Geradores de Sinal e Circuitos Formatadores de Ondas osciladores lineares

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Geradores de Sinal e Circuitos Formatadores de Ondas osciladores lineares"

Transcrição

1 p. 1/2 Resumo O critério de oscilação Controlo de Amplitude Não Linear O oscilador Wien-Bridge O oscilador de deslocamento de Fase O oscilador de Quadratura O oscilador Filtro Activo Sintonizado

2 p. 2/2 Geradores de Sinal e Circuitos Formatadores de Ondas Nos circuitos electrónicos existe frequentemente a necessidade de sinais com formas de onda standard, por exemplo sinais sinusoidais, triangulares ou quadrados. Estes sinais podem ser necessários para fazer temporizações, para sistemas de comunicação e teste e medida, entre muitas outras aplicações. Existem duas formas distintas de geração de sinusóides. A primeira utiliza uma malha de realimentação positiva consistindo num circuito RC ou LC. A amplitude das ondas sinusoidais geradas é limitada usando um dispositivo limitador não linear ou mesmo as não linearidades do próprio circuito. Apesar disso estes circuitos que utilizam circuitos ressonantes para gerar ondas sinusoidais são chamados de osciladores lineares. A outra forma de gerar ondas sinusoidais é gerar uma onda sinusoidal a partir de uma onda triangular por formatação da mesma.

3 p. 3/2 Geradores de Sinal e Circuitos Formatadores de Ondas Circuitos que geram formas de onda quadradas, triangular e impulsivas são chamados osciladores não lineares ou geradores de funções e usam os circuitos chamados Multivibradores. Existem três tipos de multivibrador: biestável, astável e monoestável. Os multivibradores a estudar empregam AmpOp e são utilizados para aplicações analógicas de precisão. Uma forma geral de gerar ondas triangulares ou quadradas é obtida ligando um circuito biestável e um AmpOp integrador na malha de realimentação.

4 p. 4/2 O critério de oscilação A técnica desenvolvida para o projecto de osciladores sinusoidais inclui dois passos: o primeiro, linear, permite utilizar um método no domínio da frequência através de análise de realimentação e o segundo que consiste em introduzir uma não linearidade para controlar a amplitude. A estrutura básica dum oscilador sinusoidal consiste num amplificador realimentado com uma malha dependente da frequência com realimentação positiva como mostrado na figura. Com realimentação positiva a equação do ganho é: A f (s) = A(s) 1 A(s)β(s)

5 O critério de oscilação O ganho da malha é A(s)β(s) mas para a análise seguinte é possível retirrar o sinal menos L(s) = A(s)β(s) A equação característica (1) é a condição para a malha de realimentação fornecer oscilação sinusoidal à frequência w 0 (2) sendo: 1 L(s) = 0 (1) L( jw 0 ) = A( jw 0 )β( jw 0 ) = 1(2) Critério Barkhausen:Em w 0 a fase do ganho da malha deve ser zero e o módulo do ganho da malha deve ser unitário Deve notar-se que para o circuito oscilar só a uma frequência o critério de oscilação só pode satisfazer-se a uma frequência (ou o resultado não será uma sinusóide). É possível encontrar uma forma intuitiva para explicar o critério de Barkhausen. Para este circuito produzir uma saída de frequência constante e manter essa saída com uma entrada nula (x s = 0) o sinal realimentado é x f = βx o que multiplicado por A produz novamente x o, então Ax f = x o e Aβx o = x o Aβ = 1 p. 5/2

6 O critério de oscilação A frequência de oscilação w 0 é determinada apenas pelas características de fase da malha de realimentação; a malha oscila à frequência à qual a fase é zero. A estabilidade da oscilação é determinada pela forma como a fase φ(w) varia com a frequência. Uma fase φ(w) que tem um declive acentuado em torno de 0 resulta numa frequência mais estável. Isto pode ser analisado supondo uma variação δφ devido a uma variação num dos componentes do circuito. Se dφ/dw é grande então a mudança resultante em w 0 será pequena. Uma abordagem alternativa ao estudo de circuitos osciladores consiste em analisar os pólos do circuito que são as raízes da equação característica. Para o circuito produzir oscilações contínuas a equação característica tem que ter as raízes s = ± jw 0. Por isso 1 A(s)β(s) deve ter um factor s 2 + w 2 0. p. 6/2

7 p. 7/2 Controlo de Amplitude Não Linear É necessário que Aβ > 1 para w = w 0 para tomar em conta possíveis variações de parâmetros que levem o circuito a não oscilar. Nesta situação as oscilações crescem em amplitude sem limite. Por isso é necessário um mecanismo para forçar Aβ = 1 para um determinado valor de amplitude de saída. Primeiro garante-se que as oscilações começaram, projectando o circuito de forma a que Aβ seja ligeiramente superior a um. Isto corresponde a projectar o circuito de forma que os pólos estejam no semi-plano s direito. Por isso quando se ligar a fonte de alimentação as oscilações crescem em amplitude. Quando a amplitude chega a um certo valor o circuito não linear provoca a redução do ganho para 1. Desta forma os pólos passam para o eixo imaginário.

8 p. 8/2 Controlo de Amplitude Não Linear Existem duas formas básicas para implementar o mecanismo não linear de limitação de ganho. A primeira utiliza um limitador. Permite-se que as oscilações cresçam até ao limite pré-definido. Quando o limitador entra em funcionamento a amplitude mantém-se estável. O limitador de ganho deve ser suave, ou seja, não deve diminuir o ganho duma forma abrupta para minimizar a distorção não linear. Em termos práticos os limitadores são abruptos gerando ondas quadradas que passam por uma malha de realimentação composta por um filtro passa-banda que elimina as componentes de frequência não pretendidas obtendo-se novamente a sinusóide. Quanto maior o factor de qualidade Q do filtro menos harmónicos são gerados da onda sinusoidal inicial.

9 p. 9/2 Controlo de Amplitude Não Linear O outro mecanismo para controlo de amplitude utiliza um elemento cuja resistência pode ser controlada pela amplitude da onda de saída. É possível colocar este elemento no circuito de realimentação de forma a garantir que a resistência determine o ganho da malha da forma pretendida. Díodos e JFETs a operar na região de tríodo são vulgarmente utilizados para implementar um elemento cuja resistência é controlada por tensão.

10 p. 10/2 Um circuito para controlo de amplitude Considerando que v I e v o são pequenos, v A é positivo, v B é negativo e os díodos estão ao corte, toda a corrente v I /R 1 flui pela resistência de realimentação R f. O ganho de tensão é: v 0 = R f R 1 v I É possível analisar as tensões nos nós A e B a partir de V e v 0 por sobreposição obtendo-se: v A = V R 3 R R 2 +R 3 + v 2 0 R 2 +R 3 (1) v B = V R 4 R R 4 +R 5 + v 5 0 R 4 +R 5 (2) Quando v I fica positivo, v o torna-se negativo e v B torna-se mais negativo mantendo D 2 ao corte. Continuando a aumentar v I vai-se atingir um valor negativo de v o que permite que v A coloque D 1 a conduzir.

11 p. 11/2 Um circuito para controlo de amplitude Considerando que o díodo está justamente a começar a conduzir. Fazendo v A = 0.7 = V D a tensão v o a que isso acontece é (colocando em (1) v A = V D ( e resolvendo ) em relação a v o ) L = V R 3 R 2 V D 1+ R 3 R 2 O valor correspondente de v I pode ser encontrado dividindo L por R f /R 1. Se v I é aumentado além desse valor mais corrente é injectada em D1 e v A permanece aproximadamente igual a V D. Por isso a corrente através R 2 permanece aproximadamente constante e a corrente adicional no díodo flui através de R 3. Por isso R 3 aparece em paralelo com R f e o ganho incremental (ignorando a resistência do díodo) é (R f R 3 )/R 1. Para obter um declive da função de transferência pequeno na região de limitação é seleccionado um valor baixo de R 3.

12 p. 12/2 Um circuito para controlo de amplitude A característica de transferência para v I negativo pode ser encontrado de forma idêntica. Com v B = V D ( ) L + = V R 4 R 5 +V D 1+ R 4 R 5 Finalmente, se R f for aumentado obtém-se um ganho maior enquanto se mantêm L + e L inalterados. No limite removendo R f resulta na curva da figura que é de um comparador.

13 p. 13/2 O oscilador Wien-Bridge A figura mostra um oscilador Wien-Bridge sem controlo não linear de ganho. O circuito consiste num amplificador operacional em montagem não inversora com ganho 1+R 2 /R 1. Na malha de realimentação deste amplificador com ganho positivo está ligado [ uma ] malha RC. O ganho da malha é então L(s) = 1+ R 2 Zp R 1 Z p +Z s = 1+R 2/R 1 3+sCR+1/(sCR) Substituindo s = jw 1+R L( jw) = 2 /R 1 3+ j(wcr 1/(wCR)) O ganho da malha será um número real (com fase zero) à frequência dada por: w 0 CR = w 1 0 CR w 0 = CR 1

14 p. 14/2 O oscilador Wien-Bridge Para obter oscilações continuadamente à frequência w 0 = 1/(RC) é necessário que o ganho da malha seja igual à unidade, logo: R 2 R 1 = 2 Para as oscilações começarem R 2 /R 1 deve ser ligeiramente superior a dois. Pode-se verificar que para essa situação as raízes da equação característica 1 L(s) = 0 estarão no semiplano direito s. A amplitude de oscilação pode ser determinada e estabilizada usando um limitador não linear de amplitude.

15 p. 15/2 O oscilador Wien-Bridge O limitador é idêntico ao apresentado no acetato 10. No pico positivo da tensão de saída v o, a tensão no nó b excederá a tensão v 1 (que é cerca de v o /3) e o díodo D2 conduz. Isto cortará o pico positivo num valor determinado por R 5, R 6 e a tensão negativa. O valor do pico de saída positivo pode ser calculado por v b = v 1 +V D2 e aplicando a lei dos nós em b, desprezando a corrente de D2. O valor do pico negativo pode ser determinado por v a = v 1 V D1 e escrevendo a equação dos nós do nó a, desprezando a corrente em D1. Para se obter uma onda simétrica R 3 é escolhida igual a R 6 e R 4 igual a R 5.

16 p. 16/2 O oscilador Wien-Bridge Método alternativo de estabilização O potenciómetro P é ajustado até as oscilações começarem a crescer. Quando as oscilações crescem os díodos começam a conduzir fazendo o ganho diminuir para um. A amplitude de saída pode ser variada ajustando o potenciómetro P. A saída é tirada no ponto b uma vez que tem menos distorção do que em a. Deve notar-se que a tensão em b é proporcional à tensão nos terminais de entrada do AmpOp e aí o sinal (de a) já foi filtrado pela malha RC. Por o nó b ser um nó de alta impedância será preciso um buffer para fornecer a onda a uma carga.

17 p. 17/2 O oscilador de deslocamento de Fase Este oscilador consiste num amplificador com ganho negativo com um circuito RC de três secções na malha de realimentação. O circuito irá oscilar à frequência em que a fase do circuito RC seja 180. A razão de usar uma tripla rede passiva RC é o número mínimo de secções que é capaz de fazer um deslocamento de fase de 180 a uma frequência finita. Para as oscilações serem mantidas, o valor de K deve ser igual ao inverso do ganho da tripla rede passiva à frequência de oscilação. Mas para as oscilações começarem o valor de K deve ser ligeiramente maior que esse valor.

18 p. 18/2 O oscilador de deslocamento de Fase há mais distorção harmónica. A figura mostra o oscilador de deslocamento de fase com um limitador na malha de realimentação. A ganho da malha é dada por Aβ = V o( jw) V x ( jw) = w 2 C 2 RR f 4+ j(3wcr 1/(wCR)) Para começar a oscilar R f tem que ser ligeiramente maior que o mínimo valor requerido. Apesar do circuito estabilizar mais rapidamente e gerar ondas sinusoidais mais estáveis com R f ainda maior, nessa situação

19 p. 19/2 O oscilador de Quadratura O amplificador 1 está ligado como um integrador com um limitador na realimentação para controlo de amplitude. O amplificador 2 está ligado como um integrador não inversor. Para compreender a operação deste integrador não inversor considere o circuito equivalente mostrado em (b). Este é o circuito equivalente na entrada no segundo AmpOp.

20 p. 20/2 O oscilador de Quadratura A relação entre v o2 e v é v = v o2 /2. Pelo teorema de Miller é possível decompor R f na entrada sendo R f /(1 2). Obtém-se uma resistência negativa R f. Se R f for igual a 2R o paralelo de R f com 2R em (b) dá uma resistência infinita, ficando o circuito equivalente apenas composto por uma fonte de corrente e um condensador. Então: v = v O2 2 = 1 C t 0 v O1 2R A onda v O2 é uma onda sinusoidal mais pura que v O1 pois no primeiro integrador existe limitação de amplitude e no segundo integrador a onda é filtrada. O ganho da malha é L(s) = V o2 V x = 1 s 2 C 2 R 2 Por isso o circuito oscilará em w 0 = 1 CR O nome de oscilador de Quadratura resulta do circuito fornecer duas sinusóides em quadratura (diferença de 90 ).

21 p. 21/2 O oscilador Filtro Activo Sintonizado O circuito consiste num filtro passa-banda de factor de qualidade elevada ligado numa malha de realimentação positiva com um limitador abrupto. Considerando que as oscilações já começaram, a saída do filtro passa banda será uma onda sinusoidal cuja frequência é igual à frequência central do filtro f 0. A onda v 1 é fornecida ao limitador que produz uma onda quadrada cujos níveis são determinados pelos níveis limite. A onda quadrada é então fornecida ao filtro passa-banda que filtra os harmónicos e fornece uma saída sinusoidal v 1 com a frequência f 0.

22 p. 22/2 O oscilador Filtro Activo Sintonizado A pureza da onda de saída será função directa da selectividade (ou factor de qualidade Q) do filtro passa banda. Existe controlo independente da frequência, amplitude e distorção da sinusóide de saída. Qualquer filtro com ganho positivo pode ser usado. A estabilidade em frequência do oscilador é determinada pela estabilidade em frequência do filtro passa-banda. O circuito do acetato seguinte implementa um filtro desse tipo. R 1, D1 e D2 é o circuito limitador. O circuito restante é um filtro activo passa-banda que será estudado mais tarde.

23 O oscilador Filtro Activo Sintonizado p. 23/2

24 p. 24/2 Conclusão Os Circuitos Osciladores RC com OpAmps são úteis para operação desde os 10Hz aos 100KHz (no máximo 1MHz). O limite inferior é determinado pelo tamanho dos componentes passivos requeridos; o limite máximo é determinado pelas limitações de resposta em frequência e slew-rate dos amplificadores operacionais. Para frequências mais elevadas são usados circuitos com transístores juntamente com circuitos sintonizados LC ou cristais.

Realimentação. gerados tanto por os componentes do circuito como interferências externas. (continua) p. 2/2

Realimentação. gerados tanto por os componentes do circuito como interferências externas. (continua) p. 2/2 p. 1/2 Resumo Realimentação Dessensibilização do Ganho Extensão de Largura de Banda Redução de Ruído Redução de Distorção não Linear As quatro tipologias básicas Amplificadores de Tensão Amplificadores

Leia mais

NBESTA00713SA Eletrônica Analógica Aplicada AULA 18. Osciladores. Prof. Rodrigo Reina Muñoz T2 de 2018

NBESTA00713SA Eletrônica Analógica Aplicada AULA 18. Osciladores. Prof. Rodrigo Reina Muñoz T2 de 2018 AULA 8 Osciladores Prof. odrigo eina Muñoz rodrigo.munoz@ufabc.edu.br T2 de 208 Conteúdo Estabilidade Critério de Barkhausen Diferentes tipos de oscildores 2 Osciladores São circuitos que produzem um sinal

Leia mais

EII - Osciladores. Introdução:

EII - Osciladores. Introdução: EII - Osciladores Introdução: Osciladores são circuitos que geram sinais periódicos (sinusoidais, quadrados, dente de serra, etc.), actualmente até frequências da ordem dos GHz. Têm aplicações em telecomunicações

Leia mais

Função de Transferência do Amplificador re- alimentado

Função de Transferência do Amplificador re- alimentado p. 1/2 Resumo Efeito da Realimentação nos Pólos do Amplificador Amplificador só com um Pólo Amplificador com dois Pólos Amplificador com três ou mais Pólos Estabilidade usando Diagramas de Bode Compensação

Leia mais

Guias de Laboratório da Unidade Curricular Eletrónica 2 (Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores)

Guias de Laboratório da Unidade Curricular Eletrónica 2 (Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores) Guias de Laboratório da Unidade Curricular Eletrónica 2 (Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores) Jorge Manuel Martins ESTSetúbal, julho de 2017 Índice Lab. 1 - Estudo de um Amplificador

Leia mais

Teoria Geral de Osciladores

Teoria Geral de Osciladores Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Osciladores e Multivibradores Teoria Geral de Osciladores Florianópolis, março de 2012. Prof.

Leia mais

O circuito LCR ressonante

O circuito LCR ressonante p. 1/3 Resumo O circuito LCR ressonante Realização de Filtro Passa-Baixo, Passa-Alto, Passa Banda, Notch, Passa-Tudo Realização de Filtros Activos de Segunda Ordem baseados em substituição de Indutância

Leia mais

Geral de Osciladores. Capítulo. Meta deste capítulo Entender os principais conceitos para que um circuito eletrônico opere como oscilador.

Geral de Osciladores. Capítulo. Meta deste capítulo Entender os principais conceitos para que um circuito eletrônico opere como oscilador. 1 Teoria Capítulo Geral de Osciladores Meta deste capítulo Entender os principais conceitos para que um circuito eletrônico opere como oscilador. objetivos Entender o princípio de funcionamento de um oscilador;

Leia mais

CURSO DE ELETRÔNICA DIGITAL OS MULTIVIBRADORES ASTÁVEIS E MONOESTÁVEIS. também são muito importantes em aplicações relacionadas com a Eletrônica

CURSO DE ELETRÔNICA DIGITAL OS MULTIVIBRADORES ASTÁVEIS E MONOESTÁVEIS. também são muito importantes em aplicações relacionadas com a Eletrônica LIÇÃO 8 OS MULTIVIBRADORES ASTÁVEIS E MONOESTÁVEIS Na lição anterior aprendemos como funcionam os principais tipos de flip-flops, verificando que dependendo dos recursos de cada um, eles podem ser empregados

Leia mais

Folha 3 Amplificadores operacionais (ampops).

Folha 3 Amplificadores operacionais (ampops). Folha 3 Amplificadores operacionais (ampops). 1. Os fios de ligação aos terminais de saída de um transdutor captam um ruído de interferência com frequência de 60 Hz e 1 V de amplitude. O sinal de saída

Leia mais

Capítulo 10 Estabilidade e Compensação. em Freqüência. que possui a seguinte função de transferência. Considerações Gerais

Capítulo 10 Estabilidade e Compensação. em Freqüência. que possui a seguinte função de transferência. Considerações Gerais Capítulo 10 Estabilidade e Compensação Considerações Gerais em Freqüência A realimentação que é largamente utilizada por trazer diversas vantagens como as mostradas no capítulo 8, no entanto causa problemas

Leia mais

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores de deslocamento de fase.

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores de deslocamento de fase. 5 Oscilador Capítulo de Deslocamento de Fase RC Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores de deslocamento de fase. objetivos Entender o princípio de funcionamento de um oscilador

Leia mais

p. 1/1 Resumo Filtros de Capacidades Comutadas

p. 1/1 Resumo Filtros de Capacidades Comutadas p. 1/1 Resumo Filtros de Capacidades Comutadas p. 2/1 Introdução Os circuitos activos RC apresentados tem duas propriedades que fazem a produção em circuito integrado impraticável que são: a necessidade

Leia mais

Realimentação. Electrónica II. Electrónica II. Realimentação. amplificador. realimentação. A Af. = Ganho em malha fechada 1. Jorge Guilherme 2008 #102

Realimentação. Electrónica II. Electrónica II. Realimentação. amplificador. realimentação. A Af. = Ganho em malha fechada 1. Jorge Guilherme 2008 #102 Realimentação Jorge Guilherme 2008 #02 Realimentação Vi amplificador xi xf β β factor de realimentação Vi ( β) Vi + β f realimentação Ganho em malha fechada + β β >> f xi 0 β Jorge Guilherme 2008 #03 Resposta

Leia mais

Electrotecnia. Informática para a Saúde. Amplificadores Operacionais

Electrotecnia. Informática para a Saúde. Amplificadores Operacionais Electrotecnia Informática para a Saúde Amplificadores Operacionais Sumário Amplificadores Operacionais 1 Simbologia 2 Características 3 Funcionamento 4 Configurações Básicas: 4.1 Amplificador Inversor

Leia mais

V in (+) V in (-) V O

V in (+) V in (-) V O CAPÍTULO III INTRODUÇÃO AOS AMPLIFICADORES OPERACIONAIS Introdução aos OPAMPS I - Introdução : Os amplificadores operacionais são dispositivos aplicados à eletrônica analógica. É o dispositivo de maior

Leia mais

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores de relaxação.

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores de relaxação. Osciladores Capítulo de Relaxação Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores de relaxação. objetivos Entender o princípio de funcionamento de um oscilador de relaxação; Analisar

Leia mais

V in (+) V in (-) V O

V in (+) V in (-) V O CAPÍTULO III INTRODUÇÃO AOS AMPLIFICADORES OPERACIONAIS Introdução aos OPAMPS I - Introdução : Os amplificadores operacionais são dispositivos aplicados à eletrônica analógica. É o dispositivo de maior

Leia mais

Sumário. Volume II. Capítulo 14 Efeitos de frequência 568. Capítulo 15 Amplificadores diferenciais 624. Capítulo 16 Amplificadores operacionais 666

Sumário. Volume II. Capítulo 14 Efeitos de frequência 568. Capítulo 15 Amplificadores diferenciais 624. Capítulo 16 Amplificadores operacionais 666 Volume II Capítulo 14 Efeitos de frequência 568 14-1 Resposta em frequência de um amplificador 570 14-2 Ganho de potência em decibel 575 14-3 Ganho de tensão em decibel 579 14-4 Casamento de impedância

Leia mais

4. AMPLIFICADORES OPERACIONAIS

4. AMPLIFICADORES OPERACIONAIS . AMPLIFICADOES OPEACIONAIS Fernando Gonçalves Instituto Superior Técnico Teoria dos Circuitos e Fundamentos de Electrónica - 00/005 O Amplificador Operacional O amplificador operacional é um componente

Leia mais

Sumário. 1-1 Os três tipos de fórmula Aproximações Fontes de tensão Fontes de corrente 10

Sumário. 1-1 Os três tipos de fórmula Aproximações Fontes de tensão Fontes de corrente 10 Volume I Capítulo 1 Introdução 2 1-1 Os três tipos de fórmula 4 1-2 Aproximações 6 1-3 Fontes de tensão 7 1-4 Fontes de corrente 10 1-5 Teorema de Thevenin 13 1-6 Teorema de Norton 16 1-7 Análise de defeito

Leia mais

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores Colppits.

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores Colppits. 8 Oscilador Capítulo Colppits Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores Colppits. objetivos Entender o princípio de funcionamento de um oscilador Colppits Analisar osciladores

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR

INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR Departamento de Engenharia Electrotecnica Electrónica II 2007-2008 Recurso Data: 15-07-2008 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II

Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II Aula 09 Amplificador Operacional: Características Buffer Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino 2016 AMPLIFICADORES OPERACIONAIS É um amplificador

Leia mais

Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II

Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II Aula 15 Osciladores Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino 2016 OSCILADORES Oscilador eletrônico: circuito eletrônico que produz um sinal eletrônico

Leia mais

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores em duplo-t.

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores em duplo-t. 4 Oscilador Capítulo em Duplo-T Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores em duplo-t. objetivos Entender o princípio de funcionamento de um oscilador em duplo-t; Analisar

Leia mais

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores Hartley.

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores Hartley. 0 Oscilador Capítulo Hartley Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores Hartley. objetivos Entender o princípio de funcionamento de um oscilador Hartley Analisar osciladores

Leia mais

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores com ponte de Wien.

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores com ponte de Wien. 6 Oscilador Capítulo com Ponte de Wien Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores com ponte de Wien. objetivos Entender o princípio de funcionamento de um oscilador com ponte

Leia mais

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores de relaxação.

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores de relaxação. 14 Oscilador Capítulo de Relaxação Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores de relaxação. objetivos Entender o princípio de funcionamento de um oscilador de relaxação; Analisar

Leia mais

OUTROS. Vz C2. 4- O circuito da fig. 2 realiza um multivibrador astável:

OUTROS. Vz C2. 4- O circuito da fig. 2 realiza um multivibrador astável: PP / 0 OS O circuito da fig. realiza um multivibrador astável: (,0) Calcule para que o circuito oscile em 0kHz. Considere C=nF e Vz=V. Vcc=5V IC 555 5 Vz C C=0,0nF fig AMPLIFICADO OPEACIONAL PP / 00 (,5)

Leia mais

Turma 1 - Quinta-Feira 14-16h Turma 2 - Quinta-Feira 16-18h. Turma 1 - Quinta-Feira 14-16h Turma 2 - Quinta-Feira 16-18h. Sumário da 2 ª lição:

Turma 1 - Quinta-Feira 14-16h Turma 2 - Quinta-Feira 16-18h. Turma 1 - Quinta-Feira 14-16h Turma 2 - Quinta-Feira 16-18h. Sumário da 2 ª lição: Sumário da 1 ª lição: Apresentação (docente, horário de gabinete, contactos). Explicação do funcionamento das aulas teórico-práticas/laboratoriais de Electrónica III durante este semestre. Formação de

Leia mais

Instrumentação e Medidas

Instrumentação e Medidas Instrumentação e Medidas Exame Escrito de 09 de Janeiro de 08 ATENÇÃO: As partes I e II devem ser resolvidas em cadernos separados PARTE I-A Medição Impedâncias Na figura da esquerda estão representadas

Leia mais

Capítulo 3: Osciladores, V CO e PLL (sintetizadores de frequência)

Capítulo 3: Osciladores, V CO e PLL (sintetizadores de frequência) (sintetizadores de frequência) Tipos osciladores Cir. Eletrônica Aplica. Definição e aplicação Classes: 2 Tipos: senoidais, triangulares e onda quadrada Fatores: Frequência de operação Amplitude de saída

Leia mais

c) Se o valor da amplitude de v I for reduzido em 10%, quais são os novos valores máximo e médio de i B?

c) Se o valor da amplitude de v I for reduzido em 10%, quais são os novos valores máximo e médio de i B? Folha 4 Díodos. 1. Para cada um dos circuitos das figuras abaixo a entrada v I é sinusoidal com 10 V de amplitude e frequência 1kHz. Considerando os díodos ideais represente graficamente o sinal de saída

Leia mais

Fig. 1 (a) Diagrama de Amplitude e (b) diagrama de fase de um filtro passa-baixo (um polo em s=ω o

Fig. 1 (a) Diagrama de Amplitude e (b) diagrama de fase de um filtro passa-baixo (um polo em s=ω o Fig. 1 (a) Diagrama de Amplitude e (b) diagrama de fase de um filtro passa-baixo (um polo em s=ω o ). 0 Fig. 2 (a) Diagrama de Amplitude e (b) diagrama de fase de um filtro passa-alto (um zero em s=0 e

Leia mais

PROTOCOLOS DAS AULAS PRÁTICAS. LABORATÓRIOS 2 - Campos e ondas

PROTOCOLOS DAS AULAS PRÁTICAS. LABORATÓRIOS 2 - Campos e ondas PROTOCOLOS DAS AULAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIOS 2 - Campos e ondas Conteúdo P1 - Amplificador operacional...3 P2 - RTEC....5 P3 - RTET e RTEC....7 P4 - Realimentação positiva...9 P5 - Intensidade luminosa....11

Leia mais

2 Objetivos Verificação e análise das diversas características de amplificadores operacionais reais.

2 Objetivos Verificação e análise das diversas características de amplificadores operacionais reais. Universidade Federal de Juiz de Fora Laboratório de Eletrônica CEL 037 Página 1 de 6 1 Título Prática 6 Características dos Amplificadores Operacionais 2 Objetivos Verificação e análise das diversas características

Leia mais

Guia de Laboratório de Electrónica II. Amplificadores Operacionais

Guia de Laboratório de Electrónica II. Amplificadores Operacionais Instituto Superior Técnico Departamento de Engenharia electrotécnica e de Computadores Secção de Electrónica Guia de Laboratório de Electrónica II Amplificadores Operacionais (º trabalho) Grupo Nº Número

Leia mais

Estes guias correspondem a versões atualizadas e/ou adaptações dos protocolos dos anteriores. JF FCUL 1 / 13. P10 CESDig

Estes guias correspondem a versões atualizadas e/ou adaptações dos protocolos dos anteriores. JF FCUL 1 / 13. P10 CESDig Mestrados Integrados em Engª. Biomédica e Engª. Física e Licenciatura em Física 1.º Semestre 2018/2019 Prática n.º 10: Estudo de aplicações de AmpOps - comparadores e geradores de sinal [Faça o estudo

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBL ESCOL SUPEIO DE TECNOLOGI COLECTÂNE DE EXECÍCIOS DE ELECTÓNIC II (Para apoio às ulas Práticas Exercícios retirados do livro Microelectronics Circuits Sedra/Smith) Setembro

Leia mais

Folha 5 Transístores bipolares.

Folha 5 Transístores bipolares. Folha 5 Transístores bipolares. 1. Considere um transístor npn que possui uma queda de potencial base emissor de 0.76 V quando a corrente de colector é de 10 ma. Que corrente conduzirá com v BE = 0.70

Leia mais

Instrumentação e Medidas

Instrumentação e Medidas Instrumentação e Medidas Exame Escrito de de Fevereiro de 27 ATENÇÃO: As partes I e II devem ser resolvidas em cadernos separados Justifique todas as respostas PATE IA Medição Impedâncias Na figura da

Leia mais

Exercícios Sedra Ed. 3

Exercícios Sedra Ed. 3 Exercícios Sedra Ed. 3 D.8.66 Um amplificador com múltiplos pólos, sendo o primeiro em 2 MHz, e ganho em malha aberta, em DC, de 80 db deve ser compensado para em ganho unitário em malha fechada, pela

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA LISTA DE EXERCICIOS #8 (1) FONTE DE CORRENTE a) Determine Io. b) Calcule

Leia mais

APLICAÇÕES NÃO LINEARES COM AMPLIFICADOR OPERACIONAL

APLICAÇÕES NÃO LINEARES COM AMPLIFICADOR OPERACIONAL APLICAÇÕES NÃO LINEARES COM AMPLIFICADOR OPERACIONAL Apresentação de circuitos não - lineares Saída função não linear do sinal de entrada Larga utilização prática dos circuitos Utilização de elementos

Leia mais

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores com controle automático de ganho.

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores com controle automático de ganho. 1 Osciladores Capítulo com Controle de Ganho Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores com controle automático de ganho. objetivos Entender o princípio de funcionamento de

Leia mais

ELECTRÓNICA GERAL FILTROS ACTIVOS E OSCILADORES 1º TRABALHO DE LABORATÓRIO 1º SEMESTRE 2015/2016 JOSÉ GERALD E PEDRO VITOR

ELECTRÓNICA GERAL FILTROS ACTIVOS E OSCILADORES 1º TRABALHO DE LABORATÓRIO 1º SEMESTRE 2015/2016 JOSÉ GERALD E PEDRO VITOR ELECTRÓNICA GERAL 1º TRABALHO DE LABORATÓRIO FILTROS ACTIVOS E OSCILADORES 1º SEMESTRE 2015/2016 JOSÉ GERALD E PEDRO VITOR AGOSTO 2015 Sessão 1 Secções Biquadráticas com 3 Amplificadores Operacionais 1.1

Leia mais

Figura do exercício 1

Figura do exercício 1 Exercícios Propostos de Eletrônica de Potência 1 Geração e Processamento dos Sinais Analógicos do Sistema de Acionamento de Motor CC 1) A figura abaixo mostra um integrador resetável que opera na geração

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA - SANTIAGO DO CACÉM

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA - SANTIAGO DO CACÉM Disciplina: Electricidade e Electrónica Módulo 1 Corrente Contínua PLANIFICAÇÃO Grupo Disciplinar: 50 Duração: 0 h / 0 blocos Ano Lectivo: 008/009 As grandezas mais importantes do circuito eléctrico. A

Leia mais

O Amplificador Operacional como uma fonte de tensão controlada por tensão diferencial

O Amplificador Operacional como uma fonte de tensão controlada por tensão diferencial Slide 1 O Amplificador Operacional como uma fonte de tensão controlada por tensão diferencial entrada entrada entrada entrada configuração nula Amplificadores operacionais são amplificadores diferenciais

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO ELECTRÓNICA. Trabalho de Laboratório AMPLIFICADOR DIFERENCIAL

INSTRUMENTAÇÃO ELECTRÓNICA. Trabalho de Laboratório AMPLIFICADOR DIFERENCIAL INSTUMENTAÇÃO ELECTÓNICA Trabalho de Laboratório AMPLIFICADO DIFEENCIAL INTODUÇÃO: Um amplificador diferencial é essencialmente um circuito constituído por um amplificador operacional de elevado ganho

Leia mais

Lab. Eletrônica: Oscilador senoidal usando amplificador operacional

Lab. Eletrônica: Oscilador senoidal usando amplificador operacional Lab. Eletrônica: Oscilador senoidal usando amplificador operacional Prof. Marcos Augusto Stemmer 27 de abril de 206 Introdução teórica: Fasores Circuitos contendo capacitores ou indutores são resolvidos

Leia mais

2 Objetivos Verificação e análise das diversas características de amplificadores operacionais reais.

2 Objetivos Verificação e análise das diversas características de amplificadores operacionais reais. Universidade Federal de Juiz de Fora Laboratório de Eletrônica CEL 037 Página 1 de 6 1 Título Prática 11 Características dos Amplificadores Operacionais 2 Objetivos Verificação e análise das diversas características

Leia mais

6. Classes de Operação

6. Classes de Operação 56 6. Classes de Operação 6.1.Introdução Amplificadores de potência são classificados de acordo com sua classe de operação. As classes são definidas conforme o ponto de polarização, topologias do circuito

Leia mais

CADERNO DE EXPERIÊNCIAS

CADERNO DE EXPERIÊNCIAS CADERNO DE EXPERIÊNCIAS Disciplina: ELETRÔNICA III Curso: ENGENHARIA ELÉTRICA Fase: 8ª Conteúdo: Carga horária: 75 horas Semestre: 01/2011 Professor: PEDRO BERTEMES FILHO / RAIMUNDO NONATO G. ROBERT 1.

Leia mais

Kit Didático de Motor de Corrente Contínua para Laboratórios de Controle

Kit Didático de Motor de Corrente Contínua para Laboratórios de Controle Kit Didático de Motor de Corrente Contínua para Laboratórios de Controle Geovany A. Borges Laboratório de Robótica e Automação (LARA) Departamento de Engenharia Elétrica - ENE Faculdade de Tecnologia -

Leia mais

Electrónica II Amplificadores de Potência

Electrónica II Amplificadores de Potência Introdução Os amplificadores são normalmente compostos por vários andares em cascata: entrada e intermédios operam com pequenos sinais. ao andar de saída é solicitada uma potência suficientemente elevada

Leia mais

3 Osciladores em Realimentação

3 Osciladores em Realimentação 3 Osciladores em Realimentação 3.1. Introdução Ao longo deste capítulo será introduzida e descrita a coniguração básica de um oscilador realimentado, seu critério de oscilação e sua operação em unção do

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE COORDENADORIA DE ELETRÔNICA CIRCUITOS OSCILADORES. Experimentos de Osciladores

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE COORDENADORIA DE ELETRÔNICA CIRCUITOS OSCILADORES. Experimentos de Osciladores INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE COORDENADORIA DE ELETRÔNICA CIRCUITOS OSCILADORES Experimentos de Osciladores Relatório requisito Técnico parcial apresentado para como obtenção

Leia mais

O Amplificador Operacional 741. p. 2/2

O Amplificador Operacional 741. p. 2/2 p. 1/2 Resumo O Amplificador Operacional 741 Circuito de Polarização e circuito de protecção contra curto-circuito O andar de Entrada O Segundo andar e andar de Saída Polarização do 741 Análise de pequeno

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA LISTA DE EXERCÍCIO IDENTIFIQUE A REGIÃO DE OPERAÇÃO PARA CADA UM DOS AMPos.

Leia mais

Circuitos de Comunicação. Prática 2: PLL

Circuitos de Comunicação. Prática 2: PLL Circuitos de Comunicação Prática 2: PLL Professor: Hélio Magalhães Grupo: Geraldo Gomes, Paulo José Nunes Recife, 22 de Maio de 2014 SUMÁRIO Resumo 1 PLL - Teoria 1 Prática 5 Resultados Obtidos Conclusão

Leia mais

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores Armstrong.

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores Armstrong. 11 Oscilador Capítulo Armstrong Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores Armstrong objetivos Entender o princípio de funcionamento de um oscilador Armstrong; Analisar osciladores

Leia mais

Filipe José Nogueira Duarte da Silva Vasco Daniel Carvalho Ferreira dos Santos Joel Pedro Peixoto de Carvalho

Filipe José Nogueira Duarte da Silva Vasco Daniel Carvalho Ferreira dos Santos Joel Pedro Peixoto de Carvalho Filipe José Nogueira Duarte da Silva asco Daniel Carvalho Ferreira dos Santos Joel Pedro Peixoto de Carvalho 1. Segundo as características apresentadas no datasheet do transístor Q1 BF494 verificamos que,

Leia mais

Experiência 04: Transistor Bipolar como chave e circuitos

Experiência 04: Transistor Bipolar como chave e circuitos Experiência 04: Transistor Bipolar como chave e circuitos de temporização Prof. Marcos Augusto Stemmer 17 de março de 2017 1 Diodo emissor de luz: LED O LED é um tipo especial de diodo que emite luz quando

Leia mais

Amplificador realimentado Série-Paralelo

Amplificador realimentado Série-Paralelo p. 1/2 Resumo Amplificador realimentado Série-Paralelo Amplificador realimentado Série-Série Amplificador realimentado Paralelo-Paralelo Amplificador realimentado Paralelo-Série Amplificador realimentado

Leia mais

23/04/2018. Estabilidade de Circuitos com AMPOP

23/04/2018. Estabilidade de Circuitos com AMPOP Estabilidade de Circuitos com AMPOP 1 Estabilidade de Circuitos com AMPOP Função de transferência em malha fechada Hipóteses: ganho CC constante pólos e zeros em altas freqüências (s) constante em baixas

Leia mais

PARTE II - Circuitos Resistivos Não-Lineares

PARTE II - Circuitos Resistivos Não-Lineares Problema 2.1 Amplificador não inversor PATE II ircuitos esistivos NãoLineares onsidere o amplificador da figura 2.1. A tensão, v in, na entrada do amplificador operacional (A.O.), que se supõe ideal, é

Leia mais

Instrumentação e Medidas

Instrumentação e Medidas Impedância / ohm Ângulo / graus Instrumentação e Medidas Exame Escrito de de Julho de 4 TENÇÃO: s partes I e II devem ser resolvidas em cadernos separados PTE I. Medição Impedâncias Na figura da esquerda

Leia mais

CAPÍTULO 6 RESOLUÇÕES DOS EXERCÍCIOS PROPOSTOS

CAPÍTULO 6 RESOLUÇÕES DOS EXERCÍCIOS PROPOSTOS CAPÍTULO 6 ESOLUÇÕES DOS EXECÍCIOS POPOSTOS Exercício 6.1 : Ver texto (página 11). Exercício 6. : Ver texto (páginas 19 a 131). Exercício 6.3 : Ver texto (página 11). Exercício 6.4 : Ver texto (página

Leia mais

Introdução aos multivibradores e circuito integrado 555

Introdução aos multivibradores e circuito integrado 555 15 Capítulo Introdução aos multivibradores e circuito integrado 555 Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento dos diversos tipos de multivibradores e estudo do circuito integrado 555. objetivos

Leia mais

Experimento 5 Circuitos RLC com onda quadrada

Experimento 5 Circuitos RLC com onda quadrada Experimento 5 Circuitos RLC com onda quadrada 1. OBJETIVO O objetivo desta aula é estudar a variação de voltagem nas placas de um capacitor, em função do tempo, num circuito RLC alimentado com onda quadrada.

Leia mais

Introdução teórica Aula 10: Amplificador Operacional

Introdução teórica Aula 10: Amplificador Operacional Introdução Introdução teórica Aula 10: Amplificador Operacional O amplificador operacional é um componente ativo usado na realização de operações aritméticas envolvendo sinais analógicos. Algumas das operações

Leia mais

Teórico-prática n.º 7 Amplificador operacional e aplicações 29 e 30 de Novembro de 2018

Teórico-prática n.º 7 Amplificador operacional e aplicações 29 e 30 de Novembro de 2018 Circuitos Elétricos e Sistemas Digitais & Circuitos e Eletrónica Mestrados Integrados em Engª. Biomédica e Engª. Física e Licenciatura em Física Teórico-prática n.º 7 Amplificador operacional e aplicações

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA SÉRIE DE EXERCÍCIO #40 (1A) OSCILADOR BUBBA é um tipo de oscilador senoidal

Leia mais

Oscilador em ponte de Wien

Oscilador em ponte de Wien UNIVERSIDADE DA MADEIRA Departamento de Matemática e Engenharias Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Redes (LETR) Licenciatura em Engenharia de Instrumentação e Electrónica (Ramo de Astronomia)

Leia mais

CAPÍTULO 14 MONOESTÁVEIS E ASTÁVEIS

CAPÍTULO 14 MONOESTÁVEIS E ASTÁVEIS 1 CAPÍTULO 14 MONOESTÁVEIS E ASTÁVEIS INTRODUÇÃO Basicamente tem-se dois tipos de multivibradores: os monoestáveis e os astáveis ou osciladores. Como o próprio nome indica, um monoestável tem somente um

Leia mais

Aula 9 SCR / TRIAC (Potência) Amplificadores Operacionais

Aula 9 SCR / TRIAC (Potência) Amplificadores Operacionais Aula 9 SCR / TRIAC (Potência) Amplificadores Operacionais SCR / TRIAC Ambos são diodos controlados por pulsos externos 2 SCR Silicon Controled Rectifier Constituído por: Diodo bipolar ao qual foi adicionada

Leia mais

Teórico-prática n.º 7 Amplificador operacional e aplicações 29 e 30 de Novembro de 2018

Teórico-prática n.º 7 Amplificador operacional e aplicações 29 e 30 de Novembro de 2018 Circuitos Elétricos e Sistemas Digitais & Circuitos e Eletrónica Mestrados Integrados em Engª. Biomédica e Engª. Física e Licenciatura em Física Teórico-prática n.º 7 Amplificador operacional e aplicações

Leia mais

1º Trabalho de laboratório Iniciação ao uso da instrumentação electrónica. Circuitos RC simples. Circuitos com AmpOps. Parte III

1º Trabalho de laboratório Iniciação ao uso da instrumentação electrónica. Circuitos RC simples. Circuitos com AmpOps. Parte III 1º Trabalho de laboratório Iniciação ao uso da instrumentação electrónica. Circuitos RC simples. Circuitos com AmpOps. Parte III Alunos: Turma: Data: / /2006 A entregar na aula de / /2006 Docente: Classificação:

Leia mais

Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II. Aula 13 Amplificadores Operacionais Configurações Lineares: Integradores, diferenciadores

Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II. Aula 13 Amplificadores Operacionais Configurações Lineares: Integradores, diferenciadores Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II Aula 13 Amplificadores Operacionais Configurações Lineares: Integradores, diferenciadores Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS LICENCIATURA EM ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA ELECTRÓNICA GERAL

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS LICENCIATURA EM ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA ELECTRÓNICA GERAL UNIVERSIDDE LUSÓFON DE HUMNIDDES E TENOLOGIS LIENITUR EM ENGENHRI ELETROTÉNI ELETRÓNI GERL º TRLHO DE LORTÓRIO Montagens básicas com mpops e características não ideais dos mpops João eirante 1. Introdução

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO ELECTRÓNICA EXERCÍCIOS FILTROS

INSTRUMENTAÇÃO ELECTRÓNICA EXERCÍCIOS FILTROS INSTRUMENTAÇÃO ELECTRÓNICA EXERCÍCIOS FILTROS 1. Num determinado sinal oriundo de um transdutor, observouse a presença de ruído de 100 Hz com a amplitude de 50 mvpp. O sinal de interesse pode apresentar

Leia mais

Fundamentos de Electrónica

Fundamentos de Electrónica 3 Circuitos Corrente alternada de corrente contínua Corrente alternada sinusoidal A electricidade é produzida por geradores em centrais eléctricas e distribuída aos consumidores industriais e domésticos,

Leia mais

Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II Aula 11 Amplificadores Operacionais Par diferencial e características elétricas

Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II Aula 11 Amplificadores Operacionais Par diferencial e características elétricas Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II Aula 11 Amplificadores Operacionais Par diferencial e características elétricas Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino CONFIGURAÇÕES COMPOSTAS COM

Leia mais

Curso: Ortoprotesia Disciplina: Electrotecnologia Ano lectivo: 2016/17 Guia de laboratório nº 2

Curso: Ortoprotesia Disciplina: Electrotecnologia Ano lectivo: 2016/17 Guia de laboratório nº 2 Curso: Ortoprotesia Disciplina: Electrotecnologia Ano lectivo: 2016/17 Guia de laboratório nº 2 Construção de um circuito comparador com amplificadores operacionais Objectivo: Este guia laboratorial tem

Leia mais

Estes guias correspondem a versões atualizadas e/ou adaptações dos protocolos dos anteriores. JF FCUL 1 / 10. P8 CESDig

Estes guias correspondem a versões atualizadas e/ou adaptações dos protocolos dos anteriores. JF FCUL 1 / 10. P8 CESDig Mestrados Integrados em Engª. Biomédica e Engª. Física e Licenciatura em Física 1.º Semestre 2018/2019 Prática n.º 8: Aplicações de circuitos com AmpOps - filtros passivos vs filtros activos [Faça o estudo

Leia mais

28/10/2010 IFBA. CELET Coordenação do Curso Técnico em Eletrônica Professor: Edvaldo Moraes Ruas, EE. Vitória da Conquista, 2010.

28/10/2010 IFBA. CELET Coordenação do Curso Técnico em Eletrônica Professor: Edvaldo Moraes Ruas, EE. Vitória da Conquista, 2010. IFBA CELET Coordenação do Curso Técnico em Eletrônica Professor: Edvaldo Moraes Ruas, EE Vitória da Conquista, 2010 2 a Parte Introdução Amplificador Operacional 1 Amp-Ops A maioria são dispositivos de

Leia mais

Introdução sobre Pares Diferenciais (Bipolares e MOS)

Introdução sobre Pares Diferenciais (Bipolares e MOS) p. 1/1 Resumo Introdução sobre Pares Diferenciais (Bipolares e MOS) Par Diferencial com Transistor MOS Gama de Tensão em Modo Comum Operação com sinal diferencial Operação para grandes sinais Operação

Leia mais

Soluções dos Problemas de Análise de Circuitos

Soluções dos Problemas de Análise de Circuitos Soluções dos Problemas de Análise de Circuitos Teresa Mendes de Almeida IST Secção de Electrónica 9 de Dezembro de 3 Capítulo I Circuitos Resistivos Lineares................................. Capítulo II

Leia mais

Prof. Sérgio Takeo Kofuji Prof. Antonio Carlos Seabra

Prof. Sérgio Takeo Kofuji Prof. Antonio Carlos Seabra $3Ë782 $PSOIFDGRUV'UQFDV Prof. Sérgio Takeo Kofuji Prof. Antonio Carlos Seabra,172'8d 2 Os amplificadores diferenciais possuem muitas aplicações em eletrônica, basicamente onde é necessário um ganho de

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Informática Disciplina Sistemas de Instrumentação Engenharia de Sistemas e 1 Ano Curso Ano º Semestre Informática º Lectivo Aulas Teórico-Práticas Ficha de Trabalho N.º3 005/006 Título Condicionamento

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO. Conversores Electrónicos de Potência Comutados a Alta Frequência 5º TRABALHO DE LABORATÓRIO (GUIA) INVERSOR MONOFÁSICO

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO. Conversores Electrónicos de Potência Comutados a Alta Frequência 5º TRABALHO DE LABORATÓRIO (GUIA) INVERSOR MONOFÁSICO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Conversores Electrónicos de Potência Comutados a Alta Frequência 5º TRABALHO DE LABORATÓRIO (GUIA) INVERSOR MONOFÁSICO Beatriz Vieira Borges e Hugo Ribeiro IST - 2013 1 INSTITUTO

Leia mais

Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II. Aula 11 Amplificadores Operacionais. Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino

Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II. Aula 11 Amplificadores Operacionais. Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II Aula 11 Amplificadores Operacionais Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br giovanatt@gmail.com

Leia mais

EXPERIÊNCIA 08 CIRCUITOS COM AMPLIFICADORES OPERACIONAIS ELABORAÇÃO: PROFS ARIANA S. e VITOR N.

EXPERIÊNCIA 08 CIRCUITOS COM AMPLIFICADORES OPERACIONAIS ELABORAÇÃO: PROFS ARIANA S. e VITOR N. ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI - EPUSP PSI 3212 - LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS EXPERIÊNCIA 08 CIRCUITOS COM AMPLIFICADORES

Leia mais

ANÁLISE DE CIRCUITOS LABORATÓRIO

ANÁLISE DE CIRCUITOS LABORATÓRIO ANÁLISE DE CIRCUITOS LABORATÓRIO Ano Lectivo 20 / 20 Curso Grupo Classif. Rubrica Trabalho N.º 4 A Bobina Plano de Trabalhos e Relatório: 1. As bobinas nos circuitos em corrente alternada sinusoidal. A

Leia mais

Estudo de Circuitos com Díodos

Estudo de Circuitos com Díodos Universidade Técnica de Lisboa Instituto Superior Técnico Licenciatura em Engenharia Biomédica 1.º Ano, 2.º Semestre 2004/2005 Teoria dos Circuitos e Fundamentos de Electrónica Relatório do trabalho de

Leia mais

ELT703 - EXPERIÊNCIA N 3: ERROS DC (OFFSET) E SLEW RATE

ELT703 - EXPERIÊNCIA N 3: ERROS DC (OFFSET) E SLEW RATE ELT03 EXPERIÊNCIA N 3: ERROS DC (OFFSET) E SLEW RATE 1. OBJETIVOS: Levantamento da V IO, I B, I B e seus efeitos na relação de saída; Ajuste de Offset externo e interno; Medição do Slew Rate (Taxa de Subida)..

Leia mais