Manual de Operaça o. Pit-Caixa. Versão 3.1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Operaça o. Pit-Caixa. Versão 3.1"

Transcrição

1 Manual de Operaça o Pit-Caixa Versão 3.1

2 Sumário 1. Inicialização Tela Principal Menu Operador Abrir/Fechar Sessão Relatório de Sessão Abrir Gaveta Suprimento Sangria Redução Z Leitura X Sair do Programa Desligar Estação Localizar Produto Menu Supervisor Bloqueio de Sessão Relatório Completo de Sessão Reimprimir Danfe (somente para NFe) Reimprimir Espelho (somente para NFe) Reenviar (somente para NFe) Cancelar Venda (somente para NFe) Cancelar Recebimento (somente para NFe) Mudar Horário de Verão (somente para ECF) Menu NFE Reimprimir Danfe Reimprimir Espelho Reenviar Cancelar Venda Cancelar Recebimento Entrar em Contingência Sair de Contingência... 23

3 Checar Pendências Checar Comunicação Menu TEF Reimpressão Cancelamento Resgate de Prêmio Configuração Versão Modo Consulta Modo Detalhe Registrar Recebimento Ajustar Quantidade Registrar Produto Localizar Produto Cancelar Produto Importar Produtos Registrar Cliente Registrar Desconto Registrar Acréscimo Registrar Finalizadora Finalizadora Cartão Finalizadora Cheque Finalizadora Crediário Finalizadora Convênio Troco em contravale Registrar Vendedor Cancelar Cupom... 55

4 3 1. Inicialização O programa Pit-Caixa inicia de forma automática quando o computador é ligado. Mas se por algum motivo o mesmo não for carregado, pode-se inicia-lo a partir do atalho na área de trabalho com o seguinte ícone: Pit-Caixa Ao iniciar o programa, serão exibidas mensagens de controle sobre o andamento da inicialização: Inicializando PDV... Inicializando banco de dados... Inicializando display... (se ativado na configuração) Inicializando balança... (se ativado na configuração) Inicializando leitor... (se ativado na configuração) Inicializando layout... Inicializando TEF... (se ativado na configuração) Inicializando ECF... (somente em modo ECF) Inicializando NFe... (somente em modo NFE) Inicializando impressora... (somente em modo NFE e ativado na configuração) Abrindo programa... Se o modo de operação for ECF e caso o programa não consiga estabelecer comunicação com o Emissor de Cupom Fiscal (ECF), será exibida a seguinte tela: Pressionando a tecla CONFIRMA o programa tentará estabelecer comunicação com o ECF novamente. Este procedimento pode ser repetido quantas vezes se fizer necessário. No entanto, caso não seja realmente possível estabelecer comunicação, pressione a tecla CANCELA ou CORRIGE para ignorar a comunicação com o ECF e abrir o programa sem o mesmo.

5 4 Caso tenha optado por ignorar a comunicação com o ECF, será exibida a seguinte tela: Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e o programa será inicializado sem o uso do ECF, não permitindo realizar vendas e recebimentos. Para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE e o programa será finalizado. Durante a inicialização normal do programa, podem ocorrer outras mensagens de controle em situações específicas: Imprimindo Redução Z pendente... (somente em modo ECF) Imprimindo Leitura X pendente... (somente em modo ECF) Fechando relatório aberto... (somente em modo ECF) Recuperando venda... Recuperando recebimento... As mensagens Recuperando venda... e Recuperando recebimento..., se referem a uma venda ou recebimento que ainda esteja aberta durante a inicialização do programa. Isto ocorre quando o programa foi finalizado anteriormente sem que a venda ou recebimento tenha sido concluída. Casos assim ocorrem pela falta de energia elétrica ou por travamento do computador. Na reinicialização do programa, o mesmo tentará recuperar a venda ou recebimento que estava aberto, permitindo a continuação do mesmo. Caso o programa não consiga efetuar a recuperação da venda ou recebimento, o cupom será cancelado e será exibida a seguinte mensagem: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro e voltar a inicialização do programa.

6 5 2. Tela Principal O programa Pit-Caixa opera com a utilização de apenas uma tela. Esta tela contêm todas as informações necessárias para operar um caixa, de forma a realizar vendas e recebimentos. A tela é dividida em 5 regiões: 1. Último produto vendido ou consultado; 2. Bobina detalhando as operações; 3. Totalização; 4. Informações de operação: mensagem de operação, área de digitação, indicador de aguarde e indicador de quantidade; 5. Informações de controle: número do PDV, número da sessão de trabalho, código e nome do usuário operador, quantidade de operações pendentes, status da NFE (NORMAL ou CONTINGENCIA), versão do programa, data e hora. As funções do programa são acessadas através de menus e teclas específicas que serão detalhadas neste manual. As opções dos menus são acessadas por meio do pressionamento das teclas referentes aos números das opções. Para cancelar a exibição de um menu deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. A disposição das informações e cores utilizadas na tela principal são definidas por meio do arquivo de layout de tela, desta forma, a aparência da tela principal pode ser diferente da apresentada aqui.

7 6 3. Menu Operador O menu de operador é exibido pressionando a tecla MENU OPERADOR: A seguir serão detalhadas as opções do menu operador Abrir/Fechar Sessão A opção abrir/fechar sessão do menu operador permite abrir uma nova sessão ou fechar uma sessão que esteja aberta. Uma sessão nada mais é que um turno de trabalho, assim, pode-se ter um melhor controle da gaveta de dinheiro por turno. Cada turno é operado por um usuário operador. A numeração da sessão começa do zero todo o dia e vai incrementando ao abrir novas sessões no mesmo dia. Somente é permitido abrir uma nova sessão caso não há sessão aberta, nota-se isto pela mensagem SESSÃO NÃO ABERTA! na tela do programa. Ao abrir uma nova sessão, será solicitado a confirmação através da tela: Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. Após confirmar a tela anterior, será exibida a mensagem INFORME CODIGO DO OPERADOR, sendo necessário informar o código do usuário operador que vai operar a sessão. Informe o código e confirme pressionando a tecla CONFIRMA.

8 7 Se for informado um código inexistente, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro e voltar a informar um código de usuário operador. Se for informado um código de usuário que não corresponde a um usuário do tipo Operador ou Supervisor, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro e voltar a informar um código de usuário operador. Informando um código de usuário operador existente e válido, a sessão estará aberta e apta a realizar vendas, recebimentos, suprimentos, sangrias ou imprimir relatório da sessão. Tanto a abertura de sessão, quanto o fechamento de sessão geram relatórios que são impressos (em modo ECF no ECF, em moto NFE na impressora correspondente). Veja um exemplo de relatório de abertura: ABERTURA DE SESSAO Pdv...: 1 Data...: 17/09/2015 Sessao..: 1 Operador: 1000-PRIORI /09/ :54:02 Priori Sistemas (45)

9 8 Para fechar uma sessão, será solicitado a confirmação através da tela: Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. Cabe ressaltar que ao fechar uma sessão, o usuário operador não poderá mais efetuar vendas, recebimentos, suprimentos, sangrias ou imprimir relatório da sessão. A opção abrir/fechar sessão do menu operador é acessível ao operador se a configuração Abrir/Fechar Sessão estiver selecionada na configuração. Caso contrário, será solicitado confirmação do supervisor.

10 Relatório de Sessão O relatório da sessão exibe os valores acumulados por operação (Suprimento, Sangria, Venda, Recebimento) e por finalizadora (Dinheiro, Cartão, Cheque, Vale, Crediário, Convênio e Ticket), bem como um detalhamento de finalizadora por operação. Veja um exemplo de relatório de sessão: RELATORIO DE SESSAO Pdv...: 1 Data...: 17/09/2015 Sessao..: OPERACOES Suprimento 1 10,00 Sangria 1-5,00 Recebimento 1 50,00 Vale Presente 1 50,00 TOTAL... 55, FINALIZADORAS DINHEIRO 1 50,00 TOTAL... 50, DETALHADO DINHEIRO 3 55,00 ENTRADAS 2 60,00 Suprimento 1 10,00 Recebimento 1 50,00 SAIDAS 1-5,00 Sangria 1-5,00 TOTAL... 55, /09/ :30:32 Priori Sistemas (45) Cabe ressaltar que somente será impresso o relatório da sessão que estiver aberta. Para imprimir o relatório de uma sessão já fechada, deve-se usar a opção Relatório Completo de Sessão do menu supervisor. Caso queira limpar a tela deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. A opção relatório sessão do menu operador é acessível ao operador se a configuração Relatório Sessão estiver selecionada na configuração. Caso contrário, será solicitado confirmação do supervisor.

11 Abrir Gaveta A opção abrir gaveta do menu operador possibilita abrir a gaveta de dinheiro em situações adversas, independentemente de venda, recebimento, suprimento e sangria. Cabe ressaltar que a abertura da gaveta se dará de forma automática no fechamento de vendas, recebimentos, suprimentos e sangrias. A opção abrir gaveta do menu operador é acessível ao operador se a configuração Abrir Gaveta estiver selecionada na configuração. Caso contrário, será solicitado confirmação do supervisor Suprimento A opção suprimento do menu operador possibilita registrar um suprimento, ou seja, entrada de recursos no caixa. Primeiramente será exibida a mensagem INFORME VALOR DO SUPRIMENTO:, sendo necessário digitar o valor para o suprimento. Para prosseguir pressione a tecla CONFIRMA e para cancelar o registro do suprimento pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após confirmar o valor do suprimento, será exibida a mensagem INFORME TEXTO DO SUPRIMENTO:, podendo opcionalmente digitar um texto de justificativa para o suprimento. Para prosseguir pressione a tecla CONFIRMA e para cancelar o registro do suprimento pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE repetidamente até que a mensagem desapareça. Após informar o valor e o texto será impresso o suprimento. Veja um exemplo de suprimento: SUPRIMENTO Entrada de Caixa no valor de R$ 10,00 (+) Rastreio: Texto: troco em moedas /09/ :28:22 Priori Sistemas (45) Caso queira limpar a tela deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. A mensagem de INFORME TEXTO DO SUPRIMENTO: somente será exibida se a configuração do teclado permitir digitação de textos. A opção suprimento do menu operador é acessível ao operador se a configuração Suprimento estiver selecionada na configuração. Caso contrário, será solicitado confirmação do supervisor.

12 Sangria A opção sangria do menu operador possibilita registrar uma sangria, ou seja, saída de recursos do caixa. Primeiramente será exibida a mensagem INFORME VALOR DA SANGRIA:, sendo necessário digitar o valor para a sangria. Para prosseguir pressione a tecla CONFIRMA e para cancelar o registro da sangria pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após confirmar o valor da sangria, será exibida a mensagem INFORME TEXTO DA SANGRIA:, podendo opcionalmente digitar um texto de justificativa para a sangria. Para prosseguir pressione a tecla CONFIRMA e para cancelar o registro da sangria pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após informar o valor e o texto será impresso a sangria. Veja um exemplo de sangria: SANGRIA Saida de Caixa no valor de R$ 5,00 (-) Rastreio: Texto: sobra de troco /09/ :28:43 Priori Sistemas (45) Caso queira limpar a tela deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. A mensagem de INFORME TEXTO DA SANGRIA: somente será exibida se a configuração do teclado permitir digitação de textos. A opção sangria do menu operador é acessível ao operador se a configuração Sangria estiver selecionada na configuração. Caso contrário, será solicitado confirmação do supervisor.

13 Redução Z A opção redução Z do menu operador possibilita emitir a Redução Z no ECF quando em modo ECF. Será exibida a mensagem DIGITE 123 PARA EMITIR REDUCAO Z:, sendo necessário digitar o número 123 para confirmação e em seguida pressionar a tecla CONFIRMA. Para cancelar a emissão da Redução Z deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE antes de pressionar a tecla CONFIRMA, caso contrário, não será mais possível cancelar a emissão da Redução Z. Após emitir a Redução Z, será exibida a mensagem CAIXA FINALIZADO!, desta forma, não será mais possível realizar vendas, recebimentos, suprimentos e sangrias no dia em questão. A opção redução Z do menu operador somente será acessível quando o modo ECF estiver habilitado nas configurações. A opção redução Z do menu operador é acessível ao operador se a configuração Redução Z estiver selecionada na configuração. Caso contrário, será solicitado confirmação do supervisor Leitura X A opção leitura X do menu operador possibilita emitir a Leitura X no ECF quando em modo ECF. A opção leitura X do menu operador somente será acessível quando o modo ECF estiver habilitado nas configurações. A opção leitura X do menu operador é acessível ao operador se a configuração Leitura X estiver selecionada na configuração. Caso contrário, será solicitado confirmação do supervisor.

14 Sair do Programa A opção sair do programa do menu operador possibilita fechar o programa. Para sair do programa, será solicitado a confirmação através da tela: Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE Desligar Estação A opção desligar estação do menu operador possibilita desligar o computador. Para desligar a estação, será solicitado a confirmação através da tela: Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE Localizar Produto Mesma função da tecla LOCALIZA PRODUTO.

15 14 4. Menu Supervisor O menu de supervisor é exibido pressionando a tecla MENU SUPERVISOR e informando corretamente o código e senha de supervisor. Primeiramente, será exibida a mensagem INFORME CODIGO DO SUPERVISOR, sendo necessário informar o código do usuário supervisor. Informe o código e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça Se for informado um código inexistente, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro e voltar a informar um código de supervisor. Se for informado um código de usuário que não corresponde a um usuário do tipo Supervisor, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro e voltar a informar um código de supervisor. Informando um código de usuário supervisor existente e válido, será exibida a mensagem INFORME SENHA DO SUPERVISOR:, sendo necessário informar a senha do usuário supervisor caso este possua uma senha cadastrada. Informe a senha e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça

16 15 Se for informada uma senha incorreta, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro e voltar a informar a senha de supervisor. Informando corretamente a senha do supervisor, será exibido o seguinte menu: A seguir serão detalhadas as opções do menu supervisor Bloqueio de Sessão A opção bloqueio de sessão do menu supervisor possibilita bloquear uma sessão que esteja aberta, bem como desbloquear uma sessão que esteja bloqueada. Quando a sessão está bloqueada, nenhuma operação será permitida até que a sessão seja desbloqueada Relatório Completo de Sessão A opção relatório de sessão completo do menu supervisor possibilita imprimir o relatório de uma sessão já fechada de forma completa, detalhando cada operação realizada. Será exibida a mensagem INFORME DATA DA SESSAO:, sendo necessário informar a data da sessão desejada. Informe a data da sessão ou deixe em branco caso a data seja do mesmo dia e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça.

17 16 Após, será exibida a mensagem INFORMA NUMERO DA SESSAO: sendo necessário informar o número da sessão desejada. Informe o número da sessão ou deixe em branco caso o número seja da sessão aberta e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Veja um exemplo de relatório completo de sessão: RELATORIO DE SESSAO Pdv...: 1 Data...: 17/09/2015 Sessao..: ARQUIVOS Relatorio.pdv Suprimento.pdv Suprimento 1 10,00 troco em moedas 1 10,00 DINHEIRO 1 10, Sangria.pdv Sangria 1-5,00 sobra de troco 1-5,00 DINHEIRO 1-5, Recebimento.pdv Recebimento 1 50,00 Vale Presente 1 50,00 DINHEIRO 1 50, Venda.pdv Venda 1 12,00 CHEQUE 1 20,00 TROCO 1-8,00 *************** CANCELADO *************** Relatorio.pdv OPERACOES Suprimento 1 10,00 troco em moedas 1 10,00 Sangria 1-5,00 sobra de troco 1-5,00 Recebimento 1 50,00 Vale Presente 1 50,00 TOTAL... 55, FINALIZADORAS DINHEIRO 1 50,00 TOTAL... 50, DETALHADO DINHEIRO 3 55,00 ENTRADAS 2 60,00 Suprimento 1 10,00 Recebimento 1 50,00 SAIDAS 1-5,00 Sangria 1-5,00 TOTAL... 55, /09/ :02:55 Priori Sistemas (45)

18 Reimprimir Danfe (somente para NFe) A opção reimprimir danfe do menu supervisor possibilita reimprimir um danfe de uma venda de uma sessão já fechada, diferentemente do que ocorre pelo menu NFE, onde só é permitido reimprimir um danfe de uma venda da sessão atual. Será exibida a mensagem INFORME DATA DA SESSAO:, sendo necessário informar a data da sessão desejada. Informe a data da sessão ou deixe em branco caso a data seja do mesmo dia e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após, será exibida a mensagem INFORMA NUMERO DA SESSAO: sendo necessário informar o número da sessão desejada. Informe o número da sessão ou deixe em branco caso o número seja da sessão aberta e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após informar a data e número da sessão, o procedimento é o mesmo da opção Reimprimir Danfe do menu NFE Reimprimir Espelho (somente para NFe) A opção reimprimir espelho do menu supervisor possibilita reimprimir um espelho de uma sessão já fechada, diferentemente do que ocorre pelo menu NFE, onde só é permitido reimprimir um espelho da sessão atual. Será exibida a mensagem INFORME DATA DA SESSAO:, sendo necessário informar a data da sessão desejada. Informe a data da sessão ou deixe em branco caso a data seja do mesmo dia e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após, será exibida a mensagem INFORMA NUMERO DA SESSAO: sendo necessário informar o número da sessão desejada. Informe o número da sessão ou deixe em branco caso o número seja da sessão aberta e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após informar a data e número da sessão, o procedimento é o mesmo da opção Reimprimir Espelho do menu NFE.

19 Reenviar (somente para NFe) A opção reenviar do menu supervisor possibilita reenviar um de uma venda de uma sessão já fechada, diferentemente do que ocorre pelo menu NFE, onde só é permitido reenviar um de uma venda da sessão atual. Será exibida a mensagem INFORME DATA DA SESSAO:, sendo necessário informar a data da sessão desejada. Informe a data da sessão ou deixe em branco caso a data seja do mesmo dia e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após, será exibida a mensagem INFORMA NUMERO DA SESSAO: sendo necessário informar o número da sessão desejada. Informe o número da sessão ou deixe em branco caso o número seja da sessão aberta e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após informar a data e número da sessão, o procedimento é o mesmo da opção Reenviar do menu NFE Cancelar Venda (somente para NFe) A opção cancelar venda do menu supervisor possibilita cancelar uma venda de uma sessão já fechada, diferentemente do que ocorre pelo menu NFE, onde só é permitido cancelar uma venda da sessão atual. Será exibida a mensagem INFORME DATA DA SESSAO:, sendo necessário informar a data da sessão desejada. Informe a data da sessão ou deixe em branco caso a data seja do mesmo dia e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após, será exibida a mensagem INFORMA NUMERO DA SESSAO: sendo necessário informar o número da sessão desejada. Informe o número da sessão ou deixe em branco caso o número seja da sessão aberta e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após informar a data e número da sessão, o procedimento é o mesmo da opção Cancelar Venda do menu NFE.

20 Cancelar Recebimento (somente para NFe) A opção cancelar recebimento do menu supervisor possibilita cancelar um recebimento de uma sessão já fechada, diferentemente do que ocorre pelo menu NFE, onde só é permitido cancelar um recebimento da sessão atual. Será exibida a mensagem INFORME DATA DA SESSAO:, sendo necessário informar a data da sessão desejada. Informe a data da sessão ou deixe em branco caso a data seja do mesmo dia e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após, será exibida a mensagem INFORMA NUMERO DA SESSAO: sendo necessário informar o número da sessão desejada. Informe o número da sessão ou deixe em branco caso o número seja da sessão aberta e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após informar a data e número da sessão, o procedimento é o mesmo da opção Cancelar Recebimento do menu NFE Mudar Horário de Verão (somente para ECF) A opção mudar horário de versão do menu supervisor possibilita alterar o horário de verão do ECF quando em modo ECF, ativando o horário de versão caso esteja desativado ou desativando o horário de versão caso esteja ativado. A opção mudar horário de verão do menu supervisor somente será acessível quando o modo ECF estiver habilitado nas configurações. A mudança de horário de verão no ECF somente pode ser feita após a emissão da redução Z. Em alguns ECF, deve-se aguardar uma hora após a emissão da redução Z para executar o comando de alteração de horário de versão.

21 20 5. Menu NFE O menu NFE é exibido pressionando a tecla MENU NFE: O menu NFE somente será acessível quando o modo NFE estiver habilitado nas configurações. A seguir serão detalhadas as opções do menu NFE Reimprimir Danfe A opção reimprimir danfe do menu NFE permite reimprimir um danfe de uma venda feita na mesma sessão de trabalho. Será exibido uma tela contendo as vendas disponíveis para reimpressão: Pressionando a tecla CONFIRMA a venda selecionada será reimpressa. Para cancelar a reimpressão, basta pressionar a tecla CANCELA ou pressionar repetidamente a tecla CORRIGE até que a tela seja fechada.

22 Reimprimir Espelho A opção reimprimir espelho do menu NFE permite reimprimir um espelho de qualquer operação realizada na mesma sessão de trabalho. Será exibido uma tela contendo as operações disponíveis para reimpressão: Pressionando a tecla CONFIRMA a operação selecionada será reimpresso. Para cancelar a reimpressão, basta pressionar a tecla CANCELA ou pressionar repetidamente a tecla CORRIGE até que a tela seja fechada Reenviar A opção reenviar do menu NFE permite reenviar um de uma venda feita na mesma sessão de trabalho. Será exibido uma tela contendo as vendas disponíveis para reenvio: Para confirmar, pressione a tecla CONFIRMA para selecionar a venda destacada. Em seguida, será solicitado o do destinatário através da mensagem INFORME . Caso o cliente já possua cadastrado, o campo já virá preenchido, podendo ser excluído e informado outro . Por fim tecle CONFIRMA e o será enviado. Caso o informado será inválido, será exibida a seguinte tela:

23 22 Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro e voltar a informar o . Para cancelar o reenvio de basta pressionar a tecla CANCELA ou pressionar repetidamente a tecla CORRIGE até que a tela seja fechada Cancelar Venda A opção cancelar nota do menu NFE permite cancelar uma venda feita na mesma sessão de trabalho. Será exibido uma tela contendo as vendas disponíveis para cancelamento: Pressionando a tecla CONFIRMA a venda selecionada será cancelada e será impresso um evento de cancelamento, bem como será enviado um para o cliente com os dados do cancelamento, caso o cliente possua cadastrado. Para cancelar o cancelamento de venda basta pressionar a tecla CANCELA ou pressionar repetidamente a tecla CORRIGE até que a tela seja fechada 5.5. Cancelar Recebimento A opção cancelar recebimento do menu NFE permite cancelar um recebimento feito na mesma sessão de trabalho. Será exibido uma tela contendo os recebimentos disponíveis para cancelamento: Pressionando a tecla CONFIRMA o recebimento selecionado será cancelado. Para cancelar o cancelamento de recebimento basta pressionar a tecla CANCELA ou pressionar repetidamente a tecla CORRIGE até que a tela seja fechada

24 Entrar em Contingência A opção entrar em contingência do menu NFE permite emitir notas eletrônicas de forma off-line, ou seja, as vendas não serão autorizadas de imediato pela SEFAZ. A contingência é útil quando não se tem comunicação com a SEFAZ, independente do motivo. Será exibido uma tela de confirmação: Pressionando a tecla CONFIRMA, o modo contingência será ativado e o status irá mudar de NORMAL para CONTINGENCIA. Pressionando a tecla CANCELA ou CORRIGE, a entrada em modo contingência será cancelada. Quando em modo contingência, as vendas realizadas serão consideradas pendentes e será incrementado o contador de pendencias que é exibido na tela principal Sair de Contingência A opção sair de contingência do menu NFE permite voltar ao modo normal de emissão de notas eletrônicas, ou seja, as vendas serão autorizadas de imediato pela SEFAZ. Será exibido uma tela de confirmação: Pressionando a tecla CONFIRMA, o modo contingência será desativado e o status irá mudar de CONTINGENCIA para NORMAL. Pressionando a tecla CANCELA ou CORRIGE, a saída do modo contingência será cancelada. É recomendável entrar em contingência por curtos períodos de tempo, voltando ao modo normal assim que a comunicação com a SEFAZ estiver ok.

25 Checar Pendências A opção checar pendências do menu NFE irá verificar se existem notas eletrônicas pendentes, ou seja, notas eletrônicas feitas em contingência que ainda não foram transmitidas a SEFAZ. Se existirem notas pendentes, será exibido uma tela de confirmação: Pressionando a tecla CONFIRMA, as notas eletrônicas pendentes serão tratadas. Pressionando a tecla CANCELA ou CORRIGE, as notas eletrônicas pendentes continuaram pendentes até serem tratadas. Se não existirem notas pendentes, será exibido a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de aviso. O prazo máximo para transmissão de notas pendentes a SEFAZ é de 24 horas, por isso é importante sanar o problema de comunicação com a SEFAZ o mais rápido possível e transmitir as notas pendentes imediatamente, a fim de evitar ultrapassar o prazo. Notas eletrônicas feitas em contingência e logo após canceladas pelo operador, serão inutilizadas ao tratar as pendências.

26 Checar Comunicação A opção checar comunicação do menu NFE irá tentar estabelecer contato com a SEFAZ para verificar se existe comunicação. Se não existir comunicação com a SEFAZ, será exibida uma tela de erro detalhando a comunicação: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Se existir comunicação com a SEFAZ, será exibida a seguinte tela de aviso: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de aviso. A checagem de comunicação com a SEFAZ não determina se as notas eletrônicas serão autorizadas pela SEFAZ. Pode haver comunicação com a SEFAZ, porém as notas podem não ser autorizadas, como também pode não haver comunicação com a SEFAZ e as notas serem autorizadas. Isto se deve ao fato de existirem webservices diferentes para checagem de comunicação e autorização de notas, podendo um responder e outro não.

27 26 6. Menu TEF O menu TEF é exibido pressionando a tecla MENU TEF: A seguir serão detalhadas as opções do menu TEF. O menu TEF somente será acessível quando o TEF estiver habilitado nas configurações Reimpressão A opção reimpressão do menu TEF possibilita reimprimir a via do estabelecimento e a via do cliente de uma transação TEF Cancelamento A opção cancelamento do menu TEF possibilita cancelar um transação TEF, solicitando várias informações pra realizar o cancelamento Resgate de Prêmio A opção resgate de prêmio do menu TEF possibilita efetuar o resgate de prêmio da plataforma promocional da Cielo Configuração A opção administração do menu TEF possibilita acessar as telas de configuração do aplicativo cliente de TEF Versão A opção versão do menu TEF possibilita visualizar a versão do aplicativo cliente de TEF.

28 27 7. Modo Consulta O modo consulta permite visualizar os dados do produto sem que haja um registro de venda do mesmo. Para ativar o modo consulta, deve-se pressionar a tecla MODO CONSULTA, desta forma, será exibida a mensagem EM MODO CONSULTA!. Com o modo consulta ativado, pode-se consultar produtos, informando o código ou o código de barras e pressionando a tecla CONFIRMA, ou mesmo passando o produto no leitor de código de barras. É importante ressaltar que o modo consulta pode ser ativado durante uma venda, possibilitando consultas rápidas sem que seja necessário fechar o cupom. Para desativar o modo consulta, deve-se pressionar novamente a tecla MODO CONSULTA, desta forma, a mensagem EM MODO CONSULTA! irá desaparecer.

29 28 8. Modo Detalhe O modo detalhe permite visualizar os dados do produto antes de o mesmo ser registrado na venda, também permite especificar um percentual ou valor de desconto sobre o produto. Para ativar o modo detalhe, deve-se pressionar a tecla MODO DETALHE, desta forma, será exibida a mensagem EM MODO DETALHE!. Com o modo detalhe ativado, ao informar um produto, será exibido os detalhes do mesmo e será exibida a mensagem INFORME PERC. DE DESCONTO:, solicitando o percentual de desconto sobre o produto. Pode-se informar o percentual de desconto ou deixar em branco e pressionar a tecla CONFIRMA para que seja avançada uma etapa, ou pressionar a tecla CANCELA para cancelar o registro do produto. Após confirmar o percentual de desconto, será exibida a mensagem INFORME VALOR DE DESCONTO:, solicitando o valor de desconto sobre o produto. Caso tenha sido informado um percentual de desconto anteriormente, o valor de desconto já estará preenchido com o valor já calculado sobre o percentual informado anteriormente. Pode-se informar o valor de desconto ou deixar em branco e pressionar a tecla CONFIRMA para que o produto seja registrado na venda, ou pressionar a tecla CANCELA para cancelar o registro do produto. Se o desconto a ser registrado for maior que o permitido e o operador não tem permissão para conceder desconto, será exibido a seguinte tela: Pressionando a tecla CONFIRMA, será solicitada a confirmação do supervisor. Pressionando a tecla CANCELA ou CORRIGE, o registro de produto na venda será cancelado. Para desativar o modo detalhe, deve-se pressionar novamente a tecla MODO DETALHE, desta forma, a mensagem EM MODO DETALHE! irá desaparecer.

30 29 9. Registrar Recebimento Os recebimentos são entradas de recursos. Sua operação se assemelha muito com uma venda, diferenciando-se no lançamento dos produtos nas vendas e totalizadores em recebimentos. O menu de recebimentos é exibido pressionando a tecla MENU RECEBIMENTO: Primeiramente, deve-se escolher uma das opções disponíveis para recebimento que são configuradas no programa. Após informar o recebimento apropriado, será exibida a mensagem INFORME VALOR DO RECEBIMENTO:, sendo necessário informar o valor do recebimento. Informe o valor e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Pode-se registrar mais de um recebimento no mesmo cupom, para isso basta pressionar novamente a tecla MENU RECEBIMENTO e seguir os passos anteriores. Após o lançamento dos recebimentos deve-se proceder com o lançamento das finalizadoras, siga as instruções no tópico Registrando Finalizadora.

31 Ajustar Quantidade Por padrão, a quantidade a ser registrada de cada produto será sempre de uma unidade. Para ajustar a quantidade a ser registrada do produto, deve-se informar a quantidade desejada e após pressionar a tecla AJUSTA QUANTIDADE. É importante observar que a quantidade deve ser informada antes do registro do produto, caso contrário, a quantidade será ajustada para o próximo produto a ser registrado. Se for informada uma quantidade maior que o permitido, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Caso o terminal de vendas possuir balança pesadora ligada ao computador e a mesma esteja configurada corretamente no programa, o pressionamento da tecla AJUSTA QUANTIDADE sem informar uma quantidade irá obter o peso da balança. Se a balança exceder limite de tempo para enviar o peso, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Se a balança detectar que o peso estiver variando muito, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro.

32 31 Se a balança detectar peso negativo, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Se a balança detectar que o peso for maior que o suportado pela balança, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. A quantidade máxima permitida para registro de um produto pode ser definida na configuração Quantidade Máxima (por item) na configuração. Definir a quantidade máxima é útil para prevenir problemas de digitação de quantidades absurdas pelo operador.

33 Registrar Produto Para registrar um produto, deve-se informar o número do produto ou o código de barras e pressionar a tecla CONFIRMA. Também é possível registrar um produto passando o produto em um leitor de código de barras devidamente configurado no programa. Caso o produto não tenha sido localizado, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Se o produto foi localizado corretamente, o mesmo será registrado. Caso a venda ainda não tenha sido aberta anteriormente, a mesma será aberta automaticamente antes do registro do produto. Cabe ressaltar que a quantidade a ser registrada do produto deve ser ajustada antes de informar o produto propriamente dito.

34 Localizar Produto Para localizar um produto pela descrição, pressione a tecla LOZALIZA PRODUTO e será exibido um browser de localização, basta digitar o início da descrição para que o programa localize o produto. Para navegar entre os produtos deve-se pressionar as teclas: ACIMA: para subir uma posição de registro; ABAIXO: para descer uma posição de registro; PAGINA ACIMA: para subir várias posições de registro; PAGINA ABAIXO: para descer várias posições de registro. Pressionando a tecla CONFIRMA o produto selecionado é vendido e a tela de localizar produto é fechada. Para cancelar a localização de produto, basta pressionar a tecla CANCELA ou pressionar repetidamente a tecla CORRIGE até que a tela seja fechada. A digitação da descrição do produto para fins de localização somente é possível se a configuração do teclado permitir digitação de textos. Os campos disponíveis na tela de localizar produto são definidos por meio do arquivo de layout de tela, desta forma, podem ser diferentes dos apresentados aqui.

35 Cancelar Produto Para cancelar o registro de um produto, deve-se atentar para que a venda ainda esteja aberta e não esteja totalizada, caso contrário não será mais permitido cancelar qualquer produto da venda, restando apenas o cancelamento total da venda (veja o tópico Cancelar Cupom). Para cancelar um produto registrado, deve-se informar o número sequencial de registro do produto na venda e pressionar a tecla CANCELA ITEM. Para exemplificar, digamos que seja necessário cancelar o primeiro produto registrado na venda, para isso, deve-se informar o número 1 e pressionar a tecla CANCELA ITEM. Caso o registro de produto a ser cancelado seja o último registro na venda, não se faz necessário informar o número sequencial, basta pressionar diretamente a tecla CANCELA ITEM. Após o pressionamento da tecla CANCELA ITEM, será exibida a seguinte tela: Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. Após confirmar o cancelamento, será registrado na venda o cancelamento do registro do produto e o subtotal será ajustado de forma a subtrair o total do produto cancelado. Caso o registro do produto a ser cancelado já tenha sido cancelado anteriormente, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. O cancelamento de registro de produto somente é acessível ao operador se a configuração Cancelar Item estiver selecionada na configuração. Caso contrário, será solicitado confirmação do supervisor.

36 Importar Produtos Para importar produtos de uma venda da sessão, deve-se pressionar a tecla IMPORTA PRODUTO. Este recurso é útil quando uma venda foi cancelada indevidamente, independente do motivo, assim, pode-se gerar uma nova venda importando os produtos de outra venda. Será exibido uma tela contendo as vendas da sessão atual: Pressionando a tecla CONFIRMA os produtos da venda selecionada serão importados para a venda que já estiver aberta ou abrindo uma nova venda caso não tenha uma venda aberta. Para cancelar a importação de produtos, basta pressionar a tecla CANCELA ou pressionar repetidamente a tecla CORRIGE até que a tela seja fechada.

37 Registrar Cliente Para registar um cliente, deve-se pressionar a tecla IDENTIFICA CLIENTE. Será exibida a mensagem INFORME NUM/COD/NOME DO CLIENTE:, sendo opcional informar o número ou código ou nome do cliente. Caso seja informado um número ou código de cliente que não existe, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Caso tenha informado um nome, será exibida uma tela para localização do cliente, conforme a tela a seguir: Caso o cliente não esteja cadastrado ou opte por cancelar a localização do cliente, pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE para fechar a tela de localização.

38 37 Caso o cliente desejado esteja selecionado, pressione a tecla CONFIRMA para confirmar a seleção do cliente. Será exibida a seguinte tela pedindo a confirmação: Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. Pode-se localizar um cliente cadastrado, conforme visto anteriormente, ou apenas informar os dados do consumidor sem cadastro, para isto basta pular a solicitação de número/código/nome pressionando a tecla CONFIRMA. Em seguida será exibida a mensagem INFORME CPF/CNPJ DO CONSUMIDOR:, sendo opcional seu preenchimento. Informe o CPF ou o CNPJ do consumidor e pressione a tecla CONFIRMA para prosseguir ou pressione a tecla CANCELA para cancelar. Caso tenha informado um CPF ou CNPJ inválido, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Se o CPF ou CNPJ informado existir no cadastro de clientes, será exibida a tela de confirmação de cliente já mencionada anteriormente. Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. Se optar por cancelar a confirmação do cliente, será utilizado o CPF ou CNPJ informado sem vincular o cliente a venda, sendo considerado apenas um consumidor.

39 38 Em seguida será exibida a mensagem INFORME NOME DO CONSUMIDOR:, sendo opcional seu preenchimento. Informe o nome do consumidor e pressione a tecla CONFIRMA para prosseguir ou pressione a tecla CANCELA para cancelar. Quando em modo NFE, será exibida a mensagem INFORME DO CONSUMIDOR:, sendo opcional seu preenchimento. Informe o do cliente e pressione a tecla CONFIRMA para prosseguir ou pressione a tecla CANCELA para cancelar. Se for informado um inválido, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro e informe um válido ou tecle CONFIRMA sem informar um para prosseguir. Tendo localizado o cliente cadastrado ou informado os dados do consumidor (CPF/CNPJ, nome e ), os dados do cliente/consumidor serão exibidos no cabeçalho da venda ou recebimento. O registro de cliente/consumidor somente pode ser feito uma única vez na venda ou recebimento. Não é possível alterar o cliente/consumidor já informado para evitar problemas com finalizadoras.

40 Registrar Desconto Para registar um desconto, deve-se pressionar a tecla DESCONTO. O desconto possibilita registrar desconto sobre o valor total dos produtos ou recebimentos. Primeiramente será exibida a mensagem INFORME PERC. DE DESCONTO:, podendo opcionalmente digitar o percentual de desconto. Para prosseguir pressione a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após confirmar, será exibida a mensagem INFORME VALOR DE DESCONTO:, sendo necessário digitar o valor de desconto. Caso tenha informado o percentual de desconto anteriormente, o valor de desconto já será sugerido, podendo ser alterado sem problemas. Para prosseguir pressione a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Se o desconto a ser registrado for maior ou igual ao total, será exibido a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro e voltar a informar o valor do desconto. Se o desconto a ser registrado for maior que o permitido e o operador não tem permissão para conceder desconto, será exibido a seguinte tela: Pressionando a tecla CONFIRMA, será solicitada a confirmação do supervisor. Pressionando a tecla CANCELA ou CORRIGE, o registro de desconto será cancelado. Após confirmar o valor do desconto, o cupom será totalizado e o desconto será registrado, não sendo mais permitido registrar produtos ou recebimentos, restando apenas registrar as finalizadoras do mesmo.

41 Registrar Acréscimo Para registar um acréscimo, deve-se pressionar a tecla ACRESCIMO. O acréscimo possibilita registrar acréscimo sobre o valor total dos produtos ou recebimentos. Primeiramente será exibida a mensagem INFORME PERC. DE ACRESCIMO:, podendo opcionalmente digitar o percentual de acréscimo. Para prosseguir pressione a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após confirmar, será exibida a mensagem INFORME VALOR DE ACRESCIMO:, sendo necessário digitar o valor de acréscimo. Caso tenha informado o percentual de acréscimo anteriormente, o valor de acréscimo já será sugerido, podendo ser alterado sem problemas. Para prosseguir pressione a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Se o acréscimo a ser registrado for maior que o permitido e o operador não tem permissão para conceder acréscimo, será exibido a seguinte tela: Pressionando a tecla CONFIRMA, será solicitada a confirmação do supervisor. Pressionando a tecla CANCELA ou CORRIGE, o registro de acréscimo será cancelado. Após confirmar o valor do acréscimo, o cupom será totalizado e o acréscimo será registrado, não sendo mais permitido registrar produtos ou recebimentos, restando apenas registrar as finalizadoras do mesmo.

42 Registrar Finalizadora Para registrar uma finalizadora em uma venda ou recebimento, deve-se informar o valor a ser pago e pressionar a tecla correspondente a finalizadora: DINHEIRO, CARTAO, CHEQUE, VALE, CREDIARIO, CONVENIO ou TICKET. Também pode-se usar a tecla MENU FINALIZADORA para exibir um menu com as finalizadoras: Pressione a tecla numérica correspondente a finalizadora para utilizá-la. Caso não seja informado um valor e seja pressionada diretamente a tecla correspondente a finalizadora, será assumido como valor o saldo restante para pagamento. Se o valor informado, for maior que o saldo para pagamento, a diferença será lançada como troco. Porém, pagamentos com cartão não permitem informar um valor maior que o saldo disponível para pagamento. Pode-se utilizar mais de uma finalizadora, desde que exista saldo para pagamento. Algumas finalizadoras solicitam dados adicionais ao serem requisitadas, a seguir serão detalhadas as finalizadoras que solicitam dados adicionais, bem como o tratamento para contravale.

43 Finalizadora Cartão A finalizadora cartão pode solicitar os dados do cartão dependendo do tipo de cartão escolhido. Ao pressionar a tecla CARTAO, será exibido o seguinte menu: Pressione a tecla numérica correspondente ao tipo de cartão para utilizá-lo. Pode-se parametrizar teclas específicas para cada tipo de cartão, como por exemplo, uma tecla para o tipo Cartão Crédito e outra para Cartão Débito (vide manual de instalação). Os cartões na modalidade TEF (Transferência Eletrônica de Fundos), utilizam um aplicativo externo para efetuar o trâmite de autorização do cartão e já fornecem todos os dados necessários para o programa. Já os cartões na modalidade POS (Point of Sale), são os cartões que são autorizados utilizando-se das maquinas próprias para autorização de cartão. Como os cartões são autorizados externamente, podem ser solicitados alguns dados para concretização da operação, determinados na configuração do programa. Primeiramente será solicitado o número de parcelas do cartão através da mensagem: INFORME NUM. PARCELAS DO CARTAO:, sendo opcional o seu preenchimento. Em seguida será solicitado o número da rede autorizadora do cartão através da mensagem: INFORME NUM. REDE DO CARTAO:. Ao mesmo tempo pode ser exibido o menu de rede de cartão: O preenchimento do número da rede é obrigatório quando o menu de rede de cartão é exibido, caso contrário seu preenchimento é opcional. Se for informado um número de rede que não conste no menu de rede de cartão, será exibida a seguinte tela:

44 43 Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Na sequência, será solicitado o número da bandeira do cartão através da mensagem: INFORME NUM. BANDEIRA DO CARTAO:. Ao mesmo tempo pode ser exibido o menu de bandeira de cartão: O preenchimento do número da bandeira é obrigatório quando o menu de bandeira de cartão é exibido, caso contrário seu preenchimento é opcional. Se for informado um número de bandeira que não conste no menu de bandeira de cartão, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Por fim, será solicitado o NSU da transação com cartão através da mensagem: INFORME NSU DO CARTAO:, sendo opcional o seu preenchimento. Ao utilizar cartões na modalidade TEF, será impresso o comprovante do TEF ao finalizar a venda ou recebimento.

45 Finalizadora Cheque Ao pressionar a tecla CHEQUE, poderão ser solicitados dados do cheque, definidos na configuração do programa. O preenchimento dos dados do cheque é opcional, não sendo obrigatório informa-los, porém é recomendado seu preenchimento para fins gerenciais e financeiros. Primeiramente será solicitado o CPF ou CNPJ do emitente do cheque através da mensagem: INFORME CPF/CNPJ DO CHEQUE:. Informando CPF ou CNPJ, o mesmo será validado e caso não seja válido, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Em seguida será solicitado o código CMC7 do cheque através da mensagem INFORME CMC7 DO CHEQUE:. Informando o código CMC7 do cheque, o mesmo será validado e caso não seja válido, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Se for informado um código CMC7 válido, os dados da câmara de compensação, banco, agência, conta e número do cheque vão ser preenchidos automaticamente e não serão mais solicitados. Se não for informado um código CMC7, o programa vai solicitar os demais dados do cheque, através das mensagens: INFORME CAMARA DO CHEQUE, INFORME BANCO DO CHEQUE:, INFORME AGENCIA DO CHEQUE:, INFORME CONTA DO CHEQUE:, INFORME O NUMERO DO CHEQUE:. Por fim, será solicitada a data de depósito do cheque através da mensagem INFORME A DATA PARA DEPOSITO:.

46 45 Se for informada uma data para depósito, a mesma será validada e caso não seja válida, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. O código CMC7 significa "Caracteres Magnéticos Codificados em 7 barras", também é chamada de banda magnética ou linha 2 do cheque. É apenas mais um padrão de código de barras, porém com uma particularidade, a impressão tem que ser com toner magnético. Existem leitores específicos para a leitura do código CMC7 dos cheques, mas nada impede que o código seja digitado pelo operador.

47 Finalizadora Crediário Ao pressionar a tecla CREDIARIO, o programa vai exibir a seguinte tela se o documento do consumidor não foi registrado previamente: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Se o cliente/consumidor já estiver registrado, pressionando a tecla CREDIARIO, será exibido o menu de crediário, possibilitando escolher o tipo de crediário: Informe o número sequencial correspondente ao tipo de crediário e pressione a tecla CONFIRMA. Caso seja informado um tipo de crediário inválido, seria exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Em seguida será solicitado o número de parcelas do crediário através da mensagem INFORME NUM.PARCELAS DO CREDIARIO:.

48 47 Por fim, será solicitado a data de vencimento do crediário através da mensagem INFORME DATA VENCIMENTO DO CREDIARIO:. Ao finalizar a venda ou recebimento será impresso uma nota promissório para cada parcela de crediário informado. A tela de Consumidor sem documento informado somente será exibida se a configuração Permite Consumidor estiver selecionada nas configurações, caso contrário, somente será permitido crediário para clientes que possuem cadastro. As opções do menu crediário são cadastradas na configuração pelo instalador. Somente será impresso a nota promissória de crediário se a configuração Imprimir nota promissório de crediário estiver selecionada nas configurações. No modo ECF, a impressão da nota promissório inviabiliza o cancelamento da venda ou recebimento.

49 Finalizadora Convênio A finalizadora convênio checa o limite de crédito concedido ao cliente, para tanto, se faz necessário sua identificação. A identificação pode ocorrer de duas formas: Identificando o cliente pela tecla IDENTIFICA CLIENTE; Identificando o convênio na finalizadora que por usa vez faz a identificação do cliente na venda ou recebimento. Pressionando a tecla CONVENIO e já tendo registrado o cliente, os convênios vinculados ao cliente serão listados em forma de menu: Informe o número sequencial correspondente ao convênio e pressione a tecla CONFIRMA. Se existir apenas um convênio vinculado ao cliente, o mesmo será selecionado automaticamente. Se não existir convênio vinculado ao cliente, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Caso o cliente ainda não tenha sido registrado, ao pressionar a tecla CONVENIO, será necessário informar o código do convênio do cliente quando for exibida a mensagem INFORME CODIGO DO CONVENIO:.

50 49 Caso o código informado seja inválido, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Se o convênio possuir senha cadastrada, será solicitada a digitação da senha através da mensagem INFORME SENHA DO CONVENIO:. Se for informada uma senha incorreta, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Ao identificar o convênio corretamente, seja ele por meio da identificação do cliente ou diretamente na finalizadora, será exibida a seguinte tela com os dados do convênio para verificação: Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE.

51 50 Caso o valor informado para pagamento seja maior que o saldo do convênio, será exibida a seguinte tela: Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. Caso o convênio esteja bloqueado, será exibida a seguinte tela: Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE.

Manual de Operaça o. Pit-Caixa. Versão 3.0

Manual de Operaça o. Pit-Caixa. Versão 3.0 Manual de Operaça o Pit-Caixa Versão 3.0 Sumário 1. Inicialização... 3 2. Tela Principal... 5 3. Menu Operador... 6 3.1. Abrir/Fechar Sessão... 6 3.2. Relatório Sessão... 9 3.3. Abrir Gaveta... 10 3.4.

Leia mais

Manual de Operaça o. Pit-Caixa. Versão 1.0

Manual de Operaça o. Pit-Caixa. Versão 1.0 Manual de Operaça o Pit-Caixa Versão 1.0 Sumário Iniciando o Programa... 3 Tela do Programa... 5 Menu Operador... 6 Abrir/Fechar Sessão... 6 Relatório Sessão... 8 Abrir Gaveta... 8 Efetuar Suprimento...

Leia mais

AR PDV SOLUÇÕES AR CONSULTORIA EM INFORMÁTICA

AR PDV SOLUÇÕES AR CONSULTORIA EM INFORMÁTICA 1 Sumário: 1. AR PDV...02 2. Registro / Login...03 3. Configuração...03 4. Abertura de Caixa...03 5. Registro de Vendas...04 a. Passos para Emissão do Cupom Fiscal...05 b. Inserindo Produtos...06 c. Formas

Leia mais

Guia ra pido de operaça o. Pit-Caixa. Versão 2.0

Guia ra pido de operaça o. Pit-Caixa. Versão 2.0 Guia ra pido de operaça o Pit-Caixa Versão 2.0 Sumário 1. Teclas do programa... 2 2. Operações básicas... 3 2.1 Abrir sessão de trabalho... 3 2.2 Registrar suprimento... 3 2.3 Consultar produto... 3 2.4

Leia mais

Manual de Utilização do PDV Klavix

Manual de Utilização do PDV Klavix Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro

Leia mais

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2 Acessando o SVN Para acessar o SVN é necessário um código de usuário e senha, o código de usuário do SVN é o código de cadastro da sua representação na Ninfa, a senha no primeiro acesso é o mesmo código,

Leia mais

Bem Vindo ao Sistema PDV - Sistema Frente de Caixa

Bem Vindo ao Sistema PDV - Sistema Frente de Caixa Introdução 1 1 Introdução 1.1 Bem Vindo ao Sistema Bem Vindo ao Sistema PDV - Sistema Frente de Caixa Sistema desenvolvido nos mais altos padrões tecnológicos que tem por finalidade atender todas as exigências

Leia mais

PDV UNICO... 5 MANUAL PARA USUÁRIO... 5 CAMPOS DA TELA INICIAL DO PDV:... 6. Teclado Alfanumérico... 6. Status... 6. Link... 6. Pdv... 6. Op...

PDV UNICO... 5 MANUAL PARA USUÁRIO... 5 CAMPOS DA TELA INICIAL DO PDV:... 6. Teclado Alfanumérico... 6. Status... 6. Link... 6. Pdv... 6. Op... Sumário PDV UNICO... 5 MANUAL PARA USUÁRIO... 5 CAMPOS DA TELA INICIAL DO PDV:... 6 Teclado Alfanumérico... 6 Status... 6 Link... 6 Pdv... 6 Op... 7 Visor... 7 Opções... 7 OS PRINCIPAIS BOTÕES PRESENTES

Leia mais

1 Atualização... ERP 8.8.2

1 Atualização... ERP 8.8.2 DEAK SISTEMAS 2 MANUAL - Deak Frente de Caixa 8.8.2 Sumário I 1 - Introdução 4 II 2 - Instalação 4 1 Atualização... ERP 8.8.2 8 III 3 - Configurações 9 1 3.1... - Cadastros de Bancos 10 2 3.2... - Cadastro

Leia mais

Manual dos procedimentos para Emissão de NFE.

Manual dos procedimentos para Emissão de NFE. Manual dos procedimentos para Emissão de NFE. CADASTRO DE CLIENTES - deve-se utilizar o programa 203. Os campos em VERMELHO são os campos de preenchimento obrigatório. Os campos em PRETO não são obrigatórios,

Leia mais

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário Manual do Usuário Produto: EmiteNF-e Versão: 1.2 Índice 1. Introdução... 2 2. Acesso ao EmiteNF-e... 2 3. Configurações Gerais... 4 3.1 Gerenciamento de Usuários... 4 3.2 Verificação de Disponibilidade

Leia mais

UNIPaf. Manual de configuração

UNIPaf. Manual de configuração UNIPaf Manual de configuração Outubro/2011 Índice Acesso ao programa de configuração do UNIPaf...3 Autorizando a impressora fiscal...4 Configuração do UNIPaf visão geral...6 Meios de pagamento...7 Relatórios

Leia mais

COMO EFETUAR A DEVOLUÇÃO DE PRODUTOS VENDIDOS

COMO EFETUAR A DEVOLUÇÃO DE PRODUTOS VENDIDOS COMO EFETUAR A DEVOLUÇÃO DE PRODUTOS VENDIDOS Segundo o Código de Direitos do Consumidor (CDC) há um prazo para se efetuar a troca, devolução ou cancelamento da compra/venda do(s) produto(s). Porém, isso

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 Vendas... 3 1.1

Leia mais

Manual Operacional Vendedores

Manual Operacional Vendedores Manual Operacional Vendedores Versão 1.0 Abril/2015 1. ACESSO AO SISTEMA SSE a) Localize em seu Desktop ou menu de acesso o ícone do sistema conforme abaixo. b) Após localizar, clique 2 vezes para acessar

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BAURU 2015 2 BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO Manual do usuário apresentado para auxiliar no uso do sistema SisPon. BAURU 2015 3 SUMÁRIO 1 Instalação... 5 1.1 Sispon...

Leia mais

Gerencial Software MANUAL DO USUÁRIO 1

Gerencial Software MANUAL DO USUÁRIO 1 MANUAL DO USUÁRIO 1 SUMÁRIO Tela de Login... 3 Telas de Atualização e Informação... 3 Cadastro de Clientes... 7 Cadastro de Grupos... 7 Cadastro de Subgrupos... 8 Cadastro de Fornecedores... 8 Cadastro

Leia mais

Manual de Instalação. Pit-Caixa. Versão 3.0

Manual de Instalação. Pit-Caixa. Versão 3.0 Manual de Instalação Pit-Caixa Versão 3.0 Sumário 1. Instalando... 2 2. Pit-Caixa Configurador... 8 2.1. Aba ECF ou NFCe... 10 2.2. Aba Dispositivos... 13 2.3. Aba Empresa... 15 2.4. Aba Regras... 17 3.

Leia mais

PEDIDOS WEB MANUAL DO USUÁRIO

PEDIDOS WEB MANUAL DO USUÁRIO PEDIDOS WEB MANUAL DO USUÁRIO CONTEÚDO Sobre o site... 2 Segurança -Trocar Senha... 4 Segurança Cadastrarusuários... 5 Configurações Preços... 6 Configurações Dados de Contato... 7 Configurações Assinatura

Leia mais

1223o TUTORIAL PRÉ-VENDA. Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO

1223o TUTORIAL PRÉ-VENDA. Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO 1223o TUTORIAL PRÉ-VENDA Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO TUTORIAL PRÉ-VENDA NO SYSPDV Casa Magalhães Comércio e Representações Ltda O objetivo deste tutorial é apresentar

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 3.10 Sumário 1 Funções do Emissor... 3 1.1 Aba Inicial... 4 1.2 Aba Sistema... 5 1.2.1 Mensagem Sistema... 5 1.2.2 Extras... 6 1.2.3 Contingência... 6 1.2.4 Execução... 7 1.3

Leia mais

Versão para atualização do Gerpos Retaguarda

Versão para atualização do Gerpos Retaguarda Versão para atualização do Gerpos Retaguarda A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível.

Leia mais

Treinamento de. Linx Pos

Treinamento de. Linx Pos Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato

Leia mais

procedimentos para vendas no Gestão orçamento

procedimentos para vendas no Gestão orçamento GESTÃO ORÇAMENTO LOJA procedimentos para vendas no Gestão orçamento 1 ÍNDICE Pag 1 - Gravação De Orçamento Em DINHEIRO 3 1.1 - Desconto De Verba 4 1.2 - Semaforo De Lucratividade 6 2 - Gravação De Orçamento

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Ao iniciar o Finanças 2000, você será solicitado a modificar ou confirmar a Data e Hora do sistema, quando aparecer a tela abaixo.

MANUAL DO USUÁRIO. Ao iniciar o Finanças 2000, você será solicitado a modificar ou confirmar a Data e Hora do sistema, quando aparecer a tela abaixo. MANUAL DO USUÁRIO Ao iniciar o Finanças 2000, você será solicitado a modificar ou confirmar a Data e Hora do sistema, quando aparecer a tela abaixo. 1. Modifique a data e hora e lique em Confirmar, ou

Leia mais

Neste Manual. Acessando o PDV - PAF 3

Neste Manual. Acessando o PDV - PAF 3 PDV PAF F u t u r a S i s t e m a s Neste Manual Acessando o 3 Funcionalidades do 5 Efetuando uma Venda 6 Inserindo um Cliente na Venda 10 Menu Fiscal 11 Localizar Vendas Concluídas 23 Cancelamento de

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão Fevereiro/2013 Índice PCS - Módulo de Prestação de Contas...3 Acesso ao Módulo PCS...3 1. Contas financeiras...5 1.1. Cadastro de

Leia mais

Este documento tem por objetivo a definição das especificações necessárias para transmissão de Conhecimento de Transporte eletrônico - CT-e.

Este documento tem por objetivo a definição das especificações necessárias para transmissão de Conhecimento de Transporte eletrônico - CT-e. Conhecimento de Transporte Eletrônico OBJETIVO Este documento tem por objetivo a definição das especificações necessárias para transmissão de Conhecimento de Transporte eletrônico - CT-e. CONSIDERAÇÕES

Leia mais

Acesse pela Internet usando o endereço eletrônico: www.dspconvenio.com.br

Acesse pela Internet usando o endereço eletrônico: www.dspconvenio.com.br Manual do Site 1 Acesse pela Internet usando o endereço eletrônico: www.dspconvenio.com.br 2 Tela Inicial do Front End 3 Marque o campo Pessoa Jurídica 4 Digite o CNPJ de sua Empresa (corrido,sem traço,

Leia mais

SYSMO INFORMÁTICA CRM CONTROLE DE PONTUAÇÃO MANUAL DO USUÁRIO SYSMO S1. Versão 1.00 SÃO MIGUEL DO OESTE SC, MAIO DE 2007.

SYSMO INFORMÁTICA CRM CONTROLE DE PONTUAÇÃO MANUAL DO USUÁRIO SYSMO S1. Versão 1.00 SÃO MIGUEL DO OESTE SC, MAIO DE 2007. SYSMO INFORMÁTICA CRM CONTROLE DE PONTUAÇÃO MANUAL DO USUÁRIO SYSMO S1 Versão 1.00 SÃO MIGUEL DO OESTE SC, MAIO DE 2007. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 1.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS... 3 2 CONFIGURAÇÃO... 3 2.1

Leia mais

Manual de Operação do Multiconta Drive / Delivery

Manual de Operação do Multiconta Drive / Delivery Manual de Operação do Multiconta Drive / Delivery Após instalar o programa, executar..., então aparecerá a tela de abertura abaixo. Nesta tela mostra também a versão do programa. Se for a primeira vez

Leia mais

1223o TUTORIAL CADASTRO DE FINALIZADORAS. Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO

1223o TUTORIAL CADASTRO DE FINALIZADORAS. Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO 1223o TUTORIAL CADASTRO DE FINALIZADORAS Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO TUTORIAL CADASTRO DE FINALIZADORAS O objetivo deste tutorial é apresentar os procedimentos necessários

Leia mais

MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice

MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice Item MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice Página 1.Apresentação... 4 2.Funcionamento Básico... 4 3.Instalando o MCS... 4, 5, 6 4.Utilizando o MCS Identificando

Leia mais

Manual NOV - PDV. Versão 1.0

Manual NOV - PDV. Versão 1.0 Manual NOV - PDV Versão 1.0 Sumário 01 Captura de Nota Fiscal...3 02 Remessa de Entrada...6 03 Remessa de Saída......9 04 Pedido Normal...12 05 Pedido Especial...16 06 Nota Fiscal Avulsa...18 07 Controle

Leia mais

Apostila PDV Frente de Caixa

Apostila PDV Frente de Caixa Apostila PDV Frente de Caixa Sumário Sincronização dos dados...4 Menu PDV...4 Abrir PDV...4 PDV (Ctrl+V)...4 Processos de Vendas...5 Venda em Dinheiro...5 Venda em Cartão de Débito...6 Venda em Cartão

Leia mais

Manual Operacional. All Commerce ECF V 2.02

Manual Operacional. All Commerce ECF V 2.02 Manual Operacional All Commerce ECF V 2.02 Rua Lauro Linhares, Nº 589, 1º Andar - Complexo Industrial de Informática Trindade - CEP 88.036-000 - Florianópolis - SC - Fone (0 xx 48) 333-0891 E-mail : autocom@autocominformatica.com.br

Leia mais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Operações de Caixa Versão 2.0 Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Sumário Introdução... 3 Suprimento... 3 Sangria... 4 Abertura de Caixa... 6 Fechamento de Caixa...

Leia mais

BANRISUL CARTÕES: ROTEIRO PARA PRÉ-HOMOLOGAÇÃO TEF DISCADO/DEDICADO

BANRISUL CARTÕES: ROTEIRO PARA PRÉ-HOMOLOGAÇÃO TEF DISCADO/DEDICADO BANRISUL CARTÕES: ROTEIRO PARA PRÉ-HOMOLOGAÇÃO TEF DISCADO/DEDICADO ANEXO I : TEST A/C SELEÇÃO AÇÃO RESULTADO ESPERADO RESULTADO NSU/ OBSERVAÇÕES E OBTIDO COD. 01 ADM 4.ADMINISTRATIVO Configurar Produtos

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e

MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e SUMÁRIO 1. INSTALAÇÃO 2. CADASTROS 2.1. CADASTRO DE USUÁRIO 2.2. CADASTRO DE MODALIDADE 2.3. CADASTRO DE PRODUTO 3. OPERAÇÃO 3.1. VENDA 3.2. CANCELAMENTO

Leia mais

TRABALHANDO COM O ORÇAMENTO NO GERENCIAL

TRABALHANDO COM O ORÇAMENTO NO GERENCIAL Execute o ícone na área de trabalho: TRABALHANDO COM O ORÇAMENTO NO GERENCIAL Aguarde um instante, irá aparecer à seguinte tela: Clique no botão EXECUTAR e aguarde um momento. Após ter clicado em EXECUTAR

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR ACESSANDO O PORTAL DO PROFESSOR Para acessar o portal do professor, acesse o endereço que você recebeu através da instituição de ensino ou acesse diretamente o endereço:

Leia mais

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF)

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF) 1 Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão SEM Impressora de cupom fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa...3 2. Configurações dos Parâmetros......3 3. Cadastro de cliente...4

Leia mais

Cartão Usuário ISSEM

Cartão Usuário ISSEM Cartão Usuário ISSEM Objetivo: O sistema é on-line e oferece ao segurado do Instituto, facilidade e rapidez nos atendimentos junto aos nossos credenciados. Com o uso de um cartão, o segurado pode dirigir-se

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL Manual do ITIV PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO M A N U A L D O ITIV PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL Manual do ITIV ÍNDICE INFORMAÇÕES GERAIS...3

Leia mais

Release 3.83. Resumo das alterações. Gerais. Contabilidade. Estoque. ERP-7113 Lançamentos Erros ao alterar lançamentos contábeis.

Release 3.83. Resumo das alterações. Gerais. Contabilidade. Estoque. ERP-7113 Lançamentos Erros ao alterar lançamentos contábeis. Release 3.83 Resumo das alterações Gerais Contabilidade ERP-7113 Lançamentos Erros ao alterar lançamentos contábeis. 1. Corrigido processo de alteração do lançamento contábil em lotes manuais, nos casos

Leia mais

Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso Supervisão de Informática Departamento de Desenvolvimento Sistema Declaração On Line. Declaração On Line

Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso Supervisão de Informática Departamento de Desenvolvimento Sistema Declaração On Line. Declaração On Line Declaração On Line Manual de Apoio à Utilização do Sistema Manual do Usuário Versão 1.0 INTRODUÇÃO... 4 AUTENTICANDO-SE NO SISTEMA... 4 EM CASO DE ESQUECIMENTO DA SENHA... 5 ALTERANDO A SENHA DE ACESSO

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.07

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.07 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.07 Configurando o Módulo... 3 Contas... 3 Conta Caixa... 5 Aba Geral... 5 Aba Empresas... 8 Conta Banco... 9 Aba Geral... 9 Aba Conta Banco... 10 Aba Empresas... 12 Tipos de

Leia mais

Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0

Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0 Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0 DESENVOLVEDOR JORGE ALDRUEI FUNARI ALVES 1 Sistema de ordem de serviço HMV Apresentação HMV/OS 4.0 O sistema HMV/OS foi desenvolvido por Comtrate

Leia mais

MANUAL - CONTABILIDADE

MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. MÓDULO CONTABILIDADE...4 2.1. PLANO CONTÁBIL...4 2.2. BOLETIM CONTÁBIL...4 2.2.1. Lançamentos Contábeis...5

Leia mais

Índice Pagina venda de produtos...03 Desconto em Produtos (Venda)...03 Venda com Entrega...04 Venda Fiado (Promissória)...05 Transferência de

Índice Pagina venda de produtos...03 Desconto em Produtos (Venda)...03 Venda com Entrega...04 Venda Fiado (Promissória)...05 Transferência de Índice Pagina venda de produtos...03 Desconto em Produtos (Venda)...03 Venda com Entrega...04 Venda Fiado (Promissória)...05 Transferência de produtos para uma filial...05 Ajuste de preço de produto...05

Leia mais

Monitor de Comercialização - Proponente MT-212-00056-2

Monitor de Comercialização - Proponente MT-212-00056-2 Monitor de Comercialização - Proponente MT-212-00056-2 Última Atualização: 08/01/2015 Índice I Como acessar um Leilão II Informações básicas III Anexos IV Painel de Lances V Envio de Lances VI Prorrogação

Leia mais

TransactionCentre - Módulo Client.exe Manual de Instalação

TransactionCentre - Módulo Client.exe Manual de Instalação . Introdução A finalidade deste documento é apresentar passo-a-passo o processo de instalação do TransactionCentre Client. No caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato com o seu suporte técnico, o

Leia mais

Troca de horário de Verão

Troca de horário de Verão Sumário Troca de horário de Verão...2 DataFlex - Saindo do Horário de Verão...3 Identificando Versão Java...5 Versão Java Inferior a 2.3.6.1...6 ECF - Epson...6 Demais marcas de ECF...8 Redução Z não emitida...9

Leia mais

Tutorial para emissão de NF-e

Tutorial para emissão de NF-e Tutorial para emissão de NF-e Conteúdo 1.Configuração do Módulo de NF-e... 2 1.1.Códigos Fiscais... 3 1.2.Contas Contábeis... 4 1.3.Conta corrente... 6 2.Emissão de NF-e... 8 2.1.Gerar NF-e... 9 2.2.NF-e

Leia mais

Busca Por Nome da Empresa:

Busca Por Nome da Empresa: CERTIDÃO ESPECÍFICA Ao escolher o Tipo de Certidão Específica, será exibida uma breve definição da certidão simplificada e a tabela de preços. Após escolher o tipo de certidão desejada, clique no botão.

Leia mais

SSPlus (8.0) REA Relatório Explicativo de Alterações. REA SSPlus 8.0 1

SSPlus (8.0) REA Relatório Explicativo de Alterações. REA SSPlus 8.0 1 REA SSPlus 8.0 1 REA Relatório Explicativo de Alterações SSPlus (8.0) Autor : Alana Trindade Criado em 17/11/2015 Impresso Arquivo REA Relatório Explicativo de Alterações Versão 8.0.138a REA SSPlus 8.0

Leia mais

Manual do Programa de Caixa1

Manual do Programa de Caixa1 Manual do Programa de Caixa1 Para abrir o sistema de Caixa basta cliclar no ícone do programa. Que abrirá a tela conforme imagem abaixo: Como se pode notar, no menu superior as únicas opções ativas são

Leia mais

OPL9815 Inventário Configurável

OPL9815 Inventário Configurável OPL9815 Inventário Configurável Versão: PXOINCG (OPL9815) 30/09/2015: Revisão 01 Opticon Latin America Versão: INCG - Página 1 1. Funcionalidades... 3 2. Teclas... 3 3. Estrutura de Menus... 4 3. 1. Coleta...

Leia mais

Futura Mobile (Lixeira)? MOB05

Futura Mobile (Lixeira)? MOB05 Como Excluir Pedidos do Futura Mobile (Lixeira)? MOB05 Sistema: Futura Mobile Menu: Lixeira Referência: MOB05 Como Funciona: Este botão é utilizado para excluir pedidos, lista de impressão e reposições

Leia mais

GUIA RÁPIDO DO USUÁRIO (Sistema NFSE) Acesse nossos manuais em: ead.sempretecnologia.com.br

GUIA RÁPIDO DO USUÁRIO (Sistema NFSE) Acesse nossos manuais em: ead.sempretecnologia.com.br GUIA RÁPIDO DO USUÁRIO () Acesse nossos manuais em: ead.sempretecnologia.com.br Sumário Configurações iniciais... 3 Acessando o sistema... 3 Alterando a senha de acesso... 3 Cadastrando clientes... 4 Cadastrando

Leia mais

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New 1 Roteiro passo a passo Módulo Vendas Balcão Sistema Gestor New Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão com uso de Impressora fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa......3

Leia mais

COMO EFETUAR UMA VENDA.

COMO EFETUAR UMA VENDA. COMO EFETUAR UMA VENDA. Há duas formas de iniciar o processo para efetuar uma venda: 1. Menu ESTOQUE > SAÍDA MERC/SERVIÇOS ou 2. Clicar no ícone: A seguinte tela será apresentada: Obs.: Por via de regra

Leia mais

Guia Rápido do Usuário

Guia Rápido do Usuário CERTIDÕES UNIFICADAS Guia Rápido do Usuário CERTUNI Versão 1.0.0 CASA DA MOEDA DO BRASIL Conteúdo Acessando o Sistema... 3 Alterando Senhas... 3 Encerrando sua Sessão... 4 Gerando Pedido... 4 Alterando

Leia mais

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus.

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. - Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. Ou digite www.simpo.com.br/protocolo/login.php, para ir diretamente

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA KIRON NF-e Kiron Sistema Nota Fiscal Eletrônica

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA KIRON NF-e Kiron Sistema Nota Fiscal Eletrônica MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA KIRON NF-e 2 Índice CADASTROS... 4 Cliente Fornecedor - Transportadora... 4 Unidade de Medida... 5 Produto... 7 NCM... 8 Artigos da Nota Fiscal... 10 Natureza de Operação - CFOP...

Leia mais

Manual do sistema Lojamix PDV

Manual do sistema Lojamix PDV Manual do sistema Lojamix PDV Versão 1.10 Data da última atualização 07/11/2011 SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS...3 LISTA DE Siglas...4 Primeiros passos...5 Acessando o ambiente de configuração...5 Acessando

Leia mais

1. INSTALAÇÃO DO SISTEMA. 3 2. PRIMEIRO LOGIN. 8 3. ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA. 12 4. DESINSTALAÇÃO DO SISTEMA. 14 5. EXCLUIR DADOS. 15 6.

1. INSTALAÇÃO DO SISTEMA. 3 2. PRIMEIRO LOGIN. 8 3. ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA. 12 4. DESINSTALAÇÃO DO SISTEMA. 14 5. EXCLUIR DADOS. 15 6. Índice 1. INSTALAÇÃO DO SISTEMA...3 2. PRIMEIRO LOGIN...8 3. ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA...12 4. DESINSTALAÇÃO DO SISTEMA...14 5. EXCLUIR DADOS...15 6. APRESENTAÇÃO DO EXTRANET...17 6.1 Sistema DESCONECTADO...18

Leia mais

Prestador de Serviços

Prestador de Serviços Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Serviços...3 Os Recibos... 5 Como imprimir?... 6 As Listagens...7 Clientes... 9 Consulta...9 Inclusão... 11 Alteração... 12 Exclusão... 13 Serviços...

Leia mais

SSPlus (8.0) REA Relatório Explicativo de Alterações. REA SSPlus 8.0 1

SSPlus (8.0) REA Relatório Explicativo de Alterações. REA SSPlus 8.0 1 REA SSPlus 8.0 1 REA Relatório Explicativo de Alterações SSPlus (8.0) Autor : Alana Trindade Criado em 30/09/2015 Impresso Arquivo REA Relatório Explicativo de Alterações Versão 8.0.125a REA SSPlus 8.0

Leia mais

Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:...

Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:... 0 Conteúdo Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:... 4 1.2 Acesso através do teclado (digitando a matrícula):...

Leia mais

Atendimento WEB IAMSPE CEAMA v20120524.docx. Manual de Atendimento

Atendimento WEB IAMSPE CEAMA v20120524.docx. Manual de Atendimento Manual de Atendimento ÍNDICE INCLUIR PEDIDO (SOLICITAÇÃO DE SENHA)... 3 ACOMPANHAMENTO DE PEDIDO... 8 2 INCLUIR PEDIDO (SOLICITAÇÃO DE SENHA) Utilizado para solicitação de senha para procedimentos pré-autorizados.

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA CSPSNet

MANUAL DO PROGRAMA CSPSNet MANUAL DO PROGRAMA CSPSNet Qualquer dúvida entre em contato: (33)32795093 01 USUÁRIO/CSPSNet O sistema CSPSNet está configurado para funcionar corretamente nos seguintes browsers: Internet Explorer 8.0,

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO MANUAL PARA CONVERSÃO DE RECIBOS PROVISÓRIOS DE SERVIÇO EM NF-E

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO MANUAL PARA CONVERSÃO DE RECIBOS PROVISÓRIOS DE SERVIÇO EM NF-E PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO MANUAL PARA CONVERSÃO DE RECIBOS PROVISÓRIOS DE SERVIÇO EM NF-E (Modelo II) 1 Introdução Este manual apresenta e detalha os procedimentos para a realização do processo

Leia mais

AGHOS - GESTÃO E REGULAÇÃO ASSISTENCIAL E FINANCEIRA DE SAÚDE MÓDULO DE REGULAÇÃO AMBULATORIAL DE CONSULTAS ESPECIALIZADAS

AGHOS - GESTÃO E REGULAÇÃO ASSISTENCIAL E FINANCEIRA DE SAÚDE MÓDULO DE REGULAÇÃO AMBULATORIAL DE CONSULTAS ESPECIALIZADAS Manual de Regulação Ambulatorial de Consultas Especializadas SISTEMA AGHOS Versão 01.2011 ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 1. O SISTEMA...4 1.1 Acesso ao Sistema AGHOS:...4 1.2 Teclas de funções do Sistema:...5 1.3

Leia mais

MÓDULO DE DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS DECORE MANUAL Versão 2.0

MÓDULO DE DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS DECORE MANUAL Versão 2.0 CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE MÓDULO DE DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS DECORE MANUAL Versão 2.0 Spiderware Consultoria em Informática Rua Mayrink Veiga, 11 / 804 Rio de Janeiro RJ CEP 20090-050 Tel. 0 (XX)

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo:

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: GUIA DE ORIENTAÇÃO 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: 1.1 - ACESSAR O SITE DA PREFEITURA: 1.2 - CLICAR NA OPÇÃO: SERVIÇOS >> NOTA FISCAAL ELETRÔNICA 1.3 - Aguarde carregar

Leia mais

+ - EFICIÊNCIA DESPERDÍCIO. Manual do Usuário LM PDV NFC-e LITE

+ - EFICIÊNCIA DESPERDÍCIO. Manual do Usuário LM PDV NFC-e LITE + - EFICIÊNCIA DESPERDÍCIO Manual do Usuário LM PDV NFC-e LITE De acordo com a Resol. 720/2014 Índice Capítulo I LM Gerenciador PDV NFC-E 1 - Executando o LM Gerenciador PDV NFC-E 2 Cadastros Capítulo

Leia mais

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I.

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. MILI S.A. - D.T.I. Índice 1 ACESSANDO O PORTAL IPEDIDOS... 3 1.1 Login...5 1.2 Tela Principal, Mensagens e Atendimento On-line...6 2 CADASTRAR... 10 2.1 Pedido...10

Leia mais

Para cadastrar uma nova conta, clique sobre o botão preencha os campos habilitados.

Para cadastrar uma nova conta, clique sobre o botão preencha os campos habilitados. Contas a Pagar de Condomínio - Sami ERP++ Neste roteiro será explicado os processos de cadastro, controle e quitação das contas a pagar de condomínios. 1. Entrada Contas a Pagar Acesse o Módulo FINANCEIRO

Leia mais

Acompanhamento e Execução de Projetos

Acompanhamento e Execução de Projetos Acompanhamento e Execução de Projetos Manual do Usuário Atualizado em: 28/11/2013 Página 1/24 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ABRANGÊNCIA DO SISTEMA... 3 3. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 3 4. COMO ACESSAR O SISTEMA...

Leia mais

Av. Padre Claret, 146 Conj. 503 Centro Esteio/ RS Fone/ Fax: (51) 3033-6663 www.maxce.com.br

Av. Padre Claret, 146 Conj. 503 Centro Esteio/ RS Fone/ Fax: (51) 3033-6663 www.maxce.com.br PARÂMETROS DE LANÇAMENTOS PARAMETRIZAÅÇO PARA O MÉDULO LANÅAMENTOS NO SISTEMA ARQUIVO > LANÅAMENTOS > PARÑMETROS E CONFIGURAÅÖES PREENCHIMENTO DAS GUIAS: 1. GUIA IMPOSTOS: a) Contas relacionadas à apuração

Leia mais

Manual de uso do Avance PDV

Manual de uso do Avance PDV 2015 Avance Sistemas e Consultoria Ltda Antes de começar... Todo o conteúdo deste material é de responsabilidade e uso exclusivo de Avance Sistemas & Consultoria Ltda. Dúvidas, sugestões e críticas são

Leia mais

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

Conteúdo PARAMETRIZAÇÃO STOREMANAGER... 2

Conteúdo PARAMETRIZAÇÃO STOREMANAGER... 2 Conteúdo PARAMETRIZAÇÃO STOREMANAGER... 2 CONFIGURAÇÕES DA GUIA GERAIS DO STOREMANAGER... 2 Seção Geral... 2 BOTÕES DE CONFIRMAÇÃO... 3 Seção Código de Barras... 4 Seção Abertura / Fechamento de Caixa...

Leia mais

Manual de Recibos. Manual de Recibos

Manual de Recibos. Manual de Recibos Manual de Recibos As aplicações XD dispõe de um módulo de controlo de Contas Correntes de Clientes que tem sido evoluído de forma a satisfazer as diversas necessidades dos seus clientes. As Contas Correntes

Leia mais

MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25

MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25 MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25 1 Sumário 1.Objetivo...03 2.Suporte...03 3.Como instalar...03 4.Usando o PEP...09 2 1. Objetivo:

Leia mais

Cappta Cartões Guia de Utilização

Cappta Cartões Guia de Utilização Cappta Cartões Guia de Utilização Bem-vindo! Obrigado por utilizar a solução Cappta Cartões, a maneira mais simples e rápida de aceitar todos os tipos de cartão no varejo. Este manual detalha as principais

Leia mais

ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11

ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11 MANUAL DE USO DO SISTEMA GOVERNO DIGITAL ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11 2.0. SOLICITAÇÕES DE AIDF E AUTORIZAÇÃO DE EMISSÃO DE NOTA

Leia mais

Consulta NF-e. fiscais eletrônicas. Conforme apresentada na tela abaixo;

Consulta NF-e. fiscais eletrônicas. Conforme apresentada na tela abaixo; Consulta NF-e A consulta da NFe e a Reimpressão se encontram no módulo FRDOC no menu Notas Fiscais. Esta opção possibilita a realização de consultas referentes às notas fiscais eletrônicas e também permite

Leia mais

Procedimentos para Utilização do SAVI

Procedimentos para Utilização do SAVI Procedimentos para Utilização do SAVI 1. Acessando o sistema Para acessar o sistema é necessário ter instalado em seu sistema o navegador Firefox. Uma vez que ele esteja disponível acesse o link: HTTP://

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Acesso ao Sistema - Pessoa Física

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Acesso ao Sistema - Pessoa Física Acesso ao Sistema - Pessoa Física Página 2 de 37 Índice ÍNDICE... 2 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS... 4 1.1. DEFINIÇÃO... 4 1.2. OBRIGATORIEDADE DE EMISSÃO DA NFS-E... 4 1.3. CONTRIBUINTES IMPEDIDOS DA EMISSÃO

Leia mais

TELA INICIAL: BOTÕES INICIAIS:

TELA INICIAL: BOTÕES INICIAIS: Sumário 1. Tela Inicial... 02 2. Venda [F1]... 03 a. Cliente [F2]... 03 b. Importar [F9]... 04 c. Produtos [F3]... 04 d. Fechamento [F4]... 05 e. Impressão, Ponto de Referência e Observações... 07 f. Consulta

Leia mais

NOTA FISCAL ELETRÔNICA

NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTA FISCAL ELETRÔNICA Instalação do certificado digital Para cada empresa certificadora existe um manual de instalação. Antes de emitir o certificado no cliente, leia atentamente as instruções do manual.

Leia mais

Manual de Treinamento Serviços de Manutenção Ticket Car. Operações via POS/TEF

Manual de Treinamento Serviços de Manutenção Ticket Car. Operações via POS/TEF Manual de Treinamento Serviços de Manutenção Ticket Car Operações via POS/TEF Cartão Ticket Car CIU - Cartão de Identificação do Usuário ÍNDICE Operações com o Cartão Ticket Car... 04 POS Ticket Car :

Leia mais

Dúvidas Em caso de dúvidas, entre em contato conosco: UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS Unidade Acadêmica de Graduação

Dúvidas Em caso de dúvidas, entre em contato conosco: UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS Unidade Acadêmica de Graduação 2º Período de Matrículas - Inclusão de disciplinas 1. Apresentação...2 2. Iniciando sua inclusão...4 3. Selecionando o contexto...6 1. Selecionando disciplina(s) - (atividades acadêmicas)...7 2. Plano

Leia mais

GUIA RÁPIDO D-TEF (Uso Interno CAC) CONEXÃO DO EQUIPAMENTO PINPAD

GUIA RÁPIDO D-TEF (Uso Interno CAC) CONEXÃO DO EQUIPAMENTO PINPAD (Uso Interno CAC) CONEXÃO DO EQUIPAMENTO PINPAD Índice 1. EQUIPAMENTOS 3 2. INTRODUÇÃO AO SISTEMA TEF DEDICADO DIREÇÃO 5 3. REALIZANDO VENDAS 7 4. REALIZANDO VENDA COM REDES 5 9 5. VISUALIZAÇÃO DE RELATÓRIOS

Leia mais