Folha 3 Amplificadores operacionais (ampops).

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Folha 3 Amplificadores operacionais (ampops)."

Transcrição

1 Folha 3 Amplificadores operacionais (ampops). 1. Os fios de ligação aos terminais de saída de um transdutor captam um ruído de interferência com frequência de 60 Hz e 1 V de amplitude. O sinal de saída do transdutor é sinusoidal com 10 mv de amplitude e 1 khz de frequência. Escreva as expressões para v cm, v d, e para o sinal total entre cada fio de ligação e a terra. 2. Os amplificadores operacionais não ideais respondem às componentes diferenciais e de modo comum dos sinais presentes nas suas entradas. Deste modo a tensão de saída de um ampop pode ser expressa por onde A d é o ganho diferencial e A cm é o ganho de modo comum. A capacidade de um ampop rejeitar a componente de modo comum é medida pelo seu factor de rejeição de modo comum, 20 log Considerando um ampop como o da figura excepto para um desacerto (mismatch) G m entre as transcondutâncias dos dois canais, ou seja encontre as expressões para A d, A cm e CMRR. Se A d for 80 db e as duas transcondutâncias estiverem emparelhadas (matched) com um erro inferior a 0.1%, calcular A cm e CMRR. 3. Uma determinada montagem inversora usa um ampop ideal e duas resistências de 10 k. Qual é o valor do ganho obtido? Se uma componente dc de V for aplicada à entrada, qual é o valor da saída? Se a resistência de 10 k tiver uma tolerância de 5%, qual é o intervalo de valores que espera medir para uma entrada de exactamente 5.00 V? 4. Desenhe um amplificador inversor com um ganho de 26 db, tendo um valor para a resistência de entrada o mais elevado possível, com a limitação de não usar resistências maiores do que 10 M no circuito. Considere o ampop ideal. Qual é o valor da resistência de entrada?

2 5. a) Desenhe um amplificador inversor com um ganho de 100 V/V e uma resistência de entrada de 1 k. b) Se o ampop tiver um ganho em malha aberta de 1000 V/V, qual será na realidade o ganho do circuito que projectou em (a)? c) Indique o valor da resistência a colocar em paralelo com R 1 para repor o ganho do circuito que projectou para o seu valor nominal de 100 V/V. 6. O circuito da figura é muitas vezes utilizado para fornecer uma tensão v 0 proporcional a um sinal de entrada em corrente i i. Obtenha, para o circuito, as expressões da transresistência R m v 0 /i i e da resistência de entrada R i v i /i i nos seguintes casos: a) A infinito b) A finito 7. A montagem inversora com a rede em T na malha de realimentação está redesenhada na figura de modo a enfatizar que R 2 e R 3 estão de facto em paralelo (devido à terra virtual na entrada não inversora). Determine o ganho para o circuito começando por determinar v x /v i e v o /v x 8. Para o circuito da figura (que pode ser considerado uma extensão do circuito do problema 7) determine: a) A resistência vista olhando para o nó 1, R 1 ; o nó 2, R 2 ; o nó 3, R 3 ; o nó 4, R 4. b) Determine as correntes I 1, I 2, I 3, e I 4 em função da corrente de entrada I. c) Calcule o valor das tensões dos nós 1, 2, 3, e 4 em função de (RI). 9. Desenhe um amplificador operacional com uma saída igual a 4 3 Escolha valores relativamente baixos para as resistências, mas garantindo que, para tensões de entrada de 1V, a corrente de entrada seja inferior a 0.1 ma.

3 10. Num sistema de instrumentação é necessário medir a diferença entre dois sinais, 3sin sin , e 3sin sin , ambos em volt. Desenhe um circuito para obter essa diferença que seja baseado em dois ampops e resistências de 10 k. Sendo desejável amplificar a componente de 1 khz, obtenha um ganho geral de 10. Os ampops são ideias, excepto no facto de apresentarem uma tensão de saída limitada a 10 V. Obtenha uma expressão para a tensão de saída do circuito. 11. O conversor analógico digital (DAC) da figura tem uma entrada de 4 bits. Cada um dos bits de entrada a 0,, a 3 controla um dos interruptores S 0,, S 3. Um valor 0 num dos bits de entrada coloca o respectivo interruptor ligado à terra, e um valor 1 coloca o interruptor ligado a +5 V. Mostre que a saída é dada por onde R f está em k. Calcule o valor de R f para que v 0 varie entre 0 a 12 V. 12. O circuito da figura mostra um voltímetro baseado num aparelho com ponteiro (moving coil). Assuma que o ponteiro atinge a posição de fundo de escala quando o aparelho é percorrido por uma corrente de 100 A. Determine o valor de R para que o valor máximo de tensão medido seja de +10 V. Diga se o valor da resistência associado ao aparelho afecta a calibração deste. 13. O circuito da figura usa um potenciómetro de 10 k para obter um amplificador de ganho ajustável. Obtenha as expressões para o ganho em função do valor da resistência x. Considere o ampop ideal. Qual é a gama de ganhos que se obtém? Indique como se pode adicionar uma resistência fixa de forma a se obterem ganhos na gama de 1 a 21 V. 14. Usando apenas resistências de 1 k e 10 k desenhar um circuito baseado numa configuração não inversora para obter um ganho de +10V/V.

4 15. Obtenha uma expressão para o ganho do seguidor de tensão considerando que o amplificador operacional utilizado tem um ganho A finito. Calcular o ganho para A = 1000, 100, e 10. Para cada caso determinar o desvio percentual relativo ao ganho unitário. 16. Calcule o ganho em tensão v O /v Id para o amplificador diferença da figura com R 1 = R 3 = 10k e R 2 = R 4 = 100 k. Qual é a resistência de entrada diferencial? Se as duas relações básicas (R 2 /R 1 ) e (R 4 /R 3 ) diferirem em 1%, quanto será o ganho de modo comum A cm? Calcule também o CMRR naquele caso. 17. Escreva v 0 em função de v 1 e v 2 para o circuito da figura. Qual é a resistência de entrada vista por v 1? E por v 2? Por um sinal diferencial (fonte colocada entre os dois terminais de entrada)? Por um sinal de modo comum (fonte ligada aos dois terminais de entrada)? 18. Mostre, para o amplificador diferença (figura do prob. 16), que se cada resistência tiver uma tolerância de ±100ε% (ou seja, para uma resistência com tolerância de 5% fica ε = 0.05) então o CMRR mais desfavorável é dado aproximadamente por 19. K 1 CMRR 20log 4 onde K é o valor nominal (ideal) das razões (R 2 /R 1 ) e (R 4 /R 3 ). Calcule o valor do CMRR mais desfavorável para um amplificador projectado para ter um ganho diferencial (ideal) de 100 V/V. Considere que o ampop é ideal e que se utilizam resistências com tolerância de 1%. a) Calcule A d e A cm para o circuito diferença da figura. b) Se o ampop estiver especificado para funcionar correctamente desde que a entrada de modo comum, vista nos seus pinos de entrada (nós A e B), pertença à gama de valores de ±2.5 V, qual é a correspondente limitação na gama de valores do sinal de modo comum v Icm na entrada? (Esta é conhecida como a gama de modo comum (common mode range) do amplificador diferencial). c) Modifica se o circuito ligando uma resistência de 10 k entre o nó A e a terra, e uma outra resistência de 10 k entre o nó B e a terra. Quais serão agora os valores de A d, A cm, e da gama de modo comum de entrada?

5 20. a) Escrevendo v I1 e v I2 em termos das componentes diferenciais e de modo comum, calcule, para o circuito da figura (a), v O1 e v O2 (saídas dos ampops 1 e 2), e encontre as suas componentes: diferencial, v O2 v O1 ; de modo comum, ½(v O1 +v O2 ). Finalmente calcule o ganho diferencial e o ganho de modo comum do primeiro andar deste amplificador de instrumentação e obtenha o CMRR. b) Repita para o circuito da figura (b), comentando sobre a diferença dos dois circuitos. 21. Projecte o circuito (b) do problema anterior (problema 20) para obter um amplificador de instrumentação com um ganho variável na gama de 1 a 100, utilizando um potenciómetro de 100 k (sugestão: projecte o segundo andar de amplificação para obter um ganho de 0.5). 22. Os dois circuitos da figura foram desenhados para funcionarem como conversores tensãocorrente, ou seja, para fornecerem à impedância de carga Z L uma corrente proporcional a v I, corrente esta que é independente do valor de Z L. Mostre que de facto isso acontece, e obtenha para cada um dos circuitos i O em função de v I. Comente as diferenças dos dois circuitos.

6 23. Uma medida do ganho, em malha aberta, de um ampop compensado internamente em frequência, realizada a uma frequência muito baixa, deu o resultado de 86 db; a 100 khz, o valor medido foi de 40 db. Calcule os valores de A 0, f b, f t. 24. Um amplificador inversor com um ganho nominal de 20 V/V utiliza um ampop que tem um ganho dc de 10 4 e uma frequência de ganho unitário de 10 6 Hz. Qual é a frequência 3 db f 3dB do amplificador em malha fechada? Qual é o ganho a 0.1 f 3dB e a 10 f 3dB? 25. A utilização de vários amplificadores iguais em malha fechada, colocados em cascata, permite alcançar uma largura de banda superior à que pode ser obtida utilizando somente um amplificador para obter o mesmo ganho. a) Mostre que a colocação em cascata de dois amplificadores iguais, cada um deles tendo uma resposta em frequência do tipo passa baixo de primeira ordem e frequência 3 db igual a f 1, resulta num amplificador global com uma frequência 3 db dada por f 2 1f 3dB 1 b) Pretende se projectar um amplificador não inversor com um ganho dc de 40 db utilizando um único amplificador compensado internamente em frequência com f t = 1 MHz. Qual é a frequência de corte obtida? c) Redesenhe o amplificador projectado em (b) utilizando dois amplificadores, em cascata, cada um deles com um ganho dc de 20 db. Qual é a frequência de corte do novo amplificador? Compare com o valor obtido em (b). 26. Considere uma montagem inversora com um ganho em malha fechada de 100 V/V e que utiliza resistências de 1k e 100 k. Liga se uma resistência de carga R L da saída até à terra, e aplica se à entrada do circuito um sinal sinusoidal de baixa frequência e amplitude V p. Suponha que o ampop é ideal, excepto por saturar a ±10 V e por a sua saída estar limitada em corrente a ±20 ma. a) Para R L = 1 k qual é o maior valor possível para V p sem que haja distorção na saída? b) Repita (a) para R L = 100. c) Se se pretender obter uma sinusóide de saída com 10 V de amplitude, qual é o menor valor possível de R L? 27. Um ampop com uma taxa de inflexão de 20 V/µs vai ser utilizado num seguidor de tensão, que receberá impulsos rectangulares que vão dos 0 V aos 3 V. Qual é a menor duração temporal do impulso que ainda permite que a saída atinja o valor máximo? Descreva a saída que obtém nesse caso. 28. Ao projectar com ampops é necessário considerar as limitações, em tensão e frequência, do circuito em malha fechada devidas: à largura de banda finita do ampop (f t ); à taxa de inflexão; à tensão de saída (V omax ). Segue se um exemplo: considere a utilização de um ampop com f t = 2 MHz, SR = 1 V/µs, e V omax = 10 V no projecto de uma montagem não inversora com um ganho nominal de 10. Considere um sinal sinusoidal de entrada com uma amplitude V i. a) Se V i = 0.5 V, qual é a máxima frequência da sinusóide de entrada antes de ocorrer distorção à saída? b) Se f = 20 khz, qual é o valor máximo de V i antes da saída distorcer? c) Se V i = 50 mv, qual é a gama de frequência útil de funcionamento? d) Se f = 5 khz, qual é a gama de tensões de entrada útil?

7 29. Uma montagem não inversora, com ganho em malha fechada de 1000, foi projectada usando um ampop com uma tensão de desvio da entrada de 3 mv e tensão nominal de saída (tensão de saturação) de ±13 V. Qual é a máxima amplitude da sinusóide que pode ser colocada à entrada sem que a saída seja limitada (clipping) em amplitude? Se se acoplasse capacitivamente o amplificador, qual seria a amplitude máxima da sinusóide? 30. Um amplificador não inversor com um ganho de +10 V/V tem uma resistência de 100 k na malha de realimentação e está a ser utilizado para amplificar sinais duma fonte que tem uma resistência de 5 k. Que valor espera obter à saída devido às imperfeições dc se o ampop possuir uma tensão de desvio de 0 mv, uma corrente de polarização de 1 µa e uma corrente de desvio de 0.1 µa? Indique onde colocaria uma resistência adicional para compensar as correntes de polarização. Qual é a gama de saídas possíveis agora? Um projectista pretende utilizar este amplificador com uma fonte de 15 k. Para compensar as correntes de polarização que resistência utilizaria agora? Onde a colocava? 31. O circuito da figura utiliza um ampop com uma tensão de desvio de 4 mv. Qual é a tensão de desvio (offset) da saída do circuito? Quanto passa a ser se se utilizar acoplamento ac da entrada (colocando um condensador em série com a entrada)? E se, alternativamente, se acoplar capacitivamente a resistência de 1 k à terra, quanto é o desvio da tensão de saída? 32. A figura mostra um filtro activo passa baixo de primeira ordem. Obtenha a função de transferência do circuito e mostre que o ganho dc é ( R 2 /R 1 ) e a frequência de corte é ω 0 = 1/CR 2. Projecte o circuito para obter uma resistência de entrada de 1 k, um ganho dc de 20 db, e uma frequência de corte de 4 khz. A que frequência se reduz à unidade a amplitude da resposta em frequência? 33. Um integrador de Miller com R = 10 k e C = 10 nf é implementado utilizando um ampop com V OS = 3 mv, I B = 0.1 µa, e I OS = 10 na. Para se obter um ganho dc finito, liga se uma resistência de 1 M aos terminais do condensador. a) Para compensar o efeito de I B liga se uma resistência em série com o terminal não inversor do ampop. Qual deve ser o seu valor? b) Com a resistência de (a) colocada, calcule o valor mais desfavorável da tensão de saída do integrador quando a entrada está à terra. 34. Projecte, utilizando um ampop ideal, um circuito diferenciador com constante temporal 10 3 s e que utilize um condensador de 10 nf. Quais são os ganhos e desvios de fase (phase shifts) que se têm a um décimo e a dez vezes a frequência do diferenciador (frequência de ganho unitário)? Liga se uma resistência em série para limitar o ganho, em módulo, a 100 V/V para altas frequências. Qual é a frequência 3 db associada? Que ganho e desvio de fase se obtêm a 10 vezes a frequência do diferenciador (frequência de ganho unitário)?

8 35. A figura mostra um filtro activo passa alto de primeira ordem. Calcule a função de transferência do circuito e mostre que o ganho a altas frequências é ( R 2 /R 1 ) e a frequência de corte é ω 0 = 1/CR 1. Projecte o circuito para obter uma resistência de entrada, para altas frequências, de 10 k ; um ganho, para altas frequências, de 40 db; e uma frequência de corte de 1 khz. A que frequência se reduz à unidade a amplitude da resposta em frequência? Soluções da folha 3: A cm = 10; CMRR= < v o < 5.5 (volt) k 5. (b) 90.8 (c) 8.9 k 6. (a) R F ; 0 (b) R F /(1+1/A); R F /(1+A) (a) R; R; R; R (b) I; 2I; 4I; 8I (c) IR; 2IR; 4IR; 8IR k ; 40 k ; 120 k 10. v O = 0.2 sin(2π x 1000t); 0.2 v O 0.2 (volt) k k 13. v O /v I = 1/x; 1 a ; 0.5 k v O /v I = 1/(1+1/A) V/V; R id = 2R 1 = 20 k ; A cm = 0.009; CMRR = v 2 v 1 ; R; 2R; 2R; R db 19. (a) A cm = 0; A d = 1 (b) 5 v Icm 5 (volt) (c) A cm = 0; A d = 1; 30 v Icm 30 (volt) 20. (a) A d1 = 1+R 2 /R 1 ; A cm1 = 1+R 2 /R 1 ; CMRR 1 = 0 (b) A d1 = 1+R 2 /R 1 ; A cm1 = 1; CMRR 1 = 20 log (1+R 2 /R 1 ); a tensão de modo comum não é amplificada 21. R 4 = 100 k ; R 3 = 200 k ; R 2 50 k ; R k k (em série com potenciómetro) db; 501 Hz; MHz khz; 19.9 V/V; 1.99 V/V 25. (b) 10 khz (c) khz V (b) 20 mv (c) ns; impulso triangular 28. (a) 31.8 khz (b) V (c) 200 khz (d) até 1 V de amplitude mv; 13 mv mv v O 57.5 mv; 5 k em série com a entrada não inversora; ±10 mv; 5 k em série com a entrada inversora V; V; ±12 mv k ; 10 k ; 4 nf; 40 khz 33. (a) 9.9 k (b) V k ; 0.1 V/V; 90 o ; 10 V/V; 90 o ; 15.9 khz; 10; 95,77 o k ; 1 M ; 15.9 nf; 10 Hz

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBL ESCOL SUPEIO DE TECNOLOGI COLECTÂNE DE EXECÍCIOS DE ELECTÓNIC II (Para apoio às ulas Práticas Exercícios retirados do livro Microelectronics Circuits Sedra/Smith) Setembro

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO ELECTRÓNICA. Trabalho de Laboratório AMPLIFICADOR DIFERENCIAL

INSTRUMENTAÇÃO ELECTRÓNICA. Trabalho de Laboratório AMPLIFICADOR DIFERENCIAL INSTUMENTAÇÃO ELECTÓNICA Trabalho de Laboratório AMPLIFICADO DIFEENCIAL INTODUÇÃO: Um amplificador diferencial é essencialmente um circuito constituído por um amplificador operacional de elevado ganho

Leia mais

Instrumentação e Medidas

Instrumentação e Medidas Instrumentação e Medidas Exame Escrito de 09 de Janeiro de 08 ATENÇÃO: As partes I e II devem ser resolvidas em cadernos separados PARTE I-A Medição Impedâncias Na figura da esquerda estão representadas

Leia mais

Folha 5 Transístores bipolares.

Folha 5 Transístores bipolares. Folha 5 Transístores bipolares. 1. Considere um transístor npn que possui uma queda de potencial base emissor de 0.76 V quando a corrente de colector é de 10 ma. Que corrente conduzirá com v BE = 0.70

Leia mais

Teórico-prática n.º 7 Amplificador operacional e aplicações 29 e 30 de Novembro de 2018

Teórico-prática n.º 7 Amplificador operacional e aplicações 29 e 30 de Novembro de 2018 Circuitos Elétricos e Sistemas Digitais & Circuitos e Eletrónica Mestrados Integrados em Engª. Biomédica e Engª. Física e Licenciatura em Física Teórico-prática n.º 7 Amplificador operacional e aplicações

Leia mais

CAPÍTULO IV AMPLIFICADORES OPERACIONAIS 4.1. TENSÕES E CORRENTES DE COMPENSAÇÃO OU OFFSET

CAPÍTULO IV AMPLIFICADORES OPERACIONAIS 4.1. TENSÕES E CORRENTES DE COMPENSAÇÃO OU OFFSET CAPÍTULO IV AMPLIFICADORES OPERACIONAIS 4.1. TENSÕES E CORRENTES DE COMPENSAÇÃO OU OFFSET Definição : O offset é definido como uma tensão residual que aparece na saída do Amplificador Operacional quando

Leia mais

Trabalho prático nº 5 de Electrónica 2009/2010

Trabalho prático nº 5 de Electrónica 2009/2010 Trabalho prático nº 5 de Electrónica 29/21 Título: Circuito amplificador com um transístor em montagem de emissor comum (com e sem degenerescência do emissor). Sumário Proceder se á à montagem de um circuito

Leia mais

c) Se o valor da amplitude de v I for reduzido em 10%, quais são os novos valores máximo e médio de i B?

c) Se o valor da amplitude de v I for reduzido em 10%, quais são os novos valores máximo e médio de i B? Folha 4 Díodos. 1. Para cada um dos circuitos das figuras abaixo a entrada v I é sinusoidal com 10 V de amplitude e frequência 1kHz. Considerando os díodos ideais represente graficamente o sinal de saída

Leia mais

Guia de Laboratório de Electrónica II. Amplificadores Operacionais

Guia de Laboratório de Electrónica II. Amplificadores Operacionais Instituto Superior Técnico Departamento de Engenharia electrotécnica e de Computadores Secção de Electrónica Guia de Laboratório de Electrónica II Amplificadores Operacionais (º trabalho) Grupo Nº Número

Leia mais

O amplificador operacional Parte 2: Factor de rejeição de modo comum (CMRR),taxa de inflexão (slew rate) e tensão de desvio (offset)

O amplificador operacional Parte 2: Factor de rejeição de modo comum (CMRR),taxa de inflexão (slew rate) e tensão de desvio (offset) Instituto uperior Técnico Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores Área de Electrónica O amplificador operacional Parte : Factor de rejeição de modo comum (CMRR),taxa de inflexão (slew

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR

INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR Departamento de Engenharia Electrotecnica Electrónica II 2007-2008 Recurso Data: 15-07-2008 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

AMPLIFICADORES OPERACIONAIS

AMPLIFICADORES OPERACIONAIS AMPLIFICADORES OPERACIONAIS OBJETIVOS: Analisar o funcionamento de um amplificador operacional e seus principais parâmetros. INTRODUÇÃO TEÓRICA O nome amplificador operacional (também denominado op-amp)

Leia mais

Trabalho prático nº 4 de Electrónica 2008/2009

Trabalho prático nº 4 de Electrónica 2008/2009 Trabalho prático nº 4 de Electrónica 2008/2009 Título: Circuito amplificador com um transístor em montagem de emissor comum (com e sem degenerescência do emissor). Sumário Proceder se á à montagem de um

Leia mais

Trabalho prático nº 3 de Electrónica 2009/2010

Trabalho prático nº 3 de Electrónica 2009/2010 Trabalho prático nº 3 de Electrónica 2009/2010 Título: Amplificador operacional. ConFiguração não inversora (seguidor de tensão). Sensor de temperatura. Sumário Utilizar se á o circuito do trabalho prático

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO E AQUISIÇÃO DE DADOS 2274 Eng. Engenharia Electrotécnica (4º Ano/1º Semestre)

INSTRUMENTAÇÃO E AQUISIÇÃO DE DADOS 2274 Eng. Engenharia Electrotécnica (4º Ano/1º Semestre) UNIVERSIDADE DA BEIRA I NTERIOR D e p a r t a m e n t o d e E n g e n h a r i a E l e c t r o m e c â n i c a INSTRUMENTAÇÃO E AQUISIÇÃO DE DADOS 2274 Eng. Engenharia Electrotécnica (4º Ano/1º Semestre)

Leia mais

Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II

Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II Aula 09 Amplificador Operacional: Características Buffer Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino 2016 AMPLIFICADORES OPERACIONAIS É um amplificador

Leia mais

Introdução sobre Pares Diferenciais (Bipolares e MOS)

Introdução sobre Pares Diferenciais (Bipolares e MOS) p. 1/1 Resumo Introdução sobre Pares Diferenciais (Bipolares e MOS) Par Diferencial com Transistor MOS Gama de Tensão em Modo Comum Operação com sinal diferencial Operação para grandes sinais Operação

Leia mais

Electrotecnia. Informática para a Saúde. Amplificadores Operacionais

Electrotecnia. Informática para a Saúde. Amplificadores Operacionais Electrotecnia Informática para a Saúde Amplificadores Operacionais Sumário Amplificadores Operacionais 1 Simbologia 2 Características 3 Funcionamento 4 Configurações Básicas: 4.1 Amplificador Inversor

Leia mais

Capítulo 9 Elementos condicionadores de sinais

Capítulo 9 Elementos condicionadores de sinais (parte I) Instrumentação eletrônica para sistemas de medição Capítulo 9 Prof. Lélio R. Soares Júnior ENE FT UnB Introdução Converte a saída do sensor em uma forma mais adequada para processamento (tensão,

Leia mais

Guias de Laboratório da Unidade Curricular Eletrónica 2 (Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores)

Guias de Laboratório da Unidade Curricular Eletrónica 2 (Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores) Guias de Laboratório da Unidade Curricular Eletrónica 2 (Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores) Jorge Manuel Martins ESTSetúbal, julho de 2017 Índice Lab. 1 - Estudo de um Amplificador

Leia mais

Trabalho prático nº 2 de Electrónica 2009/2010

Trabalho prático nº 2 de Electrónica 2009/2010 Trabalho prático nº 2 de Electrónica 2009/2010 Título: Amplificador operacional. Configuração inversora. Sumário Proceder se á à montagem de circuitos simples com amplificadores operacionais (ampops) em

Leia mais

O amplificador operacional Parte 1: amplificador inversor não inversor

O amplificador operacional Parte 1: amplificador inversor não inversor Instituto uperior Técnico Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores Área de Electrónica O amplificador operacional Parte : amplificador inversor não inversor Trabalho de Laboratório Teoria

Leia mais

Teórico-prática n.º 7 Amplificador operacional e aplicações 29 e 30 de Novembro de 2018

Teórico-prática n.º 7 Amplificador operacional e aplicações 29 e 30 de Novembro de 2018 Circuitos Elétricos e Sistemas Digitais & Circuitos e Eletrónica Mestrados Integrados em Engª. Biomédica e Engª. Física e Licenciatura em Física Teórico-prática n.º 7 Amplificador operacional e aplicações

Leia mais

O Amplificador Operacional 741. p. 2/2

O Amplificador Operacional 741. p. 2/2 p. 1/2 Resumo O Amplificador Operacional 741 Circuito de Polarização e circuito de protecção contra curto-circuito O andar de Entrada O Segundo andar e andar de Saída Polarização do 741 Análise de pequeno

Leia mais

V in (+) V in (-) V O

V in (+) V in (-) V O CAPÍTULO III INTRODUÇÃO AOS AMPLIFICADORES OPERACIONAIS Introdução aos OPAMPS I - Introdução : Os amplificadores operacionais são dispositivos aplicados à eletrônica analógica. É o dispositivo de maior

Leia mais

ELECTRÓNICA GERAL FILTROS ACTIVOS E OSCILADORES 1º TRABALHO DE LABORATÓRIO 1º SEMESTRE 2015/2016 JOSÉ GERALD E PEDRO VITOR

ELECTRÓNICA GERAL FILTROS ACTIVOS E OSCILADORES 1º TRABALHO DE LABORATÓRIO 1º SEMESTRE 2015/2016 JOSÉ GERALD E PEDRO VITOR ELECTRÓNICA GERAL 1º TRABALHO DE LABORATÓRIO FILTROS ACTIVOS E OSCILADORES 1º SEMESTRE 2015/2016 JOSÉ GERALD E PEDRO VITOR AGOSTO 2015 Sessão 1 Secções Biquadráticas com 3 Amplificadores Operacionais 1.1

Leia mais

Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II Aula 11 Amplificadores Operacionais Par diferencial e características elétricas

Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II Aula 11 Amplificadores Operacionais Par diferencial e características elétricas Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II Aula 11 Amplificadores Operacionais Par diferencial e características elétricas Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino CONFIGURAÇÕES COMPOSTAS COM

Leia mais

Electrónica II. 1º Trabalho de Laboratório Realimentação

Electrónica II. 1º Trabalho de Laboratório Realimentação Electrónica II 2º Semestre 2010/2011 1º Trabalho de Laboratório Realimentação (1º trabalho) Fevereiro 2011 Instituto Superior Técnico Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores Área Científica

Leia mais

/LFHQFLDWXUDHP(QJHQKDULDGH 6LVWHPDVH&RPSXWDGRUHV,QVWUXPHQWDomRH0HGLGDV

/LFHQFLDWXUDHP(QJHQKDULDGH 6LVWHPDVH&RPSXWDGRUHV,QVWUXPHQWDomRH0HGLGDV 81,9(6,'$'('$0$'(,$ ([HUFtFLRVDUHVROYHUQDDXOD Considere a função YW representada na figura. (Exercício adaptado do Prob. 1 de [1]). )LJXUD. Oscilograma com uma tensão rectangular. Determine: D Os valores

Leia mais

Instrumentação e Medidas

Instrumentação e Medidas Instrumentação e Medidas Exame Escrito de de Fevereiro de 27 ATENÇÃO: As partes I e II devem ser resolvidas em cadernos separados Justifique todas as respostas PATE IA Medição Impedâncias Na figura da

Leia mais

Introdução teórica Aula 10: Amplificador Operacional

Introdução teórica Aula 10: Amplificador Operacional Introdução Introdução teórica Aula 10: Amplificador Operacional O amplificador operacional é um componente ativo usado na realização de operações aritméticas envolvendo sinais analógicos. Algumas das operações

Leia mais

1º Trabalho de laboratório Iniciação ao uso da instrumentação electrónica. Circuitos RC simples. Circuitos com AmpOps. Parte III

1º Trabalho de laboratório Iniciação ao uso da instrumentação electrónica. Circuitos RC simples. Circuitos com AmpOps. Parte III 1º Trabalho de laboratório Iniciação ao uso da instrumentação electrónica. Circuitos RC simples. Circuitos com AmpOps. Parte III Alunos: Turma: Data: / /2006 A entregar na aula de / /2006 Docente: Classificação:

Leia mais

28/10/2010 IFBA. CELET Coordenação do Curso Técnico em Eletrônica Professor: Edvaldo Moraes Ruas, EE. Vitória da Conquista, 2010.

28/10/2010 IFBA. CELET Coordenação do Curso Técnico em Eletrônica Professor: Edvaldo Moraes Ruas, EE. Vitória da Conquista, 2010. IFBA CELET Coordenação do Curso Técnico em Eletrônica Professor: Edvaldo Moraes Ruas, EE Vitória da Conquista, 2010 2 a Parte Introdução Amplificador Operacional 1 Amp-Ops A maioria são dispositivos de

Leia mais

Amplificadores Operacionais

Amplificadores Operacionais AULA 05 Amplificadores Operacionais Prof. Rodrigo Reina Muñoz rodrigo.munoz@ufabc.edu.br 2 o Trimestre de 2018 1 Conteúdo Amplificadores Operacionais CMRR Configuração inversora Configuração não inversora

Leia mais

PROTOCOLOS DAS AULAS PRÁTICAS. LABORATÓRIOS 2 - Campos e ondas

PROTOCOLOS DAS AULAS PRÁTICAS. LABORATÓRIOS 2 - Campos e ondas PROTOCOLOS DAS AULAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIOS 2 - Campos e ondas Conteúdo P1 - Amplificador operacional...3 P2 - RTEC....5 P3 - RTET e RTEC....7 P4 - Realimentação positiva...9 P5 - Intensidade luminosa....11

Leia mais

Geradores de Sinal e Circuitos Formatadores de Ondas osciladores lineares

Geradores de Sinal e Circuitos Formatadores de Ondas osciladores lineares p. 1/2 Resumo O critério de oscilação Controlo de Amplitude Não Linear O oscilador Wien-Bridge O oscilador de deslocamento de Fase O oscilador de Quadratura O oscilador Filtro Activo Sintonizado p. 2/2

Leia mais

ELT703 - EXPERIÊNCIA N 3: ERROS DC (OFFSET) E SLEW RATE

ELT703 - EXPERIÊNCIA N 3: ERROS DC (OFFSET) E SLEW RATE ELT03 EXPERIÊNCIA N 3: ERROS DC (OFFSET) E SLEW RATE 1. OBJETIVOS: Levantamento da V IO, I B, I B e seus efeitos na relação de saída; Ajuste de Offset externo e interno; Medição do Slew Rate (Taxa de Subida)..

Leia mais

Estes guias correspondem a versões atualizadas e/ou adaptações dos protocolos dos anteriores. JF FCUL 1 / 10. P8 CESDig

Estes guias correspondem a versões atualizadas e/ou adaptações dos protocolos dos anteriores. JF FCUL 1 / 10. P8 CESDig Mestrados Integrados em Engª. Biomédica e Engª. Física e Licenciatura em Física 1.º Semestre 2018/2019 Prática n.º 8: Aplicações de circuitos com AmpOps - filtros passivos vs filtros activos [Faça o estudo

Leia mais

Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II. Aula 11 Amplificadores Operacionais. Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino

Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II. Aula 11 Amplificadores Operacionais. Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II Aula 11 Amplificadores Operacionais Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br giovanatt@gmail.com

Leia mais

Electrónica e Instrumentação

Electrónica e Instrumentação Electrónica e Instrumentação Engenharia Mecânica 4º ano Caderno de Exercícios 2002 / 03 FM EI 4EM Introdução O presente Caderno de Problemas destinase a apoiar as aulas da disciplina de Electrónica e Instrumentação

Leia mais

Eletrônica II. Germano Maioli Penello. Aula 03

Eletrônica II. Germano Maioli Penello.   Aula 03 Eletrônica II Germano Maioli Penello gpenello@gmail.com www.lee.eng.uerj.br/~germano Aula 03 Revisão aula passada É comum ter situações temos um sinal de baixa intensidade (mv ou mv). O processamento desses

Leia mais

Realimentação. gerados tanto por os componentes do circuito como interferências externas. (continua) p. 2/2

Realimentação. gerados tanto por os componentes do circuito como interferências externas. (continua) p. 2/2 p. 1/2 Resumo Realimentação Dessensibilização do Ganho Extensão de Largura de Banda Redução de Ruído Redução de Distorção não Linear As quatro tipologias básicas Amplificadores de Tensão Amplificadores

Leia mais

Experimento #2 AMPLIFICADOR OPERACIONAL

Experimento #2 AMPLIFICADOR OPERACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA Experimento #2 AMPLIFICADOR OPERACIONAL Aplicações com amplificadores

Leia mais

Instrumentação e Medidas

Instrumentação e Medidas Instrumentação e Medidas Exame Escrito de 01 de Fevereiro de 016 ATENÇÃO: As partes I e II devem ser resolvidas em cadernos separados Justifique todas as respostas PATE I A. Ampops Pretende-se utilizar

Leia mais

Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II. Aula 14 Amplificadores Operacionais~: Amplificador de Instrumentação

Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II. Aula 14 Amplificadores Operacionais~: Amplificador de Instrumentação Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II Aula 14 Amplificadores Operacionais~: Amplificador de Instrumentação Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br

Leia mais

PROVA 1. 1) Justifique brevemente todas as suas respostas; 2) Mostre suas contas (primeiro escreva suas equações e só depois substitua valores).

PROVA 1. 1) Justifique brevemente todas as suas respostas; 2) Mostre suas contas (primeiro escreva suas equações e só depois substitua valores). PROVA 1 1) Justifique brevemente todas as suas respostas; 2) Mostre suas contas (primeiro escreva suas equações e só depois substitua valores). 1) Um aluno do PEB pediu a sua ajuda para interligar um goniômetro

Leia mais

Laboratório Experimental

Laboratório Experimental 1 Roteiro de práticas de Introdução à Intrumentação Biomédica Prof. Adilton Carneiro Laboratório Experimental Prática I: Caracterização e construção de circuitos básicos com amplificadores operacionais

Leia mais

Lista de Exercícios Amplificadores Operacionais

Lista de Exercícios Amplificadores Operacionais Lista de Exercícios Amplificadores Operacionais Para solução dos exercícios, suponha o amplificador operacional ideal e a alimentação simétrica de 12V. 1- Para os circuitos abaixo, diga qual configuração

Leia mais

Instrumentação e Medidas

Instrumentação e Medidas Impedância / ohm Ângulo / graus Instrumentação e Medidas Exame Escrito de de Julho de 4 TENÇÃO: s partes I e II devem ser resolvidas em cadernos separados PTE I. Medição Impedâncias Na figura da esquerda

Leia mais

Condicionamento de sinais analógicos

Condicionamento de sinais analógicos Condicionamento de sinais analógicos O condicionamento do sinal analógico do sensor/transdutor é uma etapa fundamental antes de ser efetuada a conversão A/D. Os principais processos de condicionamento

Leia mais

Amplificadores Operacionais Aplicações Parte II

Amplificadores Operacionais Aplicações Parte II NBESTA00713SA NBESTA007-13SA EN 2602 Fundamentos Eletrônica Eletrônica Analógica Analógica de Aplicada Eletrônica Aplicada AULA 09 Amplificadores Operacionais Aplicações Parte II Prof. Rodrigo Reina Muñoz

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Informática Disciplina Sistemas de Instrumentação Engenharia de Sistemas e 1 Ano Curso Ano 2º Semestre Informática º Lectivo Aulas Teórico-Práticas Ficha de Trabalho N.º4 2005/2006 Título

Leia mais

2) Justifique todas as suas respostas; 3) Mostre suas contas (primeiro escreva suas equações e só depois substitua valores) b)

2) Justifique todas as suas respostas; 3) Mostre suas contas (primeiro escreva suas equações e só depois substitua valores) b) PROVA 1 Para esta prova: 1) considere que sinais de ECG possuem componentes de frequência entre 0,05 Hz e 80 Hz e amplitude menor do que ±1 mv e que sinais de EMG tem componentes de frequências entre 40

Leia mais

CIRCUITOS AMPLIFICADORES COM TRANSÍSTORES DE JUNÇÃO BIPOLARES TRABALHO DE LABORATÓRIO Teoria dos Circuitos e Fundamentos de Electrónica Teresa Mendes de Almeida TeresaMAlmeida@ist.utl.pt Área Científica

Leia mais

EXERCÍCIOS: AMPLIFICADORES OPERACIONAIS

EXERCÍCIOS: AMPLIFICADORES OPERACIONAIS EXERCÍCIOS: AMPLIFICADORES OPERACIONAIS 1) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmativas: ( ) Um amplificador operacional tem impedância de entrada muito alta. ( ) Um amplificador operacional

Leia mais

CET Instrumentação Industrial e Medidas Eléctricas

CET Instrumentação Industrial e Medidas Eléctricas INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR Escola Superior de Tecnologia de Tomar Departamento de Engenharia Electrotécnica CET Instrumentação Industrial e Medidas Eléctricas Eng. Jorge Guilherme Jorge Guilherme 008

Leia mais

APLICAÇÕES DOS AMPLIFICADORES OPERACIONAIS

APLICAÇÕES DOS AMPLIFICADORES OPERACIONAIS APLICAÇÕES DOS AMPLIFICADORES OPERACIONAIS Neste capítulo, o objetivo é o estudo das aplicações com os Amplificadores Operacionais realizando funções matemáticas. Como integração, diferenciação, logaritmo

Leia mais

1 - Amplificadores operacionais

1 - Amplificadores operacionais mplificadores operacionais. MPOP ideal. Modelo do MPOP ideal.3 Tensão de modo comum e tensão de modo diferencial.4 Desvios em relação ao caso ideal.5 Esquema equivalente.6 Correntes de polarização.7 Tensões

Leia mais

Departamento de Engenharia Electrotécnica. Curso de Engenharia de Automação, Controlo e Instrumentação

Departamento de Engenharia Electrotécnica. Curso de Engenharia de Automação, Controlo e Instrumentação Curso de Engenharia de utomação, Controlo e Instrumentação Laboratório nº 4 de Complementos de Electrónica Estudo de mplificadores Área de Electrónica Fevereiro/2005 1. Estudo das características de amplificadores.

Leia mais

Outras configurações com amplificadores Operacionais

Outras configurações com amplificadores Operacionais Outras configurações com amplificadores Operacionais O ganho ajustável Em muitas situações práticas, o projetista pode necessitar não de um ganho fixo, mas de um ganho variável de um valor mínimo a um

Leia mais

2 Objetivos Verificação e análise das diversas características de amplificadores operacionais reais.

2 Objetivos Verificação e análise das diversas características de amplificadores operacionais reais. Universidade Federal de Juiz de Fora Laboratório de Eletrônica CEL 037 Página 1 de 6 1 Título Prática 11 Características dos Amplificadores Operacionais 2 Objetivos Verificação e análise das diversas características

Leia mais

Caso o projetista deseje um conjunto de valores compreendido dentro de um limite inferior e superior, a seguir um circuito típico.

Caso o projetista deseje um conjunto de valores compreendido dentro de um limite inferior e superior, a seguir um circuito típico. Outras configurações com amplificadores Operacionais O ganho ajustável Em muitas situações práticas, o projetista pode necessitar, não de um ganho fixo, mas de um ganho variável de um valor mínimo a um

Leia mais

Projecto de Amplificadores Operacionais. AmpOp de transcondutância - OTA

Projecto de Amplificadores Operacionais. AmpOp de transcondutância - OTA Projecto de Amplificadores Operacionais OTA básico 1º andar 2º andar 3º andar saída V > I I > V V > I I > V v 2 v 1 M1 I1 M2 v out 1 AmpOp de transcondutância OTA Comparativamente com os AmpOp os OTA apresentam:

Leia mais

CADERNO DE EXPERIÊNCIAS

CADERNO DE EXPERIÊNCIAS CADERNO DE EXPERIÊNCIAS Disciplina: ELETRÔNICA III Curso: ENGENHARIA ELÉTRICA Fase: 8ª Conteúdo: Carga horária: 75 horas Semestre: 01/2011 Professor: PEDRO BERTEMES FILHO / RAIMUNDO NONATO G. ROBERT 1.

Leia mais

Curso: Ortoprotesia Disciplina: Electrotecnologia Ano lectivo: 2016/17 Guia de laboratório nº 2

Curso: Ortoprotesia Disciplina: Electrotecnologia Ano lectivo: 2016/17 Guia de laboratório nº 2 Curso: Ortoprotesia Disciplina: Electrotecnologia Ano lectivo: 2016/17 Guia de laboratório nº 2 Construção de um circuito comparador com amplificadores operacionais Objectivo: Este guia laboratorial tem

Leia mais

V in (+) V in (-) V O

V in (+) V in (-) V O CAPÍTULO III INTRODUÇÃO AOS AMPLIFICADORES OPERACIONAIS Introdução aos OPAMPS I - Introdução : Os amplificadores operacionais são dispositivos aplicados à eletrônica analógica. É o dispositivo de maior

Leia mais

Guia de laboratório de Electrónica II. Realimentação (2º trabalho)

Guia de laboratório de Electrónica II. Realimentação (2º trabalho) Instituto Superior Técnico Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores Secção de Electrónica Guia de laboratório de Electrónica II Realimentação (2º trabalho) Grupo Nº Número Nome Turno:

Leia mais

PARTE II - Circuitos Resistivos Não-Lineares

PARTE II - Circuitos Resistivos Não-Lineares Problema 2.1 Amplificador não inversor PATE II ircuitos esistivos NãoLineares onsidere o amplificador da figura 2.1. A tensão, v in, na entrada do amplificador operacional (A.O.), que se supõe ideal, é

Leia mais

Fundamentos de Electrónica

Fundamentos de Electrónica 3 Circuitos Corrente alternada de corrente contínua Corrente alternada sinusoidal A electricidade é produzida por geradores em centrais eléctricas e distribuída aos consumidores industriais e domésticos,

Leia mais

Fig. 1 (a) Diagrama de Amplitude e (b) diagrama de fase de um filtro passa-baixo (um polo em s=ω o

Fig. 1 (a) Diagrama de Amplitude e (b) diagrama de fase de um filtro passa-baixo (um polo em s=ω o Fig. 1 (a) Diagrama de Amplitude e (b) diagrama de fase de um filtro passa-baixo (um polo em s=ω o ). 0 Fig. 2 (a) Diagrama de Amplitude e (b) diagrama de fase de um filtro passa-alto (um zero em s=0 e

Leia mais

Kit Didático de Motor de Corrente Contínua para Laboratórios de Controle

Kit Didático de Motor de Corrente Contínua para Laboratórios de Controle Kit Didático de Motor de Corrente Contínua para Laboratórios de Controle Geovany A. Borges Laboratório de Robótica e Automação (LARA) Departamento de Engenharia Elétrica - ENE Faculdade de Tecnologia -

Leia mais

Amplificador realimentado Série-Paralelo

Amplificador realimentado Série-Paralelo p. 1/2 Resumo Amplificador realimentado Série-Paralelo Amplificador realimentado Série-Série Amplificador realimentado Paralelo-Paralelo Amplificador realimentado Paralelo-Série Amplificador realimentado

Leia mais

AMPLIFICADOR OPERACIONAL DIDÁTICO

AMPLIFICADOR OPERACIONAL DIDÁTICO AMPLIFICADOR OPERACIONAL DIDÁTICO Paulo Sérgio Corrêa Molina Universidade de Passo Fundo - RS RESUMO Os amplificadores operacionais estão entre os componentes mais utilizados em eletrônica. Nos cursos

Leia mais

Colectânea de Problemas

Colectânea de Problemas Teoria dos Circuitos e Fundamentos de Electrónica Mestrado em Engenharia Física Tecnológica (MEFT) Mestrado em Engenharia Biomédica (MEBiom) Colectânea de Problemas 1 Teoria dos Circuitos 2 Circuitos com

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Informática Disciplina Sistemas de Instrumentação Engenharia de Sistemas e 1 Ano Curso Ano º Semestre Informática º Lectivo Aulas Teórico-Práticas Ficha de Trabalho N.º3 005/006 Título Condicionamento

Leia mais

ENCONTRO 4 AMPLIFICADOR DE INSTRUMENTAÇÃO

ENCONTRO 4 AMPLIFICADOR DE INSTRUMENTAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: ELETRÔNICA II PROFESSOR: VLADEMIR DE J. S. OLIVEIRA ENCONTRO 4 AMPLIFICADOR DE INSTRUMENTAÇÃO 1. COMPONENTES DA EQUIPE Alunos Nota: Data: 2. OBJETIVOS - Implementação

Leia mais

Seguidor de Tensão O circuito seguidor de tensão constitui uma das aplicações mais comuns do amplificador operacional (buffer).

Seguidor de Tensão O circuito seguidor de tensão constitui uma das aplicações mais comuns do amplificador operacional (buffer). RESUMO DE AULA - ICP - 3º bimestre 2006 REVISÃO: Circuitos com Amplificadores Operacionais As montagens inversora e não-inversora são utilizadas numa infinidade de aplicações de processamento de sinal,

Leia mais

TRABALHO AMPLIFICADOR DE INSTRUMENTAÇÃO

TRABALHO AMPLIFICADOR DE INSTRUMENTAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: ELETRÔNICA II PROFESSOR: VLADEMIR DE J. S. OLIVEIRA TRABALHO AMPLIFICADOR DE INSTRUMENTAÇÃO 1. COMPONENTES DA EQUIPE Alunos Nota: Data: 2. OBJETIVOS - Implementação

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO ELECTRÓNICA EXERCÍCIOS FILTROS

INSTRUMENTAÇÃO ELECTRÓNICA EXERCÍCIOS FILTROS INSTRUMENTAÇÃO ELECTRÓNICA EXERCÍCIOS FILTROS 1. Num determinado sinal oriundo de um transdutor, observouse a presença de ruído de 100 Hz com a amplitude de 50 mvpp. O sinal de interesse pode apresentar

Leia mais

Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II. Aula 13 Amplificadores Operacionais Configurações Lineares: Integradores, diferenciadores

Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II. Aula 13 Amplificadores Operacionais Configurações Lineares: Integradores, diferenciadores Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II Aula 13 Amplificadores Operacionais Configurações Lineares: Integradores, diferenciadores Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com

Leia mais

O circuito LCR ressonante

O circuito LCR ressonante p. 1/3 Resumo O circuito LCR ressonante Realização de Filtro Passa-Baixo, Passa-Alto, Passa Banda, Notch, Passa-Tudo Realização de Filtros Activos de Segunda Ordem baseados em substituição de Indutância

Leia mais

Sinais e Sistemas Mecatrónicos

Sinais e Sistemas Mecatrónicos Sinais e Sistemas Mecatrónicos Filtros José Sá da Costa José Sá da Costa T14 - Filtros 1 Circuitos com Ampop s Relembremos Amplificador operacional (Ampop) Modelo do Ampop Implementação do Ampop Z i 2MΩ,

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA COLECTÂNEA DE EXERCÍCIOS DE ELECTRÓNICA II (Para apoio às Aulas Práticas Exercícios retirados do livro Microelectronics Circuits Sedra/Smith)

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS LICENCIATURA EM ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA ELECTRÓNICA GERAL

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS LICENCIATURA EM ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA ELECTRÓNICA GERAL UNIVERSIDDE LUSÓFON DE HUMNIDDES E TENOLOGIS LIENITUR EM ENGENHRI ELETROTÉNI ELETRÓNI GERL º TRLHO DE LORTÓRIO Montagens básicas com mpops e características não ideais dos mpops João eirante 1. Introdução

Leia mais

4. AMPLIFICADORES OPERACIONAIS

4. AMPLIFICADORES OPERACIONAIS . AMPLIFICADOES OPEACIONAIS Fernando Gonçalves Instituto Superior Técnico Teoria dos Circuitos e Fundamentos de Electrónica - 00/005 O Amplificador Operacional O amplificador operacional é um componente

Leia mais

Instrumentação e Técnicas de Medida EEL710 03/05/2017

Instrumentação e Técnicas de Medida EEL710 03/05/2017 Instrumentação e Técnicas de Medida EEL710 03/05/2017 Nome: PARA ESTA PROVA, POR FAVOR, RESPEITE ESTAS REGRAS 1) COLOQUE SEU NOME E NUMERE AS FOLHAS DOS CADERNOS DE RESPOSTA 2) RESPONDA AS QUESTÕES EM

Leia mais

SINAIS E SISTEMAS MECATRÓNICOS

SINAIS E SISTEMAS MECATRÓNICOS SINAIS E SISTEMAS MECATRÓNICOS Laboratório #1: Introdução à utilização de aparelhos de medida e geração de sinal: multímetro, osciloscópio e gerador de sinais Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

Leia mais

Prof. Antonio Carlos. Aula 11: Amplificadores Operacionais

Prof. Antonio Carlos. Aula 11: Amplificadores Operacionais IFUFJ Elementos de Eletrônica Analógica Prof. Antonio Carlos Mestrado Profissional em Ensino de Física Aula : Amplificadores Operacionais Este material foi baseado em liros e manuais existentes na literatura

Leia mais

EXPERIÊNCIA N 04 OFFSET

EXPERIÊNCIA N 04 OFFSET EXPERIÊNCIA N 04 OFFSET Fundação Universidade Federal de Rondônia Núcleo de Tecnologia Departamento de Engenharia Elétrica - DEE Disciplina de Eletrônica II I. OBJETIVOS Observar na prática o efeito do

Leia mais

TRABALHO 2 Amplificadores Operacionais e Diodos

TRABALHO 2 Amplificadores Operacionais e Diodos GUIA DE LABORATÓRIO Análise de Circuitos - LEE TRABALHO 2 Amplificadores Operacionais e Diodos INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores Secção de Electrónica

Leia mais

2 Objetivos Verificação e análise das diversas características de amplificadores operacionais reais.

2 Objetivos Verificação e análise das diversas características de amplificadores operacionais reais. Universidade Federal de Juiz de Fora Laboratório de Eletrônica CEL 037 Página 1 de 6 1 Título Prática 6 Características dos Amplificadores Operacionais 2 Objetivos Verificação e análise das diversas características

Leia mais

Amplificador de instrumentação

Amplificador de instrumentação Amplificador de instrumentação Considere o circuito clássico de amplificador de instrumentação, realizado com 3 amplificadores operacionais. a)-determine a função de transferência v o (v a,v b ). Quais

Leia mais

UFJF FABRICIO CAMPOS

UFJF FABRICIO CAMPOS Cap 11) Interface com o mundo analógico Conversores DA Conversores AD Compreender, Especificar, Comparar os tipos Introdução ao PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS Capítulo 11) Conversores DA/AD 11.1) Quantidade

Leia mais

Electrónica II. 1º Trabalho de Laboratório Realimentação

Electrónica II. 1º Trabalho de Laboratório Realimentação Electrónica II 2º Semestre 2015/2016 1º Trabalho de Laboratório Realimentação (1º trabalho) Fevereiro 2016 Instituto Superior Técnico Departamento de Engenharia Electrotécnica e de omputadores Área ientífica

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA INSTITUTO POLITÉNIO DE SETÚBAL ESOLA SUPEIO DE TENOLOGIA OLETÂNEA DE EXEÍIOS DE ELETÓNIA II (Para apoio às Aulas Práticas Exercícios retirados do livro Microelectronics ircuits Sedra/Smith) Setembro 2002

Leia mais

CIRCUITOS E SISTEMAS ELECTRÓNICOS

CIRCUITOS E SISTEMAS ELECTRÓNICOS INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA Enunciado do 1º Trabalho de Laboratório CIRCUITOS E SISTEMAS ELECTRÓNICOS MODELAÇÃO E SIMULAÇÃO DE CIRCUITOS COM AMPLIFICADORES OPERACIONAIS (AMPOPS)

Leia mais

Electrónica Fundamental 11º ano

Electrónica Fundamental 11º ano Planificação Anual 2016/2017 Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos Electrónica Fundamental 11º ano 1 MÓDULO 5: Transístores Bipolares em Regime Estático 21 aulas de 45 =

Leia mais

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I Conversor Buck Módulo de Controle APARATO UTILIZADO: Você vai trabalhar com duas placas de circuitos, a primeira corresponde ao módulo de potência já utilizado no laboratório anterior,

Leia mais

Circuitos Elétricos Ativos, análise via transformada de Laplace

Circuitos Elétricos Ativos, análise via transformada de Laplace Circuitos Elétricos Ativos, análise via transformada de Laplace Carlos Eduardo de Brito Novaes carlosnov@gmail.com 8 de maio de 0 Introdução Utilizando a transformada de Laplace, a modelagem dinâmica de

Leia mais