ESQUEMA DE VACINAÇÃO E VERMIFUGAÇÃO PARA CÃES E

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESQUEMA DE VACINAÇÃO E VERMIFUGAÇÃO PARA CÃES E"

Transcrição

1 ESQUEMA DE VACINAÇÃO E VERMIFUGAÇÃO PARA CÃES E GATOS

2 Como os bebês, os filhotes de cães e gatos também precisam ser vacinados e tomar vermífugos. E a preocupação deve ser a mesma: observar as datas e ter um cartão para controle das doses

3 Existem vários vírus e bactérias capazes de causar doenças graves nos cães e gatos, algumas delas podem ser fatais por não haver tratamento específico (como a cinomose e a FeLV).

4 Vacinas nacionais x importadas, éticas x "não éticas" Vacinas nacionais x importadas, éticas x "não éticas" Além de tudo isso que foi explicado anteriormente com relação as vacinas, existe ainda essa discussão sobre eficácia entre tipos de vacinas e fabricantes

5 Em tese, todas as vacinas que possuem registro no Ministério da Agricultura, tiveram sua eficácia comprovada e portanto liberada para comercialização.

6 Como já foi dito, muitos fatores interferem na eficácia da vacina: fatores externos: armazenamento, temperatura de conservação, manipulação, aplicação, data de validade... fatores da vacina: cepa viral, número de passagens, atualização da vacina de acordo com os vírus mais encontrados em campo, adjuvante...

7 As consideradas vacinas "não éticas", são vacinas de venda livre, ou seja, que não são exclusivamente vendidas a médicos veterinários. Não há controle de compra e com isso não há controle de armazenamento, manipulação, validade. Sendo em sua maioria, aplicada por leigos em pet shops ou casas agropecuárias.

8 As vacinas éticas, são vacinas exclusivamente vendidas a médicos veterinários que estão devidamente registrados no CRMV de sua região

9 em consultórios, clínicas ou hospitais veterinários, o que garante um correto armazenamento sob temperaturas controlas em geladeiras específicas para este fim, bem como correta manipulação da vacina

10 Os cães devem ser vacinados logo após o desmame, com 45 dias de vida. A vacinação dos cães protege contra diversas doenças: Cinomose, Parvovirose, Coronavirose, Adenovirose, Hepatite, Parainfluenza, Leptospirose e Raiva.

11 Primeira dose: 45 dias de vida; Segunda dose: 75 dias de vida; Terceira dose: 105 dias de vida; Raiva: 135 dias de vida.

12 Os gatos devem ser vacinados logo após o desmame, com 45 dias de vida. A vacinação dos gatos protege contra diversas doenças:

13 Atenção!!! Enquanto o filhote não tiver com todas as vacinas em dia, ele não deve sair na rua, e deve tomar o cuidado para que ele não tenha contato com outros animais.

14 Muitos parasitas que acometem os animais são zoonóticos, ou seja, causam enfermidadades nos seres humanos, por isso devemos sempre vermifugar nossos animais, para que mantenhamos a saúde deles e a nossa também.

15 Cães e/ou Gatos filhotes: 1ª dose com 15 dias de vida, com reforço após 15 dias. Após este esquema, a vermifugação é mensal, até o sexto mês de vida. Em animais adultos, a vermifugação deve ocorrer de 4 em 4 meses.

16 Cadelas e/ou Gatas prenhes: deve administrar uma dose do vermífugo antes da cobertura, e outra dose 10 dias antes do parto. Posteriormente devem ser tratadas com os filhotes, na 2ª semana pós parto. Repetições a cada 4 meses por toda vida.

17 Obs: Durante a formação do feto até os 45 dias, não deve administrar vermífugo para a cadela e/ou gata, pois pode atrapalhar na formação do feto.

18 Rinotraqueíte, Calicivirose, Clamidiose, Panleucopenia Felina e Raiva. Primeira dose: 45 dias de vida; Segunda dose: 75 dias de vida; Terceira dose: 105 dias de vida; Raiva: 135 dias de vida.

19 A v8 protege contra as seguintes doenças: Cinomose Hepatite Infecciosa Canina Adenovirose Coronavirose Parainfluenza Canina Parvovirose Leptospirose canina

20 A diferença é que a v10, v11, v12 e etc. incluem outros sorovares da bactéria leptospira

21 Reações da vacina em filhotes É comum algumas alterações no comportamento de cães vacinados: febre edema na região onde foi aplicada a vacina (inchaço) prostração (o cão fica pra baixo e desanimado) Esses efeitos devem passar em 24 horas, avise sempre seu veterinário sobre qualquer mudança no comportamento do seu cachorro.

22 No dia da vacinação recomenda-se Cães dóceis devem estar com coleira e guia, ser conduzidos por pessoas com tamanho suficiente para controlá-los e contê-los na hora de tomar a vacina.

23 Gatos são naturalmente muito assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similar, para evitar fuga ou acidentes

24 raiva A raiva: é uma antropozoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções de animais infectados, principalmente pela mordedura.

25 Uso de anticoncepcionais em cadelas e gatas Os anticoncepcionais são encontrados no mercado pet, principalmente na forma de comprimidos ou, mais frequentemente, injetáveis, estes chamados de "vacinas" pelos proprietários.

26 A forma mais eficiente para se evitar todos este inconveniente é a castração. Compreendo o temor de muitos proprietários, afinal todo procedimento cirúrgico tem um certo risco, porém, as vantagens são inúmeras, e o risco, apesar de existir, é mínimo.

27 Dentre as muitas vantagens oferecidas pela castação temos: Quando realizada antes do primeiro cio, há redução em torno de 98% do risco de desenvolvimento de tumores de mama; - Redução dos riscos de infecções de útero;

28 O erro mais comum na aplicação do anticoncepcional em cães é aplicá-lo quando a cadela entra no cio. Existe um período específico onde a aplicação é recomendada, que é exatamente antes do cio/

29 Eliminação do risco de transmissão de doenças por via venérea; - Inibição de comportamento de cio (vocalização, em especial nas gatas).

30 Animais doentes não devem ser vacinados. Exemplos: animais com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, animais que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades.

31 Crianças não devem levar os animais para vacinar. Animais bravos devem estar com focinheira para não oferecer nenhum risco de agressão ao proprietário ou outras pessoas.

32 Giárdia em cães É uma doença que pode ser transmitida para os humanos, causada pelo protozoário "giárdia SP". Ela pode trazer fezes com sangue e diarréias

33 Os animais se infectam ao ingerirem a giárdia na forma de cistos, geralmente encontrados na água, comida ou fezes, que são eliminados por animais doentes.

34 O cão apresenta diarreia até ser tratada, elas podem ser de diferentes aspectos, além de fezes normais ou com presença de sangue, os cães podem apresentar ainda perda de peso e falta de apetite

35 Outra forma de se prevenir é vacinando seu animal, pois ao longo prazo seu cão será imune a giardíase canina, não se reinfestará e com isso garante a segurança de sua família, além da saúde do seu cão

36 Sinais de que seu cão esta com Verme. Vermes visíveis na pele ou região traseira do cão Alguns vermes específicos podem aparecer como pequenos segmentos se movimentando em determinadas regiões..

37 Raspar ou coçar a parte traseira Se seu cão mostra sinais de irritação ao redor da traseira, isto pode estar acontecendo devido a vermes na região, porém isso também pode ser problemas relacionados a gândula

38 Raspar ou coçar a parte traseira Se seu cão mostra sinais de irritação ao redor da traseira, isto pode estar acontecendo devido a vermes na região, porém isso também pode ser problemas relacionados a gândula. Vômitos com vermes visíveis- se seu cão está com vermes, ele pode ser visível no vômito.

39 Vermes ou ovos visíveis nas fezes- Esta pode ser uma maneira comum de indicar se seu cão está com verme, porém existem vermes que não são visíveis.

40 Vermes visíveis na pele ou região traseira do cão Alguns vermes específicos podem aparecer como pequenos segmentos se movimentando em determinadas regiões

41 Estômago ou barriga estufada Aumento de apetite, perda de peso e fraqueza Diarréia com sangue Pêlo sem brilho Dor abdominal

42 Por que seu cão pode ter vermes Cães filhotes_ Existem vermes que se mantem como ovos adormecidos em cães adultos e não são removidos com medicação, quando a fêmea fica grávida estes ovos são ativados e infectam os filhotes.

43 Contato com sujeira contaminada - Os ovos sobrevivem em locais sujos se o cão tiver contato com um local infectado ele vai ser contaminado.

44 Pulgas Existem vermes que se instalam nas pulgas e essas pulgas infectam os cães. Caça Animais silvestres carregam vermes, se seu cão caça ou se alimenta de animais silvestres, provavelmente ele esta contaminado com vermes.

Carteira de VETPRADO. Hospital Veterinário 24h.

Carteira de VETPRADO. Hospital Veterinário 24h. Carteira de Carteira de VETPRADO Hospital Veterinário 24h www.vetprado.com.br Esquema de VacinaçãoGatos V5 Panleucopenia - Rinotraqueíte - Calicivirose Clamidiose - Leucemia Felina 90Dias 111Dias Raiva

Leia mais

Projeto AGHA - Igarapé. Saúde Pública

Projeto AGHA - Igarapé. Saúde Pública Projeto AGHA - Igarapé Saúde Pública Sumário 1. Guarda responsável e bem-estar animal 2. Castração 3. Zoonoses 1. Guarda responsável Guarda responsável É a condição na qual o guardião de um animal de companhia

Leia mais

Tudo o que você precisa saber sobre o vírus da leucemia felina e porque ele representa um risco para seu gato.

Tudo o que você precisa saber sobre o vírus da leucemia felina e porque ele representa um risco para seu gato. Tudo o que você precisa saber sobre o vírus da leucemia felina e porque ele representa um risco para seu gato. O que é o vírus da leucemia felina? O vírus da leucemia felina, ou FeLV, é o responsável por

Leia mais

[ERLICHIOSE CANINA]

[ERLICHIOSE CANINA] [ERLICHIOSE CANINA] 2 Erlichiose Canina A Erlichiose Canina é uma hemoparasitose causada pela bactéria Erlichia sp. Essa bactéria parasita, geralmente, os glóbulos brancos (neste caso, Erlichia canis)

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobivac Rabies, suspensão injetável destinada a cães, gatos, bovinos e equinos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

Qual o tamanho da nossa oportunidade?

Qual o tamanho da nossa oportunidade? Qual o tamanho da nossa oportunidade? 50% das residências da cidade de Belo Horizonte tem um pet. Mais de 74 Milhões de cães e gatos vivem no Brasil. Faturamento de R$17,9 bilhões em 2015 Crescimento do

Leia mais

Bem-vindo a casa. Terão já tudo pronto para ele? Um cachorro bateu à vossa porta PTCACMIL00089

Bem-vindo a casa. Terão já tudo pronto para ele? Um cachorro bateu à vossa porta PTCACMIL00089 Bem-vindo a casa Um cachorro bateu à vossa porta Terão já tudo pronto para ele? EM CASA EM CASA TEMOS UM CACHORRO. O QUE FAZEMOS? Onde está o manual de instruções? Tranquilos: não se sintam angustiados

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE GARANTIA DA ZOETIS INDÚSTRIA DE PRODUTOS VETERINÁRIOS LTDA.

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE GARANTIA DA ZOETIS INDÚSTRIA DE PRODUTOS VETERINÁRIOS LTDA. REGULAMENTO DO PROGRAMA DE GARANTIA DA ZOETIS INDÚSTRIA DE PRODUTOS VETERINÁRIOS LTDA. I. Definições: 1. Programa Proteção Garantida ( PG ) é o Programa instituído pela Zoetis Indústria de Produtos Veterinários

Leia mais

Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos

Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos O objetivo da campanha de vacinação é estabelecer uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão da raiva na população canina e felina. Apresentação

Leia mais

Tratamento (Coquetel Anti- HIV)

Tratamento (Coquetel Anti- HIV) VIROSES 1 2 Tratamento (Coquetel Anti- HIV) inibidores da transcriptase reversa inibidores de protease inibidores de fusão OBS.: Apesar de agirem de formas diferentes, todos os medicamentos impedem a reprodução

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Última revisão do texto em fevereiro de 2015 Página 1 de 13 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobivac Lepto mais Suspensão injetável para cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA

Leia mais

ADULTO TAMBÉM TOMA VACINA!

ADULTO TAMBÉM TOMA VACINA! ADULTO TAMBÉM TOMA VACINA! Não é só na infância que precisamos delas. Entenda por que a imunização nessa fase é fundamental e conheças as 6 vacinas que todos os adultos devem tomar. 1 TRÍPLICE BACTERIANA:

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 16 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobivac Rabies, suspensão injetável destinada a cães, gatos, bovinos e equinos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

Febre Amarela: O que você precisa saber sobre a doença

Febre Amarela: O que você precisa saber sobre a doença Febre Amarela: O que você precisa saber sobre a doença A febre amarela vem preocupando a sociedade brasileira. O número de casos no Brasil é o maior desde 1980. A OMS (Organização Mundial de Saúde) incluiu

Leia mais

www.drapriscilaalves.com.br [CINOMOSE]

www.drapriscilaalves.com.br [CINOMOSE] www.drapriscilaalves.com.br [CINOMOSE] 2 cinomose A cinomose é uma doença viral altamente contagiosa que afeta os cães e todos os animais da família Canidae (Dingo, raposa, coiote, lobo), da família Mustelidae

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 17 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Rispoval 4 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose (5 ml) contém: Solvente (suspensão): - vírus da

Leia mais

ÁGUA E SAÚDE. Prof.ª: Leila Fritz Ciências 6 ano

ÁGUA E SAÚDE. Prof.ª: Leila Fritz Ciências 6 ano ÁGUA E SAÚDE Prof.ª: Leila Fritz Ciências 6 ano SANEAMENTO BÁSICO É o conjunto de medidas que visa melhorar e garantir a saúde da população por meio de abastecimento de água, da construção de rede de esgoto

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Eurican PNEUMO 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 1 ml de vacina contém: Substância(s) activa(s):

Leia mais

ford residence southampton, ny Flagyl em cães

ford residence southampton, ny Flagyl em cães P ford residence southampton, ny Flagyl em cães O metronidazol é dada aos cães para ajudar a combater as infecções bacterianas no intestino, tais como Giardia. De acordo com o Guia do Livro Pill à medicação

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Página 1 de 16 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Vanguard 7 Pó e solvente para suspensão injetável 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml

Leia mais

REVISÃO VACINAS 15/02/2013

REVISÃO VACINAS 15/02/2013 1. De acordo com o calendário básico de vacinação, assinale a alternativa que apresenta a(s) vacina(s) que deve(m) ser administrada(s) em um recém nascido. REVISÃO VACINAS a) Somente a BCG. b) BCG e vacina

Leia mais

[PARVOVIROSE CANINA]

[PARVOVIROSE CANINA] [PARVOVIROSE CANINA] 2 Parvovirose Canina A Parvovirose é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus da família Parvoviridae. Acomete mais comumente animais jovens, geralmente com menos de 1 ano

Leia mais

USO VETERINÁRIO. Gatos

USO VETERINÁRIO. Gatos pipeta de 0,5 ml Mata Pulgas, Carrapatos e Piolhos em. COMPOSIÇÃO Cada 00 ml contêm: Fipronil...0,00 g Veículo...q.s.p....00,00 ml FRONTLINE TOPSPOT GATOS (adultos e filhotes): Tratamento e controle das

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 13 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobivac Lepto mais Suspensão injetável para cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada frasco contém

Leia mais

Castração de fêmeas de cães e gatos

Castração de fêmeas de cães e gatos Atualmente existe uma grande preocupação com o controle populacional de cães e gatos, e a castração é uma das formas de evitar que animais (principalmente filhotes) sejam abandonados diariamente nas ruas,

Leia mais

S U M Á R I O. 1 Ainda Ocorrem Casos de Raiva Humana? 2 O que é a Raiva? 3 Como a Raiva é Transmitida? 4 Como Previnir a Raiva?

S U M Á R I O. 1 Ainda Ocorrem Casos de Raiva Humana? 2 O que é a Raiva? 3 Como a Raiva é Transmitida? 4 Como Previnir a Raiva? MEDICINA VETERINÁRIA RAIVA POR PROFA. DRA. ADRIANA MORAES DA SILVA S U M Á R I O 1 Ainda Ocorrem Casos de Raiva Humana? 2 O que é a Raiva? 3 Como a Raiva é Transmitida? 4 Como Previnir a Raiva? 5 O Que

Leia mais

a vacinação de cães Debates sobre o tema buscam o ideal para os animais quando o assunto é imunização

a vacinação de cães Debates sobre o tema buscam o ideal para os animais quando o assunto é imunização comac news / protocolos Repensando a vacinação de cães Foto: banco de imagens C&G VF Debates sobre o tema buscam o ideal para os animais quando o assunto é imunização Mitika K. Hagiwara Acrescente preocupação

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO RABIGEN MONO, Solução injectável para cães e gatos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Uma dose de 1 ml

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobivac Tricat Trio liofilizado e solvente para suspensão injetável para gatos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

Sarampo. Transmissão Sintomas Tratamento Vacinação e Prevenção

Sarampo. Transmissão Sintomas Tratamento Vacinação e Prevenção Sarampo Transmissão Sintomas Tratamento Vacinação e Prevenção O que é O Sarampo é uma doença grave, causada por vírus e extremamente contagiosa. Como ocorre a transmissão: De forma direta, de pessoa para

Leia mais

CARTILHA DICAS E INFORMAÇÕES PARA UMA VIDA MELHOR DO SEU PET. por: CARLOS FERREIRA (CARLÃO DA PROTEÇÃO)

CARTILHA DICAS E INFORMAÇÕES PARA UMA VIDA MELHOR DO SEU PET. por: CARLOS FERREIRA (CARLÃO DA PROTEÇÃO) Natural de Frei Inocêncio, Minas Gerais, Carlos Antonio Ferreira do Santos ou CARLÃO da Proteção como é conhecido, nasceu em 05 de Abril de 1966, e desde garoto aprendeu com sua mãe, Dona Josefina Ferreira

Leia mais

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 19. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 19. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO Calendário Vacinal Parte 19 Profª. Tatiane da Silva Campos Vacina raiva (inativada) apresentação: liofilizada + diluente para reconstituição. produzida em culturas distintas de células

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 25 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO RABISIN Suspensão injectável 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 1 ml de vacina contém:

Leia mais

PORQUE EXISTE ESTA COORDENAÇÃO?

PORQUE EXISTE ESTA COORDENAÇÃO? PORQUE EXISTE ESTA COORDENAÇÃO? PPC PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO PRÉ-REQUISITO PARA CURSAR DISCIPLINAS COM PRÁTICAS VETERINÁRIAS (POSSIBILIDADE DE CONTATO ANIMAIS VIVOS/MORTOS INFECTADOS) PRÉ-REQUISITOS

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 18 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Alfida Hepta liofilizado e solvente para suspensão injectável para cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobivac Pi 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substâncias ativas: Vírus vivo atenuado da parainfluenza

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 18 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Eurican PRIMO suspensão injetável 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 1 ml de vacina

Leia mais

[DERMATITE ALÉRGICA A PICADA DE PULGAS - DAPP]

[DERMATITE ALÉRGICA A PICADA DE PULGAS - DAPP] www.drapriscilaalves.com.br [DERMATITE ALÉRGICA A PICADA DE PULGAS - DAPP] 2 É considerada a doença alérgica mais comum na rotina dermatológica, podendo corresponder a até 90% dos casos nos pacientes felinos

Leia mais

ENTENDA O QUE É FEBRE AMARELA

ENTENDA O QUE É FEBRE AMARELA A Veja 2ª ATENÇÃO! Devido ao retorno das atividades no RECANTO CONSOLATA (situado na região do Horto Florestal) salientamos a EXTREMA IMPORTÂNCIA de que TODOS estejam devidamente protegidos e vacinados.

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 6 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobivac KC 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por dose de 0,4 ml de vacina reconstituída com diluente (água

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 20 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO CANIGEN DHPPi liofilizado e solvente para suspensão injectável para cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E

Leia mais

Vamos aprender: Importância para os seres vivos; Ciclo da água; Tratamento da água e esgoto; Poluição da água e Saneamento básico; Doenças ;

Vamos aprender: Importância para os seres vivos; Ciclo da água; Tratamento da água e esgoto; Poluição da água e Saneamento básico; Doenças ; A Água Vamos aprender: Importância para os seres vivos; Ciclo da água; Tratamento da água e esgoto; Poluição da água e Saneamento básico; Doenças ; A água e os seres vivos Ajuda a manter e regular a temperatura

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ALDEIA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE. Criança

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ALDEIA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE. Criança Criança Para vacinar, basta levar a criança a um posto ou Unidade Básica de Saúde (UBS) com o cartão da criança. O ideal é que toda dose seja administrada na idade recomendada. Entretanto, se perdeu o

Leia mais

Bem-vindo a casa. Um gatinho bateu à vossa porta Terão já tudo pronto para ele? PTCAHMIL00090

Bem-vindo a casa. Um gatinho bateu à vossa porta Terão já tudo pronto para ele? PTCAHMIL00090 Bem-vindo a casa Um gatinho bateu à vossa porta Terão já tudo pronto para ele? E M CASA EM CASA TEMOS UM GATINHO. O QUE FAZEMOS? As bases de uma boa convivência Pouco a pouco irá compreender a sua linguagem.

Leia mais

Imunocromatografia e Dot-ELISA. Responsável Prof. Helio J. Montassier

Imunocromatografia e Dot-ELISA. Responsável Prof. Helio J. Montassier Imunocromatografia e Dot-ELISA Responsável Prof. Helio J. Montassier IMUNOCROMATOGRAFIA A imunocromatografia é uma técnica que começou a ser desenvolvida nos anos 60, sendo primeiro criada para o estudo

Leia mais

TOXOPLASMOSE: A CULPA É DE QUEM?

TOXOPLASMOSE: A CULPA É DE QUEM? TOXOPLASMOSE: A CULPA É DE QUEM? Amanda Gomes Wittizorecki Carla Eliane Nunes da Silva Sabrina Gussuli Kruel Sergio Murilo Pereira Gil RESUMO Este artigo tem como finalidade de expor, qual é a relação

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 16 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobivac DHPPi, suspensão injetável para cães (cachorros). 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por

Leia mais

Doenças causadas por vírus. Professora: Elyka Fernanda

Doenças causadas por vírus. Professora: Elyka Fernanda Doenças causadas por vírus Professora: Elyka Fernanda Herpes labial Transmissão Causador: HSV 1 (vírus do herpes simples tipo 1) Sintomas A infecção inicial pode não causar sintomas ou surgimento de bolhas

Leia mais

Profilaxia da Raiva Humana

Profilaxia da Raiva Humana GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

Leia mais

Atualmente, cerca de 5% de todos os cânceres do homem e 10% dos da. mulher são causados pelo HPV, que atinge mais de 630 milhões de pessoas

Atualmente, cerca de 5% de todos os cânceres do homem e 10% dos da. mulher são causados pelo HPV, que atinge mais de 630 milhões de pessoas Perguntas e respostas sobre a vacinação contra o HPV Última atualização: Dez/2017 1) O HPV é perigoso? A vacina é mesmo necessária? Atualmente, cerca de 5% de todos os cânceres do homem e 10% dos da mulher

Leia mais

OS VÍRUS E A NOSSA SAÚDE PROFESSOR: NIXON REIS 7º ANO CAP. 6 (PÁG. 68)

OS VÍRUS E A NOSSA SAÚDE PROFESSOR: NIXON REIS 7º ANO CAP. 6 (PÁG. 68) OS VÍRUS E A NOSSA SAÚDE PROFESSOR: NIXON REIS 7º ANO CAP. 6 (PÁG. 68) COMO SÃO OS VÍRUS (PÁG. 69) SERES ACELULARES ( NÃO SÃO FORMADOS POR CELULAS); SEM METABOLISMO PRÓPRIO (PRECISAM ESTÁ EM UMA CÉLULA

Leia mais

FEBRE AMARELA VACINE-SE PREVENIR SAIBA COMO CONHEÇA OS SINTOMAS E

FEBRE AMARELA VACINE-SE PREVENIR SAIBA COMO CONHEÇA OS SINTOMAS E FEBRE AMARELA VACINE-SE CONHEÇA OS SINTOMAS E SAIBA COMO PREVENIR O que é A febre amarela é uma doença viral, febril, transmitida por mosquitos, que pode acometer um grande número de pessoas ao mesmo tempo.

Leia mais

Suspensão injetável após reconstituição do componente liofilizado no componente líquido.

Suspensão injetável após reconstituição do componente liofilizado no componente líquido. 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobivac DHPPi, suspensão injetável para cães (cachorros). 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA 1 dose de 1 ml contém: Substâncias ativas: Vírus vivo da esgana canina

Leia mais

ASSISTÊNCIA PET CLUB CONDIÇÕES GERAIS VERSÃO MAIO Central de Atendimento

ASSISTÊNCIA PET CLUB CONDIÇÕES GERAIS VERSÃO MAIO Central de Atendimento 1 1. DEFINIÇÕES DO PRODUTO ASSISTÊNCIA PET CLUB, é um pacote de serviços oferecidos exclusivamente para gatos e cachorros. Com a nossa assistência você garante diversos serviços que vão facilitar a vida

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 21 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO CANIGEN CHP/L, Solução injectável para cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Uma dose de 1 ml

Leia mais

A partir do. 1º dia PROTEÇÃO MAIS RÁPIDA E SUPERIOR CONTRA A PNEUMONIA EM APENAS UMA DOSE de vida.

A partir do. 1º dia PROTEÇÃO MAIS RÁPIDA E SUPERIOR CONTRA A PNEUMONIA EM APENAS UMA DOSE de vida. PROTEÇÃO MAIS RÁPIDA E SUPERIOR CONTRA A PNEUMONIA EM APENAS UMA DOSE. 1-3 A partir do 1º dia de vida. Impacto econômico da pneumonia É a segunda doença mais importante nas granjas leiteiras: Responsáveis

Leia mais

A saúde do seu animal é algo que tem de ser cuidadosamente vigiada junto do seu veterinário.

A saúde do seu animal é algo que tem de ser cuidadosamente vigiada junto do seu veterinário. A saúde do seu animal é algo que tem de ser cuidadosamente vigiada junto do seu veterinário. Tal como as pessoas um dos factores principais para a saúde do seu animal é a alimentação. As visitas ao veterinário

Leia mais

Vacinação contra o sarampo e vacinação de cães e gatos

Vacinação contra o sarampo e vacinação de cães e gatos Vacinação contra o sarampo e vacinação de cães e gatos As experiências que devemos (e não devemos) extrapolar, aproveitar e com as quais podemos aprender O sarampo e as doenças de cães e gatos que se pode

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 19 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Versifel CVR suspensão injetável para gatos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose (1 ml) contém:

Leia mais

vacina hepatite B (recombinante)

vacina hepatite B (recombinante) vacina hepatite B (recombinante) FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Suspensão injetável - Cartucho contendo 1 frasco-ampola com 1 dose de 0,5mL; - Cartucho contendo 20 frascos-ampola com 1 dose de 0,5mL;

Leia mais

É um termo usado nas águas que, após utilização humana, apresentam as suas características naturais elevadas.

É um termo usado nas águas que, após utilização humana, apresentam as suas características naturais elevadas. ESGOTO É um termo usado nas águas que, após utilização humana, apresentam as suas características naturais elevadas. Conforme o uso predominante: Comercial Industrial Doméstico No Brasil são produzidos

Leia mais

Compreenda a doença HEPÁTICA. do seu animal de estimação

Compreenda a doença HEPÁTICA. do seu animal de estimação Compreenda a doença HEPÁTICA do seu animal de estimação Porque é o fígado tão importante? O fígado é um dos maiores orgãos no corpo do seu animal de companhia e é vital para a sua saúde. Tal como nos humanos,

Leia mais

GATOS GUIA DE CUIDADOS PARA OS ANIMAIS. PELA SAÚDE. POR VOCÊ. Guia de cuidados com felinos abordando produtos da Zoetis.

GATOS GUIA DE CUIDADOS PARA OS ANIMAIS. PELA SAÚDE. POR VOCÊ. Guia de cuidados com felinos abordando produtos da Zoetis. Guia de cuidados com felinos abordando produtos da Zoetis. Copyright Zoetis Indústria de Produtos Veterinários Ltda. Todos os direitos reservados. Material Produzido NOV/2015. Cód.: ZOEANC011. GATOS GUIA

Leia mais

029. Prova dissertativa

029. Prova dissertativa MPSP1503 03029001 Concurso Público 029. Prova dissertativa analista técnico científico (Médico Veterinário) Você recebeu este caderno contendo um. Confira seus dados impressos na capa deste caderno. Quando

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 11 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobivac Puppy DP, suspensão injetável para cães (cachorros) 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada frasco

Leia mais

VACINA DA GRIPE CAUSA:

VACINA DA GRIPE CAUSA: VACINA DA GRIPE CAUSA: Se vacinar contra a gripe é cuidar de você e de todos a sua volta. Para isso, temos a Clínica de Vacinas Unimed, uma estrutura completa, dedicada a garantir qualidade e segurança

Leia mais

DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS

DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS Colégio Energia Barreiros 1º Ano Professor João DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS Arboviroses (transmitidas por artrópodes) DENGUE Agente etiológico: flavivírus; Vetor: mosquito Aedes aegypti (principal); Transmissão:

Leia mais

Vacinação do Adulto/Idoso

Vacinação do Adulto/Idoso Vacinação do Adulto/Idoso Introdução 3 Por que eu devo me vacinar? 4 SUMÁRIO Vacinas e doenças respiratórias Gripe Pneumonia Coqueluche 6 6 7 8 Conheça o LPC 15 Imunizar adultos é um desafio mundial, já

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS HEPATITES VIRAIS. Adriéli Wendlant

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS HEPATITES VIRAIS. Adriéli Wendlant UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS HEPATITES VIRAIS Adriéli Wendlant Hepatites virais Grave problema de saúde pública No Brasil, as hepatites virais

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO EURICAN L multi Suspensão injetável 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Uma dose (1 ml) de suspensão contém: Substância(s)

Leia mais

9º ano em AÇÃO. Assunção contra o mosquito!

9º ano em AÇÃO. Assunção contra o mosquito! Paz e Bem 9º ano em AÇÃO Assunção contra o mosquito! Informações sobre o mosquito Mosquito doméstico Hábitos Reprodução Transmissão vertical DENGUE Transmissão: principalmente pela picada do mosquito

Leia mais

Lamentável caso de Mormo, em Minas Gerais

Lamentável caso de Mormo, em Minas Gerais Lamentável caso de Mormo, em Minas Gerais O Mormo é uma doença infecto-contagiosa que acomete os Equinos e Asininos e tem como agente causador a bactéria Burkholderia mallei; Mormo é uma Zoonose porque

Leia mais

Orientações para acasalamento

Orientações para acasalamento Orientações para acasalamento É comum as pessoas me questionarem sobre acasalamento de cães. Os proprietários tem dúvidas variadas,esta semana vou relacionar as mais comuns. Espero que as respostas contribuam

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobivac Puppy DP, suspensão injetável para cães (cachorros) 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substâncias

Leia mais

QUESTIONÁRIO PARA PACIENTES ALÉRGICOS

QUESTIONÁRIO PARA PACIENTES ALÉRGICOS 1 HISTÓRIO CLÍNICO DERMATOLÓGICO Data / / Proprietário Endereço Cidade Estado Fone residencial Fone comercial FAX Questionário preenchido por INFORMAÇÕES Nome do paciente Raça Sexo Idade Quando e onde

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Purevax Rabies suspensão injectável 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 1 ml contém: Substância(s)

Leia mais

Hepatite A: saiba como se pega o vírus, quais são os sintomas e tratamentos

Hepatite A: saiba como se pega o vírus, quais são os sintomas e tratamentos Neste verão, além da habitual preocupação com doenças como a dengue, a população do Rio de Janeiro foi surpreendida com um grande número de pessoas infectadas com o vírus da Hepatite A. Um surto, com concentração

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 17 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobivac Pi, liofilizado e solvente para suspensão injetável para cães. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

Um plano de saúde para cuidar dos nossos melhores amigos.

Um plano de saúde para cuidar dos nossos melhores amigos. Um plano de saúde para cuidar dos nossos melhores amigos. N ossos Planos Enfermidades corriqueiras ou pequenos acidentes podem acontecer a qualquer momento. Nessas horas, contar com um cuidado rápido e

Leia mais

Gatos DADOS DO ANIMAL. Gatos. Idade: Peso: CPF: Nome: Raça: Gatos

Gatos DADOS DO ANIMAL. Gatos. Idade: Peso: CPF: Nome:   Raça: Gatos Mata Pulgas, Carrapatos e Piolhos em. 1 pipeta de 0,5 ml Cada 100 ml contém: Fipronil: 10 g - (S)-Metopreno: 12 g - Veículo q.s.p.: 100 ml FRONTLINE PLUS GATOS (adultos e filhotes): tratamento e controle

Leia mais

LEISHMANIOSE HUMANA E CANINA

LEISHMANIOSE HUMANA E CANINA LEISHMANIOSE HUMANA E CANINA O QUE É LEISHMANIOSE? É uma doença CAUSADA por protozoários do gênero Leishmania No Brasil existem atualmente seis espécies de protozoários responsáveis por causar doença humana.

Leia mais

Cancro mole: também chamada de cancro venéreo, popularmente é conhecida como cavalo. Manifesta-se através de feridas dolorosas com base mole.

Cancro mole: também chamada de cancro venéreo, popularmente é conhecida como cavalo. Manifesta-se através de feridas dolorosas com base mole. As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada e,

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO EURICAN DAPPi-Lmulti Liofilizado e suspensão para suspensão injetável. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Uma

Leia mais

VA P CINAS ARA CRIANÇAS Dourados

VA P CINAS ARA CRIANÇAS Dourados Dourados VACINAS PARA CRIANÇAS O ato de vacinar é a forma mais fácil de proteger o organismo contra doenças infecciosas potencialmente graves e de prevenir que essas doenças sejam transmitidas a outras

Leia mais

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS Saber se proteger ou identificar quando o corpo apresenta sinais de anormalidade pode evitar a transmissão ou complicação das doenças. O procedimento mais indicado para

Leia mais

CUIDADOS A TER COM O SEU CÃO

CUIDADOS A TER COM O SEU CÃO CUIDADOS A TER COM O SEU CÃO ALIMENTAÇÃO O cão é um animal que tem carências nutricionais diferentes das nossas. Por isso a sua dieta deve ser direccionada a atender estas necessidades. A ração é o melhor

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobivac L4 suspensão injetável para cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 1 ml contém: Substâncias

Leia mais

CÃES E GATOS - CONTROLE POPULACIONAL POR MEIO DE ESTERILIZAÇÃO CIRÚRGICA E EDUCAÇÃO PARA POSSE RESPONSÁVEL

CÃES E GATOS - CONTROLE POPULACIONAL POR MEIO DE ESTERILIZAÇÃO CIRÚRGICA E EDUCAÇÃO PARA POSSE RESPONSÁVEL CÃES E GATOS - CONTROLE POPULACIONAL POR MEIO DE ESTERILIZAÇÃO CIRÚRGICA E EDUCAÇÃO PARA POSSE RESPONSÁVEL BUQUERA 1, Luiz Eduardo Carvalho COSTEIRA 2, Jessica Azevedo Departamento de Ciências Veterinárias/

Leia mais

Doenças veiculadas por água contaminada

Doenças veiculadas por água contaminada Doenças veiculadas por água contaminada FORMAS DE CONTAMINAÇÃO Contato da pele com água contaminada; Ingestão de água contaminada; Ausência de rede de esgoto, falta de água ou práticas precárias de higiene;

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 16 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobilis Paramyxo P201 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por dose de 0,25 ml: Substância ativa: Antigénio

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 16 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO CANIGEN CHP, Solução injectável para cães. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Uma dose de 1 ml de vacina

Leia mais

GRIPE PERGUNTAS E RESPOSTAS

GRIPE PERGUNTAS E RESPOSTAS GRIPE PERGUNTAS E RESPOSTAS Este é um tema que ainda hoje merece muita atenção. Assim, com o objetivo de divulgar informações repassadas pelo Ministério da Saúde, organizamos este texto em forma de perguntas

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 4. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 4. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 4 Profª. Tatiane da Silva Campos Caxumba = Parotidite Infecciosa aguda, caracterizada por febre e aumento de volume de uma ou mais glândulas salivares,

Leia mais

São doenças relacionadas à água contaminada. Sua transmissão pode acontecer de algumas formas:

São doenças relacionadas à água contaminada. Sua transmissão pode acontecer de algumas formas: São doenças relacionadas à água contaminada. Sua transmissão pode acontecer de algumas formas: Ingestão dessa água; Contato com água contendo fezes ou urina; Falta de higiene pessoal; Comer frutas e verduras

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO EURICAN DAP-L multi Liofilizado e suspensão para suspensão injectável 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Uma dose

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 21 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO EURICAN DAP-L 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 1 ml de vacina contém: Substância(s)

Leia mais

DOENÇA DE NEWCASTLE. Figura 1: Distribuição da doença de Newcastle. Julho a Dezembro de Fonte: OIE.

DOENÇA DE NEWCASTLE. Figura 1: Distribuição da doença de Newcastle. Julho a Dezembro de Fonte: OIE. INTRODUÇÃO DOENÇA DE NEWCASTLE A doença de Newcastle (DNC) é uma enfermidade viral, aguda, altamente contagiosa, que acomete aves silvestres e comerciais, com sinais respiratórios, freqüentemente seguidos

Leia mais

Febre Amarela Informações (18/01/2018)

Febre Amarela Informações (18/01/2018) Febre Amarela Informações (18/01/2018) Segundo o Ministério da Saúde, O Brasil enfrentou em 2016/2017 um grande surto de febre amarela, envolvendo principalmente os estados da região Sudeste, com destaque

Leia mais