Manual de Operaça o. Pit-Caixa. Versão 3.4

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Operaça o. Pit-Caixa. Versão 3.4"

Transcrição

1 Manual de Operaça o Pit-Caixa Versão 3.4

2 Sumário 1. Inicialização Tela Principal Menu Operador Abrir Sessão/Fechar Sessão Relatório de Sessão Abrir Gaveta Suprimento Sangria Leitura X Redução Z Sair do Programa Desligar Computador Menu NFE Reimprimir Danfe Reimprimir Espelho Reenviar Cancelar Venda Cancelar Recebimento Emissão Contingência Impressora Contingência Checar Pendências Checar Comunicação Menu TEF Reimpressão Cancelamento Resgate de Prêmio Configuração Versão Menu Supervisor Bloquear Sessão... 28

3 Relatório Sessão Reimprimir Danfe (somente para NFe) Reimprimir Espelho (somente para NFe) Reenviar (somente para NFe) Cancelar Venda (somente para NFe) Cancelar Recebimento (somente para NFe) Mudar Horário de Verão (somente para ECF) Modo Consulta Modo Detalhe Registrar Recebimento Ajustar Quantidade Registrar Produto Localizar Produto Importar Produtos Importar Pré-Venda Cancelar Produto Registrar Cliente Registrar Desconto Registrar Acréscimo Registrar Finalizadora Finalizadora Cartão Finalizadora Cheque Finalizadora Crediário Finalizadora Convênio Troco em contravale Registrar Consumidor Registrar Vendedor Cancelar Cupom... 68

4 3 1. Inicialização O programa Pit-Caixa inicia de forma automática quando o computador é ligado. Mas se por algum motivo o mesmo não for carregado, pode-se inicia-lo a partir do atalho na área de trabalho com o seguinte ícone: Pit-Caixa Ao iniciar o programa, serão exibidas mensagens de controle sobre o andamento da inicialização: Inicializando PDV... Inicializando banco de dados... Inicializando display... (se ativado na configuração) Inicializando balança... (se ativado na configuração) Inicializando leitor... (se ativado na configuração) Inicializando IBPT... Inicializando layout... Inicializando NFe... (somente em modo NFE) Inicializando impressora... (somente em modo NFE e ativado na configuração) Inicializando TEF... (se ativado na configuração) Inicializando ECF... (somente em modo ECF) Abrindo programa... Se o modo de operação for ECF e caso o programa não consiga estabelecer comunicação com o Emissor de Cupom Fiscal (ECF), será exibida a seguinte tela: Pressionando a tecla CONFIRMA o programa tentará estabelecer comunicação com o ECF novamente. Este procedimento pode ser repetido quantas vezes se fizer necessário. No entanto, caso não seja realmente possível estabelecer comunicação, pressione a tecla CANCELA ou CORRIGE para ignorar a comunicação com o ECF e abrir o programa sem o mesmo.

5 4 Caso tenha optado por ignorar a comunicação com o ECF, será exibida a seguinte tela: Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e o programa será inicializado sem o uso do ECF, não permitindo realizar vendas e recebimentos. Para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE e o programa será finalizado. Durante a inicialização normal do programa, podem ocorrer outras mensagens de controle em situações específicas: Imprimindo Redução Z pendente... (somente em modo ECF) Imprimindo Leitura X pendente... (somente em modo ECF) Fechando relatório aberto... (somente em modo ECF) Recuperando venda... Recuperando recebimento... As mensagens Recuperando venda... e Recuperando recebimento..., se referem a uma venda ou recebimento que ainda esteja aberta durante a inicialização do programa. Isto ocorre quando o programa foi finalizado anteriormente sem que a venda ou recebimento tenha sido concluída. Casos assim ocorrem por falta de energia elétrica ou por travamento do computador. Na reinicialização do programa, o mesmo tentará recuperar a venda ou recebimento que estava aberto, permitindo a continuação do mesmo. Caso o programa não consiga efetuar a recuperação da venda ou recebimento, o cupom será cancelado e será exibida a seguinte mensagem: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro e voltar a inicialização do programa.

6 5 2. Tela Principal O programa Pit-Caixa opera com a utilização de apenas uma tela. Esta tela contêm todas as informações necessárias para operar um caixa, de forma a realizar vendas e recebimentos. A tela é dividida em 5 regiões: 1. Bobina, detalhando as operações; 2. Último produto, vendido ou consultado; 3. Totalização; 4. Informações de operação: mensagem de operação, área de digitação, indicador de aguarde e indicador de quantidade; 5. Informações de controle: número do PDV, número da sessão de trabalho, código e nome do usuário operador, status de emissão (Online ou Contingência), status de impressora (Online ou Contingência), quantidade de operações pendentes, data e hora. As funções do programa são acessadas através de menus e teclas específicas que serão detalhadas neste manual. As opções dos menus são acessadas por meio do pressionamento das teclas referentes aos números das opções. Para cancelar a exibição de um menu deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. A disposição das informações e cores utilizadas na tela principal são definidas por meio do arquivo de layout de tela, desta forma, a aparência da tela principal pode ser diferente da apresentada aqui.

7 6 3. Menu Operador O menu de operador é exibido pressionando a tecla MENU OPERADOR: A seguir serão detalhadas as opções do menu operador Abrir Sessão/Fechar Sessão A opção abrir sessão do menu operador permite abrir uma nova sessão ou fechar uma sessão caso exista uma sessão aberta. Uma sessão nada mais é que um turno de trabalho, assim, pode-se ter um melhor controle da gaveta de dinheiro por turno. Cada turno é operado por um usuário operador. A numeração da sessão começa do zero todo o dia e vai incrementando ao abrir novas sessões no mesmo dia. Somente é permitido abrir uma nova sessão caso não há sessão aberta, nota-se isto pela mensagem SESSÃO NÃO ABERTA! na tela do programa. Ao abrir uma nova sessão, será solicitado a confirmação através da tela: Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE.

8 7 Após confirmar a tela anterior, será exibida a mensagem INFORME CODIGO DO OPERADOR, sendo necessário informar o código do usuário operador que vai operar a sessão. Informe o código e confirme pressionando a tecla CONFIRMA. Se for informado um código inexistente, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro e voltar a informar um código de usuário operador. Se for informado um código de usuário que não corresponde a um usuário do tipo Operador ou Supervisor, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro e voltar a informar um código de usuário operador. Informando um código de usuário operador existente e válido, a sessão estará aberta e apta a realizar vendas, recebimentos, suprimentos, sangrias ou imprimir relatório da sessão. Tanto a abertura de sessão, quanto o fechamento de sessão geram relatórios que são impressos (em modo ECF no ECF, em moto NFE na impressora correspondente). Veja um exemplo de relatório de abertura: ABERTURA DE SESSAO Pdv...: 1 Data...: 17/09/2015 Sessao..: 1 Operador: 1000-PRIORI /09/ :54:02 Priori Sistemas (45)

9 8 Para fechar uma sessão, será solicitado a confirmação através da tela: Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. Cabe ressaltar que ao fechar uma sessão, o usuário operador não poderá mais efetuar vendas, recebimentos, suprimentos, sangrias ou imprimir relatório da sessão. A opção abrir sessão do menu operador é acessível ao operador se a configuração Abrir/Fechar Sessão estiver selecionada na configuração. Caso contrário, será solicitado confirmação de usuário supervisor.

10 Relatório de Sessão O relatório da sessão exibe os valores acumulados por operação (Suprimento, Sangria, Venda, Recebimento) e por finalizadora (Dinheiro, Cartão, Cheque, Vale, Crediário, Convênio e Ticket), bem como um detalhamento de finalizadora por operação. Veja um exemplo de relatório de sessão: RELATORIO DE SESSAO Pdv...: 1 Data...: 17/09/2015 Sessao..: OPERACOES Suprimento 1 10,00 Sangria 1-5,00 Recebimento 1 50,00 Vale Presente 1 50,00 TOTAL... 55, FINALIZADORAS DINHEIRO 1 50,00 TOTAL... 50, DETALHADO DINHEIRO 3 55,00 ENTRADAS 2 60,00 Suprimento 1 10,00 Recebimento 1 50,00 SAIDAS 1-5,00 Sangria 1-5,00 TOTAL... 55, /09/ :30:32 Priori Sistemas (45) Cabe ressaltar que somente será impresso o relatório da sessão que estiver aberta. Para imprimir o relatório de uma sessão já fechada, deve-se usar a opção Relatório de Sessão do menu supervisor. Caso queira limpar a tela deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. A opção relatório sessão do menu operador é acessível ao operador se a configuração Relatório Sessão estiver selecionada na configuração. Caso contrário, será solicitado confirmação de usuário supervisor.

11 Abrir Gaveta A opção abrir gaveta do menu operador possibilita abrir a gaveta de dinheiro em situações adversas, independentemente de venda, recebimento, suprimento e sangria. Cabe ressaltar que a abertura da gaveta se dará de forma automática no fechamento de vendas, recebimentos, suprimentos e sangrias. A opção abrir gaveta do menu operador é acessível ao operador se a configuração Abrir Gaveta estiver selecionada na configuração. Caso contrário, será solicitado confirmação de usuário supervisor.

12 Suprimento A opção suprimento do menu operador possibilita registrar um suprimento, ou seja, entrada de recursos no caixa. Primeiramente será exibida a mensagem INFORME VALOR DO SUPRIMENTO:, sendo necessário digitar o valor para o suprimento. Para prosseguir pressione a tecla CONFIRMA e para cancelar o registro do suprimento pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após confirmar o valor do suprimento, será exibida a mensagem INFORME TEXTO DO SUPRIMENTO:, podendo opcionalmente digitar um texto de justificativa para o suprimento. Para prosseguir pressione a tecla CONFIRMA e para cancelar o registro do suprimento pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE repetidamente até que a mensagem desapareça. Após informar o valor e o texto será impresso o suprimento. Veja um exemplo de suprimento: SUPRIMENTO Entrada de Caixa no valor de R$ 10,00 (+) Rastreio: Texto: troco em moedas /09/ :28:22 Priori Sistemas (45) Caso queira limpar a tela deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. A mensagem de INFORME TEXTO DO SUPRIMENTO: somente será exibida se a configuração do teclado permitir digitação de textos. A opção suprimento do menu operador é acessível ao operador se a configuração Suprimento estiver selecionada na configuração. Caso contrário, será solicitado confirmação de usuário supervisor.

13 Sangria A opção sangria do menu operador possibilita registrar uma sangria, ou seja, saída de recursos do caixa. Primeiramente será exibida a mensagem INFORME VALOR DA SANGRIA:, sendo necessário digitar o valor para a sangria. Para prosseguir pressione a tecla CONFIRMA e para cancelar o registro da sangria pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após confirmar o valor da sangria, será exibida a mensagem INFORME TEXTO DA SANGRIA:, podendo opcionalmente digitar um texto de justificativa para a sangria. Para prosseguir pressione a tecla CONFIRMA e para cancelar o registro da sangria pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após informar o valor e o texto será impresso a sangria. Veja um exemplo de sangria: SANGRIA Saida de Caixa no valor de R$ 5,00 (-) Rastreio: Texto: sobra de troco /09/ :28:43 Priori Sistemas (45) Caso queira limpar a tela deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. A mensagem de INFORME TEXTO DA SANGRIA: somente será exibida se a configuração do teclado permitir digitação de textos. A opção sangria do menu operador é acessível ao operador se a configuração Sangria estiver selecionada na configuração. Caso contrário, será solicitado confirmação de usuário supervisor.

14 Leitura X A opção leitura X do menu operador possibilita emitir a Leitura X no ECF. A opção leitura X do menu operador somente será acessível quando o modo ECF estiver habilitado nas configurações. A opção leitura X do menu operador é acessível ao operador se a configuração Leitura X estiver selecionada na configuração. Caso contrário, será solicitado confirmação de usuário supervisor.

15 Redução Z A opção redução Z do menu operador possibilita emitir a Redução Z no ECF. Será exibida a mensagem DIGITE 123 PARA EMITIR REDUCAO Z:, sendo necessário digitar o número 123 para confirmação e em seguida pressionar a tecla CONFIRMA. Para cancelar a emissão da Redução Z deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE antes de pressionar a tecla CONFIRMA, caso contrário, não será mais possível cancelar a emissão da Redução Z. Após emitir a Redução Z, será exibida a mensagem CAIXA FINALIZADO!, desta forma, não será mais possível realizar vendas, recebimentos, suprimentos e sangrias no dia em questão. A opção redução Z do menu operador somente será acessível quando o modo ECF estiver habilitado nas configurações. A opção redução Z do menu operador é acessível ao operador se a configuração Redução Z estiver selecionada na configuração. Caso contrário, será solicitado confirmação de usuário supervisor.

16 Sair do Programa A opção sair do programa do menu operador possibilita fechar o programa. Para sair do programa, será solicitado a confirmação através da tela: Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE.

17 Desligar Computador A opção desligar computador do menu operador possibilita desligar o computador. Para desligar o computador, será solicitado a confirmação através da tela: Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE.

18 17 4. Menu NFE O menu NFE é exibido pressionando a tecla MENU NFE: O menu NFE somente será acessível quando o modo NFE estiver habilitado nas configurações. A seguir serão detalhadas as opções do menu NFE Reimprimir Danfe A opção reimprimir danfe do menu NFE permite reimprimir um danfe de uma venda feita na mesma sessão de trabalho. Será exibido uma tela contendo as vendas disponíveis para reimpressão: Pressionando a tecla CONFIRMA a venda selecionada será reimpressa. Para cancelar a reimpressão, basta pressionar a tecla CANCELA ou pressionar repetidamente a tecla CORRIGE até que a tela seja fechada.

19 Reimprimir Espelho A opção reimprimir espelho do menu NFE permite reimprimir um espelho de qualquer operação realizada na mesma sessão de trabalho. Será exibido uma tela contendo as operações disponíveis para reimpressão: Pressionando a tecla CONFIRMA a operação selecionada será reimpresso. Para cancelar a reimpressão, basta pressionar a tecla CANCELA ou pressionar repetidamente a tecla CORRIGE até que a tela seja fechada.

20 Reenviar A opção reenviar do menu NFE permite reenviar um de uma venda feita na mesma sessão de trabalho. Será exibido uma tela contendo as vendas disponíveis para reenvio: Para confirmar, pressione a tecla CONFIRMA para selecionar a venda destacada. Em seguida, será solicitado o do destinatário através da mensagem INFORME . Caso o cliente já possua cadastrado, o campo já virá preenchido, podendo ser excluído e informado outro . Por fim tecle CONFIRMA. Caso o informado será inválido, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Para cancelar o reenvio de basta pressionar a tecla CANCELA ou pressionar repetidamente a tecla CORRIGE até que a tela seja fechada.

21 Cancelar Venda A opção cancelar nota do menu NFE permite cancelar uma venda feita na mesma sessão de trabalho. Será exibido uma tela contendo as vendas disponíveis para cancelamento: Pressionando a tecla CONFIRMA a venda será selecionada e será exibido a mensagem INFORME JUSTIFICATIVA, sendo necessário informar um texto de justificativa contendo no mínimo 15 caracteres. Para concluir, pressione a tecla CONFIRMA. Se não for informado uma justificativa ou for informado um texto com menos de 15 caracteres, será exibido a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro e continuar a informar a justificativa. Para cancelar o cancelamento de venda basta pressionar a tecla CANCELA ou pressionar repetidamente a tecla CORRIGE até que a tela seja fechada Informando uma justificativa válida, será impresso um evento de cancelamento, bem como será enviado um para o cliente com os dados do cancelamento, caso o cliente possua cadastrado. A justificativa somente será solicitada quando em modo NFe e quando o layout de teclado permitir digitação de texto, caso contrário o programa assumirá a justificativa como sendo PROBLEMAS TECNICOS. Somente haverá impressão do evento de cancelamento se as configurações Imprimir venda, recebimento, etc... (NFe) e Imprimir cancelamento (NFe) estiverem selecionadas na configuração. Somente será enviado do evento de cancelamento se as configurações Imprimir cancelamento (NFe) e Enviar (NFe) estiverem selecionadas na configuração.

22 Cancelar Recebimento A opção cancelar recebimento do menu NFE permite cancelar um recebimento feito na mesma sessão de trabalho. Será exibido uma tela contendo os recebimentos disponíveis para cancelamento: Pressionando a tecla CONFIRMA o recebimento selecionado será cancelado e será impresso um registro de cancelamento. Para cancelar o cancelamento de recebimento basta pressionar a tecla CANCELA ou pressionar repetidamente a tecla CORRIGE até que a tela seja fechada. Somente haverá impressão do registro de cancelamento se as configurações Imprimir venda, recebimento, etc... (NFe) e Imprimir cancelamento (NFe) estiverem selecionadas na configuração.

23 Emissão Contingência A opção emissão contingência do menu NFE permite emitir notas eletrônicas de forma off-line, ou seja, as vendas não serão autorizadas de imediato pela SEFAZ. A contingência é útil quando não se tem comunicação com a SEFAZ, independente do motivo. Será exibido uma tela de confirmação: Pressionando a tecla CONFIRMA, a emissão em contingência será ativada e o status irá mudar de ONLINE para CONTINGENCIA. Pressionando a tecla CANCELA ou CORRIGE, a emissão em contingência será cancelada. Quando em modo contingência, as vendas realizadas serão consideradas pendentes e será incrementado o contador de pendencias que é exibido na tela principal. Para sair da emissão em contingência, utilize a opção emissão online do menu NFE que estará disponível apenas quando a emissão em contingência estiver ativada. Será exibido uma tela de confirmação: Pressionando a tecla CONFIRMA, a emissão online será ativada e o status irá mudar de CONTINGENCIA para ONLINE. Pressionando a tecla CANCELA ou CORRIGE, a emissão online será cancelada. É recomendável entrar em contingência por curtos períodos de tempo, voltando ao modo online assim que a comunicação com a SEFAZ estiver ok.

24 Impressora Contingência A opção impressora contingência do menu NFE faz com que os documentos sejam impressos na impressora padrão do Windows quando por algum motivo a impressora online não estiver funcionando. Será exibido uma tela de confirmação: Pressionando a tecla CONFIRMA, a impressora em contingência será ativada e o status irá mudar de ONLINE para CONTINGENCIA. Pressionando a tecla CANCELA ou CORRIGE, a impressora em contingência será cancelada. Para sair da impressora em contingência, utilize a opção impressora online do menu NFE que estará disponível apenas quando a impressora em contingência estiver ativada. Será exibido uma tela de confirmação: Pressionando a tecla CONFIRMA, a impressora online será ativada e o status irá mudar de CONTINGENCIA para ONLINE. Pressionando a tecla CANCELA ou CORRIGE, a impressora online será cancelada. A impressão em impressora de contingência sempre será no formato gráfico, independentemente da configuração ESCPOS para impressora online caso seja.

25 Checar Pendências A opção checar pendências do menu NFE irá verificar se existem notas eletrônicas pendentes, ou seja, notas eletrônicas feitas em contingência que ainda não foram transmitidas a SEFAZ. Se existirem notas pendentes, será exibido uma tela de confirmação: Pressionando a tecla CONFIRMA, as notas eletrônicas pendentes serão tratadas. Pressionando a tecla CANCELA ou CORRIGE, as notas eletrônicas pendentes continuaram pendentes até serem tratadas. Se não existirem notas pendentes, será exibido a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de aviso. O prazo máximo para transmissão de notas pendentes a SEFAZ é de 24 horas, por isso é importante sanar o problema de comunicação com a SEFAZ o mais rápido possível e transmitir as notas pendentes imediatamente, a fim de evitar ultrapassar o prazo. Notas eletrônicas feitas em contingência e após canceladas pelo operador, serão tratadas como inutilizadas ao tratar as pendências e não serão transmitidas e depois canceladas.

26 Checar Comunicação A opção checar comunicação do menu NFE irá tentar estabelecer contato com a SEFAZ para verificar se existe comunicação. Se não existir comunicação com a SEFAZ, será exibida uma tela de erro detalhando a comunicação: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Se existir comunicação com a SEFAZ, será exibida a seguinte tela de aviso: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de aviso. A checagem de comunicação com a SEFAZ não determina se as notas eletrônicas serão autorizadas pela SEFAZ. Pode haver comunicação com a SEFAZ, porém as notas podem não ser autorizadas, como também pode não haver comunicação com a SEFAZ e as notas serem autorizadas. Isto se deve ao fato de existirem webservices diferentes para checagem de comunicação e autorização de notas, podendo um responder e outro não.

27 26 5. Menu TEF O menu TEF é exibido pressionando a tecla MENU TEF: O menu TEF somente será acessível quando o TEF estiver habilitado nas configurações Reimpressão A opção reimpressão do menu TEF possibilita reimprimir a via do estabelecimento e a via do cliente de uma transação TEF Cancelamento A opção cancelamento do menu TEF possibilita cancelar um transação TEF, solicitando várias informações pra realizar o cancelamento Resgate de Prêmio A opção resgate de prêmio do menu TEF possibilita efetuar o resgate de prêmio da plataforma promocional da Cielo Configuração A opção administração do menu TEF possibilita acessar as telas de configuração do aplicativo cliente de TEF Versão A opção versão do menu TEF possibilita visualizar a versão do aplicativo cliente de TEF.

28 27 6. Menu Supervisor O menu de supervisor é exibido pressionando a tecla MENU SUPERVISOR e informando corretamente o código e senha de supervisor. Primeiramente, será exibida a mensagem INFORME CODIGO DO SUPERVISOR, sendo necessário informar o código do usuário supervisor. Informe o código e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça Se for informado um código inexistente, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro e voltar a informar um código de supervisor. Se for informado um código de usuário que não corresponde a um usuário do tipo Supervisor, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro e voltar a informar um código de supervisor. Informando um código de usuário supervisor existente e válido, será exibida a mensagem INFORME SENHA DO SUPERVISOR:, sendo necessário informar a senha do usuário supervisor caso este possua uma senha cadastrada. Informe a senha e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça

29 28 Se for informada uma senha incorreta, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro e voltar a informar a senha de supervisor. Informando corretamente a senha do supervisor, será exibido o seguinte menu: A seguir serão detalhadas as opções do menu supervisor Bloquear Sessão A opção bloquear sessão do menu supervisor possibilita bloquear uma sessão que esteja aberta, bem como desbloquear uma sessão que esteja bloqueada. Quando a sessão está bloqueada, nenhuma operação será permitida até que a sessão seja desbloqueada.

30 Relatório Sessão A opção relatório sessão do menu supervisor possibilita imprimir o relatório de uma sessão já fechada de forma completa, detalhando cada operação realizada. Será exibida a mensagem INFORME DATA DA SESSAO:, sendo necessário informar a data da sessão desejada. Informe a data da sessão ou deixe em branco caso a data seja do mesmo dia e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após, será exibida a mensagem INFORMA NUMERO DA SESSAO: sendo necessário informar o número da sessão desejada. Informe o número da sessão ou deixe em branco caso o número seja da sessão aberta e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Veja um exemplo de relatório completo de sessão: RELATORIO DE SESSAO Pdv...: 1 Data...: 17/09/2015 Sessao..: ARQUIVOS Relatorio.pdv Suprimento.pdv Suprimento 1 10,00 troco em moedas 1 10,00 DINHEIRO 1 10, Sangria.pdv Sangria 1-5,00 sobra de troco 1-5,00 DINHEIRO 1-5, Recebimento.pdv Recebimento 1 50,00 Vale Presente 1 50,00 DINHEIRO 1 50, OPERACOES Suprimento 1 10,00 troco em moedas 1 10,00 Sangria 1-5,00 sobra de troco 1-5,00 Recebimento 1 50,00 Vale Presente 1 50,00 TOTAL... 55, FINALIZADORAS DINHEIRO 1 50,00 TOTAL... 50, DETALHADO DINHEIRO 3 55,00 ENTRADAS 2 60,00 Suprimento 1 10,00 Recebimento 1 50,00 SAIDAS 1-5,00 Sangria 1-5,00 TOTAL... 55, /09/ :02:55 Priori Sistemas (45)

31 Reimprimir Danfe (somente para NFe) A opção reimprimir danfe do menu supervisor possibilita reimprimir um danfe de uma venda de uma sessão já fechada, diferentemente do que ocorre pelo menu NFE, onde só é permitido reimprimir um danfe de uma venda da sessão atual. Será exibida a mensagem INFORME DATA DA SESSAO:, sendo necessário informar a data da sessão desejada. Informe a data da sessão ou deixe em branco caso a data seja do mesmo dia e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após, será exibida a mensagem INFORMA NUMERO DA SESSAO: sendo necessário informar o número da sessão desejada. Informe o número da sessão ou deixe em branco caso o número seja da sessão aberta e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após informar a data e número da sessão, o procedimento é o mesmo da opção Reimprimir Danfe do menu NFE. A opção reimprimir danfe do menu supervisor somente será acessível quando o modo NFe estiver habilitado nas configurações.

32 Reimprimir Espelho (somente para NFe) A opção reimprimir espelho do menu supervisor possibilita reimprimir um espelho de uma sessão já fechada, diferentemente do que ocorre pelo menu NFE, onde só é permitido reimprimir um espelho da sessão atual. Será exibida a mensagem INFORME DATA DA SESSAO:, sendo necessário informar a data da sessão desejada. Informe a data da sessão ou deixe em branco caso a data seja do mesmo dia e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após, será exibida a mensagem INFORMA NUMERO DA SESSAO: sendo necessário informar o número da sessão desejada. Informe o número da sessão ou deixe em branco caso o número seja da sessão aberta e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após informar a data e número da sessão, o procedimento é o mesmo da opção Reimprimir Espelho do menu NFE. A opção reimprimir espelho do menu supervisor somente será acessível quando o modo NFe estiver habilitado nas configurações.

33 Reenviar (somente para NFe) A opção reenviar do menu supervisor possibilita reenviar um de uma venda de uma sessão já fechada, diferentemente do que ocorre pelo menu NFE, onde só é permitido reenviar um de uma venda da sessão atual. Será exibida a mensagem INFORME DATA DA SESSAO:, sendo necessário informar a data da sessão desejada. Informe a data da sessão ou deixe em branco caso a data seja do mesmo dia e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após, será exibida a mensagem INFORMA NUMERO DA SESSAO: sendo necessário informar o número da sessão desejada. Informe o número da sessão ou deixe em branco caso o número seja da sessão aberta e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após informar a data e número da sessão, o procedimento é o mesmo da opção Reenviar do menu NFE. A opção reenviar do menu supervisor somente será acessível quando o modo NFe estiver habilitado nas configurações.

34 Cancelar Venda (somente para NFe) A opção cancelar venda do menu supervisor possibilita cancelar uma venda de uma sessão já fechada, diferentemente do que ocorre pelo menu NFE, onde só é permitido cancelar uma venda da sessão atual. Será exibida a mensagem INFORME DATA DA SESSAO:, sendo necessário informar a data da sessão desejada. Informe a data da sessão ou deixe em branco caso a data seja do mesmo dia e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após, será exibida a mensagem INFORMA NUMERO DA SESSAO: sendo necessário informar o número da sessão desejada. Informe o número da sessão ou deixe em branco caso o número seja da sessão aberta e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após informar a data e número da sessão, o procedimento é o mesmo da opção Cancelar Venda do menu NFE. A opção cancelar venda do menu supervisor somente será acessível quando o modo NFe estiver habilitado nas configurações.

35 Cancelar Recebimento (somente para NFe) A opção cancelar recebimento do menu supervisor possibilita cancelar um recebimento de uma sessão já fechada, diferentemente do que ocorre pelo menu NFE, onde só é permitido cancelar um recebimento da sessão atual. Será exibida a mensagem INFORME DATA DA SESSAO:, sendo necessário informar a data da sessão desejada. Informe a data da sessão ou deixe em branco caso a data seja do mesmo dia e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após, será exibida a mensagem INFORMA NUMERO DA SESSAO: sendo necessário informar o número da sessão desejada. Informe o número da sessão ou deixe em branco caso o número seja da sessão aberta e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após informar a data e número da sessão, o procedimento é o mesmo da opção Cancelar Recebimento do menu NFE. A opção cancelar recebimento do menu supervisor somente será acessível quando o modo NFe estiver habilitado nas configurações.

36 Mudar Horário de Verão (somente para ECF) A opção mudar horário de versão do menu supervisor possibilita alterar o horário de verão do ECF, ativando o horário de versão caso esteja desativado ou desativando o horário de versão caso esteja ativado. A opção mudar horário de verão do menu supervisor somente será acessível quando o modo ECF estiver habilitado nas configurações. A mudança de horário de verão no ECF somente pode ser feita após a emissão da redução Z. Em alguns ECF, deve-se aguardar uma hora após a emissão da redução Z para executar o comando de alteração de horário de versão.

37 36 7. Modo Consulta O modo consulta permite visualizar os dados do produto sem que haja um registro de venda do mesmo. Para ativar o modo consulta, deve-se pressionar a tecla MODO CONSULTA, desta forma, será exibida a mensagem EM MODO CONSULTA!. Com o modo consulta ativado, pode-se consultar produtos, informando o código ou o código de barras e pressionando a tecla CONFIRMA, ou mesmo passando o produto no leitor de código de barras. É importante ressaltar que o modo consulta pode ser ativado durante uma venda, possibilitando consultas rápidas sem que seja necessário fechar o cupom. Para desativar o modo consulta, deve-se pressionar novamente a tecla MODO CONSULTA, desta forma, a mensagem EM MODO CONSULTA! irá desaparecer.

38 37 8. Modo Detalhe O modo detalhe permite visualizar os dados do produto antes de o mesmo ser registrado na venda, também permite especificar um percentual ou valor de desconto sobre o produto. Para ativar o modo detalhe, deve-se pressionar a tecla MODO DETALHE, desta forma, será exibida a mensagem EM MODO DETALHE!. Com o modo detalhe ativado, ao informar um produto, será exibido os detalhes do mesmo e será exibida a mensagem INFORME PERC. DE DESCONTO:, solicitando o percentual de desconto sobre o produto. Pode-se informar o percentual de desconto ou deixar em branco e pressionar a tecla CONFIRMA para que seja avançada uma etapa, ou pressionar a tecla CANCELA para cancelar o registro do produto. Após confirmar o percentual de desconto, será exibida a mensagem INFORME VALOR DE DESCONTO:, solicitando o valor de desconto sobre o produto. Caso tenha sido informado um percentual de desconto anteriormente, o valor de desconto já estará preenchido com o valor já calculado sobre o percentual informado anteriormente. Pode-se informar o valor de desconto ou deixar em branco e pressionar a tecla CONFIRMA para que o produto seja registrado na venda, ou pressionar a tecla CANCELA para cancelar o registro do produto. Se o desconto a ser registrado for maior que o permitido e o operador não tem permissão para conceder desconto, será exibido a seguinte tela: Pressionando a tecla CONFIRMA, será solicitada a confirmação de usuário supervisor. Pressionando a tecla CANCELA ou CORRIGE, o registro de produto na venda será cancelado. Para desativar o modo detalhe, deve-se pressionar novamente a tecla MODO DETALHE, desta forma, a mensagem EM MODO DETALHE! irá desaparecer. O percentual máximo de desconto permitido para produtos pode ser definido na configuração % Desconto Máximo Item caso o a configuração Desconto Item estiver desativada, se estiver ativada, o operador poderá dar o desconto que quiser. Por padrão o desconto é sobre o valor total do produto, mas existe uma configuração para que o desconto seja aplicado sobre o valor unitário do produto.

39 38 9. Registrar Recebimento Os recebimentos são entradas de recursos. Sua operação se assemelha muito com uma venda, diferenciando-se no lançamento dos produtos nas vendas e totalizadores em recebimentos. O menu de recebimentos é exibido pressionando a tecla MENU RECEBIMENTO: Primeiramente, deve-se escolher uma das opções disponíveis para recebimento que são configuradas no programa. Após informar o recebimento apropriado, será exibida a mensagem INFORME VALOR DO RECEBIMENTO:, sendo necessário informar o valor do recebimento. Informe o valor e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Pode-se registrar mais de um recebimento no mesmo cupom, para isso basta pressionar novamente a tecla MENU RECEBIMENTO e seguir os passos anteriores. Após o lançamento dos recebimentos deve-se proceder com o lançamento das finalizadoras, siga as instruções no tópico Registrar Finalizadora.

40 Ajustar Quantidade Por padrão, a quantidade a ser registrada de cada produto será sempre de uma unidade. Para ajustar a quantidade a ser registrada do produto, deve-se informar a quantidade desejada e após pressionar a tecla AJUSTA QUANTIDADE. É importante observar que a quantidade deve ser informada antes do registro do produto, caso contrário, a quantidade será ajustada para o próximo produto a ser registrado. Se for informada uma quantidade maior que o permitido, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Se for informada uma quantidade fracionada e o produto não permite quantidade fracionada, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Caso o terminal de vendas possuir balança pesadora ligada ao computador e a mesma esteja configurada corretamente no programa, o pressionamento da tecla AJUSTA QUANTIDADE sem informar uma quantidade irá obter o peso da balança. Se a balança exceder limite de tempo para enviar o peso, será exibida a seguinte tela:

41 40 Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Se a balança detectar que o peso estiver variando muito, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Se a balança detectar peso negativo, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Se a balança detectar que o peso for maior que o suportado pela balança, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. A quantidade máxima permitida para registro de um produto pode ser definida na configuração Quantidade Máxima Item na configuração. Definir a quantidade máxima é útil para prevenir problemas de digitação de quantidades absurdas pelo operador.

42 Registrar Produto Para registrar um produto, deve-se informar o número do produto ou o código de barras e pressionar a tecla CONFIRMA. Também é possível registrar um produto passando o produto em um leitor de código de barras devidamente configurado no programa. Caso o produto não tenha sido localizado, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Se o produto foi localizado corretamente, o mesmo será registrado. Caso a venda ainda não tenha sido aberta anteriormente, a mesma será aberta automaticamente antes do registro do produto. Cabe ressaltar que a quantidade a ser registrada do produto deve ser ajustada antes de informar o produto propriamente dito.

43 Localizar Produto Para localizar um produto pela descrição, pressione a tecla LOZALIZA PRODUTO e será exibido um browser de localização, basta digitar o início da descrição para que o programa localize o produto. Para navegar entre os produtos deve-se pressionar as teclas: ACIMA: para subir uma posição de registro; ABAIXO: para descer uma posição de registro; PAGINA ACIMA: para subir várias posições de registro; PAGINA ABAIXO: para descer várias posições de registro. Pressionando a tecla CONFIRMA o produto selecionado é vendido e a tela de localizar produto é fechada. Para cancelar a localização de produto, basta pressionar a tecla CANCELA ou pressionar repetidamente a tecla CORRIGE até que a tela seja fechada. A digitação da descrição do produto para fins de localização somente é possível se a configuração do teclado permitir digitação de textos. Os campos disponíveis na tela de localizar produto são definidos por meio do arquivo de layout de tela, desta forma, podem ser diferentes dos apresentados aqui.

44 Importar Produtos Para importar produtos de uma venda da sessão, deve-se pressionar a tecla IMPORTA PRODUTO. Este recurso é útil quando uma venda foi cancelada indevidamente, independente do motivo, assim, pode-se gerar uma nova venda importando os produtos de uma ou mais vendas já feitas, mesmo de vendas canceladas. Será exibido uma tela contendo as vendas da sessão atual: Pressionando a tecla CONFIRMA os produtos da venda selecionada serão importados para a venda que já estiver aberta ou abrindo uma nova venda caso não tenha uma venda aberta. Para cancelar a importação de produtos, basta pressionar a tecla CANCELA ou pressionar repetidamente a tecla CORRIGE até que a tela seja fechada.

45 Importar Pré-Venda Para importar uma pré-venda, deve-se pressionar a tecla IMPORTA PRE-VENDA. Será exibida a mensagem INFORME IDENTIFICACAO:, sendo necessário informar o número de identificação da pré-venda. Caso seja informado um número de identificação que não existe, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de aviso. Caso tenha informado um número de identificação existente, será exibida a seguinte tela: Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. Confirmando a importação, serão importados os produtos caso seja uma venda ou os itens de recebimento caso seja um recebimento.

46 45 Se a pré venda possuir informações de finalizadores, será exibido a seguinte tela: Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. Confirmando as finalizadoras, estas serão importadas e atingindo o valor total da venda ou recebimento o mesmo será finalizado. Caso seja cancelado a confirmação das finalizadoras, a venda ou recebimento poderá ser finalizado conforme operador solicitar. Se a pré-venda não permitir alteração, após importar os produtos ou itens de recebimento a operação será subtotalizada, não permitindo registrar mais produtos ou itens de recebimento e também não irá permitir registrar acréscimo ou desconto. Durante a importação das finalizadoras, caso seja abortado a conclusão de uma finalizadora, como por exemplo o cartão de crédito não passou, será permitido ao operador informar outras finalizadoras e não serão mais importadas as demais finalizadoras informadas na pré-venda.

47 Cancelar Produto Para cancelar o registro de um produto, deve-se atentar para que a venda ainda esteja aberta e não esteja totalizada, caso contrário não será mais permitido cancelar qualquer produto da venda, restando apenas o cancelamento total da venda (veja o tópico Cancelar Cupom). Para cancelar um produto registrado, deve-se informar o número sequencial de registro do produto na venda e pressionar a tecla CANCELA ITEM. Para exemplificar, digamos que seja necessário cancelar o primeiro produto registrado na venda, para isso, deve-se informar o número 1 e pressionar a tecla CANCELA ITEM. Caso o registro de produto a ser cancelado seja o último registro na venda, não se faz necessário informar o número sequencial, basta pressionar diretamente a tecla CANCELA ITEM. Após o pressionamento da tecla CANCELA ITEM, será exibida a seguinte tela: Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. Após confirmar o cancelamento, será registrado na venda o cancelamento do registro do produto e o subtotal será ajustado de forma a subtrair o total do produto cancelado. Caso o registro do produto a ser cancelado já tenha sido cancelado anteriormente, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. O cancelamento de registro de produto somente é acessível ao usuário operador se a configuração Cancelar Item estiver selecionada na configuração. Caso contrário, será solicitado confirmação do usuário supervisor.

48 Registrar Cliente Para registar um cliente, deve-se pressionar a tecla IDENTIFICA CLIENTE. Será exibida a mensagem INFORME NUM/COD/NOME DO CLIENTE:, sendo opcional informar o número ou código ou nome do cliente. Caso seja informado um número ou código de cliente que não existe, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Caso tenha informado um nome, será exibida uma tela para localização do cliente, conforme a tela a seguir: Caso o cliente não esteja cadastrado ou opte por cancelar a localização do cliente, pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE para fechar a tela de localização.

49 48 Caso o cliente desejado esteja selecionado, pressione a tecla CONFIRMA para confirmar a seleção do cliente. Será exibida a seguinte tela pedindo a confirmação: Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. Pode-se localizar um cliente cadastrado, conforme visto anteriormente, ou apenas informar os dados do consumidor sem cadastro, para isto basta pular a solicitação de número/código/nome pressionando a tecla CONFIRMA. Em seguida será exibida a mensagem INFORME CPF/CNPJ DO CONSUMIDOR:, sendo opcional seu preenchimento. Informe o CPF ou o CNPJ do consumidor e pressione a tecla CONFIRMA para prosseguir ou pressione a tecla CANCELA para cancelar. Caso tenha informado um CPF ou CNPJ inválido, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Se o CPF ou CNPJ informado existir no cadastro de clientes, será exibida a tela de confirmação de cliente já mencionada anteriormente. Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. Se optar por cancelar a confirmação do cliente, será utilizado o CPF ou CNPJ informado sem vincular o cliente a venda, sendo considerado apenas um consumidor.

50 49 Em seguida será exibida a mensagem INFORME NOME DO CONSUMIDOR:, sendo opcional seu preenchimento. Informe o nome do consumidor e pressione a tecla CONFIRMA para prosseguir ou pressione a tecla CANCELA para cancelar. Quando em modo NFE, será exibida a mensagem INFORME DO CONSUMIDOR:, sendo opcional seu preenchimento. Informe o do cliente e pressione a tecla CONFIRMA para prosseguir ou pressione a tecla CANCELA para cancelar. Se for informado um inválido, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro e informe um válido ou tecle CONFIRMA sem informar um para prosseguir. Tendo localizado o cliente cadastrado ou informado os dados do consumidor (CPF/CNPJ, nome e ), os dados do cliente/consumidor serão exibidos no cabeçalho da venda ou recebimento. O registro de cliente/consumidor somente pode ser feito uma única vez na venda ou recebimento. Não é possível alterar o cliente/consumidor já informado para evitar problemas com finalizadoras.

51 Registrar Desconto O desconto possibilita registrar desconto sobre o valor total dos produtos ou recebimentos. Para registar um desconto, deve-se pressionar a tecla DESCONTO. Primeiramente será exibida a mensagem INFORME PERC. DE DESCONTO:, podendo opcionalmente digitar o percentual de desconto. Para prosseguir pressione a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após confirmar, será exibida a mensagem INFORME VALOR DE DESCONTO:, sendo necessário digitar o valor de desconto. Caso tenha informado o percentual de desconto anteriormente, o valor de desconto já será sugerido, podendo ser alterado sem problemas. Para prosseguir pressione a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Se o desconto a ser registrado for maior ou igual ao total, será exibido a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro e voltar a informar o valor do desconto. Se o desconto a ser registrado for maior que o permitido e o operador não tem permissão para conceder desconto, será exibido a seguinte tela: Pressionando a tecla CONFIRMA, será solicitada a confirmação do supervisor. Pressionando a tecla CANCELA ou CORRIGE, o registro de desconto será cancelado. Após confirmar o valor do desconto, o cupom será totalizado e o desconto será registrado, não sendo mais permitido registrar produtos ou recebimentos, restando apenas registrar as finalizadoras do mesmo.

52 Registrar Acréscimo O acréscimo possibilita registrar acréscimo sobre o valor total dos produtos ou recebimentos. Para registar um acréscimo, deve-se pressionar a tecla ACRESCIMO. Primeiramente será exibida a mensagem INFORME PERC. DE ACRESCIMO:, podendo opcionalmente digitar o percentual de acréscimo. Para prosseguir pressione a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após confirmar, será exibida a mensagem INFORME VALOR DE ACRESCIMO:, sendo necessário digitar o valor de acréscimo. Caso tenha informado o percentual de acréscimo anteriormente, o valor de acréscimo já será sugerido, podendo ser alterado sem problemas. Para prosseguir pressione a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Se o acréscimo a ser registrado for maior que o permitido e o operador não tem permissão para conceder acréscimo, será exibido a seguinte tela: Pressionando a tecla CONFIRMA, será solicitada a confirmação do supervisor. Pressionando a tecla CANCELA ou CORRIGE, o registro de acréscimo será cancelado. Após confirmar o valor do acréscimo, o cupom será totalizado e o acréscimo será registrado, não sendo mais permitido registrar produtos ou recebimentos, restando apenas registrar as finalizadoras do mesmo.

53 Registrar Finalizadora Para registrar uma finalizadora em uma venda ou recebimento, deve-se informar o valor a ser pago e pressionar a tecla correspondente a finalizadora: DINHEIRO, CARTAO, CHEQUE, VALE, CREDIARIO, CONVENIO ou TICKET. Também pode-se usar a tecla MENU FINALIZADORA para exibir um menu com as finalizadoras: Pressione a tecla numérica correspondente a finalizadora para utilizá-la. Caso não seja informado um valor e seja pressionada diretamente a tecla correspondente a finalizadora, será assumido como valor o saldo restante para pagamento. Se o valor informado, for maior que o saldo para pagamento, a diferença será lançada como troco. Porém, pagamentos com cartão não permitem informar um valor maior que o saldo disponível para pagamento. Pode-se utilizar mais de uma finalizadora, desde que exista saldo para pagamento. Algumas finalizadoras solicitam dados adicionais ao serem requisitadas, a seguir serão detalhadas as finalizadoras que solicitam dados adicionais, bem como o tratamento para contravale.

54 Finalizadora Cartão A finalizadora cartão pode solicitar os dados do cartão dependendo do tipo de cartão escolhido. Ao pressionar a tecla CARTAO, será exibido o seguinte menu: Pressione a tecla numérica correspondente ao tipo de cartão para utilizá-lo. Pode-se parametrizar teclas específicas para cada tipo de cartão, como por exemplo, uma tecla para o tipo Cartão Crédito e outra para Cartão Débito (vide manual de instalação). Os cartões na modalidade TEF (Transferência Eletrônica de Fundos), utilizam um aplicativo externo para efetuar o trâmite de autorização do cartão e já fornecem todos os dados necessários para o programa. Já os cartões na modalidade POS (Point of Sale), são os cartões que são autorizados utilizando-se das maquinas próprias para autorização de cartão. Como os cartões são autorizados externamente, podem ser solicitados alguns dados para concretização da operação, determinados na configuração do programa. Primeiramente será solicitado o número de parcelas do cartão através da mensagem: INFORME NUM. PARCELAS DO CARTAO:, sendo opcional o seu preenchimento.

55 54 Em seguida será solicitado o número da rede autorizadora do cartão através da mensagem: INFORME NUM. REDE DO CARTAO:. Ao mesmo tempo pode ser exibido o menu de rede de cartão: O preenchimento do número da rede é obrigatório quando o menu de rede de cartão é exibido, caso contrário seu preenchimento é opcional. Se for informado um número de rede que não conste no menu de rede de cartão, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro.

56 55 Na sequência, será solicitado o número da bandeira do cartão através da mensagem: INFORME NUM. BANDEIRA DO CARTAO:. Ao mesmo tempo pode ser exibido o menu de bandeira de cartão: O preenchimento do número da bandeira é obrigatório quando o menu de bandeira de cartão é exibido, caso contrário seu preenchimento é opcional. Se for informado um número de bandeira que não conste no menu de bandeira de cartão, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Por fim, será solicitado o NSU da transação com cartão através da mensagem: INFORME NSU DO CARTAO:, sendo opcional o seu preenchimento. Ao utilizar cartões na modalidade TEF, será impresso o comprovante do TEF ao finalizar a venda ou recebimento. A solicitação do número de parcelas, da bandeira, da rede e do NSU do cartão podem ser desativadas na configuração ao desmarcar os campos Solicitar parcelas, Solicitar rede, Solicitar bandeira e Solicitar NSU da sessão Cartão.

57 Finalizadora Cheque Ao pressionar a tecla CHEQUE, poderão ser solicitados dados do cheque, definidos na configuração do programa. O preenchimento dos dados do cheque é opcional, não sendo obrigatório informa-los, porém é recomendado seu preenchimento para fins gerenciais e financeiros. Primeiramente será solicitado o CPF ou CNPJ do emitente do cheque através da mensagem: INFORME CPF/CNPJ DO CHEQUE:. Informando CPF ou CNPJ, o mesmo será validado e caso não seja válido, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Em seguida será solicitado o código CMC7 do cheque através da mensagem INFORME CMC7 DO CHEQUE:. Informando o código CMC7 do cheque, o mesmo será validado e caso não seja válido, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Se for informado um código CMC7 válido, os dados da câmara de compensação, banco, agência, conta e número do cheque vão ser preenchidos automaticamente e não serão mais solicitados. Se não for informado um código CMC7, o programa vai solicitar os demais dados do cheque, através das mensagens: INFORME CAMARA DO CHEQUE, INFORME BANCO DO CHEQUE:, INFORME AGENCIA DO CHEQUE:, INFORME CONTA DO CHEQUE:, INFORME O NUMERO DO CHEQUE:.

58 57 Por fim, será solicitada a data de depósito do cheque através da mensagem INFORME A DATA PARA DEPOSITO:. Se for informada uma data para depósito, a mesma será validada e caso não seja válida, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. O código CMC7 significa "Caracteres Magnéticos Codificados em 7 barras", também é chamada de banda magnética ou linha 2 do cheque. É apenas mais um padrão de código de barras, porém com uma particularidade, a impressão tem que ser com toner magnético. Existem leitores específicos para a leitura do código CMC7 dos cheques, mas nada impede que o código seja digitado pelo operador. A solicitação do documento, do código CMC7, dos dados do cheque e da data para depósito do cheque podem ser desativadas na configuração ao desmarcar os campos Solicitar documento, Solicitar CMC7, Solicitar dados e Solicitar depósito da sessão Cheque.

59 Finalizadora Crediário Ao pressionar a tecla CREDIARIO, o programa vai exibir a seguinte tela se o documento do consumidor não foi registrado previamente: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Se o cliente/consumidor já estiver registrado, pressionando a tecla CREDIARIO, será exibido o menu de crediário, possibilitando escolher o tipo de crediário: Informe o número sequencial correspondente ao tipo de crediário e pressione a tecla CONFIRMA. Caso seja informado um tipo de crediário inválido, seria exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro.

60 59 Em seguida será solicitado o número de parcelas do crediário através da mensagem INFORME NUM.PARCELAS DO CREDIARIO:. Por fim, será solicitado a data de vencimento do crediário através da mensagem INFORME DATA VENCIMENTO DO CREDIARIO:. Ao finalizar a venda ou recebimento será impresso uma nota promissório para cada parcela de crediário informado. A tela de Consumidor sem documento informado somente será exibida se a configuração Permite Consumidor estiver selecionada nas configurações da sessão Crediário, caso contrário, somente será permitido crediário para clientes que possuem cadastro. A solicitação do tipo, do número de parcelas e da data de vencimento do crediário podem ser desativadas na configuração ao desmarcar os campos Solicitar tipo, Solicitar parcelas e Solicitar vencimento da sessão Crediário As opções do menu crediário são cadastradas na configuração pelo instalador. Somente será impresso a nota promissória de crediário se a configuração Imprimir nota promissório de crediário estiver selecionada nas configurações. No modo ECF, a impressão da nota promissório inviabiliza o cancelamento da venda ou recebimento.

61 Finalizadora Convênio A finalizadora convênio checa o limite de crédito concedido ao cliente, para tanto, se faz necessário sua identificação. A identificação pode ocorrer de duas formas: Identificando o cliente pela tecla IDENTIFICA CLIENTE; Identificando o convênio na finalizadora que por usa vez faz a identificação do cliente na venda ou recebimento. Pressionando a tecla CONVENIO e já tendo registrado o cliente, os convênios vinculados ao cliente serão listados em forma de menu: Informe o número sequencial correspondente ao convênio e pressione a tecla CONFIRMA. Se existir apenas um convênio vinculado ao cliente, o mesmo será selecionado automaticamente. Se não existir convênio vinculado ao cliente, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Caso o cliente ainda não tenha sido registrado, ao pressionar a tecla CONVENIO, será necessário informar o código do convênio do cliente quando for exibida a mensagem INFORME CODIGO DO CONVENIO:.

62 61 Caso o código informado seja inválido, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Se o convênio possuir senha cadastrada, será solicitada a digitação da senha através da mensagem INFORME SENHA DO CONVENIO:. Se for informada uma senha incorreta, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Ao identificar o convênio corretamente, seja ele por meio da identificação do cliente ou diretamente na finalizadora, será exibida a seguinte tela com os dados do convênio para verificação: Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE.

63 62 Caso o valor informado para pagamento seja maior que o saldo do convênio, será exibida a seguinte tela: Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. Caso o convênio esteja bloqueado, será exibida a seguinte tela: Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. Tanto para o caso de saldo insuficiente, quanto para o caso de convênio bloqueado, quando o operador confirmar a tela, será exibida uma outra tela com mais detalhes do convênio para confirmar a autorização.

POST Sistemas. Manual do Módulo PDV

POST Sistemas. Manual do Módulo PDV POST Sistemas Manual do Módulo PDV Sumário Histórico de Modificações... 4 Introdução... 5 Imagem da Tela... 5 Disponibilidade... 6 Restrição / Permissão de Operações... 6 Como Operar... 6 Registrar Produtos...

Leia mais

Manual de operação PDV. Índice. Página 1 de 26

Manual de operação PDV. Índice. Página 1 de 26 Manual de operação PDV Índice Página 1 de 26 Capitulo I ElloTech Gerenciador PDV. 1. Executando o ElloTech Gerenciador PDV... 03 2. Cadastros... 04 Capitulo II ElloTech PDV. 1. Executando o ElloTech PDV...

Leia mais

Manual de Operaça o. Pit-Caixa. Versão 3.1

Manual de Operaça o. Pit-Caixa. Versão 3.1 Manual de Operaça o Pit-Caixa Versão 3.1 Sumário 1. Inicialização... 3 2. Tela Principal... 5 3. Menu Operador... 6 3.1. Abrir/Fechar Sessão... 6 3.2. Relatório de Sessão... 9 3.3. Abrir Gaveta... 10 3.4.

Leia mais

Manual do Usuário ppaf

Manual do Usuário ppaf Manual do Usuário ppaf Versão 1.1.1 Página 1 ÍNDICE 1. Histórico de Atualizações... 03 2. patende... 04 2.1 Cadastro de Clientes... 04 2.2 Cadastro de Endereço... 06 2.3 Registrando uma Pré-venda... 06

Leia mais

Manual de Operaça o. Pit-Caixa. Versão 3.0

Manual de Operaça o. Pit-Caixa. Versão 3.0 Manual de Operaça o Pit-Caixa Versão 3.0 Sumário 1. Inicialização... 3 2. Tela Principal... 5 3. Menu Operador... 6 3.1. Abrir/Fechar Sessão... 6 3.2. Relatório Sessão... 9 3.3. Abrir Gaveta... 10 3.4.

Leia mais

Manual de utilização

Manual de utilização UNIPaf Manual de utilização Outubro/2011 Índice Acessando o sistema...3 Suprimento inicial...4 Tela Caixa Disponível...5 Menu fiscal...6 Realizando uma venda...11 Subtotalizando uma venda ou um recebimento...12

Leia mais

NEW BIRD INFORMÁTICA PDV MANUAL DO USUÁRIO Versão

NEW BIRD INFORMÁTICA PDV MANUAL DO USUÁRIO Versão NEW BIRD INFORMÁTICA PDV MANUAL DO USUÁRIO Versão 1.0.1.2 ÍNDICE APRESENTAÇÃO...3 SOBRE ESTE MANUAL...4 INTRODUÇÃO...5 NOÇÕES INICIAIS...5 ACESSANDO O PDV...6 MENUS DO SISTEMA...8 OPERAÇÕES DO PDV...10

Leia mais

Instalação MICRONET Cartão ACcredito

Instalação MICRONET Cartão ACcredito Página 1/27 1. OBJETIVO Instalação e configuração do Sistema MICRONET para o cartão ACcredito. 2. ROTEIRO DE INSTALAÇÃO Acesse o link: www.tln.com.br/arquivos/apps/mic_accredito-3.46.exe Faça download

Leia mais

NOVO CAKE PDV. Manual de Configuração e Operação

NOVO CAKE PDV. Manual de Configuração e Operação NOVO CAKE PDV Manual de Configuração e Operação CONFIGURAÇÕES DO APLICATIVO Ao abrir o Cake PDV pela primeira vez, é necessário realizar o login com a conta administrador do Cake ERP, logo após ísso, você

Leia mais

Manual de Instalação. Pit-Caixa. Versão 3.4

Manual de Instalação. Pit-Caixa. Versão 3.4 Manual de Instalação Pit-Caixa Versão 3.4 Sumário 1. Instalando... 2 2. Pit-Caixa Configurador... 11 2.1. Aba ECF ou NFCe... 13 2.2. Aba Dispositivos... 16 2.3. Aba Empresa... 18 2.4. Aba Regras... 20

Leia mais

Manual PDV Jet Oil by Linx

Manual PDV Jet Oil by Linx Manual PDV Jet Oil by Linx Sumário 1 Conceito O sistema Jet Oil by Linx é integrado ao sistema de retaguarda Automação Ipiranga. Desenvolvido para o negócio Jet Oil da Ipiranga, permite o cadastro de veículos

Leia mais

Master 2017 Profissional PAF Edition

Master 2017 Profissional PAF Edition Manual de Uso PDV Master 2017 Profissional PAF Edition Descreve o aplicativo Homologado: Master PDV que está incluído no Pacote Especificação PAF versão 2.03 Todos os direitos reservados à: EVELINK Produção

Leia mais

Manual de Normas e Procedimentos

Manual de Normas e Procedimentos Manual de Processos do Eris Lojas Off-line - Acessar Eris_Offline - Acessar PDV Página 1 de 37 Emissão de Cupom Fiscal (venda) - Selecionar Emitir Cupom Fiscal (Pedido) Página 2 de 37 Abrirá a tela abaixo:

Leia mais

Manual de Operação do Pdv

Manual de Operação do Pdv Manual de Operação do Pdv USUARIO: Nº. e dê ENTER. SENHA: Nº. e dê SUBTOTAL (F12). Numero do Operador do caixa. Numero do Operador do caixa. Para ENTRAR Ex: CAIXA01: 1 ENTER, 1 SUBTOTAL (F12). CAIXA02:

Leia mais

PDV21 MANUAL DO OPERADOR

PDV21 MANUAL DO OPERADOR PDV21 MANUAL DO OPERADOR RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado de comércio e

Leia mais

Manual de Normas e Procedimentos

Manual de Normas e Procedimentos Manual do PDV Online - Atalho para PDV. - Tela de login Página 1 de 27 - Tela Inicial Botão Iniciar Venda (direciona para a tela de cupom fiscal) Botão Sangria (permite sangrar o total do dia vendido em

Leia mais

Manual PDV AgoraOS Milenial Multimedia

Manual PDV AgoraOS Milenial Multimedia Manual PDV AgoraOS Versão 31/05/2017 Contents Introdução 3 4 Conhecendo... a Tela do PDV 4 Configurações do PDV na Retaguarda 5 Lista... de PDV 5 Configuração... de Modelo Fiscal 10 Financeiro... 11 Iniciando

Leia mais

BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0

BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0 BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0 Conteúdo 1. A Quem se Destina o BitNota Eletrônica 2. Requisitos Mínimos para o funcionamento do programa 3. Como Funciona

Leia mais

CLIPP CHEFF. Clipp Cheff 2016 MÓDULO PARA GERENCIAMENTO DE COMADAS PARA RESTAURANTES, BARES, CAFETERIAS, LANCHONETES, PANIFICADORAS E SIMILARES

CLIPP CHEFF. Clipp Cheff 2016 MÓDULO PARA GERENCIAMENTO DE COMADAS PARA RESTAURANTES, BARES, CAFETERIAS, LANCHONETES, PANIFICADORAS E SIMILARES CLIPP CHEFF MÓDULO PARA GERENCIAMENTO DE COMADAS PARA RESTAURANTES, BARES, CAFETERIAS, LANCHONETES, PANIFICADORAS E SIMILARES Controla o fluxo do estabelecimento (mesa, comanda, ficha) Permite consultar

Leia mais

Trocas e Devoluções - PDV

Trocas e Devoluções - PDV Trocas e Devoluções - PDV F u t u r a S i s t e m a s Trocas e Devoluções Neste Manual Acessando o 3 Funcionalidades do 5 Efetuando uma Venda 6 Inserindo um Cliente na Venda 10 Menu Fiscal 11 Localizar

Leia mais

Manual do sistema PDV 9

Manual do sistema PDV 9 Manual do sistema PDV 9 Sumário 1. Cadastro... 4 Produtos... 4 Clientes... 5 Vendedores... 6 Tipos de pagamento... 6 Naturezas de operações... 7 Transportadoras... 8 2. Movimentos - Nota Fiscal Consumidor

Leia mais

(Gestão PDV >> Movimentação >> Vendas) aberta.

(Gestão PDV >> Movimentação >> Vendas) aberta. Quais são as teclas de Atalho do PDV NFC-e na tela de Vendas? Número do documento: 482 Classificação: Não avaliado Última atualização: Tue, May 16, 2017 2:48 PM O que é? As teclas de atalhos servem para

Leia mais

Como Fazer o Fechamento de Caixa no PDV-PAF? - FPF05

Como Fazer o Fechamento de Caixa no PDV-PAF? - FPF05 Como Fazer o Fechamento de Caixa no PDV-PAF? - FPF05 Sistema: Futura PDV PAF Referencia: FPF05 Versão: 2015.2.20 Como funciona: O fechamento do caixa no PDV- PAF é um procedimento muito importante, pois

Leia mais

Manual Linx Postos Comanda Mobile

Manual Linx Postos Comanda Mobile Manual Linx Postos Comanda Mobile Sumário 1 Conceito 2 Requisitos 3 Módulo Gerencial 3.7.1 Lotes 3.7.2 Terminal 3.7.3 Impressora 3.7.4 Regras de Impressão 4 Lançamento de comanda com ou sem prefixo numérico

Leia mais

LINX TEF D-TEF WEB. Treinamento Clientes

LINX TEF D-TEF WEB. Treinamento Clientes LINX TEF D-TEF WEB Treinamento Clientes VISÃO GERAL LINX TEF D-TEF WEB O curso de Treinamento Linx TEF D-TEF facilita para clientes a utilização do produto TEF Dedicado. Após a instalação do Linx TEF D-TEF

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO USO DO SISTEMA DE AUTOMAÇÃO IO PAF 5.0.0

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO USO DO SISTEMA DE AUTOMAÇÃO IO PAF 5.0.0 0 MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO USO DO SISTEMA DE AUTOMAÇÃO IO PAF 5.0.0 MAQSERVICE FEVEREIRO DE 2015 1 Sumário APRESENTAÇÃO... 2 TELA DE CAIXA LIVRE... 3 CONSULTANDO UM PRODUTO... 4 POR DESCRIÇÃO POR CÓDIGO...

Leia mais

BemaTECH. Manual do Usuário Procedimentos de Rotina para TEF Discado PROCEDIMENTOS DE ABERTURA DE CAIXA DIÁRIA:

BemaTECH. Manual do Usuário Procedimentos de Rotina para TEF Discado PROCEDIMENTOS DE ABERTURA DE CAIXA DIÁRIA: Manual do Usuário Procedimentos de Rotina para TEF Discado BemaTECH Tecnologia em Automação PROCEDIMENTOS DE ABERTURA DE CAIXA DIÁRIA: Acessar função Administrativa, aparecerá às opções: Selecionar módulo

Leia mais

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais...

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais... 1 Sumário 1. Inicializando o Sistema... 3 2. Arquitetura do Sistema... 5 2.1. Menu... 5 2.1.1. Detalhamento do Menu e Submenu... 5 2.2. Barra de Ferramentas... 6 2.2.1. Ações... 6 2.2.2. Crédito Disponível...

Leia mais

Gerenciamento Fiscal do Linx POS

Gerenciamento Fiscal do Linx POS Gerenciamento Fiscal do Linx POS Nesta opção são realizadas as operações de caráter fiscal como a Leitura X e a Redução Z, geração do Sintegra, leitura da memória fiscal, cancelamento de cupons, dentre

Leia mais

GPROTECH. Gestor4_PAF-ECF

GPROTECH. Gestor4_PAF-ECF GPROTECH Gestão de Processos & Tecnologia Ltda. Gestor4_PAF-ECF MÓDULO G4SAT GPROTECH - Gestão de Processos & Tecnologia LTDA. CNPJ 05.371.599/0001-93 AVENIDA SANTOS DUMONT, 1740, SALA 308 CEP: 60.150-161

Leia mais

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New 1 Roteiro passo a passo Módulo Vendas Balcão Sistema Gestor New Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão com uso de Impressora fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa......3

Leia mais

TransactionCentre - Client.exe Estabelecimento - Funções Administrativas

TransactionCentre - Client.exe Estabelecimento - Funções Administrativas . Introdução A finalidade deste documento é descrever as ferramentas disponibilizadas para que o estabelecimento acompanhe o andamento das transações realizadas com as Administradoras. No caso de dúvidas

Leia mais

MANUAL DE Rua Donato Vissechi, 417 (11) Centro José Bonifácio SP (21) CEP (61)

MANUAL DE Rua Donato Vissechi, 417 (11) Centro José Bonifácio SP  (21) CEP (61) 1 MANUAL DE S@T Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CADASTRO DE PRODUTO... 3 3. CADASTRO DE CLIENTES... 9 4. INTEGRAÇÃO RETAGUARDA- PDV... 11 5. COMO EMITIR S@T... 12 CANCELAMENTO DE CUPOM... 17 SANGRIA... 19

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 23 Índice ÍNDICE... 2 1.

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Todos os dados e valores apresentados neste manual são ficticios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS

MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS Índice Página Início/Login ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 03

Leia mais

CAKE PDV. Manual de Configuração e Operação

CAKE PDV. Manual de Configuração e Operação CAKE PDV Manual de Configuração e Operação PRÉ-REQUISITOS Antes de prosseguir com a configuração do Cake PDV, verifique: 1) NO CADASTRO DE PRODUTOS: - NCM - Unidade de Medida - Preço de Venda - Código

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema de Notas Fiscais Produtor/Avulsa. Módulo NFPA - e

Manual do Usuário. Sistema de Notas Fiscais Produtor/Avulsa. Módulo NFPA - e Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso Superintendência do Sistema Administrativo Fazendário Superintendência Adjunta de Gerenciamento de Tecnologia da Informação Manual do Usuário Sistema de Notas

Leia mais

AUTOLAC VERSÃO FINALIZAÇÃO: 27 JUL PUBLICAÇÃO: 31 JUL. 2017

AUTOLAC VERSÃO FINALIZAÇÃO: 27 JUL PUBLICAÇÃO: 31 JUL. 2017 VERSÃO 6.8.0 FINALIZAÇÃO: 27 JUL. 2017 PUBLICAÇÃO: 31 JUL. 2017 Prezado Cliente, Neste documento estão descritas todas as novidades da versão 6.8.0 do Autolac. Fique atento às últimas alterações do sistema.

Leia mais

Volpe Enterprise Resource Planning

Volpe Enterprise Resource Planning Volpe Enterprise Resource Planning Este manual não pode, em parte ou no seu todo, ser copiado, fotocopiado, reproduzido, traduzido ou reduzido a qualquer mídia eletrônica ou máquina de leitura, sem a expressa

Leia mais

TUTORIAL PROCESSO RESTAURANTE

TUTORIAL PROCESSO RESTAURANTE Sumário Apresentação... 2 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Cadastrar Mesas... 4 3. Configurar Registro de Vendas em Mesas... 6 4. Transferir Itens da Mesa... 9 5. Transferir Contas de uma Mesa pra Outra...

Leia mais

TransactionCentre - Módulo ClientWEB Funções Administrativas

TransactionCentre - Módulo ClientWEB Funções Administrativas . Introdução A finalidade deste documento é descrever as ferramentas disponibilizadas para que o estabelecimento acompanhe o andamento das transações realizadas pela matriz (somatória das filiais) ou individualmente

Leia mais

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS Origem: ProUrbano Data de Criação: 22/03/2010 Ultima alteração: Versão: 1.3 Tipo de documento: PRO-V1. 0 Autor: Adriano

Leia mais

Finalização Pré-Venda e DAV

Finalização Pré-Venda e DAV Finalização Pré-Venda e DAV Atalhos Pré-Venda DAV Seleção de Depósito Pagamento Finalização Após a geração dos documentos é possível finalizá-los para concretizar a venda. Para consultar as Pré-vendas

Leia mais

Manual de Operaça o. Pit-Caixa. Versão 1.0

Manual de Operaça o. Pit-Caixa. Versão 1.0 Manual de Operaça o Pit-Caixa Versão 1.0 Sumário Iniciando o Programa... 3 Tela do Programa... 5 Menu Operador... 6 Abrir/Fechar Sessão... 6 Relatório Sessão... 8 Abrir Gaveta... 8 Efetuar Suprimento...

Leia mais

Guia ra pido de operaça o. Pit-Caixa. Versão 2.0

Guia ra pido de operaça o. Pit-Caixa. Versão 2.0 Guia ra pido de operaça o Pit-Caixa Versão 2.0 Sumário 1. Teclas do programa... 2 2. Operações básicas... 3 2.1 Abrir sessão de trabalho... 3 2.2 Registrar suprimento... 3 2.3 Consultar produto... 3 2.4

Leia mais

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP:

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: GUIA RÁPIDO MDIForms Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº 2016-4º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: 04102-000 www.sintel.com.br Índice 1. Objetivo...3 2. Exibição dos dados...3 2.1. Seleção

Leia mais

Prosis Informática. Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO

Prosis Informática. Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO Prosis Informática Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO Digite o usuário ADM, digite a senha ADM e clique em entrar. TELA PRINCIPAL FINANCEIRO 1-

Leia mais

Manual Fechamento de Caixa. Gestor - Versão 11.2 (PAF) atualização

Manual Fechamento de Caixa. Gestor - Versão 11.2 (PAF) atualização Manual Fechamento de Caixa Gestor - Versão 11.2 (PAF) atualização 07.10.11 O fechamento de caixa é uma opção em que você encerrará os lançamentos financeiros feitos durante o dia e fará a conferência do

Leia mais

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016 1.0 Menu superior Para utilizar o menu superior, clique com o mouse em cima da palavra que deseja abrir. No exemplo acima foi clicado na palavra cadastros, assim

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br

Leia mais

Gerar a NF-e. Opções disponíveis para gerar NF-e

Gerar a NF-e. Opções disponíveis para gerar NF-e Gerar a NF-e Conforme descrito no início deste manual, essa é a tela do sistema de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica). Após a utilização ou não do filtro para listar as NF s, o cliente terá 3 (três) opções:

Leia mais

Carta de Correção Eletrônica

Carta de Correção Eletrônica Carta de Correção Eletrônica A partir da versão 9.31 a carta de correção está disponível para tanto para Notas Fiscais Eletrônicas (NFe) como para Conhecimentos de Transporte Eletrônico (CTe). Até o advento

Leia mais

Manual de Instalação e Utilização Módulo de emissão de Notas Fiscais Eletrônicas Sysfar

Manual de Instalação e Utilização Módulo de emissão de Notas Fiscais Eletrônicas Sysfar Manual de Instalação e Utilização Módulo de emissão de Notas Fiscais Eletrônicas Sysfar 1. Pré-requisitos É importante ressaltar que para emissão das notas fiscais eletrônicas, é necessário que o estabelecimento

Leia mais

MANUAL AUTORIZADOR ONLINE

MANUAL AUTORIZADOR ONLINE MANUAL ONLINE COMO ACESSAR Para ter acesso ao autorizador on-line da Uniodonto Piracicaba siga os passos abaixo: Acesse www.uniodontopiracicaba.com.br e clique em PORTAL COOPERADO Em seguida, digite a

Leia mais

Script Treinamento ao Usuário (Lojista) Setor: DAT

Script Treinamento ao Usuário (Lojista) Setor: DAT Script Treinamento ao Usuário (Lojista) Setor: DAT Versão: 1.02 Histórico de atualizações Versão Data Autor Comentários 1.0.0 15/10/2014 Wagner Augusto Primeira Versão do documento. 1.0.1 24/10/2014 Adriano

Leia mais

Movimento do Caixa

Movimento do Caixa Movimento do Caixa http://www.controlenanet.com.br Este manual é parte integrante do Software On-line Movimento do Caixa Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br

Leia mais

Configuração do Gerenciador da Nota Fiscal Eletrônica

Configuração do Gerenciador da Nota Fiscal Eletrônica Configuração do Gerenciador da Nota Fiscal Eletrônica Birigui SP Setembro - 2013 1. Objetivo. Configurar a Nota Fiscal Eletrônica para que possa ser utilizada no GigaERP. A configuração abrange o módulo

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL Manual de orientação do Sistema de Requisição de Recibos Anuais SRA Versão 1.0 Sumário Apresentação do sistema... 3 Requisitos do sistema... 3 Cadastrar uma senha para acessar

Leia mais

Parametrização para Documentos Fiscais

Parametrização para Documentos Fiscais Parametrização para Documentos Fiscais O sistema da Ommega Data é interativo e permite realizar as configurações necessárias conforme a necessidade da sua empresa. É importante que as configurações sejam

Leia mais

Manual. do Cliente. Aplicativo Web

Manual. do Cliente. Aplicativo Web Manual do Cliente Aplicativo Web Sumário ACESSANDO A VAPTUBER WEB... VISÃO GERAL... NOVA ENTREGA... º PASSO... º PASSO... 6 º PASSO... 7 º PASSO... 8 º PASSO... 8 SOLICITAÇÃO PENDENTE... 9 ENTREGAS...

Leia mais

Manual do Aplicativo de Configuração

Manual do Aplicativo de Configuração Manual do Aplicativo de Configuração INTRODUÇÃO Este manual visa explicar a utilização do software embarcado do equipamento Primme Super Fácil Ponto. De fácil utilização e com suporte a todos os navegadores

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019 Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico Última Atualização 11/01/2019 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Envio de Documento Fiscal Eletrônico CTE

Leia mais

RCKY INFORMÁTICA TEF DEDICADO MANUAL LOJISTA MASTER RETAIL ROTINAS VENDAS

RCKY INFORMÁTICA TEF DEDICADO MANUAL LOJISTA MASTER RETAIL ROTINAS VENDAS RCKY INFORMÁTICA TEF DEDICADO MANUAL LOJISTA MASTER RETAIL ROTINAS VENDAS 2017 Sumário 1.0 - Rotinas Vendas... 3 1.1 - Fechamento de venda com Cartão... 3 1.2 - Parcelamento de Venda... 6 2.0 - Operações

Leia mais

GNRE on-line LOGIX. Sumário. 1.1 Pré-requisitos Conversores Parametrização... 3

GNRE on-line LOGIX. Sumário. 1.1 Pré-requisitos Conversores Parametrização... 3 GNRE on-line LOGIX 07/2016 Sumário 1.1 Pré-requisitos... 3 1.2 Conversores... 3 1.3 Parametrização... 3 1.3.1 Parâmetros por empresa... 3 1.3.2 Configuração GNRE on-line... 5 1.3.3 Parametrização de produto

Leia mais

Manual Cuidados Pela Vida Autorizador Integrado Versão

Manual Cuidados Pela Vida Autorizador Integrado Versão Manual Cuidados Pela Vida Autorizador Integrado Versão 6.0.0.0 ÍNDICE 1 Introdução ---------------------------------------------------------------------------------Página 03 1.1 O que é o Autorizador Vidalink?

Leia mais

Entrada de Mercadoria

Entrada de Mercadoria Entrada de Mercadoria Para cadastrar ou gerenciar uma Entrada de Mercadoria acesse o menu: Compras > Entrada de Mercadoria. Em seguida clique no botão 1 / 23 Dados da entrada No campo Fornecedor informe

Leia mais

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Ubá 2011 Sumário 1- Acesso... 3 2- Acesso do Representante... 3 2.1- Menu... 7 2.1.1- Arquivo > Sair... 10 2.1.2- Meus Pedidos> Lançamentos... 10 2.1.3- Meus

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais

Ao clicar no menu indicado, é possível realizar a movimentação do caixa fazendo

Ao clicar no menu indicado, é possível realizar a movimentação do caixa fazendo Sistema: Gourmet Referência: FG02 Versão: 2016.03.14 Como funciona: Ao clicar na opção Caixa, será aberta a tela com as opções de Movimento Caixa, Fechamento Caixa, Abrir Gaveta, Comandos ECF e Reimpressão

Leia mais

Caso ocorram dúvidas durante a leitura do manual. Por favor, entre em contato com o setor de informática do IDAF.

Caso ocorram dúvidas durante a leitura do manual. Por favor, entre em contato com o setor de informática do IDAF. Sumário MANUAL DE UTILIZAÇÃO... 2 ENDEREÇO DE ACESSO... 3 ACESSO AO SISTEMA:... 4 LIMPAR SESSÃO:... 5 DOWNLOAD DO FIREFOX:... 6 PRODUTOR... 7 CADASTRO DE PRODUTOR... 7 ALTERAR PRODUTOR... 12 BLOQUEAR OU

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO Conceitos Básicos Sumário Introdução... 3 Acessando o sistema e fazendo Login... 3 Elementos do Sistema... 5 Abas/Guias... 5 Barra de Ferramentas... 5 Cabeçalhos de

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO .Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1.

Leia mais

- Viabilizar o acompanhamento dos caixas de colaboradores individualmente;

- Viabilizar o acompanhamento dos caixas de colaboradores individualmente; Como trabalhar com o controle de caixas? 1. Conceitos básicos O Módulo controle de caixa permite que a escola controle seu fluxo de caixa: entradas e saídas. Com ele é possível registrar as movimentações

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO MANUAL VTWEB CLIENT URBANO Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1. Autenticar

Leia mais

MEGASALE NFC AOB SOFTWARE INFORMATICA LTDA

MEGASALE NFC AOB SOFTWARE INFORMATICA LTDA 2 Tabela de Conteúdo Incluindo uma Nova NFC 3 Histórico de Vendas 6 1 Inutilizar... 8 2 Info NFC... 9 3 Cancelar... NFC 10 4 Consultar... NFC 11 5 Opções... NFC 12 Incluindo uma Nova NFC 1 Incluindo uma

Leia mais

Execute o instalador atiecli5 clicando duas vezes sobre o mesmo e será apresentada a tela inicial:

Execute o instalador atiecli5 clicando duas vezes sobre o mesmo e será apresentada a tela inicial: CSV Central Sorológica de Vitória 18/08/2009 1.0 1 de 36 1 Instalando o Emulador de Terminais Accuterm IE Faça a instalação do Plugin. Para baixar o Plugin clique no botão lado esquerdo do site http://www.csves.com.br.

Leia mais

ITQ InForm Recebimentos

ITQ InForm Recebimentos 7 ITQ InForm Recebimentos Manual do Usuário Atualizado em: 27/02/2012 http://www.itquality.com.br Sumário Introdução...2 O ITQ InForm Recebimentos...3 Características do Sistema...3 Antes de Instalar...3

Leia mais

TransactionCentre - Módulo Client Web Pré-Autorização

TransactionCentre - Módulo Client Web Pré-Autorização . Introdução A finalidade deste documento é apresentar, passo-a-passo, o processo de Pré- Autorização de produtos para portadores de cartões benefício. No caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato

Leia mais

CONTROLE FINANCEIRO MANUAL DO USUÁRIO

CONTROLE FINANCEIRO MANUAL DO USUÁRIO CONTROLE FINANCEIRO MANUAL DO USUÁRIO Revisão 01/2011 2 SUMÁRIO 1. INSTALANDO O SISTEMA DATA7 FINANÇAS... 3 1.1 REQUISITOS DE INSTALAÇÃO... 3 2. INICIANDO O SISTEMA... 4 3. CADASTRO DE EMPRESA... 5 4.

Leia mais

GPROTECH. Gestor4_PAF-ECF

GPROTECH. Gestor4_PAF-ECF GPROTECH Gestão de Processos & Tecnologia Ltda. Gestor4_PAF-ECF MÓDULO INTEGRAÇÃO GPROTECH - Gestão de Processos & Tecnologia LTDA. CNPJ 05.371.599/0001-93 AVENIDA SANTOS DUMONT, 1740, SALA 308 CEP: 60.150-161

Leia mais

TransactionCentre - Módulo Client.exe Pré-Autorização

TransactionCentre - Módulo Client.exe Pré-Autorização 1. Introdução A finalidade deste documento é apresentar, passo-a-passo, o processo de Pré- Autorização de produtos para portadores de cartões benefício. No caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato

Leia mais

Manual de Operação. Gravity Rodo Versão 1.0.8

Manual de Operação. Gravity Rodo Versão 1.0.8 Manual de Operação Gravity Rodo Versão 1.0.8 1 INDICE Apresentação... 3 1. Instalação software... 4 2. Configuração Inicial... 6 3. Tabela de Navegação, e configuração Cadastro.... 7 4. Cadastro... 8 5.

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 Sumário 1 Funções do Emissor... 3 1.1 Aba Inicial... 4 1.2 Aba Sistema... 5 1.2.1 Mensagem Sistema... 5 1.2.2 Modo de Emissão... 6 1.2.3 Execução... 6 1.3 Aba Retornos...

Leia mais

TUTORIAL LISTA DE PRESENTES

TUTORIAL LISTA DE PRESENTES Apresentação A lista de presentes é utilizada para o cadastro de listas de Chá de Cozinha, Chá de Bebê, Lista de Presentes, Chá de Casa Nova, Lista de Casamento e outras conforme o tipo de evento. Este

Leia mais

ITQ InPrint Cobrança. Manual do Usuário Atualizado em: 27/02/2012.

ITQ InPrint Cobrança. Manual do Usuário Atualizado em: 27/02/2012. ITQ InPrint Cobrança Manual do Usuário Atualizado em: 27/02/2012 http://www.itquality.com.br Sumário Introdução...2 Características do Sistema...3 Antes de Instalar...3 Instalando o Sistema...3 Acessando

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Schaeffler Online. Manual de Operação

Schaeffler Online. Manual de Operação Schaeffler Online Manual de Operação 1 Índice 1. Solicitação de Novo Usuário...3 2. Recuperação de Senha...4 3. Login...5 4. Tela Inicial do Schaeffler Online...6 5. Cadastro de Pedidos...7 5.1. Cabeçalho

Leia mais

Manual do Espaço do Cliente

Manual do Espaço do Cliente Funcionalidade Login Recuperação Alteração de Senha Login Recuperação Alteração de Senha Tela de login Espaço do Cliente 1º. Informar o e-mail válido que foi previamente cadastrado no cadastro de usuários

Leia mais

Manual do Sistema de Digitação de Contas Médico-Hospitalares para WEB

Manual do Sistema de Digitação de Contas Médico-Hospitalares para WEB Manual do Sistema de Digitação de Contas Médico-Hospitalares para WEB Instituição: Suporte Técnico: Desenvolvido por: Versão Inicial: Revisões: Versão do Manual: IMASF SPD Serviço de Processamento de Dados

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE Versão 2.0 01/2006 ÍNDICE 1. Objetivo...3 2. Como acessar o Sistema...3 3. Cadastro de Notas...4 3.1. A digitação da Nota Fiscal

Leia mais

Documentação Atualizações Onix Gestão Empresarial

Documentação Atualizações Onix Gestão Empresarial Documentação Atualizações Onix Gestão Empresarial Versão 1.2.131.7 12/03/2019 1. Chamado 37901 Considerar o valor das duplicatas do CTe na soma do custo padrão do item na tela de formação de preço. Os

Leia mais

MANUAL DE INSTAÇÃO E CONFIGURAÇÃO SIGACRED (Internet e T.E.F.)

MANUAL DE INSTAÇÃO E CONFIGURAÇÃO SIGACRED (Internet e T.E.F.) RP Informática MANUAL DE INSTAÇÃO E CONFIGURAÇÃO SIGACRED (Internet e T.E.F.) Versão 1.0 Revisão 1.0.01 SUMÁRIO 1. Configuração - WRPdv 1.1. Finalizadoras... 1 1.1.1. Guia Geral... 2 1.1.2. Guia TEF...

Leia mais

1º No módulo de Gestão Contábil é possível acessar o relatório através do menu Relatórios Diário.

1º No módulo de Gestão Contábil é possível acessar o relatório através do menu Relatórios Diário. Relatório Diário Produto : TOTVS Gestão Contábil 12.1.1 Processo : Relatórios Subprocesso : Diário Data publicação da : 05/02/2014 Migração do relatório Diário para.net com base no relatório já existente

Leia mais

Instalação e configuração.

Instalação e configuração. LBCID O LBCID é o sistema de identificação de vendedor desenvolvido pela LBC Sistemas Ltda. Nesse documento irei abordar os procedimentos feitos para a correta instalação e configuração do equipamento

Leia mais

Cheque Recebimentos com múltiplos cheques

Cheque Recebimentos com múltiplos cheques Conteúdo 1Introdução 2Comentários - Relatórios Fixos 3Natureza da Receita Produto 4Cheque 5Cancelamento de NFe 6O.S. no orçamento 7Devolução 8SNGPC Introdução Este artigo tem como objetivo tirar dúvidas

Leia mais

TUTORIAL PROCESSO RESTAURANTE

TUTORIAL PROCESSO RESTAURANTE Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Cadastrar Mesas... 3 3. Configurar Registro de Vendas em Mesas... 4 4. Registrar vendas em mesas... 6 5. Emitir relatório gerencial... 15 6.

Leia mais