Título: TANQUES COLETIVOS DE RESFRIAMENTO DE LEITE: IMPACTOS NA INSERÇÃO AO MERCADO E NO AUMENTO DA RENDA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM UNAÍ MG.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Título: TANQUES COLETIVOS DE RESFRIAMENTO DE LEITE: IMPACTOS NA INSERÇÃO AO MERCADO E NO AUMENTO DA RENDA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM UNAÍ MG."

Transcrição

1 Título: TANQUES COLETIVOS DE RESFRIAMENTO DE LEITE: IMPACTOS NA INSERÇÃO AO MERCADO E NO AUMENTO DA RENDA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM UNAÍ MG. Autores: Marcelo Nascimento de Oliveira Pesquisador da Embrapa Cerrados. BR 020, km 18, Caixa Postal 08223, CEP , Planaltina DF. manoli@cpac.embrapa.br José Humberto Valadares Xavier Analista de Pesquisa da Embrapa Cerrados. jhumbert@cpac.embrapa.br Suênia Cibeli Ramos de Almeida Analista de Pesquisa da Embrapa Cerrados. suenia@cpac.embrapa.br Fernando Antônio Macena da Silva Pesquisador da Embrapa Cerrados. macena@cpac.embrapa.br Eric Scopel Pesquisador do CIRAD. eric@cpac.embrapa.br Termos para Indexação: organização social, aumento de renda, assentamentos de reforma agrária, rede de estabelecimentos de referência, agricultura familiar, intensificação leiteira. Introdução: A agricultura familiar, especificamente os assentados de reforma agrária, têm dificuldades estruturais e organizacionais para se viabilizarem enquanto agricultores. A presença da atividade leiteira em grande parte das unidades produtivas dos assentamentos de reforma agrária em Unaí e a importância do produto, tanto para a alimentação como para a formação da renda, resultaram na mobilização de esforços do Projeto Unaí 1 para apoiar as demandas apresentadas pelas famílias 1 Projeto de pesquisa e desenvolvimento liderado pela Embrapa Cerrados, executado no período de 2002 a 2008, intitulado Adaptação e utilização de dispositivo metodológico participativo para apoiar o desenvolvimento sustentável de assentamentos de reforma agrária.

2 produtoras de leite. Nesse sentido, merecem destaque ações voltadas ao fortalecimento do processo organizativo no Assentamento Santa Clara Furadinho, distante 56 km da cidade de Unaí, no noroeste mineiro. Essas ações resultaram na adoção de tanques coletivos de resfriamento de leite como estratégia para a comercialização conjunta do produto, em oposição à venda individual para intermediários. A pesquisa buscou acompanhar o desenvolvimento do processo por meio da coleta de informações de uma rede de estabelecimentos de referência (RER), que permitiu observar a evolução dos resultados técnicos, econômicos e sociais dos diferentes sistemas de produção. O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir esse processo no âmbito do assentamento estudado. Material e métodos: A rede de estabelecimentos de referência (RER) é um dos dispositivos utilizados no enfoque de P&D e fundamenta-se em uma reflexão comum entre técnicos e produtores, de acordo com a realidade, com o objetivo de identificar as práticas dos agricultores e suas implicações, identificar os problemas dos sistemas de produção, testar e validar inovações tecnológicas e acompanhar a evolução dos sistemas de produção (Bonnal et al.1994; Gastal et al., 2002). A RER foi estruturada por técnicos e produtores com o intuito de representar as principais situações em termos de aspectos ambientais, (em Unaí, fundamentalmente, os tipos de solo) e sistemas de produção 2. A RER de Unaí foi estruturada com 18 estabelecimentos. Os dados apresentados são relacionados a três lotes acompanhados em cinco anos agrícolas. Foram levantados dados estruturais, de funcionamento e de resultados, nos níveis técnico e socioeconômico, durante cinco anos agrícolas (2002/2003, 2003/2004, 2004/2005, 2005/2006, 2006/2007). Os dados estruturais foram coletados no início e no final de cada ano agrícola e 2 O sistema de produção é definido como a combinação dos fatores utilizados por um produtor e sua família com a finalidade de satisfazer seus objetivos, considerando um determinado contexto social, econômico, ambiental, administrativo e político (Bonnal et al., 1994). O sistema de produção, portanto, abrange toda a propriedade: as terras, equipamentos, benfeitorias, os cultivos, as criações, a família e o modo como esses diversos componentes interagem entre si e com o meio externo.

3 dizem respeito à situação patrimonial e à família. Os dados relacionados ao funcionamento e aos resultados foram coletados mensalmente e dizem respeito à caracterização do processo produtivo. Foram coletados dados sobre os fluxos de caixa, os itinerários técnicos dos cultivos 3, o uso de mão-de-obra, o manejo do rebanho e informações pluviométricas (Xavier et al., 2007). Técnicos e produtores participaram da coleta de informações. Ao final do ano agrícola foram feitas sínteses dos resultados técnico-econômicos dos estabelecimentos acompanhados, colocando-se os principais problemas e discutindo-se as possíveis margens de progresso 4, as quais foram transformadas em validações tecnológicas e incorporadas ao processo. Resultados e discussão: Os sistemas de produção dos três agricultores familiares acompanhados apontaram para uma intensificação leiteira como estratégia para viabilização do lote, visto que a cadeia produtiva do leite no município de Unaí MG demonstra-se favorável para a inserção dos produtores rurais organizados (ver Gráfico 1). Merece destaque o aumento significativo a partir do ano agrícola 2004/2005, coincidindo com o período de início de utilização dos tanques de resfriamento coletivo de leite no referido assentamento. Esse aumento de produção está associado à intensificação leiteira, causado por mudanças significativas na alocação de recursos forrageiros e da mão-de-obra familiar, assim como pelo fortalecimento organizacional. O aspecto organizacional das famílias envolvidas na aquisição de tanques de resfriamento de leite criou um ciclo virtuoso, no qual a inserção coletiva no mercado, obtendo melhores preços em virtude da quantidade vendida e da qualidade do produto, gerou maior produção de leite, aumentando a renda das famílias, com melhoria na qualidade de vida das mesmas. 3 O itinerário técnico é definido como uma combinação lógica e ordenada de técnicas que permitem controlar o meio e obter uma produção (Sebillote, 1978, apud Milleville, 1992). 4 A margem de progresso é entendida como um instrumento de apoio à mudança técnica no âmbito da unidade de produção. Trata-se de identificar em que setor ou setores do sistema uma mudança tecnológica pode propiciar o maior ganho no resultado econômico global, sendo compatível com o risco, com a força de trabalho disponível e com os recursos financeiros (Bonnal et al., 1994).

4 Como o grupo de produtores de leite ligados ao tanque coletivo de resfriamento de leite utiliza uma única matrícula para a realização das compras com a cooperativa, a organização é fundamental para que não haja conflitos na prestação de contas. O grupo avançou nesse processo, fazendo uma discussão ampla e detalhada de como deveria ser o melhor instrumento para tal, na época da formulação do projeto de aquisição de tanques de resfriamento de leite. Após 4 anos de acompanhamento na prestação de contas coletivas, não houve nenhum conflito no grupo, pois a transparência do processo foi e é priorizada. Com a maior capitalização devido ao aumento do preço e quantidade de leite produzidos, os produtores envolvidos no processo dos tanques coletivos se viram mais estimulados para uma melhor e maior produção. Isso fez com que também eles se preocupassem mais com a alimentação e qualidade zootécnica do rebanho, higiene na ordenha e redução de custos de produção do leite. Conseqüentemente, houve uma minimização dos efeitos de diminuição da Produção de leite Total Litros/ano / / / / / Produtor

5 Gráfico 1 Produção de leite em três lotes do Assentamento Santa Clara Furadinho, em cinco anos agrícolas. produção de leite na época da seca, em virtude da melhor alimentação para o rebanho nesse período. Na Tabela 1 está apresentada a evolução da produção total/dia, o número de produtores envolvidos e a média por produtor que entrega seu produto nos tanques de expansão de leite coletivos. Nota-se que houve um aumento de 41% na média por produtor (litros por dia) de 2006 para Os dados de 2006 mostraram-se inferiores aos de 2005 na produção total e média/produtor, pois foi um ano com diminuição na oferta de alimentos no período da seca, devido ao veranico, bem como a saída de dois produtores do grupo que adquiriram seus próprios tanques de expansão de leite, sendo substituídos por três produtores com produções de leite/dia inferiores aos que se retiraram do grupo. De maneira geral, o aumento do preço por meio dos tanques coletivos estimulou uma elevação da produtividade do rebanho. Esse efeito não pode ser analisado de forma isolada, uma vez que houve também uma mudança na estrutura de alimentação do rebanho, refletida, por um lado, no aumento das áreas destinadas à produção de volumoso para o rebanho, com Tabela 1 Evolução da produção diária e da média por produtor filiado aos tanques coletivos de resfriamento de leite do Projeto de Assentamento Santa Clara Furadinho, Unaí-MG Produção total (l/dia) Número de produtores Média/produtor (l/dia)

6 destaque para a cana. Isso se deve principalmente às ações de capacitação realizadas pelo projeto. Por outro lado, houve também um aumento do uso de insumos externos, especialmente ração concentrada (16 e 22% de proteína bruta), para alimentar as vacas em lactação. Isso pode ser explicado, em parte, pela facilidade da aquisição devido à relação mercadológica com a cooperativa de captação de leite no município. Na relação de compras mensais com a cooperativa, o produtor não utiliza o recurso dinheiro para pagamento, e sim o desconto dos gastos mensais na cota de entrega do leite. Ou seja, o leite é a moeda de pagamento junto à cooperativa. A intensificação da produção gerou também um aumento dos gastos com a produção. Contudo, o ganho de escala permitiu um incremento da margem bruta da pecuária, assim como uma maior valorização da mão-de-obra familiar destinada a essa atividade. Esse desempenho da pecuária refletiu-se no sistema de produção de diversas maneiras. Houve uma maior participação das atividades de produção na composição dos ingressos monetários. Esse fato é importante porque, conforme destacado por Gastal et al. (2003), nos sistemas onde a produção não é suficiente para garantir a manutenção da família, os produtores utilizam outras fontes de renda, tais como a prestação de serviços e a venda de mão-de-obra. Contudo, essas fontes possuem elevado nível de risco, pois o produtor não tem garantia de haver demanda constante para elas. Finalmente, houve uma maior valorização de fatores escassos, tais como, a terra e a mãode-obra familiar, refletidos no incremento da margem bruta da produção por hectare e por Unidade de Trabalho Homem (UTH) da família. Conclusões: Com base no contexto apresentado, o projeto de implantação dos tanques de expansão serviu de elemento aglutinador e mobilizador dos assentados, não só do ponto de vista da produção, mas também como processo educativo e capacitador no aspecto da organização e da inserção mais favorável no mercado.

7 A inserção favorável ao mercado não ocorreu somente com o aumento do preço do leite comercializado com a cooperativa. Com essa relação, foi oportunizada aos assentados a aquisição de insumos e outros bens de consumo, tanto para produção quanto para o consumo familiar o que reforça o conceito de que os mesmos estão se transformando em agricultores familiares, considerados sujeitos em um mercado local, contribuindo assim para criação e fortalecimento da sua identidade de agricultor familiar. Referências: BONNAL, P.; XAVIER, J.H.V.; SANTOS, N.A. dos; SOUZA, G.L.C. de; ZOBY, J.L.F.; GASTAL, M.L.; PEREIRA, E.A.; PANIAGO JÚNIOR, E.; SOUZA, J.B. de. O papel da rede de fazendas de referência no enfoque de pesquisa - desenvolvimento: Projeto Silvânia. Planaltina: EMBRAPA - CPAC, p. (EMBRAPA - CPAC. Documentos, 56). GASTAL, M.L.; XAVIER, J.H.V.; ROCHA, F.E. de C.; MOLINA, M.C.; ZOBY, J.L.F. Método participativo de apoio ao desenvolvimento sustentável de assentamentos de reforma agrária. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, p. (Embrapa Cerrados. Documentos, 74). GASTAL, M.L.; XAVIER, J.H.V; ZOBY, J.L.F.; ROCHA, F.E.de C.; SILVA, M.A. da; RIBEIRO, C.F.D de A.; COUTO, P.H.M. Diagnóstico rápido e dialogado (DRD) de três assentamentos de reforma agrária em Unaí-MG. Planaltina: EMBRAPA - CPAC, (EMBRAPA - CPAC. Boletim de P&D). MILLEVILLE, P. Investigacion sobre las practicas de los agricultores. Revista Investigacion Desarrollo para América Latina. Barquisimento, Venezuela, n.1, p , XAVIER, J.H.V.; OLIVEIRA, M.N. de; ALMEIDA, S.C.R. de; GASTAL, M.L.; ROCHA, F.E. de C.; SILVA, F.A.M. da; SCOPEL, E. Adaptação e utilização de dispositivo metodológico participativo visando o desenvolvimento sustentável de assentamentos de reforma agrária. In: VII Congresso Brasileiro de Sistemas de Produção: Agricultura Familiar, Políticas Públicas e Inclusão Social, Anais. Embrapa Agroindústria Tropical, Fortaleza-CE, p. 1 CD.

The specialization of dairy production systems in ten (10) agrarian reform settlements in Unaí MG

The specialization of dairy production systems in ten (10) agrarian reform settlements in Unaí MG A especialização leiteira dos sistemas de produção em 10 (dez) assentamentos da reforma agrária de Unaí MG The specialization of dairy production systems in ten (10) agrarian reform settlements in Unaí

Leia mais

Boletim de Pesquisa 265 e Desenvolvimento

Boletim de Pesquisa 265 e Desenvolvimento Boletim de Pesquisa 265 e Desenvolvimento ISSN 1676-918X ISSN online 2176-509X Janeiro, 2010 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento CGPE 9089 Ação Coletiva para Inserção de Agricultores Familiares

Leia mais

Termos para indexação: agricultura familiar, formação de atores locais, assentamentos rurais, reforma agrária, projeto Unaí.

Termos para indexação: agricultura familiar, formação de atores locais, assentamentos rurais, reforma agrária, projeto Unaí. O PROJETO UNAÍ COMO LOCUS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL Suênia Cibeli Ramos de Almeida Analista A da Embrapa Cerrados. BR 020, km 18, Cx. Postal 08223, CEP 73310-970, Planaltina-DF. Email: suenia@cpac.embrapa.br.

Leia mais

Pesquisa e Desenvolvimento com e para a agricultura familiar: a experiência do Projeto Silvânia

Pesquisa e Desenvolvimento com e para a agricultura familiar: a experiência do Projeto Silvânia Pesquisa e Desenvolvimento com e para a agricultura familiar: a experiência do Projeto Silvânia Estrutura da apresentação 1)Histórico e motivações. 2)Fase 1: Metodologia para pesquisa em sistemas de produção.

Leia mais

Estratégias para geração, adaptação e transferência de tecnologia para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar

Estratégias para geração, adaptação e transferência de tecnologia para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Estratégias para geração, adaptação e transferência de tecnologia para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar Marcelo Nascimento de Oliveira

Leia mais

Características da Agricultura Familiar no Brasil (Censo 2006)

Características da Agricultura Familiar no Brasil (Censo 2006) Características da Agricultura Familiar no Brasil (Censo 2006) 84,4% de estabelecimentos rurais. 24,3% das terras, colaborando com 38% do VBP da produção e 3,42% do PIB. 87% produção de mandioca. 70% produção

Leia mais

Contribution of ten (10) settlements in the municipality of Unai economy

Contribution of ten (10) settlements in the municipality of Unai economy Contribuição de 10 (dez) assentamentos na economia do município de Unaí MG Contribution of ten (10) settlements in the municipality of Unai economy Erica Campos Ribeiro 1 ; Marcelo Leite Gastal 2 ; Assis

Leia mais

Projeto Unaí: diagnóstico rápido e dialogado de três assentamentos de reforma agrária

Projeto Unaí: diagnóstico rápido e dialogado de três assentamentos de reforma agrária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 118 ISSN 1676-918X Dezembro, 2003 Projeto Unaí: diagnóstico rápido e dialogado de três assentamentos de reforma agrária Cristas de

Leia mais

Projeto Balde Cheio --- Tecnologias que agregam valor à produção de leite. Pecuária Sudeste

Projeto Balde Cheio --- Tecnologias que agregam valor à produção de leite. Pecuária Sudeste Projeto Balde Cheio Tecnologias que agregam valor à produção de leite Pecuária Sudeste --- o PROJETO o Salde Cheio é um caso de sucesso de transferência desenvolvimento de tecnologia, que promove o da

Leia mais

Foz do Iguaçu PR, 14 a 17 de maio de 2014 SBSP - Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção

Foz do Iguaçu PR, 14 a 17 de maio de 2014 SBSP - Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção Contribuição de 10 (dez) assentamentos na economia do município de Unaí MG Contribution of ten (10) settlements in the municipality of Unai economy Érica Campos Ribeiro 1 Marcelo Leite Gastal 2 Assis Leandro

Leia mais

ADAPTAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVO METODOLÓGICO PARTICIPATIVO VISANDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA

ADAPTAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVO METODOLÓGICO PARTICIPATIVO VISANDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA ADAPTAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVO METODOLÓGICO PARTICIPATIVO VISANDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA José Humberto Valadares Xavier 1, Marcelo Nascimento de Oliveira

Leia mais

DIAGNÓSTICO RÁPIDO E DIALOGADO (DRD) DAS CONDIÇÕES SÓCIO- ECONÔMICAS DE 6 (SEIS) ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA NO MUNICÍPIO DE UNAÍ MG

DIAGNÓSTICO RÁPIDO E DIALOGADO (DRD) DAS CONDIÇÕES SÓCIO- ECONÔMICAS DE 6 (SEIS) ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA NO MUNICÍPIO DE UNAÍ MG DIAGNÓSTICO RÁPIDO E DIALOGADO (DRD) DAS CONDIÇÕES SÓCIO- ECONÔMICAS DE 6 (SEIS) ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA NO MUNICÍPIO DE UNAÍ MG EIXO: COOPERAÇAO, AGROINDÚSTRIA E ORGANIZAÇAO DA PRODUÇÃO Érica

Leia mais

Agricultura familiar: dinâmica de grupo aplicada às organizações de produtores rurais

Agricultura familiar: dinâmica de grupo aplicada às organizações de produtores rurais Agricultura familiar: dinâmica de grupo aplicada às organizações de produtores rurais Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Cerrados Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Agricultura

Leia mais

FEDERAL GOVERNO. Pesquisa e desenvolvimento: Agricultura familiar como base para o desenvotvimemo de propriedades leiteiras í

FEDERAL GOVERNO. Pesquisa e desenvolvimento: Agricultura familiar como base para o desenvotvimemo de propriedades leiteiras í ~ ~ e GOVERNO Ministério da Agricultura do Abastecimento ~ Pecuária Sudeste FEDERAL Trabalhando em todo o Brasil Pesquisa e desenvolvimento: Agricultura familiar como base para o desenvotvimemo de propriedades

Leia mais

'.~ Embrapa Pecuária Sudeste PROCI-FD CPPSE 1999 FD FD Empresa Brasileira de Pesquisa

'.~ Embrapa Pecuária Sudeste PROCI-FD CPPSE 1999 FD FD Empresa Brasileira de Pesquisa PROCI-FD1999.00006 CPPSE 1999 FD-1999.00006 '.~ Embrapa Pecuária Sudeste Empresa Brasileira de Pesquisa 1999 FD-1999.00006 E~a EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA A Embrapa foi criada

Leia mais

Experiência da parceria Embrapa, Emater e Produtor Rural em inovações tecnológicas na produção animal no DF e Entorno

Experiência da parceria Embrapa, Emater e Produtor Rural em inovações tecnológicas na produção animal no DF e Entorno Experiência da parceria Embrapa, Emater e Produtor Rural em inovações tecnológicas na produção animal no DF e Entorno Carlos Frederico Martins Pesquisador Embrapa Cerrados-CTZL Colaboração: Isabel Ferreira-Embrapa-Cerrados-CTZL

Leia mais

Programa Rede Leite no desenvolvimento das pequenas propriedades Carlos Roberto Bartz

Programa Rede Leite no desenvolvimento das pequenas propriedades Carlos Roberto Bartz Programa Rede Leite no desenvolvimento das pequenas propriedades Carlos Roberto Bartz Orientador: Prof. Dr. Marcelo A. Conterato Coorientadora: Tutora MSc. Doutoranda Sarita M. Fernandez INTRODUÇÃO - Segundo

Leia mais

Plantio direto de milho para pequenos produtores do Cerrado: Potencial de produção de grãos e de biomassa.

Plantio direto de milho para pequenos produtores do Cerrado: Potencial de produção de grãos e de biomassa. Plantio direto de milho para pequenos produtores do Cerrado: Potencial de produção de grãos e de biomassa. Fernando Antônio Macena da Silva 1 ; Eric Scopel 2 ; Marcelo Nascimento de Oliveira 1, Suênia

Leia mais

RESULTADOS TÉCNICOS E ECONÔMICOS URT DE COMBINADO FAZENDA PARAISO

RESULTADOS TÉCNICOS E ECONÔMICOS URT DE COMBINADO FAZENDA PARAISO RESULTADOS TÉCNICOS E ECONÔMICOS URT DE COMBINADO FAZENDA PARAISO Equipe Técnica Responsável técnico RURALTINS Carlos Rodrigo Xavier Oliveira Técnico/Tecnólogo em Agropecuária Responsável técnico EMBRAPA

Leia mais

COMERCIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO ANIMAL EM ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA NO DISTRITO FEDERAL

COMERCIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO ANIMAL EM ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA NO DISTRITO FEDERAL COMERCIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO ANIMAL EM ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA NO DISTRITO FEDERAL Marcelo Corrêa da Silva 1, Fernanda Paulini 1,2, Sumar Magalhães Ganem 3, Andreza Siani 1, José Robson Bezerra

Leia mais

DANONE BRASIL DANLEITE. Flavio Fazenaro. Programa de Desenvolvimento de Fornecedores de Leite Danone. Supervisor de Desenvolvimento DANONE Brasil

DANONE BRASIL DANLEITE. Flavio Fazenaro. Programa de Desenvolvimento de Fornecedores de Leite Danone. Supervisor de Desenvolvimento DANONE Brasil DANLEITE Programa de Desenvolvimento de Fornecedores de Leite Danone DANONE BRASIL 2012 Flavio Fazenaro Supervisor de Desenvolvimento DANONE Brasil 19.06.2012 Fortaleza - CE 50,56% dizem ter como principais

Leia mais

Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro UNIDADE DE PESQUISA PARTICIPATIVA

Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro UNIDADE DE PESQUISA PARTICIPATIVA Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro setembro/2014 UNIDADE DE PESQUISA PARTICIPATIVA DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO DAS PROPRIEDADES LEITEIRAS VISANDO À

Leia mais

Orgânicos e a Economia verde: Oportunidade e desafios.

Orgânicos e a Economia verde: Oportunidade e desafios. Orgânicos e a Economia verde: Oportunidade e desafios. Objetivo Contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva brasileira de alimentos e produtos orgânicos por meio da integração e difusão de informação

Leia mais

ISSN Dezembro, Método Participativo de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável de Assentamentos de Reforma Agrária

ISSN Dezembro, Método Participativo de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável de Assentamentos de Reforma Agrária ISSN 1517-5111 Dezembro, 2002 74 Método Participativo de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável de Assentamentos de Reforma Agrária ISSN 1517-5111 Dezembro, 2002 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Leia mais

AGRICULTURA: EDUCAÇÃO, CULTURA E NATUREZA

AGRICULTURA: EDUCAÇÃO, CULTURA E NATUREZA INCORPORAÇÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM PEQUENAS PROPRIEDADES LEITEIRAS DE AGRICULTURA FAMILIAR NA AMAZÔNIA OCIDENTAL ATRAVÉS DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA INCORPORATION OF TECHNOLOGICAL INNOVATION IN SMALL DAIRY

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA CADEIA PRODUTIVA LEITEIRA NO ESTADO DE MATO GROSSO. Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária

DIAGNÓSTICO DA CADEIA PRODUTIVA LEITEIRA NO ESTADO DE MATO GROSSO. Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária DIAGNÓSTICO DA CADEIA PRODUTIVA LEITEIRA NO ESTADO DE MATO GROSSO Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária Abril/2012 Colaboradores do Projeto Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado

Leia mais

Necessidades e Oportunidades de Investimentos no Agronegócio: da Pesquisa ao Consumo. Como chegar ao campo os avanços da ciência e da tecnologia

Necessidades e Oportunidades de Investimentos no Agronegócio: da Pesquisa ao Consumo. Como chegar ao campo os avanços da ciência e da tecnologia Necessidades e Oportunidades de Investimentos no Agronegócio: da Pesquisa ao Consumo Como chegar ao campo os avanços da ciência e da tecnologia Como transmitir o conhecimento às Assistência Técnica: pessoas

Leia mais

Avaliação da produção de leite e incidência de mastite nas propriedades assistidas pelo Programa Mais Leite

Avaliação da produção de leite e incidência de mastite nas propriedades assistidas pelo Programa Mais Leite Avaliação da produção de leite e incidência de mastite nas propriedades assistidas pelo Programa Mais Leite André da Mata CARVALHO 1 ; Jéssica Samara Leão SIMÕES 1 ; Marlon Moraes MARTINS 1 ; Joiciane

Leia mais

I ENCONTRO DA ZOOTECNIA DO ESTADO DO CEARÁ DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O ZOOTECNISTA NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO

I ENCONTRO DA ZOOTECNIA DO ESTADO DO CEARÁ DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O ZOOTECNISTA NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO I ENCONTRO DA ZOOTECNIA DO ESTADO DO CEARÁ DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O ZOOTECNISTA NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO José Sidnei B. Lima ZOOTECNISTA Caracterização do Semiárido Brasileiro... - Maior região

Leia mais

A CONSTRUÇÃO SOCIAL DE MERCADOS: a venda para. Resumo

A CONSTRUÇÃO SOCIAL DE MERCADOS: a venda para. Resumo A CONSTRUÇÃO SOCIAL DE MERCADOS: a venda para Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Unaí, MG e seus impactos na renda das famílias THE SOCIAL CONSTRUCTION OF MARKETS: the sale for National

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA PRODUÇÃO LEITEIRA E DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO COM AGRICULTORES FAMILIARES DO MUNICÍPIO DE ITAPUCA-RS.

CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA PRODUÇÃO LEITEIRA E DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO COM AGRICULTORES FAMILIARES DO MUNICÍPIO DE ITAPUCA-RS. CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA PRODUÇÃO LEITEIRA E DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO COM AGRICULTORES FAMILIARES DO MUNICÍPIO DE ITAPUCA-RS. ADRIÉLI GEREVINI Orientador: Profa. Dra. Susana Cardoso Coorientadora:

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA CHÁCARA BEZERRA,

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA CHÁCARA BEZERRA, INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA CHÁCARA BEZERRA, 2011-2012 Christopher Junior Tavares Cardoso 1 ; André Rozemberg Peixoto Simões 2 ; Mário Sérgio Malheiros 2 1 Estudante do Curso de Zootecnia da UEMS, Unidade

Leia mais

PROJETO DE DIVERSIFICAÇÃO PARA UNIDADES DE PRODUÇÃO DO TIPO FAMILIAR LEITE NO MUNICÍPIO DE PEJUÇARA-RS 1

PROJETO DE DIVERSIFICAÇÃO PARA UNIDADES DE PRODUÇÃO DO TIPO FAMILIAR LEITE NO MUNICÍPIO DE PEJUÇARA-RS 1 PROJETO DE DIVERSIFICAÇÃO PARA UNIDADES DE PRODUÇÃO DO TIPO FAMILIAR LEITE NO MUNICÍPIO DE PEJUÇARA-RS 1 Ana Paula Toso 2, Angélica De Oliveira Henriques 3, Felipe Esteves Oliveski 4, Nilvo Basso 5. 1

Leia mais

INTENSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO DE LEITE NA REGIÃO CENTRO OESTE: IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS.

INTENSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO DE LEITE NA REGIÃO CENTRO OESTE: IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS. INTENSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO DE LEITE NA REGIÃO CENTRO OESTE: IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS. Esta comunicação trata dos impactos sociais e ambientais resultantes da intensificação da produção agropecuária

Leia mais

Agricultura familiar na atividade leiteira no Brasil: Pressupostos e proposta metodológica

Agricultura familiar na atividade leiteira no Brasil: Pressupostos e proposta metodológica Agricultura familiar na atividade leiteira no Brasil: Pressupostos e proposta metodológica Duarte Vilela Embrapa Gado de Leite vilela@cnpgl.embrapa.br O que é produção familiar (i) direção dos trabalhos

Leia mais

PROGRAMA LEITE GAÚCHO MANUAL OPERATIVO

PROGRAMA LEITE GAÚCHO MANUAL OPERATIVO PROGRAMA LEITE GAÚCHO MANUAL OPERATIVO PORTO ALEGRE, NOVEMBRO DE 2011 GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL TARSO GENRO SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO IVAR PAVAN DIRETOR

Leia mais

ASSENTAMENTOS SUSTENTÁVEIS NA AMAZÔNIA APOIO:

ASSENTAMENTOS SUSTENTÁVEIS NA AMAZÔNIA APOIO: ASSENTAMENTOS SUSTENTÁVEIS NA AMAZÔNIA REALIZAÇÃO: PARCEIROS: APOIO: 100% ESTABELECIMENTOS RURAIS NA AMAZÔNIA 90% 113.433 548.465 80% 70% 60% 89,5 50% 40% 761.357 2.457.094 30% 20% 10% 25,8 0% FONTE: CENSO,

Leia mais

Fazendas leiteiras rentáveis nas Microrregiões de Araxá, Governador Valadares e Viçosa: estudo de caso

Fazendas leiteiras rentáveis nas Microrregiões de Araxá, Governador Valadares e Viçosa: estudo de caso Fazendas leiteiras rentáveis nas Microrregiões de Araxá, Governador Valadares e Viçosa: estudo de caso INTRODUÇÃO Evandro Vasconcelos Holanda Júnior 1 Fernando Enrique Madalena 1 Para o estudo da rentabilidade

Leia mais

CADEIA DO LEITE: FERRAMENTAS METODOLÓGICAS PARA IDENTIFICAÇÃO DE DIRECIONADORES COMPETITIVOS 1. INTRODUÇÃO

CADEIA DO LEITE: FERRAMENTAS METODOLÓGICAS PARA IDENTIFICAÇÃO DE DIRECIONADORES COMPETITIVOS 1. INTRODUÇÃO CADEIA DO LEITE: FERRAMENTAS METODOLÓGICAS PARA IDENTIFICAÇÃO DE DIRECIONADORES COMPETITIVOS MACHADO, Morgan Yuri Oliveira Teles 1 ; GOMES, Mário Conill 2 1 Programa de Pós-Graduação em Sistema de Produção

Leia mais

APLICAÇÃO DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO EM UMA PROPRIEDADE FAMILIAR 1. Rozelaine Rubia Bueno D Almeida 2.

APLICAÇÃO DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO EM UMA PROPRIEDADE FAMILIAR 1. Rozelaine Rubia Bueno D Almeida 2. APLICAÇÃO DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO EM UMA PROPRIEDADE FAMILIAR 1 Rozelaine Rubia Bueno D Almeida 2. 1 Parte integrante do Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável

Leia mais

Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia, Serviços e Desenvolvimento Sustentável. em Microbacias Hidrográficas

Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia, Serviços e Desenvolvimento Sustentável. em Microbacias Hidrográficas PROGRAMA RIO RURAL Núcleo de Pesquisa Participativa Pesagro-Rio / Rio Rural Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia, Serviços e Desenvolvimento Sustentável em Microbacias Hidrográficas Facilitar a integração

Leia mais

Agenda. Contexto. O Nordeste Territorial. Fórum de Governança da Atividade Econômica. Formas de Financiamento

Agenda. Contexto. O Nordeste Territorial. Fórum de Governança da Atividade Econômica. Formas de Financiamento Agenda Contexto O Nordeste Territorial Fórum de Governança da Atividade Econômica Formas de Financiamento Área de atuação do BNB Nordeste: 1.554,4 mil Km 2 Semi-árido: 974,4 mil Km 2 (62,7% do território

Leia mais

ANÁLISE ENERGÉTICA DE ALGODÃO ORGÂNICO CONSORCIADO COM CULTURAS ALIMENTARES

ANÁLISE ENERGÉTICA DE ALGODÃO ORGÂNICO CONSORCIADO COM CULTURAS ALIMENTARES Página 112 ANÁLISE ENERGÉTICA DE ALGODÃO ORGÂNICO CONSORCIADO COM CULTURAS ALIMENTARES Miriam da Silva Tavares (myriann_silva@hotmail.com), Fábio Aquino de Albuquerque (Embrapa Algodão), Melchior Naelson

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 13/1/2011 Produção Ascom Diário do Comércio 12/1/2011 Agência Minas 12/1/2011 www.agenciaminas.mg.gov.br Programa Minas Leite terá

Leia mais

Extensão Rural Aplicada A Pecuária Leiteira

Extensão Rural Aplicada A Pecuária Leiteira Extensão Rural Aplicada A Pecuária Leiteira Pedro Paulo Bueno*, 6º módulo de Medicina Veterinária da UFLA (pedropaulovet@gmail.com); Rodrigo de Andrade Ferrazza (rodrigoferrazza@yahoo.com.br), 5º módulo

Leia mais

Agronomia, Instituto Federal de Pernambuco, 2

Agronomia, Instituto Federal de Pernambuco, 2 INCLUSÃO SOCIAL PELO TRABALHO: EXPERIÊNCIAS REALIZADAS NO CHÃO DE ASSENTAMENTOS RURAIS DO SEMIÁRIDO. Apresentação: Pôster Adalberto Francisco da Silva Júnior 1 ; Andréa Renilda Silva Soares 2 ; Joanna

Leia mais

SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL EM MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS PROGRAMA

Leia mais

Eduardo Alano Vieira Josefino de Freitas Fialho Pesquisadores - Embrapa Cerrados

Eduardo Alano Vieira Josefino de Freitas Fialho Pesquisadores - Embrapa Cerrados Estado da arte e estratégias do melhoramento participativo: o exemplo da mandioca no Cerrado Eduardo Alano Vieira Josefino de Freitas Fialho Pesquisadores - Embrapa Cerrados Principais problemas no Cerrado

Leia mais

A UEPAE de São Carlos, participando do Sistema. Cooperativo de Pesquisa Agropecuária (SCPA), sempre esteve

A UEPAE de São Carlos, participando do Sistema. Cooperativo de Pesquisa Agropecuária (SCPA), sempre esteve 761 1. INTRODUÇÃO A UEPAE de São Carlos, participando do Sistema Cooperativo de Pesquisa Agropecuária (SCPA), sempre esteve preocupada com a questão ambiental, atualmente tão em voga no âmbito da sociedade,

Leia mais

26 a 29 de novembro de 2013 Campus de Palmas

26 a 29 de novembro de 2013 Campus de Palmas ANÁLISE DE INDICADORES PRODUTIVOS DA BOVINOCULTURA LEITEIRA FAZENDA ARACOARA, PALMAS TOCANTINS Joel Ferreira Nunes 1, Clauber Rosanova 2,Leandro Maier Hennig 1, Rodrigo Xavier Nolasco 1, Paulo Robson Marta

Leia mais

Palma de Óleo. Pronaf Eco Dendê

Palma de Óleo. Pronaf Eco Dendê Palma de Óleo Pronaf Eco Dendê 1 A Archer Daniels Midland Company (ADM) O que fazemos: Líder no processamento e transformação de produtos agrícolas; Uma das empresas mais admiradas no ramo de produção

Leia mais

DESAFIOS DA PECUÁRIA LEITEIRA

DESAFIOS DA PECUÁRIA LEITEIRA DESAFIOS DA PECUÁRIA LEITEIRA Walter Miguel Ribeiro Engenheiro Agrônomo GERAR RENDA??? Como gerar renda Renda Resultado = Quantidade de leite + Quantidade de animais x preço do leite x preço dos animais

Leia mais

Reunião Ordinária Conjunta da SUBAGRIF e SUBLEITE. Brasília, 07 de dezembro de 2011

Reunião Ordinária Conjunta da SUBAGRIF e SUBLEITE. Brasília, 07 de dezembro de 2011 Reunião Ordinária Conjunta da SUBAGRIF e SUBLEITE Brasília, 07 de dezembro de 2011 Importância do leite no Brasil Número de produtores: 1,3 milhões Pessoas envolvidas no setor primário: 5 milhões Volume

Leia mais

JOSÉ LINCOLN PINHEIRO ARAUJO 1 ; EDILSON PINHEIRO ARAUJO 2

JOSÉ LINCOLN PINHEIRO ARAUJO 1 ; EDILSON PINHEIRO ARAUJO 2 ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO E DA RENTABILIDADE ECONÔMICA DO SISTEMA TÍPICO DE PRODUÇÃO DA ACEROLA EXPLORADA NA REGIÃO DO VALE DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO JOSÉ LINCOLN PINHEIRO ARAUJO 1 ;

Leia mais

Eficiência na Pecuária Leiteira

Eficiência na Pecuária Leiteira Eficiência na Pecuária Leiteira Guaratinguetá, 13 de julho de 2016 Christiano Nascif Como escolher o caminho certo? Prejuízo Lucro A eficiência é o caminho! Preço Escala de produção Custo de produção Existem

Leia mais

Experiência em avaliação de impactos da Embrapa Pecuária Sul. Jorge Sant Anna

Experiência em avaliação de impactos da Embrapa Pecuária Sul. Jorge Sant Anna Experiência em avaliação de impactos da Embrapa Pecuária Sul Jorge Sant Anna Envio de relatórios à antiga SGE de maneira regular avaliação de três tecnologias -2009 Envio entre 2001 e 2005: relatórios

Leia mais

DEJETOS DA BOVINOCULTURA LEITEIRA NO MUNICÍPIO DE TRÊS PASSOS / RS. Nome: Juliano Anderson Dorr

DEJETOS DA BOVINOCULTURA LEITEIRA NO MUNICÍPIO DE TRÊS PASSOS / RS. Nome: Juliano Anderson Dorr UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS PLAGEDER TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DEJETOS DA BOVINOCULTURA LEITEIRA NO MUNICÍPIO

Leia mais

CUSTO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA DE LEITE EM 2011, REGIÃO DE ITAPETINGA (BA)

CUSTO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA DE LEITE EM 2011, REGIÃO DE ITAPETINGA (BA) RELATÓRIO DE PESQUISA CUSTO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA DE LEITE EM 2011, REGIÃO DE ITAPETINGA (BA) Execução: Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada CEPEA/ESALQ/USP Coordenação: Geraldo Sant Ana

Leia mais

Histórico dos Simpósios

Histórico dos Simpósios Histórico dos Simpósios Acompanhar a evolução dos Simpósios sobre o Cerrado permite entender como o Brasil se tornou referência mundial em agricultura tropical e como a ciência e a tecnologia tornaram-se

Leia mais

ATIVIDADES ECONÔMICAS NO ESPAÇO RURAL

ATIVIDADES ECONÔMICAS NO ESPAÇO RURAL ATIVIDADES ECONÔMICAS NO ESPAÇO RURAL FATORES QUE INFLUENCIAM NA CONFIGURAÇÃO SOCIOESPACIAL E NA SUSTENTABILIDADE DO MEIO RURAL Aspectos físicos e ambientais Condições socioeconômicas Capitalização e a

Leia mais

com ênfase em comunidades rurais

com ênfase em comunidades rurais Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Cerrados Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com ênfase em comunidades rurais Altair Toledo Machado Luciano Lourenço Nass Cynthia Torres

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de MANEJO GERAL EM BOVINOCULTURA DE LEITE. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de MANEJO GERAL EM BOVINOCULTURA DE LEITE. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

ANÁLISE ECONÔMICA DA UTILIZAÇÃO DE ALFAFA EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE

ANÁLISE ECONÔMICA DA UTILIZAÇÃO DE ALFAFA EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE ANÁLISE ECONÔMICA DA UTILIZAÇÃO DE ALFAFA EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE Marcela de Mello Brandão Vinholis Embrapa Pecuária Sudeste São Carlos junho - 2008 Introdução Mudanças econômicas década de 90

Leia mais

UNESP AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE EXTENSÃO RURAL. Antonio Lázaro Sant Ana (Prof. Unesp Ilha Solteira)

UNESP AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE EXTENSÃO RURAL. Antonio Lázaro Sant Ana (Prof. Unesp Ilha Solteira) UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA Disciplina Comunicação e Extensão Rural Curso de Graduação em Agronomia e Zootecnia AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE EXTENSÃO

Leia mais

SECRETARIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO. Políticas para o Fortalecimento da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural

SECRETARIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO. Políticas para o Fortalecimento da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural SECRETARIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO Políticas para o Fortalecimento da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR 84% dos estabelecimentos

Leia mais

Palestra Institucional

Palestra Institucional Palestra Institucional VictorFerreira Ferreirade desouza Souza Victor A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi criada

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DAS PROPRIEDADES LEITERIAS DO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS, ESTADO DO PARÁ. Apresentação: Pôster

CARACTERIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DAS PROPRIEDADES LEITERIAS DO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS, ESTADO DO PARÁ. Apresentação: Pôster CARACTERIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DAS PROPRIEDADES LEITERIAS DO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS, ESTADO DO PARÁ Apresentação: Pôster Alaire Franco Tavares 1 ; Mayrla Barbosa Faria 2 ;

Leia mais

No segundo painel do projeto Campo Futuro da Aquicultura, piscicultores discutem os custos de produção da aquicultura do sudeste do Tocantins

No segundo painel do projeto Campo Futuro da Aquicultura, piscicultores discutem os custos de produção da aquicultura do sudeste do Tocantins Edição 2 2014 No segundo painel do projeto Campo Futuro da Aquicultura, piscicultores discutem os custos de produção da aquicultura do sudeste do Tocantins O segundo Painel do Projeto Campo Futuro de Aquicultura,

Leia mais

GEPAAF- Grupo de ensino pesquisa e assistência à agricultura familiar - caso da bovinocultura leiteira Palavras-chave: Introdução

GEPAAF- Grupo de ensino pesquisa e assistência à agricultura familiar - caso da bovinocultura leiteira Palavras-chave: Introdução GEPAAF- Grupo de ensino pesquisa e assistência à agricultura familiar - caso da bovinocultura leiteira JUNQUEIRA,Korran Ribeiro¹; HAROLD,Carlos Alexandre²; GOMES,Katiele Amorim³; MEDINA,Gabriel da Silva

Leia mais

FICHA PROJETO - nº 059-P

FICHA PROJETO - nº 059-P FICHA PROJETO - nº 059-P PADEQ Grande Projeto 1) TÍTULO: Apoio a Alternativas Sustentáveis no Território Portal da Amazônia. 2)MUNICÍPIOS DE ATUAÇÃO DO PROJETO: Nova Guarita, Terra Nova do Norte MT. 3)LINHA

Leia mais

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Santa Fé do Sul - SP

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Santa Fé do Sul - SP Edição 24 2016 Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Santa Fé do Sul - SP No dia 25 de julho de 2016, em Santa Fé do Sul, região noroeste do estado

Leia mais

A experiência brasileira de construção de políticas em favor da agroecologia

A experiência brasileira de construção de políticas em favor da agroecologia A experiência brasileira de construção de políticas em favor da agroecologia A experiência brasileira de construção de políticas em favor da agroecologia Equipe Claudia Schmitt (CPDA/UFRRJ) Paulo Niederle

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC DE NUTRIÇÃO EM BOVINOCULTURA DE LEITE. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC DE NUTRIÇÃO EM BOVINOCULTURA DE LEITE. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

Planejamento Alimentar na Bovinocultura Leiteira

Planejamento Alimentar na Bovinocultura Leiteira Edwin Baur Planejamento Alimentar na Bovinocultura Leiteira 1O que é. É uma estratégia que o produtor pode utilizar para melhorar o desempenho da atividade leiteira. O planejamento alimentar deverá ser

Leia mais

A Segurança Alimentar e Nutricional como estratégia de desenvolvimento local. Experiências municipais: São Paulo e Araraquara

A Segurança Alimentar e Nutricional como estratégia de desenvolvimento local. Experiências municipais: São Paulo e Araraquara A Segurança Alimentar e Nutricional como estratégia de desenvolvimento local Experiências municipais: São Paulo e Araraquara Institucionalização da SAN - A Lei 15.920, de 18 de dezembro de 2013, instituiu

Leia mais

SANDRA BELTRAN-PEDREROS JONES GODINHO (ORG)

SANDRA BELTRAN-PEDREROS JONES GODINHO (ORG) SANDRA BELTRAN-PEDREROS JONES GODINHO (ORG) ANAIS I CONGRESSO AMAZÔNICO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Inovação e Produtividade para a Sustentabilidade MANAUS, AMAZONAS FACULDADE LA SALLE MANAUS 4 A 6 DE JULHO

Leia mais

Trabalho vinculado ao projeto de extensão "O DEAg- UNIJUÍ na Rede Leite: Contribuição nas Ações Interdisciplinares. 2

Trabalho vinculado ao projeto de extensão O DEAg- UNIJUÍ na Rede Leite: Contribuição nas Ações Interdisciplinares. 2 CONTRIBUIÇÃO DO LEITE A PASTO NA RENDA DE UMA UNIDADE DE PRODUÇÃO DO MUNICÍPIO DE AUGUSTO PESTANA-RS 1 CONTRIBUTION OF MILK TO PASTURE IN THE INCOME OF A UNIT OF PRODUCTION OF THE MUNICIPALITY OF AUGUSTO

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Cerrados Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Documentos 101

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Cerrados Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Documentos 101 ISSN 1517-5111 Dezembro, 2003 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Cerrados Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Documentos 101 Transferência de Tecnologia, Agricultura Familiar

Leia mais

III Seminário: Sistemas de Produção Agropecuária - Zootecnia

III Seminário: Sistemas de Produção Agropecuária - Zootecnia PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE LEITE ADOTADAS POR AGRICULTORES ASSOCIADOS À COOPERATIVA DE LEITE DA AGRICULTURA FAMILIAR DE DOIS VIZINHOS - PR Laudecir Vargas¹*, Sidney Ortiz¹, Julio Cezar Machado¹. Sidemar Presotto

Leia mais

VIABILIDADE DA PRODUÇÃO DE LEITE EM SÃO PAULO

VIABILIDADE DA PRODUÇÃO DE LEITE EM SÃO PAULO VIABILIDADE DA PRODUÇÃO DE LEITE EM SÃO PAULO Sebastião Teixeira Gomes 1 1. INTRODUÇÃO Atendendo solicitação da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo, através da Comissão de Pecuária de Leite,

Leia mais

Banco do Brasil Desenvolvimento Sustentável. Financiamento do Desenvolvimento Regional

Banco do Brasil Desenvolvimento Sustentável. Financiamento do Desenvolvimento Regional Banco do Brasil Desenvolvimento Sustentável Financiamento do Desenvolvimento Regional Desenvolvimento Regional Sustentável - DRS Visão Participativa - Concertação BB Associações Universidades Região Empresas

Leia mais

UNESP. ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL: conceitos e objetivos. Antonio Lázaro Sant Ana (Prof. Unesp Ilha Solteira) Abril de 2014

UNESP. ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL: conceitos e objetivos. Antonio Lázaro Sant Ana (Prof. Unesp Ilha Solteira) Abril de 2014 UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA Disciplina Comunicação e Extensão Rural Curso de Agronomia ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL: conceitos e objetivos

Leia mais

PALESTRA PARA O V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO

PALESTRA PARA O V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO PALESTRA PARA O V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO TÍTULO: Sistema COEP de Produção de Algodão para Agricultura Familiar José Mendes de Araújo MSc Extensão Rural INTRODUÇÃO O cultivo do algodão é uma atividade

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA CHÁCARA BEZERRA,

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA CHÁCARA BEZERRA, INOVAÇÃO TECNOLÓGICA CHÁCARA BEZERRA, 2012-2013 Joemir dos Santos Ribeiro 1 ; Andre Rozemberg Peixoto Simões 2 ; Igor Toshio Panjagua Shiwa 3 1 Acadêmico do Curso de Zootecnia da UEMS, Unidade Universitária

Leia mais

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em: <

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em: < PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em: . Avaliação das práticas adotadas na produção de leite para uma fábrica de laticínios

Leia mais

Construindo pontes entre saberes

Construindo pontes entre saberes Construindo pontes entre saberes Características do enfoque científico convencional Reducionismo Mecanicismo Universalismo Agroecossistema como objeto de organização do conhecimento na pesquisa em

Leia mais

A INFLUENCIA DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA NA AGRICULTURA FAMILIAR: ENFOQUE NO ASSENTAMENTO MARINGÁ, ARAGUATINS-TO. Apresentação: Pôster

A INFLUENCIA DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA NA AGRICULTURA FAMILIAR: ENFOQUE NO ASSENTAMENTO MARINGÁ, ARAGUATINS-TO. Apresentação: Pôster A INFLUENCIA DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA NA AGRICULTURA FAMILIAR: ENFOQUE NO ASSENTAMENTO MARINGÁ, ARAGUATINS-TO Apresentação: Pôster João Pedro da Luz Milhomem ; Romário Lima de Araújo 2 ; Wanderson Lopes

Leia mais

Ano IV - Edição 29 Julho 2013

Ano IV - Edição 29 Julho 2013 da pecuária de leite Ano IV - Edição 29 Julho ALTA DO PREÇO DO LEITE MELHORA RELAÇÃO DE TROCA POR INSUMOS A sucessiva alta no preço do leite pago ao produtor no primeiro semestre de melhorou a relação

Leia mais

O Desenvolvimento da Agricultura e Política Rural

O Desenvolvimento da Agricultura e Política Rural 7º Seminário Estadual de Agricultura O Desenvolvimento da Agricultura e Política Rural Deputado Estadual José Milton Scheffer Vice-Presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da ALESC Território

Leia mais

Sistematização TEMA: ACOMPANHAMENTO DAS UNIDADES DE REFERÊNCIA EM SEDA

Sistematização TEMA: ACOMPANHAMENTO DAS UNIDADES DE REFERÊNCIA EM SEDA Sistematização TEMA: ACOMPANHAMENTO DAS UNIDADES DE REFERÊNCIA EM SEDA EIXO: UMA VISÃO DE REALIDADE DO SISTEMA DE PRODUÇÃO DE SEDA COMO OPÇÃO DE RENDA E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DAS FAMÍLIAS Oswaldo

Leia mais

HISTÓRICO DE ATUAÇÃO E DEMANDAS TECNOLÓGICAS DO SETOR AGROPECUÁRIO DO DF

HISTÓRICO DE ATUAÇÃO E DEMANDAS TECNOLÓGICAS DO SETOR AGROPECUÁRIO DO DF HISTÓRICO DE ATUAÇÃO E DEMANDAS TECNOLÓGICAS DO SETOR AGROPECUÁRIO DO DF Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal SETEMBRO 2016 O QUE É A EMATER-DF? Empresa Pública, criada em

Leia mais

AÇOES DA PESQUISA NO PROGRAMA FOME ZERO

AÇOES DA PESQUISA NO PROGRAMA FOME ZERO N AÇOES DA PESQUISA NO PROGRAMA FOME ZERO Os projetos da pesquisa agropecuária no Programa Fome Zero obedecem a uma estratégia que prevê ações imediatas de adaptação e transferência de tecnologias, contemplando

Leia mais

O produtor pergunta, a Embrapa responde

O produtor pergunta, a Embrapa responde Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Pantanal Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 2ª edição revista, atualizada e ampliada O produtor pergunta, a Embrapa responde Evaldo

Leia mais

BANCO DA AMAZÔNIA CRÉDITO PARA AGRICULTURA FAMILIAR PRONAF - PLANO SAFRA 2013/2014

BANCO DA AMAZÔNIA CRÉDITO PARA AGRICULTURA FAMILIAR PRONAF - PLANO SAFRA 2013/2014 BANCO DA AMAZÔNIA CRÉDITO PARA AGRICULTURA FAMILIAR PRONAF - PLANO SAFRA 2013/2014 O QUE É O PRONAF? O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar é o programa do governo federal criado

Leia mais

PROJETO CAMPO FUTURO CUSTO DE PRODUÇÃO DO CACAU EM GANDU-BA

PROJETO CAMPO FUTURO CUSTO DE PRODUÇÃO DO CACAU EM GANDU-BA PROJETO CAMPO FUTURO CUSTO DE PRODUÇÃO DO CACAU EM GANDU-BA Os produtores de Gandu se reuniram, em 13/05, para participarem do levantamento de custos de produção de cacau para o projeto Campo Futuro, uma

Leia mais

LOCALIZAÇÃO DO ESTADO NO BRASIL

LOCALIZAÇÃO DO ESTADO NO BRASIL Localização: No sul do Brasil. Apresenta um dos pontos extremos do país, o arroio Chuí. Está dividido em 497 municípios. LOCALIZAÇÃO DO ESTADO NO BRASIL Principais colonizadores: Imigrantes italianos,

Leia mais

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Riolândia - SP

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Riolândia - SP Edição 25 2016 Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Riolândia - SP No dia 26 de julho de 2016, em Riolândia, região noroeste do estado de São

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Amazônia Oriental Belém, PA 2015 ANÁLISE FINANCEIRA DO CONSORCIO DE MELANCIA

Leia mais