BANCO CENTRAL DO BRASIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BANCO CENTRAL DO BRASIL"

Transcrição

1 BANCO CENTRAL DO BRASIL Órgãos Normativos - Conselho Monetário Nacional CMN - Conselho Nacional de Seguros Privados - Conselho de Gestão da Previdência Complementar - CGPC Entidades Supervisoras - Banco Central do Brasil Bacen - Comissão de Valores Mobiliários CVM - Superintendência de Seguros Privados Susep - IRB Brasil Resseguros - Secretaria de Previdência Complementar - SPC Operadores - Instituições financeiras captadoras de depósitos à vista - Bolsas de Mercadorias e futuros - Sociedades seguradoras - Entidades fechadas de previdência complementar ( fundos de pensão) - Demais instituições financeiras - Bolsas de valores - Sociedade de Capitalização - Outros intermediários financeiros e administradores de recursos de terceiros - Entidades abertas de previdência complementar

2 CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL - CMN É o órgão supremo do SFN. Sua finalidade é fixar as diretrizes para as políticas monetárias, creditícia e cambial do País. Composição Ministro da fazenda (presidente do Conselho) Ministro do planejamento, orçamento e Gestão Presidente do Banco Central Competências Adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia nacional e seu desenvolvimento; Regular o valor interno da moeda, prevenindo ou corrigindo surtos inflacionários; Regular o valor externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamento do País; Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras públicas ou privadas; Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras Proporcionar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, tornando mais eficiente o sistema de pagamento e mobilização de recursos; Coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida publica interna e externa.

3 CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL - CMN Atribuições específicas Autorizar as emissões de papel moeda; Aprovar os orçamentos monetários preparados pelo Bacen; Fixar diretrizes e normas da política cambial; Disciplinar o credito em suas modalidades e as formas das operações creditícias; Estabelecer limites para a remuneração das operações e serviços bancários ou financeiros; Determinar as taxas do recolhimento compulsório das instituições financeiras; Regulamentar as operações de redesconto de liquidez; Outorgar ao Banco Central monopólio de operações de câmbio quando o balanço de pagamento exigir; Estabelecer normas a serem seguidas pelo Bacen nas transações com títulos públicos; Regular a constituição, funcionamento e fiscalização de todas as instituições financeiras.

4 BANCO CENTRAL DO BRASIL O Bacen é o órgão executivo central do sistema financeiro. Funciona como secretária executiva do CMN, cabendo-lhe a responsabilidade de cumprir as disposições que regulam o funcionamento do SFN as normas expedidas pelo Conselho. É considerado o banco dos bancos Missão e Objetivos Tem como missão institucional assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e a solidez do Sistema financeiro Nacional. Seu objetivo subdivide-se em três macroprocessos: Formular e gerir as políticas monetária e cambial, compatíveis com as diretrizes do Governo Federal; Regular e supervisionar o Sistema Financeiro Nacional; Administrar o Sistema de Pagamento Brasileiro SPB e o meio circulante.

5 BANCO CENTRAL DO BRASIL Principais Atribuições Emitir papel-moeda e moedas metálicas nas condições e limites autorizados pelo CMN; Exercer a fiscalização das instituições financeiras, punindo-as quando necessário; Autorizar o funcionamento de todas as instituições financeiras; Controlar o fluxo de capitais estrangeiros garantindo o correto funcionamento do mercado cambial, operando, inclusive, via ouro, moeda ou operações de crédito no exterior; Executar os serviços do meio circulante; Receber os recolhimentos compulsórios dos bancos comerciais e os depósitos voluntários das instituições financeiras e bancárias que operam no país Realizar operações de redesconto e empréstimo ás instituições financeiras dentro de um enfoque de política econômica do Governo ou como socorro a problemas de liquidez; Regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis; Efetuar, como instrumento de política monetária, operações de compra e venda de títulos públicos federais; Estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras privadas; Vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais; Exercer o controle de crédito.

6 Comissão de Valores Mobiliários A CVM é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda. Tem por finalidade disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários, onde são negociados os títulos emitidos pelas empresas para captar recursos destinados ao financiamento de suas atividades. Ações e debêntures são exemplos destes títulos. Objetivos Criada em 07/12/76, através da Lei nº 6.385, a Comissão de Valores Mobiliários tem os seguintes objetivos: Assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão; Proteger os titulares de valores mobiliários contra emissões irregulares e atos ilegais de administradores e acionistas controladores de companhias ou administradores de carteira de valores mobiliários; Evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulação destinadas a criar condições artificiais de demanda, oferta ou preço de valores mobiliários negociados no mercado; Assegurar o acesso do público a informações sobre valores mobiliários negociados e às companhias que os tenham emitido; Assegurar a observância de práticas comerciais eqüitativas no mercado de valores mobiliários; Estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários.

7 Superintendência de Seguros Privados - SUSEP Autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguros, previdência privada aberta e capitalização. Atribuições Fiscalizar a constituição, funcionamento e operações das Sociedades Seguradoras, de previdência Privada Aberta e de Captalização, na qualidade de executora da política traçada pelo Conselho Nacional de Seguros Privados CNSP; Atuar no sentido de proteger a captação de poupança popular que se efetua atraves das operações de seguros, previdencia privada aberta e de captalização; Zelar pela defesa dos interesses dos consumidores desses mercados; Promover o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentoss operacionais a elas vinculados, com vista à maior eficiencia do sistema Nacional de Seguros Privados e Sistema Nacional e Capitalização; Zelar pela liquidez e solvencia das sociedades que integram o mercado; Disciplinar e acompanhar os investimentos daquelas entidades, em especial os efetuados em bens garantidores de previsões tecnicas; Cumprir ou fazer cumprir as deliberações do CNSP e exercer as atividades que por este forem delegadas; Prover os serviços de Secretaria Executiva do CNSP.

8 Secretaria de Previdência Complementar - SPC Órgão executivo do ministério da previdência e Assistência Social, responsável pelo controle e fiscalização dos planos e benefícios e das atividades das entidades de previdência privada fechada. Atribuições Fiscalizar as atividades das entidades de previdência privada fechadas quanto ao exato cumprimento da legislação e normas em vigor, e aplicar as penalidades cabíveis; Processar os pedidos de autorização para a constituição e modificações, inclusive reforma das estatutos das entidades fechadas, opinando sobre os mesmos e encaminhando-os ao ministério da Previdência e Assistência Social; Proceder a liquidação das entidades fechadas que tiverem cassada a autorização de funcionamento ou das que deixarem de ter condições para funcionar.

9 Secretaria de Previdência Complementar - SPC Composição Oito conselheiros integram o Conselho de Gestão da Previdência Complementar: Ministro de Estado da Previdência Social (Presidente do Conselho); Secretário da Previdência Complementar; Representante de Secretaria da Previdência Social; Representante do Ministério da Fazenda; Representante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Representante dos patrocinadores e instituidores de entidades fechadas de previdência complementar.

10 Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES Vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o BNDES é a principal instituição financeira de fomento do País, responsável pela política de investimento de médio e longo prazos do Governo Federal. O BNDES atua geralmente por meio de agentes financeiros, como Bancos Comerciais, Bancos de Investimentos e Sociedades Financeiras. Os recursos utilizados para o alcance das políticas operacionais provêm do fundo de Amparo ao Trabalhador FAT, PIS-PASEP, BNDES Recursos Próprios, Recursos Captados no Exterior e dotações orçamentárias da União. Os tipos de operações para onde são direcionados estes recursos envolvem financiamento de longo prazo, crédito produtivo popular, operações com valores mobiliários, prestação de garantias financeiras, leasing equipamentos e financiamentos à exportação de bens e serviços.

11 Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES Objetivos Básicos Impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Pais; Fortalecer o setor empresarial nacional; Atenuar os desequilíbrios regionais, criando novos pólos de produção; Promover o desenvolvimento integrado das atividades agrícolas, industriais e de serviços; Promover o crescimento e a diversificação das exportações.

12 Principais Intermediários Financeiros Banco Comercial O banco comercial atua na intermediação entre depositantes e tomadores de crédito. Recebe depósitos à vista e efetua empréstimos, basicamente de curto e médio prazos principalmente para as pessoas físicas e para capital de giro das empresas. Banco de Investimento O banco de Investimento atua com o objetivo de canalizar recursos de médio e longo prazos para suprimento de capital fixo (investimento) e de giro para as empresas.

13 Principais Intermediários Financeiros Banco Múltiplo O Banco múltiplo pode operar simultaneamente com carteiras de banco comercial, de investimento, de credito imobiliário, de credito, financiamento e investimento, de arrendamento mercantil (leasing) e de desenvolvimento. Constitui-se em uma só instituição financeira de carteiras múltiplas com personalidade jurídica própria e com um único caixa e balanço.

14 Outros Intermediários, Auxiliares Financeiros e Participantes do Mercado Bolsa de Valores A bolsa é uma associação civil sem fins lucrativos com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. É o centro mais importante de negociação de ações, onde se compram e se vendem as ações de companhias de capital aberto. Uma companhia é considerada de capital aberto quando promove a colocação de valores mobiliários de sua emissão, como ações e debêntures, no mercado, para serem negociados.

15 Outros Intermediários, Auxiliares Financeiros e Participantes do Mercado Principais Atribuições Manter local adequado à realização de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, em mercado livre, organizado e fiscalizado pelos próprios membros participantes e pela CVM; Estabelecer sistema de negociação que propicie e assegure a continuidade das cotações e a plena liquidez dos papeis no mercado; Dar ampla e rápida divulgação às operações efetuadas em seu pregão; Assegurar aos investidores completa garantia de recebimento pelos títulos e valores negociados; Auxiliar a CVM na fiscalização do mercado de capitais.

16 Outros Intermediários, Auxiliares Financeiros e Participantes do Mercado Bovespa Bolsa de Valores de São Paulo Fundada em 1890, é atualmente o maior centro de negociação com ações da América Latina. Um acordo histórico para a integração de todas as bolsas brasileiras criou um único mercado de valores, o da Bovespa. A Bovespa fornece o índice de ações mais conhecidas no Brasil, o Ibovespa. É o mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro, porque retrata o comportamento dos principais papeis negociados na Bovespa.

17 Outros Intermediários, Auxiliares Financeiros e Participantes do Mercado Bolsa de Mercadorias & Futuros BM&F A bolsa de Mercadorias & Futuros BM&F é uma associação sem fins lucrativos, organizada para proporcionar a seus membros as facilidades necessárias à compra e venda de commodities e/ou contratos de liquidação futura A BM&F é resultado da fusão da Bolsa Mercantil e de Futuros Considerada a principal bolsa de negociação de mercados futuros no Brasil com Bolsa de Mercadorias de São Paulo. Commodities são ativos negociados sob a forma de contratos em bolsas de mercadorias e futuro.

18 Outros Intermediários, Auxiliares Financeiros e Participantes do Mercado O objetivo do BM&F é efetuar o registro, a compensação e a liquidação, física e financeira, das operações realizadas em pregão. Tem por finalidade, ainda, desenvolver, organizar e operacionalizar mercados livres e transportes, para negociação de títulos e/ou contratos que possuam como referencia ativos financeiros, índice indicadores, taxas, mercadorias e moedas, nas modalidades à vista e de liquidação futura. A BM&F mantem a negociação de contratos no mercado derivativo, nas modalidades a termo, futuro, opções e swap. Swap quer dizer troca de índice financeiro.

19 Mercado de Balcão Mercado de balcão é onde são fechadas operações de compra e venda de títulos, valores mobiliários, commodities e contratos de liquidação futura, diretamente entre as partes ou com a intermediação de instituições financeiras, mas fora das bolsas. Nessas operações somente os participantes conhecem os termos do contrato, que podem ser completamente adequados às necessidades específicas de cada parte. Tais operações são menos sujeitas à fiscalização e regulação e, não havendo interesse dos contratantes, sem qualquer divulgação para o mercado. As particularidades de cada contrato dificultam sua negociação posterior, sendo comum os participantes manterem essas posições em suas carteiras de vencimento. Outro problema desse mercado é liquidez. Como as negociações ocorrem fora da bolsa, será mais difícil revender os papéis.

20 Sociedade Corretora de títulos e valores Mobiliários - CCVM É uma instituição auxiliar do Sistema Financeiro Nacional que opera no mercado de capitais com títulos e valores mobiliários, em especial ações. Representa os investidores nas transações em Bolsas de Valores e nas negociações de contratos na BM&F. Sua constituição depende de autorização do Bacen e o exercício da atividade, de autorização da CVM. Principais atribuições Operar nos recintos de bolsa de valores e de mercadorias; Efetuar lançamentos públicos de ações; Administrar carteiras e custodiar valores mobiliários; Investir, organizar e administrar fundos de investimento; Operar no mercado aberto; Intermediar operações de câmbio

21 Distribuidora de Títulos e valores Mobiliários - DTVM É a instituição auxiliar do Sistema Financeiro Nacional responsável pela intermediação das operações com títulos, valores mobiliários e commodities. Suas atividades são mais restritas do que a das corretoras, já que elas não têm acesso às bolsas de valores e de mercadorias. Para operar nesse mercado, a DTVM utiliza-se das CCVM. A Distribuidora pode também: Encarregar-se da administração de carteiras de títulos e valores mobiliários; Exercer funções de agente fiduciário; Instituir, organizar e administrar fundos e clubes de investimento; Operar no mercado aberto, satisfeitas as condições exigidas pelo Bacen; Intermediar a colocação de emissões de capital no mercado. O agente fiduciário As DTVM assumem, juntamente com as demais instituições de mercado, a responsabilidade de contratar e conduzir as operações, dentro das bases formais aplicadas a todas as operações com títulos e valores mobiliários. tem como função proteger os interesses do investidos junto à empresa emissora, à CVM e aos demais órgãos envolvidos.

22 Distribuidora de títulos e Valores Mobiliários - DTVM Cooperativas de Crédito As cooperativas de Crédito resultam da associação de funcionários de determinada empresa, para oferecer crédito aos seus cooperados. Podem operar contas com depósito à vista e a prazo, por isso assemelham-se a uma instituição financeira. As Cooperativas de Crédito Rural atuam basicamente no setor primário da economia, com o objetivo de permitir uma melhor comercialização de produtos rurais e criar facilidades para o escoamento das safras agrícolas.

23 Distribuidora de títulos e Valores Mobiliários - DTVM Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimento Sua função é financiar bens, serviços e disponibilizar crédito pessoal através do popular crediário ou Credito Direto ao Consumidor (CDC). São conhecidas como financeiras. Não podem manter contas correntes. Seus instrumentos de captação restringem-se à colocação de letras de câmbio títulos de crédito sacados pelos financiados e aceitos para a colocação junto ao público.

24 Sistema Especial de Liquidação e de Custódia - Selic O Selic, criado em 1980, é um sistema informatizado destinado ao registro, custódia e liquidação de liquidação de títulos públicos federais, bem como de títulos públicos estaduais e municipais emitidos até Somente as instituições credenciais no mercado financeiro têm acesso ao Selic, o qual opera em tempo real, permitindo que os negócios tenham liquidação imediata. Os operadores das instituições envolvidas em uma transação com esses títulos, após acertarem os negócios, transferem estas operações, via terminal, ao Selic. O sistema imediatamente transfere o registro do título para o comprador e faz o crédito na conta do vendedor do título. Ambas as partes têm a certeza da validade da operação efetuada.

25 Sistema Especial de Liquidação e de Custódia - Selic

26 Central de Custódia e liquidação Financeira de Títulos Cetip A Central de Custódia e de Liquidação Financeira de títulos constitui-se em mercado de balcão organizado para registro da negociação de títulos e valores mobiliários de renda fixa. Como por exemplo, Certificados de Depósitos Bancários CDB, Recibos de Depósitos Bancários RDB, depósitos Interfinanceiros DI, Letras de Câmbio, Letras Hipotecárias, Debêntures, Comercial Papers e Swap.

27 Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia CBLC Empresa independente, criada a partir de uma reestruturação patrimonial da Bolsa de Valores de São Paulo, em fevereiro de Responsável pela liquidação de operações de todo o mercado brasileiro de ações. A CBLC possui uma estrutura moderna e eficiente de clearing para atividades relacionadas à compensação, liquidação, custódia e controle de risco para os mercados a vista, a termo e de opções.

28 Clearing ou Câmara de Compensação Sistema pelo qual as bolsas garantem o fiel cumprimento de todos os compromissos de compra ou venda assumidos em pregão Uma das Primissas para o perfeito funcionamento dos mercados financeiros e de capitais. É a certeza dos participantes de que seus ganhos serão recebidos e suas operações de compra e venda serão liquidadas nas condições e nos prazos acordados. Isso é proporcionado pelas Câmaras de registro, compensação e liquidação, ou clearing houses, mediante um sistema de compensação que chama para si a responsabilidade dos negócios, transformando-se no comprador para o vendedor e no vendedor para o comprador. As clearing são entidades de capital privado, formadas pelos principais bancos do país.

29 Sistema de Pagamentos Brasileiros - SPB Sistema de pagamentos Brasileiros é o conjunto de procedimentos, regras, instrumentos e operações integradas que dão suporte à movimentação financeira entre os diversos agentes econômicos do mercado, tanto em moeda local quanto estrangeira. Sua função básica é permitir a transferência de recursos, o processamento e a liquidação de pagamentos para pessoas físicas, empresas e governos. Assim, sempre que emitimos um cheque, fazemos compras com cartão de crédito ou enviamos uma transferência Eletrônica Disponível TED, estamos acionando o Sistema. As instituições financeiras também se valem só mesmo sistema para realizar as transferências diárias oriundas de suas próprias transações.

30 Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia CBLC Participantes e formas de Transferência Alem do Banco Central, integram o Sistema de Pagamentos Brasileiro: Instituições Financeiras Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC) clearing ativos de títulos de renda variável; Câmara de registro, Compensação e Liquidação de Operações de Ativos BM&F clearing de ativos de títulos de renda fixa; Câmara de Registro, Compensação e de liquidação de Operações de Cambio BM&F )clearing de câmbio); Câmara de registro, Compensação e liquidação de Operações de Derivativos BM&F clearing de derivativos; Cetip; Selic; Visanet e RedeCard; Tecban (tecnologia Bancaria) Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP)

31

Mercado de Capitais. Sistema financeiro nacional. Professor: Msc. Roberto César

Mercado de Capitais. Sistema financeiro nacional. Professor: Msc. Roberto César Mercado de Capitais Sistema financeiro nacional Professor: Msc. Roberto César Sistema Financeiro Consumo Poupança Investimento Sistema Financeiro Nacional O Sistema Financeiro Nacional pode ser definido

Leia mais

Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS

Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS Gustavo Molina Matsumoto Aula 3 SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL Objetivos da aula 1) História do Sistema Financeiro Nacional (SFN). 2) Intermediação Financeira

Leia mais

1. Sistema Financeiro Nacional... 2

1. Sistema Financeiro Nacional... 2 1. Sistema Financeiro Nacional... 2 1.1. Funções Básicas... 2 1.1.1 Função dos Intermediários Financeiros e definição de Intermediação Financeira... 2 1.2. Estrutura... 3 1.2.1 Órgãos de Regulação, Auto-Regulação

Leia mais

Como Funciona o Sistema Financeiro Nacional. José Reynaldo de Almeida Furlani Abril de 2007

Como Funciona o Sistema Financeiro Nacional. José Reynaldo de Almeida Furlani Abril de 2007 Como Funciona o Sistema Financeiro Nacional José Reynaldo de Almeida Furlani Abril de 2007 Segmentação do Mercado MERCADO MONETÁRIO MERCADO DE CRÉDITO MERCADO FINANCEIRO MERCADO DE CAPITAIS MERCADO CAMBIAL

Leia mais

16/04/2017. Sistema Financeiro Nacional. Agenda da Aula - 5. Sistema Financeiro Nacional - SFN. Questões Norteadoras. Sistema Financeiro Nacional

16/04/2017. Sistema Financeiro Nacional. Agenda da Aula - 5. Sistema Financeiro Nacional - SFN. Questões Norteadoras. Sistema Financeiro Nacional Carlos R. Godoy 1 Mercado Financeiro I RCC 0407 Carlos R. Godoy 2 1. SFN Agenda da Aula - 5 2. Estrutura do SFN 3. CMN 4. BCB Sistema Financeiro Nacional - SFN Aula 5 5. CVM 6. BNDES 7. Bancos Comerciais

Leia mais

IGEPP SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BACEN JUNHO 2016 PROFESSOR: CÉSAR FRADE

IGEPP SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BACEN JUNHO 2016 PROFESSOR: CÉSAR FRADE Questão 1 (Cesgranrio Analista BACEN 2010) O Conselho Monetário Nacional é a entidade superior do sistema financeiro nacional, NÃO sendo de sua competência a) estabelecer a meta de inflação. b) zelar pela

Leia mais

Conhecimentos Bancários

Conhecimentos Bancários Conhecimentos Bancários Operadores do Mercado de Valores Mobiliários Professor Lucas Silva www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimentos Bancários SOCIEDADES DISTRIBUIDORAS DE TÍTULOS DE VALORES MOBILIÁRIOS

Leia mais

AULA 3. Disciplina: Mercado de Capitais Assunto: Introdução ao SFN. Contatos: Blog: keillalopes.wordpress.

AULA 3. Disciplina: Mercado de Capitais Assunto: Introdução ao SFN. Contatos:   Blog: keillalopes.wordpress. AULA 3 Disciplina: Mercado de Capitais Assunto: Introdução ao SFN Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br Blog: keillalopes.wordpress.com Objetivos da aula: SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL Histórico ; Composição;

Leia mais

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare Questões CPA 10 MÓDULO 1 01) Uma facilidade decorrente da função de prestação de serviços de gerenciamento de recursos desempenhada pelo Sistema Financeiro Nacional é a a) intermediação financeira entre

Leia mais

Objetivo e Ambiente de Administração Financeira O Ambiente Operacional do Administrador Financeiro e o da Empresa

Objetivo e Ambiente de Administração Financeira O Ambiente Operacional do Administrador Financeiro e o da Empresa Objetivo e Ambiente de Administração Financeira O Ambiente Operacional do Administrador Financeiro e o da Empresa Ambiente Operacional Não importa qual será a constituição da empresa (pública ou privada,

Leia mais

Entidades auto-reguladoras do mercado e Câmaras de Compensação e Liquidação

Entidades auto-reguladoras do mercado e Câmaras de Compensação e Liquidação Entidades auto-reguladoras do mercado e Câmaras de Compensação e Liquidação CVM A Comissão de Valores Mobiliários foi instituída pela Lei 6.385 em 07/12/76, a CVM é o órgão normativo do sistema financeiro

Leia mais

FUNÇÃO SOCIAL DOS BANCOS

FUNÇÃO SOCIAL DOS BANCOS FUNÇÃO SOCIAL DOS BANCOS PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ARRECADAÇÃO DE TRIBUTOS E PAGAMENTO DE BENEFÍCIOS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL H I S T Ó R I C O ESTRUTURA ATUAL AUTORID. MONETÁRIAS AUTORID. DE APOIO INST.

Leia mais

SFN Instituições Auxiliares do Mercado Financeiro Sociedades de Arrendamento Mercantil ( Leasing)

SFN Instituições Auxiliares do Mercado Financeiro Sociedades de Arrendamento Mercantil ( Leasing) Sociedades de Arrendamento Mercantil ( Leasing) Tais sociedades nasceram do reconhecimento de que o lucro de uma atividade produtiva pode advir da simples utilização do equipamento e não da sua propriedade.

Leia mais

Estrutura do Sistema Financeiro Nacional. Disciplina: Mercado Financeiro e de Capitais Ciências Contábeis - FUCAMP

Estrutura do Sistema Financeiro Nacional. Disciplina: Mercado Financeiro e de Capitais Ciências Contábeis - FUCAMP Estrutura do Sistema Financeiro Nacional Disciplina: Mercado Financeiro e de Capitais Ciências Contábeis - FUCAMP Composição básica do Sistema Financeiro Nacional Segmento Normativo Segmento Normativo:

Leia mais

LEGISLAÇÃO E REGULAÇÃO

LEGISLAÇÃO E REGULAÇÃO Módulo 1 Legislação TÍTULO Xe Regulação LEGISLAÇÃO E REGULAÇÃO Decidimos iniciar este curso pelo estudo das leis e mecanismos que regulam as instituições financeiras, de modo a lhe dar uma visão geral

Leia mais

CONTABILIDADE DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

CONTABILIDADE DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS CONTABILIDADE DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS Importância do recurso financeiro para o mundo; Cada nação tem sua estratégia de adquirir seus recursos financeiros; Essa organização é

Leia mais

EXERCÍCIOS DE SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

EXERCÍCIOS DE SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL EXERCÍCIOS DE SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL 1. (NCE) CVM/2008/Analista de Mercado de Capitais/Questão 37 O sistema financeiro brasileiro pode ser entendido como o conjunto de instrumentos, mecanismos e instituições

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN. Sistema Financeiro Nacional. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN. Sistema Financeiro Nacional. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN Sistema Financeiro Nacional Prof. Thamiris Felizardo -Conceito O Sistema Financeiro Nacional estruturado de forma a

Leia mais

PRINCIPAIS INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS

PRINCIPAIS INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS PRINCIPAIS INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS Introdução Sistema Financeiro Brasileiro Faz a intermediação e distribuição de recursos no mercado Advindos de poupança e destinados ao financiamento de investimentos

Leia mais

Formação no Mercado Financeiro

Formação no Mercado Financeiro Formação no Mercado Financeiro Aula 02 Modelo institucional e organizacional da BM&FBOVESPA e a estrutura do mercado de capitais Sistema Financeiro O sistema financeiro é parte integrante e importante

Leia mais

DISCIPLINA MERCADO DE CAPITAIS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL PROFESSOR: JOSÉ RIOS RODARTE

DISCIPLINA MERCADO DE CAPITAIS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL PROFESSOR: JOSÉ RIOS RODARTE DISCIPLINA MERCADO DE CAPITAIS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL PROFESSOR: JOSÉ RIOS RODARTE ULTIMA ATUALIZAÇÃO: 02/2010 COMPOSIÇÃO DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL 1 QUADRO DE ENTIDADES QUE COMPÕEM O SISTEMA

Leia mais

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - SFN. César de Oliveira Frade

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - SFN. César de Oliveira Frade SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - SFN César de Oliveira Frade Sistema Especial de Liquidação de Custódia - SELIC É um sistema eletrônico de teleprocessamento que permite a atualização diária das posições das

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE COMO APLICAR EM AÇÕES Por: Edileusa de Carvalho Nascimento Orientador Prof.Ana Claudia Morrissy Rio de Janeiro 2011 2 UNIVERSIDADE

Leia mais

27/03/2016. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro

27/03/2016. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro Introdução Sistema Financeiro Brasileiro Faz a intermediação e distribuição de recursos no mercado Definição: Advindos de poupança e destinados ao financiamento de investimentos em setores produtivos da

Leia mais

Mercado de Capitais Sistema Financeiro Nacional

Mercado de Capitais Sistema Financeiro Nacional Mercado de Capitais Sistema Financeiro Nacional Prof. Fábio Campos Definição: O Sistema Financeiro Nacional pode ser definido como o conjunto de instituições e orgãos que regulam, fiscalizam e executam

Leia mais

CONHEÇA O MERCADO FINANCEIRO

CONHEÇA O MERCADO FINANCEIRO CONHEÇA O MERCADO FINANCEIRO Prepare-se para descobrir como funciona o Sistema Financeiro Nacional e entender a posição que o Bradesco ocupa nesse panorama. Direitos autorais reservados, proibida a reprodução

Leia mais

Quadro 2.1 Sistema Financeiro Nacional (1/4) Órgãos de Regulação e Fiscalização. Categorias das. Instituições. Financeiras

Quadro 2.1 Sistema Financeiro Nacional (1/4) Órgãos de Regulação e Fiscalização. Categorias das. Instituições. Financeiras Capítulo 2 MERCDO FINNCEIRO RSILEIRO 2.1 2.1 Sistema financeiro nacional 2.2 Mercado financeiro 2.4 Sistema de pagamentos brasileiro Sistema dministração Financeira: uma abordagem prática (HOJI) Sistema

Leia mais

MERCADO DE CAPITAIS. Prof. Ms Alberto dos Santos

MERCADO DE CAPITAIS. Prof. Ms Alberto dos Santos MERCADO DE CAPITAIS Prof. Ms Alberto dos Santos MERCADO DE CAPITAIS Serão abordados os fundamentos do Mercado Financeiro e de Capitais, visto a crescente importância destes conhecimentos para os leitores

Leia mais

Questões de Concursos Aula 01 CEF CONHECIMENTOS BANCÁRIOS. Prof. Edgar Abreu

Questões de Concursos Aula 01 CEF CONHECIMENTOS BANCÁRIOS. Prof. Edgar Abreu Questões de Concursos Aula 01 CEF CONHECIMENTOS BANCÁRIOS Prof. Edgar Abreu Conhecimentos Bancários 1. (2018 CESPE Polícia Federal Perito Criminal Federal Área 1) Segundo o Relatório de Inflação do Banco

Leia mais

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS CONHECIMENTOS BANCÁRIOS 01- O Sistema Financeiro Nacional, estruturado e regulado pela presente Lei nº 4.595/64, será constituído: a) apenas pelo do Conselho Monetário Nacional; b) apenas pelo Banco Central

Leia mais

Slide 1. Slide 2 GESTÃO FINANCEIRA COM ÊNFASE EM BANCOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Slide 1. Slide 2 GESTÃO FINANCEIRA COM ÊNFASE EM BANCOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Slide 1 GESTÃO FINANCEIRA COM ÊNFASE EM BANCOS Prof. Gilberto de castro Timotheo gtimotheo@gmail.com www.gtimotheo.com Slide 2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O sistema financeiro nacional Aspectos gerais Sistema

Leia mais

Definição. Sistema Financeiro. Oferta de Recursos. Demanda de Recurso

Definição. Sistema Financeiro. Oferta de Recursos. Demanda de Recurso Mercado de Capitais Sistema Financeiro Nacional Professor: Roberto César Definição O Sistema Financeiro Nacional pode ser definido como o conjunto de instituições e orgãos que regulam, fiscalizam e executam

Leia mais

Jonas Barbosa Leite Filho

Jonas Barbosa Leite Filho Jonas Barbosa Leite Filho Funcionário Banco do Brasil 33 anos Cargos ocupados: Escriturário; Supervisor Consultor Auditor Gerente de Agência Formação Acadêmica: Administração de empresas; Pós Graduação

Leia mais

Nota de Aula 1: Mercados Financeiros

Nota de Aula 1: Mercados Financeiros Fundação Getúlio Vargas / EPGE Economia Monetária e Financeira Prof. Marcos Antonio Silveira Bibliografia: Nota de Aula 1: Mercados Financeiros Mishkin, cap. 2 (5. edição traduzida) Bibliografia sugeridaparaocasobrasileiro:

Leia mais

06/09/2016. Sistema Financeiro Nacional. Mercado Financeiro I RCC Sistema Financeiro Nacional - SFN. Agenda da Aula - 3. Questões Norteadoras

06/09/2016. Sistema Financeiro Nacional. Mercado Financeiro I RCC Sistema Financeiro Nacional - SFN. Agenda da Aula - 3. Questões Norteadoras Carlos R. Godoy 1 Universidade de São Paulo Carlos R. Godoy 2 Mercado Financeiro I RCC 0407 Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Ribeirão Preto Mercado Financeiro I RCC 0407 Sistema Financeiro

Leia mais

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare QUESTÕES CPA 10 MÓDULO 3 1) O Produto Interno Bruto de uma economia representa, em valores monetários e para determinado período, a soma de todos os bens e serviços a) intermediários e finais, a preço

Leia mais

Conhecimentos Bancários - Títulos de crédito/ Ano: 2018/Banca: FADESP/Órgão: BANPARÁ/Prova: Técnico Bancário -

Conhecimentos Bancários - Títulos de crédito/ Ano: 2018/Banca: FADESP/Órgão: BANPARÁ/Prova: Técnico Bancário - 1. Conhecimentos Bancários - Títulos de crédito/ano: 2018/Banca: FADESP/Órgão: BANPARÁ/Prova: Técnico Bancário -Diversos são os documentos comerciais e títulos de créditos que fazem parte das operações

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Investimentos. Mercado de Capitais. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Investimentos. Mercado de Capitais. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Investimentos Mercado de Capitais Prof. Cláudio Alves O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que visa proporcionar liquidez aos títulos de emissão

Leia mais

Gestão Financeira Empresarial Professor : Francisco Tavares

Gestão Financeira Empresarial Professor : Francisco Tavares Gestão Financeira Empresarial Professor : Francisco Tavares 1 Prof. Ms Francisco J. Siqueira Tavares Descrever as principais instituições e instrumentos que compõem o Mercado Financeiro Nacional. Descrever

Leia mais

Gestão Financeira Empresarial Professor : Francisco Tavares

Gestão Financeira Empresarial Professor : Francisco Tavares Gestão Financeira Empresarial Professor : Francisco Tavares 1 Prof. Ms Francisco J. Siqueira Tavares Descrever as principais instituições e instrumentos que compõem o Mercado Financeiro Nacional. Descrever

Leia mais

DEPÓSITOS BANCÁRIOS A Reservas Livres S

DEPÓSITOS BANCÁRIOS A Reservas Livres S CÓDIGO DESCRIÇÃO DT_INI DT_FIM TIPO CONTA SUPERIOR 1.0.0.0.0.00.00 ATIVO GERAL 01012015 S 1 1 1.1.0.0.0.00.00 ATIVO 01012015 S 1.0.0.0.0.00.00 2 1 1.1.1.0.0.00.00 CIRCULANTE E REALIZÁVEL A LONGO PRAZO

Leia mais

MERCADO FINANCEIRO: GABARITO COMENTADO. Palestrante: Antonio Carlos Magalhães

MERCADO FINANCEIRO: GABARITO COMENTADO. Palestrante: Antonio Carlos Magalhães MERCADO FINANCEIRO: GABARITO COMENTADO Palestrante: Antonio Carlos Magalhães Dentre as atribuições da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), uma das entidades supervisoras do Sistema Financeiro Nacional

Leia mais

Edital esperado para o primeiro semestre de Entidade organizadora: Ainda não definida. Escriturário Jornada de Trabalho: 30 horas semanais

Edital esperado para o primeiro semestre de Entidade organizadora: Ainda não definida. Escriturário Jornada de Trabalho: 30 horas semanais Prof. Cid Roberto Grupo Conhecimentos Bancários no Google http://goo.gl/gbkij Edital esperado para o primeiro semestre de. Comunidade Conhecimentos Bancários (orkut) http://goo.gl/4a6y7 1ª aula Início

Leia mais

I - a remuneração básica, dada pela Taxa Referencial - TR, e. II - a remuneração adicional, correspondente a:

I - a remuneração básica, dada pela Taxa Referencial - TR, e. II - a remuneração adicional, correspondente a: 1. Produtos e Serviços Bancários - Ano: 2015 - Banca: CESGRANRIO - Órgão: Banco da Amazônia - Prova: Técnico Bancário Os rendimentos sobre depósitos de poupança realizados após 04/05/2012 são compostos

Leia mais

Aula 07. Bibliografia: Fortuna. Cláudio R. Lucinda FEA-RP/USP. Aula 07

Aula 07. Bibliografia: Fortuna. Cláudio R. Lucinda FEA-RP/USP. Aula 07 Bibliografia: Fortuna Objetivos da Aula 1 Títulos e Aplicações Tesouro Nacional BACEN Títulos Privados Objetivos da Aula 1 Títulos e Aplicações Tesouro Nacional BACEN Títulos Privados 2 Classificação dos

Leia mais

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS MÓDULO 10 BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL BNDES

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS MÓDULO 10 BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL BNDES MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS MÓDULO 10 BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL BNDES Índice 1. Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social BNDES...3 2. Sistema de Pagamentos Brasileiro...3

Leia mais

Mercado Gerenciamento de Empresas

Mercado Gerenciamento de Empresas Mercado Gerenciamento de Empresas Prof. Cícero Wilrison Eng Mecânico e de Segurança do Trabalho É a relação entre a oferta e a procura de produtos e serviços. De acordo com a Oferta e a Procura O mercado

Leia mais

Simulado Aula 01 CEF CONHECIMENTOS BANCÁRIOS. Prof. Edgar Abreu

Simulado Aula 01 CEF CONHECIMENTOS BANCÁRIOS. Prof. Edgar Abreu Simulado Aula 01 CEF CONHECIMENTOS BANCÁRIOS Prof. Edgar Abreu Conhecimentos Bancários 1. O Brasil tem vários índices de preços. O Índice Geral de Preços (IGP-M) é o índice utilizado no sistema de metas

Leia mais

Unidade I ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Prof. Carlos Barretto

Unidade I ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Prof. Carlos Barretto Unidade I ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Prof. Carlos Barretto Administração financeira Objetivos Trabalhar com ferramentas e conceitos que permitam aos alunos: identificar necessidades atuais e futuras de recursos

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Concurso BASA - Técnico Bancário - Cesgranrio 31 Uma das principais fontes de receita de um Banco de Investimento são as operações com subscrições com papéis. Nessas operações,

Leia mais

GOVERNANÇA CORPORATIVA

GOVERNANÇA CORPORATIVA GOVERNANÇA CORPORATIVA AULA 3 Prof. Wellington www.maestrocarreira.com.br 1 trabalhopwell@gmail.com 2 REVISÃO Quais são os princípios da GOVERNANÇA CORPORATIVA?...Explique com as suas palavras cada um

Leia mais

Questão 40. a) V, V, F, F b) V, V, V, F c) F, F, V, V d) V, V, F, V e) V, F, V, F. Questão 41

Questão 40. a) V, V, F, F b) V, V, V, F c) F, F, V, V d) V, V, F, V e) V, F, V, F. Questão 41 Questão 40 (ESAF BACEN 2002) Com relação às funções, objetivos e regulamentação dos Bancos Comerciais e dos Bancos de Investimento, avalie as afirmações a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F

Leia mais

EXERCÍCIOS. Exercício 1) Assinale a alternativa correta.

EXERCÍCIOS. Exercício 1) Assinale a alternativa correta. EXERCÍCIOS Exercício 1) Assinale a alternativa correta. I - O SFN viabiliza a intermediação entre poupança e investimento, possibilitando a eficiência do setor produtivo. II - Os poupadores são os agentes

Leia mais

Teste de Proficiência

Teste de Proficiência Teste de Proficiência Curso: Tecnólogo em Gestão Financeira Turma: Gestão Financeira Nome: Data: 21/09/2017 RECOMENDAÇÕES 1. A resolução do teste deve ser a CANETA AZUL ou PRETA; 2. O teste é INDIVIDUAL

Leia mais

Renda Fixa. Nota Promissória. Renda Fixa

Renda Fixa. Nota Promissória. Renda Fixa Renda Fixa O produto A (NP), também conhecida como nota comercial ou commercial paper, é um título emitido por companhias com o objetivo de captar recursos, geralmente para financiar seu capital de giro.

Leia mais

Conhecimento Bancário

Conhecimento Bancário Conhecimento Bancário Sistema de Pagamentos Brasileiro SPB Professor Lucas Silva www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimentos Bancários Aula XX SISTEMA DE PAGAMENTO BRASILEIRO SPB Sistema de Pagamentos

Leia mais

Instituições Financeiras SITEMA DE PAGAMENTOS. Setor PúblicoP. Setor Privado. Bancos comerciais. Atividades bancárias de varejo e atacado.

Instituições Financeiras SITEMA DE PAGAMENTOS. Setor PúblicoP. Setor Privado. Bancos comerciais. Atividades bancárias de varejo e atacado. SITEMA DE PAGAMENTOS - INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS - BM&F ( tipos ) - CBLC - CETIP - SELIC - VISANET, CIELO E REDECARD - TECBAN - CIP Instituições Financeiras A indústria financeira no Brasil é constituída

Leia mais

Professora Mestre Keilla

Professora Mestre Keilla AULA 3 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS Professora Mestre Keilla OBJETIVOS DA AULA: O Mercado Financeiro e sua composição Conceito de Mercado de Capitais Composição do Mercado de Capitais Histórico do

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 216921 O Conselho Monetário Nacional (CMN) planeja, elabora, implementa e julga a consistência de toda a política monetária, cambial e creditícia do país. É um órgão que domina toda a política

Leia mais

ANS SUSEP REGULAÇÃO EM SEGUROS E SAUDE SUPLEMENTAR

ANS SUSEP REGULAÇÃO EM SEGUROS E SAUDE SUPLEMENTAR ANS SUSEP REGULAÇÃO EM SEGUROS E SAUDE SUPLEMENTAR AGÊNCIA E AUTARQUIA Autarquia e autarquia especial - não podem falir; -são pessoas jurídicas de direito público interno; -qualquer ente político pode

Leia mais

1. (FGV/BESC/2004) A Lei de Reforma do Sistema Financeiro Nacional (4.595/64) criou: (A) o Comitê de Política Monetária e as bolsas de valores.

1. (FGV/BESC/2004) A Lei de Reforma do Sistema Financeiro Nacional (4.595/64) criou: (A) o Comitê de Política Monetária e as bolsas de valores. 1. (FGV/BESC/2004) A Lei de Reforma do Sistema Financeiro Nacional (4.595/64) criou: (A) o Comitê de Política Monetária e as bolsas de valores. (B) o Banco Central do Brasil e a Comissão de Valores Mobiliários.

Leia mais

Sistema Financeiro Nacional 3. Sistema Financeiro Nacional 3.1 Conceito 3.2 Subsistema de Supervisão 3.3 Subsistema Operativo 6/7/2006 2 3.1 - Conceito de Sistema Financeiro Conjunto de instituições financeiras

Leia mais

1. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E PARTICIPANTES DO MERCADO

1. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E PARTICIPANTES DO MERCADO Conteúdo Programático 1. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E PARTICIPANTES DO MERCADO 1.1 Funções Básicas 1.1.1 Função dos intermediários financeiros e definição de intermediação financeira 1.2 Estrutura 1.2.1

Leia mais

INTRODUÇÃO. Instituto Educacional BM&FBOVESPA

INTRODUÇÃO. Instituto Educacional BM&FBOVESPA INTRODUÇÃO Esta publicação visa aprofundar o conhecimento sobre o mercado financeiro e de capitais e o papel que a BM&FBOVESPA desempenha na infraestrutura do Sistema Financeiro Nacional, destacando os

Leia mais

Mercado de Capitais - Noções

Mercado de Capitais - Noções Mercado de Capitais - Noções Prof. Lucas Silva Instagram.com/professorlucassilva facebook.com/professorlucassilva MERCADO DE CAPITAIS Comissão de Valores Mobiliários MERCADO DE $$$ CAPITAIS $$$ Bolsas

Leia mais

Renda Variável Dólar a Vista. Renda Variável. Dólar a Vista

Renda Variável Dólar a Vista. Renda Variável. Dólar a Vista Renda Variável O produto As operações no mercado de câmbio contemplam a negociação de moedas estrangeiras entre participantes com diferentes objetivos. Podem ser divididas, basicamente, em operações do

Leia mais

AULA 4 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS

AULA 4 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS AULA 4 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS Professora Mestre Keilla OBJETIVOS DA AULA: O Mercado Financeiro e sua composição Conceito de Mercado de Capitais Composição do Mercado de Capitais Histórico do

Leia mais

Conhecimentos Bancários. Item SPB - Sistema de Pagamento Brasileiro

Conhecimentos Bancários. Item SPB - Sistema de Pagamento Brasileiro Conhecimentos Bancários Item 3.4 - SPB - Sistema de Pagamento Brasileiro Conhecimentos Bancários Item 3.4 - SPB - Sistema de Pagamento Brasileiro STR: Sistema de Transferência de Reservas (A partir de

Leia mais

b) Compra e venda de títulos públicos, controle de taxa de juros e dos depósitos compulsórios dos bancos.

b) Compra e venda de títulos públicos, controle de taxa de juros e dos depósitos compulsórios dos bancos. De quais ferramentas dispõe o Banco Central para fazer política monetária? a) Emissão de moeda, compra e venda de títulos públicos, controle de câmbio. b) Compra e venda de títulos públicos, controle de

Leia mais

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL ORGANIZAÇÃO

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL ORGANIZAÇÃO CAPÍTULO 1 SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL ORGANIZAÇÃO 1.1. INTRODUÇÃO Em algum momento de sua vida você já solicitou ou tomou dinheiro emprestado a um amigo ou parente? Caso tenha participado de uma operação

Leia mais

Conhecimentos Bancários. Item SELIC Sistema Especial de Liquidação e de Custódia

Conhecimentos Bancários. Item SELIC Sistema Especial de Liquidação e de Custódia Conhecimentos Bancários Item 3.2 - SELIC Sistema Especial de Liquidação e de Custódia Conhecimentos Bancários Item 3.2 - SELIC Sistema Especial de Liquidação e de Custódia SELIC Depositário central dos

Leia mais

AULA 03 SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

AULA 03 SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL 1 2 1. Conceituar o organograma do SFN; 2. Citar as principais atribuições do CMN; 3. Citar as principais atribuições do BACEN; 4. Entender a taxa SELIC 3 I INTRODUÇÃO II - DESENVOLVIMENTO 1. ORGANOGRAMA

Leia mais

Títulos privados de Renda Fixa

Títulos privados de Renda Fixa Títulos Privados de Renda Fixa são títulos emitidos por instituições privadas que possuem remuneração paga em intervalos e condições pré-definidas. Existem diversas modalidades disponíveis no mercado,

Leia mais

10. (Cespe/Câmara dos Deputados/2014) O contrato de seguro assume que existem direitos e obrigações de ambas as partes. Deve

10. (Cespe/Câmara dos Deputados/2014) O contrato de seguro assume que existem direitos e obrigações de ambas as partes. Deve Conhecimentos Bancários Beto Fernandes 1. (Cesgranrio/Banco da Amazônia/2014) Atualmente, o Sistema Financeiro Nacional é composto por órgãos normativos, entidades supervisoras e por operadores. Um dos

Leia mais

1. Moeda e o Sistema Monetário

1. Moeda e o Sistema Monetário 1. Moeda e o Sistema Monetário 1.2 Funções típicas dos Bancos Centrais Bibliografia Carvalho, F. (2015), cap. 2 BCB (PMF 11) 1 Origem dos Bancos Centrais Origens dos primeiros Bancos Centrais Desenvolvimento

Leia mais

CPA-10. Edição: Agosto/2019. eacertificacoes.com.br

CPA-10. Edição: Agosto/2019. eacertificacoes.com.br CPA-10 Edição: Agosto/2019 eacertificacoes.com.br Sobre o Material Autoria: 1. Autoria de EA Certificações. 2. A ANBIMA não tem envolvimento e nem responsabilidade com a elaboração do mesmo. Distribuição

Leia mais

3.4b Órgãos intervenientes no processo de regulação das atividades de negócios internacionais O M C

3.4b Órgãos intervenientes no processo de regulação das atividades de negócios internacionais O M C 3.4b Órgãos intervenientes no processo de regulação das atividades de negócios internacionais O M C DISCIPLINA: Negócios Internacionais FONTES: DIAS, Reinaldo. RODRIGUES, Waldemar. Comércio Exterior Teoria

Leia mais

3. Sistema Financeiro

3. Sistema Financeiro 3. Sistema Financeiro 3.2. Sistema Financeiro Nacional e Instituições Financeiras Brasil Bibliografia Carvalho, F. (2015), cap.16.1 e 17 Site BCB ( Composição e segmentos do SFN ) 1 Fonte: http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/composicao.asp#

Leia mais

REGULAMENTO PARA CREDENCIAMENTO DO FORMADOR DE MERCADO NOS MERCADOS ADMINISTRADOS PELA BM&FBOVESPA

REGULAMENTO PARA CREDENCIAMENTO DO FORMADOR DE MERCADO NOS MERCADOS ADMINISTRADOS PELA BM&FBOVESPA REGULAMENTO PARA CREDENCIAMENTO DO FORMADOR DE MERCADO NOS MERCADOS ADMINISTRADOS PELA BM&FBOVESPA CAPÍTULO I DOS REQUISITOS PARA CREDENCIAMENTO DO FORMADOR DE MERCADO 1. A BM&FBOVESPA, observando o disposto

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão do texto... 3 Ortografia oficial. Emprego das letras. Emprego da acentuação gráfica...15 Tempos e modos verbais... 27 Colocação e emprego dos pronomes... 37 Coordenação e

Leia mais

Gestão Financeira. Plano de Aula - 12 Aulas (Aulas de 1 hora)

Gestão Financeira. Plano de Aula - 12 Aulas (Aulas de 1 hora) 6640 - Gestão Financeira Plano de Aula - 12 Aulas (Aulas de 1 hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1. I ntrodução...25 1.1. Controle Financeiro...30 1.2. Projeção Financeira...30 1.3. Responsabilidade

Leia mais

O LADO MONETÁRIO DA ECONOMIA

O LADO MONETÁRIO DA ECONOMIA O LADO MONETÁRIO DA ECONOMIA 1 MOEDA: instrumento ou objeto aceito pela coletividade para intermediar as transações econômicas, para pagamentos de bens e serviços. Moeda Mercadoria: antigamente, as transações

Leia mais

QUESTÕES. 4. (Cesgranrio/Banco da Amazônia/Técnico Bancário/2015)

QUESTÕES. 4. (Cesgranrio/Banco da Amazônia/Técnico Bancário/2015) Conhecimentos Bancários Beto Fernandes QUESTÕES 1. (Cesgranrio/Banco da Amazônia/Técnico Bancário/2015) O SFN é composto por um conjunto de órgãos e instituições que regulamenta, supervisiona e realiza

Leia mais

Economia, Finanças e Estatística Avançada

Economia, Finanças e Estatística Avançada A correlação entre taxa SELIC Meta e inflação é a) Próxima de 1 b) Maior que 1 c) Próxima de -1 d) Igual a 0 A correlação entre taxa SELIC Meta e inflação é a) Próxima de 1 - Significa que quando um ativo

Leia mais

O QUE É O MERCADO DE CAPITAIS

O QUE É O MERCADO DE CAPITAIS O QUE É O MERCADO DE CAPITAIS Leonardo Faccini As opiniões e conclusões externadas nesta apresentação são de inteira responsabilidade do palestrante, não refletindo, necessariamente, o entendimento da

Leia mais

AULA 3 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS

AULA 3 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS AULA 3 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

TESTES BB Professor Rodrigo Canda

TESTES BB Professor Rodrigo Canda Professor E-mail: professorcanda@rcdconcursos.com.br twitter: @rodrigo_canda 1. TESTES (FCC/BB/10) O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é constituído por todas as instituições financeiras públicas ou privadas

Leia mais

Como funciona o Sistema Financeiro Nacional. José Reynaldo de Almeida Furlani Abril de 2008

Como funciona o Sistema Financeiro Nacional. José Reynaldo de Almeida Furlani Abril de 2008 Como funciona o Sistema Financeiro Nacional José Reynaldo de Almeida Furlani Abril de 2008 Segmentação do Mercado MERCADO MONETÁRIO MERCADO DE CRÉDITO MERCADO FINANCEIRO MERCADO DE CAPITAIS MERCADO CAMBIAL

Leia mais

Letra Financeira - LF

Letra Financeira - LF Renda Fixa Letra Financeira - LF Letra Financeira O produto A Letra Financeira (LF) é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras com a finalidade de captar recursos de longo prazo. Tem

Leia mais

BANPARÁ SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Ortografia oficial, tipologia textual, acentuação gráfica... 3/73. Flexão nominal e verbal...

BANPARÁ SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Ortografia oficial, tipologia textual, acentuação gráfica... 3/73. Flexão nominal e verbal... Língua Portuguesa Ortografia oficial, tipologia textual, acentuação gráfica... 3/73 Flexão nominal e verbal...15/19/32 Emprego das classes de palavras... 15 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação...23

Leia mais

ECONOMIA. 11_Sistemas Econômicos_Bolsa de Valores. Técnico em Logística. Prof. Marcelo Pinotti Meaulo 1 SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

ECONOMIA. 11_Sistemas Econômicos_Bolsa de Valores. Técnico em Logística. Prof. Marcelo Pinotti Meaulo 1 SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL ECONOMIA 1. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL 2. BOLSA DE VALORES 3. BOLSA DE MERCADORIA E FUTUROS 4. MERCADO DE CAPITAIS 09/01/2017 1 SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL É COMPOSTO DE

Leia mais

Sistema Financeiro Nacional. Profa. Amanda Aires Aula 01

Sistema Financeiro Nacional. Profa. Amanda Aires Aula 01 Sistema Financeiro Nacional Profa. Amanda Aires Aula 01 1 Edital BACEN 1 Estrutura e segmentação. 1.1 Órgãos reguladores. 1.2 Entidades supervisoras. 1.3 Instituições Operadoras. 2 Lei nº 4.595/1964. 3

Leia mais

Conhecimentos Bancários

Conhecimentos Bancários Conhecimentos Bancários http://acasadoconcurseiro.com.br/ http://www.edgarabreu.com.br PROFESSOR: EDGAR ABREU (edgarabreu@edgarabreu.com.br) 1 Prezado Aluno: Algumas informações sobre este material de

Leia mais

CPA-10. Edição: Janeiro/2019. w w w. edgarabreu.com.br

CPA-10. Edição: Janeiro/2019. w w w. edgarabreu.com.br CPA-10 Edição: Janeiro/2019 w w w. edgarabreu.com.br Sumário MENSAGEM DO PROF. EDGAR ABREU... 06 MODULO 1: SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E PARTICIPANTES DO MERCADO (5 A 10%)... 09 1.1 FUNÇÕES BÁSICAS...

Leia mais

Como funciona o Sistema Financeiro Nacional. José Reynaldo de Almeida Furlani Junho de 2013

Como funciona o Sistema Financeiro Nacional. José Reynaldo de Almeida Furlani Junho de 2013 José Reynaldo de Almeida Furlani Junho de 2013 Segmentação do Mercado MERCADO MONETÁRIO MERCADO DE CRÉDITO MERCADO FINANCEIRO MERCADO DE CAPITAIS MERCADO CAMBIAL Conceito de Sistema Financeiro Conjunto

Leia mais

Unidade III. Mercado Financeiro. Prof. Maurício Felippe Manzalli

Unidade III. Mercado Financeiro. Prof. Maurício Felippe Manzalli Unidade III Mercado Financeiro e de Capitais Prof. Maurício Felippe Manzalli Mercados Financeiros Lembrando da aula anterior Conceitos e Funções da Moeda Política Monetária Política Fiscal Política Cambial

Leia mais

Curso Online Pacote de Exercícios Comentados Escriturário Banco do Brasil CONHECIMENTOS BANCÁRIOS PROFESSOR CÉSAR FADE

Curso Online Pacote de Exercícios Comentados Escriturário Banco do Brasil CONHECIMENTOS BANCÁRIOS PROFESSOR CÉSAR FADE CONHECIMENTOS BANCÁRIOS PROFESSOR CÉSAR FADE Olá pessoal! Vamos começar nossa aula de Conhecimentos Bancários. Na verdade, essa é a segunda aula, pois o Professor Dicler já enviou para vocês a primeira

Leia mais

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare Curso cpa 10 Este curso é destinado a quem está interessado na carreira bancária. Hoje os Bancos para admitir um profissional que vai trabalhar com o público em geral, estão exigindo este certificado.

Leia mais

Resultados R$ Milhões

Resultados R$ Milhões 1 Lucro Líquido e Rentabilidade s/pl Médio Resultados R$ Milhões 2 R$ Milhões Patrimônio Líquido CAGR: 31,1%aa CAGR: 11,3%aa 3 Ativos Totais R$ Milhões CAGR: 20,3%aa CAGR: 22,5%aa 4 Títulos e Valores Mobiliários

Leia mais

3. Sistema Financeiro

3. Sistema Financeiro 3. Sistema Financeiro 3.1 Mercados e Instrumentos Financeiros Brasil Mercado de Câmbio Bibliografia Feijó, C. et al. (2011), caps. 7 e 8 PMF 6 e 11 1 Câmbio Câmbio é a operação de troca de moeda de um

Leia mais