A verdadeira educação é aprender como pensar, e não o que pensar. (J. Krishnamurti)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A verdadeira educação é aprender como pensar, e não o que pensar. (J. Krishnamurti)"

Transcrição

1 APRESENTAÇÃO GERAL DO CURSO A verdadeira educação é aprender como pensar, e não o que pensar. (J. Krishnamurti) Este é o lema da EXS, ensinar instrumentos práticos que não tornem mais o instrutor ou treinador dependentes das guias de prescrição tradicionais e generalistas. Estes devem ser mestres na prescrição dos exercícios com resistências vulgo musculação ou treino de força. Para isso não bastam as guias de prescrição tradicionais, nem tão pouco a abordagem simplista com que são usadas. O profissional do exercício deve tratar os seus clientes sempre como situações únicas e especiais, independentemente dos objectivos do treino. Os instrumentos de trabalho, tais como os diversos materiais que temos à disposição numa sala de musculação, serão analisados e a sua utilização repensada e direcionada de forma consciente e prática. Para fazer a diferença e conseguir atingir resultados, a prescrição deve ser concisa, sempre específica e cada vez mais científica este é o perfil de personal trainer que o cliente deseja alguém que domine o processo de prescrição e adaptação do treino às necessidades e objectivos, e que controle a todo o instante a execução dos exercícios.

2 PERCURSO FORMATIVO: O curso EXS é dividido em 5 níveis de formação, ELIE, ENGAGE, PERFORMANCE, PRO e MASTER. Sendo o primeiro o único que poderá ser frequentado sem pré-requisito algum, todos os outros são necessariamente sequenciais e representam o percurso formativo proposto pela EXS. Do inovador Processo Mental de Construção e Monitorização de exercícios, presente no nível ENGAGE, até à Otimização da Mobilidade no nível Master, passando pela aplicação prática das ciências da Biomecânica Qualitativa, Anatomia e Fisiologia Muscular e Articular, nível Performance, bem como pela mestria da Execução e Instrução conscientes e adaptadas, RTS Resistance Training Specialist nível PRO (proporcionado exclusivamente em Portugal pela EXS). As nossas formações são creditadas e homologadas pela DGERT e IPDJ Cada hora de formação corresponde a 0,2 unidades de créditos (2015).

3 EXS ENGAGE: Carga Horária: 16H OBJECTIVOS DE APRENDIZAGEM: Melhorar a visão de mercado do profissional de treino particular. Criar uma consciência de aprendizagem e evolução que seja continua e eficaz desprovida de filtros promotores de insucesso. Perspetivar as mais recentes tendências metodológicas, à luz da lógica e ciência. Teorização e prática dos Modelo de Construção e Monitorização de exercícios com resistência EXS de forma adaptada, consciente e realmente eficaz.

4 EXS ENGAGE: Carga horária: 16H CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Visão de Mercado do Fitness e Treino Particular Qualidade versus Sucesso profissional. Consciência do Treinador estudar e aprender sem filtros. Ciência e Exercícios: Biomecânica, Anatomia/Fisiologia Articular e Muscular. Metodologias em perspectiva: Alongamentos, Treino Funcional e Core. Modelo de Construção de Exercícios com resistências. Modelo de Monitorização de Exercícios com resistências. Restruturação da avaliação inicial de mobilidade. Práticas de estruturação de evolução do cliente: da obtenção de objetivos à progressão de exercícios, passando pela construção adaptada. Demonstração de técnicas de avaliação, preparação e estimulação de movimento (Nível PRO).

5 EXS PERFORMANCE: carga horária: 16H + 16H + 16H (48H) OBJECTIVOS DE APRENDIZAGEM Interiorização e utilidade prática das 3 principais ciências prescritivas de exercício: Biomecânica, Anatomia e Fisiologia. Utilização da Biomecânica Qualitativa para construir exercícios, de raiz, adaptados à Fisiologia Articular e Muscular Humana evitando os exercícios tradicionais, alguns desadequados, ou conseguir alterações adaptativas aos mesmos. Ter os conhecimentos da estrutura e função articular geral e do Ombro, Cotovelo, Joelho, Anca e Coluna, como modelos de comparação com a especificidade de cada cliente melhorar construção Biomecânica de cada exercício. Ter os conhecimentos da estrutura e função muscular e geral e específica de cerca de 80 músculos extremidade superior, extremidade inferior e coluna. Praticar a aplicação dos Modelos de Construção e Monitorização com recurso à Biomecânica, Fisiologia Articular e Muscular.

6 EXS PERFORMANCE: Carga Horária: 16H + 16H + 16H (48H) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1 - Biomecânica do Exercício (16 horas): Fundamentos da Biomecânica: Movimento Fundamentos da Biomecânica: Forças Biomecânica da Resistência adaptação ao Modelo de Contrução Utilidade de instrumentos: Peso Corporal, Halteres, Barras, Bolas Medicinais, Fitas/suspensão, Cabos, Máquinas Guiadas, entre outros... Módulo 2 - Anatomia e Fisiologia Articular (16 horas): Estrutura e função comum das articulações humanas. Estrutura e função específicas: Ombro, Cotovelo, Joelho, Anca e Coluna recurso a modelos anatómicos em tamanho real. Potencial de mobilidade e estabilidade específico de cada articulação. Motivos possíveis para a falta de mobilidade.

7 EXS PERFORMANCE: Carga Horária: 16H + 16H + 16H (48H) Módulo 3 - Anatomia e Fisiologia Muscular (16 horas): Estrutura e função muscular geral. Condicionantes estruturais e mecânicas à produção de força. Abordagem alternativa da participação muscular agonista e antagonista. Estrutura e função Biomecânica específica de cada músculo da extremidade inferior, extremidade superior e coluna recurso a modelos anatómicos em tamanho real.

8 EXS PRO - RTS: Carga Horária: 16H + 16H + 16H (48H) O RTS Practical (Resistance Training Specialist) é uma versão satélite e compactada de dois temas fundamentais do RTS Mastery (só leccionado no EUA) são eles a execução e instrução do exercício. Cada aula é iniciada com o desenvolvimento e reforço do processo mental do Continuum Training TM, de forma a criar Exercícios realmente definidos pelo cliente Custom Fit Exercise TM, para que se possa apropriadamente progredir cada individuo da Função para a Performance. Para mais detalhe informativo ver

9 EXS PRO - RTS: Carga Horária: 16H + 16H + 16H (48H) 75% da duração de cada módulo é prática o aluno realmente passa por todas as experiências de execução e instrução de exercícios (em última análise são estas duas vertentes que podem fazer o Treinador destacar-se dos demais, mudar vidas e, com mestria, irá definir e revitalizar o seu negócio. Todo o suporte científico antecedente nos estágios formativos anteriores ENGAGE e PERFORMANCE será posto em prática.

10 EXS PRO-RTS: Carga Horária: 16H + 16H + 16H (48H) OBJECTIVOS DE APRENDIZAGEM: Executar avaliações específicas para cada exercício bem como monitorização constante e tomada de decisões relativas à construção de cada exercício. Dominar técnicas de preparação para o estímulo com recurso a resistência manual e isometria. Saber definir o objetivo específico de cada exercício e dominar a observação do mesmo, para determinar se o nível de controlo consciente demonstrado é suficiente para proceder à progressão do exercício. Reconhecer a relação entre tolerância/limiar de stress de cada treino e progressão e saber identificar níveis apropriados de esforço para o individuo. Determinar planos disponíveis e amplitudes específicas de cada exercício e série.

11 EXS PRO - RTS: Carga Horária: 16H + 16H + 16H (48H) RESISTANCE TRAINING SPECIALIST (RTS) PRACTICAL: Continuum Training TM : Spine & Trunk (16 horas): Avaliação, Instrução e Execução de exercícios na Coluna. Revisão de Postura. Continuum Training TM : Lower Extremity (16 horas): Avaliação, Instrução e Execução de exercícios na Anca e Joelho. Análise do Agachamento, Agachamento a 1 apoio e Lunge. Continuum Training TM : Upper Extremity (16 horas): Avaliação, Instrução e Execução de exercícios no Ombro e Cotovelo. Treino dos movimentos escapulares.

12 EXS MASTER: Carga Horária: 16H Nível mais elevado no percurso formativo EXS. Abordagem inovadora melhoraria da função neuro-músculo-esquelética, com recurso a técnicas que tornam cada estímulo preciso e decisivo. OBJECTIVOS DE APRENDIZAGEM: Neste nível o aluno ganha uma nova perspectiva das principais causas para a dor, falta ou débil mobilidade, e que soluções temos à nossa disposição para ajudar os seus clientes nesta necessidade tão importante.

13 EXS MASTER: Carga Horária: 16H CONTEÚDO PROGRAMÁTICO A principal função da musculatura é contrair para desenvolver tensão sobre as estruturas ósseas. Assim sendo, construir contextos de estimulação o mais adequados e específicos possíveis assume-se como altamente relevante quando se pretende melhorar a função neuro-músculo-esquelética. Considerando a extrema complexidade dos sistemas de controlo de movimento humano pretende-se sustentar e justificar os principais mecanismos implicados na modulação da contração muscular e com isso, despertar um novo paradigma na aplicação de resistências no Corpo-Humano. Uma nova (cons)ciência. 1. Complemento SHORTENING TRAINING (3 módulos)

exs.com.pt PraTICA A EVOLUÇÃO

exs.com.pt PraTICA A EVOLUÇÃO exs.com.pt PraTICA A EVOLUÇÃO APRESENTAÇÃO GERAL DO CURSO As respostas que se obtêm dependem das perguntas que se colocam (Thomas Kuhn) É preciso substituir um pensamento que isola e que separa por um

Leia mais

RESISTANCE EXERCISE PERFORMANCE (REP)

RESISTANCE EXERCISE PERFORMANCE (REP) RESISTANCE EXERCISE PERFORMANCE (REP) C/ João Moscão. Exclusivo. Evidence-based. Treino com resistências. Construção e monitorização do Treino com Resistências. Biomecânica qualitativa. Fisiologia articular

Leia mais

FUNCTIONAL TRAINING COACH I (FEV 2017) - PORTO

FUNCTIONAL TRAINING COACH I (FEV 2017) - PORTO FUNCTIONAL TRAINING COACH I (FEV 2017) - PORTO Functional Training (FT) Coach traduz uma nova abordagem ao treino funcional, sendo reconhecido internacionalmente por unir os mundos do desporto e fitness

Leia mais

ASPECTOS METODOLÓGICOS DO TREINAMENTO DE FORÇA NA MUSCULAÇÃO. PROFESSOR Ms PRODAMY DA SILVA PACHECO NETO

ASPECTOS METODOLÓGICOS DO TREINAMENTO DE FORÇA NA MUSCULAÇÃO. PROFESSOR Ms PRODAMY DA SILVA PACHECO NETO ASPECTOS METODOLÓGICOS DO TREINAMENTO DE FORÇA NA MUSCULAÇÃO PROFESSOR Ms PRODAMY DA SILVA PACHECO NETO PROFESSOR Ms PRODAMY DA SILVA PACHECO NETO Mestre em saúde coletiva Especialista em Fisiologia do

Leia mais

sua prática profissional!

sua prática profissional! EXERCíCIOS CORRETIVOS (NOV 2016) - PORTOA utilização de testes d assimetrias de cada in desenvolva competência sua prática profissional! FORMADOR ROGéRIO PEREIRA Rogério Pereira é Fisioterapeuta e docente

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 17:30 INVESTIMENTO FORMADOR

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 17:30 INVESTIMENTO FORMADOR LOW PRESSURE FITNESS: HIPOPRESSIVOS - NíVEL 1 (DEZ 2016) BRAGA Low Pressure Fitness (LPF) representa um sistema de treino inovador, conjugando exercícios posturais e respiratórios com a técnica hipopressiva,

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Motricidade Humana 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

sua prática profissional!

sua prática profissional! EXERCíCIOS CORRETIVOS (JUL 2016) - PORTOA utilização de testes din assimetrias de cada in desenvolva competência sua prática profissional! FORMADOR ROGéRIO PEREIRA Rogério Pereira é Fisioterapeuta e docente

Leia mais

NUNO CERDEIRA Nuno Cerdeira é licenciado em Desporto e Educação Física com Especialização em Fisiologia do Exercício.

NUNO CERDEIRA Nuno Cerdeira é licenciado em Desporto e Educação Física com Especialização em Fisiologia do Exercício. OUTDOOR PERSONAL TRAINING (JUN 2016) LISBOA Outdoor Personal Training irá melhorar as suas competências de avaliação e prescrição de exercício com segurança e eficácia e aprender a transferir o treino

Leia mais

TREINO FUNCIONAL: FT COACH II CORE PERFORMANCE (JUN 2017) - PORTO

TREINO FUNCIONAL: FT COACH II CORE PERFORMANCE (JUN 2017) - PORTO TREINO FUNCIONAL: FT COACH II CORE PERFORMANCE (JUN 2017) - PORTO Em Functional Training (FT) Coach II vai alcançar o próximo passo ao nível do treino funcional. Um nível que aborda fundamentalmente a

Leia mais

CROSS TRAINING (JUL 2017) - PORTO

CROSS TRAINING (JUL 2017) - PORTO CROSS TRAINING (JUL 2017) - PORTO Com Cross Training ficará preparado para entrar neste mundo e agarrar esta tendência que mobiliza cada vez mais adeptos. Multiplique as suas oportunidades e conquiste

Leia mais

FUNCTIONAL TRAINING COACH I (JAN 2016) - PORTO

FUNCTIONAL TRAINING COACH I (JAN 2016) - PORTO FUNCTIONAL TRAINING COACH I (JAN 2016) - PORTO Functional Training (FT) Coach traduz uma nova abordagem ao treino funcional, sendo reconhecido internacionalmente por unir os mundos do desporto e fitness

Leia mais

CROSS TRAINING (ABR 2016) - LISBOA

CROSS TRAINING (ABR 2016) - LISBOA CROSS TRAINING (ABR 2016) - LISBOA O Cross Training é uma metodologia de treino que se baseia na realização de movimentos funcionais quotidianos como correr, sentar, agachar, puxar, empurrar e pegar em

Leia mais

FUNCTIONAL RECONDITIONING SYSTEM - FRS

FUNCTIONAL RECONDITIONING SYSTEM - FRS FUNCTIONAL RECONDITIONING SYSTEM - FRS Inédito c/ criador. Performance humana. Coluna+Extremidades. Padrões movimento. Exercícios correctivos. Controlo Motor. Mobilidade. Força. Tensão neural. Respiração.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Faculdade de Filosofia e Ciências CURSO: Terapia

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 18:00

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 18:00 AVALIAçãO FíSICA E PRESCRIçãO DE EXERCíCIO (NOV 2017) - PORTO Com este curso, terá acesso a um conjunto de aspetos na avaliação do cliente que o ajudarão a ter visão alargada sobre alguma limitação/disfunção

Leia mais

ROGéRIO PEREIRA Rogério Pereira é Fisioterapeuta e docente universitário.

ROGéRIO PEREIRA Rogério Pereira é Fisioterapeuta e docente universitário. PREVENçãO DE LESõES E MELHORIA DA PERFORMANCE (NOV 2016) PORTO Os profissionais de saúde e desporto devem ter conhecimentos sólidos no âmbito da prevenção de lesões, recuperação e otimização do desempenho.

Leia mais

ANÁLISE DOS MOVIMENTOS DO MÉTODO PILATES LUCIANA DAVID PASSOS

ANÁLISE DOS MOVIMENTOS DO MÉTODO PILATES LUCIANA DAVID PASSOS ANÁLISE DOS MOVIMENTOS DO MÉTODO PILATES LUCIANA DAVID PASSOS O CORPO É FEITO PARA OBSERVAR, PERCEBER, REAGIR, MOVIMENTAR. O HOMEM EM ORTOSTATISMO DEVERÁ SE ADAPTAR À GRAVIDADE, ASSEGURAR SEU EQUILÍBRIO

Leia mais

ANÁLISE FUNCIONAL DO PILATES. Turma 13 Módulo III 17/06/2016

ANÁLISE FUNCIONAL DO PILATES. Turma 13 Módulo III 17/06/2016 ANÁLISE FUNCIONAL DO PILATES Turma 13 Módulo III 17/06/2016 ANÁLISE FUNCIONAL DO PILATES Paulo Leal Fisioterapeuta e Prof. de Educação Física Mestre em Educação Física Especialista em Educação física e

Leia mais

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I Conceitos As atividades corporais envolvem pelas suas características conceitos fundamentais para a área da Educação Física:

Leia mais

PHYSIOTHERAPY EXERCISE (NOV 2017) - PORTO

PHYSIOTHERAPY EXERCISE (NOV 2017) - PORTO PHYSIOTHERAPY EXERCISE (NOV 2017) - PORTO Nestas 24 horas dedicadas ao Exercício Terapêutico vai perceber como tornar o exercício funcional, quando o conseguimos ligar aos padrões integrados de movimento

Leia mais

KINETIC CONTROL - THE MOVEMENT SOLUTION

KINETIC CONTROL - THE MOVEMENT SOLUTION KINETIC CONTROL - THE MOVEMENT SOLUTION Curso completo. Estratégias terapêuticas resultam do estudo aprofundado em neurociências. Diagnóstico e classificação da lesão. Análise da eficiência do controlo

Leia mais

Prof. Ms. Sandro de Souza

Prof. Ms. Sandro de Souza Prof. Ms. Sandro de Souza As 5 leis básicas do Treinamento de Força 1º - ANTES DE DESENVOLVER FORÇA MUSCULAR, DESENVOLVA FLEXIBILIDADE Amplitude de movimento Ênfase na pelve e articulações por onde passam

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM /

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / LOW PRESSURE FITNESS: HIPOPRESSIVOS - NíVEL 1 (JUN 2015) PORTO Os exercícios hipopressivos dizem respeito a um conjunto de exercícios posturais e respiratórios que se baseiam numa diminuição da pressão

Leia mais

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA Disciplina/Carga: CINESIOLOGIA 40 HORAS/AULA Professor: Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Semestre/Turno: 1º SEM 2015 Noturno / Matutino Turmas: Bacharelado e Licenciatura Objetivos

Leia mais

LESÕES EM ATLETAS DE BODYBUILDING: COMO PREVENIR E TRATAR?

LESÕES EM ATLETAS DE BODYBUILDING: COMO PREVENIR E TRATAR? LESÕES EM ATLETAS DE BODYBUILDING: COMO PREVENIR E TRATAR? O bodybuilding ou fisiculturismo, como é mais conhecido no Brasil, é um esporte que tem crescido e ganhado muitos fãs e adeptos. Com o aumento

Leia mais

LIBERAÇÃO MIOFASCIAL. Ebook Gratuito

LIBERAÇÃO MIOFASCIAL. Ebook Gratuito LIBERAÇÃO MIOFASCIAL Ebook Gratuito LIBERAÇÃO MIOFASCIAL Segundo Myers (2010), a Liberação Miofascial tem sido muito utilizada na última década com objetivo de contribuir para a flexibilidade muscular.

Leia mais

MELHORIA DA PERFORMANCE (OUT 2015) PORTO

MELHORIA DA PERFORMANCE (OUT 2015) PORTO PREVENçãO DE LESõES E MELHORIA DA PERFORMANCE (OUT 2015) PORTO Os profissionais de saúde e desporto devem ter conhecimentos sólidos no âmbito da prevenção de lesões, recuperação e otimização do desempenho.

Leia mais

TRATAMENTO (DEZ 2017) - LISBOA

TRATAMENTO (DEZ 2017) - LISBOA FISIOTERAPIA NO OMBRO: AVALIAçãO E TRATAMENTO (DEZ 2017) - LISBOA Um dos complexos articulares com maior incidência de patologia músculo-esquelética é sem dúvida o ombro. Neste curso bastante prático abordará

Leia mais

CADEIAS LESIONAIS (JUN 2017) - LISBOA

CADEIAS LESIONAIS (JUN 2017) - LISBOA CADEIAS LESIONAIS (JUN 2017) - LISBOA O conceito de desenvolvimento da lesão por cadeia vai de encontro à visão global do corpo humano e do indivíduo como um todo, cada vez mais adotada por Fisioterapeutas

Leia mais

Formação treinadores AFA

Formação treinadores AFA Preparação específica para a atividade (física e mental) Equilíbrio entre treino e repouso Uso de equipamento adequado à modalidade (ex: equipamento, calçado, proteções) E LONGEVIDADE DO ATLETA Respeito

Leia mais

O que você precisa saber antes de treinar seu novo cliente. P r o f ª M s. A n a C a r i n a N a l d i n o C a s s o u

O que você precisa saber antes de treinar seu novo cliente. P r o f ª M s. A n a C a r i n a N a l d i n o C a s s o u O que você precisa saber antes de treinar seu novo cliente P r o f ª M s. A n a C a r i n a N a l d i n o C a s s o u O que poderia melhorar no meu trabalho atual como Treinadora Pessoal para prestar um

Leia mais

EM PERSONAL TRAINING (OUT 2016) - PORTO

EM PERSONAL TRAINING (OUT 2016) - PORTO PóS-GRADUAçãO/ESPECIALIZAçãO EM PERSONAL TRAINING (OUT 2016) - PORTO Um curso de Personal Training desenhado para dar ao PT as bases de que necessita para poder oferecer o melhor acompanhamento possível

Leia mais

Treinamento e Reabilitação Funcional Turma Curitiba - PR 19 a 21 de Outubro de 2018

Treinamento e Reabilitação Funcional Turma Curitiba - PR 19 a 21 de Outubro de 2018 Treinamento e Reabilitação Funcional Turma Curitiba - PR 19 a 21 de Outubro de 2018 Público Alvo: - Profissionais e acadêmicos (a partir do 5º período) de Fisioterapia e Educação Física. Ementa: Falar

Leia mais

Certificação DoFit em treinamento Funcional

Certificação DoFit em treinamento Funcional Certificação DoFit em treinamento Funcional Turma Curitiba - SC Data: 8 e 9 de Julho de 2017 Horário: Sábado: 8hs às 18hs / Domingo: 8hs às 12hs Duração:14hs Local: A definir Investimento: 1º LOTE (10

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Faculdade de Filosofia e Ciências CURSO: Terapia

Leia mais

Os 20 MELHORES EXERCÍCIOS DE AGACHAMENTO

Os 20 MELHORES EXERCÍCIOS DE AGACHAMENTO Os 20 MELHORES EXERCÍCIOS DE AGACHAMENTO 2017 SOBRE O AUTOR: Prof. Esp. Geilson Ferreira Personal Trainer; Pós-Graduado em Musculação e Treinamento Personalizado; Autor do e-book: Treinamento de Resultados

Leia mais

17/11/2009. ROM: Range Of Movement (amplitude de movimento)

17/11/2009. ROM: Range Of Movement (amplitude de movimento) BASES BIOMECÂNICAS DO ALONGAMENTO Conceitos Técnicas de alongamento Características dos tecidos biológicos Fundamentos mecânicos Resposta e adaptação dos tecidos Objetivos do alongamento Prevenção de lesões

Leia mais

EM PERSONAL TRAINING (OUT 2016) - PORTO

EM PERSONAL TRAINING (OUT 2016) - PORTO PóS-GRADUAçãO/ESPECIALIZAçãO EM PERSONAL TRAINING (OUT 2016) - PORTO Um curso de Personal Training desenhado para dar ao PT as bases de que necessita para poder oferecer o melhor acompanhamento possível

Leia mais

Efeito das variações de técnicas no agachamento e no leg press na biomecânica do joelho Escamilla et al. (2000)

Efeito das variações de técnicas no agachamento e no leg press na biomecânica do joelho Escamilla et al. (2000) Efeito das variações de técnicas no agachamento e no leg press na biomecânica do joelho Escamilla et al. (2000) Este estudo buscou investigar o efeito das variações de posição dos pés no agachamento no

Leia mais

CIRCUITO FUNCIONAL CONTOURS

CIRCUITO FUNCIONAL CONTOURS CIRCUITO FUNCIONAL CONTOURS São Paulo, 27 de Junho de 2017 PROF. MS. PAULO COSTA AMARAL 1. Tecnologias Vestíveis (aparelhos que permite uma maior interação do usuário). 2. Body Weight Training (treinamento

Leia mais

O Treino do Jovem Lançador. Treino da Força com Cargas Adicionais

O Treino do Jovem Lançador. Treino da Força com Cargas Adicionais Questões habituais: 1. Há risco de lesões, sobretudo na coluna vertebral? 2. Com que idade se deve iniciar o treino de musculação com carga adicional?. Como se deve fazer a aprendizagem das técnicas de

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM /

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / ECOGRAFIA MúSCULO-ESQUELéTICA (MAR 2016) PORTO Pelo seu importante contributo no diagnóstico e processo terapêutico, pela valorização por parte de qualquer paciente, a Ecografia Músculo-esquelética tem

Leia mais

MODELO FORMATIVO Curso. Manhã - 09h00 às 13h00 Tarde - 14h00 às 18h00 INVESTIMENTO. COMO CHEGAR De autocarro: 205 paragem Monte dos Burgos FORMADOR

MODELO FORMATIVO Curso. Manhã - 09h00 às 13h00 Tarde - 14h00 às 18h00 INVESTIMENTO. COMO CHEGAR De autocarro: 205 paragem Monte dos Burgos FORMADOR TERAPIA MANUAL DESPORTIVA (MAI 2016) - PORTO "Terapia Manual Desportiva" é uma formação marcada por uma focalização profunda no processo de raciocínio clínico e que pretende dotar o fisioterapeuta de ferramentas

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 17:00

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 17:00 WEIGHTLIFTING (JUL 2017) - PORTO "Weightlifting" é uma formação intensa de 14 horas com foco nos dois movimentos essenciais para o levantamentos de peso: Snatch e Clean & Jerk. Garanta a sua presença e

Leia mais

DYNAMIC TAPING - NÍVEL 1 (ABR 2016) - LISBOA

DYNAMIC TAPING - NÍVEL 1 (ABR 2016) - LISBOA DYNAMIC TAPING - NÍVEL 1 (ABR 2016) - LISBOA Num curso intensivo, muito prático e em português, irá compreender que o foco do Dynamic Tape na carga e movimento permite uma ação biomecânica e fisiológica

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular EXERCÍCIO E SAÚDE Ano Lectivo 2011/2012

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular EXERCÍCIO E SAÚDE Ano Lectivo 2011/2012 Programa da Unidade Curricular EXERCÍCIO E SAÚDE Ano Lectivo 2011/2012 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão das Organizações Desportivas 3. Ciclo de Estudos

Leia mais

Sistema muscular Resistência Muscular Localizada Flexibilidade Osteoporose Esteróides Anabolizantes

Sistema muscular Resistência Muscular Localizada Flexibilidade Osteoporose Esteróides Anabolizantes MÚSCULOS, ARTICULAÇÕES, FORÇA, FLEXIBILIDADE E ATIVIDADE FÍSICAF Sistema muscular Resistência Muscular Localizada Flexibilidade Osteoporose Esteróides Anabolizantes APARELHO LOCOMOTOR HUMANO Constituição

Leia mais

FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA JOSÉ EDUARDO POMPEU

FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA JOSÉ EDUARDO POMPEU FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA JOSÉ EDUARDO POMPEU Dr. Herman Kabat 1935 Doutor em neurofisiologia 1942-1943 Prof. de fisiologia e neuropsiquiatria 1932 Bacharel em ciências pela New York University,

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM OSTEOPATIA

ESPECIALIZAÇÃO EM OSTEOPATIA ESPECIALIZAÇÃO EM OSTEOPATIA Nova estrutura (maior conteúdo) 390 horas c/ certificação internacional Oferta de Pen USB com informação complementar multimédia e 1 livro. Homologação IPDJ (78 U.C) DATAS,

Leia mais

TREINO DE GUARDA-REDES, PREPARAÇÃO FÍSICA E METODOLOGIA DE TREINO

TREINO DE GUARDA-REDES, PREPARAÇÃO FÍSICA E METODOLOGIA DE TREINO TREINO DE GUARDA-REDES, PREPARAÇÃO FÍSICA E METODOLOGIA DE TREINO MÓDULO : Flexibilidade Formador: Tiago Vaz Novembro de 2015 Síntese 1. Definição e formas de manifestação; 2. Fatores condicionantes; 3.

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM /

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / ECOGRAFIA MúSCULO-ESQUELéTICA (OUT 2015) PORTO Pelo seu importante contributo no diagnóstico e processo terapêutico, pela valorização por parte de qualquer paciente, a Ecografia Músculo-esquelética tem

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado plea Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 COMPONENTE CURRICULAR: Cinesiologia e Biomecânica

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado plea Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 COMPONENTE CURRICULAR: Cinesiologia e Biomecânica CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado plea Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 COMPONENTE CURRICULAR: Cinesiologia e Biomecânica CÓDIGO: Fisio 204 CH TOTAL: 60h PRÉ-REQUISITO: Anatomia

Leia mais

MODELO FORMATIVO Curso. Manhã - 09:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 18:00

MODELO FORMATIVO Curso. Manhã - 09:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 18:00 PREPARAçãO PARA O NASCIMENTO: PRé PARTO (SET 2016) - COIMBRA Preparação para o Nascimento: Pré-Parto, construído por Maria João A uma das maiores referências na área da Preparação para o Nascimento e formar,

Leia mais

Tipos de Treino de Força

Tipos de Treino de Força Tipos de Treino de Força Lucimere Bohn lucimerebohn@gmail.com Área de Formação: 813 Desporto. Curso: Musculação e Cardiofitness. Módulo: Bases Morfofisiológicas Tipos de Treino Treino Isométrico Treino

Leia mais

Os benefícios do método Pilates em indivíduos saudáveis: uma revisão de literatura.

Os benefícios do método Pilates em indivíduos saudáveis: uma revisão de literatura. Os benefícios do método Pilates em indivíduos saudáveis: uma revisão de literatura. Kelly Karyne Chaves Silva; Francisca Jerbiane Silva Costa; Thais Muratori Holanda (Orientadora). Faculdade do Vale do

Leia mais

CAPACIDADES MOTORAS FORÇA

CAPACIDADES MOTORAS FORÇA CAPACIDADES MOTORAS FORÇA Ao longo da história do treino desportivo a melhoria da força tem sido um objectivo essencial visando a obtenção de mais altos rendimentos. Uma definição precisa de força levando

Leia mais

3. DIFERENÇAS METODOLÓGICAS

3. DIFERENÇAS METODOLÓGICAS ALONGAMENTO X FLEXIONAMENTO 3. DIFERENÇAS METODOLÓGICAS Características Utilização no aquecimento antes de treinamento ou ensaio Utilização no aquecimento antes da competição ou apresentação Execução após

Leia mais

FISIOTERAPIA DESPORTIVA DE ELITE (NOV 2015) - PORTO

FISIOTERAPIA DESPORTIVA DE ELITE (NOV 2015) - PORTO FISIOTERAPIA DESPORTIVA DE ELITE (NOV 2015) - PORTO Depois do enorme sucesso das edições anteriores, Michal Novotny, um fisioterapeuta com um percurso extraordinário, voltará a Portugal para partilhar

Leia mais

Prazo Normal - entre e Prazo Tardio - entre e Inscrição Normal ( )

Prazo Normal - entre e Prazo Tardio - entre e Inscrição Normal ( ) DYNAMIC TAPING - NÍVEL 1 (ABR 2017) LISBOA Num curso intensivo e prático irá compreender que o foco do Dynamic Tape na carga e movimento permite uma ação biomecânica e fisiológica eficaz na facilitação

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 7 Aula U.D. Nº: 3 de 9 Instalações: Pavilhão Data: 01-10-2009 Hora: 09h15min Duração: 45 minutos Unidade Didáctica: Basquetebol

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DAS QUALIDADES FÍSICAS A FLEXIBILIDADE

DESENVOLVIMENTO DAS QUALIDADES FÍSICAS A FLEXIBILIDADE DESENVOLVIMENTO DAS QUALIDADES FÍSICAS A 1. Contributo Para a Definição da Capacidade - Flexibilidade 2. Factores Condicionantes do Desenvolvimento da Flexibilidade 3. Conclusões Metodológicas 1 1. Contributo

Leia mais

EM PERSONAL TRAINING (OUT 2017) - PORTO

EM PERSONAL TRAINING (OUT 2017) - PORTO PóS-GRADUAçãO EM PERSONAL TRAINING (OUT 2017) - PORTO Um curso de Personal Training desenhado para dar ao PT as bases de que necessita para poder oferecer o melhor acompanhamento possível aos seus clientes.

Leia mais

MASTER EM OSTEOPATIA DATAS, LOCAIS E DESTINATÁRIOS

MASTER EM OSTEOPATIA DATAS, LOCAIS E DESTINATÁRIOS MASTER EM OSTEOPATIA 420 horas c/ certificação internacional Oferta de Pen USB com informação complementar multimédia e 1 livro DATAS, LOCAIS E DESTINATÁRIOS DATAS Módulo Osteopatia Estrutural 13 seminários

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado plea Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado plea Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado plea Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Cinesiologia e Biomecânica Código: Fisio 204 Pré-requisito: Anatomia II Período

Leia mais

PROGRAMA MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / INVESTIMENTO FORMADOR

PROGRAMA MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / INVESTIMENTO FORMADOR GINáSTICA LOCALIZADA (2017) - PORTO Ginástica Localizada é um curso de 25 horas focado na prática e aproximado à realidade, orientado para a preparação e condução de uma aula de grupo, num tema ainda hoje

Leia mais

CAPACIDADES MOTORAS:

CAPACIDADES MOTORAS: CAPACIDADES MOTORAS: Na área da Educação Física e do desporto, capacidades motoras são pressupostos dos movimentos que permitem que as qualidades inatas de uma pessoa, como um talento, ou um potencial

Leia mais

PROPOSTA DE REFERENCIAL DE FORMAÇÃO

PROPOSTA DE REFERENCIAL DE FORMAÇÃO Federação: Federação Portuguesa de Lohan Tao Modalidade/Disciplina: Lohan Tao Conversão de Treinadores de Grau em Treinadores de Grau 1 Componente Prática: 10 horas Componente Teórica: 20 horas Total de

Leia mais

REABILITAçãO AVANçADA DO JOELHO - COM THIAGO FUKUDA (MAIO 2015) - PORTO

REABILITAçãO AVANçADA DO JOELHO - COM THIAGO FUKUDA (MAIO 2015) - PORTO REABILITAçãO AVANçADA DO JOELHO - COM THIAGO FUKUDA (MAIO 2015) - PORTO O joelho e anca são estruturas anatomica e biom qualquer alteração na sua função, alinhamento ou m quebrar a harmonia em que se encontram,

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM OSTEOPATIA

ESPECIALIZAÇÃO EM OSTEOPATIA ESPECIALIZAÇÃO EM OSTEOPATIA Nova estrutura (maior conteúdo) 438 horas c/ certificação internacional Oferta de Pen USB com informação complementar multimédia e 1 livro DATAS, LOCAIS E DESTINATÁRIOS DATAS

Leia mais

Efeitos da Marcha Nórdica vs Marcha Normal na capacidade funcional do indivíduo com mais de 65 anos

Efeitos da Marcha Nórdica vs Marcha Normal na capacidade funcional do indivíduo com mais de 65 anos Efeitos da Marcha Nórdica vs Marcha Normal na capacidade funcional do indivíduo com mais de 65 anos Catarina Nogal; Patrícia Costa; Raquel Nogueira; Ricardo Batalha; Mª Teresa Tomás Escola Superior de

Leia mais

CERTIFICAÇÃO MATWORK APPI (FEV 2015) - PORTO

CERTIFICAÇÃO MATWORK APPI (FEV 2015) - PORTO PILATES CLíNICO MW3 CERTIFICAÇÃO MATWORK APPI (FEV 2015) - PORTO O módulo Matwork 3 (Intermediate/ Advanced) da Certificação Matwork da APPI centra-se num estado superior de controlo dos exercícios de

Leia mais

Biomecânica Módulo Básico. Característica do esforço em exercícios com peso-livre. Carga durante a flexão de cotovelo (peso-livre)

Biomecânica Módulo Básico. Característica do esforço em exercícios com peso-livre. Carga durante a flexão de cotovelo (peso-livre) Biomecânica Módulo Básico Característica do esforço em exercícios com peso-livre Exemplo: rosca direta: Qual a força NECESSÁRIA para manter um halter de 2 kg? Qual a força NECESSÁRIA para elevar um halter

Leia mais

AÇÕES DE FORMAÇÃO CREDITADAS PARA TREINADORES 2016 AGDC

AÇÕES DE FORMAÇÃO CREDITADAS PARA TREINADORES 2016 AGDC AÇÕES DE FORMAÇÃO CREDITADAS PARA TREINADORES 2016 AGDC Ações Creditadas pelo PNFT 2016 Preços de Inscrição: 1) Ações de 1,4 créditos - 30,00 a. Preço para Filiados - 20,00 2) Ações de 0,8 créditos - 15,00

Leia mais

Departamento de Ciências do Desporto e de Educação Física. Unidade curricular. Biomecânica. Ano: 2º ano Créditos: 7 ECTS

Departamento de Ciências do Desporto e de Educação Física. Unidade curricular. Biomecânica. Ano: 2º ano Créditos: 7 ECTS Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Bragança Departamento de Ciências do Desporto e de Educação Física Unidade curricular Biomecânica Área Científica: Ciências biológicas e exactas Tipo:

Leia mais

Personal Training na sala de musculação: estratégias de atendimento e retenção

Personal Training na sala de musculação: estratégias de atendimento e retenção Personal Training na sala de musculação: estratégias de atendimento e retenção Convenção Internacional Promofitness Sport Zone Porto 26.03.2006 pjrsena@sapo.pt www.paulosena Coisas simples muito bem feitas

Leia mais

O Yoga é para todos.

O Yoga é para todos. O Yoga é para todos. A proposta básica do Yoga é preservar o valor integral do ser humano. O Yoga pode ser aplicado para pessoas em quaisquer condições, porém cuidados especiais se fazem necessários para

Leia mais

Prazo Normal - entre e Prazo Tardio - entre e Inscrição Normal ( ) 99.00

Prazo Normal - entre e Prazo Tardio - entre e Inscrição Normal ( ) 99.00 TREINO PARA PERDA DE MASSA GORDA (OUT 2016) - PORTO A perda de peso é uma das principais razões para as pessoas se inscreverem num ginásio ou iniciarem a prática de exercício físico, pelo que cabe ao profissional

Leia mais

BIOMECÂNICA DO CORPO HUMANO

BIOMECÂNICA DO CORPO HUMANO BIOMECÂNICA DO CORPO HUMANO António Torres Marques (DEMec/FEUP) 30 de Setembro de 2010 BIOMECÂNICA: DIAGNÓSTICO, PRÓTESES E REGENERAÇÃO APLICAÇÕES: Sistema cardiovascular; Sistema respiratório; Biomecânica

Leia mais

Métodos treinamento das valências físicas relacionadas à Saúde. Prof Paulo Fernando Mesquita Junior

Métodos treinamento das valências físicas relacionadas à Saúde. Prof Paulo Fernando Mesquita Junior Métodos treinamento das valências físicas relacionadas à Saúde Prof Paulo Fernando Mesquita Junior Princípios científicos do treinamento Princípio da Individualidade biológica cada pessoa nasce com uma

Leia mais

Para citar esse documento:

Para citar esse documento: Para citar esse documento: MENDONÇA, Meg; SILVA, Emerson Euzébio da. O método rp2 e sua intervenção na flexibilidade dos bailarinos. Anais do V Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança. Manaus: ANDA,

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE GRÃO-PARÁ SC EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE GRÃO-PARÁ SC EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N RETIFICAÇÃO 001/2016 O MUNICÍPIO DE GRÃO PARÁ torna público a Retificação n 001/2016 aos CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE APTIDÃO FÍSICA, para o Cargo de Servente de Obras que passa a ser assim definido: 1. DOS

Leia mais

Avaliação Física. Avaliação Física. wwww.sanny.com.br.

Avaliação Física. Avaliação Física.  wwww.sanny.com.br. www.professoralexandrerocha.com.br Docência Docência Personal Trainer alexandre.rocha.944 @Prof_Rocha1 ProfAlexandreRocha @prof.alexandrerocha wwww.sanny.com.br www.cardiomed.com.br www.terrazul.com.br

Leia mais

TÉCNICO ESPECIALISTA EM EXERCÍCIO FÍSICO

TÉCNICO ESPECIALISTA EM EXERCÍCIO FÍSICO TÉCNICO ESPECIALISTA EM EXERCÍCIO FÍSICO www.gnosies.com Destinatários Título Profissional indicado para todos aqueles que tenham como objetivo obter a cédula profissional para planear, conceber, orientar

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Desporto Ano letivo 2015/2016 Unidade Curricular Avaliação e Prescrição do Exercício Físico ECTS 6 Regime Obrigatório Ano 2º Semestre 1º sem Horas de trabalho globais Docente (s) Carolina Júlia Félix

Leia mais

Aptidão Física, Saúde e Esporte

Aptidão Física, Saúde e Esporte Unidade 2 Seção 2 Aptidão Física, Saúde e Esporte istock 1 Webaula 2 Aptidão Física para a Saúde Nesta webaula vamos falar especificamente sobre a Força e Resistência Muscular. A Força Muscular é a quantidade

Leia mais

27/5/2011. Arquitetura Muscular & Envelhecimento. Envelhecimento: Associado à idade cronológica. Evento multideterminado (difícil determinação)

27/5/2011. Arquitetura Muscular & Envelhecimento. Envelhecimento: Associado à idade cronológica. Evento multideterminado (difícil determinação) Envelhecimento: & Envelhecimento Associado à idade cronológica Evento multideterminado (difícil determinação) Conceito de tempo intimamente relacionado ao do envelhecimento Tempo Físico Patricia Cosentino

Leia mais

CONTROLE MOTOR E TREINAMENTO FUNCIONAL

CONTROLE MOTOR E TREINAMENTO FUNCIONAL CONTROLE MOTOR E TREINAMENTO FUNCIONAL MANUAL DO CURSO SUMÁRIO DESCRIÇÃO... 3 FICHA TÉCNICA.... 4 OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM.... 4 COORDENADOR... 5 ESTRUTURA DETALHADA... 5 METODOLOGIA... 6 CERTIFICAÇÃO...

Leia mais

CURSO MUSCULAÇÃO E CARDIO 2011

CURSO MUSCULAÇÃO E CARDIO 2011 1 CURSO MUSCULAÇÃO E CARDIO 2011 FLEXIBILIDADE João Pedro Ramos, CPT, PES National Academy of Sports Medicine Certified Personal Trainer Performance Enhancement Specialist DEFINIÇÃO... normal extensibilidade

Leia mais

BIOMECÂNICA DA AÇÃO MUSCULAR EXCÊNTRICA NO ESPORTE. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

BIOMECÂNICA DA AÇÃO MUSCULAR EXCÊNTRICA NO ESPORTE. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior BIOMECÂNICA DA AÇÃO MUSCULAR EXCÊNTRICA NO ESPORTE Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Considerações iniciais EXCÊNTRICA CONCÊNTRICA ISOMÉTRICA F m F m F m P V P V P V = 0 Potência < 0 Potência >

Leia mais

TREINAMENTO FUNCIONAL

TREINAMENTO FUNCIONAL TREINAMENTO FUNCIONAL AVALIAÇÃO E PRESCRIÇÃO UMA ABORDAGEM ATUAL E NECESSÁRIA MAURO RAMOS CREF091948-G/SP FMS CERTIFIED COORDENADOR TÉCNICO INVICTUS TREINAMENTO FUNCIONAL terça-feira, 17 de outubro de

Leia mais