Tabela 9: Proposições 1. Aplicações e Motivações para Uso do Celular

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tabela 9: Proposições 1. Aplicações e Motivações para Uso do Celular"

Transcrição

1 7 Conclusão A presente pesquisa teve como objetivo fazer um levantamento sobre a avaliação dos serviços de telefonia móvel, tendo como foco os usuários de baixa renda. Para apresentar um levantamento mais completo e que permitisse avaliar diferentes aspectos relacionados ao tema, este trabalho levou em conta a delimitação das cinco seguintes dimensões: motivador para uso do serviço, desempenho de preço, facilidade e aprendizado no uso dos aparelhos e serviços, design e funcionalidade dos aparelhos e canais de distribuição. Durante a análise das entrevistas, dentro de cada dimensão, foram elaboradas diferentes proposições. As proposições ajudaram na organização das idéias e na sintetização das evidências mais importantes coletadas durante as entrevistas e confrontadas com o material teórico. Nota-se que em diferentes momentos as questões levantadas dentro dessas perspectivas estiveram relacionadas entre si, o que ajudou a enriquecer a análise e abriu caminho para as conclusões da pesquisa. As proposições elaboradas durante a fase de análise foram as seguintes (Tabela 9): Tabela 9: Proposições 1. Aplicações e Motivações para Uso do Celular Proposição 1.1 Proposição 1.2 Proposição 1.3 Proposição 1.4 Proposição 1.5 Proposição 1.6 Proposição 1.7 Os usuários valorizam a possibilidade de se comunicar com amigos e parentes sempre que necessário, em qualquer lugar. Os usuários procuram limitar o uso do celular a situações de emergência como efeito da necessidade de controle de gastos. O fato de pessoas conhecidas terem um aparelho celular influencia positivamente a decisão de aquisição de um celular. A escolha do modelo do aparelho celular e da operadora é influenciada por amigos e parentes. A aquisição do celular não implica substituição do telefone fixo. Ao contrário do que acontece com o telefone fixo, o celular não costuma ser usado por mais de uma pessoa na família. O celular ajuda a aumentar as chances de emprego dos usuários.

2 78 Proposição 1.8 Proposição 1.9 Proposição 1.10 O celular possibilita a operação de pequenos negócios. O status é um fator relevante para escolha de um modelo de celular mais sofisticado, mas não para adesão ao serviço. O celular contribui para melhora na qualidade de vida dos usuários. 2. Preços de Aparelhos e Serviços Proposição 2.1 Proposição 2.2 Proposição 2.3 Proposição 2.4 Proposição 2.5 Proposição 2.6 Proposição 2.7 Proposição 2.8 A característica do serviço pré-pago que adequa o uso do celular à disponibilidade de dinheiro é um fator determinante para a adesão do serviço pelos usuários de menor renda. Os usuários de menor renda desconhecem as tarifas cobradas pelas ligações e uso de serviços. Os usuários de menor renda usariam mais intensamente o celular caso as tarifas fossem menores. A oferta de crédito para uso dos serviços através de promoções e bônus para ligações é vista como uma vantagem pelos usuários. Os usuários se interessam por receber comunicados da empresa sobre promoções. A redução dos preços dos aparelhos é importante para o acesso da população de menor renda ao serviço de telefonia móvel. O usuário de menor renda é consciente em relação à qualidade do aparelho e dos serviços da operadora. A oferta de celulares usados contribui para aumentar a adesão dos usuários de menor renda ao serviço de telefonia móvel. Proposição 2.9 Ao comprar um celular novo, os usuários de baixa renda dão preferência ao pagamento parcelado. 3. Facilidade e Aprendizado no Uso de Aparelhos e Serviços Proposição 3.1 Proposição 3.2 Proposição 3.3 Proposição 3.4 Proposição 3.5 Proposição 3.6 Proposição 3.7 Os usuários mais velhos costumam consultar os filhos sobre como operar aparelhos e serviços. Os usuários recebem pouca ou nenhuma instrução ao comprarem seus celulares em lojas não especializadas. Os manuais dos celulares são considerados de difícil entendimento pelos usuários. Os manuais são acessados pelos usuários de menor renda para tirar dúvidas sobre operação do aparelho e serviços. O processo de aprendizado é facilitado pelas instruções passadas pelo ponto de venda. Os pontos de venda especializados fornecem maiores informações para os usuários durante a venda. As falhas no processo de aprendizado resultam em dificuldades no uso dos aparelhos ou no acesso aos serviços.

3 79 Proposição 3.8 Proposição 3.9 Proposição 4.1 Proposição 4.2 Proposição 4.3 Proposição 4.4 Proposição 4.5 Proposição 4.6 Proposição 4.7 Proposição 4.8 Proposição 5.1 Proposição 5.2 Proposição 5.3 Proposição 5.4 Proposição 5.5 Os avanços tecnológicos nos aparelhos e nos serviços das operadoras não significam maior facilidade para uso do celular. A percepção de que os serviços são caros inibem a interação com o celular, prejudicando o processo de aprendizado. 4. Design e Funcionalidades dos Aparelhos Os aspectos físicos mais valorizados pelos usuários são: baixo peso, dimensões reduzidas e teclado com flip. Baixo peso e dimensão reduzida são fatores que auxiliam no uso do celular no dia-a-dia. Os usuários estão satisfeitos quanto ao tempo de duração da bateria e à durabilidade de seus aparelhos. O serviço de SMS é aquele com maior aceitação entre os usuários de menor renda. O fator economia nos gastos é importante para estimular o uso de serviços de dados. Os usuários consideram de difícil operação o serviço de envio de fotos pelo celular. A comodidade por acesso a serviços ajuda a estimular o interesse por serviços de dados mais avançados. O processo de aprendizado e a preocupação com custo são fundamentais para introdução de novos serviços entre os usuários de baixa renda 5. Canais de Distribuição Os usuários não encontram dificuldades em encontrar os cartões de recarga quando necessário. Os usuários de menor renda pesquisam poucas alternativas de pontos de venda para comprar seu celular. A familiaridade com a loja é um fator positivamente avaliado na hora de decidir onde comprar o celular. Os vendedores não influenciam os usuários na escolha pela operadora ou modelo de aparelho. O baixo nível de conhecimento dos atendentes nos pontos de venda afeta negativamente a percepção de qualidade do atendimento Parte relevante da pesquisa esteve baseada nos estudos de C. K. Prahalad sobre os desafios e oportunidades em se atender um mercado que concentra um grande potencial de consumo, mas ainda pouco explorado na maioria dos países e linhas de negócio: o mercado existente entre os consumidores de menor renda. Prahalad (2002a; 2002b; 2004) ajudou a identificar os principais pontos de atenção que devem ser considerados e trabalhados por aqueles interessados em

4 80 aproveitar as oportunidades no mercado na base da pirâmide social. A partir da análise de seus trabalhos e da contribuição de outros autores sobre as especificidades deste mercado, foi possível avaliar a experiência dos usuários do serviço de telefonia celular com baixa renda familiar per capita. A possibilidade de se comunicar e de ser encontrado com facilidade ajudou a aumentar o sentimento de integração desses usuários com sua comunidade e contribuiu para explicar o sucesso de vendas das operadoras de celular. Como visto entre os indivíduos entrevistados nesta pesquisa, foi grande o entusiasmo em relação ao uso do serviço. Mesmo para aqueles que já possuíam um telefone fixo em casa, a mobilidade do celular fez dele um serviço único e que já foi incorporado aos hábitos do dia-a-dia dessas pessoas. Vários estudos apontaram para a relação entre as tecnologias da informação, notavelmente a telefonia, e o crescimento de renda e riqueza (BOYLE, 1998; BAYES, 2001; FORRESTIER et al., 2002; RAMÍREZ & RICHARDSON, 2005). Este ponto também foi observado entre os entrevistados que afirmaram que o celular ajudou a aumentar as oportunidades de emprego ou mesmo empreender um negócio próprio. Um dos pontos normalmente lembrados quando se explica o sucesso da telefonia celular, em particular entre os consumidores de menor renda, é a implementação do sistema pré-pago de cobrança. Entre os entrevistados, não houve exceção em relação à adoção do sistema pré-pago. Como Prahalad ressalta em seus estudos, a evidente restrição de renda para consumo é um dos aspectos que deve ser considerado ao se abordar esse segmento. Como apresentado pelo estudo do IBGE, 40% da população em idade ativa possui uma renda mensal de até 2 salários mínimos. Somando-se ainda a má distribuição regional de renda, não seria possível observar os surpreendentes níveis de penetração da telefonia celular se não fosse o sistema de recarga de créditos para ligações que leva em conta a baixa e muitas vezes imprevisível disponibilidade de recursos para consumo de bens e serviços por esses usuários. Outro fator relevante para a adoção do serviço foi a redução do preço dos aparelhos. O cenário de maior competição pelo mercado entre as quatro operadoras no Rio de Janeiro estimulou a queda do preço dos aparelhos, especialmente em épocas comemorativas, viabilizando a aquisição do celular para alguns dos entrevistados.

5 81 Para outros, mais importante que o preço dos aparelhos foi a percepção de seu valor. Alguns destes entrevistados mostraram interesse em ter um aparelho com maior quantidade de recursos e/ou com um design diferenciado. Os aspectos físicos mais lembrados foram o flip e as dimensões reduzidas. Entre as funcionalidades, a que mais se destacou foi a possibilidade de se tirar fotos com o celular. Este resultado pode ser interpretado tanto pela possível aquisição de um símbolo intangível de status que um determinado modelo oferece a quem compra, como pela preocupação com a qualidade do aparelho. Em ambos os casos, conclui-se que o modelo do celular tem um forte apelo entre alguns dos consumidores de menor renda, o que sugere que iniciativas que visem a estimular uma maior penetração nesse segmento não devem levar em conta somente a variável preço do aparelho. A percepção dos usuários em relação às tarifas das operadoras para ligações e uso de serviços de valor agregado, como mensagens de texto e conteúdos multimídia, também foi revelada. Uma conclusão importante é que os entrevistados mostraram não conhecer os valores cobrados pelo uso dos serviços. Este, portanto, parece não ser um ponto relevante para adoção do serviço, não havendo preocupação dos usuários em fazer comparação entre as operadoras e mesmo dentro do próprio portfolio de planos daquela escolhida. Quando muito, os usuários fizeram um julgamento do preço do serviço pela duração dos créditos inseridos. O efeito das tarifas foi mais sentido no uso do serviço. Apesar de todo o entusiasmo pela adoção da telefonia celular, seu uso propriamente dito não é feito com a mesma intensidade. Como resultado da percepção de que os serviços ainda custam caro, os usuários adquiriram o hábito de usar o celular apenas em situações de emergência. Na maior parte dos casos faz-se uso do celular mais para receber do que para originar ligações. Outro fator que prejudica a experiência e pleno uso dos serviços disponíveis é a dificuldade de uso dos aparelhos e de acesso aos serviços mais avançados. Embora a maioria dos entrevistados esteja familiarizada com os recursos básicos para realizar e receber chamadas de voz, ainda tem grande dificuldade em utilizar os mais simples serviços, tais como secretária eletrônica ou

6 82 envio de mensagens de texto, e, principalmente, aqueles mais avançados como envio de mensagens multimídia ou realização de serviços bancários. Estas dificuldades podem ser explicadas pelo distanciamento das operadoras com seus clientes. Na medida em que 80% das vendas são feitas em pontos de venda não especializados do varejo, como hipermercados, lojas de departamento ou de eletrodomésticos, uma parte significativa dos usuários não chega a receber o atendimento de um vendedor especializado e capaz de dedicar momentos de atenção para dar dicas e sugestões sobre o aparelho e serviços da operadora. Entre os entrevistados que adquiriram seus aparelhos em canais de vendas do varejo tradicional foi notável a insatisfação com o atendimento e a conseqüente maior dificuldade para usar e explorar os serviços oferecidos. Dependo da consulta do manual, considerado de difícil entendimento, ou de amigos e parentes, estes entrevistados declaram-se incapazes e desestimulados a fazer uso de outros recursos que não apenas chamadas de voz. Um exemplo citado por mais de um deles foi a dificuldade em enviar mensagens de textos ou fotos para outras pessoas. Para os entrevistados que adquiriram os aparelhos em canais próprios ou especializados, foi possível observar uma significativa diferença em relação à experiência no momento da compra. Estes contaram ter recebido um pouco mais de atenção, o que resultou em uma capacidade maior de uso do celular e dos serviços da operadora. Há indícios, portanto, de que existem oportunidades de estimular o uso dos serviços entre esses usuários. Quando perguntados sobre o interesse em usar o celular para outras funcionalidades, a maioria demonstrou interesse. A possibilidade de realizar transações bancárias pelo celular despertou curiosidade e interesse. Nota-se que este recurso já se encontra disponível para algumas operadoras e bancos, mas nenhum dos usuários conhece a possibilidade. Como visto na revisão da literatura, normalmente as pessoas de baixa renda enfrentam problemas de perda de tempo com acesso aos serviços. Funcionalidades como essas, portanto, teriam grande apelo e chances de serem adotadas com sucesso, desde que haja atenção ao processo de aprendizado e ao custo acessível do serviço.

7 83 Conclui-se que a adoção da telefonia celular pela população de menor renda foi uma iniciativa de parcial sucesso. Apesar de uma estratégia de disponibilizar uma rede de distribuição abrangente e de política de preços de aparelhos agressiva, as operadoras lançaram no mercado um produto atrativo e desejado, mas perderam a oportunidade de estimular seu uso. É possível que próximo à saturação do mercado, quando não for mais possível alavancar receitas através da adição de novos usuários à base de clientes, haja uma maior preocupação em estimular o uso dos serviços daqueles já disponíveis e outros a serem lançados. As oportunidades, como indicam os resultados desta pesquisa, podem existir. 7.1 Sugestão para Estudos Futuros A presente pesquisa limitou-se a levantar uma série de proposições sobre a percepção dos usuários de baixa renda em relação aos serviços de telefonia móvel, com base na revisão da literatura e de entrevistas com usuários. Para que estas proposições sejam validadas, é necessário um esforço de quantificação, através da formulação de hipóteses que devem ser testadas. Fica aqui a sugestão de um estudo quantitativo relacionado ao tema. Uma outra sugestão para futura investigação é avaliar as estratégias das operadoras para acessar o mercado de usuários de celular na base da pirâmide. Esta pesquisa limitou-se entender as percepções dos usuários, mas existe uma oportunidade em se entender quais as ações empreendidas pelas operadoras para viabilizar esse mercado.

5 Metodologia. 5.1 Tipo de Pesquisa

5 Metodologia. 5.1 Tipo de Pesquisa 5 Metodologia 5.1 Tipo de Pesquisa Para a realização desta pesquisa, foi adotada uma metodologia qualitativa (CRESWELL, 1998), baseada em entrevistas em profundidade. O estudo qualitativo é útil quando

Leia mais

5.1 Resultados do Total da Amostra Em relação ao total da amostra os seguintes dados foram obtidos

5.1 Resultados do Total da Amostra Em relação ao total da amostra os seguintes dados foram obtidos 69 5 Resultados O método utilizado realiza o processo de estimação das utilidades parciais através da análise do escore médio. De posse das utilidades parciais de cada nível dos atributos considerados,

Leia mais

6 Conclusão e recomendações

6 Conclusão e recomendações 6 Conclusão e recomendações Este trabalho teve como objetivo principal avaliar quais aspectos do comportamento dos clientes pré-pagos devem ser considerados pelas empresas de telefonia móvel no Brasil

Leia mais

REGULAMENTO. Oferta Giga Chip. 1.1 O Giga Chip é uma oferta exclusiva para quem deseja se tornar um cliente pré-pago da Vivo.

REGULAMENTO. Oferta Giga Chip. 1.1 O Giga Chip é uma oferta exclusiva para quem deseja se tornar um cliente pré-pago da Vivo. REGULAMENTO Oferta Giga Chip VIVO PRÉ Nacional, exceto AL, CE, PB, PE, PI e RN Antes de participar da Oferta, o usuário deve ler o presente Regulamento. A adesão à Oferta implica no entendimento e na aceitação

Leia mais

E-BOOK Potencialize suas vendas 1ª Edição

E-BOOK Potencialize suas vendas 1ª Edição E-BOOK Potencialize suas vendas 1ª Edição INTRODUÇÃO Com a crescente competitividade do mercado de varejo no Brasil e a complicada situação econômica atual do país, é importante um cuidado ainda maior

Leia mais

6 Apresentação e Análise dos Resultados

6 Apresentação e Análise dos Resultados 6 Apresentação e Análise dos Resultados 6.1 Aplicações e Motivações para Uso do Celular Apesar de ser um serviço com relativamente pouco tempo de mercado no Brasil, o celular tornou-se um item de grande

Leia mais

SONDAGEM DATAS COMEMORATIVAS DIA DAS CRIANÇAS

SONDAGEM DATAS COMEMORATIVAS DIA DAS CRIANÇAS SONDAGEM DATAS COMEMORATIVAS DIA DAS CRIANÇAS Outubro 2016 INTRODUÇÃO O SPC Brasil e a CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) realizam sondagens de vendas para as datas comemorativas com

Leia mais

METODOLOGIA Plano amostral

METODOLOGIA Plano amostral METODOLOGIA Plano amostral Público alvo: Consumidores de todas as Capitais do Brasil. Tamanho amostral da Pesquisa: 646 casos, gerando um erro máximo de 3,9% com uma confiança de 95%. Alocação amostral:

Leia mais

BEM-VINDO À REVOLUÇÃO!

BEM-VINDO À REVOLUÇÃO! PAGUE COM O SEU CELULAR! SEM CONTA BANCÁRIA! SEM CARTÃO DE CRÉDITO! SEM BUROCRACIA! BEM-VINDO À REVOLUÇÃO! Aqui você encontrará referências para uso do e-dinheiro no seu celular, mostrando como utilizar

Leia mais

4 Metodologia. 4.1 Tipo de Pesquisa

4 Metodologia. 4.1 Tipo de Pesquisa 59 4 Metodologia 4.1 Tipo de Pesquisa Para Gil (1996), qualquer classificação se faz mediante algum critério. Desta forma, em relação às pesquisas, é de costume a classificação com base em seus objetivos

Leia mais

RELATÓRIO DE PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO CONSUMIDOR BRASILEIRO CORTE POR SEXO

RELATÓRIO DE PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO CONSUMIDOR BRASILEIRO CORTE POR SEXO RELATÓRIO DE PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO CONSUMIDOR BRASILEIRO CORTE POR SEXO Fevereiro 2013 EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO CONSUMIDOR BRASILEIRO CORTE POR SEXO Pesquisa realizada pela CNDL e SPC Brasil buscou

Leia mais

7 Considerações finais

7 Considerações finais 7 Considerações finais O objetivo deste trabalho foi identificar as restrições ao lazer para a população de baixa renda e analisar de que maneira o celular pode influenciar no comportamento destas restrições.

Leia mais

Imagens meramente ilustrativas Guia de Benefícios

Imagens meramente ilustrativas Guia de Benefícios Imagens meramente ilustrativas Guia de Benefícios Conheça as vantagens exclusivas do seu Cartão Cencosud Internacional. Cencosud Um dos maiores grupos de varejo da América Latina A Cencosud é um dos maiores

Leia mais

METADE DOS CAPIXABAS TROCARIAM FIXO POR CELULAR

METADE DOS CAPIXABAS TROCARIAM FIXO POR CELULAR METADE DOS CAPIXABAS TROCARIAM FIXO POR CELULAR Emmanuelle Serrano Queiroz Com a entrada de várias empresas no mercado de telefonia, a disputa pelos consumidores ficou cada vez mais acirrada. O resultado

Leia mais

SEBRAE CARTÕES DE PAGAMENTO. Como as vendas por cartão de crédito e de débito. podem melhorar os negócios de sua empresa

SEBRAE CARTÕES DE PAGAMENTO. Como as vendas por cartão de crédito e de débito. podem melhorar os negócios de sua empresa CARTÕES DE PAGAMENTO Como as vendas por cartão de crédito e de débito podem melhorar os negócios de sua empresa O mundo mudou Nos hábitos: de consumo tecnologias formas de pagar Do ponto de vista do consumidor:

Leia mais

REGULAMENTO PROMOÇÃO SUPER PRÉ INTERNET PLANO SUPER PRÉ

REGULAMENTO PROMOÇÃO SUPER PRÉ INTERNET PLANO SUPER PRÉ REGULAMENTO PROMOÇÃO SUPER PRÉ INTERNET PLANO SUPER PRÉ 1. DA PROMOÇÃO: Clientes elegíveis - pessoa física ou jurídica - que aderirem ao Plano SUPER PRÉ, efetuando as recargas estabelecidas na tabela constante

Leia mais

Rio de Janeiro. Setores Econômicos. Financeiro (em %) Financeiro (em %)

Rio de Janeiro. Setores Econômicos. Financeiro (em %) Financeiro (em %) Rio de Janeiro Setores Econômicos Financeiro (em %) Os telespectadores dos Canais Globosat estão familiarizados com serviços e produtos bancários: 3 em cada (%) têm conta corrente, em cada 10 (58%), cartão

Leia mais

De acordo com as colocações dos profissionais do mercado (gerentes de agência), os seguintes pontos podem ser destacados da Terceira Idade:

De acordo com as colocações dos profissionais do mercado (gerentes de agência), os seguintes pontos podem ser destacados da Terceira Idade: 4 Resultados Este capítulo se propõe a analisar e interpretar os resultados obtidos através das ferramentas de pesquisa, que no presente estudo está dividido em: entrevistas em profundidade e questionário.

Leia mais

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO & FINANÇAS DAFA SERVIÇOS

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO & FINANÇAS DAFA SERVIÇOS DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO & FINANÇAS DAFA SERVIÇOS 1.11 WAPPA a) Objetivo Evita utilização de dinheiro para pagamento das corridas. Acesso via web, em tempo real, aos gastos realizados e demais Informações

Leia mais

DIA DOS NAMORADOS 2019

DIA DOS NAMORADOS 2019 DIA DOS NAMORADOS 2019 Relatório de Pesquisa de Mercado METODOLOGIA Quantitativa 500 casos PERÍODO 6 a 17 de maio PERFIL DOS RESPONDENTES homens e mulheres + 18 anos classes A, B, C, D/E PERFIL DOS 40,2%

Leia mais

Plano Pré-Pago Alternativo de Serviço

Plano Pré-Pago Alternativo de Serviço Plano Pré-Pago Alternativo de Serviço Plano Nº 001 - Tarifa Única Requerimento de Homologação Nº 4658 1 - Aplicação Este Plano Pré-Pago Alternativo de Serviço é aplicável pela Oi, no Estado de São Paulo,

Leia mais

4. RESULTADOS Resultados Gerais da Amostra

4. RESULTADOS Resultados Gerais da Amostra 4. RESULTADOS 4.1. Resultados Gerais da Amostra Para a análise dos dados da pesquisa foi utilizado o método da análise conjunta. Como descrito no capítulo anterior, o método permite que sejam estimadas

Leia mais

Consulta Ata do Pregão

Consulta Ata do Pregão Consulta Ata do Pregão MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro Ata de Realização do Pregão

Leia mais

5 Conclusões e Recomendações 5.1. Conclusão

5 Conclusões e Recomendações 5.1. Conclusão 70 5 Conclusões e Recomendações 5.1. Conclusão Este estudo buscou analisar o comportamento do consumidor multicanal e identificar os riscos percebidos e orientação de compra que influenciam na escolha

Leia mais

Apenas 28% dos brasileiros são consumidores conscientes, mostra SPC Brasil

Apenas 28% dos brasileiros são consumidores conscientes, mostra SPC Brasil Apenas 28% dos brasileiros são consumidores conscientes, mostra SPC Brasil Indicador abrange práticas financeiras, ambientais e sociais. 25% consideram como principal vantagem a satisfação por fazer algo

Leia mais

GUIA DE SERVIÇOS E BENEFÍCIOS

GUIA DE SERVIÇOS E BENEFÍCIOS GUIA DE SERVIÇOS E BENEFÍCIOS VEJA COMO UTILIZAR O DE FORMA PRÁTICA E SEGURA. DESBLOQUEIO DO CARTÃO Sua senha foi enviada anteriormente para o seu celular ou para seu endereço. Ao desbloquear o, você concordará

Leia mais

10 Dicas de Ouro SMS MARKETING

10 Dicas de Ouro SMS MARKETING 10 Dicas de Ouro SMS MARKETING Por que fazer marketing via SMS? Atualmente, no Brasil a quantidade de celulares já supera o número de habitantes, e os aparelhos são acessíveis em todas as regiões do país.

Leia mais

Estudo UPS Pulse of the Online Shopper

Estudo UPS Pulse of the Online Shopper UPS Pulse of the Online Shopper Março de 2018 Sumário executivo do estudo no INÍCIO Os compradores online no são pacientes, mais móveis e impulsionados pelo mercado Os compradores online no continuam a

Leia mais

CARTÃO DE CRÉDITO E CREDIÁRIO JUL/17

CARTÃO DE CRÉDITO E CREDIÁRIO JUL/17 CARTÃO DE CRÉDITO E CREDIÁRIO JUL/17 ANUIDADE DIFERENCIADA: R$ 9,99 Se não houver fatura, não haverá tarifa O cliente só paga quando utilizar, isso significa que o cliente não precisa pagar quando não

Leia mais

Quem escutamos? Em que cidade mora? Faixa Etária. Sexo do Entrevistado 15% 85% 25% 40% 26% 45% 55% 18 a 24 anos 25 a 35 anos 36 a 50 anos +50 anos

Quem escutamos? Em que cidade mora? Faixa Etária. Sexo do Entrevistado 15% 85% 25% 40% 26% 45% 55% 18 a 24 anos 25 a 35 anos 36 a 50 anos +50 anos Quem escutamos? Faixa Etária Em que cidade mora? 18 a 24 anos 25 a 35 anos 36 a 50 anos +50 anos 9% 25% 26% 40% 0% 25% 50% 75% 100% 85% moradores de Porto Alegre A amostra é predominantemente representativa

Leia mais

SONDAGEM DATAS COMEMORATIVAS PÁSCOA ABRIL 2017

SONDAGEM DATAS COMEMORATIVAS PÁSCOA ABRIL 2017 SONDAGEM DATAS COMEMORATIVAS PÁSCOA ABRIL 2017 INTENÇÃO DE COMPRAS PÁSCOA 2017 57% Pretendem presentear Produtos mais procurados: OVOS DE CHOCOLATE, BOMBONS e OVOS INFANTIS Principais presenteados: 58%

Leia mais

CORREIOS CELULAR PLANOS DE SERVIÇO - TERMO DE ADESÃO

CORREIOS CELULAR PLANOS DE SERVIÇO - TERMO DE ADESÃO CORREIOS CELULAR PLANOS DE SERVIÇO - TERMO DE ADESÃO 1. Descrição geral - Plano de Serviço Todos os Planos de Serviço dos Correios Celular são válidos para toda pessoa, doravante denominada CLIENTE, que

Leia mais

+BÔNUS CELULAR CONDIÇÕES CONTRATUAIS MARISA -- BÔNUS CELULAR

+BÔNUS CELULAR CONDIÇÕES CONTRATUAIS MARISA -- BÔNUS CELULAR +BÔNUS CELULAR CONDIÇÕES CONTRATUAIS MARISA -- BÔNUS CELULAR Bônus Celular é a modalidade do Cartão Marisa Private Label, onde a anuidade é convertida em recompensa para o telefone celular. Válido para

Leia mais

REGULAMENTO PROMOÇÃO SUPER PRÉ PLANO SUPER PRÉ

REGULAMENTO PROMOÇÃO SUPER PRÉ PLANO SUPER PRÉ REGULAMENTO PROMOÇÃO SUPER PRÉ PLANO SUPER PRÉ 1. DA PROMOÇÃO: Clientes elegíveis - pessoa física ou jurídica - que aderirem ao Plano SUPER PRÉ, efetuando as recargas estabelecidas na tabela constante

Leia mais

8 DICAS. para uma implantação VoIP segura

8 DICAS. para uma implantação VoIP segura 8 DICAS para uma implantação VoIP segura SUMÁRIO C L I Q U E E A C E S S E Introdução.... 3 C A N A L T E L E C O M. C O M. B R 1 - Tenha o equipamento adequado.... 4 2 - Conheça seu tráfego (Volume de

Leia mais

REGULAMENTO. 01/01/2012 a 31/03/2012 ou até um número máximo de adesões.

REGULAMENTO. 01/01/2012 a 31/03/2012 ou até um número máximo de adesões. REGULAMENTO REGULAMENTO RECARGA AUTOMÁTICA (R$15, R$20, R$30) - FALE EM DOBRO + TORPEDOS Promoção conjunta da 14 BRASIL TELECOM CELULAR S/A, pessoa jurídica com sede no SIA/Sul, Área de Serviços Públicos,

Leia mais

PESQUISA INTENÇÃO DE COMPRAS PARA O NATAL

PESQUISA INTENÇÃO DE COMPRAS PARA O NATAL PESQUISA INTENÇÃO DE COMPRAS PARA O NATAL Novembro 2014 ÍNDICE INTRODUÇÃO 3 INTENÇÃO DE PRESENTEAR AUMENTA 20 PONTOS PERCENTUAIS 2014 5 MÉDIA DE PRESENTES COMPRADOS POR CONSUMIDOR DEVE FICAR EM 4 6 TICKET

Leia mais

Qualidade dos Serviços de Telecomunicações

Qualidade dos Serviços de Telecomunicações Qualidade dos Serviços de Telecomunicações a 41º ERP Campo Grande/MS Fabrício G. M. Lopes GERENTE panorama do setor + celulares do que gente: 236 milhões de acessos Cerca de 41 milhões de telefones fixos

Leia mais

VIVO SEXUALIDADE COM LAURA MULLER - TERMOS E CONDIÇÕES

VIVO SEXUALIDADE COM LAURA MULLER - TERMOS E CONDIÇÕES VIVO SEXUALIDADE COM LAURA MULLER - TERMOS E CONDIÇÕES Bem vindo ao Vivo Sexualidade com Laura Muller! Este documento é um acordo entre você, contratante, e a Vivo para ativar o serviço Vivo Sexualidade

Leia mais

Um estudo sobre o uso da telefonia celular nas classes de baixa renda

Um estudo sobre o uso da telefonia celular nas classes de baixa renda Carlos Eduardo Azen Alves Um estudo sobre o uso da telefonia celular nas classes de baixa renda Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre pelo

Leia mais

Inovação na aquisição e gestão do Vale- Transporte

Inovação na aquisição e gestão do Vale- Transporte Inovação na aquisição e gestão do Vale- Transporte Finalmente, uma solução de vale- transporte realmente inovadora. Na gestão do vale- transporte, sua empresa. Tem acesso a ferramenta que gera economia

Leia mais

PROMOMEMO. Diretoria (selecionar) Versão Numeração Data [X] MKT [] SVA 1 12_13 01/08/2016

PROMOMEMO. Diretoria (selecionar) Versão Numeração Data [X] MKT [] SVA 1 12_13 01/08/2016 Diretoria (selecionar) Versão Numeração Data [X] MKT [] SVA 1 12_13 01/08/2016 Solicitante Gerência Ana Carolina Vicentin Marketing Produtos / Controle Título: Novos Planos Controle Turbo 2016 Elaborado

Leia mais

Relatório de Pesquisa

Relatório de Pesquisa Relatório de Pesquisa Educação Financeira do Consumidor Brasileiro Fevereiro 2013 EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO CONSUMIDOR BRASILEIRO Pesquisa realizada pela CNDL e SPC Brasil buscou avaliar a educação financeira

Leia mais

Plano de Vantagens Itaú

Plano de Vantagens Itaú Plano de Vantagens Itaú Conheça o Plano de Vantagens Itaú para correntistas. O Plano de Vantagens Itaú oferece benefícios de acordo com o seu relacionamento com o banco e conforme sua utilização de serviços.

Leia mais

PROMOMEMO. Diretoria (selecionar) Versão Numeração Data [X] MKT [] SVA 1 12_13 01/09/2016

PROMOMEMO. Diretoria (selecionar) Versão Numeração Data [X] MKT [] SVA 1 12_13 01/09/2016 Diretoria (selecionar) Versão Numeração Data [X] MKT [] SVA 1 12_13 01/09/2016 Solicitante Gerência Ana Carolina Vicentin Marketing Produtos / Controle Título: Novos Planos Controle Turbo 2016 Elaborado

Leia mais

Área de Estudos Econômicos. Expectativas do Comércio Varejista - Dia dos Pais 2017

Área de Estudos Econômicos. Expectativas do Comércio Varejista - Dia dos Pais 2017 Área de Estudos Econômicos Expectativas do Comércio Varejista - Dia dos Pais 2017 Expectativa de vendas O Dia dos Pais é mais uma data comemorativa que movimenta positivamente o comércio varejista de todas

Leia mais

3. Não estou com o meu celular Vivo, como posso entrar em contato com os profissionais de saúde?

3. Não estou com o meu celular Vivo, como posso entrar em contato com os profissionais de saúde? FAQ Vivo Bem 1. O que é o serviço Vivo Bem e Vivo Bem Plus? É um serviço que disponibiliza, aos usuários, múltiplos benefícios em saúde em um único lugar. Acesse profissionais de saúde 24 horas por dia,

Leia mais

REGULAMENTO Somente RJ (DDD s 21 E 24), MG (DDD s 35 E 37)

REGULAMENTO Somente RJ (DDD s 21 E 24), MG (DDD s 35 E 37) REGULAMENTO Somente RJ (DDD s 21 E 24), MG (DDD s 35 E 37) REGULAMENTO OI CARTÃO BÔNUS DIÁRIO Empresa participante: TNL PCS S.A. (Oi), pessoa jurídica de direito privado, autorizatária para a exploração

Leia mais

Palavras-chave: Comunicação empresarial; Satisfação dos clientes; Relato de prática; Posto de combustíveis.

Palavras-chave: Comunicação empresarial; Satisfação dos clientes; Relato de prática; Posto de combustíveis. TODA EMPRESA PRECISA INVESTIR EM COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL EXTERNA? A importância dos objetivos da empresa e da satisfação do cliente Luciano Adriano Mielke luciano.mielke1@gmail.com Fabio Prates dos Santos

Leia mais

AMOSTRA: 3250 pessoas usuárias de Iphone. Brasil via PiniOn 56% homens Idade média: 28 anos. Classe social A 32% B1-13% B2-20% C1-3% N/R 32%

AMOSTRA: 3250 pessoas usuárias de Iphone. Brasil via PiniOn 56% homens Idade média: 28 anos. Classe social A 32% B1-13% B2-20% C1-3% N/R 32% PESQUISA: HIGIENE E BELEZA AMOSTRA: 3250 pessoas usuárias de Iphone. Brasil via PiniOn 56% homens Idade média: 28 anos. Classe social A 32% B1-13% B2-20% C1-3% N/R 32% Nesta pesquisa buscamos entender

Leia mais

L SISTEMA SOFTWARE PARA GESTÃO DE LOCADORAS DE BENS MÓVEIS

L SISTEMA SOFTWARE PARA GESTÃO DE LOCADORAS DE BENS MÓVEIS L SISTEMA CAR SOFTWARE PARA GESTÃO DE LOCADORAS DE BENS MÓVEIS CADASTRO DE CLIENTES $ Nesta apresentação falaremos sobre a importância de se ter um cadastro de clientes completo, confiável e consistente.

Leia mais

Área de Estudos Econômicos. Expectativas do Comércio Varejista - Dia dos Pais 2018

Área de Estudos Econômicos. Expectativas do Comércio Varejista - Dia dos Pais 2018 Área de Estudos Econômicos Expectativas do Comércio Varejista - Dia dos Pais 2018 Expectativa de vendas O Dia dos Pais é mais uma data comemorativa que movimenta positivamente o comércio varejista de todas

Leia mais

Dica01. Nunca gaste todo o seu salário. Mantenha uma reserva financeira para emergências.

Dica01. Nunca gaste todo o seu salário. Mantenha uma reserva financeira para emergências. Prezado consumidor Esta cartilha, criada pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais, tem como objetivo fornecer-lhe dicas para melhorar sua qualidade de vida com o uso racional de seus recursos

Leia mais

ANATEL, Agência Nacional de Telecomunicações; Comunicação Móvel. Disponível em: < >. Acesso em: 2005.

ANATEL, Agência Nacional de Telecomunicações; Comunicação Móvel. Disponível em: <   >. Acesso em: 2005. 8 Bibliografia ANATEL, Agência Nacional de Telecomunicações; Comunicação Móvel. Disponível em: < http://www.anatel.gov.br >. Acesso em: 2005. ANATEL, Agência nacional de Telecomunicações; Projeto Micro-Recarga.

Leia mais

Book de ofertas fixo e Banda larga para outbound

Book de ofertas fixo e Banda larga para outbound Book de ofertas fixo e Banda larga para outbound OI MAIS EMPRESA A OI REVOLUCIONA O MERCADO COM O OI MAIS EMPRESA OI MAIS EMPRESA MAIS FÁCIL DE... comprar usar relacionar VALOR FIXO MENSAL E SEM SUSTO

Leia mais

57% dos usuários de cartão de crédito não fazem controle efetivo dos gastos, aponta estudo do SPC Brasil e CNDL

57% dos usuários de cartão de crédito não fazem controle efetivo dos gastos, aponta estudo do SPC Brasil e CNDL 57% dos usuários de cartão de crédito não fazem controle efetivo dos gastos, aponta estudo do SPC Brasil e CNDL Número de consumidores brasileiros que usam cartão cai de 70% para 61% em um ano; 59% desconhecem

Leia mais

Plano de Vantagens Itaú Uniclass

Plano de Vantagens Itaú Uniclass Plano de Vantagens Itaú Uniclass Conheça o Plano de Vantagens Itaú Uniclass para correntistas. O Plano de Vantagens Itaú Uniclass oferece benefícios de acordo com o seu relacionamento com o banco e conforme

Leia mais

REGULAMENTO Promoção Vivo Sempre Regional

REGULAMENTO Promoção Vivo Sempre Regional REGULAMENTO Promoção Vivo Sempre Regional VIVO PRÉ BA (DDD 71) Antes de participar da Promoção, o usuário deve ler o presente Regulamento. A adesão à Promoção implica no entendimento e na aceitação total

Leia mais

Book de ofertas fixo, Banda larga e ip profissional

Book de ofertas fixo, Banda larga e ip profissional Book de ofertas fixo, Banda larga e ip profissional OI MAIS EMPRESA A OI REVOLUCIONA O MERCADO COM O OI MAIS EMPRESA OI MAIS EMPRESA MAIS FÁCIL DE... comprar usar relacionar VALOR FIXO MENSAL E SEM SUSTO

Leia mais

Book de ofertas fixo, Banda larga e ip profissional

Book de ofertas fixo, Banda larga e ip profissional Book de ofertas fixo, Banda larga e ip profissional OI MAIS EMPRESA A OI REVOLUCIONA O MERCADO COM O OI MAIS EMPRESA OI MAIS EMPRESA MAIS FÁCIL DE... comprar usar relacionar VALOR FIXO MENSAL E SEM SUSTO

Leia mais

A qualidade dos serviços de telecom. Elisa Leonel SUPERINTENDENTE

A qualidade dos serviços de telecom. Elisa Leonel SUPERINTENDENTE A qualidade dos serviços de telecom Elisa Leonel SUPERINTENDENTE ENTREVISTAS Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida da Anatel AMOSTRA SORTEADA PELA ANATEL 140 MIL CONSUMIDORES NÍVEL DE SATISFAÇÃO

Leia mais

Empréstimos. Abril de 2017

Empréstimos. Abril de 2017 Empréstimos Abril de 2017 OBJETIVOS DO ESTUDO Mapear a posse e uso dos diversos tipos de empréstimo pelos brasileiros, considerando aquisição, posse, quantidade, formas de solicitação, finalidade, parcelamento,

Leia mais

Projeto CARTÃO DE ORELHÃO RECARREGÁVEL. Histórico e Lançamento 2015

Projeto CARTÃO DE ORELHÃO RECARREGÁVEL. Histórico e Lançamento 2015 Projeto CARTÃO DE ORELHÃO RECARREGÁVEL Histórico e Lançamento 2015 ÍNDICE Cenário de queda de utilização do serviço de telefonia pública Principais preocupações com a continuidade do negócio TUP Vantagens

Leia mais

REGULAMENTO DA AÇÃO PROMOCIONAL BÔNUS CELULAR CAEDU

REGULAMENTO DA AÇÃO PROMOCIONAL BÔNUS CELULAR CAEDU REGULAMENTO DA AÇÃO PROMOCIONAL BÔNUS CELULAR CAEDU 1. AÇÃO 1.1. A ação promocional BÔNUS CELULAR CAEDU é realizada pela

Leia mais

Intenção de compras de NATAL. 16 de dezembro. Ribeirão Preto/SP

Intenção de compras de NATAL. 16 de dezembro. Ribeirão Preto/SP Intenção de compras de NATAL 16 de dezembro 2015 Ribeirão Preto/SP Sumário Objetivo... 3 Metodologia... 3 Caracterização geral dos entrevistados... 4 Perfil de consumo para o Natal... 5 Considerações finais...

Leia mais

5 Modelagem e análise dos resultados

5 Modelagem e análise dos resultados 5 Modelagem e análise dos resultados Neste capítulo serão detalhados os resultados da modelagem realizada por meio de árvores de decisão, a escolha final do modelo das variáveis que melhor definem o perfil

Leia mais

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Indicadores CNI 21 RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Perfil do Consumidor Brasileiro Brasileiros barganham e esperam promoções para adquirir bens de maior valor 64% r Esperam po ara promoções p s ir às

Leia mais

Plano de Vantagens Itaú

Plano de Vantagens Itaú Plano de Vantagens Itaú Conheça o Plano de Vantagens Itaú para conta poupança. O Plano de Vantagens Itaú oferece benefícios de acordo com o seu relacionamento com o banco e conforme sua utilização de serviços.

Leia mais

Valor médio por presente R$ 88,50

Valor médio por presente R$ 88,50 PRESS-RELEASE Dia dos Namorados Empresários esperam tíquete médio de R$ 88,50. Para atrair consumidores eles apostam na divulgação dos produtos com cartazes e faixas na vitrine da loja Valor do presente

Leia mais

A PESQUISA PERFIL DA AMOSTRA. Gênero. Idade. 68 anos ou mais. 58 a 67 anos. 48 a 57 anos. 38 a 47 anos. 28 a 37 anos. 18 a 27 anos

A PESQUISA PERFIL DA AMOSTRA. Gênero. Idade. 68 anos ou mais. 58 a 67 anos. 48 a 57 anos. 38 a 47 anos. 28 a 37 anos. 18 a 27 anos 0 A PESQUISA A pesquisa de Dia das Crianças no município de Jaboticabal foi realizada pela terceira vez, neste ano de 2018, pelo Instituo de Pesquisas de Jaboticabal (IPJAB). Assim como no ano anterior,

Leia mais

SUPER BONUS ALWAYS REGULAMENTO

SUPER BONUS ALWAYS REGULAMENTO SUPER BONUS ALWAYS REGULAMENTO 1. Super Bonus Always é uma iniciativa da Procter & Gamble Industrial e Comercial Ltda. ( P&G ), inscrita no CNPJ 01.358.874/0001-88, válida em todo o território brasileiro,

Leia mais

PESQUISA. Expectativa do comércio do varejo de Rio Branco/Ac, no natal Realização: 30/11 a 02/12/2011

PESQUISA. Expectativa do comércio do varejo de Rio Branco/Ac, no natal Realização: 30/11 a 02/12/2011 PESQUISA Expectativa do comércio do varejo de Rio Branco/Ac, no natal 2011 Realização: 30/11 a 02/12/2011 Rio Branco/AC, 09 de dezembro de 2011 APRESENTAÇÃO Como parte da programação operacional da Fecomercio/Ac,

Leia mais

Agenda. Contexto histórico. Portfólio atual de Serviços. Conclusão

Agenda. Contexto histórico. Portfólio atual de Serviços. Conclusão Agenda Contexto histórico Portfólio atual de Serviços Conclusão Histórico Fundada em 2000 Empresa baseada em inovação Saiu do laboratório de pesquisa PUC-Rio Eng. SW Empresa Finep Projeto Inovar Expertise

Leia mais

FAQ Vivo Easy O que é o Vivo Easy? Quem pode ser Vivo Easy? Como eu viro um cliente Vivo Easy?

FAQ Vivo Easy O que é o Vivo Easy? Quem pode ser Vivo Easy? Como eu viro um cliente Vivo Easy? FAQ Vivo Easy O que é o Vivo Easy? Vivo Easy é o novo plano de celular digital da Vivo. É o primeiro plano que é controlado direto pelo aplicativo, onde possibilita o cliente a fazer a gestão total de

Leia mais

Intenção de Compras de Dia das Mães 2017

Intenção de Compras de Dia das Mães 2017 Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Intenção de Compras de Dia das Mães 2017 O perfil do consumidor e a intenção de compras para o período do Dia das Mães em Santa Núcleo de Pesquisas

Leia mais

Pesquisa Dia das Mães Expectativa consumidores de Belo Horizonte

Pesquisa Dia das Mães Expectativa consumidores de Belo Horizonte Pesquisa Dia das Mães 2017 Expectativa consumidores de Belo Horizonte Dia das Mães 2017 Consumidores que irão presentear no Dia das Mães 2017 80,4% 19,6% Sim Não ODia das Mães é uma data comemorativa comforte

Leia mais

COMPARATIVO DO CONSUMO EM LOJAS FÍSICAS X LOJAS VIRTUAIS

COMPARATIVO DO CONSUMO EM LOJAS FÍSICAS X LOJAS VIRTUAIS COMPARATIVO DO CONSUMO EM LOJAS FÍSICAS X LOJAS VIRTUAIS 45% DOS CONSUMIDORES VIRTUAIS JÁ PREFEREM COMPRAR PELA INTERNET 90% fazem pesquisa virtual, antes de comprar em loja física O estudo do SPC Brasil

Leia mais

PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO - Plano Livre Pré 21 PLANO ALTERNATIVO N LC EMPRESA. Empresa Brasileira de Telecomunicações S.A. EMBRATEL.

PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO - Plano Livre Pré 21 PLANO ALTERNATIVO N LC EMPRESA. Empresa Brasileira de Telecomunicações S.A. EMBRATEL. EMPRESA PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO - Plano Livre Pré 21 PLANO ALTERNATIVO N 024 - LC Empresa Brasileira de Telecomunicações S.A. EMBRATEL. NOME DO PLANO Plano Livre Pré 21 PAS 024- LC MODALIDADE DO STFC

Leia mais

Aproximadamente metade (53%) têm conta corrente e cartão de crédito (51%), enquanto que 11% t êm cheque especial.

Aproximadamente metade (53%) têm conta corrente e cartão de crédito (51%), enquanto que 11% t êm cheque especial. Fortaleza Setores Econômicos Financeiro (em %) Aproximadamente metade (%) têm conta corrente e cartão de crédito (%), enquanto que % t êm cheque especial. Acesso à Crédito (%) Conta Corrente Cartão de

Leia mais

Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço

Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço 1 - Aplicação Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço Plano Nº 194 - Controle+Ilimitado Requerimento de Homologação Nº 12469 Este Plano Alternativo de Serviço é aplicável pela autorizatária Nextel Telecomunicações

Leia mais

CANAIS DE ATENDIMENTO. Saiba como fazer as operações bancárias em qualquer lugar e em horários diferenciados

CANAIS DE ATENDIMENTO. Saiba como fazer as operações bancárias em qualquer lugar e em horários diferenciados CANAIS DE ATENDIMENTO Saiba como fazer as operações bancárias em qualquer lugar e em horários diferenciados RÁPIDO, PRÁTICO E EM QUALQUER LUGAR! Com o objetivo de facilitar o seu dia a dia, os bancos disponibilizam

Leia mais

TIC DOMICÍLIOS 2009 Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Brasil

TIC DOMICÍLIOS 2009 Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Brasil TIC DOMICÍLIOS 2009 Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Brasil Coletiva de Impresa 06 de abril de 2010 Comitê Gestor da Internet no Brasil Núcleo de Informação e Comunicação

Leia mais

PESQUISA EXPECTATIVA DO MERCADO DE VAREJO PARA O DIA DAS MÃES 2012.

PESQUISA EXPECTATIVA DO MERCADO DE VAREJO PARA O DIA DAS MÃES 2012. PESQUISA EXPECTATIVA DO MERCADO DE VAREJO PARA O DIA DAS MÃES 2012. Realização: FECOMÉRCIO/AC Coordenação: IFEPAC Período: 23 a 27/04/2012 Local: Cidade de Rio Branco/AC Maio/2012 1 O DIA DAS MÃES 2012

Leia mais

Segundo Ivatury (2006), uma consolidação do fenômeno mobile banking pode desempenhar um papel significativo em termos econômicos e sociais, ou seja,

Segundo Ivatury (2006), uma consolidação do fenômeno mobile banking pode desempenhar um papel significativo em termos econômicos e sociais, ou seja, 1 Introdução O presente estudo tem como objetivo oferecer uma análise do efeito da confiança na intenção de uso do mobile banking no contexto brasileiro, especificamente entre usuários da cidade do Rio

Leia mais

NECESSIDADE DO CLIENTE E DE CONSUMO. Marketing e empreendedorismo EDUTEC / SATC Prof. Diego Piovesan Medeiros

NECESSIDADE DO CLIENTE E DE CONSUMO. Marketing e empreendedorismo EDUTEC / SATC Prof. Diego Piovesan Medeiros NECESSIDADE DO CLIENTE E DE CONSUMO Marketing e empreendedorismo EDUTEC / SATC Prof. Diego Piovesan Medeiros Outros Conceitos II Necessidades Estado de privação do indivíduo Físicas Sociais Individuais

Leia mais

Novos formatos para a venda direta

Novos formatos para a venda direta Canais Novos formatos para a venda direta A tecnologia é aliada da consultora para ganhar agilidade, aprofundar o relacionamento e ampliar as vendas Imagem da campanha de lançamento do Você Conect@ para

Leia mais

INTENÇÃO DE COMPRA DIA DOS NAMORADOS 2014

INTENÇÃO DE COMPRA DIA DOS NAMORADOS 2014 1 INTENÇÃO DE COMPRA DIA DOS NAMORADOS 2014 2 Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande Intenção de Compra para o Dia dos Namorados 2014 Rua Venâncio Borges do Nascimento, 377 Jardim Tv Morena Campo Grande

Leia mais

Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço

Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço 1 - Aplicação Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço Plano Nº 027 - Nextel 3G Smart Requerimento de Homologação Nº 12226 Este Plano Alternativo de Serviço é aplicável pela autorizatária Nextel Telecomunicações

Leia mais

PESQUISA DE SATISFAÇÃO E QUALIDADE PERCEBIDA 2017

PESQUISA DE SATISFAÇÃO E QUALIDADE PERCEBIDA 2017 Agência Nacional de Telecomunicações Superintendência de Relações com Consumidores PESQUISA DE SATISFAÇÃO E QUALIDADE PERCEBIDA 2017 Brasília, 13 de março de 2018 1 Como a pesquisa é realizada (Resolução

Leia mais

Promoção Fale Vontade Loc Dentro Rede Telef VIVO

Promoção Fale Vontade Loc Dentro Rede Telef VIVO Promoção Fale Vontade Loc Dentro Rede Telef Esta promoção é realizada pela TELEFÔNICA BRASIL S.A., doravante denominada simplesmente VIVO, com sede na Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini, nº 1376, na

Leia mais

A Empresa TELCRED ( AlôSaldo )

A Empresa TELCRED ( AlôSaldo ) A Empresa TELCRED ( AlôSaldo ) A TELCRED Serviços & Tecnologia da Informação Ltda desenvolve e comercializa soluções especiais de conectividade e acesso para os mercados de comunicação de dados e automação

Leia mais

Apresentação Correspondente Bancário. Maio 2019

Apresentação Correspondente Bancário. Maio 2019 Apresentação Correspondente Bancário Maio 2019 Índice 01. 02. 03. 04. O Serviço Vantagens Requisitos Operações Possíveis 01. O Serviço 03 Abra as portas ao BAI e aumente o facturamento da sua empresa.

Leia mais

Intenção de Compras para o período de volta às aulas 2015

Intenção de Compras para o período de volta às aulas 2015 Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Intenção de Compras para o período de volta às aulas 2015 O perfil do consumidor e resultado de intenção

Leia mais

PROGRAMA BÔNUS CELULAR

PROGRAMA BÔNUS CELULAR PROGRAMA BÔNUS CELULAR 1) DISPOSIÇÕES PRELIMINARES As disposições abaixo regulam o PROGRAMA BÔNUS CELULAR DOS CARTÕES LEADER E DOS CARTÕES DAS LOJAS SELLER. O programa é administrado pelo BANCO BRADESCARD

Leia mais

Amazonas. Planos Antigos:

Amazonas. Planos Antigos: Amazonas Planos Antigos: Planos Assinatura mensal Minuto excedente de ligações locais dentro da área de registro Plano 20 minutos R$ 31,23 R$ 0,99 Plano Básico R$ 58,19 R$ 1,06 Plano Pessoal Fácil R$ 25,92

Leia mais

Semana PLANO ALTERNATIVO N LC

Semana PLANO ALTERNATIVO N LC PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO - Plano Livre Para Falar Fim de Semana PLANO ALTERNATIVO N 059 - LC EMPRESA Empresa Brasileira de Telecomunicações S.A. EMBRATEL. NOME DO PLANO Plano Livre Para Falar Fim de

Leia mais

PESQUISA Intenções de Compras para o Dia das Mães Mossoró-RN

PESQUISA Intenções de Compras para o Dia das Mães Mossoró-RN PESQUISA Intenções de Compras para o Dia das Mães Mossoró-RN Natal, abril de 2016 1 Sumário 1. ASPECTOS TÉCNICOS... 3 2. SÍNTESE DOS RESULTADOS... 4 Intenções de compras... 4 Gastos... 5 Local e período

Leia mais

Uma Solução que Proporciona Facilidade e Otimização na Gestão de Pagamentos e Recebimentos

Uma Solução que Proporciona Facilidade e Otimização na Gestão de Pagamentos e Recebimentos Uma Solução que Proporciona Facilidade e Otimização na Gestão de Pagamentos e Recebimentos Uma Solução que Proporciona Facilidade e Otimização na Gestão de Pagamentos e Recebimentos Cartão Pré-pago VISA

Leia mais

OBJETIVO. Entender a relação das pessoas com o sistema bancário: BANCOS DIGITAIS BANCOS TRADICIONAIS E DESBANCARIZADOS

OBJETIVO. Entender a relação das pessoas com o sistema bancário: BANCOS DIGITAIS BANCOS TRADICIONAIS E DESBANCARIZADOS OBJETIVO Entender a relação das pessoas com o sistema bancário: BANCOS DIGITAIS x BANCOS TRADICIONAIS E DESBANCARIZADOS METODOLOGIA Pesquisa QUANTITATIVA ONLINE realizada pelo painel QualiBest. 1.631 CASOS

Leia mais

REGULAMENTO (8) Promoção Fale e Navegue à Vontade - Bônus Orelhão

REGULAMENTO (8) Promoção Fale e Navegue à Vontade - Bônus Orelhão REGULAMENTO (8) Promoção Fale e Navegue à Vontade - Bônus Orelhão Esta Promoção é realizada pela Telefônica Brasil S.A., com sede na Rua Martiniano de Carvalho, 851 - São Paulo - SP, inscrita no CNPJ sob

Leia mais