Digite no navegador o endereço e preencha os campos como indicado

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Digite no navegador o endereço e preencha os campos como indicado"

Transcrição

1 Tutorial Portal Ead - Unitins Apresentação: O que é a área do aluno? Buscando inovação no ensino a distância e uma melhor forma de aprendizado para você, foi criada a área do aluno, onde você encontrará diversas e novas ferramentas para auxiliar em seu estudo como: área de mensagens, sala virtual, caderno virtual, agenda de eventos, agenda de contatos entre outras funcionalidades. Essas ferramentas deixará você em um ambiente totalmente propício ao aprendizado e a interação com colegas, professores e secretaria acadêmica, encurtando fronteiras e o deixando informado sobre tudo o que acontece com a universidade, cursos e disciplinas. Acessando a área do aluno. Digite no navegador o endereço e preencha os campos como indicado Requisitos mínimos para o acesso Login: Continua o mesmo. Senha: 123mudar Para que o desempenho do conteúdo do portal seja satisfatório orientamos você a seguir os requitos e configurações abaixo. Processador: Pentium, AMD. Freqüência: 1GHz ou superior. Memória RAM: 128 Mb. Conexão: Conexão banda larga acima de 128 Kbps. Sistema Operacional: Windows NT, 2000 ou XP. Navegador: Microsoft Internet Explorer : versão acima de 6.x Programas: Windows Media Player Flash Player Configurações do seu navegador de Internet: Ferramentas / Opções da Internet / Segurança / Nível Personalizado o Ativar Plug-ins e controles ActiveX o Ativar scripts. Ferramentas / Opções da Internet / Segurança / Nível Padrão o Nível de segurança - Médio

2 ENTENDENDO A ÁREA DO ALUNO Área 1: Menu - Unitins Área 2: Área de eventos e informes Após seleção do curso você terá acesso às notícias e informes referentes ao curso além do acesso as suas disciplinas matriculadas no semestre atual e material didático. O espaço para você escrever e reescrever anotações durante o curso. O caderno virtual é dividido por disciplinas agrupadas por semestre matriculado nos cursos. Meu Organizador: Acesso a agenda de eventos interativa, sua agenda de contatos e acesso à área principal através da opção Meu Espaço. Buscar por colegas permite encontrar outros alunos do seu curso, permitindo o envio de mensagens. Ferramentas:: Secretaria Virtual: facilitará sua comunicação com a secretaria acadêmica onde suas solicitações serão feitas e consultadas, permitindo o acompanhamento dos serviços solicitados. Financeiro: Permite acesso a sua ficha financeira para consulta e impressão de boletos para pagamento de mensalidades. Personalização: Permite manipular suas configurações pessoais. Boletim: Acesso direto a listagem das disciplinas matriculadas com notas. Fale conosco: Mensagens enviadas diretamente para o departamento que irá responder sua dúvida administrativa ou acadêmica, para dúvidas pedagógicas utilizar a Sala virtual da disciplina. Mantém o aluno por dentro dos próximos eventos e informado sobre as últimas notícias da universidade, cursos e disciplinas. Área 3: Área de mensagens A área de mensagens auxiliará você na comunicação com os seus colegas de curso, podendo visualizar e apagar todas as mensagens existentes nesta área.

3 Área 4: O Caderno virtual O espaço para você escrever e reescrever anotações durante o curso. O caderno virtual é dividido por disciplinas situadas à sua direita na posição vertical ficando fácil navegar pelo conteúdo de seu caderno virtual. Escrevendo no caderno virtual. 1. Selecione a disciplina desejada em seu caderno (situada à sua direita na posição vertical). 2. Clique no botão escrever e seu caderno será aberto para inclusão de conteúdo. 3. Clique e salvar. Alterando um texto. 1. Selecione a disciplina desejada em seu caderno (situada à sua direita na posição vertical). 2. Selecione o título do conteúdo que você deseja alterar. 3. Clique em alterar. 4. O caderno será aberto para edição. 5. Clique em salvar. Apagando um texto. 1. Selecione a disciplina desejada em seu caderno (situada à sua direita na posição vertical). 2. Selecione o título do conteúdo que você deseja apagar. 3. Clique em Apagar. Área 5: Calendário acadêmico Nesta área encontra-se o calendário acadêmico que leva o aluno à sua agenda de eventos.

4 Após a seleção de uma data aparecerá o cenário abaixo: Adicionando um evento. 1. Clique no botão escrever e sua agenda será aberta para edição. 2. Preencha os dados do evento como indicado. 3. Clique em Cadastrar. Alterando um evento. 1. Selecione o título do evento que deseja alterar. 2. Clique no botão alterar (lateral do formulário) e o evento será aberto para edição. 3. Clique em Alterar (área inferior do formulário). Excluindo um evento. 1. Selecione o título do evento que deseja apagar. 2. Clique em apagar. 3. Confirme a operação de exclusão.

5 ACESSANDO O CURSO Após seleção do curso você terá o acesso às disciplinas existente para o curso selecionado podendo assim navegar por essas disciplinas no portal. Neste menu, você poderá ter acesso a uma lista de disciplinas em que está matriculado no semestre atual podendo acessar seu conteúdo disponibilizado pela equipe pedagógica. A SALA VIRTUAL Ao selecionar uma disciplina você terá acesso à sala virtual onde você interage com o conteúdo disponibilizado:

6 Área 1: Menu superior da Sala Virtual Este menu auxiliará você a navegar por todo o conteúdo da sala virtual, que são: Fóruns, Chat, Documentos-e, Multimídias, Rota de Aprendizagem, Testes-e, Diário Online e Plano de Ensino. Área 2: Rota de aprendizagem Aqui você encontrará todo o material necessário para o acompanhamento da disciplina como: slides, textos complementares, atividades, referências e outros materiais disponibilizados pelo o professor da disciplina, além do caderno virtual para que você tenha a qualquer momento a possibilidade de fazer suas anotações.

7 Área 3: Multimídias Aqui estão disponíveis vídeos das tele-aulas, imagens e áudios. Neste espaço você poderá selecionar o vídeo, ou criar uma lista de vídeos para execução. 1. Selecione o vídeo, imagem ou áudio desejado clicando sobre sua descrição. 2. O objeto selecionado será incluído em sua Playlist. 3. Dentro de sua Playlist clique em PLAY para o vídeo ou áudio desejado (no caso de uma imagem basta clicar sobre ela). 4. O vídeo ou áudio será executado (a imagem será detalhada).

8 Área 4: Fórum Acadêmico O que é fórum? O fórum é um espaço do curso on-line para discutir assuntos. Funciona da seguinte forma: um tema é proposto e colocado no ar, visível para todos os alunos. Cada um escreve seu comentário e enviará para o site (haverá formulário próprio para isso na tela do fórum). Esses comentários ficarão disponíveis para todos os participantes; portanto, o participante poderá ler não só sua opinião, mas também a de outros alunos, como se estivesse discutindo o assunto em sala de aula. Periodicamente, o professor responsável por aquele tema consultará o fórum, lerá o que foi escrito pelos alunos e registrará sua orientação sobre o assunto, propondo novos rumos para a discussão e esclarecendo pontos. Área 5: Equipe da disciplina Neste espaço você irá tirar suas dúvidas nas disciplinas, enviando estas a equipe de professores, possibilitando também que você busque por dúvidas enviadas por outros alunos. Área 6: Utilizando as ferramentas Personalização - Aqui você poderá tratar suas informações pessoais como: dados pessoais, endereço, dados cadastrais como login e senha. Além disso, você pode expor suas preferências por livros, idiomas, filmes e músicas além de poder classificar disciplinas e professores do seu curso.

9 SECRETARIA VIRTUAL A secretaria virtual facilitará sua comunicação com a secretaria acadêmica onde suas solicitações serão feitas e consultadas, podendo desta forma fazer todo o acompanhamento do andamento de suas solicitações. Ao clicar no link Secretaria Virtual, o aluno terá acesso à sua área na página da Secretaria Virtual, como mostrado na figura abaixo: Serviços Nessa área o aluno poderá realizar e acompanhar suas solicitações, através das opções disponíveis: Solicitar Serviço - Ao clicar nesta opção, o usuário terá acesso à formulário onde poderá realizar uma solicitação seguindo os seguintes passos: 1. Selecione um tipo de solicitação. 2. Preencha os dados conforme a tela de exemplo seguinte:

10 3. Após clicar no botão Solicitar, o usuário visualizará a tela que exibirá o número da solicitação, além de botões com as opções de gerar o boleto para pagamento da taxa, acompanhar as respostas de outras solicitações e cadastrar uma nova solicitação. Boleto Solicitação - Nessa opção, a aluno visualizará as suas solicitações e poderá emitir o boleto para impressão e posterior pagamento. Caso você tenha mais de uma solicitação pendente de pagamento, será possível marcar todas e gerar boleto único: Acompanhar Solicitações - Ao clicar nessa opção, o aluno visualizará o status de todas as suas solicitações. Você poderá visualizar as informações do status clicando sobre ele. O valor do status pode ser: Respondido, que ao ser clicado exibirá a resposta da solicitação; Cancelada, Aguardando documento, que exibirá os documentos que estão faltando; Aguardando Resposta e Imprimir Boleto.

11 Acompanhar Processos Caso seja necessário sua solicitação poderá originar um processo interno. Ao clicar nessa opção, o aluno visualizará todos os seus processos e o andamento de cada um. FINANCEIRO Onde você poderá manter-se informado sobre sua situação financeira junta a universidade imprimindo seus boletos para pagamento e verificando pendências, acesse o menu Ferramentas / informações financeiras / posição financeira e a janela abaixo será visualizada. Área 1: Selecionar Curso/Turma Aqui você poderá selecionar quais dos cursos você deseja verificar sua situação financeira, basta selecionar o curso desejado. Área 2: Coluna situação Está área é responsável por manter você atualizado em relação a quitação de suas mensalidades junto à Instituição, a área marcada em verde simboliza quitação. Área 3: Impressão de boleto Caso sua parcela não esteja quitada ao clicar no ícone da impressora será exibido o boleto referente à parcela selecionada.

12 Após visualização do boleto será necessário a impressão do mesmo para efetuar o pagamento na rede bancária. Clique na opção Arquivo/Imprimir do seu navegador e a tela abaixo será exibida, seleciona a impressora na qual deseja imprimir e clique em imprimir. BOLETIM Nessa opção o aluno visualizará todas as suas notas em cada disciplina. Você poderá acessar seu boletim através da Secretaria Virtual ou no menu principal da área do aluno.

Após realizar o login na página principal do portal Unitins ( o usuário será redirecionado ao site Secretaria Virtual.

Após realizar o login na página principal do portal Unitins (  o usuário será redirecionado ao site Secretaria Virtual. Tutorial Portal Ead - Unitins Acessando a área restrita do assistente de sala. Após realizar o login na página principal do portal Unitins (www.unitins.br), o usuário será redirecionado ao site Secretaria

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO 2013/1 1 SUMÁRIO 1. ACESSANDO O SISTEMA ON LINE... 3 2. TELA INCIAL... 4 3. MENUS... 4 3.1 Calendário Acadêmico... 5 3.2 Arquivos

Leia mais

Este tutorial está organizado nos seguintes tópicos:

Este tutorial está organizado nos seguintes tópicos: Índice Este tutorial está organizado nos seguintes tópicos: Acesso ao sistema Tela inicial Cursos e atividades Para acessar o ambiente use o link: https://moodle.hcpa.ufrgs.br :: Acesso Preencha o campo

Leia mais

1. Acesso ao portal acadêmico

1. Acesso ao portal acadêmico Sumário 1. Acesso ao portal acadêmico... 3 2. Acadêmico... 4 2.1. Dados pessoais... 4 2.2. Histórico... 4 2.3. Notas/faltas etapas... 5 2.4. Notas de avaliação... 6 2.5. Outras opções do Acadêmico... 6

Leia mais

Portal nddcargo Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Gerente

Portal nddcargo Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Gerente Portal nddcargo 4.2.6.0 Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Gerente Histórico de alterações Data Versão Autor Descrição 15/04/2014 1 Criação do documento. 2 1. Introdução... 4 2. Navegadores

Leia mais

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira...

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira... Página 1 de 16 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

Tutorial para manipulação de requerimentos pela secretaria

Tutorial para manipulação de requerimentos pela secretaria Tutorial para manipulação de requerimentos pela secretaria Conteúdo 1. Cadastro de requerimentos... 2 2. Cadastro de solicitações... 3 3. Acompanhamento de solicitações... 3 4. Disponibilizando uma solicitação...

Leia mais

Olá! Seja bem-vindo ao Tutorial do Ambiente Virtual de Aprendizagem

Olá! Seja bem-vindo ao Tutorial do Ambiente Virtual de Aprendizagem TUTORIAL CO-PYME EAD Olá! Seja bem-vindo ao Tutorial do Ambiente Virtual de Aprendizagem Caso tenha qualquer dúvida sobre como navegar pelo ambiente virtual de aprendizagem, clique nos tópicos listados

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO 0800 703 3180 SUMÁRIO Apresentação Ambiente Virtual de Aprendizagem 1. Primeiro Acesso 1.1 Navegar em cursos 1.2 Enquete 1.3 Dados Cadastrais 2. Cursos

Leia mais

ACESSANDO O PORTAL DE PAIS

ACESSANDO O PORTAL DE PAIS ACESSANDO O PORTAL DE PAIS O acesso ao Portal de Pais da Escola Internacional pode ser feito através de qualquer navegador de Internet, em qualquer plataforma. Para efetuar este acesso você precisará de

Leia mais

Código POPSEC ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais...

Código POPSEC ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais... Página 1 de 20 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira...

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira... Página 1 de 19 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

PROTOCOLO ONLINE. Após realizar o login, na tela inicial, o aluno irá clicar em Educacional, para visualizar todas as funcionalidades acadêmicas.

PROTOCOLO ONLINE. Após realizar o login, na tela inicial, o aluno irá clicar em Educacional, para visualizar todas as funcionalidades acadêmicas. PROTOCOLO ONLINE Para acesso a nova funcionalidade do protocolo online e utilização da ferramenta, esse tutorial tem a finalidade de auxiliar no processo, de forma que o aluno consiga realizar todas as

Leia mais

Manual do Aluno Blackboard. Manual do Aluno Blackboard. Campus Virtual Cruzeiro do Sul 1

Manual do Aluno Blackboard. Manual do Aluno Blackboard. Campus Virtual Cruzeiro do Sul   1 Manual do Aluno Blackboard 1 Introdução O Blackboard é um sistema de gestão de aprendizagem desenvolvido pela Blackboard Inc. em 1997. Ele promove soluções de e-educação e aprendizagem à distância. É utilizado

Leia mais

O que é o Kubo? Como acessar o Kubo? MANUAL DO USUÁRIO

O que é o Kubo? Como acessar o Kubo? MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO Este manual visa auxiliar o usuário no acesso do treinamento e-learning demonstrando passo-a-passo todos os processos de utilização dos recursos dispostos no Kubo. O que é o Kubo? O Kubo

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM UNÍNTESE

ORIENTAÇÕES SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM UNÍNTESE ORIENTAÇÕES SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM UNÍNTESE Santo Ângelo 2015 O Ambiente da Uníntese Virtual Esse documento visa orientar os estudantes para a utilização do ambiente da Uníntese Virtual,

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros

Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Acesso ao Portal dos Conselheiros Para obter acesso ao sistema, siga corretamente os passos logo abaixo: Acesse o endereço no navegador, http://sistemas.docasdoceara.com.br/sispcon/.

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO ACESSANDO O PORTAL DO ALUNO Para acessar o portal do aluno, acesse o endereço que você recebeu através da instituição de ensino, vale ressaltar que os endereços de acesso

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF Tutorial 1. ACESSANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM... 3 2. ACESSANDO O TREINAMENTO PRESENCIAL PARA RESPONDER A AVALIAÇÃO DE REAÇÃO 3 3. ACESSANDO O CERTIFICADO

Leia mais

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL Caro aluno, o caminho para sua SALA DE AULA VIRTUAL é através do site da Contec. Para acessá-la basta digitar o seguinte endereço contecead.com.br e inserir Login e

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Acessando a Área do Aluno Pós http://portal.damasio.com.br/login.aspx USUÁRIO: Nº do seu CPF SENHA: Nº do seu RA,

Leia mais

SAA Cesurg. SAA Aluno

SAA Cesurg. SAA Aluno SAA Cesurg O SAA Cesurg é o Sistema Acadêmico e Administrativo do Cesurg. Uma plataforma web única sobre a qual todos os agentes do Cesurg desenvolvem os seus trabalhos: alunos, professores, coordenadores,

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO (PROFESSORES)

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO (PROFESSORES) MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO (PROFESSORES) Passo a passo do Portal Acadêmico http://portal.ubec.edu.br/csc/ UBEC - Para servir com qualidade SUMÁRIO Objetivo Manual do Portal Acadêmico... 03 Navegadores...

Leia mais

APRENDIZAGEM. UNIARAXÁ Virtual Boletim / Boletos / Central de Atendimento TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva

APRENDIZAGEM. UNIARAXÁ Virtual Boletim / Boletos / Central de Atendimento TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO UNIARAXÁ AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Autor(es) Scarlat Pâmela Silva UNIARAXÁ Virtual Boletim / Boletos / Central de Atendimento 1 SUMÁRIO 1. Introdução 2. Acessando o Boletim 3. Impressão

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DE CONTROLE ACADÊMICO PÓS-GRADUAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DE CONTROLE ACADÊMICO PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DE CONTROLE ACADÊMICO PÓS-GRADUAÇÃO 2009/1 1 SUMÁRIO 1 ACESSANDO O SISTEMA ONLINE... 3 2 ACESSANDO OS RECADOS... 4 2.1 Lendo um Recado Recebido... 4 2.2 Excluindo

Leia mais

Núcleo EAD Tutorial TUTORIAL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO - AVA

Núcleo EAD Tutorial TUTORIAL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO - AVA TUTORIAL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO - AVA 1 1. Tutorial Ambiente Virtual EAD O tutorial do ambiente virtual tem o intuito de abordar e solucionar problemas que venham a existir sobre os seguintes

Leia mais

Schaeffler Online. Manual de Operação

Schaeffler Online. Manual de Operação Schaeffler Online Manual de Operação 1 Índice 1. Solicitação de Novo Usuário...3 2. Recuperação de Senha...4 3. Login...5 4. Tela Inicial do Schaeffler Online...6 5. Cadastro de Pedidos...7 5.1. Cabeçalho

Leia mais

ACESSANDO O EADFASA. Passo a passo para acadêmicos. Núcleo de Educação a Distância - NEAD

ACESSANDO O EADFASA. Passo a passo para acadêmicos. Núcleo de Educação a Distância - NEAD ACESSANDO O EADFASA Passo a passo para acadêmicos Núcleo de Educação a Distância - NEAD Índice Primeiro acesso Troca de senha Acessando a sala virtual Respondendo a um fórum Abertura / Leitura de Arquivos

Leia mais

Avante Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM

Avante Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM Sumário 1. Acessando o AVANT... 3 2. Efetuar Login no AVANT.... 4 2.1 Digitar Usuário... 4 2.2 Selecionar Escola... 5 2.3 Digitar Senha... 5 3. Tela de Boas Vindas

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema.

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página inicial do Sistema Acadêmico

Leia mais

Manual de navegação ao Portal AMS TISS Auditores. Endereço: https://portalamstiss.petrobras.com.br

Manual de navegação ao Portal AMS TISS Auditores. Endereço: https://portalamstiss.petrobras.com.br Manual de navegação ao Portal AMS TISS Auditores Endereço: https://portalamstiss.petrobras.com.br Página Inicial Exclusiva para auditores. 2 Para efetuar seu primeiro login clique em: Como obter o primeiro

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Janeiro /2017 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar o Portal Comunidade Acadêmica... 16 3. Como acessar o Portal

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ALUNO

MANUAL DO PORTAL ALUNO MANUAL DO PORTAL ALUNO http://portal.ibta.edu.br Sumário 1. Acesso... 3 1.1. Esqueci Minha Senha... 4 2. Contexto... 7 2.1. Alterar Contexto... 8 3. Contrato / Comunicados... 9 4. Menu Acadêmico... 10

Leia mais

COMO PARTICIPAR DO CURSO

COMO PARTICIPAR DO CURSO COMO PARTICIPAR DO CURSO Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação que indica sua

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR Este portal propicia ao professor uma forma organizada de gerenciar a vida acadêmica dos alunos através de várias funcionalidades integradas, com o objetivo de facilitar ao

Leia mais

TUTORIAL DEVRYONE. A evolução do Academus

TUTORIAL DEVRYONE. A evolução do Academus TUTORIAL DEVRYONE A evolução do Academus 01PASSO A PASSO Olá! Esse é o seu tutorial para navegação na disciplina online no DeVryONE. Neste tutorial abordaremos todos os itens que você encontrará no ícone

Leia mais

Tutorial para Alunos

Tutorial para Alunos Tutorial para Alunos Revisão 2.0 Suporte de Informática 21/03/2014 informatica@faccentronh.com.br Sumário O que é Moodle?... 3 Para que serve o Moodle?... 3 Como acessar o Moodle?... 4 Tela de Login...

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório - Professor

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório - Professor Instruções para Agendamento de Relatório - Professor 17 de Abril de 2017 Regulamentação 1 Obedecendo ao que é estabelecido pela legislação de estágio, lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, no seu artigo

Leia mais

TUTORIAL RM PORTAL (ALUNO)

TUTORIAL RM PORTAL (ALUNO) TUTORIAL RM PORTAL (ALUNO) Sumário Módulo I - Entrando no portal...04 Fazendo o login...04 Recuperando uma Senha...04 Módulo II - Menu Acadêmico...06 Dados Pessoais...06 Histórico...07 Notas/ Faltas...08

Leia mais

Manual do Aluno Portal Educacional

Manual do Aluno Portal Educacional Manual do Aluno Portal Educacional Sumário Apresentação... 3 1. Portal Educacional... 3 1.1. Acesso ao Portal... 3 1.2. Área acadêmica... 4 1.3. Financeiro... 5 1.4. Emissão de Relatórios... 7 2. Portal

Leia mais

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015 Fale Conosco MT-611-00002-7 Última Atualização 23/07/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Abrir um chamado para relacionamento com o Cadastro de Fornecedores através

Leia mais

Manual do Fornecedor

Manual do Fornecedor Manual do Fornecedor Índice Cadastrando-se no ME Reset de Senha Conhecendo a Plataforma Cotação Pedidos Item Pedido Como se cadastrar Como resetar a senha Como navegar Alterando dados cadastrais Acessando

Leia mais

TUTORIAL. I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador

TUTORIAL. I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador TUTORIAL I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador-----------------------------------------------------------------0 II Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via

Leia mais

MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE CERTIDÕES

MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE CERTIDÕES MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE CERTIDÕES WWW.CRICOSTARICA.COM.BR Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. OBJETIVO DESTE DOCUMENTO... 3 2. CADASTRANDO-SE NO WEBSITE... 4 3. ACESSANDO O SISTEMA... 6 4. ALTERANDO MEUS

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO 0800 703 3180 SUMÁRIO Apresentação Ambiente Virtual de Aprendizagem 1. Primeiro Acesso 1.1 Navegar em cursos 1.2 Enquete 1.3 Dados Cadastrais 2. Cursos

Leia mais

Tutorial para uso da área do professor

Tutorial para uso da área do professor Tutorial para uso da área do professor Sumário 1. Acessando a área do professor...2 1.1 Comunicados registrados para professores...2 2. Cadastro de avaliações...3 2.1. Código e nome de avaliação criados

Leia mais

MANUAL DO E-MÍDIA 15/12/11

MANUAL DO E-MÍDIA 15/12/11 MANUAL DO E-MÍDIA 15/12/11 1 Objetivo Solicitando acesso ao e-mídia Acessando o e-mídia Primeiro acesso ao e-mídia Acessando outra agência do Grupo Acessando os Recursos do e-mídia Geração de relatório

Leia mais

Página Inicial Área do Aluno Acadêmico

Página Inicial Área do Aluno Acadêmico Sumário Página Inicial --------------------------------- Área do Aluno -------------------------------- 1.0 Acadêmico -------------------------------- 1.1 Cronograma ---------------------- 1.2 Data de

Leia mais

Tutorial de Navegação

Tutorial de Navegação Tutorial de Navegação Prezado participante, Este tutorial pretende ensiná-lo a navegar pelo ambiente virtual de aprendizagem (AVA) deste curso e a ter acesso aos conteúdos e aos espaços de comunicação

Leia mais

Ferramentas Sala de Aula

Ferramentas Sala de Aula Ferramentas Sala de Aula O ambiente onde o aluno estuda, da mesma forma que em um ambiente presencial, é chamado de sala de aula, nesse ambiente poderão ser habilitadas ferramentas de comunicação e colaboração,

Leia mais

Manual do Aluno Portal Educacional

Manual do Aluno Portal Educacional Manual do Aluno Portal Educacional Sumário Apresentação... 3 1. Portal Educacional... 3 1.1. Acesso ao Portal... 3 1.2. Área Acadêmica... 4 1.3. Financeiro... 5 1.4. Emissão de Relatórios... 7 3 Apresentação

Leia mais

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno -

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno - Grupo Projeção Portal Acadêmico - Ambiente do Aluno - 1 Índice Apresentando o Portal Acadêmico: Ambiente do Aluno... 3 Iniciando no ambiente do Aluno... 4 Minhas Disciplinas... 7 Informações Pessoais...

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

1. ACESSO Usuário veterano: Usuário novato: Obs:

1. ACESSO Usuário veterano: Usuário novato: Obs: 1. ACESSO Acesse o Portal do Aluno, a partir do Site Institucional do IPOG . Insira as seguintes informações na tela de login: Usuário veterano: Usuário: Informar número de CPF

Leia mais

TUTORIAL DO PORTAL DO ALUNO. Equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação 30/08/2012

TUTORIAL DO PORTAL DO ALUNO. Equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação 30/08/2012 TUTORIAL DO PORTAL DO ALUNO Equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação 30/08/2012 Conteúdo PORTAL DO ALUNO ALUNO FREQUÊNCIA NOTAS DISCO VIRTUAL MURAL DE RECADOS Devido a problemas de

Leia mais

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL?

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL? MANUAL DO ALUNO Caro aluno, O Univates Virtual é um espaço de estudo e de relacionamento. Através dele você pode trocar ideias com os colegas de curso mesmo não estando na Univates, organizar e realizar

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Outubro/2016 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar a Comunidade Acadêmica... 14 3. Como acessar o Portal Educação

Leia mais

ÍNDICE. pág. 3. pág. 18 MINHAS COMPRAS COTAÇÃO ONLINE. 2 a VIA DA NOTA FISCAL, 2 a VIA DO BOLETO BANCÁRIO E XML DA DANFE TROCAS E DEVOLUÇÕES ONLINE

ÍNDICE. pág. 3. pág. 18 MINHAS COMPRAS COTAÇÃO ONLINE. 2 a VIA DA NOTA FISCAL, 2 a VIA DO BOLETO BANCÁRIO E XML DA DANFE TROCAS E DEVOLUÇÕES ONLINE V. 1.0.0-12/2015 ÍNDICE pág. 3 MINHAS COMPRAS pág. 18 COTAÇÃO ONLINE pág. 5 2 a VIA DA NOTA FISCAL, 2 a VIA DO BOLETO BANCÁRIO E XML DA DANFE pág. 21 TROCAS E DEVOLUÇÕES ONLINE pág. 8 MINHAS IMPRESSORAS

Leia mais

Manual Portal Educacional UNIPAC - Aluno - Manual Portal Educacional UNIPAC - Aluno - Centro Tecnológico de Informação CETINFOR Página 1 de 13

Manual Portal Educacional UNIPAC - Aluno - Manual Portal Educacional UNIPAC - Aluno - Centro Tecnológico de Informação CETINFOR Página 1 de 13 Página 1 de 13 Acesso ao Portal Educacional da UNIPAC O endereço de acesso a página do Portal Educacional UNIPAC é http://portal.unipac.br. Passo 1 O usuário de acesso é o número de matrícula (este número

Leia mais

Pesquisa Atende Manual do Sistema 2017

Pesquisa Atende Manual do Sistema 2017 Pesquisa Atende Manual do Sistema 2017 SUMÁRIO Introdução: O que é o Pesquisa Atende? Selecione seu Perfil de Acesso: Docente Comissão de Pesquisa Remetente Externo Outras Instâncias de Aprovação (Presidente

Leia mais

GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD

GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD Sumário APRESENTAÇÃO...03 1. PORTAL UNIVERSITÁRIO...04 1.1. PERFIL...06 1.2. PROTOCOLO...06 1.3. NOTAS...09 1.4. FINANCEIRO...10 1.5. HORÁRIO...10 1.6. BIBLIOTECA

Leia mais

Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online.

Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online. Guia prático Moodle O que é Seja bem-vindo a plataforma Moodle. O Moodle é um sistema de gestão do ensino e aprendizagem, ou seja, é um aplicativo desenvolvido para ajudar o educador a criar cursos on-line,

Leia mais

Manual do Fornecedor

Manual do Fornecedor Manual do Fornecedor Cadastrando-se no ME Como se cadastrar Reset de Senha Como resetar a senha Conhecendo a Plataforma Como navegar Alterando dados cadastrais Cotação Pedidos Acessando cotações Conhecendo

Leia mais

Manual Eol Credenciado 1.3

Manual Eol Credenciado 1.3 1 Sumário O que é o EOL Credenciado?... 3 01. Acessando o EOL Credenciado... 3 02. Tela Inicial... 4 03. Preenchimento no portal Exame Admissional... 9 04. ASO e Ficha em Branco (Preenchimento a Mão)...

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Versão 1.0 1. Cadastro no sistema - Acesse o sistema pelo endereço: http://www.professor.ms.gov.br. - Clique no link na parte

Leia mais

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância. Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância. Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno Versão 1 / 2010 Apresentação Caro (a) aluno (a), Este manual foi elaborado para auxiliá-lo a navegar no ambiente virtual moodle do Centro de Educação

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ÍNDICE 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA...03 2. INCLUSÃO DOS DADOS DO PROJETO...03 3. INCLUSÃO DO BOLSISTA...07 3.1 Bolsista com cadastro na USP...08 3.2 Bolsista sem cadastro

Leia mais

SAA Cesurg. SAA Professor

SAA Cesurg. SAA Professor SAA Cesurg O SAA Cesurg é o Sistema Acadêmico e Administrativo do Cesurg. Uma plataforma web única sobre a qual todos os agentes do Cesurg desenvolvem os seus trabalhos: alunos, professores, coordenadores,

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Cadastros Básicos

MANUAL DO USUÁRIO Cadastros Básicos MANUAL DO USUÁRIO Cadastros Básicos Índice CADASTROS INICIAIS... 3 Cadastro de CURSOS... 3 Novo curso... 3 Alterar um curso... 3 Cadastro de MÓDULOS... 4 Novo módulo... 4 Alterar um módulo... 5 Cadastro

Leia mais

MANUAL DE REMATRÍCULA ON-LINE REMATRÍCULA ON-LINE

MANUAL DE REMATRÍCULA ON-LINE REMATRÍCULA ON-LINE MANUAL DE REMATRÍCULA ON-LINE Este Manual de Rematrícula On-line FARO foi elaborado para prestar os esclarecimentos necessários a você, estudante, que deseja efetuar a sua rematrícula de forma mais prática.

Leia mais

Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0

Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0 Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0 TUTORIAL SGA-SAV O tutorial, abrange procedimentos e orientações sobre o funcionamento de um dos componentes do sistema on-line de ensino aprendizagem adotado

Leia mais

TUTORIAL PORTAL DO ALUNO

TUTORIAL PORTAL DO ALUNO TUTORIAL PORTAL DO ALUNO SUMÁRIO Acesso ao Portal Fazendo o login...03 Página principal (menu)...04 Acesso ao Educacional (disciplinas e faltas)...06 Visualização de Materiais...06 Links...07 Dúvidas frequentes...09

Leia mais

Programa Nacional de Educação Empreendedora Sebrae Curso Despertar

Programa Nacional de Educação Empreendedora Sebrae Curso Despertar Programa Nacional de Educação Empreendedora Sebrae Curso Despertar Guia de Acesso ao Ambiente de Aprendizagem para Formação dos Professores na Modalidade a Distância Professor, durante o período do curso

Leia mais

CURSO BÁSICO. Ao selecionar a sua disciplina, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

CURSO BÁSICO. Ao selecionar a sua disciplina, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. CURSO BÁSICO COMO PARTICIPAR Da disciplina Ao selecionar a sua disciplina, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação

Leia mais

Atendimento. Acesso ao sistema de atendimento aos setores

Atendimento. Acesso ao sistema de atendimento aos setores Atendimento Acesso ao sistema de atendimento aos setores Acesse o sistema de atendimento pelo endereço: http://atendimento.unip.br/setores/autenticacao. Aparece, então, a página de login do sistema, mostrada

Leia mais

Sumário 1. Introdução... 3

Sumário 1. Introdução... 3 2 Sumário 1. Introdução... 3 1.1 Configuração Mínima para Utilizar a Blackboard Gamaliel... 4 2. Como Acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem... 5 3. Navegando na Página Inicial do AVA... 6 3.1 Barra

Leia mais

Manual. do Aluno. Moodle

Manual. do Aluno. Moodle Manual do Aluno Moodle Julho/2015 Conteúdo 1 Acesso ao Moodle... 3 1.1 Qual nome de usuário e senha eu utilizo?... 4 1.2 Página Inicial... 5 2 Atualizar o perfil... 6 2.1 Configurar o recebimento de mensagens...

Leia mais

Para o primeiro acesso ao ambiente Virtual de Aprendizagem UCS Online, siga os seguintes passos:

Para o primeiro acesso ao ambiente Virtual de Aprendizagem UCS Online, siga os seguintes passos: PRIMEIRO ACESSO Para o primeiro acesso ao ambiente Virtual de Aprendizagem UCS Online, siga os seguintes passos: 1 - Acesse o endereço ucsonline.senior.com.br utilizando um navegador web. 2 - Informe seu

Leia mais

Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno

Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno Índice 1. Objetivo. 2. Sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 3. Como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 4. Como visualizar as disciplinas disponíveis

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ÍNDICE 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA...03 2. INCLUSÃO DOS DADOS DO PROJETO...04 3. INCLUSÃO DO BOLSISTA...07 3.1 Bolsista com cadastro na USP...08 3.2 Bolsista sem cadastro

Leia mais

Sistema de Atendimento a Chamados e Suporte

Sistema de Atendimento a Chamados e Suporte Sistema de Atendimento a Chamados e Suporte Versão 1.0 Guia Rápido do Usuário SUMÁRIO SUMÁRIO 2 1 APRESENTAÇÃO 3 2 ACESSANDO O SACS 4 3 ABRINDO UM CHAMADO 5 4 CONSULTA AOS CHAMADOS ABERTOS 7 5 ACRESCENTANDO

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 2 TERMO DE COMPROMISSO... 3 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 3 ETAPAS

Leia mais

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 2017 Seja bem-vindo ao Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata! Este manual tem a finalidade de manter o aluno informado sobre suas diretrizes

Leia mais

Como acessar. Pelo portal de sua instituição de ensino. Pelo endereço personalizado (URL) Existem duas maneiras distintas de acesso:

Como acessar. Pelo portal de sua instituição de ensino. Pelo endereço personalizado (URL) Existem duas maneiras distintas de acesso: Manual de Uso Sumário Slide 4 Como acessar Slide 5 Como acessar via tablet Slide 6 Estante Slide 7 Botões da Estante Slide 8 Ajuda Slide 9 FAQ Frequently Asked Questions Slide 11 Como atualizar seus dados

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 3 1. Menu Meu perfil... 3 1.1. Editar meu perfil... 3 1.2. Editar minha senha... 3 2. Usuários... 4 2.1. Cadastrar Usuário... 4

Leia mais

MANUAL PORTAL DO ALUNO

MANUAL PORTAL DO ALUNO MANUAL PORTAL DO ALUNO SUMÁRIO 1. Acesso... 3 1.1. Esqueci Minha Senha... 3 1.2. Informações Acadêmicas... 5 2. Contexto... 5 2.1. Alterar Contexto... 5 3. Menu Acadêmico... 6 3.1. Quadro de Aviso... 6

Leia mais

SÃO LUÍS VIRTUAL. (Plataforma EAD Near You) Manual de utilização (Aluno)

SÃO LUÍS VIRTUAL. (Plataforma EAD Near You) Manual de utilização (Aluno) SÃO LUÍS VIRTUAL (Plataforma EAD Near You) Manual de utilização (Aluno) Janeiro de 2009 INDÍCE INTRODUÇÃO 03 OBJETIVOS 04 1. ÁREA DE IDENTIFICAÇÃO DO USUÁRIO 05 2. ÁREA DE INFORMAÇÕES E RECURSOS PESSOAIS

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

Manual de Uso. Certidão Digital

Manual de Uso. Certidão Digital Manual de Uso Certidão Digital Acesse o site www.registradores.org.br e clique em Pedido de Certidão e Certidão Digital. 2 Primeiramente, leia o texto no início da página e, depois, selecione Li, e estou

Leia mais

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 2016 INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA - Rua Torquato Laranja, nº 92 Centro CEP 29100-370 - Vila - Velha ES - Tel.: (27) 3320-3400

Leia mais

1. ACESSANDO O SISTEMA

1. ACESSANDO O SISTEMA MANUAL DE RECURSOS Este documento apresenta como proceder para realização do cadastro e resolução dos RECURSOS. Passo a Passo 1. ACESSANDO O SISTEMA Para acessar o programa, basta abrir seu navegador e

Leia mais