EXERCÍCIOS. Exercício 1) Assinale a alternativa correta.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EXERCÍCIOS. Exercício 1) Assinale a alternativa correta."

Transcrição

1 EXERCÍCIOS Exercício 1) Assinale a alternativa correta. I - O SFN viabiliza a intermediação entre poupança e investimento, possibilitando a eficiência do setor produtivo. II - Os poupadores são os agentes econômicos deficitários, pois transformam suas disponibilidades em ativos financeiros. III - O Banco Central é o órgão supremo do SFN. IV - Quando as pessoas poupam, adiam sua capacidade de consumo. a) As alternativas II e IV estão incorretas. b) As alternativas I e III estão incorretas. c) As alternativas I, III e IV estão corretas. d) As alternativas I e IV estão corretas. e) Apenas a alternativa IV está correta.

2 Exercício 2) Correlacione os subsistemas com as respectivas instituições que os compõem e assinale a seqüência correta. I - Normativo II - Intermediação e Instituições Auxiliares a) I, I, II, I, II ( ) BACEN. b) I, I, II, I, I ( ) BM&F. c) I, II, I, I II ( ) BANCO DO BRASIL. d) I, II, II, I, I ( ) CVM. e) I, II, II, I, II ( ) BOVESPA.

3 Exercício 3) Assinale F (falsa) ou V (verdadeira) e escolha a alternativa correta. ( ) O CMN é composto pelos Ministros da Fazenda, do Planejamento e Presidente do Bacen. ( ) Ações e debêntures são exemplos de títulos e valores mobiliários fiscalizados pelo Banco Central. ( ) A CVM estimula a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários ( ) É função do Bacen regular e supervisionar o Sistema Financeiro Nacional. ( ) A SUSEP e a SPC integram o subsistema de intermediação do SFN. a) V-F-F-V-F b) F-F-V-V-V c) V-F-V-V-F d) F-F-V-V-F e) V-V-V-V-F

4 Exercício 4) Não é competência do CMN: a) Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras. b) Coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentaria, fiscal e da dívida pública interna e externa c) Adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia nacional. d) Atuar como órgão supremo do SFN. e) Disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários. Exercício 5) Sobre conta corrente não podemos afirmar: a) É chamada de captação a custo zero. b) Pode ser individual ou conjunta - solidária ou não solidária. c) É produto básico da relação cliente-banco, livremente movimentável. d) Pode ser remunerada. e) A conta conjunta não solidária deve conter no mínimo duas assinaturas.

5 Exercício 6) Assinale V (verdadeiro) ou F (falso). ( ) Cheque é uma ordem de pagamento à vista, que deve ser paga no momento de sua apresentação ao banco sacado. ( ) Havendo divergência na grafia do valor, vale a numérica. ( ) Cheque com cruzamento especial só pode ser pago ao banco indicado no cruzamento. ( ) O cheque sempre deve ser nominativo, não importando o valor. ( ) O cruzamento de um cheque é feito por meio de duas linhas paralelas traçadas no anverso do mesmo. Alternativa correta: a) V - F - V -V - V b) V - F - V - F - V c) V - F - V - F - F d) F - F - V - F - V e) V -V-V - F - V

6 Exercício 7) São instituições intermediadoras com características diferenciadas, conhecidas como agentes especiais: a) BNDES, SPC e DTVM. b) SCVM, Bovespa e Bacen. c) Banco do Brasil, BNDES e CEF. d) Cetip, Selic e SPB. e) Banco comercial, banco de investimento e banco múltiplo. a) I, II e IV b) I, II e V c)l, II e III d)iv e V e)todas as afirmativas

7 Exercício 8) Sobre caderneta de poupança, não é correto afirmar: a) As contas abertas nos dias 29, 30 e 31 começam a contar rendimento a partir do dia primeiro do mês seguinte. b) 65% dos recursos devem ser destinados ao financiamento imobiliário, nas instituições que alocam recursos ao SFH. c) A remuneração ocorre no dia do aniversário, pela TR mais juros de 0,5% ao mês e 6,17% efetivos ao ano. d) O rendimento é trimestral para pessoa jurídica com fins lucrativos. e) Não há tributação de imposto de renda, tanto para pessoa física quanto para jurídica.

8 Exercício 9) O Serviço regulado pelo Bacen e executado pelo Banco do Brasil, que realiza entre stituições bancárias a troca de cheques, ordens de pagamento, dentre outros documentos, é: a) Conta corrente interbancária. b) Sistema de ajustes. c) Câmara interbancária. d) Redes de ordens de pagamento. e) Serviço de compensação. Exercício 10) COPOM é o órgão: a) Responsável pela definição de estratégias e parâmetros que servirão de base para a condução da política monetária do País. b) Que define medidas referentes à Política de Preços Mínimos e de Controle de Preços. c) Que reajusta a TR e a TBF. d) Composto por membros da Diretoria Colegiada do Bacen e do Ministério da Fazenda. e) Responsável pela definição das políticas fiscal e monetária do país.

9 Exercício 11) O Serviço regulado pelo Bacen e executado pelo Banco do Brasil, que realiza entre instituições bancárias a troca de cheques, ordens de pagamento, dentre outros documentos, é: a) Conta corrente interbancária. b) Sistema de ajustes. c) Câmara interbancária. d) Redes de ordens de pagamento. e) Serviço de compensação. Exercício 12) Com relação a um CDB / RDB, é incorreto afirmar que: a) Podem ser prefixados ou pós-fixados. : b) Podem ter prazo mínimo de 01 (um) dia. c) Os prazos mínimos serão estipulados conforme o indexador a que está atrelado o CDB / RDB. d) A diferença básica entre um CDB e um RDB é que o primeiro pode ser transferido por meio de endosso, enquanto o segundo é obrigatoriamente nominativo e intransferível. e) A liquidação antecipada de um contrato de CDB/RDB que possua prazo mínimo de aplicação ensejará o cálculo de rentabilidade "Pró rata temporis".

10 Exercício 13) Sobre o Sistema de Pagamentos Brasileiro - SPB, podemos afirmar que: I. Foi reestruturado com o objetivo de aumentar a segurança do mercado financeiro do País, oferecendo maior proteção às transferências de recursos. II. A TED, criada na reestruturação do SPB, é uma transferência interbancária de recursos. III As instituições financeiras também realizam transferências, oriundas de suas próprias transações, por meio da movimentação nos saldos das contas de reservas bancárias mantidas por elas junto ao Bacen. IV. STR é um sistema de liquidação que funciona com base em ordens de crédito, que podem ser emitidas exclusivamente pelo titular da conta a ser debitada. a) As alternativas III e IV estão incorretas. b) As alternativas l, III e IV estão corretas. c) As alternativas II e III estão corretas. d) Todas as alternativas estão incorretas. e) Todas as alternativas estão corretas. Exercício 14) A marcação a mercado, para os fundos de investimento tem por finalidade: a) Evitar transferências de perdas e ganhos entre os cotistas. b) Refletir-os preços de mercado que os ativos seriam negociados. c) Expressar melhor o desempenho das cotas, incorporando aos ativos da carteira as oscilações de mercado. d) Alternativas a, b e c.. e) Nenhuma das alternativas acima.

11 Exercício 15) São instrumentos de divulgação dos fundos: a) Prospecto e termo de adesão. b) Prospecto e regulamento. c) Termo de adesão e regulamento. d) Somente o regulamento. e) Somente o prospecto. Exercício 16) O Acordo de Basileia, originalmente assinado em 1988 pelos dez maiores bancos centrais do mundo, tem por objetivo: a) Privilegiar a solvência das instituições financeiras e estabilidade do sistema financeiro internacional. b) Criar referências comparativas internacionais. c) A adequação dos bancos em relação ao Ativo Ponderado pelo Risco - APR. d) A manutenção, pela instituição financeira, de capital próprio equivalente a 8% do APR. e) Todas as anteriores.

12 Exercício 17) Fundo que se caracteriza por aplicar seus recursos em cotas de Fl (Fundos de Investimentos) já constituídos: a) Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimentos - FIC. b) Fundo de pensão. c) Fundo de previdência privada. d) Derivativo. e) Clube de Investimentos. Exercício 18) Um fundo fechado é um fundo no qual: a) O resgate de cotas só é permitido após o atingimento do objetivo do fundo. b) Só podem ser feitas aplicações em companhias fechadas. c) O prazo de investimento pelo cotista é indeterminado. d) A composição da carteira permanece fixa desde o momento de sua criação. e) O resgate da aplicação pode ser feito a qualquer momento.

13 Exercício 19) Concede ao titular o direito de adquirir, no futuro, um determinado ativo por um preço previamente estabelecido: a) Contrato de opção de compra. b) Contrato de opção de venda. c) Operação no mercado futuro. d) Arbitragem. e) Operação no mercado a termo. Exercício 20) Em relação ao termo "inplit", não podemos afirmar que significa: I. Aumento da quantidade de ações em circulação de uma empresa, sem alteração do capital social da mesma. II. Redução da quantidade de ações em circulação de uma empresa, com alteração do capital social da mesma. III. Objetivo da empresa em aumentar a liquidez das ações. IV. Objetivo da empresa em elevar o valor unitário das ações. V. Redução da quantidade de ações em circulação de uma empresa, sem alteração do capital social da mesma.

14 Exercício 21) Alternativa incorreta. a) O administrador é o responsável pela gestão, supervisão e acompanhamento do fundo de investimento. b) Os fundos podem oferecer garantia de rentabilidade a seus aplicadores. c) É vedado ao administrador de fundos adquirir cotas dos próprios fundos. d) A administradora de fundos pode contratar terceiros para gerir a carteira do fundo pela qual é responsável. e) Benchmark é uma meta de rentabilidade a ser alcançada pelo fundo. Exercício 22) Alternativa incorreta a) Um fundo de investimento fechado pode ter amortização de cotas pela necessidade de ajuste na composição da sua carteira. b) Quanto aos resgates, os fundos de investimento podem ser com carência ou sem carência. c) Carência significa que o investidor não pode, em hipótese nenhuma, resgatar suas cotas antes do término do prazo de carência estipulado. d) Nos fundos fechados não são permitidos resgates antes que seus objetivos e metas, traçados em seu regulamento, sejam atingidos. e) A carência está diretamente relacionada com a rentabilidade e também com a liquidez.

15 Exercício 23) De acordo com a Circular Bacen 2.958/2000, relativamente a um fundo referenciado a um indicador de desempenho é incorreto afirmar: I) É somente de longo prazo. II) Deve ter, no mínimo, 80% de seu patrimônio líquido em papéis cujo emissor seja classificado na categoria de baixo risco de crédito. III) Deverá constar no nome do fundo o indicador de desempenho. IV) A carteira deve ser composta de, no mínimo, 95% de ativos financeiros e/ou modalidades operacionais que acompanhem o indicador de desempenho definido. V) O indicador de referência pode ser Dl, câmbio ou outros. Alternativa correta. a) I, II, III, IV, V b) I, III, IV, V, II c) III, IV, II, I, V d) III, IV, II, V, I e) II, V, I, IV, V

16 Exercício 24) A marcação a mercado: a)evita a concentração em determinados ativos, reduzindo o risco. b)evita a perda com títulos de origem duvidosa. c)permite a apuração do justo valor da cota a intervalos bimestrais. d)permite a apuração do justo valor da cota diariamente. e)é aplicada somente aos títulos de dívida pública. Exercicio25) Alternativa incorreta. a) Mercado secundário é o local onde se realiza a troca de titularidade entre os investidores. b) Mercado primário é o local onde ocorre a colocação de ações e outros títulos provenientes de novas emissões c) A importância do mercado secundário está associada à liquidez proporcionada aos títulos emitidos no mercado primário. d) A captação de recursos pelas empresas se dá no mercado secundário. e) O Tesouro Nacional é o mais importante emissor de títulos, por meio do Banco Central.

17 Exercício 26) Operação utilizada nos mercados futuro ou de opções, para proteção contra oscilações de preços, de taxas de câmbio ou de índices de mercado. a) Arbitragem. b) Hedge. c) Especulação. d) Commoditie. e) Precificação. Exercício 27) SWAP significa: a) Operação pela qual a bolsa de valores se responsabiliza em eventual não pagamento por parte dos agentes econômicos. b) Contrato no qual as partes trocam os indexadores de operações ativas e passivas, sem trocar o principal. c) Operação financeira que não permite negociar taxas de juros. d) Acerto financeiro da diferença entre indexadores aplicados sobre o principal, feito no ato da contratação da operação de proteção. e) Uma operação que somente pode ser feita com garantia.

18 Exercício 28 Sobre taxas previstas para os fundos de investimentos, numere a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a seqüência correta: I. Taxa de administração II. Benchmark III. Taxa de saída IV. Taxa de Performance V. Taxa de entrada ( ) Taxa cobrada pela entrada do investidor no fundo e que se repete a cada vez que adquirir novas cotas. ( ) Taxa cobrada nos resgates totais ou parciais de alguns fundos ( ) Percentual cobrado pelo gestor sempre que a rentabilidade Do fundo ultrapassar o índice de referência especificado no regulamento. ( ) Remuneração cobrada pelo gestor para administrar os recursos do fundo. a) V, III. IV, II b) V, III, IV, I c) IV, III, II, I d) V, III, IV, II

19 Exercício 29 A Bovespa sofreu ontem sua maior queda do ano, abalada por previsões pessimistas de que a economia mundial vai crescer em ritmo mais lento em 2005, o que reduziria o consumo de matérias-primas, como aço e minério de ferro, principais produtos exportados pelo país". Sobre esta notícia, publicada na Folha de São Paulo de 15/04/05, é incorreto afirmar: a) O risco de vendas e lucros menores provocou forte queda no valor das ações das siderúrgicas e mineradoras brasileiras, afetando o índice Bovespa. b) Confirma a volatilidade do mercado acionário. c) Diz respeito ao risco operacional das empresas siderúrgicas e mineradoras. d) A forte oscilação nos valores das ações, refletindo previsões do cenário mundial é característica do risco de mercado. e) Rumores e previsões afetam o mercado de ações, não sendo necessário um fato concreto para isso.

20 Exercício 30 Sobre Clube de Investimento é incorreto afirmar que: a) A carteira deve ser composta por, no mínimo, 51 % em ações, bônus de subscrição ou debêntures conversíveis em ações de companhias abertas. b) Um participante pode ter até 51 % das cotas do clube. c) Deve ser registrado em bolsa de valores e possuir um estatuto registrado. d) Os integrantes podem ser de uma mesma empresa ou podem estar ligados por vínculo associativo, e) O número máximo de cotas por participante é de 40% das cotas existentes.

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare QUESTÕES CPA 10 MÓDULO 3 1) O Produto Interno Bruto de uma economia representa, em valores monetários e para determinado período, a soma de todos os bens e serviços a) intermediários e finais, a preço

Leia mais

1. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E PARTICIPANTES DO MERCADO

1. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E PARTICIPANTES DO MERCADO Conteúdo Programático 1. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E PARTICIPANTES DO MERCADO 1.1 Funções Básicas 1.1.1 Função dos intermediários financeiros e definição de intermediação financeira 1.2 Estrutura 1.2.1

Leia mais

27/03/2016. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro

27/03/2016. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro Introdução Sistema Financeiro Brasileiro Faz a intermediação e distribuição de recursos no mercado Definição: Advindos de poupança e destinados ao financiamento de investimentos em setores produtivos da

Leia mais

Sumário. Introdução, 1

Sumário. Introdução, 1 Sumário Introdução, 1 Capítulo 1 Sistema Financeiro Nacional, 3 1.1 Funções básicas do Sistema Financeiro Nacional, 4 1.2 Principais participantes do mercado, 4 1.2.1 Introdução, 4 1.2.2 Órgãos de regulação,

Leia mais

PRODUTOS BANCÁRIOS FUNDOS DE INVESTIMENTO: Taxas: - Administração: Calculada dia útil e deduzida da cota; - Performance: Quando supera um indicador

PRODUTOS BANCÁRIOS FUNDOS DE INVESTIMENTO: Taxas: - Administração: Calculada dia útil e deduzida da cota; - Performance: Quando supera um indicador PRODUTOS BANCÁRIOS FUNDOS DE INVESTIMENTO: Taxas: - Administração: Calculada dia útil e deduzida da cota; - Performance: Quando supera um indicador de referência (BENCH); DESPESAS (encargos do fundo):

Leia mais

PRINCIPAIS INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS

PRINCIPAIS INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS PRINCIPAIS INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS Introdução Sistema Financeiro Brasileiro Faz a intermediação e distribuição de recursos no mercado Advindos de poupança e destinados ao financiamento de investimentos

Leia mais

Qual dos tipos de garantia abaixo NÃO se aplica às debêntures?

Qual dos tipos de garantia abaixo NÃO se aplica às debêntures? Qual dos tipos de garantia abaixo NÃO se aplica às debêntures? a) Subordinada, ou seja, os credores só têm preferências sobre os acionistas. b) Quirográfica, ou seja, sem nenhum tipo de garantia ou preferências.

Leia mais

Questões de Concursos Aula 01 CEF CONHECIMENTOS BANCÁRIOS. Prof. Edgar Abreu

Questões de Concursos Aula 01 CEF CONHECIMENTOS BANCÁRIOS. Prof. Edgar Abreu Questões de Concursos Aula 01 CEF CONHECIMENTOS BANCÁRIOS Prof. Edgar Abreu Conhecimentos Bancários 1. (2018 CESPE Polícia Federal Perito Criminal Federal Área 1) Segundo o Relatório de Inflação do Banco

Leia mais

1. Sistema Financeiro Nacional... 2

1. Sistema Financeiro Nacional... 2 1. Sistema Financeiro Nacional... 2 1.1. Funções Básicas... 2 1.1.1 Função dos Intermediários Financeiros e definição de Intermediação Financeira... 2 1.2. Estrutura... 3 1.2.1 Órgãos de Regulação, Auto-Regulação

Leia mais

PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR

PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR CARACTERÍSTICAS DOS PRODUTOS DE RENDA FIXA OS PRINCIPAIS PRODUTOS DE RENDA FIXA PERFIL DE RISCO DO INVESTIDOR Quais são as diferenças básicas entre Renda Fixa

Leia mais

SFN Instituições Auxiliares do Mercado Financeiro Sociedades de Arrendamento Mercantil ( Leasing)

SFN Instituições Auxiliares do Mercado Financeiro Sociedades de Arrendamento Mercantil ( Leasing) Sociedades de Arrendamento Mercantil ( Leasing) Tais sociedades nasceram do reconhecimento de que o lucro de uma atividade produtiva pode advir da simples utilização do equipamento e não da sua propriedade.

Leia mais

Simulado Aula 01 CEF CONHECIMENTOS BANCÁRIOS. Prof. Edgar Abreu

Simulado Aula 01 CEF CONHECIMENTOS BANCÁRIOS. Prof. Edgar Abreu Simulado Aula 01 CEF CONHECIMENTOS BANCÁRIOS Prof. Edgar Abreu Conhecimentos Bancários 1. O Brasil tem vários índices de preços. O Índice Geral de Preços (IGP-M) é o índice utilizado no sistema de metas

Leia mais

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de janeiro de 2006.

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de janeiro de 2006. Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de janeiro de 2006. Aplicações/Especificação Espécie/ Quantidade Cotação Valor Atual % Sobre Forma ( em R$ ) ( R$ Mil ) o Ativo 1.COTAS

Leia mais

16/04/2017. Sistema Financeiro Nacional. Agenda da Aula - 5. Sistema Financeiro Nacional - SFN. Questões Norteadoras. Sistema Financeiro Nacional

16/04/2017. Sistema Financeiro Nacional. Agenda da Aula - 5. Sistema Financeiro Nacional - SFN. Questões Norteadoras. Sistema Financeiro Nacional Carlos R. Godoy 1 Mercado Financeiro I RCC 0407 Carlos R. Godoy 2 1. SFN Agenda da Aula - 5 2. Estrutura do SFN 3. CMN 4. BCB Sistema Financeiro Nacional - SFN Aula 5 5. CVM 6. BNDES 7. Bancos Comerciais

Leia mais

Safra Fundo de Investimento em Ações Vale do Rio Doce (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30

Safra Fundo de Investimento em Ações Vale do Rio Doce (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 Safra Fundo de Investimento em Ações Vale do Rio Doce Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 de setembro de 2003 e parecer dos auditores independentes Parecer dos auditores independentes

Leia mais

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 30 de abril de 2006.

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 30 de abril de 2006. Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 30 de abril de 2006. Aplicações/Especificação Espécie/ Quantidade Cotação Valor Atual % Sobre Forma ( em R$ ) ( R$ Mil ) o Ativo 1.COTAS DE

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Fundação Carmelitana Mário Palmério Curso de Bacharelado em Disciplina: Administração Financeira ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Prof. Me. Reiner Alves Botinha AGENDA AMBIENTE FINANCEIRO BRASILEIRO Slide 2 OPORTUNIDADES

Leia mais

MERCADO FINANCEIRO: GABARITO COMENTADO. Palestrante: Antonio Carlos Magalhães

MERCADO FINANCEIRO: GABARITO COMENTADO. Palestrante: Antonio Carlos Magalhães MERCADO FINANCEIRO: GABARITO COMENTADO Palestrante: Antonio Carlos Magalhães Dentre as atribuições da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), uma das entidades supervisoras do Sistema Financeiro Nacional

Leia mais

BANCO CENTRAL DO BRASIL

BANCO CENTRAL DO BRASIL BANCO CENTRAL DO BRASIL Órgãos Normativos - Conselho Monetário Nacional CMN - Conselho Nacional de Seguros Privados - Conselho de Gestão da Previdência Complementar - CGPC Entidades Supervisoras - Banco

Leia mais

Safra Fundo de Investimento em Ações da Petrobrás (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 de

Safra Fundo de Investimento em Ações da Petrobrás (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 de Safra Fundo de Investimento em Ações da Petrobrás Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 de setembro de 2003 e parecer dos auditores independentes Parecer dos auditores independentes

Leia mais

ITAÚ UPJ ESPECIAL CURTO PRAZO FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ /

ITAÚ UPJ ESPECIAL CURTO PRAZO FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ / FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ 04.222.376/0001-00 MENSAGEM DO ADMINISTRADOR Prezado Cotista, Este FUNDO, constituído sob a forma de condomínio aberto, com prazo indeterminado

Leia mais

Fundos de Investimento. Conceitos Iniciais

Fundos de Investimento. Conceitos Iniciais Fundos de Investimento Conceitos Iniciais Fundo de Investimento Definição O fundo de investimento é uma comunhão de recursos, constituído sob a forma de condomínio e destinado à aplicação em ativos financeiros,

Leia mais

CLUBE DE INVESTIMENTO MILENIUM CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.)

CLUBE DE INVESTIMENTO MILENIUM CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.) 1. CONTEXTO OPERACIONAL O CLUBE DE INVESTIMENTO MILENIUM ( Clube ) constituído por número limitado de cotistas que tem por objetivo a aplicação de recursos financeiros próprios para a constituição, em

Leia mais

DOM BOSCO PIRACICABA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

DOM BOSCO PIRACICABA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DOM BOSCO PIRACICABA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS José Antonio de Souza Analista de Mercado de Capitais Gerência de Acompanhamento de Mercado-2 (GMA-2) Superintendência de

Leia mais

CLUBE DE INVESTIMENTO PIONEIRO DE BRASILIA CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.)

CLUBE DE INVESTIMENTO PIONEIRO DE BRASILIA CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.) 1. CONTEXTO OPERACIONAL O CLUBE DE INVESTIMENTO PIONEIRO DE BRASILIA ( Clube ) constituído por número limitado de cotistas que tem por objetivo a aplicação de recursos financeiros próprios para a constituição,

Leia mais

TEMA 1. MERCADO FINANCEIRO E TRIBUTAÇÃO. Introdução Sistema Financeiro Nacional. Mercado de Crédito

TEMA 1. MERCADO FINANCEIRO E TRIBUTAÇÃO. Introdução Sistema Financeiro Nacional. Mercado de Crédito FEA-USP-EAC Curso de Graduação em Contabilidade Disciplina: EAC0562: Estudos Complementares V Tributação sobre Operações Financeiras TEMA 1. MERCADO FINANCEIRO E TRIBUTAÇÃO TEMA 1 Mercado Financeiro e

Leia mais

Notas explicativas da Administração às demonstrações financeiras Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 (Valores em R$, exceto o valor unitário das cotas)

Notas explicativas da Administração às demonstrações financeiras Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 (Valores em R$, exceto o valor unitário das cotas) 1. Contexto operacional O CLUBE DE INVESTIMENTO INVEST TRADE ( Clube ) constituído por número limitado de cotistas que tem por objetivo a aplicação de recursos financeiros próprios para a constituição,

Leia mais

Aula 07. Bibliografia: Fortuna. Cláudio R. Lucinda FEA-RP/USP. Aula 07

Aula 07. Bibliografia: Fortuna. Cláudio R. Lucinda FEA-RP/USP. Aula 07 Bibliografia: Fortuna Objetivos da Aula 1 Títulos e Aplicações Tesouro Nacional BACEN Títulos Privados Objetivos da Aula 1 Títulos e Aplicações Tesouro Nacional BACEN Títulos Privados 2 Classificação dos

Leia mais

CLUBE DE INVESTIMENTO MALTHUS CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.)

CLUBE DE INVESTIMENTO MALTHUS CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.) 1. CONTEXTO OPERACIONAL O CLUBE DE INVESTIMENTO MALTHUS ( Clube ) constituído por número limitado de cotistas que tem por objetivo a aplicação de recursos financeiros próprios para a constituição, em comum,

Leia mais

Produtos e Serviços Financeiros

Produtos e Serviços Financeiros 1 APRESENTAÇÃO DE APOIO Produtos e Serviços Financeiros 3º Encontro Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking 2 por Leandro Rassier Complementação + Aplicações práticas METODOLOGIA PARA COMPREENSÃO

Leia mais

ITAÚ PERSONNALITÉ PRIX REFERENCIADO DI FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ /

ITAÚ PERSONNALITÉ PRIX REFERENCIADO DI FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ / ITAÚ PERSONNALITÉ PRIX REFERENCIADO DI FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ 02.888.033/0001-45 MENSAGEM DO ADMINISTRADOR Prezado Cotista, Este FUNDO, constituído sob a forma de

Leia mais

Como Funciona o Sistema Financeiro Nacional. José Reynaldo de Almeida Furlani Abril de 2007

Como Funciona o Sistema Financeiro Nacional. José Reynaldo de Almeida Furlani Abril de 2007 Como Funciona o Sistema Financeiro Nacional José Reynaldo de Almeida Furlani Abril de 2007 Segmentação do Mercado MERCADO MONETÁRIO MERCADO DE CRÉDITO MERCADO FINANCEIRO MERCADO DE CAPITAIS MERCADO CAMBIAL

Leia mais

CLUBE DE INVESTIMENTO THERAS CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.)

CLUBE DE INVESTIMENTO THERAS CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.) 1. CONTEXTO OPERACIONAL O ( Clube ) constituído por número limitado de cotistas que tem por objetivo a aplicação de recursos financeiros próprios para a constituição, em comum, de carteira diversificada

Leia mais

Os restantes 5% (cinco por cento) do patrimônio do fundo poderão ser mantidos em depósitos à vista ou aplicados em:

Os restantes 5% (cinco por cento) do patrimônio do fundo poderão ser mantidos em depósitos à vista ou aplicados em: LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS 1. Público-alvo dezembro/2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o CSHG TOP FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO.

Leia mais

I - a remuneração básica, dada pela Taxa Referencial - TR, e. II - a remuneração adicional, correspondente a:

I - a remuneração básica, dada pela Taxa Referencial - TR, e. II - a remuneração adicional, correspondente a: 1. Produtos e Serviços Bancários - Ano: 2015 - Banca: CESGRANRIO - Órgão: Banco da Amazônia - Prova: Técnico Bancário Os rendimentos sobre depósitos de poupança realizados após 04/05/2012 são compostos

Leia mais

GRADUAL MULTIESTRATÉGIA FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO (Administrado pela Gradual C.C.T.V.M. S/A)

GRADUAL MULTIESTRATÉGIA FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO (Administrado pela Gradual C.C.T.V.M. S/A) (Administrado pela Gradual C.C.T.V.M. S/A) NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PARA O EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 E 2009 (Valores em R$ mil, exceto o valor unitário das cotas) 1.

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL BM&FBOVESPA CERTIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS PQO ROTEIRO DE ESTUDOS ÁREA DE BACKOFFICE

INSTITUTO EDUCACIONAL BM&FBOVESPA CERTIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS PQO ROTEIRO DE ESTUDOS ÁREA DE BACKOFFICE INSTITUTO EDUCACIONAL BM&FBOVESPA CERTIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS PQO ROTEIRO DE ESTUDOS ÁREA DE BACKOFFICE 1. Sistema Financeiro Nacional SFN 1.1. Definição e estrutura 1.2. Papel, função e classificação

Leia mais

DEMONSTRATIVO DA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

DEMONSTRATIVO DA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS DEMONSTRATIVO DA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS 1. ENTE Endereço: Bairro: Prefeitura Municipal de São Fidélis / RJ PRAÇA SÃO FIDÉLIS, 151 CENTRO (022) 2758-1082 Fax: (022) 2758-1082 CNPJ: Complemento: CEP:

Leia mais

Mercado de Capitais - Noções

Mercado de Capitais - Noções Mercado de Capitais - Noções Prof. Lucas Silva Instagram.com/professorlucassilva facebook.com/professorlucassilva MERCADO DE CAPITAIS Comissão de Valores Mobiliários MERCADO DE $$$ CAPITAIS $$$ Bolsas

Leia mais

Itaucard Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimento Administrador

Itaucard Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimento Administrador ITAÚ ÍNDICE AÇÕES IBOVESPA CNPJ: 01.135.345/0001-15 Poá - SP, julho de 2005 Prezado Cotista, Estamos disponibilizado o balanço do fundo ITAÚ ÍNDICE AÇÕES IBOVESPA - Fundo de Investimento em Cotas de Fundos

Leia mais

ITAÚ CAMBIAL FUNDO DE APLICAÇÃO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ /

ITAÚ CAMBIAL FUNDO DE APLICAÇÃO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ / ITAÚ CAMBIAL FUNDO DE APLICAÇÃO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ 02.497.034/0001-69 MENSAGEM DO ADMINISTRADOR Prezado Cotista, O ITAÚ CAMBIAL - FUNDO DE APLICAÇÃO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO,

Leia mais

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare Questões CPA 10 MÓDULO 1 01) Uma facilidade decorrente da função de prestação de serviços de gerenciamento de recursos desempenhada pelo Sistema Financeiro Nacional é a a) intermediação financeira entre

Leia mais

AULA 3. Disciplina: Mercado de Capitais Assunto: Introdução ao SFN. Contatos: Blog: keillalopes.wordpress.

AULA 3. Disciplina: Mercado de Capitais Assunto: Introdução ao SFN. Contatos:   Blog: keillalopes.wordpress. AULA 3 Disciplina: Mercado de Capitais Assunto: Introdução ao SFN Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br Blog: keillalopes.wordpress.com Objetivos da aula: SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL Histórico ; Composição;

Leia mais

Lâmina de Informações Essenciais

Lâmina de Informações Essenciais Lâmina de Informações Essenciais SUL AMÉRICA JURO REAL CURTO FI RENDA FIXA LONGO PRAZO CNPJ nº 16.892.116/0001-12 Informações referente a Junho de 2019 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

CLUBE DE INVESTIMENTO ENTRE AMIGOS - CIAINVEST CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.)

CLUBE DE INVESTIMENTO ENTRE AMIGOS - CIAINVEST CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.) 1. CONTEXTO OPERACIONAL O ( Clube ) constituído por número limitado de cotistas que tem por objetivo a aplicação de recursos financeiros próprios para a constituição, em comum, de carteira diversificada

Leia mais

FUNÇÃO SOCIAL DOS BANCOS

FUNÇÃO SOCIAL DOS BANCOS FUNÇÃO SOCIAL DOS BANCOS PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ARRECADAÇÃO DE TRIBUTOS E PAGAMENTO DE BENEFÍCIOS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL H I S T Ó R I C O ESTRUTURA ATUAL AUTORID. MONETÁRIAS AUTORID. DE APOIO INST.

Leia mais

CLUBE DE INVESTIMENTO PHI 0618 CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.)

CLUBE DE INVESTIMENTO PHI 0618 CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.) 1. CONTEXTO OPERACIONAL O CLUBE DE INVESTIMENTO PHI 0618 ( Clube ) constituído por número limitado de cotistas que tem por objetivo a aplicação de recursos financeiros próprios para a constituição, em

Leia mais

Data da Elaboração: 10/11/2009. Vigência a partir de: 01/03/2017. Elaborado por: Certificação ANBIMA

Data da Elaboração: 10/11/2009. Vigência a partir de: 01/03/2017. Elaborado por: Certificação ANBIMA PROGRAMA de ATUALIZAÇÃO da Certificação Profissional ANBIMA Série 10 (CPA-10) Controle: D.04.10.06 Data da Elaboração: 10/11/2009 Data da Revisão: 19/11/2015 Vigência a partir de: 01/03/2017 Elaborado

Leia mais

Safra Classic DI - Fundo de Investimento Financeiro (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações financeiras em 30 de setembro de 2004 e

Safra Classic DI - Fundo de Investimento Financeiro (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações financeiras em 30 de setembro de 2004 e Safra Classic DI - Fundo de Investimento Financeiro Demonstrações financeiras em 30 de setembro de 2004 e parecer de auditores independentes Parecer dos auditores independentes Aos Quotistas e ao Administrador

Leia mais

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - SFN. César de Oliveira Frade

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - SFN. César de Oliveira Frade SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - SFN César de Oliveira Frade Sistema Especial de Liquidação de Custódia - SELIC É um sistema eletrônico de teleprocessamento que permite a atualização diária das posições das

Leia mais

CLUBE DE INVESTIMENTO TERRA CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.)

CLUBE DE INVESTIMENTO TERRA CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.) 1. CONTEXTO OPERACIONAL O ( Clube ) constituído por número limitado de cotistas que tem por objetivo a aplicação de recursos financeiros próprios para a constituição, em comum, de carteira diversificada

Leia mais

Renda Fixa Debêntures. Renda Fixa. Debênture

Renda Fixa Debêntures. Renda Fixa. Debênture Renda Fixa Debênture O produto A debênture é um investimento em renda fixa. Trata-se de um título de dívida que gera um direito de crédito ao investidor. Ou seja, o mesmo terá direito a receber uma remuneração

Leia mais

ITAÚ UPJ RENDA FIXA FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ /

ITAÚ UPJ RENDA FIXA FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ / ITAÚ UPJ RENDA FIXA FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ 04.444.350/0001-06 MENSAGEM DO ADMINISTRADOR Prezado Cotista, Este FUNDO, constituído sob a forma de condomínio aberto,

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA V - FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES VALE DO RIO DOCE CNPJ: /

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA V - FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES VALE DO RIO DOCE CNPJ: / LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA V - FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES VALE DO RIO DOCE Informações referentes à Agosto de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o

Leia mais

ITAÚ PRÊMIO REFERENCIADO DI 90 FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ /

ITAÚ PRÊMIO REFERENCIADO DI 90 FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ / ITAÚ PRÊMIO REFERENCIADO DI 90 FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ 02.939.538/0001-91 MENSAGEM DO ADMINISTRADOR Prezado Cotista, Este FUNDO, constituído sob a forma de condomínio

Leia mais

Prof. Marcelo Delsoto

Prof. Marcelo Delsoto Conceitos Gerais Investimento é um conceito originário do campo da Economia e que tem uma grande importância para as organizações. O investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos

Leia mais

Renda Fixa. Nota Promissória. Renda Fixa

Renda Fixa. Nota Promissória. Renda Fixa Renda Fixa O produto A (NP), também conhecida como nota comercial ou commercial paper, é um título emitido por companhias com o objetivo de captar recursos, geralmente para financiar seu capital de giro.

Leia mais

CLUBE DE INVESTIMENTO 03 EMES CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.)

CLUBE DE INVESTIMENTO 03 EMES CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.) 1. CONTEXTO OPERACIONAL O ( Clube ) constituído por número limitado de cotistas que tem por objetivo a aplicação de recursos financeiros próprios para a constituição, em comum, de carteira diversificada

Leia mais

Banco Itaú S.A. Administrador

Banco Itaú S.A. Administrador São Paulo, setembro de 2006 Prezado Cotista, Em atendimento à instrução CVM n 279, estamos encaminhando o balanço do fundo Fundo Mútuo de Privatização FGTS Vale do Rio Doce, para que você obtenha informações

Leia mais

IGEPP SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BACEN JUNHO 2016 PROFESSOR: CÉSAR FRADE

IGEPP SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BACEN JUNHO 2016 PROFESSOR: CÉSAR FRADE Questão 1 (Cesgranrio Analista BACEN 2010) O Conselho Monetário Nacional é a entidade superior do sistema financeiro nacional, NÃO sendo de sua competência a) estabelecer a meta de inflação. b) zelar pela

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 549, DE

INSTRUÇÃO CVM Nº 549, DE INSTRUÇÃO CVM Nº 549, DE 24.06.2014 Altera a Instrução CVM nº 409, de 18 de agosto de 2004, que dispõe sobre a constituição, a administração, o funcionamento e a divulgação de informações dos fundos de

Leia mais

TOP RENDA MIX FUNDO DE APLICAÇÃO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ /

TOP RENDA MIX FUNDO DE APLICAÇÃO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ / TOP RENDA MIX FUNDO DE APLICAÇÃO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ 01.361.072/0001-27 MENSAGEM DO ADMINISTRADOR Prezado Cotista, O TOP RENDA MIX - FUNDO DE APLICAÇÃO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO,

Leia mais

Lâmina de Informações Essenciais

Lâmina de Informações Essenciais Lâmina de Informações Essenciais SULAMÉRICA CRÉDITO ATIVO FI RENDA FIXA CRÉDITO PRIVADO LONGO PRAZO CNPJ nº 13.823.084/0001-05 Informações referentes a Abril de 2019 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

Data da Elaboração: 10/11/2009. Vigência a partir de: 01/03/2017. Elaborado por: Certificação ANBIMA

Data da Elaboração: 10/11/2009. Vigência a partir de: 01/03/2017. Elaborado por: Certificação ANBIMA PROGRAMA DETALHADO da Certificação Profissional ANBIMA Série 10 (CPA-10) Controle: D.04.08.08 Data da Elaboração: 10/11/2009 Data da Revisão: 19/11/2015 Vigência a partir de: 01/03/2017 Elaborado por:

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº Art. 2º Fica alterado o art. 1º da Resolução 3.042, de 28 de novembro de 2002, que passa a vigorar com a seguinte redação:

RESOLUÇÃO Nº Art. 2º Fica alterado o art. 1º da Resolução 3.042, de 28 de novembro de 2002, que passa a vigorar com a seguinte redação: RESOLUÇÃO Nº 3.308 Altera as normas que disciplinam a aplicação dos recursos das reservas, das provisões e dos fundos das sociedades seguradoras, das sociedades de capitalização e das entidades abertas

Leia mais

Safra Corporate DI - Fundo de Investimento Financeiro (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2004 e de

Safra Corporate DI - Fundo de Investimento Financeiro (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2004 e de Safra Corporate DI - Fundo de Investimento Financeiro Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2004 e de 2003 e parecer de auditores independentes Demonstração da composição e diversificação das

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA - FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ:

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA - FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ: LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA - FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES Informações referentes à Maio de 2018 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare QUESTÕES CPA 10 MÓDULO 5 1. Conhecer e recomendar determinado Fundo de Investimento, visando atender aos objetivos pessoais de investimento do cliente, é uma atribuição do: a) Administrador b) Distribuidor

Leia mais

RELATÓRIO TRIMESTRAL DE INVESTIMENTOS

RELATÓRIO TRIMESTRAL DE INVESTIMENTOS REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA / IPREAF RELATÓRIO TRIMESTRAL DE INVESTIMENTOS 1º TRIMESTRE 2018 17 de abril de 2018 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 3 2 POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

Leia mais

ITAÚ MULTIMERCADO ARROJADO FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ /

ITAÚ MULTIMERCADO ARROJADO FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ / ITAÚ MULTIMERCADO ARROJADO FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ 04.702.986/0001-00 MENSAGEM DO ADMINISTRADOR Prezado Cotista, Este FUNDO, constituído sob a forma de condomínio

Leia mais

JOKANA CLUBE DE INVESTIMENTO CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.)

JOKANA CLUBE DE INVESTIMENTO CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.) 1. CONTEXTO OPERACIONAL O JOKANA CLUBE DE INVESTIMENTO ( Clube ) constituído por número limitado de cotistas que tem por objetivo a aplicação de recursos financeiros próprios para a constituição, em comum,

Leia mais

Mercado de Capitais. Sistema financeiro nacional. Professor: Msc. Roberto César

Mercado de Capitais. Sistema financeiro nacional. Professor: Msc. Roberto César Mercado de Capitais Sistema financeiro nacional Professor: Msc. Roberto César Sistema Financeiro Consumo Poupança Investimento Sistema Financeiro Nacional O Sistema Financeiro Nacional pode ser definido

Leia mais

DMIGROUP MANUAL DE LIQUIDEZ FUNDOS DE INVESTIMENTO

DMIGROUP MANUAL DE LIQUIDEZ FUNDOS DE INVESTIMENTO MANUAL DE LIQUIDEZ FUNDOS DE INVESTIMENTO Versão 2.0 Janeiro 2017 A DMI INVESTIMENTOS E GESTÃO DE RECURSOS LTDA, gestora de recursos, apresenta o Manual de Gestão de Liquidez das Carteiras dos Fundos

Leia mais

PROGRAMA DETALHADO da Certificação Profissional ANBIMA Série 10 (CPA-10) Controle: D Data da Elaboração: 10/11/2009

PROGRAMA DETALHADO da Certificação Profissional ANBIMA Série 10 (CPA-10) Controle: D Data da Elaboração: 10/11/2009 PROGRAMA DETALHADO da Certificação Profissional ANBIMA Série 10 (CPA-10) Controle: D.04.08.10 Data da Elaboração: 10/11/2009 Data da Revisão: 01/09/2017 Vigência a partir de: 04/09/2017 Elaborado por:

Leia mais

Lâmina de Informações Essenciais

Lâmina de Informações Essenciais Lâmina de Informações Essenciais SUL AMÉRICA RENDA FIXA ATIVO FI LONGO PRAZO CNPJ nº 07.381.653/0001-07 Informações referentes a Novembro de 2018 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFAMAIS - FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ:

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFAMAIS - FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ: LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFAMAIS - FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES Informações referentes à Dezembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

Safra Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce C.N.P.J. nº /

Safra Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce C.N.P.J. nº / Safra Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce C.N.P.J. nº 04.890.401/0001-15 Demonstrações Financeiras Referentes ao Semestre findo em 30 de Setembro 2016 e Relatório dos Auditores Independentes

Leia mais

PROGRAMA DETALHADO da Certificação Profissional ANBIMA Série 10 (CPA-10) Controle: D Data da Elaboração: 10/11/2009

PROGRAMA DETALHADO da Certificação Profissional ANBIMA Série 10 (CPA-10) Controle: D Data da Elaboração: 10/11/2009 PROGRAMA DETALHADO da Certificação Profissional ANBIMA Série 10 (CPA-10) Controle: D.04.08.11 Data da Elaboração: 10/11/2009 Data da Revisão: 15/06/2018 Vigência a partir de: 01/01/2019 Elaborado por:

Leia mais

Renda Fixa ETF de Renda Fixa. Renda Fixa. ETF de Renda Fixa

Renda Fixa ETF de Renda Fixa. Renda Fixa. ETF de Renda Fixa ETF de Renda Fixa Renda Fixa ETF de Renda Fixa ETF de Renda Fixa O produto O ETF de Renda Fixa, também conhecido como Exchange Traded Fund (ETF), é um fundo de índice considerado investimento em renda

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA PRIVATE DI - FIC FI RENDA FIXA REFERENCIADO LP CNPJ: /

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA PRIVATE DI - FIC FI RENDA FIXA REFERENCIADO LP CNPJ: / LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O Informações referentes à Julho de 2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o ALFA PRIVATE DI - FIC FI RENDA FIXA REFERENCIADO LP, administrado

Leia mais

PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES

PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES Aos Administradores e Cotistas BANRISUL PATRIMONIAL FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA DE LONGO PRAZO (Administrado pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A) (1)

Leia mais

Relação Mínima Patrimônio Líquido / Cotas Seniores P.L. Cotas Seniores R$

Relação Mínima Patrimônio Líquido / Cotas Seniores P.L. Cotas Seniores R$ Rio de Janeiro (RJ), 11 de agosto de 2016. À Comissão de Valores Mobiliários CVM Gerência de Registros III Ref.: Relatório Trimestral período encerrado em 30 de junho de 2016. Prezados Senhores, Em conformidade

Leia mais

Consulta Pública de Lâmina de Fundo

Consulta Pública de Lâmina de Fundo Consulta Pública de Lâmina de Fundo Atenção: Estas informações tem por base os documentos enviados à CVM pelas Instituições Administradoras dos Fundos de Investimento e são de exclusiva responsabilidade

Leia mais

Quadro Comparativo IN n e IN n 1.637

Quadro Comparativo IN n e IN n 1.637 Quadro Comparativo IN n 1.585 e IN n 1.637 INSTRUÇÃO NORMATIVA N 1.585, DE 31 DE AGOSTO DE 2015 INSTRUÇÃO NORMATIVA N 1.637, DE 09 DE MAIO DE 2016 Dispõe sobre o imposto sobre a renda incidente sobre os

Leia mais

Não há restrições de investimento.

Não há restrições de investimento. LÂMINA DO FUNDO BM&FBOVESPA MARGEM GARANTIA REFERENCIADO DI FIC FI CNPJ: 08.627.607/0001-08 Informações referentes a 01/2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o BM&FBOVESPA

Leia mais

Claritas Hedge Fundo de Investimento Multimercado Longo Prazo (Administrado pela Hedging-Griffo Corretora de Valores S.A.) Demonstrações financeiras

Claritas Hedge Fundo de Investimento Multimercado Longo Prazo (Administrado pela Hedging-Griffo Corretora de Valores S.A.) Demonstrações financeiras Claritas Hedge Fundo de Investimento Multimercado Longo Prazo (Administrado pela Hedging-Griffo Corretora de Valores S.A.) Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2006 e de 2005 e parecer dos auditores

Leia mais

MERCADO DE CAPITAIS E BANCOS E SERVIÇOS FINANCEIROS

MERCADO DE CAPITAIS E BANCOS E SERVIÇOS FINANCEIROS MERCADO DE CAPITAIS E BANCOS E SERVIÇOS FINANCEIROS 21/2/2017 BANCO CENTRAL SUBMETE À CONSULTA PÚBLICA MINUTA DE RESOLUÇÃO QUE DISPÕE SOBRE A EMISSÃO DE LETRA IMOBILIÁRIA GARANTIDA (LIG) No dia 30 de janeiro

Leia mais

Consulta Pública de Lâmina de Fundo

Consulta Pública de Lâmina de Fundo Consulta Pública de Lâmina de Fundo Atenção: Estas informações tem por base os documentos enviados à CVM pelas Instituições Administradoras dos Fundos de Investimento e são de exclusiva responsabilidade

Leia mais

REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL - RPPS: REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DOS INVESTIMENTOS

REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL - RPPS: REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DOS INVESTIMENTOS SRPPS - SUBSECRETARIA DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL - RPPS: REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DOS INVESTIMENTOS AUDIÊNCIA PÚBLICA - COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA

Leia mais

1º BLOCO Histórico Acordo de Basiléia I Acordo de Basiléia II Função Do SFN Divisão Do SFN Instituições Financeiras (IF)

1º BLOCO Histórico Acordo de Basiléia I Acordo de Basiléia II Função Do SFN Divisão Do SFN Instituições Financeiras (IF) 1º BLOCO... 2... 2 Histórico... 2 Acordo de Basiléia I... 2 Acordo de Basiléia II... 3 Função Do SFN... 3 Divisão Do SFN... 4 Instituições Financeiras (IF)... 5 O Sistema Financeiro Nacional pode ser definido

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA EMPRESA - FI RENDA FIXA REFERENCIADO DI CNPJ: / Informações referentes à Julho de 2018

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA EMPRESA - FI RENDA FIXA REFERENCIADO DI CNPJ: / Informações referentes à Julho de 2018 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O Informações referentes à Julho de 2018 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o, administrado e gerido por Banco Alfa de Investimento S.A..

Leia mais

Regulamento da Letra de Crédito Imobiliário - LCI Emitida pelo Banco do Brasil S.A.

Regulamento da Letra de Crédito Imobiliário - LCI Emitida pelo Banco do Brasil S.A. Regulamento da Letra de Crédito Imobiliário - LCI Emitida pelo Banco do Brasil S.A. O BANCO DO BRASIL S.A., sociedade de economia mista, com sede em Brasília, Distrito Federal, SAUN - Quadra 5 - Lote B

Leia mais

Safra Fundo Mútuo de Privatização FGTS Petrobras C.N.P.J. nº /

Safra Fundo Mútuo de Privatização FGTS Petrobras C.N.P.J. nº / Safra Fundo Mútuo de Privatização FGTS Petrobras C.N.P.J. nº 03.910.929/0001-46 Demonstrações Financeiras Referentes ao Semestre findo em 30 de Setembro 2016 e Relatório dos Auditores Independentes Deloitte

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA AÇÕES PREMIUM - FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ: /

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA AÇÕES PREMIUM - FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ: / LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA AÇÕES PREMIUM - FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES Informações referentes à Dezembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o ALFA

Leia mais

Banco Itaú S.A. Administrador

Banco Itaú S.A. Administrador São Paulo, setembro de 2006 Prezado Cotista, Em atendimento à instrução CVM n 279, estamos encaminhando o balanço do fundo Fundo Mútuo de Privatização FGTS Vale do Rio Doce - MIGRAÇÃO, para que você obtenha

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA INVESTOR DI - FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA REFERENCIADO LONGO PRAZO CNPJ:

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA INVESTOR DI - FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA REFERENCIADO LONGO PRAZO CNPJ: LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA INVESTOR DI - FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA REFERENCIADO LONGO PRAZO Informações referentes à Outubro de 2017 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

DISTRIBUIÇÂO DE FUNDOS AZUL FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ Nº /

DISTRIBUIÇÂO DE FUNDOS AZUL FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ Nº / DISTRIBUIÇÂO DE FUNDOS AZUL FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ Nº07.158.19/0001-71 Classificação do FUNDO junto à Comissão de Valores Mobiliários ( CVM ) AÇÔES Classificação do FUNDO junto à Associação

Leia mais