Estás a pensar adoptar um cão? Tens consciência dos seus cuidados básicos? Aqui vão umas dicas...

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estás a pensar adoptar um cão? Tens consciência dos seus cuidados básicos? Aqui vão umas dicas..."

Transcrição

1 Estás a pensar adoptar um cão? Tens consciência dos seus cuidados básicos? Aqui vão umas dicas... Adoptar um animal implica ter consciência dos nossos deveres e responsabilidades para com ele. Trata-se de um ser vivo, que é dependente de nós e pelo qual somos responsáveis. Um ser vivo cuja esperança média de vida é de 10/15 anos!... EDUCAÇÃO A educação do cão é essencial para a convivência saudável e equilibrada entre ele e os restantes membros da família. Esta educação é da responsabilidade da pessoa que decidiu receber o animal em sua casa, por isso o proprietário do cão deve fazer todos os esforços para não falhar naquilo a que se propõe. COERÊNCIA, RIGOR e RESPEITO MÚTUO são palavras-chave na educação de qualquer cão, adulto ou cachorro. É essencial definir regras específicas de convivência que todos devem cumprir. A maioria dos problemas de comportamento devem-se a erros do proprietário. Geralmente, o cão é um animal que respeita a hierarquia e é fundamental ele saber o que pode ou não fazer. Isso tem de ser definido e ensinado pela(s) pessoa(s) que ele considera líder(es), desde o dia em que chega a casa. A educação deve ser feita pelo estímulo positivo ao bom comportamento e pela repreensão verbal. É essencial ele associar uma palavra (por exemplo, NÂO ) e um determinado tom de voz ao que não deve fazer quando o cão comete um erro. Desde o início, deve ser definido o local onde o cão vai dormir e onde vai fazer as refeições, bem como os locais aos quais terá ou não acesso. Os horários das refeições e dos passeios regulares devem ser rigorosos. Educação, companhia e carinho, boa alimentação, acompanhamento veterinário regular, exercício adequado e segurança são as bases para o bem estar do cão e para que toda a família possa desfrutar de todos os benefícios e prazeres desta relação. ALIMENTAÇÃO * Não deve alimentar o animal com restos da sua comida. Muitos problemas de saúde dos animais acabam por aparecer devido ao uso de temperos utilizados na alimentação humana ou ao excesso de determinados ingredientes. * Ao alimentar o animal com uma ração de qualidade, está a fornecer-lhe todos os elementos essenciais à manutenção de uma boa qualidade de vida, evitando uma série de problemas de saúde. A mudança de ração deve ser feita gradualmente e não de forma repentina. As alterações alimentares provocam distúrbios digestivos. Até aos 12 meses, é fundamental alimentar o animal com ração específica para a sua idade (puppy nos primeiros meses, júnior nos seguintes.) * A quantidade e frequência das refeições varia com a idade, estado de saúde e nível de actividade do cão. A fase de crescimento caracteriza-se por manifestar maiores necessidades nutricionais e por isso,

2 quando são pequeninos, os cachorros comem grandes quantidades de alimento por dia. Até aos 4 meses necessitam de pelo menos três refeições por dia. Daí em diante duas refeições são o ideal. * Estabeleça um horário de refeições. Deixe a ração disponível durante 15 minutos e depois retire o comedouro (se o cão não comer, deverá esperar até à hora da próxima refeição). * É normal o cão fazer as suas necessidades um pouco depois das refeições. Se for assim com o seu animal, uma ida à rua depois da refeição é importante para este hábito. No entanto, deverá servir apenas este objectivo e não ser uma oportunidade para exercício ou brincadeiras. Não leve o cão a fazer exercício logo a seguir a uma refeição. É muito importante que os comedouros (lavados regularmente) não fiquem acessíveis e que os cães aprendam a comer apenas nas horas de refeição. Isto favorecerá o apetite e promoverá uma digestão fácil. * É absolutamente necessário ter sempre água limpa e fresca à disposição do animal. SAÚDE É essencial escolher um veterinário que acompanhe o seu animal. Ele é a pessoa indicada para lhe prestar todas as informações acerca de saúde, hábitos e comportamento. * VACINAÇÃO: Um cachorro só está convenientemente protegido após ter terminado o programa completo de vacinação, por isso evite levá-lo à rua ou permitir que contacte com animais potencialmente portadores de vírus antes desse tempo. A vacinação anual durante toda a vida é essencial. O facto de o seu animal não sair de casa não impede que ele contraia uma doença. As pessoas também podem inadvertidamente ser portadoras de doenças transmissíveis aos animais. * DESPARASITAÇÃO: Alguns parasitas dos animais podem transmitir doenças ao ser humano. Ao desparasitar o animal, estará também a proteger as pessoas que contactam com ele. Desparasitação Interna A falta de desparasitação interna num cachorro pode levar a um sério debilitar da sua saúde e mesmo à sua morte. Para efectuar uma desparasitação interna eficaz a um cachorro, é necessário desparasitá-lo mensalmente até aos 6 meses de idade. A partir desta data a desparasitação deverá ser efectuada 2 vezes por ano. Desparasitação Externa As pulgas, carraças e ácaros, são alguns dos parasitas externos que podemos encontrar no cão. São bastante perigosos, uma vez que podem provocar doenças do foro dermatológico, transmitir agentes virais, bacterianos e parasitas internos. A desparasitação externa deve ser repetida várias vezes ao ano, acentuando-se a sua necessidade nos meses quentes.

3 Existem diversos produtos de prevenção (pipetas, sprays)... ESTERILIZAÇÃO A esterilização não causa nenhum mal aos animais. A esterilização é uma cirurgia que consiste em retirar os orgãos reprodutores do animal. A esterilização feita enquanto o animal é jovem (de preferência antes do primeiro cio) é ainda mais vantajosa para a sua saúde. Relativamente à idade mais indicada para fazer a cirurgia, deve consultar o médico veterinário que acompanha o animal. VANTAGENS (COMPORTAMENTO E SAÚDE): NAS FÊMEAS: - Deixam de ter cio e corrimento, acabando o típico comportamento de ansiedade durante a época de acasalamento. - Evita tumores mamários, nos ovários e no útero. - Evita a piometria, uma grave infecção uterina que pode conduzir à morte. - Evita episódios frequentes de "gravidez psicológica" e suas consequências (como infecção das mamas). - Evita que apanhe doenças sexualmente transmissíveis. - Diminui a incidência de fístulas perianais (lesões crónicas da pele que afectam a zona do anus). NOS MACHOS: - Diminui a tendência para fugir (e o risco de serem atropelados ou se envolverem em lutas com outros animais). - Reduz a atitude de demarcação do território com urina. - Diminui a agressividade motivada por excitação sexual constante. - Diminui o "montar" noutros animais ou em pessoas. - Os animais ficam mais tranquilos e caseiros. Os cães esterilizados mantêm o mesmo instinto de guarda e protecção. - Evita que apanhe doenças sexualmente transmissíveis. - Evita tumores testiculares.

4 - Diminui a incidência de fístulas perianais (lesões crónicas da pele que afectam a zona do anus). SEGURANÇA * NÃO DEIXE O SEU ANIMAL PASSEAR SOZINHO NO EXTERIOR Fora de casa, os animais ficam expostos a inúmeros e graves perigos, tais como doenças transmitidas por outros animais, atropelamento, maus-tratos, raptos ou envenenamento... Entre outros imprevistos, podem ainda desorientar-se ou seguir uma fêmea em cio e não conseguir regressar a casa, ou podem ser capturados pelos serviços camarários. O proprietário do animal será responsável por qualquer acidente que este possa provocar. * Passeie sempre o seu cão pela trela É obrigatório, por lei, que os cães circulem no espaço público com coleira ou peitoral e contacto do dono. Quando sair para passear o seu cão, leve-o sempre pela trela, segurando-a firmemente com a mão. Mesmo que o seu cão seja obediente, o instinto está sempre presente. Entre outros imprevistos, o cão pode ir atrás de outro animal ou assustar-se com um algum ruído forte (como foguetes ou o motor de uma mota). Um cão assustado pode facilmente escapar ao seu controlo e fugir. Além dos riscos para o seu animal, ele pode involuntariamente provocar danos a terceiros (provocar um acidente, ferir uma criança...). * Identifique o seu animal Esta simples medida poderá ser a solução no caso de o seu animal se perder. Na coleira, deverá colocar uma placa com o seu contacto telefónico. É obrigatório o registo do animal na Junta de Freguesia. É obrigatório, para todos os cães nascidos depois de Junho de 2008, a identificação electrónica (microchip). Depois de introduzido no animal, o documento preenchido pelo médico veterinário tem de ser enviado para a base de dados nacional. Depois de colocar o microchip no seu animal, contacte a base de dados de microchips em que o seu animal foi registado, para se certificar de que o registo já se encontra no sistema. Se tiver dúvidas acerca deste processo, peça esclarecimentos ao médico veterinário que fez a implantação do microchip. * EVITE O ACESSO DO SEU ANIMAL A JANELAS ABERTAS E VARANDAS QUANDO ESTÁ SOZINHO Muitos casos de desaparecimentos, ferimentos graves ou mortes são causados por simples distracção do proprietário (portas, janelas ou portões abertos). Em relação às varandas e janelas acessíveis, infelizmente são muitos os relatos que começam por "ele nunca tinha feito aquilo..." e terminam na queda do animal e posterior morte ou ferimentos gravíssimos.

5 DICAS PARA ENSINAR UM CÃO A FAZER AS NECESSIDADES NO LOCAL INDICADO Se não tiver possibilidade de cumprir horários regulares compatíveis com as necessidades do seu cão, além de ensinar o cão a fazer as necessidades na rua deve preparar um local da casa que ele possa utilizar para esse fim. Partindo do princípio que o animal não tem problemas de saúde, é possível treinar qualquer cão para fazer as necessidades num determinado local. É necessária paciência, muita persistência e uma boa dose de brincadeira à mistura. O cão vai necessitar de algum tempo para se adaptar à nova casa e às novas regras. Castigos e palmadas devem ser logo postos de parte. Isto faz apenas com que o cão se retraía e ganhe medo dos donos. Quando apanhar o cão em flagrante, deve repreendê-lo. É essencial ele associar uma palavra (por exemplo, NÃO ) e um determinado tom de voz ao que não deve fazer. De seguida, deve acompanhá-lo até ao local onde deve fazer as necessidades. Inicialmente, o cão deve ser recompensado (festas, biscoitos para cão...) sempre que fizer as necessidades do sítio correcto. Deverá levá-lo à rua várias vezes ao dia e aumentar gradualmente o intervalo de tempo entre as saídas. ROTINAS: A melhor forma de levar um cão adulto a fazer as necessidades na rua é apostar nos passeios e nas recompensas. Os cães são animais de rotina, por isso comece por criar horários fixos dos passeios. Mantenha-se na rua até ele fazer as necessidades. Quando o fizer, recompense-o (fale com voz meiga, brinque com ele, dê-lhe um biscoito). Nunca termine o passeio logo após o cão ter feito as necessidades. Se o fizer, o cão vai passar a associar o fim do passeio com as necessidades na rua e vai retardar o mais possível a eliminação de fezes e urina para que possa prolongar o passeio. Mantenha também uma rotina na alimentação. Ao dar a ração a uma hora determinada está a fazer com que o cão faça as necessidades em intervalos regulares. Isto permite-lhe controlar melhor as horas em que o animal vai fazer necessidades. JORNAL: Nos primeiros tempos, se o cão não fizer mesmo as necessidades na rua, pode experimentar colocar folhas de jornal num sítio certo, para ele se habituar a fazer no local que lhe indicam. Sempre que vir o cão a fazer necessidades em casa leve-o até ao jornal onde ele deverá continuar a fazer as necessidades. Se conseguir pegar no cão, melhor, caso contrário, pode fazer um barulho que o faça parar, mas sem o assustar, e depois levá-lo para o local indicado.

Castração de fêmeas de cães e gatos

Castração de fêmeas de cães e gatos Atualmente existe uma grande preocupação com o controle populacional de cães e gatos, e a castração é uma das formas de evitar que animais (principalmente filhotes) sejam abandonados diariamente nas ruas,

Leia mais

(1) Definição de Animais de Companhia

(1) Definição de Animais de Companhia Como tratar dos Animais de Companhia Cão e Gato Estágio final do Mestrado Integrado de Medicina Veterinária Diana Gomes Baptista (1) Definição de Animais de Companhia Qualquer animal detido ou destinado

Leia mais

Está preparado para uma adopção? Tenha em conta: O seu estilo de vida Se tem tempo disponível; se passa muito tempo fora.

Está preparado para uma adopção? Tenha em conta: O seu estilo de vida Se tem tempo disponível; se passa muito tempo fora. Está preparado para uma adopção? Tenha em conta: O seu estilo de vida Se tem tempo disponível; se passa muito tempo fora. A sua disponibilidade financeira Pois terá de o vacinar; medicar caso adoeça, suportar

Leia mais

CUIDADOS A TER COM O SEU CÃO

CUIDADOS A TER COM O SEU CÃO CUIDADOS A TER COM O SEU CÃO ALIMENTAÇÃO O cão é um animal que tem carências nutricionais diferentes das nossas. Por isso a sua dieta deve ser direccionada a atender estas necessidades. A ração é o melhor

Leia mais

As vantagens do CED na colónia

As vantagens do CED na colónia As vantagens do CED na colónia Esterilizar os gatos de uma colónia tem as seguintes vantagens para a vizinhança: 1. Não haverá mais ninhadas, e a população de gatos irá diminuir com o tempo. Se todos os

Leia mais

SAIBA O QUE SÃO E QUAIS AS OBRIGAÇÕES LEGAIS ACERCA DE CÃES PERIGOSOS E POTENCIALMENTE PERIGOSOS

SAIBA O QUE SÃO E QUAIS AS OBRIGAÇÕES LEGAIS ACERCA DE CÃES PERIGOSOS E POTENCIALMENTE PERIGOSOS Clínica Veterinária de Mangualde Dr. Benigno Rodrigues Dra. Sandra Oliveira SAIBA O QUE SÃO E QUAIS AS OBRIGAÇÕES LEGAIS ACERCA DE CÃES PERIGOSOS E POTENCIALMENTE PERIGOSOS Em Portugal, à semelhança de

Leia mais

Bem-vindo a casa. Terão já tudo pronto para ele? Um cachorro bateu à vossa porta PTCACMIL00089

Bem-vindo a casa. Terão já tudo pronto para ele? Um cachorro bateu à vossa porta PTCACMIL00089 Bem-vindo a casa Um cachorro bateu à vossa porta Terão já tudo pronto para ele? EM CASA EM CASA TEMOS UM CACHORRO. O QUE FAZEMOS? Onde está o manual de instruções? Tranquilos: não se sintam angustiados

Leia mais

Bem-vindo a casa. Um gatinho bateu à vossa porta Terão já tudo pronto para ele? PTCAHMIL00090

Bem-vindo a casa. Um gatinho bateu à vossa porta Terão já tudo pronto para ele? PTCAHMIL00090 Bem-vindo a casa Um gatinho bateu à vossa porta Terão já tudo pronto para ele? E M CASA EM CASA TEMOS UM GATINHO. O QUE FAZEMOS? As bases de uma boa convivência Pouco a pouco irá compreender a sua linguagem.

Leia mais

Nota de Abertura da Câmara Municipal de Braga

Nota de Abertura da Câmara Municipal de Braga Nota de Abertura da Câmara Municipal de Braga O Município de Braga assumiu, nos últimos anos, uma estratégia clara de implementação de políticas públicas animais. A relação do animal com o seu detentor

Leia mais

Dr. Luís Montenegro Dr. Nuno Silva

Dr. Luís Montenegro Dr. Nuno Silva Dr. Luís Montenegro Dr. Nuno Silva Agressividade Canina Controlar esta doença Evitar críticas e exclusão social da espécie Papel de todos os Médicos Veterinários Agressividade Canina DENTRO DE TODO O CÃO

Leia mais

8 FATORES DETERMINANTES PARA UMA COMPRA SEGURA DE SEU LULU DA POMERÂNIA.

8 FATORES DETERMINANTES PARA UMA COMPRA SEGURA DE SEU LULU DA POMERÂNIA. 8 FATORES DETERMINANTES PARA UMA COMPRA SEGURA DE SEU LULU DA POMERÂNIA. 1 - QUE LINHAGEM OS PADREADORES TEM? ISSO É UMA GARANTIA DE PROCEDÊNCIA E POR CONTA DISSO UM CÃO SAUDAVEL E DENTRO DOS PADRÕES DA

Leia mais

ALGUNS CUIDADOS COM ANIMAIS

ALGUNS CUIDADOS COM ANIMAIS ALGUNS CUIDADOS COM ANIMAIS Animais não e brinquedo!!! Sente fome,frio e medo As vasilhas dos animais de estimação devem ser lavadas com água e sabão sempre. 4 Dica importantes 1 Vacine! Antes que eles

Leia mais

As relações entre os seres humanos e os animais domésticos deveriam ser de cooperação, e não de exploração

As relações entre os seres humanos e os animais domésticos deveriam ser de cooperação, e não de exploração As relações entre os seres humanos e os animais domésticos deveriam ser de cooperação, e não de exploração Problemas de bem-estar em cães e gatos Bem-estar Conceito de bem-estar: satisfação das necessidades

Leia mais

Cuidados a ter com o seu Cão

Cuidados a ter com o seu Cão Cuidados a ter com o seu Cão Os animais devem ter sempre ao seu dispor alimento e água em boas condições. Compete ao detentor do animal o dever especial de cuidar, de forma a não pôr em causa os parâmetros

Leia mais

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO Parque Rural Canino Quinta dos Patudos REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO O Parque Rural Canino Quinta dos Patudos é uma infraestrutura dotada de espaços e de equipamentos que permitam desenvolver atividades com

Leia mais

M A N U A L D O C Ã O

M A N U A L D O C Ã O MANUAL DO CÃO MANUAL DO CÃO 1 O seu novo cão Tornar-se dono de um cão Um cão pode ser uma novidade fantástica e divertida na sua casa, mas os cães são também animais complexos e inteligentes, e precisam

Leia mais

Campanha de sensibilização do pnase

Campanha de sensibilização do pnase São Tomé, 28 de Fevereiro de 2017. Campanha de sensibilização do pnase Em alusão a 1 de Março, Dia Africano da Alimentação Escolar, o Ministério da Educação Cultura de São Tomé e Príncipe dá início à campanha

Leia mais

Conjunto de atos que um animal realiza ou deixa de realizar.

Conjunto de atos que um animal realiza ou deixa de realizar. Comportamento de animais domésticos Guilherme Soares MV, M.Sc., Doutorando UFF Comportamento Animal Resultado do modo como os vários subsistemas nervosos interagem entre si e com o mundo externo e interno.

Leia mais

Você tem família, amigos e liberdade para estudar, trabalhar, se divertir. Ele só tem você.

Você tem família, amigos e liberdade para estudar, trabalhar, se divertir. Ele só tem você. Você tem família, amigos e liberdade para estudar, trabalhar, se divertir. Ele só tem você. Problemas de comportamento em cães e gatos Problemas de comportamento Problemas de comportamento em cães e gatos

Leia mais

A PREENCHER PELO ADOTANTE OU RESPONSÁVEL PELA Família de Acolhimento Temporário de Animal (FATA)

A PREENCHER PELO ADOTANTE OU RESPONSÁVEL PELA Família de Acolhimento Temporário de Animal (FATA) -INQUÉRITO- A PREENCHER PELO SERVIÇO MÉDICO VETERINÁRIO CHAPA Nº ORDEM Nº / A PREENCHER PELO ADOTANTE OU RESPONSÁVEL PELA Família de Acolhimento Temporário de Animal (FATA) Para poder responsabilizar-se

Leia mais

Conheça os Segredos Para Um Hamster Feliz!

Conheça os Segredos Para Um Hamster Feliz! Conheça os Segredos Para Um Hamster Feliz! Manual Completo Dedicado a todos Aqueles que Têm Muito Carinho por Hamsters Autor Roberto Miguchi Todos os direitos reservados, esta cópia é de uso pessoal. Introdução

Leia mais

AIDS e HPV Cuide-se e previna-se!

AIDS e HPV Cuide-se e previna-se! AIDS e HPV Cuide-se e previna-se! O que é AIDS? Existem várias doenças que são transmissíveis através das relações sexuais e por isso são chamadas DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). As mais conhecidas

Leia mais

Medidas individuais de bem-estar

Medidas individuais de bem-estar Medidas individuais de bem-estar Educação Desenvolvimento da aprendizagem: cães* Fases de vida do cão - Filhote: do nascimento aos oito meses - Adolescente: dos oito meses aos três anos - Adulto * Segundo

Leia mais

Como escolher a ração ideal para seu PET? Diferenças entre os tipos de ração: Standard Premium Super Premium DICAS :

Como escolher a ração ideal para seu PET? Diferenças entre os tipos de ração: Standard Premium Super Premium DICAS : Como escolher a ração ideal para seu PET? - Devemos levar em consideração: TIPO da ração; IDADE do seu animal, PORTE; RAÇA específica; NECESSIDADES específicas (castrado, obeso, diabético); INFORMAÇÕES

Leia mais

A União Zoófila alberga permanentemente quase cerca de duzentos gatos.

A União Zoófila alberga permanentemente quase cerca de duzentos gatos. A União Zoófila alberga permanentemente quase cerca de duzentos gatos. Infelizmente as solicitações são tantas, que a capacidade encontra-se quase sempre esgotada, o que torna impraticável responder a

Leia mais

Canil intermunicipal. Categoria: Viver 1 / 6

Canil intermunicipal. Categoria: Viver 1 / 6 1 / 6 O que é: É o centro de recolha oficial de animais dos municípios de Torres Novas, Alcanena, Entroncamento e Barquinha Aqui é efetuada a receção de animais, exame clínico médico-veterinário, reclamações/notificações/participações

Leia mais

Sumário Como Emagrecer Rápido Passo Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e Passo Passo Passo 6 e Passo 8...

Sumário Como Emagrecer Rápido Passo Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e Passo Passo Passo 6 e Passo 8... Sumário Como Emagrecer Rápido Passo 1... 1 Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e 3... 3 Passo 4... 4 Passo 5... 5 Passo 6 e 7...6 Passo 8...7 Passo 9 e 10...8 Para emagrecer rápido você precisa conhecer

Leia mais

Manual de Treinamento Stop Cerca Virtual www.amicus.com.br Rua Delcides Teles, 78 - Bairro Inatel CEP 37540-000 - Santa Rita do Sapucaí - MG CNPJ: 07.075.846/0001-30 +55 35 3471-0871 sac@amicus.com.br

Leia mais

ESQUEMA DE VACINAÇÃO E VERMIFUGAÇÃO PARA CÃES E

ESQUEMA DE VACINAÇÃO E VERMIFUGAÇÃO PARA CÃES E ESQUEMA DE VACINAÇÃO E VERMIFUGAÇÃO PARA CÃES E GATOS Como os bebês, os filhotes de cães e gatos também precisam ser vacinados e tomar vermífugos. E a preocupação deve ser a mesma: observar as datas e

Leia mais

Tudo o que você precisa saber para levar uma vida mais saudável

Tudo o que você precisa saber para levar uma vida mais saudável GASTRITE Tudo o que você precisa saber para levar uma vida mais saudável SUMÁRIO 01. Afinal, o que é a gastrite? 02. Quais são os principais sintomas da doença? 03. Fatores de risco que podem desencadear

Leia mais

Nunca trabalhe contra a Mãe Natureza. Você só terá sucesso se trabalhar com ela.

Nunca trabalhe contra a Mãe Natureza. Você só terá sucesso se trabalhar com ela. Nunca trabalhe contra a Mãe Natureza. Você só terá sucesso se trabalhar com ela. Bem-estar de Cães e Gatos Conceitos Básicos I Comportamento de cães e gatos Por que o Veterinário deve conhecer o comportamento

Leia mais

Orientações para acasalamento

Orientações para acasalamento Orientações para acasalamento É comum as pessoas me questionarem sobre acasalamento de cães. Os proprietários tem dúvidas variadas,esta semana vou relacionar as mais comuns. Espero que as respostas contribuam

Leia mais

Medicina preventiva em cães

Medicina preventiva em cães Medicina preventiva em cães Os animais saudáveis desempenham um papel muito importante na atividade da clínica durante um tempo de vida médio de 12 anos, o animal é levado à consulta 10 a 15 vezes por

Leia mais

O MEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO ESTÁ A FICAR GERIÁTRICO?

O MEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO ESTÁ A FICAR GERIÁTRICO? Clínica Veterinária de Mangualde Dr. Benigno Rodrigues Dra. Sandra Oliveira O MEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO ESTÁ A FICAR GERIÁTRICO? Actualmente a melhoria dos cuidados prestados aos nossos animais de companhia

Leia mais

Manual de Nutrição. saber mais

Manual de Nutrição. saber mais Manual de Nutrição saber mais ÍNDICE Capítulo 1 > Para abrir o apetite > Porque é que comemos? > Escolhas alimentares: o que nos faz preferir determinados alimentos? > Era uma vez... > Um passeio pelo

Leia mais

Autismo Teacch. Módulo IX - Autismo - Perda de contacto com a realidade exterior Educação, Sociedade e Deficiência APS - Portugal

Autismo Teacch. Módulo IX - Autismo - Perda de contacto com a realidade exterior Educação, Sociedade e Deficiência APS - Portugal Autismo Teacch realidade exterior Educação, Sociedade e Deficiência APS - Portugal 1 Funcionamento Este modelo é um modelo que tem por base a estruturação e adequação do ambiente, de forma a diminuir os

Leia mais

Fazer sinal de paragem e entrada no autocarro

Fazer sinal de paragem e entrada no autocarro Caro cliente Fazemos o melhor para o levar ao seu destino da forma mais confortável possível. Para tornar a viagem agradável a todos, zelamos pelo cumprimento de algumas regras de utilização dos nossos

Leia mais

CICLO DE PALESTRAS FOI O PRESENTE DE ANIVERSÁRIO

CICLO DE PALESTRAS FOI O PRESENTE DE ANIVERSÁRIO Informativo - Ano 13 - Número 92 Abril / Maio / Junho / Julho de 2015 CICLO DE PALESTRAS FOI O PRESENTE DE ANIVERSÁRIO Euclides Machado Jos é Luis da Costa Vieira Coerente com a proposta que o fez sindicato

Leia mais

Diga não ao cancro do colo do utéro. Pense em se vacinar. Fale com o seu médico.

Diga não ao cancro do colo do utéro. Pense em se vacinar. Fale com o seu médico. NÃ Diga não ao cancro do colo do utéro. Pense em se vacinar. Fale com o seu médico. Qual é a frequência do cancro do colo do útero? - A nível mundial, o cancro do colo do útero é muito frequente nas mulheres;

Leia mais

www.drapriscilaalves.com.br [ORIENTAÇÕES SOBRE O FILHOTE]

www.drapriscilaalves.com.br [ORIENTAÇÕES SOBRE O FILHOTE] [ORIENTAÇÕES SOBRE O FILHOTE] 2 orientações sobre o filhote 1. Informações iniciais: É natural que o filhote estranhe seu novo lar nos primeiros dias. Assim, é importante ser compreensivo, carinhoso e

Leia mais

Imuno-Oncologia. Guia para o doente sobre. O que precisa de saber sobre o tratamento do cancro com Imuno-Oncologia

Imuno-Oncologia. Guia para o doente sobre. O que precisa de saber sobre o tratamento do cancro com Imuno-Oncologia Guia para o doente sobre Imuno-Oncologia O que precisa de saber sobre o tratamento do cancro com Imuno-Oncologia Existem várias opções para tratamento do cancro, nomeadamente cirurgia, quimioterapia, radioterapia

Leia mais

Manual do. Curioso para saber como cuidar do seu novo amiguinho? VEM COMIGO PARA DESCOBRIR!

Manual do. Curioso para saber como cuidar do seu novo amiguinho? VEM COMIGO PARA DESCOBRIR! Manual do Curioso para saber como cuidar do seu novo amiguinho? VEM COMIGO PARA DESCOBRIR! O laboratório Labovet trabalha desde 1991 na produção de medicamentos e produtos de higiene para animais pet,

Leia mais

Higiene e problemas sociais

Higiene e problemas sociais Higiene e problemas sociais A saúde A nossa saúde depende dos nossos comportamentos e também do que nos rodeia, sendo influenciada por vários fatores: Higiene Problemas sociais Ambiente Clique nos tópicos

Leia mais

Os animais entram em nossas vidas para nos ensinar lições e fazer com que nos tornemos pessoas melhores

Os animais entram em nossas vidas para nos ensinar lições e fazer com que nos tornemos pessoas melhores Os animais entram em nossas vidas para nos ensinar lições e fazer com que nos tornemos pessoas melhores Bem-estar de Cães e Gatos Estudo do bem-estar dos animais Bem-estar: estado de um indivíduo em relação

Leia mais

Meu Jardim: aprendemos e jogamos!

Meu Jardim: aprendemos e jogamos! Meu Jardim: aprendemos e jogamos! Estabelecer um padrão de alimentação saudável é importante para toda a família. Compreender de onde os alimentos vêm e sua sazonalidade, como eles se encaixam no guia

Leia mais

QUESTIONÁRIO PARA PACIENTES ALÉRGICOS

QUESTIONÁRIO PARA PACIENTES ALÉRGICOS 1 HISTÓRIO CLÍNICO DERMATOLÓGICO Data / / Proprietário Endereço Cidade Estado Fone residencial Fone comercial FAX Questionário preenchido por INFORMAÇÕES Nome do paciente Raça Sexo Idade Quando e onde

Leia mais

ADULTO TAMBÉM TOMA VACINA!

ADULTO TAMBÉM TOMA VACINA! ADULTO TAMBÉM TOMA VACINA! Não é só na infância que precisamos delas. Entenda por que a imunização nessa fase é fundamental e conheças as 6 vacinas que todos os adultos devem tomar. 1 TRÍPLICE BACTERIANA:

Leia mais

[CUIDADOS COM OS ANIMAIS IDOSOS]

[CUIDADOS COM OS ANIMAIS IDOSOS] [CUIDADOS COM OS ANIMAIS IDOSOS] Geriatria é o ramo da Medicina que foca o estudo, a prevenção e o tratamento de doenças e da incapacidade em idosos. Seus objetivos maiores são: manutenção da saúde, impedir

Leia mais

COMO ORGANIZAR A SUA MARMITA. Assessoria de Assuntos Estudantis - Pró-Reitoria de Ensino. Assistência Estudantil. Campus Serra

COMO ORGANIZAR A SUA MARMITA. Assessoria de Assuntos Estudantis - Pró-Reitoria de Ensino. Assistência Estudantil. Campus Serra COMO ORGANIZAR A SUA MARMITA Assessoria de Assuntos Estudantis - Pró-Reitoria de Ensino Assistência Estudantil Campus Serra COMO ORGANIZAR A SUA MARMITA Escolha Escolha uma uma marmita marmita que que

Leia mais

Guia prático de cuidados com o seu Seguro Saúde

Guia prático de cuidados com o seu Seguro Saúde Guia prático de cuidados com o seu Seguro Saúde A Caixa Seguradora e a sua empresa prepararam este guia rápido para você. Nele você vai encontrar informações importantes para a utilização correta do seguro.

Leia mais

Regulamento 1. Objetivos 2. Destinatários Verão na ULisboa 3. Direitos e deveres dos participantes Verão na ULisboa Verão na ULisboa

Regulamento 1. Objetivos 2. Destinatários Verão na ULisboa 3. Direitos e deveres dos participantes Verão na ULisboa Verão na ULisboa Regulamento 1. Objetivos 1.1. O Verão na ULisboa é um programa de ocupação de tempos livres para estudantes do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário, que pretende divulgar as atividades em curso nas diferentes

Leia mais

Um pequeno caderno para trabalhos na escola e com a família. Para alunos com atraso mental moderado.

Um pequeno caderno para trabalhos na escola e com a família. Para alunos com atraso mental moderado. Um pequeno caderno para trabalhos na escola e com a família. Para alunos com atraso mental moderado. Objectivo: Ensinar cada aluno a vestir-se com peças de roupa que tenham diferentes formas para fechar:

Leia mais

MANEJO NUTRICIONAL DO CAVALO ATLETA

MANEJO NUTRICIONAL DO CAVALO ATLETA MANEJO NUTRICIONAL DO CAVALO ATLETA Pâmela Lais Pontes Gomes 1, Geraldo Nardi Junior 2 1 Discente do curso de Tecnologia em Agronegócio da Faculdade de Tecnologia de Botucatu Fatec Botucatu, pamelalpg12@hotmail.com

Leia mais

Resumo INTRODUÇÃO. Kellyn Kessiene Cavalcante 1 1

Resumo INTRODUÇÃO. Kellyn Kessiene Cavalcante 1 1 Kellyn Kessiene Cavalcante 1 1 Resumo casos atendidos. INTRODUÇÃO causada por um vírus do gênero Lyssavirus e que resulta em encefalite aguda ou meningoencefalite em mamíferos 1. Com problema de saúde

Leia mais

CURSO AUXILIAR TÉCNICO DE VETERINÁRIA HANDBOOK

CURSO AUXILIAR TÉCNICO DE VETERINÁRIA HANDBOOK CURSO AUXILIAR TÉCNICO DE VETERINÁRIA HANDBOOK Outubro 2015 Nome do Aluno CURSO AUXILIAR TÉCNICO DE VETERINÁRIA Outubro 2015 Informação Geral Introdução Os principais objetivos do programa do Curso de

Leia mais

ALIMENTAÇÃO DA PORCA EM LACTAÇÃO

ALIMENTAÇÃO DA PORCA EM LACTAÇÃO N 47 ALIMENTAÇÃO DA PORCA EM LACTAÇÃO Sabe-se hoje que a alimentação da porca durante a LACTAÇÃO tem grande influência no crescimento dos leitões durante a fase de amamentação e, consequentemente nos PESOS

Leia mais

5 maneiras para se livrar da obesidade

5 maneiras para se livrar da obesidade 5 maneiras para se livrar da obesidade A obesidade é a segunda maior causa de mortes no mundo, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito. Esse fenômeno tem despertado autoridades de todo o planeta

Leia mais

Circulação. Automóveis ligeiros, motociclos. Contra-Ordenação. Até 20 km/h 60 a 300 euros Leve. 20 a 40 km/h 120 a 600 euros Grave

Circulação. Automóveis ligeiros, motociclos. Contra-Ordenação. Até 20 km/h 60 a 300 euros Leve. 20 a 40 km/h 120 a 600 euros Grave Circulação VELOCIDADE - A velocidade mínima nas auto-estradas passa de 40 para 50 km/h. - Sanções em caso de excesso de velocidade: (ver quadro) Automóveis ligeiros, motociclos Excesso de velocidade Coima

Leia mais

Cães para Adopção. AdR - Animais de Rua (Lisboa) ???1000-0???

Cães para Adopção. AdR - Animais de Rua (Lisboa)  ???1000-0??? Cães para Adopção AdR - Animais de Rua (Lisboa) http://www.animaisderua.org adr.divulgacao@gmail.com -1???1000-0??? Carlota, Fêmea Cão Rafeiro de porte Médio com 2 anos..ao nosso cuidado há mais Usar Referência

Leia mais

O DIA DO ENEM CHECKLIST PASSO A PASSO PARA. 1. Introdução. 2. Tenha uma boa noite de sono. 3. Cuide da alimentação. 4. Reveja as regras do edital

O DIA DO ENEM CHECKLIST PASSO A PASSO PARA. 1. Introdução. 2. Tenha uma boa noite de sono. 3. Cuide da alimentação. 4. Reveja as regras do edital CHECKLIST PASSO A PASSO PARA O DIA DO ENEM 1. Introdução 2. Tenha uma boa noite de sono 3. Cuide da alimentação 4. Reveja as regras do edital 5. Planeje a sua ida 6. Elimine o estresse 7. Faça uma revisão

Leia mais

DST - Proteja Sua Saúde

DST - Proteja Sua Saúde DST - Proteja Sua Saúde Adsense1 O sexo é importante na nossa vida. Ele nos dá prazer e, às vezes, filhos. Sexo é sinal de saúde, permite demonstrar carinho e confiança. Existem, entretanto, inimigos de

Leia mais

Como é que estas doenças podem ser controladas?

Como é que estas doenças podem ser controladas? na cabeça e no corpo. Por outro lado, na presença da Doença Hemorrágica Viral (RHD), os coelhos afetados irão morrer mais rapidamente normalmente num período de 12-36 horas após o aparecimento de sinais

Leia mais

Como perder 7Kg em um mês. O Segredo Revelado 0

Como perder 7Kg em um mês. O Segredo Revelado 0 Como perder 7Kg em um mês O Segredo Revelado 0 Você quer saber como emagrecer 7Kg em um mês? Saiba que muitas pessoas no desespero de querer emagrecer de forma rápida, acabam seguindo dietas restritivas

Leia mais

TÍTULO: PROBLEMAS ASSOCIADOS À OBESIDADE EM CÃES NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA

TÍTULO: PROBLEMAS ASSOCIADOS À OBESIDADE EM CÃES NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA TÍTULO: PROBLEMAS ASSOCIADOS À OBESIDADE EM CÃES NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA VETERINÁRIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

PROBIÓTICOS AO SEU ANIMAL DE COMPANHIA

PROBIÓTICOS AO SEU ANIMAL DE COMPANHIA Os benefícios da administração de PROBIÓTICOS AO SEU ANIMAL DE COMPANHIA Benefícios dos probióticos. Em humanos, os diversos benefícios para a saúde derivados da toma regular de probióticos - as chamadas

Leia mais

Às voltas no supermercado

Às voltas no supermercado Às voltas no supermercado As idas às compras fazem parte da rotina de qualquer família e são muito importantes. Temos de saber comprar de forma inteligente e sustentável. E o que quer dizer sustentável?

Leia mais

Guia de Saúde da Reprodução

Guia de Saúde da Reprodução Guia de Saúde da Reprodução Este Guia vai fornecer-te informação acerca de dois assuntos: (a) Controlo de Natalidade / Contracepção (b) VIH e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) Nota: Este

Leia mais

PROTOCOLO DE PREPARAÇÃO E ADAPTAÇÃO DE MARRÃS

PROTOCOLO DE PREPARAÇÃO E ADAPTAÇÃO DE MARRÃS PROTOCOLO DE PREPARAÇÃO E ADAPTAÇÃO DE MARRÃS Para obter sucesso na preparação e adaptação de marrãs necessitamos efetuar um adequado programa de manejo nas diferentes fases: 1. Crescimento 2. Aclimatação

Leia mais

A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Atividade Física

A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Atividade Física A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Atividade Física Atividade física Uma vida mais ativa faz você se sentir melhor e mais saudável em qualquer idade. O segredo para isso é encontrar

Leia mais

Doenças Cardiovasculares. EB2/3 Mondim de Basto

Doenças Cardiovasculares. EB2/3 Mondim de Basto Doenças Cardiovasculares EB2/3 Mondim de Basto Doenças Cardiovasculares As doenças cardiovasculares afetam o sistema circulatório, ou seja, o coração e os vasos sanguíneos (artérias, veias e vasos capilares).

Leia mais

Rotina de Sucesso em Mary Kay!

Rotina de Sucesso em Mary Kay! Rotina de Sucesso em Mary Kay! Flexibilidade de horário Ser autonôma, ter flexibilidade de horário e ser bem sucedida no seu negócio, requer MUITA disciplina. Quando trabalhamos para alguém temos horários

Leia mais

Um novo membro da família chegou, e agora?

Um novo membro da família chegou, e agora? Um novo membro da família chegou, e agora? O novo membro da família chegou, e agora?? Você já criou um animalzinho antes? Se sim, já sabe que ele possui algumas necessidades básicas! Se não, vou listar

Leia mais

Porque é que os dentes são tão importantes? Eu sou o João!

Porque é que os dentes são tão importantes? Eu sou o João! Índice Porque é que os dentes são tão importantes?...9 Linha do tempo dos dentes...10 Constituição de um dente...12 Dentes de leite...14 Tipos de dentes e para que servem...16 Dentes do siso: os rebeldes

Leia mais

NETWORKING: DESENVOLVA SUA CARREIRA CRIANDO BONS RELACIONAMENTOS

NETWORKING: DESENVOLVA SUA CARREIRA CRIANDO BONS RELACIONAMENTOS NETWORKING: DESENVOLVA SUA CARREIRA CRIANDO BONS RELACIONAMENTOS O QUE É NETWORKING? DA PRIMEIRA À ÚLTIMA CONVERSA DO DIA, VOCÊ ESTÁ O TEMPO TODO FAZENDO NETWORKING. NETWORKING É A ARTE DE CONSTRUIR E

Leia mais

Bulimia Nervosa Anorexia: -Anorexia Nervosa -Anorexia Alcoólica. Obesidade Bibliografia Conclusão

Bulimia Nervosa Anorexia: -Anorexia Nervosa -Anorexia Alcoólica. Obesidade Bibliografia Conclusão Bulimia Nervosa Anorexia: -Anorexia Nervosa -Anorexia Alcoólica Obesidade Bibliografia Conclusão A Bulimia nervosa é um transtorno alimentar causado pela ingestão de grandes quantidades de alimentos, seguidos

Leia mais

ÍNDICE. Imperativos da sociedade moderna. O sono no primeiro ano de vida. Onde está o manual de instruções?

ÍNDICE. Imperativos da sociedade moderna. O sono no primeiro ano de vida. Onde está o manual de instruções? ÍNDICE CAPÍTULO 1 Imperativos da sociedade moderna O sono dos bebés nos dias de hoje Mitos acerca do sono dos bebés 7 CAPÍTULO 2 Onde está o manual de instruções? Descrição do equipamento : grandes cérebros

Leia mais

DICAS PARA A HORA DO BANHO

DICAS PARA A HORA DO BANHO BANHO E TOSA DICAS PARA A HORA DO BANHO Algumas pessoas, por motivo de economia, costume ou praticidade, preferem dar banho em seus animais de estimação em casa. Cuidados profissionais de confiança trazem

Leia mais

Newsletter - Julho 2016

Newsletter - Julho 2016 Newsletter - Julho 2016 http://anamoreira.pt/index.php/newsletter3 Quando o sol aparece aproveitamos para fazer mais atividades ao ar livre. Quer seja a passear, a praticar algum desporto, ou simplesmente

Leia mais

Medidas populacionais de bem-estar

Medidas populacionais de bem-estar Não compre! Adote. Medidas populacionais de bem-estar Controle populacional de cães e gatos Cães e gatos domiciliados Cães e gatos domiciliados População de cães e gatos domiciliados no Brasil (2013) -

Leia mais

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem.

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem. NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE Como ter uma vida mais saudável comendo bem. IDADE X NUTRIÇÃO Depois dos 65 anos, o processo de envelhecimento naturalmente acelera e afeta a saúde. Com isso, um dos cuidados

Leia mais

Gatos para Adopção. CAroeira - Canil da Aroeira AOAA Almada.

Gatos para Adopção. CAroeira - Canil da Aroeira AOAA Almada. Gatos para Adopção CAroeira - Canil da Aroeira AOAA Almada https://www.facebook.com/grupopets/ mouracarla112@gmail.com 210000000 Av Ilha da Madeira2820-60 Charneca da Caparica Bombom, Macho arraçado(a)

Leia mais

Manual de leitura de cocho. O que é. Colocando em prática

Manual de leitura de cocho. O que é. Colocando em prática 1 Manual de leitura de cocho O intuito deste é apresentar de maneira prática como a adoção da leitura de cocho no confinamento é fácil de ser implementada, sendo um guia prático para treinamentos e/ou

Leia mais

Queima de gordura abdominal

Queima de gordura abdominal Olá,eu sou Rafael! Estou aqui pra ajudar você a emagrecer e chegar no peso que você deseja,meu desejo é ver você satisfeito(a). Para receber mais dicas de como emagrecer visite o meu site: www.emagrecaformasaudavel.com

Leia mais

SAÚDE BUCAL. Cuidados Problemas Tratamento Dicas

SAÚDE BUCAL. Cuidados Problemas Tratamento Dicas SAÚDE BUCAL Cuidados Problemas Tratamento Dicas A saúde começa pela boca A saúde literalmente começa pela boca. Seja pelo alimento que comemos ou pela forma que cuidamos da higiene bucal. A falta de atenção

Leia mais

Capítulo 1 Sendo Amigo do Tempo

Capítulo 1 Sendo Amigo do Tempo Sumário Capítulo 1 Sendo Amigo do Tempo 1. Tempos modernos...2 2. A inovação no século XXI...4 3. Quanto vale o tempo?...6 4. Conheça seu estilo...7 5. Mapa da mina...8 6. Você e o tempo...9 7. Relógio

Leia mais

Vou apresentar-te alguns erros com exemplos para perceberes melhor o que quero partilhar contigo:

Vou apresentar-te alguns erros com exemplos para perceberes melhor o que quero partilhar contigo: Ao longo da tua vida, foste interpretando as experiências de uma determinada forma, forma essa muitas vezes enviesada pelo teu ângulo e pelo teu sistema de crenças. Os erros cognitivos estão implícitos

Leia mais

Prevenção do cancro do colo do útero

Prevenção do cancro do colo do útero Prevenção do cancro do colo do útero http:// Iechyd Cyhoeddus Cymru Public Health Wales Este folheto pretende dar informações que podem ajudar na prevenção do cancro do colo do útero. Ao realizar testes

Leia mais

Educar para crescer. Serviço de Psicologia e Orientação Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama. Fonte:

Educar para crescer. Serviço de Psicologia e Orientação Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama. Fonte: Educar para crescer Serviço de Psicologia e Orientação Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama Na sua relação com seu filho, você: a) É quem manda e não aceita que a criança o questione. b) Mostra-se

Leia mais

MANEJO DE LEITOAS GENETIPORC. Saiba passo a passo como obter os melhores resultados

MANEJO DE LEITOAS GENETIPORC. Saiba passo a passo como obter os melhores resultados MANEJO DE LEITOAS GENETIPORC Saiba passo a passo como obter os melhores resultados Introdução Esse material técnico descreve de forma suscinta as principais práticas de manejo que devem ser empregadas

Leia mais

Sumário 7 SUPER DICAS DE COMO EMAGRECER RÁPIDO PARA O VERÃO Evite fazer dietas restritivas. 2. Comer bem. 3. Fazer caminhada. 4. Beba água.

Sumário 7 SUPER DICAS DE COMO EMAGRECER RÁPIDO PARA O VERÃO Evite fazer dietas restritivas. 2. Comer bem. 3. Fazer caminhada. 4. Beba água. Sumário 7 SUPER DICAS DE COMO EMAGRECER RÁPIDO PARA O VERÃO... 1. Evite fazer dietas restritivas. 2. Comer bem. 3. Fazer caminhada. 4. Beba água. 5. Corte o açúcar. 6. Evite o consumo de alimentos industrializados.

Leia mais

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo CASTIGOS. Vamos papear essa semana, um cadinho sobre castigos?

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo  CASTIGOS. Vamos papear essa semana, um cadinho sobre castigos? CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo http://www.cvdee.org.br CASTIGOS Vamos papear essa semana, um cadinho sobre castigos? 1)Eles são necessários? 2) De que forma? Quando? Por que?

Leia mais

COLEIRA ANTI-LATIDO ESTIMULO ESTÁTICO

COLEIRA ANTI-LATIDO ESTIMULO ESTÁTICO COLEIRA ANTI-LATIDO ESTIMULO ESTÁTICO PBC19-10765 ADVERTENCIA Não use com cães agressivos. Não use este produto se seu cão é agressivo ou se está propenso a mostrar comportamento agressivo. Cães agressivos

Leia mais

Projecto de AMPLIAÇÃO DO ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL DA RAR REFINARIAS DE AÇÚCAR REUNIDAS, S.A. Projecto de Execução

Projecto de AMPLIAÇÃO DO ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL DA RAR REFINARIAS DE AÇÚCAR REUNIDAS, S.A. Projecto de Execução DECLARAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL Projecto de AMPLIAÇÃO DO ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL DA RAR REFINARIAS DE AÇÚCAR REUNIDAS, S.A. Projecto de Execução I. Tendo por base o Parecer Final da Comissão de Avaliação

Leia mais

Cuide dos problemas de pele do seu pet

Cuide dos problemas de pele do seu pet 2 3 Cuide dos problemas de pele do seu pet Dentre os atendimentos clínicos veterinários de rotina, a grande maioria são direcionados aos problemas de pele, sendo as alterações dermatológicas mais observadas

Leia mais

Bala de Gelatina Light Com Dekopon Receita

Bala de Gelatina Light Com Dekopon Receita Bala de Gelatina Light Com Dekopon Receita Há poucos dias nós mostramos como é a fruta Dekopon e contamos um pouco de sua história. Na postagem nós comentamos que a fruta é ótima não só para o consumo

Leia mais

Compreenda a doença HEPÁTICA. do seu animal de estimação

Compreenda a doença HEPÁTICA. do seu animal de estimação Compreenda a doença HEPÁTICA do seu animal de estimação Porque é o fígado tão importante? O fígado é um dos maiores orgãos no corpo do seu animal de companhia e é vital para a sua saúde. Tal como nos humanos,

Leia mais

REVENDO O QUE VOCÊ DEVE E NÃO DEVE FAZER AO ADESTRAR SEU CÃO

REVENDO O QUE VOCÊ DEVE E NÃO DEVE FAZER AO ADESTRAR SEU CÃO Proporcionar ao seu cão pelo menos algum adestramento é a melhor coisa e a maior demonstração de amor que você pode dar a ele. Adestrar seu cão garante que ele esteja sempre em segurança, seja bem-vindo

Leia mais

Lembre-se dos seus direitos:

Lembre-se dos seus direitos: Os seguintes direitos e regalias são-lhe garantidos ao abrigo da lei da Inglaterra e do País de Gales e em concordância com a Convenção Europeia dos Direitos Humanos. Lembre-se dos seus direitos: 1. Informe

Leia mais