todo o processo de aprendizagem, interagindo com os colegas, tutores/professores pela plataforma (AVA), familiarizando-se na sala

Leia mais

Núcleo EAD Tutorial TUTORIAL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO - AVA

Núcleo EAD Tutorial TUTORIAL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO - AVA TUTORIAL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO - AVA 1 1. Tutorial Ambiente Virtual EAD O tutorial do ambiente virtual tem o intuito de abordar e solucionar problemas que venham a existir sobre os seguintes

Leia mais

Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - IESRIVER SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE

Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - IESRIVER SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE - SUMÁRIO - 1. PARA ACESSAR A SALA VIRTUAL... 3 2. MINHA PÁGINA INICIAL... 4 3. MODIFICAR PERFIL... 5 4. CONFIGURAÇÕES DE MENSAGENS... 5 4.1. Enviando mensagens para

Leia mais

Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso, atualizar o perfil e realizar as atividades.

Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso, atualizar o perfil e realizar as atividades. MANUAL DO ALUNO MOODLE Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 PRIMEIRA PARTE Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso,

Leia mais

TUTORIAL. I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador

TUTORIAL. I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador TUTORIAL I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador-----------------------------------------------------------------0 II Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via

Leia mais

Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA

Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA 1. Como acessar o ambiente virtual? Acesse a página da Universidade FUMEC (www.fumec.br), e então clique no

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. ESQUECI MEU LOGIN E SENHA, E AGORA?... 4 3. COMO EU ALTERO MEU PERFIL NA PLATAFORMA?... 5 4. COMO FAÇO PARA ALTERAR MINHA SENHA?...

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) Guia Prático e Regras EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) 1 LOGIN E SENHA O login e senha chegam no e-mail do aluno que está cadastrado na UCAM. Fique atento se o e- mail não foi enviado para o SPAM. O aluno deve

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

ACESSANDO O EADFASA. Passo a passo para acadêmicos. Núcleo de Educação a Distância - NEAD

ACESSANDO O EADFASA. Passo a passo para acadêmicos. Núcleo de Educação a Distância - NEAD ACESSANDO O EADFASA Passo a passo para acadêmicos Núcleo de Educação a Distância - NEAD Índice Primeiro acesso Troca de senha Acessando a sala virtual Respondendo a um fórum Abertura / Leitura de Arquivos

Leia mais

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE OURO PRETO 2014 1 SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 03 2 DISCIPLINAS... 08 3 PERSONALIZANDO

Leia mais

Guia de Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA-EFAP CURSISTA

Guia de Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA-EFAP CURSISTA Guia de Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA-EFAP CURSISTA Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Estado de São Paulo Sumário Introdução... 3 1. Apresentando o AVA-EFAP...

Leia mais

Guia de Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA-EFAP CURSISTA: INGRESSANTES

Guia de Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA-EFAP CURSISTA: INGRESSANTES Guia de Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA-EFAP CURSISTA: INGRESSANTES Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Estado de São Paulo Sumário Introdução... 3 1. Apresentando

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2

MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 O manual do aluno apresenta as orientações de como acessar o curso, atualizar o perfil

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM UNÍNTESE

ORIENTAÇÕES SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM UNÍNTESE ORIENTAÇÕES SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM UNÍNTESE Santo Ângelo 2015 O Ambiente da Uníntese Virtual Esse documento visa orientar os estudantes para a utilização do ambiente da Uníntese Virtual,

Leia mais

Introdução. Seja bem-vindo ao nosso ambiente virtual de ensino e aprendizagem!

Introdução. Seja bem-vindo ao nosso ambiente virtual de ensino e aprendizagem! ALUNO CAMPUS ONLINE Introdução Nesse breve tutorial, você vai conhecer os primeiros e principais passos do aluno dentro da plataforma de ensino a distância do Instituto Federal do Piauí. Seja bem-vindo

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO

INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), está disponível para todos os alunos dos cursos do IF Sudeste MG Câmpus JF. O AVA também é conhecido como plataforma Moodle.

Leia mais

MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO. Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0

MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO. Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0 MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0 Sumário 1. Acessando a FAINAM VIRTUAL... 1 2. Acessando os cursos... 4 4. Enviando mensagens... 6 5. Recebendo

Leia mais

PASSO A PASSO. Cadastro no Bússola para Signatários no Movimento ODS - SC

PASSO A PASSO. Cadastro no Bússola para Signatários no Movimento ODS - SC PASSO A PASSO 1 Cadastro no Bússola para Signatários no Movimento ODS - SC ORIENTAÇÃO Para cadastro de signatários, sendo pessoa física ou jurídica é necessário, acessar a página do edital para criar a

Leia mais

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Amarildo Roberto Ribeiro CASCAVEL- 2016 SUMÁRIO 1. ACESSO AO CURSO... 3 2. LOGIN DO SISTEMA... 4 3. TELA PRINCIPAL DO ALUNO... 5 4. TELA PRINCIPAL DO CURSO...

Leia mais

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site.

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site. MANUAL DO USUÁRIO Esta á a tela inicial da aplicação. Nesta tela podemos efetuar o cadastro, autenticar-se, encontrar os eventos que estão disponíveis para inscrição. Tendo a opção de seleção de eventos

Leia mais

O que é o Kubo? Como acessar o Kubo? MANUAL DO USUÁRIO

O que é o Kubo? Como acessar o Kubo? MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO Este manual visa auxiliar o usuário no acesso do treinamento e-learning demonstrando passo-a-passo todos os processos de utilização dos recursos dispostos no Kubo. O que é o Kubo? O Kubo

Leia mais

TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM

TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 02 2 DISCIPLINAS... 07 3 PERSONALIZANDO O SEU PERFIL... 09 4 PARTICIPANTES DA

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Manual. do Aluno. Moodle

Manual. do Aluno. Moodle Manual do Aluno Moodle Julho/2015 Conteúdo 1 Acesso ao Moodle... 3 1.1 Qual nome de usuário e senha eu utilizo?... 4 1.2 Página Inicial... 5 2 Atualizar o perfil... 6 2.1 Configurar o recebimento de mensagens...

Leia mais

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO.

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. Tutorial Capacitação de Avaliadores Voluntários do Prêmio MPE Brasil Inscrição Acesso Certificado e Histórico de Aproveitamento do Teste Inscrição Em primeiro

Leia mais

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL?

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL? MANUAL DO ALUNO Caro aluno, O Univates Virtual é um espaço de estudo e de relacionamento. Através dele você pode trocar ideias com os colegas de curso mesmo não estando na Univates, organizar e realizar

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO Associação Educacional Santa Rita Coordenadoria de Ensino à Distância AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO COORDENAÇÃO DE EAD E EQUIPE DE TI MARÇO DE 2017 Av. Jaçanã, 648 Jaçanã - São

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE

MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE Depart. De Tecnologia da Informação Manual do sistema de suporte do setor de T.I. da Transpedrosa. Atualização 0.90.3. 1 Sumário Login...2 Abrir sistema...2 Autenticação...2

Leia mais

Sumário Guia do Aluno

Sumário Guia do Aluno Sumário Guia do Aluno 1. Introdução... 05 2. Primeiro Acesso... 06 3. Recuperar Senha... 13 4. Ferramentas... 15 5. Meus Treinamentos... 18 6. Agenda... 20 7. Realizando uma Matrícula em um Treinamento

Leia mais

guia do aluno - moodle

guia do aluno - moodle guia do aluno - moodle SUMÁRIO 1. Apresentação 2. Minha página inicial 2.1. Editar a página inicial 3. Modificar perfil 3.1 Acrescentar foto ao perfil 4. Mensagens 5. Navegação 5.1 Esconder o bloco 5.2

Leia mais

Portal de Atendimento Telluria

Portal de Atendimento Telluria 1 Portal de Atendimento Telluria Seja bem vindo ao portal de atendimento Telluria! A Telluria Tecnologia está oferecendo mais um canal de relacionamento para seus clientes. Por esse canal, você cliente,

Leia mais

TUTORIAL. Tutorial de como compartilhar o Google Agenda Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3

TUTORIAL. Tutorial de como compartilhar o Google Agenda Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3 TUTORIAL Tutorial de como compartilhar o Google Agenda Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3 Tutorial de como compartilhar o Google Agenda TUTORIAL DE COMO COMPARTILHAR O GOOGLE AGENDA Objetivos:

Leia mais

Sumário. 1. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) 6

Sumário. 1. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) 6 TUTORIAL DO AVA 4 Sumário 1. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) 6 1.1 Acesso à plataforma... 7 1.2 Perfil... 7 1.3 Iniciar o programa... 12 1.4 Acesso às disciplinas... 13 1.5 Desafios... 15 1.6 Atividades...

Leia mais

Manual de acesso aos exames pela internet. I - Acesso com o Protocolo

Manual de acesso aos exames pela internet. I - Acesso com o Protocolo Manual de acesso aos exames pela internet I - Acesso com o Protocolo 1. Acesso o nosso site utilizando o endereço http://www.clinicavillasboas.com.br. 2. Clicar no botão Acompanhar Resultados de Exames

Leia mais

Olá! Seja bem-vindo ao Tutorial do Ambiente Virtual de Aprendizagem

Olá! Seja bem-vindo ao Tutorial do Ambiente Virtual de Aprendizagem TUTORIAL CO-PYME EAD Olá! Seja bem-vindo ao Tutorial do Ambiente Virtual de Aprendizagem Caso tenha qualquer dúvida sobre como navegar pelo ambiente virtual de aprendizagem, clique nos tópicos listados

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Coordenador SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o

Leia mais

Tutorial de Navegação

Tutorial de Navegação Tutorial de Navegação Prezado participante, Este tutorial pretende ensiná-lo a navegar pelo ambiente virtual de aprendizagem (AVA) deste curso e a ter acesso aos conteúdos e aos espaços de comunicação

Leia mais

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01 Tutorial Versão1.0 O Manual Tutorial do Apae em Rede pretende orientá-los no gerenciamento de conteúdos do portal. Para darmos início a essa orientação, é preciso acessá-lo. Para tanto, basta digitar intranet.apaebrasil.org.br

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

Como instalar um gerador de PDF

Como instalar um gerador de PDF Como instalar um gerador de PDF Entre no site www.tinypdf.com/plug-ins.html, conforme imagem abaixo: Clique em FREE DOWNLOAD e a imagem ficará conforme abaixo: Clique em Download Now (586KB) aguarde o

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 21 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Ana Amélia de Souza Pereira Christien Lana Rachid Maio/2017 LISTA DE FIGURA Figura 1 - Página

Leia mais

Tutorial de Administração de sites do Portal C3

Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Carlos Magno da Rosa Graduando Sistemas de Informação Estagiário Centro de Ciências Computacionais Sumário Sumário... 2 1-Apresentação Geral... 3 3-Componentes

Leia mais

Aluno. Bem-vindo(a). Neste manual vamos aprender noções básicas para um bom andamento neste curso de mestrado profissionalizante.

Aluno. Bem-vindo(a). Neste manual vamos aprender noções básicas para um bom andamento neste curso de mestrado profissionalizante. Manual de usabilidade Aluno Caro(a) Mestrando(a), Bem-vindo(a). Neste manual vamos aprender noções básicas para um bom andamento neste curso de mestrado profissionalizante. Navegando pelos menus do PROFSAÚDE

Leia mais

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema.

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página inicial do Sistema Acadêmico

Leia mais

Portal do Curso. Portal do Curso

Portal do Curso. Portal do Curso Guia do Moodle Apresentação Entre as diversas tecnologias usadas no Ensino a Distância (EaD), encontram-se os Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs), que têm o objetivo de permitir que os

Leia mais

AJUDA DE NAVEGAÇÃO OFFICE2 CRM - CLIENTE

AJUDA DE NAVEGAÇÃO OFFICE2 CRM - CLIENTE AJUDA DE NAVEGAÇÃO OFFICE2 CRM - CLIENTE ATENÇÃO: Solicitamos que em caso de ao acessar o Office 2 CRM, encontrar qualquer informação divergente de sua empresa, nos comunique imediatamente, por favor,

Leia mais

ELABORADO POR ALBINO SZESZ JUNIOR E JEAN POPOATZKI (NUTEAD/UEPG) PONTA GROSSA, MARÇO DE 2017

ELABORADO POR ALBINO SZESZ JUNIOR E JEAN POPOATZKI (NUTEAD/UEPG) PONTA GROSSA, MARÇO DE 2017 ELABORADO POR ALBINO SZESZ JUNIOR E JEAN POPOATZKI (NUTEAD/UEPG) PONTA GROSSA, MARÇO DE 2017 Sumário Apresentação... 3 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-UEPG)... 4 Acessar o AVA-UEPG... 4 Login e senha...

Leia mais

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância. Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância. Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno Versão 1 / 2010 Apresentação Caro (a) aluno (a), Este manual foi elaborado para auxiliá-lo a navegar no ambiente virtual moodle do Centro de Educação

Leia mais

Objetivo Com o objetivo melhorar a comunicação com o os clientes e dinamizar o atendimento aos usuários, criou-se o Help Desk.

Objetivo Com o objetivo melhorar a comunicação com o os clientes e dinamizar o atendimento aos usuários, criou-se o Help Desk. Objetivo Com o objetivo melhorar a comunicação com o os clientes e dinamizar o atendimento aos usuários, criou-se o Help Desk. O Help Desk é o sistema responsável por gerenciar chamados, com ele, é possível

Leia mais

Apresentação da Plataforma de Aprendizado Virtual Moodle CURSISTA

Apresentação da Plataforma de Aprendizado Virtual Moodle CURSISTA Apresentação da Plataforma de Aprendizado Virtual Moodle CURSISTA Página Inicial www.moodle.uft.edu.br Nome de usuário: Somente os números do seu CPF. Senha Inicial Padrão: 123456789 Home Neste local aparecerão

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Manual de acesso ao AVA. Educação a Distância

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Manual de acesso ao AVA. Educação a Distância Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás Manual de acesso ao AVA Educação a Distância Instituto Federal de Goiás Última Revisão: Março de 2016 1 Registro de Revisões Data Responsável

Leia mais

COMISSÃO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO DE JUIZ DE FORA TUTORIAL PARA FAZER CADASTRO NO INSS DIGITAL POR MEIO DO CERTIFICADO DIGITAL

COMISSÃO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO DE JUIZ DE FORA TUTORIAL PARA FAZER CADASTRO NO INSS DIGITAL POR MEIO DO CERTIFICADO DIGITAL COMISSÃO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO DE JUIZ DE FORA TUTORIAL PARA FAZER CADASTRO NO INSS DIGITAL POR MEIO DO CERTIFICADO DIGITAL 1) Digite o endereço do site: www.oabmg.org.br/servicos/inssdigital 2) Ao

Leia mais

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO.

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. Tutorial Capacitação de Avaliadores Voluntários do Prêmio MPE Brasil Inscrição Acesso Certificado e Histórico de Aproveitamento do Teste Inscrição Em primeiro

Leia mais

APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK

APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK MANUAL DO USUÁRIO 1 APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK Preparo do usuário para solicitações.... 3 Cadastro... 3 Alterar senha de acesso... 5 Vincular equipamentos... 7 Nome da

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

04:11. Aprende Brasil. Livro Digital. Tutorial para instalação e uso.

04:11. Aprende Brasil. Livro Digital. Tutorial para instalação e uso. 04:11 Livro Digital Aprende Brasil Tutorial para instalação e uso. Caro Professor, A Editora Positivo e o Sistema de Ensino Aprende Brasil elaboraram este Guia com o intuito de orientá-lo na instalação

Leia mais

Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3

Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3 Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3 Objetivos: Esclarecer o modo de uso da ferramenta EVEN3, para dar autonomia ao usuário para que ele desenvolva seu próprio evento sem a necessidade

Leia mais

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE Versão para alunos - Graduação Presencial 2016 Plataforma Moodle UFOP OLÁ ALUNO! O ambiente virtual de aprendizagem Moodle da Universidade Federal de Ouro Preto foi

Leia mais

Resolução de Problemas Passo-à-passo

Resolução de Problemas Passo-à-passo Resolução de Problemas Passo-à-passo 1. Testando sua velocidade 2. Limpando seu navegador 3. Atualizando/Instalando o Adobe Flash Player 4. Solucionando problemas específicos do Google Chrome 1 Testando

Leia mais

Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale.

Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale. Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale. Treinamento para o Perfil Administrador Fornecedor Desenvolvido por Vale e Accenture I 2016 1. Introdução ao Perfil Administrador 2. Configuração

Leia mais

Sumário 1 CADASTRO DE USUÁRIO COMO ACESSAR O MAZK COMO FAZER UMA ALTERAÇÃO DE PERFIL RECUPERAÇÃO DE SENHA...

Sumário 1 CADASTRO DE USUÁRIO COMO ACESSAR O MAZK COMO FAZER UMA ALTERAÇÃO DE PERFIL RECUPERAÇÃO DE SENHA... Manual MAZK (Aluno) O Mazk é um ambiente inteligente para ensino e aprendizagem de diversos temas. Neste aplicativo os professores poderão incluir os materiais e os estudantes poderão aprender sobre um

Leia mais

SUMÁRIO. Apresentação da Área do Professor. Capítulo 1 Home. Capítulo 2 Dados de Curso

SUMÁRIO. Apresentação da Área do Professor. Capítulo 1 Home. Capítulo 2 Dados de Curso MANUAL DO PROFESSOR SUMÁRIO Apresentação da Área do Professor Capítulo 1 Home Capítulo 2 Dados de Curso 2.1 Material de Apoio Audiovisual 2.2 Material Prático 2.3 Material de Estudo 2.4 Passagem 2.5 Hotel

Leia mais

TUTORIAL DO PORTAL DO ALUNO. Equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação 30/08/2012

TUTORIAL DO PORTAL DO ALUNO. Equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação 30/08/2012 TUTORIAL DO PORTAL DO ALUNO Equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação 30/08/2012 Conteúdo PORTAL DO ALUNO ALUNO FREQUÊNCIA NOTAS DISCO VIRTUAL MURAL DE RECADOS Devido a problemas de

Leia mais

Sumário Guia do Aluno

Sumário Guia do Aluno Não envie este material para clientes Sumário Guia do Aluno 1. Introdução... 05 2. Primeiro Acesso... 06 3. Recuperar Senha... 13 4. Ferramentas... 15 5. Meus Treinamentos... 18 6. Agenda... 20 7. Realizando

Leia mais

Manual MAZK (Professor)

Manual MAZK (Professor) Manual MAZK (Professor) O Mazk é um ambiente inteligente para ensino e aprendizagem de diversos temas. Neste aplicativo os professores poderão incluir os materiais e os estudantes poderão aprender sobre

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA Brasília - 2016 1 Sumário 1. Acesso à plataforma 04 2. Cadastramento nas disciplinas 04 3. Edição do perfil 05 4. Envio de mensagens

Leia mais

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Mestrado/Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Mestrado/Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2 Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Mestrado/Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2 O Moodle é um sistema para gerenciamento de cursos ou, também, um ambiente virtual

Leia mais

[Skype for Business] - [Skype for Business] Versão Online

[Skype for Business] - [Skype for Business] Versão Online [Skype for Business] O Skype é uma ferramenta de comunicação síncrona e está disponível nas versões Online e Cliente. Assim, junto aos recursos trazidos pelo Office 365, a universidade disponibiliza, agora,

Leia mais

Programa Nacional de Educação Empreendedora Sebrae Curso Despertar

Programa Nacional de Educação Empreendedora Sebrae Curso Despertar Programa Nacional de Educação Empreendedora Sebrae Curso Despertar Guia de Acesso ao Ambiente de Aprendizagem para Formação dos Professores na Modalidade a Distância Professor, durante o período do curso

Leia mais

Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs

Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Objetivos Elaboração de provas utilizando o recurso Formulários do Google Docs; Compreender as funcionalidades do Formulário; Gerar planilhas

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

1. Acesso Portal do Discente Atualizar Foto e Perfil Meus Dados Pessoais Minhas Notas... 7

1. Acesso Portal do Discente Atualizar Foto e Perfil Meus Dados Pessoais Minhas Notas... 7 Sumário 1. Acesso... 3 2. Portal do Discente... 4 3. Atualizar Foto e Perfil... 5 4. Meus Dados Pessoais... 6 5. Minhas Notas... 7 6. Atestado de Matrícula... 8 7. Histórico... 9 8. Declaração de Vínculo...

Leia mais

Manual de Utilização do Webmail v1.1

Manual de Utilização do Webmail v1.1 Manual de Utilização do Webmail v1.1 (mail.ufvjm.edu.br) 1 Sumário Como Fazer o Login...3 Como Alterar a Senha...4 Como Enviar um E-mail...5 Como Criar uma Assinatura de E-mail...11 Como Criar Filtros...13

Leia mais

Este manual contém as principais funcionalidades e explicações a respeito do funcionamento do portal de vendas PULVITEC.

Este manual contém as principais funcionalidades e explicações a respeito do funcionamento do portal de vendas PULVITEC. Este manual contém as principais funcionalidades e explicações a respeito do funcionamento do portal de vendas PULVITEC. É recomendado a utilização do browser Google Chrome e Firefox por questões de compatibilização

Leia mais

Manual Genconnect REQUISITOS MÍNIMOS PARA UTILIZAÇÃO DO PORTAL. Procedimentos TI Centro de Genomas

Manual Genconnect REQUISITOS MÍNIMOS PARA UTILIZAÇÃO DO PORTAL. Procedimentos TI Centro de Genomas 1 Manual Genconnect O Genconnect vem com a finalidade de facilitar o acesso dos parceiros do Centro de Genomas na solicitação e realização de exames laboratoriais e reduzir a incidência de enganos no controle

Leia mais

Página Inicial Área do Aluno Acadêmico

Página Inicial Área do Aluno Acadêmico Sumário Página Inicial --------------------------------- Área do Aluno -------------------------------- 1.0 Acadêmico -------------------------------- 1.1 Cronograma ---------------------- 1.2 Data de

Leia mais

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem a distância - 2012 - Acessando o curso e alterando a senha Acessando o ambiente Seu primeiro acesso ao ambiente do curso deve

Leia mais

Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional ANBIMA

Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional ANBIMA Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional ANBIMA Antes de iniciar seu processo de aprendizado, veja algumas orientações sobre o funcionamento deste curso. O curso foi desenvolvido pela professora

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual Aluno

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual Aluno UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual Aluno UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela

Leia mais

Centro de Serviços Compartilhados TE. Nome do projeto: Manual GA, Papel Responsável 1/ 11

Centro de Serviços Compartilhados TE. Nome do projeto: Manual GA, Papel Responsável 1/ 11 Manual GA, Papel Responsável / Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Responsável Versão 2.5.3 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Responsável Manual GA, Papel Responsável 2/ ACESSAR O GERENCIADOR

Leia mais

RECONET Registro de Contrato de Financiamento de Veículos

RECONET Registro de Contrato de Financiamento de Veículos Manual do Usuário RECONET Registro de Contrato de Financiamento de Veículos equipe-documentacao@procergs.rs.gov.br Data: 10/2012 Versão do sistema: 1.0 Este documento foi produzido por Av. Voluntários

Leia mais

Digite no navegador o endereço e preencha os campos como indicado

Digite no navegador o endereço  e preencha os campos como indicado Tutorial Portal Ead - Unitins Apresentação: O que é a área do aluno? Buscando inovação no ensino a distância e uma melhor forma de aprendizado para você, foi criada a área do aluno, onde você encontrará

Leia mais

Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional Anbima

Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional Anbima Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional Anbima Antes de iniciar seu processo de aprendizado, veja algumas orientações sobre o funcionamento deste curso. O curso foi desenvolvido pela professora

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR Página 1 de 21 MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR Montes Claros/MG 2014 Página 2 de 21 Sumário de Informações do Documento Documento: Número de páginas: 21 MANUAL_20140822_REV_0.docx Versão Data Mudanças

Leia mais

Acessando o Webmail. Primeiramente digite em seu navegador: webmail.seudominio.com.br. Em seguida, digite seu e sua senha, clique em entrar ;

Acessando o Webmail. Primeiramente digite em seu navegador: webmail.seudominio.com.br. Em seguida, digite seu  e sua senha, clique em entrar ; Acessando o Webmail Neste tutorial você aprenderá como utilizar as funções básicas do webmail(enviar e-mails, adicionar contatos, editar assinatura, etc...), escolhemos trabalhar com a plataforma Roundcube,

Leia mais

Salvar Relatórios em Arquivo

Salvar Relatórios em Arquivo Salvar Relatórios em Arquivo Av. José Souza Campos 1815 Cj 1204 Caro Cliente, Nas versões mais recentes de nossos softwares, alguns relatórios adquiriram o recurso de poderem ser salvos em arquivos PDF

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO HEPATITE

GUIA DO USUÁRIO HEPATITE IBILCE UNESP 2012 GUIA DO USUÁRIO HEPATITE Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio IBILCE - UNESP2012 Controle do Documento Título GBD Guia do Usuário HEPATITE Informações Gerais Nome do Arquivo

Leia mais