O TRABALHO COM PROJETOS CONDUZ PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O TRABALHO COM PROJETOS CONDUZ PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"

Transcrição

1 O TRABALHO COM PROJETOS CONDUZ PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Terezinha Firmina Flores Dos Santos 1 - UDE Eixo Didática Agência Financiadora: não contou com financiamento Resumo Este artigo discute a concepção cognitivista de aprendizagem baseada na teoria de David Paul Ausubel, fazendo uma ligação com uma experiência realizada com o do Projeto Água Fonte de Vida, com os alunos do 5º ano da Escola Municipal Prefeito Miguel Pedro dos Santos, Jordão, Governador Celso Ramos SC. A Aprendizagem Significativa, tal como ficou conhecida, tem como base principal que, a criança aprende de forma significativa durante o processo de aprendizagem, quando acontece a relação dos conhecimentos prévios já existentes na estrutura cognitiva com os novos adquiridos. Assim, o projeto teve como ponto de partida a problemática do consumo de água na comunidade local, sendo que a população de Governador Celso Ramos, paga apenas um valor simbólico pelo uso da água, sem hidrômetro nas casas, dessa forma o desperdício de água é grande e visível. A indagação partiu da comunidade local e envolveu toda a escola. Sendo assim, decidiu-se que era preciso conscientizar a população para a preservação e o uso racional da água. Dessa forma, os conceitos subsunçores foram considerados neste processo, pois junto aos conhecimentos adquiridos por recepção ou por descoberta, provocaram um conflito na estrutura cognitiva, propiciando a formação de novos conceitos, acontecendo assim, a aprendizagem, que é aprimorada a cada processo, pois à medida que a aprendizagem começa a ser significativa, esses conceitos subsunçores vão ficando cada vez mais elaborados e mais capazes de ancorar novas informações. Encontrou-se na teoria de Ausubel um excelente ancoradouro para alicerçar nossas discussões e chegando-se à muitas reflexões acerca da aprendizagem significativa, visto que os resultados de aprendizagem apresentados no projeto são reais, constatados na mudança de comportamento das crianças em relação a preservação da água, sendo assim, os conhecimentos adquiridos foram ancorados aos conceitos subsunçores, chegando à tão almejada: aprendizagem, a mudança comportamental das crianças e adultos envolvidos. Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Conhecimentos prévios. Projeto. Criança. 1 Mestranda do Curso de Pós-Graduação Strictu Sensu da Faculdad de La Empresa - UDE - Uruguai. terezinhafloressantos@gmail.com. ISSN

2 23864 Introdução A necessidade de buscar-se novas metodologias de trabalho na ação pedagógica que desenvolvam a criticidade, a criatividade e a autonomia das crianças, remete a que se pensar constantemente sobre o fazer diário frente à conjuntura mundial contemporânea. Nos dias atuais observa-se profundas transformações na sociedade e a educação tem que acompanhar estas mudanças, buscando inovações significativas, sem deixar-se levar por modismos. É neste contexto que o homem procura suprir suas necessidades e anseios. Mas para que essa transição aconteça, implica em um ponto de partida, um processo e finalmente, um ponto de chegada. Dentre tantas indagações que existem na prática pedagógica, é preciso lembrar que as mudanças perpassam não só por uma nova adoção de metodologia ou técnica, mas por uma nova postura pedagógica. Dessa forma, sente-se a necessidade de analisar e transformar-se a prática pedagógica, a partir de conhecimentos mais aperfeiçoados sobre a aprendizagem significativa dentro da educação, pois mediar uma aprendizagem onde as crianças encontrem significado para que possam posteriormente utilizar-se dela para a vida social, deve ser o principal objetivo das instituições de educação. É nesta perspectiva de sucesso no processo ensino e aprendizagem que este artigo vem mostrar alternativas, informações que vêm contribuir para esta busca, para este constante construir da ação educativa, porém, não é uma receita, uma panaceia para a educação, pois para que se consiga alcançar o pleno sucesso na prática pedagógica, necessita-se estar sempre se atualizando e ir à busca de possíveis soluções. Ausubel destaca a estrutura cognitiva como principal fator de aprendizagem, ou seja, considerar o que a criança já sabe é para ele, fundamental no processo de ensino e aprendizagem. Na teoria de Ausubel, a aprendizagem significativa, ressalta que a criança relaciona os conhecimentos prévios, mais abrangentes, ao que está aprendendo, no qual este conhecimento prévio é denominado pelo autor de conceitos subsunçores. Dentro da aprendizagem significativa, esta pode ainda acontecer por recepção, no qual o conhecimento é apresentado em sua forma final ou por descoberta, onde o conhecimento é desvelado pela criança. A facilitação da aprendizagem significativa se dá através de estratégias que propiciem a aquisição da qual os organizadores prévios são fundamentais, que são ideias gerais que precedem os conteúdos.

3 23865 Assim, considerando todas essas questões relevantes, percebeu-se que o tema a preservação do meio ambiente de Governador Celso Ramos, protegendo e estudando a rica biodiversidade da mata atlântica, fauna e flora, lutando contra o desmatamento, bem como cuidando da manutenção das espécies nativas e, principalmente conscientizando a população sobre o uso consciente da água, que foi nosso principal objetivo durante o projeto Água Fonte de Vida, é muito importante. O equilíbrio entre a atividade econômica, a preservação das nascentes de água, principalmente a do Rio Jordão foi uma das nossas metas desde o início da implantação das atividades que envolveram o projeto, dessa, considerando tudo o que as crianças já sabiam sobre o tema, pôde-se construir novos conceitos alicerçados nos que existiam na estrutura cognitiva dos envolvidos. Desenvolvimento A Teoria de Ausubel Este artigo tem como objetivo discutir os pressupostos da aprendizagem significativa a partir da teoria de David Ausubel, como ela pode colaborar na mediação dos conceitos científicos e como pode-se aplicar a teoria à prática de sala de aula, por meio do projeto desenvolvido com os alunos do 5º ano da Escola Municipal Prefeito Miguel Pedro dos Santos no ano de Visando uma melhor apropriação dos conteúdos relativos à abordagem cognitiva, numa perspectiva da aprendizagem significativa, dividiu-se este artigo em alguns subitens que vêm contribuir para a formação de conceitos relativos ao tema proposto. O modelo de Aprendizagem de David Ausubel David Paul Ausubel, nasceu nos Estados Unidos, na cidade de Nova York, no ano de Era filho de uma família judia de imigrantes da Europa Central. Em busca de uma nova vida, os movimentos migratórios judaicos foram em direção à América, sendo que a maior parte foi para os Estados Unidos; só no período de , setecentos mil judeus chegaram lá. Ausubel estudou em uma escola que pregava uma educação totalmente reacionária e violenta. Devido a esta educação a qual foi submetido, resolveu criar uma teoria de aprendizagem oposta àquela que ele vivenciou. O pesquisador norte-americano David Paul Ausubel ( ) dizia que, quanto mais sabemos, mais aprendemos.

4 23866 Para construir sua teoria, David Ausubel (MOREIRA, 1982), baseou-se em três tipos de aprendizagem, a saber: Cognitiva - Armazenamento organizado de informações; Afetiva - sinais internos do indivíduo (prazer, dor, ansiedade); Psicomotora - respostas musculares (treino e prática). No decorrer de seus estudos, focalizou, principalmente, a aprendizagem cognitiva. Portanto, ele é considerado um representante do cognitivismo. O cognitivismo procura descrever, em linhas gerais, o que acontece quando a criança se situa, organizando o seu mundo, distinguindo sistematicamente o igual e o diferente (AUSUBEL, 1996). A psicologia cognitivista preocupa-se com o processo de compreensão, de transformação, de armazenamento e o uso das informações envolvidas na cognição, e tem como objetivo identificar os padrões estruturados dessa transformação. O conceito central de sua teoria é a Aprendizagem Significativa. Segundo Ausubel, o processo pelo qual uma nova informação relaciona-se com um aspecto relevante da estrutura do conhecimento da criança, ou seja, a interação de nova informação com uma estrutura cognitiva específica (conceito subsunçor) chama-se aprendizagem significativa (MOREIRA, 1982). Essa aprendizagem ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos ou proposições relevantes preexistentes na estrutura cognitiva da criança. O armazenamento de informações no cérebro é altamente organizado, formando uma hierarquia na qual elementos mais específicos do conhecimento são ligados, assimilados a conceitos mais gerais, mais inclusivos. Os significados que a criança constrói são resultados de uma complexa rede de interações, nas quais intervêm no mínimo três elementos: a própria criança, os conteúdos e o professor. A criança é responsável final da aprendizagem, na medida em que constrói seu conhecimento, atribuindo sentido e significado aos conteúdos. Segundo Moreira (1982, p. 4): Para Ausubel, a aprendizagem significa organização e integração do material na estrutura cognitiva. Como outros teóricos do cognitivismo, ele se baseia na premissa de que existe uma estrutura na qual a organização e a integração se processam. E a estrutura cognitiva, entendida, como conteúdo total de ideias de um certo indivíduo e de sua organização; ou conteúdo e organização de suas ideias em uma área particular de conhecimentos. A estrutura cognitiva é tudo aquilo que se tem armazenado, ou seja, tudo o que já se sabe sobre o objeto do conhecimento.

5 23867 Segundo Moreira (1982, p. 5), significado para Ausubel é um produto fenomenológico do processo de aprendizagem, no qual o significado potencial, inerente aos símbolos, converte-se em conteúdo cognitivo, diferenciado para um determinado indivíduo. Isto acontece quando uma criança, empregando um determinado padrão de aprendizagem, incorpora um símbolo que é potencialmente significativo em sua estrutura cognitiva, ou seja, a nova informação se relaciona com um aspecto relevante da estrutura de conhecimento específica, ao qual Ausubel define como subsunçores, existentes na estrutura cognitiva da criança (AUSUBEL, 1982). O que nos remete a pensar sobre o que as crianças já sabem em relação à preservação do meio ambiente, mais especificamente ao economizar a água que era nosso objetivo no projeto desenvolvido, nessas relações de construção, reconstrução do conhecimento, as crianças buscaram e ancoraram o que já sabiam e puderam aprofundar e construir novos conceitos. Os subsunçores são as informações, ora menos elaboradas, ora mais elaboradas, isso depende do tipo de informação adquirida. Quando uma criança adquire informações em uma área completamente nova para ela, ocorre a aprendizagem mecânica até que alguns elementos do conhecimento, relevantes a novas informações na mesma área, existam na estrutura cognitiva e possam servir de subsunçores, de alicerces, ainda que pouco elaborados, à medida que a aprendizagem vai se tornando significativa, estes se tornam mais elaborados e prontos para ancorar novos conhecimentos. Ausubel (1996) recomenda o uso de organizadores prévios, ou seja, materiais introdutórios a serem apresentados antes do material a ser aprendido em si, que sirvam de âncora para a nova aprendizagem e levem ao desenvolvimento de conceitos subsunçores que facilitem a aprendizagem subsequente. Para utilizar esses organizadores prévios, fizemos um levantamento do que as crianças já sabiam, realizamos visitas à nascente, ao reservatório de água, o que para elas não era total novidade, porque eles já conheciam, afinal nasceram e se criaram ali, porém, puderam organizar melhor os conhecimentos e direcioná-los para a construção de novos conceitos, agora com o olhar da preservação. Aprendizagem Significativa O volume de informações que estão disponíveis hoje, através das diversas formas de informação, como TV, rádio, jornais, revistas, internet etc., atribui uma nova característica à

6 23868 sociedade, transformando-a na sociedade da informação, que tem como elemento fundamental o relacionamento que temos uns com os outros. Para haver aprendizagem significativa são necessárias duas condições. Em primeiro lugar, o aluno precisa ter uma disposição para aprender: se o indivíduo quiser memorizar o conteúdo arbitrária e literalmente, então a aprendizagem será mecânica. Em segundo, o conteúdo escolar a ser aprendido tem que ser potencialmente significativo, ou seja, ele tem que ser lógica e psicologicamente significativo: o significado lógico depende somente da natureza do conteúdo, e o significado psicológico é uma experiência que cada indivíduo tem. Cada aprendiz faz uma filtragem dos conteúdos que têm significado ou não para si próprio (PELIZZARI, 2002, p. 01). Porém, a informação não é um bem adquirido ou produzido, maior ou melhor. O conhecimento torna-se eficaz, quando essa informação é assimilada integrando uma visão ética e pessoal da vida, do mundo e da sociedade na qual vivemos e nos integramos. Quando se transforma em sabedoria, em saber pensar para melhor agir e viver. O comportamento inteligente caracteriza-se pela habilidade de organizar o plano de ação e colocá-lo em prática de forma progressivamente mais automática e flexível. Os processos de aprendizagem permitem passar do emprego de esquemas ligados a contextos muito específicos, a sua utilização em situações mais gerais. Ou seja, podemos dizer que a aprendizagem significativa só acontece quando o sujeito entra em contato com o objeto do conhecimento, se apropria dele e faz uso do mesmo no seu contexto (MELO, 2003, p. 1). Se o que foi apreendido não provoca alterações comportamentais, não se pode dizer que foi significativo estar-se então sujeito a esta aprendizagem, porque busca-se novos conhecimentos para aprimorar-se, enfim, os indivíduos vivem querendo e buscando novas informações para tornar-se melhor. Utilizando e organizando os esquemas mentais, aquilo que íamos mediando e construindo, os novos conceitos e também ancorando o que as crianças já sabiam, nesse processo a aprendizagem ia se constituindo e se solidificando por meio das ações que iam se desenvolvendo, nas entrevistas na comunidade, na construção dos panfletos informativos, na construção dos textos em sala de aula, enfim, em tudo se observava a construção contínua do conhecimento. A aprendizagem significativa ultrapassa os limites dos bancos escolares e universitários, das salas de aula, dos professores, mantendo-se a ideia de domínio de situações reais e contextualizadas da nossa vida. A aprendizagem significativa transcende o comportamento ético, a modificação das estruturas de conhecimento, as relações sociais e afetivas, objetivando tornar o sujeito de saber, o indivíduo, um ser humano real, concreto e existente, aqui e agora (FRANCO, 1998, p. 2).

7 23869 Para que ocorra a aprendizagem significativa é necessário que haja relacionamento entre o conteúdo a ser aprendido e aquilo que a criança já sabe (conhecimento prévio mais o abrangente). Quando ocorre a aprendizagem significativa, a criança relaciona seu conhecimento prévio, mais abrangente, ao que está aprendendo. Este conhecimento prévio é chamado de conceito subsunçor, que é mais generalizado. Este relacionamento entre o conteúdo a ser aprendido e aquilo que a criança já sabe, aspecto essencial de sua estrutura cognitiva, deve apresentar-se substantivamente, que é quando a relação não depende de símbolos, e não arbitrariamente, que significa que a relação entre o assunto que está sendo estudado pela criança e sua estrutura cognitiva não deve ser aleatória. Além destas duas características, duas outras condições devem ocorrer para que a aprendizagem seja significativa: a criança deve manifestar uma predisposição para aprender, e o material a ser mediado deve ser significativo para a criança. Há uma grande falta de ensino significativo no Brasil. As crianças não relacionam aquilo que aprendem ao que já sabem, por vários motivos: apenas armazenam o novo conhecimento, sem interpretá-lo de acordo com os anteriores, não são capazes de traduzir um símbolo em outro e não conseguem traduzir de uma forma verbal para outra, entre outros. Algumas vezes, a culpa é do professor que aceita somente respostas que sejam literalmente as que ele deu, mesmo tendo o mesmo significado, desestimulando a criança; e que cobra numa prova a simples memorização do assunto dado, dessa forma, o que se priorizou nesse processo foi a valorização dos conceitos construídos, da exposição oral das crianças e também da escrita. Deve-se então, considerar o contexto cultural das crianças, para que se possa identificar as suas estruturas cognitivas e possibilitar maneiras da criança aprender significativamente. Se a criança relacionar o novo conceito que está vendo, com aqueles previamente adquiridos, ela terá uma maior facilidade de aprender. Na sociedade contemporânea, o bem maior do ser humano é o conhecimento, pois tendo posse dele, pode conquistar a outras coisas. Consequentemente estar inserido nesse processo de construção do conhecimento, é a todo o momento aprimorar-se, melhorar-se, enquanto profissional, sociedade, e acima de tudo enquanto pessoa. O desafio educacional é tornar a informação significativa, pela melhor escolha dentre uma gama abrangente, priorizando aquilo que é mais importante, para que a informação seja compreendida, internalizada e venha a fazer parte do referencial existencial do sujeito de saber (FRANCO, 1998, p. 2).

8 23870 A educação repassada nas escolas, ao contrário do que nos foi garantido no passado, arcaica, tradicionalista, deve garantir contemporaneamente, um saber voltado para a compreensão, assimilação e a praticidade das informações disponibilizadas para o sujeito dessa aprendizagem, para que possa enfrentar a sociedade que aí está, com pelo menos a segurança de que poderá sentir-se encorajado, sentindo que será capaz de fazê-lo. Os processos de aprendizagem permitem passar do emprego de esquemas ligados a contextos muito específicos, a sua utilização em situações mais gerais. Ou seja, podese dizer que a aprendizagem significativa só acontece quando o sujeito entra em contato com o objeto de conhecimento, se apropria dele e faz uso do mesmo no seu contexto (MELO, 2003, p. 16). Ao desencadear um processo de aprendizagem significativa, é muito importante estarse atento ao fato sobre a importância da linguagem na constituição social do sujeito, pois o conhecimento é socialmente construído, com a mediação de outros sujeitos, através de formas de interação verbal. No trabalho com projetos, os alunos se envolvem com mais profundidade e nesse projeto não foi diferente, o desenvolvimento da linguagem, da exposição dos pensamentos e construções, foi um dos pontos fortes do processo, porque considerando que os alunos eram naturalmente críticos isso foi bastante produtivo. Segundo Melo (2003), O homem é um ser que se realiza na relação com o contexto social, pois ao mesmo tempo em que altera o seu meio, modifica a si mesmo. O homem é fruto de um processo histórico. Ele é produto do contexto que está inserido, se apropriando das objetivações resultantes das atividades de outros homens, de gerações passadas, e, ao mesmo tempo, produzindo histórias, criando novas objetivações. Cabe ainda salientar que, na constituição dessa aprendizagem, além da importância da linguagem, da conversação entre as crianças, é de suma importância levar-se em consideração os conhecimentos prévios e a cultura de cada criança envolvida nesse processo, pois é a partir daí que o professor-mediador, poderá introduzir os conteúdos propostos. Facilitação da Aprendizagem Significativa A variável mais importante no processo ensino e aprendizagem da teoria da aprendizagem significativa é a estrutura cognitiva da criança, ou seja, os conhecimentos que a criança já possui. Na perspectiva de aprendizagem significativa a atuação do professor deve estar voltada

9 23871 para a utilização de estratégias que facilitem a aquisição de uma estrutura cognitiva adequada na qual os conceitos mais amplos das diversas disciplinas estejam claramente estabelecidos. Para tanto, faz-se necessário considerar dois fatores (MEDEIROS, 2002, p. 5): Uso de conceitos e princípios com amplo poder de explanação, extensão e generalização; Métodos de apresentação e organização hierarquizados, propiciando a ampliação da clareza do conteúdo e maior estabilidade deste nas estruturas cognitivas. Em sua teoria, Ausubel propõe que a programação do conteúdo seja feita seguindo dois princípios norteadores: O Princípio da Diferenciação Progressiva no qual O conteúdo deve ser apresentado a partir de ideias gerais que vão, progressivamente, se diferenciando, conceitos gerais e amplos que vão sendo compreendidos de forma gradativa e progressiva, ou seja, mais detalhada e específica; e o Princípio da Reconciliação Integrativa que é o segundo princípio norteador da programação de um conteúdo que visa à facilitação da aprendizagem significativa, esta deve ocorrer, em primeiro lugar, entre as ideias existentes num material a ser aprendido. Isto significa dizer que as semelhanças e diferenças entre um determinado conteúdo devem ser bastante explicitadas quando trabalhadas pelo professor, para que a criança consiga discriminar de forma lógica e coerente os diferentes conceitos a eles apresentados; igualmente, não haverá retenção de aprendizagem em relação ao novo conceito a ela apresentado devido à falta de significado para a criança. Considerações Finais A inovação é um termo presente no discurso pedagógico ao longo da história educacional e está, muitas vezes, associada à introdução de métodos e recursos técnicos. Um processo que com frequência, leva muitos professores a estarem usando as crianças, e o que é pior, não alcançando o sucesso, e muitas vezes fazendo com que essas crianças levem esta marca, para o resto de suas vidas. Assim, o processo do trabalho pedagógico, que se constitui na intermediação entre cultura e educação mediada pela comunicação, precisa transformar-se radicalmente para que não fique cada vez mais distanciado do modo de ser das crianças. O desafio está, portanto, em descobrir, no espaço privilegiado do fazer pedagógico, as possibilidades de interação, que ocorrem na relação entre o professor, a criança e o conhecimento.

10 23872 Dessa forma, o trabalho com o projeto Água, fonte de Vida, veio para contribuir para a construção da aprendizagem significativa, o que privilegia o prazer em aprender, em construir conhecimento. É nesta relação que o professor descobre o que está presente, a cultura, como as crianças vivem e como interagem com o conhecimento. Só a partir desta convivência pode mediar a construção do conhecimento, sempre, como foi afirmado inúmeras vezes, levando em consideração os conceitos subsunçores, o que a criança já sabe, para que assim a aprendizagem seja significativa. É importante ressaltar, que para que as aprendizagens sejam significativas, é preciso ainda, que o professor saiba programar atividades e criar situações adequadas que permitam articular os vários conceitos para o conhecimento científico. Sempre que as crianças têm oportunidade de exercitar seus conhecimentos, desenvolvendo atividades práticas, a aprendizagem fica mais solidada. Assim, como as atividades foram programadas durante o projeto, puderam contribuir nessa construção, seja durante as aulas passeio na nascente, na comunidade, realizando as entrevistas, construindo livros, folders, utilizando a internet para pesquisar, enfim, durante o projeto e depois da realização dele, observou-se o quanto foi relevante o desenvolvimento do tema. Cabe ainda ao professor, enquanto mediador no processo ensino e aprendizagem e, comprometido com a construção do conhecimento, criar, em sala de aula, situações que tornem, possível estabelecer uma postura crítica e reflexiva perante o conhecimento historicamente situado dentro e fora da escola. Um outro fator fundamental refere-se à necessidade de o professor apropriar-se de teorias de aprendizagem, sendo capaz de entender como se dá a produção do conhecimento e especificamente, como ocorre a formação de conceitos pela criança. Nessa perspectiva, é fundamental que o professor conheça o processo de formação do pensamento para que possa ser o mediador entre o conhecimento historicamente produzido e sistematizado pela humanidade e aquele adquirido pela criança em situações que não envolvam a atividade formal da escola. Para tanto, o professor deve ser o mediador entre as crianças e o conhecimento a ser conquistado, facilitando sua aprendizagem. O principal papel do professor é o de orientar as atividades das crianças, fazendo com que aprendam, progressivamente, o que significam e representam os conteúdos escolares.

11 23873 Sendo assim, em coerência com o que se propõe de maneira explícita neste artigo, recomenda-se também que se procure estabelecer todo tipo de relações entre os diferentes conhecimentos, à medida que se avançar no sentido do tema, mediante o uso de esquemas, de mapas conceituais, ou de qualquer outra estratégia de elaboração ou de organização de informações. Portanto, é na mudança de postura frente à produção do conhecimento científico, que o fazer pedagógico passa realmente a ter sentido e a exercer um papel fundamental de crítica da sociedade. REFERÊNCIAS AUSUBEL, David P. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, FRANCO, Wislanildo O. A tutoria EAD e aprendizagem significativa uma reflexão. Disponível em: <fisicabr.org/ead/tutoriaead.doc>. Acesso em: 29 ago MEDEIROS. Edirley [et al]. David Ausubel: aprendizagem significativa. Biguaçu, (Projeto de Pesquisa) MELO, Maria Taís de. Aprendizagem significativa Disponível em: < 1&isAllowed=y> Acesso em: 24 ago MOREIRA, Marco A.; MASINI, Elcie F. Salzano. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, PELIZZARI, Adriana, et. Al. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel Disponível em: < Acesso em: 24 agosto 2015.

+ A Teoria da Aprendizagem

+ A Teoria da Aprendizagem + A Teoria da Aprendizagem Significativa David Ausubel, Psicologia Educacional, 1968 Joseph Novak Bob Gowin Marco Antonio Moreira + Aprendizagem Significativa n É uma teoria cognitiva. n A psicologia da

Leia mais

A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel

A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel David Paul Ausubel Nova Iorque (25/08/18 09/07/08) Filho de imigrantes judeus e pobres da Europa Central Insatisfação com a educação que recebeu

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Ausubel e a Aprendizagem Significativa. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Ausubel e a Aprendizagem Significativa. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Professora: Nathália Bastos - Aprendizagem significativa x aprendizagem mecânica - Subsunçores - Organizadores prévios - TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Teoria

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 11 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NECI IOLANDA SCHWANZ KIEFER ENSINO DA FÍSICA E APRENDIZAGEM

Leia mais

A TEORIA DE DAVID AUSUBEL E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA POSSÍVEL EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA. Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática

A TEORIA DE DAVID AUSUBEL E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA POSSÍVEL EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA. Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática A TEORIA DE DAVID AUSUBEL E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA POSSÍVEL EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA Rafaela Padilha 1 Viviane Polachini 2 Edson Carpes Camargo 3 Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Departamento de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física. Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem

Universidade Federal de Roraima Departamento de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física. Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem Universidade Federal de Roraima Departamento de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física. Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem Elementos básicos da Teoria de Aprendizagem Significativa

Leia mais

Aprendizagem significatica A teoria de David Ausubel. Marco Antonio Moreira Elcie F. Salzano Masini

Aprendizagem significatica A teoria de David Ausubel. Marco Antonio Moreira Elcie F. Salzano Masini Aprendizagem significatica A teoria de David Ausubel Marco Antonio Moreira Elcie F. Salzano Masini Introdução O cognitivismo procura descrever o que sucede quando o ser humano se situa, organizando o seu

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aspectos Psicológicos da Educação AUSUBEL E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Prof. Stephanie Gurgel David Paul Ausubel (1918-2008) Nascido em Nova York, nos Estados Unidos Filho de

Leia mais

TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL

TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL Sérgio Choiti Yamazaki Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul David Paul Ausubel é médico, tendo se especializado em psiquiatria. Professor da

Leia mais

SIGNIFICADO E SENTIDO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR: REFLEXÕES EM TORNO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA César Coll Salvador-

SIGNIFICADO E SENTIDO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR: REFLEXÕES EM TORNO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA César Coll Salvador- SIGNIFICADO E SENTIDO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR: REFLEXÕES EM TORNO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA César Coll Salvador- Antecedentes históricos do conceito de aprendizagem significativa: -1º -

Leia mais

Mapas conceituais em aplicações educacionais. Evandro Cantú Instituto Federal do Paraná Câmpus Foz do Iguaçu

Mapas conceituais em aplicações educacionais. Evandro Cantú Instituto Federal do Paraná Câmpus Foz do Iguaçu Mapas conceituais em aplicações educacionais Evandro Cantú Instituto Federal do Paraná Câmpus Foz do Iguaçu evandro.cantu@ifpr.edu.br Aprendizagem Significativa Proposta por David Ausubel, nos anos 1960.

Leia mais

David Ausubel ( )

David Ausubel ( ) David Ausubel (1918-2008) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional. Aprendizagem A atenção de Ausubel está voltada para a aprendizagem,

Leia mais

Aprendizagem Significativa no Ensino da Matemática: A Razão Áurea e a Progressão Geométrica na Música

Aprendizagem Significativa no Ensino da Matemática: A Razão Áurea e a Progressão Geométrica na Música Aprendizagem Significativa no Ensino da Matemática: A Razão Áurea e a Progressão Geométrica na Música Christian James Henschel 1 GDn 3 Educação Matemática no Ensino Médio O presente trabalho traz alguns

Leia mais

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer Habilidades Cognitivas Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Construindo as competências sob os pilares da educação

Leia mais

Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de

Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de Licenciatura em Educação Básica - 1º Semestre O jogo é

Leia mais

PROPOSTA DE UM MAPA CONCEITUAL PARA O ENSINO DE ELETRÔNICA ANALÓGICA

PROPOSTA DE UM MAPA CONCEITUAL PARA O ENSINO DE ELETRÔNICA ANALÓGICA PROPOSTA DE UM MAPA CONCEITUAL PARA O ENSINO DE ELETRÔNICA ANALÓGICA Fabíola ANDRADE(1); Esdras SALES(2) (1) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, Rua Tiburcio Cavalcante

Leia mais

Palavras-chave: Mapa Conceitual, Currículo, Gastronomia

Palavras-chave: Mapa Conceitual, Currículo, Gastronomia O CURRÍCULO DE GASTRONOMIA E SEU MAPA CONCEITUAL: A ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA PRESENTES NA FORMAÇÃO DO GASTRÔNOMO. G1 Currículo e formação de professores Rosana Fernandez Medina

Leia mais

Educação no campo seguindo os preceitos da Aprendizagem Significativa estabelecidos por David Ausubel

Educação no campo seguindo os preceitos da Aprendizagem Significativa estabelecidos por David Ausubel Educação no campo seguindo os preceitos da Aprendizagem Significativa estabelecidos por David Ausubel Aline Cristina de Sant Anna 1 GD2 Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental O texto

Leia mais

O SABER PEDAGÓGICO E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PRÁTICA DE ENSINO APRENDIZAGEM 1

O SABER PEDAGÓGICO E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PRÁTICA DE ENSINO APRENDIZAGEM 1 O SABER PEDAGÓGICO E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PRÁTICA DE ENSINO APRENDIZAGEM 1 Elenice de Alencar Silva Cursando Licenciatura em Pedagogia UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO cesi@uema.br

Leia mais

Aprendizagem significativa

Aprendizagem significativa Aprendizagem significativa Liane Tarouco 2-57 Aprendizagem significativa Aprendizagem não é derivada dos professores ou da tecnologia Aprendizagem é derivada de pensar 1 3-57 Pensar Sobre o que estão fazendo

Leia mais

Construção de e-books com uso de Mapas Conceituais

Construção de e-books com uso de Mapas Conceituais 996 Construção de e-books com uso de Mapas Conceituais X Salão de Iniciação Científica PUCRS Stephanie Schmidt Skuratowski 1, Gilberto Keller de Andrade 2 (orientador) 1 Faculdade de Informática, PUCRS,

Leia mais

VÉÅÑÉÜàtÅxÇàtÄ áåé? VÉÇáàÜâà ä áåé x [âåtç áåé

VÉÅÑÉÜàtÅxÇàtÄ áåé? VÉÇáàÜâà ä áåé x [âåtç áåé Subsídios Teóricos para o Professor Pesquisador em Ensino de Ciências VÉÅÑÉÜàtÅxÇàtÄ áåé? VÉÇáàÜâà ä áåé x [âåtç áåé Marco A. Moreira Porto Alegre, Brasil 2009, 2016 Y v{t wx tñüxáxçàt ûé Tipo de publicação:

Leia mais

A CONTEXTUALIZAÇÃO COMO AGENTE FACILITADOR NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

A CONTEXTUALIZAÇÃO COMO AGENTE FACILITADOR NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA 27 a 30 de Agosto de 2014 A CONTEXTUALIZAÇÃO COMO AGENTE FACILITADOR NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA BARROSO, Poliana Polinabarroso@saocamilo-es.br BICALHO, Alessandro Erick alessandrobicalho@saocamilo-es.br

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 Sirlane de Jesus Damasceno Ramos Mestranda Programa de Pós-graduação Educação Cultura e Linguagem PPGEDUC/UFPA.

Leia mais

O OLHAR DISCENTE DO MOMENTO DE INÉRCIA PAUTADO EM CONHECIMENTOS PRÉVIOS

O OLHAR DISCENTE DO MOMENTO DE INÉRCIA PAUTADO EM CONHECIMENTOS PRÉVIOS O OLHAR DISCENTE DO MOMENTO DE INÉRCIA PAUTADO EM CONHECIMENTOS PRÉVIOS Bergson Rodrigo Siqueira de Melo Universidade Estadual do Ceará-UECE bergson1melo@gmail.com Antônio Marcos da Costa Silvano Universidade

Leia mais

Ferramentas Metacognitivas. 1 - Mapas Conceituais. David Ausubel. Aprendizagem significativa. Outra Tipologia. Exemplo

Ferramentas Metacognitivas. 1 - Mapas Conceituais. David Ausubel. Aprendizagem significativa. Outra Tipologia. Exemplo Ferramentas Metacognitivas 1 - Mapas Conceituais Estágio Curricular Supervisionado em Física II 1/30 Mapas Conceituais: Principalmente destacadas por Novak, servem para o meta-aprendizado, ou seja, auxiliar

Leia mais

Bruner. Psicologia da aprendizagem

Bruner. Psicologia da aprendizagem Bruner Psicologia da aprendizagem Biografia Psicólogo americano, nasceu em Nova Iorque em 1915. Graduou-se na Universidade de Duke em 1937. Depois foi para Harvard, onde em 1941 doutorou-se em Psicologia.

Leia mais

O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO MARISA BELMUDES MARTINEZ Falar do processo de desenvolvimento cognitivo do homem é nos fazer refletir sobre nossa própria maneira de construir o conhecimento. Esse

Leia mais

Para o especialista em Psicologia Educacional, o conhecimento prévio do aluno é a chave para a aprendizagem significativa

Para o especialista em Psicologia Educacional, o conhecimento prévio do aluno é a chave para a aprendizagem significativa Para o especialista em Psicologia Educacional, o conhecimento prévio do aluno é a chave para a aprendizagem significativa Elisângela Fernandes (novaescola@fvc.org.br) DAVID AUSUBEL Filho de imigrantes

Leia mais

ESCOLA SONHO DE CRIANÇA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA SONHO DE CRIANÇA

ESCOLA SONHO DE CRIANÇA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA SONHO DE CRIANÇA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA SONHO DE CRIANÇA A visão de educação da Escola Sonho de Criança é de concepção humanista, já que valoriza o ser humano no desenvolvimento das suas potencialidades. Acreditamos

Leia mais

UTILIZAÇAO DA DINÂMICA POLÍMEROS SINTÉTICOS EM IMAGENS COMO ESTRATÉGIA PARA FACILITAR APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE POLÍMEROS SINTÉTICOS

UTILIZAÇAO DA DINÂMICA POLÍMEROS SINTÉTICOS EM IMAGENS COMO ESTRATÉGIA PARA FACILITAR APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE POLÍMEROS SINTÉTICOS UTILIZAÇAO DA DINÂMICA POLÍMEROS SINTÉTICOS EM IMAGENS COMO ESTRATÉGIA PARA FACILITAR APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE POLÍMEROS SINTÉTICOS Vanilsa Pereira de Souza (vanilsaps@msn.com) Miriam Ines Marchi

Leia mais

ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE MAPAS CONCEITUAIS 1 Ricardo Emanuel Mendes Gonçalves da Rocha. Graduando em Licenciatura em Matemática

ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE MAPAS CONCEITUAIS 1 Ricardo Emanuel Mendes Gonçalves da Rocha. Graduando em Licenciatura em Matemática ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE MAPAS CONCEITUAIS 1 Ricardo Emanuel Mendes Gonçalves da Rocha Graduando em Licenciatura em Matemática Universidade Federal do Pará, ricardoemanuelrocha@gmail.com

Leia mais

Principais Teorias da Aprendizagem

Principais Teorias da Aprendizagem INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS VISCONDE DA GRAÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Principais Teorias da Aprendizagem Prof. Nelson Luiz Reyes Marques www.nelsonreyes.com.br

Leia mais

O CONSTRUTIVISMO NA SALA DE AULA PROFA. DRA. PATRICIA COLAVITTI BRAGA DISTASSI - DB CONSULTORIA EDUCACIONAL

O CONSTRUTIVISMO NA SALA DE AULA PROFA. DRA. PATRICIA COLAVITTI BRAGA DISTASSI - DB CONSULTORIA EDUCACIONAL O CONSTRUTIVISMO NA SALA DE AULA 1. OS PROFESSORES E A CONCEPÇÃO CONSTRUTIVISTA Construtivismo é um referencial explicativo que norteia o planejamento, a avaliação e a intervenção; A concepção construtivista

Leia mais

Oficina de texto MAPAS CONCEITUAIS

Oficina de texto MAPAS CONCEITUAIS Oficina de texto MAPAS CONCEITUAIS APRESENTAÇÃO Teoria da Aprendizagem Significativa Primeiros estudos na década de 60. A aprendizagem é dita significativa quando: -uma nova informação (conceito, ideia,

Leia mais

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR ANDRÉA VERUSKA NERY VAZ 1 INTRODUÇÃO Educar é colaborar para que as pessoas transformem suas vidas através de constante aprendizagem. De

Leia mais

APRENDER E ENSINAR: O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO Leise Cristina Bianchini Claudiane Aparecida Erram Elaine Vieira Pinheiro

APRENDER E ENSINAR: O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO Leise Cristina Bianchini Claudiane Aparecida Erram Elaine Vieira Pinheiro APRENDER E ENSINAR: O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO Leise Cristina Bianchini Claudiane Aparecida Erram Elaine Vieira Pinheiro Resumo Neste texto, discute-se o estágio em docência desenvolvido em cursos

Leia mais

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E MAPAS CONCEITUAIS

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E MAPAS CONCEITUAIS Resumo APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E MAPAS CONCEITUAIS Wilson da Silva 1 - UNINTER Genoveva Ribas Claro 2 - UNINTER Ademir Pinheli Mendes 3 - UNINTER Eixo Educação, Tecnologia e Comunicação Agência Financiadora:

Leia mais

AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL

AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM Educação Social, 1º Ano, 1º Semestre Copyright, 2015 José Farinha, ESEC-UALG APRENDIZAGEM HUMANA

Leia mais

O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Elaine Samora Carvalho e França Antunes, Patrícia Bispo De Araújo. Universidade Estadual Júlio de Mesquita

Leia mais

A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL

A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL Kelen dos Santos Junges - UNESPAR/Campus de União da Vitória Mariane de Freitas - UNESPAR/Campus de União da Vitória

Leia mais

O ENSINO DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: UM ESTUDO DIDÁTICO-REFLEXIVO COM UMA TURMA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O ENSINO DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: UM ESTUDO DIDÁTICO-REFLEXIVO COM UMA TURMA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL O ENSINO DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: UM ESTUDO DIDÁTICO-REFLEXIVO COM UMA TURMA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Antonio Carlos Belarmino Segundo, Rodolfo Moreira Cabral. Universidade Estadual da Paraíba,

Leia mais

Mapas Conceituais: usando o software Cmap Tools no ensino e na aprendizagem de matemática

Mapas Conceituais: usando o software Cmap Tools no ensino e na aprendizagem de matemática Mapas Conceituais: usando o software Cmap Tools no ensino e na aprendizagem de matemática Leila Zardo Puga Centro Universitário da F. E. I. Brasil preleilazp@fei.edu.br Resumo Mapa conceitual ou mapeamento

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde a concepção

Leia mais

A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual

A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual Suzana dos Santos Gomes * * Mestre em Educação FAE-UFMG, professora de Cultura Religiosa PUC Minas. A AVALIAÇÃO ESTÁ presente na vida humana

Leia mais

A Didática como epistemologia da aprendizagem.

A Didática como epistemologia da aprendizagem. Grupo de Pesquisa em Metodologia de Ensino e seus Processos Cognitivos. A Didática como epistemologia da aprendizagem. Prof. Dr. Héctor José García Mendoza Prof. Dr. Oscar Tintorer Delgado https://w3.dmat.ufrr.br/hector/

Leia mais

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UM ESTUDO A PARTIR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM CRIANÇAS

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UM ESTUDO A PARTIR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM CRIANÇAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UM ESTUDO A PARTIR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM CRIANÇAS Izabella Vilela Netto Botosso Pontifícia Universidade Católica de Goiás izabellavilelabotosso@hotmail.com Resumo: Os estudiosos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC S) NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC S) NA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC S) NA EDUCAÇÃO INFANTIL Cristina Valentim Lira Palavras Chave: Educação; Ensino; Tecnologia. INTRODUÇÃO Este trabalho é resultado

Leia mais

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: QUESTÕES SOBRE A APRENDIZAGEM E A RELAÇÃO EDUCATIVA. Ariana Cosme

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: QUESTÕES SOBRE A APRENDIZAGEM E A RELAÇÃO EDUCATIVA. Ariana Cosme GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: QUESTÕES SOBRE A APRENDIZAGEM E A RELAÇÃO EDUCATIVA Ariana Cosme Questões estruturantes O que é que se entende por educar nas escolas? O que é que se entende

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÂO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO 2017 PARECERES DOS RECURSOS PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 11) De acordo com a Proposta

Leia mais

CARTOGRAFIA COGNITIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA

CARTOGRAFIA COGNITIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA CARTOGRAFIA COGNITIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA Michelly Cássia de Azevedo Marques 1 Universidade Estadual da Paraíba micassia13@hotmail.com Rômulo Marinho do Rêgo 2 Universidade

Leia mais

A TEORIA DO CAMPO COGNITIVO DE KURT LEWIN AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL

A TEORIA DO CAMPO COGNITIVO DE KURT LEWIN AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM Educação Social, 1º Ano, 1º Semestre A TEORIA DO CAMPO COGNITIVO DE KURT LEWIN AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL Copyright, 2014 José

Leia mais

O MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

O MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Coordenação Geral de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social http://periodicos.ufersa.edu.br/revistas/index.php/includere ISSN 2359-5566 O MAPA CONCEITUAL

Leia mais

GABARITO QUESTÕES OBJETIVAS

GABARITO QUESTÕES OBJETIVAS MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx - DEPA COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO (Casa de Thomaz Coelho/1889) CONCURSO PARA PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO - PROVA DE 07 DE JULHO

Leia mais

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Educação infantil Creche e pré escolas O QUE É? Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país,

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO LIVRO PARADIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE EJA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.

A UTILIZAÇÃO DO LIVRO PARADIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE EJA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. A UTILIZAÇÃO DO LIVRO PARADIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE EJA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Autor: Fernanda Cíntia Costa Matos Universidade Federal do Ceará fcintiacm@gmail.com

Leia mais

Representação do processo de Assimilação e Retenção do conhecimento de Ausubel.

Representação do processo de Assimilação e Retenção do conhecimento de Ausubel. Representação do processo de Assimilação e Retenção do conhecimento de Ausubel. José Uibson Pereira Moraes 1, 2 1 Professor de Física do Instituto Federal de Alagoas IFAL Campus Penedo. e-mail: jose.moraes@ifal.edu.br

Leia mais

ADEDANHA MATEMÁTICA: UMA DIVERSÃO EM SALA DE AULA

ADEDANHA MATEMÁTICA: UMA DIVERSÃO EM SALA DE AULA ADEDANHA MATEMÁTICA: UMA DIVERSÃO EM SALA DE AULA Elizabethe Gomes Pinheiro Secretaria Municipal de Educação- Cabo Frio - RJ bethematica@hotmail.com Resumo: Este trabalho tem por objetivo mostrar um pouco

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FOCO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FOCO 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

A CRIANÇA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO SEGUNDO EMÍLIA FERREIRO 1

A CRIANÇA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO SEGUNDO EMÍLIA FERREIRO 1 A CRIANÇA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO SEGUNDO EMÍLIA FERREIRO 1 Mayrla Ferreira Silva Acadêmica do curso de Pedagogia Rosana Moraes de Sousa Acadêmica do curso de Pedagogia Universidade Estadual do Maranhão

Leia mais

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROJETO AS PEGADAS DO DINOSSAURO

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROJETO AS PEGADAS DO DINOSSAURO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROJETO AS PEGADAS DO DINOSSAURO Artur CARMELLO NETO, Faculdade de Ciências e Letras Unesp Araraquara-SP Formação de professores na perspectiva

Leia mais

FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS

FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (4º E 5º ANOS) PROFESSORA ANDRESSA CESANA CEUNES/UFES/DMA FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS AGOSTO DE 2015 A PEDAGOGIA DO TEXTO é

Leia mais

O PLANEJAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE: PLANO DE ENSINO E ORGANIZAÇÃO DA AULA

O PLANEJAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE: PLANO DE ENSINO E ORGANIZAÇÃO DA AULA O PLANEJAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE: PLANO DE ENSINO E ORGANIZAÇÃO DA AULA PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) OU PROPOSTA PEDAGÓGICA Representa a ação intencional e um compromisso sociopolítico definido coletivamente

Leia mais

AS RELAÇÕES INTERATIVAS EM SALA DE AULA: O PAPEL DOS PROFESSORES E DOS ALUNOS. Zabala, A. A prática Educativa. Porto Alegre: Artmed, 1998

AS RELAÇÕES INTERATIVAS EM SALA DE AULA: O PAPEL DOS PROFESSORES E DOS ALUNOS. Zabala, A. A prática Educativa. Porto Alegre: Artmed, 1998 AS RELAÇÕES INTERATIVAS EM SALA DE AULA: O PAPEL DOS PROFESSORES E DOS ALUNOS Zabala, A. A prática Educativa. Porto Alegre: Artmed, 1998 QUEM É O PROFESSOR? QUEM É O ALUNO? COMO DEVE SER O ENSINO? COMO

Leia mais

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem O desenvolvimento social e cognitivo do estudante pressupõe que ele tenha condições, contando com o apoio dos educadores, de criar uma cultura inovadora no colégio, a qual promova o desenvolvimento pessoal

Leia mais

META Apresentar o conceito de aprendizagem signifi cativa e fazer refl exões sobre a importância de sua aplicabilidade na sala de aula.

META Apresentar o conceito de aprendizagem signifi cativa e fazer refl exões sobre a importância de sua aplicabilidade na sala de aula. Aula 4 APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA META Apresentar o conceito de aprendizagem signifi cativa e fazer refl exões sobre a importância de sua aplicabilidade na sala de aula. OBJETIVOS Ao fi nal desta aula,

Leia mais

Aula ESTRATÉGIAS INSTRUCIONAIS MAPAS CONCEITUAIS. META Apresentar mapas conceituais como estratégias instrucionais

Aula ESTRATÉGIAS INSTRUCIONAIS MAPAS CONCEITUAIS. META Apresentar mapas conceituais como estratégias instrucionais ESTRATÉGIAS INSTRUCIONAIS MAPAS CONCEITUAIS Aula 6 META Apresentar mapas conceituais como estratégias instrucionais OBJETIVOS Ao nal desta aula, o aluno deverá: compreender e explicar o que são mapas conceituais.

Leia mais

EDUCADOR, MEDIADOR DE CONHECIMENTOS E VALORES

EDUCADOR, MEDIADOR DE CONHECIMENTOS E VALORES EDUCADOR, MEDIADOR DE CONHECIMENTOS E VALORES BREGENSKE, Édna dos Santos Fernandes* Em seu livro, a autora levanta a questão da formação do educador e a qualidade de seu trabalho. Deixa bem claro em diversos

Leia mais

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Cremilda da Silva Monteiro Centro Universitário Geraldo Di Biase cremonteiro@bol.com.br Resumo Com o objetivo de refletir sobre a atuação e os desafios

Leia mais

O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Resumo José Hiram Salengue Noguez Alfredo Luiz da Costa Tillmann O presente trabalho faz parte de uma pesquisa qualitativa ainda em fase

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS: A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde

Leia mais

Como facilitar a leitura de Mapas Conceituais?

Como facilitar a leitura de Mapas Conceituais? Como facilitar a leitura de Mapas Conceituais? Clézia Dionizio Silva 1,3, José Uibson Pereira Moraes 2,3 1 Aluna do Instituto Federal de Alagoas IFAL Campus Penedo. Bolsista do PIBICT. e-mail: clezia.11@gmail.com

Leia mais

Letramentos sociais: abordagens. críticas do letramento no. desenvolvimento, na etnografia e na. educação. BARROS, Raquel de Maria Queiroz.

Letramentos sociais: abordagens. críticas do letramento no. desenvolvimento, na etnografia e na. educação. BARROS, Raquel de Maria Queiroz. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação BARROS, Raquel de Maria Queiroz. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento,

Leia mais

APRENDIZAGEM ATIVA NOS ANOS INICIAIS. Estruturas de pensamento

APRENDIZAGEM ATIVA NOS ANOS INICIAIS. Estruturas de pensamento APRENDIZAGEM ATIVA NOS ANOS INICIAIS Estruturas de pensamento Aprendizagem Ativa Objetivos Desenvolvimento de metagognição e do pensamento por meio da apresentação ao aluno; Avaliação em prol da aprendizagem,

Leia mais

MAPAS CONCEITUAIS E SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO

MAPAS CONCEITUAIS E SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO MAPAS CONCEITUAIS E SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO Considerações iniciais Marlene Grillo 1 Valderez Marina do Rosário Lima 2 Mapas conceituais são representações gráficas de conjuntos de conceitos organizados

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS EM MATEMÁTICA ATRAVÉS DA ESTRATÉGIA DOS MAPAS CONCEITUAIS Cristiane Carvalho Bezerra de Lima Universidade Federal da Paraíba - UFPB profacristiane@yahoo.com.br Romero Tavares Universidade

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Subprojeto PIBID - Matemática

Universidade Federal de Roraima Subprojeto PIBID - Matemática Universidade Federal de Roraima Subprojeto PIBID - Matemática Seminário Institucional PIBID - 2013 Aprendizagem : Um olhar sobre as Teorias e Práticas Prof. Dr. Héctor José García Mendoza w3.dmat.ufrr.br/~hector

Leia mais

Multimeios Aplicados à Educação Aula 2

Multimeios Aplicados à Educação Aula 2 Multimeios Aplicados à Educação Aula 2 Enfoque teórico-prático sobre o uso do computador e da tecnologia digital na educação: as implicações pedagógicas e sociais desse uso. O que significa TECNOLOGIA?

Leia mais

OPÇÕES PEDAGÓGICAS DO PROCESSO EDUCATIVO

OPÇÕES PEDAGÓGICAS DO PROCESSO EDUCATIVO DO PROCESSO EDUCATIVO Conceito de Educação O conjunto de todos os processos através dos quais a pessoa desenvolve capacidades, atitudes, e outras formas de comportamento positivo na sociedade onde vive.

Leia mais

em-significativa/ Aprendizagem Significativa

em-significativa/ Aprendizagem Significativa http://www.infoescola.com/educacao/aprendizag em-significativa/ Aprendizagem Significativa Por Ricardo Normando Ferreira de Paula Sobre a aprendizagem significativa de Rogers, afirma-se que a sugestão

Leia mais

VI JOPEMAT II ENCONTRO NACIONAL DO PIBID/MATEMÁTICA/FACCAT, I CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

VI JOPEMAT II ENCONTRO NACIONAL DO PIBID/MATEMÁTICA/FACCAT, I CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA Zenar Pedro Schein zenar@faccat.br Faculdades Integradas de Taquara Resumo O presente trabalho aqui intitulado Educação financeira escolar: teoria e prática

Leia mais

VI JOPEMAT II ENCONTRO NACIONAL DO PIBID/MATEMÁTICA/FACCAT, I CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOVIMENTO CIRCULAR E FORÇA CENTRÍPETA

VI JOPEMAT II ENCONTRO NACIONAL DO PIBID/MATEMÁTICA/FACCAT, I CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOVIMENTO CIRCULAR E FORÇA CENTRÍPETA MOVIMENTO CIRCULAR E FORÇA CENTRÍPETA Daniela Trentin daniela@sou.faccat.br FACCAT Núbia Elisa Matos Ramos nubiaramos@sou.faccat.br FACCAT Zenar Pedro Schein zenar@faccat.br FACCAT Resumo O trabalho aqui

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ENSINO

PLANEJAMENTO DE ENSINO PLANEJAMENTO DE ENSINO ENSINO SUPERIOR PLANEJAMENTO DE ENSINO PLANEJAMENTO O planejamento revela o referencial teórico: Concepção: de educação de aprendizagem e ensino PLANEJAMENTO Planejamento de ensino

Leia mais

Aprendizagem Significativa: uma experiência com trabalhos de conclusão de curso

Aprendizagem Significativa: uma experiência com trabalhos de conclusão de curso Aprendizagem Significativa: uma experiência com trabalhos de conclusão de curso Romildo José de Souza 1, Paulo Jorge de Oliveira 2 1 Professor do IFAL, Campus Maceió, Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação,

Leia mais

não conter informações referentes à Alfabetização e Letramento nas séries iniciais de escolarização.

não conter informações referentes à Alfabetização e Letramento nas séries iniciais de escolarização. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS JORNAIS DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA Ivonete Benedet Fernandes Coan UNIPLAC Agência Financiadora: Prefeitura Municipal de Lages (SC) ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Leia mais

Psicologia e Currículo A Análise do Conteúdo

Psicologia e Currículo A Análise do Conteúdo COLL, César. Quando ensinar?...ou o problema da organização e sequenciação das intenções educativas. In: - Psicologia e Currículo. São Paulo, SP: Editora Ática, 1998, p. 94-130. 3º ed. A Análise do Conteúdo

Leia mais

aprendizagem significativa

aprendizagem significativa aprendizagem significativa Criando percepções e sentidos Construindo sentidos Como a aprendizagem significativa pode contribuir para o processo de ensino e assimilação de novos conceitos H á alguns anos,

Leia mais

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR UNIDADE ACADÊMICA DE LICENCIATURAS E FORMAÇÃO GERAL CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA CAMPUS JOÃO PESSOA Prática

Leia mais

PERFIL DO ALUNO CONHECIMENTOS. CAPACIDADES. ATITUDES.

PERFIL DO ALUNO CONHECIMENTOS. CAPACIDADES. ATITUDES. PERFIL DO ALUNO CONHECIMENTOS. CAPACIDADES. ATITUDES. Educar para um Mundo em Mudança. Educar para Mudar o Mundo. Maria Emília Brederode Santos PERFIL DO ALUNO 2 INTRODUÇÃO As mudanças no mundo, hoje,

Leia mais

AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS COMO FACTOR CONDICIONANTE DA APRENDIZAGEM EM FÍSICA

AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS COMO FACTOR CONDICIONANTE DA APRENDIZAGEM EM FÍSICA É útil diferenciar duas formas distintas do conhecimento prévio de um aluno: 1º) os conceitos que o aluno assimila naturalmente, através da sua interacção com o meio conceitos espontâneos 2º) os conceitos

Leia mais

Rosangela Ramos AVALIAÇÃO DIAGNÓSTISCA E NIVELAMENTO. 07/02/2019 DE 14:00 ÀS 16:00 Horas

Rosangela Ramos AVALIAÇÃO DIAGNÓSTISCA E NIVELAMENTO. 07/02/2019 DE 14:00 ÀS 16:00 Horas Rosangela Ramos AVALIAÇÃO DIAGNÓSTISCA E NIVELAMENTO 07/02/2019 DE 14:00 ÀS 16:00 Horas Nivelamento da aprendizagem O desafio com a universalização consistiu e consiste em pensar formas de garantir o direito

Leia mais

Construtivismo no Ensino de Física: um estudo de caso com os professores do município de Bambuí MG

Construtivismo no Ensino de Física: um estudo de caso com os professores do município de Bambuí MG Construtivismo no Ensino de Física: um estudo de caso com os professores do município de Bambuí MG Jessiara Garcia PEREIRA 1 ; Rosemary Pereira COSTA 2 1 Licenciada em Física pelo Instituto Federal Minas

Leia mais

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: CONCEITO HISTORICO

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: CONCEITO HISTORICO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: CONCEITO HISTORICO SANTOS, Silmara Simões Ferreira Acadêmica do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva KAULFUSS, Marco Aurélio Docente da

Leia mais

A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO. Leon S. Vygotsky ( )

A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO. Leon S. Vygotsky ( ) A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO Leon S. Vygotsky (1896-1934) O CONTEXTO DA OBRA - Viveu na União Soviética saída da Revolução Comunista de 1917 - Materialismo marxista - Desejava reescrever

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira RESUMO A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA João Luiz Gasparin Universidade Estadual de Maringá PR gasparin01@brturbo.com.br Eixo temático 1: Didática e prática de ensino:

Leia mais

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEDIADA POR TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES E CRITÉRIOS

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEDIADA POR TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES E CRITÉRIOS AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEDIADA POR TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES E CRITÉRIOS Abril/2007 Daniela Karine Ramos Universidade Regional de Blumenau dadaniela@gmail.com Henriette Friske Universidade

Leia mais

Teoria da aprendizagem significativa na prática docente

Teoria da aprendizagem significativa na prática docente ISSN 0798 1015 HOME Revista ESPACIOS! ÍNDICES! A LOS AUTORES! Vol. 39 (Nº 23) Ano 2018. Pág. 27 Teoria da aprendizagem significativa na prática docente Theory of meaningful learning in teaching practice

Leia mais

A OPÇÃO PELA ENFERMAGEM*

A OPÇÃO PELA ENFERMAGEM* A OPÇÃO PELA ENFERMAGEM* Margareth Angelo** * Aula inaugural proferida aos ingressantes do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem da USP, 1995. ** Enfermeira. Docente da Disciplina Enfermagem Pediátrica

Leia mais

CEDHAP CENTRO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO APLICADO O PROFESSOR COMO GESTOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

CEDHAP CENTRO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO APLICADO O PROFESSOR COMO GESTOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS O PROFESSOR COMO GESTOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS Publicado na revista Direcional Educador. Ano 8, no. 94, Nov./2012, p 14 17 Heloísa Lück Diretora Educacional do CEDHAP Centro de Desenvolvimento

Leia mais